Não há guerra no momento só carnificina, por Gilson Caroni Filho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Gilson Caroni Filho, em seu Facebook

Não há guerra no momento. Guerra só existe quando dois ou mais Estados entram em confronto bélico. Não é ao que assistimos. A carnificina promovida por sionistas na Faixa de Gaza só pode ser chamada de ” guerra” na narrativa da imprensa ocidental( CNN e Fox à frente). O que temos é massacre praticado por um dos mais treinados exércitos do mundo contra a população civil palestina. As fotos abaixo são da Reuters e da Associated Press. Foram feitas há poucos dias. Ambas são emblemáticas. Na primeira, uma menina ferida segura sua boneca. Na segunda,a da AP, o horror estampado no rosto da garotinha que foge com a mãe. O que as duas têm em comum? São crianças que, ao olhar pra trás, sabem que suas infâncias foram reduzidas a ruínas e escombros. É contra este cenário dantesco que, ao lado de manifestantes do mundo inteiro, lutam pacifistas israelenses e judeus como Chomsky e tantos outros. Eles têm plena consciência de que não há nada mais antissemita do que o sionismo. Nada mais desumano do que limpeza étnica e expansionismo.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Realmente o Hamas está também

      Realmente o Hamas está também praticando uma carnificina. Seus aviões, seus tanques, seu exército, enfim sua máquina de guerra está matando centenas de civis de Israel.

      1. Estão matando alguns. Quantos
        Estão matando alguns. Quantos israelenses precisam morrer para o conflito ser considerado “justo”?

        As pessoas precisam ter uma visão menos maniqueísta ddo conflito. E visitar a região, ao invés de manifestarem opiniões com base no que imaginam ser a realidade local.

        1. Bora organizar uma excursão,

          Bora organizar uma excursão, gente. Não esquecer de colocar um capacete reforçado na mochila. Na volta poderemos preparar uma redação bem fundamentada.

          Cada coisa que aparece. Com esse viés, só poderemos opinar sobre o que acontece até a esquina de nossa casa. Sem maniqueismos.

          1. Se vc só conhece o mundo até
            Se vc só conhece o mundo até a esquina da sua casa, então certamente concordo que não deveria comentar sobre o resto do planeta.

            Percebe-se sua falta de conhecimento em relação à região quando vc sugere que se levem equipamentos de segurança para lá. Se é assim que você imagina ser o Oriente Médio em geral (e a Palestina e Israel em particular), realmente fico achando que é especialista na esquina da sua casa.

  1. Um judeu diz pq não devemos nos calar diante do massacre de Gaza

    =”meu falecido pai esteve no campo de concentração de auschwitz. minha falecida mãe esteve no campo de concentração de maidanek. cada um dos membros de minha família por parte de ambos, foi exterminado. meus pais estiveram na revolta do gueto de varsóvia. e é precisa e exatamente pelas lições que meus pais me ensinaram e a meus dois irmãos que não permanecerei em silêncio quando israel cometer seus crimes contra palestinos. e considero que não há nada mais depreciável do que usar seu sofrimento e seu martírio para tratar de justificar a tortura a brutalização, a demolição de moradias que israel comete diariamente contra palestinos. assim como me recuso a ser amedrontado por lágrimas. se você tivesse algum coração dentro de você, estaria chorando pelos palestinos.”

    norman finkelstein.

    http://tinyurl.com/oz9pwn7

    1. Ataques “cirúrgicos”

      Tem troll que nem se dá ao trabalho de comentar. Não têm argumento. Replicam as notícias favoráveis aos nazi-sionistas e saem de fininho. Seus equivalentes, no exército de Israel, fazem a mesma coisa. 

  2. A pergunta é : porque existe

    A pergunta é : porque existe o Hamas? Porque criminosamente e sem qualquer respaldo moral, legal ou de legitimidade

    politica Israel coloca pessoas que nunaca moraram em Israel e nem tem qualquer motivo para morar lá, os chamados “”colonos” em “”assentamentos”” (expressão péssima) em terras que LEGITIMAMENTE são dos palestinos, essa é a raiz do problema e Israel nem sonha em resolve-lo com a unica solução possivel, mandar de volta para Nova York (de onde vem 90% deles) esses ditos colonos e entregar de volta as terras e as construções aos palestinos, quem constroe onde não é seu perde direito à construção.

    Hoje em Paris haverá um grande demonstração pro-Palestina, pela primeira vez autorizada pelo Governo francês.

    Mas a grande, enorme mudança em relação ao brutal governo israelense é a suspensão de voos de companhias aereas estrangeiras ao aeroporto de Tel Aviv, isso nunca aconteceu antes, é um sinal importante, a desculpa é o risco de misseis mas a real razão é que todos estão cansados dessa retorica estupida de Israel, mandar tanques pesados dentro de um acampamento ultra apinhado de gente e todos os alvos, casas, hospitais, escolas tem a mesmissima explicação, nem se dão ao trabalho de variar, “lá era um esconderijo do Hamas”.

    1. Por isso não. LEGITAMENTE 

      Por isso não. LEGITAMENTE  todas as terras do Brsasil só tem um dono: índio. Todo mais é invasor, aproveitador apenas  e deria ser expulso daqui?

    2. A pergunta é : porque existe

      A pergunta é : porque existe o Estado de Israel? Porque criminosamente e sem qualquer respaldo moral, legal ou de legitimidade… a não ser dos americanos e calhordas espalhados pelo resto da Terra,

      os americanos pra garantir um “estado amigo” num território cercado de petróleo por todos os lados (Irã, Iraque, Síria, Arábia Saudita…), isso a partir do pós II Guerra, os calhordas por que são calhordas mesmo.

      Quando, e se um dia, o bondoso Israel matar o último palestino na faixa de Gaza eles bradarão pra o mundo: todo esse território restante em volta de nós nos pertence por direito divino, ai como Solução Final dirão que sírios, iraquianos, iranianos, sauditas… são invasores e tentarão uma novo ofensiva de “guerra cirúrgica contra alvos terroristas”.

    3.   Xará, se você já não

        Xará, se você já não tivesse ganhado meu respeito antes, hoje seria o dia.

        Síntese e conteúdo… esse seu comentário vai pra minha lista dos que só têm um defeito: eu não fui o autor.

       

  3. De fato, um massacre covarde

    De fato, um massacre covarde contra uma população indefesa, que enfrenta um dos mais bem armados e treinados exércitos com todos os aparatos bélicos mais modernos. Um ato de lesa-humanidade, que caberia julgamento e condenação internacional, não fosse a realidade de um mundo dominado por forças do mal: uma imprensa golpista e vendida, sem qualquer compromisso ético com os direitos humanos; estados dominados, na sua maioria, por grupos de rapina preocupados com o poder e o lucro, não tendo a menor preocupação com os seres humanos, com as causas sociais.

    O estado de Israel, justamente aquele que diz representar um povo que foi vítima de perseguições e genocídios durante décadas, encarna o que de pior foi produzido nos tempos atuais. Salvemos os palestinos, não somente pelo lado humanitário – o que já seria motivo suficiente -, pois, do contrário, nenhum outro povo terá condições morais de pedir auxílio quando se tornar a próxima vítima dessas máquinas de guerra sedentas por mais lucros, riquezas, poderes e sangue.

  4. Matança, carnificina, limpesa

    Matança, carnificina, limpesa étnica ou solução final. Qual o substantivo adequado para descrever o que o estado israelense está fazendo com os palestinos?

    1. o nome e guerra!  ela não é

      o nome e guerra!  ela não é bonita, morrem pessoas e coisas são destruidas!  as crianças são as mais atingidas porque são mais frageis e porque o hamas escolhe locais densamente povoados para travar batalhas!, pois sabe que se ficar em campo livre  de civis são esmagados!  o hamas usa seu povo como escudo humano!, 

       

  5. grande caroni, como sempre,

    grande caroni, como sempre, corajosamente denuncia as aritrariedades contra o povo palestino…

    os ataques israelenses devem ser denunciados sempre e até acho que alguns líderes irresponsáveis atuais de israel deveriam ser julgados por crimes de guerra…por que até hoje ninguém da onu entrou com ação desse tipo contra o líder que manda atacar civis e depois alega que o hamaz é que usa criancinhas como escudo? parece que tá gozando da gente e da cara da vítima…

    até parece aquele outro que disse que palestino gosta mesmo é de morrer!

    u,a das coisas que todo mundo sabe mas poucos denunciam é esta questão de que a guerra para ser chamada de guerra é entre estados e não de exércitos de um estado contra civis – ainda mais que a palestina ainda não foramtotalmente reconhecida como estado pela onu…

    daí que o equívoco político de isrel acentua-se cada vez mais porque mesmo judeus – como chomski citado por caroni – criticam israel há muito tempo.

    há um filósofo judeu, martin bubber, que escreu eu-tu, uma espécie de paulo freire judeu, que defende o diálogo, isto é, o respeito pelo outro, essencialmente.

    edward said, escreveu Orientalismo, onde coloca historicamente todo o preconceito ocidental ( norte-americano, notadamente), contra os árabes citando inúmeros filmes e livros em que personagens vêem o árabe como bárbaro e isso e aquilo…

     

     

     

  6. Hamas é a resistencia!!!

    Hamas é a resistencia, é a vóz do povo  Palestino que se cala não se ouve  com o bombardeio.Hamas é a vóz das crianças mutiladas e centenas mortas.Hamas são soldados que resistem  antes que nada sobre sobre Gaza!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador