Newton, o último alquimista do passado e primeiro cientista do futuro

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Sugestão de MiriamL

do Publico.pt / Tudo menos economia

Isaac Newton, o último mágico que foi o primeiro cientista moderno

por Francisco Louçã

newton papers copyIsaac Newton (1642–1727) foi o mais brilhante físico e matemático do seu tempo. Aos 26 anos, era professor numa das melhores universidades do mundo; quando morreu, aos 84, era o cientista mais poderoso da Europa. Coisa rara, tinha recusado tomar ordens religiosas, ao contrário da tradição dos professores de então, e vivia em sociedade, ocupando cargos influentes.

Apesar desse poder imenso, nunca chegou a publicar metade do que escreveu: notas dispersas, cadernos, rascunhos de livros, cálculos, uma vida de trabalho. Não publicou e nem queria publicar. Um livro recente investiga esses documentos escondidos, que foram comprados pelo economista John Maynard Keynes, entre outros, e apresenta uma explicação: Newton receava a polémica (depois de um conflito desagradável com Leibniz, acerca de quem tinha inventado o cálculo diferencial) mas, sobretudo, receava a censura.

Tinha boas razões, porque os seus textos ocultos tratavam de questões religiosas sensíveis: Newton rejeitava a noção de “Santíssima Trindade” e, pior, procurava chaves secretas escondidas entre as linhas da Bíblia. Ora, era precisamente a desconfiança em relação a esse dogma e esta paixão pela numerologia que o tornava um herético perigoso. Ao mesmo tempo, dedicava-se à alquimia, e as experiências químicas que realizou secretamente durante anos a fio, bem como as especulações sobre mistérios cabalísticos, só podiam fazer perigar a sua vida, porque eram proibidas.

Newton, o primeiro dos cientistas do futuro e o último dos alquimistas e mágicos do passado, protegeu-se com o silêncio. Atravessados entre duas épocas, os seus textos escondidos testemunham tanto a ousadia como o medo.

Para compreender grandes figuras do nosso mundo, quantas vezes temos de escrutinar a contradição.

(The Newton Papers: The Strange and True Odyssey of Isaac Newton’s Manuscripts, Sarah Dry, OUP, 2014)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O último mago

    John Maynard Keynes comprou os escritos não publicados de Newton. Depois de dedicar longo tempo lendo os manuscritos, declarou: Osescritos não revelam o grande cientistas, mas principalmente o último mago.

  2. O post contém afirmações

    O post contém afirmações incorretas. Os escritos propriamente científicos de Newton foram doados à Cambridge no século 19. Os demais foram vendidos em leilão. A grosso modo, os escritos sobre alquimia foram arrematados por Keynes, e a parte sobre teologia por Abraham Shalom Yehuda. Os escritos teológicos, que o blog afirma enganosamente terem sido comprados por Keynes, hoje estão na Biblioteca Nacional de Israel. 

  3. Grão-Mestre da Ordem dos Templários

    Isaac Newton está descrito no livro “O Santo Graal e a Linhagem Sagrada” de MICHAEL BAIGENT – RICHARD LEIGH –

    HENRY LINCOLN, como Grão-Mestre entre 1717 e 1746, ano da sua morte. Aqui a relação dos Grão-Mestres descritas no livro.OS GRÃO-MESTRES E A CORRENTE SUBTERRÂNEANos Dossiers secrets, as seguintes pessoas são listadas como sucessivos grão-mestres – ou, para usar o termo oficial, Nautonnier, uma antiga palavra francesa que significa navegador ou timoneiro – do Monastério do Sinai: Jean de Gisors 1188-1220 Marie de Saint-Clair 1220-1266 Guillaume de Gisors 1266-1307 Edouard de Bar 1307-1336 Joanne de Bar 1336-1351 Jean de Saint-Clair 1351-1366 Blanche d’Evreux 1366-1398 Nicolas Flamel 1398-1418 René d’ Anjou 1418-1480 Iolande de Bar 1480-1483 Sandro Filipepi 1483-1510 Leonardo da Vinci 1510-1519 Connétable de Bourbon 1519-1527 Ferdinand de Gonzague 1527-1575 Louis de Nevers 1575-1595 Robert Fludd 1595-1637 J. Valentin Andrea 1637-1654 Robert Boyle 1654-1691 Isaac Newton 1691-1727 Charles Radclyffe 1727-1746 Charles de Lorraine 1746-1780 Maximilian de Lorraine 1780-1801 Charles Nodier 1801-1844 Victor Hugo 1844-1885 Claude Debussy 1885-1918 Jean Cocteau 1918-

     

  4. Newton deixou de publicar
    Newton deixou de publicar muita coisa porque foi acusado e condenado por plágio por outro professor.
    Este mesmo professor o acusou do mesmo crime pelas leis de Newton.

    A história da maçã surgiu em virtude da acusação.

    E ele não teve a idéia da força gravitacional.
    A idéia foi de Halley. Newton foi o matemático contratado por Halley para descrever matematicamente a força DESCRITA por Halley.

    Gênio, um dos maiores. Porém menor que todos pensam.

      1. Sim que é o único decano de
        Sim que é o único decano de Cambridge sem quadro na parede.
        Dizem que Newton tacou na lareira.

        Mas não apenas acusou pois foram 2 acusações.
        A primeira resultou em condenação.
        Por isso Newton estava asilado em casa quando foi contratado por Halley para escrever a fórmula matemática da força que fazia o cometa Halley voltar de 78 em 78 anos e que HALLEY, apenas ELE, afirmava ser a mesma força que mantinha os planetas em órbita do Sol.

        Digo isso para realçar o fato de que Newton foi contratado. Jamais teve qualquer idéia.

        Mas com outro gênio ao lado para explicar o conceito e funcionamento da força. Bastou colocar sua genialidade matemática no papel.
        Repare que eu disse genialidade matemática. Ponto

        E tem mais, Newton não foi o primeiro contratado. O primeiro foi o próprio Hooke.
        Por isso a história da maçã. Porque Hooke o acusou de plágio novamente por esta teoria.
        A história da maçã era só a defesa da acusação de plágio.
        E dizem…que a idéia foi de Halley. ..

  5. a wikipewdia diz nio título

    a wikipewdia diz nio título “Padrão Ouro” que “em 1717 o mestre da casa  da moeda real  sir isaac newton estabeleceu uma nova razão de cunhagem entre a prata e o ouro que teve efeito na retirada da prata de circulação e a inclusão da gra-bretanha no padrão ouro”

    newton seria um alquimista do futuro tb?

    economistas aqui não faltam.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador