“Nossa greve não existe para a Rede Globo”, afirmam professores de São Paulo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Presidente do sindicato enviou carta ao diretor de Jornalismo da emissora, pedindo “coerência” na cobertura das manifestações que ocorrem no Estado

Jornal GGN – Durante semanas o governo do Paraná, capitaneado por Beto Richa (PSDB), enfrentou uma greve geral que pôs mais de 100 mil professores nas ruas, em protesto por melhores condições de trabalho e renda. Apesar da dimensão dos atos, a grande mídia deu pouco espaço às demandas dos educadores, e o mesmo ocorre, agora, em São Paulo, Estado governado pelo correligionário de Richa, Geraldo Alckmin. “Nossa greve não tem a devida cobertura na maior rede de televisão do país”, escreveu o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo (APEOESP).

O tratamento não passou em branco. Em carta a Ali Kamel, diretor de Jornalismo da maior emissora do país, a Rede Globo, Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente da APEOESP, cobrou coerência e isonomia na cobertura das manifestações em São Paulo. “Os professores da rede de ensino público de São Paulo estão em greve desde o dia 13 de março. Para a Rede Globo, no entanto, nossa greve não existe”, introduziu a dirigente.

Maria Izabel destacou que cerca de 40 mil professores marcharam na Rua da Consolação na sexta-feira (20), mas não houve menção nos telejornais da Globo. “A mesma emissora, porém, fez grandiosas reportagens ao vivo nas manifestações do dia 15 de março, na Paulista. Por que a diferença de tratamento?”, questinou.

Segundo a presidente, mesmo com o protesto tendo atingido cerca de 135 mil professores, que estão parados aguardando negociação com o governo Alckmin, a Globo segue sem ouvidos para a entidade que representa a categoria. Em contrapartida, os microfones estão sempre abertos à Secretaria de Estado de Educação, em defesa da gestão tucana.

“A ética do bom jornalismo determina que todas as partes envolvidas em determinado fato sejam ouvidas e que sejam divulgadas suas posições”, lembraram os professores. “Se a Rede Globo defende a liberdade de expressão, deve cumprir as regras do Estado democrático de direito. Como concessão pública, deve cumprir seu papel de informar à população sobre todos os fatos que possam interessar.”

A próxima assembleia estadual acontece em 27 de março, às 14h, no MASP. A APEOESP demanda aumento salarial de 75,33% para equiparação salarial com as categorias de ensino superior. Entre outros pedidos estão o de desmembramento de salas de aula superlotadas, a conversão de bônus salarial em reajuste, garantia de direitos na contratação de professores temporários, limitação de 25 alunos por sala nos ensinos fundamental e médio, atendimento médico, infraestrutura adequada e educação integrada no lugar de escolas integrais.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 75% de aumento? A Globo faz

    75% de aumento? A Globo faz um bem à APOESP em não dar muito destaque, iria queimar o filme da pelegada.

    Tem que decidir se querem acabar com o “monopólio” ou pautar o “monopólio”.

    Reinvindiquem aí, como puderem, talvez com a mídia Ninja

     

    1. M(milhar) C(centena)

      Sorteio de hoje: anta.

      O defensor dos galináceos gordos emplumados tucanos não pode gozar de folga. Peça os direitos trabalhistas garantidos pelo PT.

      Tá na lista do hsbc? Acho que não, muito bagrinho por lá estar, mas bastante bobo por defender quem nela está.

  2. Professora quer uma dica ?
    No

    Professora quer uma dica ?

    No dia 1° de Abril leva essa turma toda para porta da Rede Globo e faça bastante barrulho. Quem sabe não resolvem ouvi-los.

    De preferência façam barulhos com matracas, instrumento de fácil construção e baixo custo.

    Com algumas chapinhas de cervejas pregadas numa madeira dá para se construir uma.

    Bota essa galera para fazer barulho na porta da Globo.

    O mesmo exemplo serve para turma do Paraná.

    1. Boa ideia!

      Talvez assim apareçam para a Globo. Que os professaores saibam que a Globo só dá holofotes  para os que injustamente atacam  a Presidenta do Brasil. Enquanto ela trabalha, a Globo aplica-lhe  golpes traiçoeiros.  Acorda povo brasileiro ! 

    1. Oh, prezada, não escreva

      Oh, prezada, não escreva isso. Ver o mundo somente através de prismas partidários é muito pequenez de espírito. 

      1. Mas…

        é uma realidade JB, infelizmente; na mesma esteira estão os ciclistas paulistas, a grande maioria tem ódio do Haddad, nojo do PT e no entanto foram pegos desprevenidos quando a justiça paulista (tucana até o talo) proibiu as ciclovias… muitos deles devem estar se perguntando agora: “pra cima de nós PSDB, nós que tanto os apoiamos”?

        E meu caro, aqui no RN isso também se passa, a maioria dos servidores do estado (concursados e não concursados) simplesmente tem raiva do PT e endeusam figuras como Agripino Maia e Rosalba Ciarline e quando das eleições a maioria (por medo de perder o emprego) se diz “apartidária”.

        A questão não é a visão partidária JB, a questão é a luta de classes e da classe média baixa pra cima, a simpatia pelo pensamento das direitas é bem evidenciado, somente quando coisas assim acontecem (greves marginalizadas pela mídia, decisões contrárias aos seus interesses de classe) é que alguns (muito poucos) acordam e passam a ver a vida e a política (e a mídia… por que não?) de outra forma.

        1. Entendi, merce de não

          Entendi, merce de não concordar com ele, teu ponto de vista, João Maria Fernandes. Realmente é fato que certos segmentos são quase na totalidade refratários ao PT e às esquerdas. Minha discordância se dá num plano mais profundo.

          Se nossas percepções e avaliações, compulsoriamente, devessem passar por filtros políticos-ideológicos simplesmente estaríamos abdicando da nossa liberdade de pensar. Seríamos meros teleguiados. Uns robôs programados de carne e osso.

          Não só isso: nunca apreenderíamos de fato a Realidade, mas parte dela: a que nos interessasse; viesse ao encontro dos nossos interesses e visões. E o nome disso é alienação. 

          No caso em foco, o que está sobre realce não são as cores partidárias do professores e professoras grevistas nem a própria pauta de reivindicações, e sim,  a postura de uma mídia originária de uma concessão pública(TV) que se omite no seu dever de informar eventos de caráter público em razão de interesses políticos-ideológicos. 

  3. Os professores deveriam ser exemplos em tudo na nossa vida…

    Lamentável saber que existe muitos professores vendidos e de rabo preso com políticos e entidades corruptas, logo esses não são bem vistos até pelos seus próprios alunos, lamentável onde deixou chegar os vulgo mestres, a troco de quê?. ‘Precisamos de um “Mais Professor”.

    1. E de menos cinismo de Direita

      Os professores sao mal pagos, têm péssimas condiçoes de trabalho, e você ladrando aí contra eles. Tome vergonha. 

      1. Contra não!!!!

        Sou contra os que aceitam continuar a receber sem registros nos contra-chegues, os que aceitam contratos em escolas públicas, o reflexo desse desleixo dos professores em aceitar, eles passam o prejuíso para seus alunos e conseguentimente para o país. Só não sei o porque a democracia não entra dentro das salas de aula; a culpa só pode ser do professor.

        1. a culpa vai para…o professor!

          Reproduzir discurso de tucano canalha (um paulista, um mineiro e um paranaense) é completamente dispensável, por ser esse tipo de ser emplumado, desapegado a qualquer solução exatamente por não conhecer nenhuma.

          Se trata apenas de um reprodutor de  fábulas..

          Porém, Beto Richa e Aecio Neves já receberam as suas lições de quem sabe o que dizer e como repassar conteúdos…

          E Alckmin einh?

           

  4. Como se trata de uma

    Como se trata de uma concessão pública onde fica implícito o DEVER da isonomia de tratamento nos contenciosos envolvendo o Poder Público, é mais que pertinente a reclamação.

    Como previsível, os reacionários e aprendizes de fascistas(*) as apreendem como uma contradição quando, por absoluta carência cognitiva(no popular, BURRICE), as contrapõem aos anseios de regularização patrimonial dos complexos midiáticos, o que efetivamente não tem nada a ver.

    (*) Estão em processo de reprodução aqui no Portal tendo em vista terem sido expulsos em outras pairagens.

  5. Quantas vezes vou ter que

    Quantas vezes vou ter que dizer. Esqueçam a rede goebbels. O negócio dela não é entretenimento, jornalismo, nada disso. O negócio dela é controlar e manipular a informação para continuar mandando nos rumos do país e sugando o máximo de dinheiro público possível, custe o que custar.

    1. Entendi. Então é por isso que

      Entendi. Então é por isso que as denúncias de corrupção contra tucanos não aparecem nos jornais da goebbels.

  6. Surpresa ?

    Sinceramente não fico surpreso. Alguém aqui fica ? A rede globo nunca teve compromisso com as causas sociais, a não ser as demagogias tipo “criança esperança”, e coisas assim, é uma organização que, tardiamnete, já confessou seu apoio à ditadura e faz campanhas explícitas para seus interesses, comanda a mídia cartelizada, blinda quem quer, etc. E alguém ainda fica surpreso com mais isso? Pois eu não.

  7. Greve dos professores de São Paulo

    Senhoras e senhores lideranças e professores da rede pública de São Paulo, não dêem um tiro no próprio pé. Ao invés de ficar atrás se rebaixando a rede esgoto, aquela golpista, tenham postura altiva e se neguem a dá-lhe entrevista, dando a todos os outros veículos de comunicação, a TVT, aos inúmeros blogs, revista caros amigos, carta capital, fórum, etc. Enfim, aprendão a se dar valor, jamais a empresa manipuladora defenderá a causa de vocês, muito pelo contrário prejudicará se for cobrir o movimento dos professores. Aproveitem a greve de vocês para denunciar essa emissora fascista, partidária da direita burguês e pedir para aos professores para não asssitir a rede globo e transmitir o mesmo para os seus alunos. Vamos nos unir para acabar com o poderio dessa corja disfarçado de jornalismo. Tenham certeza que a luta de vocês não precisa dessa escória para sair vitoriosa.

  8. Infelizmente boa parte dos professores de SP

    sempre votaram nos tucanalhas. Então, por que fazer greve? Essa boa parte de professores deveriam está satisfeitos com o governo tucanalha picolé de xuxu.

     

    1. Professor votar em tucano?

      Professor votar em tucano? Seria um tapa na cara do professorado que há 20 anos sofre com esta “des-governança”

  9. Ensino presenciado

    Acho que já passou dá hora de acabar; não a mais nada a ser feito para mudar pra melhor a situação numa sala de aula, ou dentro de uma escola fechada, com a tecnologia que temos hoje o ensino fundamental e o médio já podem ser feito a distância, via internet, não tem desculpa que a lugares impossiveis, pois não é verdade; muita coisa errada é feita ate chegar numa sala de aula e isso acabou com os valores do ensino presencial.

    1. resposta ao comentario do Vantuil

      Qeum diz que o ensino presencial deve acabar bem se ve que nao entende nada de educacao ,se assim fosse era so comprar apostilhas e tds aprenderiam ,criancas em idade de formacao necessitam de uma atencao maior e quem diz que o professor e desnecessario nao merece respeito pois alem de ignorante despreza o aprendizado ,coloca na mesma prateleira de livros faca voce mesmo !Alem de ignorante e um completo analfabeto que nao entende a importancia na formacao de uma crianca,de adoslecentes .E uma pena que pessoas que se dizem informadas tenham tamanha ignorancia e desinformacao.Inclusive tds as profissoes necessitam de um professor.Sem professor nao existira medicoa,engenheiros,professores e assim por diante.A unica profissao que nao necessita de professor e de politico por isso nosso pais esta um caos ,pois esta sendo dirigido por um monte de analfabetos e ignorantes iguais esse que deixou esse comentario infeliz.

    2. Vantil, um comentário vergonhoso.

      Nossa, que comentário esdrúxulo!
      Além de redigir um texto fraco, com argumentos superficiais, abusa dos erros de português. Citarei alguns:

      “Acho que já passou dá hora de acabar; não a mais nada a ser feito para mudar pra melhor a situação numa sala de aula”

      dá – A palavra que usou com acento é um verbo, deveria ter usado uma preposição(sem acento)
      não a –  O correto seria há, no sentido de haver.

      Nem falarei nada sobre o uso correto da vírgula e o incorreto do ponto e vírgula.

      Rapaz, a educação é algo básico para o bom desenvolvimento de uma sociedade, a tecnologia é fruto de estudos e é algo que evolui com o conhecimento.
      Apesar de existirem bons cursos a distancia, cursos presenciais são estritamentes necessários, pois nem todo conhecimento pode ser passasdo somente através de textos, assim como nem todas as pessoas tem a capacidade de aprenderem “sozinhos”.

      Se você teve ensino presencial e ao redigir um texto de cinco linhas, escreve tão mal, como seria se aprendesse a distancia?

  10. Maria Izabel Azevedo Noronha, da Apeoesp

    Com todo respeito Maria, a Globo e seu jornalismo estão cagando pra todo mundo. Inclusive para vcs, professores. Qual a solução? Se os professores de SP e Paraná e outros Estados (junto com suas famílias) não assistirem a Globo, simplesmente ela perde cerca  1 milhão de telespectadores. É isso que dói no bolso deles. É isso que pode fazer até o Kamel (toc toc toc) perder seu emprego. Cartas para eles, digo, eles farão de conta que leram … Pense nisso, Maria Izabel. A única coisa que TV entende é audiência. Sem audiência não tem patrocinador. Portanto, faixas “a Globo te engana” .. “não dê audiência para quem não tem compromisso com vc” .. Isso incomoda. Isso destrói, Maria!  Vai por mim. Já trabalhei muitos anos em TV.

     

  11. Re: “Nossa greve não existe para a Rede Globo”…

    Certamente existe para os alunos.

     

    Também não existe para o governo Dilma que nomeu um (agora ex) ministro que disse: “professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro”…

     

    Estão entre a cruz e a caldeirinha…

  12. Vamos esquecer da Globo, há

    Vamos esquecer da Globo, há mais de duzentos canais de  TV no Brazil, o jornal da Cultura ta dando cobertura pra greve. Temos ainda a internet que hoje em dia divulga muito mais rapido do que a tv.

  13. MAS QUE IMPORTANCIA TEM GREVE DE PROFESSOR?


    Mas que importancia tem passeata de professor?  Essa é uma categoria que entra em greve TODOS OS ANOS…  Na minha epoca de universidade publica, ha quase 40 anos, a gente colocava greve de professor no calendario, porque era sempre certa de ocorrer antes das provas finais. Greve de professor é uma coisa banal, virou rotina, nao é mais noticia…

    1. Greve dos Professores

      Só mesmo um ACÉFALO poderia achar que a (uma) GREVE de(os) professores seja(seria) uma (coisa banal)…, deve ter (M…) em lugar de massa encefálica.

  14. greve de professores

    Como vivemos a DEMOCRACIA? Isto é o que os nossos governantes chamam de DEMOCRACIA? Se  PROIBEM a divulgação da GREVE DOS PROFESSORES? A palhaçada continua, foi como o plebiscito do DESARMAMENTO, eles perderam mas dificultaram tudo….! Eita Brasil,,,!!!! ISTO É A DEMOCRACIA BRASILEIRA.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador