O assédio e a discriminação online contra as mulheres

Sugerido por Nilva de Souza

Do Think Olga

A internet não gosta das mulheres
 
Por Olga
 
Conheci a Marta Trzcinska, uma advogada norueguesa especialista em direitos das mulheres, na XII Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, da CEPAL. Em uma palestra, ela falou sobre as práticas de assédio e discriminação online contra as mulheres. Fiquei feliz de saber que alguém estava acompanhando mais de perto esse problema, pensando nos efeitos que ele causa às mulheres e em soluções de curto e longo prazo.
 
Claro que a violência online é apenas um desdobramento da violência cotidiana que sofremos nas ruas, no trabalho ou em nossas casas. E assim como as outras, ela não tem sido levada muito a sério, a não ser em casos que ganham grande repercussão nacional, como as fotos vazadas da atriz Carolina Dieckmann e da filha do Renato Gaúcho. O cyber-bullying ou o online harassment são práticas disseminadas na rede, mas ele é praticado de formas diferentes dependendo do sexo das pessoas.
 
Durante a campanha Chega de Fiu Fiu, a Juliana recebeu uma série de ameaças de estupro e teve sua aparência física colocada em debate. Um acontecimento lamentável que me chamou a atenção para a reprodução da prática que busca desqualificar argumentos e ideias pelo sexo da pessoa. A Marilena Chauí, lá na década de 1980, disse que a desigualdade, em suas diferentes formas, cria o problema do silêncio incompetente, que é o medo das pessoas manifestar suas opiniões em debates públicos por achar que não entendem ou não podem entender do assunto pela posição desigual que ocupam na sociedade.

 
A violência e agressão contra as mulheres em espaços de debate pode levar ao silenciamento de suas vozes. Quando a violência online é dirigida aos atributos físicos ou sexuais das mulheres, deixa explícita a mensagem de que o espaço público não é nosso lugar. Mas nós insistimos em dizer que sim, ele é de todas nós, e a ocupá-lo. Foi sobre esses e outros temas que conversei com a Marta..
 
Existe diferença no assédio virtual quando as vítimas são mulheres?
Todo mundo pode sofrer com assédio online, mas há uma diferença muito grande no tipo de assédio praticado dependendo do sexo da vítima. Quando homens se manifestam em debates, fóruns ou outros espaços online, eles geralmente recebem comentários sobre serem idiotas ou não terem competência ou qualificação para falar sobre aquele assunto. As ofensas às mulheres, por outro lado, é sexualizado. São comentários sobre a aparência, o tamanho dos seus seios e ameaças de estupro ou de serem molestadas. Em 2013, um canal de TV sueco produziu um documentário sobre violência online contra mulheres. Escritoras, jornalistas e apresentadoras de talk show contaram sobre suas experiências de assédio e das ameaças que receberam por expressar suas opiniões em público. O canal de TV postou uma parte do programa no Youtube. O vídeo recebeu tantas mensagens de ódio que o canal de TV teve que bloquear os comentários. Quando um jornal escreveu um artigo sobre o que havia acontecido com o vídeo do Youtube, esse artigo também recebeu o mesmo tipo de mensagem violenta. Não havia espaço em que essa história fosse divulgada no qual esse padrão não se repetisse. Parecia impossível quebrar o ciclo de ódio.
 
Que ações poderiam ser construídas para evitar práticas como essas?
O maior desafio, e o mais importante, é o de conscientizar a população sobre o assunto. Para conseguir fazer isso, o fundamental é que tanto os governos quanto a mídia assumam suas responsabilidades. Nos últimos anos, a mídia da Noruega tem se comprometido a monitorar comentários com conteúdo discriminatório. Os maiores jornais do país recentemente modificaram seus sistemas para que todos os que querem participar de debates online se registrem antes com nome completo, para que possam ser identificados. O assédio sexual online não está sendo levado suficientemente a sério pela polícia e pela justiça. Se essas instituições se dedicassem a essas práticas, passariam o sinal sério de que esse comportamento não deve ser tolerado por ninguém. Também é importante aumentar o debate sobre esses tipos de crime e sobre a igualdade de gênero já nas escolas, desde cedo.
 
No fim de 2013, duas jovens brasileiras cometeram suicídio após terem suas fotos e vídeos íntimos divulgados na rede. Nossa legislação sobre esse tipo de crime é muito recente e a polícia sempre diz que é difícil encontrar os culpados.
É muito triste saber disso. Pela minha experiência legal, a polícia tem, ou deveria ter, todo o conhecimento técnico para encontrar as pessoas que publicam fotos e vídeos íntimos não-autorizados. Acredito que, infelizmente, seja mais uma questão de quantos recursos eles querem usar – ou são investidos pelo-Estado – para investigar esses tipos de casos.
 
Qual é a consequência dessa violência online para as práticas democráticas?
O problema é que a violência nunca é apenas uma questão física. Ela também envolve os direitos humanos e a liberdade de expressão. As mulheres estão sendo aterrorizadas pelos homens para deslegitimar seus argumentos e opiniões. Opiniões importantes e necessárias estão sendo silenciadas pelo assédio e discriminação online. O resultado é um déficit democrático.
 
Quais são os principais problemas de gênero que você ainda identifica – tanto global quanto localmente?
A igualdade de gênero é um problema imenso para todas as sociedades e países ao redor do mundo. As mulheres, em geral, têm menor acesso à educação, ao trabalho, a um sistema de saúde decente, ao aborto livre, etc. Felizmente, a maioria dos países europeus avançaram bastante em muitas dessas desigualdades. Mas a violência contra as mulheres continua sendo o maior obstáculo para a igualdade de gênero, não importa quão rico ou pobre seja o país. É um problema de saúde pública, é um problema para a democracia e deve ser tratado seriamente como um crime.
 
A entrevista foi realizada por Bárbara Castro, socióloga e doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e especialista em discussões sobre trabalho e gênero.
Redação

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O primeiro passo importante

    O primeiro passo importante contra essa bestialidade deveria ser atacar, de frente, o machismo nas mulheres, pois elas, muitas das vezes estão a favor dos procedimentos dos machos brutos, geralmente usando de artifícios para justificarem suas ações.

    Minha mãe morava com um irmão meu muito violento. Era um jogador contumaz. Ao descobrir que ele fazia uso indevido do cartão bancário da velha, ventilei o problema a outros da família. Nasceu no sujeito um ódio de mim, desdobrando-se em sentimentos aimalescos, quando por duas vezes me vi em péssima situação, ele querendo bater na minha cara. Fui muito objetiva e forte pra mostrar-lhe em tais ocasiões que eu o levaria à Delegacia, etc. Pra meu desengano e decepção, justamente as mulheres da família, como duas irmães e duas sobrinhas (adultas), nenhuma foi capaz de demonstrar alguma solidariedade a mim, tão pouco indignação pela estupidez do macho-irmão. Analisei esse caso como a prova cabal de que entre mulheres existe uma dose forte de machismo. 

    1. Não é machismo, pq o genero

      Não é machismo, pq o genero não teve influência na questão. Machismo é quando por causa do gênero tem como resultado uma ação de violênta.

      Nem todo o conflito homem-mulher tem como motivo o machismo.

  2. Certa vez, presenciei uma

    Certa vez, presenciei uma situação de assédio muito engraçada. Eu estava passando por uma movimentada rua do centro quando fiquei quase lado a lado com uma loura de vestido curto e pernas torneadas. Logo atrás dela, surgiram quatro garotos que suponho tinham entre 15 e 17 anos. Foi então que começaram a mexer com ela de forma muito engraçada: Dá o pé, Lora! Dá o pé, Lora!

    Eu me segurei para não dar risada, mas quando vi que a moça caíra na gargalhada, não resisti e também comecei a rir. Os garotos idem, fizeram a festa, rindo da própria piada.

      

    1. Céus, e vc acha isso engraçado. Tb gosta de piadas racistas?

      Dá engulhos ler uma coisa dessas contada com essa “naturalidade”, como se fosse realmente apenas uma brincadeirinha inocente. Nao entendeu nada do texto. 

  3. De onde a coisa “Global” vem

    Para o sistema econômico mulher deve ser muito bonita, peituda, extravagante e rica. As mulheres, na sua maioria, acreditam nessa cartilha, pintando o cabelo, caçando jogador de futebol, saindo nas marchas de nudez conclamadas pela internet e oferecendo aquele “produto” feminino (muitas quebram a cara). Outras mulheres, com dificuldade de entrar na onda anterior, foram encaixadas (e entraram redondinhas) na onda do feminismo, que criou a mulher macha, sabidinha (não necessariamente inteligente), que divide conta, que fuma, bebe, fala grosso e discute a relação, afugentando – no primeiro encontro – muito macho assumido. Mulher apenas inteligente e companheira nem se cogita mais e, para mim, ela é a chave para a felicidade.

  4. Mais uma vez a esquerdopatia distorce situação geral…

    …como se fosse específica… os interessados divulgam e os tontos acreditam que é assim mesmo…

    O assédio nas redes sociais é geral e não “generalizado”. O tal do Cyberbullying tem dentre as suas vítimas mulheres, homens, heteros, homos, brancos, negros, altos, baixos, gordos, magros, inteligentes, burros, pobres, ricos, e etc. e etc. e etc… aliás ele incide muito mais sobre a compleição física das pessoas do que qualquer outra coisa. A única situação na qual um grupo é amplamente favorecido, o bonito, em detrimento do seu hipotético oposto: o feio.

    É sempre assim, os pesquisados (que disto nada têm) escolhem um tópico limitado e o transformam em totalidade, distorcendo a realidade… lógico que com o apoio da mídia e farta subvenção das ongs interessadas.

    Mais um “estudo” com o teor de papel higiênico usado. Mais uma lenda urbana esquerdofrênica baseada em manipulações, dissimulações, ocultações e mentiras mesmo. Devido a todos os elementos que foram necessários para a sua construção podemos dizer que é mais uma obra em esterco.

  5. Vi uma rosa murchando

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=ZN8sW7-b6F4%5D

    Há um sufocamento invisível contra as mulheres, só elas mesmas podem perceber isso, muitas não sabem traduzir, muitas não sabem pq ficam feias, muitas não sabem que ficam feias por causa das humilhações, depredações, dias atrás por exemplo achei linda a namorada de E, um amigo, a vi grande, formosa, até o dia em que os dois vieram aqui em casa, vi quando ela foi acessar o seu facebook e ele ditando regras como deveria ser a timeline dela, e quando passou a mais bela foto ele a chamou de piriguete, foi nesse momento que a vi murchando como uma rosa morrendo, foi trise vê aquela beleza se esvaindo, mas os homems querem é isos mesmo: Querem a mulher morta, seja ela sua namorada ou mãe ou esposa. Exceto a puta, essa não, essa eles permitem que se enfeitem e fiquem belas para seu deleite. Estou interessado nisso. 

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador