Percival Maricato
Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais
[email protected]

O Brasil que se dane: importa é liquidar com o PT, por Percival Maricato

O Poder no país está principalmente com a mídia, dominada por  meia dúzia de famílias. Ela pauta ações e discussões nos outros poderes.

O objetivo, cansativamente perseguido nos dias atuais é fazer a esquerda voltar para seu cantinho, deixar de lado seus projetos. Dilma, Lula e o PT, como alvos, devem servir de exemplo. Mesmo que tivessem cometido os atos de que são acusados, os ataques são desproporcionais. Nas primeiras páginas de jornais impressos ou manchetes nos de TV, não se cuida de mais nada. O recado serve também para quem se envolveu com o partido, achando que seria como fazer o que sempre foi feito com os demais.

Enquanto o juiz Moro, PGR e PF atacam por um lado, com ou sem razão, pouco importa para os fins deste artigo, os fisiológicos atacam por outro, Eduardo Cunha e cúmplices à frente, estes com nítida intenções abjetas, visivelmente liberados para fazer seu trabalho declaradamente irresponsável.

Nos últimos atos, além de colocar em pauta um projeto de lei que praticamente equipara remuneração de delegados da polícia federal e advogados da União ao de Ministros do STF, também apontou os responsáveis pelas CPI dos fundos de pensão e BNDES, desde a gestão Lula: todos ferrenhos opositores do governo, que seu partido ajudou a eleger e participa com a vice presidência e seis ministros.

Quanto a equiparação de salários, sem mensurar impactos econômicos, é mais um ato insano e rancoroso. Em nenhum momento Cunha e asseclas discutem a repercussão econômica, o problema de estarem deflagrando um processo que, pelo efeito dominó, pode afetar estados e municípios. Favorecendo os delegados talvez pensem em se livrar do Lava Jato. E se neste caso, se em vez de vetar como tantos outros projetos irresponsáveis, Dilma o sancionar, por também pensar a mesma coisa?  Será que a mídia assumirá sua responsabilidade, pela conivência, omissão?

E quanto ao restante da pauta-bomba. É o país ou apenas Dilma e o PT que estão ameaçados?

Toda a conduta do grupo de Cunha, cujos atos e nomes a mídia evita denunciar, não é, como tentou explicar, por que o PT o teria colocado no Lava Jatos. Ele sabe que o PT não tem esse poder; e como bom fisiológico,  sempre conviveu com esquerda ou direita, contanto que seus interesses pessoais fossem atendidos. Sua conduta visa agradar os sempre detentores do poder. Obviamente para ver se logra sobreviver.

Até agora a estratégia deu certo, graças ao fato do processo do Lava Jato permanecer em Curitiba. Teria que ser enviado ao STF, quiçá ser desmembrado, para que Cunha respondesse as acusações contra ele. O presidente da Câmara corre então com projetos e atos que podem levar ao impeachment da Presidente. E até o fim deste, parece que nada lhe acontecerá. Não alcançado o impeachment, sobram as CPIs, que tumultuarão o ambiente político até o final do mandato de Dilma. Se preciso outras serão encomendadas.

As repercussões são óbvias no plano econômico. Inviável a segurança jurídica e o desenvolvimento econômico. O ajuste fiscal terá que ser pago pelos de baixo, se é que será obtido nestes próximos anos. Pouco importa o país e os de baixo.

Cunha sabe que está nas cordas, tem que correr atrás de fatos novos , provocar prejuízos constantes ao PT, agradar sempre. Não pode parar, pois, atingido o objetivo, deixa de ter utilidade e então…será sua vez.

Percival Maricato

Percival Maricato

Percival Maricato é sócio do Maricato Advogados e membro da Coordenação do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá, é isso mesmo, mas… e a

    Olá, é isso mesmo, mas… e a inércia do Governo? E a Dilma que não dá as caras pra seu eleitor? E os parlamentares petistas, o que andam fazendo?

    1. Se procurar na TV ou nos

      Se procurar na TV ou nos ditos “grandes jornais”, você continuará sem saber, Maria Helena. E continuará sem ver a cara de Dilma, exceto em textos que a depreciem. O poder Executivo não tem uma TV nem um jornal. Há a TV Brasil, que é melhor do que as comerciais, mas não é porque ela é estatal que mostra tudo de bom que o governo tem feito. Não daria nem tempo, acho, de cobrir todas as providências que o governo está tomando, todos os projetos que estão sendo realizados.

      Talvez a única forma de saber o que está acontecendo seja através de blogs como o GGN. Ou ainda buscando informação nos portais do governo, na Internet. Mas como bem disse alguém num post ainda hoje aqui, do GGN – desculpe não citar exatamente quem e onde – dado bruto não é Jornalismo. Além de ter sempre presente a consciência dos filtros que a TV e os “grandes jornais” usam na intermediação entre os fatos e o que é publicado.

  2. A saída pelo caminho da verdade

    Alguns políticos do PT e aliados, seguiram cartilhas de financiamento de campanhas via caixa 2, na mesma forma que tradicionalmente os políticos o fazem desde há muitos anos. Isso é um fato. Acontece que a justiça, ao tentar desvendar estas falcatruas, foca quase sempre no PT e estes, ao resistirem, acabam involuntariamente escondendo políticos de outros partidos ou, no mínimo, deixando estes longe dos holofotes.

    Nos recentes fatos políticos foi de grande importância quando o PT declarou não receber mais apoio de pessoas jurídicas, embora a decisão final fosse adiada para o próximo congresso do partido. Deste modo, o restante da classe política ficou em evidencia, diante da comunidade, como interessados em receber dinheiro de caixa 2 para as suas próprias campanhas.

    Se no episodio do mal chamado mensalão, tivesse havido uma explicação clara do PT em relação à caixa 2 e, ainda, se tivessem afirmado que isso foi copiado dos tucanos ou da política partidária do Brasil, em geral, então haveria uma investigação geral sobre o fato. Mas não, ficaram com cara de culpados (tipo Pizzolato) e, ainda, ocultando indiretamente a turma de Minas Gerais.

    Ou seja, neste caso da lava jato, se o PT abrisse o jogo e explicasse para a sociedade como as coisas funcionam na política desde sempre e, os políticos petistas associados a estas práticas assumissem delação premiada, apenas aí ficarão em evidencia todos os políticos e partidos ocultos por trás, e a justiça e a mídia serão obrigadas a agir com isenção para o bem do Brasil. Doa a quem doer. De punho em alto.

  3. Eu sou a favor da “pauta bomba” e aumentaria a carga!

    Talvez porque, aos meus anos, já vou um pouco cansado de aturar privilégios e afagos entre idiotas, que a si mesmos se julgam verdadeiros “crânios”…

    Sei que o Estado deveria ser mais cuidadoso na gestão da verba pública, e sei que a “Lei de Responsabilidade Fiscal” de algum modo teve a boa intenção de “colocar o guizo no gato”, mas vejo que, o único poder que se ferra e ferra o povo, especialmente na questão de SALÁRIOS, é o Executivo; parece que não é exigida “responsabilidade fiscal” ao Legislativo e ao Judiciário.

    Quando a falta de vergonha na cara impera, e se distribui o esforço de todo um povo em ações entre amigos de Juízes e Deputados, nada mais justo que vincular e equiparar, de algum modo, o que se julga merecer “em cima” com o que de fato se merece “em baixo”…

    … Eu aumentaria a carga dessa “pauta bomba” e vincularia também o SALÁRIO MÍNIMO aos aumentos salariais do Judiciário.

    “Ou restaure-se a moralidade ou locupletemo-nos todos!” (Stanislau Ponte Preta)

    Chega de privilégios indevidos no país!

  4. Cunha age como quem se

    Cunha age como quem se encontra na mesa de jogo. A cada dia ele lança mais ua cartada par se sair vencedor, mesmo, e até porque, sabe que pode, a qualquer tempo, perder pelo que já foi denunciado na Operação Lava Jato.

    Pra bom entendedor, meia pava basta, já dizia o ditado. Os mimos para policias e judiciário tem a ver com o que vimos assistindo nos últimos tempos. A PF tem ódio de Dilma, pelo menos parte dela, justamente por ela ter contrariado interesses dos agentes por uma MP ( no momento não me recordo qual). 

    Com toda certeza, esse agrado aos policiais e aos advogados da União primeiramente passou por longas conversas entre Cunha e os beneficiários. Com que sentido? O de obter deles, policiais e advogados, a força que irá precisar nos próximos meses. 

    O fato é que o PMDB nunca esteve em alta como agora. Um partido sempre conformado em ser um apêndice de qualquer governo, sente-se com autoridade para fazer o que bem entende. Pouco importa a essa cambada de salafrários se estamos numa crise econômica. São ações contra o eleitor, que, no final é quem vai ter que pagar caro. 

    As últimas pesqueisas da Data Folha, mostrando números mínimos de aceitação do Governo Dilma, só aumenta o instinto selvagem desses políticos de oposição. A comparação dos números com o que aconteceu a Collor antes do impeachment, toda hora reportado pela imprensa, é como dizer que ela nem precisaria de movimentos pra sair. E nesse sentido, em que Dilma não consegue se reerguer, tudo conspira em favor da oposição. 

    Enfim, apesar de Michel Temer ter dado um recado de quem quer conciliação em prol do Brasil, não sei se podemos vê-lo como uma madre, porque ele é o vice. Como vice, pode ser o mais interessado na deposição de Dilma, sobretudo se conta com um Congresso favorável. 

    1. FHC vive na Europa, não o Lula

      Estava alias passando férias, férias?, lá. Provavelmente no ap da aveinida foch sem dono. Que acha disto?

  5. Há muito sobre o que refletir

    O jornalismo independente tem possibilidade de pauta muito interessante:

    1 – Veja pediu desculpas a Romário! O banco suíço declarou oficialmente que Romário não tem conta lá, que o documento usado pela revista é falso e acionou o MP suíço para investigar a fraude. Além disso, o MP brasileiro declarou oficialmente que não há nenhuma investigação em curso tendo Romário como alvo.

    2 – Paulo Okamoto, presidente do Instituto Lula, declarou que já conversou duas vezes com o ministro da justiça, Cardozo, e que conversará novamente sobre o atentado terrorista [qualificação minha] ao instituto. Okamoto diz ainda que a segurança de ex-presidentes é de responsabilidade da PF, e, por isto, pede ao ministro da justiça que a PF investigue o atentado terrorista. 

    3 – Janot acusará Cunha formalmente. A data da acusação formal foi adiada, mas o assunto é muito quente para estar fora da pauta.

    4 – O esforço da mídia grande para fazer desaparecer do noticiário notícias sobre o atentado terrorista ao Instituto Lula.

    5 – Os crimes de apologia à assassinato e à linchamento cometidos por anônimos nas ruas e notórios, como o Globo, que publicou charge de Caruso apoiando e sugerindo decapitação de Dilma.

    6 – Os desmandos da Lava Jato e a omissão de tribunais e tribunais superiores que, criminosa e acumpliciadamente, se omitem deixando ao STF todo o ônus de coibir Moro e asseclas nas suas reiteradas e petulantes ações de estupro de direitos fundamentais dos cidadãos. Nessa perspectiva, o Judiciário se descola de uma de suas partes, o STF, que fica isolado no enfrentamento de parte mídia defensora do linchamento ilegítimo e de falsa legalidade de acusados por criminosos delatores.

    7 – O estado de golpismo de uma oposição perdedora e desrespeitadora das regras democráticas insistindo em perpetrar golpe paraguaio-hondurenho no Brasil.

  6. Tirar o PT a qualquer preço.

    Não está é não vai ficar barato. Os donos dos meios de produção estão dispostos a perder receitas? Tem gordura pra queimar? Ganharam com Lula, com Dilma, o PIB Sônia de R$ 459 bi para R$ 2,3 tri, e continuam a ganhar. A distribuição de renda, guardadas as proporções, subiu menos de meio por cento. Os avanços sociais obtidos se devem às políticas de inclusão social. Contam com um cenário ainda pior? Querem dar um tiro no pé? Querem pegar o Lula? Sabem o que Lula representa  internacionalmente? Sabem o valor de seu prestígio? Sabem o que representou a chegada de um metalúrgico à presidência, um representante do povo, e a estabilidade que isso significa para os investimentos? Fazer o mal para si é insensatez.

  7. Uma lição que aprendi

    Quando numa eleição temos dois candidatos péssimos, como Dilma e Aécio, votarei em branco, para deixar a oposição ganhar, e pelo menos se eles arruinarem o país, o nome do PT continuará limpo, pois estará fora disto.

  8. Muitos paneleiros por aí

    Muitos paneleiros por aí também entrarão pelo cano se o país se ferrar. Só sendo muito idiota para não perceber isso!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador