O desrespeito continuado aos consumidores

Um pequeno exemplo de como o atendimento ao consumidor continua em fase pré-histórica no Brasil.

Por diversas razões, desisti dos serviços NET. Na segunda-feira, liguei para a central NET para providenciar o cancelamento. Fiquei 45 minutos na linha. O cancelamento só poder ser feito pelo titular da linha – uma forma de desestimular os consumidores.

Nos primeiros 5 minutos, a atendente queria saber os motivos da desistência, ofereceu promoções, que recusei, perguntou se havia alguma  reforma na residência – não havia, mas a pergunta nada tinha a ver com minha decisão. Saiu da linha informando que estava analisando o contrato e não mais retornou. Foram 45 minutos inúteis.

***

No dia seguinte, nova tentativa. Desta vez, decidi monitorar (http://migre.me/oRpNS).

Liguei às 13:32. Em cinco minutos, as perguntas protelatórias de praxe. Depois, o telefone mudo durante 40 minutos. Ao final desse prazo, caio de novo na central telefônica e me encaminham para nova atendente, com novo número de protocolo e as mesmas perguntas protelatórias de antes.

A atendente desaparece de novo. Com 55 minutos de ligação, peço para a secretaria denunciar a omissão à Anatel. E aproveito para pesquisar sobre o presidente da empresa, José Félix.

Há abundância de citações dele no Google. Na página da NET, ele aparece explicando as “Diretrizes Organizacionais” da companhia.

A primeira diretriz é: “Devemos ser percebidos pelos clientes como a primeira referência em serviços, porque nosso sucesso depende de sua plena satisfação”. Na página, uma foto desse campeão dos serviços com a seguinte profissão de fé: “Ser a melhor solução em multisserviços via cabo, conectando pessoas de suas casas com o mundo” não pode ser um slogan. É, sim, um desafio e uma meta a ser atingida, por meio do comprometimento, profissionalismo, determinação e a conduta ética na prática. Ser o melhor, sim, mas não a qualquer preço.”

***

Com uma hora e 15 minutos de espera, localizo uma entrevista dele em vídeo, apregoando a importância dos serviços na competição das empresas e o despertar brasileiro para a nova era.

Com uma hora e 50 minutos de espera, a ligação é devolvida novamente à central de PABX e encaminhada a um novo atendente. Com quase duas horas aparece uma terceira atendente, repete as mesmas perguntas dos anteriores, abre um novo protocolo. Ao cabo de uns dez minutos, entra de novo na ligação e diz que em 24 horas a NET comunicará o resultado das análises e fixará um prazo para retirar os equipamentos.

***

Não se pense em incompetência para atender os consumidores. Trata-se de uma política deliberada para faturar em cima da TIL, a Taxa de Ignorância Líquida do consumidor.

Esse termo era muito utilizado nos anos 80 pelas empresas de crédito imobiliário. Depósitos e saques só podiam ser feitos no primeiro dia útil do trimestre. Depósitos efetuados antes, ficavam sem rendimento até se iniciar o trimestre; e saques perdiam toda a remuneração. Na época, a TIL representava 7% dos resultados das SCIs.

***

Por alguns dias a mais cobrando, essa prática promove um desastre na imagem da empresa. Cada desrespeito dessa ordem criará um inimigo para o resto da vida.

Luis Nassif

92 Comentários

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  1. Inimigo

    Chegou a abrir a reclamação na anatel, como recomendado?

    O seu inimigo devia ser a pior agência reguladora E o governo que a criou, o de FHC, que zerou o estoque de linhas vendidas e não entregues (fez o investimento) ANTES de privatizar as empresas, algumas delas com dinheiro em caixa (caso da Embratel) e cujo valor de venda sozinho valia os satélites brasileiros que foram entregues juntos.

    Infelizmente o governo do PT não aproveitou em 2005 a oportunidade de tomar tudo de volta porque a própria pior agência admitiu que não tinha comos aber se as metas do periódo probatório teriam sido cumpridas (não o foram, obviamente). Mais, desistiu da ADIN que questionava a criação da Anatel, iniciada ainda no governo tucano.

    Sem contar que até hoje pagamos uma assinatura básica altissima para sustentar orelhões que não existem ou não funcionam. Porque a agência só fiscaliza denúncia e “tudo é pontual”, nada é fruto de política deliberada, para ela. Ler centenas de denúncias da associação Pró-Teste sobre o caso da assinatura básica.

    E mesmo assim, quando multa, não acontece nada, as multas são contestadas na justiça e fica por isso mesmo. Como o TAC que obrigava as operadoras a ter atendimento físico em todas as cidades, que resultou em, pasmém, você ir numa agência do correio, fisicamente assinar um papel com sua reclamação e ele ser enviado, pelo Correio, para a empresa – que responde ou não, mas nunca na hora, como deveria ser atendimento físico.

  2. E nessa história toda, a

    E nessa história toda, a raiva vai toda pro funcionário que atende. Tenho uma amiga que trabalhou um tempo em atendimento de uma empresa telefônica. Ficou seis meses. Não aguentou o fogo cruzado em que era obrigada a ficar = de um lado, sabendo que o procedimento que ela tinha que seguir era pra prejudicar o consumidor; do outro, era o pararraio da justa raiva dos consumidores, ouvindo xingamentos diários. E, enquanto isso, os donos do negócio, ganham rios de dinheiro por cobrar uma das tarifas mais altas do mundo e pelas armadilhas que jogam no consumidor. A pergunta = pra que serve agência reguladora? Resposta  = no Brasil, pra acomodar os aliados no nosso presidencialismo de coalizão.

  3. Eu nao volto para a NET

    Eu nao volto para a NET em hipotese nenhuma.

    Faz mais de um ano que cancelei os servicos. Tive muitas dores de cabeça, bem parecido com os relatos vistos aqui.

    Perdi as contas de quantas vezes precisei explicar minha situação no tele-atendimento.

  4. Net nem pensar, ia colocar em

    Net nem pensar, ia colocar em casa para fugir da então telefonica, marcaram comigo e fiquei esperando uns tres dias e nada do funcionario vir instalar, quando liguei para verificar me destraram, e nem era cliente ainda, quando o tecnico veio era seis hora da tarde com muita pressa, desisti.

  5. A estas alturas do campeonato

    A estas alturas do campeonato estas empresas estão pouco ligando pra sua imagem. Pelo simples fato de que todas as concorrentes fazem igual. Se eu contar meus percalços aqui daria duas páginas. Narro apenas a última, resumidamente: Me mudei de Brasilia para Curitiba. Firmei novo contrato de serviços de telefonia e internet com a mesma empresa. Ao tentar cancelar o serviço em meu endereço antigo, eis que me cancelam o serviço no endereço novo. E daí, pra “descancelar” o erro deles? ninguém sabe como, é um empurra pra lá e pra cá, e dá-lhe 5 horas tentando desfazer o erro deles próprios, e eles não conseguem. Sim, 5 horas de muita paciencia e nada. Sei que se deixar as coisas como estão até ganho uma grana boa judicialmente. Mas eu preciso do serviço, e ir para uma concorrente não mudaria muito as coisas, sem falar que ficaria alguns dias completamente desconectado do mundo.

    1. Não pense que é fácil vencer

      Não pense que é fácil vencer essas empresas na justiça. Os casos que você ouve falar não devem reperesentar 0.0001% dos processos contra eles. Eu mesmo há muito tempo entrei com uma ação contra a Telemar no “pequenas causas grandes dores de cabeças” e quando ouvi as primeiras palavras da juiza percebi que ela nem havia lido o processo (a cara de ressaca dela dizia tudo). No fim, eu tive que pagar os advogados da Telemar e a Telemar deveria enviar-me uma carta com pedidos de desculpas apenas. Pergunta se enviaram a carta? Depois disso, só entro na justiça se me filiar ao psdb e ficar rico.

  6. Se as empresas são assim, e

    Se as empresas são assim, e há muito tempo, é porque a concepção da criação das agências reguladoras foi um grande engodo do neoliberalismo que nos prometeu que privatizando as empresas de serviços públicos essenciais e com a fiscalização das reguladoras seria melhor.

    Mentira na goela dos incautos

    1. Sem dúvida, você está repleto

      Sem dúvida, você está repleto de razão. As agencias reguladoras e/ou fiscalizadoras criadas apenas existem para manter os privilégios daqueles que lucrarm com as privatiuzações. Em nenhu mmomento tiveram a intenção ou foram criadas para proteger o consumidor. O caso relatado por Nassif é exemplar, acontece em todas as prestadoras sem exceção.

      1. Agências reguladoras?

        Perfeito, as agências reguladoras não servem para nada desde as privatizações.

        Mas pq o PT não arrumou o papel delas, entã, após 12 anos de poder?

        Tudo malandro, os supostos esquerrdistas e nacionalistas comprotam-se exatamente como os neoliberais nesse tema das agências reguladoras.

  7. Operadoras de telefonia no Brasil.

    Saudações!

           Tive problemas sérios com a referida operadora. Hoje não retorno para ela nem pagando.

  8. Operadoras de telefonia no Brasil.

    Saudações!

           Tive problemas sérios com a referida operadora. Hoje não retorno para ela nem pagando.

  9. …A GVT tem o mesmo modus operandi…

    Em janeiro deste ano, me mudei de Recife  (ao lado do aeroporto Gilberto Freyre)  para a praia de Enseada dos Corais (Cabo de Santo Agostinho)  em Pernambuco.   E  solicitei o cancelamento da minha conexão pois não iria mais residir no local.    Depois de várias tentativas, a atendente finalizou com a  sentença: – como, a GVT não é obrigada  a  te dar assistência em seu novo local de moradia, vamos estar emitindo a fatura deste mês  e  do próx. mes também. Além disto, cobraremos também uma multa de R$ 100, por  rompimento contratual…

    Quer dizer, que os caras são incompetentes para ” universalizar” a  rede de internet  e ao final, eu tenho ainda que ressarci-los disto?

    Tudo bem:  eles  não sabem que eles estão me cobrando estes valores ( cerca de  R$ 500, )   para que  eu também execute a  maior  campanha difamatória  contra  seus produtos  para todos  os  meus  relacionamentos  ( facebook, whatsapp, vizinhança, trabalho, faculdade, time de futebol )… E  até no site do Luis Nassif  !!!

     

    1. COBRANÇA INDEVIDA

      Bom dia Luiz, como vai?

       

      Já a algum tempo venho buscando soluções para sanar meu problema junto a GVT, quero dizer VIVO, que agora é a  atual representante da GVT.  O Fato é que desde 2014 eles vem me cobrando uma conta que não devo.  Por acaso você tem alguma idéia de como rebater esta dívida que eles acusam?

       

      Grato.

       

      Ailton.

  10. É bom nem falar dos planos de

    É bom nem falar dos planos de saúde, principalmente do famigerado “pronto atendimento”.  O pior que hoje em dia todas as salas de espera de hospitais, consultórios médicos, dentários, laboratórios têm uma espécie de Combo compulsório: chá de cadeira, tv goebbels e revista vesga. Às vezes penso em suicídio antes de me dirigir a esses tipos de locais.

  11. desrespeito ao consumidor

    Estava pensando em mudar para a NET, porém, diante do que acabo de ler, desisti. Tive  uma experiência recente acachapante com a TAM, aliás duas e aproveito o espaço deste blog para relatar.

    A primeira, ao tentar fazer upgrade com pontos múltipuls, de uma passagem da classe econômica São Paulo – Londres, descobri que alem dos 3.200 reais já pagos deveria pagar 4.000 reais para mudar de “categoria” dentro da classe econômica e só depois disso, solicitar upgrade. De chorar! Afinal, com sete mil reais, poderia comprar uma passagem na classe executiva e economizar os pontos múltiplos! Diante desse resultado, utilizei os pontos para adquirir quatro bilhetes em empresa parceira (oneword), para um filho, nora, neto e para mim, de Londres para Barcelona. Aí vem o problema. Mas tudo bem, depois de umas três ou quatro tentativas, consegui e os bilhetes na British foram emitidos pela TAM. Aí vem o segundo round.

    Percebi que o nome da minha nora estava grafado com erro que tentei corrigir.  Levei três dias para conseguir e cerca de 10 horas. Isso mesmo, d e z  h o r a s. Não conseguia falar com um atendente, caia a linha, a opção não constava do cardápio, o computador não entendia o que eu falava (tenho ótima diccção) etc. etc. Teria desistido se não fosse pelo fato de ter ficado cada vez mais irritada, o que me levou a não desistir da empreitada.

    Minha preferência pela TAM em voos internacionais foi reforçada por um episódio em que a companhia foi extremamente correta.  Eu estava no voo São Paulo-Londres de 14 de abril do ano em que o vulcão na Islândia (2011?) fechou vários aeroportos e acabamos pousando em Madri. A empresa ofereceu opções e atendimento exemplares aos passageiros. Como diria Mino Carta, pergunto aos meus botões o que tem levado a TAM ao práticas como as que descrevi? Não acredito que eu seja a única vítima dessa política da empresa.

     

  12. Quase tudo o que começou com a Globo

    Para o povo, pouco ou nada presta. Sempre manipularam, seja através do seu noticiário malinamente tendecioso (sempre foi assim), pelas novelas e programas e entrando na área de serviços, levariam sua “política” do enganar ao próximo. Sei que a Net não mais lhes pertence, mas a semente já foi plantada. Engana-me e direi quem te manda. Ainda bem e não tenho a menor dúvida este poder malino deixará de ter valia.

  13. Nunca tive , e por estas razões nunca vou ter

    Pelo susto de outras pessoas, e relatos de consumidores insatisfeitos, não tenho nem vontade de ter esse tipo de serviço.

  14. É a certeza de impunidade que

    É a certeza de impunidade que está gerando este tipo de comportamento imoral das empresas. As empresas de telefonia parecem ter sido uma das pioneiras deste tipo de  prática que está se tornando padrão de mercado. Já se passaram mais de 30 dias tento devolver um sapato adquirido na DAFITI.COM.BR e estou sendo pura e simplesmente ignorado, querem me vencer pelo cansaço. Vou poupá-los dos detalhes, mas deixo aqui minha impressão sobre este modus operandi de empresas corruptas que estão se firmando no Brasil.

  15. Jeito Fácil e Rápido de Cancelar Qualquer Serviço

    O jeito mais fácil e rápido de cancelar qualquer serviço é só deixar de pagar a fatura do mês; e dentro de no máximo 15 dias alguém da empresa entrará em contato disendo “seu serviço foi cancelado e estaremos retirando os aparelhos no dia “tal”, Pronto resolvido o problema. Falta agora pagar a fatura vencida, como? Após 30 dias de vencida a fatura eles mandam para protesto ou SPC, até lá seu serviço já foi cancelado, então já pode ser pago pelo cartório ou SPC a fatura. Tudo fica resolvido sem nenhuma ligação para operadora, sem perca de tempo. Experiência própria.

  16.   Conforme já disseram,

      Conforme já disseram, existe uma espécie de “pacto de desrespeito” entre as empresas. É um oligopólio de desaforos ao consumidor, então é difícil não ter dores de cabeça com alguma delas.

      Mas que a NET nunca mais, NUNCA MAIS vai ver meu dinheiro, não vai. Nem o da minha mãe.

    1. Penso que os call centers funcionam e cumprem seus objetivos

      O ódio é contagioso e o difícil é espalha-lo pela sociedade, inoculando um a um, os hospedeiros do virus.

      Este serviços de Call Centers foram cooptados para esta função.

      Na hora certa, a epidemia do ódio será posta nas Ruas e aí os que estiverem preparados para tirar vantagem do Caos levarão vantagens na consecução de seus objetivos ocultos e não declaráveis.

      A sociedade moderna em que vivemos é montada sobre um PESSIMISMO INDIVIDUALISTA, sem isto a população se revoltaria contra a minúscula elite que a explora e escravisa. 

      É a servidão voluntária, onde por meios insidiosos os que detém o poder subjugam todos aos seus interesses, que devem permanecer ocultos, pois o segredo é a alma do negócio.

       

       

  17. Na prática, pouco muda…

    Eu tenho ódio mortal de qualquer teleatendimento. Todos são ruins. Já passei três dias tentando cancelar uma linha da Tim. Minha esposa passa pelo mesmo constrangimento agora. Em outras operadoras, companhias aéreas e TVs do mesmo modo. Uma dificuldade e inúmeras etapas às vezes até para o primeiro atendimento.

    Em que pese tudo isso, não temos opções. Atualmente resido em Teresina. Onde moro sequer pega o Velox da OI. A Net é a única opção de Banda larga e TV por assinatura. Durma com isso. Na telefonia, sai de uma ruim para outra tão ruim quanto. 

    Isso se sustenta, basicamente, por dois motivos: regulação e Judiciário complacentes. Experimente entrar na Justiça para pedir indenização por conta desses constrangimentos. Não só escutará que se trata de “mero aborrecimento do cotidiano” e “vivenciado pela maioria das pessoas”, como correrá o risco, ainda, de ser acusado de mover a “indústria do dano moral”. Mais um problema para dormir à noite, rs. 

    PS: bastaria a adoção da teoria dos “punitive damages” no Brasil para, a um só tempo, coibir fortemente esses expedientes das operadoras e, por tabela, diminuir consideravelmente a quantidade de processos. Quem arriscaria pagar 50 mil de indenização por cada cliente que ficar uma hora no telefone para cancelar o produto/serviço?

    1. jose americo
      um dos meus
      jose americo

      um dos meus piores dias eu passei num juizado especial.

      o processo se devia ao fato que, vespera de ano novo, festa no meu apartamento novo, o meu quarto foi inundado pelas aguas da piscina da cobertura, perdendo moveis, tapete, TV , etc. Razão: a instaladora de ar refrigerado furou o cano d’aguas pluviais e nao me avisou e fez um remendo nas coxas,. O ar refrigerado ficava sobre uma estante .

      na justiça a empresa me propos pagar os danos. Bati pé pois era obvio todo o dano a mim causado.

      O JUIZ ME CHAMOU DE MERCENARIO E DISSE QUE O JUDICIARIO NÃO ESTAVA ALI PARA GANHOS FACEIS.
      (não estou gritando, é so a revolta)

      não aceitei acordo e recorri mas aí gastei dinheiro, mas recebi em 2008 sete mil reais de indenização.

      mas hoje eu não volto pois o dinheiro não pagou o que eu ouvi de um juiz.

      taí um excelente campo pra ser desenvolvido pela midia independente.

      1. Engraçado

        A justiça não está aí para dar dinheiro fácil, mas vem um cartão de crédito e cobra 25% (isso mesmo, VINTE E CINCO PORCENTO) de “juros compensatórios” por uma fatura paga com atraso.

        Quer dinheiro mais fácil para quem não produz NADA?

  18. Dica infalivel para o Cancelamento Nassif

    Bom dia Nassif,

    Vejo que você está enfrentando esse absurdo que é o (des)serviço da net. Por muito, tive os mesmo problemas que você, até um dia descobrir que existe uma “loja” fisica da Net.

    Foi tiro e queda, peguei todos os recivers, modens, controles remotos, coloquei tudo em uma sacola e fui para a loja (que aliás é o escritório central da Net em SP). Lá você chega, tira uma senha (chegar cedo) e aguarda o atendimento (tem até cafe e estacionamento gratis). Fui atendido até que rapido, o cancelmaneto não levou mais que 20 minutos, deram baixa (entrega) dos aparelhos (pedir um recibo de entrega dos aparelhos) como um comprovante de cancelamento do plano, pronto !

    Sinceramente, vale muito mais a pena do que sofrer no telefone…

    Aproveita e disponibiiiza para os outros usuários, segue o endereço:

    Rua Verbo Divino, 1356 – Chacara Sto Antonio, São Paulo – SP, 04719-002
     

    Um grande abraço e boa sorte !

     

    Att, Sergio

     

    1. Você tem sorte ter uma loja

      Você tem sorte ter uma loja central perto de você,  já tentei isso em Cuiabá com a Claro e a Gvt, na loja nem deram atenção,  disseram que cancelamento só por telefone. A Oi , por telefone,  disse para que eu enviasse pelo correio um moden que não pedi, deu um número e disse que não pagaria nada para devolver,  fui ao Correio,  lá disseram que aquele número não existia, e pior passaram a cobrar o aluguel do modem,  só cancelaram depois de muitos xiliques por telefone. Tenho muitas e muitas outras histórias tristes com essas operadoras. #ODEIOPROVEDORES!

    2. Funciona, meia-boca

      Também fui à sede física da empresa global. Funciona, só que meia-boca. Levei o modem, os cabos, tudo. Cancelei o contrato, liquidei o débito. Está pensando que pode se livrar do embuste, assim fácil? No mês seguinte enviaram uma fatura nova, quando nem morava mais no antigo endereço.

      Ou seja: se procurar direito, a NET não cumpre nenhuma obrigação como parte fornecedora do serviço.

      • Não entregam o que vendem. Há variações no fornecimento do serviço (chegam a derrubar o sinal por horas). 

      • Te obrigam a contratar o “casadinho”  – serviço inútil de telefonia que só funciona de vez em quando.

      • Quando sua fatura está atrasada, enviam seguidas cobranças e ameaçam interromper o serviço, mesmo depois de paga.

      • Quando interrompem o fornecimento, a qualquer título, não descontam os dias sem serviço que tiraram de você.

      • Se trocar de fornecedor, enfrentará os mesmos problemas, só que com outros “atendentes”. 

      • Anatel? Você pensou que isso é um órgão regulador? Esqueça. Ela pertence às operadoras.

       

  19. O problema do Brasil é fiscalização insuficiente…

    E quando funciona, os cabeções vão lá e anulam as advertências e autuações.

    Enquanto o Brasil não for sério sobre a ineficiência fiscal, os serviços serão de quinta categoria.

    Não adianta reclamar que este problema é da não gestão no sistema de fiscalizações dos governos.

  20. Pequenez…

    Sair da NET para qualquer outra é só mudar de bandido. A inoperância da ANATEL e do sistema de agências em geral, resultado de anos de desmonte premeditado para reforçar a idéia de estatização, não deve mudar tão cedo.

    Quem sabe um dia tenhamos um capitalismo digno do nome.

        1. Esse negócio de estatística

          Esse negócio de estatística nunca funciona comigo. Quer seja aqui, quer seja na conchichina, eu sempre estou do lado ruim das estatísticas. Por isso não confio nelas.

    1. ANATEL

      No meu caso foi diferente. A NET cobrou indevidamente, reclamei e não adiantou. Cadastrei-me no site da ANATEL e em 2 dias a NET me ligou e fez o crédido do valor indevido em dobro e com juros.

      1. Filtros…

        Neste aspecto, eu também defendo a ANATEL, inclusive já a usei para resolver uma pendenga parecida com a do LN: a agência foi uma mão na roda.

        Mas estas situações são terminais. A questão é outra: quantas outras instâncias da agência falharam antes que se chegue a este ponto? Em outras palavras: a energia ($$$) dispensada pela agência para resolver estas questões não poderia ser usada em fiscalizações e punições mais eficazes? Estas são suas tarefas-fim. Ao deixar que as operadoras cheguem neste ponto, alguma coisa está muito errada.

  21. Já escrevi várias vezes sobre

    Já escrevi várias vezes sobre isso.

    Ninguém precisa ficar brigando com atendente de call center para cancelar serviços.

    A grande maioria das pessoas desconhece o fato de que, neste caso, é muito mais salutar e proveitoso, dar uma volta ao passado e recorrer á uma boa carta registrada enviada ao endereço comercial da empresa,  solicitando o “cancelamento do serviço”.

    Funciona maravilhosamente bem e inverte-se o processo. Quem vai ter que correr atrás de você é a empresa.

    Já postei ontem o modelo da carta. (tem vários na internet) . Não esqueça de registrá-la e guardar o comprovante.

    Agora se vc acha mais “cômodo” ficar ligando para call center,  só posso lhe desejar boa sorte e muito, muita, muita paciiência.   

    1. Também faço isso, não só para

      Também faço isso, não só para cancelar serviços, mas principalmente para registrar reclamações. Uma correspondência bem escrita resolve rapidamente algo que pelo call center te levaria ao desespero.

  22. CONCESSÕES DE SERVIÇOS PÚBLICOS


    O órgão regulador das teles existe apenas para enrolar o consumidor. Não tem autonomia pra nada. Vejam bem, em todas as eleições essas empresas “doam” milhões para os políticos gastarem nas suas “campanhas eleitorais”. Isso dá aval para que essas empresas roubem do consumidor toda a grana doada aos políticos, impedindo qualquer tentativa de moralização dos serviços  prestados por  elas.

  23. Mudei-me para a Europa

    Quando pedi o cancelamento da NET, vieram-me com estas perguntas todas. Quando chegou ao motivo do cancelamento  eu disse que estava me mudando para a Europa. Pararam por aí. Não levou 10 minutos.

    Uso isso sempre. Funciona em qualquer lugar.

     

    1. Basta você dizer que está

      Basta você dizer que está desempregado. Este sujeito desempregado não tem crédito em lugar nenhum. É tiro e queda.

  24. A NET, a SKY, as empresas de

    A NET, a SKY, as empresas de celular e telefonia fixa – todas um lixo em termos de atendimento e serviço na minha opinião.

    A única vantagem delas sobre o governo é que, quando elas perdem na Justiça, não podem emitir precatórios – aquela prática cafajeste que o Estado usa para dar calote nos contribuintes e passar a conta para o governo seguinte (que também irá emitir precatórios e dar sequência nos calotes).

     

     

     

  25. Nassif,
    É lastimável o que

    Nassif,

    É lastimável o que acontece com o consumidor no Brasil.

    O que se segue é escrito com o mesmo estado de espírito utilizado por você para falar da NET.

    A ESTANTE VIRTUAL virou uma quadrilha de larápios surpreendente. 

    Não me interessam as razões que eles possam alegar para tal procedimento. O fato é que já fiz 2 depósitos na compra de 2 livros e JAMAIS os recebi. Captar depósitio de cliente, embolsá-lo e não cumprir o combinado é ROUBO!!!! 

    Já enviei emails, já reclamei, e não consigo obter nenhuma resposta.

    Se perderam o controle da empresa porque cresceu de mais é problema deles e não meu., o que não admito é que me tratem como cachorro de rua. 

    Se você, caro leitor, está pensando em se utilzar da ESTANTE VIRTUAL não o faça para não ficar na mesma situação que eu.  

    Dessa vez, irei às últimas conseqüências. 

    1. Já cansei de comprar na

      Já cansei de comprar na estante virtual e jamais tive problemas. Há  um serviço muito útil que mede a reputação de cada vendedor. Se vc compra de gente sem reputação tem mais é que se foder pra largar mão de ser burro pra caralho.

  26. Tática Infalível

    Quando o atendente pergunta o motivo, apenas diga:

    – Estou desempregado!

    Essa tática tem eficiência comprovada para operadoras de telefonia, assinatura de jornal, cartão de crédito, etc etc…

    1. Obrigado

      Estou para cancelar a minha assinatura da NET. Agradeço a sugestão. Ou é essa ou é a estou de mudança para a Inglaterra. 

  27. Uma história de atendimento

    No começo de fevereiro eu demorei 59 minutos e 13 segundos junto à NET para executar dois procedimentos: (1) reduzir a velocidade da minha conexão e (2) cancelar a TV por assinatura e ficar somente com o acesso à Internet e (3) convencer a atendente de que eu não assistia TV, que eu não queria desconto, que não queria wi-fi, que não queria a versão HD dos canais que tenho “de graça” pela TV digital, ou seja, de que eu tinha certeza de que nã queria continuar pagando por algo que eu não usava. Para os itens 1 e 2 eu demorei cerca de 5 minutos (inclíndo o atendimento automatizado aqui), os outros 54 minutos e 13 segundos foram gastos (pois era uma ligação que eu estava pagando) convencendo a atendente e a supervisora que acompanhava a ligação dela de que eu NÃO queria continuar pagando por algo que não utilizava.

    Há necessidade de sujeitar seres humanos, nas duas pontas do atendimento, a este tipo de situação?

  28. NENHUM A MENOS… O MUNDO É DOS NETS E DOS ISPERTOS

    infelizmente

    por causa do deficit crônico da TIL – taxa de ignorância líquida do consumidor – de primário mal feito,

    seu Nassif mais mercado cativo estão bem longe de compreender a inovadora revolucionária totalitária

    estratégia chinesa de marketing & vendas operada pela NET – O MUNDO É DOS NETS E DOS ISPERTOS:

    estratégia de propaganda & mercado cujo conceito original, na China Popular, chamou-se NENHUM A MENOS.

    Teaser da peça publicitária original chinesa NENHUM A MENOS ( Yi ge dou bu neng shao ) – 

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=p5fQSPA-gA&t=16%5D

     

     

     

     

  29. Também cancelei a NET

    A NET faz cobranças indevidas e não tem nenhum cuidado com seus cliente mais antigos. É como se não fossem um valor para a empresa. Reclamei com a ouvodoria. Fui ressarcido, mas eles continuaram a fazer cobrança indevidas. O meu procedimento para cancelar foi fazê-lo primeiramente pela Internet e esperar a ligação. Levou menos tempo. Uns 20 minutos. Fui monossilábico e citei o concorrente. O problema foi a retirada dos equipamentos. Se vc não entregar, eles cobram multa. Marcaram a data e não apareceram. Tive de ligar e reagendar. Registrei o fato, inclusive via email, e eles vieram. Qualquer problema, deixava mensagem na ouvidoria, que funcionou no meu caso.

     

  30. Isso é café com leite!

    Olá debatedores, bom dia.

    Estou dando muitas risadas aqui da narrativa do r. jornalista seguido , pari passu, das narrativas  dos  senhores debatedores.

    Mas, por gentileza, não se indignem comigo. Não se trata de sorrir da desgraça alheia, vez que  eu também , como consumidor , ou idiota, ou usuário –  para falar no jargão  das “reformas administrativas” tacherianas via Agency!   – sofro com esses flagrantes desrespeitos.

    Nesse sentido, é, no mínimo,   curioso perceber como  as diversas  narrativas  são  semelhantes, isto é, todos ou quase todos reclamam da falta de atendimento nos mesmos moldes.

    Em suma, todos se sentem enrolados nessas horas de  resilição contratual as quais deveriam seguir sem barreiras, portanto, “liberais”   e de fácil solução!

    Todavia, é enorme a sensação de impotência total  do nosso  lado vulnerável  para resolver um simples  problema  de cancelamento como este.

    E ai, a  nossa razão – aquela do homem racional, natural, que faz escolhas e é livre no mercado, portanto, soberano “como consumidor –  além de “ir para o espaço”  é claramente testada pela emoção e suportada pelo coração.

    Logo, a emoção, nessas horas de “muita paciência” , se não supera a razão   iguala-se a ela,   e você, capaz, controlado,  deixa de sentir-se como um  “homem racional”  e soberano da “livre iniciativa,  para  perceber o quanto és um tolo perante o poder econômico  concentrado.

    Conclusão: coeteris paribus, danem-se, tolos consumeristas credores do meu investimento!

    Nossa missão não publicada: enganar os otários, impedir entrantes,   ganhar dinheiro,  depositar em nossos bancos “parceiros”, sobretudo, na Suiça!

    Mas, com um outro olhar, eu gostei das sugestões de alguns debatedores  , a meu ver, carregadas com aquele  bom humor brasileiro.  Vejamos:

    Basta dizer que está desempregado ou que mudou-se para Europa que a requisição de cancelamento é prontamente atendida. kkkk

    E , de novo, estou sorrindo não da desgraça alheia, mas das saídas criativas que buscamos – dado o sentimento de hipossuficiência – diante de uma, digamos, “falha no mercado do pacta sunt servanda!

    E como consumidor, vulnerável e idiota que somos, dado os “dribles” que sofremos para não  distratar, o riso aparece como uma forma de manifestação “cordial” para as FALÁCIAS vomitadas cotidianamente em nossas cabecinhas desavisadas de consumidores e de geradores de mais valia para o mundo “civilizado”.

    De qualquer forma, como o “ser humano” emocional não pode superar o racional – caso contrário, partiríamos para a agressão moral e física ou moral e cívica, lembram-se da época? –  acarretando danos materiais na outra parte, temos que seguir pelos trâmites “democráticos”  normais:

    (i) solicitação de cancelamento perante o prestador de serviço, (ii)anotação de protocolos, (iii)reclamação na anatel citando os protocolos do “não atendimento” , (iii) matendo-se com o sangue de barata circulando em nossas veias, (iii- enésimo) entrar na fila do poder judiciário, para fazer uma “conciliação”!!!!!

    Tudo em prol da “segurança jurídica” e da manutenção da “ordem pública” etc!

    Haja coração! Ou: a cordialidade agora muda de lado!

    Por fim, fico me perguntando:

    Até onde a pseudo ciência econômica , eventualmente, “positivada” pela sua parceira nobre, a ciência social juridica,  pode nos auxiliar nessa “vida em sociedade” repleta de conflitos de interesses, NADA  democráticos e escancaradamente gozadores da assimetria alheia?

    Bom, não sei a resposta. Peço-lhes licença para tomar um café SEM leite.

    Saudações

     

  31. Anatel… Alguém consegue

    Anatel… Alguém consegue falar?

    Nem por telefone.. 1331 e até mesmo o para deficientes.. 1332

    100% do tempo ocupado!

    Pela INTERNET não consigo finalizar o cadastro… há mensagem de erro dizendo que o CAPTCHA está errado!

    Por carta? quero ver quem é o louco que vai utilizar esse “canal”…

     

    1. Anatel

      Quintela,

      Relato aqui minha experiência recente com a bendita Sky. O telefone da Anatel não atendia. No site dela, há uma pegadinha que me direcionava direto para o site da Sky. Fazia agendamento e nada. Entrei no chat on line várias vezes, relatava a novela toda e o atendente começava naquele padrão “aguarde um momento que vou verificar…” e depois, no meio do atendimento, encerrava, sem gerar o protocolo. Aí, descobri que a Anatel tem uma sala de atendimento ao consumidor em toda capital. Fiz um histórico dos meus contatos com a Sky e levei em mãos na Anatel. Fui muito bem atendido e em dois dias me ligaram de uma empresa chamada Sky e resolveram na hora o que estavam mascando há cerca de 90 dias. Até hoje ainda penso que podem ter ligado de qualquer lugar, menos da Sky que eu conheço.

      Parece um retrocesso (atendimento presencial), mas foi o que funcionou. E agora, aprendi o caminho.

  32. til – taxa de impotencia

    til – taxa de impotencia líquida (ou bruta?) do consumidor.

    o poder desas operadoras parece ilimitado.

    parece que podem tudo.

    é nessa faixa de hegemoneidade economica  que elas navegam,

    embora em águas turvas, uma vez que se aproveitam dessa hegemonia para

    prejudicar os usuários.

  33. Realmento estamos num país pré-histórico

    O pior de tudo é que não temos para onde correr…

    Estou com os mesmos problemas, dificuldades, incompetência, desrespeito e tudo mais de ruim que possamos relacionar com a operadora Oi…..

    Gente….. muito revoltante isso…. será que não podemos mesmo fazer nada??? temos que aguentar isso por quanto tempo???

  34. Realmento estamos num país pré-histórico

    O pior de tudo é que não temos para onde correr…

    Estou com os mesmos problemas, dificuldades, incompetência, desrespeito e tudo mais de ruim que possamos relacionar com a operadora Oi…..

    Gente….. muito revoltante isso…. será que não podemos mesmo fazer nada??? temos que aguentar isso por quanto tempo???

  35. Mas tenho minhas dúvidas se

    Mas tenho minhas dúvidas se isso não é consequência não prevista do sistema de gestão por metas.

    Provavelmente quem faz o atendimento telefônico é uma empresa terceirizada (mas mesmo que não seja). Os atendentes do setor de cancelamento podem ter uma meta sobre a proporção de ligações e desistências de cancelamento. E nisso o setor cria suas próprias formas de atingir a meta. Só uma hipótese.

  36. Vá às Manifestações ou Compre um Wireless

    Tenho uma Pendência com a NET desde Abril/2014.

    Na Fatura deste mês, novamente o erro…

    O “Foda-se” não é privilégio da NET.

    As Empresas e seus CEOs estão se esforçando para irritar os Brasileiros.

    Uma das razões do Elevado Grau de Irritabilidade Nacional é esta postura generalizada das Empresas.

    Só que a Mídia não se interessa em Catalizar os Protestos como faz no Impeachment da Dilma.

    Minha solução para o momento é ter comprado um Aparelho Wireless.

    Não entenda como Wireless um sofisticado Smartphone.

    É um Wireless, o velho telefone sem fio mesmo.

    Assim, você fica trabalhando enquanto a NET nos faz de Idiotas…

  37. O desrespeito continuado ao consumidor

    As solicitações de cancelamento de serviços de telecomunicações, internet, serviços a cabo, seviços de transmissão de dados via satélite e quaisquer outros meios poderão ser feitos via e-mai e as ações de cancelamento por parte da empresa deverão ser efetuadas no prazo maximo de 72 horas, cessando a partir destas 72 horas toda a responsabilidade financeira por parte do consumidor.

    As empresas que não obedecerem as premissas da lei e insistirem na cobrança de valores referentes a periodo pós cancelamento ficarãqo sujeito a multa de 10 vezes  o valor cobrado em prol do consumidor.

  38. Nosso problema é ANATEL. Acabem com ela!

    Nassif, eu digo para todo mundo que o rato não é o culpado. Ele exerce sua atividade de rato, vivendo nos esgotos, invadindo residências e até prédios de apartamento. É sua natureza. Um rato só faz o que está programado em seu DNA, embora seja um dos mamíferos mais inteligentes do planeta, depois de homens e macacos. Acontece que a culpa é de quem deixa as portas abertas para os ratos e os alimenta, com lixo “guardado” em sacolinhas de supermercado, lixeiras destampadas, etc.

    Assim é nossa telefonia. As empresas-bandidas estão em seu papel de escorchar, explorar, roubar e assacar o consumidor. Mas a oitava criação de FHC, essa tal de ANATEL, cujo primeiro presidente, o sr. Guerreiro, que vivia em guerra com os assinantes das empresas de telefonia, agora é “consultor” dessas mesmas empresas que ele deveria fiscalizar à época. Deve ter deixado muitos “amigos” na ANATEL. Nossa campanha não é contra NET, Vivo, Claro, Oi, TIM, GVT ou qualquer outra. Nossa campanha deverá ser contra a ANATEL e seu desleixo, sua desídia e sua  forma “esperta” de receber reclamações. Desonestamente, o site da ANATEL foi “preparado” para não registrar queixa alguma. Se o Ricardo Berzoini não acordar, será engolido como foi o Paulo Bernardo, que hoje deve ser “consultor” de alguma tele por aí. Ricardinho, honre o PT e vá para a garganta dessa agência-monstro, preguiçosa, vagabunda e nojenta.

  39. Nosso problema é ANATEL. Acabem com ela!

    Nassif, eu digo para todo mundo que o rato não é o culpado. Ele exerce sua atividade de rato, vivendo nos esgotos, invadindo residências e até prédios de apartamento. É sua natureza. Um rato só faz o que está programado em seu DNA, embora seja um dos mamíferos mais inteligentes do planeta, depois de homens e macacos. Acontece que a culpa é de quem deixa as portas abertas para os ratos e os alimenta, com lixo “guardado” em sacolinhas de supermercado, lixeiras destampadas, etc.

    Assim é nossa telefonia. As empresas-bandidas estão em seu papel de escorchar, explorar, roubar e assacar o consumidor. Mas a oitava criação de FHC, essa tal de ANATEL, cujo primeiro presidente, o sr. Guerreiro, que vivia em guerra com os assinantes das empresas de telefonia, agora é “consultor” dessas mesmas empresas que ele deveria fiscalizar à época. Deve ter deixado muitos “amigos” na ANATEL. Nossa campanha não é contra NET, Vivo, Claro, Oi, TIM, GVT ou qualquer outra. Nossa campanha deverá ser contra a ANATEL e seu desleixo, sua desídia e sua  forma “esperta” de receber reclamações. Desonestamente, o site da ANATEL foi “preparado” para não registrar queixa alguma. Se o Ricardo Berzoini não acordar, será engolido como foi o Paulo Bernardo, que hoje deve ser “consultor” de alguma tele por aí. Ricardinho, honre o PT e vá para a garganta dessa agência-monstro, preguiçosa, vagabunda e nojenta.

  40. Folha de S. Paulo e Nassif, tipo NET
    Olá, Nassif, boa tarde, Nos últimos 3 anos já comentei várias vezes em seu blog que a Folha continua a vender assinaturas do jornal para empresas usando seu nome na propaganda. Hoje, 04/03/2015, constatei que a mesma propaganda continua no ar, aqui: http://assine.folha.com.br/folha/assinatura/wass0035.asp Acho muito estranho que isso perdure por tanto tempo, principalmente sem uma oposição clara sua.  Faz parte de algum acordo com os Frias, da época de sua saída do jornal, para usarem seu nome e prestígio? De qualquer forma, para o consumidor que assina o jornal é uma propaganda enganosa que usa seu nome.  Assim, tipo NET. Um abraço, Roberto Amaral 

  41. Eles exigem que só o titular

    Eles exigem que só o titular da linha faça o cancelamento. Mas como eles sabem que do outro lado não é o titular? Uma vez eu liguei para fazer o cancelamento da NET que estava no nome da minha esposa. A atendente se recusou por não ser minha esposa. Eu chamei a tia dela, fez como se fosse minha esposa. NET há mais de 10 anos que não tenho e nem quero.

  42. Não é só a NET não, são

    Não é só a NET não, são todas!!! A ANATEL, como sempre disse, não serve para nada. Só serve para dá aumento e beneficiar as operadoras. Uma agencia reguladora que está de costa para o consumidor. Vergonhoso.

    1. E o governo?Existe?

      Culpo apenas um ente de TODA a corrente. O Governo. Omisso e negligente. As operadoras fazem o que querem, e o governo NADA. E o MPF, nada! Há omissão e negligencia de ação em TODOS os lados. O Governo é o principal e ÚNICO culpado. Único!

      1. Somos culpados mais que

        Somos culpados mais que qualquer um ao não reivindicarmos nossos direitos. O governo tem sua parcela de culpa. Mas o governo alem de cumprir contratos da privataria (lembre que Lula so tomou posse em 2003 porque se comprometeu com os 1% que iria cumprir os contratos) tem inumeros problemas para resolver, até os criados pelo PiG. O Brasil não é um país fácil de se governar, muito pelo contrário. Aliás sob ataque terrorista midiatico e com rebeliões por todos os lados, do PMDB no CN  inclusive, fica dificil o governo se dedicar as operadoras de serviços de telefonia. Cada consumidor deve fazer sua parte acionando judicialmente as delinquentes  mesmo que isto (procurar a Justiça) seja um porre e que a resposta da justiça não seja a altura do que precisamos, condenação em altos valores. Mas pela quantidade de ações se tornará.

  43. Aquela situação em que todos perdem

    Só existe um motivo para eu não ter celular pós pago: a maldição da necessidade de utilizar o help-desk das operadoras. Dessa forma há mais de 10 anos que uso somente celulares pré-pagos mesmo tsendo submetido a um serviço de menor qualide e tendo que pagar mais por valor unitário (muito embora também use muito pouco o celular justamente por ser pré-pago). Faço isso para não ter que enfrentar os dissabores associados a qualquer necessidade de atendimento mais dedicado das operadoras.

    No final perco eu, por não usar um melhor serviço e perde a operadora por não atrair um cliente com perfil de consumo mais apropriado ao segmento do pós-pago.

  44. Solução:
    Não usar

    Solução:

    Não usar internet.

    Motivo:

    Todos os prestadores desse serviço são péssimos.

    Análise:

    Um exemplo que privatização não é sinônimo de bons serviços.

    1. Alternativa

      Procure um provedor independente, que nao seja de propriedade de uma tele. Acredite, eles existem, tem mais de 1000 deles e atendem 4000 cidades do pais, muito mais que as concessionárias.

      A diferença é que para eles cada cliente conta.

  45. Impunidade

    O problema é a impunidade que se supera a cada dia em nossa cultura! É “normal” esperar horas no serviço de atendimento das empresas, é “normal” frequentar as filas enormes nos bancos e supermercados, é “normal” fazer compras pela internet, agendar a entrega e ficar esperando a entrega durante meses, pra depois a empresa dizer que entregará o produto em mais 90 dias! Enquanto o sistema de defesa do cidadão, que inclui desde os legisladores aos executores da lei, não trabalhar para acabar com essa impunidade, e ainda, enquanto nossa cultura for individualista e não criarmos movimentos pelos nossos direitos, tudo vai continuar como está ou piorar!

    1. O problema é o JUDICIARIO que

      O problema é o JUDICIARIO que não pune exemplarrmente condenando as operadoras a indenização os consumidores por  danos morais e materias  em valores altos o suficientes para que jamais voltassem a delinquir. E  fixando  multas que eles jamais esqueceriam. Não valeria a pena mais tratar o consumidor com tanto descaso que chega as raias da  ofensa. Já orientei no sentido de se cadastrarem na ANATEL e fazer a reclamação lá abrindo um procedimento contra a operadora. 

  46. Proponho uma ação coletiva

    Proponho uma ação coletiva por práticas abusivas, cobranças mais abusivas ainda, estelionato empresarial, danos morais, danos imorais, assédio telefônico no fixo e no celular (experimente atrasar por um dia o pagamento da Oi Otários!), corrupção ativa (por motivos óbvios). No processo, as empresas, seus contrladores e suas diretorias. Ah, sem esquecer formação de quadrilha. Será que o Kakai toparia? A nossa causa ou a defesa delas e deles?

    1. Pelo visto não só  as

      Pelo visto não só  as operados devemos acionar na Justiça (ultima esperança) mas a ANATEL tambem que não esta cumprindo a função a que se destina. Serviços porcos prestados não so pelas operadoras mas por quem devia fiscalizar.

  47. É como pular do fogo e cair

    É como pular do fogo e cair na frigideira.

    Assinei a NET depois de sérios problemas com a Telefonica.

    Tive problemas também com a VIVO nos tempos em que celulares eram clonados.

    Hoje, a VIVO comprou a Telefonica e com isso, meu desejo de nunca mais possuir produtos destas empresas é maior ainda.

    Resumo da ópera, só sobrou no meu caso, a NET.

    Mas não sei até quando este relacionamento vai durar…

    Depois, a quem recorrer se todas as operadores são iguais?

  48. Cancelamento da Net?

    Experiência própria me deixou absolutamente convencido que a possibilidade de cancelar por completo os serviços da Net é lenda urbana.

    Menos mal que sua atual safra de fornecimento de internet, pelo menos aqui pra casa, está boa. Ah, sim, porque a qualidade dos serviços de internet, tv por assinatura, telefonia, prestados pela Net, ou Sky, ou Vivo, ou Tim (e fico nestas apenas pois só com estas tive o prazer de lidar) é questão de safra, varia conforme as fases da Lua, a fôrça dos ventos, o mapa astrológico do Sistema.

    Enquanto o Sistema, e seu irmão malvado o Mercado, não se apiedarem dos humanos, pobres de nós, meus conterrâneos e contemporâneos.

     

  49. Meu caso com a Sky. Inimiga para o resto da vida

    E depois do inferno para conseguir cancelar, ainda tentou me passar um golpe, cobrando os equipamentos, que eu tinha pedido desde o cancelamento para eles buscarem, 4 anos depois, crente que eu nao os teria mais e que poderia cobrar multa. Liguei 3 vezes para o telefone que eles davam pedindo que eles viessem buscar. Nada. Mandei carta registrada, registrada EM CARTÓRIO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS. Rapidinho apareceram para buscar os aparelhos. 

  50. Modelo de privatização ineficiente

    Nassif, você esteve por lá e deve ter ouvido.

    Na Argentina, um dos assuntos discutidos com muita ênfase actualmente, é a falta de competência das “Agências Reguladoras”, a sua inutilidade e a inobservância no cumprimento das funções básicas para a qual foram criadas, acarretando consigo o descalabro, a ineficiência e a falência dos setores privatizados.

    Isto está levando as autoridades de governo, legisladores e população em geral a pensar no fracasso do modelo de privatizações e na necessidade de reversão das mesmas, pois ao contrário do que se pensava, o Estado lá demonstra ser melhor administrador dos serviços do que a iniciativa privada.

    Acredito essa discussão, mais cedo ou mais tarde, também baterá por aqui.

    1. Não sou contra a iniciativa

      Não sou contra a iniciativa privada. Serviço de telefonia desde que submetido as leis deve ser prestado pela iniciativa privada. Necessária a concorrencia. O problema sé que tudo no Brasil e pelo visto na america latina se disvirtua.Formam um cartel e se igualam não mediocridade. Aliás nem isso é pessimo o serviço prestado abaixo do mediocre.  Duvido que nos USA eles tivessem o desplante de tratar os consumidores estadunidenses da forma como os do Brasil são tratados. De forma  humilhante, com total  descaso, constrangimento. Nos USA existem um judiciario para punir e multar e agencia reguladoras que funcionam. 

  51. Estou desde janeiro numa luta

    Estou desde janeiro numa luta ingloria com a sky, eles alegam que estão “sem sistema”, pedem para ligar no final do mês, depois protelam novamente. Retirei do débito automático , o sistema funcionou para retirardas de canais, mas para atender minha demanda ainda não. Tenho vários protocolos, reclamei na Anatel e ainda nada.

    A lógoca deveria inverter nestes serviços concessionários, a partir do momento que se tem um protocolo deveria ser OBRIGAÇÃO da prestadora retornar ao cliente para resolver o assunto solicitado e não ficarmos acumulando protocolos e horas de desgastes ao telefone, até desembocar no Procon ou judiciário.

  52. O mesmo problema com a Sky

    Tive o mesmo problema com a Sky. Retrato de nossas eficientes concessionárias de serviços públicos, pois, afinal, a iniciativa privada, a concorrência e as Agências Reguladoras nos levaram da idade média à modernidade. Cartelização dos serviços, isto não existe. Eu por exemplo tenho internet e telefone da Net e TV com a Claro, gostaria de fazer um pacote apenas com a net para baixar os custos, mas parece que não há interesse. Quando sabem que a tv que quero cancelar é da Claro o interesse diminui. É uma concorrência perfeita mesmo.

  53. Existe órgão regulador?

    Nassif,

           Já aprendi: depois de uma primeira tentativa com as operadoras (de TV a cabo, celular, telefonia fixa etc) registre uma ocorrência no site da Anatel.

           É uma das poucas agências reguladoras que funcionam razoavelmente. Isto no que se refere às demandas dos consumidores finais; na fiscalização e acompanhamento dos preços – abusivos – é uma lástima. Mais um exemplo da “captura” do órgão regulador pelas empresas reguladas!

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