O “Eleitor Difuso”: esta é a discussão relevante a equacionar, por Esfinge

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por Esfinge

Insisto que decifrar Marina, analisá-la, etc. é menos importante e relevante do que decifrar, entender e conscientizar seus eleitores do golpe que estarão propiciando.

Tirem ela e Aécio do páreo e coloquem o Tiririca e ele crescerá da noite para o dia. Não o coloquem e crescerá um outro qualquer (ex. um pastor). Tire todos e me coloquem e eu chegarei a mais de 20% da noite pro dia, sem nunca nibguém ter ouvido algo de mim.

Os fatos relevantes nesta eleição são:

1) A demonização do “petismo” (foco em Brasil e seu povo), ajudada pela nefasta consolidação miRdiático-circense do dito “mensalão” e intenso e permanente denuncismo de “escândalos” de um só partido, ainda que sejam meras insinuações de meras caronas ou uso de influência, abafando s verdadeiros roubos bilionários que os opositores praticam desde sempre, com o apoio da míRdia

2) A depreciação dos “petistas” para que seus argumentos sejam de pronto desprezados. Eu, que não sou sequer petista (mas sou brasileirista e, portanto, Dilmista) em conversa com parente (ex diretor de multinacional), ao mencionar o preço de venda do controle da Vale, tive a seguinte reação: “Iiiiih, vc é petista!”… refutou o valor (~R$3,5 bi) como “propaganda do PT” e … encerrou a conversa!

3) A demonização da política, que faz com que os inexperientes politicamente e os que cuidam de manter sua suada prosperidade fiquem “fartos” de “tudo isso que está aí”, sem sequere perceber que os promotores desta farsa são também seus protagonistas.

4) A mistura dos problemas do país, causados por séculos de domínio destes que hoje fazem oposição, em um só saco, escondendo que o governo federal não é o único ou direto responsável por “tudo isto que está aí”. Na saúde, na educação, na infra, na industria, no saneamento, na competitividade, etc. Escondem que os principais estados da federação são governados por eles, alguns há muito (ex: SP). Que há milhares de municípios idem. Que há outros poderes (ir)responsáveis, como o Juciário e o Legislativo (nem vou falar da imprensa), onde estão muitas das causas e culpas. A maioria até há muito aparelhada contra este próprio governo que é quase que o ÚNICO A TRABALHAR (embora não perfeitamente) pelo país e seu povo!

5) Dos itens anteriores, aliada a uma posição e comunicação por demais “republicana” de Dilma, ficou fácil elevar suas taxas de rejeição com este povo de visão “difusa”, que pensa que vai mudar “tudo isso que está aí” apenas ajudando na sua consolidação e não na verdadeira mudança QUE ESTÁ EM CURSO!

Alguns falam que este seria um “discurso do medo”, uma “visão apocalíptica”.

Ora colegas, quaisquer 4 anos de destruição conservadora (já somam cerca de 5 séculos) causa estragos como os que quase aleijaram o país nos tempos fernandistas, destruindo décadas de árduo esforç em alguns anos de blitzkrieg neoliberal.

Pode ser Apocalipse para algumas gerações, como a minha, já na sétima década, já que cresci num país do futuro, que nunca chegou. Em 4 anos de arrocho (que alguns dizem: “se errarmos, “paciência”…), alguns ficarão milionários e milhões de dramas pessoais e familiares ocorrerão, muitos irreversivelmente (crime, doença, desesperaça, pobreza). Não, não será o fim do país. Mas provavelmente de uma geração, como foi a minha. E tenho filhos!

Pessoal, este é o trabalho árduo e urgente a ser feito.

Mostrar-lhes o risco (deles próprios também) do tal voto “sei lá, meu, acho que é por ali“…

Mãozaóbra!

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

67 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito bom!!! É o que sinto, é

    Muito bom!!! É o que sinto, é o que vejo.

    O aluguel de Viracopos ficou mais caro $4 bi do que a “venda” da Vale e ninguém do PSDB foi seguer indiciado. Tuncada de 90 bilhões nos brasileiros.

  2. Olha, eu voto na Dilma com

    Olha, eu voto na Dilma com raiva, raiva da omissão do governo na área da comunicação. A simples aprovação do direito de resposta no congresso, projeto do requião, poderia ter mudado muito da imagem do PT e do governo , desnudando as mentiras da mídia na própria mídia, e aberto os olhos de muita gente que hoje vota na marina/aécio.

    O governo aprovou tanta coisa polêmica no congresso, e nunca priorizou isso. 

    Omissão, desídia, empáfia, falta de visão, arrogância, sei lá…um pouco de tudo. Parecem mazoquistas. Vai ver freud explica.

  3. Tem algumas pessoas que nao

    Tem algumas pessoas que nao vao ouvir mesmo. “Voce é petista” vale até para negar que um triangulo tem 3 lados. Lembrei de uma frase de Keynes que era mais ou menos assim: Discutir com um economista ortodoxo é mais ou menos como discutir o darwinismo com um pastor anglicano. Cada argumento que voce usa para ele vira um insulto.

  4. Perfeito

    Tenho muito respeito pelos militantes petistas, por seu idealismo, pelo seu amor ao Brasil, porque não deve ser nada fácil bater no peito e dizer com orgulho que é sim do PT, já que a mídia conseguiu fazer com que PT fosse sinônimo de palvrão até entre muitos dos mais pobres. Fui à padaria e a atendente nordestina disse que odiava o PT, perguntei porque e ela não soube me dizer. Imediatamente veio à minha cabeça que nenhum outro governo deu ao nordeste e ao povo daquela região a atenção que os governos petistas deram. Trabalho com TI, e é comum ver as pessoas deste meio, majoritariamente estudantes e ex estudantes de curso superior recém formados, e fico impressionado como falam mal do PT por puro embalo, e muitas vezes, vergonha de dizer algo em seu favor. Fora os que conseguem um salário melhor, passam a frequentar o Apple bees e depois vociferam o discurso coxinha. 

  5. A  máscara está caindo.Quem

    A  máscara está caindo.

    Quem antes pensava que Marina ero o “novo” já não acredita mais.

    Quem antes pensava que ela ganharia as eleições não acredita mais.

    Nem mesmo o companheiro de Gunter votará nela, e pediu encarecidamente que Gunter não lhe tente fazer a cabeça:

    “Em casa eu e meu companheiro não discutimos muito política, apenas conversamos por alto.

    Ele ficou chateado com o recuo de Marina e começou a dizer que votaria em Dilma no 2º turno.”

    De Gunter em :

    Você tem razão04/09/2014 – 00:42

    1. O voto em Marina é um voto

      O voto em Marina é um voto contra, é um voto de ódio e preconceito, é um voto de rejeição. Houve um massacre e o PT (eles, o partido deles) deixou correr, ninguém foi militante nesta batalha, não estiveram a altura dos votos que receberam. Eles tinham obrigação de procurar equilibrar, tornar o volume de informações um debate, mas foi conveniente para a maioria se esconder. E a Presidenta, mal assessorada, ficou trancafiada numa atitude olímpica.

      Não acredito que Dilma vença no segunto turno, a Marina é a maior adversária dela mesma, é pouco tempo para ela se derrotar. Ela busca o poder pelo poder, qualquer discurso e qualquer aliança serve, ela tem tudo a seu favor.

  6. Obrigado Esfinge

    Estava precisando ler no dia de hoje um Post como este! Nosso amigo Esfinge conseguiu sintetizar aquilo que venho conversando com meus colegas, amigos e familiares desde que Marina passou o trator sobre Aécio e agora ameaça a Presidenta. Não tenho nada contra a mulher Marina e muito menos contra a política Marina e seus afiliados do PSB. Quando li nos Planos de governo desta senhora a ‘Independencia do Banco Central’ quase tive uma síncope! é simplesmente destruir 12 anos de luta pelo mais pobres e humildes. destruir 12 anos de divisão da renda e melhoria de vida de nosso povo. Os mais jovens, aqueles que estão votando pela primeira e segunda vez, não se aperceberam ainda do risco que é esta volta ao passado fernandista. Assim como o Esfinge, eu também estou quase saindo do mercado de trabalho. Tenho apenas mais 5 anos para cumprir tabela. Mas e meus filhos? Quando se espera que o país irá lhes oferecer uma situação bem melhor do que a minha quando entrei no mercado de trabalho, tudo dá uma guinada e volta a ser pior do que era? Não dá de jeito nenhum para aceitar!!

  7. Conversando com uma ex-namorada que não via há anos.

    – Sou contra as cotas. Elas incentivam o racismo

    – Mas as cotas dão direito aos pobres irem para as faculdades.

    – Sou as favor das cotas sociais

    – As cotas são sociais. Das 100%, 50% são para negros e índios. Disse que era Lei (legislativo). Mostrei para ela o quadro:

    lei das cotas

    Dois dias depois…

    -Confirmou sobre as cotas?

    – Sim, mas não quero conversar politica com você. Não gosto do PT

    – Votará em quem?

    – Não sei ainda. Qualquer coisa menos PT.

    1. Pois é Assis,
      Tive um

      Pois é Assis,

      Tive um trabalho semelhante com a minha esposa, ela se recusava a aceitar as cotas.

      Depois de 2 longos meses ela acabou entendendo. A diferença é que ela gosta do PT (rsrs).

      Confesso que eu também era contra, mas só entendi quando resolvi ouvir aqueles defendiam as cotas.

      E veja que esse é só um dos temas que a mídia usa para demonizar o PT.

  8. O PT se iludiu com as

    O PT se iludiu com as vitórias de Dilma e Haddad. Passou a acreditar que Lula continuaria imbatível em suas indicações, e continuou menosprezando o poder da imprensa brasileira. Assumiu o risco.

    Claro, com toda essa propaganda negativa, 24 horas por dia, 7 dias por semana, há 12 anos por todo o Brasil, mesmo assim Dilma tem seus 40% (talvez mais né, não acredito nas pesquisas). 

    Se tivéssemos um único jornal de grande circulação, no Rio ou em SP, um único sério de verdade, a história seria outra, Dilma já estaria eleita no primeiro turno. 

    Mas não temos. E o gorverno não consegue se mostrar ao seu povo!

    Como temos um povo preguiçoso, em matéria de interesse pelas verdades de seu pais, o que você relatou acima que defender um governo do PT é sinônimo de banditismo isto eu vivencio sempre aqui em Brasília. Mas hoje não baixo a cabeça não, nem pra militares que convivo aqui na cidade.

    Acredito que será muito difícil o PT referter esta imagem.

  9. Difuso mesmo esta os quadros atuais do PT

    A verdade mesmo que a partir do evento mensalão emergiu um PT extremamente difuso no termo exato da palavra , ao meu ver o maior inimogo do PT é ele mesmo .

    Acredito que uma ala do PT viu no mensalão a oportunidade de assumir o protagonismo no partido e alcançar maiores fatias e oportunidades de poder e por isso ficaram assistindo seus lideres historicos, para usar um termo na moda agora , serem jogados na fornalha e aguns jogaram gasolina ainda jogando no lixo um projeto de pais em beneficio proprio.

    Hoje o PT é a cara desta ala , sem brilho, sem garra e mesmo sendo massacrado o tempo todo pela midia, se esconde atraz do republicanismo para não fazer nada, porque  querem deixar as coisas como estão assim imaginam que permanecerão no poder,  se comportam como irmão mais novo ou estagiario do PMDB, serão os primeiros debandar para um eventual presidencilismo horizontal e apartidario da Marina.

    Uma coisa esta eleição já deixou clara esta situação é insustentavel , se os lideres historicos não retomarem o controle do partido é inevitavel um racha .

    E quem perde é todo povo brasileiro .

  10. Difuso mesmo esta os quadros atuais do PT

    A verdade mesmo que a partir do evento mensalão emergiu um PT extremamente difuso no termo exato da palavra , ao meu ver o maior inimogo do PT é ele mesmo .

    Acredito que uma ala do PT viu no mensalão a oportunidade de assumir o protagonismo no partido e alcançar maiores fatias e oportunidades de poder e por isso ficaram assistindo seus lideres historicos, para usar um termo na moda agora , serem jogados na fornalha e aguns jogaram gasolina ainda jogando no lixo um projeto de pais em beneficio proprio.

    Hoje o PT é a cara desta ala , sem brilho, sem garra e mesmo sendo massacrado o tempo todo pela midia, se esconde atraz do republicanismo para não fazer nada, porque  querem deixar as coisas como estão assim imaginam que permanecerão no poder,  se comportam como irmão mais novo ou estagiario do PMDB, serão os primeiros debandar para um eventual presidencilismo horizontal e apartidario da Marina.

    Uma coisa esta eleição já deixou clara esta situação é insustentavel , se os lideres historicos não retomarem o controle do partido é inevitavel um racha .

    E quem perde é todo povo brasileiro .

  11. Gostei do post, hoje mesmo já

    Gostei do post, hoje mesmo já falei pra algunas amigos que o que tem que ser feito é dar uma “xaqualhada” para acordar as pessoa que estão seguindo a banda e mostrar-lhes a verdade. Émuita coisa que está em jogo, não é só mudar por mudar.

  12. “Um povo ignorante é o

    “Um povo ignorante é o instrumento cego de sua própria destruição”. Simon Bolívar. É a luta que travamos de agora em diante: abrir os olhos de milhões de obtusos e néscios que estão com Marina sem saber como, onde e porque, a não ser porque a imprensa canalha assim lhe amestrou.

    1. Razão e emoção, qual a verdadeira manipulação?

      Caro(s) colega(s). Embora eles existam (os néscios, etc.) dentre estes milhões, há também muita gente “boa” e de boa fé. Inclusive cCapazes, cultos e inteligentes.

      Uns apenas não têm tempo para se aprofundar, pois cuidar da vida já é uma senhora tarefa. Outros, reféns daquilo que chega a eles, reagem de acordo com as informações que têm (sim, há ainda uma parte que tem seus reais interesses…).

      O fato é que os meios de (des) (in) formação, dominados por poucos, aliados a interesses indizíveis ao público, se especializaram em criar EMOÇÕES e não exatamente em formar razões.

      Como explicar, razoavelmente, o ódio (sim, é muito mais do que “não gostar”) que boa parte dessa gente nutre por ex. por uma figura como José Genoíno, o fantástico “megacorrupto” que se dá ao “luxo” de morar num sobradinho no Butantã, ao lado de um galpão?

      Com a ciência e tecnologia que tais meios dispõem, eles aperfeiçoaram, não a formação de opinião (baseada em informações), mas a formação de “posições” (baseada em emoções), tal qual torcedores.

      Quem tem uma posição pouco ou nada explicável mas é firme nela, esta baseado em quê (a não ser um sentimento”, digamos, de ódio ou paixão)?

      Tal qual poderosos líderes mafiosos completamente enrolados por ex-prostitutas dabçarinas ou sábias cientistas subjugadas por cafajestes, a razão acaba sendo um aspecto menor na avaliação e nas atitudes (posições) finais.

      Enfim, a míRdia que assessora o poder (no mundo) não está preocupada com os fatos, as informações, mas com as versões (por mais ridículas e medíocres que sejam) que podem gerar EMOÇÕES que posicionem o público na direção desejada (ou que lhes é necessária). Vide o ódio ocidental aos muçulmanos (ou aos judeus no nazismo).

      Até porque, os fatos e informações verdadeiras e relevantes ao interesse público, cada vez mais frequentemente, são opostos a seus inconfessáveis interesses.

      Especializaram-se em criar “climas”, onde a recuperação racional e factual passa a ser missão tão difícil quanto alertar uma pessoa apaixonada de que está sendo traída. Tipicamente, precisará de muito tempo, esforço, provas, fotos, vídeos, etc., o que nem sempre é possível ou a propria pessoa se dispõe…

      Além do que, ninguém fica confortável ou feliz em admitir que está sendo feito de bobo.

      Portanto, mais do que depreciar os eleitores “sei-lá-não-sei” de Marina, a difícil missão é tocá-los, gritando em meio a um ensurdecedor carro-de-som com trio-elétrico da míRdia sobre os fatos e noticias diariamente trombeteados.

      Um golpe de mestre, o grande efeito do dito “mensalão” foi emocional:

      A míRdia (com ajuda do MP e do “promotor” Barbosa) não se preocupou exatamente com os fatos ou as regras jurídicas e morais. Apenas em convencer o público de que o PT se fazia de bonzinho, mas era um grande corrupto (o “maior da História”, “pior do que tudo”). Ou seja: “enganou o povo”, “fez o povo de bobo”, um “pessoal” que além de “corrupto”, se mostrou disposto, atrás da máscara de honestidade e interesse, o “pior dos traidores”. “Imperdoável!”

      Esta é a imgem que foi trabalhada, lapidada todo esse tempo, para gerar um sentimento de repulsa ao “PT”.

      Tantas versões assimiladas como fatos, acabaram gerando este sentimento em boa parte da população.

      Até justificadamente, se os fatos”de fato”  fossem estes.

      E não outros…

      1. Vai me desculpar, mas quem

        Vai me desculpar, mas quem não sabe ou não quer ver o perigo numa hora dessas é obtuso ou néscio, mesmo sendo culto, inteligente e formado. Não tem essa desculpa porque está acontecendo com Marina fenômeno semelhante que ocorreu com Jânio e Collor, com o agravante de que hoje a denúncia está sendo feita todo santo dia pela internet. Não os vejo como gente boa, mas como idiotas úteis, que serão co-responsáveis por um governo desde já fadado ao desastre. Digo mais ainda: este tipo de eleitor votou em Collor em 1989 e depois do que ele fez o que fez você não achava um. Não tem perdão, nem desculpa.

        1. Mais do que (des)qualificar importa entender para poder mudar

          Vc deve ter percebido que eu apenas diversifiquei o grupo de eleitores marinados em subgrupos de diferentes perfis.

          Se um marido atribulado é traído por uma mulher esperta e cuidadosa (ou vice-versa), isso não os torna néscios (ou corno-mansos).

          Se uma pessoa muito atribulada só tem tempo de se informar na hora do JN ou pela Veja (ou mesmo Isto É e Época, já que Carta é carimbada como de “petistas”), no fim de semana ou nos consultórios que frequenta, suas posições serão baseadas no que ouve e vê. Natural.

          Tenho certeza de que muitos dos que tem posições oposicionistas mudariam radicalmente, se tivessem apenas a oportunidade de ter mais diversidade de fontes.

          Enfim, eu é que lhe peço desculpas por ter convicção de que os eleitores de Marina não têm um único perfil ou são todos néscios.

          Mais do que qualificá-los, prefiro entendê-los para poder dialogar com eles e talvez mostrar-lhes as opções. Xingá-los será apenas uma atitude relacionada (emocionalmente) com comportamento de torcidas opostas.

          Ou vc pretende convencer algum flamenguista, corintiano, gremista ou atleticano de mudar para tricolor, palmeirense, colorado ou cruzeirense?

          Mas posso concordar com vc pelo menos que estão fazendo PAPEL de néscios.

          Infelizmente, precisamos convencê-los antes, deste rsco.

          Depois não adianta mais…

          E eles mesmos descobrirão.

  13. outro dia estava conversando

    outro dia estava conversando com uma pequena empresária do agronegócio, que tem uma cultura de batatas.

    Segundo ela hoje em dia ninguém quer trabalhar e até ameaçaram greve por um aumento de R$1,00 por saco de batata colhida.

    Conversa vai, conversa vem; fiquei sabendo que o comprador da safra dela (vulgo atravessador), repassa com uma margem de mais de R$17 reais o tal saco de batata colhida, no que lhe falei: mas porque antes de brigar com o operário por um real, voces não montam uma cooperativa e ficam com a maior parte deste dezessete reais? No que ela parou a conversa e me disse: nããoo!! voce é petista?.

    Isso é que está destruindo o Brasil segundo a pequena empresária…é o petismo.

    Se a Dilma vencer esta eleição, concordo com Esfinge, a nossa principal missão é converter mentes. A comunicação deve ser prioridade absoluta do futuro governo popular.

  14. De um certo modo eu acho até

    De um certo modo eu acho até engraçado isso tudo, sobretudo o exemplo lá do diretor de multinacional (para quem eu responderia de pronto e com a mesma sardônica “xiii, e você é muito chique e bem informado!”).

    É evidente que as expresões de ódio além de patéticas são até perigosas e não deveriam ser incentivadas como vemos por aí. Mas não acho ruim que fique claro quem tem raivinha do pt e por que. Mesmo que o pt desapareça, seja coonsiderado ilegal ou cllandestino, como parecem desejar alguns, no dia seguinte outras representações populares cresceriam ou surgiriam pelo simples fato de hhaver amp-los setores populares subrepresentados em seus valores e interesses.

    É bom que fique bem claro quem e por quais motivos odeia o tal pt. Não é nem um pouco necessário ser unanimidade na democracia, basta a maioria. Ennganam-se rotundamente os que supõem que os setores democráticos e progressistas pensam de modo diverso.

    Não é à toa que esta tem sido uma das eleições em que os votos por renda se apresentam de modo mais definido.

    E como gostam de ffazer inversões, vão querer dizer que o pt, o pt, o pt, que gosta de acirrar a luta de classes (conceito que ouviram falar na época de faculdade, nunca entenderam, mas repetem de modo quase espasmódico)

    1. Iiiiih! … a resposta …

      Eu não quis me alongar, mas o ex-diretor (assim como eu também fui), com a intimidade de um parente que cresceu junto, recebeu a seguinte resposta: ” e vc é papagaio de mídia!” (*)

      O problema não é a (boa) discussão política (somos parentes e “chapas” de infância).

      O problema é a interdição dela, até entre parentes e amigos!

      Por isso a estratégia de tornar “petista” um termo pejorativo ou depreciativo (e olha que nem sou!) tem funcionado bem.

      Virou “argumento”…

       

       

      (*) https://www.youtube.com/watch?v=-zzvoaLeyug

       

      1. Pois é, Esfinge, noto isso

        Pois é, Esfinge, noto isso também em família e entre amigos históricos, pra esses só mando a primeira parte: “Ui, que chique!”

        Realmente, a interdição do debate, e, até pior, do diálogo, pois às vezes interrompem já na primeira frase, é o mais triste.

        No butiquim acontece: alguém me “acusa” de ser pt – em tom de provocação, obviamente – e o outro emenda: “Ihh, tá na hora de eu ir embora”. E eu assomo mais ainda: “cuidado com os comedores de criancinhas e a cubanização no caminho, héim! Vai pela sombra!” E tudo vira brincadeira pra semana seguinte: “a revista da semana”, como já resumiram antes.

        Na época das privatizações eu dizia que seria á favor se fosse pra mim. E eles ficavam me olhando… Até que um falou: “esse pessoal do pt quer tudo!” E a provocação esquentou de novo…

  15. Voto “pedrada” vs. Voto responsável

    O voto “pedrada” é o voto anti-PT, de quem apenas é contra e lança uma pedra na multidão, mascarado, e não quer assumir a responsabilidade do que vem depois.

    O voto Dilma é para acompanhar e trabalhar, naquele programa, junto a ela e o governo, pelos próximos quatro anos.

  16. Se pensarmos bem é até

    Se pensarmos bem é até engraçado o cara odiar o PT por causa do dito “mensalão”  e andar com o adesivo no carro do Pimenta da Veiga, que sacou 300 mil do mensalão do Azeredo em 1998, e do Aócio, que levou 110 mil e que nem foram julgados. Um bando de cornos políticos esses coxinhas.

  17. Das minhas conversas:
    – hoje

    Das minhas conversas:

    – hoje conversando com um senhor que vai trabalhar  com serviços gerais aqui na empresa, pessoa simples e de baixa escolaridade, ele me  perguntou se eu sabia que a Dilma ganhando a eleição vai acabar com o auxílio desemprego. – Essa mulher é ruim. – Imagina Orivaldo a presidente Dilma é do PT, que é um partido trabalhista que jamais deixará uma medida dessa ser tomada. E desconfiado: – Será?

    – hoje conversando com um rapaz que vem comprar ponteiras aqui na fábrica perguntei em quem ia votar. – Na Marina. – Mas porque na Marina? – Sou evangélico e o pastor disse que ela deve ser nossa candidata. Nessas alturas meu marido não se conteve. – Mas você é religioso e vai votar no capeta? – Que capeta, seu Luiz? – Voce já viu o projeto econômico para o governo dela? Não tem nada de cristão ali. O Banco Central vai ser administrado por banqueiros e logo de cara a Marina vai subir o preço dos combustíveis fazendo subir a inflação e a inflação vai ser contida pelos juros. Lá vem aperto. Além do mais. nos usamos plástico, um derivado do petróleo, para fazer as peças da vassoura e como a Marina vai deixar a Petrobrás de lado no governo dela vamos depender do que vem de fora. Vai subir tudo. – Mas foi bom o senhor me falar. Eu não sabia disso tudo.

    – ontem atendi um  rapaz que trabalha numa transportadora cujo uniforme é vermelho. Brincando disse pra ele que vestindo aquela cor ele só poderia votar no PT. Resposta: de novo, não. – Mas porque? -Ah! Não. – Mas você sabe que os outros dois candidatos tem uma proposta econômica que pode levar ao desemprego? – Xii, então não tem em quem votar. O Lula é que era bom.

    – ontem também conversando com uma amiga professora aposentada e voluntária na Igreja Católica. – E aí, Maria Helena, vamos ter uma presidente evangélica? – E eu vou votar nela. – Mas porque, o plano econômico de Marina Silva contempla os ricos e deixa os pobres de fora. Chega a ser anti cristão quando propõe o abandono da Petrobrás porque vai fazer a empresa cair pra dentro com a possibilidade de privatiza-la a preço de banana impossibilitando que os lucros advindo da exploração das reservas de petróleo, um bem nacional, sejam aplicados em benefício do povo brasileiro. – Não tem importância, eu não gosto da Dilma e “eles” vão achar um jeito de roubar esta eleição.

    Só um Glauber Rocha ou um Dias Gomes para captar e expliar essa realidade brasileira.

     

    1. Pois eu ouço também umas

      Pois eu ouço também umas boas.

      O “barman” de um butiquim em copacabana, onde tem uma turminha que adora extravazar contra o pt, o pt, o pt, responde a minha pergunta sobre o que ele faz quando começam a falar: “quem trabalha em bar deve dar uma de surdo ou de maluco. Eu deixo eles falarem; não sabem de nada; eles têm é raiva; e nem ricos são: volta e meia penduram aí uísque, cerveja pra acertar quando sai o pagamento!”

      Outra, de uma taxista de um ponto também em copacabana: “estou aqui no Rio há 60 anos; tenho família ainda no NE e alguns parentes em SP. Jamais poderia acreditar que um dia iria ouvir que no NE tem obra pra tudo quanto é lado e em SP está faltando água!”

      De um dono de restaurante, também em copacabana: “votei no lula e voto na dilma: quero mais é que as pessoas tenham aumento de salário pra virem almoçar e jantar aqui no meu restaurante!”

      1. Lucinei, que sorte você tem

        Lucinei, que sorte você tem de morar em Copacabana! Eu moro no itaúúú do mundo do estado de São Paulo. Essa merda de estado que dá índice pra Marina.

        1. Nas últimas eleiições ela

          Nas últimas eleiições ela teve muito voto no DF e aqui no Rio, principalmente na zona sul. Acho que esse ano vai ter um pouco mais. No Acre quem teve mais voto foi o Serra; não sei como está a situação hoje. Mas aí em São Paulo, realmente, nem com praga bíblica o voto reacionário se demove.

    2. Precisa não. Acompanhe a

      Precisa não. Acompanhe a mídia nativa por um mês e analise: se você não tem muito discernimento não acabaria nesse canto de sereia? No caso, de uma fadinha da floresta.

  18. Outro dia encontrei no Face

    Outro dia encontrei no Face um sobrinho-neto muito querido que há alguns anos que não vejo. Conversa vai, conversa vem e ele lascou: “Tia, você é PETISTA!!!”, foi como se dissesse: “Você é MORFÉTICA!!!”. Pronto, foi o que bastou, nunca mais falou comigo.

    1. IMAGEM

      Dá pra entender,  Malú, pois assim como eu, seu sobrinho pode ter lido coisas como ” só vota no PT quem é desinformado ou canalha”. Como não sou uma coisa nem outra, fiquei P…da vida! Respondi pro cara na hora e tal. Mas reconheço que o “trabalhinho” para demonizar o PT, por conseguinte a Dilma, foi muito bem feito.  Infelizmente, acho que não há tempo para reverter essa imagem.

    2. Malú, morri de rir com esta

      Malú, morri de rir com esta palavra que voce escreveu – “morfética”..

      Fazia um saco de tempo que eu nao lia ou via alguém se referir a ela.

      Um dia desses li num comentário a palavra “lazarento”  e foi a mesma coisa.

      É nessas horas  que a gente ve que o tempo passa e passa..

       

      *Pena o seu sobrinho-neto ser tao radical . É  o mal dos jovens de hoje  – estao de cabecinha feita..

      Pena!

       

       

       .

       

       

      .

       

    3. “Tia, você é Nazista!!!”, foi

      “Tia, você é Nazista!!!”, foi como se dissesse: “Você é MORFÉTICA!!!”. Pronto, foi o que bastou, nunca mais falou comigo.

    4. Falar mal “do PT” virou “cult” ou “in” (rasamente, é claro…)

      Até artistas, intelectuais, acadêmicos, esportistas, agora bem remunerados pelo “sistema”.

       

  19. Não tem jeito!

    Falta ao autor do post 50 anos a menos de idade, ou mais 50 de reflexão….

    Achar que a reconstrução sofrida que o País passou nos anos 90 para debelar a hiperinflação e o protecionismo nacional, inserindo o País no mundo, DESTRUIU o PAÍS, e que agora, exportando comida e não mais manufaturados, é que recompôs o mesmo, é porque não tem jeito…

    Sem falar da Vale, quanto “vale” hoje, quanto emprega, quanto exporta, quanto paga de impostos em relação ao que era quando estatal…. só não é desanimador porque a juventude está aí!!!

    1. Tavez lhe faltem uns 500 anos

      De conhecimento e interpretação de História ou mais 500 para desenvolver um mínimo de entendimento do mundo.

      Achsimo por achismo, sou mais eu, némêz?

      Não sei sua idade, mas vc parece não distinguir ou perceber a existência de diversas construções e “reconstruções”, além de destruições. Pensa que (re)construir um país é apenas “acabar com inflação”, ainda que todo o resto seja destruído. Vou lhe dar uma dica:

      Sabe qual é o pirncipal recurso de um país? Gente!

      Eu vivi os 2 lados do “protecionismo” (sbstituição de importações) como executivo e empresário. E vc?

      Lidei (por ex.) com uma IBM que reclamava  da proteção aos PC´s nacionais, mas quando resolvi importar um mainframe usado dos EUA , porque era mais poderoso e saia mais barato, a mesma IBM foi reclamar na SEI, sucessora da Capre) que havia similar nacional.

      Aliás nem sei se vc sabe (hoje é fácil, é só pesquisar na Net) o que é Capre, SEI, Geimec, Geia ou quetais. Pensa provavelmente que (a História d) o Brasil começou com FHC (nem parentes, dizem por aí, confiavam nele…).

      O programa de substitição de importações (pelorado com “protecionismo) visa desenvolver conhecimento, competência, tecnologia, competitividade, dar empregos, melhorar a balança, deixar lucros aqui, localizar poder decisório, reduzir dependências, até exportar. Sabia disso?

      Sabe por que não deu certo? Porque além do permanente combate, o próprio empresariado nacional utilizou a proteção e os subsidios não para desenvolver, mas para enriquecer. Sabia disso?

      Os “sábios” neoliberais, ao invés de estabelecerem metas e contrapartidas e planejar um “phasing-out” (sabe o que é?), resolveram arrombar as comportas da noite para o dia. Resultado: empresas quebradas, empresários ricos e invasõa estrangeira. Sabia disso?

      Vc é dos que acha, “inteligentemente” que fracotes subdesenvolvidos devem sair de peito aberto para brigar com as gangues já formadas há muito. 

      Repete como papagaio mantras entreouvidos de “protecionismo”, como se com competência, os EUA não os pratiquem (desde o século XIX), o Japão (à época, o mais protecionista de todos), a Alemanha, a China …  o continente Europeu

      Oops, estamos falando exatamente das maiores economias do mundo?!

      Não percebe que hoje exportamos comida exatamente porque nossa manufatura foi irresponsavelmente e subitamente exposta à uma competição desigual e foi dizimada, restando-nos hoje exatamente as commodities que felizmente dispomos. O que restou de produtos e serviços é eminentemente estrangeiro, enviando lucros para fora, ao invés de criar capita (que nos falta) aqui.

      Vem falar de Vale, sem saber que o preço do minério (que não é definido por ela) multiplicou-se no período e o Brasil e seus municipios) deixou de auferir os gordos lucros a que teria direito. De impostos que seriam pagos de qualquer maneira. Sem saber que foram sonegados desde 98 até o ano passado, quando quase deu prejuízo (enquanto a estatal de capital aberto Petrobrás deu lucro de mais de $ 20 bilhões).

      Repete porque acha bacaninha o papo neoliberal (bem sucedido) que escuta, pensando que “bacana é a Bolsa subir”, enquanto milhões estão na m#rd@.

      Seus comentários precisam de um pouco mais de Cabelin para começarem a ser relevantes.

      Talvez daqui a uns 500 anos vc possa melhorar.

      Mas precisa se esforçar.

      Bastante.

       

      1. Continua frio….

        Comparando Vale com a Petrobrás? Pfui…..

        Dados da Vale (Petrobrás, se vc não sabe que anda mal das pernas, está em outro planeta):

        Em 1997 a Vale empregava 11 mil, valia 8,1 bilhões e lucrava R$ 156 milhões. Em 2010 empregava 40 mil, valia R$ 272,6 bilhões (3.265% de valorização) e lucrava R$ 10,2 bilhões (1.249% de aumento). E a produção aumento 163% no período. Paga muito mais imposto hoje do que quando estatal, e o governo não precisa investir. Capiche?

        Quando a Petrobrás ou o Banco do Brasil um dia pagar uma conta de luz sua, ou um cafezinho, me avise.

        1. O preço do minério “apenas” multiplicou por 16 no mundo pós 98

          Ô garoto “esperto” esse Calvin!

          Sua primeira frase já mostra bem como vc é um terráqueo* que sabe das coisas… (*de alguma tribo de Sumatra?)

          Lucro Vale: 2013: 0,1 MM (quase deu prejuízo); Lucro Petrobrás 2013: > 23 Bi

          Ou seja a “mal das pernas” deu mais de DUZENTAS vezes o lucro da Vale (é, não saiu na sua míRdia pra vc “saber”)

          Desde a privatização da Vale, a “mal das pernas” evoluiu melhor, tanto em valor de mercado (que é irrelevante), quanto em lucratividade ou outros índices relevantes.

          A Vale, que antes tinha muito mais do que apenas o melhor minério de ferro do mundo (que mesmo a preços da época já valeriam dígitos a mais do que o ultrajante valor da vendoação do controle estatal), é eminentemente uma extensa escavadora, transportadora e entregadora da commodity.

          A Petrobrás aém de ter sempre melhores índices empresarias, compete num ramo mutíssimo mais complexo, como reconhecida líder mundial de tecnologia em perfuração de águas profundas e é a única no mundo a já explorar um pré-sal.

          E dando um lucro em 2013 de mais de duzentas Vales, ainda se dá ao luxo de não ganhar dinheiro em um de seus segmentos (dwonstream), para ajudar o páis e vc a pagar o seu tanquinho de gasolina, além de ajudá-lo a pagar menos em todos os produtos transportados por combustíveis fósseis.

          E muito mais do que um cafezinho, ajuda sim a pagar sua conta de luz, já que em época de estiagem, usamos mais termelétrica, movidas a óleo e gás, mais baratos porque ela, com seus altos lucros, pode subsidiar pra voce.

          E tudo isso pagando mais impostos (em dia) do que a Vale, que sequer os pagou durante anos, depois da privatização.

          O Banco do Brasil também lhe ajuda a pagar contas, pois financia subsidiadamente a agricultura, e subsequentemente, a comida que vc engole.

          Posso lhe falar horas ou milhares de linhas sobre o trambique da Vale.ou sobre muito mais do que isso (e vc já percebeu que não sou calouro no que falo, némêz?). Mas vc sequer faz merecer o esforço. É só mais um (ativo) papagaio de míRdia.

          Pensa pouco, mal e sabe nada…

          Mas gosta de fazer barulho.

    1. Dado os graficos, layout, e

      Dado os graficos, layout, e texto, esse item eh falsificacao ate prova em contrario, Claudio.  Nao tem nem link embora se entitule “politica no Face”.  Nao da pra acreditar.

  20. Quanto aa “difusao”: 

    Quanto aa “difusao”:  enderecei o assunto no blog do Eduardo Guimaraes ha uns 5 anos atraz, nao consegui achar o link.

    Essencialmente, a populacao brasileira tem uma “propriedade” autista muitissimo especifica.  O comentarista dizia que ia pra um site e concordava com tudo que ele dizia;  depois ele ia pra outro site que dizia exatamente o contrario e concordava com tudo;  depois ele ia pra um terceiro site que discordava de tudo que ele tinha lido anteriormente, e concordava com tudo tambem.

    Eu disse pra ele que isso eh um tipo de autismo especifico da populacao brasileira e que nao tem a ver com incapacidade de pensar mas sim com a educacao autista aa qual os brasileiros estao submetidos.  Voce nao esta suposto a pensar, voce esta suposto a concordar com qualquer merda que qualquer “autoridade” de merda te diz.  E isso esta tao arraigado nas pessoas que elas simplesmente nao pensam.  Portanto, se a decisao tiver que ser tomada em cima da hora, a “concordancia” do atuante vai sempre com a ultima coisa que ele ouviu.

    Nessa militancia especificamente eu nao atuo mais.  Eu esgotei.

    De qualquer maneira:  a “difusao” de 15 por cento do eleitorado NAO eh acidental.  Ela eh construida na sociedade brasileira e requer, como em todo caso de autismo, repeticao apos repeticao apos repeticao, ininterruptamente, sem parar um segundo.

    Isso eu nao vou fazer:  que se fodam os brasileiros e sua eleicao se for o caso, esse “trabalho” esta abaixo de mim -e isso vai ate mesmo pro PT e Dilma.  Minha militancia custa mais caro.

    Nao, nao eh so a “populacao brasileira” que tem essa “propriedade autista” pois ela eh cultural.  Ela eh arquitetada intencionalmente em neo-evangelicos, por exemplo, e pode ate mesmo destruir um pais inteiro.

    Sim, a “educacao” evangelica aumentou esses casos de autismo.  Nao eh minha area e eu me recuso a fazer esse “trabalhinho” de merda:  eu ja fiz isso e nao vai haver reprise.  Eu NAO sei mais lidar com gente que so consegue entender uma unica sentenca de um texto inteiro.

    Como ja dizia o dialogo do filme…  Indiana Jones:  “SNAKES”;  acompanhante:  “YOU go fast, Indy”.  Seu trabalho, brasileiros, nao meu.)

    1. Caro mineiro de Union

      Não sei se vc se naturalizou, se tem um green card sem dupla nacionalidade, se tem filhos (acho que sim)…

      Mas don´t forget que os amigos que aqui estão, em sua maioria, os têm.

      I´m shure you don´t.

  21. parabés pelo ótimo  post
    é

    parabés pelo ótimo  post

    é por aí….

    lutar,

    lutar

    e lutar

    para salvar gerações e geraçaões

    que sofrerão  mais esse impacto de um tneonliberalismo financeirizante

    travestido de nova política,

    o que já está se fazendo na europa, com resultados devastadore para o crescimento e o emprego da maioria dos países daquele continente. .

  22. É um desafio lidar com esse

    É um desafio lidar com esse eleitor… A vontade que dá é só dizer vote e, depois, bem feito, como disse um artigo aqui. É muito cansativo lidar com o eleitor refratário ao PT, seja por lavagem midiática, seja por superioridade moral, mesmo aqueles com boas causas.

    Esses eleitores, basicamente, acham que votar é ser juiz, onde avaliam o candidato que melhor se apresenta frente a mídia, na propaganda, na rede social… E há aqueles com alguma mágoa pelo o que o PT deixou de fazer, seja pela desconsideração a uma causa civil, social ou trabalhista. Eu identifiquei, em conversas na vida real e na postagens na internet, o movimento LGBT, os simpatizantes do movimento indígena (mais que o ambientalista) e os professores federais cujas reivindicações de greve foram negociadas contra o esperado.

    Não é questão de contestar o que reivindicam esses grupos, mas, também, não se pode encarar a democracia com uma visão romantizada, em que o que é legítimo sempre será estabelecido, sem disputa. Isso é o fim da história, que Marina e a direita quer que acreditamos que ocorreu, mas não é a verdade. Democracia requer dialética, seja com quem for e é preciso que todos estejam dispostos a lutar. Por isso, não acho que o voto que estejam dando ou negando seja baseado em um julgamento do que é coerente com o que defendem, apenas é uma retaliação pelo o que não conseguiram, na disputa democrática. Tudo, menos o PT.

    Por isso, acho que será, mesmo, meio didático as pessoas com boas causas verem como se dá um governo realmente desvinculado dessas causas no contexto político atual do país. Hoje, com twitter, facebook, blog e google, qualquer um pode se informar e ser ativista e se posicionar contra um governo. Será importante ver essas pessoas descobrirem como se faz política, para além de memes, blogs, palestras e marchas.

    Acompanho o twitter, como observadora, que detesto a discussão moralista da internet. Vi surgir e minguar inúmeras polêmicas sobre direitos civis no último ano. Causa LGBT, feminista, etc. Com exceção de Jean Wyllis e Douglas Belchior (muito embora o movimento negro há anos lute já dentro do congresso e já tenha conseguido enormes conquistas), acho que não vi qualquer articulação das pessoas que dominam essa ferramenta de comunicação para eleger um número expressivo de representantes do legislativo dessas causas. A mobilização tende a ser extrair de um presidenciável um compromisso que muitos admitem que será vazio, mas que, depois, poderá ser cobrado e lamentado. É a tática mamãe-disse-que-podia…

    Nas conversas cotidianas dá para perceber que alguns mudariam de ideia com algum esforço nosso, mas é muito frustante ver que gente com tanta informação a disposição tende, ainda, a se pautar pela manada…

  23. sigo confiante…

    há sempre uma parte contra e outra a favor da continuação de qualquer governo

    podemos induzir qualquer pessoa a ser contra, com mentiras, acusações e promessas descabidas

    mas ser a favor, só governando bem, melhorando a vida dela

    1. Esfinge está certíssimo, bela sacada, parabéns…

      e deve saber muito bem que eleitores difusos sempre existiram e muito mais por indução do que por qualquer outra coisa…………………………………é internet a repetir velha mídia

      acredito que engana-se quem pensa que nosso povo segue manada

      hoje, pelas conquistas a partir de Lula, diante de qualquer sugestão ele tenta compreendê-la antes de decidir se aceita ou não

      hoje nosso povo é outro

  24. Voto no PT

    Esfinge,

    Hoje na barbearia, conversa vai, conversa vem, vem a eleição!

    Perguntei, em quem voce vota amigo?

    Em qualquer um, menos no PT!

    Perguntei, porque?

    Silêncio!

    Insisto, porque?

    Respondeu meio fechado, Petrobras! Pasadena, uma corrupção!

    Amigo, a compra de Pasadena foi um bom negócio na época, entretanto veio a crise mundial, tornou-se um mal negócio, acontece isto com empresas!

    Hoje é um bom negócio, teve um lucro, no segundo trimestre, de U$75mi, se continuar assim, terá U$300mi por ano, em cinco anos U$1,500bi, pagará o investimento e deixará saldo!

    Não disse nada, não questionou minhas contas!

    Perguntei mais, você é contra o financiamento privado de campanhas?

    Sou, respondeu!

    Lhe disse, faz parte do programa do PT, veja que o partido não é tão ruim assim!

    Silenciou, demorou um pouco,…e foi embora!

      

     

    1. Voto no PT

      Voto na Dima!!!! Muito lúcido seu comentário. A Falta de visão política, de estudo, de pesquisa…e as Marias vão com as outras, leva as pessoas a pensarem que foi o PT que inventou a corrupção; e  se esquecem ou / não sabem , por fala de conhecimento que ha mais de 500 anos que a  política brasileira e seus respectivos representantes se encontram na CULTURA da corrupção…  e  se esquecem que foi justamento na entrada do PT , que começamos a ” engatinhar ” no processo democrático…então , ” noticias é o que não faltam sejam elas verdadeiras ou não…para desconstruir esta culura, será preciso muito esforços de todos… até lá, é  preciso “enxergar além  do que parece óbvio” …

  25. Excelente postagem

    Percebo que aqui, a maioria dos comentaristas conscientes e bem informados,  estão beirando os 50 anos ou mais. Então nós vivemos aqueles anos tenebrosos da era FHC, de parcos investimentos e muito sacrificio. Não se podia ter nada. Comprar casa propria, pela CEF, era um devaneio. Uma loucura… Então nós sabemos o que significa tudo isso. Os mais jovens não sabem. Acham que o Brasil sempre foi assim,  e que nada foi feito nestes 12 anos. Não adianta mostrar graficos, tabelas, opiniões da ONU ou de qualquer outro organismo internacional. O que eles veem no PT é somente uma coisa: corrupção. Eu confesso que não tenho paciencia para  travar qualquer debate com essa moçada. Eles são ignorantes e cinicos. Incapazes de perceber além das canalhices divulgadas pela midia nos ultimos 10 anos. Incapazes de qualquer reflexão. Não fazem ideia do que os espera caso  Marina e sua trupe ocopem o planalto (toc, toc, toc …)

  26. Boa Esfinge, bela

    Boa Esfinge, bela sintetizada.

    Cabe deixar claro tb que este ódio ao PT e “de tudo que está aí” tem raízes principalmente na campanha midiática sim, mas também, e não deve ser parte pequena, ao preconceito puro e simples da classe média e alta sobre os programas sociais implantados no Brasil (Bolsas, Cotas etc).

    Por outro lado, tem muita burrice tb. E burros são pratos cheio para a manipulação da mídia. Escutar pessoas dizerem que a Bolsa Família de $ 200 faz o cara se acomodar é muita burrice e total falta de noção da realidade.

    Outro dia tirei um sarro de minhas irmãs pq elas odeiam cegamente o PT mas os filhos estão em boas faculdades por conta dos programas lançados pelo Lula (ENEM, FIES, Pronatec etc). Por incrível que pareça, elas me olharam com surpresa, me repudiaram e disseram que eu estava mentindo. Eu ri muito, fazer o que né?

    Eu admito, minha família é preconceituosa… 🙁

    1. A lista é longa

      Mas certamente o preconceito é sim parte (importante) da lista.

      Até daqueles alguns que, depois de subir, passam a desprezar seu próprio passado…

    2. [  Escutar pessoas dizerem

      [  Escutar pessoas dizerem que a Bolsa Família de $ 200 faz o cara se acomodar é muita burrice e total falta de noção da realidade.]  isso é  verade. Assim como também é, como queria oposição, se o salário mínimo for maior do que deve. Pois, especialemente para aposentado, vai-se pagar para um vagabundo mais do que o trabalho dele merece

  27. Muitos de nós aqui falam,

    Muitos de nós aqui falam, faltou comunicação ao Governo! Faço um desafio aqui: quem de nós sabe ou procurou saber que existe uma televisão pública? Eu mesmo respondo; quase nenhum de nós. O que faltou foi um melhor acompanhamento e uma maior variedade na distribuibuição de verbas para a publicidade oficial.

    Quem assiste formula um, vê logo que a Petrobrás é uma das principais patrocinadoras dessa categoria.

    Quem mais apanha da globo? Tinha que tirar a propaganda de lá na mesma hora! Sou adepto de que quem paga a banda, escolhe a música! Porra! aí, no auge da Refinaria de Pasadena, a globo metendo o pau, vc sintoniza o sporttv, e lá a Petrobrás fazendo propaganda da gasolina nova, puta que o pariu.

    Outro dia, abro o Jornal A Tarde aqui da Bahia, ,jornal esse, que eu quando aluno do curso de  radialista lá no CEFET, atual Ifba, fui fazer campanha para salvá-lo do fechamento, já que o Governo do Estado da Bahia (Sr Paulo Souto)o asfixiou com a falta de verbas  de publicidade do Estado, que era prat icamente injetada toda na rede Bahia (grupo de acm),de um jeito que o referido jornal demitiu praticamente todo o seu quadro. (jJustiça seja feita, A hj candidata ao Governo do Estado, Lídice da Mata, foi uma das que se engajaram nessa campanha). Vejo lá na 1ª página um editorial assinado pelo Sr Renato Simões, chamado de “Triângulo da Bermudas” dia 17/08/2014, em que ele termina com essa peróla: A queda do avião em Santos foi a queda de um quadro inestimável para o futuro desse País, tão carente de figuras de cunho moral próximas ao Poder Público, para se contrapor à atuação dos “mensaleiros””.. Na mesma hora, peguei o telefone e cancelei a assinatura do outrora jornal que a favor de quem havia brigado. 

    Essa semana, recebo uma ligação, por acaso, minha filha de 9 anos de idade, passou dizendo: Pai, o correio quer falar com você. Atendo pensando tratar-se dos Correios e Telegrafos. Uma voz insiste muito para que eu faça uma assinatura do jornal Correio(rede Bahia) recuso educadamente uma duas, tres, quatro ou mais vezes, como ela insiste, eu educadamente revelo que dessa familia e da abril, aqui em casa não entra.

    PS; se quiserem verificar, consultem a Senadora Lídice Da Mata, à época deputada Federal pelo PC do B da Bahia. Se não me engano!

     

  28. E alternância de visão de Estado social vs estado neoliberal

    quaisquer 4 anos de destruição conservadora (já somam cerca de 5 séculos) causa estragos

    Sim, não se trata de problema de alternância do poder como apregoam por ai. Mais do que isso, é alternância de visão de Estado: Estado social vs Estado neoliberal: A substituição de um projeto que tem dado certo com Dilma por um que já experimentamos na década de 90, o do estado mínimo para o povão e máximo para os banqueiros cujos respresentantes são Aécio e Marina, simples assim. 

    Recordar é viver:

    domingo, 18 de julho de 2010

     

    BRESSER-PEREIRA: “MENINOS TOLOS” [FHC E OS DEMOTUCANOS]

     Luiz Carlos Bresser-Pereira 

    “O menino tolo 

    Só um bobo dá a estrangeiros serviços públicos como as telefonias fixa e móvel [como fizeram os demotucanos no poder, no governo FHC] 

    JOÃO É DONO de um jogo de armar. Dois meninos mais velhos e mais espertos, Gonçalo e Manuel, persuadem João a trocar o seu belo jogo por um pirulito.

    Feita a troca, e comido o pirulito, João fica olhando Gonçalo e Manoel, primeiro, se divertirem com o jogo de armar, e, depois, montarem uma briga para ver quem fica o único dono. Alguma semelhança entre essa estoriazinha e a realidade?

    Não é preciso muita imaginação para descobrir. João é o Brasil que abriu a telefonia fixa e a celular para estrangeiros. Gonçalo é a Espanha e sua Telefônica, Manuel é Portugal e a Portugal Telecom; os dois se engalfinham diante da oferta “irrecusável” da Telefônica para assumir o controle da Vivo, hoje partilhado por ela com os portugueses.

    Mas por que eu estou chamando o Brasil de menino bobo? Porque só um tolo entrega a empresas estrangeiras serviços públicos, como são a telefonia fixa e a móvel, que garantem a seus proprietários uma renda permanente e segura.

    No caso da telefonia fixa, a privatização é inaceitável porque se trata de monopólio natural. No caso da telefonia móvel, há alguma competição, de forma que a privatização é bem-vinda, mas nunca para estrangeiros.

    Estou, portanto, pensando em termos do “condenável” nacionalismo econômico cuja melhor justificação está no interesse que foi demonstrado pelos governos da Espanha e de Portugal.

    O governo espanhol, nos anos 90, aproveitou a hegemonia neoliberal da época para subsidiar de várias maneiras suas empresas a comprarem os serviços públicos que estavam então sendo privatizados. Foram bem-sucedidos nessa tarefa.

    Neste caso, foram os espanhóis os nacionalistas, enquanto os latino-americanos, inclusive os brasileiros, foram os colonialistas, ou os tolos.

    Agora, quando a espanhola Telefônica faz uma oferta pelas ações da Vivo de propriedade da Portugal Telecom, o governo português entra no jogo e proíbe a transação.

    A União Europeia já considerou ilegal essa atitude, mas o que importa aqui é que, neste caso, os nacionalistas são os portugueses que sabem como um serviço público é uma pepineira, e não querem que seu país a perca.

    O menino tolo é o Brasil, que vê o nacionalismo econômico dos portugueses e dos espanhóis e, neste caso, nada tem a fazer senão honrar os contratos que assinou.

    Vamos um dia ficar espertos novamente? Creio que sim. Nestes últimos anos, o governo brasileiro começou a reaprender, e está tratando de dar apoio a suas empresas.

    Para horror dos liberais locais, está ajudando a criar campeões nacionais. Ou seja, está fazendo exatamente a mesma coisa que fazem os países ricos, que, apesar de seu propalado liberalismo, também não têm dúvida em defender suas empresas nacionais.

    Se o setor econômico da empresa é altamente competitivo, não há razão para uma política dessa natureza. Quando, porém, o mercado é controlado por poucas empresas, ou, no caso dos serviços públicos, quando é monopolista ou quase monopolista, não faz sentido para um país pagar ao outro uma renda permanente ao fazer concessões públicas a empresas estrangeiras.

    A briga entre espanhóis e portugueses pela Vivo é uma confirmação do que estou afirmando.”

    FONTE: escrito por Luiz Carlos Bresser-Pereira e publicado hoje (18/07) na Folha de São Paulo [título e entre colchetes colocados por este blog].

    http://democraciapolitica.blogspot.com.br/2010/07/bresser-pereira-meninos-tolos-fhc-e-os.html

  29. O Ódio Cega…

    Nassif: dia desses me disse um amigo que no governo atual só dá ladrões. Companheiro de muita estrada rodada juntos, puxei-o pelo braço e lembrei, só para estas 3 últimas décadas, de quantas roubalheiras tivemos notícia e que acabaram e pizza. Não contestou nenhuma.

    Então, conclui que entre os ladrões do presente e os do passado, fico com o governo atual, que pode ter muitos defeitos, mas que não se pode chama-lo de ladrão.

    Aliás, está ele empenhado, e disto ninguém contradiz, em prender os ladrões do presente e garantir que os do passado, que estão ansiosos para retomar (por assalto) o poder, não voltem jamais.

    Saiu cabisbaixo, com um sorriso maroto de quem perdeu aquela batalha, mas não a luta para ver longe do governo o PT, por quem nutre verdadeira fobia. Esquece, ou não quer enchergar, que o problemas são os ladrões, não o governo ou a sigla.

    Lembrei de Marina e Erundina, agora reunidas no mesmo sentimento de ódio contra Lula, esquecendo-se, ambas, de princípios e verdades sociais, superiores a nossa simples existência humana.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador