O fenômeno Marina visto do comitê de Aécio

Assim como no PT, no comitê nacional de Aécio Neves há o mesmo aturdimento em relação ao fenômeno Marina Silva. Todos querendo entender e, principalmente, tentando avaliar até onde irá o fenômeno Marina.

Na disputa PT x PSDB, Minas Gerais cumpre papel central.

Se o PSDB perde a disputa nacional e em Minas, no máximo restará São Paulo e Paraná para o partido. E o governador Geraldo Alckmin não é nem de longe o caudatário dos princípios do partido. Praticamente, desaparece o PSDB.

Por outro lado, se o PT perder a presidência e o governo de Minas, praticamente será alijado da política nacional, porque as pesquisas indicam escassas possibilidades de vitória em todos os demais estados.

É uma situação única, desde a eleição de Fernando Collor em 1989.

Na avaliação dos aecistas, Marina passou a cavalgar a onda anti-petista nacional.

Até a morte de Eduardo Campos, esse antipetismo estava concentrado em Aécio, mas ainda sem perspectivas de garantir o segundo turno. No comitê de Aécio torcia-se pelo crescimento de Campos, para chegar ao segundo turno.

Quando estava começando a caminhada para o segundo turno, a morte de Eduardo Campos virou o cenário político de pernas para o ar. Marina passou a encarnar o sentimento anti-PT em todo o país, com componentes novos comprometendo todas as estratégias de todos os partidos.

As pesquisas qualitativas do PSDB, por exemplo, têm notado um componente inédito: a ideia de que Marina não entrou no avião acidentado graças à providência divina. É uma sensação que surge não apenas entre evangélicos e pessoas de menor renda, mas entre católicos e pessoas de maior renda.

Primeiro grande baque é digressão do voto útil contra PT. Começa-se a falar em vitória de Marina no primeiro turno. No comitê de Aécio acredita-se que Dilma esteja montada em um percentual histórico de votos do PT que tornará o segundo turno inevitável. Mesmo assim, o simples fato de surgir a dúvida mostra o ponto a que se chegou a ameaça Marina.

Outro ponto que tem incomodado os aecistas é o que consideram tratamento benevolente da mídia às derrapadas de campanha: o avião de Campos e os cachês para palestras de Marina. Entre eles há a sensação de fim do pacto com os grupos de mídia. Um porta-voz de Aécio indagava se haveria a mesma consideração da mídia se os suspeitos fossem do PSDB ou do PT. Todos seriam obrigados a indicar os patrocinadores.

Consideram um grande desafio a desconstrução de Marina. Sua constituição frágil, seu próprio estilo de se autovitimizar constituem-se um risco para campanhas mais agressivas. E seus defeitos maiores – a facilidade com que muda de opinião, por exemplo – são mais difíceis de transmitir através do horário gratuito.

O caso de Minas

A entrada de Marina desmontou todos os raciocínios da campanha, inclusive em Minas.

Agindo na frente nacional, Aécio descuidou-se de Minas. O tempo que passou afastado do estado, no Senado e na campanha, acabou afetando a posição do PSDB.

Além disso, entrou uma equipe nova na campanha e Pimenta da Veiga, com nova abordagem diferente da abordagem original de Aécio. Durante doze meses, havia homogeneidade nas propostas e na forma de comunicação. A equipe de Pimenta da Veiga mudou o discurso.

Além disso houve um curto-circuito na cabeça dos eleitores, que torna a campanha totalmente atípica, segundo o comitê.

O candidato do PT, Fernando Pimentel, faz uma campanha totalmente dissociada da imagem do partido. Utiliza a cor azul, menciona mais sua condição de ex-prefeito do que a de ex-Ministro. E quando menciona a de ex-Ministro, não informa que foi do governo Dilma.

Segundo o comitê de Aécio, a coincidência de sobrenomes – o candidato do PSDB é Pimenta da Veiga – contribui para a confusão dos eleitores.

O resultado final é que o voto anti-PT do estado foi para Marina, enquanto seu candidato ao governo não tem mais que 2% das intenções de voto.

Pelas pesquisas do PSDB, Aécio está com poucos pontos à frente de Dilma, muito menos do que esperava.

Luis Nassif

164 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se o PT está mal das pernas é

    Se o PT está mal das pernas é tambem por erros que cometeu, o partido se acomodou e atraiu gente que só quer ficar perto das benesses do poder, virou um partido comum, principalmente no governo Dilma; agora uma coisa me espanta: ninguem vai reclamar dessa propaganda exdruxula do tse? O que o tse tem que se importar em quem o eleitor vai votar? E ainda afirmar que o eleitor poderá ter vergonha depois por ter votado em algum candidato? O tse deveria se preocupar em informar quando e como o eleitor pode votar, deveria cuidar de informalções de utilidade publica afinal é dinheiro do contribuinte que paga essas propagandas e não dar juízo de valor para o eleitor, o voto é livre, se esquecem disso; espantoso nenhum partido ou organismo de cidadania reclamar disso. 

    1. A campanha alerta para o fato

      A campanha alerta para o fato do eleitor ser responsável pelo seu voto. É verdade isso; pergunte a qq petista, simpatizante ou eleitor do partido se não precisa passar 24h por dia explicando seu voto e defendendo sua opção. Acho muito válida essa campanha, sobretudo, num momento em que as pessoas parecem estar levando uma eleição para Presidente da República na galhofa. Não é o nervosinho de cada um que está em jogo; é o destino de um país com 202 milhões de habitantes. Ou seja, não dá para o sujeito votar de qq jeito e depois começar pô,cara… que droga, aê… Ser tratado como adultos que somos é sinal respeito.

      1. Desculpe colega, o voto é

        Desculpe colega, o voto é livre, é o eleitor e sua consciencia e não é o tse quem tem que dizer se o cidadão vai ou não se arrepnder e ter vergonha no futuro, deveriam se preocupar com a desinformação do eleitor, me lembro que teve uma eleição passada que não sabiam quais documentos levar para votar, em outra vi gente pegando santinhos na rua e votando em qualquer um por que se tinha a informação, errada, que tinha que se ter um cadidato a deputado senão todo o seu voto seria nulo, e não era; o tse deveria se importar com a utilidade publica e não com essas propagandas que não acrescentam ou informam nada, afinal é com os varios tipos de pessoas que estão tratando.

      2. A campanha alerta para o fato

        Votei no PT e não tenho que me explicar não. Se fosse assim os eleitores do PSDB em São Paulo tb teriam que se explicar, pois corrupção não falta aqui

        1. Eu votei no Alckmin

          Sim, eu votei no Alckmin porque quem concorria com ele era o Mercadante – aquele gênio do Senado (à época daquela eleição)… Aqui no Estado de São Paulo, essa história de ficar dando esmola de forma permanente não cola: no primeiro semestre de um curso de Administração o aluno aprende que juntamente com uma ação corretiva deve vir uma ação preventiva. Onde está a ação preventiva do Bolsa Família? Estão qualificando os beneficiários do programa? Além do que a história de São Paulo foi construída com muita iniciativa privada, com gente que vinha para cá para trabalhar e conquistar suas coisas, em vez de ficar esperando que tudo seja dado pelo governo.

        2. Pois é… Mas vc tá com sorte

          Pois é… Mas vc tá com sorte pq a maior parte dos que eu conheço tem que aturar todo o tipo de provocação e acusações  por conta do antipetismo criado pelos meios de comunicação.

    2. Big Brother Brasília, Pode Isso?

      Desavisanaldo, deixe de ser ridículo. Está com mêdo de que? Que os eleitores descubram-se eleitores e não torcedores de Big Brother? Vá se informar como foram as campanhas do TSE em 2006 e 2010 com a subrepticidade do presidente do TSE de então e depois volta para discutirmos o assunto.  

  2. Pimentel será eleito

    Pimentel será eleito governador aqui em MG, há um cansaço do material do PSDB por aqui, sobretudo nas ruas da Grande BH é o que se ouve.

    O mesmo desejo mudancista que levará Marina ao poder em outubro colocará Fernando Pimentel no Palácio da Liberdade a partir de 2015.

    Agora, não sei como o Pimentel conseguirá arranjar cargos comissionados para os mais de 22.000 companheiros que ficarão sem emprego em Brasília a partir de janeiro…

  3. A desconstrução de Marina por

    A desconstrução de Marina por Aécio não pode ser feita pela política econômica que ela pretende adotar, visto que é uma cópia daquela que ele propôs. Terá que ser pela inconsistência de sua palavra, das contradições da imagem de nova política que se choca com seu passado, com o dinheiro que ela ganhou nas palestras e sua renda declarada à receita e, mais importante, o caso do avião. Com o avião, pode-se desmontar a imagem da política nova e colocar a chapa em perigo frente à justiça eleitoral, sem o perigo dela se autovitimizar. Se ele começar a desconstrução na mídia mineira, o efeito vai se alastrar pelo restante do país. 

  4. Nassif é um cabo eleitoral de

    Nassif é um cabo eleitoral de peso.

    Será que vai aparecer nos palanques com Marina?

    Aécio está sendo rejeitado pelo mercado financeiro, tanto que está prometendo até inflaçao zero.

    Política é uma coisa muito dinâmica, muda toda hora.

  5. Independentemente de Marina,

    Independentemente de Marina, Aécio ou Dilma, este blog está se portando como a Regina Duarte em 2002. “Eu tenho medo…”

      1. Quando me referi ao blog, o

        Quando me referi ao blog, o fiz de maneira incorreta. Quis dizer aos comentários do blog, não à sua visão, Nassif. Os posts que analisam de forma isenta a situação são atacados justamente por não ter uma visão “dilmista”.

         

        O que mais vejo nos comentários é um “e agora? todos os progressos serão perdidos. os avanços, a estabilidade, os brics, etc”. Não é o mesmo tom do papelzinho sujo feito por Regina Duarte?

      2. Em 1989 todas pessoas de bom
        Em 1989 todas pessoas de bom senso vislumbraram o que viria pela frente, e tenho a mesma sensação hoje, caso as pesquisas se confirmem nas urnas. Marina com certeza não é um Collor, mas é interessante como vemos uma potencial crise política das mais bravas se desdenhando no futuro( se as urnas confirmarem as pesquisas). Pessoalmente acho que Marina não seja eleita, justamente pelas fragilidades de sua base de apoio político.

    1. Só não tem medo os

      Só não tem medo os irresponsáveis, que acreditam na mistura: Marina + banqueiros. Ela s/ conhecimento algum do Brasil e a realidade  de governar um país como o nosso,  eles com muito conhecimento de como ganhar dinheiro.

  6. PT é maldição ?

    Colhido do texto:

    “…Marina passou a cavalgar a onda anti-petista nacional.”

    “Marina passou a encarnar o sentimento anti-PT em todo o país”

    “Primeiro grande baque é digressão do voto útil contra PT”

    Estou no blog errado ?

    1. Nao. Você está em um blog

      Nao. Você está em um blog jornalistico que, quando entrevista alguém, reproduz o que o entrevistado disse sem entrar em juízo de valor.

  7. Os jornais de hoje aqui na Argentina..

    Nem o Clarín enxerga com bons olhos a candidata, chamada por eles em uma matéria de candidata pop star, e ainda comparada a Collor e Menem (politc. economica) ; e o Pagina 12 diz ser ela uma estranha combinaçao evangelista-ecológica. E o Clarín ainda titulou a matéria dizendo que seu plano de governo é conservador. Até o Clarín, meus caros! É. O Brasil tá perdido se cair nas mãos da moça. 

    1. NÃO PODEMOS ENTRAR NO BBB QUE ELES DESEJAM. É GELADA!

      Aí está o equivoco que poderá eleger a Marineca, o problema não é “se cair nas mãos da moça” e sim nas mãos das forças que conduzirão de fato o governo da moça.

      O Brasil apesar dos trocentos partidos, tem na realidade apenas duas forças disputando o poder, as convergentes ao PT, que conseguiu macunaímamente ganhar o poder enfiando uma cunha no status quo, através de uso das “armas” criadas pela outra força, a dos convergentes da Casa Grande, para manter-se no poder de Cabral até 2002, atraindo segmentos políticos à campanha e ao governo de coalizão, reunindo recursos conforme a prática política estabelecida e começando espertamente a reformar o Brasil, um passo, após o outro. A reação veio, com a mídia monopolista assumindo-se partido e a justiça da ordem maçonica tolhendo o uso das “armas” através da ilegalidade seletiva e tirando de combate o grande estrategista e líderes do partido.

      Agora chegou a hora da onça beber água e para não entregar o balde cheio para os sanguessugas do povo brasileiro, é necessário politizar urgente a campanha, escancarar que com o sumiço do Aécio, clareou restarem as duas reais alternativas, a dos que estão com Dilma e com que ela representa e a dos que estão com Marineca para defender o que eles representam e não o que a Marineca pensa que representa. Para completar, botar mais que depressa o marqueteiro oráculo sob o comando do Franklin Martins e encentivar a militância a aumentar a importância das consequências da escolha na discussão política, 36 horas por dia e depois correr para os abraços, quando outubro vier.         

  8. A autosuficiência

    A autosuficiência (PREPOTÊNCIA) de Dilma e sua área de comunicação social (Helena Chagas, Trautman e Bernardo Plim Plim, entrarão para a história como peças fundamentais por levar o nosso Brasil de volta ao século XXI, de 5ª economia mundial,  para o obscurantismo e atraso de um país com mesmo nível de pobreza do século XIX ( Direitos sociais inexistentes e dependência completa do império norte-americano .

    JAMAIS PERDOAREI OS QUE COMETERÃO ESTE CRIME POR AÇÃO OU CUMPLICIDADE !!

    1. Falando em Helena

      Falando em Helena Chagas….Até hoje encontro dezenas de pessoas que acreditam que a organização da Copa 2014 foi um fracasso e que causou um desastre econômico ao Brasil .

      Aliás, dizem que ela anda muito feliz assessorando o Paulo Skaf, o PMDBesta que entrou na justiça para que o Prefeito Haddad não democratizasse a cobrança do IPTU na Cidade de São Paulo .

      É ISTO AÍ QUE FICOU DURANTE TRÊS ANOS CUIDANDO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DO GOVERNO DILMA !!!!!

       

    2. Assino em baixo

      Já venho falando isso há muito tempo. E sempre falei: se a Dilma perder vai ser para ela mesmo e para o PT, pois a incompetência no campo das comunicações é astronômica. Agora a Dilma, o PT e o Lula estão colhendo. E mesmo sem a more do Eduardo Campos, o PIG com certeza teria uma outra bala de prata. Se a Marina Itaú ganhar o PT já era, pois será mais um partido de nanicos porque a direita com a Marina Itaú vai vir com gosto. Os EUA agradece. Até agora o PT é um partido de frouxos. Depois vai ser um partido de nanicos FDP.

    3. Isso diz tudo, Antonio Carlos

      Bem que tentamos alertar o governo aqui nesse espaço.  O erro desse governo foi manter esses aí na área de comunicação.  

      Quando busco informações aprofundadas sobre obras, programas e políticas do governo, fico impressionada com tudo que foi feito, e que de total desconhecimento da quase totalidade dos brasileiros.

  9. Com a vitória de Marina e a

    Com a vitória de Marina e a política econônica batendo na renda e emprego, como foi no tempo de FHC, há um componente que não havia no tempo deste: as manifestações de rua. Será que a mídia conseguirá vender a idéia com ela na presidência que está tudo maravilhoso e segurar uma nova onda de reinvidicações?

  10. O emburrecimento geral

    Quando leio certos comentários me espanto com o nível de raciocínio de nossa sociedade. Esquecem que a matéria se trata de expor a visão do comitê de Aécio? Tá lá no título! E dá prá negar que exista um sentimento anti-pt? Patrocinado ou não, justo ou não, para mim é evidente que existe. Agora, o clima não é exatamente o mesmo de 2010 para Marina. Naquela eleição meus alunos estavam como abelhas em cima de mel e hoje vejo muitos criticando-a fortemente. Se não for possível desconstrir o discurso dúbio e apontar as inconsistências, ela ganhará facilmente. Ainda tem muito chão nessa estrada, mas exigirá muita competênci de quem quiser segurar essa onda.

  11. Em um eventual segundo turno o confronto será diferente

    A maior parte da grande mídia está numa sinuca de bico, se deixar como está verá  seu candidato sofrer uma derrota estrondosa nestas eleições, mas se atacar Marina Silva, é enorme as chances da Presidenta Dilma vencer as eleições no primeiro turno, se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    A transformação de Marina Silva de fenômeno para onda, dependerá das escolhas a serem feitas pela maior parte da grande mídia, ou ainda de uma maior percepção por parte do eleitorado de que dificilmente Marina Silva conseguirá negociar com maior parte do novo congresso.

    Em um eventual segundo torno o confronto é direto, principalmente das propostas de governo, além disso a maior parte do eleitorado fica mais atenta, já que a disputa se resume a duas candidatas e duas propostas de governo, onde fica mais fácil avaliar os riscos das escolhas.

    Além de carregar a herança maldita de FHC(o inferno da recessão e do desemprego), o PSDB não conseguiu nestes 12 anos, apresentar um discurso e programa alternativo de governo, o que certamente favoreceu as condições para o surgimento de Marina Silva nestas eleições, apesar do grande apoio que o PSDB vem recebendo da maior parte da grande mídia.

    Apesar de ficar fora dos principais governos estaduais em caso de derrota nesta eleições, o PT ainda terá Lula como principal liderança no Brasil, e pode se constituir como principal alternativa de governo nas próximas eleições.

    Os demais partidos não terão uma liderança nacional e dependerão de governos estaduais para construir uma alternativa de governo.

    Hoje o Brasil tem quatro liderança nacionais, Lula do PT, a Presidenta Dilma(que terá forças renovadas em caso de fracasso do Governo Marina Silva), Marina Silva e qualquer candidato indicado por Lula do PT.

  12. Desconstrução

    Mas, para que descontruir um candidato. Porquê não construir pontes e criar emaptia com o eletorado baseado no que tem de melhor.

    Por isso que a Marina está melhorando nas pesquisas, porquê enquanto os candidatos pensam em descontruir, ela pensa em pelo menso dizer o que quer fazer.

    Simples assim…

    Que Dilma e Aécio digam o que fizeram, como fizeram e seus resultados e deixem o eleitor dizer quem mereçe seu voto.

  13. Aqui tem um prato cheio para

    Aqui tem um prato cheio para o pessoal do Aécio, pois a Marina adota o mesmo comportamento que levou a correta queda do Palocci do cargo de ministro em 2011.

    Resta saber como a Marina vai lidar com a situação. Vai ser transparente arcando com eventuais multas que tais contratos implicariam, como deveria um candidato ao cargo máximo da república, ou vai alegar que a defesa dos clientes é o que realmente importa?

    O fato é que a cada dia que passa, mais frágil vai ficando esse castelo de cartas marcadas chamado “nova política”.

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/151914/Silêncio-de-Marina-sobre-clientes-lembra-Palocci.htm

     Neste domingo, a Folha de S. Paulo revelou a existência de outra empresa: a M. O. M. da S. V. de Lima, que tem as iniciais de Marina Silva e comercializa suas palestras. Em três anos, Marina ganhou R$ 1,6 milhão de clientes que pagaram para ouvi-la. No entanto, a ex-senadora, que concorre à presidência da República pelo Partido Socialista Brasileiro, decidiu usar o mesmo argumento de Antônio Palocci em 2011 e omitir a identidade de seus clientes, alegando que os contratos possuem cláusulas de confidencialidade.

     

  14. PODIA TER NOS POUPADO DESSA, NASSIF

    PODIA TER NOS POUPADO DESSA, NASSIF

    O Nassif nos informa que um porta-voz de Aécio indaga se haveria a mesma consideração da mídia (com a podridão no uso e compra do avião da providência divina) se os suspeitos fossem do PSDB.

    Oh, mídia cruel, perseguidora de tucaninhos. Oh dó!

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=Nq0GP4yQup4 width:400 height:300 align:left]

     

     

  15. Existe risco de Marina ganhar no primeiro turno sim

    Isso é uma hipótese aventada inclusive pelos próprios petistas. Com o naufrágio da candidatura de Aécio Neves, pode haver migração em massa para a candidatura Marina (voto útil anti-petista). E a campanha de Dilma falando que Marina é mais do PSDB, isso só vai ajudar nessa migração (ou seja, a campanha de Dilma faz campanha para Marina, por via oblíqua, mas não percebe isso, incrivelmente).

    O fato é o seguinte: O PT se preparou para uma reedição da polarização contra o PSDB nas eleições deste ano. Toda a campanha foi montada para enfrentar isso. Como a polarização não se mostrou uma realidade, o PT não tem estratégia de campanha nem conseguirá criar uma em cima da hora, segundo indicam todas as evidências. Os vícios da polarização não permitem. Eles só sabem fazer campanha eleitoral dentro do antagonismo que existia na polarização.

    Nesse quadro, Marina só se fortalece cada vez mais e sua vitória é cada vez mais uma realidade.

    Dilma só ganhará essa eleição com uma mudança radical na estratégia de campanha e desde que consiga sustentar uma imagem de que será a única a garantir a estabilidade e o crescimento que promete. Se nada disso for feito, se a campanha não mudar, conquistando novos votos, hoje algo cada vez mais difícil, pois o eleitorado indeciso tende a votar em Marina, se o eleitorado não acreditar mais que o PT tem algo positivo a oferecer ao país como promete, Marina será a próxima presidente da república.

    Aécio só irá cair nas pesquisas nos próximos dias. Sua candidatura é absolutamente desgastada e sem chances. Marina ocupou o lugar dele na eleição presidencial. O que torna a vitória de Dilma cada vez mais difícil é, principalmente, a necessidade de ganhar votos que momentaneamente estão migrando para Marina. Não tem o discurso adequado para isso, porque tem a mente voltada para a polarização com o PSDB. E o eleitor que precisa ser conquistado é refratário a isso, quer outra coisa.

    A pergunta é: o PT tem a oferecer o que esse eleitor cansado da polarização deseja?

    1. Dilma

      Acredito nos fundamentos do PT,semprevotei nos seus candidatos,tenho em mente que o mensalão não é invesão do PT,somente modo operante da Democracia,corrupção não aumentou,só foi mais divulgada,mas o pais tomou outro rumo,

      estamos deixando  de ser uma simples colonia e passar a ser um lider e com um peso maior no mundo moderno ,a candidata Marina e falso,ficou guardada durante 4 anos sem demonstrar suas opniões e nem ficou a frente dos movimentos de junho/2013.Se tivesse liderado estes movimentos sera que teriamos a morte do jornalista no Rio.

      Logicamente estes movimentos foram e sãofinanciados por ONGS externas para desestabilizar governos,este modelo

      já foi usado no Egito,Ucrania e Libia e os resultados foram um desestre.

      pela primeira vez estou saindo em defesa deste governo falando do que foi feito e que pode ser feito,não vou votar apenas ,vou espor o que eu penso,não podemos cometer este erro.

      Em resumo sou cabo eleitoral de Dilma,mulher de coragem,e que não muda ao sabor do vento e que não trai seus pares.

    2. Alessandre, concordo com

      Alessandre, concordo com você, alias o PT não é nada, eles apostavam em Aécio, pois sabiam que ela atropelaria ele no primeiro debate do segundo turno. Mas em conversa com amigos e muitos em todos os lugares que tenho ido, muita gente que votou no PT, não vota mais, o crescimento de Marina é significativo nesse sentido, pois muita gente já percebeu e uma grande maioria que trabalha que esta pagando para vagabundo receber o bolsa familia sem trabalhar e isso ninguém aguenta, até o otário que votava segamente neles percebeu que eles eram massa manobra e um dia a mascara caiu. Então Vamos de MARINA PARA A VITÓRIO E DERROTA DO LULA E SUA TRUPE!

      1. Tobias, vou te dar umas

        Tobias, vou te dar umas dicas:

        Aqui no Nassif essa historieta de que “em todos os lugares que tenho ido, muita gente que votou no PT, não vota mais” é uma das mais manjadas tiradas da trollagem que campeia o espaço amostral dos anti-Dilma;Isso de “muita gente já percebeu e uma grande maioria que trabalha que esta pagando para vagabundo receber o bolsa família”, você pode levar de volta lá para o Tio Rei;Dá um toque no teu fornecedor, esse troço que você tá fumando ou cheirando pode ser de 5ª categoria ou completamente estragado e vencido… você não está tendo um barato, entrou mesmo numa trip pra lá de descontrolada pra dentro da Matrix.

    3. Comentário

      Comentário interessante.

      Conheço muita gente anti-petista que também abominava a Marina, mas agora pensa em votar nela.

      A tática petista de igualar Marina ao PSDB pode ser um tiro no pé. Torna ela mais palatável ao eleitorado simpático ao PSDB.

    4. Complementando:
      Se as

      Complementando:

      Se as pesquisas estiverem corretas, com Marina hoje na frente da Dilma no segundo turno, a esperança de Dilma estaria nos votos do Aécio no primeiro turno.

      É irônico, mas a campanha do PT deveria reforçar as semelhanças entre o próprio PT e o PSDB, e mostrar a Marina como algo distante desses dois partidos. Só assim os eleitores do Aécio poderiam votar na Dilma no segundo turno, por medo de uma Marina radical. Por medo de a Marina ser mais “bolivariana” do que o PT.

      E muitos eleitores do PSDB têm essa dúvida. O problema é que essa mudança de campanha seria algo impensável para os petistas. Imagino que prefiram perder as eleições a ressaltar semelhanças com o PSDB. Até porque no futuro o PT perderia a própria razão de ser, há muito tempo centrada no Fla X Flu com o PSDB.

      1. Em resumo, o PT poderia ir

        Em resumo, o PT poderia ir (mais) para o centro, e isolar a Marina na esquerda. Faria com que o eleitor conservador, principalmente da nova classe média, tivesse medo de uma Marina radical. Ao contrário, o PT tenta empurrar a Marina para a direita, e para isso o próprio PT reforça o que ainda lhe resta de esquerda.

        O que vcs acham que acontece quando um eleitor do Aécio sabe que a Marina é a favor da independência do Banco Central? Pensa: até que ela não é tão esquerdista, dá pra votar nela. Se ela fosse descrita pelo PT como uma radical que iria trazer o bolivarianismo para o Brasil, o eleitor do Aécio votaria na Dilma no segundo turno.

        O quadro está confuso, não?

    5. Pelo contrário!

      Os blogs progressistas ficaram muito apreensivos com essa última pesquisa. Mas eu acredito que ela não reflete a realidade, moro no MS estado que historicamente é de direita, e, aqui, não vejo ninguém falando em votar na Marina, bem diferente de quatro anos atrás quando muitos diziam que votariam nela. Ou seja, hoje a maior parte das pessoas que conheço votam na Dilma (incluindo muitos que não votaram em 2010) e algumas no Aécio. Considero então que a Dilma terá mais votos do que teve em 2010, até porque naquela época poucos daqueles que conheço votaram nela, a maioria votou no Serra e na Marina, situação bem diferente agora. Acho que esta pesquisa foi para esconder um fato: a Dilma está muito próxima de vencer no primeiro turno. Considero que a Marina não faz mais de 20% dos votos, o Aécio não convence e fica entre 15 e 18%, enquanto que a Dilma provavelmente tenha entre 40 e 43%, ou seja, entre 2 e 5% de votos para vencer no primeiro turno, considerando que os nanicos tem entre 3 e 5%, então estamos no limite para vencer no primeiro turno. Por isso o desespero da mídia, sabendo desse fato, fizeram essa pesquisa tentando esconder que na verdade o PT pode vencer ainda no primeiro turno, coisa que nem o Lula conseguiu, mas se a mídia não agisse poderia acontecer. Mas mesmo com toda essa mobilização da mídia, a Dilma ainda pode vencer no primeiro turno, a Marina está longe de convencer enquanto candidata.

      1. Pois eu vejo MUITAS pessoas dizendo que irão votar em Marina

        Nas ruas, nos sites de notícias, nas redes sociais, etc.

        A página de Marina no Facebook tem mais de 1,5 milhão de seguidores: https://www.facebook.com/marinasilva.oficial?fref=ts

        A página de Dilma no Facebook tem pouco mais de 1 milhão (1.001.484 curtidas, atualmente): https://www.facebook.com/SiteDilmaRousseff?fref=ts

        Uma diferença de mais de 50%, portanto.

        Mesmo que a realidade no MS seja a que você descreve, o estado não reflete a realidade do país. As pesquisas do IBOPE, do Datafolha e do CNT podem retratar a atual realidade do eleitorado.

        1. Quero crer que, por questões

          Quero crer que, por questões óbvias, os eleitores de Marina tem mais tempo de estar na internet que os de Dilma.

          Não consigo enxergar os 22 milhões de pessoas que sairam da linha da pobreza, já em condições de seguir páginas da internet.

          Entretanto, é evidente que o cenário mudou muito.

          Não está nada fácil.

          1. Complementando…

            Também depende muito de qual Estado moramos para fazer esta afirmação.

            Eu moro em São Paulo, logo, vou ouvir muito mais gente falando que vai votar em Marina do que em Dilma.

            Se eu morasse no Nordeste seria o contrário.

          2. A questão não é tão simples

            A questão não é tão simples assim,é preciso analisar a percepção. A pergunta que vc deve fazer a seguinte: em quem essas pessoas que vc convive votaram em 2010? Caso tenha sido no Serra, então quem perde é o PSDB que viu seus votos migrarem para Marina. A questão é saber de quem a Marina está tirando voto, não minha percepção são os votos de Serra que o Aécio não consegue captar por não convencer enquanto candidato (só vota no Aécio que é da extrema-direita). O problema é que muitos que votavam no Serra não eram apenas de extrema-direita e direita, mas também de centro-esquerda. Esses votos o PSDB perdeu com Aécio, estão migrando para a Marina, para o voto nulo (que favorece a Dilma) e para Dilma. É o tipo de gente que votou no Serra em 2010, e, agora tem três posições: a primeira são aqueles que não vendo no Aécio as qualidades que viam no Serra votam na Marina. A segunda são aqueles que estão  dispostos a votar nulo a ter que escolher entre Dilma, Marina e Aécio. E a terceira que diz que dessa vez vai votar na Dilma por falta de opção. É aí, que a Dilma pode levar. Não acredito que ela terá menos voto do que teve em 2010, uma vez que quem votou nela naquela eleição votou contra tudo e contra todos, votou por convicção nossos feitos do governo do PT e, principalmente, devido ao aval do Lula. Logo, ela não perdeu esses votos, pelo contrário, muitos daqueles que não votaram nela devido toda aquela campanha em torno do aborto, do terrorismo e do homossexualismo, tendem votar agora. Então é real a chance de vitória no primeiro turno. Daí o desespero da Mídia. Uma prova disso é que analisando as pesquisas nos estados a Dilma ganha em praticamente todos eles, incluindo Rio de Janeiro ( 38% contra 30% Ibope), empata em Minas (31 contra 34 do Aécio e 20 da Marina) e só perde em São Paulo (23 contra 35 da Marina). No Sul não é diferente: empata no Paraná (28 contra 29), ganha em Santa Catarina (34 contra 22), no Rio Grande do Sul não possui dados mas a Dilma ganha. No Nordeste e Norte ela ganha em todos os estados. No Centro-Oeste só perde no Distrito Federal (20 contra 35). Então como alguém que só vence em São Paulo e no Distrito Federal ganha eleição no primeiro turno. Que é grande a chance dela ir para o segundo turno ninguém discute, assim como a Dilma pode vencer no primeiro. Agora, achar que a Marina vence no primeiro turno beira a locura.

        2. Faz muito que os institutos de pesquisas não são mais referência

          Nas eleições de 2012 o Ibope errou a boca de urna em 8 das 11 capitais pesquisadas, imagina então a mais de um mês da eleição. Em Curitiba o Ibope apontava na boca de urna a vitória de Ratinho Junior, tendo Luciano Ducci em segundo, no dia da eleição a surpresa, o 3º colocado Gustavo Fruet venceu. A verdade é que em 2010 a Dilma com toda aquela campanha contra obteve 46% dos votos no primeiro turno, tudo indica que agora ela será mais votada, principalmente por alguns setores evangélicos que não estavam com ela em 2010, os que não votam na Dilma são os mesmos de sempre, os que acreditam no discurso vazio da fadinha da floresta (que recebeu 1,6 milhões de reais em palestras) e as viúvas do Serra, mesmos somados conseguiram apenas 52% dos votos, por muito pouco a Dilma não venceu no primeiro turno. o problema é que o Aécio não é o Serra, então a tendência é que muitos daqueles que votaram nele em 2010 não votem no Aécio agora, e por incrível que parece isso favorece a Dilma,  uma vez que ela pode conquistar alguns desses votos e já vencer no primeiro turno. 

        3. Outra coisa: caso números de

          Outra coisa: caso números de seguidores no facebook, you tube e twitter fossem referença para medir votos, então os candidatos a presidentes deveriam ser Cauê Moura, Luciano Hulk, Rafinha Bastos e Danilo Gentili.

  16. um ou a outra?

    Fiquem tranquilos, deixem os blogs sujos ou não fazerem os seus papeis e levantarem as bolas, as suas vozes é por ai que a banda toca e há as informações distribuídas além da mídia e interligação. Geleia geral, se nunca entenderam as manifestações de junho vai lá eles entenderem os movimentos populares em favor da Marina.

    Outro ponto visto nas imprensas hoje, que a quantidade de Aécio na mídia que se assiste reforçar as possibilidades, que já disse, no descrédito da Marina com as salvaguardas do PIG. Eles sabem e a qualquer momento começam a trabalhar mais com Aécio e atacar mais a Marina. Não podem Marina e Aécio ficar muito baixo e deixar o PT/Dilma livre, um ou a outra tem que fazer frente à situação.

    É impossível desconstruir Marina, se não foi construída além dos seus 20 milhões de votos. Ate quando vai crescer, não sei, ate quando vai manter e aguentar a Dilma no patamar dos 30 %, agora que o partido e o Aécio permanecem devastados. Não tenham duvidas.

    O tempo é o maior fator, se estando Aécio fora e Marina não vencendo o primeiro turno, podemos ter mais sorte ate o tempo do segundo turno e Marina poderá a começar a cair. Vamos ver o que tem a Dilma no Debate segunda.

    A mídia já começou a bombardear sem causar estrago, há uma relutância em não avançar contra a Marina já que luta para não destruir o PSDB, seus interesses e começou a se recompor. Marina tirou também o fator oposição do PIG.

  17. A lei eleitoral poderia

    A lei eleitoral poderia permitir ao governo pedir um referendo de intenções de voto, antes que as pesquisas elejam seu candidato; pois esse tal fenômeno Marina está se parecendo com fenômeno econômico. 

    1. Boa idéia. Fazer uma pré

      Boa idéia. Fazer uma pré eleição para saber quem o povo vai votar e depois ele vota e se for diferente é fraude.

      Pra que votar é só manter o PT no poder para sempre.

       

       

      1. Esse fenômeno para Marina,

        Esse fenômeno para Marina, sem ela fazer algo reai que mudasse sua própria capacidade, tá esquisito. 

        A ‘pré eleição”, por uma junta eleitoral, elevaria a crédibilidade das pesquisas para os eleitores confiarem na perfomance dos candidatos.

  18. Fenômeno Marina

    Muito bem, todo mundo apostava em Aécio Néves até o seu partido, mas dava indícios claros que não era páreo para ninguém, pois o candidato não tem estigma, sua fala não convence ninguém, dai a razão do Fenômeno Marina, que por sua vez ganhar no primeiro Turno de Dilma com mais de 70% de votos válidos, vai arrazar o PT.

    O PSDB tem que achar um candidato a alatura de seu nome, ou seja, tem que ser um politico de pegada, aposto muito mais minhas fichas em Alkimin do que em Aécio, que já comprovou que de mineiro não tem nada.

    O PSDB precisa repensar sua história, no governo lula e dilma disse que era oposição, mas apenas vimos o senador Alvaro Dias lacônico empunhando armas contra a politica do PT, os demais candidatos como Aécio nunca apareceu e isso também se reflete na maioria das pesquisas de intensão de votos, mas Vamos de Marina Silva para relamente mudar, talvez numa próxima eleição o garoto Aécio aprenda a fazer politica.

  19. Nassif, um ponto que ninguém

    Nassif, um ponto que ninguém aprofundou com a merecida atenção: o  erro retumbante de avaliação de Lula em São Paulo com Padilha.

     

  20. Cheiro de Palloci no ar.

    Cheiro de Palloci no ar. Palestras confidenciais. Qual o conteúdo da palestra que ela dá que exige confidencialidade? A quem interessa a confidencialidade? De que vive uma política nova sem emprego e cargo, descompromissada com governos? De palestras confidenciais? Como diria Gilmar Mendes: Até a no-va po-lí-ti-ca, Se-nho-res!

    Um Milhão e Seiscentos Mil em Um Ano. Centro e Trinta e Três Mil por Mês. Isto sim é um mensalão. Quem pagou?

    Quando Roberto Freire perdeu o cargo eletivo, deram-lhe um cargo de Aspone em São Paulo. Vergonhoso, mas transparente. A nova política vive de palestras confidenciais.

    1. Só pra registro, a notícia

      Só pra registro, a notícia que li falava em um milhão e seiscentos mil em 3 anos . Se foram proferidas, já seria um caso menos complicado do que o do Fernando Pimentel. Mas seria bem melhor dizer qual o público e os contratantes.

      Aliás, esse negócio de palestra é fenomenal : há quem contrate até o Vanderley Luxemburgo !

      1. Como assim, palestra???

        Como assim, palestra??? Ninguém entende nada do que ela fala… Deve ser outra coisa, alguma consultoria, sei lá eu mas palestra não rola.

  21. Mas não lembram que só

    Mas não lembram que só fizeram campanha negativa com a certeza, extraída de manual de comunicação política norte-americano, de que a eleição iria cair no colo deles. Quais são mesmo as propostas do Aécio? Porque alguém deve se convencer a votar nele? Campanha negativa é um byproduct de sistemas políticos bipartidários estabilizados. O nosso, pelo visto, não é…………

  22. Come e vira o cocho

    Desculpa, não queria ofendê-lo, foi um erro de avaliação. Não tive a perspicácia de perceber que vc e Nolbat são almas gêmeas. Desculpa!

  23. O chão é o limite a Marina

    O chão é o limite a Marina recebe tiros de todos os lados, da esquerda a direita ate ela mesmo atirou no proprio pé vide o caso dos gays,não vai sobreviver, pude observar de perto em colegas de trabalho que falavam antes em votar na Marina e hoje estão com a pulga atras da orelha o que mais se usa contra ela é a semelhança com Collor, principalmente a falta de base partidaria com engridiente a mais nessa semelhança: o Andre Lara Resende.

  24. O PSDB vai se fortalecer se Marina for eleita

    Já comentei essa questão em outro post e volto a reiterar minha opinião. Antes de tudo, é preciso separar o sentimento do comitê de campanha de Aécio do sentimento do PSDB como um todo. As perspectivas nesse caso podem ser bem diferentes. Hoje, uma hipotética eleição de Marina significaria a tábua de salvação do PSDB. Na hipótese de Marina vencer a eleição para presidente, o PSDB pode ganhar uma sobrevida, pois volta a participar do governo federal depois de 12 anos afastado. Isso porque somente com o apoio do PSDB Marina teria condições de governar o país. Para tal terá que oferecer ao partido de FHC, Serra e Aécio vários ministérios e muitos cargos no segundo escalão em troca de apoio no Congresso. Por isso, a euforia de vários tucanos nas redes sociais. Eles serão fundamentais na composição de governo da ex-senadora do Acre. Em um governo Marina, o PSDB e o PMDB serão os principais partidos que o apoiarão, seguidos do PSB. Uma hipotética eleição da Marina colocará, inclusive, ainda que respirando por aparelhos, os moribundos DEM, PPS, PTB e PP com um bom espaço na esplanada dos ministérios. Em resumo, a candidatura da Marina não é apenas a tábua de salvação da mídia e do mercado financeiro nacional e internacional, ela é hoje a única chance de sobrevida para os partidos mencionados acima. Por isso, a sua candidatura é muito mais perigosa do que se imagina. Por isso, nem a mídia, e muito menos o PSDB, atacarão a candidata Marina. Ela é o plano B da direita. A eleição de FHC em 1994 teve o mesmo caráter de dar sobrevida ao moribundo PFL daquele período. É bom lembrar que ao final do segundo governo FHC, o PFL ostentava cerca de 120 deputados federais e tinha maioria no Senado, o que dificultou, sobremaneira, o primeiro mandato do presidente Lula. Ou seja, a eleição de FHC, há vinte anos, representou, além de tudo, uma firme e necessária recomposição partidária da direita brasileira no Congresso Nacional após o fim do bipartidarismo (Arena e MDB) criado pela ditadura militar. A direita mais orgânica dificilmente descuida desse aspecto (a organização de um forte apoio partidário). Então, guardadas as devidas proporções, Marina, se eleita, dará ao PSDB a mão amiga que FHC deu ao PFL em 1994. Os estrategistas mais argutos da direita sabem que o risco maior para o PSDB não é, em absoluto, a vitória de Marina nestas eleições e sim a reeleição da presidenta Dilma. Nesse caso, sim, os tucanos estariam em maus lençóis.

    1. Engano seu, o PSDB, no

      Engano seu, o PSDB, no máximo, fará entre 30 e 40 deputados. Nao ajuda a construir maioria alguma. A não ser que esteja se antecipando: para que congresso, não?

    2. composição da base de governo numa eventual vitória de Marina

      O PSDB pode garantir quadros para compor o governo, mas teria um peso bem pequeno para compor uma base no congresso. Pode ser que  a criação de um novo partido ou inchamento do PSB ajude um pouco, mas sem um partido como o peso do PT ou PMDB vai ficar difícil.

       

  25. Pobre direita

    Pensam que o povo esqueceu os anos 90.Tempo em que só se criava favelas,cortiços,exclusão,miséria , desiguais,plantaravam tudo de ruim quecolhemos hoje, sem terra, sem teto,sem tudo sem nada.Tempos do salário mínimo de 100 dólares,da taxa selic de 40%, da dependência do FMI, do desemprego pleno. Então que venha , tanto faz Dilma ou Marina, de coração petistas  vão fazer novo governo para o povo.As elites se auto-destruiram e  pagam pelos seuscrimes.Ao falarem de inflação (mentirosa  e super estmada)e que o Pt nada fez pela educação o povo percebe que mentem e fica a direita desacreditada) esquecem que milhões  estudam no prouni, nas novas universidades, nas 400 novas escolas técnicas, no pronatec, e mais o novo fies e os cursos complementares de jovens universitários no exterior. Não só vão perder as eleições como  deve desaparecer e resurgir das cinzas.afinal foram eles que instituiram o sistema político corrupto com voto obrigatório, partidos de aluguél, financiamento privado escandaloso das canpanhas políticas. A direita torta paga pelos seus crimes . Quem planta colhe já dizia sua vó…lembra?

     

  26.  
     
     
    O que me assusta é a “

     

     

     

    O que me assusta é a ” providência divina ” por não ter viajado no avião que caiu .

    Os tucanos reclamarem da mídia é pura piada . Usem o horário eleitoral para denunciar .

    E o pleito não está decidido . Existem jovens e idosos  temerosos  com a Osmarina .

    Não sou petista, e a Dilma vai ser reeleita para o bem  dda nação .

  27. Me desculpe, Nassif, mas a

    Me desculpe, Nassif, mas a tua avaliação de que o PT tende a ser alijado da política nacional se perder em Minas, não me parece real. O PT deve ter a maior bancada no Congresso após estas eleições. É lógico que estaria fora do poder central, mas ainda seria um partido de peso. Seria apenas um recomeço de um partido grande que perdeu uma eleição depois de 12 anos. Não teria, é lógico, partindo da tua premissa de que não ganha em nenhum estado para governador, o peso que tem hoje, mas seria, seguramente, o maior partido do País. Ou, vc. pensa que a Marina vai conseguir eleger uma bancada muito grande, ou o PSDB , ou o DEM, ou o PSOL, etc.? 

  28. Tanto Dilma quanto Aécio

    Não querem descontruir o engodo Marina, na esperança de contar com seu apoio no segundo turno, o que é um erro. O PSDB talvez já esteja conformado com a derrota do Aécio, mas contam com uma boquinha no DesGoverno Marina.

    A Dilma precisa sim desconstruir o fantoche Marina. E apresentar as grandes realizações desse governo, culpando a mídia pela omissão na divulgação de tudo o que foi feito nesse governo.

  29. eleições

    O descrédito da população com os políticos e ausencia de algum partido em que se possa identificar qq projeto fez o povo, con ou inconcientemente jogar o voto na Marina. A grande valorização chegou: temos 2 mulheres p/ escolher. Voto na Presidente que hoje conhece melhor a máquina Brasil.

  30. Quem está pensando em votar na Marina ?

    1. A oposição raivosa que quer tirar o PT do governo

    2. Os antes PSDBistas que já não acreditam na vitório do Aécio

    3. Grande parte dos evangélicos, que querem escolher o candidato pela religião

    4. Os mal informados, que só lêem Veja e assistem à Globo

    5. Os jovens revoltados, que não lêem um texto com mais de 2 parágrafos

    6. Os que ainda estão comovidos com a morte do Eduardo Campos (mesmo sem nem saber o que ele representava)

    7. Os que acham bonito o jeito da Marina falar, mesmo sem entender nadinha.

    8. Os ingênuos, que acreditam em uma mulher que se contradiz a todo momento.

    9. Os empresários poderosos, que estão bancando a campanha, prá depois conduzirem o governo a seu bel-prazer.

    10. Os mal sucedidos na vida que preferem culpar o governo do momento por suas frustrações e fracassos.

    1. Agora faz a lista dos que votam em Dilma

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

      Vão se lascar com esse discurso!!

      São os virtuosos!! Praticamente deuses e santos da política!!

      HahHahHahHaHahahaha

      Isso é culpa do Lula, o mais gabola político da história brasileira. O Lula virou o que os americanos chamam de poser quando assumiu a presidência rsrs.

      Eu sou “o bom”, eu sou “o melhor”, eu faço e aconteço hahahaha.

      Ele é “o bom”!! Só o PT é quem faz, quem sabe das coisas, é “o bom”.

      Tinha um cara que eu conheci na infância que era assim. O nome dele era Gilson. Tudo ele vencia, fazia e acontecia. Vitorioso impressionante. Nunca sofreu um revés na vida. Era a perfeição em pessoa, pelo que ele dizia. Aí os caras, para sacanear, colocaram o apelido dele de “Gilson Bom” hahahaha.

          1. Tenho orgulho em dizer…

            …sou eleitor do Jair Bolsonaro.

            A foto tem a ver comigo, é o meu representante eleito na Câmara Federal.

             

    2. DEmarchi. Você me parece um

      DEmarchi. Você me parece um opinador tendencioso ao extremo, fazendo com que até seus argumentos com algum critério, se percam no todo de suas falsas verdades. Você encarna o que queremos estar livres. Ninguém com um nível de informação mediano, suporta mais um outro governo central petista, que gasta mal e além do que podia, despejando rios de dinheiro pra rolagem da mal gerida dívida interna, nos braços do setor financeiro. O PT irresponsavelmente engessou o desenvolvimento do País, entregando-o ao Setor Financeiro. A dívida interna per capita em dezembro de 2013 já atingiu cifra superior a 1 milhão e cem mil reais (dados do proprio Tesouro) É isso mesmo, dívida por habitante. O PT condenou a nós, nossos filhos e netos a pagarem, através de impostos, desde agora até um longo futuro, uma dívida superior a 1 milhão e cem mil reais!!!!

    3. Ah sim, mais um item

      11.  Aqueles que assistiram às suas palestras secretas, onde ela  provavelmente disse a cada setor o que eles queriam ouvir.

      Esses últimos anos ela parece ter usado de toda sua esperteza para, na surdina, distante dos holofotes, agradar a todos em suas palestras, conseguindo o apoio dos poderosos.  Mas os espertos costumam acabar mal, porque geralmente são engolidos por seus companheiros mais espertos ainda.

      1. Demarchi, posso copiar e

        Demarchi, posso copiar e espalhar?

        Gostei muito, um resumo preciso daquilo que são os “sonháticos”.

    1. Eleição é um problema para certas pessoas

      Tem a ver com democracia, liberdade de escolha etc, conceitos que nem sempre agradam a todo mundo, não é mesmo, Rebolla?

      Seria tão mais fácil uma ditadurazinha permanente. Por que perder tempo com eleições? Vai que pessoas como Marina ganhem…

      1. Já dizia Aldous Huxley, “A

        Já dizia Aldous Huxley, “A ditadura perfeita terá as aparências da democracia, uma prisão sem muros na qual os prisioneiros não sonharão sequer com a fuga. Um sistema de escravatura onde, graças ao consumo e ao divertimento, os escravos terão amor à sua escravidão”.

         

  31. Como para mim Dilma, Marina e Aécio são iguais…

    …pelo menos a reação dos petistas está muito engraçada. Estão se desesperando com uma possível vitória da titia, a diferença dela para a Dilma é só o ECO…

    …eco-socialista-totalitária…

    Oh! Tolos! Não se preocupem os aparatchiks não ficarão ao Deus dará. Mahatmarina vai continuar com a implatação do sovnarkom e não faltarão boquinhas nos sovietes locais. Talvez você petista que não seja da linha dirceuzista terá agora aberta a possibilidade de chegar ao comissariado. Não mais um mero camarada, mas um comissário! Já pensou nisso?

  32. Marina nunca mudou de opinião

    Como assim: “a facilidade com que muda de opinião”? Ela nunca mudou de opinião. 

    A opinião dela sempre foi a mesma, a favor de tudo (de bom) e de todos (de bem).

    Por outro lado, ela sempre foi contra a maldade, a destruição, a avareza, a inveja…

     

    Obs.: Não sei pq as pessoas ficam insistindo que a candidata tem que ter propostas claras, objetivas, tangíveis.

    O que um candidato deve ter é ideias boas. No sentido de levar seu povo para o bom caminho. Algo subjetivo, não substantivo. Esta é a nova política. Independentemente de como ela é feita na prática – algo, por sinal, desprezível.

  33. entao, existe o fenomeno

    entao, existe o fenomeno marina ?

    ou produto da midia e de seus institutos de respaldo dos analista do pig?

    aecinho, deu 20 dias, ela chegara ate la…..

  34. “Onda anti-petista nacional”

    “Sentimento anti-petista em todo o país”..

    Que porra é esta !

    Esses fdp estão querendo estimular uma caça às bruxas em todo o território nacional ?

    Em pouco tempo, não poderei sair com a camiseta do PT nas ruas ou com o adesivo da Dilma no meu carro, pois corro o risco de ser surrado ou ter o meu carro apedrejado.?

    Estão querendo nos intimidar ?  É assim que querem ganhar a eleição ?  Disseminando o ódio anti-PT, construído no tribunal de exceção do STF, durante o julgamento da AP 470 e divulgado ao vivo pela mídia abutre.

    Estão querendo transformar os filiados ao PT, os simpatizantes do PT, os amigos do PT, os eleitores do PT, os seguidores do lulismo nos judeus do século XXI.?

    Estão querendo fazer renascer o neonazismo, como o fizeram recentemente na Ucrânia ?

    Eu me lembro bem do 1º de abril de 1964 quando arrastaram pelas ruas do Recife, com uma coleira no pescoço, o camarada Gregório Bezerra. 

    Não vão repetir esse absurdo de novo não.

    Se os marineiros, os chatoecologistas, os fundamentalistas religiosos, os homofóbicos, os socialistas e sociais-democratas de fachada estão achando que vão transformar essa comoção nacional pela morte de Eduardo Campos numa onda fascista de perseguição a petistas e comunistas, não percebem que cavam a própria sepultura ou agora ou no futuro.

    Essa estratégia de divulgar que existe disseminado no país um sentimento anti-petista, uma onda anti-petista, obedece uma lógica de ganhar votos e adesões pela intimidação, pelo medo e é tipicamente fascista.

    A minha convicção é que quem faz isto é fascista.

     

    1. kkkkkkk Que comentário

      kkkkkkk Que comentário esdrúxulo. O velho papinho burguesia x proletariado, classe operária x classe dominante e de que toda oposição e toda aversão ao seu partido é fascista. Fascistas são vocês, que não respeitam a vontade do eleitor, não respeitam a divisão de poderes e, no fundo, querem mesmo é um partido único. Simplesmente ridículo!

      1. kkk que comentário, o seu.

        Só para demonstrar o quanto é esdrúxulo o seu comentário: estudo publicado na “New Scientist” em 2011 mostra que apenas 1318 empresas controlam mais de 60% de todas as operações comerciais no mundo.

        E mais: destas 1318 empresas, apenas 147 delas controlam cerca de 40% do PIB mundial. Seus donos: cerca de 600 pessoas apenas.

        O “papinho burguesia x proletariado” não é tão velho assim. Muito pelo contrário.

    2. É isso mesmo Jorge, estão

      É isso mesmo Jorge, estão querendo transformar o PT e seus simpatizantes em demônios a serem exorcizados da sociedade brasileira.

       O ovo da serpente nazi-fascista começou na tal Primavera de Junho de 2013, a tal “festa cívica” que o Nassif chamou, de lá pra cá só tem se intensificado, e o que é pior, com apoio de alguns baluartes da extrema-esquerda, como o PSTU e PSOL, que serão tão vítimas como nós numa eventual guinada à direita no nosso país… agora engulam a “coerência” de Marina Silva, que junto com eles incentivou aquele festival de horrores que tivemos no ano passado.

      A menos que alguém ache que queimar bandeiras do país, tentar invadir com violência prédios públicos, depredar abrigos de passageiros, espancar militantes de esquerda com tacos de basebol e, a cereja do bolo, mandar Dilma Roussef “tomar no cú” pra o mundo todo ver seja o supra-sumo da rebeldia juvenil e da “busca das demandas que o estado deixou de atender”.

      Marina Silva e seus fanáticos seguidores não são mais o ovo da serpente, são de fato  a própria e peçonhenta serpente mostrando ao que vieram, e estão convictos sim de que a morte do PT, dos seus filiados, dos seus políticos eleitos e dos seus simpatizantes são favas contadas, afinal, ao lado de Marina está o “new-socilaista” Jorge Bornhausen, que a essas alturas já deve ter passado a estratégia de como “exterminar a raça petista” e, infelizmente pra mim e com muita tristeza, Luíza Erundina ali coladinha com os dois.

  35. Pimentel e Pimenta

    Ora Nassif, atribuir a vantagem do Pimentel a confusão no nome com Pimenta, ao fato de que o candidato petista não mostra a Dilma, isso é leviandade.

    O Aécio elegeu o Anastasia porque ele era vice governador, tinha também o apoio do itamar Franco, além do mais aqui em Minas todo mundo sabe que quem governa mesmo é o Anastasia. Por isso foi fácil.

    Agora alegar que o Pimentel é desconhecido. Ora anos atrás quando Aécio era governador e o Pimentel prefeito de BH os dois caminhavam juntos e em várias prefeituras de minas o PT e PSDB encabeçaram chapas por influência dos dois, inclusive em São João del Rei cidade do avô de Aécio, e na eleição de Márcio Lacerda em BH.

    Quanto ao Pimenta a senssação aqui é que caiu de paraquedas pois não tinha outro nome para entrar. 

    1. Eleições em Minas Gerais.

      O Aécio e o Pimenta da Veiga, são turistas aqui em Minas Gerais. Há varios anos não se via, e nem se ouvia falar nesse cidadão Pimenta da Veiga. No caso do senhor Aécio que governava era o Anastasia e a irmão do dito cujo.

  36. Argolo… a minha opinião sobre as eleições brasileiras.

    Vivemos tempos interessantes

     

    Guerra civil na Ucrânia, na Síria e na Líbia. Religiosa no Iraque. Além do terrorismo internacional que continua ativo e atuante. No Brasil a confirmação da supremacia esquerdista no processo eleitoral. Nem mesmo o exemplo da vizinha Venezuela faz com que o brasileiro acorde. O assunto da semana foi uma tonta flagrada ao chamar jogador de futebol de macaco, num país em crise social, moral e econômica esta palhaçada foi para a imprensa o tema mais importante.

    O percentual somado das intenções de votos para o primeiro turno entre Dilma Rousseff e Marina Silva chega a 68% do eleitorado. Acrescentando os nanicos da esquerda ainda mais radical chegamos aos 70%. Juntando os sociais democratas tucanos quase 90%. Cruzando este dado com os apurados nas pesquisas sobre as questões sociais, nas quais as posições conservadoras são amplamente majoritárias, concluímos que vivemos sob a ditadura perfeita. Não existem partidos de oposição real, aqueles que deveriam defender propostas em consonância com os valores da população.

    Os partidos brasileiros estão totalmente divorciados da vontade do povo. Os da esquerda por questões ideológicas e os demais por interesses financeiros. Vendem-se conforme a proposta. A ditadura total ainda não se instalou devido a algumas vozes isoladas de resistências, mas principalmente devido as discordâncias internas das várias correntes que formam o bando esquerdista. Ainda não foi possível conciliar o marxismo soft do PSDB e de setores do PMDB com os ditames do Foro de São Paulo que reúne o PT, o PSB, o PDT, o PC do B, O PPS e algumas outras legendas menores. Porém isto será mera questão de tempo.

    Como falar em democracia se uma das suas principais características é alternância no poder? De 1994 a 2010 o embate ocorreu entre setores antagônicos do esquerdismo, a polarização PT x PSDB, neste ano nem isto. O PSB segue rigorosamente os mesmos princípios que os petistas. Em nenhuma destas seis eleições consecutivas surgiu uma aliança partidária oposta às práticas do grupo político dominante. Os demais partidos sempre foram utilizados como mercadoria à venda pelos seus dirigentes. Estes possuem como único interesse a remuneração que receberão pelos serviços prestados. Como falamos de muito dinheiro não importa para eles o que ocorrerá no futuro. Caso entrem em conflito de interesses com os detentores do poder já asseguraram patrimônio suficiente para um exílio dourado nos EUA ou na Europa.

    Ao povo comum, o que sobrevive através do trabalho, resta apenas se organizar. Criar associações capazes de mobilizar um grande número de pessoas em defesa dos seus valores. Para isso não é preciso esperar que a tirania seja visível, deve-se começar agora para evitar que assim seja. Não é preciso aguardar um oficial do governo ditando o que fazer, mas sim acabar com ele antes que se torne uma figura presente. Como? Para iniciar que tal repudiar a autocensura e dizer exatamente o que pensa sobre todo e qualquer assunto sem o receio de ser criticado por isto. Os passos seguintes virão conforme o sucesso do primeiro

    1. Marxismo soft do PSDB??

      Onde? Rebolla, você está parecendo o Olavo de Carvalho!!

      PSDB não tem nada a ver com marxismo, nem hard nem soft. É puro neoliberalismo. Não sai disso.

      Os únicos partidos com viés marxista nessas eleições são o PCO, o PSTU e o PCB. E só. Nem o PSOL eu incluo, propriamente. É mais uma esquerda liberal moderna (um tanto socialista, mas nada muito contundente). O PT hoje é social-democracia.

        1. Claro que conheço Gramsci, inclusive já li

          E sei o que o Olavo pensa de Gramsci também rsrsrs. Mas esqueça isso. O Brasil não tem espaço para visões de esquerda como a de Gramsci, inclusive em termos de ocupação dos espaços estratégicos do cenário político. Aliás, o PT é a antítese gramsciana: só vive levando bombardeio da mídia hegemônica. Teve que se refugiar nas trincheiras da mídia alternativa. Onde o gramscismo petista? Só no aparelhamento do estado. Mas mesmo assim, isso é pouco. O PT hoje em dia é minoritário na classe artística, por exemplo.

          1. Retroagindo… aos anos 1910

            …qual foi o partido de esquerda com maior apoio popular durante a revolução russa? Tanto que foi o vencedor da única eleição ocorrida durante a era soviética, para a assembléia constituinte fechada pelos bolcheviques.

            Você citou o PT como refugiado na mídia alternativa, mas tirando 2 ou 3 colunistas da Veja e outros poucos dos grandes jornais qual é opinião dominante em qualquer edição desses órgãos? 

            A) Conservadora

            B) Liberal 

            C) “Progressista”

             

            .

            .

            .

            .

            .

            .

            Para assuntos econômicos uma certa dose de liberalismo e para os demais apenas a visão “progressista”.

            Políticos petistas como o Suplicy e alguns outros são inimputáveis na imprensa, o mesmo se aplica a Marina Silva. 

            As cabeças pensantes do PSDB possuem qual visão de sociedade?

             

    2. Me chamou de boçal noutro

      Me chamou de boçal noutro dia, mas agora diz que PSDB é marxista.

      Aliás, vai ter golpe comunista ano que vem?

      Tá jogando videogame demais, campeão.

      1. Não vai ter um golpe comunista no ano que vem…

        …ele está ocorrendo desde 1º de janeiro de 1995 a partir do próprio poder executivo, antes ocorria a acumulação de forças, mas esqueça uma revolução clássica, desde os anos 1930 que ele começou a se tornar obsoleta na visão revolucionária de esquerda para sociedades maduras.

        O tipo de sociedade preconizada pelo PSDB qual é? Em que difere da petista?

        Vocês pensam de modo binário, preto e branco. Ou vermelho e azul.

         

         

        1. Rebola se usar o termo

          Rebola se usar o termo comunista o esquerdista vai vim com  “não existe comunismo”, use socialista, progressista, esquerdista.

           

  37. O melhor cabo eleitoral do PT chama-se Dilma Bolada hehe

    Comentário do perfil Dilma Bolada no perfil oficial de Dilma Rousseff no Facebook agora há pouco, num post onde o perfil oficial agradecia o marco de um milhão de curtidas:

    “Dilma Bolada Comigo são 2,4 milhões! Sambamos ontem, hoje e sempre, afinal, por mais alto que um tucano voe ou que uma árvore cresça, eles jamais alcançarão uma estrela! 13js”

    Esse discurso sim, carismático, ganha eleição hehehe

    A militância raivosa tem que aprender os padrões de campanha civilizatórios da Dilma Bolada.

    Link: https://www.facebook.com/SiteDilmaRousseff/photos/a.546087482111514.1073741833.351338968253034/733510880035839/?type=1

     

     

    1. Rapaz, quanta trollação com os desesperados, sacana isso hehe

      Mas pensa bem, enquanto o desespero de alguns (igual o André Singer) é retórica, para outros o negócio é seríssimo. Imagina o sujeito que era do sindicato, ou do movimento social, ter que se contentar de novo com chão de fábrica, ou salário mínimo. Não é fácil não.

      Agora, quanto a peixe graúdo, eu racho o bico mesmo.

      Esses dias atrás tinha um(a) célebre Professor(a) torcida organizada postando no Facebook algo como “Gente, quantas pessoas vocês convenceram que Marina vencendo é um grande retrocesso? Dica: sejam sucintos, tentem causar impacto, falando do vice ruralista, da banqueira e do grande empresário amigos de Marina, do Malafaia.”.

      Quando eu falo que a única maneira de Dilma vencer é pegar parte da militância e deixá-los sem internet até novembro, não acreditam. Como eu sei que isso não vai acontecer, vejo como fato praticamente consumado a vitória de Marina.

  38. O Brasil somente será

    O Brasil somente será considerado um país sério e desenvolvido quando os eleitores votarem em políticos competentes, que tenham capacidade para trabalhar em prol exclusivamente do interesse público, em consonância com os princípios republicano e democrático. É inexplicável que homens públicos que praticam atos contrários a esses conceitos de brasilidade ainda mereçam a simpatia e a confiança de brasileiros, que votam cegamente neles, como se eles não tivessem apenas a pretensão de continuidade no poder, sem a menor preocupação com as causas da nacionalidade, que deveriam ser a sua única prioridade. É inconcebível que o dinheiro dos bestas dos contribuintes sejam investidos em países governados por ditadores, que desprezam os direitos humanos, os princípios democráticos e as liberdades humanas, quando os portos, as estradas, o saneamento básico, a infraestrutura e os serviços públicos pertinentes à saúde, à educação, à segurança pública do país padecem da falta de prioridades e de recursos para minorar as agruras e as precariedades que grassam de forma irresponsável. Também é injustificável que o gestor público conceda, mediante ato de completa liberalidade, a dispensa do pagamento de dinheiro emprestado a países africanos, destinados à realização de obras sob a incumbência de construtoras brasileiras, que são acusadas de promoverem financiamentos de campanhas eleitorais de políticos governistas. É difícil  acreditar na seriedade de quem promove a utilização de recursos públicos com o inchaço da máquina pública, tendo por finalidade a acomodação de aliados da sustentação da sua base de governo, mediante o estímulo ao ilícito fisiologismo, que apenas contribui para a ineficiência da administração pública, pelo preenchimento de cargos públicos com políticos, apadrinhados e demais pessoas de pouca formação e especialização sobre as funções públicas. O país precisa, com a máxima urgência, de reformas político-administrativas, como forma de aperfeiçoamento e modernização dos verdadeiros princípios republicano e democrático, sobretudo, com a finalidade de obrigar os governantes, homens públicos e os políticos em geral a respeitarem os conceitos sobre a necessidade de aplicação dos recursos públicos em estrita sintonia com as normas de administração orçamentária, financeira e patrimonial, observados os princípios da legalidade, moralidade, economicidade e transparência, sob pena de cometerem crime de responsabilidade e até mesmo ficando passíveis de imediato afastamento do cargo público eletivo, no caso de improbidade administrativa, principalmente no caso de investimento de verbas públicas fora do país, sem prévia anuência do Congresso Nacional, por ser o lídimo representante do povo, que é responsável pelos pesados tributos exigidos além da sua capacidade contributiva. Acorda, Brasil!

  39. do psdb e da marina pode vir

    do psdb e da marina pode vir tudo, menos uma análise verdadeira da realiadade, a marina todo mundo já sabe olha pro céu e pede ajuda de deus e o resto que se exploda. .

    o psdb ja´se afastou da realidade há miuoto tempo com a tal da judicialização da política

    e com  isso se afastou da política e do diálogo com os adversários, que para os tucano são são adversários, são inimigos –  como diria o borbhausen –  a serem extintos…

    áí o perigo da criminalização política exercida cotidianamente pela grande mídia em consórcio com o psdb e dem, fato que gerou tanto ódio à política e que talvez tenha guindado marina aos céus. .

    fato que talvez tenha gerado a possibilidade até da extinção do psdb,

    mas os caras do psdb  não estão nem aí, continuarão com aquela cara de tacho  como se não fossem com eles.

    o consórcio psdb grand mídia criou o mensalão e o barbosão e por essa dupla via conjuminada espalhou o ódio que acabou como um bumerangue voltando-se contra os tucanos….

    agora o psdb nem chegará pelo jeito ao segundo turno presidencial e poderá perder uma das bases essenciais – minas gerais…

    alkmin entrará em qualquer barco conservador que puder salvá-lo da extinção.

    essa visão do comitê tucano de que o pt tb estará no mesmo patamar tucano  só comprova o que sempre desejaram e o fato de que estão longe da realidadem porque psdb e pt  são estruturas dsiferentes de parttidos.

    o pt continuará como sempre foi, defensor  de todas as causas socias junto com os movimentos sociais,

    emas  o casso dos tucanos é quase trágico porque eles só  contam com os financistas de sempre e, como se sabe, só um por cento da população faz parte desse contingente que poderia estar cxom os tucanos.

    para um partido político é o fim da picada, né mesmo?

  40. A ascensão e … quem sabe queda de Marina

    Nassif,

    O que está acontecendo hoje faz com que todos estejam confusos sem conseguir, ainda, uma leitura correta dos fatos. O que nós fazemos e fizemos até agora não passa de meras especulações, tendendo elas para o lado que forem.

    Uma coisa, no entanto, que não vejo como negar, é o fato de que a perda de mais uma eleição para o PT seria algo totalmente desastroso para a direita, o mercado financeiro e a grande mídia. Daí eles se unirem e usarem de todas as armas possíveis para evitar que isso aconteça. As manifestações do ano passado, a morte de Eduardo … qualquer coisa seria explorado para evitar que a derrota iminente dos conservadores e da grande mídia ocorresse. Por essa razão o que está ocorrendo por parte desses grupos não deveria ser surpresa para ninguém.

    A importância de fato é o que isso representará para o Brasil como um todo. No caso do PSDB, sem querer ser simplista, é que o partido não representa de fato algo consistente, ele seria apenas um instrumento para que essa falsa elite chegasse aonde queria chegar: ao poder. Portanto, seu desfalecimento é fruto não somente do surgimento de uma nova opção para atender aos interesses dos grandes grupos financeiro-midiáticos, mas também do desgaste sofrido por todos os partidos políticos nesse processo de desconstrução a que os mesmos se submeteram.

    Quanto ao desgaste dos políticos, explico. Primeiro aponto o mesmo como sendo um efeito colateral de uma autoexposição de suas mazelas como se deu no caso do julgamento da AP 470.  Nesse sentido, ávidos em atingir o PT, a grande mídia não poupou esforços em produzir escândalos e mais escãndalos de corrupção, grande parte fruto de especulações – daí ressalto a parceria Veja-Cachoeira e dos grandes jornais e redes de tevê do país.

    Só que nessa onda de denúncias, vieram junto inúmeros casos envolvendo os aliados dessa falsa elite brasileira: Demóstenes, o Trensalão… Quem saiu perdendo com essa ação foi a política-partidária como um todo, não somente o PT. O Partido dos Trabalhadores era o alvo, mas o raio ação das bombas lançadas continuadamente foi além da medida calculada. Daí a dificuldade do PSDB nas sucessivas eleições, principalmente, presidenciais.  O que era preciso então para que os interesses dessas grandes corporações fossem alcançados: o surgimento de um novo instrumento de ação; Marina, nesse caso, é o de ocasião. Não sendo ela, seria qualquer outro que aparecesse. Marina não é o que ela imagina ser: ela, de fato, não passa de uma marionete na mão dessa falsa elite brasileira.

    Para essa poderosa minoria de brasileiros o que importa é alguém que esteja à sua disposição e não quem é ele. O que é incrível é acreditar que Marina, que nem partido de fato possui, vai mandar e desmandar no país! Isso não passa de um conto da carochinha!

    Nesse sentido, há uma diferença entre o PT e os demais partidos. O PT não é só uma legenda em que muitos embarcam sem saber nem o que isso significa!  Afinal será que todos os “pseudomembros” do PSDB sabem o que é ser um “social democrata” sem pesquisar pela internet? Duvido!  Esse é para mim um dos principais problemas do PT: porque todos sabem a definição de TRABALHADOR. E elite ou alguém que ascende socialmente parece ter medo do suor de quem trabalha, como se isso lhe auferisse algum mal ou lhe trouxesse um certo constrangimento. Trabalhador – pobreza , pobreza – trabalhador: percebem a relação?

    O estrago que essa iminente vitória de Marina causaria a partidos como o PSDB, eu não consigo mensurar, mas aos petistas acostumados com a luta, com o trabalho de base pode significar uma grande chance de reaprender a ser novamente um representante legítimo da classe trabalhadora e, principalmente, de se renovar.

    Dentro desse processo destaco o papel de LULA e de DILMA: Lula por todo o legado que ele deixou para a história não só a do partido como também a do Brasil. Quanto a Dilma, ele tem que ser vista como o rompimento de mais uma barreira que representou sua eleição: o fato de ser ela a primeira mulher a comandar o país. O papel de Dilma também representa o exemplo de que os trabalhadores são capazes de se autorrenovar em relações às suas lideranças. Cito nesse caso uma grande nome a ser trabalhado: o de Fernando Haddad. O que destaco em relação Haddad é a sua forma de ação frente à prefeitura da capital paulista. Como dizem, seus feitos e sua maneira inovadora em alguns aspectos de lidar com as necessidades da população, representam sim uma nova forma de fazer política. O que nem de longe Marina é o retrato dessa nova maneira de fazer política.

    Em um possível governo de Marina, não acredito que ela vá atender às necessidades da grande maioria da população. Quanto aos “interesses” da falsa elite – por exemplo, da sua parceira Neca Setúbal – acredito que serão plenamente correspondidos, mas as reivindicações dos movimentos sociais e de representações de certas alas da sociedade como a dos homossexuais, já temos ideia do que irá acontecer. Essas diferentes relações se dão por representarem questões que se contrapõem. É impossível acreditar que os interesses do mercado financeiro sejam os mesmos da sociedade menos favorecida, por exemplo.

    Outro ponto que se destaca acerca de Marina, seria o poder político que ela teria para fazer o que promete. A “força” dela não se sustenta politicamente. Não acredito que ela consiga lidar com certas situações diante da falta de uma base política sólida que ela não tem nem terá. Quero ver como ela fará para administrar essa questão, já que uma de suas bandeiras é uma nova forma de fazer política, que não permite espaço para acordos como a necessidade impõem hoje a qualquer governante em nome de uma certa governança. Acredito que nesse sentido de ser uma nova salvadora da pátria, é possível a comparação com ideia de um “caçador de marajás” que apareceu na política nacional há pouco tempo.

    O pior de tudo é ver que a eleição dela seria um retrocesso que pode nos cobrar um alto preço, talvez maior do que o que hoje pagamos em relação à herança deixada pelo processo ditatorial por qual passamos. Imagino o que não pode acontecer com a PETROBRÁS, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES, no que tange ao fato de serem eles fomentadores do desenvolvimento nacional. Por outro lado, se é o mercado financeiro que irá ditar a regra o que será da política habitacional? Se é o setor privado que dará o tom de seu governo, como fica a política educacional, entre outros aspectos, o fortalecimento e a expansão do ensino superior, das universidades federais pelo país afora? E qual será o papel a ser desempenhado por regiões como o Norte e o Nordeste que sempre foram deixados em plano secundário no desenvolvimento do país?

    Nassif, se o “caso Marina” fosse só uma questão de vencer ou não uma eleição, tudo seria mais simples. O problema se dá é que, dependo da forma como o país for gerido, a vida de uma geração, como a dos meus filhos, poderá estar comprometida.

    Aí é onde se encontra o cerne da questão. Como uma política econômico-social aos moldes neoliberais corresponderá aos anseios dos brasileiros menos favorecidos, se esse modelo fracassou no mundo inteiro, por que ele iria funcionar justamente aqui?!

    O que precisamos de fato é de algo que corresponda aos novos anseios da sociedade brasileira e não é o conservadorismo e o retorno ao passado que Marina representa que atenderá ao que quer a população. Seu ciclo no poder será, imagino, curto e, assim, quem estiver antenado com o que esse novo Brasil deseja, irá de fato iniciar uma nova e duradoura jornada à frente do país. E como pretendo estar incluso nesse movimento de mudança social, é que aposto que nós, a classe trabalhadora, somos a única que poderá de fato atender ao novo que advém ao momento que, infelizmente, parece próximo!

    Aos trabalhadores e aos partidos como o PT, que surgiram da base da sociedade, cabe ter a sabedoria de aprender com seus erros e, mais do que tudo, compreender o que de fato emana das ruas. E acredito piamente que somos capazes de construir esse novo caminho! 

  41. Acho que só um milagre para
    Só um milagre livra o Aécio da derrota.

    Pior do que isso: se o PT perder tem cacife para voltar em quatro anos, os tucanos, não.

    Suas chances agora podem estar apenas no longuíssimo prazo, ou seja, doze anos.

    Detalhe: não há em Minas metade da rivalidade PT x PSDB que se vê em São Paulo.

    O eleitor pode simplesmente considerar que o momento é oportuno para um governo mais voltado para o social ou mexer um pouco a estrutura politica no Estado.

    Na minha opinião será uma boa mesmo, em que pese o Pimentel não ser nenhuma maravilha. Sem contar o provável surgimento de novos quadros técnicos e políticos.

    Os tucanos fizeram um governo bom no conjunto da obra, muito melhor em comparação com os anteriores.

    Mas o Aécio é um cara ausente, governou por celular e nem morar aqui mora.

    E vacilou horrivelmente escolhendo uma plasta para governador que estava aposentado em Goiânia!

    O eleitor aqui não é idiota…

    1. Estou surpreso com esta sua

      Estou surpreso com esta sua nova posição conterrâneo.

      Concordo com vc, Pimentel é light e formará grandes quadros sem sustos.

      Dilma tomou a liderança aí e a virada nacinal é questão de dias.

      Quem vence em Minas…………

      Parabens !

      1. Não sou nem nunca fui tucano,
        Não sou nem nunca fui tucano, amigo.

        O problema é o primarismo do debate de idéias onde uma defesa pontual disto e daquilo é logo confundida com partidarismo.

        Ou seja, não vejo problema em reconhecer coisas boas e até muito boas que os tucanos fizeram em Minas.

        Na verdade acho altamente necessário este reconhecimento porque nada começa do zero e o descarte do que é bom pelos próximos governantes tem preço elevadíssimo.

        1. Espero que entre as coisas

          Espero que entre as coisas boas não estejam os aécioportos de Claudio e Montezuma ou mesmo a efetivação de 92.000 professores que agora foram colocados na rua pelo STF…

  42. O melhor cabo eleitoral de Marina é o TSE

    danielamercury_vempraurna

    Chegamos a uma situação inédita em que o TSE, a título de fazer uma campanha para que os jovens compareçam às ruas(sic urnas, tanto faz) para operar “mudanças” no pais, terminou por se tornar o maior cabo eleitoral de Marina ao repetir minuto a minuto a CONVOCATÓRIA para as manifestações de junho de 2013 que, como se sabe, tem Marina como beneficiária. Tenho a impressão de que qualquer pessoa que chega ao TSE com material pronto emplaca sua propaganda. Não creio que, da parte do TSE, isso seja proposital, o pessoal lá tá mesmo é levando o drible da vaca.

    “Preocupada com a possibilidade de um novo recorde no número de brancos, nulos e abstenções, a Justiça Eleitoral lançou uma campanha para conscientizar o público jovem sobre a participação democrática pela via eleitoral. Pensada no formato de vídeos curtos, feitos para a internet e para as redes sociais, a campanha tem como mote a hashtag #vempraurna, numa alusão a um dos gritos de guerra empregados pelos jovens nas passeatas do ano passado. Artistas como Carlinhos Brown, Daniela Mercury e Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) participaram das gravações ao longo desta semana, em Salvador (BA). Nos vídeos, os músicos serão mostrados com camisetas estampadas com a logomarca da campanha”

    Segue link para texto na íntegra

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2014/04/19/interna_politica,520598/voto-de-protesto-bate-recorde-entre-jovens-que-vao-votar-pela-primeira-vez.shtml

  43. A campanha de marginalização

    A campanha de marginalização da política ocorrida principalmente a partir do julgamento cinematográfico da AP-470 foi fundamental para a ascensão do nome de Marina. No citado julgamente, na ausência de provas, os juizes optaram por destacar os acordos políticos – normais e necessários a qualquer democracia – como sendo sinônimos de má conduta. Por conseguinte, nas manifestações de junho 2013 o que presenciamos foi a repulsa a qualquer um que se dispusesse a manifestar-se com cunho político. O resultado é o que estamos presenciando: a ascensão nas pesquisa de uma “destrambelhada” que não sabe o que diz e muito mais grave, não sabe exatamente o que fazer com o Brasil se eleita for. Oremos…

  44. A Borghi Love trabalhou de graça para o TSE….hum….

    A Borghi Love trabalhou de graça para o TSE….hum…. De graça? Posso estar enganado, mas a impressão que tive é que o preço é político, ou seja, essa campanha do #VemPraUrna, em alguns momentos Daneila usa o termo #VemPraRua para convocar os jovens, dou um doce para quem adivinhar que candidato se beneficia disso;;… O que afinal de contas uma empresa do porte da Borghi Love vai se envolver com essas convocatórias pró-Maria…,patriotismo? hum….,seria tudo isso de forma desinteressada. Esta é a equipe da Borghi Love

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=OACxrV_BqeI%5D

    “Eu acho que hoje as agências saem da denominação de agência de publicidade para uma agência de ideia, porque as ideias podem ser utilizadas para outros fins que não só publicidade. A agência que entender melhor isso e começar a utilizar, pode ajudar não só os clientes que ela tem, mas inclusive instituições e governos. As ideias boas vão ser sempre valorizadas e o festival está falando bastante disso agora”, afirma José Borghi, presidente da Borghi/Lowe.

  45. O melhor cabo eleitoral de Marina é o TSE

     

    Gente ligado a Borghi/Lowe que já trabalhou para a DPZ que tem a conta do Itaú..essas agências trocam muitas idéias entre si apesar de serem concorrentes, funcionam como uma espécie de pool publicitário..fiquem de olho nas peças que estão sendo veiculadas no rádio, TVs, redes sociais e mídia impressa e tirem suas próprias conclusões. As maiores agências de publicidade do Brasil: Ostentação, poder e forte ligação com grandes corporações

    http://www.adnews.com.br/publicidade/as-grandes-agencias-do-brasil-vistas-por-dentro

  46. Jorge, em 2010 eu fui

    Jorge, em 2010 eu fui agredida verbalmente, tentei conversar e quase apanhei. Eu e minha irmã Estavamos paramentadas de PT e sofremos todo tipo de xingamentos. As pessoas gritavam Dilma terrorista, aborteira, sapatão etc. E ainda  não tinha o circo midiàtico da AP 470. Desde junho/2013 a coisa piorou muito, tem até pichaçâo pedindo a morte do Lula na Rua Senador  Feijó, ao lado do Largo São Francisco..

    Mesmo nas eleições de 2012, sai com a estrela no peito e retirei no meio do caminho porque ouvi xingamentos. Só no segundo turno teve a onda pró-Haddad .

    este ano ainda não sai com camiseta e botons porque estou com medo.

    Aqui em São Paulo está barra o clima anti-PT.

    1. Aqui em BH é dividido. Os

      Aqui em BH é dividido. Os bairros nobres, de pessoas com poder aquisitivo maior são todos Aécio. Atravessando a avenida, em bairros também muito nobres, mas com poder aquisitivo bem menor são todos Dilma. Ainda temos a comunidade UFMG, dos filósofos professores e alunos que estão com Dilma em sua maioria. Saio com minha estrela no peito e meu carro com adesivo da Dilma em qualquer lugar (adesivo que custei a conseguir aqui em BH). Acredito em Dilma e ela vai vencer!

      1. Zalina, tô vendo pouquíssimos

        Zalina, tô vendo pouquíssimos adesivos da Dilma em BH. Até agora só vi em 3 carros (sendo um, o meu). o que será que está acontecendo??

    2. Nilva

      É plenamente aceitável o clima pró Marina, o clima pró Eduardo Jorge, etc. Faz parte da democracia.

      Quando o PT venceu as eleições Presidenciais e demais eleições, o clima era de “paz e amor” contra o medo, “sem medo de ser feliz”.

      Agora querem nos satanizar.Jogar pedras, xingar.

      Afinal de contas, o que fizemos ?

      Políticas que permitiram matar a fome de milhões de famílias brasileiras. Realizamos o sonho de Betinho.

      Políticas que permitiram a ascensão social de milhões de família da classe “D” para a “C” e de milhares da classe “C” para a “B”.

      Políticas que empregaram e formalizaram o emprego de milhões de trabalhadores, praticamente chegando ao pleno emprego.

      Políticas de expansão do crédito que permitiram realizar o sonho da casa própria para milhares de famílias de brasileiros de classe média, o sonho do carro “0” km, o sonho da viagem de avião, o sonho dos eletrônicos e dos eletrodomésticos, etc

      Políticas de estímulo à indústria naval, à indústria da construção civil, à indústria automobilística, à indústria de eletrodomésticos, às indústrias fornecedoras de equipamentos, materiais e serviços para a exploração do pré-sal, etc

      Políticas de estímulo ao empreendorismo, de formalização, de capacitação, de financiamento, de desoneração de impostos, de consultoria, etc.

      Realizamos o sonho de toda grande nação: descobrimos reservas imensas de petróleo e gás, dobrando o nosso estoque de riquezas naturais.

      Estamos explorando com sucesso essa riqueza e destinando 75% e 25%, respectivamente, dos royalties para alavancar e melhorar o atendimento dos serviços de educação e saúde.

      Expandimos significativamente a nossa quilometragem de linhas de transmissão e integramos a nossa matriz de energia elétrica, hidroelétricas, nuclear e térmicas,, inclusive  eólicas, eliminando o risco de apagão sistêmico.

      Ampliamos significativamente o nosso parque educacional de escolas técnicas e universidades.

      Iniciamos um processo adequado de concessão de exploração de rodovias, aeroportos, portos, etc, sem doar o patrimônio público.

      Nilva: é tanta coisa que tornaríamos essa lista quilométrica.

      Fomos rigorosamente republicanos no relacionamento com todas as instituições e no combate à corrupção.

      Mantivemos a inflação sob controle durante anos seguidos, superavit primário e uma taxa de câmbio em níveis absolutamente aceitáveis pelo chamado “mercado”.

      Milhares de brasileiros das classes “A” e “B” viajam  e gastam duas dezenas de bilhões de dólares no exterior todos os anos.

      O desmatamento caiu a níveis ínfimos.

      Os produtores rurais nunca produziram e ganharam tanto dinheiro.

      Os bancos nunca lucraram tanto.

      Os nossos líderes históricos foram submetidos a um julgamento de exceção e a nossa reação foi de respeito formal á decisão do judiciário

      Jamais, jamais e jamais fizemos qualquer ameaça à livre imprensa, à livre expressão de pensamento, à livre manifestação nas ruas e praças.

      Instituimos uma Comissão Nacional da Verdade para desvendar os crimes cometidos durante a ditadura militar.

      Respeitamos e ajudamos os nossos vizinhos, integramos a América Latina e o Caribe, ajudamos os países africanos, jamais nos intrometemos em assuntos internos de qualquer país, participamos da formação de um bloco alternativo (os BRICS) para dar maior equilíbrio a distribuição de poder no mundo

      É por tudo isto que querem nos condenar, nos xingar, nos apedrejar, ofender a nossa Presidenta da República ? (Uma mulher honesta, integra, competente, trabalhadora, cuidadora das pessoas e dos mais pobres – corajosa a ponto de associar-se revolucionariamente contra a ditadura militar)

      Essa onda anti-PT é injusta e, fundamentalmente, fascista.

      Aqueles políticos e jornalistas que alimentam essa onda são fascistas.

      Não é verdade que não aceitamos a alternância de poder. O PT já foi substituído diversas vêzes em vários governos e, depois, voltou.

      Os acordos políticos de formação de coligações partidárias sempre foram respeitados.

      Por tudo isto, eu posso afirmar que tenho orgulho de ter votado no PT (não sou filiado) desde sua fundação e ter ajudado com o meu voto a que os políticos do Partido realizassem esses feitos que elevaram nossa nação a um patamar maior e diferenciado entre as nações do mundo.

      Ingenuidade minha ? Nem tanto, sou testemunha ocular da história desde Getúlio Vargas. Posso afirmar o que estou dizendo porque eu vivi essa história.

      Alguns erros foram cometidos ? Sim, nada tão significante que merecesse retirar o PT do governo central

      Talvez consigam afastar o PT ? Talvez. Tenho certeza que o povo brasileiro vaii sentir saudades

      Ironia da história: poderão substituir o PT por quem nasceu no seu útero.

      O sucesso foi tão grande que a última pesquisa  DataFolha mostra: 70% dos brasileiros votam nos candidatos do PT ou saídos de suas entranhas: Dilma, Marina, Eduardo Jorge e Luciana Genro.

      Nilva: você fez e faz parte desse sucesso. Parabéns. Você, de fato, é uma cidadã que orgulha a todos nós, militantes do PT (e do PCdoB, também)

       

  47. Oportunismo barato
    Oportunismo rasteiro, esse é o modo #demotucano de se fazer política. Não existe projeto para o país ou para sociedade, o único projeto é o de poder. Cansamos de ser enganados! Fora Falastrão!

  48. Eu poderia ter escrito essa imbecilidade abaixo

    …”se o PT perder a presidência e o governo de Minas, praticamente será alijado da política nacional, porque as pesquisas indicam escassas possibilidades de vitória em todos os demais estados”…

    Mas, como vem do comitê do PSDB…é jenial!

    Só mesmo poderia vir de um tucano – racismo só se fosse macaco -.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2014/09/jihadistas-do-estado-islamico-vendem.html

  49. Essa explosão se dá por algo

    Essa explosão se dá por algo sensacional.

    Se até a ditadura o Brasil viveu como um país de muitos direitos e poucos deveres para os da casa grande, e poucos direitos e muitos deveres para os da senzala….

    …. após a redemocratização os da senzala passaram a entender que são parte da população que também tem direitos.

    …. os da casa grande grande começaram a ser cobrados nos deveres iguais aos da senzala.

    Daí o imenso conflito.

    Os da senzala querem seus direitos de forma imediata e os da casa grande apresentam suas dificuldades em repartir tais direitos e assumir os mesmos deveres que os da casa grande.

    Bons tempos.

  50. De forma mais clara.

    A manipulação da imprensa e a necessidade dos atuais governantes resolverem de uma hora para outra os grandes problemas deixados pela nossa formação de casa grande e senzala que sempre abandonou o povo vem resultando tudo isso.

    As pesquisas indicam que Aécio perde em seu estado e não elegerá seu candidato ao governo.  Em Pernambuco o candidato de Campos não está bem nas pesquisas.

    São Paulo, de Alckmin, é o ponto fora da curva, e não consigo explicar os seus índices. São Paulo dos escândalos do metrô de dos problemas da seca.

    No mais, uma correção aos últimos parágrafos de Nassif, com a mais recente pesqusa em MG:

    http://www.otempo.com.br/cmlink/hotsites/elei%C3%A7%C3%B5es-2014/dilma-passa-a%C3%A9cio-neves-em-minas-com-9-pontos-de-frente-1.908157

    1. São Paulo, o aparente ponto

      São Paulo, o aparente ponto fora da curva, caro Ribeiro, é a prova cabal de que a Midiocracia com comando central no Sistema Globo, venceu! Marina é produto da desconstrução dos políticos; enquanto que a possível reeleição de Alckmin é produto da desconstrução do PT pela mídia, justo onde mais no Brasil as pessoas são por ele teleguiadas. Sem falsa modéstia, o padrão se repete em minha cidade onde Marina deverá ter votação arrasadora. Cidade tipicamente de classe média-média e média-baixa, é lincada diretamente às redes paulistas de informação mediante TVs por assinatura, rádios, e, claro, por aproximação, com os portais de internet… quase como uma cidade paulista, ao invés de à capital do estado ou outro centro nacional. Como resultante? Centro de alta concentração de reacionarismo.

      Desde Vargas, que de fato, tem sido assim.

      1. São Paulo: fora da curva? Sim e ainda bem

        O estado de SP concentra a maior classe média da nação, a maior escolaridade e a maior pujança econômica. Não me surpreendo com os dados da corrida presidencial em SP: Marina 35%, Dilma 23% e Aécio 19%. Os paulistas leem mais, são mais informados, mais conservadores e por consequência, estão mais inconformados com rumo atual da nossa nação. Bolsa família em SP é bolsa esmola. Já em muitas localidades no norte-nordeste bolsa família é questão de sobrevivência.

        Colocar tudo na conta da globo é perder a visão das várias realidades no Brasil. Adoraria que o Brasil fosse a realidade do paulista, pelo menos pela alta escolaridade, mas não é. Sarneys, ACMs, Collors são frutos direto da baixa escolaridade.

  51. PSDB segue destino do DEM

    “PSDB segue destino do DEM”, era só o que se ouvia tempos atrás. E, de repente, os fatos nos surpreendem com um “se o PT perder a presidência e o governo de Minas, praticamente será alijado da política nacional, porque as pesquisas indicam escassas possibilidades de vitória em todos os demais estados”.

    Que mundo acelerado este em que vivemos!

  52. Campanha PSDB

    O PSDB deveria desmontar imediatamente a onda Marina. Contraditória, sem projeto político coerente, na prática está destruindo o projeto de Eduardo Campos. Ela quer o poder pelo poder, seu projeto é pessoal, uma megalomaníaca. O PSB é para ela provisório, certamente, se eleita, vai construir a Rede, onde abrigará seu grupo político. Certamente será derrubada da presidência, caso ganhe a eleição. O Congresso Nacional  fará dela o que fez com Collor de Melo, um presidente sem apoio político no parlamento. Certamente criarão o clime para o Parlamentarismo e Marina será uma presidente sem poder. Aécio Neves deve salvar a própria pele, não o PSDB, que tem em São Paulo os caciques que no fundo não toleram Minas. O PT, por seu turno, embora tenha um projeto político pelo social, é minado pela mídia sustentada por interesses econômicos internacionais. Para Aécio chegar à presidência, deve fazer uma espécie de carta ao povo brasileiro se compromentendo com os projetos sociais do PT, como pré-sal para saúde e ducação e não privatizxar a Petrobrás, bem como cobservar bolsa família, estc. etc. Marina passar em cima do PT, com o apôio da mídia, até se compreende, mas em cima de Aécio que pertence a um partido de centro, que pode tratar do social ao mesmo tempo do ecônomico, não se justifica. “Inteligentibus palca”.

     

  53. Campanha PSDB

    O PSDB deveria desmontar imediatamente a onda Marina. Contraditória, sem projeto político coerente, na prática está destruindo o projeto de Eduardo Campos. Ela quer o poder pelo poder, seu projeto é pessoal, uma megalomaníaca. O PSB é para ela provisório, certamente, se eleita, vai construir a Rede, onde abrigará seu grupo político. Certamente será derrubada da presidência, caso ganhe a eleição. O Congresso Nacional  fará dela o que fez com Collor de Melo, um presidente sem apoio político no parlamento. Certamente criarão o clime para o Parlamentarismo e Marina será uma presidente sem poder. Aécio Neves deve salvar a própria pele, não o PSDB, que tem em São Paulo os caciques que no fundo não toleram Minas. O PT, por seu turno, embora tenha um projeto político pelo social, é minado pela mídia sustentada por interesses econômicos internacionais. Para Aécio chegar à presidência, deve fazer uma espécie de carta ao povo brasileiro se compromentendo com os projetos sociais do PT, como pré-sal para saúde e ducação e não privatizxar a Petrobrás, bem como cobservar bolsa família, estc. etc. Marina passar em cima do PT, com o apôio da mídia, até se compreende, mas em cima de Aécio que pertence a um partido de centro, que pode tratar do social ao mesmo tempo do ecônomico, não se justifica. “Inteligentibus palca”.

     

  54. MARINA E A MÃO DO DIABO 
    O

    MARINA E A MÃO DO DIABO 

    O fato de Marina não estar no avião está mais pela MÃO DO DIABO, SUJA PELO DINHEIRO DOS MERCADORES DO DINHEIRO: BANQUEIROS; ESPECULADORES; AGIOTAS; FUNDOS ABUTRES… 

  55. Interessante como no Brasil,

    Interessante como no Brasil, a providência divina, principalmente a providenciada, opera milagres. Já se sabe maiores detalhes do porquê a Marina não ter embarcado para o compromisso junto com Eduardo Campos em Campinas? Para a faceirice no velório podemos inferir que se trata de uma outra operação divina exitosa? Quem teria rezado tanto? O mercado?

  56. fenomeno visto do comite de aecio

        O brasileiro vai poder apitar em absolutamente tudo desde que deixe so a macroeconomia na mâo dos banqueiros.viomundo bolg.Programa Marina Silva.

  57. O FENÔMENO MARINA

    Nassif,

    A Marina é oportunista e despreparada. O povo brasileiro tem que aprender a julgar, avaliar com a razão e não com o coração ou misticismo. Será que a mídia, de uma forma geral conseguiria fazer isto?

    1. O problema reside exatamente

      O problema reside exatamente ai: o povo brasileiro aprender a julgar com a razão. As pessoas vao no oba oba… Uma especie de inconsciente coletivo. De uma hora pra outra a midia começou a recitar feito mantra Marina pra cá, Marina pra lá, lá se vai o povo atrás no oba oba midiático. Eu nem diria que votam com o coração, muito menos com a razão, simplesmente votam porque o boato é que fulana está à frente das pesquisas, mesmo que de fato não, esteja!

  58. Eh facil desmonstar a  onda

    Eh facil desmonstar a  onda Marina por parte do PSDB. Eh soh o PSDB ir para a televisao e expor que a Marina copiou todos os nossos planos para o Brasil. Na mesma hora Dilma passarah a desponstar como reeleita em primeiro turno. Tatica suicidade do PSDB? Nao sei, mas nao custa arriscar.

  59. “Na avaliação dos aecistas,

    “Na avaliação dos aecistas, Marina passou a cavalgar a onda anti-petista nacional.”

    Uai! Não seria surfar na onda? Na verdade a candidata encilhou e montou no primeiro cavalo que passou a sua frente, mas não demorará a cair do referido equino.

    Sobre a tal “onda”, porque motivo Aécio não conseguiu pegá-la… eis o grande mistério.  Como se sabe, Aécio é de todos os candidatos o mais versado em surf. Nas ondas do Rio de Janeiro( seu point favorito) é um verdadeiro ‘local”. Já em sua terra natal é um verdadeiro ‘haole”, talvez isso explique  seu fracasso eleitoral até agora lá nas alterosas.

    Primeiro, a avaliação do tamanho da onda me parece equivocado. Ela está mais para “merreca” do que para “morra”. Esse nicho(merreca ant-petista) se resume nos que consideram o governo ruim ou péssimo. Essa turma milita na “Terra de Zuckerberg” e faz parte do núcleo duro da nossa brava classe média. A grande maioria do eleitorado está no “crowd” esperando a melhor onda. Essa galera, principalmente os que consideram o governo regular, vai mudar seu voto ao sabor dos acontecimentos e convencimentos. Sáo capazes de mudar a orientação até na boca da urna.

    Já dá para perceber que nem fazendo  muitos “360” o senador atingirá o “lip”. O tucano fez um “drop” e, ao invés de sair da onda vitorioso, se esborrachou nas pedras. O candidato tucano já esta na WQS, não tem jeito . WCT está entre Dilma e Marina. Aliás, até 05/09 a surfista Marina terá que fazer caprichados “areal 360” para explicar suas contradições, incoerências.

    Se Dilma e sua turma capricharem nos “back door”, “back side”, “cut back”, “drop”, floater”… arrebentam. Se Deus quiser sairemos vencedores na “Expression Session” final, apesar de Marina se considerar a única protegida Dele.

    PS. Girias e espressões de surfistas- http://360graus.terra.com.br/surf/default.asp?action=reportagem&did=382

  60. Nilva

    Nilva 01/09/2014 – 09:57 É plenamente aceitável o clima pró Marina, o clima pró Eduardo Jorge, etc. Faz parte da democracia. Quando o PT venceu as eleições Presidenciais e demais eleições, o clima era de “paz e amor” contra o medo, “sem medo de ser feliz”. Agora querem nos satanizar.Jogar pedras, xingar. Afinal de contas, o que fizemos ? Políticas que permitiram matar a fome de milhões de famílias brasileiras. Realizamos o sonho de Betinho. Políticas que permitiram a ascensão social de milhões de família da classe “D” para a “C” e de milhares da classe “C” para a “B”. Políticas que empregaram e formalizaram o emprego de milhões de trabalhadores, praticamente chegando ao pleno emprego. Políticas de expansão do crédito que permitiram realizar o sonho da casa própria para milhares de famílias de brasileiros de classe média, o sonho do carro “0” km, o sonho da viagem de avião, o sonho dos eletrônicos e dos eletrodomésticos, etc Políticas de estímulo à indústria naval, à indústria da construção civil, à indústria automobilística, à indústria de eletrodomésticos, às indústrias fornecedoras de equipamentos, materiais e serviços para a exploração do pré-sal, etc Políticas de estímulo ao empreendorismo, de formalização, de capacitação, de financiamento, de desoneração de impostos, de consultoria, etc. Realizamos o sonho de toda grande nação: descobrimos reservas imensas de petróleo e gás, dobrando o nosso estoque de riquezas naturais. Estamos explorando com sucesso essa riqueza e destinando 75% e 25%, respectivamente, dos royalties para alavancar e melhorar o atendimento dos serviços de educação e saúde. Expandimos significativamente a nossa quilometragem de linhas de transmissão e integramos a nossa matriz de energia elétrica, hidroelétricas, nuclear e térmicas,, inclusive eólicas, eliminando o risco de apagão sistêmico. Ampliamos significativamente o nosso parque educacional de escolas técnicas e universidades. Iniciamos um processo adequado de concessão de exploração de rodovias, aeroportos, portos, etc, sem doar o patrimônio público. Nilva: é tanta coisa que tornaríamos essa lista quilométrica. Fomos rigorosamente republicanos no relacionamento com todas as instituições e no combate à corrupção. Mantivemos a inflação sob controle durante anos seguidos, superavit primário e uma taxa de câmbio em níveis absolutamente aceitáveis pelo chamado “mercado”. Milhares de brasileiros das classes “A” e “B” viajam e gastam duas dezenas de bilhões de dólares no exterior todos os anos. O desmatamento caiu a níveis ínfimos. Os produtores rurais nunca produziram e ganharam tanto dinheiro. Os bancos nunca lucraram tanto. Os nossos líderes históricos foram submetidos a um julgamento de exceção e a nossa reação foi de respeito formal á decisão do judiciário Jamais, jamais e jamais fizemos qualquer ameaça à livre imprensa, à livre expressão de pensamento, à livre manifestação nas ruas e praças. Instituimos uma Comissão Nacional da Verdade para desvendar os crimes cometidos durante a ditadura militar. Respeitamos e ajudamos os nossos vizinhos, integramos a América Latina e o Caribe, ajudamos os países africanos, jamais nos intrometemos em assuntos internos de qualquer país, participamos da formação de um bloco alternativo (os BRICS) para dar maior equilíbrio a distribuição de poder no mundo É por tudo isto que querem nos condenar, nos xingar, nos apedrejar, ofender a nossa Presidenta da República ? (Uma mulher honesta, integra, competente, trabalhadora, cuidadora das pessoas e dos mais pobres – corajosa a ponto de associar-se revolucionariamente contra a ditadura militar) Essa onda anti-PT é injusta e, fundamentalmente, fascista. Aqueles políticos e jornalistas que alimentam essa onda são fascistas. Não é verdade que não aceitamos a alternância de poder. O PT já foi substituído diversas vêzes em vários governos e, depois, voltou. Os acordos políticos de formação de coligações partidárias sempre foram respeitados. Por tudo isto, eu posso afirmar que tenho orgulho de ter votado no PT (não sou filiado) desde sua fundação e ter ajudado com o meu voto a que os políticos do Partido realizassem esses feitos que elevaram nossa nação a um patamar maior e diferenciado entre as nações do mundo. Ingenuidade minha ? Nem tanto, sou testemunha ocular da história desde Getúlio Vargas. Posso afirmar o que estou dizendo porque eu vivi essa história. Alguns erros foram cometidos ? Sim, nada tão significante que merecesse retirar o PT do governo central Talvez consigam afastar o PT ? Talvez. Tenho certeza que o povo brasileiro vaii sentir saudades Ironia da história: poderão substituir o PT por quem nasceu no seu útero. O sucesso foi tão grande que a última pesquisa DataFolha mostra: 70% dos brasileiros votam nos candidatos do PT ou saídos de suas entranhas: Dilma, Marina, Eduardo Jorge e Luciana Genro. Nilva: você fez e faz parte desse sucesso. Parabéns. Você, de fato, é uma cidadã que orgulha a todos nós, militantes do PT (e do PCdoB, também)

    1. Politica

      Concordo plenamente. Tenho muitos parentes que foram beneficiados com a política de pleno emprego do governoLula/Dilma, bem como o aumento do salário mínimo. Não só em São Paulo, mas no Nordeste,  para cuja região viajo duas vezes por ano.  Eu, pessoalmente,  não tenho problema, qualquer que seja o governo, já que tenho cargo público vitalício. Mas vejo muito ingratidão entre os jovens. Talvez porque muitos eram crianças na  “Era FHC” e, portanto, não sabem o que ocorreu naquele período.

  61. “Outro ponto que tem

    “Outro ponto que tem incomodado os aecistas é o que consideram tratamento benevolente da mídia às derrapadas de campanha: o avião de Campos e os cachês para palestras de Marina”

    Não fosse a tragédia que seria um governo de Marina Silva, seria engraçado ver os tucanos reclamando da benevolência da mídia aos adversários.

  62. Marina=malafaia + jânio + yeltsin.

    A candidata Marina Silva é uma mistura explosiva da instabilidade política e emocional de Jânio Quadros com o fundamentali$mo de Silas Malafaia e o entreguismo de Bóris Yeltsin.

    Seria uma hecatombe para o nosso país, a sua eleição.

    Urge alerta o eleitorado para que a tragédia seja evitada!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador