O impossível aprendizado de Dilma rumo ao segundo tempo

Além do peso indiscutível de Mino Carta, a Carta Capital conta com a participação de dois dos principais economistas brasileiros, Antônio Delfim Netto e Luiz Gonzaga Beluzzo. Seu evento anual “As Empresas Mais Admiradas” junta anualmente o melhor do PIB brasileiro – em tamanho e influência.

Mais: a Carta Capital é a única publicação tradicional a manifestar um apoio crítico a Dilma. As críticas que têm feito aos erros da política econômica lhe conferiram autoridade para ser a avalista dos novos tempos, assim que Dilma mostrar evidências de que irá mudar seu estilo

O evento de hoje seria o cenário ideal para Dilma divulgar, senão propostas, pelo menos o chamamento para os novos tempos de participação geral, na presença de mais de uma centena de empresários e executivos das maiores empresas do país, ansiosos por renovar sua crença no futuro.

No entanto, Dilma antecipou uma viagem ao exterior apenas para não comparecer ao evento. No ano passado compareceu mas somente após ingentes esforços de Lula para convencê-la a ir.

Dilma aparentemente não faz a menor ideia do custo do apoio a ela, mesmo um apoio crítico. Cria resistências nas empresas, agências de publicidade, passa a ideia de publicação maldita, marginal.

Quando esnoba o maior evento da revista, a Presidente está enfraquecendo um de seus poucos aliados, quando se iniciar a guerra final da mídia.

A indicação para o STF

Ao mesmo tempo, aumentam os rumores de que indicará para uma das vagas do STF (Supremo Tribunal Federal) o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Será mais um erro.

Nos próximos tempos se abaterá sobre o STF uma tempestade similar a que cercou o julgamento da AP 470. Dilma não precisa de aliados ou correligionários no STF. Precisa de Ministros técnicos, com personalidade firme e compromisso com a legalidade para enfrentar o furacão midiático que virá.

No exercício do cargo de Ministro, Cardozo revelou-se o mais débil dos Ministros, incapaz de resistir a um sopro de pressão sequer.

A probabilidade de ele exercer um mandato independente é zero. Será o mais implacável inquisidor contra o governo; e o mais radical garantista no julgamento da oposição. É a maneira de garantir sua blindagem, como demonstrou exaustivamente nos últimos quatro anos.

 

Luis Nassif

317 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Incompreensível essas

    Incompreensível essas atitudes da presidenta Dilma.

    Não prestigiar o único grupo de mídia que, ao menos, não a pressiona com factóides ou armações é o fim da picada.

    E a tal suposta indicação do Inútil para o STF. Inacreditável.

    Se alguém não abrir os olhos da Dilma teremos que torcer para a banda chantagista do PMDB vetar a indicação do “Inútil”….

    A que ponto chegamos.

    1. Seria outro da cota do

      Seria outro da cota do Eduardo Cunha?

      Aproveitando, Dilma não é ingrata e sabe reconhecer seus aliados. Para não ir a esse evento da Carta Capital não poderia estar sendo urdida alguma recepção tipo a da câmara contra de deputados, a ela mais que aos conselhos populares? Que garantias do PIB que a mandou tomar no Itaú durante a copa, um evento transmitido para todo o mundo, não seria repetido? Eles estão mais nervosos ainda, não nos esqueçamos. O serviço de inteligência dela pode até ser precário, mas funciona.

      1. Não Ivan.
        Esse ambiente que

        Não Ivan.

        Esse ambiente que vc relatou não é o de Carta Capital.

        Agora sobre o serviço de “inteligência” da Dilma, esqueça. São os últimos a saberem de alguma coisa. Ainda estão lendo os jornais de ante-ontem.

        1. Na Carta Capital, jamais.

          Na Carta Capital, jamais. Mas, nos arredores Marco St… no dia do evento… Para criar constrangimentos, essa turma revoltada e incivilizada não escolhe local.

    2. Desisto

      Se realmente Dilma for pelos caminhos que aponta (Cardozo é a gota que faltava no copo cheio), eu desisto de defender as forças políticas e ideológicas que fazem parte de sua corrente. Precisaremos realmente de uma 3.a via.

  2. Quanto ao evento da Carta

    Quanto ao evento da Carta Capital, acho que é só uma festa para empresários.  Estão fazendo tempestade em copo d’água.

    Mas com relação ao Cardozo, concordo com vc, Nassif: será um gigantesco gol contra coloca-lo no Supremo.

  3. Mino Carta

    Nassif: Já tinha lido que a Presidente viajaria e não manteria o compromisso de comparecer ao evento. Mas não sabia da antecipação da viagem. Seu texto é extremamente oportuno e pertinente.  Antecipar viagem para não comparecer ao evento patrocinado por Carta Capital / Mino Carta é deprimente. De chorar. E indicar Cardozo para o Supremo será de doer. O PMDB já se manifestou dizendo que seus senadores votarão contra. Tinha esperanças que a Presidente tirasse algumas lições dessa última eleição. Será que ela não aprendeu nada? Será que seus eleitores e “cabos eleitorais informais” merecem a indicação de um Cardozo (que Deus nos livre e guarde), um Henrique Meirelles e outros que tais? Mas, sobretudo, será que o Mino Carta merece essa atitude da Presidente – antecipar uma viagem? Lamentável. Longa vida a Mino Carta e que seu evento tenha enorme sucesso.

  4. Indicar o ministro da justiça

    Indicar o ministro da justiça para o STF é um erro dos grandes, pelo qual todos pagaremos. Não comparecer ao evento da revista é uma besteira pela qual ela vai pagar. Pelo jeito ela vai continuar sendo a cabeça dura de sempre.

  5. Nessa toada a coisa vai mal.

    Nessa toada a coisa vai mal. Não acaba o mandato.

    PQP, custou tanto ganhar essa porra dessa eleição, custa apioar a Dilma para todos nós, e Dilma vem com esses sinais de que vai continuar fazendo de conta que não estamos numa luta desigual.

    “Dilma aparentemente não faz a menor ideia do custo do apoio a ela, mesmo um apoio crítico. Cria resistências nas empresas, agências de publicidade, passa a ideia de publicação maldita, marginal.

    Quando esnoba o maior evento da revista, a Presidente está enfraquecendo um de seus poucos aliados, quando se iniciar a guerra final da mídia.”

    1. Cara, na boa, se isso

      Cara, na boa, se isso acontecer, desisto do PT… Voto em branco daqui pra frente e que se fod@ tudo…

       

      Já não basta o que foi feito com a Petrobrás (quem diria, estou parecendo um coxinha), o Bernardo nas Comunicações, Mercadante sendo o ‘homem forte do governo’…

       

      Sério, a Dilma tá quebrando nossas pernas…

       

      Parece que do PT, só o Haddad se salva mesmo…

        1. é, mas…

          a pres. fugir do evento da CartaCapital e indicar o Cardozo pro supremo, Nassif tá coberto de razão, ele será um novo JB- ou até piorado, quem sabe… terá sido pra isto que corremos riscos até físicos de sermos agredidos pelos coxinhas pra defender nosso ideal?

          é isto que recebemos em troca da ultima sofridissima eleição?

          Lei de Meios e quebrar as pernas da #MidiaBandida PRA COMEÇAR, isto é dificil, né?

           

          Ah… nem!

          ://

          1. Na próxima eleiçao vc se candidata, tá? Já q sabe tudo

            Nada garante que a presidenta “fugiu” do encontro da Carta Capital, só uma especulaçao do Nassif. Ela tinha “apenas” um encontro do G20, uma bobagem, né? O Cardoso NAO FOI indicado para nada, pelo menos ainda nao. E nao temos que receber nada em troca de nada. Quem vota com consciência nao exige contrapartidas. 

  6. Se a Dilma soubesse a reação

    Se a Dilma soubesse a reação das pessoas quando voce falava que iria votar nela em sp realmente não cometeria esse deslize, na hora H todo apoio conta; e que Lula coloque luz na cabeça da presidente.

  7. Não dá. Não dá. Assim fica

    Não dá. Não dá. Assim fica difícil.

    Como disse muito bem o Fernando Brito, do tijolaço, liderança não se consegue com eleição. Eleição é que se consegue com liderança. Se voltar a se retrair como o fez durante o mandato todo vai ficar difícil. Vai ficar refém da pauta adversária o tempo todo.

    Não é possível que esse pessoal do governo não tenha aprendido que não pode dar tão mole no dia a dia da comunicação.

    1. Tambem tou achando,

      Tambem tou achando, especialmente porque tou achando meio dificil acreditar que Dilma foi pro exterior especificamente pra evitar a ida a esse evento.

      Da viagem em si eh a primeira vez que escuto, precisamos de mais informacoes.

      1. É óbvio q nao foi isso, isso nao tem lógica nenhuma

        O Nassif tá forçando a barra para que a Dilma siga as “liçoes” dele, e vem com essa, sem pé nem cabeça. Por que ela faria isso? 

        E já viram quanta “gente” (ou robôs) novos, que nunca comentaram aqui antes, têm aparecido nesses tópicos em que o Nassif desconstrói a Dilma? E todos a tratando com a maior falta de respeito, teimosa, burra, do PT nada se salva, etc. Sem o menor senso de ridículo. Parece que está importante se intrometer aqui no Blog, que é um dos espaços independentes da blogosfera. 

        1. “todos a tratando com a maior

          “todos a tratando com a maior falta de respeito, teimosa, burra, do PT nada se salva, etc. Sem o menor senso de ridículo”:

          Anarca, o presidente da Australia tambem ganhou de 51/49 por cento.  Minha irma me disse hoje que ninguem na Australia fala dele como falam de Dilma.  Nos EUA eu te garanto que tambem nao falam, exceto a ala mais lunatica do Tea Party.

          Nao eh so senso de ridiculo e respeito faltando, eh complexo de inferioridade sobrando que a “classe media” brasileira tem.  (Eu estaria horrorizado se tivesse comprado um apartamento na mais miseravel cidade dos EUA por 300 mil dolares e…  advinhe…  eh o destino favorito dos eleitores de Aecio!  Haja complexo de inferioridade, credo!)

          Repetindo:  Dilma eh o melhor presidente do mundo nesse exato momento.  Dilma eh o cara.

          Se nao eh, que alguem nos mostre outro presidente fazendo o que ela faz ou fez nos ultimos 4 anos.  Isso eh facil o bastante, ne?

          Porque ninguem aparece dizendo outro nome?

          Nem sequer Mujica alguem lembrou de mencionar -e olhe que ele eh uma fera.

          Resumindo:  o que sobrou da direita brasileira nao tem o menor embarasso de ser representado por alguma coisa que so pode ser bondosamente chamada de Tea Party Manquee do Brasil.  Nem Aecio nem FHC se recusaram a ser representantes manquee deles por uma fracao de segundo ate hoje.

          Va pastar, direita brasileira de merda.  Va comprar apartamentos em Miami pelo dobro do preco e desaparece do Brasil de uma vez, cambada.

          1. Constatar o óbvio (a invasao de trolls) é patrulhar?

            E nao era para vc, que é cadastrado e membro já há algum tempo (desde 1013). 

          2. É verdade…

            …. frequento este blog muito, mas muito antes mesmo – 20007 – de aparecerem lúcidas patrulhas por aqui.

  8. Omelete na Globo ela não faz

    Omelete na Globo ela não faz mais.

    Ótimo.

    Mas também não vai à Carta Capital ( única publicação que a apóia )

    Péssimo.

    Quanto a indicar o Cardozo: ela indica e fica bem com ele.

    O PMDB dá bomba nele na sabatina e ele não entra. 

    Bom demais pra ser verdade.

  9. Cardozo no STF seria um erro crasso

    Com Cardozo no STF, Dilma cometeria um erro primário e teria o pior de dois mundos:

    1. Daria início a uma verdadeira guerra de extermínio na mídia, dando razão a Gilmar Mendes e entregando de bandeja à oposição e à velha mídia o discurso da “tentativa de aparelhar o Suprema Tribunal Federal e transformá-lo em uma corte Bolivariana”. A partir disso, ficaria muito mais palatável aprovar a Emenda da Bengala, ampliar a idade da aposentadoria compulsória para 75 anos, e consequentemente tirar de Dilma a possibilidade de nomear outros Ministros durante a sua gestão. 

    2. Dilma apanharia muito pela indicação, e poderia inclusive sofrer o vexame de ver o candidato rejeitado pelo Senado (o que em toda a história, aconteceu uma única vez até hoje, ainda no século 19, quando o médico Cândido Barata Ribeiro foi reprovado por falta de conhecimento jurídico para o cargo). Ainda que ele fosse aprovado, seria péssimo para o Governo, pois ele não tem bagagem jurídica, competência e força moral para resistir a ataques da mídia. Seria um Ministro vacilante, que votaria ao sabor dos ventos desta.

    Em suma, a indicação seria entendida como uma tentativa de guindar um cupincha/apaniguado seu ao STF, pela qual Dilma seria duramente criticada e que poderia abrir uma séria crise com o Senado (Congresso) e com o próprio Supremo. E tudo isso para nada, pois é bem provável que Cardozo votasse contra os interesses do Governo para demonstrar independência.

    Não vale a pena correr todo esse risco por um Ministro fraco, que jamais demonstrou desempenho satisfatório em seu cargo para (haja vista a série de vazamentos seletivos da Polícia Federal contra o PT, que ele não controla) e que realmente não possui o estofo e o conhecimento jurídicos necessários para ser Ministro do STF. 

     

    1. “Em suma, a indicação seria

      “Em suma, a indicação seria entendida como uma tentativa de guindar um cupincha/apaniguado seu ao STF, pela qual Dilma seria duramente criticada e que poderia abrir uma séria crise com o Senado (Congresso) e com o próprio Supremo”:

      Engano seu, Eduardo.  O vazamento da “indicacao” de Cardozo pro supremo vazou pro estadao na semana passada, nao foi nem um pronunciamento oficial de pessoa especifica.

      Se tem uma coisa que a oposicao nao vai fazer eh o tentar impedir de alcancar o cargo.

      Eu consigo:  eh que ele uma vez me contou uma piada a respeito de pelos pubicos em Coca Cola e…

      1. Note se que meu ponto de

        Note se que meu ponto de mencionar o estadao era especificamente pra dizer que provavelmente o proprio Cardozo o vazou pra eles.  Primeiro, porque ministro ou nao ele eh baixo clero.  Segundo, porque ele -sendo baixo clero- nao conseguiu emplacar a noticia no resto da GAFE e correu pro primo pobre.  Terceiro, a palavra blindagem no item eh problematiquissima, e ao ponto:  o cara eh blindado sim.  Todo o baixo clero eh mediaticamente atacavel somente se nao tem funcao, de outra maneira…  seu trabalho eh fazer blindagem de terceiros -blindagem by proxy!

        Tem alguma coisa muito errada nesse rumor sim.  Que eh lobby eh obvio, e que eh lobby tucano eh mais obvio ainda: Cardozo simplesmente NAO emplacou quase nada como ministro da justica, quem seria doido de pensar que ele eh material supremo exceto ele proprio?

    2. Na boa: vamos torcer para a

      Na boa: vamos torcer para a “oposição'”, querendo queimar a Dilma, queime o filme do cidadão esse aí… dá tempo da Pres. pensar melhor noutro nome…

  10. Dilma antecipa ida a Nova

    Dilma antecipa ida a Nova York e discursa na Cúpula do …

    oglobo.globo.com/…/dilma-antecipa-ida-nova-york-discursa-na-cupula-…

    22/09/2014… A viagem da presidente Dilma Rousseff para Nova York, na noite desta segunda-feira, …

    Dilma antecipa viagem para cúpula do G20 na Rússia

    operamundi.uol.com.br/…/dilma+antecipa+viagem+para+cupula+do+g2…

    03/09/2013 – Em meio a uma crise diplomática com os Estados Unidos, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, antecipou em 24 horas…

    Dilma antecipa viagem ao Paraguai – Estado de Minas

    http://www.em.com.br/app/…/dilma-antecipa-viagem-ao-paraguai.shtml

    14/08/2013 – A presidente Dilma Rousseff decidiu antecipar o embarque para Assunção, …

  11. Creio que faltaram

    Creio que faltaram três informações nos fatos narrados nesse post:

    1) Em que data a Pres.Dilma confirmou a presença?

    2) Qual o motivo do cancelamento e/ou da antecipação da viagem informado pelo planalto ?

    3) Quando foi que a Pres.Dilma falou que vai indicar o Zé Cardozo para o STF ?

    Tão logo conheçamos essas informações estaremos todos aptos a opinar sobre os dois assuntos.

    Grato,

    Gringo

    1. perguntas

      faço as mesmas perguntas… não vimos ainda os sinais claros para o novo mandato, para tirarmos as primeiras conclusoes, lidar com o fogo inimigo é dificil, com o fogo amigo é pior ainda… abs

    2. Assinando embaixo!

      Uma festa na noite de hoje. E uma viagem à Austrália. Pouso para abastecimento do avião, haja vista o equipamento não possuir autonomia para voar do Brasil à Austrália. Viagem super desgastante. Como conciliar uma festa com essa viagem, na mesma noite? Que ela se faça representar para os empresários. Ela não estará faltando à festa de Mino, para descansar no Palácio. Ela está se encaminhando para a reunião do G-20!!!

  12. Implosão

    Bem, uma das razões de eu ter votado em Dilma foi a esperança de que o slogan “Governo nvo, idéias novas” fosse de faro verdadeiro. Eu ainda espero que seja.No entanto peguemos 4 exemplos em apenas duas semanas da espetacular e suada vitória de Dilma para analisar e compor com armadilhas de curto prazo qua aparecerão:

    1) O aumento dos combustíveis não refrescou para a Petrobras, não refrescou para o agronegócio (etanol) que viu o diesel subir mais do que a gasolina –  e ainda passou a imagem de “estelionato eleitoral”. Ou seja, em um único movimento não deixou ninguém felz.

    2) Guido Mantega vem a público falar as tradicionais abobrinhas e antecipar a agenda de 2015, quando já não será ministro. Ou seja, mais do mesmo. A mesma falta de bom senso e timing.

    3) Ignorar o evento da Carta Capital para mim é, de novo, um sintoma que Dilma acha que venceria independente de aliados. Em 2010 foram feitos vários acenos com relação às novas mídias e houve muito pouca iniciativa para quebrar o monopólio de fato das mídias tradicionais. Dilma só saiu do castelo de cristal quando arrombaram a tranca em julho de 2013. Tarde demais.

    4) Entrevista de Gilberto Carvalho dizendo o óbvio. A pecha anti-PT pegou na classe média e também na classe baixa, principalmente na C. Os almoços de domingi estão mais insuportáveis ainda porque até os mais simples já repetem críticas da classe média.

    E ainda há outros complicadores à mesa. Corremos um sério/sérissimo risco de racionamento em 2015. Os reservatórios viraram outubro com 18% de sua capacidade e ontem, 09/11, encontravam-se com 17,3% de sua capacidade. Ou seja, as chuvas que estão chegando não estão sendo suficientes para armazenar água. Além disso, as térmicas estão ligadas a todo vapor e o preço Spot no teto. As distribuidoras de energia estão com um problema sérissimo de caixa e podemos repetir o que ocorreu em 2000 na crise energética da Califórnia. Racionamento em quebradeira na distribuição. Sem falar que 100% dos agentes estão plenamente insatisfeitos com os sucessidos “dedazos” dela no setor. Eu disse 100%.

    http://www.ons.org.br/tabela_reservatorios/conteudo.asp

     

    Com todos estes componentes, eu diria que 2015 não será um ano para amadores. O governo Dilma talvez nem sucumba à Petrobras, mas a ele mesmo.  Seja o que Deus quiser…

     

  13. Em meio à efervescência Dilma

    Em meio à efervescência Dilma não nomearia Cardoso, mesmo porque mais duas vagas serão abertas logo, logo. Uma agora em novembro com a aposentadoria de Celso de Melo e outra em julho do próximo ano para a vaga de Marco Aurélio Melo.

  14. Leiam o curto e grosso artigo de Ciro Gomes em CC aki reproduzi

    reproduzido 2 vezes. Sugestão de NICKNAME, e não da súbita e estranha mudança, pelo blog (apesar de em Contato, reclamaei mais de uma vez, de várias de minhas colaborações saírem com outro meu nome acompanhado de aspas e tudo “Nickname”, Contradição do Blog, do Blogueiro e Equipe, pois há inúmeros participantes que são pseudônimos claros tanto nos posts, comentários, quanto tá lá no arquivo com pseudônimos, apelidos. MAS POR FALAR EM CIRO GOMES, por tal falta de respeito à privacidade insistente, persistente, e falta de resposta, SUGIRO porem no campo do Youtube “ciro gomes nassif” e encontrarão um video de antigo Roda Viva em que Nassif e V. Gomesem debate. A quem interessar possa.

    1. E… no “Por que Apóio Dilma” , p q insisti várias vezes?

      NÃO EXISTE BLOG DEMOCRÁTICO, EM NENHUMA BLOGOSFERA POLÍTICA. Isso é quimera, e acho que deve ser assim, mesmo, senão vira numa mistura sem norte. Nâo li todos os mais de 300 comentários, aplaudindo, clap, clap, clap: ou o nível de leitura com mais vagar e mais senso crítico anda mal, ou não se entendeu aquele Manifesto: Não sei se fui o único – provavelmente houvesse alguem mais – que apontou e insistia leitura atenta e completa. Uma no cravo, outra na ferradura. Quaisquer que venham a ser os obstáculos ou sucesoss do governo Dilma, o tal Manifesto receberia, receberá novos aplausos e um “EU Nâo Disse?!”  (claro, apostou num e noutro, e… julguem por si mesmos). Por isso, o blog é olhado, visitado sempre em silêncio, sem nunca se manifestarem, por praticidade por reunir notícias diversas, ao invés de se pular de blog em blog ou de jornal em jornal.Certamente, os silenciosos são em número muitíssimo maior, mas muito maior, do que os tantos que aparecem por aqui. Impera a opinião única com suas variantes, as exceções são pra dar um ar de tolerância e de blog democrático. Desconto: O Manifesto tem mérito óbvio, basta ler o título, como acho que a maioria fez.

  15. Idiossincrasia

    “Dilma aparentemente não faz a menor ideia do custo do apoio a ela, mesmo um apoio crítico. Cria resistências nas empresas, agências de publicidade, passa a ideia de publicação maldita, marginal.”

    Então não a apoie e mesmo assim querem a presença dela!

    Ah! Ela não gosta do Mino porque ele é careta, italiano ou não usa gravata amarela?

     

  16. Sinto um ranço critico em

    Sinto um ranço critico em Nassif contra Dilma e não é de agora. Choque de personalidades? Não sei, mas eu tenho visto menos tolerância com ela que, por exemplo, Aécio. É provável que Dilma tenha adiantado a viagem por outras razões que desconhecemos. Ela não é de fugir da raia,  se até na abertura da copa estava presente, jogada aos leões… esperemos. A possibilidade desse mequetrefe ir para o stf pode ser plantada pois o cara não tem a mínima estrutura para isso.

      1. Nassif morei na Rua Itacolomi ai no Higienópolis

        Nassif morei na Rua Itacolomi ai no Higienópolis, sei como é a barra pesada de apoiar o PT e a Dilma nestas paragens, mas fazer o que?

        Ossos do ofício, é necessário  esquecer toda ofensa, mais ainda, esforça-te por pensar bem de teu maior inimigo. Tua alma é um templo que não deve jamais ser profanado pelo ÓDIO.

      2. Favor tomar providências com sua Equipe

        quanto ao q já reclamei 2 ou 3 vezes. De súbito, repentinamente, uma reação? (prefiro não pensar nesta hipotese) começaram a não mais postar em Uploads NICKNAME, e, sim, um de meus nomes junto com  as aspas “Nickname”. Há inúmeras pessoas no blog cadastrados ou não que usam apelidos claros e nos seus arquivos também estão só os mesmos apelidos. Por que tal súbita mudança? Repito que protestei, reclamei mais de uma vez, claro sem resposta, o “Contato” não mais me responde seja qual for a opção ( sugestão, pauta, Outros, reclamação, elogio) – sou crítico quando meu coração e cabeça assim me levam, e elogio e o defendo – vc já deve ter percebido – quando muita gente o criticou e critica – na verdade são poucas vezes, porque geralmente há um puxasaquismo que deve te fazer corar. Veja com a Equipe, a Equipe mudou? Não fossem inibições, algumascom termos agressivos,  o teu Blog poderia enriquecer muitíssimo mais, melhorar mais ainda o nível. Tu deves ter as estatísticas do quanto é mil vezes o número de visitantes silenciosos, alguns aproveitam, curtem, outros têm avaliação diversa; uns sorriem, outros abandonam, deixam pra lá.

  17. DR e Mino Carta

    Nassif,

    A ausência de DRousseff no evento de Carta Capital deve ter um mootivo bastante forte, muito embora seja esta uma possibilidade praticamente descartável.

    Quem vai a AMBraga e aniversário da FSP tem obrigação de comparecer à festa de Mino Carta.

    Já em relação ao JECardozo, sua escolha para uma vaga para o STF é tão razoável quanto ECunha na presidência da Câmara.

    Quanto a este último, o cargo que pretende ocupar é o terceiro, na ordem prevista na C.F. de 88, para vir a ser presidente do patropi – agora fechemos os olhos e imaginemos aquele iluxtre comandando o país, o carnaval que seria. 

  18. Votei no PT porque tenho

    Votei no PT porque tenho certeza que a politíca economica da oposição – PSDB – levará o país ao caos. Não preciso de gratidão de partido algum para sobreviver porque sou filho de um padeiro e de uma empregada doméstica e na minha casa todos sabem que a única saída é o trabalho. A se confirmar a indicação deste ministro inepto para o STF a presidente comete mais um dos seus incriveis erros. O blocão do Eduardo Cunha adorou esta indicação.

     

     

  19. EXTRA! EXTRA! EXTRA!

    [ leiam a manchete de última hora da Carta Maior; já nas bancas! ]

    DILMA É A CRISE!

    … e, para o próximo carnaval vai-quem-quer… já temos o melô da Dilma Gabriela:

    Quando eu vim para esse mundo,
    Eu não atinava em nada
    Hoje eu sou Gabriela
    Gabriela, iê… Meus camarada!

    Eu nasci assim, eu cresci assim,
    E sou mesmo assim, vou ser sempre assim:
    Gabriela, sempre Gabriela!
    Quem me batizou, quem me nomeou,
    Pouco me importou, é assim que eu sou
    Gabriela, sempre Gabriela!

     

     

  20. as vezes acho que foi a

    as vezes acho que foi a oposição que ganhou a eleição…quando voce pensa que vem um governo mais forte (ideias novas) vem um mais fraco ainda, pra não queimar a lingua depois,  vou dizer que por enquanto é só decepção…

  21. caramba , agora pegou pesado..

    Nassif me permita discordar , mas agora vc pegou pesado..ela trocar o regabofe da Carta Capital com os parasitas de sempre pelo G20 na Austrália é pedir demais à Presidenta..primeiro pq essa plateia não merece , com raras exceções,  essa troca , segundo pq não há parâmetro de comparação em importancia dos dois eventos e terceiro que Mino já deve ter falado com ela e Lula ou o Vice Temer a representará, tá de muito bom tamanho..vc tá de birra com Dilma, talvez tenha cansado de bater em Mantega..

    1. Concordo, Celso.

      Concordo contigo, Celso. Acho que dessa vez o Nassif pegou pesado demais.

      Não há termos de comparação entre os dois eventos, por mais que eu concorde que prestigiar o Mino Carta nunca é nem será demais. E é um defensor (ainda que crítico, ainda bem) dos governos trabalhistas. Mas ele é ideológico. Falar que um coisa dessa o faria fraquejar é diminuir a posição firme e ideológica do Mino, na minha modesta opinião. Mino não precisa disso para defender criticamente governos que se aproximem do seu pensamento.

      Por outro lado, não é possível ter nenhuma certeza de que Cardoso vai votar como o maior dos garantistas e que será severo com um governo petista para se proteger. Isso até pode acontecer, mas não há evidências que permitam ter a certeza que Nassif expressou.

      Acho que pegou pesado sim.

       

    2. Clap, clap, clap. Qualquer pretexto p/ bater em Dilma tá valendo

      Mesmo pretextos ridículos como nao ir a uma festa (tendo um compromisso internacional importante) e uma indicaçao QUE AINDA NAO HOUVE! 

  22. Se fosse

    Se fosse evento do grupo GAFE, ela iria com todo o prazer. É capaz de repetir as bobagens do primeiro mandato, chegando, inacreditavelmente, a fazer omeletes em programa brega. E a ausência de hoje, se tem algo a ver com o mais do que inútil ministro da justiça, é o fim da picada. Só falta, numa prova irrefutável, de miopia política, indicar o tucano enrustido para o STF. Sem qualquer merecimento, por sinal.

  23. Indicações para o STF

    Nos últimos doze anos, não houve indicação de políticos para o STF. Mas, nos governos anteriores, ninguém viu aparelhamento do judiciário com as indicações de Paulo Brossard, Celio Borja, Mauricio Correa e Nelson Jobim, para ficar apenas nos últimos. Na verdade, a presença de pessoas com experiência política na corte ajuda no relacionamento com os demais poderes, evitando constrangimentos como os causados por Joaquim Barbosa. E essa presença vem de longe, pois a ditadura militar não se envergonhou de nomear Adauto Cardoso, Aliomar Baleeiro, Bilac Pinto, Oscar Correia e Prado Kelly. Então,  por que a Dilma não poderia indicar um petista confiável?

      1. petista confiável

        Desculperm, não estava a tratar da possível indicação do atual ministro da justiça.  Apenas lembrei que o Brossard, lider do MDB no Senado, foi para o STF, e todos os outros citados também tiveram papeis relevantes em seus partidos, sem que isso fosse considerado impedimento para a indicação. Se o atual lider o PT no Senado for advogado, que impede a Dilma de escolher seu nome? Ou o lider na Câmara? Mas, com a oposição atual, política e midiática, a casa pode cair…

    1. Porque?
      Ora, ora. .. porque o cara, além de ser da turma do “Orelhudo”, é um péssimo político e uma nulidade total como demostrou nesses 4 anos… um tucano de plumagem escarlate.

  24. Tudo indica que…..

    Tudo indica que….não me diz nada, votei nela porque acredito! Penso que sucumbir agora é um erro, fui xingada, excluida, fui motivo de chacota e nada me balançou até agora, pelo contrário…. Neste caso, preciso ver para crer!!!

  25.  ENQUANTO DILMA NÃO VAI A

     ENQUANTO DILMA NÃO VAI A EVENTO NA CARTA CAPITAL

    “Ao mesmo tempo, aumentam os rumores de que indicará para uma das vagas do STF (Supremo Tribunal Federal) o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo. Será mais um erro.”

     

    VIXI MARIA!!!!  Realmente, se tal vaticínio, de extremo mau augouro se materializar. As condições para montagem do golpe estarão dadas. É como oferecer cavalo encilhado para os conspiradores atiçarem os capas pretas do STF…

    Orlando

  26. Mino Carta

    Acho que o Mino Carta merece respeito de todos os brasileiros, inclusive o da presidente. O G20 é importante, mas a presença da presidente no evento seria um ato político muito expressivo, até para mostrar a outra imprensa, a estima que tem por um homem honrado e honesto da nossa imprensa. É uma pena.

        1. Deixa de bobagem, Flics

          Mais 51 milhoes de pessoas votaram nela, ela tem que ficar agradando a todos? E deixar de governar, para isso? Ir ao G20 e estar na melhor forma possível lá, para os debates que ocorrerao, é funçao de governo que ela tem que exercer, ir à festa da Carta Capital seria um gesto desejável, e só. E militante que se preza nao fica de mimimi. 

          1. Tem razão a amiga, …

            … sempre muito lúcida, tem mais é que dar banana para quem apóia e fazer omelete para o pagagaio de pano…

  27. Dilma caminha nas próprias pernas

    Total apoio.

    Faça o que seu coração manda, ele é intuitivo, não erra nunca!

    Do jeito que estava, deu no que deu, agora é mudar o jogo, trocar as companhias, mudar a textura espiritual da sua alma, o azar não existe.

    O G20 é mil vezes mais importante que o oba-oba de fim de ano da Carta Capital, os conchavos prévios decidirão provavelmente uma nova moeda de trocas mundial, não é pouca coisa, nem trivial, ainda mais sem uma segunda guerra mundial para amaciar espíritos e corpos e servir de incentivo para o acordo.

    Boa viagem e boa sorte, Dilma.

  28. A comunicação será a mesma?

    Temos que ter alguns cuidados ao fazer essa análise.

    Por exemplo, se a viagem já estava marcada, paciência. A viagem de um presidente da república certamente obedece a protocolos rígidos, por tudo que a cerca.

    Acredito e torço para que tenha havido um contato pessoal dela com Mino Carta explicando a situação. Afinal, por tudo que já foi dito aqui, Mino Carta não é qualquer um. Se foi antecipada, mais razão ainda para esse contato.

    Quem sabe até uma participação rápida na solenidade, pensando, por exemplo, no fortalecimento político da única empresa de comunicação que sempre esteve ao lado dela e de Lula. Acho que poderia caber.

    Mas, independente de qualquer coisa, por esse episódio e por outros também já aventados aqui, começo a ter dificuldade para ver sinais de que a comunicação do governo vai mudar, o que assusta. 

    Não consigo imaginar e ao mesmo tempo morro de medo só de pensar que ela não tenha aprendido nada com a sua campanha, principalmente na reta final.

    Seria de uma insensatez absurda, que a levaria por caminhos muito mais difíceis ainda, até por conta de uma conjuntura muito pior.

    E aí, no lugar do reconhecimento do papel desempenhado pelo povo e por partidos de esquerda, e faço questão de citar o PSOL, que a levaria a uma postura mais humilde, viria a soberba, que parece ser uma característica que a todo instante ensaia se manifestar.

  29. Acho que a agenda da

    Acho que a agenda da presidenta eh bastante corrido.

    E nao ir ao evento da Carta Capital nao eh lah politicamente critico. Seria o mesmo erro que Aecio cometeu durante a sua campanha em focalizar demais nos eleitores do partido, ou seja, uma pregacao para convertidos.

    O foco da Dilma eh tentar minimizar os erros do primeiro mandato, ou seja, nos setores que nao a apoiaram para minimizar o impacto negativo que teve no Sul do pais.

    Eh deselegante para a Carta Capital? Sim, mas nada que nao possa ser remediado.

  30. E Cardozo

    Quanto ao Ministro da Justiça, concordo com tudo que foi dito.

    Um desastre.

    Só a possibilidade da indicação para o STF já pode nos fazer pensar:

    Quem banca ele?

      1. O Frei Beto…

        … é aquele que enganou o coitadinho e ingenuo Lula?… é o mesmo?… será que foi ele quem indicou o Fux?… como o Lula é bobinho, qualquer padreco indica ministro do stf por ele.

        1. Pois é. Tem um pessoal que ao

          Pois é. Tem um pessoal que ao mesmo tempo que louva as qualidades de estadista do Lula quer vender a história de que ele foi induzido a erro por Frei Betto na indica,ão de Joaquim Barbosa.

  31. O problema não é o anfitrião (ã), mas quem será homenageado (a).
    O problema não é com Mino Carta, mas quem a Carta Capital homenageará, veja quem foi homenageados como líderesempresas mais admiradas, no ano passado. Nenhum destes líderes votou nela nesta eleição, mas tentaram derrota-la de todas as formas. Por que deveria participar de festa onde serão homenageados seus inimigos.. De que adiantou estender sua mão a esta burguesia. O que a Natura ,Itaú, Gerdau e a Abril faltaram aprontar contra a candidata Dilma. Estendeu no passado a mão a Folha de S. Paulo e a Globo e só recebeu pedradas.Esta burguesia tem que ser reduzida ao seu verdadeiro tamanho.Dilma Rousseff em nome de sua dignidade acertou e não ir esta vez, como tentou em participar em 2013. ………………………. Líderes mais admirados 2013 – Carta Capital -1º- Jorge Paulo Lemhan,2º- Abílio Diniz,3º- Roberto Setúbal,4º Roger Agnelli,5º- Fábio Barbosa, Empresas mais admiradas 2013 – Carta Capital-1ª- Natura,2ª- Apple,3ª- Ambev,4ª Google,5ª Itaú,6ª Nestlé,7ª Petrobrás, Gerdau.

    1. O amigo é aquele…

      … que filmou o Sir Ney votando no Aécio?… mostra prá nois essa turma ai não votando na Dilma.. rapaz, e eu que pensava que o voto fosse secreto…. será que o amigo sabe em quem eu votei?

  32. Nassif,Concordo,

    Nassif,
    Concordo, primeiramente com a presidenta, e depois com você.
    Acho que ela poderia ficar mais algumas horas aqui, mas isso implicaria em um desgaste maior na chegada para a reunião do G-20.
    Estamos falando do deslocamento de uma presidenta, onde a logística e a segurança, não são tão simples assim…
    E, se a presidenta, assim espero, quer dar traulitada no PIG, quanto mais imparcial, você se apresentar, melhor…
    No mais, quem sabe ela já não pegou o telefone e bateu um bom papo com o Mino…
    Quando ela escolher os ministros, aí sim, vamos saber o que se passa na sua cabeça…

  33. Dilma me lembra a personagem

    Dilma me lembra a personagem Santinha Pureza, da Escolinha do Professor Raimundo. Era hora de dar uma “forra” para os blogs, revistas, jornais e sites que a apoiaram nesta luta titânica contra as forças mais brutais e golpistas da nação. Deste modo, ela cairá no descrédito junto a nós também e sua queda será inevitável. Fica a minha homenagem à presidenta:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=uUYX3Iv_yHw%5D

    1. Oposição…

      Parece que a oposição baixou aqui para criticar a Presidenta. Ela não estará viajando para turismo. Viaja a trabalho e para um país muito distante, que não permite vôo direto. Precisa de pouso para abastecimento. A que horas viajaria se comparecesse a essa festa? E o problema de fuso horário?  Desculpem-me, mas estão supondo que Dilma possa assobiar e chupar cana ao mesmo tempo. Ela é dinãmica, mas não é mágica!  Cruz Credo!

  34. Ela antecipou a viagem PARA nao ir? É mesmo?

    Ela declarou isso? Ou é mais uma suposiçao? E por que ela faria isso, de graça? Eu, hem, para criticá-la parece que vale tudo, uma indicaçao que pelo menos ainda nao ocorreu, e uma suposiçao de motivos sobre por que ela teria antecipado a viagem. 

    1. Lúcida, não acredito que um

      Lúcida, não acredito que um jornalista igual ao Nassif,  iria fazer uma afirmação destas sem ter certeza.

      Se isso aconteceu. Aliás a assessoria política de Dilma nestes 4 anos demonstrou ser fraca.

      1. Fontes em off? Q tb têm seus interesses, nao?

        E na suposiçao apenas já partimos para a crítica, sem provas nenhuma de que isso será verdade? Entao, por que criticar a VEJA? (Claro que nao é a mesma coisa EM GRAVIDADE, mas é o mesmo EM PROCEDIMENTOS). 

          1. Inacreditável querer obrigar a presidenta a seguir “liçoes”

            ELA  foi a eleita para governar, e nao tem que seguir “liçoes” de ninguém. Deve prestar contas a seus eleitores, mas do que tiver feito, nao do que maes dinás especulem que ela poderá talvez fazer. E mesmo assim nao há como agradar a todos, isso é impossível, e é preciso também PACIÊNCIA. 

        1. trair e coçar, é só comecar

          Olá,

          Infelizmente acho que não adiantou nada lutar e virar no finalzinho, certamente se fosse na veja/globo/folha, ela e o zé estariam paparicando os inimigos.

          A dilminha passou 4 anos alimentando e fortalecendo os inimigos e de costas para os aliados, no mínimo foi conivente e financiadora do pig.

          sem nós ela será uma color de saias, e o pior levará o pt junto, já estao dizendo que pt é partido da tremendeira (de medo)

          Narlem

           

           

  35. Sei…

    Os opositores racionários, tucanóides, direitistas,  dirão que tal definição é um óbvio e simplório eufemismo:

    “Carta Capital é a única publicação tradicional a manifestar um apoio crítico a Dilma.”

    1. Tergiversando novamente…

      Não tergiverse. Você sabe muito bem que o que importa não é se um veículo de comunicação apóia ou não um candidado ou partido.

      Do ponto de vista da honestidade jornalística, o que importa é se o veículo assume publicamente sua postura, sem enganar os leitores fingindo uma isenção que não existe.

  36. O que, em princípio, me

    O que, em princípio, me parece um equívoco é afirmar que a Dilma antecipou sua ida ao G20 “apenas para não comparecer” ao evento da Carta Capital. Os “conchavos prévios” (cf afirmou Alexandre Weber) dessa reunião de cúpula podem ter determinado a antecipação da viagem. E, sendo esse o caso, não é algo a ser noticiado em cadeia de rádio e televisão. Ao contrário. O que não podemos é ignorar a importância desse encontro, sobretudo neste momento delicado e complexo da geopolítica internacional, com os BRICS no olho do furacão. É oportuno tb lembrar que a Presidente afirnou, imediatamente após a sua reeleição, que somente iria anunciar sua equipe econômica após o G20.

     Quanto à indicação para o STF, por enquanto, são rumores. É prudente aguardar.

  37. http://www.rosarosarum.com.br

    http://www.rosarosarum.com.br/site/?portfolio=cartacapital

    A revista CartaCapital promoveu a 14ª edição da pesquisa As Empresas mais Admiradas do Brasil. O evento aconteceu no Espaço Rosa Rosarum no dia 31 de outubro de 2011, e apresentou o resultado das pesquisas realizado pelo instituto Oficcina Sophia junto a empresários de todos os setores da economia.
    A pesquisa avalia as empresas seguindo 12 critérios, como responsabilidade social, ética, respeito pelo consumidor e qualidade de produtos e serviços.
    A premiação, dividida em três modalidades, elege os 10 executivos mais admirados, as 10 empresas mais admiradas e as 49 empresas campeãs, uma em cada segmento. O resultado foi apresentado durante cerimônia no Espaço Rosa Rosarum, na capital paulista.
    O evento contou com a presença da presidente da República Dilma Rousseff, e de empresários como Abílio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), André Esteves (BTG Pactual), André Johannpeter (Gerdau), Antonio Maciel Neto (Suzano), Benedicto Barbosa (Odebrecht), Britaldo Soares (AES Eletropaulo), Cledorvino Belini (Fiat), Fábio Barbosa (Abril), Guilherme Leal (Natura), Luiz Roberto Ortiz Nascimento (Camargo Corrêa), Josué Gomes da Silva (Coteminas), Murilo Ferreira (Vale), Eike Batista (ELX), Ivan Zurita (Nestlé), Roberto Setúbal (Itaú), Luiza Helena Trajano (Magazine Luiza) e Líbano Barroso (TAM).

  38. Se o Cardozo for ao STF nunca

    Se o Cardozo for ao STF nunca mais voto no PT, e essa teimoisa estupida de Dilma já me faz me arrepender de ter votado nela. Parece achar-se intocável, mas em breve vai levar tantos golpes da midia que mal vai conseguir comandar o pais, tudo por temisosia  efalta de estratégia.

  39. E se fosse melhore e maiores

    E se fosse melhore e maiores de Exame ela compareceria?

    E se fosse algum premio da ABERT?

    Assim vai mal, presidenta…Vai mal de mais.

  40. Será mesmo isso ? Não combina

    Será mesmo isso ? Não combina com a Presidenta Dilma. Pq essa afirmação de que ela antecipa uma viagem para não ir a um evento. Gostaria de escutar isso dela mesmo. Isso é brincadeira. De onde surgiu, por parte da Presidenta Dilma, que o José Eduardo Cardoso seria indicado por ela ao STF ? Essas coisas precisam ser antes apuradas e confirmadas pela própria Presidenta. Isso não é legal. 

     

    1. Calma, tanto vc. como o Luis.

        Apesar de ter ocorrido, a viagem da Sra. Rousseff antecipada para hj., sendo o G20 nos próximos dias 15 e 16, creio que não tem nada a ver com o evento da “Carta Capital” – que para ela, e a editora, seriam importantes, em relevantes questões internas, suscitadas pelas recentes eleições – Mas, a pré-participação da Dra. Rousseff, nas discussões precursoras da cupula dos dias 15/16, juntamente com alguns outros membros principais do grupo BRICS ( out Russia) + africanos + pobres convidados, seria para que esta reunião possa manter a “pauta” original, senão toda, pelo menos a maior parte, ou ela derivará de economia, para outros assuntos.

      1. Pois é. Algo um pouquinho mais importante q uma festa, nao?

        Basta pensar, por que a Dilma anteciparia uma viagem para evitar ir a essa festa? Se nao quisesse ir, poderia simplesmente nao ir, ponto. E qual seria o motivo para nao querer ir a esse ponto? Isso nao tem lógica nenhuma, é pura má vontade do Nassif. Ele quer determinar o que ela fará ou nao no governo. Devia se candidatar na próxima eleiçao. 

  41. Escolhas

       A Dra. Rousseff não necessitaria embarcar hj. para a Australia, afinal chefes de estado, na realidade, somente são importantes nestas reuniões quando discursam, baseados nos relatórios produzidos pelas equipes precursoras, o pessoal que verdadeiramente negocia ,portanto ela poderia embarcar até dia 13/11; aliás esta reunião “australiana”, já está “contaminada” de origem em seus propósitos iniciais, que seriam os de nosso maior interesse ( crescimento economico, OMC, etc..), não será uma reunião focada em economia, mas extremamente politica – Tanto que  Primeiro-Ministro australiano, já inseriu ( com a concordancia ocidental ), entre os temas da reunião, dois assuntos alem do escopo original: 1. Estado Islamico; 2. Ucrania.

        Quanto a “no show” da Presidenta – eleita, no evento da “Carta Capital” , a presença dela seria importante, não apenas no sentido de “pagar” a unica cobertura sobre as eleições, que foi isenta, demonstrando que aceita e respeita ciritcas construtivas a seu governo, mas tambem, o que está se mostrando importante para seu futuro governo, conversar e principalmente dialogar, com boa parte do PIB nacional, que não desejava, que ela consegui-se seu próximo mandato.

          Agora, quanto a ascenção do Zé “22 de Agosto” Eduardo, a juiz da mais alta corte do País, praticamente um “nada” em trabalhos juridicos relevantes – mero funcionário do Prof. Dr. Damasio de Jesus – que nem mesmo um doutorado possui, até o Michel tem, seria uma piada de mau-gosto, uma afronta a todos os “operadores do Direito”, seria “abrir mais uma frente” de criticas a administração Rousseff 2, o que a meu ver, é desnecessário, até perigoso.

  42. Prefiro acreditar em um

    Prefiro acreditar em um “desencontro de agendas”, a presidenta tem o maior respeito e consideração pelo grande Mino……já quanto ao zé……………????????

  43. O medo do PIG paralisa a Dilma.

    É que a Globo odeia “bolivariano” e, como todos sabemos, o Mino Carta, é um “bolivariano” de quatro costados. Temo que estes protestos fascistas estão acabando com os nervos da presidente Dilma. Temo também que, por covardia, mais uma vez, não sairá reforma nenhuma, nem política e nem da mídia. E, se for para agir deste jeito, medroso, seria melhor nem assumir, pois ninguém aguenta tanto estresse de ter que suportar uma crise institucional toda semana. Este modo de agir dos governos petistas, que só reagem no horário eleitoral, é insuportável e acaba com os nervos de qualquer um que votou e deseja o sucesso deste governo.

     

  44. Creio que não foi nenhuma
    Creio que não foi nenhuma desfeita. Não pode ir. Creio também que isto sera devidamente esclarecido devido a importância desse encontro sob a responsabilidade da Carta Capital e do jornalista Mino Carta
    Quanto a indicação para o Supremo será grande erro mesmo. Ele foi ministro da justiça?!?!

  45. perdoem se fui repetitivo
    Essa história do Cardozo no STF é factóide.
    Dilma teria pedido a ele que ficasse no Ministério até o ano que vem pra implantar aquele projeto de PEC da Segurança.
    Só isso já seria péssimo, mas bem menos péssimo. ..

  46. Quanto a indicação de

    Quanto a indicação de Cardozo, se verdade for, tambem acho um tiro n’agua, o sujeitinho jamais peitou os inimigos do governo no cargo que ora ocupa não vejo porque agirá diferente no STF, mas faltar ao tal evento? Pode mandar o Vice ou o próprio Lula e estara prestigiando tanto como se lá estivesse, agora vamos pensar do ponto de vista dos aliados do G20, serem esnobados por causa de um evento midiático justo no momento em que as pressões sobre a Rússia estão se elevando? Não pareceria uma desculpa para desprestigia-los?

  47. O Brasil está preso na mesma

    O Brasil está preso na mesma armadilha na qual os americanos se encontram há décadas:a opção entre o candidato da direita e aquele da extrema direita.

    Não que Dilma seja necessariamente de direita, mas a questão é como os eleitores tradicionais de esquerda estão abandonados, pelo simplesmente motivo de que DIlma sabe que eles votarão nela ao ver o risco da eleição de um Serra, Aécio.

    Por isso Dilma despreza essa parte do eleitorado, eles já estão garantidos, e faz de tudo para agradar eleitores que a rejeitam.

    A falta de consideração com o Mino Carta contrasta com a presença nos eventos da Folha de SP, jornal que apoiava a ditadura que a torturou.

    Votei na Dilma, mas com o nariz tapado.

      1. Pois é, que mancada, basta

        Pois é, que mancada, basta ver o ministério de livre escolha da presidnete, cheio de figuras ilustres das bandeiras da esquerda: Paulo “Globeleza” Bernardo, Zé Cardoso Dantas, Aloizio “Folha de SP” Mercadante, e outros “militantes”, sempre prontos para reivindicar pelo povo.

         

        1. “sempre prontos para

          “sempre prontos para reivindicar pelo povo”:

          Meu comentario foi esse:

          “”Não que Dilma seja necessariamente de direita, mas(…)”:”:

          Voce esta disposto a clamar publicamente que SEU partido nao reinvindica merda nenhuma pelo povo?

          Eh sim ou nao, ok?  Meu ouvido nao eh paiol.

  48. Depois dessa grande reeleição

    Depois dessa grande reeleição um pouco de relaxamento

    não é o bastante para se sofrer  um golpe.”Tudo “muito cansado.

    Gozem e relaxem já que se relaxar não se goza.Tântricos?

    1. CALMA GALERA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Cafezá, também concordo com você !!!

      Ficar fazendo ilações não nos leva a nada, pelo contrário, so daremos munição ao inimigo !!!!!!!!!

      Querer pautar a Dilma em sua Agenda de viagens, no final de seu governo, e ficar cobrando AGORA, por ter votado nela, me parece infantilidade.

      Esperemos a nomeação de seus Minisros, inclusive do STF, e aí teremos como criticar baseados em fatos não em conjecturas.

      Calma galera, a guerra não é contra nós e muito menos contra atitudes especulativas sobre o que a Dilma irá fazer!

      Vamos manter a calma, pois teremos uma guerra pela frente, qual seja, a regulação da mídia, e não convém ficar minando nossas forças com especulações !!!

      CALMA GALERA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  49. A Dilma está viajando para

    A Dilma está viajando para participar do G20. O Mino Carta, vai entender, tenho certeza. mas se não entender, quem vai me deixar decepciona é ele.

    1. A questão não está em

      A questão não está em entender ou não, pois todo mundo entendeu. A questão é que ela não consegue sair do autismo palaciano. Ela está mais uma super ministra do que uma presidenta.

  50. pobre Dilma…

    flores ou elogios crescem sempre à frente, sempre a depender do que ainda vai fazer; raramente crescem onde ela já passou e pelo que já fez

    fico com a certeza então: onde já cresceram os rumores, de qualquer forma não cresceriam flores

  51. Evento Carta Capital

    Será possível que não vamos aprender nunca? Ela deixaria de ir a um  evento da revista Exame? Quando a imprensa estiver destruindo esse governo ela correrá atrás de Luis Inácio que não viverá prá sempre e o legado deixado será o da covardia. Está mais do que na hora da militância tomar uma atitude contra esse medo de enfrentar a imprensa. Nós que saimos às ruas para dar a cara para bater temos que exigir uma atitude à altura da luta dos que estiveram ao lado de Dilma em sua reeleição.

  52. A reunião do G-20 é no dia 15 e 16.11.2014

    Secretário-geral da Unasul, cartas credenciais dos embaixadores e governador do Estado de SP

    Postado por Fernando em 10 de novembro de 2014 às 9:10 em Agenda,Destaques | Comentários desabilitados

    Agenda presidencial [1]

    A presidenta Dilma Rousseff tem agenda cheia no Palácio do Planalto [2] nesta segunda-feira (10) antes de embarcar, às 16h, para a Austrália, onde ocorrerá a reunião de cúpula do G20 nos dias 15 e 16.

    Às 10h, Dilma recebe Ernesto Samper, Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). Ainda pela manhã, às 11h, ela participa de cerimônia de entrega das cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros.

    No período da tarde, às 15h, a presidenta recebe em audiência o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

    *Agenda sujeita a alterações ao longo do dia. Para atualizações, acesse o Portal do Planalto [3].

    Artigo impresso de Blog do Planalto: http://blog.planalto.gov.br

    Agenda de Presidenta Dilma Rousseff para 10/11/2014

    Presidência da República

    PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

    Segunda, 10 de Novembro de 2014

    Alteração

     

    10h00

    Ernesto Samper

    Secretário-Geral da União de Nações Sul-Americanas (Unasul)

    Local: Palácio do Planalto

    VCALAdicionar ao meu calendário11h00

    Cerimônia de entrega das Cartas Credenciais dos Embaixadores Estrangeiros

    Local: Palácio do Planalto

    VCALAdicionar ao meu calendário15h00

    Geraldo Alckmin

    Governador do Estado de São Paulo

    Local: Palácio do Planalto

    VCALAdicionar ao meu calendário17h00

    Partida para Las Palmas

    Local: Base Aérea de Brasília

    VCALAdicionar ao meu calendário

     

      1. Eu sei, ME PERGUNTA!!! EU

        Eu sei, ME PERGUNTA!!! EU SSEEEEEIIIII!!!!

        Fuso horario assassino.  Voce sai do Brasil aa meia noite do dia 1, viaja 24 horas com paradas, e chega la aa meia noite do dia 3 porque eles estao adiantados em 12 horas, que variam de acordo com horarios de inverno e verao no hemisferio norte mas sao fixas no Brasil entre 12 e 14 horas dependendo de onde voce vai na Australia.

    1. EH LOGICO QUE DILMA ADIANTOU

      EH LOGICO QUE DILMA ADIANTOU A PORCARIA DA VIAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Ninguem esta vendo isso?  Ninguem esta vendo a razao?!?!  O segredo:

      Fuso horario assassino, so por causa disso.  Ja tenho experiencia propria -nao na Australia- e ja a vi milhoes de vezes nos parentes da Australia, ambos aqui e no Brasil!

      Hoje mesmo mencionei o assunto em outro post.

        1. E ja te ocorreu que a

          E ja te ocorreu que a passagem foi comprada nao de companias brasileiras mas de compania estrangeira, o que explicaria a diferenca de 12 horas?

  53. O que está acontecendo?

    No Blog “Conversa Afiada” o Jornalista Paulo Henrique Amorim também se acha no direito de dar uma “bronca” na Presidente por não comparecer ao evento da Carta Capital. Alô, Mino Carta, PHA e Liís Nassif, o que está acontecendo com vocês? O apoio à candidatura de Dilma não dá a vocês o direito de pedir algo em troca, não é mesmo? Jornalismo decente é antes uma obrigação para com seus leitores.

    1. Clap, clap, clap!!!

      Ë o cúmulo acharem que a presidenta nao devia antecipar-se para as reunioes preparativas para o G20 estando em boa forma porque TERIA que ir a um evento, uma festa. 

    2. “Jornalismo decente é antes

      “Jornalismo decente é antes uma obrigação para com seus leitores.”

      Que bom que pensa assim. Estranhamente, quando o Nassif faz críticas construtivas, algumas figuras conhecidas deste site, governistas acríticas, simplesmente o atacam, como que tentando adivinhar alguma intenção oculta (disso para o ad hominem é um passo). Já usar argumentos, que são bons…

  54. IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO

    É preciso enfrentar o PIG cotidianamente, nas batalhas onde as armas pesadas são caracterizadas pelos embates entre informação e desinformação. Para isto é necessário que existam veículos de mídia avessos à manipulação de conteúdos e ao uso de métodos de propaganda subliminar. Ou seja, é indispensável que existam veículos de mídia comprometidos com a verdade dos fatos e com o aprimoramento da democracia. Então, correta está a avaliação de que é muito importante para a atual conjuntura política o comparecimento da Presidente Dilma a eventos como este a que se refere o artigo em tela. A construção do futuro passa hoje pela articulação de amplas bases de apoio às causas populares e aos princípios democráticos. Esperemos que as lideranças de fato progressistas e seus assessores estejam atentos para a importância da comunicação social para o combate aos asseclas da construção do caos.

      1. EQUIVOCADA INTERPRETAÇÃO DESCABIDA

        Meu comentário não diz que nada mais é importante, nem que o G20 seria uma mera bobagem. O comentário que apresentei apenas destaca a importância da comunicação social para o embate político, e concorda com a avaliação, feita no artigo comentado, acerca da importância da participação em eventos do tipo mencionado. Não expressei nenhum juízo de valor sobre o não comparecimento da Presidente a este evento da Carta Capital, nem sobre a importância do evento internacional e do BRICS. A resposta acima resulta então descabida, visto que desvinculada do conteúdo semântico e  decorrente de interpretação equivocada, incompatível com o comentário respondido.

          1. RIDÍCULA PROVOCAÇÃO CALUNIOSA

            Mermão, tucanês é o cara..o. É covardia de quem maqueia suas pretensões a fim de iludir os interlocutores.

            E esta nunca foi a minha prática. Já V.Sa. parece adepta da provocação insidiosa e da calúnia deliberada.

            Meus comentários sempre sustentam uma postura progressista e combativa. Minha militância virtual ao longo de toda a campanha eleitoral, sempre em prol da reeleição da Presidente Dilma, está registrada em inúmeras postagens neste site e em outros blogs ditos independentes.

            Agora há quem queira distorcer a realidade. Vêm fazer ridículas insinuações, desprovidas de qualquer embasamento nos fatos, e criticam meu comentário sem observar o que de fato diz o texto.

            A Anarquista, acima, veio acusar-me por afirmar o que eu não afirmei. E depois que demonstrei ser a crítica feita por ela baseada em afirmações que nada têm a ver com o texto do meu comentário, vem alguém insinuar, de modo absolutamente calunioso, que meu discurso é tucanês. Chega a ser ridícula a insinuação.

            Isto só pode ser coisa de gente mal intencionada, que age de má fé, para semear cizânia a serviço da construção do caos. E a provocação é tão tosca que fica feio pro provocador.

          2. RIDÍCULA PROVOCAÇÃO CALUNIOSA

            Mermão, tucanês é covardia de quem maqueia suas pretensões a fim de iludir os interlocutores. E esta nunca foi a minha prática. Já V.Sa. parece adepta da provocação insidiosa e da calúnia deliberada. Meus comentários sempre sustentam uma postura progressista e combativa. Minha militância virtual ao longo de toda a campanha eleitoral, sempre em prol da reeleição da Presidente Dilma, está registrada em inúmeras postagens neste site e em outros blogs ditos independentes. Agora há quem queira distorcer a realidade. Vêm fazer ridículas insinuações, desprovidas de qualquer embasamento nos fatos, e criticam meu comentário sem observar o que de fato diz o texto. A Anarquista, acima, veio acusar-me por afirmar o que eu não afirmei. E depois que demonstrei ser a crítica feita por ela baseada em afirmações que nada têm a ver com o texto do meu comentário, vem alguém insinuar, de modo absolutamente calunioso, que meu discurso é tucanês. Chega a ser ridícula a insinuação. Isto só pode ser coisa de gente mal intencionada, que age de má fé, para semear cizânia a serviço da construção do caos. E a provocação é tão tosca que fica feio pro provocador. (P.S.: Reitero com reparo esta resposta, que parece não haver sido aprovada para edição].

        1. Textos se interpretam dentro de um contexto

          Que neste caso é o texto do Nassif demonizando a presidenta por nao ter ido ao encontro da Carta Capital. Portanto, seu comentário anterior se situa nesse contexto, e minha resposta a ele também. Se você nao queria expressar juízo de valor sobre o nao comparecimento da presidenta a esse evento deveria ter deixado isso claro. 

  55. Se fossemos tão competentes seríamos eleitos Síndicos…

    Temos a mania de menosprezar a inteligência de quem “chegou lá”.

    Hellooo!

    A Dilma ganhou uma Eleição duríssima, com Lula (batendo e soprando), Gilbertinho Carvalho, Nassif, e outros “Aliados” (Mino incluso), dando-lhe pauladas (em forma de palpites e “críticas construtivas”, claro…).

    Nem falar da Grande Mídia.

    Proponho não sermos mais “aclamados” à função de Síndico (por absoluta falta de Candidatos).

    Se tentássemos ser Eleitos para tal, certamente não o seríamos.

    Claro que ela não pode ser Ingrata com quem a apoiou e defendeu. E, não será…

    Alguém viu a Propaganda de Pré Inauguração da Refinaria Abreu e Lima na Grande Mídia?

    Ninguém!

    Pois no Youtube chega a cansar, tamanha a Veiculação desta Propaganda.

    Não seria este um Sinal das Mudanças que estão por vir dentro da Estratégia de Comunicação Federal?

    Passo ao específico:

    Primeiramente, o caso Cardozo.

    Se ela não o nomear (e quem disse que ela, sinceramente, gostaria/iria nomeá-lo?) foi culpa do PMDB (PF x Lobões, Sarneys, Eunícios, etc.) que hoje anunciou total rejeição à possível indicação.

    Um a menos na Lista de Candidatos ao STF.

    Jogada Política de “gênia”.

    Segundo, o Maquiavelismo de Dilma.

    Corta a Publicidade Federal na Veja (e, por coincidência, o DCM confirmou isso hoje, justamente na “festinha” do Mino. Eu ficaria curioso em saber se a Dilma seria entrevistada no Evento de hoje sobre o tal Corte de Verbas, rs…).

    E, como diria o Leão da Montanha, “Saída pela Esquerda” (ou: Dilminha viaja e vai tratar de chegar descansada para um “papo” com o Obaminha).

    https://www.youtube.com/watch?v=gztBA9bCk8E

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/

    “Está confirmado: o governo de Dilma não vai mais anunciar na Veja.

    Paulo Henrique Amorim deu primeiro essa informação.

    É uma decisão ao mesmo tempo tardia e acertada.

    É absurdo você colocar dinheiro público – e quanto, e há quanto tempo – numa publicação nociva à sociedade.

    A melhor definição para o que a Veja faz veio de uma acadêmica da UFRJ, Ivana Bentes: “odiojornalismo”.

    O ódio que a revista semeia com tanta obsessão se refletiu, recentemente, em coisas como as manifestações criminosas, nas redes sociais, contra os nordestinos….”.

     

  56. Dilma é responsável pela

    Dilma é responsável pela escolha do ministério mais pífio dos últimos tempos. Se for comparado ao de Lula, é quase como comparar a seleção de 70 com essa que levou 7 da Alemanha. Só pegarei um exemplo = Zé Cardoso e Marcio Thomaz Bastos. 

    Se Dilma conseguir em seu segundo mandato fazer um ministério pior do que o primeiro, será uma façanha – pena que custará a nós, brasileiros, mais 4 anos de mediocridade , só que sem a herança bendita que Lula deixou para ela e ela fez o favor de estourar. 

    Essa não ida de Dilma talvez seja o sinal do pior que poderia acontecer e que o Nassif já antecipou = que Dilma veria em sua vitória um sinal de que está no caminho certo e portanto tem é que ir em frente, sem dar satisfação a ninguém – nem mesmo ao seu criador, Lula. Se for isso, nós estamos fritos.

     

    1. Dilma é responsável pela

      Concordo com tudo e acrescento que muito da falta de confiança quanto ao futuro do país tem a ver com o alto grau de incerteza dos agentes economicos quanto ao tipo de politica economica que será executada,

      Infelizmente os sinais até aqui são de aplicação do mesmo remédio que não deu certo nos ultimos 4 anos .

      Tomara que eu esteja errado porque se estiver certo veremos esse país retroagir aos tempos de Sarney , o próximo passo é a perda do grau de investimento .

      Sem falar do que pode acontecer com a Petrobrás depois que a investigação dos americanos for concluida.

  57. chance

    No mínimo Dilma perdeu uma importante chance de fazer política. Um palanque para conseguir trazer muita gente influente para perdo do seu governo. Isso quem não tem mídia NÃO pode perder. Perdeu inclusive a chance de mandar recado e responder aos golpistas e ressentidos de  plantão. E o incêndio se apaga no projeto, como já disseram aqui.

  58. Sabe aquele amigo mal

    Sabe aquele amigo mal agradecido que nós estamos sempre dando uma mão, um apôio, e nos momentos mais díficies estamos sempre ao seu lado mas ele não reconhece.

    Pois é …

    Não sei porque estou escrevendo isso, tem nada haver.

  59. Acho que estão pegando pesado

    Acho que estão pegando pesado contra Dilma. Só porque ela não foi a uma festa do Mino? Tudo bem que o cara tem prestígio, é bom jornalista, sincero, deu apoio crítico quando praticamente toda a mídia detonou nossa presidenta. Mas, devagar com o andor que o santo é de barro. Que teria sido melhor que ela pudesse comparecer, teria. Ou então que mandasse um representante, com as devidas justificativas. Será que não mandou? Se não o fez, foi falha também da equipe dela, desatenta. Qualquer coisa além disso, é especulação. Dilma tem um compromisso fundamental no plano internacional, que, com a atual crise torna o imperialismo cada vez mais raivoso e de olho gordo nas riquezas de países como o Brasil. A Petrobras e o pré-sal estão na mira dessa gente. Fortalecer um bloco alternativo, não alinhado, no plano internacional é fundamental inclusive para a retomada do crescimento econômico do Brasil. Mino vai entender isso. É um cara de bom senso. O Nassif também há de entender isso.

    No que tange à indicação de novo ministro do STF, pessoalmente, fosse eu o presidente, e escolheria alguém do STJ / TSE cuja experiência e trajetória tenham sido demonstradas nos últimos meses. Alguns juízes tiveram postura muito digna durante a eleição, não se curvando à pressão da mídia e dos tucanos. Considero que a indicação de ministros como Teori e Barroso tenha sido acertada. São ministros com postura ética, que não querem aparecer, não fazem o jogo sujo da mídia, como aconteceu com Rosa Weber, Joaquim Barbosa e Luiz Fux – este, o pior de todos. O próprio Tófoli, que praticamente saiu dos quadros do PT – como advogado do partido – revelou-se fraco e sujeito à pressão da mídia, ao contrário de Lewandowsky, o melhor exemplo de juiz no STF.

    Enfim, nisso eu concordo com o Nassif: a escolha dos ministros tem que ser muito bem pensada, pois eles enfrentarão uma pressão maior até do que a que aconteceu durante o mensalão. Sobretudo agora quando se fala na regulamentação da mídia,  e na tentativa da oposição de ganhar no tapetão, via congresso com Eduardo Cunha. Podemos esperar o pior. A direita está raivosa, e ela controla os capitais, os meios de comunicação e boa parte do judiciário e do legislativo. Não é pouca coisa. Embora nós, a maioria da população brasileira que apoiamos o governo Dilma, também não somos pouca coisa.

    1. Acho que estão pegando pesado

      Uma ponderação equilibrada, mas me decepciona a ausência da Dilma nesse evento de Carta Capital. No mais aplaudo suas colocações.

  60. É inadmissível,

    assim como o é, aqui, o fervor com que se desculpa de tudo a Presidente. Do ministro da Justiça ao da Fazenda.

    Por causa do fuso horário? Ora bolas! Quantas vezes já viajamos e trabalhamos pra cacete antes de acertar o fuso? Quantas vezes Lula fez périplos assim?

    Claro que também é um absurdo pela desfeita que Ela (sim, com letra maiúscula, como se faz com Deus, que exerce poder divino), faz com Mino Carta, um dos principais jornalistas do País, que declarou voto em Lula e Dilma, fato quase inédito, mas principalmente pela oportunidade estratégica que perde de começar a se recompor com o empresariado nacional, essencial para a retomada do cerscimento.

    Ou nossos inspirados comentaristas acreditm mesmo que o crescimento virá sem o apoio deles? Era momento de um grande discurso chamando-os para um grande acordo nacional que, aliás, ela prometeu em seu discurso imediatamente após eleita.

    Depois dessa, com o Mino, começo a acreditar no que vários empresários, inclusive petistas, me falavam sobre o comportamento irascível de Dilma Rousseff.

    Por causa do apoio que CartaCapital deu a ela, perdeu credibilidade em parte da sociedade e passou a ser considerada uma publicação chapa-branca. Diogo Mainardi tentou assassinar a reputação de Mino Carta. O mesmo veio de Azevedos, Magnolis, Merval, et caterva.

    O mínimo que Dilma poderia ter feito era adiar por um dia sua viagem. Atenderia uma causa nacional, pois o G-20 **** e anda para a Divindade Gaúcho-Mineira. 

    1. “assim como o é, aqui, o

      “assim como o é, aqui, o fervor com que se desculpa de tudo a Presidente”:

      Errado em ambos os tres, Rui!  Se eu nao conhecesse o fuso horario pessoalmente, de ver seus efeitos na minha familia, voce ainda estaria errado duas vezes, nos ministros:  nada vai ser esquecido, nada vai ser perdoado, e a responsavel EH Dilma sim.

      No caso das indicacoes de Lula pro supremo, ele tinha pessima Inteligencia aa disposicao, toda ela tucana -tanto que so indicou psicopatas -que o judiciario brasileiro francamente merece.

      Dilma nao pode dizer o mesmo.

      Entao…  chegamos aa palavra chave do item, que ninguem notou:  blindagem.

      Porque Cardozo tem que ser blindado, Nassif?

      Mais precisamente, a quem ele tem que blindar alem de Daniel Dantas?

      1. Concordo com voce , caro Ivan

        Por que o Zé deve ser indicado ministro do stf?  Quem será o beneficiário ou será blindado com esta indicação?  

        Quem ficou com o rabo preso, desde a sua indicação para ministro da Justiça?

         Quem foi o seu patrono na indicação para o cargo de ministro da justiça e agora para o STF?

         O que o zé sabe e que alguns tem mêdo, para justificar mais um ministro de lerda no stf?

         Porque não o De Sanctis? Quem tem mêdo da indicação do De Sanctis, este sim um jurista correto?

        A pergunta que não quer se calar – PORQUE O ZÉ PARA O STF?

         

  61. É isso aí Dilma

    Não deixe de ir no programa da maria brega para fazer omelete. A Dilma agindo assim, com toda certeza não terminará o seu governo, pois o golpe vai ser mais fácil. Para que tanta batalha se depois vamos morrer na praia?

  62. Falta de opção

    Infelizmente, algumas ações desastrosas patrocinadas por Dilma Rousseff faz parte do legado que o atual PT produz. A falta de opção por um nome, com igual ou maiores chances que Dilma, obrigou a base de apoio a mantê-la, apesar de algumas importantes decisões terem sidas resolvidas de formas erradas ou simplesmente não resolvidas. Se antes o Bernardo, o Zézinho da justiça e outros erros comprometeram muito a imagem e a autoridade de Dilma, imaginem o que será dela após a indicação de Zézinho para o STF. Todavia, fazer desfeita com Mino Carta é demais. O que está havendo, Dilma? O PIG te proibiu de ir ao evento? O que você quer todos nós entendamos com tamanha desconsideração? Você achou que ficaria impune? Achou que uma desculpa qualquer seria capaz de subestimar nossa inteligência? Você deve estar cansada de saber que é exatamente isso, subestimar a nossa inteligência, que o PIG mais vem tentando fazer conosco nos últimos anos, certo? Então, Dilma Rousseff, eu te pergunto: Onde queres chegar? Com quem tens conversado? Muito mais que ingratidão e desconsideração eu entendo que essa ausência é uma grande traição para com todas as camadas da sociedade que te defenderam e te propagaram a custas de muita pancada nas costas. Bola fora, bola furada e erros gravíssimos voltam a acontecer em seu governo pós eleição, pelo simples fato de você não querer ver ou (quem sabe?) por estar refém de algo misterioso, que te impede de ir em frente. Será que teus conselheiros estão te incentivando a fazer uso do fogo amigo? Assim ficará dificil pra você e pra nós. ACOOORRRRRDA DILMA! 

        1. De novo com incompreensao voluntária. Isso é picaretagem

          É claro que o problema nao é o nome do “comentarista”, mas a possibilidade de um troll estar usando o nome do Almeida. O estilo nao parece o dele. 

    1. Muitos ministros foram indicados pelo “padrinho”

      Muitos dos ministros Dilma teve que engoli-los. São indicação de Lula e do PT. Ou acham quem indicou Bernanrdo, Cardozo, Gilberto Cardoso e outros do mesmo naipe ou pior.

      E no próximo governo quer indicar mais.

  63. Corretíssimo

    Corretíssimo, Nassif. Dilma na verdade não perdeu por pouco esta eleição. Agora, com 3 meses de deficit primário (contas do Governo no vermelho), crescimento de PIB próximo a 0% cada ação errada dela diminui mais ainda a pequena margem de erro que ela pode ter.

    Quem diz isto não é apenas o Nassif, são as urnas, é o índice de reprovação que a Presidente tem, são os números, principalmente da economia, e da desindustrialização do país, somados à balança comercial desfavorável.

    O pior de tudo é que sabemos que em 2018 se a oposição ganhar, fará asneiras muitíssimo mais terríveis do que Dilma tem feito até agora. E com certeza se o país ficasse um caos diriam que a culpa foi dos governos anteriores, do PT. E aí para corrigir o caos, a fórmula deles é austeridade no povão.

    As vezes é de se duvidar que Dilma seja tão sem noção assim, chego a achar que a oposição comprou ou está chantageando, para que ela possa agir assim. Deve ser um Karma.

    Só o Lula se candidatando, ainda salva o PT em 2018.

      1. Pior que é verdade

        Também estou achando pouco provável que o Lula  volta em 2018. Mas mesmo assim vamos continuar clamando, e acreditando, a esperança é a última que morre.

         

        ” Quando você faz  o melhor, e as coisas não dão certo, não desanime, pois o seu karma está limpo”.

        1. O problema, Luís, nem é serem tucanos

          Tucanos podem postar aqui numa boa, o blog nao é mono-ideológico. A questao é que sao TROLLS, provavelmente pagos. Todos se dizendo petistas, arrependidos do voto (15 dias depois das eleiçoes!), patati patatá, e lenha na presidenta. Com a maior falta de respeito, criticar é uma coisa, meter a lenha é outra muito diferente. 

  64. Vivendo e aprendendo?

    Aos poucos estou me afastando do blogs progressistas porque eu não quero mais perder o meu tempo defendendo quem não quer ser defendido. Não quero abalar a minha saúde ficando irritado com as mentiras dos tucanos e sua mídia e vendo o PT aceitar tudo e não reagir a altura. Medo de que? Quando participo dos blogs progressistas, não faço só por mim,mas porque quero viver num país mais digno, porque quero que a minha geração,apesar de não ser tão velho assim, mostre aos  mais novos quem são, como agiram e agem certos politiqueiros aproveitadores da boa fé dos cidadãos e cidadãs mais humildes que só são lembrados nas  épocas em que precisam dos seus votos. Indicar um zé inerte para o STF, não prestigiar o Mimo que com sacrifícios mantém uma revista que dá apoio ao Governo,manter verbas publicitárias em panfletos tucanos que despejam ódio  até pelas suas narinas, que caluniam, que menosprezam a honra alheia em ataques inescrupulosos, é dar um tapa na nossa cara. Vivenciei a inquietude de muitos dos meus amigos e amigas país afora com a pespectiva de voltarmos aos tempos nefastos da gestão tucana  no Governo Federal. Mas ao que parece, não são só alguns paulistas que são masoquistas,alguns petistas do governo  também. Realmente parece que nossa Presidenta não percebe quem são os seus verdadeiros aliados. Repito, Lula é Lula.

  65. Calma Gente!
    Dilma tem um

    Calma Gente!

    Dilma tem um espaço amigo para o Mino.

    Certamente dará, como sempre fez, atenção especial ao Mino.

  66. corporativismo

    bastou a presidenta não comparecer à festa dos amigos para descerem o porrete nela, isso quando ela sequer confirmou que o fez deliberadamente.

    Quanto ao cardoso, há de se ter mais paciência: 1) por enquanto é só boato. 2) o fato dele ter sido uma nulidade no MJ não significa q tb será no STF( o executivo tem que ser proativo, o judiciário, pelo contrário, é provocado a agir) 3) o pmdbosta já o pegou para bode expiatório. 

  67. .

    A presença de Dilma em um evento como o da Carta Capital pode elevar em alguns degraus o prestígio do próprio evento, o que pode-se considerar justo para uma publicação menos nociva ao governo, mas de forma nenhuma trará grandes ganhos polítcos. Convidados e anfitriões de tais festividades possuem posições e interesses estabelecidos. O máximo que rende é um ou outro contato de simpatia, até porque a dinâmica do evento mal permite um bate papo mais prolongado que alguns minutos. Portanto, o custo-benefício da presença é praticamente zero.

    Quanto à nomeação do ministro Cardozo para o STF, pelo menos a priori, pode ser um acordo do qual Dilma dificilmente possa se esquivar mas, ao cumpri-lo, ela não deve ter esperanças de que ele será mellhor do que um FUX ou JB, dito isso moral e tecnicamente. 

  68. Alckmin pediu 3,5 bilhões para 8 obras sem apresentar projetos

    Este coitado – Alckmin – nunca vai aprender nada.  S. Paulo está pior do que imaginava-mos.

    Nem projetos para á crise da água tem. Se não tem para a água então não tem nenhum projeto para o estado.

    E foi reeleito em primeiro turno e seus eleitores acham que fizeram uma grande obra.

  69. Estão esperando o “milagre Lula”

    Parece que nossa amiga Dilma vai ser a gerentona que vai tocar o governo até a chegada de Lula em 2018.

    Podem dizer o que quiserem, mas não voto em Lula em 2018!

    O progresso do país não pode ficar sujeito à pessoas.  O PT precisa ter outro nome para 2018 urgentemente.

    O que Dilma fez com a CartaCapital foi palhaçada.

    Aliás, cadê o processo da Dilma contra a Veja?

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=th857UxUe8Y&index=18&list=PLWGLwML7cgQ-_2mYVViL8JfXYMjuK3Q6U%5D

    Se Dilma não processar a Veja, pra mim vai ser no mínimo um estelionato eleitoral, no máximo uma confissão de culpa.

    Se ela não mudar seu comportamento, vai ser a única responsável pro jogar o governo no colo da direita midiática.

     

     

    1. Quem vai ser incensado na festa é a burguesia que votou em Aécio

      Afinal você sabe quem vai ser homenageado o Itaú, a Natura, o Gerdau, a Coca Cola,  Fabio Barbosa, Abílio Diniz?

      Afinal Carta Capital republica matérias da porta voz da city inglesa: The Economist, a bíblia reacionária do capitalismo

      internacional. The Economist é adorada por Mino Carta. Mino Carta foi contra asilo a Batisti, descarregou suas baterias

      contra Tarso Genro.

      Dilma Rousseff tem os seus motivos para não ir.

      Paulista só gosta de vaiar Dilma. De onde partiram as vaias no Itaquera?  Dos camarotes do Itaú.

      Agora o acessório ganha dimensão que não tem.

      Dilma enfrentou nesta campanha as forças mais poderosas do Brasil.

      Nesta homenagem da Carta Capital as classes empresariais não está quem votou em Dilma.

      Ela não vai por causa de Mino Carta, mas sim por quem vai ser homeneageado.

      1. Pronto! Só faltou incluir o Mino no PIG
        Pelamor, gente! Agora tem que concordar com tudo o que a Dilma e o PT fazem? Se é contra o asilo do Battisti, é contra o progresso do país? Vamos fazer como a Veja que faz matéria de falta de água no mundo pra proteger o Alckmin?

        O governo toma decisões erradas, sim! Ninguém é perfeito e a mídia tem o dever de expor a sua opinião, desde que não crie factóides ou matérias sem provas.

        Carta Capital sempre apoiou o PT e se expõe publicamente, coisa que outros veículos não fazem. Além disso, seria uma oportunidade de falar aos grandes empresários e passar uma mensagem de confiança no Brasil.

        Dilma pisou na bola… E feio.

      1. O corte de verbas da Veja não tem nada a ver com isso
        O corte de verbas da Veja é uma ação administrativa do governo. Aliás, nem dá pra chamar de administrativa, pois não sei quais foram os critérios pra cortar da Veja e manter na Época, Isto É, Folha e Globo. Quer dizer, vou fingir que não sei…

        O problema é que Dilma disse:

        “Os brasileiros darão a resposta à Veja nas urnas… E eu darei a resposta na justiça.”

        O que ela quis dizer? Ela não disse que ia processar? Ou, ao menos, não deixou isso subentendido?

        Olha, já falei aqui e em outros lugares diversas vezes: voto no PT desde 1989. Mas não vou ficar cego com as coisas considero erradas.

        Se Dilma processar a Veja, será o atestado que vamos esfregar na cara de todos de que Dilma não tem medo da verdade e que exige as provas da acusação da Veja. Se não aparecerem, a revista será culpada na justiça e sua calúnia exposta.

        Por outro lado, sem o processo, é de se perguntar: existe algo para ser escondido e é melhor deixar como está?

        O povo fica aqui falando com o próprio umbigo que a Veja não tem credibilidade, mas o fato é que estão movimentando o impeachment e até golpes por causa dessa matéria.

        Quando o golpe chegar, aí vão convocar a militância… Como fizeram na eleição…

          1. Ou você mostra o número do processo ou a notícia do sigilo…
            …do processo da Dilma contra a Veja, ou para de dizer que sou desinformado.

          2. O q eu disse é q vc já tá criticando sem saber

             Parece que começou a temporada de caça à Dilma Roussef. Por toda e qualquer coisa, com informaçao ou sem. 

          3. Mais 1 motivo p/ nao participar da campanha d desconstruçao dela

            E o Nassif ESTÁ pegando no pé, de forma super desrespeitosa, sim. Uma coisa é criticar atos ou políticas dela. Outra é ficar fazendo “perfis” psicológicos, chamando-a de teimosa, etc. E é machismo, ele trata até FHC como estadista, mas se dá ao direito de agir assim com a Dilma. Pior, está incentivando (nao digo que voluntariamente) um enxame de trolls a invadir o blog e fazer a mesma coisa. Até de burra já a chamaram aqui. A caixa de comentários deste tópico está puro lixo. 

          4. Imbecil completa! A mais

            Imbecil completa! A mais completa e acabada troll a frequentar este espaço.  Desde quando a

            a teimosia de uma governante não é tema de análise politica? Frequente este blog há anos e FHC sempre foi criticado de forma mais dura. Imbecil! Atribuir qualquer crítica a uma mulher como sinal de machismo é imbecilidade! Você é incapaz de formular qualquer crítica minimamente elaborada. Todos seus comentários são em torno do senso comum, tratando questões de Estado como se fossem futricas do pequeno mundo acadêmico em que vive. Imbecil! Dez vezes imbecil por sua pequena estatura acadêmica, por sua visão canhestra das estruturas de poder 

          5. Tucano aprendeu mais uma

            Tucano aprendeu mais uma palavra além de petralha,de tanto ouvir conseguiu gravar no minúsculo cérebro a palavra imbeci,hein imbecil!

  70. Comentar “rumores”…

    Quanto a prestigiar Mino é compreensível e interessante. Mas, acho que Dilma pode fazer isso pessoalmente.

    O empresariado, banqueiros e cia?…Eles querem dinheiro e mais nada. Faz bem ela não encher a bola dessa gente.

    Agora, quanto a Eduardo Cardozo ser indicado para o STF…

    É dose comentar “rumores”!

    1. Nassif nos deve informação!

      Quanto ao Cardozo, Nassif o usou para chamar a galera ao seu lado. Ele poderia usar o Mantega teria o mesmo efeito.

      “Dilma antecipou uma viagem ao exterior apenas para não comparecer ao evento. “

      Agora a frase acima é uma afirmação, ele que nos apresente a prova.

    2. Empresários

      Está muito enganado meu amigo, o Brasil se faz sim com empresários e suas empresas, todo governo deve estar próximo deles assim como do agronegócio, isso não quer dizer que deva deixar de lado os trabalhadores – essa é uma das grandes diferenças de Dilma para o Lula, e o resultado todos já sabem.

    3. “”Empresarios e banqueiros so

      “”Empresarios e banqueiros so querem dinheiro””, nem Stalin pensava de forma tão primaria, tanto que pediu a Roosevelt que mandasse como Embaixador em Mscou W.Averrel Harriman, um dos homens mais ricos dos EUA e não um diplomata de carreira, dizendo que preferia lidar com um milionario que represenava a alma da America.

      Empresarios tem todo interesse na estabilidade e prosperidade do Pais e presidentes-estadistas ouvem o que os empresarios de estatura e experiencia tem a dizer. Quem quer dinheiro é empresario-amigo-do-poder, como certos donos de frigorificos ou um que quebrou, tido como um genio em vender projetos furados. Esses amigos do PT só pensam mesmo em tirar dinheiro do BNDES mas há no Brasil grandes empresarios que tem interesse na prosperidade do Pais.

      No governo militar viagens de Presidentes e Ministros da Fazenda  levavam comitivas de empresarios como representação do Pais, eu mesmo fui em duas, eram mais de 100 empresarios em cada viagem, promovendo o Pais com o apoio do Presidente ou Ministro e ao mesmo tempo apoiando este nos contatos com oes empresarios do Pais visitado.

  71. Eita!O paraiso dos trolls

    Eita!

    O paraiso dos trolls derrotados é esta postagem!

    “Olha lá..nem eles se entendem..kekekeke..Dilma..heheheheh

    pisando na bola..iacoacoac.Impeachment..kkkk.PT morreu.

    Dias depois…

    Quem disse ..que…

    Cada coisa em seu lugar e sua hora, volante

    é volante , centro-avante é centro-avante.

  72. Lamentável

    Creio que a revista esta certa de cobrar a fatura, foi a eleição mais díficil que já vivemos e a atitude da Dilma me entristece, sou de Francisco Morato /SP uma das poucas cidades de SP que ela venceu e concordo com a linha do texto, Dilma tem que estar mais com quem gosta dela e desprezar mais quem mete o pau e é um erro grave colocar o  vacilão do Cardozo no STF, vai dar munição para nossos inimigos!!!

    1. quem disse?

      Quem disse que José Cardoso será nomeado? Isso é balão de ensaio.

      Pode até ser DELE.  Por favor….quem será nomeado não etá nas fofocas da mídia.Isso ai é só pressão,please.

      E entendo as razões do nassif  ao apontar que Dilma deveria ter ido ao evento de crta Capital. Sim, era um bom momento para estar mais perto do empresariado, expor-se, jogar pontes. Mas também poderia dar margem a press~~oes, como expos um dos missivistas.

      Nassif, menas, menas….

  73. Antônio Delfim Netto me traz

    Antônio Delfim Netto me traz tristes recordações. Seu “bolo” a crescer que nunca era dividido jogou a mim e minha família na quase miséria. Meu pai, dono de sítio produtivo, virou sem-terra… vivemos de 1979 a 1992 sem terra para plantar e casa para morar. Aluguel caríssimo, salário minguado, juros altos, inflação, desemprego, desesperança…

    Esse senhor pode até ser um dos economistas mais famosos do país… mas seu nome ainda me causa calafrios…

    1. Delfim Neto

      Também tenho as mesmas lembranças, houve período que comida vinha de vizinhos em melhor situação e ficava com pena da minha mãe e dos seus seis filhos, cansei desse conversa de quando o bolo crescer… o bolo crescia  e nada de dividir. Até hoje tenho ojeriza ao Delfim Neto, não consigo suportat mesmo.

  74. Fuso horário !!!!!!

     Façam-me o favor de abobrar menos, viagens presidenciais, não se comparam a qualquer 1a classe, nem da Emirates ou Singapore.

     Nas aeronaves do GTE, protocolos especificos são respeitados e concordados com o Itamaraty e o GSI/PR, quando de viagens intercontinentais transfusionais, visando que a PR e comitiva, tenham o minimo incomodo possivel, até mesmo nos quesitos relativos a nutrição e periodo de sono anterior a viagem, portanto descisões relativas a postergação ou antecipação de viagens de Estado, não se submetem a vontades de alguem, mesmo que seja a PR Dilma, pois questões relativas a segurança deste tipo de voo ( O Brasil está voando, o Estado: ” Lema GTE: ” Conduzimos os que conduzem o Brasil”), são coordenadas com bastante antecedencia, ainda mais neste caso, Australia é longe, são varios espaços aereos a serem transpostos, alem de uma escala, portanto o FAB01 ou Brazilian Air Force One (denominação internacional – o “1” de Estado), tem prioridade de transito.

       Meus filhos, o espaço exclusivo da PR, no Santos=Dumont (FAB01), é um apartamento, o trabalho de conformidade da cabine, a ergonomia espacial dela, o switcher de iluminação, e a taifa especial, permite, feito pela BMW Works, que a PR chegue a qualquer lugar, mesmo em situações transfusionais, como se ainda estivesse em BSB.

       

  75. Pautar o governo

    Há muita gente buscando pautar as ações do governo, sem sequer saber o que passa na cabeça da presidenta. Estão apresentando programas (o que é bom), mas, ao mesmo tempo, todos forçando que seu programas ou sugestões sejam as aceitas. Assim não dá!

    Nós, pobres mortais, escolhemos os presidentes, de acordo com os seus passados, já que as suas ações futuras só Deus saberão quais são. No resto, podemos até sugerir, levar bandeiras as ruas em passeatas, pedindo ou segundo alguns “exigindo” as providencias de que julgam corretas.

    O PRESIDENTE É ELEITO JUSTAMENTE PARA TOMAR DESCISÕES POR TODOS NÓS! Não dá para grupos de politicos, economistas, jornalistas da situação ou oposição, querem pautar as ações do SEU ( da Dilma) governo

        1. Vc viu a quanti// de trolls q baixou nesse tópico?

          E todos num desrespeito máximo com a presidenta. Nassif está criando corvos… Se continuar assim, o Blog virará o mesmo lixo dos blogs de Direita. 

          1. Estão em luta pelo

            Estão em luta pelo impedimento da Guerreira e o Nassa fica colocando ração no cocho da granja.

          2. Triste, né? E corre o risco de estragar o Blog

            Mas ele deve ter as razoes dele. Que nao dá para entrever, porém. 

  76. Não tem o que falar, convenci

    Não tem o que falar, convenci batsante gente a votar na Dilma, e fui cobrado quando ela elevou a taxa de juros, logo após às eleições.

    Dilma despreza o eleitor, exceto os leitores da Veja, que ela não cansa de bajular.

    1. Mentira deslavada sua. 

      Mentira deslavada sua.  Mostre nos sequer UM comentario seu em suporte de Dilma nesse blog, canalha.  So um.

      Va enfiar “seu” voto nos orificios que bem entender.

      1. Esse é o tipo de esquerdista

        Esse é o tipo de esquerdista alienado que não deixa nada a dever para os que marcham pedindo intervenção militar. É da mesma laia de fanático pautado pelo ódio.

        Há inúmeros comentários meus defendendo e apoiando a Dilma, mesmo sendo ela um presidente muito ruim. Como disse, só votei nela porque as alternativas são infinitamente piores. Dilma é um enorme retrocesso se comparada ao governo Lula, o governo Dilma é medíocre, sem imaginação e pautado pela direita, que ela busca agradar, enquanto despreza o eleitor progressista.

        O Itamaraty foi completamente abandonado, há atrasos no pagamento de servidores, houve protesto rcentemente, sinal da incompetência e descaso da presidente(dinheiro para o Grupo Abril, Rede Globo e afins não falta!).

        O ministério da Justiça está nas mãos do advogado do Daniel Dantas, das Comunicações, do Paulo Globeleza, no STF, Luiz Fux e Rosa “condenos em provas porque a literatura me permite” Weber.

        Enfim, só muito fanatismo para não ver o desastre que foi esse governo Dilma.

    2. Concordo com vc. Estou farto

      Concordo com vc. Estou farto de bancar com meu voto (é um só mas conta) essa sem noção que governa só pra quem não vota nela, o pior pra quem a odeia e ao seu partido político. Dilma sem noção é o mote pra 2015.

  77. É inegável que Dilma foi uma

    É inegável que Dilma foi uma decepção, um presidente ruim, a queda de votos em relação a seu primeiro mandato comprova isso. Só foi eleita porque as alternativas eram infinitamente piores.

    O voto certo é em candidatos como Luciana Genro, é necessário retornar a situação da primeira eleição de Lula, quando a direita temia o fortalecimento de um discurso de esquerd mais radical, por isso Lula era até desejável. Hoje é a esquerda que se encontra acuada, vota em qualquer um pra evitar um Malafaia, um Bolsonaro no poder.

    Nessas eleições, a esquerda perdeu ganhando.

  78. O impossível aprendizado de alguns: Dilma não se curva a pressão

     

    Já estou farto dessa cantilena, o que está me parecendo é que alguns não conseguem entender que Dilma não se dobra a pressões.

    Ela já havia dito que só decidirá a respeito de Ministério após a reunião do G-20, mas tem gente que insiste em fazer convites onde ela sabe que virá uma turba a tentar pressioná-la, seja de amigos ou desafetos. Ela não se dobrará então é melhor chamá-la de teimosa, não é? Ou seria temosia dos que insistem em dobrá-la?

    Não é por causa do Mino, é por causa da legião empresarial que estaria lá apenas para tentar convencê-la “disso e daquilo”, quando ela já deixou bem claro que só decidirá sobre esses assuntos após a reunião do G-20.  Depois da reunião do G-20 onde se tratará com vários chefes das nações mais importantes do mundo, eventuais rumos para o mundo ela terá uma visão muito melhor do que é possível negociar aqui dentro a partir de uma visão global mais clara sobre o futuro. Ou não entenderam isso ainda?

    Sobre “rumores” a respeito da indicação do Zé Cardoso para o STF, nem vou esticar, falar em cima de “rumores” é ruim hein?

  79. O Nassif tem provas de que a

    O Nassif tem provas de que a presidente  “Dilma antecipou uma viagem ao exterior apenas para não comparecer ao evento.”? Ou é só uma especulação tipo domínio do fato? 

  80. Insinuações… Nada mais que isto…

    Nassif em seu momento “mídia velha”.

    Até na junção de duas insinuações sem nenhuma relação uma com a outra.

     

  81. Uma outra questão que acho

    Uma outra questão que acho interessante também é esta sem cerimônia com que todos tratam a presidente; todos mesmo, inclusive os que declaram apoio. É fato que nunca vi o Fernando Henrique ser tratado deste jeito, com esta intimidação e cobrança de comparecimento em eventos. Acho mesmo que Dilma sofre uma forte discriminação (Será por ser mulher?) mesmo dos que a apoiam. Vejamos, o Nassif mesmo afirma o quanto a presidente é difícil e o quanto é difícil apoiá-la. O Paulo Henrique Amorim também vive comparando, desfavoravelmente, ela com o Lula, e os próprios petistas também vão bastante nesta linha, fazendo cobranças – que, por exemplo, nunca foram feitas por aliados ao FHC – por vantagens que obtiam com o Lula, e também fazendo comparações desfavoráveis.

    Às vezes, assim como tem aqueles jogos da seleção campeâ do mundo contra a seleção de jogadores de outras seleções, a chamada Seleção do Resto do Mundo, para Dilma também é meio assim, Dilma contra todo mundo, inclusive os ditos aliados.

  82. Apesar de tudo, gosto da
    Apesar de tudo, gosto da Dilma, tenho grande simpatia pela pessoa.

    Nao sei até onde o problema é seu estilo ou as grandes dificuldades que o pais enfrenta agora que a maré cheia da economia internacional mirrou.

    Caso seja o primeiro, ressalto pela enésima vez que é uma indicação do líder político maximo de um partido, de um campo politico, de um gigantesco acúmulo de expectativas.

    Nesse caso seria só mais um exemplo de evento corriqueiro no mundo politico e empresarial: um ótimo gerente nao significa capacidade e habilidade para liderar.

    Entra aí o tino de quem indica, os critérios que utiliza, o plano, o maquinário do partido.

    Nunca vão reconhecer as responsabilidades do Lula. Impressionante.

    Ps: sem o senso critico, sem a oportunidade de aprender.

  83. Além de ter infestado o

    Além de ter infestado o timeline de todos os perfis da Dilma Rousseff no Facebook, escrevi uma reclamação direta no Fale com a Presidenta sobre a não ida ao evento da Carta Capital – ainda não tinha lido esses rumores horrorosos sobre a indicação do ainda mais horroroso Zé Cardoso ao STF – e acabo de postar o link do GGN no meu timeline no Facebook com o seguinte comentário:

    “E, porra, senhora Presidenta do Brasil Dilma Rousseff: a senhora não aprende? É masoquista? Gosta de apanhar? Tem síndrome de Estocolmo? Espero não ter gasto de votos a tempo a perda de amizades à toa. Tome vergonha, faça boa e severa política. Não me envergonhe.” 

    É o que penso e tenho a dizer sobre a Presidenta que ajudei a reeleger.

      1. E desde quando criticar é destratar?

        A presidenta merece todo nosso respeito, e até certa admiração, por ter enfrentado um período difícil da economia mundial. Mas ela pode ser criticada (e defendida). É normal. Não acrescenta em nada ao debate simplesmente demonizar quem discorda de determinadas atitudes da Presidenta. Basta usar argumentos para defendê-la. Agora, que não deixa de ser um pouco engraçado ver Anarquista defendendo autoridade estatal, não deixa mesmo.

  84. Bobagem!

    Carta Capital apoiou Dilma por coerência de Mino Carta com sua própria trajetória. E duvido que tal apoio tenha rendido votos a Dilma. Mas deve estar rendendo problemas ao Mino. É o risco. Paciência. Agora, ficar cobrando a presença da Dilma num evento da revista e usar para isto o argumento de que Mino a apoiara no segundo turno, tenha dó. Qualquer que seja a razão da presidente para não ir, é legítima. Fuso horário, saco cheio, gente chata… o diabo!

    Mino Carta supera.

    1. e mais…

      uma sociedade, ou grande parte dela, que não cobra onde e de quem deveria cobrar a lhe exigir respostas imediatas

      é justamente por aí que a sociedade se perde e se ferra; armadilha da opinião publicada sem nada a ver com pública

       

    2. “Fuso horário, saco cheio,

      “Fuso horário, saco cheio, gente chata… o diabo!” . . . . Então que nao dispute eleição, fique em casa vendo novela comendo pipoca. . . . . .

  85. A função que a Dilma terá

    A função que a Dilma terá nesse segundo mandato será fazer um Governo razoável,sem querer inventar nada,apenas  melhorar a economia,segurar os raivosos do PIG e principalmente,ouvir mais as pessoas,deixar sua arrogância de lado e escolher melhor os que a cercam,a Dilma só perde para o Obama em matéria de escolher  pessoas incompententes para assesorar ela,ou crio ela apenas escolhe os que são sempre dizer sim a ela,crio que seja isso.

      Então ao meu ver o papel dela será esse,a Dilma recebeu do Lula um país melhor do que eseu antecessor recebeu,maioria nas  no Congresso,ampla base de apoio,e parte da imprensa Golpista desmoralizada,mas nas primeiras horas após sua eleição foi ao Jornal Nacional,que criou o atentado ao Serra por um sniper petista,e ratificado por um perito,depois foi fazer omelete na Ana Maria,depois se deixou pautar pela Veja,deu generosa Verba Públicitária ao PIG,e agora quando ela está numa situação díficil,ela quer fazer tudo o que ela tinha que fazer no seu primeiro mandato,me poupe!!!.Sou petista mas não vejo a hora dessa mulher sair da Presidência,e o Lula assumir,e vejo como sucessor do Lula e mais capacitado para ser candidato do PT numa eleição Pós Lula o Fernando Pimentel,esse sim o pt tem que fazer uma operação de blindagem e dar todas as condições para ele fazer um excelente governo em MG.

  86. Escandalização do nada

    Difícil entender este apoio.

    Por vezes tenho a impressão que o tipo de mau jornalismo, praticado pela grande imprensa, que é parte, contaminou o todo.

    A imprensa partidária usa do expediente diário de tomar um fato do cotidiano do governo, uma medida, uma fala, um dado econômico e hiper dimensioná-lo, apelando frequentemente para a escandalização do nada.

    Num país onde a oposição vai à Justiça porque a Presidenta apareceu usando uma roupa vermelha num pronunciamento na TV e a mídia partidária noticia isto com ares de seriedade sem destacar o quanto de ridículo há na atitude, é porque já criou-se uma atmosfera de acirramento de ânimos tal que o outro lado do jornalismo acaba sendo contaminado por este tipo de disputa.

    No fim das contas, parece que a mídia partidária pautou o nível de preocupação de todos.

    Qualquer coisa ganha relevância!

    São coisas distintas, o reconhecimento do trabalho do jornalista Mino Carta, da revista Carta Capital, de seu apoio crítico e o comparecimento ao evento.

    Está cada vez mais difícil separar o que é um fato, do que é interpretação. O que é relevante do que é secundário. O que é decisão administrativa do que é especulação.

    Sem contar que parece que Dilma definitivamente foi eleita a Rainha do Brasil num sistema de monarquia absolutista.

    Haja !

     

  87. As Empresas Mais Admiradas no Brasil

    Mais Admiradas

    As Empresas Mais Admiradas no Brasil

    Crescimento da economia dá o tom da premiação de CartaCapital

    A necessidade de mais diálogo entre o governo e o empresariado foi destacada em discursos feitos durante o eventopor Redação — publicado 10/11/2014 22:59  Seloempresas.png  

    A necessidade de a economia brasileira voltar a crescer por meio de uma cooperação nacional foi o destaque dos discursos feitos da premiação As Empresas Mais Admiradas no Brasil, realizada por CartaCapital na noite desta segunda-feira 10 em São Paulo.

    O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), representou a presidenta Dilma Rousseff (PT), que viajou para a Austrália, para encontro do G-20, e saudou a normalidade dos tempos atuais da política brasileira, em comparação com a história de instabilidade institucional do País. Temer lembrou os avanços dos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma e afirmou que a esperança de ver o Brasil avançar “cresce cada vez mais”. “Vivemos um momento de extrema tranquilidade institucional”, disse Temer, tratando como normais as diferenças de opinião entre governo e oposição.

    Mino Carta, diretor de redação de CartaCapital, lembrou o apoio da publicação à reeleição de Dilma e afirmou que ele se deu para garantir que o País continuasse no caminho da inclusão social e da política externa independente. Mino Carta lembrou que a indústria foi colocada em condições ruins nos últimos três anos e que o governo deve agir para reverter essa situação. “O País precisa crescer ou crescer. Não há opções”, disse. Ao mesmo tempo, prosseguiu Mino Carta, os empresários devem fazer seu papel, a tapar os ouvidos para o “rentismo” e apostarem na produção.

    Abilio Diniz, presidente do Conselho de Administração da BRF, também buscou conciliar as necessidades do empresariado com as do novo governo de Dilma Rousseff. Diniz disse entender que é preciso apoiar a presidenta reeleita e, ao mesmo tempo, dialogar com o governo para reabilitar as condições de investimento no País.  “Temos muito a reivindicar [do governo] e até exigir que diminua as nossas incertezas, mas também devemos dizer a ela [Dilma Rousseff] que conte conosco”.

    Jorge Paulo Lemann, o homem mais rico do Brasil e sócio do grupo controlador da Anheuser-Busch InBev, foi eleito o Líder Mais Admirado no Brasil pelo segundo ano consecutivo. Lemann foi representado por Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Lemann. Segundo Mizne, a prioridade do Brasil deve ser a educação básica pública de alta qualidade no País inteiro. “Devemos agir para garantir que todas as crianças brasileiras tenham um educação da mais alta qualidade”, afirmou Mizne. Segundo ele, órgãos públicos e privados devem trabalhar para conseguir o objetivo de elevar o nível educacional no Brasil. “Educação não tem atalho, caminho fácil ou bala de prata, mas sim metas e saber para onde ir”, disse.

    Assim como em 2013, Abilio Diniz e Roberto Setubal, do Itaú, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, entre os executivos mais admirados.

    A Empresa Mais Admirada no Brasil foi a Apple, gigante de tecnologia norte-americana, que ficara em segundo lugar em 2013. Outra gigante dos Estados Unidos, a Google, foi a segunda colocada neste ano, seguida pela brasileira Natura, a vencedora do ano passado.

    Confira abaixo  lista de premiados em 2014:

    Mais Admiradas
    Mais admiradas 2
    Mais Admiradas macrossetores

     

  88. Parece-me mais uma tempestade

    Parece-me mais uma tempestade em copo d’água. A agenda da presidente é deveras pesada, a começar pelas imensas distâncias a pecorrer e o enfrentamento dos dissabores dos diversos fusos horários. Creio serem impertinentes e até injustas essas cobranças; 

    No seu primeiro mandato nunca deixou de prestigiar o evento. Se as razões não fossem supervenientes ela faltaria a deste ano? Especialmente pelo que representa Mino Carta e a Carta Capital? O que representou no último pleito? 

    Abaixo, o períplo super desgastante:

    http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-11/antes-da-reuniao-do-g20-dilma-se-encontra-com-emir-do-catar-em-doha

    1. JB, já ouviu falar que gato

      JB, já ouviu falar que gato escaldado tem medo de agua fria? Será que ela vai esperar 4 anos para pedir ajuda?

      Vcs não estão percebendo que o 2 mandado está começando da mesma forma do 1 mandado?

      O Presidente é responsavel pela expectativas e 1 mandado foi muito ruim nós sinais.

       

  89. Trabalhei muito,viajei por

    Trabalhei muito,viajei por todo interior Paulista e Mineiro com o meu dinheiro fazendo campanha e ela não virá ao meu aniversário quase no final deste mes e não estou fazendo beiçinho,creio que Mino também não.

  90. Pessoal, não vamos ser cegos
    Foi errado ela não ter ido prestigiar o evento.

    Esta pequena demonstração de arrogância vai causar grande dor de cabeça a Dilma.

    Indicar o incompetente e altamente político Zé Cardozo vai ser um tiro no pé só comparável ao Joaquim Barbosa.

    Todos elogiaram quando Lula inovou e indicou um negro para a corte suprema. Depois de tudo o que foi feito na AP 470, todos acharam que foi péssima ideia. É fácil ser profeta do passado.

    Acordem, antes que seja tarde.

  91. É Turco você vez por outra

    É Turco você vez por outra apanha e não aprende,viu quantos tucanos baixaram no poleiro que armou?Espero que não tenha visgo pois as avezinhas por possuirem um intestino pequeno defecam constantemente e o ambiente ficará irrespirável.

  92. Depois a galera não entende o

    Depois a galera não entende o porque a oposição acha que venceu . . . . . votei em Dilma, mas isso daí não me representa  . . . . . . 

  93. Olha só, pode ser agenda

    Olha só, pode ser agenda pesada, muitos compromissos etc, mas eu um eleitor e militante, ainda nao sei o que a Presidenta pensa, o que ela quer, enfim, eu nao sei de Dilma . . . . . ela tá por aí ??? . . . . . Sacanagem cara, a vitória nao é dela, e nem deste Cardoso do cacete, a votória é nossa, e merecemos respeito . . . . .

  94. Por certo acham que o G20 é

    Por certo acham que o G20 é quem vai segurar as mudanças necessárias para o Brasil . . . . nossas empresas, o Mino, a gente . . . dá um desanimo . . . . .

  95. Não dá para entender…

    Dilma tem a coragem de ir à sabatina da Folha, concedeu espaço para que Bonner a interrompesse a cada 30 segundos, foi à GloboNews para ser apedrejada, mas não vai a um recinto que seria recebida com consideração e respeito que a liturgia do seu cargo exige, mas que a grande mídia não tem.

    Quanto à indicação do Zé para o STF é piada de mal gosto, o Zé até agora, agiu como um tucano filiado ao PT. Ao cabo, na pior das hipóteses, ninguém poderá dizer que Dilma não indicou um tucano para o STF, que no meu sentir é um absurdo, pois o que será de matérias como a regulação dos meios de comunicação, as cotas afirmativas contará com o apoio dele ou o Zé terá coragem de se expor e não se deixar levar pela pressão da grande mídia? 

  96. Por que Dilma acertou em não ir na homenagem a arqui-inimigos

    Ela acertou em não ir nas “Mais admiradas” pelos seguintes motivos:

    Dentre as empresas homenageadas e líderes homenageados encontra-se: Banco Itáu como instituição e Roberto Setúbal, como banqueiro  mais admirado, inimigo fidagal, chamou o atual governo de medíocre nos “90 anos “anos do Itaú diante de mil convidados, este banco tem como acionista a educadora Neca Setúbal que apoiou no segundo turno Aécio.  Agora este banco divulga no mercado análises econômicas com viés político atacando a Petrobrás.

    Fábio Barbosa, presidente da Abril, responsável por Veja aquela que as vespéras do segundo turno produziu uma capa criminosa, que o TSE considerou propaganda partidária e deu direito de resposta a candiata que foi vítima. A editora Abril  relutou e tentou não cumprir da forma determinada até o último minuto. Este site afirmou que era “a última cartada de Barbosa e da Abril”.

    A Natura que apoiou Marina Silva  em 2010 e nesta eleição.

    Jorge Paulo Lemann, sócio junto com Verônica Serra da fabrica de picolés Diletto.

    Outros homenageados: Apple, Google, Nestlé, Ambev, Unilever, Vale, Embraer, Coca Cola, Abílio Diniz.

    Por que haveria de ir na festa onde seriam homenageados : corporações, transnacionais, banqueiros,

    empresários, e responsáveis da revista Veja, representantes da Casa-Grande.

    Quem os escolhe são 1300 executivos do “mercado”. Se fossem por estes o presidente teria sido o outro.

    A espinha de Dilma não se verga, qualidade rara neste país.

    Você teria ido?

     

     

     

    1. Eu não iria Henrique

      Absurdo, tomar um “champagnezinho” ao lado daqueles que insistem em pautar o governo, que não entendem que Dilma ganhou a eleição e, na surdina ou não, sustentam, e instigam, atos de rebeldia contra aquilo que o povo decidiu. Estes maus brasileiros, gestores do ITAU, Abril, etc, só pensam em si, em seus lucros. Daqui a pouco vão querer colocar Armínio (Ranulfo) Fraga na economia.

      Agora, também não tem que frequentar programas babacas como o da Ana Braga, ou o da mulher do Bonner (e ainda falam de nepotismo, cínicos), ou entrevistas com o próprio Bonner. Também indicar esta ameba do Cardozo para o STF só pode ser brincadeira

      Vamos governar presidenta, já se perdeu mais de1 mes.

       

      1. Machismo ! A jornalista

        Machismo ! A jornalista Fatima Bernardes virou a “mulher do Bonner ” ! Já era repórter prestigiada quando casou com ele. A linha editorial da globo não tem a ver com isso de mulher do Bonner.

        Daqui a pouco vamos ver progressista aqui insinuando o teste do sofá. Credo.

    2. Caro Henrique O, se a

      Caro Henrique O, se a motivação de Dilma for esta que você colocou, eu nada teria a acrescentar, e concordaria totalmente com a ausência da Presidenta.

      Faltou só um detalhe: Ambev fez doações milionárias para a campanha de Dilma, e dos três grandes candidatos (Dilma, Aécio e Marina), a Coca-Cola fez doações APENAS para a campanha da candidata petista. É no mínimo estranho, agora, ela fazer isso para querer mostrar “independência” em relação a estas empresas.

      Ela não foi porque não quis, ou achou que precisaria de mais preparo para a reunião do G-20. Custa admitir isso?!

  97. Deve ser difícil a Dilma se desvencilhar das teias palacianas…

    pois se aqui tem gente puxando o saco dela virtualmente, em qualquer situação, imagina lá, em tempo real e ao vivo.

  98. Exagerou

    Nassif, respeito muito suas análises políticas, mas dessa vez você exagerou.

    Mino não vai ficar fazendo beicinho por causa disso. Ele sabe bem como é dura a luta política e tem firmeza ideológica suficiente para saber separar as coisas.

    Por outro lado, há vários comentários apressados descendo a lenha por causa da indicação do José Eduardo Cardoso para o STF. Como assim??? São meras suposições, ele nem foi indicado. E nem temos certeza alguma de que será.

       

    1. as coisas são como aparentam ser?

      Recentemente o Montezemolo o eterno presidente da Ferrari declarou-se via imprensa amiga, disponível para mais um biênio na presidência da empresa. Pois bem dias depois Marchionne (o russo com o qual nada tinha acertado) foi dispensado, cloro com uma despedida milionária.

      Penso no Cardoso tentando a mesma cartada do Meirelles candidato à ministro da fazenda nas paginas do Valor mui amigo.

      Não vamos esquecer que os últimos ministros indicados pela Presidenta foram de qualidade.

  99. Machismo chibateiro

    Estou estupefata. Luis Nassif, Frei Beto (aquele que indicou Barbosa pro Lula) e Mino Carta querendo dar pauta, mandar e chibatar a Dilma no GGN. Nao gosto dessa pseudo esquerda oportunista que baixa a chibata no PT 24 horas por dia durante quatro anos e SO na reta final das eleicoes, com medinho do psdb ganhar e acabar com eles, declaram voto crítico. Depois não esperam nem uma semana e sai a matilha de velhos machistas de novo baixando a chibata, querendo decidir a agenda da presidenta. Agem igualzinho ao Aético, o que eles dizem é o mesmo que chamar de leviana. Desrespeito a uma chefe da nacao, mulher, mae e avó. Aviso: Dilma não é tua nega, machistas do GGN e Carta Capital. E as feministas caladas. E um ainda diz que é padre, humanista e marxista. Pobre Marx, até hoje usam seu nome em vao, pior, em nome do estalinismo machista e chibateiro tupiniquim. Não vou postar o link, é feio demais. O “impossível aprendizado da Dilma”, claro, para voce, ela é incapaz e estúpida, tem muito que aprender (e obedecer) com os velhos machistas.

    1. Machismo, prepotência e falta de respeito com a Presidente

      É machismo mesmo e falta de respeito com a Presidente. Nassif, Mino Carta e Paulo Henrique Amorim jamais agiriam com esse desrespeito se o presidente fosse um homem, tentando submeter a agenda do Presidente da República aos seus desejos. Nunca vi o Fernando Henrique Cardoso sendo tratado dessa forma por jornalista algum. O fato é que a classe dos jornalistas é muito prepotente. Dilma mandou o vice ao evento, o que não é pouco. Dilma governa um país, a presidente tem que dialogar com todos os setores, sim, mas não tem que beijar a mão de vocês. Aprendam isso.

      1. Você nunca viu o FHC ser

        Você nunca viu o FHC ser tratado assim por jornalista algum, e nem verá! E quanto ao LULA, tu viu algo parecido? Ou só  vê e ouve o que te interessa?

        1. Outro caso de preconceito… E nao foi chamado de “teimoso” nao

          Tb nao foi tratado com o respeito devido a um estadista, mas por preconceito de classe. E nao vi Nassif e PHA o tratarem desrespeitosamente… 

    2. A coisa está feia!

      Concordo em tudo contigo, Cristina. O que os ‘amigos’ querem é condizirem eles a presidente. A oposição puxa por um lado, para receber os dividendos de seus negócios e os ‘amigos’ Carta, GGN, Delfin, empresários, puxam a brasa para suas sardinhas.

      Na verdade é só um jogo de interesses, e os amigos não são diferentes da oposição. Se não conseguirem, se unem e derrubam a presidente. Já prepararam o terreno para isso.

       

      1. É por aí Orlando.
        Não sei de

        É por aí Orlando.

        Não sei de quê se reclama tanto.

        O Jacques Wagner, mais o ex-Ministro da Saude e

        candidato do PT ao governo de S.Paulo e o Vice Presidente

        da República estiveram presentes prestigiando o evento.

        O que mais Dilma poderia fazer?  O caso do Eduardo Cardoso

        entrou aí com um “enchimento” de desgaste. Completamente

        dispensável.  Há os que querem se mostrar mais importantes

        do que de fato o são.

    3. Será que vcs não estão vendo

      Será que vcs não estão vendo que é necessário fazer uma comunicação diferente? Cristina, no 1 mandato, Dilma foi ao evento da Folha e nesse após a eleição já deu entrevistas as grande redes de TV e jornais.

      Se os proximos 4 anos forem da mesma foram que o 1 mandato, vamos ver a eleição perdida e não vai adiantar reclamar..

      Fazer melhor? não seria se comunicar melhor, claro que ela é diferente do Lula, mas nesse momento ir a eventos é muito importante para desarmar os lados e agir como PRESIDENTE de TODOS.

      E outra para “com os velhos machistas”, Dilma fechou portas no 1 mandado e só Ela pode reabri-las novamente.

          1. Até vc, Maria? Nao quer determinar a cor do vestido tb nao?

            Francamente, eta escandalizaçao do nada. Dilma nao é obrigada a ir a evento algum. Ela costuma ir aos da Carta Capital, nao pôde ir este ano, mandou o vice, e vcs estao fazendo essa chorumela toda? Querem competir com o PIG, ver quem malha mais a presidenta? 

          2. Oh, Arthur.
            Para com isso vc

            Oh, Arthur.

            Para com isso vc vai observar cada preço de hotel de seus candidatos? Isso é ridiculo.

          3. Anarquista, poderia citar os

            Anarquista, poderia citar os eventos que sei que ela não foi.

            Entenda que este momento seria mais importante desarmar alguns e cortar um erva daninha(extrema direita) que esta crescendo, para mim não adianta G20 /BRICS ou vc.

            “Só Dilma por abrir as portas que Dilma fechou”!

    4. Bem, eu não vi até agora Mino

      Bem, eu não vi até agora Mino Carta se manifestar sobre essa ausência (ooohhhh!!!) de Dilma ao evento. Corrijam-me se eu estiver errada, mas quem está criando essa confusão toda (sabe Deus com que interesses) são: Paulo Henrique Amorim – “crítico” que jamais dedicou uma linha de fato crítica a seu patrão Edir Macedo – e Luís Nassif – que, como bem notou a Cristina, não aprendeu nada com o caso “feminazi”.

  100. Para mim o preocupa são o

    Para mim o preocupa são o sinais:

    1) Até agora não modificou a comunicação do governo, para mim o é mais importante é  um excelente ministro para SECOM que dê vazão as ações e ao mesmo tempo traga dados sobre as expectativas de cada segmentos do Brasil sem intermediarios.

       2) Cade a entrevista da Presidente com os Blogs, para mim começou igual ao 1 mandado, quando foi a Ana Maria. Será que ela vai passar 4 anos para na proxima eleição chamar os blogs? Quando foi lançado um golpe como da Veja.

     ex.: Vejam que foi as TV e jornais. Inclusive já tem comentarista cobrando o que foi falado na entrevista.

    Passamos os 4 anos falando da pouca cominicação da Dilma e ganhou-se a eleição por pouco, com a ajuda fundamental da internet, mas até agora parece que já se esqueceu.

      1. Não “eu” esperou 4 anos e

        Não “eu” esperou 4 anos e Dilma não fez, mesmo assim votou e brigou por ela(dentro dos seus limites).

        Anarquista Lucida, voce viu o que a ex-ministra Marta fez? O que Cardozo não fez? e quantos Ministros fizeram bons trabalhos no 1 governo de Dilma?

  101. Nassif
    Como ela vai acertar a

    Nassif

    Como ela vai acertar a Secom só privilegiando a Carta?

    Gosto pra caramba do Mino, mas acho que estão fazendo uma tempestade em copo d´agua, heim?

  102. Putz espero que daqui a 4

    Putz espero que daqui a 4 anos, os blogues não tenham que falar de lei de medios, já pensou esta mesma lenga lenga até 2018. De um lado falta dialogo ( que que isso companheiro) e do outro só tem o rito “sumario” .Estes 4 anos que viram até a proxima eleição vão ser um divisor de água para os blogues, são 12 anos de luta por uma midia mais democrática, já pensou a surpresa em ver que nada mudou até a proxima eleição. O ingratidão.

  103. só a revolução msm….não tem

    só a revolução msm….não tem jeito….

     

    a educação libertadora, a que leva ao esclarecimento, nenhum governo dará

  104. Zé Eduardo Cardoso no STF nem pensar

    Não dá para aceitar esse senhor no STF. Ele não tem estofo. Como ministro da Justiça, ele foi praticamente zero. Um dos motes contra a senhora nas eleições foi segurança. Onde estava o seu ministro? Aliás, por favor, escolha um ministério menos pífio. Votei pela sua continuidade, na esperança de que corrija seus erros. Não me desaponte. 

    Sobre a ida à Carta Capital, esperemos que a senhora tenha tido um bom motivo e na paralela, se explicado ao Mino Carta. Tomara, por que a sua não-ida (a menos que tenha uma boa explicação para o Mino), foi feia. Não é assim que se trata assim um aliado. Com aliados, deve-se ter lealdade, ensinou Maquiável.

    Finalizando, não gosto do seu silêncio. A senhora não tem esse direito, não depois do que os seus eleitores passaram e do risco que o Brasil correu. Por que se fechar em Copas? Poxa, designe um porta-voz que dê notícia. Crie alguma agenda de transição. Seu porta-voz poderia dar notícias sobre as obras que serão finalizadas em breve, criando outra agenda que não seja a do PIG. Digam algo que valha a pena a gente escutar enquanto aguardamos seu novo ministério, mas crie uma agenda. Ou vamos voltar aos tempos do silêncio e do controle remoto, pautados inteiramente pelo Partido da Imprensa Golpista – PIG, a não ser pela Carta Capital do Mino?

    1. Frustracao do pessoal

      Frustracao do pessoal anti-Copa, NaoVaiTerCopa. Só isso.  Mas o golpe poderia ter acontecido no final da Copa, todos sabemos.  Nao aconteceu porque houve trabalho conjunto de todas as forcas de seguranca. Eu aplaudi, o Brasil ficou em paz. Isso era o trabalho do ministro da Justica. E cumpriu. Sinto muito pelos golpistas frustrados. Mas nao vao me convencer de seus argumentos vazios. 

    2. “se explicado ao Mino

      “se explicado ao Mino Carta”

      Ela é a presidente da república. Ela não deve explicações ao Mino Carta.

      É brincadeira, esta mulher não é a camareira de vocês, ela é a chefe do Estado e do governo.

      E o G-20 é um pouquinho mais importante do que o convescote de exploradores de trabalhadores reunidos pelo Mino Carta para serem “admirados” pela turma do gargarejo.

  105. Eu Presidente também não iria

    Duas coisas que está dificl admirar nos ultimos anos: Empresas Brasileiras e Música  Brasileira. Mas o fundo do poço mesmo, já chegou ao pré-sal, é o jornalismo brasileiro. Ou midia, ou imprensa, ou entretenimento, ou…. Nem sei mais o que é .

  106. Sou um daqueles muitos

    Sou um daqueles muitos anônimos que lutaram contra a ditatura cujo maior legado foi a desconstrução de gerações para a política e a vida saudável em sociedade ao impedir e criminalizar o debate político. Um verdadeiro assassinato, cujos frutos começamos a colher desde que líderes como Ulisses Guimarães e outros deixaram de caminhar entre nós. A maior parte dos que aprenderam nessa época, e que hoje ocupam o cenário político, seja o nacional, o estadual ou o municipal, aprenderam ou nos porões da ditadura ou na clandestinidade, ambientes nos quais nada de saudável poderia surgir, como de fato não surgiu. Ou era “eu te amo meu Brasil, eu te amo” e “prá frente Brasil, salve a seleção” ou era “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. O Lula é “figurinha carimbada” no álbum  das lideranças políticas que se formaram nesse período. Foi alguém que entendeu, quase à perfeição, que as conquistas que perduram são aquelas construidas no diálogo e no equilíbrio. Avançamos o que podemos, no tempo que vivemos e sem desconsiderar o contexto em que estamos inseridos, sem fazermos inimígos os que são somente adversários. Aliás, já me ensinou Ulisses que em política não se tem inimigos, somente adversários. E que nâo se leva para a política, porque não é esse o ambiente adequado para se cuidar, as diferenças e os problemas pessoais, isso se faz em outro lugar. O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã. Dígno herdeiro dos grandes líderes do passado. Por outro lado Dilma, tanto quanto Aécio, são produtos das “escolas” que citei lá em cima. A grande e fundamental diferença é quem orienta a Dilma e quem “faz a cabeça” do Aécio. É essa diferença que impediu, até hoje, que ela “metesse o pé na jaca”. Votei nela nas duas eleições em que foi candidata e não me arrependo, mas tenho que reconhecer que, se pode ela manter os avanços necessários e avançar mais, não se pode esperar dela, e nem pedir, que seja uma grande lider. Sua história, e a “escola” em que foi formada, não leva nessa direção. E uma das provas é essa atitude com o Mino Carta. Não tem grandeza como estadista, lider popular ou mera grandeza humana, que reconhece naqueles que se arriscam conscientemente ao apoia-la e defende-la contra um esquema muito mais poderoso, pelo menos o direito de receber o mesmo respeito que lhe foi dedicado. Poderia. ao menos, ter ligado pessoalmente ao Mino e ter explicado, não justificado pois não é isso que se pede, a sua ausência do evento. Discurso do Vice-Presidente Themer dando conta de que ela ficou “irritada” com quem cuidou da viagem, à quisa de explicação para sua ausência, soa ridículo. Abstenho-me de tecer qualquer comentário sobre a possível indicaçaõ de Josá Cardoso para o STF. Não vale a pena perder tempo.

  107. Sou um daqueles muitos

    Sou um daqueles muitos anônimos que lutaram contra a ditadura cujo maior legado foi a desconstrução de gerações para a política e a vida saudável em sociedade ao impedir e criminalizar o debate político. Um verdadeiro assassinato, cujos frutos começamos a colher desde que líderes como Ulisses Guimarães e outros deixaram de caminhar entre nós. A maior parte dos que aprenderam nessa época, e que hoje ocupam o cenário político, seja o nacional, o estadual ou o municipal, aprenderam ou nos porões da ditadura ou na clandestinidade, ambientes nos quais nada de saudável poderia surgir, como de fato não surgiu. Ou era “eu te amo meu Brasil, eu te amo” e “prá frente Brasil, salve a seleção” ou era “quem sabe faz a hora não espera acontecer”. O Lula é “figurinha carimbada” no álbum  das lideranças políticas que se formaram nesse período. Foi alguém que entendeu, quase à perfeição, que as conquistas que perduram são aquelas construídas no diálogo e no equilíbrio. Avançamos o que podemos, no tempo que vivemos e sem desconsiderar o contexto em que estamos inseridos, sem fazermos inimigos os que são somente adversários. Aliás, já me ensinou Ulisses que em política não se tem inimigos, somente adversários. E que não se leva para a política, porque não é esse o ambiente adequado para se cuidar, as diferenças e os problemas pessoais, isso se faz em outro lugar. O adversário de hoje pode ser o aliado de amanhã. Digno herdeiro dos grandes líderes do passado. Por outro lado Dilma, tanto quanto Aécio, são produtos das “escolas” que citei lá em cima. A grande e fundamental diferença é quem orienta a Dilma e quem “faz a cabeça” do Aécio. É essa diferença que impediu, até hoje, que ela “metesse o pé na jaca”. Votei nela nas duas eleições em que foi candidata e não me arrependo, mas tenho que reconhecer que, se pode ela manter os avanços necessários e avançar mais, não se pode esperar dela, e nem pedir, que seja uma grande líder. Sua história, e a “escola” em que foi formada, não leva nessa direção. E uma das provas é essa atitude com o Mino Carta. Não tem grandeza como estadista, líder popular ou mera grandeza humana, que reconhece naqueles que se arriscam conscientemente ao apoia-la e defende-la contra um esquema muito mais poderoso, pelo menos o direito de receber o mesmo respeito que lhe foi dedicado. Poderia. ao menos, ter ligado pessoalmente ao Mino e ter explicado, não justificado pois não é isso que se pede, a sua ausência do evento. Discurso do Vice-Presidente Themer dando conta de que ela ficou “irritada” com quem cuidou da viagem, à quisa de explicação para sua ausência, soa ridículo. Abstenho-me de tecer qualquer comentário sobre a possível indicação de José Cardoso para o STF. Não vale a pena perder tempo.

    1. Debate nao é agressao, isso é

      Debate nao é agressao, isso é coisa da PIG. Exigir respeito nao é impor censura, é pedir boa educacao. Criticar nao implica ofender e humilhar, isso é assédio moral.  Liberdade de expressao nao é sinonimo de liberdade de agressao.  

  108. Concordo com Nassif. Dilma

    Concordo com Nassif. Dilma vem demosntrando que não aprendeu nada com a “quase derrota”. Continua no mesmo caminho: A destruição da esquerda progressista

  109. Me ocorreu agora, que o Zé

    Me ocorreu agora, que o Zé Cardozo, como Ministro da Justiça tem acesso a muitas informações pessoais e profissionais da Presidenta, do Lula e demais Ptista, como ele nunca acha nada contra a oposição, então pode ser que ele está  usando isso para chantageá-los, para obter uma cadeira da Suprema Corte….pode ser…pode ser….

  110. Delfim Neto

    Por mais brilhante que o julguem seus puxa-sacos, para mim Delfim Neto é ainda o cara que dirigiu os rumos econômicos na ditadura militar.

    O regime que ferrou a maioria da população, sob  o pretexto de que “é preciso fazer o bolo crescer, para depois repartir”.

    Trata-se de um canalha. Tipo “o delegado Fleury que não sujou as mãos.”

    1. A babação de ovo gigantesca

      A babação de ovo gigantesca em torno desse carinha chamado Delfim é uma coisa…

      Valeria uma tese de doutorado.

      Ou então é simplesmente exemplo claro do fracasso da elite intelectual brasileira.

    2. E, no entanto, é idolatrado

      E, no entanto, é idolatrado pelo ex-atual ministro da Fazenda, Guido Mantega, delfinista de primeira hora.

  111. Apoio crítico

    O “apoio crítico” para os opositores tem outro nome. Comparecer a um evento da Carta Capital é deveras insignificante , além do que  tem efeito negativo na sinalização do diálogo.A presidente não deve ser identificada com grupos de apoio partidário.Ela já afirmou que é presidente dos brasileiros , não dos petistas e aliados.

  112. Que que é isso cumpanheiros?

    Que que é isso cumpanheiros? Não vou entrar nessa de achar que a Dilma viajou antes só para não comparecer no evento do Mino, ninguém vai me convencer do contrário. Quanto a nomear para o STF o Cardozo, onde, quando e para quem a Dilma disse isso? Sem essas respostas me recuso a opinar sobre especulações. Estão pressionando demais sobre decisões,  nem um mês se passou da última eleição e já querem que ela tenha a lista de ministros,  secretariado, presidente do BC, cozinheiro, copeiro, estafeta e o capeta, tenham a santa paciência! Nassif, Mino, PHA, não é a Dilma que está costeando o alambrado.

  113. Tô te incomodando, é, troll? E mentiroso

    Aponte UM comentário em que eu chame a Dilma de santa. Na verdade nem mesmo fiz qualquer avaliaçao sobre ela, apenas protestei contra o desrespeito ao tratarem dela, e sobre a arrogância de acharem que sabem mais do que ela o que fazer, bem como o fato de que todo este tópico está em cima de especulaçoes. Acho que a presidenta do país pode sim ser criticada, mas é preciso que o seja com respeito e com base em fatos, nao em boatos. 

  114. Revoltante

    É revoltante depois de ficar dando a cara pra bater durante a campanha ser agraciado com estas notícias. Não ter ido ao evento da Carta é não ter dimensão da política. Dilma tem que falar à sociedade e esta era mais uma oportunidade, se não quisermos considerar a importantíssima presença dela na única semanal que teve coragem de declarar voto em Dilma. Além disso, se o Cardozo for ao STF é pra desistir de grandes coisas nesses 4 anos. Desanimador. E não adianta os bajuladores de plantão tentarem colocar panos quentes. Meu voto é crítico. Tenho esperanças neste governo, sei das ameaças de um governo de direita, mas não me iludo. 

    1. “Falar à sociedade” não é

      “Falar à sociedade” não é falar ao grande capital. São coisas bem diferentes.

      A Dilma já foi a algum evento do MST, por acaso?

      Por que os movimentos sociais não deram menos a cara a tapa do que a Carta Capital nesta campanha.

      1. “Falar à sociedade” é

        Esta sua resposta faria sentido se tivessemos votado em um governo revolucionário, que desse pouca importância ao grande capital e muito mais importância aos movimentos sociais. Infelizmente não é o caso, ou você viu isto nos últimos 4 anos? Acontece que se o governo é de centro esquerda e toma atitudes olhando também para o grande capital, tem que saber como agir. Como é esta história de dar as costas ao grande capital e se aconselhar com Delfim Neto? O fato é que faltou tino político e mesmo que ela desista de indicar o Cardozo depois de críticas à direita e à esquerda, pra mim é uma decepção este tipo de atitude após uma eleição acirrada e na espectativa de mudanças à esquerda. 

        1. Não senhor. A resposta faz

          Não senhor. A resposta faz sentido aqui mesmo e agora mesmo.

          Não ignoro que é necessário dialogar como o grande capital. Mas então é preciso dizer: “é necessário dialogar com o grande capital”, em vez de “é necessário dialogar com a sociedade”. Porque faz doze anos que os governos populares dialogam mal com a sociedade: dialogam mal com o movimento dos sem terra, com os sindicatos, com os servidores públicos, com os movimentos estudantis, de gênero, de combate ao racismo.

          E eu nunca vi ninguém chorando lágrimas amargas por que o governo não dialoga bem com esses setores (bem, na verdade, vi o Gunter Zibell fazer isso, para consternação de alguns e diversão de outros).

          Outra coisa é esta pérola:

          “mesmo que ela desista de indicar o Cardozo”

          Isso começa a parecer uma manobra para a gente se fazer de importante.

          Aiaiaiaiai, a Dilma vai indicar o Reynaldo Azevedo para o supremo! temos que impedir isso!

          Depois como obviamente o Reynaldo Azevedo não é indicado, podemos fazer de conta que somos muito influentes junto à presidente da república. Se não fosse eu e a minha grande sabedoria, a Dilma ia fazer aquela besteira, ainda bem que eu me posicionei rapidamente e salvei o país, o mundo, o sistema solar.

          E, finalmente,

          “espectativa de mudanças à esquerda”

          Não vai haver mudanças à esquerda sem pressão de baixo para que haja mudanças à esquerda. Política é correlação de forças, ou a esquerda mostra força, ou vai continuar perdendo.

          Uma boa maneira de não mostrar força é entrar em pânico por que a presidente preferiu uma atividade importante, que só ela pode desempenhar a contento – uma reunião do G-20 – a uma reunião festiva do grande capital. Afinal, a expectativa é de mudanças à esquerda ou é de mais subserviência aos convidados do Mino Carta?

          1. Por fim

            OK, a interpretação do que escrevi é de cada um, não vou ficar batendo boca por aqui com alguém que se acha detentor de todas as respostas. O que quis dizer com relação ao Cardozo é que ela provavelmente já demonstrou interesse em indicá-lo, pois não acredito que o Nassif seria irresponsável de escrever isto sem uma fonte confiável. Só demonstrar este interesse já significa bastante, mesmo que ele não se concretize. E se você não é capaz de entender o significado de não ir a um evento de Carta Capital, independentemente de quem esteja presente ou a favor de quem, e ir quando convidada à Folha, Globo e SBT, não serei eu que irei explicar.

  115. Olha, eu acho que já está

    Olha, eu acho que já está ficando muito chato isto de darem apoio e depois se acharem no direito de cobrar indicação de Ministro, presença em festa e o escambau. A pobre da mullher vem de uma campanha extenuante, viajou por todo lado , concomitantemente, ao menos que se saiba, governou o País . Agora , dois dias após a tal de festa, tem reuniões importantes no G20 e deve estar cansada desta correria, afinal não é mais criança. Agora, se acham justo ficar nesta pauta , não contem comigo. Eu votei na Dilma e não no Mino ou em outro bloqueiro , seja ele sujinho ou limpinho. 

  116. Que desgraça!
    Já faz quase um

    Que desgraça!

    Já faz quase um mês das eleições e a presidente ainda não fez nada do que eu acho que ela tem de fazer! Como ela ousa?

    Ah, sim, deve ser por que ela é a presidente, não eu, por que ela teve 54 milhões de votos, não eu, por que ela é que é responsável por avaliar e priorizar eventos na sua agenda. E não eu.

    Há uma série de lutas políticas e agendas sociais que requerem a atenção e a ação de quem quer ajudar este governo a dar certo: reforma agrária, reforma tributária, desconstrução do monopólio da informação, desmascaramento do discurso “anti-corrupção” de uma oposição e uma mídia corruptas até a medula, criação de uma política de mobilidade urbana, manutenção da política de distribuição de renda, etc, etc, etc, etc.

    Ir à festa das “empresas mais admiradas” da Carta Capital não é uma dessas lutas nem uma dessas agendas.

    Foco, gente.

  117. Um vizinho me apóia para

    Um vizinho me apóia para síndico, eu ganho, depois ele me chama para uma competição de som automotivo na portaria não sou obrigado a ir.

    Se você bem sabe, um telescópio  ou microscópio  fora do foco não se vê nada, nem borrões. No foco é um universo.

    Essa eleição da Carta me parece fora de foco. 

  118. Tô vendo muita gente comentar

    Tô vendo muita gente comentar aqui a “audácia de exigir algo de Dilma”.

    Não vamos esquecer que para alguém se eleger precisa de apoios, ninguém se elege sozinho, nem a Dilma. Se não fosse a trincheira que alguns jornalistas fizeram para defender o governo dela não haveria contraponto aos absurdos noticiados pela mídia gorda.

    E essas pessoas pagaram e pagam um preço por se posicionar contra a corrente que quer derrubar Dilma. Seria muito cômodo para eles estar ao lado de quem não quer o PT no poder.

    Dilma começou a ter dificuldades  em seu governo quando se afastou dos movimentos populares que a ajudaram a ganhar a eleição, isso há 4 anos. Nem as manifestações do ano passado a fizeram acordar.

    Agora o Lobão bobão chama outros bobalhões para derrubá-la pela internet. Foram 2.500 na últma manifestação, Quantos serão nesse sábado? E no ano que vem? E daqui há 2 anos? E daqui a 3? E daqui a 4? Será que o mandato dela chega a quatro anos?

    Sem aliados, pode não terminar 2015 como presidente.

     

  119. dilma e cartacapital

     

    Que não tenha ido ao evento da carta capital poderemos aceitar as explicações. Mas se for fritar ôvo na Ana Maria Braga va pra pqp

  120. Eu acreditei, a princípio,

    Eu acreditei, a princípio, que Dilma não foi AA festa por causa da viagem cansativaque faria. Com as reuniões  fundamentais que teria,  não poderia, de forma alguma, estar desconcentrada pelo cansaço. 

    Agora, vendo os comentários dos blogueiros, acho que junto a esse fator importantíssimo, o que pesou mesmo foram os MALAS dos homenageados.

    Sei que, nem Dilma, nem eu, nem ninguém seria, pediria a Mino que mudasse sua forma de escolha dos homenageados. Agora, há que se ter bom senso, querer que a Presidenta engola a dignidade e vá homenagear esses caras? Eu e milhões de seus eleitores ficaríamos p.. da vida com ela.

    Tenho certeza que a última coisa que passou pela cabeça dela foi qualquer desfeita com Mino. Ele que me de um refresco, querer que ela fosse ajudar a homenagear os cabeças da tentativa de Golpe contra ela, eh pedir Demais!

    1. Concordo com você. Fui


      Concordo com você. Fui conferir a lista das 10 mais admiradas e perguntei, par os meus botões, admiradas por quem?  Pelos empresários, pelo povo?  Elas estão, realmente, interessadas no desenvolvimento do país, ou nos próprio lucros?  Ao ver o Itaú e a Natura, senti um calafrio.

  121. Dilma não será convertida

    Me parece também exagerada essas reclamações e soa como chantagem nesse ponto no tempo.

    Concordo  Cardozo  se mostrou distante e indiferente ao massacre da criatura contra o criador bem como da tentativa de golpe contra Dilma. Assim não se justiça uma preferencia dele ao STF.

     A Presidente por certo é agradecida a todos nós que reconhecemos o sucesso do trabalho dela no ciclo em continuidade ao legado do Lula. E fizemos isso, votando  no PT e mostrando o não para o Mineirinho do Rio porque foi a coisa certa e não esperando dela gratidão ou ser uma refém ou convertida, nem por Mino, Nassif ou PHA importantes cabos eleitorais. Como disse o próprio Mino que ela continue no caminho certo de compartilhar as riquezas de nossas terras para beneficio da grande maioria do povo no seu tempo de vida, em outros palavras, em frente com ações para preservar empregos, valorizar o brasileiro,  melhorar formação do povo, e assim dar igualdade de oportunidade a todos. Tomar iniciativas contra nepotismo, pensões e aposentadorias integrais, imorais remunerações mais  bolsas ao funcionalismo, tudo que é negado ao povo que deveriam servir. Resgatar  nossa gente sofrida,  nascida sem berço, sem teto e sem estrutura, retirar das ruas as crianças  A Presidenta, espero seja ainda mais aguda, desconstrua a farsa do plagiador sociólogo, não cometa o mesmo erro de ressuscita-lo ainda que por piedade da idade. Como disse Barbosa , o Ruy, canalhas também tem cabelos brancos. Tente reverter  transferências de fortunas para a elite via politica do governo tucano, bem como do exagerado poder outorgado no encerrar de 2002 ao politico STF. Elimine todo tipo de privilégios antirrepublicanos, tire de baixo do tapete os malfeitos de todos os partidos  e dos golpistas cobrando publicamente eficiência, prestação de contas e responsabilidades do Judiciário. Premie sabiamente a imprensa independente e da critica construtiva. Use recursos do pre-sal para recuperar a natureza destruída, os rios degradados e para erradicação de favelas, invasões  a prostituição e exploração infantil, no lugar de romantizar essas aberrações e outras inversões de valores feitas pela Globo em constaste com condições da elite Que o orgulho dos Índios nativos não seja mais esquecido, Essa onda em favor de afro-descendentes não mais penalize outros brasileiros, em lugar de mandar a conta para os Europeus. Continue reprovando abusos americanos, tal como sobre cubanos, nesse últimos 60 anos um povo e pátria mais perseguidos do que palestinos, israelenses, ou ucranianos pelos seus algozes, mas simplesmente ignorado pelo mundo ocidental. Que faça conjuntamente uma reforma agraria  moderna e capitalista sobre grandes propriedades via força de oferta publica para aquisição com compromisso de maior produção em conjunto com ações sociais. O Brasil seja uma opção de porto seguro para os perseguidos, tenha estabilidade econômica e onde a mistura seja a boa referencia. 

     

  122. E segue o jogo…

    Acossada pelos canalhas do PIG, e pelos cretinos do tal “apoio crítico”…

    Aprendizado? Rs, piada… “O melhor do empresariado”? Esse pessoal que reclama dos juros e se protege em fundos especulativos, como Sadia e Votorantim? Não foram premiadas algum dia? Ah, um habitué é o pessoal da Natura e do Itáu…rsrsr…o pessoal da tal “nova política”…da “atitude de mudar o mundo”…puta que o pariu…que merda hein, rato libanês?

    Quanto simplismo…

    Nã querem criticar apoiando, querem tutelar a presidenta…

    O recado tá dado…

     

    Quanto ao Cardozo, parece que o caso Telexfree ainda arde no bolso de algum familiar ou amigo do editor do blog…tsk, tsk, tsk…esse blog virou mesmo uma pocilga…

  123. Descambou para o “ad hominem”.

    Triste é, pelo que pude ver, pessoas serem chamadas de “troll” sem qualquer correspondência com o termo. Parece que virou xingamento. Sem que as pessoas saibam o significado, o que é pior.

  124. Dilma é uma chata

    Se a oposição está enlouquecida com a reeleição, nós seus eleitores também vamos  precisar de muita paciência nos próximos quatro anos. Dilma não agrada nem a gregos nem a troianos, é uma boa ministra que virou presidente graças à Lula. Como tal não mostrou competência política e, por consequência, nem administrativa. A lei de mídia já foi chutada pra frente, a punição ao golpe da Veja ficou apenas no direito de resposta ridículo, dá um bolo no seu maior aliado, se o Cardoso vai pro STF então o ministro da justiça poderá ser o Gurgel. Haja paciência até 2018.

    1. Chega a ser engraçado.
      A lei

      Chega a ser engraçado.

      A lei de meios tem de ser pra ontem, mas aliados não podem ser contrariados.

      Como é que faz lei de meios sem contrariar metade da base aliada, cujos deputados são (ilegalmente, aliás) sócios e proprietários de rádios e redes de TV?

      Por que esse aí, meu amigo, é o maior aliado: o PMDB. Ou quantos deputados tem a revista Carta Capital?

      A inVeja já perdeu a verba de publicidade, e está sendo processada. O que você quer mais? Foi o prometido: resposta na Justiça; se você entendeu “vamos empastelar vocês”, entendeu errado.

      Que confusão mais louca.

      O governo tem de ser mais radical! precisa puxar o saco do Itaú com mais intensidade e frequência!

      Não dá pra entender esse desespero que toma conta de algumas pessoas.

  125. Não concordo…

    Já tinha desconfiança que Dilma poderia deixar Zé Cardozo no Ministério e não me agradava nem um pouco. Agora essa notícia que ele é um dos prediletos da Presidente pra ocupar a vaga deixada por JB no STF, me deixou irada, incomodada, preocupada e desolada. Não quero me arrepender de ter apoiado e votado na Dilma. Se eu já tinha a intenção de me desfiliar do PT antes mesmo da eleição, se essa indicação for confirmada, eu me despeço sem nenhum arrependimento.

    Zé Cardozo só fez merda no MJ, pra não dizer que nada fez de bom para defender o governo e implantar políticas de segurança. Se Dilma der esse tiro no pé, tenho certeza que muitos militantes sentirão a mesma dor pq seremos atingidos por essa bala. 

  126. Festa da Carta Capital
    p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 120%; }

    Faz algum tempo que deixei de ler a Carta Capital, por alguns motivos que também estão fazendo ser mais seletivos nas minhas leituras na internet. O Mino Carta como outros jornalistas que foram formados na mídia impressa (incluindo os que produzem esse blog) não trouxeram neste novo século nenhum modelo novo de  difusão das notícias, continuam pautadados pela grande mídia, e em muitos blogs sendo somente um agregador de notícias, que qualquer aplicativo pouco sofisticado faz muito melhor. A única novidade foi a facilidade de interação entre os leitores, que em pouco tempo se tornou uma zona cinzenta que atualmente pouco se extrai de útil.

    Como bem definiu o educador Paulo Freire em sua “Pedagogia do oprimido”, o oprimido em muitas vezes quando tem a uma oportunidade reproduz o que opressor fez com ele próprio. Essa discussão sobre a presença da presidenta na festa da “Carta Capital”, não deixa de ser reveladora. Fazem um evento para enaltecer e agradar os seus anunciantes (como todas as outras publicações da dita grande mídia também fazem), onde a maior parte dos convidados representam somente um segmento muito restrito da sociedade, apesar de ter o controle econômico sobre toda ela. Onde os conferencistas já tiveram a suas chances no Governo Federal e fracassaram redondamente. Ainda muitos dos anunciantes convidados (não deixa de ter o seu preço o ingresso da festa), estão envolvidos em muitos escândalos políticos recentes e antigos, além de muitos oferecerem produtos e serviços de péssima qualidade e ainda assim querem coagir ou obrigar a presidenta recém eleita a ir agradecer o apoio dado pela revista. Querem reproduzir a imprensa do século passado, onde ela se intitulava como a intermediária entre o povo e poder e até mesmo como o quarto poder.

    Entre os defeitos dos ditos jornalistas progressistas é reproduzir os mesmos defeitos da época que estavam na grande imprensa. Onde as reportagens se baseiam não em fatos, mais sim em interpretações confundido muitas vezes com um editorial. O caso mais exemplar recente é referente a piquinha que o esse blogueiro tem com o atual Ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele passará para História como único Ministro da Fazenda do Brasil, onde enfrentou a maior crise financeira do capitalismo dos países centrais, com pleno emprego e aumento de renda. Isso ninguém tira dele, Enquanto uns estavam em seus aquários da grande mídia palpitando e conspirando (o PIG não nasceu agora), o atual ministro já estava militando no PT, sendo principal assessor econômico do Presidente Lula. Enquanto alguns pediam em 2005, na crise do dito mensalão, para o Presidente Lula não se candidatar na reeleição em 2006, porque tinha linha direta com o pré-candidato da oposição, o atual ministro foi tapando buracos conforme a circunstância pedia para dar sustentabilidade política para o seu chefe, até que felizmente estava no lugar certo na hora certa no Ministério da Fazenda para enfrentar a crise de 2008, que ainda não acabou e sem perspectiva de acabar, com independência possibilitando que os efeitos internos fossem diluídos.

    Essa independência que deve irritar muitos jornalistas econômicos, como a presidenta é economista, não adianta ir com nhenhenhém, porque ela e seu atual ministro (que é pesquisador da FGV-SP) têm estofo intelectual para debater e jornalistas no geral não gostam de debate, gostam de ter o prato pronto e confirmar a sua tese pré-estabelecida. Não é de se admirar o porque de os cursos universitários de jornalismo atuais serem sofríveis. Sem debate não se faz uma Universidade.

    Porque estas festas de revistas só premiam os seus anunciantes e alguns convidados ilustres. Nunca vi uma premiação do movimento social mais influente, do melhor sindicalista, do cientista que produziu a maior descoberta, do melhor atleta, do melhor artista, da peça de teatro mais relvante, do melhor filme e livro entre outros. O que é notícias para essas revistas não importa, mais sim somente os querido$ anunciante$. Então não venha reclamar que a presidenta com preocupações muito mais importantes (somente uma Reunião do G20 na Austrália), do que ir ou não ir a uma festa, que de nada relevante irá produzir.(alguém lembra as empresas mais admiradas pelos leitores da “Carta Capital” de 2013? Acho que nem o Mino, quem sabe a irmã dele do setor comercial deva lembrar)

    Portanto os veículos ditos progressistas terão o mesmo destino da grande mídia, se não se reinventarem e inovarem a concepção do seus negócios, antenada com os anseios da sociedade contemporânea, com transparência e pluralismo. Sem isso ficarão no rodapé da História junto com a a sua grande escola a grande mídia.

    1. Concordo com a perda de poder desta mídia e seus seguidores

      Mas a história está cheia destes exemplos, os que estão por cima caem e os que estão por baixo sobem.

      Na medida que a mídia e os jornalistas independentes forem deixando de ter o poder sobre o que se discute verão o seu poder decrescer, sem choro  nem vela.

      O Nassif, com seu imenso talento percebe isto claramente, quando sua opinião fica diluida pelos assuntos pautados em suas mensagens pelos comentaristas do blog. Antigamente ele reclamava na lata, falava em abelhas que destruiam o seu poder, mas foi ficando mais esperto e calejado e hoje tira de letra e vai surfando na onda, segue o fluxo, como se diz por ai.

      O Mantega fica devendo porém no imbroglio do STF – Confaz – ICMs e o Ministério da Fazenda, que é autista neste assunto até agora.

      Tem gato na tuba!

  127. Chororô

     

        Ih, já começou o mesmo chororô do começo do primeiro  mandato da Presidenta, em 2011.  Tô fora!

    Exercer a crítica é uma coisa, outra coisa é ficar cobrando o voto.  Vate!

  128. Para o Nassif

    Nassif,

    sei que deve ter coisas mais importantes para fazer, mas acredito que o sistema de registro dos posts deveria ser ajustado. Nao faz sentido eu ‘Responder’ um comentário de alguém e o sistema colocar como título os primeiros 25 caracateres da resposta ao invés do título original. Fica no minimo esquisto.

  129. Uma das “mais admiradas” da

    Uma das “mais admiradas” da Carta Capital é a… Odebrecht.

    Que provavelmente mandou representante à solenidade.

    Se Dilma tivesse ido, não é impossível que tivesse encontrado o representante da Odebrecht. E, sendo uma pessoa bem educada, nesse caso talvez tivesse apertado a mão do dito cujo. E talvez esse aperto de mão fosse fotografado.

    E hoje, com a Odebrecht no olho do furacão da Lava Jato, teríamos jornais publicando fotografias da presidente apertando a mão de um representante de uma companhia envolvida em um enorme caso de corrupção.

    E estaríamos mais desorientados do que já estamos. Provavelmente reclamando do PT, que deixou a presidente ir a esse antro de inimigos…

    Que bom que ela não foi, não é?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador