O leitor não é otário, por Arnaldo César

Do blog de Marcelo Auler

O leitor não é otário

Arnaldo César

Quem se deu ao trabalho de acompanhar, através dos grandes jornais, as andanças do ex-presidente Lula, desde quando proferiu a frase: “o PT perdeu o seu sonho e só pensa em cargos”, deve estar se achando o mais otário de todos os otários.
 
A partir daquele encontro com religiosos, no último dia 22, no instituto Lula, em São Paulo, o ex-presidente passou a ser tratado pela Folha, Globo e Estadão como o mais recente opositor ao governo da presidente Dilma. Todas as matérias cravavam que ele estava se descolando da sua cria para poder preservar as chances de reeleição em 2018.
 
Os tolinhos de plantão se esmeraram em artigos repletos de ilações. Elaboraram textos copiosos para provar que Lula se aproveitou da ausência de Dilma (em viagem oficial pelos Estados Unidos) para tramar contra ela, em Brasília. Tudo por que havia marcado encontros com as lideranças do próprio PT e com dirigentes do Congresso.

 
Os mesmos jornais reconstituíram, nesta quarta-feira (01/07), fragmentos das conversas conduzidas por ele, na capital da República. O caradurismo é estarrecedor. Agora o principal líder dos petistas aparece, nas páginas, como um estadista responsável, pedindo união e cooperação ao esforço de Dilma para vencer a crise e recolocar o País no rumo do crescimento.
 
Na semana passada, ele estava chutando o pau da barraca. Em menos de dez dias, o noticiário se encarregou de produzir uma fenomenal metamorfose. Transformou o então político indignado e enfurecido com seu próprio partido num pacato conciliador propositivo. Será que o Lula é uma figura tão mercurial, assim? Pode até ser.
 
Mas isso, não livra a cara da nossa imprensa. Em nenhum momento, as matérias apontaram que o ex-presidente mudou de postura. Assim como nunca esclareceram aos crédulos dos leitores sobre a história de que ele teria comprado, por R$ 1,8 milhão, um luxuoso apartamento tríplex, de 297 metros quadrados, no Guarujá, no litoral paulista. O que era uma vergonhosa “barriga” (jargão jornalístico para informações inconsistentes) permanece como uma escandalosa “pança”.
 
Há décadas, a coerência e compromisso com a verdade foram chutados para escanteio. Já não se separa mais a militância política do exercício profissional do jornalismo. Agora tudo é uma coisa só. E, o leitor – se quiser – que escolha o seu clube e “vamo que vamo”!
 
A democracia sempre funcionou melhor nos lugares em que a opinião pública é bem informada. Levar informações com imparcialidade aos cidadãos é um dos fundamentos do jornalismo. Pena que tais conceitos não são levados a sério! Hoje em dia são vistos apenas como aquelas frases bem intencionadas pintadas nos para-choques dos caminhões.
 
A questão não é proteger ou atacar o Lula, a Dilma ou o PT.  Eles têm meios, recursos e braços para defendê-los.
 
Mas quem protege o leitor do jornalismo engajado, omisso e mentiroso?

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quando vejo notícias sobre

    Quando vejo notícias sobre tentativas de colocar personalidades políticas em saia-justa porque compraram um imóvel por tal ou qual preço, ou porque um filho ou até parente distante aquiriu esse ou aquele bem, sempre me ponho a pensar na baixaria rasa, e desclassificada. Isto porque um homem como Lula, após décadas na política, já tendo sido Presidente da República, tem, necessariamente, capacidade para aquisição de um imóvel de dois milhões de reais. Por que essa neura toda a gente não compreende. Se o filho de Lula obtiver um patrimônio bacana, também será questionável, como se ele tivesse que ser apenas filho de Lula, e não um homem dono de seu nariz, com estudo e capacidade para formar qualquer patrimônio legal. 

    Qualquer funcionário público pode hoje, digamos com a aposentadoria, ter ao longo dos anos adquirido uma conta bancária suficiente para fazer frente às despesas com um ótimo imóvel. Por que não? Conheço muitos que fizeram isso, por uma economia bem pensada, e inteligência. 

    Foi mais ou menos o que fizeram com José Dirceu, que ora não me recordo muito. Envovia uma mulher dele, que adquiriu um imóvel por menos que quatrocentos mil. Foi uma verdadeira calamidade para a imprensa, quando, em resumo, pelo muito que José Dirceu amealhou em décadas de serviços prestados ao Governo e à sua empresa, pode até se considerar um homem de grandes posses, e por que não?

    Fosse a imprensa tratar cada político que ontem era um qualquer e hoje se encontra no apogeu da riqueza, não sobraria quase nenhum para explicar seus patrimônios. Seria o caso de Aécio, de Caiado, de Agripino, e tantos outros alves e Sarneys da vida. O problema é que quem tem que estar no foco é o PT, e o resto é o resto, qe ficará sempre blindado por essa porca-miséria.

  2. Há muitos anos não “engulo”

    Há muitos anos não “engulo” jornais. Há mais de dez anos eles já me davam ânsia de vômito. Imagina agora…

  3. É sempre bom recordar as

    É sempre bom recordar as palavras de Mestre Balzac que há quase 200 anos já definia bem o que é o jornalismo…

    “O jornal, em vez de ser um sacerdócio, se tornou um meio para todos os partidos; de meio, virou comércio, e, como todos os comércios, não tem moral nem princípios. Todo jornal é, como diz Blondet, um armazém onde se vendem ao público palavras da cor que ele quiser. Um jornal não é mais feito para esclarecer, mas para adular opiniões. Assim, todos os jornais serão, mais cedo ou mais tarde, covardes, hipócritas, infames, mentirosos, assassinos; matarão as ideias, os sistemas, os homens, e florescerão exatamente por isso. Terão o benefício de todos os seres da razão: o mal será feito sem que ninguém seja culpado por ele.” (Balzac – Ilusões Perdidas – 1837)

  4. hehehe

    quando eu viajo pelo paranazão, e vejo (+)uma fábrica em construção, aponto o dedo e vaticino: – É CULPA DO LULA!! quando vejo um bairro novo sendo construido, É CULPA DO LULA! quando vejo as cidades menores se desenvolvendo, É CULPA DO LULA! o povo andando de carro novo, É CULPA DO LULA! todo mundo construindo, reformando ou aumentando sua casa, É CULPA DO LULA!

    e me consolo, pois pelo menos nestes caso eu tenho certeza. LULA É O CULPADO! 

  5. Exatamente, não se trata de

    Exatamente, não se trata de defender o governo ou o PT. É um caso para o Procon. Ler o pig hoje é como comprar eletrodoméstico na Casa & Vídeo. Voce sabe que o produto é de qualidade duvidosa. Grande chances de dar defeito 

    Mas no caso da loja, uma cafeteira , por exemplo, é muito mais barato. No caso do pig mesmo de graça tá caro

  6. Ninguém chuta cachorro morto

    A mídia já sentiu que o seu discurso frente a realidade de que o povo não é bobo, não cola mais.

    Bateu o desespero, pois terão de fazer agora o que nunca fizeram, trabalhar.

    Bom jornalismo dá trabalho.

    Não nasceram para isto e os vícios e a vaidade lhes foram madrastos, agora guenta!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador