O mundo noticiou que Aécio Neves teria recebido propina

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Agências internacionais, jornais regionais e mídias dos cinco continentes noticiaram que candidato derrotado à presidência da República e senador Aécio Neves (PSDB-MG) pode ter recebido propina, de acordo com depoimento do doleiro Alberto Youssef. Enquanto isso, aqui no Brasil, os principais veículos impressos trataram de esconder a manchete (bit.ly/1WUs6u6).
 
Dê uma volta pelo mundo e acompanhe os que as populações de diversos países ficaram sabendo:
 
INGLATERRA
 
Reuters:
Brazil money launderer testifies former presidential candidate took bribe
 
 
 
ESPANHA
 
Europa Press:
TESTIFICA CONTRA AÉCIO NEVES: Condenado por lavado de dinero en Brasil acusa a Aécio Neves de recibir sobornos
 
 
ARGENTINA
 
Clarín:
Petrobras: afirman que el líder opositor Aécio Neves recibió coimas
 
 
 
CHILE
 
Pulso:
Brasil: ex candidato presidencial y ex jefa de gabinete acusados de soborno
 
 
 
ESTADOS UNIDOS
 
The New York Times:
Brazil Money Launderer Testifies Former Presidential Candidate Took Bribe
 
 
International Business Times:
Petrobras Scandal: Brazil House Speaker And Ex-Senator Face Corruption Charges
 
 
Business Insider:
Brazil money launderer testifies former presidential candidate took bribe
 
 
 
RÚSSIA
 
Sputnik News:
El líder de la oposición en Brasil también fue acusado de corrupción
 
 
 
ORIENTE MÉDIO
 
Gulf Times (Qatar):
Brazil judge says president’s ex-chief of staff may have been bribed
 
 
 
ÍNDIA
 
Zee News:
Brazil judge says president”s ex-chief of staff may have been bribed
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

70 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não deu no JN não

    Não deu no JN não aconteceu!!!

    E os caras pensam que podem bancar essa barbaridade. Além da perfídia política e profissional, é também caso de patologia social. Esse pessoal da mídia majoritária acha que vive num mundo de 30 anos atrás. E quanto mais são contestados, mais entram na concha e dobram a aposta insensata. A maluquice maior é que o jogo vai acabar sendo “ou a mídia ou o Brasil”. E para  achar que podem ganhar esse jogo, aí sim esse povo precisa de tratamento!!!

  2. E pensar que, se não fosse

    E pensar que, se não fosse pelo trabalho jornalístico sério dos Blogs alternativos, ainda estaríamos todos sendo influenciados pela grande mídia, a serviço dos plutocratas. 

  3. Deu no JN?

    Deu não.

    Aliás, rolou até uma defesa sem acusação. Achei legal. Preventivo.

    Foi uma inovação.

    Conclusão: se num tá no JN, nun tá no mundo.

  4. É por essas e outras que os

    É por essas e outras que os brasileiros devem ler os jornais estrangeiros, sobre fatos ocorridos aqui; fazendo isso, ficarão muito mais bem informados sobre o que ocorre em terras brsileiras. E os três jornais de circulação nacional editados no Brasil ainda têm a empáfia e a presunção de se declararem “portadores de credibilidade”. Quanto cinismo, mentira e manipulação! Haja óleo de peroba!

  5. bribe, coimas, soborno

    Coimas, bribes, sobornos. As notícias sobre o Aécio saem em espanhol ou inglês, jamais em bom português. Gente chique é outra coisa.

     

  6. E a imprensa nacional não foi

    E a imprensa nacional não foi capaz de ver esta notícia. Ha, ha, ha… jornalismo tucano é foda, mano. Não elegeu um presidente tucano, nem consegue mais ser jornalismo. Coisa de maluco, mano. Só tem nóia boiando nos aquários das redações. Ha, ha, ha… Haja pó para sustentar esta manada de viciados em drogas ideológicas… e químicas também.

  7. Jornais escondem deslizes de Aécio Neves

    Aécio Neves: além de corrupto, como a maioria dos políticos, é hipócrita e conta com uma forcinha da mídia na manipulação da opinião pública!

  8. Eo pt?

    E os senadores do pt perderam uma excelente oprotunidade de desmscarar , frente a frente, ao vivo e a cores, na cara dele o do procurador, o absurdo da não abertura do inquerito sobre as denúncias do youssef.

    Se ele piasse, perguntaria a ele, frente a frente, ao vivo e a core, etc, etc, por que ele mesmo aécio não pedia , ele mesmo, que se abrisse o inquerito. 

    A reação dele até agora e o esconder do pig sobre a noticia são avassaladoras e, até prova em contrário, deste modo, provam sua corrupção e culpa. 

    1. Aécio está certo em usar sua influência para abafar o caso…

      … o problema é ele TER influência pra abafar o caso!!!

      TODOS os jornalões, sem exceção, esconderam a notícia!

      Que poder é esse?!?!

      Isso aqui é uma republiqueta de porcaria!

      #lixo!

      1. O poder descomunal é o

        O poder descomunal é o “bribe”!

        Que rola aos montes para toda mídia, coisa que a CPMF pode identificar!

        A MIDIA INTEIRA SERÁ CONTRA!

  9. Folha de São Paulo: “Um

    Folha de São Paulo: “Um jornal a serviço do Brasil”

    O Estado de S. Paulo: “Quer saber? Estadão”

    O Globo: “Muito além do papel do jornal”

    Revista Veja: “Veja. Ler é indispensável”

    Pausa para rir dessas piadas de mau gosto. Rir pra não chorar.
    O único sincero é o de O Globo que não afirma nada e é tão genérico que pode ser usado pra qualquer situação. De golpe a papel higiênico.

  10. Está engraçado ver os

    Está engraçado ver os coxinhas com sorrisinho amarelo quando são confrontados com o fato e a omissão/blindagem da mídia brasileira.

    Estou fazendo questão de comentar com eles isso, apenas para ver o sorriso amarelo após à inicial surpresa com o fato de Aécio ter sido citado novamente como recebedor de propina de Furnas.

  11. AO AUTOR TO POST
    Amigo, uma sugestão:

    Arremate seu post com uma foto da Eliane Catanhede (de preferencia com o icone da Globonews em algum lugar da imagem destacado,) com a frase proferida por ela explicando o pq da omissão: “Era muita informação ao mesmo tempo e acabei passando batido, mas vou tentar encaixar amanhã em algum comentário”.

  12. Se fosse o FBI  e NÃO A PF –

    Se fosse o FBI  e NÃO A PF – ELE JÁ ESTARIA PRESO!

    Se fosse o Departamento de Justiça dos EUA –  A lista de Furnas já teria dado cadeia!

    Quem vai fazer negócios com este senhor?

    E o Marin?

    É duro!

     

  13. Só mesmo uma mídia dominada

    Só mesmo uma mídia dominada por meia dúzia de famílias é capaz desse feito: desaparecer com uma notícia bombástica contra seu compadre político o inútil Aécio Neves.

    O mico é gigantesco e prova para o mundo a inutilidade de uma imprensa que se tornou uma espécie de maçonaria em que seus membros decidem o que a população deve ou não saber.

    Equivalente, é a posição do atual presidente da CBF acusado de corrupção não pode sair do país para não ser preso, as briosas PF e PGR fazem cara de paisagem e a imagem do Brasil no exterior é motivo de chacota. 

  14. Só tem uma explicação

    Só tem uma explicação possível:  rola solta no PIG a grana da privataria, do proer, dos pedágios de São Paulo,  da Alstom, da lista de Furnas, etc. etc.

     

  15. Alô Janot ,dê um pau no Francisco.!

    A Elite e a PorcaMídia são contra o “doa a quem doer”.

    O rigor da lei só  pra Pretos, Pobres e Petistas.

    Os favores da lei pra Elite e pra toda a Demo-Tucanalha.

     

    O incômodo da elite é a dificuldade de manter uma Justiça seletiva.

    O incômodo da Porca-Mídia é a dificuldade de manter a indignação seletiva.

  16. A notícia correu…

    A notícia correu o mundo todo. Na Itália foi a principal Manchete de norte a sul do país, dos Alpes aos Apeninos, e, por coincidência nesta bela região flui imponente o Rio Pó.  

  17. O que vai dizer o Bonner no JN de hoje

    Bonner – Notícias não confirmadas dizem que um  jornalzinho de um colégio do interior do Piauí noticiou  que um amigo da casa, Aécio Neves, teria recebido  propina. E eu pergunto: qual é o brasileiro bem informado pela Globo que vai acreditar num absurdo dessa natureza? Aécio Neves pode até ser corrupto, mas ele é o nosso (da Rede Globo) corrupto. E os jornais estrangeiros do Piauí não têm nada a ver com isso. Isso é um prova que muitos jornais do Piauí querem destruir a democracia brasileira, querem destruir o jornalzinho aqui da casa chamado o Globo. Entendam de uma vez por todas: AÉCIO NEVES é prata da casa, é patrimônio nosso, é o nosso corrupto predileto. 

     

     

     

     

  18. A canalhice das elites

    Nassif

    Joaquim Barbosa foi o único que teve coragem de desnudar o bandido que se enontra por traz do Gilmar Mendes. Lembram-se:”V. Exa., não está lidando com seus capangas do Mato Grosso…” Na verdade, essa elite que forma o Poder Judiciário é realmente devedora dos princípios que deveriam nortear a “Justiça”. Quando ele vai devolver o processo  sobre o financiamento privado de campanhas? Nenhum juiz se pronuncia? O presidente do STF não tem autoridade para impor essa devolução? Quando esse processo voltar de tanto tempo que Gilmar  do PSDB sentou em cima, não tem quem agoente o odor podre dos seus puns!!! Será por isso que os outros não pedem o processo? Que país de merda. E pensar que quem decide o comando do país hoje é esse Poder. O dos Juízes…Adianta votar?

    Agora, não façam a bobagem de acreditar nessas pesquisas que dão Aecinho do Pó ganhando a eleição de Lula, para a façanha  de prender, não o ex-líder operário, mas, o maior e melhor Presidente do Brasil, porque, vão se arrepender da medida tomada ao gosto das elites.

    As pesquisas é bom que se diga, são feitas nos setores de classe média, do “cochinhas”, desçam para as periferias, tanto da cidades como dos sertões, terão a resposta que os encomendadores de pesquisas não querem.

    Aonde aecinho do pó ganha eleição do Lula. Nem na cidade de Cláudio onde fez o Aeroporto para descer nos aviões dos Perrelas carregado de cocaína para cheirar a vontade, ele ganha eleição do Lula.

    Querem ver? Acelerem a ação contra Dilma no  TSE para haver nova eleição. Vamos, tenham coragem. Não terão essa coragem, porque, esse moleque não vale nada.

    Vá cheirar seu pó canalha, deixe o Brasil seguir crescendo.

     

    Lucidez

  19. É por isso que a imprensa está acabando…

    Eu não tenho o mínimo dó quando se constata a crise terminal que assola o jornalismo em geral e a imprensa em particular. O excesso de manipulação e mediocrização jornalismo não apenas na imprensa escrita, mas em todos os meios de comunicação de massa, acentuou ainda mais a obsolecência dessa atividade e colocou mais uns pregos no caixão que já estava preparado pelo surgimento das novas tecnologias de comunicação.

    O processo foi acelerado e o defunto já está fedendo, só falta a última pá de cal.

    E do jeito que está só se pode ter dois comentários:

    Já vão tarde e que o diabo os carregue.

     

     

  20. Agora a pá de cal na

    Agora a pá de cal na “credibildade” do pig é a imprensa mundial começar a noticiar que a imprensa brasileira não deu uma linha! 

    E imagina o escândalo mundial. O TSE sobre ameaça do Gilmar quer caçar o mandado de uma presidenta contra quem nunca houve um senão em termos éticos, e botar o playboy que aceita bribe como quem vai tomar chop na esquina ( de depois dirigi) porque conta com o pig para segurar sua onda.

    Aí o que vai acontecer (vade retro!) é que o presidente eleito pelo Gilmar vai ser um corrupto no mundo todo, menos no mundo pig. Uma coisa de maluco

     

  21. É preciso alertar ao IBOPE

    É preciso alertar ao IBOPE que, se o Aócio secandidatasse hoje, NÃO SERIA ELEITO NEM PARA PRESIDÊNCIA DO PSDB. Até mesmo lá ele já é ESMAGADORA MINORIA.

  22. Essa imprensa mundial é uma piada!

    O Clarin, irresponsável como sempre, noticiando mentiras!

    Dizer que Yousseff é um “arrependido”?!?! Tá de brincadeira!!!

    Ele só se arrepende de não ter roubado mais!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk

     

    Desculpem a brincadeira, mas essa imprensa do Brasil é 😀 pra não :'(

     

     

  23. Vcs estão boiando!

    A lista de Furnas é um factóide! O que não quer dizer que Aécio seja limpo.

     

    Mas se eu fosse repórter, esqueceria a lista de Furnas e colocaria uma lupa nos negócios da CODEMIG e Orteng.

    Se eu fosse repórter…

     

    Porque deste mato não sai coelho…e este OUTRO mato, foi citado anteontem…e saíu nos jornais…

    Mas vcs TEM QUE ADMITIR que deste mato não vai sair coelho…para poder mudar o discurso.

    Aécio TENSO porque SAÍU NOS JORNAIS!!! E não me refiro ao publicado pela Reuters…

     

    Acorda gente!!! Acorda esquerda!!! Está bem alí!!!

     

    1. A questão (agora) não é o Aécio

      Athos, até concordo que essa lista de Furnas é esquisita.  Mesmo sendo autêntica, não quer dizer que o que está lá é a verdade.  Talvez Janot nada tenha feito por total falta de mais evidências.

      Sabe o que eu acho dessa declaração do Youssef? Acho que o que ele fez foi dar um recado (ou aviso) sem se comprometer.

      Yousseff disse que outras delações estão ocorrendo.  Acabou de avisar o Aécio e sua turma pra se prepararem pois vêm coisa por aí e o que ele falou é só o começo.  Essa história de “ouvi do Janene”? Conta outra!

      Mas a questão aqui é o comportamento da imprensa.

      Yousseff falou em alto e bom som que o Aécio é corrupto.

      Com certeza não entenderam que tratava-se de um recado.

      Imagina o que seria se ele tivesse falado o mesmo da Dilma… ou do Lula.  Até você tem que admitir que o comportamento da imprensa seria totalmente diferente.

      Estariam todos exigindo investigações.  Já teriam aberto o processo de impeachment no congresso.

      Mas a imprensa escondeu as declarações sobre Aécio na cara dura.

      E, na minha percepção, acabaram de dar o recibo de sua parcialidade.

       

       

    2. Como assim um factóide? Ela

      Como assim um factóide? Ela já foi periciada pela PF e o Nilton Monteiro já se dispôs a contar tudo o que sabe mas nenhum Moro quer ouvi-lo. Factóide é a afirmação de que ela é falsa.

    3. político
      Acredito piamente que o candidato Aécio Neves do PSDB tem um grande rastro sujo. So que não tinham investigado ainda sei que vão descobrir muito mais coisas ainda. Tem governador do PSDB que tem que ser investigado também. Os que tão fazendo o agito são os que mais deve eu não tenho dúvidas disso.

    4. Relação de listas para

      Relação de listas para investigação

      DER/MG (NUNCA HOUVE UMA LICITAÇÃO SÉRIA)

      COHAB (5%)

      CENTRO ADMINISTRATIVO (ANDRADE GUTIERREZ)

      PARTICIPAÇÃO OCULTA NA ANDRADE

      PARTICIPAÇÃO NA CEMIG ATRAVÉS DA ANDRADE

      COMPRA DE IMÓVEIS JUNTO AO CENTRO ADMINISTRATIVO

      FUNDO DE APOSENTADORIA DOS PROFESSORES DO ESTADO

      NENHUMA DIVULGAÇÃO DOS CASOS ENVOLVENDO RENATA VILHENA

      MÍDIA NO ESTADO AMORDAÇADA PELA IRMÃ (CONTRÔLE TOTAL)

      ETC…. ETC….

       

  24. Os jornais brasileiros não

    Os jornais brasileiros não tem compromisso com a verdade, nem mesmo em combater a corrupção. Os jornalistas desses periódicos são paus madados, e, portanto, cumprme o que manda seus donos, todos com visões parciais, e partidários da oposição. 

    É uma grande vergonha para todos nós, que desejamos nosso desenvolvimento e o progresso de nossas instituições com o fortalecimento da democracia. 

  25. O mesmo pau…

    “O mesmo pau que dá em Chico, dá em Francisco” – esse é o dito popular. Mas os “paus” da justiça e da imprensa brasileiras só dão em “Chico”… “Francisco” está sempre se safando. Até quando?

  26. O desespero do aecioporto é

    O desespero do aecioporto é esse: não ter como que pagar seus financiadores com dinheiro dos cofres dos estados que eles governam. Todos falidos! Está devendo até as cuecas sujas para ter tanta proteção da mídia propineira, corrompida e antipaís. Vergonhoso! Como podem olhar para seus filhos sabendo que são corrompidos com facilidade por crápulas? O carlinhos cachoeira que o diga. Esses heróis da mídia propineira…Dá nojo!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Está evoluindo. O procurador

      Está evoluindo. O procurador Paiva vai fazer a denúncia no início de setembro e diz que tem provas robustas contra os acusados.

  27. Engraçado

    Porque todos esse veículos deram mais destaque ao fato do mesmo delator ter confirmado o que já havia dito em delação :

    Dilma e Lula sabiam do esquema de desvio de dinheiro.

    Mas isso, parece que não tem muita importância para os brasileiros. De qualquer maneira, os gringos já tem outra opinião formada sobre Lula a essa altura do campeonato.

    http://www.foxnews.com/world/2015/08/25/black-market-money-dealer-says-brazil-president-knew-kickback-scheme-at/

    http://news.yahoo.com/money-dealer-brazil-president-knew-kickback-scheme-221131746.html

    Aliás, qualquer gringo hoje, pelas notícias publicadas por lá, não entende como esse governo corrupto ainda resiste. Até por isso, a denúncia que os opositores também são corruptos, e realmente o são, deve estar fazendo os gringos que tem mais de dois neurônios se perguntarem como os brasileiros ainda não fizeram uma revolução e botaram essa corja toda, governo e oposição, para correr.

    1. E sobre a omissão da mídia sabuja,

      não vai nada? Joãozinho do passo certo. Parece-me que tu és daqueles que afirmam que “os nossos podem trudo” os outros não podem nada.

  28. Minha dúvida é saber se Aécio
    Minha dúvida é saber se Aécio está fazendo seus eleitores de besta; ou se ele e seus eleitores estão se fazendo de besta.
    Mas que meda!!!

  29. Como declarou o nobre

    Como declarou o nobre deputado José Guimarães, líder petista do governo Dilma: 

    “O mundo em risco migratório não tem nada que se meter no Brasil, devia estar preocupado com as notícias dele, não com as do Brasil.”

     

    1. Vou te ajudar a entender:

      O deputado citado por ti se referia a questões internas do Brasil que recebem interferência de estrangeiros e são bombardeadas dia e noite pela mídia sabuja brasileira. O post em tela se refere à omissão criminosa da mídia tupiniquem que passou recibo de totalmente seletiva. Entendeu, ou te faz?

  30. Este foi o melhor post que já

    Este foi o melhor post que já li em relação ao PIG Nacional!

    Não se trata de alguem que falou alguma coisa, que achou alguma coisa do PIG!

    é UM fato concreto, DEMONSTRADO AQUI E NO MUNDO, SIMULTÂNEO!

    Não dá para esconder e falar que é coisa do PT, que o culpado é o PT!

    Representa a UNIÃO PELO GOLPE JÁ MANIFESTADA EM 64, que se repete no desenho de mais um golpe que tentam dar nos Brasileiros!

    O que eles querem é democracia?

    Não, se quisessem democracia estariam DIVULGANDO TUDO todas as notícias!

    O que eles querem É CORRUPÇÃO QUE OS FAVOREÇA!

    É uma pouca vergonha SEM LIMITES!

    Vão sugar do povo e ganhar dinheiro noticiando suas mazelas

  31. O Verdadeiro Poder no Brasil

    Quando uma determinada noticia política é publicada, reflete a linha editorial do jornal, e emana da equipe jornalística até passar pela “editorialização”. Quando toda a grande mídia o faz, reflete uma ideologia global e econômica, indireta, que constitui uma lógica editorial, necessária para a subsistência econômica do jornal.

    Quando uma determinada notícia ou fato é oculto ou sonegado é difícil pensar em ação conjunta de jornalistas, mas sim podemos pensar numa ordem direta de alguém para não fazê-lo. Agora, se todo esse grupo de jornais faz conjuntamente a omissão, somente pode-se pensar numa orquestração ou numa ordem direta de alguém muito maior, acima de todos eles. 

  32. ABALOU BANGU!!!

    Eh PIG, sua PROTEÇÃO nem abalou BANGU!!!

    Viu???

    Não adiantou nada!!!

    GERAL ficou sabendo.

    Se orienta, cai na real!!!

    Caiu na rede, ou tomba ou bomba.

    Tombou, malandro!!!

    Deu ruim, VACILÃO!!!

    #AÉCIOATOLADOEMFURNAS.

  33. AECIO FURNAS

    a EMPRESA DE aECIO CHAMA SE   BAURUENSE

    Bauruense na Area administrativa for a lista em poder de DIMAS TOLEDO EX DIRETOR DE FURNAS

  34. O mundo noticiou que Aécio Neves teria recebido propina

    Realmente é uma pena que a autocensura praticada na imprensa brasileira seja uma realidade. Pressionada provavelmente por pessoas que têm poder financeiro e político junto à imprensa nacional.

    Penso que o PT já não merece crédito de confiabilidade faz tempo, e o pior é que os outros partidos também não.

    No entanto ressalvo um lado que estou gostando da presidente Dilma – apesar de todas as suas falhas -.

    Até hoje ela não cedeu ás pressões dentro do próprio partido e dos poderosos das finanças e políticas nacionais, para retirar o processo da apuração dos escândalos do promotor público responsável. E remover de Curitiba para o Fórum de São Paulo, onde os acusados e amedrontados de cauda presa, teriam mais conexões – leia-se tráfico de influência –  e poder de dissuasão junto ao apuramento da justiça.  

    Por essa coragem, eu dou um ponto positivo à Presidente Dilma, por fazer exatamente o que se espera de um Presidente. Que não interfira na justiça.

    Um país onde a impunidade reina do cidadão mais simples ao Presidente, jamais terá futuro.

    A minha esperança é que o exercício da justiça no apuramento destes escândalos financeiros e políticos, do Oiapoque ao Chuí, com todos os partidos de alguma forma envolvidos. Venha a ser a “Tábua rasa” que dividirá a História do Brasil, em antes e depois do julgamento dos culpados destes roubos nacionais.

    Nesta hora o Povo não poderá se calar nem ter memória curta. Há que cobrar dos políticos que elegeram, transparência e honestidade.

  35. Precisamos de um pacto nacional unindo forças

    Está na hora de a Dilma propor um pacto nacional unindo as forças do Brasil.

    Do jeito que está, com a imprensa internacional a serviço dos abutres internacionais que se refestelam e lambuzam por aqui fazendo fuá, não teremos paz para entabular estrátegias para superar as adversidades internacionais políticas e econômicas que estão no horizonte do planeta. Esta situação não interessa em nada ao povo e a Nação.

    Apurações de mal feitos é coisa técnica, que não precisa de imprensa e sim de judiciário sério e competente.

    Vamos acabar com esta palhaçada alimentada por bravatas de bandidos e começar a trabalhar sério por aqui, pois o mar não está para peixe.

    Acorda, Dilma!

  36. Propina de Aécio

    Fico pensando como se sentem os jornalistas da nossa grande mídia. Será que eles concordam com o que fazem, ou apenas querem garantir os seus empregos? Considerando a segunda opção, deve ser extremamente aviltante, uma verdadeira violência contra a própria consciência, apenas atender às ordens dos seus patrões, mesmo não acreditando no que escrevem. Seria digno agir desta forma?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador