O penoso despertar de Alckmin

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, decide acatar a pedidos de prefeitos paulistas, entre eles o da capital, Fernando Haddad, e criar um comitê gestor para tratar da crise hídrica. O objetivo do comitê será de buscar soluções. Entretanto, ainda está no papel o plano de contigência para o agravamento da situação – outro apelo dos prefeitos. “Não tem nenhuma decisão tomada”, disse.
 
Da Folha de S. Paulo
 
Em resposta a prefeitos, Alckmin anuncia comitê gestor para crise
 
Por Kaio Esteves
 
Em resposta a pedidos de prefeitos paulistas, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou na manhã deste sábado (31) que está sendo criado um comitê gestor para tratar da crise hídrica que afeta o
Estado.
 
O governo estadual foi cobrado, na última quartafeira (28), por prefeitos da Grande São Paulo pela criação imediata de um comitê para gerir a maior crise de abastecimento de água da região metropolitana. Durante agenda pública em Araçatuba (a 527 km de SP), para anunciar obras no aeroporto local e recursos repassados para as Apaes da região, Alckmin afirmou que o objetivo do comitê será buscar soluções para a crise.
 
“O comitê já está sendo instalado. Nós vamos fazer o comitê formado pelo governo, pela sociedade civil, entidades de classe, universidades, sindicatos, indústria, agricultura, comércio e prefeitos. Vamos ter um comitê para estar permanentemente dando total transparência, troca de informações, sugestões e propostas para este trabalho”, disse.
 
Sobre o plano de contingência para o agravamento da crise, outro apelo dos prefeitos da região metropolitana, Alckmin disse que o assunto está sendo estudado.
 
“Não tem nenhuma decisão tomada. O que estamos fazendo: uma redução importante de consumo através do estímulo do bônus, o sistema de VRP (Válvula Redutora de Pressão), diminuindo a pressão da água durante a madrugada”, disse o governador.
 
Ele disse ainda que o governo está fazendo distribuição gratuita de caixa d’água para famílias de baixa renda. “As pessoas que estão mais distantes precisam ter a caixa d’água. (…) Porque se a pessoa tem a caixa d’água, ela não sente o impacto da válvula redutora de pressão”, disse.
 
Durante a visita, Alckmin ainda elogiou a atuação da Sabesp: “A Sabesp tem administrado muito bem esta gestão da crise hídrica”.
 
Como medidas para o enfrentamento da crise, o governador citou as obras da ligação dos rios Atibaia e Jaguari e o projeto de interligação da represa Billings, na zona sul de São Paulo, com o sistema Alto Tietê, a leste da capital paulista.
 
“A obra da ligação do Rio Atibai com o Rio Jaguari leva 18 meses, então não é uma obra para já. Mas é uma obra estruturante, necessária e significativa. O que nós vamos fazer já é a interligação do Rio Grande, que é um contribuinte da represa Billings com o Alto Tietê.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hahahah!
    “”A Sabesp tem

    Hahahah!

    “”A Sabesp tem administrado muito bem esta gestão da crise hídrica”.

    Para a imprensa e o high paulistano – e os acionistas, “ui, que chique!” – pode até ser. Só não é pior que a gestão política da crise.

    Gente baixa.

    1. É Lucinei, eu ia comentar,

      É Lucinei, eu ia comentar, mas depois dessa frase histórica do Alkimin fiquei sem fala. Todo político tem que ser um pouco cara-de-pau, sei disso, não nasci ontem, mas essa do gvernador de Tucanolândia, confesso, me deixou sem ação

  2. Enrolação

    1- quando não se tem uma resposta para um problema, cria-se uma comissão para dividir o ônus da solução. É uma maneira de fugir da responsabilidade;

    2- criada a tal comissão, será que as soluções que ela apresentar serão acatadas pelo governo? certamente que apenas aquelas que possam trazer dividendos eleitorais é que serão aceitas e essa figura que governo o Estado de São Paulo será aclamado como “grande” estadista por parte da mídia que adora lamber a sola dos sapatos tucanos. 

    3- anos e anos no poder, os tucanos mostraram ao mundo como arruinar um Estado e sair como o título de “competentes”. 

     

    ps: filho de tucano não estuda em escola pública. Se estudasse, talvez nâo permitiria que salas de ensino médio fossem abertas com mais 40 alunos. como ter qualidade de ensino numa situação como essa? 

  3. Alckaedamin, o homem bomba

    Alckaedamin, o homem bomba tupiniquim, vai detonar uma população inteira e ainda será considerado um herói pela coxinhada tresloucada antipetralha paulista. 

  4. Até tu, Nassif?!?

    Alckimin nunca esteve dormindo: seu olho vivíssimo só via e vê seus interesses eleitorais. A população de São Paulo também não estava dormindo durante a campanha, apenas votou para elegê-lo no primeiro turno por ver nele a perfeita representação de seu crescente conservadorismo. 

  5. Que nada… Geraldinho
    Que nada… Geraldinho Terraseca criou a indústria da Secabesp para que os gringos possam lucrar com o sofrimento dos paulistas. Antes dele São Paulo era o “túmulo do samba”, agora é o “túmulo do crescimento econômico”. A imprensa, que o neocanalhaliberal irrigou com centenas de milhões de reais todos os anos, depositará a ruína econômica de São Paulo na conta de Dilma Roussef para colocar o Geraldinho no Palácio do Planalto. E então a indústria da seca conseguirá o que mais deseja: a privatização da chuva, dos rios e dos lagos brasileiros. Esqueçam o petróleo e o pré-sal. Os gringos representados pelo PSDB querem mesmo é nos matar de sede para poder recolonizar a terra que nossos ancestrais tomaram dos índios.

  6. Eu sempre desejei de todo

    Eu sempre desejei de todo coracao que Sao Paulo se afundasse no mar!

    Nunca pensei que Sao Paulo fosse se afundar no Sahara!

  7. ALCKMIN É CULPADO E MERECE O IMPEACHMENT!

    Se vamos começar a beber água de esgoto, é por que ele permitiu a devastação das áreas de preservação florestal em volta dessas bacias, que hoje atinge cerca de 70% de desmatamento. Sua irresponsabilidade é a causa principal do problema. A própria floresta alimenta as nuvens e as chuvas, além de propiciar uma melhor captação de água nos reservatórios. Deixar políticos assim impunes, significa aplaudir a impunidade; levando-nos a coisas muito piores no futuro.

    Quem tiver dúvida:

    https://www.facebook.com/democracia.direta.brasileira/photos/a.300951956707140.1073741826.300330306769305/535066293295704/?type=3&theater

    1. A crise pior está para vir, logo…

      Se for pedido o Impeachment de Alkimin a pior crise estará nas mãos de outras caras, e o importante é que se faça o máximo possível para combater o desabastecimento, mas que fique na mente e na memória do eleitor paulista o seu algoz, agora impeachment seria a melhor solução para ele. Ia pousar de vítima!

  8. Esse negócio

    de acessor sair falando em 5, 4 dias sem água é o bode na sala, Depois, sendo menos dias falarão: ” Que bonzinho o Geraldo, conseguiu diminuir a restrição”. Os problemas serão as distorções que ocorrerão. Tenho um  exemplo: Meu bairro e outros bairros vizinhos  são constituidos  em sua maioria por casas, muitas servidas pela Comgás. Por problemas de pressão o aquecedor fornecido só funciona com água da rua. Ora, se tivermos dois dias sem água e um com, em dois terços do mes nao se usará o gás para banho com consequente prejuizo para a concessionária e aumento do consumo de energia elétrica, caso haja água na caixa. também com suas consequÊncias. É um pequeno exemplo. Deverão existir outros muito maiores que refletirão na economia. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador