O povo está na contramão do mercado financeiro, conclui pesquisa Datafolha

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Reação de Dilma nas pesquisas pode estar diretamente relacionada com otimismo da população com a economia. A conclusão é da Folha, ao analisar a pesquisa feita pelo Datafolha desta terça que coloca o povo reagindo positivamente aos fatos, ao contrário do mercado financeiro. Leia a matéria a seguir.

da Folha

Eleições 2014

Otimismo com economia aumenta e ajuda Dilma na disputa eleitoral

Pesquisa Datafolha mostra que só 31% acham que inflação irá subir, o patamar mais baixo registrado desde 2007

Levantamento desta terça mostra que a petista mantém 52% das intenções de voto ante 48% de Aécio

DE SÃO PAULO

O mercado financeiro, a maioria dos economistas e alguns organismos internacionais podem estar muito pessimistas com a economia do país em 2015. Mas os brasileiros em geral estão na contramão desse sentimento, o que ajuda a explicar o aumento da aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) e sua reação na corrida pela reeleição.

O exemplo mais eloquente dis

so é o da inflação. Pesquisa Datafolha realizada nesta terça (21) mostra que a expectativa de aumento dos preços desmoronou para o patamar mais baixo da série do instituto, desde 2007.

Em abril, no momento de maior pessimismo, 64% achavam que a inflação iria aumentar. No fim de setembro, 50% continuavam esperando o pior. Agora, apenas 31% acreditam nisso.

No sentido oposto, a esperança de queda da inflação também é recorde. Para 21%, o índice irá diminuir.

Ao opinar sobre desemprego, poder de compra, situação econômica do país e a própria situação, a tendência é a mesma: otimismo crescente, pessimismo cadente.

Os dados da corrida eleitoral do Datafolha desta terça são quase idênticos aos da pesquisa da segunda, um dia antes. Em votos válidos, Dilma registrou 52%; Aécio Neves (PSDB), 48%. Empate técnico no limite máximo da margem de erro, de dois pontos.

Em votos totais, Dilma oscilou de 46% para 47%, Aécio manteve os 43%. Brancos e nulos foram de 5% para 6%; indecisos, de 6% para 4%.

A explicação para o aumento do otimismo pode ser a própria campanha eleitoral. Inclusive a de Aécio.

Isso porque tanto a maioria dos eleitores da petista quanto a maioria dos adeptos do tucano apostam que seus respectivos candidatos irão vencer. Então, naturalmente, todos tendem a crer que o próximo presidente terá condições de promover melhorias.

Entre os que votam em Dilma, 82% acham que ela será reeleita. No grupo dos que votam em Aécio, 78% acham que o vencedor será ele.

O descompasso com as perspectivas econômicas parece grande. Depois de entrar em recessão entre janeiro e junho, a economia teve leve recuperação em julho e agosto, mas nada que altere a previsão de que o PIB deve crescer perto de 0,3% neste ano.

Já a inflação, que havia perdido fôlego entre junho e agosto, voltou a acelerar em setembro, com aumento dos preços dos alimentos. O aumento do custo de vida superou o limite fixado pelo próprio governo e está em 6,75%.

Nos segmentos sociais, a pesquisa confirmou avanços de Dilma entre as mulheres (de 42% para 47% desde o dia 9), no grupo dos que recebem entre dois e cinco salários mínimos (de 39% para 45% desde o dia 15) e no Sudeste (de 34% para 40% desde o dia 9).

Também detectou um forte aumento do interesse pela disputa: 50% dizem ter “grande interesse” pela eleição (no fim de agosto, eram 39%).

Combinado com o acirramento da disputa, isso torna o último debate ainda mais importante. O encontro da TV Globo será na próxima sexta.

O Datafolha ouviu 4.355 eleitores.

(RICARDO MENDONÇA E MARIANA CARNEIRO)

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Henfil estava certo!

    o sonho do “mercado”, dos 164 “economistas” que tem certeza que não há crise econômica no mundo em 2014, e dos homens de bem/bens/benz desta ilha de civilização que é a São Paulo do Tucanistão, é poder escolher o povo.

    No caso trocar o povo brasileiro pela classe media paulista.

  2. O “POVO”, com maiúsculas e

    O “POVO”, com maiúsculas e aspas, não investe na Bolsa, não especula e, já ha algum tempo, não se deixar manipular pela mídia “famígliar” burguesa. Contra esse mecanismo o PT conta com um exército de VOLUNTÁRIOS. Os demotucanos não tem a menor ideia do que seja isso. Vou repetir a minha paráfrase do Guimarães Rosa: “Sendo a vez, sendo a hora, A MILITÂNCIA entende, atende, toma tento, avança, peleja e faz”.

  3. Na verdade é o Mercado que

    Na verdade é o Mercado que está na contra-mão do povo, pois prefere que alguns lucrem muito enquanto muitos pasam fome sem ter residências. 

  4. hhhhaaaa
    Ri
    A midia cede.
    Bancos/mercado = Aecio/PSDB CONTRA Dilma/PT=Povo brasileiro/programas sociais.
    A associacao com bolsa esta tirando o sono dos poupadores classe media, sem contar o aumento do dolares nas viagens e esta sendo outro tiro no peh. Se nao ajuda atrapalha o PSDB/Aecio. Kkk
    A midia encoberta a razao.
    A destruicao do estado de SP pela falta de agua, hoje e no futuro.

  5. Andar na contramão da história

    Como andam na contramão do povo, gastaram muito bala, tentando convecê-lo de que estamos numa “estagnoinflação” brava!

    Que bestas, tentar convencer quem está bem e melhor do que nunca dantes, que está pior. Só gênios, da economia jornalistica, mesmo para tentar esta façanha!

  6. Olha, se eu fosse eleitor do

    Olha, se eu fosse eleitor do Aécio (sinônimo de mal-educado) eu mandaria todos estes bancos #@%%&&%  $$  %%, mas como minha avó sempre me ensinou a naão escrever palavrões, não vou escrever.

    Os grandes economistas e os grandes bancos estão levando a Europa para o fundo (e não o monetário), depois de vários anos de políticas econômicas propostas por estes senhores a economia européia vai de mau a pior, logo se é para ir deste forma prefiro os nossos economistas tupiniquins, que erram e acertam tanto como os outros mas pelo menos falam e escrevem em português!

  7. Não resisto postar uma

    Não resisto postar uma resposta musical, na voz doce da Mara Leão:

     

    file:///D:/Users/User1/Music/Gr%C3%A2ndola%20Vila%20Morena%20-%20Nara%20Le%C3%A3o%20-%2010-09-2011.mp3

  8. Mercado com ou sem Povo: eis a questão.
    “O mercado financeiro, a maioria dos economistas e alguns organismos internacionais podem estar muito pessimistas com a economia do país em 2015. Mas os brasileiros em geral estão na contramão desse sentimento, o que ajuda a explicar o aumento da aprovação da presidente Dilma Rousseff (PT) e sua reação na corrida pela reeleição.”

    A maioria dos economistas?! k k k k

    Alguns organismos internacionais?kkkkkk

    Seria reprovado em redação.

  9.  
    Tenho uma pequena dúvida

     

    Tenho uma pequena dúvida com respeito a afirmação contida no frotispício da matéria: “O povo está na contramão do mercado financeiro, conclúi”…   do Jornal GGN. 

    Não seria tal manchete, uma aguda inversão da realidade factual? Quiçá, vacilo do revisor. Creio merecer um “erramos” como a hipocrisia da Folha costuma aplicar em seus leitores.

    Inegavelmente por uma ou outra razão, o título correto seria : O mercado financeiro é flagrado pelo Povo, dirigindo bêbado na contramão. E, se recusa a cheirar, digo, soprar o Bafômetro.

     

    Orlando

  10.  
    Tenho uma pequena dúvida

     

    Tenho uma pequena dúvida com respeito a afirmação contida no frotispício da matéria: “O povo está na contramão do mercado financeiro, conclúi”…   do Jornal GGN. 

    Não seria tal manchete, uma aguda inversão da realidade factual? Quiçá, vacilo do revisor. Creio merecer um “erramos” como a hipocrisia da Folha costuma aplicar em seus leitores.

    Inegavelmente por uma ou outra razão, o título correto seria : O mercado financeiro é flagrado pelo Povo, dirigindo bêbado na contramão. E, se recusa a cheirar, digo, soprar o Bafômetro.

     

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador