Aldo Fornazieri
Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.
[email protected]

O PSDB e o perigoso caminho do golpe institucional, por Aldo Fornazieri

O PSDB e o perigoso caminho do golpe institucional, por Aldo Fornazieri

De acordo com o noticiário da imprensa, o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Carlos Sampaio, deverá formalizar nesta semana o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Trata-se da proposição de um golpe institucional, pois não há um fato objetivo que justifique o impeachment. Nem mesmo lideranças tucanas como Fernando Henrique Cardoso, Geraldo Alckmin e José Serra julgam que o pedido encontra uma justificativa razoável. Desta forma, mesmo que o instrumento do impeachment seja previsto constitucionalmente não suficiente para torná-lo legítimo, pois carece de fundamento real.

O caminho do golpe institucional é perigoso e irresponsável. Perigoso, porque poderá mergulhar o Brasil não só numa crise institucional, mas também numa convulsão social. Se é verdade que hoje a maior parte da sociedade é favorável ao impeachment, é verdade também que existem importantes forças sociais e políticas organizadas que são contrárias. Estas forças, certamente, se mobilizarão na defesa da democracia e contra o golpe institucional. Desta forma, o processo de impedimento da presidente resvalará para fora do Congresso, ganhando as ruas. Com o ambiente político já radicalizado, os confrontos serão inevitáveis.

O caminho escolhido pelo PSDB e por outros setores da oposição é irresponsável, pois cavalga no oportunismo político da falsa suposição de que eles têm força popular. Pesquisas de opinião mostram que apenas 11% dos que foram na Avenida Paulista no último dia 12 de abril confiam no PSDB e que mais de 70% não confiam em Aécio Neves. Pesquisa do Datafolha indica que o Congresso é avaliado positivamente por apenas 9% da população do país. O fato é que a sociedade percebe a prática da corrupção como algo institucionalizado e inerente a quase todos os partidos políticos. É com essas credenciais de crise de legitimidade generalizada que a oposição pretende apresentar-se à sociedade para propor o impeachment. Convém ainda lembrar que políticos da oposição foram rejeitados pelos manifestantes, tanto no dia 15 de março quanto no dia 12 de abril.

Outro erro que a oposição está incorrendo é o da avaliação de que o PT “está morto” e que não tem força de reagir nas ruas contra o processo de impeachment. É verdade que o partido tem sua imagem profundamente desgastada junto à sociedade. Mas o processo de impeachment lhe dará a oportunidade de reagir e de sair da letargia em que se encontra. Pesquisa Datafolha mostra, ainda, que o ex-presidente Lula mantém importante força eleitoral, circunstância que lhe permitiria liderar as mobilizações em reação ao processo de impeachment. As próprias forças sindicais ligadas à CUT e ao PT deram demonstração de força e de capacidade de mobilização na semana passada ao comandar protestos contra o projeto de terceirização.

O PSDB e o Adeus à Social Democracia

O PSDB de Aécio Neves é uma caricatura do PSDB de Franco Montoro e de Mário Covas. É um partido distante até mesmo do PSDB de Fernando Henrique Cardoso, Alckmin e Serra. Nas suas origens, o PSDB defendeu os direitos trabalhistas, o capitalismo regulado e programas que garantissem e ampliassem direitos sociais. Ao ser fundado em 1988, declarou-se de forma explícita, à esquerda do PMDB. Covas foi líder do bloco parlamentar que, na Constituinte, se opôs ao Centrão – articulação de direita. De modo geral, aquele PSDB se alinhava com as consignas de esquerda e progressistas, que ajudaram a construir um pacto social abrigado na Constituição. Uma das cinco principais bandeiras do partido na sua fundação defendia um “Estado a serviço do povo e não de grupos privilegiados”.

Inconformado com as derrotas eleitorais, hoje, o PSDB tornou-se um espectro atual da antiga UDN. A UDN, rejeitada nas urnas, era conhecida como a “vivandeira dos quartéis” por apelar recorrentemente ao golpe militar. O PSDB de Aécio ainda não chegou a tanto, mas aceitou marchar junto nas ruas a grupos que pendem o golpe militar. Os líderes históricos do PSDB que ainda restam, têm responsabilidades sobre os rumos do partido. Afinal de contas, são histórias e biografias que estão em jogo.

O atual PSDB tornou-se integrante do núcleo central da bancada BBB (bala, boi e Bíblia), liderada por Eduardo Cunha. O partido afastou-se por completo de uma agenda pautada em políticas socialdemocratas. Nas eleições, angariou o apoio dos setores mais conservadores da sociedade e passou à direita do PMDB. Nos embates recentes na Câmara dos Deputados, os tucanos posicionaram-se pela redução da maioridade penal e votaram no projeto de terceirização da atividade fim – algo que desfigura a longa e penosa história de conquistas trabalhistas no Brasil.

Infelizmente, as desditas da Fortuna quiseram que os dois partidos que foram criados para levar o Brasil à modernidade e à civilidade, o PSDB e o PT, vivessem um mesmo momento de crise e de desfiguração de seus respectivos ideários. Suas escolhas os afastaram um do outro, impossibilitando diálogos construtivos e até mesmo alianças transformadoras. O PSDB e o PT, cada um por seu lado, bloquearam suas capacidades transformadora e tornaram o Brasil prisioneiro de um sectarismo paralisante.

Aldo Fornazieri – Professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Aldo Fornazieri

Cientista político e professor da Fundação Escola de Sociologia e Política.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. verdade para quem, cara p’alida?

    “Se é verdade que hoje a maior parte da sociedade é favorável ao impeachment…” 

    democracia de faustao?

    ou perdi um plebiscito e nao note?

  2. Contra Collor foi a maior

    Contra Collor foi a maior barbada pelo fato dess ter conseguido petistas ingênuos para apoiarem suas desgraça, mas agora duvido que consigam mais do que uma martóisca

  3. A maior parte da sociedade é

    A maior parte da sociedade é favorável ao impeachment?

    Da onde saiu isso?

    Desde quando meia dúzia de hidrófobos, acéfalos e sem senso do ridículo desfilando sua ignorância na paulista representam a sociedade?

    A maioria de brasileiros votou na Dilma, isso sim, e pelo que saiba ainda não fomos convocados para revogar o mandato que outorgamos a ela. 

    Cada uma!

    Luciana Mota

     

  4. Exemplo doutrinário

    Esse professor nos deu um belo exemplo de como acontece a doutrinação política dentro das nossas escolas. Extremamente tendencioso e infundado, sempre tirarando proveito de mentes fracas.

  5. Como é que é?

    “Se é verdade que hoje a maior parte da sociedade é favorável ao impeachment”

    Essa sentença já entrega a aparente “neutralidade” do escriba; me tire desses dados estatísticos caro filósofo; vocês continuam alimentando o playboy irresponsável Aécio com a doce mentira de que apenas 20 milhões de brasileiros estão a favor de Dilma (sim, pois segundo consta os tucanos e o Datafolha já descobriram que 33 milhões dos que votaram nela mudaram de opinião… e provavelmente de escolha partidária).

    Uma das possibilidades dessa aventura de Aécio e Sampaio será a de eles descobrirem o quanto o PT (e o PC do B) e os outros 20 milhões de eleitores de Dilma estão “mortos” e também desiludidos com a Búlgara Escarlate.

  6. MINISTÉRIO PÚBLICO TENTA MELAR CONCURSO DA UNIMONTES EM MG

    Nassif, a coisa está feia, parece que as instituições de justiça assumiram o país, e com péssima percepção e sem bom senso nenhum. Houve na Universidade Estadual de Montes Claros – UNIMONTES um concurso para professores em cargos de alta informação e qualificação em 2014. Porém o MP suspendeu o concurso já na hora de contratar os concursados, A ação foi tão avassaladora Nassif que um professor mestrado que estudou meses sem descanso, disputou uma vaga com 28 concorrentes, está desolado, sem motivação para nada, devido ao papel cercador de membros do Ministério Público cujo o mau senso passa pelo limite e eu diria pessoalmente, o imperativo do poder subiu-lhes a cabeça em busca de notoriedade e celebrização no cargo. O MP foi incapaz de ao menos saber o esforço que essas pessoas fizeram para vencer estes obstáculos, são incapazes de notar o valor humano destes concorrentes para planejarem suas vidas em torno de seus esforços. Este concurso foi realizado ano passado e na véspera de serem contratados o MP tenta melar a vida de quem faz tudo com esforço, honestidade e não simplesmente ficam intocados em gabinetes buscando chifre em cabeça de cavalo. O Brasil precisa enfrentar isso, mas parece que essa turma agora são senhores da verdade, da razão e da vida das pessoas, o poder lhes subiu à cabeça a ponto de maltratar as pessoas psicologicamente em suas buscas por notoriedade e para sem entrevistados em telejornais, falando em seus linguajares tão técnicos como a vontade voraz de destruir sonhos em nome sabe se lá de que e porquê. Homens sem bom senso não podem pertencer a justiça. Estamos vivenciando uma caça às bruxas, tudo é motivo para se praticar o direito imperial, as pessoas, há,,há, as pessoas não valem nada muito menos seus esforços, o que vale é o salário bancado por todos nós, aliás altos salários. A cidade se encontra toda esburacada e todos sabem que a empresa de água no caso a Copasa destruiu Montes Claros, mas enquanto o REI DE MINAS e sua turma governou, MP não existiu. Isso foi somente para ilustrar como agem como uns leões com os mais fracos e como cordeiros com os ilustres mandatários, tudo em nome do REI.

    1. Parece que no concurso citado

      Parece que no concurso citado só passou professores contratados pela UNIMONTES, não existe ninguem melhor em todo o pais, todos os curriculos da UNIMONTES foram muito superiores aos outros concorrentes. 

  7. Policial bonzinho e policial malvado

    Ainda não vi Serra, Alckmin ou Fernando Henrique apontando erro de Aecio. Quem cala consente.

  8. Foi muito condescendente com

    Foi muito condescendente com o PT. A reação contra a terceirização não foi capitaneada pelo PT e muito menos os responsáveis pela rua.

  9. O psdb nunca se

    O psdb nunca se responsabiliza por nada, apenas pelos próprios bolsos e, pior, são sem fundo, são vazados. Não há dinheiro público sificiente para abastecê-los. Como só ficaram com sp e paraná de sp, dois estados falidos, vão tentar até a morte tomar o que o voto não lhes dá mais. Necessitam dos cofres do governo federal para pagarem tudo que devem para seus proptetores e acobertadores de escândalos que envolvem esse partido, o corrupto que se traveste de bonzinho. Na estatístca dos partidos mais corruptos, o psdb só nõ ganha do pmdb e dem. `Portanto é o terceiro partido com maior índice de corrupção “per capita”.

  10. E tem mais! O psdb

    E tem mais! O psdb está tentnaod acabar com o PT com o auxílio da máfia midiátiaca e justiciaria(porue sozinhos jamais conseguiriam coisa alguma a não ser o habitial: surfar no dinehiro público), mas, ainda, será o morto, pois até mesmo em seus currais, sp e paraná de sp, não passam dessas eleições. Necessitam DESESPERADAMENTE das máfias midiáticas e justiciaria para manterem-se respirando. Sem essa ajuda, estariam pobres e esquecidos.

  11. É simples……………

    Se esta parte acéfala do plsdb quer ganhar o poder através do golpe midiático e juridico, mesmo sem um fato comprovadamente lícito, que tentem !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nossos inimigos querem justamente isto, a divisão que os possibilita tomarem o poder, seja pela convulsão e derramamento de sangue de irmãos !!!

    Mas de uma coisa podem estar certos. Caso insitam nesta vergonhosa intenção, mesmo correndo o risco de uma guerra civil, que assim seja !!!

    Depois é só fatiar a Nação entre os vencidos e perdedores, pois não haverá vencedores. Os abutres é que comerão a carniça !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Vai ter guerra

    Se os tucanos estão com essa ilusão que a maioria quer impeachment, podem tirar o cavalinho da chuva, se eles mexerem na Dilma vai ter guerra. Tá avisado.

  13. O SERRA É O CABEÇA…

    Segundo as histórias que li do Civita no Mino Carta , Serra foi o cabeça de tudo contra o PT,contra Lula e contra Dilma ele tinha amigos amigos na PF. Quem garante que esse cabeção ainda não tem amigos na PF e que ele não esteja envolvido até com MP contra o PT? Eu não duvido nada..

    Se o PSDB  forçar o Impeachment da Dilma voltaremos a época de 70 e 80  onde houve o caos. Será difícil brigar contra PT e contra as pessoas que não estão de acordo com a desmocratização e se caos acontecer  os únicos culpados será o PSDB.

    Quanto ao pessoal que esteve na Paulista no dia 15 nem todos eram contra Dilma a prova tivémos com manifestação do dia 12. Portanto, o povo que esta a favor do PSDB é pouco comparado a quem está a favor da Democracia no Brasil

  14. Finalmente um bom texto do

    [video:https://youtu.be/J_J4bJY-Tb4%5DFinalmente um bom texto do Aldo Fornazeri. Tirando o último parágrafo, claro, que insiste nessa história de “ah, se o PT e o PSDB se acertassem”. Não há espaço hoje para o PSDB do Covas e do Montoro. O próprio PT ocupou esse espaço.

    O Brasil continua o mesmo. UDN, reencarnado no PSDB, versus PTB, que é o PT sem os utópicos do Psol e do PSTU. E tem o fiel da balança, o PMDB no papel de PSD. Tem até o Tancredo, que hoje seria o Temer.

    Quem mudou foram os militares, que se fossem como os de ontem, já teriam deposto a presidenta, a pedido do Aécio, do FHC, Serra, Alkmin, a tucanada toda. E também parte do PSD, digo PMDB, Cunha a frente.

    PS: O texto acerta em apontar que o golpismo dos tucanos turbina a candidatura do Lula para 2018. Este será inevitavelmente o líder da resistência. E mesmo que consigam o impeachment, o eventual governo substituto vai ser um retumbante fracasso, dando oportunidade para a volta do Lula. Que já está [video:se preparando na academia

  15. O que eu achou estupido usar

    O que eu achou estupido usar a tactica de pegar  os argumentos do adversario, aceitar-os para 

    recever menos ataques do adversario e passar como “pessoa evoluida” Exemplo o autor sociologo fala tranquilo que”  na  verdade  a maioria da sociedade hoje é favoravel ao impeachment (em langagem norteamericano) sem base cientifica.

    Sera que algumas opinoes poderam servir a  seu Curriculum vitae pra passar de barbaro a pessoa decente e 

    com possibilidade de ser  captado.

     Bravo joao Maria Fernandes de Souza, terminei de dar meu comentario, somos dois a pensar a mesma coisa.

    1. Taí uma resposta que eu queria!

      Sim prezada, a sua pergunta é boa: “de onde saiu essa história que “a maioria quer impeachment?”

      Acredito que foi uma “pesquisa” certamente “imparcial”, feita em SP e PR por instituto paulista (pior só o tal Instituto do Paraná) no último footing dominical dos coxinhas.

      Não creio  que foram apresentadas métricas (eu não vi) nem os parâmetros da pesquisa. Jogaram uma M* no ar, informando que foi no Brasil todo e acionaram “juristas” ligados (aliás intimamente) ao psdburros.

      É aquilo: “imprensa canalha cria público canalha”.

      E prezados: Não confiem em Cerra, FHC ou Alkimin. São tres dos maiores traíras que já vi em política. Dizem que apoaim a democracia, são contra impeachment, etc, mas bancam blogs sujos que incentivam todo este ódio, ódio, aliás, despertado pelo sr FHC com suas frases preconceituosas e separatistas vomitadas ao fim do 1o turno da eleição presidencial de 2014.

  16. Em um momento quando a

    Em um momento quando a população desacreditava a política somado a um cenário de crise econômica mundial e aliado a um grande caso de corrupção, outrora, um certo partido alemão teve sua ascendêcia em Berlim que terminou de uma forma, digamos, não desejável….

  17. O fato é que tanto o PT

    O fato é que tanto o PT quanto o PSDB vivem um clima de guerra, talvez uma guerra fria.

    Dois partidos com sede de poder.

    A crise política tem afetado bastante. Inabilidade tanto do Legislativo quanto do Executivo.

    O país está dividido politicamente. Nas eleições passadas constatamos essa realidade.

    O que vivemos atualmente é fruto um pouco da divisão nos votos ano passado. Dilma levou por pouco. PSDB está inconformado.

     

  18. Dois de nossos creados phoram

    Dois de nossos creados phoram ordenados por minha senhôra à participarem da enorme marcha patrióctica  a qual  apoiamos com grande phervor, em direcção à Brazília, exigindo o impeachment daquela fêmea petralha e insubmissa.

    Tanto que vamos de encontro à marcha, aos sábados pela manhã, em incursões phiscalizatóreas que phazemos a bordo de minha heli-aeronave Agusta bijet, sendo que sempre levamos nossas armas, qual sejam, narizes de palhaço, apitos d’oiro 24q, panelas Le Creuzet, colheres de prata 90, rimas vct bem decoradas, tudo o necessáreo para a phesta patrióctica.                                  

    Para matar a sede levamos Veuve Clicquot e Evian.

    Na volta na hora do almoço aproveitamos para uma agradável escala no moderno aeródromo de Cláudio, onde juncto com o Brigadeiro de Cláudio e Montezuma, no planejamento da democráptica tomada de poder, comemos um rústico churrasco de cortes nobres preparado pelo primo do narizinho, o primo Quedo.

    Dá orgulho ver a progressista cidade industrial, agroprodutora intensiva, polo turístico e grande exportadora, que necessitou com urgência da pista construida com recursos públicos no estado mineiro quando esta província ainda possuia governo digno do nome.

    O aeroporto maes próximo phicava a impraticáveis e impensáveis 30 km de distância, o que tornava o custo-Cláudio intolerável a disputa do mercado externo, phazendo despencar a competitividade das inúmeras e gigantescas emprezas locaes em sua glorioza lucta contra as estataes escravagistas chinezas e norte-coreanas e na disputa dos mercados globaes com as multinacionaes.

    Por phactos desse calibre que somos phavoráveis a terceirização e quarterização plenas, a desregulamentação da economia, e ao excelente projecto do senador de Pyratininga, rephiro-me ao Dr. Çerra, O Mais Preparado, cumprindo o que prometeu em 2010 em simpósio em Foz do Iguaçú, aos nossos irmãos do north, alterando o marco do pré-sal, retirando do corruptho e incompetente elephante branco estathal Petrobrás a obrigatoriedade da participação na exploração, couza que seria muito maes producthiva ser pheita pela sete irmãs, como a Exxon e a Chevron, emphim gente do ramo.

  19. Tá duro de aguentar essa

    Tá duro de aguentar essa ópera bufa, em um só ato,  levada de cabo a rabo desde janeiro por um irritante uníssono em mi-mi-mi menor. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador