O que seria um segundo governo Dilma?

Faltam quatro dias para as eleições. No final da tarde de domingo o país terá um novo presidente.

As pesquisas indicam a vitória de Dilma Rousseff, embora a volatilidade dessas eleições não recomendem apostas definitivas antes de se abrir as urnas.

Se Dilma vitoriosa, o cenário econômico será o seguinte:

1. Nas próximas semanas, mal estar nos mercados, com pressão sobre o dólar e as Bolsas em geral.

2. Gradativamente, se diluirá essa fase mais crítica dos mercados, e se aguardará os próximos passos de Dilma para reforçar ou refazer as expectativas. Aí dependerá dela virar ou não o jogo junto ao setor mais crítico do seu governo.

3. No plano político e social, as primeiras semanas  serão de ódio extravasado, acumulado nesses anos de manchetes e redes sociais estimulando a intolerância e pela decepção dos que forem derrotados.

A presidente, assim, terá o duplo desafio de pacificar os mercados e a sociedade.

***
A atual campanha eleitoral pela primeira vez colocou Dilma em contato com os diversos setores sociais englobados pelo pacto político que a sustenta. Os pulinhos de alegria que deu no palco do TUCA, em São Paulo são típicos do administrador que entendeu o seu entorno político. É possível que essa injeção de sociedade civil mude a forma de administrar as demandas sociais.

No evento de apoio a Dilma, no TUCA estava até o maior crítico do PT (pela esquerda), Chico de Oliveira, assustado com os grupos de intolerância e radicalismo que aderiram à candidatura Aécio, menos por ele, mais por encarnar o antipetismo.

Aderiram a Dilma menos por ela, mais com receio desse mundo de intolerância que saiu do armário.

***

Ficou evidente a raiz do  desgaste de Dilma com o mundo empresarial. Jamais foi por razões de fundo, mas de estilo: o modo autocrático de administrar, o fechamento a qualquer forma de participação empresarial, as decisões tomadas de afogadilho, trazendo consigo o vírus da imprevisibilidade, as desconfiança permanente em relação ao setor.

***

No meio da campanha, cada candidato precisa sacar as obras que fez, o trabalho que realizou. Com a contagem apertada desde o início do segundo turno, certamente Dilma se deu conta da diferença entre Ministros de peso e os que vieram para flanar.

A maior parte de sua vitrine foram programas da área de educação, plantados na gestão plantados na gestão Fernando Haddad; a maior parte das críticas centrada na política de segurança, vergonhosamente inerte na gestão José Eduardo Cardozo.

Também ficou nítido, no desgaste do governo, o preço pago para manter na coordenação política, na Casa Civil e em outras áreas chave pessoas que não estavam à altura do cargo.

***

Há duas grandes incógnitas no ar. Uma, de menor vulto, sobre os resultados das eleições.

Outra, maior, sobre o que seria um segundo governo Dilma.

Hoje em dia, há um conjunto de ideias consolidadas, sobre os rumos e as precauções na implantação das políticas industriais, sobre a importância da adesão do empresariado para um projeto nacional, sobre as formas de mobilização da poupança privada e do tal de mercado para um objetivo comum.

Se surgir uma Dilma 2 dessas eleições, poderá oferecer ao país um segundo governo definitivo.

Luis Nassif

131 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Aí que está

    “Se surgir uma Dilma 2 dessas eleições, poderá oferecer ao país um segundo governo definitivo.”

    Será que a personalidade dela permite essa mudança? Tenho minhas dúvidas. Foram inúmeras oportunidades e sinais de alerta durante o primeiro mandato, que foram solenemente ignorados, o exemplo mais claro sendo as manifestações de junho de 2013, expondo um mal-estar amplo e difuso na população, que nenhum dos partidos tradicionais conseguiu interpretar.

    O que aconteceu na prática? Algumas vagas promessas de que levaria esse desejo em conta e só. De concreto, mais do mesmo, o mesmo modo centralizador, intolerante a críticas, o discurso ufanista que lembra o pior da ditadura militar (não digo que as práticas sejam iguais, em absoluto).

    Não sou brasileiro, portanto não tenho direito a voto; se tivesse, apesar de tudo votaria na Dilma, porque a opção alternativa é na minha visão muito pior. Mas infelizmente não tenho muita esperança de que ela faça um segundo governo melhor do que o primeiro. É uma questão de personalidade: Dilma é burocrata, não política. Ela não tem e nunca terá a sensibilidade para perceber a necessidade de mudança.

  2. Digo de novo = a minha

    Digo de novo = a minha esperança é que Lula seja uma espécie de super-ego de Dilma – e por um motivo bem egoísta = entrar na história como o primeiro político a governar o país por 12 – ou até 16 anos – de forma democrática. Dilma será eleita, grosso modo, pelo acerto monumental de Lula na crise de 2008-2009, que fez com que um dos indicadores mais sensíveis a boa parte da população – o emprego – se mantivesse em níveis que matam de inveja qualquer europeu. Mas, quem está um pouco mais a par da situação, sabe que o vento terminou e o Brasil continua avançando só por inércia. A primeira prova concreta pra saber se Dilma mudou ou não será a escolha dos ministros. Acho que ela não terá a capacidade de escolher nomes piores do que todos os atuais. 

  3. vai bombar!!!!

    Seu maior objetivo, será realizar o plebiscito para uma reforma política integral, a mãe de todas as reformas; realizando isso, toda essa juventude que vota agora pela primeira vez, votará outras 2 ou 3 vesez, aí sim poderemos ter; pena de morte, voto não obrigatório, redução de benefícios empresarial, bancario e social.

  4. Desde a campanha do fhc surge

    Desde a campanha do fhc surge esse  assunto de mudança, ele foi eleito nos dois mandatos para fazer as “reformas”,  pssou dois mandatos e o que fizeram foram arremedos de dar medo; cheguei a conclusão que esse negocio de mudanças, reformas ou como queiram chamar é para ingles ver, se quisessem já teriam mudado tudo, na area politica, economica e fiscal, não mudam por que esse sistema serve bem a minoria, se a resposta não vir do povo dos politicos não espero muito.

  5. SEGUNDO GOVERNO DILMA – UMA PROPOSTA

    O 2º governo da Dilma deve ser melhor, se continuar aplicando esta que é a receita melhor para o Brasil: de desenvolvimento nacional planejado e forte ação social. Dilma já não será mais questionada num eventual 3º turno, mas dará espaço para uma nova candidatura em 2018, deixando ela mais livre para tomar as decisões que deva tomar.

    Fatos relevantes para esta segunda fase:

    BASE PARLAMENTAR. Considerando a cada vez mais fragmentada base e a enorme quantidade de “partidos”, Dilma terá duas opções: a) manter uma base mínima fiel mediante agrados que se aproximam demais de situações sujeitas à corrupção. Neste caso, estaria repetindo erros e, não teria mais a condição de “inocente” que hoje com justiça exibe; b) chutar o balde, pedir apoio programático apenas, e exigir responsabilidade da população que escolheu aqueles políticos, chamando o povo às ruas cada vez que o Congresso trave por interesses subalternos, que deverão ser denunciados por Dilma. Vai ser briga feia, mas, o PT não pode continuar levando sozinho o ônus de erros cometidos por partidos ditos da base. Sou pela opção b.

    REFORMA POLÍTICA. Chamar a plebiscito e mudar toda a atual legislação partidária, acabando de vez com partidos nanicos sem programa e com o financiamento atual de campanhas. Valorizar os partidos e não as candidaturas pessoais. Votar por idéias mais do que por pessoas.

    CORRUPÇÃO.  Muito ligado ao assunto acima. Muitos políticos deveriam ser denunciados e muitos executivos do setor público deverão ser demitidos, numa luta constante contra a corrupção. O PIG, cínico, vai agora acusar o PT de intolerante, etc. Há que criar uma unidade especial (tipo corregedoria de governo) que fique fazendo apenas isso, entregando as provas ou acusações ao procedimento geral (procuradorias). Mais uma vez, haverá que chamar ao povo para conhecer e apoiar estas medidas anticorrupção. Faxina total nas empresas e organismos públicos.

    OLIMPIADAS 2016. Mais uma oportunidade de mostrar organização e superar o sucesso da copa. Políticas de segurança integrada, aceleração, cumprimento de metas e transparência das obras, etc.

    LEI DE MEIOS. Definitivamente, Dilma terá que enfrentar o PIG, caso contrário, acaba tudo em 2018.

    PAC. A finalização de obras importantes e o começo de outras, vai dar credibilidade ao programa geral iniciado por Lula e Dilma, ganhando confiança nessas e novas grandes obras estruturantes. Eliminar o reduzir a promiscuidade de políticos “aliados” com empresas publicas e empreiteiras. Concluir e abrir logo a torneira da transposição do São Francisco, para já. Encher de trilhos o Brasil e de diversos tipos de transporte ferroviário, desde carga ao trem bala. Aço local e fabricação máxima no Brasil (trilhos, locomotivas, vagões, etc.).

    DESENVOLVIMENTO. Redirecionamento empresarial para acompanhar o desenvolvimento planejado do Brasil – nação. Criação e estimulo de pólos de desenvolvimento, espalhados em atividades relevantes e pelo território nacional, gerando sinergia e condições de engajamento do setor privado em diretrizes coerentes e bem suportadas pelas atividades secundárias, que orbitariam ao redor de cada pólo. Sem essas ações, o atual setor privado continuará remando em direção a Miami. O governo deve dar sinais e segurança de que o Brasil é um bom ponto de destino para a vida pessoal e empresarial de cada um.

    EDUCAÇÃO. Bases definitivas, desde a creche até a pós-graduação. Mesmo que demore 20 anos, o plano deverá ser bem orquestrado e gerando fatos e resultados com rapidez.

    SAÚDE. Saneamento básico em todo Brasil. Medicina preventiva. Projeto Mais Especialidades.

    BRICS E MERCOSUL. Aprofundar em atitudes concretas e benéficas para todo o continente. Não podemos continuar agüentando candidatos de oposição questionando a toda hora a nossa amizade com os países vizinhos como se estes fossem leprosos.

    DISNEYWORLD. Vai parecer brincadeira, mas é sério. O Brasil deve cobrar e tributar tão, mas tão caro esse passeio idiota a Orlando que desencorajemos meninos estúpidos a começar tão cedo a sua “colonização” cultural e dependência dos EUA. Brasil deve oferecer boas opções turísticas e de lazer. Manter zona franca em Manaus ou outro local remoto, onde brasileiros possam fazer “compras” mais baratas de produtos importados, mas dentro de limites pessoais, não para comércio.

    ECONOMIA. Embora o assunto é global, em algum momento da história o dinheiro desprendeu-se da atividade empresarial e industrial, ficando este numa órbita independente, sem pátria e apenas ganhando dinheiro por causa de dinheiro. As bolsas, bancos e sociedades anônimas, junto com o esgotamento de matérias primas em países líderes do mundo, ajudaram a fazer esta mudança. Os BRICS e o MERCOSUL poderão ajudar a valorizar o sentimento de ganhar por conta de fazer, de produzir, de gerar emprego. O velho capitalismo deveria voltar com a equação de que a riqueza é feita mediante a aplicação de capital e de trabalho, entendendo esse capital como investimento produtivo.

    1. Caraca..pelo que eu entendi

      Caraca..pelo que eu entendi vc quer empobrecer a bolsa de valores e o empresariado tente ganhar dinheiro somente com lucros operacionais….Vc não deve entender nada de economia para falar esta bobagem..Como diz FHC (e olha q vou votar na Dilma), tem petista que merece o prêmio Nobel…Segundo..vc deve ser um esquerdinhazinho de bumbum de cadeira. Vem aqui pro Tocantins e ande um pouco pelo sertão, nas comunidades sertanejas, pra vc ver como é a vida deles, sem água, com bolsa-família de R$70,00, indo 1 vez por mês à cidade pq não tem ônibus que passe lá rotineiramente….e enquanto isso, bancos e empres[arios amigos do “PT” enchendo as burras de grana..quero um segundo mandato de Dila sim, mas quero que ela acabe de vez com as conjecturas da governança…quero que ela se preocupe relamnet com o povo ( não só pobres ou milionários). quero que ela rompa com o congresso definitivamente…que ela de um ultimato à eles..ou ajudem ou saiam…..quero q ela seja a primeira a ir na imprensa e dizer que corruto, independente se for do partido dela, deve apoderecer na cadeia e devolver ao erário o que tirou..quero que ela o dia 27 de outubro chame o Lula e os “cabeças” do PT e diga: acabou a brincadeira,…parem de roubar seus safados senão vão todos por sal……quero que ela valorize DEMAIS a educação, pois tudo que vc elencou só se faz co boa educação. Que os professores sejam os segundo na escala de maiores salários do Estado…ou seja,….depois de presidente, professores ganhem os maiores salários, pois assim atrairia para a sala de aula profissionais competentes e não professores meia-bocas, que fingem que ensinam pois são submetidos a salários desprezíveis enquanto os mais capacitados escolhem obviamente a iniciativa privada, onde ganham muito mais. Que ela dê liberdade total á polícia federal e ministérios públicos para investigar e denunciar os atos de vícios de nosso Estado e pare de acobertar afilhados políticos….que ela pare de subsidiar a indústria em detrimentos do estados e munícipios como fez com a Lei do IPI onde a indústria automotiva recebeu de volta aquilo que colocou na 1. campanha dela e os repasses de FPM foram irrisórios falindo o país…Que ela fiscalize severamente “seus” programas sociais para acabar com as irregularidades e safadezas por conta dele. mais ou menos isso…..

    1. Outro nome

      Eu tenho um outro nome para a casa civil. Um político muito experiente, especialista em negociações, e que ficou meio de lado no primeiro governo.

      Vou dar uma dica: ele vive no mar e tem muitas pernas…

  6. O ódio anula o mérito

    Nassif, esse clima de ódio unilateral é a pior herança que andar de cima poderia deixar ao andar de baixo, finda as eleições. Dilma será chamada a pacificar uma guerra que ela não começou, nem alimentou.

    Quem fez terrorismo nas bolsas foram especuladores, não o povo. Quem fomentou o ódio, o separatismo e o racismo na mídia foi a própria mídia e suas milícias. Quem ofendeu aos nordestinos, chamou o subproletariado de burro e foi às ruas com sangue nos olhos foi FHC e os de sua classe. Quem juntou esquizofrênicos (como Lobão), sociopatas (como o médico que ofendeu a Dilma), reacionários (como Malafaia) e fascistas (como Azevedo e Constantino) em torno de si foi o próprio PSDB.

    Esses caras invocaram o demônio para vencer as eleições, coisa que nem na luta armada contra a ditadura a esquerda fez. E a culpa é da Dilma, do Lula ou do povo? Negativo.

    Se o PT vercer mais essa eleição será por MERITOCRACIA. Por seus méritos, pelas conquistas que fez em defesa do povo, pela qualidade e confiabilidade de seu projeto de futuro, por sua capacidade gerencial e pela resiliência que suas lideranças vêm demonstrando ao enfrentar o embate político, o contraditório e a disputa de ideias, mantendo a dignidade e a confiança nos princípios constitucionais que fundamentam a Nação.

    1. A título de esclarecimento

      A título de esclarecimento para quem não sabe significado das palavras, FHC nunca chamou o povo de “burro”. Citou a palavra ignorante que nada tem a ver com “burro”.

      De acordo com o dicionário, ignorante é a pessoa que ignora ou não tem conhecimento de determinada coisa. Nesse caso, todos somos ignorantes em algum assunto pois certamente desconhecemos algum tipo de assunto. Ou será que sabemos de tudo?

      Infelizmente, a má fé de certas pessoas prefere dar sentido pejorativo às palavras induzindo mais uma vez as pobres pessoas que são IGNORANTES pensarem que foram chamadas de BURRAS.

      O povo carece de informação. Enquanto continuar dessa forma, ficará muito fácil para que sejam controlados e usados como massa de manobra.

      ACORDA BRASIL!!!!!

      1. Sim, mas a fala de FHC

        Sim, mas a fala de FHC desencadeou a reação racista nas redes sociais, com uso destes e outros termos piores. Reação esta que, até o momento, ele não condenou com a veemência necessária.

        Ou seja: ele atiçou o fogo do ódio e nada fez para apagá-lo.

    2. Não concordo

      Infelizmente o que vejo é que o clima de ódio não é unilateral.

      As declarações explícitas de desprezo e ódio que aparecem em muitos comentários deste blog, como a repetida associação entre Aécio e drogas, o nome “tucanalha”, o ódio contra todos os paulistas porque Alckmin foi reeleito no primeiro turno (por mera incompetência dos adversários que não souberam oferecer uma alternativa que atraísse os eleitores, diga-se de passagem), ilustram claramente que o ódio não é de um lado só. E olha que esse blog é um dos mais tranquilos em termos de teor dos comentários entre os blogs ditos “sujos”. Existe coisa muito mais virulenta em outras plagas.

      Todos os exemplos que você citou são corretos, mas do outro lado também existe ódio, e não é só reação ao ódio do lado tucano. Isso é inegável e lamentável.

      1. Comentários tendenciosos!

        Gostaria de acrescentar que infelizmente há jornalistas que preferem ficar na falsidade de camuflar seus comentários, procurando induzir a opinião pública a pender para o lado preferido seu, ou do veículo para o qual trabalha.

        É desta forma, às vezes bem sutil, que se propagou após a conclusão do primeiro turno a ideia de que os que escolheram Aécio como candidato são todos ricos e preconceituosos, que destilam ódio e intolerância.

        Aos jornalistas que propagaram essas ideias sem nenhum escrúpulo fica registrada a minha indignação!

      2. Me perdoe, mas seucomentário

        Me perdoe, mas seucomentário é inocente…

        Você compara a atuação DO PSDB e de seus líderes (vide ofensas do FHC aos pobres e nordestinos), os vários colunistas de TODA A MÍDIA corporativa raivosa e histérica com algumas reações de comentaristas de blog “sujos” que não ficaram inertes às ofensas.

        Por favor, seja menos patético…

  7. segundo governo da Dilma

    Seria bem pior do que o primeiro por varios motivos e destaco, Se for eleita ela saira fortalecidade pois dira que seu governo foi aprovado, os corruptos que a acompanham , um saco semfundo, irão querer mais e mais e  ela ficará ainda mais presa |à eles, ira criar ainda mais cabides de emprego e ainda ira procurar se vingar de nos os outros pois o ódioe a mentira é a materia prima  do PT  e seus seguidores e teremos ainda mais o aumento  da violencia entre nos brasileiros,como acontece com o futebol e é disto que a imprensa falada e escrita gosta pois da audiencia e audiencia da dinheiro.

  8. O segundo governo de Dilma

    O segundo governo de Dilma será o da conclusão de Belo Monte e outras usinas, entrega da transposição do São Francisco, da fabricação dos caças brasileiros, da entrega da FIOL, dos altos lucros da Petrobras com o pré-sal e o dinheiro indo para a educação e saúde. Será também a consumação do desastre hídrico de São Paulo

    Daí o desespero da oposição de ganhar essas eleições

    O debate eleitoral deixou claro as posições sobre a necessidade da reforma política, tributaria e fiscal e da urgência da regulação da mídia

    Por isso a mídia se esgoela

    O discurso da oposição continuará o mesmo. Inflação descontrolada e o moralismo das denúncias como marca para enfraquecer o governo. Receitas já vencidas

    1. Altos lucros da Petrobras

      Altos lucros da Petrobras, uma das empresas mais endividadas do mundo …. Enquanto não formos críticos com adversários e os que apoiamos, nosso país não sairá do patamar

      1. Seu problema é não entender lhufas de contabilidade ou finanças

        Não sabe distinguir endividamento (no caso para investimento), de lucro.

        Entende muito é de repetir o que lê na míRdia.

        Enquanto não formos críticos com nossa falta de conhecimento para opinar, a opinião não sairá do patamar…

        Da mediocridade.

         

  9. Nassif
     
    Seu post rodou,

    Nassif

     

    Seu post rodou, rodou e não nos proporcionou a promessa do titulo….rsrsr

    Fiquei pensando que a resposta esta na afirmação de que será um Governo “definitivo”, que diabos seria isso????

  10. Se ela não trabalhar para

    Se ela não trabalhar para aprovar rapidamente o direito de resposta no congresso, eu juro que vou começar a votar no PSOL, e dane-se quem me acusar de beneficiar a direita pregando voto útil em primeiro turno.

  11. EXTRA !!! EXTRA !!! EXTRA !!!

    DEVIDO AO ACIRRAMENTO DESTA CAMPANHA ELEITORAL E A PROBABILIDADE DE HAVER CONFRONTOS VIOLENTOS, O TRE PEDE PARA QUE OS QUE DESEJAM REELEGER A DILMA, PROCURAREM SUAS RESPECTIVAS ZONAS ELEITORAIS E VOTEM NESTE DOMINGO, DIA 26/10/2014) .

    JÁ PARA OS QUE DESEJAREM VOTAR NO AECIM, DEVERÃO PROCURAR SUAS RESPECTIVAS SEÇÕES ELEITORAIS NO OUTRO DOMINGO, DIA 02/11/2014 (DIA DOS FINADOS ) .

    (hehehehe)

  12. Os esquecidos

    Um tema que, a meu ver, poderia mudar o rumo das campanhas destes finalistas, foi deixado de fora em detrimento à ruminação de feitos e desfeitos.

    Refiro-me, obviamente, ao trato dos aposentados e à concessão dos benefícios.

    Este tema, muito pouco abordado pelos candidatos, cerca de dúvidas e incertezas o futuro dos aposentados e dos trabalhadores que irão ingressar no sistema, futuramente.

    Nada esclarecedor por parte das candidaturas presidenciáveis. Somente alguns comentários e promessas que dependem, não só da vontade pessoal do eleito (a), mas, de aprovação por parte da casa legislativa.

    No entanto, vinte milhões de votos estariam em jogo se alguém, ao menos, tivesse se lembrado de repor alguma perda sofrida desde 2002.

    Pior para o candidato da oposição que perdeu a oportunidade de se posicionar sobre o assunto e retrucar a fala da candidata à reeleição que diz ter feito tanto para o social, mas, se esquece de dizer que foi durante o governo de seu partido que houve as maiores perdas de reajuste dos benefícios para a população de aposentados.

     

  13. As dificuldades da eleição,

    As dificuldades da eleição, especialmente o alinhamento inédito em torno de Aecio criam uma situação paradoxal e talvez boa: Quem elegerá a Dilma não serão os caciques mas as diversas militâncias. E será a elas que a Presidenta terá de justificar primeiramente as suas ações. Pode sair daí um bom governo, especialmente nas pautas civilizatórias. A Dilma pulou, e se energizou, no ritmo da garotada do hip-hop. Eles têm uma pauta precisa do que deve ser feito para incorporar a juventude da periferia. E por aí vai, nos segmentos feministas, GLTB, ciberativistas  e outros.

    Quanto à pauta econômica, essa vai ser mais difícil, pelo menos no início. Será necessária a atuação de diversas interfaces com os setores empresariais. Mas talvez aí também tenhamos boas novidades: um recomeço negociado explicitamente, criando previsibilidade no ambiente. Afinal, Deus é brasileiro, as condições macroeconômicas não estão tão ruins assim e o jogo pode transcorrer sem grandes trancos.

    1. Oi Roberto,

      de tudo isso, só não concordo que Deus é brasileiro. Mas quem, creio que ontem, na Folha, e deve ter sido republicado aqui, o Delfim mostrou claramente os caminhos para Dilma se recompor com o empresariado, talvez apenas à exceção dos rapazes do ‘mercado financeiro’, estes mais rancorosos que o Roberto Freire. Abraço.

  14. o passo a esquerda

    O motivo da virada na reta final da eleição foi a volta da verdadeira militância do PT (a unificação do PT),  não  aquela vinculada aos “coroneizinhos” do partido (os deputados), que parece ter entrada em férias depois do primeiro turno. A volta da verdadeira militância  se deve em grande medida a retomada das “pautas” da esquerda (como aconteceu em todas as eleições ameaçadas). Considero que esta militância esteja dando última chance ao PT e se depois de eleita a presidenta der o  tradicional “passo” a direita….será o último governo do PT

    1. Comentário sintético, profundo, completo

      Sou um desses exemplos de militante à esquerda que resolveu dar uma última chance ao PT: se não mudar, logo, alguns eixois centrais (reforma política, alianças espúrias, relação com os meios de comunicação, aparelhamento de algumas instituições, caixa 2, corrupção…), jogará por terra todos os muitos avanços conquistados até agora – e o que é muito pior, deixará um legado de descrédito das propostas progressistas que favorecerá à direita e aos esquerdistas.  A eleição de um congresso mais conservador que o anterior é um alerta para mudanças essenciais nas políticas que associam economia com educação e cultura.  Acorda, banda saudável do PT  e seus simpatizantes; urge um banho de ética, transparência  e coerência com seus princípios, enquanto ainda é tempo..

  15. Fora Paulo Bernardo e Zé injustiça cardoso

    Tem que tirar o Zé injustiça cardoso e Paulo Bernardo, pois nada fizeram para a população.

    Precisa fazer:

    1) Universalização da banda larga

    2) Direito de resposta

    3) Lei de meios

    4) Reforma política (essa é difícil tendo em vista que o perfil do congresso piorou)

    Ela poderia deixar o Conselho de Comunicações escolher o ministro das Comunicações.

     

  16. E o primeiro governo Aécio como seria?

    O Brasil importando água… A construção de aeroportos nas grandes fazendas, principalmente dos familiares dos “Presidente” Várias invasões no campo, pois os “pobres” sem trabalho, sem bolsa familia, sem direito a educação, procurariam no campo o mínimo para a sua subsistência. A polícia descendo o cacetete nos manifestantes Brasil a fora… O Brasil precisa de oprtunidade e não de aportunistas….

     

    1. Reposta

      Calma, colega.

      E um eventual segundo mandato de Dilma, ela e o PT acabariam por rapinar a PETROBRAS que daria um zilhão de vezes mais dinheiro do que tudo o que você coloca em seu comentário.

      Claro, porque o dinheirinho para concluir as obras do PAC1 e PAC2 (lembra) já foram pro bolso de alguém.

      Alguém se lembra se o governos entregou todas as obras do PAC1 e PAC2. Pelo jeito o dinheirinho que era para completar as obras, emancipou-se (dentro da cueca e da calcinha de PTistas aloprados).

  17. Nassif e o Gerdau???

    Dilma levou para o Governo um do maiores empresários do País, Gerdau.. não me consta que tenha algum sindicalista ou do MST na primeiro escalão..abrir mais espaço para eles é jogar por terra a luta daqueles que a elegeram..a questão é a Hegemonia que querem manter a qualquer custo, produzam e tenham lucros mas deixem as tetas do governo..chegaram ao cúmulo de terem um Presidente da FIESP que não tem industria..

  18. Soluções modernas sem sectarismo e mais realistas

    Acho que essa eleição foi a prova de que nunca se deve desprezar as características naturais e psicológicas da espécie humana; todo ser humano por mais rico, pobre, bonito, feio, seja lá o quê, sempre tem dentro de si uma enorme fome por evolução pessoal e financeira; esse papo de ideologia, autoritarismo, petróleo, corrupção ……. em nada mudam o voto do eleitor, o que muda o voto do eleitor( que decide eleições) é a sensação de que ele parou de evoluir ou mesmo está involuindo: é a sensação de inflação corroendo o seu poder aquisitivo, é a sensação de que hoje tem o que comer mas o sistema o mantêm na pobreza, é o sistema de saúde lixo tanto público como privado, é um transporte público que o trata como sardinha enlatada, etc. Quem está pondo em risco a Dilma-PT não é uma suposta elite, é sim os 70% de pobres que povoam esse País e que querem algo mais do que comida; querem respeito, emprego, educação, saúde, enfim querem evoluir de alguma forma; o Estado assistencialista precisa criar mecanismos de os beneficiários desse sistema evoluam de alguma forma e consigam sair da dependência estatal, um Estado assistencialista precisa de muito dinheiro para distribuí-lo e esse dinheiro vem dos tributos, nesse ciclo o Estado sempre será um leão faminto por arrecadação e essa arrecação hipereficiente dificulta a evolução do setor privado que é quem emprega 95% das pessoas com empregos formais; para manter um pobre na coleira eleitoral assistencialista ou o Estado o faz evoluir como pessoa( mesmo que em doses homeopáticas) ou o mantêm com uma renda mensal sempre crescente e nesse último caso HAJA DINHEIRO PÚBLICO para bancar a festa, se o PT tivesse dobrado o valor do BF 3 meses atrás teria ganho no 1o. turno com enorme folga, mas de onde tirariam tanto dinmheiro?? e quais as consequências econômicas desse aumento??? Acredito que esse sistema está falido, é um ciclo vicioso e insustentável porque quem paga a conta tem um limite aceitável que está chegando ao fim; esse sistema foi usado em vários países e todos chegaram nesse dilema, a solução dos países que conseguiram se desenvolver se resume a: estímulo ao setor privado— aumento dos empregos formais—-mais produção—menmos protecionismo econômico—mais dinheiro circulante—-DESENVOLVIMENTO. Os sectários de plantão vão criticar essa idéia mas me deêm opções!!! É claro que o assistencialismo é necessário em uma fase inicial, mas só o emprego formal, trabalho, educação e produção de riqueza serão capazes de levar a um desenvolvimento sustentável do País e de sua população. A pessoa tem uma sensação inicial de evolução que logo é podada pela realidade, hoje um classe “C” compra um carro popular e não pode usá-lo por que o IPVA, SO, Licenciamento, Seguro privado, valor exorbitante da gasolina, malha viária caótica, tudo é quase o custo de manter um filho; evolução real é comprar uma coisa e poder usá-la sem comprometimento excessivo da renda mensal.

    Além disso tudo, o Estado não está preparando sua população para o mundo globalizado que exige abertura comercial internacional, menos protecionismo interno e externo, maior qualificação da mão de obra, maior quantidade e diversidade de aptidões individuais; tudo isso vem fazendo com que nos últimos 6 anos o Brasil venha tendo crescimento inferior ao mundo e até mesmo a América Latina.

    Tudo isso vem provocando essa vontade de mudança que nada tem haver com nomes ou partidos, apenas se vincula a situação atual com o governo atual que poderia ser PT, PSDB, P qualquer coisa; aquela sensação que tenho quando pego 100 reais e não consigo comprar nem a medate do que comprava 5 anos atrás é uma sensação que só me gera vontade de mudança.

    Independente de nomes ou partidos que ganhem essas eleições, uma mudança de rumos e metas terão que ser feitas senão nem o Lula entra no lugar da Dilma em 2018 ou nem o Aécio se reelege em 2018.

  19. A provável margem reduzida de

    A provável margem reduzida de votos na eleição certamente vai acender a luz amarela dentro do governo. Acho que novembro e dezembro deverão ser meses de reflexão sobre o que deve mudar para melhorar ainda mais. 

    Existem os reacionários que não votarão nunca num governo popular, mas existem votos entregues para a oposição por vários outros motivos e é dever do governo lançar um olhar crítico sobre os 4 anos de governo e procurar soluções para algumas demandas não atendidas nas regiões onde a votação da oposição se concentrou.

    Para finalizar, óbvia a necessidade de troca de ministros…justiça e comunicações imploram por pessoas competentes e comprometidas. E a petrobrás deve ser virada do avesso em busca de irregularidades, essa onda de denuncias passa a idéia que os controles naquela estatal precisam ser revistos.         

  20. O que seria um 2o governo Dilma

    Acho que teremos a continuidade da maior característica deste governo (e que vem se acentuando): a total ausência de autocrítica. Se o eleitor acredita nas explicações dadas, o investidor já olha com mais ceticismo. Uma vez que é um país com deficiência crônica em poupança,…Minha aposta: perda do grau de investimento no 2o trimestre.

    Daí pra frente, sabe Deus o que irá acontecer – há uma ala que acredita piamente que, dando as costas ao mercado, chegaremos ao Paraíso Socialista. O que é isso, ainda não me explicaram direito. Os exemplos que apresentaram disso, eu passo. Se há outros, estou aberto a conhecer (de preferência em outro país e desde que com passagem de volta).

    Como dira Millôr Fernandes (saudades…) “Errar é humano e encontrar alguém em quem por a culpa, também”. Acho que esta será a tônica do 2o mandato (já foi no 1o, diga-se).

  21. Num eventual segundo governo Dilma…

    Num eventual segundo governo Dilma, as duas principais medidas a serem tomadas são a convocação de um plebicito pela reforma política e em seguida iniciar os esforços pelo marco regulatório da mídia. Caso a presidenta adotasse tais medidas seria uma grande revolução no Brasil. A questão da forma como se faz política partidária no Brasil e a questão do papel da mídia na sociedade brasileira são os principais gargalos que impedem a verdadeira transformação do Brasil.

    Muito foi feito nesses últimos 12 anos, o que falta é coroar todas as conquistas anteriores com essas duas reformas (da política e da mídia), para que se feche um ciclo de rupturas ao atraso que as elites brasileiras submeteram o país por séculos.

    Falta muito pouco. Espero que dia 26 de outubro possamos comemorar a vitória e concentrar nossos esforços pelas reformas que estão pendentes.

    1. Política

      O governo PT iniciou todas as obras que o Brasil necessitava, o problema é que não concluiu nenhuma, usa as empresas estatais para o sustento próprio e de quem se aliar, tenta sensurar a mídia e impor um governo sicialista que pelo menos aqui no planeta terra não deu certo.

  22. Diga não ao ódio!

    Caros senhores,

    penso que o melhor a fazer,  como um bom político,  é utilizar  a própria  força desse ódio para desmontá-lo e  vencê-lo  com o devido respeito.

    Ora, se estamos diante de uma luta então vamos usar as técnicas do jiu jitsu, uma espécie de contraponto às forças rígidas, conservadoras, “naturais” , atemporais.

    É usar a força do adversário para combatê-lo, com muito respeito e SEM ÓDIO.

    O ódio deve acabar ali, logo após a disputa.

    Diga não ao ódio!

     

    Saudações

     

  23. Não consigo ser tão

    Não consigo ser tão otimista. 

    As feridas abertas nesta eleição não cicatrizarão tão facilmente e não poderão ser tratadas na base do metiolato ou do mercúrio-cromo, terão que ser suturadas.

    Há colegas de escola, de trabalho, velhos amigos e até parentes rompendo relações.

    Ganhe quem ganhar, o país sairá dividido dessas eleições por conta de sentimentos de ódio destilados, principalmente por Lula em comícios pelo país.

    Existe uma parcela da população,  coicidentemente a que colabora com a maior parte da geração de riquezas do país, que simplesmente não está mais disposta a ser governada pelo PT. E do outro lado há uma parcela que também não parece aceitar facilmente uma alternância no poder.

    Como vai acabar isso ? Não sei. Mas seguramente não termina no domingo a noite. 

    1. Lula destilou ódio?

      Você deve viver em algum outro planeta. Lula destilou ódio? quem espuma, baba, esperneia de ódio são alguns comentaristas de rádio e TV, além da classe média paulistana desinformada e deformada, além de profundamente ignorante.

        1.   Ah, claro. Militantes

            Ah, claro. Militantes tucanos esfaquearam um petista e bateram em um cadeirante, então não são fascistas nem nazistas. São os Ursinhos Carinhosos.

    2. Sr.Alex.

      Sugiro que o senhor veja o vídeo  no youtube:   “Diga não ao ódio, pode ser que você seja feliz, e nem saiba ” . Vale a pena!  Gentileza gera gentileza. Há mais de um ano, foram insuflando um ódio a todos petistas. Só não viu quem não quis, pois era veiculado nos jornais, na TV e nas revistas. E, infelizmente, muito desse ódio foi produzido por calúnias e muita desconstrução de reputações. Mas, espero que tudo volte ao normal, pois somos todos irmãos e sempre fomos orgulhosos  de nossa diversidade cultural e também por sermos um país pacífico. Veja o vídeo!  O senhor vai gostar.

  24. Se o segundo governo Dilma

    Se o segundo governo Dilma não mudar, o Brasil vai afundar. Não existe almoço gratis, a nossa divida está crescendo como nunca antes neste país e o pior que não se discute este assunto nos debates. È facil dar presentes (dinheiro) a todos os empresários amigos do governo, distribuir bolsa familia para garantir o voto nosso de cada dia, mais o dinheiro sai de algum lugar. O pior é que a população brasileira não esta preparada para discutir assuntos um pouco mais complicados. Mais a economia do governo e igual a economia de nossas casas, se gastar mais do que ganha, um dia a casa cai. Espero que quem ganhe esta eleição, governe este país com mais responsabilidade.

    1. “a nossa divida está

      “a nossa divida está crescendo como nunca antes”

        MENTIIIIIRA. A dívida pública está em aprox. 38% do PIB, FHC entregou a Lula uma dívida de 60% do PIB. E Aécio com isso? Bom, a dívida que os governos Aécio/Anastasia entregam ao sucessor é da ordem de 180% do orçamento mineiro. Tucano é bom pra inventar e fazer dívida crescer, mas péssimo pra governar.

        Palavras aceitam tudo, mas esse nível de falta de informação pega mal.

      1. Os caras chegaram aqui hoje e

        Os caras chegaram aqui hoje e pensam que vão evangelizar a gente, como fazem nos blogs da veja.

        E chegaram em revoada.

  25. De qualquer maneira, fica o

    De qualquer maneira, fica o alerta para o PT: se continuar com essa política de governar apenas para os muito pobres (e para os muito ricos), desprezando e demonizando a classe média, não tardará o dia em que perderá o poder.

    A diferença de votos para os tucanos é cada vez menor desde 2002, e os segmentos médios urbanos cada vez mais votam no PSDB ou na “terceira via”. O PT não pode simplesmente prescindir dessa enorme fatia do eleitorado. É de um ideologismo primário tratar esse segmento como “elite”, como “fascista” etc, e deixá-lo à própria sorte. Óbvio que irão votar em qualquer outro partido (esse ano foram de Marina, vamos ver quem será o “salvador” em 2018).

    Como eu já disse, espero que o governo e o partido façam uma autocrítica e passem a governar para TODOS, superando essa tacanha divisão entre “ricos” e pobres (sendo que, na visão do partido, “rico” é qualquer um que não seja pobre).

    1. Objetivamente

      Mas, eu pergunto: onde é que reside esse abandono em relação à classe média? E faço essa pergunta porque é algo que eu mesmo me pergunto o motivo de, por exemplo, eu perceber animosidade em relação ao PT por parte de conhecidos meus, vizinhos do prédio em que moro e que, vamos convencionar, fazem parte da classe média tradicional (profissionais com formação em nível superior, empresários, funcionários graduados…). O que essas pessoas julgam que não vai bem?

      Essa pergunta me parece fundamental.

       

      1. O que a classe média julga que vai mal

        Salvo melhor juízo, razões primárias da antipatia da classe média tradicional pelo PT são a orientação socialista e proletária e os programas sociais. Eles alegam que deram duro para ter uma vida decente e chegar aonde chegaram e que os que ainda são pobres não devem receber nada “de graça” (é assim que são vistos os programas sociais), mas lutar para conquistar as coisas com esforço, estudo e trabalho. Não vou entrar no mérito desse pensamento.

        Aí entram os agravantes. Os casos de corrupção, as evidências de aparelhamento do governo (veiculadas pelos meios de comunicação) e, para arrematar, o baixo crescimento econômico e a alta da inflação. Inútil argumentar que a corrupção existiu e existe nos governos do PSDB, ou que a economia arrefeceu em todo o mundo: sempre vão arranjar argumentos para provar que o PT é “mais corrupto” ou que a economia do Brasil “cresce menos”.

        Eis aí um retrato tosco, mas que a meu ver explica mais ou menos bem o sentimento antipetista de um segmento da sociedade. Também há, na classe média, os que viram o PT com simpatia em seu início, mas ficaram profundamente decepcionados com os casos de corrupção e a adesão à “realpolitik”.

        1. Flavio,
          Seu diagnóstico é

          Flavio,

          Seu diagnóstico é perfeito. Fui governista até meados do ano passado e hoje sou aecista até o último fio de cabelo.

          Entendo que você discorde da noção de meritocracia. Esse debate é bom e vai longe.

          Mas o fato é que existe, na classe média (não apenas na tradicional, mas na “nova” também, na qual me incluo) essa noção de que paga-se muito imposto, recebe-se nada de volta e de que, no Governo, quem nao é miserável, funcionário público ou amigo do Rei – ou seja, sobre apenas a classe média – está por conta própria.

          Some isso a esse ódio patológico – e ideológico – que o PT tem pela classe média e temos o antipetismo que está forte (fortíssimo) nessas eleições.

          Eu não engulo o video da Marilena Chauí, por exemplo. É discurso do ódio. Ela ofende gravemente um setor inteiro da sociedade e o PT bate palmas. Isso fica.

          Mas enfim. Apenas para dizer que seu diagnóstico me parece correto.

          Da minha parte, nao vejo muita chance de reconciliação. Acho que a Dilma vai seguir mais firme na linha burra, autoritária e intervencionista dela e teremos 4 anos bem difíceis pela frente.

          A ver.

          1. Ser aitipetista ainda vai, mas Aecista é dose pra qq. ouvido

            “Fui governista até meados do ano passado e hoje sou aecista até o último fio de cabelo”

            Ora, colega, pega leve…

            Só se bateu a cabeça, sofreu graves danos de um AVC ou similar…

            Me engana que eu gosto…

          2. Quem acha que paga muito imposto

            no Brasil conhece muito pouco o resto do mundo. Eu morei nos eua, ásia e europa. Paguei o mesmo imposto de renda que eu pago aqui tanto nos eua quanto na ásia (Japão). Já na Europa (Portugal), eu peguei a crise, o imposto de renda é muito,muito superior ao que se paga aqui. Eu pagava 42% de imposto de renda e eu sou classe média. Quem é classe média e chora por que o governo brasileiro tem o programa bolsa família para beneficiar os mais pobres deveria pensar no que sua vida piorou ao longo dos últimos 12 anos. Vive-se no Brasil hoje muito melhor do que em muitos outros países ditos de primeiro mundo. Pare de ler a veja e olhe em volta, o país melhorou.

          3. Excelentes as duas

            Excelentes as duas colocações, na minha opinão são as respostas pra questão.

            Somando a esses sentimentos, existe outro que não consigo nomear. É irracional, faz parte do ego, algo como orgulho, ou vergonha, ou exibicionismo. Aquele sentimento que não permite que brasileiros dessa classe média pareçam pobres. Eles não podem nunca usar o metrô, como fazem europeus por exemplo, pois transporte público no brasil é coisa de pobre. Aliás, por mais qualidade que exista em qualquer serviço público, a classe média só se permite usar as universidades, pois por outra razão que não sei explicar, lá sim poderão estacionar seus carros financiados que parecerão abastados. Essa classe adora parecer e aparecer.

            E apoiar o PT é parecer ser pobre, logo ser antiPT…

          4. Excelentes as duas

            Excelentes as duas colocações, na minha opinão são as respostas pra questão.

            Somando a esses sentimentos, existe outro que não consigo nomear. É irracional, faz parte do ego, algo como orgulho, ou vergonha, ou exibicionismo. Aquele sentimento que não permite que brasileiros dessa classe média pareçam pobres. Eles não podem nunca usar o metrô, como fazem europeus por exemplo, pois transporte público no brasil é coisa de pobre. Aliás, por mais qualidade que exista em qualquer serviço público, a classe média só se permite usar as universidades, pois por outra razão que não sei explicar, lá sim poderão estacionar seus carros financiados que parecerão abastados. Essa classe adora parecer e aparecer.

            E apoiar o PT é parecer ser pobre, logo ser antiPT…

      2. Posso responder por mim, mas

        Posso responder por mim, mas também se extende a um circulo de amigos, parentes e colegas.

        Somos os responsáveis pelo pagamento da maioria dos impostos. Dentro da mal distribuida carga tributária brasileira, nós pagamos IR na fonte, pagamos imposto sobre consumo absurdamente alto, pagamos imposto sobre produtos industrializados, pagamos PIS e COFINS ( todos esse embutidos no preço daquilo que consumimos) Pagamos IPTU e pagamos IPVA  sobre nossos únicos carro e residência. E o governo não tem sequer uma proposta de redistribuição desta carga tributária.

        Apesar de pagar todos esses impostos, somos empurrados para os serviços privados de saúde, educação e, ultimamente, também de segurança, o que consome outra boa parte de nossos salários que nao foi consumida pelos impostos. E somos empurrados para o serviço privado porque o governo pouco ou nada faz para conter a precarização dos serviços públicos.

         

      3. Simples…

        É simples. O dia que você voltar a por os pés no chão (do Brasil) perceberá.

        Impostos recaem mais sobre a classe média do que nas duas classes extremas, principalmente falando-se de imposto de renda.

        A inflação corroe mais o salário da classe média do que das classes menos favorecidas, e a classe rica está se lixando para essa corrosão,

        O retorno dos impostos que o governo federal deveria devolver em serviços não favorece NADA à classe média, muito mais, talvez somente, às classes menos favorecidas, e a classe rica está se lixando para esse retorno.

         

  26. Na educação básica

    Num segundo governo de Dilma, no campo da educação básica, é necessário manter e avançar a relação entre o MEC e as secretarias municipais e estaduais de educação dentro do modelo do Plano de Ações Articuladas (PAR) que foi criado na gestão do Fernando Haddad. Há uma plataforma na internet com um instrumento que permite o MEC monitorar avaliação e o planejamento de ações por parte das secretarias e, a partir daí, distribuir os recursos mediante a participação em projetos. O desafio é ampliar a criação de projetos que podem ser oferecidos no catálogo do MEC.
    Nessa relação com as secretarias é fundamental que se faça com que elas tenham em relação às escolas que administram um encaminhamento semelhante ao que o MEC tem em relação a elas. Isto é, se o MEC oferece um conjunto de projetos que podem ser acessados pelas secretarias a partir do PAR, as secretarias devem oferecer um conjunto de projetos que as escolas podem acessar por meio de um plano de ações articuladas local. Digo isso porque o grande desafio é fazer a melhora acontecer lá na ponta, na escola. Isso depende de planejamento local e da articulação entre as escolas (municipais e estaduais) e suas secretarias. Talvez o grande esforço do MEC seja, agora, criar um instrumento a ser oferecido para as secretarias utilizarem para planejarem junto com suas escolas.
    No primeiro governo houve uma preocupação (que é muito importante) com a alfabetização incial – daí a criação do Pacto pela alfabetização na idade certa. Esse ano teremos a primeira edição da Avaliação Nacional da Alfabetização. A partir dos resultados as ações do pacto poderão ser ajustadas. Mas, o pacto não pode escapar do contexto do PAR e este deve receber outros projetos.
    Por outro lado, um aspecto que não pode ser adiado é uma política para o ensino médio. Aliás, eu incluiria aí uma política para a segunda fase do ensino fundamental (anos finais – do 6º ao 9º) e ensino médio. Esses 7 anos de escolaridade são problemáticos. Os dados das avaliações mostram que os anos iniciais vão melhor que os anos finais do ensino fundamental e que no ensino médio e ainda pior. Ora, o que há em comum? Primeiro, a faixa etária – é a adolescência. Segundo, é a organização pedagógica e curricular – o império das disciplinas. Não conseguimos resolver ainda o problema que foi posto a partir da reforma de 1971 que tornou obrigatório o então ensino de primeiro grau com 8 anos de duração – e que juntou os antigos ensino primário e ginasial. Este último era extremamente elitista e se fundava num currículo que vinha do século XIX. A reforma de 1971 lançou propostas para quebrar o currículo por disciplinas – por exemplo, a criação de áreas de estudo. Contudo, isso foi detonado por conta de uma visão conservadora de currículo. As disciplinas foram mantidas e isso faz com que as matérias sejam tratadas de um modo tão compartimentado o que dificulta a construção do conhecimento.
    No ensino médio essa situação ainda é mais aguda. O regime disciplinar impôs uma fragmentação ainda maior.
    Por outro lado, evita-se tocar nesse assunto. Mas, não dá mais para esperar. Talvez a melhor maneira seja apresentar diversas possibilidades reais de organização pedagógica e curricular que poderiam ser adotadas pelas escolas de modo a fugir desse sistema fragmentado e que todos acham ser o único possível. Nada de modelos fechados, por outro lado, possibilidades reais. As secretarias municipais e estaduais poderiam ainda fazer adaptações nos modelos e, finalmente, cada escola poderia adotar um dos modelos de acordo com o seu projeto pedagógico e com a sua realidade (aliás, isso está de acordo com o que está na Lei de Diretrizes e Bases da Educação). Ao mesmo tempo, os modelos de organização curricular devem atender às expectativas em relação ao ENEM e o ingresso no ensino superior (se não, não serão aceitas as mudanças). Por outro lado, o próprio ENEM tem de enfrentar o tradicionalismo.
    Ao mesmo tempo que se faz essa transformação no campo pedagógico é necessário ampliar o PAR para o ensino médio e oferecer projetos no âmbito dele que contemplem essa etapa do ensino no campo da infraestrutura e organização.
    Há uma base para começar isso – o PAR – e é necessário trabalhar mais nesse sentido.

  27. Um segundo governo Dilma?

    Não será nada. Foi um governo de nada, de falta de gerência e de rumo, de corrupção e ineficiência, de empreguismo partidário ‘a custa do imposto e entreguismo de reservas brasileiras a Estados autoritários, de perseguição a imprensa livre e cooptação de adversários políticos.

    Ver um Chico de Oliveira que saiu do PT e disse no programa Roda Viva que o Lula “não tem caráter” se enfronhar nesse turma novamente é triste.

    Ridículo e pobre Nassif, “governo definitivo” é definitivo apenas porque seria o último dela. Definitivo porque não iremos a lugar algum. Definitivo poque não se previlegia a produção.

    Texto pífio.

    Serão mais 4 anos de fracasso e atraso da Nação. Deus me liver disso.

      1. Deus me livre, graçasadeus.

        E deus me livre de você. O Agilio está completamente correto.

        Deus nos livre do PT, do LULA, da DILMA, e toda curriola PTista. Graçasadeus!

  28. Mas e Aécio?

    Feita a análise de um resultado provável domingo. E como seria um governo Aécio?

    Sabemos que, na economia, se o PT repetisse nos próximos 4 anos, os últimos 4, a década estaria perdida, como foi a de 90…

    1.   Aaaah, finalmente você dá

        Aaaah, finalmente você dá sinais de vencer sua neurose anti-PT e anti-realidade!

        A década de 90 foi perdida apenas para o Brasil de FHC. O motor da economia mundial de então, os EUA, tiveram o maior período de crescimento econômico da História.

        Passa para os “anos PT”. A maior crise econômica mundial depois de 1929 nos vê, em seu SÉTIMO ano, com números recordes de empregos e queda da desigualdade.

        Passar bem.

      1. Ele quis dizer 1980, a década

        Ele quis dizer 1980, a década perdida foi a de 1980, mas mesmo assim tem um desempenho de PIB melhor que Dilma.

          “com números recordes de empregos e queda da desigualdade.”

        Se for usado o mesmo critério de hoje para definição de desemprego, hoje temos o maior indicew de desempregados do século.

        Desempregado para uma pessoa comum é quem não tem emprego, para o governo é outra coisa. Na forma como é hoje, escravidão e emprego.

        O truque do PT é alterar a forma de se mensurar os indices.

         

         

         

        1. Errata

          Exato, foi erro de digitação. TODO MUNDO sabe que a década de 80 foi perdida, tirando a nova Constituição.

          O colega pode voltar pro Martini Cinzano…

  29. Não acredito em mudanças ,uma

    Não acredito em mudanças ,uma vez que está no DNA petista esse modo de governar.

    Nassif,não entendi o que é  “um segundo governo definitivo”.

     

  30. um eventual governo dilma

    um eventual governo dilma terá que se mover (um pouco) à esquerda em razão de compromissos assumidos nesta campanha, alem do que uma parte da base que estava com o pt agora mudou de lado e o pt vai ter que atrair a esquerda, pode-se esperar acirramento da oposição, da midia, e do judiciario (judicialização da politica , se ganhar não governa),  as camadas mais pobres foram as mais beneficiadas, e pode dar a vitoria ao partido, mas terá que fazer mais que isso se quiser continuar em 2018. 

    dizer que a nova classe media foi influenciada pelo PIg é uma meia verdade, é preciso reconhecer que se por um lado houve um aumento de renda , e do nivel de vida via consumo de bens, por outro lado o salario é mordido na tabela do IR que está muito defasada, não basta reajustar é preciso rever toda tabela, alem do fator previdenciario, ou será que o governo tambem acha que aumento de salarios e benficios  geram inflação igual arminio fraga ? o governo deixou as causa dos trabalhadores meio de lado, justamente o partido dos trabalhadores

    essas familias querem um padrão de vida melhor, por exemplo na saude, não depender do SUS, dai contratam plano de saude privado, houve um grande crescimento de planos mais populares, porem mesmo assim é um custo alto que tambem acaba impactando no orçamento familiar já justo., a mesma coisa sobre educação e escolas particulares dada a escassez de creches e escolas publicas de qualidade, voce sabe o custo de uma creche ou escolinha particular ?Creio que um governo dilma 2.0 deve entender que as coisas evoluem muito rapido, e que essas familias que ja subiram um degrau comprando casa, moveis, carro agora querem serviços de boa qualidade ai entra saude, educação, segurança, cultura, mobilidade

     

  31. A pressão será forte

    A dinâmica da campanha eleitoral deixará sequelas. No início do segundo mandato, Dilma Rousseff sofrerá a pressão mais intensa a que um presidente foi submetido desde Sarney e Collor. Pelo menos é essa a minha previsão. 

    Há também uma novidade: o respaldo da população ao governo será menor do que nos três mandatos anteriores. Basta lembrar que, por duas vezes, Dilma esteve atrás nas simulações de segundo turno. A maioria da população já não a apoia. Um segmento relevante – suficiente para assegurar-lhe a vitória – vota nela como um mal menor.

    Para reverter o quadro a presidente terá de mostrar a curto prazo, se não resultados (que demoram a aparecer), pelo menos planos muito consistentes, que deem uma resposta aos que com razão criticam sua condução no quadriênio que se encerra.

  32. Valderi Felizado

    Infelizmente o segundo mandado de Dilma será marcado como o primeiro: Falta de estradas e rodovias para escoar a safra agrícola, 56 mil mortes violentas e um clima de insegurança e impunidade. Ah, e os menores matando e roubando com toda a liberdade que eles tem!

  33. Valderi Felizado

    Infelizmente o segundo mandado de Dilma será marcado como o primeiro: Falta de estradas e rodovias para escoar a safra agrícola, 56 mil mortes violentas e um clima de insegurança e impunidade. Ah, e os menores matando e roubando com toda a liberdade que eles tem!

  34. INVERSÃO DOS VALORES “SÓCIO HUMANOS E ECONÔMICOS”

    Queridos irmãos brasileirooos. 

    Hoje nos deparamos com situações sureais nas sociedades. Temos um Brasil que se acha miserável e exige assistência do Estado mas, possui geladeira com capacidade para “2000”lt, porém, vazia. Saem de suas casas para ir à balada com tenis daquela marca (R$ 600,00), Calça (R$ 150,00), Boné ou Bombeta (R$ l30,00), Camiseta (R$ l50.00), Cueca “do Neimar” ( R$ 45,00), Celular que só falta ter Teto solar, Frigobar e Condicionador de Ar pro apenas (R$ 1.399,00), etc.

    Ou seja, o pseudo misirável da cidade grande vai passear montado em aproximadamente (R$ 2.500,00).

    Sua mãe lhe pede para que ele compre um liquidificador para fazer papinha ou sopa para os seus irmãos e houve como resposta que isso ele não fará porque um “liquidificador é muuuuuuuito caro”. Alguns trabalham em novas profissões como: (Sem Teto Profissional, Sem terra, profissional, procurador de emprego profissional,etc.)

    Por outro lado, o play boy que possui tudo isso também mas, não se satisfaz e deseja ter mais e mais, nem sempre se compadece do seu irmão “verdadeiramente”menos afortunado. Afinal, quem mandou ele nascer pobre não é mesmo?

    Então, ele entra na USP e passa 9 ou 10 anos ou mais, fazendo “adminstração”, engenharia, etc. e cria mais uma nova profissão. (Estudante Profissional). 

    Esse, suga os Pais até o último tostão e quando recebem o restinho de herença ainda dizem ter suado muito para chegar onde chegaram se é que estão de fata em um patamar superior.

    Outros ainda, mostram que são muito sensíveis e solidários quando ao verem um “videozinho” de um cãozinho, ou um gatinho, ou mesmo, pasmem, um ser humano que está passando por algum sofrimento e resolvem mostrar sua indignação e clicam ” CURTIR” nessas maravilhosas e rentáveis Redes Sociais e hipócritamente se acham caridosos.

    E Blá, Blá, Blá,!

    Queridos, os governos, ainda antes, os políticos, os governados e principalmente os desgovernados saem rigorosamente do mesmo Baláio. Da SEH – Sociedade do egoísmo humano, cujo slogam costuma ser:

    “PRIMEIRO EU,DEPOIS EU E FINALMENTE EU”

    Então, o que está havendo é uma inversão de valores “sócio humanos e econômicos”  onde o ser humano é apenas um cifrão as vezes de lata, ou latão, ou bronze, prata ou ouro e há até os de pseudo diamantados que arrogantemente se intitulam cultos e sábios.

    Por razões várias entendo que é pacível de discussão nas familias que ainda restam, saber o que desejam de verdade para si e para a sociedade. E a partir daí fazerem a sua parte.

    O que desejamos de verdade: “LIBERDADE, IGUALDADE E FRATERNIDADE” ou  “VENHA A NÓS E O VOSSO REINO , NADA”?

    Vá às urnas e escolha, Vá, eu espero!

  35. E então…………….

    Lí alguns comentários, e para ser franco, os que lí, achei-os sem conteúdo, apenas ilações junto a  agressões que não somam em nada!

    Quanto ao possivel governo Dilma-2, se depender de mim, ela o terá!

    Não acho porém que será uma maravilha, pois é urgente se fazer algumas correções, mas por outro lado, um governo Aécio, seria  a tragédia!

    Tragédia no sentido literal do termo, pois suas propostas, nada mais são que a entrega pura e simples de nosso patrimônio, tal qual fez o Sr. sociólogo, que em nada contribuiu para a melhora do país.

    Caso tivesse usado o dinheiro das privatizações para sanear o país, pagar a divida externa à época elevadíssima, mas não, preferiu mandar o dinheiro para os paraísos fiscais, conforme várias evidências comprovam!

    Não entrarei no mérito das discussões aquí ventiladas, pois minha vontade, e acredito que de milhares de brasieliros, é de que nosso País, seja uma forte Nação, e que os governantes sintam que é preciso continuar buscando amenizar e diminuir as desigualdades, com a criação e ampliação do emprego e o fortalecimento da educação.

    Só assim seremos uma nação apaziguada e merecedora do espaço que o destino manifesto nos  reserva! 

    O resto, é somente emocionalismo que alguns usam para nos dividir!

    É como diz o ditado :

    Dividir para governar, e acrescento saquear como é bem do estilo do Império do norte e seus capachos !!!!!!!!!!!

  36. Só para esaclarecer: Parece

    Só para esaclarecer: Parece até que existe um luta de classes no Brasil. A Zelite contra os pobres. Mas quem é mesmo a Zelite. É uma senhora? Eh.Eh.Eh. O Lula, a Dilma (e milhões de brasileiros que aqui discutem) comem feijão puro com farinha, andam a pé ou de jegue, chafurdam o lixo e outras coisas de pobres, ou são cidadãos com conta bancária (e alta), que frequentam as altas classes sociais e têm patrimonio muito acima do meu que sou aposentado e sem direito a, pelo menos, um reajuste baseado em uma inflação que acompanhe as necessidades dos aposentados,

    1. A guerra de classes existe

      Mas nao eh rico vs pobre. Eh capital vs social. E sabe pq? Pq o governo lula provou que o pobre pode ter acesso ao que a classes com melhores situaçoes tinham.

       

      a classe media notou isso, mas tb notou que pra ela as coisas que deveriam melhorar nao melhoraram (ao menos nao significativamente): saude, transporte publico, educaçao. Ela quer sua melhora significativa tb, pois percebeu que a melhora eh possivel. Isso gerou essa divisao da classe media, clamando por mudanças, seja apoiada no proprio govero Dilma, seja numa oposiçao (uns optaram pela 3ª via que supostamente seria a marina)

      uma vez que aquela classe mais pobre que ascendeu economicamente tem contato com a classe media, parte tb passa a contestar e reclamar aquilo que tb lhes falta (a mesma saude, educaçao e transporte publico), criando entre eles uma crise de representaçao, o que os faz potencia eleitores do pt mais uma vez, porem, dificilmente admitirao uma estagnaçao.

  37. No final da tarde de domingo o país terá um novo presidente.

    Concordo com você ‘No final da tarde de domingo o país terá um novo presidente”

  38. À espera das urnas

    Eu diria que o meu ódio, em caso de vitória da Dilma, será muito grande sim se ela continuar com essa política econômica irresponsável, com o “jeitino contábil”, gastando mais do que arrecadando e sucateando bancos e demais empresas estatais. Isso sim gerará ódio, e bastante!!

  39. Como irá tratar a corrupção?

    Deveria agir fortemente e desde já quando as urnas fecharem e reeleita.

    Só que haverá uma grande dificuldade de cortar a própria carne. Poderia servir de inspiração a Primeira-ministra alemã Angêla Merkel, que ascendeu ao CDU, depois que líderes foram pegos em financiamento ilegal de partidos.

    Quem sabe promover uma operação Mãos Limpas tupiniquim  (http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2014-10-21/denuncias-de-corrupcao-colocam-sobre-proximo-presidente-desafio-de-reforma-etica-na-gestao-publica.html).

    O que não pode acontecer é um novo acordão, tal qual enterrou a CPI do Banestado, a CPI do Cachoeira (https://jornalggn.com.br/noticia/o-rebate-e-o-eleitor-por-maria-cristina-fernandes).

     

     

     

  40. Depende da situação da

    Depende da situação da conjuntura externa.

    Se favorável.

    Cresceremos, mas em um nivel menor que o resto do mundo.

    O governo vencedor de uma eleição naturalmente tem mais “poder” , e este bônus será usada para implementar a sua ideologia, o limitador será como sempre o PMDB, mas se forem bem pagos ate um ministério de segurança do estado passa.

    Teremos uma redução das liberdades individuais, os movimentos sociais cooptados, melhor comprados,  serão a linha auxiliar do governo.

    Se desfavorável.

    Estaremos em recessão, ou “estagflação”, crecimento nulo.

    O governo vai repetir a mesma ação da Argentina e Venezuela, perseguir quem denuncia a má situação, a liberdade de imprensa corre risco,  Os indicadores naxcionais serão fraudados ainda mais que hoje.

    A campanha de ódio de classe será acirrada pelo governo, a culpa da crise é dos empresários, da elite branca de olhos azuis. 

     

     

    1. repetitas juvant

      Sem meias palavras, te rotular como desinformado é um elogio à ignorância, portanto não se orgulhe por este tipo de tratamento. Má-fé tampouco te pertence, pois é das pessoas muito perversas, aquelas que podem, tem um plano e uma finalidade, as que têm o verdadeiro poder.

      Para falar, escrever e divulgar bobagens os argumentos invocados devem ser apresentados como algo que na duvida possa despertar duvidas para o leitor, quase uma verdade a ser avaliada em seguida. Agora como troll de direita morta(n)dela, um goebbel caricato o efeito é: quais os idiotas que pagam este coiso?

  41. O que seria….

    Bom, o que seria um 2º mandato de Dilma, ninguém pode dizer pois tanto poderia ser continuísta como depois de ter sofrido para conseguir se eleger, caso for eleita, e ver que o povo não está tão satisfeito assim como pensava e, para que possa conseguir tentar eleger um sucessor, ela se reinventaria e reinventaria o próprio modo de governar. Por outro lado, se Aécio eleito, terá que caminhar em corda bamba. Sim pois, se por um lado teve que mudar a maneira de falar para conseguir apoios que até então eram de setores que se diziam em outras eleições contrárias as propostas do PSDB, agora, se ganhar terá que tentar atender aquilo que seu partido pensa e isto já foi demonstrado em duas reportagens que ví ou lí:  Uma mostrava uma entrevista do atual vice, Aluísio Nunes que dizia ser contra a retirada da reeleição e a outra era uma manchete onde José Serra dizia que a retirada da reeleição deveria só após o mandato de Aécio, ou seja, Aécio fala que incluiu a retirada da reeleição mas não diz quando e membros de seu partido mostram idéias opostas. E do outro lado da corda bamba, se ele não cumprir o que está dizendo, terá dado aqueles que acreditaram nele um certificado de otários e isso creio que prejudicaria não só a ele como ao partido. Enfim, como seria o mandato é uma incógnita mas espero que traga grandes aprendizados aos dois partidos pois todos os dois tem que se reinventar se não quiserem em futuras eleições amargar frustrações.

  42. PROTESTO

    Sem comentrios pois um presidente que não respeita o povo mineiro. fazendo parodia Não merece respeito alem de ser uma 

    pessoa de total incompetencia. mais 4 anos de sofrimento.

  43. Economia

    Se em quatro anos ela conseguiu fazer,  economia estagnada, inflação em alta, em breve desemprego, setor de serviços com grandes perdas, o comércio com um crescimento projetado o pior possível, o PIB projetado pelo FMI de 0,3% aa, a industria também desacelerando, falta de investimentos e terá que em novembro de 2014, elevar os custos dos combustíveis e da energia elétrica, sendo que todos os custos serão afetados, com isso tudo mais caro para a “elite” que são os que trabalham e pagam as contas.

    O PT criou uma nova divisão de classe e um novo racimo no pais e assim como Hitler fez, quem era judeu passou a ser uma sub raça e tinha que ser exterminada. O PT criou os dependentes do estado brasileiro e os não dependentes do estado. As elites como ele fala. Ele é o maior louco, pois ele hoje é elite e rico (lógico seu dinheiro não está em solo brasileiro, pois burro ele não é).

    Elite é quem trabalha, quem estuda, quem produz, quem paga os impostos, quem faz este país crecer e os dependentes do estado, se o governo do PT, gerasse emprego, trabalho, renda e riqueza no sentido produtivo, o número dos depenentes do estado seria muito menor, mais isso não é a meta, a meta é crescer os dependentes do estado para eles se perpetuarem no poder.

    Quem não fez em quatro anos e demonstrou que não tem competência, para que ter mais quatro anos de mandato. 

    Na questão internacional nestes 12 anos de governo PT, o Brasil se aliou ao pior que existe e se distanciou das nações desenvolvidas. Não sei se o dado é verdadeiro mais a maior quantidade de drogas produzidas pela Colombia e Bolívia, hoje saem pelo Brasil. As nossas fonteiras foram abertas. Os efetivos militares afastados das fronteiras.

    Como uma pessoa pode querer mais quatro anos após o discurso que efetuou na ONU, pregando o diálago com os terroristas do Estado Islâmico, que nem um estado é. Nunca na história do mundo hove diálago com terrorista. No Canada esses dias teve diálago, não o terrorista foi morto.

    Como dialogar com pessoas que cortão cabeças, estrupam todas as mulheres, matam porque a pessoa é gay, ou qualquer outra pessoa de religião que não seja a deles.

    O Banco americano, já sinalizou que no próximo ano, acho que até em março, irá aumentar a taxa de juros, isso fará com que, os grandes investidores irão migrar para lá. Para o Brasil que necessita desses investimentos como será?

    O Brasil tem que mudar. O continuísmo nunca foi bom, haja visto os impérios, os reis, os senhores feudais, os ditadores e outros.

    Se não mudar o ódio que o PT criou nessa eleição, de até de amizades estarem sendo interrompidas irá crescer, e em economia não existe mágica. Nesses meus 69 anos de vida, passei por todos os planos milagrosos e o único que teve sucesso até o final do governo Lula, foi o Plano Real.

    Não existe mágica em economia, sou economista e sei. Se você gasta mais que arrecada vai para o buraco. No caso de pessímos governos aumenta-se a carga tributária e passa para a “elite” pagar. Cortar as despesas públicas nem pensar e os aliados, trinta e nove minsitérios e tudo o mais.

    Quanto custa ao Brasil o governo? 

    Se o câncer vencer no próximo domingo, “SÓ JESUS SALVA”, e digo mais o que “Jesus falou após ser torturado barbaramente, crucificado e agonizando”. “Deus perdoa eles não sabem o fazem”.

     

      1. gráfico grupo de conjuntura do governo/crescimento do PIB anual

        No ano de 2014, o crescimento é de 1,4%. Foi em 2009 que o crescimento ficou em -0,3%.

        Recebi 110 gráficos da série histórica de 1994 a 2014, mas ao publicar não consigo que tenham visibilidade. Quem pode me ajudar a publicar alguns gráficos no jornal GGN? Estes estão em slides no power point.

  44. Como se você não soubesse

    Como se você não soubesse Nassif! Mais desgoverno, mais corrupção, mais autoritarismo ditatorial, mais recursos desviados do BNDES sem anuência do Congresso Nacional para financiar portos e aeroportos na Ilha do Diabo (Cuba), mais roubos de estatais, mais analfabetismo, mais dependentes do Estado como os excluídos e vocês da mídia venal, mais infiltração de grupos terroristas naturais do Afeganistão, Líbia, Síria, Irã, Iraque, enfim dos estados islâmicos com visto automático concedido pelo Ministério das Relações Exteriores, mais armamentos para as milícias do MST e do MTST, mais oficiais cubanos travestidos de mais médicos, mais inflação, mais aumento da dívida interna e externa.  Menos escolas, menos hospitais, menos empresas, menos crescimento econômico, menos segurança nacional, menos capacidade de governar.

    Fugindo um pouco a sua descarada pergunta, sua endeusada presidente perdeu uma grande oportunidade de se jogar lá embaixo ao encontro dos eternos dependentes do Estado e ir para os quintos dos infernos aonde ela tem maioria.

    Apologista que foi da liberdade de expressão publique todos os comentários não somente aqueles que lhes são favoráveis ou exclua definitivamente meu link permanente para que eu não gaste chumbo grosso com caça miúda. Até porque, independente do seu corte ele será publicado no facebook. 

    1. Pirou, infiltração de grupos 

      Pirou, infiltração de grupos  terroristas naturais do Afeganistão, Líbia, Síria, Irã, Iraque, oficiais cubanos travestidos de mais médicos,com este tipo de argumento , vc vai conseguir fazer filme com o Rambo, Shawasneger ,Mercenários 5 e etc , to vendo que depois da eleição vão continuar enchendo o saco.

      1. O comunismo está tao a sola

        O comunismo está tao a sola que pra brecar essa ameaça real precisamos de um heroi verdadeiramente forte e real: Bradock neles

    2. Calma que teremos charutos pra todos
      Carlos,
      a ditadura comunista, eu soube de fonte segura, de fato virá se Dilma for eleita.
      Se eu fosse você não usaria meu nome verdadeiro. Mas você parece um cara legal, muito bem informado inclusive.
      Então fique tranquilo. Daremos um jeito de levar uns charutos cubanos pra você quando for preso pela polícia política.
      Soube também que ele será a moeda nos presídios.

  45. O que pé isso, Nassif? Seu

    O que pé isso, Nassif? Seu blog sempre foi um blog de gente moderada. O que está acontecendo hoje, fecharam os blogs da Veja? Mas que desespero!

  46. Entro aqui com a grande

    Entro aqui com a grande esperança de ler uma novidade: afinal, o que pensa Dilma para o segundo mandato, para que eu possa definir melhor em quem votar daqui a três dia?

    lendo engano, taí só o Nassif especulando, atirando contra quem não gosta (José Eduardo Cardoso), e abafandos os grandes problemas da gestão atual, que, tudo mais constante, permanecem no segundo mandato: a politica fiscal esquizofrência e a falta total de planejamento, em todas as esferas do governo.

    Isso o próprio Nassif já disse aqui, o objetivo do post é muito claro, tem endereço certo  e alvos precisos.

     

  47. 2.º mandado (meu Deus)

    Um segundo governo será  otimo para todos que a apoiam, que mamam nas tetas da corrupção. Já sabemos o que  ela quer:  que ninguém fale mal dela – colocou uma lei que só ela pode dizer o que os policiais podem fazer –  só ela pode falar mal dos outros, caso contrário é golpe, bloqueou jornalistas como Rachel e Patricia, ameaçou o SBT, diz que a imprensa não tem que investigar, isso é coisa da polícia que ELA está bloqueando; diz que faz portos em cuba para dar serviço para o pessoal do Brasil embora eu não saiba qual o problema em fazer portos no Brasil e entregar para brasileiros….. e por aí vai. Só tranqueira, para não usar uma palavra fedida. O que se pode esperar dela? É simples: a cubanização do Brasil. Quem sabe a ficha corrida da “presidenta” sabe que ela é considerada perigosa, e está usando esse terrorismo aprendido com fidel e outros da mesma laia para tentar ganhar as eleições.  Ela aposta na baixíssima escolaridade, na dependência do estado e do pouco interesse político do brasileiro para ganhar as eleições e tem mais – quer que continue assim: lembra quando ela falou que seria bom tirar algumas matérias para facilitar? Pois é, ela quer tirar matérias como Psicologia, Filosofia, Educação Moral e Cívica, matérias que ajudam e ensinam a pensar, mas não é do interesse do PT que o povo pense. .  Não é que o uso do cachimbo deixa a boca torta: muitas pessoas já nascem tortas, o cachimbo é desculpa.  

  48. Noblat, constantino, azevedo, nunes…

    Cansaram de falar pro mesmo publico de sempre e estao aqui hoje destilando seu odio e argumentaçoes sem respaldo, sob pseudonimos diversos.

    Argumentos como o do porto de cuba ja saturou, pois tods sabem que o FHC construiu e financiou em cuba e na Venezuela. Na internet tem ate foto de fidel, fhc e chaves sorrindo debraços dados.

    se algum tucano estiver disposto a debater educadamente, com argumentos, aqui eh um bom espaço.

     

    pra voces que vieram apenas pregar abstraçoes, discursos de odio e repetitivos, por favor, voltem aos blogs da Veja ou tentem o Noblat que saiu definitivamente da toca.

    o mais engraçado dos comentarios da direita, eh que o muro de berlim caiu ha mais de 15 anos, nem os proprios esquerdistas acreditam numa retomadado comunismo e, hoje, no auge da economia de mercado, ainda falam de comunismo.

     

    O discurso do comunismo funcionava quando o comunismo era uma ameaça, mudem esse disco. E àqueles que engolem esse discurso, leiam mais sobre o funcionamento do comunismo para saber que nao basta a simples vontade do pt pra criar um estado comunista, sequer falencia do país significa transformaçao em comunismo, ou entao a argentina hj seria comunista.

    serio, voltem pros seus blogs e deixem aqueles que debatem ideias e nao repetiçoes de discursos de direita, debaterem.

     

    obrigado.

  49. Muito estranho!

    As conjunturas mundiais é que ditaram quais os caminhos que deveremos tomar! O Mundo atravessa crises e mais crises. Para nós sobra ser o fiel da balança. O Próximo governo será obrigado a ser sabio0 e cuidadoso. Não poderá atropelar pois causaria a Guerra, tamb´me não pode se acovardar pois nos faria de escravos pela eternidade!

    É Assim que vejo o embate! Para mim Dilma é o caminho seguro para os Brasileiros!

     

  50. ESTOU SUPER SATISFEITO COM

    ESTOU SUPER SATISFEITO COM ESTE GOVERNO, UM SALÁRIO MÍNIMO QUE O FHC DEIXOU EM 80 DOLARES, E ACHOU QUE ERA O MÁXIMO!!! HOJE ESTÁ NA CASA DE 300 DOLRES COM FOLGA, ISTO É MÁGICA OU POLÍTICA DE CUNHO ASSISTENCIAL HUMANA.

  51. O que seria um novo governo sem Dilma?

    Luiz Nassif.

    Tenho sido seu leitor por mais de vinte anos. Considero – o um forte formador de opiniões. Mas lamentavelmente em seus ultimos ensaios predomina uma parcialidade partidária que compromete seu “espirito de jornalista”.

    Seja grandioso como Ricardo Bouchard, Boris Casoy e Fernando Mitry

    Para comparação escreva um artigo com o titulo “

    O que seria um novo governo sem Dilma?

     

    Um abraço amigo

     

     

  52. Dilma-2: novos desafios, novo governo!

    Com Dilma ou sem Dilma os próximos 4 anos não serão fácil pra ninguém. Um segundo governo pra Dilma será um desastre pro Brasil, isto já está anunciado. Primeiro, pelo fato de que a Dilma não tomou as rédeas da economia e deixou a corrupção rolar solta nos bastidores, as inequívocas provas colhidas pela PF não nos deixa enganados. Logo, a oposição não vai socegar e não vai deixar Dilma governar.

    A oposição no Brasil está mais mobilizada do que nunca, e essa tendência vai se aprofundar com uma derrota ou vitória de Aécio. Já há tentativas de pedido de impeachment de Dilma, isso é fato, o pedido foi indeferido semana passada. Isso não vai parar, pode crer.

    Segundo, um segundo mandato de Dilma vai exigir um alinhamento maior com a esquerda, logo, profundas reformas políticas são necessárias, acontece que o Brasil elegeu um congresso de maioria conservadora que não permitirá tais reformas de modo fácil. Se Dilma não fizer, vai contrariar também a esquerda que se alia a ela, tal como o PSol (Luciana Genro)  PCO e outros. Assim sendo, virá o fim da era PT por completo isolamento e a possível ascenção da direita novamente.

    Se diante de tudo isso Dilma conseguir chegar ao final do seu segundo mandato, estará muito desgastada politicamente para fazer seu sucessor, nesse caso, a única opção capaz de fazer frente a uma nova investida da direita é se Lula for o candidato (o que é provável), ai teremos Lula por mais 4.

    Bom, não adianta paixão política, a análise tem que ser isenta. Verdade é que o PT tem se desgastado muito desde 2005 com o escândalo do mensalão que colocou os maiores líderes do partido na Papuda; agora com esse novo escândalo da Petrobras (que ainda terá desdobramentos desastrosos quando os depoimentos de Costa e Yussef forem revelados oficialmente) o PT vai ser devastado. Ora, gente, sejamos francos, o desgaste do PT não é inédito, o antigo PFL (hoje DEMOCRATAS), foi deteriorado por escândalos muito menores e ninguém chegou a falar em “antipfelismo” ou coisa do gênero, o PT não é imune a deterioração perante a opinião pública, esse desgaste vai sim gerar perdas políticas e essa tentativa de associar o “antipetismo” a um movimento da direita reacionária não vai mudar o quadro não, o “atipetismo” é uma tendência real que só tende a se aprofundar; acredito até que seja um desgaste natural da exposição do partido e do jogo de interesses que ronda qualquer cena política. Nesse sentido, é preciso parar de chorar o leite derramado, erguer a cabeça e fazer as mudanças que o partido precisa, senão vai morrer a sigla, quiçá não morra o próprio partido.

    Portanto, com Dilma ou sem Dilma o próximos quatro anos serão muito conturbados para a esquerda.

    Já a direita, se vencer, não encontrará o mesmo terreno que Lula encontrou e deixou, diga-se: a economia estava estabilizada e o crescimento econômico no final do governo Lula era incomparável ao de hoje. Aécio, se vencer, vai encontrar uma máquina pública inchada e doente (39 ministérios, uma folha de pessoal nunca vista antes, gastos excessivos com o governo, ingerências nas autarquias e empresas públicas que geram desconfiança internacional, isso é fato; Dilma deveria ter evitado isso, seria mais fácil pra ela ganhar se tivesse feito, mas deixou correr solto, agora é tarde). Então, colocar ordem na casa não vai ser um processo simples (para nenhum dos dois lados), no entanto, Aécio tem uma base governista no Congresso que pode lhe dar apoio nas mudanças que ele pretende, assim pode ser que em um ano, já começaremos a sentir os efeitos da política neoliberal de centro-direita.

    Quais são esses efeitos? É possível que haja uma abertura do país a investidores do exterior, principalmente da Europa e dos EUA e consequentimente, um afastamento do Brasil em relação aos parceiros da América Latina; é possível que as relações com a Colômbia, Cuba, Venezuela fiquem muito abalados, pois a direita não gosta dessas parcerias, os imperialistas são mais vantajosos para os interesses deles. Como os bancos e investidores estarão de bom humor, graças às políticas neoliberais, é possível que as Bolsas de valores voltem a lucrar e o dólar volte a cair, isso pode aumentar o poder de compra do Real. Sé Aécio fizer o que promete, os bolsos dos banqueiros estarão cheios, aumentará a oferta de crédito, os juros reduzirão, o pequeno empresário poderá investir mais e crescer mais, o que é muito ruim para a esquerda já desgastada. Teremos o retorno do capitalismo forte, com alta na produção de bens e serviços, geração de empregos e mais salários pagos, aumento do consumo interno e perspectiva de exportação crescente, o que é ruim para os negócios socialistas.

    Sabe de uma? Vou votar no 45 mesmo…

     

    1. Não se deve subestimar Dilma

      Não se deve subestimar Dilma e as oportunidades de um segundo governo Dilma. Com certeza, será melhor. Mesmo com um Congresso mais conservador e mesmo com as dificuldades de sempre (sem novidade, é sempre mais do mesmo). A Dilma, deve-se dar o crédito de ter protegido o emprego, quando havia uma forte crise externa e seus efeitos ainda perduram. Se você for assalariado,  ficou sem seu emprego? Provavelmente não e deve isso a ela. Tenho certeza de que a presidente mudará aspectos importantes de seu estilo de governar. E que corrigirá seus erros, que existiram. Por isso, meu voto é dela. Votei duas vezes em FHC, duas vezes em Lula e agora dou também essa segunda oportunidade a Dilma. Vou de Dilma.

       

       

    2. Choro de investidor de segunda linha

      O que é pior:

      Desvio de verbas em contratos duvidosos, com prejuízo certo para o povo e a nação ou uma contabilidade que em 99% das vezes sofre revisões e não altera em nada a riqueza do povo e da nação, afinal são só números no papel, não grana no bolso de gente que lesa a pátria?

      Este negócio de contabilidade criativa, falta de precisão nos números do governo é choro de quem não sabe investir e perde dinheiro em apostas absurdas.

      O governo e seus ministros têm é de proteger o povo e a nação, o resto é conversa para boi dormir.

  53. Eleições 2014

    Meu caro Nassif,

    Acompanho diariamente o Jornal GGN, especialmente os seus textos. Também dou uma olhada nos comentários que postam por aqui. Fico imaginando como o regime democrático é bom para um país e sua gente e como muitos cidadãos brasileiros esquecem rapidamente a história que viveram ou conviveram.

    Não repudio alguns comentários, até mesmo porque não tem coragem nem de se apresentarem com os seus próprios nomes, pois usam termos, palavras e sobrenomes que não os identificam. Sou de uma geração que enfrentava os tempos de governo não democrático de “cara limpa” e “sem máscaras”! Minha geração tinha como ideal a busca pela liberdade e pelos direitos legais dos brasileiros. E conseguimos!

    Nas Eleições 2014 infelizmente vi renascer uma palavra que pensei estar fora do dicionário do dia-a-dia dos brasileiros: o revanchismo! Com o decorrer da campanha vi o acender de mais duas palavras que para mim já estavam riscadas: o ódio e o desprezo! Onde está o respeito às pessoas? Onde está a educação que nossos pais tão dignamente nos deixaram?

    As coordenações da(o) candidata(o) e os responsáveis pela mídia e pelo marketing não perceberam esses detalhes, ainda resguardados pela maioria dos brasileiros, muito embora alguns ainda teimam em ignorá-los. Que pena! Perdemos mais uma vez, uma grande oportunidade de exercitar a verdadeira democracia em nosso país.             

  54. Nassif, gostaria de salientar

    Nassif, gostaria de salientar e parabenizar a sua postura verdadeiramente democrática.

    São poucos os blogs  que cedem  espaço para  manifestãções de opiniões tão  variadas e antagônicas, como as aqui vistas.

    Nassif, ao aceitar comentários nitidamente contrários a corrente pensande deste blog,você demostra seu grande respeito pela liberdade de opinião.

    1. O passar dos anos

      Concordo em gênero, grau e número com você nesta aqui, o Nassif, com o passar dos anos, tem se tornado muito mais tolerante e político.

      Já faz algum tempo que não tenho minhas mensagens censuradas, apesar de nunca ter dado motivo para isto.

      Nassif parabéns pela condução destas discussões sobre assuntos vitais para o Brasil e que estão longe de serem consenso. Pilotar um blog democrático como este não é tarefa trivial, só alguém com muita competência, inteligência e bom senso para manter o padrão e a qualidade.

       

  55. o estranho mesmo foi a dilma

    o estranho mesmo foi a dilma não ter ganho no primeiro turno,

    com tantas realizações a mostrar nestes

    últimos doze anos com lula, inclusive.

    só pessoas que querem  exclusão têm a desfaçatez de

    tudo criticar sem ver as transformações bem sucedidas

    destes ultimos governos.

    com essa grande mídia e os reizinhos que a hegemonizam,

    muitos imitam-nos descaradamente, sem refflexão. 

  56. hoje li uma notícia muito

    hoje li uma notícia muito boa.

    o brasil, numa das piores crises mundiais desde 29,

    conseguiu manter o pleno emprego neste governo dilma.

    era de 5 por cento e os dados de setembrto são de 4,9 por cento.

    isso é o que elegerá dilma.

    porque é melhor ter emprego do que acreditar na

    direita rançosa  e no neonliberalismo safado que só quer

    rebaixar o nível de emprego e dos salários e

    aumentar os juros para beneficiar a financeirização da economia.

     

  57. Viajando pelo Brasil eu vi
    Adore ler comentarios e ver sim a liberdade de expressão de todos, viajo a trabalho pelo nosso lindo Brasil, e as vezes fora do Brasil tb, mas o que mais me chamou a atenção em uma dessas recentes viagens foi conhecer uma pequena vila na Amazônia com aproximadamente 450 pessoas, e la vi a pobreza e nenhum incentivo de melhora ou crescimento e conversando com uns empresários locais não do pequeno vilarejo, me disseram que a ajuda por parte deles chega até lá, resumindo minha história, quiseram levar pra eles, animais pra procriação e venda, quiseram levar verduras para plantio, simplemente ninguém quer, isso ninguém quer trabalhar, pois la chega uma ajuda chamada bolsa família, me desculpem isso ajuda este povo? .
    Estive nos EUA agora e comprei um boneco para meu filho e simplesmente custava 6 vezes menos la do que aqui, li em um artigo que temos quase 90 tipos de impostos embutidos em tudo que compramos, senhores e senhoras a pergunta está aí. Isto é normal?
    Temos que mudar.

    1. Viajando pelo Brasil

      Creio que há um equívoco na sua observação… 

      E creio que você não viajou pelo Brasil de fato. É impressionante como se fazem comparações com os Estados Unidos, país o qual não é referência nenhuma para paises que querem se desenvolver de maneira coesa. 

      Outra coisa interessante, 80% da população norte-americana está a beira da falência. Depois da crise de 2008. Um bolsa família lá será inevitável, mas não tem dinheiro, porque o governo já possui uma dívida púbica praticamente impagável. Estados Unidos é um país praticamente dependente de investimento Chinês. Estão provando do próprio veneno, depois que a liga dos países asiáticos tomou a inciativa de nunca mais ficar dependente de ocidentais.

      Detroit, cidade que luta para retornar a tempos de outrora, onde emprego e renda prosperavam com o trabalho nas fábricas de automóveis, é hoje uma cidade deserta e falida. Ninguém mostra Detroit nos noticiários. É, fato, de que os empregos, foram pra China… e depois de anos, caiu a ficha, que cometeram um grande engano…  

      Outra observação importante: procure médicos por lá? Vá a um hospital. Aconselho fortemente, quando alguém de sua família estiver grávida, que tenha os filhos por lá também. As Maternidades são excelentes… elas são obrigadas a atende-lo, porém, depois você recebe a conta em casa… é bem legal…. o precinho, no Brasil, é gratuito. Em Santo André, cidade vizinha a de Mauá onde moro, possui o Hospital da Mulher, Maternidade Gratuita. 

      Compre remédios por lá? Procure os remédios, os mesmos que aqui no Brasil são dados gratuitamente. Clique  Aqui. Para saber quais! E veja os preços. 

      Quem acredita que impostos devem ser diminuídos está completamente equivocado. Devemos lutar sim, para que os serviços públicos sejam melhores, e o dinheiro pago em impostos sejam melhores aplicados. Isso sim é o caminho para a Cidadania e de um país justo.

      Brasileiro gosta de terceirizar e ter a vida fácil, reinvindicar é difícil demais, quero não pagar  imposto, não precisar reivindicar, e simultaneamente privatizo as minhas necessidades. E se o serviço privado é ruim, volto a reclamar, do GOVERNO.

      Entenda que o compromisso do serviço privado é Lucro, único e exclusivamente. Não há ganho social algum com serviços básicos privados. O que ocorre muito nos Estados Unidos. Inclusive estes estão a rever esse caminho. 

      È bom lembrar que em tempos de crise, e ninguém está livre de uma durante a vida, perderá o que foi privatizado, pois não haverá dinheiro para pagar o bem privado. E aí, como não reinvindicou melhorias em serviços públicos, não lutou, terá de retornar. Pode ter um serviço bom, ou nenhum, como a educação do Estado de São Paulo, a melhor do país. 

      Sem mais, 

       

       

       

  58. Saudações. Para permitir o

    Saudações. Para permitir o investimento privado, os clubes esportivos deverão tornar suas gestões transparentes e facilmente fiscalizáveis. O investidor privado exigirá a aferição dos seus investimentos e rendimentos. A mídia digital , já realidade na operação de transmissão de eventos, pode e deve ter papel importante, nas futuras licitações de operação de campeonatos e competições esportivas no país. Foi recentemente criado o marco civil da Internet. Aumentaria o número de potenciais licitantes privados nacionais e internacionais, nos pregões das concessões privadas, a serem feitos pela agência reguladora do esporte nacional, vinculada ao Ministério do Esporte. As similares, inoperantes, deveriam ser extintas. A transparência de gestão, em nosso tempo, pela facilidade de comunicação, é um imperativo, quer em gestões públicas ou privadas. Isto, na maneira de ver deste internauta, gera direcionamentos estratégicos, quer na gestão pública ou privada. Está muito caro formar um atleta ou grupo de atletas de ponta. Por exemplo, natação e atletismo. É preciso muito investimento, não apenas em salários ou bolsas, mas em estrutura para treinamentos. É claro que imperfeições existem, quer na administração pública ou privada. O mais custoso a um país é a falta de direcionamento estratégico para a formação de atletas, quer de alto rendimento ou não. É uma tarefa também para a iniciativa privada no esporte, que tem como receita a indústria do entretenimento. É preciso a Agência vinculada ao ME, para coordenar o interesse dos envolvidos (clubes, atletas, indústria do entretenimento, empresas de marketing esportivo, torcedores, instituições de ensino primeiro, segundo graus e superiores,  outros). Devemos, ao ver deste internauta, fomentar, via discussão e atitudes, um entendimento entre todos os envolvidos com o esporte no país (clubes, atletas, indústria do entretenimento, empresas de marketing esportivo, escolas de primeiro e segundo graus, universidades, imprensa, outros) para equacionar esta estratégia de formação de atletas. Não se trata de um projeto nacional, mas de busca de alternativas para impulsionar o desenvolvimento de atletas no Brasil, e, (por que não ?), na América do Sul e América Latina. Uma “Agência Nacional do Esporte” facilitaria esta convergência de interesses. Esta estratégia de convergência da operação privada de competições esportivas e campeonatos, ajudaria a ajustar e gestar o “Estatuto do Atleta”. A questão das imperfeições políticas (uso político) das agências reguladoras, tem uma das causas nosso sistema político atual, que também deve ser aperfeiçoado. Os mandatos parlamentares atuais, permitindo reeleições indefinidamente, geram distorções, em , alguns casos , perdendo a essência de um mandato, e , transformando-se em mero emprego burocrático. Este internauta entende que os mandatos legislativos devem ser análogos aos executivos, permitindo-se uma reeleição apenas. Fortaleceria inclusive os próprios partidos. São desafios a serem superados, refletindo-se inclusive na gestão nacional do esporte.

  59. 2º Mandato de Dilma: O desastre!

    Acho que o texto desse post é otimista demais e adota eufemisticamente o termo teimosia para descrever condutas que poderiam ser muito bem denominadas com a palavra ignorância . Dilma já é uma presidente com variação negativa em termos de credibilidade. Ela  desautorizou Mantega 3 meses antes do fim de seu mandato, ou seja, por 3 meses ficamos sem Ministro da Fazenda. Quem a superegerente que transformou o Brasil em uma Suíça colocará em seu lugar? Dará autonomia a esse ministro? Ou será um ministro com procuração para satisfazer os desejos da madame?

    A saúde fiscal do Estado está seriamente abalada. Gasta-se demais, acabamos com o superávit primário (temos um déficit primário, na verdade) e a arrecadação do governo está diminuindo pelo fato da economia estar extremamente fraca. Como a madame supergestora fará para manter os programas sociais e TODOS OS SUBSÍDIOS SETORIAIS que criou ( O Bolsa Empresário, que tem como único critério o dedo indicador da madame)? Será que ela pensa em aumentar impostos (principalmente IPI)? Será que ela que tanto criticou o fim da CPMF nos debates tentará recriá-la? Penso eu que sim. O nome será Contribuição Social para Saúde (CSS) e já existe um projeto guardado na gaveta da dona Rousseff. Creio que os empresários não gostarão muito dessa tentativa de AUMENTO DA CARGA TRIBUTÁRIA o que minará a já medíocre competitividade  brasileira. 

    Não se iludam. O desemprego já mostrou as caras na economia com a sucessão de PDV’s na indústria. O único setor que sustenta a geração de empregos é o setor de serviços. Não se preocupem, se vocês queriam ver o PT enfrentar uma recessão, vocês estão prestes a realizar seu desejo. Serão 4 anos em busca do centro da meta de “6,5%” de inflação …………. opa………Não era 4,5%? Isso sem contar que não ocorreram os reajustes de energia, dos combustíveis, o que torna essa inflaçãozinha controlada de 6,5% em uma taxa muito maior.Imaginem no comecinho  do ano que vem os aumentos das tarifas de energia e preços dos combustíveis acompanhados de todos os presentes que os brasileiros queriam, por exemplo: matrícula escolar com 10% de reajuste, material escolar e impostos. Que lindo, né? Uma economia cambaleante acompanhada de aumento  da taxa de desemprego e estagnação econômica. Pois é! Que maravilha!

    O que a madame fará quando for anunciada a perda do investment grade? Esqueçam isso. Investment grade é coisa de país sério que não faz contabilidade criativa, que não rasga manual de economia. Não me parece ser o caso do Brasil……..

    Antes que venham com essa besteira de 3º turno das eleições, é bom lembrar da Lei 1079/50. Creio que quem escreveu o post deveria colocar acima de tudo a lei. Em caso de constatação fática – entenda-se baseada em documentos – de que “determinados agentes” prevaricaram, em um país sério, seria normal a aplicação da lei e não o estímulo ao FlaxFlu em um país já rachado ao meio.

    Resumidamente serão 4 anos medíocres em termos econômicos. Mas me parece que no Brasil isso não é problema, pois povo não come PIB (Citação do “grande” economista Barbudinho que Nunca Sabe de Nada). Indispensável lembrar a elevação da taxa de desemprego, da taxa de inflação, da possibilidade de termos racionamento de energia, dos problemas crônicos para o fechamento da Balança, com a necessidade desesperadora de atrair capital especulativo e para completar nosso belíssimo quadro de desenvolvimento socioeconômico, de deixar suíços com inveja, uma crise política com os desdobramentos dos rolos da Petrobrás. 

    Parabéns Brasil pela escolha!

  60. Pois é….

    Estou pasmado com sua acertada previsão…. Nossa economia cambaleará até a apresentação do novo Ministro da Fazenda e seus projetos e propostas para a economia brasileira…. restará a este fazer com que ela se estabilize ou caía de vez…. para contenção de gastos públicos uma ótima seria o corte de benefícios do legislativo, mas nunca que eles aprovariam tal medida, antes no nosso do que no deles….. Sou a favor da separação de SP do resto do Brasil…. se eu já não tinha vontade de passear lá, depois do ódio regional disseminado tenho menos vontade ainda…. deveria haver plebiscito pra separar esse nojo de estado do Brasil…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador