O republicanismo do Ministro José Eduardo Cardozo

Tento há tempos terminar dois livros e não consigo. O trabalho diário não permite.

No meio do maior tiroteio político desde o impeachment de Collor, em entrevista ao Estadão, José Eduardo Cardozo diz se dedicar a uma tese de doutorado na prestigiosa Universidade de Salamanca.

É um privilégio, para este país de iletrados, ter na Justiça um Ministro intelectual, que dedica suas horas vagas a teses de doutorado.

Mas onde arruma tempo?

Os grandes Ministros da Justiça não batem ponto, não trabalham apenas em horário comercial. Especialmente quando há ameaças sobre seu governo, todos seus horários são dedicados à administração de crises. Mas Cardozo arruma tempo porque, seguindo o bacharelismo que marcou o país desde a monarquia, dedicar-se às luzes é mais nobre do que ao trabalho braçal, ainda que de Ministro.

Na entrevista concedida ao ˆEstadão”, ele brada em bom tom seu republicanismo. E, como tal, define a não intervenção nos trabalhos da Polícia Federal – de quem ele é o chefe máximo.

Na própria entrevista ao jornal, Cardozo manifesta duas suspeitas de crimes que estariam ocorrendo, como se fosse um cidadão comum, e não o chefe maior da PF.

A primeira, dos vazamentos seletivos de inquéritos sigilosos. A segunda, a de que a UTC – e outras empreiteiras envolvidas na Lava Jato – pagaram propinas também a outros partidos.

O que ele fez para apurar os vazamentos, um dos quais, inclusive, quase decidiu as últimas eleições? Abriu um inquérito qualquer, que jamais chegará ao final.  O que ele faz para impedir novos vazamentos? Até agora, nada.

Em relação às propinas políticas para outros governos, os delatores ouvidos pela Lava Jato são os mesmos. Tendo oportunidade, efetivamente, de passar o país a limpo, a força tarefa  da Lava Jato direciona o interrogatório apenas para os esquemas da Petrobras e sobre o governo federal. Se tem suspeitas de ampliação dos crimes e não ordena à PF para ampliar as investigações, o Ministro prevarica.

A apuração geral das propinas políticas não visa encontrar álibi para ninguém. O PT se meteu na lama e sai indelevelmente manchado.

Mas há duas maneiras de atacar escândalos: quando a apuração é geral, obriga a mudanças de procedimentos políticos, administrativos; quando contempla só um dos lados, é golpe, hipocrisia, como ocorreu em outros momentos de “limpeza moral” do país.

politica.estadao.com.br/noticias/geral,se-achar-que-nao-contribuo-mais–sairei–diz-cardozo,1718279

Luis Nassif

127 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lá atrás, logo após a dilma

    Lá atrás, logo após a dilma nomear este inepto.

    Não pode alegar que não foi avisada.

     

    “Não bastasse a compra de equipamento para o Guardião, o Diretor Geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, abrilhanta o currículo com alguns exemplares episódios.

    Até hoje, ele não descobriu o áudio do grampo. Aquele grampo que levou o ex-Supremo Presidente Supremo do Supremo, Gilmar Dantas (*), a chamar o Presidente Lula às falas e a defenestrar o ínclito delegado Paulo Lacerda.

    O Dr. Corrêa negligenciou a descoberta do áudio do grampo para dedicar-se a perseguir o ínclito delegado Protógenes Queiroz, que, por duas vezes, prendeu o passador de bola apanhado no ato de passar bola, Daniel Dantas.

    O controle da direção da Polícia Federal é tão importante quanto nomear o Ministro da Fazenda e o Presidente do Banco Central. Quando o Dr. Tancredo convidou o sábio Fernando Lyra para Ministro da Justiça, comunicou, de forma categórica, quem tinha escolhido para Diretor Geral da Polícia Federal.

    Pergunte ao Napoleão o que seria dele sem o Fouchet.

    A Secretaria de Segurança Institucional é a antiga a ABIN. A função da SSI é proteger as instituições e, num regime presidencial, a prioridade é proteger a Presidência. Se a SSI funcionasse, o Presidente Lula teria sido advertido das atividades do Valdomiro, do Marcos Valério, do Mensalão e da família da Ministra Erenice. A SSI é para tirar o pino da granada que inimigos e aliados jogam no Palácio.

    Controlar a Polícia Federal e a SSI é medida preliminar de qualquer Presidente que preze 8 horas de sono. A Polícia Federal, na mão do Cerra ou de um especialista em fogo amigo, derruba o Presidente da República.

    Fogo amigo é o que não falta no Ministério que se anuncia. Armar uma cama de gato vira até brincadeira de criança. Essas inúteis observações nasceram de uma conversa com um especialista em observar a construção de camas de gato.

     

    Paulo Henrique Amorim

  2. É sempre essa mesma ladainha

    o que esse ministro não percebe é que ninguem pedindo para controlar a PF ou interferir na investigação e sim para cobrar deles que pare com os vazamentos e investigações seletivas somente em relação ao PT.

    O que se pede é que se investigue todo mundo , independente de ser governo ou oposição.

    Será que é tão difícil assim para ele entender uma simples constatação dessa?

  3.  Lamentável!

     

    Lamentável: adj. Merecedor de compaixão e pena; lamentoso ou lastimoso.

    Pej. Que inspira piedade por ser excessivamente medíocre; que causa desprezo; desprezível ou deplorável.
    (Etm. do latim: lamentabilis.e)

  4. José Eduardo Cardoso é

    José Eduardo Cardoso é Ministro da Justiça, órgão ao qual pertence uma PF que faz o que quer, quando quer e somente contra quem quer. 

    Ele mais parece um daqueles Minions do filme Meu Malvado Favorito.

    De fato, passarei a chamar ele de Minionistro.

    Curiosamente ele tem o mesmo apelido de família que FHC, maior articulador da balbúrdia feita pela PF para derrubar Dilma. Sinistro este fato.

  5. Esse sujeito

    Esse sujeito medíocre decorador de frases é simplesmente um empregado, portanto que o mantém na função que ele acha que desempenha é a verdadeira culpada.

  6. Por que?

    A “grande” mídia faz campanha todas as horas do dia e da noite, em todos os canais (rádio, TV, internet, jornais, revistas), diminuindo ou “esquecendo” os eventuais sucessos governamentais, alardeando os insucessos, distorcendo fatos e, sobretudo, insinuando a culpabilidade do PT em todos os malfeitos da face da terra ou acusando o partido dos que acontecem no Brasil. Por que ela protege tanto o ministro, elogiando-o ao dar-lhe tribuna para tergiversar ou “esquecendo-o”, jamais o criticando? Não é necessário ser muito perspicaz para entender porquê…

  7. Foi validado

    Perdoe-me a insistência, Nassif.

    Assim como Luis Fux, Rosa Weber, Joaquim Barbosa e outros, inclusive os da SECOM, o Cardozo foi validado. E por mais que se diga que Dilma manda(va) e desmanda(va) no Planalto, por óbvio é um nome validado pelo próprio PT.

    Não custa lembrar aos amigos, que jamais foram respondidas as seguintes perguntas: o que Vaccari fazia tanto na Petrobras e como é que ele foi parar no Conselho de Itaipu? Ele, um homem simples….ora.

    Outra: de novo o Zé Dirceu. Como consultor eu ralo que nem um condenado para pegar contratos pequenos em empresas de porte e sei bem o que são projetos de 2-3 milhões de reais. São coisas grandes para consultorias de renome. E a pergunta que fica é: para que as empreiteiras pagavam uma baba para o Dirceu? Que raio de serviços ele prestava? 

    A nova mídia também fica na zona de conforto, dividida entre defender o PT e simplesmente não avançar nestes questionamentos.

    O fato, além da lama em que o Partido se meteu, é que o PT está arruinando não só a si mesmo, mas também a propria esquerda. Isso é que dói.

     

    1. Mas vem cá, voce tem a

      Mas vem cá, voce tem a experiencia de Governo que ele teve ? O networking dele ?

      No mundo todo grandes articuladores de Governo viraram consultores, não há nada de não usual nisso.

      Henry Kissinger é consultor até hoje. Delfim Netto é consultor. Vários ex integrantes do gov FHC são consultores, Serra é consultor junto com Gesner de Oliveira.

      Por que Dirceu e Palocci não podem ser consultores ?

  8. Já não me espanto com a

    Já não me espanto com a incompetência deste governo. Fiquei sabendo que o Sarney faz parte da articulação política do governo Dilma, Sarney, aquele mesmo que foi flagrado votando em Aécio Cunha. 

    Lamento, mas o ministro da justiça chama-se Dilma Rousself.

    Controlar a polícia, é controlar o governo. Dilma deveria fazer um curso em São Paulo com o Geraldo, aquele que comando o estado a uns 300 anos e que será o próximo presidente da república. 

    Depois da carta do tal Sibá, estou jogando a toalha. Como diz minha esposa, o PT se suicidou.

     

  9. A passagem de José Eduardo

    A passagem de José Eduardo Cardoso no Ministério da Justiça será para sempre uma mancha neste Ministério, o grande mistério é porque Dilma mantém o decorador de frases bonitas e axuliar do Golpe de Estado,( auxiliar por omissão ou melhor por WO, pois agora já está confirmada a esbornia que na verdade já era pública: escutas ilegais dentro da Policia Federal), que irá derruá-la e mantê-la na cadeia?

  10. Governo de bananas

    Leandro Fortes, pelo Facebook: 

    LETARGIA

    Não é incrível que um vermezinho como aquele vá aos Estados Unidos, se infiltre na comitiva da presidenta da República, a xingue por um longo tempo, aos berros, na frente de todo mundo, e não leve nem um safanão?

    Nada. Nem um vai-tomar-no-seu-cu-e-respeite-a-presidenta-seu-moleque-filhadaputa.

    Nada. Absolutamente, nada.

    Atacar a presidenta não é caso de segurança nacional?

    Dilma, quando viaja, não tem um segurança com ela?

    Um amigo?

     

      1. Seguidores de Gandhi, Eli

        Vc tem razão, eu exagerei, não é um governo de Bananas, mas sim de um bando de seguidores de Ghandi, como brilhantemente definiu agora há pouco um colega de Facebook. 

  11. O Zé Eduardo é uma bonita

    O Zé Eduardo é uma bonita Sereia, Dilma é um velho pescador encantado por ela. Quando nos daremos  conta, que são 05.anos com esse pescador, no leme, perseguindo essa sereia, e nós, no mesmo barco do velho cego pelo paixão, afundando juntos.

  12. Se…

    Se por “republicanismo” você quiser dizer covardia, incompetência, inépcia e pusilanimidade, então sim, o Cardozo tem muito “republicanismo”…

  13. Nassif, apenas por

    Nassif, apenas por curiosidade, um desses livros é a biografia de Walter Salles pai, não é ?

    E o outro ?

    Sugiro dar prioridade pois parecem ser projetos bem interessantes.

     

  14. A Cultura da Procuradoria no

    A Cultura da Procuradoria no Brasil é de deslumbramento e sede de  Poder. Seus membros utilizam o  Estado para  sua ascenção pessoal com total descompromisso com a coisa pública. Qual corrupção pode ser maior do que uma Instituição parasitar o Estado, paralisar ele, impedindo o bem estar da maioria, sob o manto da “correção e ética”?

    Zé Eduardo é um homem só bebeu e gostou dessa água. Colocá-lo no Ministério da Justiça estå dando nisso. Ele é a prova viva que nossa Presidenta está fora do mundo real há muito tempo.

  15. Nem fico nem saio

    Meu caro companheiro é um barato !

    A carga é pesada, todo mundo sabe, inclusive o motorista que a transporta. E, se ele tem consciência do peso da carga e da respectiva responsabilidade é natural que esteja atento até o mal funcionamento de uma luz de ré ou luz de seta traseira … láááá atrás do veículo. Melhor dizendo, deve, por obrigação de ofício, ser responsável pela carga e pela condução do todo, corrigir todos os defeitos, trocar todas as peças com defeito que trazem prejuízo ao bom desempenho da viagem. Assim é a Lava Jato, Ministro. Houve vazamentos seletivos, e nenhuma medida conclusiva do fato foi levada a efeito. Como não ? Ora, companheiro, houve vazamento da parte de algum integrante do todo: polícia, ministério público e juiz. ALGUÉM VAZOU ESSA PORRA !!! Ou a Veja invadiu o recinto e roubou cópias do inquérito ? Segundo li em algum lugar que não me recordo, dizia que houve uma oitiva no dia 22 de outubro, cujo encontro foi feita apenas uma pergunta ao delator “full time” Alberto Youssef : – LULA E DILMA SABIAM DOS DESVIOS DA PETROBRAS ? Ao que respondeu o delator : –  Acho que sim ! Na sexta feira, vépera de seu lançamento (e ante das eleições de 26/10), a Veja estampa “LULA E DILMA SABIAM DE TUDO”.

    Sem contar com as campanhas de nível zero feitas por Francischini et cia em seus blogs e páginas contra o PT. 

    Ministro, sabendo que os policiais envolvidos na lava jato tinham interesses pessoais em derrubar o PT, sabendo que a esposa do ministro Moro defendia a continuidade do PSDB no Paraná (e por conseguinte no país tal qual seu marido), que havia vazamento de informações, invariavelmente contra o PT, que blogs que se pautam pela lisura das informações alertando para as questões de vazamento seletivo o companheiro não tomou conhecimento ? ou apenas olhou pelo retrovisor e nada viu ? SERÁ, apenas pergunto,   SERÁ QUE O CONDUTOR DA PRECIOSA CARGA NÃO DEVERIA TER PARADO ” A VIATURA ” E CONFERIDO A SEGURANÇA DA CARGA ? Vamos lá, ministro, o que deveria ser feito era passar um pente fino inclusive no celular do cachorro do vizinho do parente do conhecido do porteiro do prédio da rua de trás do ministério. TODO MUNDO MINISTRO. Afinal de contas o que está (AINDA ESTÁ ) em jogo é a Segurança Nacional, a estabilidade política e econômica do Brasil.

    Companheiro, “NÃO EXISTE NEM FICO NEM SAIO”, realmente, o que existe é a sua presença no ministério, então tem que existir o “EU FAÇO “. Todos sabem que você tem que dar satisfação a qualquer instituição política, mas tem que fazer inclusive ao PT, ou você acha que o PSDB e PMDB estão interessados em para os vazamentos ? 

    De que meios contamos para provar que o mundo não é plano, que as águas do oceano não caem para fora do mundo, que o Sol não gira em torno da Terra e que a corrupção da Petrobras não inicou-se em 2002 como determina o Moro ?

  16. Depois que o Lula demitiu o

    Depois que o Lula demitiu o Paulo Lacerda a PF degringolou de vez

    Quanto á sumidade em destaque, a mesma afirma que já está de saco cheio dessa história de ter que trabalhar e “ameaça” cair fora….

    Claro que já conta com todo o apoio dos golpistas e do PSDB para que “resista”….

    É o fim.

  17. A ordem é a repetição do passado

    Ai, ai…

    Nao adianta –  á cada declaraçao do “zé da pf” –  fico mais e mais econvencida deque  a sua nomeaçao  à frente da Pasta desse ministério chamado de “justiça” foi um dos maiores erros da Dilma nesse 2° mandato, somado, claro, à outro erro importante – a nomeaçao do Joaquim Levy, o representante-Mor dos bancos dentro do governo. Nem vou citar o desastre da nomeaçao da Kátia Abreu, a ministra  que diz que no Brasil nao há latifúndio… Melhor seria perguntar prá ela se o agro-negócio vai bem ou, entao, se a agricultura familiar tem alguma importancia para o seu planejamento no ministério. Sabemosqual é a resposnta, entao vamos deixar prá lá. Ela foi nomeada e agora é tarde.. 

    A verdade é que só daqui a décadas, depois que estiverem quase todos os personagens dessa negociata mortos, é saberemos, e através de livros de alguns jornalistas sérios, o que realmente se passou nos bastidores da política para que o Estado brasileiro fosse desmontado, as suas principais empresas destroçadas, a sua economia tomada de assalto e o seu maior tesouro, que é o pré-sal, entregue à empresas estrangeiras.

    Foi assim com o governo do getúlio e será assim, ao que parece,  também dessa vez. Só saberemos mais detalhes depois da desgraça toda consumada.  

    Fico pensando – Quanto tempo aguenta um país sendo saqueado e asssaltado nas suas maiores riquezas naturais??? Quanto tempo resiste a economia de um país diante das consequencias desse assalto??

    Bem…., a história de outros povos ensimam muito a esse respeito, basta olhar para o México dos últimos tempos, por exemplo. É uma história de “altos negócios e acordos” como as que ocorrem hoje no Brasil.

    Curiosamente e nao atoa, por que  países com muitas riquezas naturais costumam ter imprensa privada hegemonica, um povo medíocre politicamente e sem nenhuma cidadania?  Nada é por acaso. Financiar ignorancia e corrupçao é o meio mais rápido e lucrativo para se apropriar das riquezas alheias.  Outra – cercar países com dívidas, também, para se apropriar de seu patrimonio é outra estratégia cuja liçao o Brasil nao aprende jamais – promover a auditoria da dívida pública é assunto proibido e que estimula ameaças internas e externas. A conclusao da auditoria da dívida pública, concuida na CPI em 2009, até hoje aguarda providencia do MPF. Está lá engavetada, sem andamento e nem satisfaçoes a dar à ninguém. As instituiçoes públicas foram cooptadas pelos interesses externos, Entregaram a rapadura.  

    Por que a história nao consegue evitar o cometimento dos mesmos erros do passado cometidos por nós e pelos outros povos? Porque o acesso à essas informaçoes é bloqueado proprositalmente sem que ninguém ouse nos salvar das consequencias desa omissao. A covardia está aí e o seu preço é o custo de uma vida interira sem direitos, espectativa e esperança.  

    É um filme de terror..

     

     

     

     

     

  18. Concordo com tudo no post,

    Concordo com tudo no post, mas não lhe daria uma nota máxima: faltou fazer a devida remissão a responsável, no caso, a senhora presidente Dilma. Por que esta não o demite? O ministro Cardoso hoje é uma unanimidade em termos de críticas a sua atuação frente ao ministério da Justiça. Admite-se muita coisa de um alto mandatário do Estado, menos a pusilanimidade.

     

  19. O ministro é um típico representante da esquerda caviar,

    que é aquela esquerda que adora citar marx, trotsky e falar de direitos humanos, sociais e republicanismo. Mas tem aversão a pegar no pesado, acha que está acima das responsabilidades do mundo real, e é tão vagabunda e mimada quanto a direita, a diferença está só no discurso.

  20. O pt não sai limpo?

    Nassif, depois de um ano de delações premiadas, de milhares de manchetes de acusação, de todo o tipo de tramoia do pig, foco total no partido, agentes públicos motivados em excesso, etc, fica claro que o PT sai limpo. Depois de um ano de gravissimas e escandalizadas acusações: nada. A prisão do vacari , inclusive a aberração da prisão coercitiva de quem se propunha a se apresentar a qualquer hora, e a atual acusação ao dirceu, são provas de que o pt está limpo. Doações contabilizadas e serviços prestado com nota fiscal, ainda que haja segundas intenções (não acho que o pt é santo) são provas de não ilicitude. São legais em si. Só se a nota fiscal for falsa. Em uma apuração de um ano isto é prova de correção. E foi o que sobrou para o pt; ele pode até ser condenado, mas seria aquela lógica que para o pt não precisa de prova, nem a favor.

    Se diz que o pt se elameou apresente os dados concretos. De concreto do lava jato, posso dizer que não.

    As acusações mais séria e despresadas até agora foram contra o aécio, o cunha e ao presidente do psdb por ter recebido para parar um cpi. A acusação às empreiteiras, fazer jogo sujo para ganhar concorrência e majorar custo de obra (as vezes até assim dão prejuizo dada as dificuldades de um orçamento correto) é universal; taí qualquer obra do metrô sp que não me deixa mentir.

    Conclusão: o pt está limpo. Eles já sabem disso e por isso gritam e gritam.

  21. Aviso.

    Qualquer atitude do ministro bloqueando qulaquer coisa, mesmo grave descumpimento do dever, do lava jato seria um prêmio da mega sena para o pig. Eles sonham por isso. Sou contra.

    1. O republicanismo do Ministro

      Também penso assim. O problema não é se o ministro está ou não exercendo bem as suas funções. Acredito que o ministro está de mãos atadas. Qualquer outro que estivesse em lugar seria forçado, pelas atuais circunstâncias, a fazer a mesma coisa. O governo está em xeque-mate.

  22. Aí sim, é culpa do PT.

    Por que o PT defende o Cardozo? Por que Dilma mantem o Cardozo no cargo? Por isso eu concordo, Dilma e o PT devem ser responsabilizados por essa falta de ação do ministro da justiça. Se não tem coragem, se tem interesses que peça a conta ou a Dilma o demita. 

  23. Cardozo é da mesma cepa de

    Cardozo é da mesma cepa de Mata Suplicy.

    Tá montando sua cama fora do PT.

    Quando sair do governo, sai do PT e vai viver de desancar o PT como todo político mediocre deste país.

    Na minha opinão deveria ser expulso do partido. Ela é tão nociso pro PT ( e ao governo!!!), quanto gilmar e moro, e toda a tucanalha.

  24. O momento já era grave por

    O momento já era grave por irregularidades na Lava Jato, mas agravou-se ainda mais. Um superintendente regional da PF foi denunciado públicamente como mandante da instalação de grampos ilegais em dependências da própria Polícia Federal de Curitiba, para espionar policiais e prisioneiros. Dois delegados que estão à frente da Lava Jato e sob ordens do juiz comandante geral, também são implicados, antes ou depois da implicação do superintendente. O produto destes grampos teria sido usado para armar e forçar as delações premiadas dos dois primeiros prisioneiros da Lava Jato, prisioneiros estes que foram colocados na mesma cela e ao falarem entre sí, talvez um ciente do grampo e outro não, provocaram todo o seguimento da Operação Lava Jato. Também o que estava sendo comentado pelos policiais no fumódriomo foi grampeado, e monitorava se a outra escuta tinha sido descoberta e já era do conhecimento dos outros policiais. Portanto, todo o grosso da operação derivou e dependeu destes grampos ilegais. Independentemente das implicações legais deste acontecido, o que devemos perguntar é: Como deve agir em circunstância como esta um Ministro da Justiça, que tem sob seu comando e responsabilidade todo o pessoal da Polícia Federal? Como apurar com determinação e firmeza os pormenores deste crime, com equipe não-comprometida, competente e infensa a pressões? Este crime não pode cair nas costas do mais fraco, o agente, que apenas cumpriu ordens. E as corregedorias desta polícia, a estas alturas em que a desconfiança espalhou-se por toda a corporação, merece ainda confiança?    

  25. É O FIM …

    O doido se infiltra na comitiva da Dilma. Esculhamba a presidenta em território americano. Filma tudo e coloca no Face. Debocha.  Não aparece sequer um PF que faz a segurança da Dilma. Produzem um adesivo absurdo, pornografico.. Nada. Todo mundo aqui sabe que a PF tem competência para buscar quem mandou fazer os tais adesivos em uma manhã. Facinho. Mas por enquanto Dilma, PT, Ministro da Justiça “só observam”. Legal né?  Realmente essa VIROSE LETARGICA indica que o governo Dilma chegou ao fim. Triste fim!

    1. O lado fascista do PSDB já

      O lado fascista do PSDB já avisou até o dia do golpe judiciário que pretendem dar: 14 de Julho. Quando os crentes confiantes na justiça acordarem, já será para pegar em armas ou ir para a prisão.

  26. Realmente alguem tem que

    Realmente alguem tem que explicar por que esse ministro é mantido no cargo, deve ter uma razão racional para explicar os motivos; desde a fervura do golpe contra o Lula nunca gostei dele, ia na tv e falava como se não fosse do PT, tirava o corpo fora, era daqueles que não tinha a nada a falar e por isso deveria ficar calado, mas não, onde tinha uma luz de tv ligada lá estava ele; deveria afastar os delegados responsaveis pelo grampo ilegal, no minimo, mas acredito que nem isso ira fazer, se o governo do PT cair, podem creditar uma boa parte por sua inercia e inoperancia (para usar eufemismos).

    1. De uns anos pra cá, começaram

      De uns anos pra cá, começaram a surgir teses estranhas nestas terras. Os conceitos e características clássicos de um Estado Nacional moderno passaram a ser invocadas em favor de certas instituições do Estado Brasileiro.

      Já chegaram a dizer recentemente de que a polícia federal deve ser soberana, pasmem! Soberania é atributo do estado nacional, jamais de uma instituição de dentro do estado.

      Jean Bodin deve estar a se revirar em seu caixão.  A soberania, segundo o pai da ciência política, refere-se à entidade que não conhece superior na ordem externa nem igual na ordem interna.

      O republicanismo também cai no mesmo absurdo. São todos atributos do estado, não de suas instituições. É uma aberração querer dar tanto poder a um braço armado do estado.

      1. Pois é, Bruno, tenho muito

        Pois é, Bruno, tenho muito medo dessas independências que estão pipocando principalmente porque a esquerda é analfabeta nisso. Outro dia critiquei uma deputada do PCdoB por dar apoio a uma PEC que dá autonomia à AGU, com direito a equiparação salarial com o STF. Humberto Costa, senador do PT por Pernambuco é o maior defensor do projeto da PF. É muito desconhecimento do que deve ser o Estado; e o pior é que ainda dizem que o PT aparelha. Quem dera!

  27. O ze da justiça e o futebol

    Bom, a historinha é essa.

    Nas peladas de bairro todo mundo joga.

    Diversao pura.

    Até que sempre aparece aquele que nao joga nada mesmo, mas insiste.

    E alguem, cansado de caneladas,  sentado no muro ou na calçada larga algo assim:

    “Pede defecar e sai…”

    Vai Zé, vai, pede!

    Aproveita fica sentado lendo teus livrinhos

     

  28. A lógica que leva Dilma e o

    A lógica que leva Dilma e o PT a manterem Cardozo no cargo é simples: melhor uma PF autônoma e proativa do que uma PF aparelhada. Mesmo que nesse momento seja pior para o partido, a autonomia da PF não só é o caminho certo em democracias como vai ser bem difícil que algum futuro governante venha a aparelhá-la depois do PT.

    E, como eu disse num outro tópico, tenho dúvida sobre as providências que Sibá disse que Cardozo está tomando contra policiais que cometem crimes administrativos. Tanto quanto as polícias estaduais, a corregedoria da PF não costumam dar muita satisfação ao público antes de ter uma sentença pronta. E acho ruim condenar Cardozo sem certezas, baseado apenas no que diz a imprensa.

    1. E quem disse que a PF não

      E quem disse que a PF não está aparelhada?

      A PF não dá satisfação ao público sem ter uma sentença pronta?????? Então porquê os interrogatórios do Lava a Jato são PARCIALMENTE PÚBLICOS, mesmo sem sentença nenhuma????

      1. A Corregedoria da PF não dá

        A Corregedoria da PF não dá satisfação pública. A propósito como as corregedorias de todas as outras polícias. Polícias são corporativistas, têm espírito de corpo e se protegem entre si. Não há secretário de segurança pública nem ministro da justiça que ouse tentar atravessar esse corporativismo, o risco de que a polícia se volte contra o indicado do governo quando este é de fora da coroporação, é muito grande. E quando o indicado já era da polícia, aí que ele protege suas corporação na cara dura. Pessoalmente não acho bom mas é assim que é, no mundo inteiro. Cardozo não veio da PF, sua posição é delicada. E é por isso que eu digo que seria bom que algum jornalista conseguisse verificar o que Sibá diz, que ações estão sendo tomadas para punir desvios administrativos e até crimes mesmo (escuta ilegal, “vazamentos”, expressão pública de funcionário público criticando o estado, etc.). Tem que ser jornalista porque se depender da corregedoria vir a público… dá no que temos hoje: a nítida impressão de que os policiais estão impunes.

        De mais a mais, investigar o PT, mesmo que seja preferencialmente o PT, é obrigação da PF. O que não parece certo é “vazar” informação à imprensa apenas para prejudicar o PT. Mas aí vai da gente, meros leitores da mídia, saber filtar: o que, desses “vazamentos” é prova e o que é simplesmente botar pilha no antipetismo, até para tentar vender mais jornal, mas certamente – quando se pensa no que o pessoal chama de PIG – para botar lenha na fogueira, criar clima de ódio, raiva e medo, que induz a consevadorismo. Não interessa às forças consevardoras que sintamo-nos tranquilos. Nesse momento, portanto, mantermo-nos tranquilios é altamente subversivo em relação à ordem tanto do tal “PIG” quanto dos interessados em que voltemos a ser como éramos antes do PT, um país regidos por pequenas elites nadando de braçadas em recursos públicos e uma imensidão de pessoas sem saúde, educação, moradia, com salários achacados.

      2. Os vazamentos ilegais tem

        Os vazamentos ilegais tem como objetvo a enorme exposiçªo publicitaria anti-pt dentre outros motivos como colocar a imprensa como tribunal de inquisicao contra o acusado e o pt

    2. Mas não precisa aparelhar,

      Mas não precisa aparelhar, ela deve cumprir a lei ora. E não é o que vem ocorrendo como se demonstram as denuncias de grampos ilegais e também de vazamentos de informações.

      De forma que não há problema algum em se trocar diretores, superintendentes, delegados de lugar e fazer os novos impor ordem na casa. Isso não é “aparelhamento” nenhum, é responsabilidade de quem tem ou deveria ter o Poder de fazer.

      1. Como respondi ao Andre W aí

        Como respondi ao Andre W aí embaixo, Daniel, não é tão fácil assim quando se trata da polícia. Fosse outra corporção – o INSS, por exemplo – já não seria fácil. Mas policial é uma classe que tem muito poder e grande parte desse poder vem do corporativismo característico de qualquer polícia.

        Não acho certo o que a PF tem feito mas creio que uma atitude mais agressiva por parte do ministro, por menos que seja hostil, pode por a perder inclusive o que está indo bem… Eu vi o Jô Soares dizendo à presidente algo como: “E a saúde pública? A gente vive vendo na TV o caso da Dona Maria, gente esquecida nos corredores dos hospitais do SUS…” Dilma reconheceu que ainda há muito por fazer e apresentou números mostrando que milhões de pessoas que não tinham atendimento médico antes, agora têm. Esse é o modo da imprensa, mostrar casos pontuais para induzir as pessoas a acreditarem que, no geral, as coisas são todas do mesmo jeito. Quantos policiais puseram escutas ilegais? Quantos estão “vazando” informação que, se é inócua do ponto de vista jurídico, ajuda a criar clima propício aos conservadores junto à opinião pública? Quantos policiais criticam o governo no Facebook? E quantos policiais há na PF?

        Eu, por subversivo que possa ser taxado, ainda prefiro manter-me tranquilo e cheio de dúvidas: será que Sibá disse certo? Será que realmente providências estão sendo tomadas, mesmo que com enorme discreção para não expor a PF à pecha de desonesta? Que o tal de PIG está tratando a PF como desonesta e antipetista, isso sabemos. Mas o que está sendo feito que não sabemos?

        Junte-se a isso a ideia de que deixando o ministério – de forma natural, pela troca de presidente ou de forma abrupta – Cardozo ainda tem uma carreira à sua frente, e que não seria bom que se comprovasse que ele foi omisso enquanto ministro. Que seja chamado de omisso, principalmente se essa pecha não vier de oiperadores do Direito mas sim da imprensa e do público leigo, tudo bem, é do Direito que parece que ele pretende viver, no Direito que pretende realizar-se. Agora, se outros operadores importantes do Direito – por exemplo a turma da academia, a turma da OAB etc. – descrerem dele… eu acho bem estranho que ele deixasse isso acontecer.

  29. Serviço prestado

    Se o incompetentíssimo “zé da justiça” pedir pra sair será o primeiro e único serviço prestado por ele ao governo Dilma. E já vai tarde, talvez tarde demais…

  30. Toda a cadeia de comando está

    Toda a cadeia de comando está parada porque a chefe maior é muito republicana. Por que o diretor da PF deveria tentar colocar ordem na casa, se é que tem vontade, se o ministro da justiça nada faz, pede ou externa, e se a presidenta procede como se tudo isso fosse normal? Agir, talvez seja justamente aquilo que faria presidenta e ministro saírem da imobilidade. 

    Minha teoria era que o ministro nada fazia por estar sendo chantageado pela PF e pela mídia. Essa teoria explicaria somente a imobilidade do ministro. Mas, e a imobilidade da presidenta? 

  31. Neste país, a oposição de

    Neste país, a oposição de direita é golpista, desumana e estritamente movida pela sanha do capital. Ok, certo. Mas e a “pseudo-esquerda” que forma o governo? O que ela é? Vejamos: a nossa presidente demonstra uma covardia de dar pena. Finge que está felizinha com sua dieta e suas pedaladas, enquando o país vive à beira de um colapso institucional e econômico. O ministro da justiça é isso aí: alienado e burro. A casa civil é inepta, o pessoal da comunicação idem. O tal ministro da fazenda dá uma no cravo e outra na ferradura. É assombroso como esses cretinos (e cretinas) não conseguem fazer o básico, o mais elementar que se espera deles. Enfim, o governo padece de nomes, de gente com um mínimo de compromisso e de inteligência. Não se monta um governo assim. Sabem o que é mais grave? Essas figuras, todas elas, da oposição e do governo, são a cara da mediocridade e do abismo educacional do brasil. Abismo que cresceu assustadoramente nos últimos dez, vinte anos. Eles (e elas) não vieram de marte. Representam muito bem a população. Talvez sejamos todos mediocres, pulhas, incompetentes e covardes. Se queremos nos tornar um povo digno, justo, honesto etc. então temos que admitir que atualmente não passamos de um bando de vira-latas. Quem sabe então, partindo desse ponto inicial cheguemos a algum lugar melhor.

  32. Certeiro, direto e

    Certeiro, direto e indiscutível post do Nassif. Isso está tão claro que só mesmo alguém fechado em sua casca deslocada da realidade não consegue ver. Temos hoje a realidade paralela da Dilma versus a realidade paralela do pig.

    Eu infelizmente não posso fazer outra coisa senão concluir que o pig ganha esse jogo. Está ganhando. Simplesmente porque faz política e a presidenta faz “republicanismo”.

    Nós aqui leitores da blogosfera e defensores da democracia nada podemos fazer. A presidente é surda. Só podemos assistir o desfecho disso passivamente. Não dá para ir a rua, não tem clima. Só nos resta expressarmos nossa perplexidade aqui no Nassif e outros blogs.

  33. O problema não é o empregado.

    O problema não é o empregado. É o patrão que o contrata e, apesar de toda sua incompetência, não o demite. Enfim, o problema CArdozo – assim como o problema Mercadante, MAntega, Arno, Maria do Rosário…ufa… O problema é quem nomeia. O problema é Dilma Rouseff. 

  34. chegou a hora de dizer: NÃO

    NÃO a José Eduardo Cardozo na Justiça! NÃO a uma operação Lava Jato seletiva que “Tendo oportunidade, efetivamente, de passar o país a limpo, a força tarefa  da Lava Jato direciona o interrogatório apenas para os esquemas da Petrobras e sobre o governo federal.”

    NÃO a um modelo de governabilidade de curto prazo cujo resultado é gerar ingovernabilidade sistêmica.

    somos todos gregos! NÃO ao terrorismo do mercando financeiro! NÃO à chantagem e à submisão! NÃO a Joaquim Levy na Fazenda! NÃO ao ajuste fiscal da recessão e do desemprego! NÃO à inércia e ao imobilismo! NÃO à apatia e ao conformismo!

    viremos nosso olhar, nossos corações e nossas mentes para a Grécia, onde a taxa de desemprego na juventude atinge 50%. façamos do referendo grego uma opção para nós mesmos brasileiros. na Grécia está sendo disputado o destino da Democracia. recordemos da Guerra Civil Espanhola.

    2018 é um ano longe demais. só o que unifica a Esquerda e o campo progressista, respeitando as divergências, é a luta comum pela sobrevivência frente ao avanço do fundamentalismo: Boi (destruição do meio ambiente), Bala (destruição dos direitos civis), Bíblia (destruição da pluralidade cultural) e Bancos (destruição sócio-econômica).

    somente a luta muda a vida. ousar lutar, ousar vencer!

    nesta manhã eu acordei, e me deparei com os invasores. se vou morrer, que eu morra como quem luta. e me enterrem lá no alto da montanha, sob a sombra de muitas flores. quando as pessoas passarem, dirão: “que flores lindas!”. são o jardim de quem luta! bella, ciao!

    .

  35.  O Cardozo é o maio exemplo

     O Cardozo é o maio exemplo do que o Lula disse sobre os petistas que só querm saber de cargo…

    É Isso.

    Gostaria de dizer à Dilma que ministro não é companheiro de gerrilha, que se ela mandar embora vai cair nas mãos do inimigo.

    Mas é tarde…

    Vamos iniciar a contagem regresssiva pro Aécio ou o Cunha assumir o poder.. De fato.

  36. jose e. cardozo

    Me desculpem todos, mas se tem alguém que não tá enchergando as coisa é a chefe dele. Este cara asempre foi um abobado, trapalhão.

  37. Me pergunto se a manutenção

    Me pergunto se a manutenção de Cardoso no Ministério da Justiça não seja parte de uma estratégia política maior a qual, nós meros mortais, não sejamos capazes de compreender. Todos os fatos, no entanto, indicam que não (ou então também os fatos são muito sutis e nós também não temos capacidade de compreendê-los).

    1. Tive grandes.brigas com

      Tive grandes.brigas com amigos defendendo essa tese. Ultimamente para meu desespero, eu cheguei a conclusão que eles tinham razão. Ela quer o Zé que nos vemos por lá, porque ela quer e ponto. Não podia acreditar que pudesse acontecer tamanho disparate, mas, acontece. 

      Na verdade, tudo isso não é um disparate, é uma tragédia.

  38. Escreva Ministro

    Ministro, aqui vai uma sugestão para o título do seu livro “Vamos apurar” pois foi a frase que o senhor mais pronuncioou desde que ocupa o garco de ministro.

    Com todo respeito que pelo senhor e pela liturgia do cargo, mas nunca vi um ministro da Justiça tão desprepadado, inútil, incompetente e desprovido de inteligência como o senhor.

    Coitado de quem se interessar em ler alguma coisa que o senhor escrever.

    Por favor, se demita e passe o fim da sua existência escrevendo livros, livros, livros e quero ver quem vai ter coragem de os publicarem.

    Me admiro um governo que se diz progrssista nomeiar um ministro desse nível… parece brincadeira, né não?

  39. O HOMEM QUE SABIA

    O HOMEM QUE SABIA JAVANÊS

    Esse é o Brasil tupiniquim que eu pensei que não existisse mais.Para encobrir sua mediocridade e sua covardia se esconde atrás do saber exótico que adquire na … Universidade de Salamanca.

     

     

     

  40. E a gente cá embaixo,

    E a gente cá embaixo, perdendo amigos, amores, fígado, estômago. E a Dilma na ana maria braga, na festa da folha, no casamento do cardiologista, no simpósio da globo para discutir o salvamento da própria. E assinando os cheques de milhões, bilhões para os distintos. E aumentando juros, e cancelando aparições públicas. Já lancei essa pergunta algumas vezes nesse espaço. Mas a dúvida não sai da minha cabeça a cada fato revelado, como essa tese desse ministro: será que a veja, a folha, a globo é que estão certos? Será que no fim vamos descobrir que a pf, a justiça, a mídia, o jéferson, o cunha e o lobão realmente tinham razão? 

    1. E a gente cá embaixo…

      Concordo com você. É acachapante o abulismo da presidenta. Desde o golpe de 03 de outubro, o procedimento da Dilma é estarrecedor. Permitir, além do mais, que o Governo AINDA patrocine programas no canal que quer assassiná-la, é algo que seu eleitores não merecem. Isso é desrespito. TRAIÇÃO!

      Mas, Sílvio, nosso país é assim mesmo.    

  41. Caso não aconteça uma mudança

    Caso não aconteça uma mudança nos atuais descaminhos o Ministro Eduardo Cardozo, com sua total apatia, será um dos maiores responsaveis pelo caos que se avizinha. Chega a ser totalmente incompreensível o comportamento desse ministro.  Absoluta irresponsabilidade. 

  42. Fiquei quase dez minutos

    Fiquei quase dez minutos tentando escrever algo sobre o ministro da justiça. Mas, falar o que de alguém que não existe.

  43. o covarde e traidor!!!

    JOSÉ EDUARDO CARDOZO É UM COVARDE, TEM MEDO DE EXIGIR A APURAÇÃO COMPLETA E PARA SE SALVAR IGNORA AS MANOBRAS DA POLÍCIA FEDERAL. TEM MEDO PORQUE TEM LIGAÇÕES COM DANIEL DANTAS, TEM MEDO PORQUE É RATO, COMO O DELCIDIO AMARAL, COMO O SUPLICY E A MARTA, TRAEM OS COMPANHEIROS QUANDO SUA AJUDA DEMANDA DE UM ATO DE ENFRENTAMENTO AOS COVARDES ADVERSÁRIOS.

  44. Na verdade o que a lava javo

    Na verdade o que a lava javo e o ministro leniente estão fazendo é cristalizar a corrupção no Brasil para a mesma elite economica de sempre. O caminho das pedras para que nada seja resolvido agora tem modus operandi bem definido.

    Salta aos olhos que a lava jato não tem nenhum objetivo contra corrupção.

    Está servindo apenas para dizer ao empresariado o seguinte;

    Se nos pagar propina, abafamos tudo. Se pagar propina a partidos de esquerda vai para cadeia. 

  45. O problema são as

    O problema são as instituições. Temos uma Constituição liberal, com um desenho institucional liberal. Cardoso não pode intervir no trabalho da PF. Se o fizesse, seria crime e a imprensa cairia em cima. O único caminho para o PT é mudar as instituições com o uso da força: valer-se de sua capilaridade social e forçar os poderes burgueses (Legislativo e Judiciário) renunciarem à sua autonomia em favor do poder popular, o Executivo. E, depois, o negócio é depurar o serviço público, a imprensa etc. Nunca um partido verdadeiramente socialista conseguiu se manter no poder fazendo mesuras às instituições burguesas. 

    1. Negativo. O Ministro da

      Negativo. O Ministro da Justiça COMANDA a Policia Federal que NÃO é independente do Governo, é um orgão do Governo.

      O Ministro tem o PODER de nomear o Diretor Geral da Policia Federal que nem precisa ser da PF,  Romeu Tuma foi indicado por Collor como Diretor Geral sem ser da PF,  e através dessa indicação DELE pode comandar a PF, indicando Superintendentes Regionais, removendo quem quiser, determinando o MODO e o TEMPO de execução de mandados, como

      sempre foi a PF, cujo DNA vem do tempo de Dom João VI. A Policia Federal foi fundada em 1944, em pleno Estado Novo,como Departamento Federal de Segurança Publica e chegou a ser comandada por Bejo Vargas, irmão de Getulio

      Comandar é dar direção, dar rumo, planejar o futuro da instituição, não é ela mesma quem faz isso, é o Ministro.

       

    2. Entào você pode me explicar

      Entào você pode me explicar porque o ex-delegado Protógenes foi indiciado, julgado, condenado e exonerado da PF por ter vazdo informações sigilosas de um inquérito?

      É claro que obrigação do ministro fiscalizar as ações dos seus subordinados. Policial federal também comete crimes, sabia? Além disso, são servidores públicos e tem deveres, como tal.

  46. O que todos os blogueiros

    O que todos os blogueiros “sujos” precisam nos dizer é por que Dilma não se dá conta do ministro que tem. Nós sabemos muito bem, e até as pedras sabem, que Eduardo Cardoso é um inoperante, um inútil, que mais parece jogar dos dois lados, sempre em cima do muro, como se não soubesse vestir a camisa que Dilma lhe deu de mão beijada. Enfim, só falta  a PF mandar prender Dilma dentro do Palácio, e depois levar Eduardo Cardoso com ela.

  47. De saco cheio desse

    De saco cheio desse governinho de merda; de frouxos ou espertalhões que só querem se dar bem; que, ao contrário da Maria da Conceição Tavares, cada vez mais me convenço: NÃO É O MEU GOVERNO!

    Convenceram-me: a Casa Grande está certa!

  48. Dilma e o Ministro

    No primeiro ano do governo Dilma, a mídia denunciava e Dilma demitia ministros. Nem importava a veracidade das denúncias. Quando surgiu o “escândalo” da refinaria de Pasadena, Dilma e sua representante na presidência da Petrobrás, em lugar de defenderem a empresa e de mostrarem que, de fato, a refinaria não é uma sucata e está é dando muito lucro, apressaram-se em se defender de SUPOSTAS irregularidades, colocando até mais lenha na fogueira. Na Vaza, digo, Lava Jato, a Presidenta, através do seu Ministro da Justiça, assistem à PF, que lhes é subordinada, dar um verdadeiro espetáculo de parcialidade e de midiatização, sem a mínima reação, que têm obrigação funcional de adotar. Isto nos dá direito de pensar que, para a Presidenta e seu Ministro, o lema pessoal é “não me comprometa”. Um tabelinha perfeita.

      1. além do mais, por onde mais?

        é pelo MJ que se consolida a dominação violenta de parte da PF

        assim como é pela língua que se consolida a cultural

  49. Vazamentos seletivos

    Em entrevista à tv Globo, apresentada no Jornal Nacional de hoje, o juiz Sérgio Moro assume os vazamentos seletivos, mas procura justificá-los, afirmando que só revela fatos que não prejudiquem as investigações. E a honra dos atingidos por histórias inventadas por delinquentes confessos?.  E as famílias dessa gente? Não acredito que ele seja tão ignorante em matéria de direito. Será que, para  assumir o cargo, um juiz passa por exame psiquiátrico?

  50. Ministro artista

    Zé Cardozo é a Marta Suplicy de terno, sem a inteligência dela. Mas com a mesma vaidade. Artista de cinema dos anos 50 que deixava a atriz na porta de casa e ia dormir.

  51. Tirar o Cardozo agora seria

    Tirar o Cardozo agora seria comparável ao “Saturday Night Massacre” do caso Watergate, quando o Attorney General Elliot Richardson e seu vice William Ruckelshaus pediram demissão após o presidente Richard Nixon demitir o procurador independente Archibald Cox, que investigava o caso e intimou o Presidente a prestar depoimento.

    Nixon, furioso, ordenou aos dois que demitissem o procurador, mas ambos preferiram pedir suas próprias demissões diante de tamanha interferência do Executivo no Judiciário. Nixon demitiu o procurador por ordem executiva, foi à televisão afirmar que não era bandido (“I’m not a crook!), mas acabou defenestrado.

    O Cardozo tem mil defeitos, mas neste caso está certo. Tem que deixar a investigação ir até o fim. Vazamentos sempre ocorrem, como comprova o mesmo caso Watergate.

    1. putz!

      Quem deu 5 estrelas a esse comentário idiota? Certo é a PQP! A PF tem todo o direito de atuar livremente desde que de forma honesta, “republicana” (pra usar o termo da moda). Isso NÃO está ocorrendo – e eles nem tentam disfarçar, haja vista as manifestações dos integrantes da polícia no Facebook. E esse bundão tem de intervir não para proteger A ou B, mas exatamente para assegurar uma atuação republicana da instituição em relação à qual ele, como Minsitro da Justiça, é superior hierárquico.

    2. Concordo com você Marcelo. É

      Concordo com você Marcelo. É o que eles querem, que a Dilma e o Ministro percam a cabeça. Mas eles não são bobos, graças a Deus. Aguenta firme Dilma!!!!

  52. “PQP, esse Luiz Nassif é uma

    “PQP, esse Luiz Nassif é uma mala sem alça!!!Qual o problema de eu me dedicar nas horas vagas à minha tese junto a Universidade de Se Manca, ops, Salamanca!!!” Cardozo, Ministro da Justiça

  53. o Cardozo é apenas mais um “muito vivo”

    e vai se arrumando pessoalmente.

    encontro destes políticos miúdos desde que me entendo nestas terras.

    romério

  54. cardozo=pf descontrolada

    Ocupado  em escrever livros e fazendo um doutorado idiota qualquer em Salamanca, só pode estar tentando melhorar seu currículo para candidatar-se a uma vaga no Supremo. E como pode fazer isso sem puxar o saco dos tucanos? O que irrita é quando ouvimos os noticiários que  dizem apenas que o PT o quer fora da PF dando a entender que querem que ele acoberte os petistas quando se deseja apenas que ele perceba o tanto de podridão que rola por lá e que favorece aos tucanos de sempre. Thomaz Bastos controlava a PF e não os impediam de trabalhar. Eduardo Cardozo não deve saber nem onde ficam as chefias da PF, quanto mais controlar a tucanada de carreira que esses lugares escondem. Dilma é mulher e esses brucutus da PF não gostam de estar sob o comando de mulheres, muito menos mulheres do PT. Vão continuar grampeando qualquer um, prendendo qualquer um, com provas ou sem elas,e a Dilma vai continuar a mantê-lo por lá, até que seja tarde demais.

    Paciencia!!!!!!!

     

  55. Anta que estuda em Salamanca

    Uma anta estudando em Salamanca. 

    Porque continua ministro? 

    A irresponsabilidade desse neo-ministro, é absurda.

    Esta sendo o grande responsavel pela dissolução do PT.

    Para ser aceito como membro do Supremo, seu sonho, fez media com Gilmar Mendes, com Fux, com Barbosa, e deixou serem destruidas as lideranças petistas, sem do nem piedade.

    Sua apatia é mortal. Sua incompetencia é mortal. 

    E Dilma, nao tem pena de nós, petistas, que viemos de uma luta de 30 anos contra a casa grande, ver tudo isso se diluir, nas maos de tanta boçalidade?

    O trabalho de Lula, mudando radicalmente o país, tirando tanta gente da miseria, criando vagas nas universidades, dando habitacao, emprego, honra, altivez, fica destruido numa insana demonstracao de irresponsabilidade desse ministro e de nossa presidenta.

    Recuperar a economia? é possivel. Avançar na distribuicao de renda? é possivel. O que nao é possivel é ver os inimigos do PT  dominarem a policia federal, que so vaza e encherga coisas do PT, num pais aonde a corrupcao sempre foi monumental, praticada por todos? Uniram-se a justiça parcial, a midia monopolista e manipuladora. Quando teremos uma democracia por aqui? Se dependermos desse ministro, nunca.

    Nao querendo justificar absolutamente falhas de petistas, que tem que ser presos caso tenham roubado. Mas e os demais? Isso desmoralizou por tabela tambem a justiça brasileira, parcial, leviana, comandada pelos tucanos. 

    E o MInistro? fazendo curso em salamanca. Maldito seja esse cara. E maldita seja a cara de pau da presidenta Dilma de nao tomar medidas para melhorar seu ministerio da Justica.

     

     

     

  56. Até quando esta peste, esta

    Até quando esta peste, esta desgraça, esta nifelicidde vai continuar no goveno. Dilma isto que vai aconetecer é suicidio politico de sua parte. Meus pesames.

  57. Cardozo é Ministro deste Governo

    Dilma deve agora apenas governar, seriamente, como sempre o fez. O debate atual é de malfeitos antigos, não dela nem do Governo, mas sim dos equívocos de governos anteriores, tucanos e petistas, que hoje se digladiam na justiça. Foi ela quem demitiu Diretor da Petrobrás, quase dois anos antes de estourar a lava jato. 

    O PT e o PSDB erraram muito anos atrás, e hoje lutam com base nesses equívocos utilizando para isso uma arena que não lhes pertence mais: o atual Governo, pois com isso estão arrastando o próprio país para o lodo.

    Se alguém tem que sair pelo país afora defendendo o PT é o Lula e outros líderes, reconhecendo erros, pedindo desculpas e preparando o povo para as próximas eleições. 

  58. A Máfia dos Bacharéis

    Cooptado pela Máfia dos Bacharéis?  Não sei se é disso que se trata mas conheço muita gente que debandou pro outro lado ao perceber que só se daria bem na vida aliando-se  à Máfia dos Bacharéis.

    Este texto foi publicado em 25/04/2006 mas continua atual como nunca.

    Os Outros Nomes da  UDN, por Mauro Santayana, na Carta Maior

    https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/os-outros-nomes-da-udn-por-mauro-santayana

    Eh Nassif, esse mundo enfermo nos tira todo o tempo,..,.mas há gente [que tem o cargo de MJ  como um feudo] com tempo sobrando.,..rsss

     

  59. Outra coisa que queria saber

    Outra coisa que queria saber a respeito da PF e o seu chefe. Volto ao caso do tesoureiro Vaccari. 

    Não me sai da memória a invasão dos agentes da PF pulando o muro da casa do petista, depois vasculhando os pertences do homem dentro do quarto dele, e tudo sob os holofotes das televisões, conforme vi nos jornais da noite. ou apenas no JN, não me recordo. 

    Fosse o Ministro da Justiça o que a gente espera que fosse, no mínimo aquele evento teria sido suficiente para ele vir a público, ou não, mas que pelo menos tivesse tomado alguma ação, como autoridade, que é, para investigar aquela investigação. Para saber a razão daquele espetáculo, e, sobretudo, por que um caso tão grave como aquele, que se tratava de uma busca para uma investigação posterior, teria que ter a televisão filmando. 

    Digo isso porque se tal fosse feito na casa de um tucano, logicamente a turma plumática teria descido o pau no Ministro, e o tucano vítima da agressão policial, teria outra visibilidade, sem contar que, na sequência, ficasse muito bem no filme. 

    O que não dá pra engoir é essa persiguição contra petistas, é ver que a PF atua em consonância com Sérgio Moro, com os mesmos sentimentos de ódio de um único partido, salvando a pele dos oposicionista, enquanto diariamente vai desconstruindo o PT para chegar a Dilma, a Lula, sem deixar de passar, claro, por José Dirceu, que de há muito tem sido o bode expiatório de toda e qualquer corrupção investigada. 

    Tudo se dá às vista de Zé Ruela, e a inação do camarada chega a ser desprezível. 

    Aliás, sobre os adesivos contra Dilma, o que esse infeliz disse? Ele não teria nada a fazer como Ministro para cessar esse desrespeito?

    Acorda dona Dilma, porque quem tem um ministros raso e pequeno como Zé nem precisa de inimigo. Ou será que Dilma tem algum rabo preso com esse cara de bunda?

  60. Republicanismo ou imobilismo

    Republicanismo ou imobilismo por incompetência ? Dilma, acorda ! Esse cara, o Zé da Justiça, é um NARCISISTA convicto. O “circo pegando fogo” e ele com um trevo de quatro folhas na mão e dizendo: bem me quer…, mal me quer… etc. Fala sério pô !

  61. Tenho dificuldade em

    Tenho dificuldade em acreditar que é só a teimosia da Presidenta que o mantém nesse cargo, mesmo com toda a inoperância demonstrada. Só pode ter um poderoso esquema impoindo sua permanência.

    1. A coisa é complicada é bom

      A coisa é complicada é bom não tirar conclusões precipitadas e a calma é a melhor conselheira.

      O senhor do processo, qualquer processo, deveria ser um delegado e, em caso de competência federal, um delegado da Polícia Federal. Mas o Ministério Público usurpou (legalmente por confusão interpretativa) esta competência, deixando a atuação da polícia restrita ao trabalho de peão sem cérebro.

      E agora, no caso Moro, um juiz veio por cima e usurpou do Ministério Público toda a inicitiativa de comando do caso Lava Jato, tornando-se o senhor do processo, em lugar de se conter em analisar e autorizar as ações de investigação e execução.

      É mais um caso do excepcionalismo jurídico que no Brasil ultimamente tem prosperado como erva daninha ao Sol, para atender e responder aos ditames e às demandas da Mídia, a verdadeira comandante de tudo, essa mídia familiar, conservadora, direitista, reacionária, partidarizada e agora com claras pendências fascistas.

      No caso da Lava Jato, todo o excepcionalismo foi um inchamento do caixote do ordenamento jurídico nacional para acomodar as soluções que já tinham sido adotadas noutro país e noutra operação, a Mãos Limpas da Itália. Arrombaram a a tradição jurídica do país para meter nela à força bruta soluções estrangeiras. Por sinal, a operação Mãos Limpas devastou política e economicamente a Itália, que jamais se recuperou e perdeu a soberania. E a Italia, que até então tinha sido uma pedra no sapato dos euro-americanos, ficou um cordeirinho depois disso.

      Numa situação normal, republicana, o Ministro da Justiça, embora tivesse o comando da Polícia Federal, não poderia de modo algum interferir em qualquer situação que diga respeito direta ou indiretamente ao processo já instaurado, porque o delegado de polícia teria a prerrogativa de ser o verdadeiro senhor do processo e como tal não estaria mais sob ordens do Ministro e nem sequer do Presidente da República. Claro que FHC passou por cima disso e retirou por telefone do processo delegados que o desagradaram.

      Mas agora, especialmente no caso Lava Jato, o delegado não passa de um  peão e não adiantará nada a interferência do Ministro da Justiça sobre ele, com alegação de que não estaria agindo corretamente. Ele Ministro não poderá sequer se dirigir ao delegado, para ponderar sobre seu comportamento. Ele delegado não deve mais qualquer explicação ao Ministro, mas sim ao senhor do processo, que não é ele, como deveria ser, mas sim um usurpador, um homem forte.

      Seria até um ato de hostiliidade, porque estaria o ministro impondo sua autoridade ao servo de outro patrão, ou seja, o juiz Moro. Nessa situação excepcionalíssima, o ministro ficou sem ter como interferir para auxiliar a Justiça, sua atribuição. O Ministro é da Justiça é um membro do Executivo, não do Judiciário.

      Para que o fizesse, teria primeiro que se intrometer na seara jurídica, para alertar que o tal Moro está a agir à margem dela, e isto seria impossível, sendo o Ministro um republicano. E isto não seria papel dele, de modo algum. Quem tem que por freios ao Moro e por tabela também a seus procuradores e delegados, embora com muitos escrúpulos por ter que tocar em matéria estranha de um nicho escuro e contaminado sabe-se lá por quais contaminantes brasileiros e de fora, quem tem que fazer isso, é a própria Justiça. Em nome de nossa degragada ordem jurídica.

  62. É feio de ver as tais forças

    É feio de ver as tais forças ocultas que derrubaram Jânio Quadros “em todo seu tenebroso esplendor” forçando a mão para evitar que o Brasil se torne um país em que todos tenham oportunidade de prosperarem. Muito pouco pode ser feito por Cardozo ou por qualquer outro que se disponha a respeitar a Constituição e as leis contra os que atravessam-nas sem o menor pejo. Vai fazer o que? Mandar fuzilar Aécio Neves, Aloysio Nunes, Serigio Moro, Eduardo Cunha, os delegados da PF que implantaram grampos e os que deram um chega prá lá no Protógenes? E de que adiantaria? As tais “forças ocultas” não vêm mais de países estrangeiros interessados em que não prosperemos. Depois da ditadura estão entranhadas em cada um de nós que nos pomos de defensor das elites, da manutenção das coisas como tem sido há décadas, séculos. O que poderia ajudar seria Educação pública e universal. Mas mesmo essa está sendo impunimente sabotada. Educação e Saúde, já que sem parar em pé ninguém consegue trabalhar.

    Talvez nosso destino seja mesmo mantermo-nos como um país a ser explorado. Nesse caso o melhor que se faz é tentar livrar a própria cara, esforçarmo-nos para sermos pelo menos capatazes, lugares-tenente dos exploradores. Afinal não é essa a mensagem liberal? “Cuide do próprio rabo e deixe que o resto se exploda”. “Desencane de preocupações sociais, governo é apenas para manter a segurança patrimonial e olhe lá.” Não, mais uma vez as oportunidades de prosperidade, pelo andar da carruagem, serão mantidas para poucos. E a Petrobras, como quer José Serra, há que ser vendida à iniciativa privada baseada no US dollar.

  63. Carpideiras sem defunto

    Nassa e demais comentadores,

    Com o clima de velório que se instaurou diante dos comentários do Sibá Machado e do Zézim da justiça vou falar uma coisa procês… Ainda tem que piorar muito pra chegar no fundo do poço. Concordo com os comentários ali de baixo do Marcelo Camanho, Renato Lazzari e Alexis. Menos efeito manada, menos histeria que esse desespero só gera desmobilização. Quer dizer que vamos entregar de bandeja assim sem o mínimo de resistência, chorando pitangas e concentrando todas as forças pra defenestrar o Zé da justiça, Dilma e o PT? Só digo uma coisa, vamos para de cometer eutanásia. Nem somos japoneses pra ritual de Seppuku, pessoal… Que pessimismo é esse! Ah, nem…

  64. Fim do PT

    Lula, ontem, falando na Federação dos Petroleiros, que nunca viu tanta agressividade, tanto ódio contra a Presidência da República, como agora.

    Segundo Pedro Barusco e Paulo Roberto Costa, o “amigo Paulinho”, como o chamava Lula, só o PT, o Partido dos Trabalhadores, roubou 200 milhões de dólares da Petrobrás.

    De onde Lula acha que vem tanto ódio ao PT ? De onde ele acha que vem as taxas de 64%, 68% de “Ruim / Péssimo” para o governo Dilma, apurados pelo Datafolha, pelo IBOPE e pelo CNT-Sensus ??

    Não pensei que eu viveria para assistir esta época gloriosa: a destruição do PT.

     

     

     

    1. sou tomé, ele está certo

      Talvez tanto ódio deve ser creditados a pessoas que acreditam no vejão globão, folhão, estadão e similares.

      Seria as tua informções do “data do além” mais confiáveis!

  65. O NOVO MENSALÃO anda a todo

    O NOVO MENSALÃO anda a todo vapor para pedir a SAÍDA DA DILMA!

    No mensalão a tese era de que o PT pagava mesadas em troca de apoio politico!

    O PT disse que era caixa 2!

    A policia, a justiça, nem a mídia que investiga tudo achou uma relação entre os pagamentos e votações no legislativo!

    Agora o Mensalão 2!

    Empresas formaram CARTÉIS e assim conseguiam AUMENTAR INDEVIDAMENTE SEUS LUCROS.

    Nessa rede tiveram a participação de funcionários da Petrobrás.

    A partir do momento que o PREÇO MAIS BAIXO ERA ESTABELECIDO tornava-se o menor preço LÍCITO a ser pago!

    O ilícito estava na CARTELIZAÇÃO E COOPTAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS PARA ESTE FIM.

    Após início das obras e consequente pagamento o DINHEIRO OBTIDO É LÍCITO podendo ser usado para TODOS OS FINS E DECLARADO A RECEITA, apesar de PARTE ter sido obtido irregularmente!

    Alguém provaria que estes recursos NÃO FORAM DECLARADOS À RECEITA FEDERAL?

    Este dinheiro pagou imposto, funcionários, propagandas no PIG, comprou coisas e mais coisas, como parte era uma EXCRECÊNCIA servia também para ELEIÇÃO!

    E eleições é de 2 em 2 anos!

    Eles estão nessa há quanto tempo?

    O cartel é um crime MUNDIAL!

    Só num país coxinha isso chegaria a esse ponto!

    Com este dinheiro poderia-se comprar barcos, viajar, doar a partidos –  só não podia pagar os funcionários da PETROBRÁS, por que eles não teriam como COMPROVAR TAL RENDIMENTO!

    Na imprensa todo dinheiro se tornou irregular –  doações A QUALQUER PARTIDO DEPOIS DE PASSAR PELA RECEITA É LEGAL!

    A PETROBRAS DECLAROU OS PAGAMENTO, ENTÃO AS EMPREITEIRAS DECLARARAM ESTES RECEBIMENTOS À RECEITA!

    Depois que caiu no caixa da empresa como LEGAL, como dizer que eram pagamentos ILEGAIS?

    O ERRO É O CARTEL –  É ANTES!

    Só quem participou do cartel deveria ser criminalizado!

    Dirão alguns:

    Esse dinheiro beneficiou PT E PMDB!

    Essa tese estaria correta SE E SOMENTE SE PT E PMDB administrassem estes recursos, ENTÃO PSDB E OUTROS PARTIDOS NUNCA DEVERIAM RECEBER RECURSOS DESTAS EMPREITEIRAS… 

    A conclusão é que se alguém se beneficiou FOI A A REVELIA DOS PARTIDOS, foi o mais esperto!

    A mídia ESTÁ CONFUNDINDO TUDO (novidade?) e o Cardoso nem ai!

  66. Ficho cada  vez mais

    Ficho cada  vez mais impressionado com a covardia de alguns dirigentes do pt. Os cara abandoram ze dirceu completamente. O cara foi enterrado vivo numa perseguição implacavel do judiciario e do  mp e não aparece ninguem para defende-lo. É realmente incrivel os pessoal desse partido. Jamais me filiarei a partido desse. É traíra para todo lado.

    Qualquer consultoria de ze dirceu faça é corrupção. Enquanto que quando os tucanos fazem o mesmo são chamados de competente e não aparece ningeum do mp para dizer que está errado.

    E ainda vem o ministro cardoso dizer que não pode fazer nada, certamente por que está ocupado fazendo um doutorado na espanha….é brincadeira…

    1. Exato

      Os petistas abandonaram não só Dirceu, e Genoino para trás. Abandonaram os Executivos da Odebrecht, que tantas vezes financiou dentro da legalidade as campanhas do PT, a Odebrecht, que tocava as obras públicas, que moviam o progresso do país, o bem estar do povo, e que rendiam votos ao PT.

      O mais terrível de tudo, é que Dilma só reage quando “ela” é citada em um inquérito da lava jato. Mais preocupada consigo mesmo do que com os companheiros de jornada ou com o país.

    2. Não culpe o PT por que essa

      Não culpe o PT por que essa mulher demonstrou ser. Nos apoiamos uma Presidenta para Governar ouvindo Lula, o líder que conhecíamos e confiávamos profundamente, foi isso que essa fd…….nos prometeu e virou esse mostrengo autoritário.

      Quem vê essa pose de Dona do Mundo pensa que ela já teve algum voto que não o dela própria. 

      O poder cega as pessoas vaidosas e a vaidade de Dilma é de tal dimensão que, para ela, admitir que errou é pior do que ir para o pau de arara. Ficou com a Graça na Petrobras até quase quebrar a Empresa, esse Zé Eduardo é um desastre desde o dia que entrou, quanto mais a pasmaceira dele destrói o PT, mais ela teima com ele.

      Do outro lado temos o PSDB e seu descompromisso com a coisa pública, o PMDB de Cunha e os Bolsonaros. O que fazer?

  67. Republicanismo quando interessa

    Sempre me lembro que Lewandoski indicou a Dilma cinco nomes para ela escolher um, e nomear como Ministro no STJ. Mas ela não pode nomear porque Eduardo Crdozo vetou os nomes! Ou seja o Ministro da Justiça manda mais do que a presidente. Dilma obedece as ordens de Cardozo. Nesta hora Cardozo decidiu controlar os destinos do país, mas a PF ele se nega a controlar.

    O republicanismo de Cardozo é só em determinadas horas…

  68. A coisa é complicada é bom

    A coisa é complicada é bom não tirar conclusões precipitadas e a calma é a melhor conselheira.

    O senhor do processo, qualquer processo, deveria ser um delegado e, em caso de competência federal, um delegado da Polícia Federal. Mas o Ministério Público usurpou (legalmente por confusão interpretativa) esta competência, deixando a atuação da polícia restrita ao trabalho de peão sem cérebro.

    E agora, no caso Moro, um juiz veio por cima e usurpou do Ministério Público toda a inicitiativa de comando do caso Lava Jato, tornando-se o senhor do processo, em lugar de se conter em analisar e autorizar as ações de investigação e execução.

    É mais um caso do excepcionalismo jurídico que no Brasil ultimamente tem prosperado como erva daninha ao Sol, para atender e responder aos ditames e às demandas da Mídia, a verdadeira comandante de tudo, essa mídia familiar, conservadora, direitista, reacionária, partidarizada e agora com claras pendências fascistas.

    No caso da Lava Jato, todo o excepcionalismo foi uma espécie de inchamento do caixote do ordenamento jurídico nacional para acomodar um pacote de soluções que já tinham sido adotadas noutro país e noutra operação, a Mãos Limpas da Itália. Arrombaram a tradição jurídica do país para meter nela à força bruta estereotipadas soluções estrangeiras.

     Não foi por outra razão que chamaram o núcleo da operação Lava Jato de República do Paraná, foi porque todos sentiram que um corpo estranho havia se instalado na ordem jurídica do país. Por sinal, a operação Mãos Limpas, a seu tempo, devastou política e economicamente a Itália, que jamais se recuperou e perdeu em parte até sua soberania. E a Itália, que no pós-guerra sempre tinha sido uma pedra no sapato dos euro-americanos, virou um cordeirinho sem balir, depois disso.

    Numa situação normal, republicana, o Ministro da Justiça, embora tivesse o comando da Polícia Federal, não poderia de modo algum interferir em qualquer situação que diga respeito direta ou indiretamente ao processo já instaurado, porque o delegado de polícia teria a prerrogativa de ser o verdadeiro senhor do processo e como tal não estaria mais sob ordens do Ministro e nem sequer do Presidente da República. Claro que FHC passou por cima disso e retirou por telefone do processo delegados que o desagradaram.

    Mas agora, especialmente no caso Lava Jato, o delegado não passa de um  peão e não adiantará nada a interferência do Ministro da Justiça sobre ele, com alegação de que não estaria agindo corretamente. Ele Ministro não poderá sequer se dirigir ao delegado, para ponderar sobre seu comportamento. Ele delegado não deve mais qualquer explicação ao Ministro, mas sim ao senhor do processo, que não é ele, como deveria ser, mas sim um usurpador, um homem forte.

    Seria até um ato de hostilidade, porque estaria o ministro impondo sua autoridade ao servo de outro patrão, ou seja, o juiz Moro. Nessa situação excepcionalíssima, o ministro ficou sem ter como interferir para auxiliar a Justiça, sua atribuição. O Ministro é da Justiça é um membro do Executivo, não do Judiciário.

    Para que o fizesse, teria primeiro que se intrometer na seara jurídica, para alertar que o tal Moro está a agir à margem dela, e isto seria impossível, sendo o Ministro um republicano. E isto não seria papel dele, de modo algum. Quem tem que por freios ao Moro e por tabela também a seus procuradores e delegados, embora com muitos escrúpulos por ter que tocar em matéria estranha de um nicho escuro e contaminado sabe-se lá por quais contaminantes brasileiros e de fora, quem tem que fazer isso, é a própria Justiça. Em nome de nossa degradada ordem jurídica.

    1. Muito interessante a

      Muito interessante a manifestação pública do Superintendente da Polícia Federal, feita ontem na mídia para ciência de todos. Ele deu a entender que o episódio do grampo ilegal já teve um inquérito intra corporis  – prá lá de suspeito – que fizeram há tempos. Obviamente para abafar o caso. Como se o depoimento do agente da PF na CPI da Petrobras não fosse um fato novo e não desvendasse completamente uma situação que estava obscura. Continuando sua tranquila exposição,, o Superintendente dá a endenter que concorda com a submissão completa dos policiais aos ditames do juiz Moro, mesmo que venham a fazer alguma pequena transgressão dos princíoios que regem a profisão,e que vai deixar tudo rolar conforme queira o determinado Juiz, “doa a quem doer.” Há uma clara ponta de insubordinação e atrevimento na declaração do Superindente. O problema é que uma substituição deste funcionário tem implicações políticas fortes, e talvez os afazeres correlatos do nosso ministro da justiça não lhe deixem ânimo nem tempo para encarar e vencer tais implicações, 

  69. Só pra dizer o óbvio

    Nassif,

    Só pra dizer o óbivo, Cardozo é o ministro da justiça dos sonhos da Presidenta e, em assim sendo, não há o que fazer.

  70. Republicanismos e

    Republicanismos e apartidarismos.

    “O PT se meteu na lama e sai indelevelmente manchado”.

    Exceto pelo “apartidarismo” do texto – que nivela à lama todos os partidos citados nas investigações, ou melhor, emite sentença condenatória ao PT, enquanto aos demais sugere necessidade de investigação – e o provável e previsível uso seletivo do “domínio do fato”, da “literatura jurídica” do Moro ou ainda da física quântica, que ocorrerá contra o partido no desenrolar do processo, o que há de concreto, além das delações publicizadas, para que o autor faça essa afirmação tão convicta da culpa do PT?

  71. Do alto de sua incompetência

    este ministro declarou em entrevista que os 9% de apoio ao governo não devem preocupar pois ele tem certeza que o dia que a economia melhorar Dilma recupera os apoios.  Este cara deve todo dia de manhã cantar este mantra para a Dilma e ela acredita e sai pisando duro, sem olhar para os lados, com um tapa-olhos, a inaugurar mais um projeto que irá salvar sua pele no futuro.   Temos aí um belo caso de simbiose entre um rasputin moderno e uma rainha autista incapaz de ouvir as vozes do mundo real.  Para quem duvida deste tipo de simbiose moderna, lembro o caso de Isabellita Peron e el Brujo José Lopes Rega, na Argentina. 

  72. È quase unanime

    Nas redes sociais,na blogosfera “suja”,a cabeça do Cardozo é exigida.O PIG ja sente isto,a bancada sente isto,e evidente que ele sabe que ta na beira do precipicio,ja que com o governo enfraquecido este não pode abrir mão de qualquer apoio,e neste momento as bases e simpatizantes pedem diariamente sua saida,renuncia.Dilma esta postergando,ja que estas tentativas do Cardozo de minimizar a pressão não tem surtido efeito.Se ele permanecer,o governo perde e muito,primeiro porque ele é um porta aberta ao golpismo,ao crescimento da rejeição do governo.E perde nas bases,o apoio ao governo,não ao projeto.Mesmo que haja uma recuperação economica,e diminua a rejeição a Dilma,esta provavelmente terminara seu governo com a inedita rejeição de seu governo,tanto no seu partido,bases e simpatizantes,como na oposição.

  73. Policia Federal

          Os aprovados em concursos públicos para Delegados da PF são egressos da classe média e ouviram seus pais defenestrarem os petisstas DESDE SEU BERÇO, em geral só tiveram como parâmetro o governo PT.

          Assim, “embebbed” na cultura atipetista de seus pais e ressentidos por ganharem METADE do que ganham os Procuradores da Répública tramam da derrubada do governo Dilma, A operação Acrônimo refleta tal postura, a investiagação do avião do PSDB não foi alvo de nenhum inquérito, enquanto a do avião do PT foi.

          O projeto dos delegados é derrubar o governo do PT e ter em pagamento a equiparação com os Procuaradores da República.  E m outras palavras estão em campanha salarial e exergam no PT a raiz de receberem METADE do que ganham os procuaradores do MPU.

         

  74. REPUBLICANISMO DE UM MINISTRO INCOMPETENTE E COVARDE

    Eu nunca vi uma inanição e falta de vontade de governar como está demonstrando a presidente Dilma. Manter um Ministro da justiça incompetente e covarde em cumprir as suas funções. oOnde já se viu chefe não ter autoridade sobre seus comandados.Vejamos:A Dilma não demite um ministro que tudo que fez só trouse consequencias contra o PT.

    Não somos contra o PT SER INVESTIGADO E PUNIDO MAIS  COMO TAMBEM SER PUNIDOS OS QUE FOREM COPROVADAMENTE CULPADOS. Porem tem outros culpados na maioria dos principais partidos, e a policia do zé só manda investigar o Petistas e aliados.

    O grande responsavel por isto é a Dilma. Demita este TRAÍRA.

  75. Não comento sobre isso já que Dilma o mantém.

    Há ANOS esse Ministro só faz esse tipo de coisa e continua firme e forte.  Culpa da Dilma.  Por isso, não perco tempo com esse Ministro da Justiça (?) inépto.  Agora o problema é a Dilma!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador