O SBT e o buraco do Agnelo

Atualizado com a resposta do SBT

Por Jorge Fernandes

Estava caminhando e ví do outro lado da rua, uma filmagem.

Fiquei observando, pois não estava entendendo o que eles filmavam.

Um carro parou, o mototrista desceu, cumprimentou os profissionais, percebi que eram do SBT, conversaram por uns minutos e o motorista atravessou a rua e colocou uma tabuleta numa poça de água. Filmaram

O motorista voltou, conversaram novamente e este foi embora.

Os profissionais se dirigiram ao carro, parado irregularmenete, e foram embora.

Hoje mais uma reportagem (combinada) vai ao ar

. Tudo combinado antecipadamente.

FILMAR NÃO É ERRADO; ERRADO É EXIBIR SEM CRITÉRIO.

Por  Jose Occhiuso, do SBT

As equipes do SBT são orientadas a trazer da rua não apenas a pauta, mas tudo o que julguem que pode virar notícia. A decisão de exibir ou não as imagens cabe à Redação, levando-se em conta critérios como relevância e factualidade.

No caso do “buraco do Agnelo”, o autor da imagem foi Joaquim Santos, um dos mais antigos e respeitados cinegrafistas de Brasília. No retorno de uma matéria nesta terça-feira, 25, Joaquim viu a placa em que se lia “Buraco do Agnelo” fincada em um buraco no asfalto, achou-a curiosa e fez o que qualquer bom profissional faria: filmou-a. Um motorista que viu a cena interpelou o cinegrafista, tentou iniciar uma discussão e decidiu tirar a placa dali, colocando-a no próprio carro sob a alegação de que estava atrapalhando o trânsito.

O internauta Jorge Fernandes deduziu equivocadamente que a imagem seria usada numa “reportagem combinada”. Talvez por não ser jornalista, não apurou os fatos e publicou a sua interpretação.

Registre-se: a imagem, feita na Asa Norte, não foi ao ar. 

Redação

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornalismo brasileiro em todo

    Jornalismo brasileiro em todo o seu esplendor.

    Jornalistas fabricam notícias. Assim como fabricam biografias e fatos que não existem. Perguntem para o Diego Escotesguy.

  2. Agnelo é o Governador pior

    Agnelo é o Governador pior avaliado do Brasil.

    Hoje é o único Governador que tentará a reeleição que não aparece entre os 3 primeiros nas intenções de voto.

    Logo, não deve ser necessário denigrir o seu Governo, ele mesmo assim o fez.

    1. Como é?

      Ele mesmo ou a mídia e a elite asquerosa de Brasília? Se fizer a pesquisa no plano piloto já saberemos o resultado. Assim fica fácil!

      Ps.: Você mora em Brasília?

      1. Bom aprovação dele foi objeto

        Bom aprovação dele foi objeto de muitas pesquisas e eu respeito o fato de você estar entre os 9 % que consideram o Governo de Agnelo ótimo ou bom. 

        Você já comprou algum carro do Agnelo ou foi só o João Dias do Kung Fu.

        Há muitas pessoas presas no interior de São Paulo fruto das fraudes que por ele foram referendadas junto ao Programa Segundo Tempo.

        É uma pena que o povo candango seja mulher de bandido.

        Roriz, Arruda, Agnelo, meu deus do ceu. Que desta vez apareça alguém que Governe para o povo e não para os interesses e conchavos políticos.

         

      2. Mídia?

         

        Desculpe-me mas antes de sair atirando na mídia (em quem também não confio) responda-me uma coisa: o g1 df fala mal do Agnelo? Quantas reportagens de capa do CB o Agnelo ganhou falando mal do governo? Não vale dizer que foram muitas porque não foram, e ainda que fossem  pelo governo que esse cidadão montou faltaria jornal para tanta matéria.

         

        Fico realmente triste que o diretório do PT não perceba isso e consequentemente nos deixe sem opção de voto, já que Arruda e Roriz estão fora de cogitação para qualquer cidadão que tenta ser honesto.

         

         

        1. Ah ! ficha limpa, ficha limpa

          Ah ! ficha limpa, ficha limpa ! Onde estás que não me ouves ? Quer dizer que esses 2 mui dígnos senhores não são considerados fichas-suja e poderão se candidatar ???? Não foram julgados?????? E o vídeo de um deles recebendo dinheiro não é suficiente? Pq não foi julgado? Pq ele é do PSDB ou outro partido qualquer filiado ao PSDB  e quase foi vice de outro ficha-suja chamado Serra, que tem filha gênia?

          Lei, ora a lei !

  3. Aqui, no Rio, a Globo

    Aqui, no Rio, a Globo fabricou um boneco (trabalho muito ruim, do artesão) para simular jornalismo. Parece-me que foram obrigados a tirar do ar.

  4. Agnelo está mal na foto por

    Agnelo está mal na foto por vários motivos: um é a questão da saúde, que ele definitivamente não consegue ajeitar, apesar de ter se responsabilziado pessoalmente por isso na campanha eleitoral. Outro é a questão da segurança, mas aí já entra uma certa sabotagem dos sindicatos policiais no DF e de setores da PM manobrados por opositores do Agnelo.

    Mas o que tem deixado ele muito ruim mesmo é ter dado continuidade a um relacionamento promíscuo com a Câmara Distrital (o ente político mais odiado pelo brasiliense), mantendo o toma-lá-dá-cá que vem de épocas de Rorizes e Arrudas, em nome da governabilidade.

    Some a isso a obsessão por nomear políticos que nada sabem de gestão pública para cargos técnicos (o que é a causa, por exemplo, do problema na saúde), desprezando a meritocracia e os servidores de carreira deo GDF – aliás, o mesmo erro da petista Ana Julia Carepa no governo do Pará, entre 2007 e 2011, e que também lhe custou a reeleição.

    1. DF

      Você mora aqui em Brasília e sabe muito bem que Asa Norte e Asa Sul incluindo os lagos são a elite de Brasília. O buraco é entre a 202 e 201 norte já próximo ao balão da 402. 202 norte é quadra de militares, a maioria da reserva. O problema do DF é parecido com SP (estado e município). Mudar uma maneira de governar em 4 anos é difícil. Muitos vícios estão arraigados na administração. Um exemplo disso é a NOVACAP, que é um antro de bandidos!

      1. Não entendi a ligação entre a

        Não entendi a ligação entre a área ser de elite, o buraco no asfalto e o que eu escrevi.

        Buraco no asfalto tem em qualquer lugar, esse não é o problema – tanto que nem o menciono no meu comentário. E ressaltei, no caso da segurança, a manobra de opositores sobre setores da PM.

        O caso é que o Agnelo poderia ter uma gestão muito mais eficiente se prezasse a meritocracia e colocasse servidores de carreira, experientes, em cargos que precisam de um perfil técnico. E Agnelo vem preferindo colocar políticos, pessoas sem conhecimento técnico e sem experiência nesses cargos.

  5. Simples. Que se faça um

    Simples. Que se faça um asfalto de qualidade e não se terá margem para reportagem desse tipo.

    Engraçado é que critica-se a reportagem, não nada sobre o buraco. 

    O autor do post também tirou diversas fotos, mas nenhuma com o motorista segurando a placa ou se dirigindo ao buraco.

    Aliás, sobre os buracos, todo prefeito/governardor/presidente tem o seu. O Brasil tem uma das piores pavimentações. 

     

    1. A vida é um buraco.

      Marcotog é um troglodita. Quando diz que devem se preocupar com o buraco e não com a reporcagem, é meia-verdade. E como sabemos, meia-verdade é uma mentira inteira. Um bom asfaltamento é para dez anos. Se em menos tempo do que isso apareceu um buraco, o serviço foi porco ou superfaturado. Caso haja um problema geológico ou um túnel de serviço públio que promova o afundamento do asfalto, a situação é infinitamente mais delicada e exige estudos demorados para seu conserto. Esses trolls aparecem com mãos de gato, arranham as vítimas e escondem as garras.

    2. Não é o buraco, mas a montagem

      Acho que você não compreendeu a mensagem.

      A notícia não é o buraco, mas como se “monta” uma reportagem, como  se turbina um  fato, como se faz jornalismo no Brasil.

      O “jornalista/cinegrafista” alterou o ambiente para dá relevância e destaque a algo que  poderia ser denunciado sem esse circo todo.

      No dia que você for uma vítima desse método de fazer jornalismo talvez você compreenda a ncessidade de denunciá-lo.

       

       

      1. LucianoPrado,
         
         
        Compreendi

        LucianoPrado,

         

         

        Compreendi muito bem a mensagem.

         

        O autor do post diz textualmente que um veículo do SBT foi estacionado em local proibido, o motorista desceu com uma placa com os dizeres “buraco do Agnelo”, colocou-a no buraco, fez as imagens e depois foi embora.

         

        As fotos do post, contudo, não permitem concluir isso.

         

        Nas três primeiras imagens, aparece o buraco.

         

        Na quarta imagem, um veículo do SBT.

         

        A quinta imagem, com um ângulo completamente diferente, o buraco e a dita placa.

         

        O que te leva a concluir que foi o motorista do SBT que colocou a placa no local? Como dito no meu primeiro comentário, não há qualquer foto que flagre o funcionário do SBT retirando a placa do porta-malas do veículo e colocando-a no buraco.

         

        Não dá sequer para afirmar qual a ordem cronológica das fotos.

         

        Ora, o autor do post, tão preocupado em flagrar a “reportagem fajuta”, deveria ter fotografado esses momentos. Aí sim o SBT poderia ser acusado de colocar a placa no buraco para produzir a reportagem.

         

        Da forma como relatado no post, não dá para tirar qualquer conclusão. Apenas um emaranhado de fotos.

         

        E, conheço também algumas pessoas que foram “apunhaladas” por jornalistas. Concedem entrevista falando A, é publicado como se tivesse dito B.

         

        Mas, repito, não dá para concluir nada desse post.

         

         

        AlvaroTadeu,

         

        Quando comentar com educação, rabaterei seus argumentos. Por enquanto não perco meu tempo. 

  6. O furo do furo!
    Se isso

    O furo do furo!

    Se isso “pegar” a população desmonta 80% das noticias forjadas

    pela mída venal, que venham mais celulares com boas imagem,

    eles fazem isso diariamente em todo país.

  7. O Agnelo foi boicotado por

    O Agnelo foi boicotado por todas as instâncias do DF e não conseguiu trabalhar. O clã roriz (dono de mídia) é muito forte e a grana rola solta para que nada seja dito contra esse clã poderoso. Quando voltar ao poder, pagará todos com dinheiro público e continuará bem rico para financiar sua “santidade” no DF. Poder econômico é supremo nesse país. Agnelo não pode ter nem onde morar, se tiver é denunciado como “conseguiu uma mansão com dinheiro do GDF”, denúncia feita pela mídia de roriz. Ou alguem duvida disso? Ingenuidade tem limite, né?

  8. O buraco da turma da Caixa de Pandora

    Quando ouço que a saúde no governo Agnelo é um desastre tenho a impressão de que boa parte da população do DF foi acometida de uma amnésia coletiva e seletiva.Esquecem que no governo Arruda a saúde estava tão sucateada que o Ministério da Saúde estava por intervir nos hospitais para assegurar o atendimento. A mesma coisa acontecia com os  demais serviços públicos que deixaram de funcionar. A cidade parecia um matagal só, os transportes a beira de um colapso e as imagens de corrupção envolvendo a cúpula do governo Arruda correram o mundo. Deputado aliado enfiando propina na meia; deputada enchendo a bolsa de propina; membros do MPDF com dinheiro de propina em esconderijo em sua residência; deputado evangélico fazendo oração de agradecimento pelas propinas e a deputada filha do Roriz filmada recebendo propina e reclamando do valor recebido, apenas para citar algumas das cenas mais indecentes de corrupção. Quando Agnelo assumiu, passou quase 2 anos impedido pelo MP de fazer o mínimo para melhorar a cidade. Agora para os acometidos pela amnésia seletiva a referência de bom governo é a turma Arruda. Me poupem! Releiam as reportagens da época antes de  fazer coro á essa oposição corrupta que pelo que parece tem como parceira o SBT.

    1. Só me diz uma coisa

       

      Quem é que está falando de Arruda ou Roriz?

      O Agnelo é mais um dos grandes mentirosos que assumiram a cadeira de governo do DF nos últimos anos e o pior que ainda quer dar uma de grande administrador.

      Exemplo: há alguns meses saiu a propaganda que a Torre de TV digital havia sido entregue. Como moro próximo e não pego sinal digital me dirigo até lá,  qual foi a minha surpresa? A torre está fechada por tempo indeterminado pois ainda não foi concluída.

      Um cidadão que coloca um radar a cada 100 metros sem estudo prévio algum, reduz velocidade de vias da noite para o dia sem motivo, derruba os ditos “loteamentos irregularidades” faz a propaganda no PIG mas esquece que a própria casa dele ocupava uma área pública (não se lembra? ele só desocupou porque foi denunciado na campanha). Note que não estou defendendo invasões de terra ou irregularidades no trânsito e tampouco quero que Roriz ou Arruda voltem ao poder. Agora só não defenda o Agnelo porque esse é um incompetente de marca maior,  e pena que o diretório do PT não percebe isso.

       

       

       

       

       

       

  9. Qualquer coisinha é mote pra

    Qualquer coisinha é mote pra condenar petista, seja ele quem for. Agnelo é homem correto, sem manchas, diferente dos seus antecessores. Todo o cenário triste do DF de hoje se deve a Joaquim Roriz, um baita analfa, inculto, mas inteligente demais pra fazer demagocias e levar para o DF caravanas de nordestinos, principalmente do Maranhão e Piauí com promessas de moradias, porém para aumentar seus votos. Sem infraestruturas essas pessoas encheram as cidades, inclusive do entorno, e até hoje vivem como uns miseráveis. Desfigurou o DF e Brasília, porém sua tática deu certo.

    1. Que que é isso Maria!  Chamar

      Que que é isso Maria!  Chamar raposa velha e felpuda de inteligente, esse cara é velhaco, esperto e ardiloso, somente isso.  Vou parar por aqui para não elogiá-lo mais.

  10. O buraco do Heródoto…

    A gente sabe que o PIG não está e não vai ficar brincando. Ontem assistindo o Jornal da Nius do Bispo as duas primeiras notícias foram para escarnecer dos telespectadores. No primeiro segmento o Heródoto “repercutiu” as falas do horário eleitoral gratuito (?) do Dudu & Marina com várias acusações, mas seguindo padrão Piguento e, principalmente global, não deu margem ao contraponto… Ninguém do governo para rebater as sandices do Dudu. Foi propaganda eleitoral antecipada caracterizada por uma emissora que tem lado e diz de que lado está. A segunda foram as avaliações da última pesquisa da Dilma onde ela retraí 7 pontos na avaliação de seu (dela) governo. Os direitosos tiveram orgasmos, o pessoal do Bispo ganhou algum e o jornalismo…ah, deixa prá lá.

  11. Uai, vou chamar o pessoal do

    Uai, vou chamar o pessoal do sbt aqui em BH. Eles vão ter buraco pra 500 horas de reportagem. Ah, esqueci, a filial deles aqui é a tv Asquerosa, uma espécie de joint venture de comunicação do governo de Minas e da Prefeitura de BH. É, deixa pra lá.

  12. Moro em Brasília. E o meu

    Moro em Brasília. E o meu sentimento é que o Agnelo está sendo bombardeado por todo lado, injustamente. Pode não ser o cara bom de papo, de boa imagem na TV, mas tem cuidado muito bem da cidade, como a muito tempo não tínhamos. Buraco no asfalto, é pauta de armação, coisa que a Globo no TV DF faz todo dia, além de armações nos hospitais e depoimentos escolhidos a dedo sobre transporte publico. O governador asfaltou a cidade toda, tinha asfalto aqui da época da construção que nunca tinha sido recapeado, mandou embora empresas de transporte público do Canhedo e do ex senador Amaral, que prestavam um serviço péssimo a população, renovou a frota de onibus, está criando corredores exclusivos para onibus, no melhor estilo “interesse coletivo se sobrepondo ao interesse individual”, cuidando de grama etc etc, sem aquelas manifestações deploráveis de provincianismo do Roriz e do Arruda (que é o Roriz com saúde né). Não tem uma imagem muito boa junto a sociedade por causa da implacável campanha promovida pela imprensa, que obviamente não quer candidato do PT em vantagem, principalmente na capital do país.

  13. Independentemente de ter ou

    Independentemente de ter ou não buracos nas ruas. Indepententemente do governo ser ou não bem avaliado.

    Isso não dá direito a ninguém fabricar reportagens, plantar uma placa como se tivesse sido colocada pela população.

    Eu tenho ódio mortal do Joaquim Barbosa. Acho ele um déspota togado que não sabe demonstrar o mínimo de respeito nem para com seus pares no STF. Mas não é por isso que vou aprovar uma “reportagem” como a da Época, com mais ficcção do que realidade.

    Se jornais e revistas vão começar a inventar histórias em vez de narrar os acontecimentos reais, pelo menos deveriam ter um aviso bem grande na capa: “ESTA É UMA OBRA DE FICÇÂO”.

  14. a mídia gorda prefere furo DE

    a mídia gorda prefere furo DE QUEIJO… SUISSO…

    em fortaleza escrevi carta ao jornal que, não só publicava minha missivas, como chegou a pedir foto minha para publicar o texto como opinião. a carta era sobre racismo TESTEMUNHADO numa tradicional loja da cidade. como a loja era e é GRANDE ANUNCIANTE DO JORNAL, a carta NÃO FOI PUBLICADA.

    em fortaleza, o candidato a prefeito do tasso governador iria suceder a prefeitura ligada ao pt.

    um amigo meu deixou a equipe de publicidade do candidato tassista que GANHOU, quando assistiu a equipe de filmagem ser corrida pelos vizinhos de um buraco no asfalto sendo apresentado como da prefeitura quando era FURO DO GOVERNADOR.

    quem viveu & lembra do passado

    entre SENHORE$ DA CASA GRANDE

    trabalhador

    quando consegue votos

    pra COMPARTILHAR PODER

    vai pra buraco propagandeado

    ou pelo golpe é defenestrado

     

  15. Hain; é tão óbvio porque

    Hain; é tão óbvio porque diexaram Agnelo trabalhar no estádio. Tu não foste capaz de perceber a obviedade? Putzgrila!!!! O GRANDE, IMENSO setor CAPITALISTA deixou, permitiu que ali houvesse grana pública, porque os GRANDES CAPITALISTAS (inckusos ai, globo, cbf e tais, estão permitindo). Deu para enterder? Não sei desenhar. Desculpa, mas é imperdoável uma pessoa não perceber o óbvio.

  16. Três coisas

    Três observações em relação a esse local (CLN 201/202):

    1) o buraco fica em um espaço entre as pistas onde trafegam os carros;

    2) ali há trânsito de caminhão e outros veículos pesados, pois há construções no Setor de Autarquias Norte;

    3) naquele espaço estacionam carros da PM e do Detran nas blitze da lei seca, pois há um bar ali que realiza eventos musicais.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador