O tempo político de Dilma está se esgotando

Uma análise realista dos possíveis cenários futuros indicam que, em breve, o impasse político-econômico será rompido, ou com um governo de coalizão, ou com o caos.

As peças que compõem esse jogo são as seguintes:

Peça 1 – O tempo político de Dilma Rousseff encurtou consideravelmente.

Há uma crise fiscal acelerada, no meio de uma crise política que tem paralisado todos os passos do governo. A aprovação da CPMF (Contribuição Provisória Sobre Movimentação Financeira) é essencial para o equilíbrio fiscal e para reverter a queda perigosa do PIB. Com ameaça de nova queda de 4% do PIB, as receitas fiscais caindo vertiginosamente, os estados entrando em default, não há muito tempo pela frente para a hora da verdade.

Peça 2Cresce a convicção de que Dilma não conseguirá montar um plano política e economicamente viável.

O Ministro da Fazenda Nelson Barbosa precisaria ser suficientemente ousado para apresentar um grande plano que não implicasse em riscos fiscais, que não aprofundasse a recessão e, ao mesmo tempo, passasse a ideia de previsibilidade – para contornar as resistências ao seu nome – sem descontentar a base do governo, mais à esquerda.

Montou duas propostas que não impactando o curto prazo poderiam acenar para o longo: reforma da Previdência e limites para as despesas públicas. Não foi suficiente para demover a direita e provocou rupturas no lado esquerdo da base de apoio.

Para conseguir apoio à CPMF, o governo concordou com as pressões do presidente do Senado Renan Calheiros, flexibilizando a lei do petróleo.

No momento, está por um fio a única base política efetiva com quem Dilma pode contar.

Peça 3Dilma não conseguirá se equilibrar entre mercado e base.

Exemplo claro foi o anúncio da reforma da Previdência. O mercado ouviu com pé atrás; à esquerda reagiu. No momento seguinte ela escala o Ministro do Trabalho Miguel Rossetto para explicar que não era bem assim.

Queimou-se com o mercado e com a esquerda.

Peça 4Mesmos nos círculos próximos a Dilma, aumenta a convicção de que a crise é grande demais para ela.

Mesmo os habilidosos Jacques Wagner e Ricardo Berzoini têm enorme dificuldade em convencê-la de medidas óbvias. O termo mais usado no Palácio é “não adianta dar murro em ponta de faca”.

Peça 5Há um amplo espaço para aprofundamento da radicalização política e policial.

Tanto no STF como no STJ, qualquer Ministro que ouse uma postura mais garantista acaba vítima de ataques à reputação ou pelos jornais ou redes sociais. E poucos têm estrutura emocional para enfrentar a barbárie.

Peça 6Ruim com Dilma, o caos com o impeachment.

Suponha que Gilmar Mendes atropele leis e regulamentos e emplaque o impeachment via TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O caso iria para o STF. Se Dilma e Temer fossem cassados, quem assumiria? O presidente do Senado, Renan Calheiros, alvo da Lava Jato? Eduardo Cunha e sua imensa capivara? O país entraria em ebulição.

O governo de coalizão

Juntando todas essas peças, chega-se à conclusão de que a única saída seria um governo de coalizão com Dilma, tipo o que foi montado por Itamar Franco,  quando pegou o pepino de suceder a Fernando Collor.

Ocorre que um governo de coalizão exige que o presidente efetivamente abra mão de poder.

No momento, Dilma tenta montar a coalizão em cima de medidas goela abaixo,  mantendo o comando, recusando-se a abrir mão de qualquer espaço de poder. Não funciona.

Como diria Ricardo Berzoini – justificando o acordo de flexibilização do pré-sal – o governo tem que ser realista e entender quando perde as condições políticas e negociar uma política de menor dano.

O aprofundamento da crise obrigará Dilma a cair na real em um ponto qualquer do futuro.

Para acelerar a transição, quando a hora chegar, sugere-se aos articuladores políticos responsáveis que comecem a elaborar as ideias para tornar a transição a menos traumática possível.

Como suas pretensões políticas acabam em 2018, Dilma terá facilidades em arbitrar uma coalizão que garanta igualdade de condições a todas as partes.

Luis Nassif

209 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A ebulição não vai passar.
    A
    A ebulição não vai passar.
    A crise é de todo o mundo. Nenhum país vai puxar outro.
    O mercado interno só irá melhirar com uma ampla reforma que redistribua significativamente as nossas riquezas. Com o sistema político que está aí é melhor esquecer.
    A divisão política atual não permite nenhuma “consertação”.
    O poder judiciário dependente da mídia.
    Não há interesse no impeachment já que o governo está de quatro e realizando o que o neoliberalismo quer (e sem receber o ônus da culpa).
    Sangrar até o final, mesmo que sequem as veias do nosso país.

  2. O governo Dilma está

    O governo Dilma está conseguindo algo que nenhum outro governo no mundo conseguiu: unanimidade.

    Ela apanha da esquerda, da direita, dos partidos de oposição, da base aliada (e também da “base aliada”), do próprio PT, da imprensa e agora até dos blogs “sujos”.

    Não é pra qualquer um…

    1. Incrível!!!

      E segue firme, não governando e não falando com a nação, com o trio “Los Panchos”: Zé Cardozo, ao piano, Mercadante, na flauta e Rosseto, contrabaixo e reco-reco.   

  3. Parece que o caráter

    Parece que o caráter autoritário, tecnocrático, auto-suficiente e imperial tomou conta de vez da personalidade de Dilma.  Não há mais espaço para o diálogo e para a construção compartilhada de uma estratégia de futuro. Lembra-me o final do filme Psicose, quando uma das naturezas triunfa sobre a outra.

    Falando nisso, que resultados fluiram da tão decantada reunião do CDES? Fico com a indisfarçavel impressão de que, mais uma vez, foi apenas um expediente “para inglês ver”.

    1. Essa história de “como se diz

      Essa história de “como se diz em Minas” me lembra o Janot dizendo algo que não acontece: “Pau que bate em Chico bate em Francisco”.

      hehehe

  4. A cara do governo Dilma

    A cara do governo Dilma Rousself é seu ministro da justiça. É com essa régua que meço seu governo. 

    Perdi muitos amigos defendendo este governo e o que vemos é exatamente isso: Não adianta da murros em ponta de faca.

    Pra mim o tempo político de Dilma não encurtou, acabou, embora eu não defenda a ruptura institucional sob nenhum argumento, especialmente com esses desgraçados que querem tomar de assalto o poder.

    Dilma é presidente de gabinete. Não entendeu que presidente precisa aparecer, se mostrar como diz no interior.

    O que me deixa profundamente irritado é a total destruição do legado do presidente Lula.

    Espero que este governo não cometa o sacrilégio de voltar a anunciar na imundice da revista de esgoto, pois já estão rodeando o palácio novamente de pires na mão.

    Vamos agonizar até 2018.

    1. Concordo…

      Djalma,

      Concordo e confesso também ter perdido tempo e amigos defendendo o governo e as instituições, mas, ao que parece, Dilma tem uma enorme capacidade de desperdiçar oportunidades de maneira arrogante. Azar da perua.

  5. Como se ganha dinheiro no Brasil com o terrorismo midiático

    Os “especialistas” da mídia erraram, de novo, na tarifa de energia. Vale dinheiro…

    luz

    No dia 24 de janeiro, O Globo publicou matéria dizendo que Mesmo com chuvas, bandeira vermelha deve vigorar até abril, prevendo que o excedente tarifário de energia nem tão cedo fosse ser abolido.

    No mesmo dia, postou-se aqui que a “Bandeira tarifária da eletricidade pode baixar no final da semana“,  texto que afirmava que haveria redução da taxa extra, sucessivamente, em fevereiro e março.

    Dias depois, houve o rebaixamento do valor extra e, a seguir, nova baixa, para a “bandeira amarela”.

    Hoje, anuncia-se a abolição da cobrança de qualquer excedente, a partir de abril.

    Houve algo que justificasse a “bola fora” da grande imprensa na sua previsão sombria?

    Não, absolutamente, não. As chuvas de fevereiro, embora constantes, não foram fartas.

    O nível de precipitação ficou abaixo da média em todas as bacias do Sudeste e Centro-Oeste. Próximo à média (80% dela) só na Bacia do Rio Tietê. Bacias importantes, como a do Rio Grande, ficaram, até anteontem, em 50% da precipitação normal.

    A quantidade de água que chegou às barragens, na região, ficou um pouco acima disso, pelo fato de os rios terem começado o mês com fluxos mais altos: estava, até hoje, em 84% da média histórica.

    Ainda assim, como qualquer repórter poderia ter ouvido de pessoas do setor elétrico,  os reservatórios subiriam em fevereiro, porque para baixarem em fevereiro não basta que haja chuvas fracas, é necessário uma seca desastrosa.

    A imprensa é um fator fundamental para que se limite o lobby das empresas do setor, sempre prontas cobrar mais alegando “crise hídrica”.

    Quando as águas baixavam, você ouvia os seus “especialistas” apontando o erro de terem sido rebaixadas as tarifas de energia.

    Você está ouvido algum deles, agora que a água sobe, gritando para que as tarifas baixem?

    Nada, silêncio.

    As empresas do setor  se entupiram de dinheiro em nome do “realismo tarifário”  no ano passado.

    Só que, agora, não querem nem ouvir falar nisso.

     

  6. Onça encurralada, dá o bote.

        Ela a Dilma ,foi sorrateira ,armou ,tramou e vai dar o bote. Não tem saida,ainda mais sem o apoio do PT ,com a punhalada em nós Brasileiros. Muda de partido. Dá o bote com o Zé , Serra. Dá o bote.

  7. Tanta luta para evitar que os tucanos criminosos e traidores

    Tanta luta para evitar que os tucanos criminosos e traidores da pátria não assumisse o controle do planalto por nada. Estou profundamente pessimista. Esse pessoal que participou de toda a roubalheira da era FHC e entregou todo nosso patrimônio nacional a troco de banana e saíram impunes não podem voltar de jeito nenhum.

  8. A cada dia Dilma aumenta o

    A cada dia Dilma aumenta o tamanho da sua cova, uma senhora teimosa e turrona que segue a sua intuição política ingênua e fora da realidade.

    É triste dizer isso mas Dilma, hoje, é um estorvo para a esquerda e para o PT, em boa hora o partido acordou e começa a se distanciar dessa senhora kamicaze. 

    O grande problema do PT é como se dará o desembarque total desse governo araquiri e tentar salvar seu legado antes que seja tarde demais. 

  9. COALIZÃO

    Não há também muito espaço para oposição emplacar o impeachament porque Janot tem três cadáveres no armário fedendo: Aécio Neves e Sr Eduardo Cunha. Hoje o Brasil não dispõe de nenhum nome para se montar um governo de coalizão com Dilma.  A oposição não tem nenhum projeto. Quem seria o nome para nos tira dessa situação de impasse. Quem seria os considerados notáveis por sua contribuição a nos tira dessa crise  FHC, CERRA, ACKIMIN BOSONARO ED MACEDO?

    1. Janot poderia acabar com a

      Janot poderia acabar com a cirese política se quisesse… bastava indicar Aécio Neves, o que ele tem material de sobra para fazer….

      Janot diz que não, mas tem pluma de Tucano, Bico de Tucano, pés de Tucano, etc…

       

  10. “Renan apoia CPMF em troca do pré-sal”. Conta outra.

    “Renan apoia CPMF em troca do pré-sal”. Conta outra.

    Um argumento desses só faria sentido se Renan mandasse no Cunha e na Camara, o que é uma piada. Vamos ser claros. Renan Calheiros e os bandidos do PMDB, do PSDB e do DEM chantagearam e achacaram a presidente como um bando de criminosos assaltantes: “O pré-sal ou o impeachment”.

  11. O tempo político de Dilma só aumentou; o da oposição está no fim

    O que se vê é justamente o contrário do que o post diz. Quem está em profundo desespero é a oposição, não Dilma. 

    O que está se esgotando é a paciência de amplos setores da sociedade com os ditos “blogs progressistas”. Estes, com exceções, obviamente, praticam o mesmo e preferido esporte desde o final de 2014. Qual seja, o esporte de tentar a todo custo ridicularizar, destruir, humilhar, enxovalhar e criticar por criticar a presidenta da república. 

    Tudo o que o Brasil precisa neste momento é enterrar de vez o golpe de estado do impedimento. E isto está ao alcance das mãos. Se fosse hoje o governo teria no mínimo dos mínimos dos mínimos 230 votos na Câmara dos Deputados, o que é amplamente suficiente para enfiar o golpe de estado do impedimento na goela de todos os safados golpistas deste país. 

    A outra ponta do golpe de estado se dá através da tentativa de cassação via TSE. Ontem o Ministro Dias Toffoli reuniu todas as ações golpistas do fracassado PSDB numa só ação (contrariando Gilmar Dantas que sempre quis processos desmembrados), que será relatada pela Ministra Maria Thereza de Assis Moura. A Ministra relatora é legalista e já havia se posicionado várias e várias vezes contra a abertura de novos processos movidos pelos tucanos golpistas e fracassados. E terá também a atuação do Ministério Público junto ao TSE, seja através de Rodrigo Janot ou de Eugênio Aragão, que manifestaram-se inúmeras vezes de forma contrária aos pleitos golpistas do PSDB. Ou seja, Gilmar Dantas pode berrar, urrar, se contorcer e fazer o diabo, mas o fato é que o golpe de estado via TSE também agoniza. 

    Dito isto, causa estranheza profunda que Luis Nassif faça um post falando que o “tempo de Dilma está se esgotando”. Primeiro porque o sr. Nassif vem dizendo isso desde o início do ano passado. Talvez diga isso durante todo o ano de 2016… E segundo porque não é o tempo de Dilma que está se esgotando, mas sim o tempo dos golpistas fracassados. 

    Aliás, é até bastante curioso perceber como a oposição golpista e fracassada e alguns “blogs progressistas” tem se irmanado ultimamente: ambos dizem que o tempo de Dilma está se esgotando e que ela vai cair. Disseram isto em março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015. E continuam com a ladainha…

    Passadas as batalhas do TSE e do golpe do impedimento – tomara que ambas se resolvam já no primeiro semestre – teremos uma oposição alquebrada, esfrangalhada e com a marca de fracassada além de golpista. Do outro lado teremos uma presidenta que resistiu e venceu as maiores tentativas de golpe de estado que já vimos no Brasil desde os anos 50 e 60 do século passado. 

    Vencidas estas batalhas, a crise política diminui em 80% e a partir de 2017, com a volta do crescimento, o país tende a se normalizar. 

    Para sepultar de vez as tentativas de golpes de estado, e tendo em mente que a partir do ano que vem a economia volta a crescer, seria de suma importância que os ditos “blogs progressistas” parassem com firulas, com perseguições inúteis, com fofocas intrapalacianas e que se posicionassem com toda força do mundo a favor da democracia e da soberania do voto popular. 

    Fazer posts dúbios como este de hoje, que induz as pessoas a imaginar um cenário que na verdade não existe, é contraproducente até não poder mais.

    Na quadra atual da luta política não dá mais para ficar com este tipo de tergiversação e de dubiedade. Ou se está a favor da democracia ou do golpe de estado. Cada um que escolha de que lado da história pretende ficar. 

    1. O pior cego…

      Diogo,

         O pior cego é aquele que não quer ver.

         Quando apesar de uma vitoria de pirro, percebe-se que ela está na mão do Senado e lá perdeu a medida do pre-sal.

         Quando se afasta do movimentos sociais, criando uma “reforma da previdencia” sem sentido.

         Quando não dá a minima para os blogs progressitas que estão ao seu lado, ou quando foi a ultima entrevista? e continua dando para o jornais tradicionais?

        Todos estão ficando cansados, os da direita fortalecidos pelas instituições, STF, PF, MPF, PGR etc, enquanto nós sem apoio(progressistas), sem informação, sem uma presidente, aguardando quando será o proximo a ser preso.

       O que vai acontecer não sei, mas estão destruindo tudo, estamos em um país de terra arrasada.

    2. Diogo

      Acho importante seus comentarios porque sempre são contrapontos ao pessimismo ou as duras criticas que por vezes fazemos ao governo. Mas..Depois da entrega do pré-sal, que mais teremos? Quais valores defender? A unica defesa do governo hoje é sua base militante, mas esta se sente traida.

      Espero que o TSE seja justo e aprove as contas da chapa Dilma e Temer e que então o govenro recupere o fôlego para voltar a governar com ampla coalizão ou não, pois o Pais não pode continuar indo ladeira abaixo. Mas o que temos hoje é a “sensação” de um governo totalmente perdido.

       

    3. Parece que a natureza

      Parece que a natureza megalomaníaca e autoritária que tomou conta de Dilma espalhou-se, deu frutos em alguns de seus fiéis seguidores. Esqueçam os equívocos, as soluções afoitas e de improviso, as decisões irresponsáveis, que estão levando o barco para o iceberg. Agora, a conspiração envolve até os blogs sujos, os mesmos que continuam a ser o único contraponto ao rolo compressor da direita, mas que ousam criticar sua Majestade.

    4. Você está coberto de razão, e

      Você está coberto de razão, e é o que eu vejo também. A oposição corrupta e a midia canalha jnto da banda podre do judiciário estão desesperados.  O golpe do impechment é cada vez mais impossível, no TSE será complicado de se realizar e a Lava Jato se desmoraliza a cada dia mais, e a cada nova fase se desacoberta o mal que fazem ao Brasil e ao povo essa operação que sem conseguir provar qualquer crime de Lula e Dilma, Dirceu e do PT tenta a cada atropelo da lei lançar factóides que faz com que a população perceba que tudo não passa de uma farsa golpista da oposição.

      Sobre o Pré sal a luta continua neste governo e em outros, ou alguem acredita que o PSDB não vai tentar acabar com o regime de partilha e entregar o Pré sal e a Petrobrás?

      Não podemos enfraquecer o apoio ao PT e ao governo e ao projeto nacional de soberania implementado nesses 13 anos.

      Temos que continuar lutando na camara, e para que Dilma vete, e se não vetar é necessário fortalecer o PT em apoio fazer apopulação entender que o PSDB realmente quer roubar o Pré Sal e o dinheiro que foi garntido para educação e saude, porque fortalecendo o PT consegue votar um lei revertendo o entreguismo lesa patria do PSDB e da oposição. Por isso não podemos nos enganar com o discurso da direita e nos voltar contra Dilma. O alerta do entreguismo do Presal precisa acordar o povo para que se fortaleça a militância para lutar contra todo e qualquer projeto da direita e do PSDB entreguista.

      A econômia é complicado aqui e lá fora, as medidas tem sido tomadas, e sendo o páis retoma a estabilidade. É preciso vencer um leão por dia e por isso é importante dar apoio a Dilma faze-la ser mais rapida na tomada de decisoes e nas negociações e no jogo político, faze-la entender e corrigir o que lhe tem trazido problemas,  para que ela também não renuncie porque todo mundo sabe que pior que tá fica nas mãos do PSDB esse país.

    5. Concordo plenamente com o

      Concordo plenamente com o Diogo.

      Enquanto a direita segue harmônica, as esquerdas repetem a eterna burrice de brigar entre si.

      A hora é de UNIÃO.

    6. Diogo, tenderia a concordar

      Diogo, tenderia a concordar com voce, pois  é fato que o ano passado terminou bem melhor, com vitórias importantes do governo. Mas aí e por causa disso o golpe reagiu.

      É aí que entra o fator Moro. Ele está de cabeça no golpe do TsE. Usando todas suas arnas ilegais, autoritárias e em conluio com o pig. O governo e o PT precisam enfrentar de frente e sem rodeios o golpista tucano de toga. O coração do golpe está em Curitiba, e é precio usar todas as prerrogativas de presidente para partir para cima. Com republicanismo não se enfrenta quem caga e anda para essas coisas.

      O Moro está perseguindo obstinadamente a cassação da Dilma, a aniquilação de Lula e do PT. O objetivo é ter eleição para presidente ainda esse ano, junto com as municipais, sem Lula e o PT. Daí concorrem Aécio, com seu recall e Marina versus Ciro e/ou Requião para dar fachada de “democracia”,  

    7. Parabéns Diogo Costa.

      Devemos tratar da realidade e não da disseminação de indignações.

      O texto do Diogo Costa está mais crível que o  texto do Blog.

  12. Ressaca

    A entrega do pré-sal no lugar da cabeça de Joana Batista é significativa de como esta o governo. De joelhos. Se continuar assim, entregando as joias da coroa. Para que darmos sutento a esse governo ? Va la, por manter um centelha de que nos resta de Pais democratico, mas a que preço?

    Sejamos justos, chegamos onde chegando porque, sabemos todos, da incrivel patranha que se armou nesse Pais desde as eleições passadas. Eh incrivel também que o STF tenha se ajoelhado tão facilmente. Eh obvio que alguns ali sempre foram o que foram, mas a Justiça deveria estar acima da politica rude que se tem praticado no Brasil. Mas o judiciario tem sido a ponta de lança de todo o jogo politico de derrubada do governo petista.

    Eh triste dizer isso, mas o governo Dilma desabou e não temos previsão de quando se reerguera. Eu continuarei dando apoio para que esse governo retome seu fôlego e mostre que ainda consegue gorvernar. Melhor deixar o jogo politico pesado que a oposição e a Lava Jato criaram de lado e tomar outra via. Sobretudo se sobreviver ao julgamento do TSE. Seria bom, se ainda não for o caso, o governo atentar para sua profunda anemia. Sou uma das poucas do meu circulo de amigos, ainda a defender o governo Rousseff. Muitos jogaram a toalha e acham, em visto da vasta crise, que é melhor qualquer outro à Dilma. Estamos nesse impasse.

  13. Nassif, desiste. A Dilma não acorda para usar o poder que tem

    A Dilma tem o poder e a vontade de fazer o bem, na minha humilde opinião, mas não será com voluntarismos primários que conseguirá tirar o Brasil da atual quadra de tormentas.

    O Brasil precisa exalar confiança para seus pares por todos os poros, isto só se consegue com ações estruturadas que obriguem todos que colaboram com o governo a remarem para o mesmo lado.

    Na segunda pasada, muda tudo.

    Dilma, acorda!

    Não digo que será moleza colocar todos com mesmos fins e objetivos, mas que é factível, isto é.

    1. Dilma no poder…não tem garras para exerce-lo

      Lamentavelmente e para minha surpresa, Dilma está mais para cordeiro do que lobo e em qualquer Pais do mundo, é preciso ter lobos para enfrentar lobos.

  14. Luis Nassif está errado

    “Ruim com Dilma, o caos com o impeachment”.

    A utilização da expressão de “impeachment via TSE” é bastante perigosa. Sei que com ela o Nassif quis dizer, de forma leiga, que a presidente “seria retirada do poder” via TSE. Porém a julgamento procedente da Ação ajuizada pelo PSDB tem consequências bem distintas do Impeachment que seria julgado pelo Senado. Na segunda hipótese ocorreria a sucessão pelos titulares dos demais poderes. Já na primeira hipótese quem assumiria o poder seria o 2º colocado nas eleições.

    Qual quadro seria pior?

  15. – Tempo esgotado…

    …estamos indo para a disputa por pênaltis. A partida foi 0 X 0, um jogo duro de se ver. Os adversários mostraram em campo toda a sua falta de habilidade. Além dos times serem muito ruins, o árbitro e os seus auxiliares não servem para apitar nem pelada na várzea. Agora o nosso comentarista de arbitragem, o Lero-Lero.

    – Faltas invertidas, pênaltis inventados e o pau quebrando em campo. Mesmo com toda ajuda do juiz e dos bandeiras o OPIGsição não conseguiu derrotar o Desgoverno no tempo regulamentar e na prorrogação. Faltou um gol, um único gol, não importava como. O apito estava tão tendencioso que poderia estar em impedimento, segurar o goleiro e arremessar a bola com as mão que seria validado. 

    – Agora o nosso repórter de campo, Juca Fuinha.

    – Ambos os times estão no centro do gramado aguardando o início das cobranças. O Desgoverno parece apático,seus jogadores mal conversam entre si e o técnico está ausente. O OPIGsição formou um círculo compacto, o técnico dá suas instruções e os seus atletas estão recebendo massagens… nossa! Ó, é o trio de arbitragem que está massageando… Pode isso Lero-Lero.

    – Pode sim Fuinha. O Supremo Tribunal do Futebol liberou, os juízes podem interpretar as regras do jeito que quiserem… em teoria não podia, mas agora em teori pode.

     

    1. Bolivarianismo B-A-R-A-T-O

      1-) o PIGsição? = o PIB é a soma de TUDO DE BOM que o país produz, calcado em seus cidadãos mais COMPETENTES e EMPREENDEDORES.

      2-) Cumpre SEMPRE destacar, a esquerda radical é HISTORICAMENTE (URSS, Alemanha Oriental, Coréia do Norte, Cuba, Venezuela-e demais ”bolivarianos” a caminho…) FRACASSADA, falida, ANTI-DEMOCRÁTICA, populista, vitimista e, sobretudoo e SEMPRE, incomPTente.

      3-) Ponto.

      1. Sinceramente…

        Confesso que dá desalento ver textos forjados por símios disfarçados de gente num blog tão decente…

        O senhor vive num país onde 90% da economia é privada, onde cidadão competente pode ser empreendedor, trabalhador ou aposentado.

        Vitimismo é pensar que vive num país comunista, onde a maioria seria “vagabundo” e só um macaco que escreve como o senhor presta… Inclusive tem total liberdade de cuspir meleca travestida de pensamento e insinuar que vive numa ditadura… Volta prá jaula mané!

      2. Ao Hugo…

        1) O pó no helicóptero dos Perrelas está incluíndo no PIB do TUDO DE BOM? É o PIB DABOA?

        2) Cidadãos competentes e empreendedores agora é sinônimo de tucanos e de donos de empresas de mídia?

        3) Onde está a defesa da esquerda radical no meu comentário?

        4) De quanto é o jabaculê que você recebe para comentar? Quantos implicantes by Alckmin você recebe por mês? Dá para se tornar um gravataí merengue?

    2. Ahahaha

      Teu texto me lembrou aquele trecho do filme “Boleiros”, onde o ator Otávio Augusto faz o papel de um árbitro corrupto. Na cena do penalty, ele é obrigado a mandar repetir a cobrança várias vezes, devido a total incapacidade do atacante converter o gol, com os consequentes embaraços…

  16. Erraram feio
    Eu que acompanho politica há varias decadas nunca vi um coleção avaliações, politicas, taticas, planos, idieas etc etc tão mal pensadas e pior implantadas.

    O resulrado é o que se vê.

    Já esta na hora as cabeças pensantes da esquerda se reuinirem e reunirem os cacos.
    Tem dezenas de pessoas que podem e devem colaborar.

    Mas vamos deixar de lado as diferenaçs sem importancia.
    Essa briga idiota entre as varias frações.

    A direitona sempre esteve unida ainda que pareça que não. Aprendam com ela.

  17. Na verdade já acabou …

    Na verdade já acabou …

    – traiu sitematicamente a base que a elegeu;

    – mantém um ministro da justiça inepto;

    – nomeou um ministro da fazenda, visivelmente pró-mercado, que sabiamos que iria causar um estrago enorme, como causou;

    – adotou o programa de governo ou melhor de desgoverno da opoição;

    – muitas vezes se rendeu as querelas da oposição sem ao menos brigar;

    Sinceramente, não acredito que vá terminar seu governo.

    Em 2014, eu defendi neste blog, que na verdade o candidato do PT deveria ser o Lula, pois ele tinha mais pulso e era muito mais habilidoso que ela politicamente.

    Recebi inúmeras críticas, pois muitos achavam que seria deslealdade do PT para com ela e isto enterraria a carreira política dela.

    Pois é, ela está enterrando o PT, enterrando o legado do Lula e enterrando o Brasil junto.

     

     

  18. Terra em Transe

    A pergunta que não quer calar: quem foi mesmo o gênio que elevou uma figura politicamente inexpressiva e sabidamente autoritária às alturas da vida política nacional? Por que todos assistiram calados a transformação de um partido tão importante, com história, num quintal do “Grande Líder”? Por que acreditaram na farsa publicitária do “coração valente”? Agora é chorar sobre o leite derramado e adotar a estratégia cínica do PMDB (ser simultaneamente governo e oposição). O Congresso do PT amanhã há de mostrar um partido ainda mais refém da tábua de salvação do culto à personalidade do “Grande Líder”. Ah, se ainda tivéssemos entre nós a corajosa voz de um Henfil…

    1. Se aplica!

      A charge do Henfil (embora feita em outro contexto e com outro propósito) se aplica perfeitamente à esquerda que frequenta este Blog.

      A presidente sofre um dos cercos políticos mais terríveis que já acompanhei desde a época pré 64 e os “aliados e simpatizates” a crucificam sem dó nem piedade.

      Com amigos assim, pra que inimigos?

      É a mídia corrupta, bandida e centralizada; os coxinhas bem nascidos do MP; uma oposição corrupta e entreguista de nossas riquezas; um judiciáro elitista e patrimonialista centrado nos seus próprios interesses;  uma população acrítica e depolitizada e finalmente os simpatizantes que não hesitam em atirar pedras.

      Ô loco! como esse ser humano (Dilma) resiste?

      1. boa sacada, luis…
        aí os

        boa sacada, luis…

        aí os caras que criticam a dilma  hoje ficam mais vinte anos chorando

        o leite derramado, mas sem refletirem que participaram da derrocada do governo popular….

  19. Com a cpmf e tendo eleições

    Com a cpmf e tendo eleições esse ano a coisa vai ter que se acalmar, a lava-jato parece ter esgotado as cartas, mas o governo realmente não parece ter mostrado para que veio.

  20. Para mim, acabou.

    Em posts passados, em que Nassif apontava para a necessidade de Dilma agir politicamente assim ou assado, sempre fui descrente. Dilma já havia demonstrado claramente não possuir capacidade política. A solução é aquele quarto com toda o ministério agindo como se ainda fosse presidenta. Acho que alguém mencionou por aqui. Acabou-se. Que os homens e as mulheres de bem, representantes de forças sociais progressistas, verdadeiros democratas, defensores do Estado Direito, se alinhem. O retorcesso será de 20 anos.

  21. Nassif, se o TSE cassar a

    Nassif, se o TSE cassar a candidatura da Dilma, ele pode muito bem diplomar o 2º COLOCADO AÉCIO NEVES, como, aliás, já o fez por diversas vezes:

     

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou na terça-feira (3) o mandato do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), e determinou que o governo daquele Estado seja assumido pela senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), segunda colocada na eleição de 2006.

    A decisão foi tomada durante o julgamento de um processo no qual Lago foi acusado de abuso de poder e compra de votos. Foi a segunda cassação de governador em menos de um mês. No dia 17, o TSE confirmou a cassação do então governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), e a posse do então senador José Maranhão (PMDB).

     

     

  22. Corta a selic em 4 pontos que

    Corta a selic em 4 pontos que o orçamento equilibra.

    Melhor sair do governo com a pecha de ser populista do que levar a fama de ter realizado todas as reformas fiscais que os entreguistas neoliberais desejam. 

     

     

  23. Se o Nassif quer um governo

    Se o Nassif quer um governo de coalizão, recomendo nomear como ministro da economia o ex-pres. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO. Ministro da Saúde o JOSÉ SERRA. Minsitro da Minas e Energia o Sen AÉCIO NEVES e Ministro da Justiça JOAQUIM BARBOSA.

  24. Me lembro bem que no auge do

    Me lembro bem que no auge do segundo governo de Lula que Mino Carta, em editorial na Carta Capital, defendia a candidatura de Dilma Rousseff para Presidente da República.

    Na época concordava com as suas argumentações.

    Após as eleições de 2010 muitos dos gestos de Dilma me deixaram com a pulga atrás da orelha, mesmo tendo aprovado a sua gestão no primeiro mandato.

    Podemos citar: presença na festa Folha (mesmo depois da ficha falsa), ida ao programa da Ana Maria Braga (que depois retribuiu a visita colocando um colar de tomates), aproximação com FHC (O Leonardo Attuch, do Brasil 247, chegou a torcer até por um suposto romance), as bravatas sobre controle remoto (se negando a buscar um marco regulatório das comunicações), etc.

    Após a vitória na reeleição, depois do festival de baixarias da Abril/Veja no segundo turno, a primeira grande decepção com a Dilma: o recuo dela no processo contra a editora, visto que ela disse que processaria a empresa e iria até as últimas consequências. Depois, a nomeação de Joaquim Levy, que aprofundou os efeitos de uma recessão que já se insinuava com suas medidas ortodoxas e desastrosas. Ainda teve a Kátia Abreu na Agricultura. 

    Mas a pior de todas, realmente, foi a forma como ela capitulou na lei do Pré-Sal. Foi a pá de cal em minha opinião. Como ela quer angariar apoio dos movimentos populares com medidas como aumento da idade nas aposentadorias, ajuste fiscal recessivo, mudança na lei do pré-sal ? Não dá para defender uma coisa dessas.

    Isso não significa que não se deva defender a legalidade contra o golpe que subiu no telhado. Só o povo na rua com convicção assusta esses vermes entreguistas. Que seja para defender a legalidade, visto que, com suas atitudes desde a reeleição, o governo atual não merece ser defendido.

  25. Mais um que aderiu a bola de

    Mais um que aderiu a bola de cristal.

    Se observarmos as argumentações colaocadas neste post teremos que o tempo político não está para se esgotar.Já se esgotou há muito tempo.

    A presidenta Dilma está demonstrando um força sobre-humana e,com isso,vem conseguindo garantir minimamente alguns ganhos importantes para a grande maioria da população brasileira.

    Aumento real do salário mínimo,bolsa família,FIES,minha casa minha vida,entre outros.

    É preciso lembrar que,desde a crise internacional de 2008 que nosso país vem ultrapasssando todos os esforços possíveis para a manutenção destas importantes conquistas da população brasileira.

    Mais impotante ainda é lembrar que o agravamento desta mesma crise e a articulação da mídia porca deste país com a escumalha política quase resultou na perda desta conquistas nas eleições de 2014,ou seja,este tempo político,que o autor do post coloca como esgotando-se,já estava esgotado e,mesmo assim,a presidenta tem feito o impossível para impedir o retrocesso.

    Agora,se nós que há anos discutimos e enxergamos esta maracutaia golpista,começarmos a nos dispersar em críticas e ilações contra a nossa presidenta,podemos ter certeza de uma coisa: Nosso prejuízo será muito maior do que qualquer crítica que possamos fazer ao nosso governo neste momento.

    A saída não está em coalizão. Está em exigir o que foi legitimamente votado nas urnas e só tem uma forma de isso acontecer que é organizarmos,acima dos partidos,manifestações de rua para garantir a governabilidade.

    É preciso respeitar o meu voto para ser respeitado.

    1. sempre admirei o

      sempre admirei o posicionamento do vladimir,

      mas desta vez ele expressou um profundo sentimento

      que eu tenho sobre esse assunto….

      parabéns ao vladimir e às pessoas que têm essa lucidez que

      ele expressou com tanta competencia….

      abs…

  26. Se Dilma e Temer fossem

    Se Dilma e Temer fossem cassados via TSE ( chapa ), antes da metade do mandato, não teria que haver que haver novas eleições conforme a Constituição ? Se assim é, e acho que é, não seria absolutamente um caos, seria a chance de colocar no comando alguém que tenha maior penetração política com o congresso até que venham as eleições de 2018.

    1. A nossa pouquíssima tradição

      A nossa pouquíssima tradição democrática faz com que fale-se em depor um presidente eleito, sem a menor cerimônia.

       

  27. Coalizão

    Montar um governo de coalizão com esse bando de deputados e senadores mais sujos do que pau de galinheiro?

    Preferiu dar ouvidos a Serra e Renan para acabar com a Petrobras. Dois bandidos notórios, que só não estão presos por conta de uma PF, um MP, e judiciário partidário. Enquanto o articulador do projeto de governo do PT, do qual ela se beneficia, está preso sem nenhuma prova.

    Fala-se muito da inabilidade política de Dilma, e quando começa a tatear o campo, se une aos inimigos.

    A coalizão que ela deveria fazer é com o povo que a elegeu, com os movimentos populares, centrais sindicais etc.

    Dilma perdeu completamente o rumo. Está a mercê de um bando de cafajestes, se aliando ao que há de pior na política para não se tornar o Collor de saia.

    Mas ela se engana, porque nem isso ela conseguirá. 

    Se tivesse mesmo respeito ao cargo e aos seus eleitores, deveria colocar uma proposta radical na mesa.

    Vocês querem me derrubar não é?

    Os motivos alegados são muitos, principalmente a Lava Jato.

    Tudo bem! Eu renuncio desde que todos os parlamentares também renunciem pelos mesmos motivos dos quais vocês me acusam: caixa dois.

    Mande essa proposta ao Congresso e vamos ver quem tem culhões para assumir essa proposta.

    Mas parece que ela tenta salvar o seu governo traindo o seu povo.

    Um desastre.

  28. DILMA, LOBA OU CORDEIRO?

    O PODE É PARA LOBOS NÃO PARA CORDEIROS…Lamentavelmente Dilma mantém cordeiros ao seu lado  como o

    Min. da Justiça e outros… e ela mesma que já foi LOBA, está dançando a DANÇA DOS LOBOS…..

  29. DILMA, LOBA OU CORDEIRO?

    O PODE É PARA LOBOS NÃO PARA CORDEIROS…Lamentavelmente Dilma mantém cordeiros ao seu lado  como o

    Min. da Justiça e outros… e ela mesma que já foi LOBA, está dançando a DANÇA DOS LOBOS…..

  30. “Com que roupa”?

    Bom dia senhores debatedores.

     

    Nassif, respeitável jornalista, VAMOS COM CALMA.

    Estava aqui refletindo pela manhã… 

    Então resolvi  ler o meu jornal favorito.

    Abro o CGN e vejo um texto do  r. jornalista passando-nos essa previsão catastrófica, temerária e, claramente binária, do tipo, ou isso ou aquilo?

    Ora, vamos com calma, r. jornalista!

    Reconheço que o r. jornalista  tem acesso a informações importantes, quentes, de  “bastidores”  que a maioria de nós não tem. Eu, por exemplo, não tenho tal acesso, razão pela qual estou aqui especulando.

    Então,  por favor, caro jornalista:  não nos “jogue” ao mar ( de lama?) antes da hora. Não nos arremesse ao  caos antecipado.

    Concordo que um “cenário” pode nos auxiliar na tomada de  decisão. Mas ele não esgota as possibilidades. É apenas uma previsão do futuro. Não “é” o futuro.   

    Aliás, quando o futuro  chega a gente percebe que não era bem assim  como pensávamos. Enfim.

    ______________________

    Aos  demais debatedores,  digo que a  presidência da república não “é” a Dilma.

    Ela exerce esse CARGO. Ela é ela. O cargo é o cargo. 

    Ela não “manda” no país. 

    Aliás, os que defendem essa “ideia” são  aqueles defensores  da concentração das forças no  poder no “executivo”. Noutras palavras, defensores da ditadura!

    Isso, convenhamos senhores,  é o que pensam os remanescentes do “ARENA” que ainda perambulam por aí com outras “siglas”.

    ___________________________

    Senhores debatedores, imploremos: Debatam para, só depois, concluírem.

    Tenham cuidado com as “conclusões” precipitadas. 

    Conclusão é algo sério demais para se fundamentar em premissas “inquestionáveis”.

    Portanto, questionem as premissas. Ataquem os termos médios. Testem a Lógica material. Usem e abusem das “alternativas” para somente ao final, escolherem e , pois, concluírem.

    ___________________________

    Não teremos CAOS no Brasil,  é a minha previsão. 

    Resta saber qual será o “preço” para que isso não ocorra.

    Portanto, solto a pergunta:

    Que preço estamos dispostos a pagar para que não haja mais um CAOS no país?

    “Com que roupa você vai”?

     

    Saudações 

  31. São todos iguais.

    Por mais que torça para aparecer uma esperança na política, na justica e no jornalismo do Brasil, a ínica certeza que tenho é:

    “SÃO TODOS IGUAIS”

  32. Eu defendo o projeto de governo que eu elegi,

    que não é o que a Dilma tem nos empurrado. Ela age na base do  ‘não concordou comigo, foda-se’. Sinto muito, mas o governo dela morreu com a entrega do pré-sal pelo efeito simbólico que teve: essa foi uma briga em que a Dilma sempre teve uma postura firme e oposta ao que foi aprovado, mas, de repente, ela mudou de opinião de maneira unilateral. O ajuste fiscal e a reforma da previdência tem sido a mesma coisa, ela mudou de opinião sobre como gerir a economia e foda-se a opinião de sua base, foda-se quem vai pra rua e briga para defender seu mandato, fodam-se os desempregados gerados pelo ajuste levy que continua sendo seguido. Então foda-se a dilma, se afunde amarrada no picciani, renan e zé cardoso.

  33. Dilma é tão incompetente e

    Dilma é tão incompetente e inábil que no início de 2015, com poucos meses de segundo mandato, seu governo parecia podre de velho.

    E segue se arrastando até hoje, levando consigo o que outrora foi a 6a. maior economia do planeta, maior até do que a Inglaterra.

    Me arrependo de ter votado pelo presidencialismo em 1993.  Tivéssemos um governo parlamentarista, essa incompetenta já teria sido chutada do poder HÁ MUITOS ANOS…

    1. Teríamos o Cunha primeiro

      Teríamos o Cunha primeiro ministro e o ministério seria dividido entre a bancada da Bíblia , a bancada da bala e a  bancada do boi.

       

  34. Na verdade já acabou …

    Na verdade já acabou …

    – traiu sitematicamente a base que a elegeu;

    – mantém um ministro da justiça inepto;

    – nomeou um ministro da fazenda, visivelmente pró-mercado, que sabiamos que iria causar um estrago enorme, como causou;

    – adotou o programa de governo ou melhor de desgoverno da opoição;

    – muitas vezes se rendeu as querelas da oposição sem ao menos brigar;

    Sinceramente, não acredito que vá terminar seu governo.

    Em 2014, eu defendi neste blog, que na verdade o candidato do PT deveria ser o Lula, pois ele tinha mais pulso e era muito mais habilidoso que ela politicamente.

    Recebi inúmeras críticas, pois muitos achavam que seria deslealdade do PT para com ela e isto enterraria a carreira política dela.

    Pois é, ela está enterrando o PT, enterrando o legado do Lula e enterrando o Brasil junto, como acabou de entregar o PRE-SAL.

     

    1. Falou e disse

      Concordo plenamente com o uso do passado nessa tua frase: “… o candidato do PT deveria ser o Lula, pois ele TINHA mais pulso e ERA muito mais habilidoso que ela politicamente”.

       

    2. Ele que não quis ser o

      Ele que não quis ser o candidato.

      ACORDA!

      E foi essa verdadeira divindade política quem a escolheu.

      Boa parte da cagada é DELE.

  35. Tivéssemos um

    Tivéssemos um parlamentarismo, com um primeiro-ministro indicado pela presidente, e este seria substituído, com eleições antecipadas ou a formação de um “gabinete de emergência”. Mas, como dizem por aí, se meu pai fosse homem eu teria duas mães, logo … choremos todos.

  36. Esgotando?? Esgotou-se há um ano.

    O Governo Dilma acabou no início de 2015. De lá para cá, o que ela faz (??) é com foco em se arrastar até o fim. Eu não consigo imaginar mais 3 anos dessa pasmaceira (e recessão, e inação, e etc.) — daí acreditar que ela será quicada do governo sob algum pretexto qualquer (Lava-Jato, TSE, TCU), independemente disso ser saudável ou não á democracia.

    Parêntese: saudável, definitivamente não é. Ou não será. Mas é uma questão de trade-off: Queremos mais 3 anos disso?? De horizonte com zero de clarividência, recessão e moratória cada vez mais próxima? É isso que sinaliza o governo Dilma.

    Renunciar talvez fosse uma saída melhor para ela. Melhor do que ser destronada, digo. E melhor do que chegar ao fim deste governo sabe-se lá como (imagine uma recessão de 3% ao ano em 4 anos seguidos!). Mas Dilma não vai renunciar. Será defenestrada por algum golpe — legislativo ou judiciário.

    Nassif, vc sabe muito melhor do que qq outro aqui. Dilma não fará daqui para frente o que não fez em 5 anos.

     

  37. Dilma trocou o “impitiman”

    Dilma trocou o “impitiman” pelo pré-sal e fo$#-se a educação e soberania nacional.

    Agora é deixar o zé na justiça (nosso querido Sinistro da Justiça) até que a lava jato

    do moro acabe com o Lula e eleger o Ciro (PDT, mesmo partido dela) em 2018.

    P.S.: uma coisa é certa: aécio não leva!

  38. No lugar de uma coalizão que

    No lugar de uma coalizão que representaria mais perdas para o povão, a presidenta Dilma precisaria reconhecer que está cercada por um complô golpista, com verniz legal e montar um estado de guerra para enfrentar a crise e seus cavaleiros do apocalipse. Mas, para isso, Dilma precisaria chutar o traseiro do não-ministro Cardozo e montar uma equipe de combate, com personagens como: João Pedro Stedile, Jandira Feghali, Requião, Ciro Gomes, Paulo Pimenta, meia dúzia de jornalistas progressistas (Nassif, PHA, Azenha, Cynara Menezes, Franklin Martins e Rodrigo Vianna), meia dúzia de bons juristas, meia dúzia de diplomatas, colocar no comando da PF um delegado legalista e que não seja antipetista; mandar o novo comando da PF abrir inquérito contra os barões da mídia, com imediata prisão dos Marinho – guerra é guerra, meu filho, se eles podem fazer o que bem entendem, inclusive destruir o país, por que não podem ser presos, como faz o juiz Moro contra os petistas? Além disso, esse estado-maior de guerra teria que articular mecanismos de comunicação direta com o povão, incluindo convocação de rádio e TV diariamente para esclarecer os detalhes do golpismo.

    Ou seja, o governo precisaria assumir que está sob cerco e ataque de quadrilha e convocar a população resistir, contando para isso com os movimentos sociais e forças progressistas de todo o Brasil. Lógico que teria que abandonar as propostas neoliberais e atender às demandas sociais, incluindo investimentos pesados para gerar mais emprego.

    Podem indagar: com que dinheiro? Respondo: o Brasil detém reservas internacionais na ordem de 400 bilhões de dólares. Se usasse 20% deste montante já representaria uma injeção na economia de 80 bilhões de dólares, o equivalente a 320 bilhões de reais. O que daria para gerar centenas de milhares de emprego, turbinar o mercado interno e calar a boca dessa oposição golpista que quer ganhar o poder sem votos.

    Finalmente, aos que acharem que estou delirando, eu pergunto: que nome dar a este grupo articulado – juiz Moro, delegados da PF e procuradores do Paraná, Gilmar Dantas, barões da mídia e seus lacaios comentaristas, Eduardo Cunha, caciques do PSDB, entre outros? É a expressão de um estado paralelo, um estado de guerra dentro de um estado de direito, que ainda não foi totalmente sequestrado e destruído, mas está próximo disso. Para enfrentar essa situação não basta uma coalizão, que será uma declaração de rendição incondicional. É preciso ter coragem para enfrentar o dragão do mal com a força que ainda dispõe. Embora o governo Dilma, até o momento, não tenha demonstrado qualquer habilidade ou disposição para este enfrentamento. Uma pena.

  39. Esse foi um dos textos mais sóbrios que li do Nassif

    E mesmo assim tem gente que vem criticá-lo, pois foi contra seu “ponto de vista” e o acusa de ser um blog sujo, pelo menos foi isso que entendi… Pela primeira vez fez uma análise política sem inserir no meio do texto “a mídia golpista”, como se todo o problema do pais se resumisse a isso.

    Este texto mostra que os próprios defensores do governo estão cansados de tanta inabilidade, do fato do governo ser fraco a ponto de fazer todas as vontades da “base aliada”, ontem mesmo o PMDB, que é da base, fez uma propaganda política na tv dizendo-se farto da incompetência administrativa que leva o país à crise, isso como se não fizesse parte da administração incompetente…

    Pois é, o país está sendo levado ao caos pela turma do quanto pior melhor, pelos aliados que conseguem o que querem em troca de apoio e pelos que desejam a bagunça para se livrarem de processos na justiça, ou pelo menos protelarem, a presidente não tem a força e a capacidade de enfrentar quem quer o mal do governo, e corta gastos paralisando as ações, porém não diminui os gastos com folha de pagamento, logo logo os programas sociais serão afetados, o minha casa minha vida já está, visto que a caixa econômica federal está dificultando a liberação de crédito, ouvi dizer, alguém sabe se é verdade? Que esta instituição já não tem mais dinheiro pra financiamento, o próximo passo será o bolsa família, ai a base ruirá de vez, a reforma agrária já foi paralisada, ZERO imóveis decretados em 2015, nem o Collor conseguiu isso!!! Primeiro ano depois da redemocratização sem um imóvel se quer desapropriado. Sem economia forte; sem programas sociais.

    O governo gastou dinheiro de forma equivocada, fazendo política e não criando condições para o crescimento contínuo, a Venezuela é um exemplo disso, gastou com políticas populistas, e veja no que deu… Precisamos de mais adminstratores profissionais e menos políticos.

  40. Vem mais chumbo grosso por

    Vem mais chumbo grosso por aí. Blog da cidadania antecipa ações que já estão com mandatos assinados por Moro – o muro. Terça feira que vem, ele indicia todos os personagens citados do suposto sítio de Lula, incluindo os dois pobres caseiros, numa espetaculosa operação, a 24a (será a operação do veado do sul ou Veado que faz diferença?). Provavelmente, Lula seria preso e indiciado e com ele dezenas de amigos do Lula, incluindo o pessoal do Instituto Lula. A banalização do imperial ministério público está chegando ao seu auge. Hei, Hitler! ? O que virá depois?

  41. A melhor avaliação foi a do Delfim, apesar de eu não gostar dele

    É claro que o maior problema de Dilma é ela mesma, mas, para além disso, há outros complicadores. Disse o Delfim: “O grande problema de Dilma é controlar a contradição insanável que parasita seu governo: um corporativismo reacionário fantasiado de “esquerda” que defende ferozmente as vantagens que extraiu da maioria anestesiada.”. A esquerda brasileira é extremamente reacionária no que diz respeito à administração pública e econômica. Estamos na era digital, mas a nossa esquerda defende práticas econômicas e administrativas da década de 50. Além disso, o sectarismo do PT é bizarro. O PSDB é (ou então era) um partido de esquerda que foi demonizado pelo PT. É claro que essa demonização é uma falsificação histórica grosseira, mas serve a lógica eleitoreira, uma vez que o partido identificou no PSDB o único real concorrente futuro à presidência. Enquanto promovia essa falsificação, o PT ao mesmo tempo abraçava a real direita arcaica: coronéis PMDBistas e o grande capital de compadrios brasileiro (empreiteiras, operadoras de telefonia e frigoríficos, por exemplo). Agora precisamos desesperadamente de uma coalizão, mas o PT queimou todas as pontes com o PSDB, com a Rede e com outros agentes políticos de centro-esquerda que poderiam auxiliar em épocas difíceis (ou então a tocar as reformas na época da bonança, mas, como já disse, o PT é extremamente reacionário e avesso à modernização do estado brasileiro). Como sair desse beco sem saída? Difícil dizer, quem alertava para os erros do partido sempre foi chutado como “direitista-golpista-que-não-gosta-de-pobre”, por melhores que fossem as suas intenções. Por essas e outras acho que o resultado no final será o caos, mas de qualquer maneira, a conclusão e a lição óbvia é uma só: A ESQUERDA BRASILEIRA PRECISA MUDAR, E PRINCIPALMENTE A ESQUERDA PETISTA.

    1. Fim dos privilégios odiosos

      O Delfim perspicaz como sempre :””O grande problema de Dilma é controlar a contradição insanável que parasita seu governo: um corporativismo reacionário fantasiado de “esquerda” que defende ferozmente as vantagens que extraiu da maioria anestesiada.”.”

      Sem corrigir as distorções intestinas do seu governo, não lhe sobra poder para avançar em outras frentes.

      Dilma, mãos a obra, que dá para minimizar danos e evitar prejuízos.

    2. E-X-A-T-A-M-E-N-T-E

      Felipe, se isso aqui fosse a seção de cinema de O Globo, eu colocaria o bonequinho de pé te aplaudindo. O PT demonizou toda força política de centro-esquerda que representasse uma ameaça à sua “hegemonia”. Pergunto: com que partido ele poderia compor para construir um projeto de modernização econômica e social desse país? Com o PSDB ou setores dele, é óbvio! Mas como o tucanato também tem (ou tinha!) massa intelectual própria e não é (ou era) uma agremiação de retrógrados e oportunistas como o PCdoB, era mais fácil torpedear tudo o que tivesse vida própria à sua volta. Como todo mundo sabe, um governo “progressista” se faz com figuras como Roberto Jefferson, Sarney, Kassab, Kátia Abreu e Collor, mas não com um partido de centro como o PSDB (mas que a polarização idiota com o PT acabou empurrando para a direita e jogando nas mãos de Aécio), não com Marina, não com o saudoso Eduardo Campos. Desconfio mesmo que, embora se dissesse um partido de esquerda estilo novo, o PT sempre guardou um forte componente marxista-leninista: refém do “centralismo democrático”, inclinado ao culto à genialidade do “Grande Líder” e com a eterna pretensão à superioridade moral em relação “a tudo que aí está”.

      Dilma não traiu o PT, minha gente: Dilma é apenas a consequência lógica do petismo em sua “fase tardia”.

  42. O Nassif delira…

    Quem é que vai querer fazer governo de coalizão com Dilma?? O tempo dela já acabou há tempos. Aliás nem começou depois do estelionato eleitoral qur foi a sua reeleição. Antes de reassumir já estava claro que ela não ía ter as condições de implantar as medidas necessárias para tirar o Brasil da crise que ela e Lula o meteram. A única saída é a renúncia e a tentativa de coalizão em torno do vice, de preferência com o afastamento do Cunha e e do Renan pele justiça. Concordo que o impeachment pode ser um caos.

  43. Copiado e colado,ao topo lançado,para continuar sendo lido e com

    entado.Bravo,Diogo Costa.O que se vê é justamente o contrário do que o post diz. Quem está em profundo desespero é a oposição, não Dilma. 

    O que está se esgotando é a paciência de amplos setores da sociedade com os ditos “blogs progressistas”. Estes, com exceções, obviamente, praticam o mesmo e preferido esporte desde o final de 2014. Qual seja, o esporte de tentar a todo custo ridicularizar, destruir, humilhar, enxovalhar e criticar por criticar a presidenta da república. 

    Tudo o que o Brasil precisa neste momento é enterrar de vez o golpe de estado do impedimento. E isto está ao alcance das mãos. Se fosse hoje o governo teria no mínimo dos mínimos dos mínimos 230 votos na Câmara dos Deputados, o que é amplamente suficiente para enfiar o golpe de estado do impedimento na goela de todos os safados golpistas deste país. 

    A outra ponta do golpe de estado se dá através da tentativa de cassação via TSE. Ontem o Ministro Dias Toffoli reuniu todas as ações golpistas do fracassado PSDB numa só ação (contrariando Gilmar Dantas que sempre quis processos desmembrados), que será relatada pela Ministra Maria Thereza de Assis Moura. A Ministra relatora é legalista e já havia se posicionado várias e várias vezes contra a abertura de novos processos movidos pelos tucanos golpistas e fracassados. E terá também a atuação do Ministério Público junto ao TSE, seja através de Rodrigo Janot ou de Eugênio Aragão, que manifestaram-se inúmeras vezes de forma contrária aos pleitos golpistas do PSDB. Ou seja, Gilmar Dantas pode berrar, urrar, se contorcer e fazer o diabo, mas o fato é que o golpe de estado via TSE também agoniza. 

    Dito isto, causa estranheza profunda que Luis Nassif faça um post falando que o “tempo de Dilma está se esgotando”. Primeiro porque o sr. Nassif vem dizendo isso desde o início do ano passado. Talvez diga isso durante todo o ano de 2016… E segundo porque não é o tempo de Dilma que está se esgotando, mas sim o tempo dos golpistas fracassados. 

    Aliás, é até bastante curioso perceber como a oposição golpista e fracassada e alguns “blogs progressistas” tem se irmanado ultimamente: ambos dizem que o tempo de Dilma está se esgotando e que ela vai cair. Disseram isto em março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2015. E continuam com a ladainha…

    Passadas as batalhas do TSE e do golpe do impedimento – tomara que ambas se resolvam já no primeiro semestre – teremos uma oposição alquebrada, esfrangalhada e com a marca de fracassada além de golpista. Do outro lado teremos uma presidenta que resistiu e venceu as maiores tentativas de golpe de estado que já vimos no Brasil desde os anos 50 e 60 do século passado. 

    Vencidas estas batalhas, a crise política diminui em 80% e a partir de 2017, com a volta do crescimento, o país tende a se normalizar. 

    Para sepultar de vez as tentativas de golpes de estado, e tendo em mente que a partir do ano que vem a economia volta a crescer, seria de suma importância que os ditos “blogs progressistas” parassem com firulas, com perseguições inúteis, com fofocas intrapalacianas e que se posicionassem com toda força do mundo a favor da democracia e da soberania do voto popular. 

    Fazer posts dúbios como este de hoje, que induz as pessoas a imaginar um cenário que na verdade não existe, é contraproducente até não poder mais.

    Na quadra atual da luta política não dá mais para ficar com este tipo de tergiversação e de dubiedade. Ou se está a favor da democracia ou do golpe de estado. Cada um que escolha de que lado da história pretende ficar. 

    Select ratingRuimBomMuito bomÓtimo ExcelenteRuimBomMuito bomÓtimoExcelente recolher 

    Diogo Costa

     

    1. Obrigado, Sandor.

      Eu já estava angustiado em ver tantas palavras pessimistas.

      A oposição, como voce mesmo destacou, corre contra o relógio. Ela não tem salvação, irão queimar no mármore, mas, tentam a todos custo salvar alguma coisa.

      Nem adianta olhar para essas presquisas extemporâneas. Temos um quadro de massacre, desigual, tremendamente injusto e um outro lado só batendo panelas e colocando os peitos voluptuosos à visão de todos, como se isso fosse um tremendo bacanal, mas, não é, estão iludidos. Uma hora os peitos murcham, as panelas tem que voltar ao fogão e vamos voltar à realidade, que é o que nos interessa.

      Torço para que isso seja rápido o quanto antes. Temos vendilhões travestidos de autoridades, mas, não são todos. Também há autoridades travestidas de vendilhões, essas vão acordar para a vida logo logo, é o que espero.

      Muito obrigado por suas palavras.

  44. Governo e Oposição
    PRECISA-SE UM LÍDER

    No modesto entender deste escriba, o Brasil precisa urgentemente de uma liderança capaz de enfrentar o capital financeiro internacional, a Banca, como o chamarei doravante.
    Não importa a esta altura buscar origens e culpas. Basta saber que a Banca atua com um propósito, que chamaremos Objetivo Permanente: o da apropriação dos ganhos de todos os demais segmentos econômicos, públicos ou privados e, internamente, reduzindo o número de parceiros (!), numa contínua concentração de renda. Há também outro objetivo, não conflitante com o Permanente: destruir toda política nacionalista, que a afaste da governança das nações.
    Como a Banca é formada de capitais de todas as origens: drogas, corrupção, caixa 2, suborno, tráfico de pessoas, cujo montante ela lava e coloca para render, não se lhe pode cobrar atitudes éticas. Veja, nesta última eleição na Argentina, o volume de dinheiro gasto para eleger Mauricio Macri, opositor daquela que enfrentou os Fundos Abutres. Não constituiu surpresa alguma que a primeira medida do novo presidente fosse deslocar seu ministro das finanças para “negociar” com estes fundos.
    O Brasil tem dimensões maiores em tudo que se escolha para comparar. Poucos países – os Estados Unidos da América (EUA), a Federação Russa, a República Popular da China e a Índia – tem dimensões, população e recursos naturais comparáveis. Também o Brasil se coloca como detentor de vários êxitos científicos e de tecnologias de ponta, como da exploração de petróleo, que faz da Petrobrás uma presa cobiçada.
    Mas tem uma elite, que governa o País desde as capitanias hereditárias, a qual cabe a irônica avaliação que o Presidente João Baptista Figueiredo aplicou aos criadores gaúchos: cafetão. No caso de todos nós, brasileiros, esta elite é a cafetina de nosso suor e de nossas riquezas naturais que entrega aos estrangeiros por variadas comissões e pela sua manutenção no Poder. A denominada grande imprensa é a caricatura desta realidade.
    Hoje parece ser travada uma luta, que envolve os mesmos interesses, com sutilíssimas variações, além da permanente sede de poder. Governo e oposição são unânimes na submissão à Banca. Vejamos o vocabulário usado e sua real significação.
    Fala-se em “ajuste fiscal”, “medidas duras ou impopulares, mas necessárias”, “confiança dos investidores”, “manter avaliação de grau investimento pelas agências de avaliação de risco (sic)” e muitas outras que o inteligente leitor logo associará. Todas só tem um único significado: tirar salário e rendas dos pobres e da classe média para manter sempre em elevado crescimento o lucro da Banca. Infelizmente a classe média custa muito a entender esta linguagem, mais do que os pobres, e ainda se alia aos interesses da elite como riqueza e poder passassem de um para outro por contágio viral.
    A mais recente prova desta igualdade de propósito, entre Governo e oposição, deu-se na aprovação pelo Senado da exclusão da Petrobrás de obrigatória participação na apropriação da maior riqueza descoberta neste País e no mundo, nos últimos 30 anos.
    Está vaga a liderança nacionalista. A um só tempo é curioso e triste verificar que os grandes avanços por um Brasil Soberano se deram em Governos Autoritários: Vargas e Militares, a partir de Costa e Silva.
    São daquelas épocas a legislação trabalhista, a Companhia Siderúrgica Nacional, a inclusão do trabalhador rural na Previdência Social, a Telebrás, a Embratel, a Cobra, a Nuclebrás e a própria Petrobrás, orgulho de qualquer Nação, criada por Vargas, Presidente eleito, às véspera de seu suicídio/assassinato, por coincidência (?) pela mesma força vitoriosa, agora, no Senado.
    Claro que não se deixa espaço vago no Poder. Já se candidatam a esta liderança o ex-Ministro e ex-Governador Ciro Gomes, no partido fundado por Leonel Brizola, muito conveniente, sem dúvida, e o Senador e ex-Governador Roberto Requião, que já teve uma experiência no Paraná, de enfrentamento do Judiciário, onde está enquistada boa parte da elite e dos interesses alienígenas. Não fosse assim, os processos de casos como Satiagraha, Banestado (também chamado LavaJato 1), Castelo de Areia, Lista de Furnas e tantos outros não teriam conhecido o arquivamento e as gavetas sonolentas.
    E as Forças Armadas? Enfraquecidas, desinformadas, acreditando que ainda vivemos num mundo bipolar de democratas e comunistas, teriam uma liderança para enfrentar a Banca?
    Esta é uma realidade que talvez chegue às primeiras eleições onde as pessoas jurídicas, pela primeira vez, não poderão oficialmente eleger seus representantes.
    Pedro Augusto Pinho, avô, aposentado

  45. Sem comunicação governamental não sairemos de onde estamos.

    Nós que estamos há anos aqui no blog lendo e comentando sobre o tucanato e seu desgoverno do País entre 1995 e 2002 nos desorientamos nesta quarta-feira que passou.

    Sabemos mais do que tudo o quanto é triste ver um Governo, por nós eleito, ter de fazer acordo com José Serra.

    É simbólico e dói profundamente. É tudo que nunca quisemos e nunca pensamos poder um dia acontecer.

    O Senador da Privataria Tucana, aquele que esteve como um dos timoneiros da entrega (privatização) de grande parte do patrimônio público brasileiro, a preço de banana, patrimônio construído com o suor, estudo, trabalho e conhecimento científico de tantos nacionalistas e idealistas de um Brasil grande, justo e soberano: patrimônio construído por anos a fio!

    Um Governo que não consegue entender o valor da comunicação e que leva mais de 2 anos para compreender o que significa a Lava-Jato não tem como ter a sobrevida digna e almejada por todos que votamos nele.

    Lava-Jato é apenas a extensão, a replicação do Modus Operandi do julgamento do “Mensalão” para ser utilizado próximo das eleições municipais deste ano, e aqui, via TSE, diferentemente de 2012, que foi via STF e tentar enfraquecer, ainda mais, todo o voto progressista e, principalmente, voto dado ao PT, para debilitar ao máximo a candidatura LULA em 2018.

    TSE que pode não ouvir a turba ensandecida e manter Dilma/Temer no Poder, porém, com um custo altíssimo: a revolta da opinião pública dizendo que foi o aparelhamento do PT no Tribunal, que evitou da Presidenta Dilma cair.

    E vão jogar esta isca no período eleitoral, pós-julgamento via TSE, para que a Eleição seja decidida na base da suspeita:

    – Governo compra Ministros do TSE e se salva de ser cassado.

    Sairá em todos os jornais e telejornais do Brasil a notícia, em tom de suspeita, é claro, e não haverá contraponto.

    E o Governo Federal vai aceitar calado a replicação do julgamento do “Mensalão”? Parece que sim!

    O Ministro da Justiça vai botar ordem na casa?

    O Pré-Sal corre perigo porque não há comunicação governamental.

    Se houvesse, diuturnamente, não haveria.

    Não é porque batem panelas nas varandas gourmets da classe média e média alta tradicionais que o Governo precisa se silenciar, como se não houvesse muito mais gente preparada para ouvir do que para bater panelas.

    E, certamente, se o Governo partisse para o confronto de ideias e defendesse posições nacionalistas e em prol da soberania nacional as panelas seriam silenciadas pela vontade popular de preservar o Pré-Sal, totalmente, nosso.

    Vivemos em um País que a Educação é um tanto desconexa.

    As pessoas são patriotas, mas não sabem colocar em prática seu patriotismo. Nem os batedores de panela sabem, estes, coitados! São os mais afetados: vivem da narrativa única da velha mídia capitaneada pela Rede Globo e glamourizada pela Globonews e CBN. Acabar com a corrupção, em primeiro lugar e acima de tudo, é ser patriota! Mesmo que se quebre a indústria nacional, a indústria de defesa, a Petrobrás e toda a cadeia produtiva organizada em torno do Petróleo, Petrobrás e Pré-Sal.

    O povo não pode se propor a defender o Pré-Sal sem saber o que é e o que ele representa para a nossa soberania e progresso, para o futuro dos brasileiros mais jovens, através dos royalties do Petróleo extraído dele.

    Se o Governo Federal, democraticamente eleito, jamais comprou a briga com a narrativa hegemônica da Rede Globo & Cia. e não utilizou dos meios de comunicação TV e Rádio, que são propriedades do Estado (o espectro eletromagnético se utiliza através de concessões públicas, certo?) não tem como esperar outro resultado que não o que aconteceu quarta-feira.

    Estamos desde 2003 em um massacre total aos governos petistas, legitimamente eleitos, via meios de comunicação hegemônicos.

    Numa hora de aperto econômico tinha que estourar a bolha de proteção do PT e de suas ações benéficas em prol do Brasil. A economia deu uma rateada e pronto, a narrativa midiática tomou a dianteira, o contraponto que era a economia real, não dava mais dividendos ao Governo Federal.

    Quando a Economia mundial em recessão chegou aqui nós só pudemos ouvir que tudo é um problema do desgoverno do PT e da Presidenta Dilma, que o problema é só no Brasil.

    E nada foi feito em termos de comunicação para desmistificar esta mentira propagada do “Brasil em frangalhos” 24 horas do dia país afora e milhares de vezes ao dia.

    Desta mentira do Brasil do caos se construiu a figura do antipetismo de carteirinha que se alastrou pelo país e de tão forte elegeu e fortaleceu este Congresso, majoritariamente, antinacionalista e à-serviço do grande capital especulativo internacional.

    Sem comunicação não dá. Sem aliados não dá. Sem querer o apoio da população não dá. Sem se abraçar com a militância não dá. Sem fazer o que os eleitores deste Governo quer não dá.

    Não tem maioria no Congresso? Apoie-se nos seus eleitores e na comunicação governamental.

    Não deixe que o adversário dê as cartas sozinho.

    O aperto de mão com José Serra nos tirou o chão.

    Ninguém poderia imaginar, com tanta luta de nossa militância diária e incansável para mostrar o que é o tucanato e o que é a velha mídia e os seus interesses nada republicanos, nada nacionalistas, nada progressistas e nada desenvolvimentistas, que o Governo se deixaria levar/ capitular por um acordo com o homem da Privataria Tucana.

    Esse homem não está no mundo para ser bonzinho não!

    Dirão! – Mas não tinha jeito! Claro que tinha e tem! Faça com fez Leonel Brizola e a Rede da Legalidade! Faça em cada canto do País um front de combate à desinformação midiática, chame a população ao debate e cubra-a de lucidez. Faça de cada brasileiro um porta-voz do Pré-Sal para os brasileiros!

    O que não pode é ir perdendo cada batalha e dizer que vamos vencer a Guerra no final! Porque não iremos…

    A cada dia que passa temos menos militância para defender o Governo Federal, estamos quase se tornando uma militância nanica, que não consegue sequer encher uma Kombi, esta é a verdade, infelizmente!

    Sem o enfrentamento diário ao discurso midiático, sem alerta do que pretende a maioria dos representantes do Congresso atual e o que é a Lava-Jato para o Brasil não sairemos desta situação de um País refém da Rede Globo de Televisão.

    E, não teremos como dar um futuro digno para nossas crianças! 

    1. Tiro o chapéu: Eliane

      Tiro o chapéu: Eliane Cantanhêde acertou!

      Acertou quando já no dia 7 ou 8 de maio, após a entrevista “bomba” de Roberto Jefferson ter cravada em sua coluna da Folha de São Paulo a frase: O GOVERNO PERDEU A OPINIÃO PÚBLICA.

      Ainda como assinante do Uol/Folha, protestei; disse que estava cedo demais pra tal conclusão. Sequer ainda sabia do seu envolvimento intestino no tucanismo paulista; ou mesmo tinha uma real dimensão do que estava ocorrendo, mas a afirmação categórica, claro, era mais que um óbvio exagero. Não era.

      O GOVERNO PERDEU A OPINIÃO PÚBLICA. Acho que por Síndrome de Estocolmo ou algo similar.

    2. Comentário histórico e
      Comentário histórico e realista,valeu Alexandre Tambelli!
      Mas a esperança é a última que morre,sei q tá difícil espero q ela
      Não passe para a história como a VERDADEIRA GENÍ DO BRASIL!

    3. Quem não deve não teme, o governo teme e assim é fraco

      Quando a Dilma permite os privilégios odiósos, perde toda a legitimidade para brecar as perdas internacionais e os golpistas oportunistas como o Serra.

      Dilma, rompe com o PT e volta ao PDT, lá os antigos camaradas, sem medo de ser feliz, lhe ajudarão.

      O tempo urge, nossas crianças merecem um futuro.

      A Rede Globo pediu este final, são todos maiores e vacinados e sabiam o que estavam fazendo.

  46. Não publique

    Caro Jornalista Luis Nassif

    Com é possível enviar comentários, ou mesmo, artigos de minha autoria, para a análise de vocês visando publicação, mas de modo mais simples. Agora há pouco, creio ter perdido todo o comentário digitado por conta da internet (lerda?).

    Favor responder.

    Grato 

    Atenciosamente

    Welinton

     

  47. aristotelicamente, dilma

    aristotelicamente, dilma busca o meio-termo, o justo-termo que a

    mantenha para assim manter a política de inclusão social….

    o caos virá sem ela, sem essa inclusão social….

     

  48. Sabedoria política

    A “sabedoria política” do Lula não elegeu um poste. Elegeu a maior anta da história política brasileira.

    Esse é o preço do abandono do ideal da democracia participativa e sua lógica inerente de construção de líderes orgânicos, em favor da condominialização da governança pela patota (a essas alturas já pode até ser chamada de quadrilha) dos “iluminados”.

  49. Mais apropriado seria ” O

    Mais apropriado seria ” O tempo politico do PT esta se esgotando”. Acredito que a proposta de Luciana Genro é a mais viavel:renuncia e convocação de novas eleições com renovação de todos os parlamentos.

  50. a luz do abismo

    -> “Peça 1 – O tempo político de Dilma Rousseff encurtou consideravelmente.”

    Peça 2 – Cresce a convicção de que Dilma não conseguirá montar um plano política e economicamente viável.

    “Peça 3 – Dilma não conseguirá se equilibrar entre mercado e base.”

    “Peça 4 – Mesmos nos círculos próximos a Dilma, aumenta a convicção de que a crise é grande demais para ela.”

    “Peça 6 – Ruim com Dilma, o caos com o impeachment.”

    o lulismo trouxe Dilma a uma encruzilhada de três pontas: Jango, Jânio ou Getúlio. golpe, renúncia ou um grande gesto político que a reconcilie com a História. 

    a estratégia da conciliação permanente a serviço de uma hegemonia às avessas se esgotou. o lulismo já não consegue atender a quase todas as demandas da minoria e se legitimar através de algumas poucas concessões para a maioria.

    já não há mais o que conciliar. cederam-se anéis, dedos, mãos, braços e todo o corpo. como ainda não suficiente, entregou-se a alma. pateticamente resignando-se a um papel decorativo. e ainda implorando para aqueles que realmente governam não cogitarem em mudar a decoração…

    o que resta ao governismo  lulista é suplicar desesperadamente pelo mandato de Dilma e torcer desesperadamente para que Lula não seja preso.

    mas aos trabalhadores não resta opção: ocupar as ruas. ocupar as praças. lutar por seus direitos. não permitir que retirem seus direitos. ou lutamos agora por nosso futuro. ou não teremos nenhum.

    também o tempo de cada um de nós está se esgotando. encurta-se nossa margem de opção. vivemos a radicalidade do colapso de um modelo sem que seu sucessor esteja plenamente formado. estamos todos em crise. não apenas o Brasil e o mundo, mas nós mesmo estamos em crise. precisamos rejuvenescer.  precisamos nos reencontrarmos com a energia e a indignação de nossa juventude que nos impeliram a transformar um mundo  profundamente injusto e desigual.  precisamos de um novo jeito de viver que nos leve a encontrar  luz neste abismo em que todos estamos sendo  lançados.

    .

    1. Aumento real do salário mínimo

      Alguém acredita, hoje, que dá para aumentar o salário mínimo real?

      É do couro que sai a corrêa, sem que o Brasil decole para novas políticas econômicas, com uma nova base lucrativa economicamente, que possa ser partilhada com toda a população, não existem condições objetivas para novos aumentos reais do salário mínimo, ou seja, não se fale em distribuição de renda mais igualitária no país.

      O Lula poderia, mas não fez, as reformas necessárias na época que tinha grana mole, agora, com a escassez, nem pensar, o Lula é um incapaz demagogo, com ele lá só se precipitaria a guerra.

      O Brasil precisa de um plano crível de rearranjo político insitucional, que forneça condições de desenvolvimento econômico para os que aqui vivem e operam, um que coloque as forças vivas da Nação a serviço deste fim, um que coordene os diversos e esparços interesses que existem neste Brasilzão afora, um que realinhe os homens de Benz 😉 com os interesses do povão Corinthiano.

      Acorda, Dilma!

       

  51. ?????

    O que a Dilma sabe, pensa e que nós NÃO ESTAMOS VENDO?

    Por favor Dilma, nos esclareça!

    Fale com a própria voz…

    Abandonar ou seguir na luta?

    1. Se abrir prá nós abre pro

      Se abrir prá nós abre pro inimigo também. E estamos cançados de saber que dentro do estado brasileiro está “assim” de quinta coluna,isto é, traidores.

  52. Amigos, o PT sempre esteve
    Amigos, o PT sempre esteve certo, prova disso foi ganhar quatro eleições, mas além do desgaste natural, o capitalismo se juntou para derrotá-lo, …e assim será!
    Podemos reclamar, principalmente os mais velhos, mas os jovens não conhecem o pior, vão ver!
    Quem não se informa bem, vira midiota, peçinha do poder do dinheiro!

  53. bom, eu quero dividir minha

    bom, eu quero dividir minha tese com vcs aqui. Tenho acompanhado os movimentos dos últimos anos inclusive indo às ruas.  Quem foi na última manifestação do dia 16/12 na Paulista, aqui em SP, pode ver que fomos acompanhados por uns 5 helicópteros!  Cadê as imagens do alto?  Não há uma imagem pra mostrar o movimento?  claro que há e eles viram, lá de cima o que constatei aqui embaixo.  Vou narrar um episódio para vcs.  A manifestação saiu da frente do MASP e foi em direção à praça da República.  Quem conhece SP sabe que saindo da paulista, basta descer a Consolação que chegaremos lá.  Estava logo na frente da manifestação e, depois de uma hora e pouco, cheguei na República.  Fiquei conversando com os amigos, me despedi, atravessei a praça, entrei na Vieira de Carvalho para pegar o ônibus.  Por causa da manifestação, estava tudo parado portanto o ônibus demorou a chegar.  Normalmente o Õnibus entraria na praça, contornaria e subiria à Augusta.  Mas, como estava tudo tomado, a CET estava desviando.  Entramos numa rua onde a CET desviava para embaixo do Minhocão e de lá, fomos orientados para subir a Consolação no sentido inverso da manifestação.  Gente, sem brincadeira…. quando o ônibus entrou na Consolação ainda tinha manifestação descendo…JURO pra vcs.  Fazia mais ou menos uma hora que havia chegado na República, senão mais e ainda tinha gente descendo.  O que quero dizer com isso?  Eles viram o que eu vi também…..era muita gente….MUITA GENTE MESMO!!  E, por isso não publicaram nenhuma foto, tenho certeza disso.  Não há interesse da mídia em repercurtir isso pois estão em guerra com o governo. Bom dito isso, vamos para outro assunto.  Como se destrói uma país?  Qual é a parte mais sensível?  oras, todo mundo sabe que o dinheiro é a parte mais sensível de uma pessoa. Portanto os golpistas sabiam que precisavam minar a economia.  E aí surge o Moro pra fazer esse trabalho.  Todo mundo sabe que desde que a lava jato foi instalada, o país parou.  Nos jogaram numa crise, PROPOSITADAMENTE, para minar economia e gerar insatisfação.  Agora volto para a minha introduçaõ!!  Mas só a economia não daria certo pois eles viram a nossa militância nas ruas.  Eles viram a massa toda junta e sabiam que, com essa militância, não seria possível.  E, o que fazem?  oras, como detonar a nossa militância?  pegar algo que nos é caro. E, o que nos é mais caro que o pré-sal?  Gente, reflitam aqui comigo.  Essa votação a Dilma conseguiu manter a “última palavra” com a Petrobrás e com a presidente da República!  oras, se fosse um golpe pra vender tudo, alguém acha que deixariam passar o “detalhe” que impede tudo? Claro que não!!!  E por quê?  Oras, porque esse nunca foi o intento.  O verdadeiro intento foi detonar a nossa militância…..E CONSEGUIRAM!!   Ontem em todas as mídias sociais só dava esquerdista falando mal do governo.  Ponto para direita.  GEnte, precisamos entender que estamos num momento político!!!  EStamos num momento histórico.  Toda e qualquer peça dentro desse tabuleiro, é jogada visando detonar o governo, detonar qualquer possibilidade que a esquerda ganhe nas urnas.  A direita está com sindrome de abstinência do poder nivel hard core.  Farão de tudo para recuperar seu “direito” de continuar a roubar, lesar e enriquecer.  Dilma está sitiada.  Eu só espero que haja alguma estratégia nisso tudo.  Infelizmente, meus botões aqui dizem que não mas de repente, quem sabe aconteça um milagre.  Bem, era isso.  Essas são as minhas considerações e a minha tese. O momento, mais que nunca, é de união. Agora, mais que nunca, precisamos invadir às ruas.  Só o povo na rua irá deter essa insanidade total, esse golpe midiático/judiciário.  Lá na frente a história, mais uma vez, será narrada.  Tenho pena da família Moro que levará esse estigma para o resto de suas vidas.  Afinal, Moro não é eterno, nenhum de nós somos, mas seus filhos, herdeiros, carregarão o sobrenome fatídico que marcará nossa história.  O homem que destruíu o país.  Moro entrará para história ao lado de Silvério dos Reis, Lacerda, Cabo Anselmo, Sérgio Fleury e que tais…. a história não perdoa nem nunca perdoou traidores.

    1. Dê, estimada Dê, querida Dê

      Dê, estimada Dê, querida Dê … veja bem, você fala em milagre o que já é um desalento e também fala da história que julgará o Moro! Pois bem, julgamento histórico é nada mesmo ou então me diga quem é descendente do dos Reis que você conhece e baixa a cabeça, o Laboratório Fleury mudou de nome por causa da vergonha e estigma de Fleury? Não! Um sobrinho de Lacerda é prefeito em Beagá! As conversas nas ruas e nos ônibus me mostram corações e mentes sendo ganhos pela mídia. Conheço senhor que se deu muito bem ($) na ditadura que continua roubando sinal de satélite para ter canais fechados, comprou a SUV via funcionário da montadora para ganhar no preço, encaixou um filho em empresa mista sem concurso e que aponta o dedo contra o governo federal, chama a presidenta de vagabunda efedape e tem a atenção e a admiração dos que o ouvem, o fato é que estou sem rumo, sem eira nem beira, atônito. Creio em Deus, em milagre não! Abraço fraterno.

    2. Dê, estimada Dê, querida Dê

      Dê, estimada Dê, querida Dê … veja bem, você fala em milagre o que já é um desalento e também fala da história que julgará o Moro! Pois bem, julgamento histórico é nada mesmo ou então me diga quem é descendente do dos Reis que você conhece e baixa a cabeça, o Laboratório Fleury mudou de nome por causa da vergonha e estigma de Fleury? Não! Um sobrinho de Lacerda é prefeito em Beagá! As conversas nas ruas e nos ônibus me mostram corações e mentes sendo ganhos pela mídia. Conheço senhor que se deu muito bem ($) na ditadura que continua roubando sinal de satélite para ter canais fechados, comprou a SUV via funcionário da montadora para ganhar no preço, encaixou um filho em empresa mista sem concurso e que aponta o dedo contra o governo federal, chama a presidenta de vagabunda efedape e tem a atenção e a admiração dos que o ouvem, o fato é que estou sem rumo, sem eira nem beira, atônito. Creio em Deus, em milagre não! Abraço fraterno.

      1. Até onde sei, o laboratório

        Até onde sei, o laboratório fleury nunca foi de parentes do delegado de triste recordação.  Sim, vc tem razão, ainda temos muitos que xingam, ofendem, a presidenta mas temos muitos que defendem.  O sobrinho de Lacerda ganhou a prefeitura mas teve muitos votos contra, também. Então sempre tem os dois lados, isso faz parte da diversidade e não seria diferente com a política.  O que quero dizer é que a lava jato tá errando a mão.  Vc cita pessoas que que estão caindo nessa pataquada e eu posso te citar pessoas que, justamente pela pataquada, estão acordando.  Sempre haverão dois lados da moeda.  haverá os que se lembrarão de Moro como traidor e haverá os que se lembrarão de Moro enquanto herói.  O problema é que hoje, com a internet, a história acontece mais rápido.  Nosso maior problema é que a mídia pigal ainda é forte e faz estragos.  Numa briga com forças equilibradas, Moro se sentiria acuado para fazer o que faz.  Chegaremos lá ainda !!!  O único milagre que espero é que o povo acorde e invada às ruas pois só isso deterá esse golpe. Abraço

    3. Perfeito seu comentário.


      Adoraria poder repassá-lo a todos os blogs de esquerda. Por favor quem souber repasse esse comentário da Dê. Muitos estão contra Dilma. Nada entenderam. Dilma não trai e merece todo nosso apoio nesse momento ingrato. Parabéns Dê! 

      1. Aguardo ansiosamente  as

        Aguardo ansiosamente  as memórias da Dilma Rousseff.  Quero muito saber o que aconteceu durante seu governo.  Espero que ela nos presenteie com os fatos algum dia, lá na frente. abçs

    4. Alguns perceberam agora.

      Caro comentarista Dê. Muita gente percebeu a jogada armada em cima da operação Vaza a Jato, logo de início. Alguns levaram algum tempo para entender qual era a jogada. Alguns não entenderam nada e nem vão entender jamais porque seguem as interpretações da GLOBO. Porém, quem tem responsabilidade e compromisso com o país e o Governo tem obrigação de entender o golpe que ali se montava e mobilizar todas as tropas e armas imediatamente para resistir ao ataque. O que se fez. Em dois anos de destruição crescente em perfeita sintonia com o planejado as operações avançaram sobre todos e sobre tudo e o Governo (???) limitou-se, em contrapartida, a emitir discretas notas proclamando o apoio as investigações e protestando pela probidade da Presidenta. (???????) Um dos principais pilares de sustentação das patranhas ilegais irradiadas a partir da curitiba é a PF subordinada direta do Executivo, solidário, portanto nas ilegalidades praticadas. (????)

      A entrega da Camara para o Eduardo Cunha quando ainda havia terreno debaixo de alguns pés, é obra de quem??

      A nomeação do Levy do Trabuco buscava o que? 

      São dois anos perdidos, com o país caminhando para trás, para o abismo, com a imobilidade coroada nessa traição ao país no alinhamento com o inimigo, mais uma vez. Em muitos casos, e nesse final apoteótico, o jogo inclinou-se a favor do inimigo por falta de jogadores ou falhas deles no nosso campo. Time que não faz, toma. Não fez, tomou, e game is over! Encontrou um novo caminho que caminhe nas trilhas que escolheu.

       

      1. Gostaria de fazer algumas

        Gostaria de fazer algumas ressalvas que considero importante dentro do seu comentário.  Veja a nossa CF é clara.  Se um presidente da República interferir diretamente no judiciário será considerado crime. o cargo de ministro da justiça torna o ministro responsável apenas por questões administrativas da PF.    As operações e investigações na lava jato são solicitadas e fiscalizadas pelo MPF que, por sua vez não é subordinado a ninguém, é independente. Tanto Dilma quanto o ministro da justiça não podem interferir nas decisões do judiciário quiçá na Lava jato. Isso são questões relevantes pois mostram que não podemos contar com ações deles já que são impedidos até por lei. Então não entendo o que querem que eles façam!!! Outra coisa…a lava jato segue um script totalmente átipico pra se dizer o mínimo. Foi e é concebida para obter um único resultado: inviabilizar qualquer campanha futura do PT e se possível implodir o partido. E, como se não bastasse, ainda elegeram o pior congresso que se tem notícia, vide pelo seu presidente. O PT precisa de votos para ganhar esses votos, precisa de deputados alinhados ou do partido. Agora, quem votou em deputado federal do PT, está com a consciência tranquila mas conheço muita gente que reclama hoje, mas elegeu deputados no mínimo, questionáveis. Achar que Dilma tem o poder de sambar, brigar, anular, vetar, extinguir qualquer coisa que seja, é não conhecer o nosso sistema. Cadê os jovens quando Dilma propos o plebiscito em 2013 para alterar a forma política desse país? então tivemos sim várias tentativas para melhor que foram devidamente ignoradas pela mídia pigal. Sem congresso sem senado, não se vai muito longe. Cada dia é uma vitória. O problema é que temos uma presidenta sitiada, não há mídia e, pra piorar, uma esquerda que nossenhora!! No primeiro sinal de desespero, pulam do barco. Então o momento agora é de união mais que nunca. Não adianta falar no que já aconteceu. precisamos é pensar em soluções para ontem, para já. procurar por culpados agora em nada nos alivia. precisamos invadir ás ruas urgentemente…essa é a nossa única salvação.

        1. assino embaixo tudo  o que

          assino embaixo tudo  o que voce escreveu, dê. relativo a ambos so comentários…

          voce demonstrou muita lucidez e coragem. num momento em que muitos  já partem para o mais fácil,

          que é criticar dilma sem perceber que estão  municiando os adversarios….

  54. A melhor arma é o
    A melhor arma é o ataque,DIlma tem medo do que?O inimigo
    está claro,esse conluio judiciário,mídia,PF agora.q.o governo viu!
    É preciso o povo ser esclarecido disto e.dar nomes ao boi
    Dilma não é o capeta!E deles quem são?BRIZOLA q.o diga!

  55. A melhor arma é o
    A melhor arma é o ataque,DIlma tem medo do que?O inimigo
    está claro,esse conluio judiciário,mídia,PF agora.q.o governo viu!
    É preciso o povo ser esclarecido disto e.dar nomes ao boi
    Dilma não é o capeta!E deles quem são?BRIZOLA q.o diga!

  56. A História não se repete, mas
    A História não se repete, mas apresenta interessantes paralelos.

    Em 1964, Jango caiu depois de propor as Reformas de Base.

    E ainda assim teve gente achando que ele deveria resistir.

    Em 2016, Dilma vai cair mesmo propondo as Contra-Reformas de Base – vide Previdência, Reforma Agrária, etc o Pré-Sal é “só” a mais recente e mais importante.

    E ainda assim tem gente que sempre a defende com argumentos começando por “pelo menos” etc etc etc.

    Ao menos dessa vez José Chevron Serra, um Silvério dos Reis tanto em 1964 quanto em 2016*, mostra bem a cara, sabemos de qual lado está.

    *O entreguismo de Serra é quase tão antigo quanto os Rolling Stones, já soprou velinhas de 52 anos de vida – Serra pode não conseguir a satisfação de entregar todo o país de uma vez, mas ele tenta, ele tenta, ele tenta tenta e tenta.

  57. E tempo da Globo, está esgotadíssimo ?

    Fazendo uma comparação do tempo de Dilma e o tempo da Globo (afinal a bandida também forma sua coalizão maligna e seu tempo merece medição) andei observando e meu sentimento é de que a Globo está literalmente desesperada, está partindo para a baixaria há tempos e o sinal dos ultimos tempos é esse aqui

    http://www.revistaforum.com.br/2016/02/26/acuada-globo-ameaca-blogues-progressistas/

    Eu fiz o teste com a bandida no dia 13 de janeiro desse ano , antes da questão Lula-sitio , Lula-triplex, a criatura já estava apavorada antes muito antes do tal TRIPLO X.

    https://twitter.com/AnaCruzzeli/status/687242029043200000

    Dilma, com certeza tem mais tempo que a Rede Golpe.

    No TSE é a ultima chance que  a golpista tem, se for com muita fome come quente e cru, se for com moderação perde  o calor do momento. Minhas fichas são que Dilma está mais forte do que nunca…Posso estar enganada , mas meu teste do dia 13 caminha  impressionantemente nessa direção. E agora que Eduardo Guimaraes tem a decisão em processo do Juiz Moro  de numero  5005896-77.2016.404.7000 fechou o cerco.

    Essa é das provas que TSE irá receber que indica que a lava-jato é um processo ilegalmente politico. O numero do processo é importantissimo, pois não tem como o Juiz Moro apagar.

     

  58. É um país infantil, uma

    É um país infantil, uma criança no meio da selva escura com um ursinho de pelúcia nas mãos.

    Um país que depende dos ventos de fora, que sem estes soçobra horrivelmente.

    Então você nota o comportamento ufanista messiânico (que SUPER bombava aqui) sete anos atrás…

    (A propósito, toda essa situação foi plantada lá atrás. A covardia intelectual não permite que muitos ufanistas reconheçam o erro aqui)

    E agora vê o desespero tomando conta.

    Falta densidade, consciência, gente adulta.

    apacidade de discernir, propor, discutir, debater.

    A questão é tão dramática que estamos falando em SAIR DE UMA crise neste ano ou no próximo.

    Não estamos falando de uma utopia, de um futuro, de um plano para os próximos cinco ou sete anos. De conceber um Estado melhor para as próximas gerações. De deixar um legado profícuo e encorajador. Nada disso.

    Essa é a parte ridícula e trágica da situação. 

    Ocorre que para esse nível de consciência coletiva acerca dos problemas e possíveis soluções é preciso POLÍTICOS de peso, reformadores de instituições, arquitetos sociais, construtores de Estado.

    Não temos essas pessoas aqui. Não temos sequer aqueles que sabem da necessidade da presença dessas pessoas.

    Enfim, muito mais poderia ser dito. Eu disse AQUI no auge do ufanismo. Não me orgulho disso. Mas a minha consciência está tranquila.

    P.s: Chame o Lula, Nassif, ele deve saber o que fazer.

     

    1. Muito Bom

      Comentário estupendo. Há mutio tenho lido os comentários aqui postados, que vão da erudição filosófica ininteligível até o escárnio desnecessário e desmedido. Poucos comentários como vosso são tão contundentes e objetivos. Compactuo com seu pensamento.

    2. Na mosca!

      Acertou na mosca, meu caro cavalo!

      É deslumbramento demais pra miséria pouca de conquista. Tudo foi uma grande fraude!

      E não adianta chamar o Lula. Ele mesmo não faz a menor ideia do que realmente fez.

      1. É o maior responsável pela
        É o maior responsável pela atual situação sem um pingo de dúvida.

        Foi um jogador que marcou dois, três belíssimos gols e passou oito temporadas aplicando chapeuzinhos e canetas no meio do campo.

        Para que tenhamos ideia do nível estratosferico da vaidade dele, no último ano disse que apenas viajaria pelo país recebendo honrarias pela imensa obra que realizou.

        Não foi capaz de dividir uma bola, de peitar o juiz, de questionar os radialistas, de melhorar a estrutura dos estádios, encorajar os torcedores para verdadeiras e substanciais conquistas.

        Tudo que poderia significar um borrão na sua imagem, um pouco de lama no calção após um carrinho merecido num adversário cruel, sabidamente cruel por todos, afinou.

        Quando não afinou, tocou para os caras marcarem contra seu próprio time.

        Enfim, um capitão desorientado, pusilânime, inepto.

        Que, para finalizar, ainda escolheu uma substituta que saiu pior que a encomenda.

        E o time não joga mais nos tapetes chineses…

  59. Será? By PHA.

    O próximo Presidente da Republica será o Lula, ou quem ele indicar, porque tucano não será!

    Nem com a grana da Chevron (ou da Shell).

    Seja quem for o próximo Presidente da Republica, vai acabar a sopa dos Golpistas instalados em Curitiba, no Ministério Público (estadual de São Paulo e no MPF do Janot) e na Polícia Federal do.

    Nenhum, NENHUM Presidente eleito pelo povo vai coonestar essa tresloucada subversão de princípios e valores, o protagonismo desses cruzados de pé rapado, que falam com Deus e o PiG para rasgar a Constituição e a presunção de inocência.

    Em nome do combate à corrupção – no PT!

    Qualquer presidente da República eleito pelo povo vai botar um chefe na Polícia Federal.

    Polícia sem chefe é polícia de regime totalitário.

    Em que mata-mosquito vira agente da Lei!

    Qualquer Presidente da República eleito pelo povo vai acabar com esse ritual de cartas marcadas de escolher o Procurador Geral da República para ferrar o PT e só o PT!

    Esse balé de trocar seis por meia dúzia, Rangel por Janot – para esconder Aecím em Furnas e Demóstenes na cachoeira.

    Qualquer Presidente eleito pelo povo vai mudar a lei que deu ao MP o poder de um DOI-CODI do regime  sub-democrático.

    Procurador é da República.

    E não dos tucanos e do PiG!

    Esse dispositivo constitucional, esse monstro, como disse seu criador, o Sepúlveda Pertence, o MP vai mudar em três dias de um novo Governo eleito pelo povo.

    Pelo povo, sem vergonha de ter sido eleito pelo povo!

    E o Moro?

    Quem disse que um Presidente eleito povo se permitirá conviver com um Imperador de Província que resolve corroer a Segurança Nacional, desmontar a Petrobras – para que o Cerra e o Renan a vendam à Chevron a preço de Vale – e, mais recentemente, para ferrar o PT e só o PT, fechar as ferrovias do país!

    O Moro agora quer fechar a Ferrovia Norte-Sul!

    A Ferrovia Oeste-Leste.

    E o porto de Ilhéus, para desespero do Nacib, coitado… além de corno, mais essa!

    Qualquer dia desses o Moro vai fechar os aeroportos de Guarulhos e Brasília, porque o Marcelo Odebrecht pousava lá com o jatinho que roubou do  Tasso Jerissaiti!

    Moro é incompatível com um regime de Democracia.

    (Veja a Lei “Bye-bye Moro”, de autoria do valente Wadih Damous) 

    NENHUM, NENHUM, NENHUM Juiz do mundo civilizado pode acumular e exercer, irrestritamente, impunemente, irrecorrivelmente o poder que o Moro detém.

    Nem um presidente tucano – que não será eleito… – poderia conviver com o Moro.

    Um presidente tucano removeria o Moro para o Tribunal dos Velhinhos, como fizeram com o bravo Fausto De Sanctis.

    O Presidente tucano tomaria posse no dia 1º de janeiro e o Moro já passava o Carnaval cuidando da titia do Richa.

    E como resolver isso?

    Com o voto popular!

    Com a autoridade construída na soberania do povo para submeter o Moro, os delegados aecistas e os Procuradores às regras da subordinação e do interesse nacional.

    Pergunta ao Fernando Henrique se no Governo (sic) dele existiria um Daiello na PF, um Janot na PGR ou um Moro em Curitiba.

    Quá, quá, quá!

    Só agora, hoje, quando não prevalece a soberania popular!

    Quando se fala em “republicanismo”, “preservar  governabilidade” e, por isso, dar a Petrobras à Chevron e a PF aos tucanos!

    Um presidente eleito pelo povo vai restabelecer os princípios originais do Conselho Nacional de Justiça, com poderes sobre o Supremo!

    Quando o CNJ quis, o conselheiro Joaquim Falcão, hoje incorporado ao corpo ideológico do PiG, destituiu um Juiz que tinha um negócio paralelo no ramo da Educação!!!

    Lembra disso, Joaquim?

    Moro, a PF, Procuradores e Promotores de todo o país, lambuzem-se!

    Prendam todos os petistas.

    Vendam a Petrobras, a Eletronuclear, tranquem as ferrovias.

    Entreguem a chave ao Trump.

    Levem os inimigos para celas com grampo.

    Destruam a reputação dos que lhe fazem concorrência.

    Condenem os desafetos no jornal nacional.

    Mudem os planos de carreira.

    Garantam todas as promoções.

    Aumentem os salários.

    Antecipem a aposentadoria.

    Porque essa sopa vai acabar.

    Essa ditadura montada nas costas do jornal nacional não sobreviverá à eleição de 2018!

    E o jornal nacional?

    Na manhã do primeiro dia em que o novo governante sentar naquela cadeira, o monopólio da Globo será questionado.

    Nenhum Presidente eleito pelo povo vai tolerar, mais, co-governar o Brasil com o Gilberto Freire com “i”.

    A Globo sabe disso.

    A Globo foi quem mais se beneficiou de quatro mandatos presidenciais do PT.

    Locupletou-se!

    Lambuzou-se!

    A sopa acabou, rapaziada.

    Lambuzem-se, enquanto é tempo!

      1. Esse Marco Polo viajou

        na maionese. O M. P. Del Nero da CBF, cujas camisetas serão exibidas pela turma do impeachment em 13/03/16, nem pode mais fazer isso de medo de acabar em cana…

    1. Não entendi nada

      Companheiro Chico da Dilma (no meu tempo de garoto “chico” de mullher era men…………)  == Deixando as brincadeiras de lado,  não entendi absolutamente nada, por tudo que escreveu, você não considera o governo da Dilma “LEGÍTIMO” ????

      Por favor RESPONDA

  60. Trabalhei na empresa em que

    Trabalhei na empresa em que se teve a 1a notícia de “dolar na cueca” no início dos anos 2000 durante governo PT. Trabalhei no INCRA durante o governo Lula. Trabalhei para o Banco da Holding JBS, a qual é o maior finaciador da campanha PT. Não fico lendo so o jornal que fala o que eu quero ouvir. Minhas experiências vividas são de troca de poderes = troca de favorecimentos. No orgão publico federal, limparam a sujeira de um setor, e sujaram em outro fazendo contratos fantasmas sem licitação, a qual fui um dos funcionários. Eu tive acesso ao endividamento bancário (não sei nem se eu podia estar falando isso aqui) das empresas ligadas a holding da JBS, revelando que eram movidas a capital do BNDES. Dinheiro público mantendo o poder no poder.

    Acho que não é hora de largar o país de lado, mas falar de crise financeira forjada? Por isso que eu falo que aula de economia tinha que ser dada no colegial.

    Manter a governança é preciso a qualquer custo, ja defender corruptos é uma mania chucra de uma geração velha que votava no Maluf com a justificativa do “rouba mas faz”. Minha experiência cansativa em empregos coligados ao PT me fez crer que malufista, petista e tucanos são exatamente iguais crendo no rouba mas faz. Politica não é futebol, onde voce escolhe um time e ama ele a qualquer custo.

    1. Parabéns pelo comentário, a
      Parabéns pelo comentário, a maioria que comenta aqui nunca esteve em um órgão governado pelo pt, sou funcionário do Incra e vejo todos os dias o q VC falou… Contratos forjados cujo o único objetivo é colocar gente do “partido” recebendo salário, manipulação de movimentos sociais pra manter as aparências e comprar apoio. Isso é o governo.

  61. Onde está o Poder?

    O governo paralelo da turma de preto (informação) prossegue dando provas de muito poder. Quem diria. Afinal, possuem integrantes no governo e nas empresas privadas. Com gente de confiança na Justiça, Estatais, Ministérios e Congresso, estão conseguindo viabilizar a deposição de Dilma/PT. Uma grande tragédia. Afinal, onde está o Poder?

  62. Nassif está muito pessimista

    Vamos agora tomar o remédio para depressão, levantar esse ânimo, e ler sobre o superávit primário em janeiro/2016.

    Ruim com Dilma, mas o caos com ela, essa é a leitura de todo mundo nesse país e a garantia maior de que temos de resolver esses rolos sem apelar para fórmular mágicas.

    Está na hora do país achar seu rumo A DESPEITO do presidente, como qualquer país do nosso tamanho.

     

    1. Ou não

      Ótima lembrança a do Superávit primário. QUem sabe podemos esperar mais uns 4 anos para novo leilão de concessões do setor elétrico para tentar receber mais 11 bi de bônus, que foi o ÚNICO MOTIVO de não termos mais um mês de déficit crescente.

      A solução mais simples é também a mais improvável: A Dilma ter a dignidade de pedir para sair e fazer este mal que vem fazendo ao país. Mas largar o osso e deixar a lava jato acabar com o PT é querer demais de alguém que não consegue tomar uma decisão correta.

  63. Olha, esse governo fez tantas

    Olha, esse governo fez tantas barbeiragens (a do petróleo foi a última) que na verdade eu acho que ele está pedindo pra ser derrubado. Impressionante a miopia política, não conseguem ver um palmo na frente do nariz. 

      1. Como você enxerga melhor do

        Como você enxerga melhor do que eu talvez possa me ensinar alguma coisa. Senão, fique quieto e não teça comentários sobre pessoas que não conhece.

        1. Caro Marcos: você não acha

          Caro Marcos: você não acha que para desancar o governo, você não deveria ter pelo listado as barbeiragens cometidas por ele ?

  64. Dilma Dilma Vamos mudar de assunto?

    O tempo político de Dilma já se esgotou, diria que em meados do 3o trimestre de 2015. O tempo de mandato político dela é que infelizmente se extenderá até 2018.  Não creio que haverá êxito em cassar-lhe o mandato via TSE. O imbróglio jurídico será tamanho, os recursos tantos, que na velocidade da justiça brasileira chegaremos a 2018 sem que a sentença seja sequer dada, quanto mais executada. O que assistimos é parte da estratégia para desestabilização do governo a partir da destruição da estabilidade na economia.

    Quanto ao impeachment, também não creio que chege a ser sequer votado. Os filósofos “defensores da democracia” não aceitarão que progrida. Vão gritar e espernear dia e noite. Irão às ruas com faixas, camisetas, bandeiras e com certeza vão atrapalhar o trânsito todo dia, se for necessário, para “defender a constituição” e impedir que aconteça. Talvez isso seja até bom, porque Temer na presidência? Ninguem merece!

    Se houver a opção de realizar-se novas eleições, a proposta pode ganhar mais adeptos, mas aí, que possivelmente ganharia o pleito? O PSDB? Entregaríamos o poder ao carrasco que provoca a situação que vivemos? Ao grande exterminador de empregos e direitos que vive de negócios em negócios, destruíndo profissões e patrimônios que ainda restarem? Nosso maligno capataz faria melhor que Temer? ou Renan?

    A opção que resta é Dilma permanecer. Vão ser tempos difíceis, mas talvez enquanto os vivemos as pessoas percebam que o discurso é falso, entre PT e PSDB. E talvez em 2018 surja uma nova corrente de pensamentos, nem tão sindicalista e nem tão burguesa. Nem de direita e nem de centro. Moderados desenvolvimentistas, eu espero. Não seria o PMDB, partido já viciado em cargos e traições, nem alguém de centro esquerda. Nem liberais e nem comunistas. Apenas que no perfil dos partidos de hoje, não sei quem poderia ser. Temos um grande número de partidos, mas pouca ideologia política.

    Repetir o sacrifício que fizemos para ter o Real? Equilibrar a economia as custas do empobrecimento do trabalhador? Isso não!

    Repetir uma política sonhadora socialista filantrópica e marginal que lida com dinheiro como se este fosse capim? Também não!

    Nos submetermos a um governo composto por vigaristas, que vive de conchavos e que transforma as casas legislativas em balcões de trocas? Não creio que seja bom.

    Suplicar por uma intervenção armada que promova uma limpeza nacional na base da bala? Acho que ainda não é necessário, pelo menos não por enquanto.

    Então como será? Temos 3 anos para pensar. Pensemos com calma mas pensemos bem. Precisa melhorar.

    Quem viver, verá!

     

     

  65. O HÁBITO DE FUMAR CACHIMBO

    “O Hábito de fumar cachimbo, acaba por deixar a boca torta” – Já dizia o dito popular. A Dilma vem provando isto, ao longo dos seus dois mandatos. Ela foi moldada pela vivência terrorista dela. Inflexivel, arrogante, resistente aos solavancos e pensa que só o que ela pensa e tem em mente é o que vale. Olhem o resultado!

    O País num caos sem precedente na história recente. Decisões atabalhoadas e a cada lance se enrosca ainda mais.

    Quem consegue convicer com uma personalidade dessas.

    O grande culpado é o Lula por ter visto nela uma pessoa capaz de administrar um gigante como o nosso País.

    Ela nunca havia administrado nada! Nunca foi eleita para nenhuma câmara legislativa antes!

    Como, então, querer governar um País?

    Quais eram as intenções de seu antecessor, ao destacá-la para tão auspicioso posto?

    Não adianta  vir com essa conversa de “golpismo”, de “oposição golpista”, de “mídia golpista”, não; pois o que está em jogo é competência e credibilidade…. o que ela não demonstrou e nem demosntra ter.

    Governo competente, transparente e desvinculado de ideologias partidárias, tende a ser muito bem avaliado e apoiado pelo povo. Ao contrário do que se vê, com o atual governo.

    A melhor forma de o País andar para frente é a “Dona Dilma” pedir sua reuncia já!

    Sem retirar o espinho da carne, não haverá a cura da carne; e nem adianta antibiótico e paleativos…. não sara. 

    1. Antenor

      Concordo com vc que  Presidente Dilma está muito só, pois tentou acabar com a roubalheira do PMDB, sem saber o quanto eles são fortes e tão protegidos quanto o PSDB.

      Mas sou contra um de seus argumentos de que ela não tinha experiência nenhuma e por isto deu tudo errado. O Lula, que saiu com mais de 80% de aprovação, tb não tinha nenhuma experiência como executivo. Ninguém tem bola de cristal, e o FHC só governou pq tinha toda a imprensa a seu favor e o plano Real do Itamar. Saiu quase igual à Dilma, mesmo com todos os seus mal feitos, que foram escondidos.

  66. Faltou a opção mais

    Faltou a opção mais óbvia. 

    Dilma foi eleita e não cometeu nenhum crime. Fica. 

    Os Marinhos receberam uma concessão pública e cometeram crimes contra a Receita Federal do próprio país. Saem.  

    Levem quem eles quiserem, mas saiam. 

    Ou a Receita vai continuar de boboca. 

      1. Também me parece que a

        Também me parece que a derrocada da Dilma virá pela esquerda, não pela direita. A direita nunca gostou dela mas ela, bem ou mal, está lá até agora. Mas se abandonar completamente as pautas de esquerda, ou ela não poderá mais ser considerada como tal ou a esquerda no poder perderá completamente o sentido. Se é para tomar o poder e fazer tudo o que os adversários sempre desejaram fazer, melhor deixá-los fazer de uma vez; eles pelo menos serão mais coerentes fazendo isso.

        Mas há uma terceira opção, talvez ainda mais óbvia.

        Dilma faz um governo desastroso, perde o mandato para a oposição ou o conclui combalida e com o país quebrado, e Lula sofre eleitoralmente nas eleições de 2018. Lula não tem chance de se eleger.

        A oposição, nos quase três anos que nos separam da eleição presidencial, se mostra incapaz de encontrar um nome sequer em condições de derrotar Lula nas eleições. Nenhum nome competente, nenhum nome honesto, nenhum nome carismático, nenhum nome confiável. O povo vota em 2018 tampando o nariz. Lula se elege.

  67. Tempo é sangue!

    Usando a frase dita pelo general Vasily Chuikov durante o clímax da batalha de Stalingrado para explicar o atual momento do país.

    Se houver ruptura institucional, o país pode virar um campo de batalha.

    Não sei dizer se teremos uma Waterloo ou uma Stalingrado, mas sei de uma coisa: Essa mídia golpista irá sofrer também.

    Os jovens são mais informados e antenados com o que ocorre no país e são eles que irão para as ruas!

     

    1. não é questão de tutelar

      Se uma pessoa não sabe o que faz, precisa ser orientada de alguma maneira, ou então ceder espaço a quem saiba. O país inteiro está preso a um nó cego enquanto isso.

  68. NASSIF , ATÉ QUANDO A DILMA VAI TER CHANCE ?

    Sr. Nassif, o governo da Dilma e o plano de perpetuar-se no poder acabou. A Dilma não tem a mínima credibilidade política, moral para se manter no cargo. Um partido , PT, que acabou com as esperanças de todos os brasileiros. Um governo que é um absoluto desastre não tem tempo para mais nada. GAME OVER. Surpreende-me o fato de você, reiteradamente, insistir que a Dilma ainda tem tempo ou chance de realizar algo para o Brasil. Estamos a beira do caos e a ideologia fracassada comunista/socialista/petista/lulista/dilmista é um desastre. Foi um verdadeiro estelionato eleitoral o que foi feito pelo PT.

  69. Toda semana

    O autor “solta” um artigo do tipo “agora vai; se ela fizer isso; basta priorizar para sair da crise”… Infelizmente, o autor está “gastando vela com mau cadáver, o qual, por sinal já está em decomposição”….

    De verdade, não tem mais jeito.

     

  70. O tempo politicos de Dilma…..

    Engraçado é que a direita oposicionista nunca joga a toalha , articula mais e mais pra bater em Dilma , devorar o governo , e emplacar seu projeto extra urna. Tem juiz, tem rede Globo, tem uma mídia sacana e até panelas ! tudo devidamente articulado. Enquanto o Jornal Nacional nos distrai com o tríplex, prisão de Santana , a  raposa Serra encontra  o galinheiro favoravel para roubar os ovos de ouro do país. E embarcamos na tragédia que a globo anuncia todos os dias para nos enfraquecer, para anunciar que é chegada a hora. E aí o que vemos ? a lona sendo arriada por aqueles que deveriam sustentar a esperança de que não vai ser fácil , não vai ser simples porque existe uma militancia aguerrida lutando pelo menos nas redes sociais para defender seu voto, a democracia , o Présal , e combatendo todas as infâmias jogadas no lombo do governo. Tá faltando raça , coragem , pulso. Danem-se a economia, a crise, o mercado,danem-se estas análises politicas que não levam em conta o respeito ao resultado das urnas porque quem vai fazer melhor? quem vai derrotar a crise que também pipoca lá fora e respinga aqui? quem é mais digno e honrado que Dilma para defender um projeto social  educativo e de moradia? Por favor , não é momento de anunciar que não teremos futuro , que tudo foi em vão. Vamos lutar para taxar fortunas , heranças, para combater sonegação, pela  CPMF, pela honestidade da justiça, cobrar deles o combate as suas corrupções também.  Sinto-me cansada porque alem de ter que defender o governo entre inimigos tenho que defender entre os que estão entregando os pontos e perdendo a fé. Eu continuo cansada , mas de pé!

    1. louvo a sua coragem e estou

      louvo a sua coragem e estou contigo,.katiusca…

      como diziam gil e caetano em 68, em divino matavlhoso:

       

      é preciso estar atento e forte

      não temos tempo de temer a morte……..

      atenção

      para  o sangue sobre o chão

  71. O modus operandi da globo para obter “favores especiais”dos gove

    rnos.Por Paulo Nogueira.Como opera a Globo ao pressionar – ou achacar – governos em busca de favores e privilégios?

    A melhor resposta a essa pergunta capital para entender o Brasil moderno está no livro Dossiê Geisel, baseado em documentos do general Ernesto Geisel em seus dias de presidência.

    Despachos de ministros de Geisel compilados no livro são reveladores sobre o estilo de Roberto Marinho em sua relação com a ditadura – e, posteriormente, com os governos civis.

    Um episódio é particularmente significativo.

    Roberto Marinho, definido pelo ministro da Justiça Armando Falcão como “o maior e mais constante amigo” do governo na imprensa, reivindicava novas concessões para a Globo.

    O ministro das Telecomunicações, Quandt de Oliveira, não queria atender ao pedido. Numa reunião com Geisel, Oliveira explicou os motivos. Diz o livro: “Em 14-3-1978 ele mostrou que Roberto Marinho detinha diretamente, ou através de filhos ou prepostos, o controle societário de várias emissoras de TV (Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Recife e Bauru), 11 estações de rádio em onda curta em diversas cidades do país, cinco estações de FM, duas estações em onda curta e uma em onda tropical.  A partir desse levantamento, considerou que (…) Roberto Marinho poderia chegar ao monopólio da opinião pública. Logo, não deveria receber novas concessões.”

    Roberto Marinho foi a Golbery, homem forte de Geisel, e outros ministros. Falou do “constante apoio” que vinha dando ao governo. Alegou que a Globo promovia “assistência social”.

    Está no livro: “Disse também que o comportamento da Rede Globo deveria fazê-la merecedora de atenção e favores especiais do governo”.

    Não era apenas o conteúdo da Globo que servia de mercadoria para que Roberto Marinho demandasse “favores especiais”.

    Havia mais. Os documentos relativos ao ministro Armando Falcão revelam que “Roberto Marinho se prontificava a articular reunião com empresários para elogiar a política econômica do governo”.

    Falcão, como demonstra o livro, tinha clareza sobre as relações entre o governo e a mídia. Está num registro:  “O governo é o dono real da televisão e do rádio, que apenas dá em concessão a particulares. Os próprios jornais, com raríssimas exceções, dependem do governo para viver e sobreviver. É mister utilizar estas armas incríveis com inteligência e habilidade.”

    Falcão não brincava em serviço. Num certo momento, o Jornal do Brasil, então o jornal mais influente do país, contratou Carlos Lacerda, cassado pela ditadura, como colunista. Falcão diz a Geisel que o JB estava passando para o lado do inimigo. E “inimigo não pode receber favores do governo”.

    Roberto Marinho jamais correria o risco de ser visto como “inimigo”, e foi assim que a Globo cresceu brutalmente na ditadura militar.

    Se com os generais a Globo exigiu “favores especiais”, você pode imaginar o que a empresa fez com um presidente fraco e servil como FHC.

    Tanto mais que FHC foi objeto, ele também, de um “favor especial”, para dizer o mínimo – o exílio de Mírian Dutra.

    É digno de nota que a Globo não teve que fazer pressão sobre os governos do PT para extrair mamatas – a maior das quais verbas multimilionárias de publicidade.

    Inimigo não pode receber favores do governo, disse o ministro Falcão. Mas nem Lula e nem Dilma parecem ter, em nenhum momento, considerado a Globo – como as demais empresas jornalísticas – “inimigo”.

    Se isso ocorreu por miopia, por ingenuidade ou simplesmente por estupidez é algo que só o tempo dirá.

     

     

  72. Nassif, mude a ladainha

    O tempo esta se esgotando há mais de 1 ano e nunca acaba … Dilatação do tempo só na fisica relativistica. Na politica, não existe isso.  Sabemos que a situação é greve e dificil e nisso concordamos com você.  Mas será que  chegaremos até 2018 dizendo que o tempo de Dilma esta se esgotando? 

  73. fracasso d Dilma

    Haddad deixou na sua entrevista de modo claro que dilma perdeu o poder pois esta em minoria no congresso. Some-se a crise economica decorrente de desajuste fiscal e temos um quadro de crise completo. A saída dela abrevia a crise. O resto é ilusão. A era Lula acabou, precisamos de novo modelo baseado em investimento….

  74. Opção 7

      Deixar ela onde está, apanhando de todos os lados, perdendo apoio de seu próprio partido, rendida e sendo obrigada a fazer o que lhe mandam, visando manter seu mandato, já sinalizou uma rendição parcial, com o acordo relativo a votação do pré – sal , com as futuras reformas da previdência e trabalhista.

       Para que as “oposições” tirariam ela, ou até se coligariam, em parte, com um governo fraco ? É muito mais comodo esperar que ela envie reformas impopulares,mas necessárias,ao Congresso, assumindo as cargas que virão de todos partidos, incluindo o dela, aguardar que não sejam aprovadas integralmente, e colocar a culpa da situação no PT/Dilma, para que um futuro governo ( não petista ), com imensas chances de vencer, consiga no Congresso, com apoio da midia, do judiciario, do Povo tangido e domesticado, passar qualquer lei, ser “salvacionista”.

    1. As únicas reformas

      As únicas reformas necessárias são aquelas populares, aquelas que desagradam os donos do poder.
      As reformas impopulares, visam agradar quem nunca quis a Dilma, ou o Lula, ou o PT, ou qualquer outro nome não saído da “massa cheirosa” para ocupar o Planalto.

    2. Quando vier o resultado do PIB ele muda a ladainha

       

      Junior50 (sexta-feira, 26/02/2016 às 18:49),

      Esqueça! O Luis Nassif é ciclotímico. Agora ele está nesse baixo astral acreditando que Sérgio Moro e o Gilmar Mendes vão conseguir caçar a presidenta Dilma Rousseff e culpa a presidenta Dilma Rousseff por tudo que está acontecendo. Semana que vem o IBGE informa o PIB do quarto trimestre e ele deixa a presidenta Dilma Rousseff em paz e vai atacar o Alexandre Tombini.

      O bom é o achado dele no título deste post. Para atrair oposicionista desatento ou obtuso, ele diz o óbvio: “O tempo de Dilma está esgotando”. Ele sabe que a presidenta Dilma Rousseff não tem cacife para conseguir apoio para aprovar uma emenda permitindo uma segunda reeleição então sente-se tranquilo para dizer que o tempo dela está esgotando. Os incautos caem na cilada e deitam falação disparatada.

      Ele só precisa ter cuidado para não dizer tolices como lá no post “O raio X da política e o fator Temer” de sexta-feira, 07/08/2015 às 19:45, aqui no blog dele e de autoria dele e que pode ser visto no seguinte endereço:

      https://jornalggn.com.br/noticia/o-raio-x-da-politica-e-o-fator-temer

      Lá no post “O raio X da política e o fator Temer” tem um trecho dele em que ele diz o seguinte:

      “Dilma não tem muito tempo pela frente.

      Há dois caminhos em curso: Temer com Dilma e Temer sem Dilma.”

      E como eu observei, em comentário enviado segunda-feira, 31/08/2015 às 01:40, para ele, a afirmação estapafúrdia dele ocorreu após o Michel Temer ter feito a declaração de quem não parece ter senso de autocrítica e que transcrevo a seguir:

      “É preciso que alguém tenha a capacidade de reunificar, reunir a todos e fazer este apelo e eu estou tomando esta liberdade de fazer este pedido porque, caso contrário, podemos entrar numa crise desagradável para o País.”

      Aliás há no meu comentário um parágrafo que cabe aqui também neste post “O tempo de Dilma está esgotando” e que transcrevo a seguir observando que o parágrafo vem logo após a transcrição que eu fiz lá da declaração de Michel Temer. Disse eu lá:

      “No fundo o texto deste post “O raio X da política e o fator Temer”, ficou difícil de ser aceito como um mero relato da realidade, pois ele é mais uma forma de você encampar um pouco o próprio relato que Michel Temer fizera da existência da crise e da necessidade de alguém que fizesse a união. A bem da verdade o Michel Temer é que assumiu duas avaliações bem próprias de você. Para você nós temos uma crise e essa crise precisa da união. Você não deixa de ter razão quando sabemos que no mundo todo, a todo momento nós temos uma crise e para a superar será preciso de união. Ocorre que união mesmo só ocorre entre alguns apaniguados que aproveitam a oportunidade para fazer uma festa, ou então como sói acontecer a união é mais um lema fascista que engendra exatamente o fascismo”.

      O político pode falar em união nacional, aliás nome de um partido que não tinha nada de unionista (felizmente o fascismo não era propriamente o mal da UDN, embora o partido tenha-se sentido à vontade com o golpe da caserna). O político pode falar porque sempre haverá a pobre alma que considera o discurso da união nacional aquele que bem demonstra espírito mais nacional e, portanto, sente-se atraído por este discurso. O analista deveria ser capaz de perceber que a função dele é exatamente verificar a fundamento do discurso.

      Clever Mendes de Oliveira

      BH, 26/02/2016

      1. Excelente post Clever questionando o que entendemos por união

        Clever,

        A  união faz a força. Quando um perde outro ganha. Não é preciso vencer tudo, só ser melhor do que os outros.

        Como a união irá mudar a política ou comandá-la é que é a questão. Parece até Hamelet, mas o mundo não foge disto.

        Como você bem colocou, ao analista resta verificar o fundamento do discurso, que em última análise é como se dá esta união no campo das idéias políticas entre os diversos atores envolvidos.

        Na sua mensagem você exemplifica com a UDN e fala em uma união fictícia, para Inglês ver, mera retórica de convencimento para angariar votos nas eleições, ou, no  Fascismo, que também têm seu apelo retórico mas ao mesmo tempo remete para um esquema físico de ajuntamento de gravetos, ou seja, as idéias seriam ajuntadas em feixes, como os gravetos, o que as tornariam mais fortes e eficazes na formulação e comandos políticos. Ambos os esquemas apresentados nos seus argumentos encontram referencias históricas sobre suas implementações e resultados, que você não parece gostar.

        Ambos os esquemas de ajuntamentos de idéias políticas já tiveram curso nas sociedades humanas, mas isto não significa que sejam as melhores soluções para as soluções de crises que surgem nos seios das civilizações, muito pelo contrário, na minha opinião são soluções simplórias que numa nega a união, ou seja é mera mentira UDN, ou noutra usa um esquema tosco para articicular as idéias políticas, que entre outras qualidades, por serem objetos do pensamento e não físicos como os gravetos dos feixes, apresentam características diversas.

        Por outro lado, e  para facilitar, a analogia de idéias políticas abstratas formando uma união pode ser, com as devidas restrições, comparada com os gravetos dos feixes, assim, uma idéia política de um agente é , para efeito de modelagem da união, um graveto. Como o mundo físico nos oferece objetos sólidos e tri-dimensionais, podemos especular sobre modelagens de uniões, onde para os gravetos e analogamente para as idéias políticas dos agêntes, encontremos estruturas que maximizem as qualidades dos seus componentes, conseguindo assim o máximo de resultados, com o mínimo de esforço ou dispêndio de energia, ou seja, obtemos qualidade, com economia e compaixão.

        Disto posto e do estudo dos objetos tri-dimensionais pela Geometria, sabemos que o feixe, ou seja o mero alinhamento de varias varetas não é a melhor estrutura para a maximização e eu posso garantir, que a estrela que proponho para servir de modelo no Brasil é este objeto que teria o condão de, agrupando diversas e variadas idéias políticas, oferecer o melhor resultado para o Brasil, favorecendo o seu povo e a Nação.

        Não discutem isto porque não querem, ou o debate está interditado por forças ocultas, que não querem seus esquemas de poder contestados ou ameaçados.

        Vivemos em tempos interessantes.

        1. No amor é fácil, na política a estrela é partida

           

          Alexandre Weber – Santos –SP (sábado, 27/02/2016 às 12:00),

          Grato pelo retorno e pelo elogio.

          Eu fiz menção ao seu comentário em meu comentário enviado sábado, 27/02/2016 às 20:42, para Sérgio T. Junto ao post “As lições de Umberto Eco para identificar o neofascismo” de sábado, 27/02/2016 às 10:04, aqui no blog de Luis Nassif e de autoria de Sérgio T. e que pode ser visto no seguinte endereço:

          https://jornalggn.com.br/noticia/as-licoes-de-umberto-eco-para-identificar-o-neofascismo#comment-853718

          O post é uma apresentação do texto de Umberto Eco “O Fascismo Eterno” que fora produzido originalmente para uma conferência proferida na Universidade Columbia, em abril de 1995, numa celebração da liberação da Europa. Em meu comentário eu disse que iria utilizar a caracterização do fascismo feita por Umberto Eco para responder a você aqui neste post “O tempo de Dilma está esgotando”.

          Não há bem o que responder. Você analisou bem o que eu disse. O que talvez eu posso questionar, mas ai não diz respeito propriamente ao fascismo, é a possibilidade que você apresenta de a união não ser simbolizada pelo feixe do fascismo mas sim por uma estrela guia. Nas suas palavras:

          “[D]o estudo dos objetos tri-dimensionais pela Geometria, sabemos que o feixe, ou seja o mero alinhamento de varias varetas não é a melhor estrutura para a maximização e eu posso garantir, que a estrela que proponho para servir de modelo no Brasil é este objeto que teria o condão de, agrupando diversas e variadas idéias políticas, oferecer o melhor resultado para o Brasil, favorecendo o seu povo e a Nação”.

          Eu lembro antes o poema de minha infância querida, que os anos não trazem mais, e de autoria de Inácio José de Alvarenga Peixoto que transcrevo a segui o verso inicial:

          “Bárbara bela,

           do Norte estrela,

           que o meu destino

           sabes guiar”

          Sim, no amor a estrela é guia, mas na política a estrela é partida. Que direção seguir é a dúvida que atormenta as democracias. Não há outra forma de solução que não seja a composição de interesses conflitantes utilizando aquilo que talvez faça o ser humano diferente dos outros animais: a política, o debate de ideias, o acordo, o ajuste, o conchavo, a barganha, ou seja, a prática do tão aviltado fisiologismo.

          Clever Mendes de Oliveira

          BH, 27/02/2016

  75. tempo da política

    É preciso repensar a política. Ela não passa de um artefato humano e precisa ser repensada, discutida, recriada socialmente, aliás esta reconstrução imaginária, esta possibilidade de ir além, de superar o existente é a essência da política. Política é a arte do possível, sentenciou Bismarck, mas como exercer tal arte nesta má pluralidade em que vivemos? A degeneração total da política e seus agentes? Não acredito na mediação do atual Congresso Nacional. As capivaras tratam apenas de salvar o seu farnel. República nunca tivemos na história só que agora o rei está nú. O Estado um imenso aprelho que abriga uma classe aristocrática que habita o andar de cima do condomínio brasileiro. Os três poderes abocanham grande parte do erário e o Brasil ganha o “status” de abrigar o segundo congresso mais caro do mundo perdendo apenas para EUA. O interesse privado, o dinheiro, é o grande mote da política. Nesta trama maldita de interesses os caminhos ficaram impossíveis pra Dilma. Não queria estar na sua pele.    

  76. Ela pode simplesmente

    Ela pode simplesmente renunciar e deixar o Temer fazer o tal governo de coalizão. Ele tem muito mais articulação política e inteligência para isso.

  77. O governo vai acabar caindo

    O governo vai acabar caindo nas mãos do Lewandowski. A linha de sucessão antes dele pode estar toda presa se os processos forem à frente. Será que vai ser o caos? E por acaso o que estamos vivendo hoje é o quê?

  78. Pois é, eu ainda estou

    Pois é, eu ainda estou esperando a Dilma começar a fazer política. Mas política é algo muito sujo para quem deseja manter uma imagem de honestidade em qualquer circunstância, pelo menos no Brasil. 

    O problema da Dilma é que ela é teimosa e não escuta quem está próximo dela,mas se preocupa muito com a sua imagem na mídia. Já descobriram isso e usam e abusam dela. Ela resiste, mas, sem perceber, acaba cedendo e fazendo o jogo que eles propõem. Bem fazia o Lula em não assistir TV. Mal fez o Lula por não ter feito nada para ajudar aqueles que assistem e são manipulados pela mídia e deixou o grande monstro se criar.

     

     

  79. CONTRATEM O CAMINHÃO

    Podem providenciar a locação de um caminhão bem grande para tirar o “poste” que está encalacrado no Planalto. Só vai se entregar na marra. Destesto a direita que esculhamba e empobrece o país há mais de 200 anos. Porém, a escolha pessoal de Lula, elevando Dilma (técnica) a uma eleição (função política) deu  no que deu. Agora, não adianta chorar, é hora de arrumar a casa, removendo o que está atrapalhando. Um poste no meio da autoestrada incomoda muito.

  80. Eu duvido que qualquer outro

    Eu duvido que qualquer outro presidente aguentaria a pressão que a Dilma está aguentando.

    DUVIDO !!!!

    Qualquer um, do Sarney ao Lula

    É pressão do próprio partido, da oposição, do meio jurídico, com auxilio luxuoso da dupla Gilmar/Tofoli, panelaço de coxinha, vice presidente magoado, chantagem do presidente da câmara, chantagem do presidente do senado, traição do procurador, serve de tiro ao alvo de policiais da PF, várias tentativas de armação de juiz coxinha,Impeachement, PIG detonando a imagem da presidenta toda semana, é crise economica forjada, crise politica armada, fogo amigo de ministro… e por ai vai

    Falar é fácil !!

    Quero ver sentar a bunda na cadeira da presidenta e tocar o barco como ela vem fazendo. 

    A Dilma está provando que é uma mulher forte de fibra. Tá certo, ela pode não ter jogo de cintura, não faz politicagem, mas não é uma ditadora.

    Duvido que o Aécio aguentaria metade da pressão que a Dilma está aguentando. Todos sabem o que ele fez em MG, por muito menos,  quando era governador.

    A DILMA NÃO CAI, E NÃO VAI ENTREGAR OS PONTOS !!!!

    O TEMPO DELA SERÁ NO FINAL DO MANDATO !!!

    E TEM MAIS, VAI ENTRAR PARA  HISTÓRIA !!!

  81. Apocalipse !!!Terra arrasada

    Apocalipse !!!

    Terra arrasada !!!

    Não devemos esquecer que no ano passado, o Nassif tinha decretado em um post, o fim do governo.

    Agora é o tempo da Dilma.

    Mesmo com essa oposição e com esses golpista de plantão, a Dilma não cai, vai tocar o barco até o final.

    Duvido que caia.

    Com golpistas como Aécio, FHC,Renan,Eduardo Cunha… na hora do vamos ver, quando for para valer, duvido que a Vana caia.

    Duvido e faço pouco de quem acredita o contrário.

  82. O tempo do país

    Enquanto todo mundo fica preocupado com o tempo político de Dilma, o tempo político do Brasil está se esgotando.

    Para os fãs de Dilma, não se preocupem, ela é uma tucana infiltrada, e a oposição não deixará ela cair, até o fim do mandato. Enquanto a oposição destroi o PIB do Brasil, os empregos, e empresas com décadas de existência, Dilma dá cobertura, se fazendo de sonsa, e mantendo seu Ministro da Justiça republicanista no cargo.

    O que não ficou claro para muitos até agora, é que a oposição declarou guerra, eles não vão parar. E nós não temos condições de impedir esta correnteza, apenas desviá-la. Assim que a Lava Jato terminar de destruir todas as grandes empresas, eles passarão a destruir as médias. Depois as pequenas. Depois as micro empresas, e se não conseguirem o que querem, passarão a prender cidadãos comuns, que se declarem petistas. Se preciso for, a oposição vai transformar o Brasil num Vietnã, terra arrasada.

    Não podemos vencer a oposição batendo de frente; é preciso confundí-los. Lula negociaria uma saída, pois era ótimo negociador. Eu acredito que enquanto não surgir um armistício, em torno de um homem que seja de confiança tanto dos petistas quanto dos tucanos, a guerra vai continuar. Pra mim, este homem é Ciro Gomes. Seria uma solução que agradasse ambas as partes, embora eu saiba que os tucanos não se agradarão por muito tempo com nada menos do que tudo. Mas pelo menos o país ganharia mais tempo. Uma coisa é certa, se o PT ganhar de novo, eles terminam de destruir o país.

     

    Existe uma lenda bíblica, sobre duas mulheres que brigavam por um filho, reclamando cada uma a maternidade do filho. então Rei Salomão propõs que o filho fosse cortado ao meio e cada mulher ficasse com metade da criança. Uma das mulheres desistiu. Salomão decidiu então que a mulher que desistiu era a mãe verdadeira, pois pôs a felicidade da criança acima da dela. Aqui no Brasil, PT, e PSDB lutam pela criança, pelo butim, que será o primeiro a flexibilizar e desistir momentaneamente, antes que o país seja destruido?

  83. Pessoal, não vale procurar

    um ponto decisivo aqui. Nesse segundo mandato, o ponto decisivo foi antes da posse, com aquelas MPs ‘mercado’ de reduzir benefícios previdenciários. Isso em 29 ou 30 de dezembro de 2014. Foi a mesma discussão, substituam ‘previdência/assistência’ por ‘pré-sal ‘ e ‘MP’ por ‘projeto de lei’, que os argumentos são os mesmos. Lá, Dilma II disse a que veio: fazer qualquer coisa para ficar no poder. Vamos parar com essa arenga de ‘no passaran’ que essa p dá azar. E vamos parar de comparar a Dilma com um Vo Nguyen Giap, Ho Chi Minh, Dilma é uma guerrilheira fracassada que assumiu o poder por oportunismo/acaso. Foi fracassada antes, vai ser fracassada agora. 

  84. Se Dilma vai capitular ou não

    Se Dilma vai capitular ou não vamos saber em breve, o que sei é que ela uma governante mediana, consegue irritar a todos, aliados e oposição. Trouxe Levy, entregou o Pré Sal e vai comprar uma briga com a CUT na questão da Previdência. E tem um Cardozo, um Edinho Silva e um Berzoini que era melhor não ter nada.

  85. CARDOZO VOLTA A COGITAR DEIXAR O GOVERNO

    A hora boa seria essa.

    Vai em frente Dilma, aceita.

    Sérgio Lima/Folhapress: BRASÍLIA, DF, 29.10.2013: JUSTIÇA/VIOLÊNCIA - O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo fala sobre os atos de violência em São Paulo e no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (29), no Ministério da Justiça, em Brasília. (Foto: Sérgio Lima/Folhapress)

    http://www.brasil247.com/pt/247/poder/218716/Cardozo-volta-a-cogitar-deixar-o-governo.htm

    Alvo de nova pressão do PT por conta do recrudescimento das ações da operação Lava Jato, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, voltou a pensar em deixar o governo da presidente Dilma Rousseff; segundo a colunista Mônica Bergamo, Cardozo “está sendo atacado pela esquerda e ao mesmo tempo também pela direita”, que estariam deixando o ministro esgotado

    Um dos principais conselheiros da presidente Dilma Rousseff cogita deixar o governo. O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, tem sido alvo de nova pressão do PT e de porta-vozes de setores empresariais investigados pela Operação Lava Jato.

    Segundo a colunista Mônica Bergamo, interlocutores do ministro dizem que “ele está sendo atacado pela esquerda e ao mesmo tempo também pela direita. São movimentos injustos e esquizofrênicos” e que estariam deixando o ministro esgotado.

    Não é a primeira vez que Cardozo cogita deixar o cargo. Nas outras ocasiões, as circunstâncias e a forte relação de confiança que ele mantém com a presidente Dilma Rousseff, que pediu para que ele ficasse no ministério, fizeram Cardozo recuar da decisão. Lei mais.

     

    1. Agora? Com o estrago de sua

      Agora? Com o estrago de sua incomensurável incompetência feito? É o tipico comportamento de roedor, abandonar o navio quando esta afundando, no caso do ministro não fará a menor diferença uma  vez que sempre foi uma peça decorativa, ao contrario do Temer não se incomodou com isso, será que tambem vai rolar uma carta aberta?

  86.  
    Perdão pelo ‘fora de

     

    Perdão pelo ‘fora de pauta’! O verdadeiro acarajé baiano ‘desMOROliza’ ainda mais a ‘PORCA-tarefa’ nazifasciterrorista &$ golpista de meia tigela IMUNDA!Entenda a criminosa palhaçada jurídico-policialesca! *** Funcionária da Odebrecht diz à PF que ‘acarajé’ era porção de comida baiana 26/02/2016 (…) FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2016/02/1743729-funcionaria-da-odebrecht-diz-a-pf-que-acaraje-era-porcao-de-aperitivo.shtml

  87. Do Brasil247

    EDUARDO GUIMARÃES

    Eduardo Guimarães é responsável pelo Blog da Cidadania

    Confira prova de que Lava Jato e mídia formam uma polícia política

    26 de Fevereiro de 2016Compartilhe no Google +Compartilhe no TwitterCompartilhe no Facebook:

     

    No post anterior, o Blog antecipou que divulgaria provas de que um conclave ilegal foi formado por órgãos de controle do Estado e por entes privados com a finalidade exclusiva de caçar petistas – e só petistas – em um processo golpista e literalmente ditatorial.

    A partir daqui, o leitor receberá prova inquestionável de que a Operação Lava Jato (entenda-se, o juiz Sergio Moro, o Ministério Público e a Polícia Federal) atuam em simultaneidade com grupos privados de comunicação para desmoralizarem o Partido dos Trabalhadores, o governo Dilma Rousseff e, acima de todos esses, o ex-presidente Lula.

    Sem mais delongas, portanto, vamos aos fatos.

    Na última terça-feira (23), uma fonte procurou o Blog afirmando que na próxima segunda (29) ou na próxima terça-feira (01/03) será deflagrada a 24a fase da Operação Lava Jato. Nessa fase, serão quebrados os sigilos fiscal e bancário de 43 pessoas e entidades.

    Supostamente, essa operação deveria ser sigilosa. As investigações da Lava Jato correm em segredo de Justiça. Nenhum ente privado deveria ter acesso aos próximos passos da operação. Essa é a teoria. Porém, a prática é outra.

    A fonte desta página provou ter informações privilegiadas de que na nova fase da Lava Jato serão quebrados os sigilos de Lula, de Marisa, de todos os filhos deles, de suas empresas, do Instituto Lula, da empresa de palestras de Lula, de Fernando Bittar etc.

    O mais estarrecedor, porém, foi a informação de que todos os veículos de uma dita “imprensa simpatizante” (como são conhecidos na Lava Jato os veículos que cumprem determinações dos investigadores no sentido de fustigar petistas) já dispunham de cópia da decisão de Moro quebrando o sigilo das 43 pessoas e entidades que o leitor irá conhecer em seguida.

    Pedi à fonte que me enviasse a cópia. Travou-se, então, o seguinte diálogo:

    [23/2 23:08] ‪+55 41 ‬: É isso. Pode fazer chegar as suas fontes no instituto?

    [23/2 23:09] Eduardo Guimarães: Me manda a decisão.

    [23/2 23:09] ‪+55 41 ‬: Não posso, coloco em risco a fonte.

    [23/2 23:10] Eduardo Guimarães: Se tantos jornalistas têm não há por que

    [23/2 23:10] ‪+55 41 ‬: Posso ditar a decisão, se quiser.

    [23/2 23:10] Eduardo Guimarães: Copia a parte do texto sem timbre

    [23/2 23:11] ‪+55 41 ‬: Colocaram códigos em cada cópia para rastrear quem vazar

    [23/2 23:11] ‪+55 41 : Se eu puder falar ao fone eu leio a decisão pra vc. É uma lauda.

    [23/2 23:12] ‪+55 41 ‬: Posso ler aqui no zap. gravar

    [23/2 23:12] Eduardo Guimarães: Pode gravar um áudio? Isso

    [24/2 23:12] ‪+55 41 ‬: O que acha?

    [23/2 23:12] ‪+55 41 ‬: Sim.

    [24/2 23:12] Eduardo Guimarães: Isso. Grava

    [23/2 23:13] Eduardo Guimarães: Se tiver número de processo. Dá todas as informações possíveis

    [23/2 23:14] ‪+55 41 : Vou pra rua gravar. Na rua não tenho web. Então vc vai receber em mais ou menos meia hora. Ok?

    [23/2 23:15] Eduardo Guimarães: Ok

    Enviado pelo UOL Mail Android

    Como se vê, são informações sigilosas que agentes do Estado estão repassando a entes privados (grupos de mídia) de forma absolutamente ilegal e com a finalidade de montar um esquema publicitário para atingir investigados à margem da lei.

    O que dirá o STF, por exemplo, sobre esses métodos do juiz Sergio Moro?

    Chegamos, portanto, ao ponto de comprovar o que está sendo dito acima. A partir daqui o leitor poderá ler a degravação do áudio enviado pela fonte com todos os dados da decisão do juiz Moro, inclusive com o número da decisão.

    DEGRAVAÇÃO

    — Essas pessoas e entidades deverão ser alvo da fase 24 da Lava Jato, que deve ser detonada na próxima segunda ou terça

    – Continuando. Encerrado aqui. Expediu ofício, etc., etc. A quebra de sigilo inclui todos os dados sobre as contas e transações inclusive a origem do crédito e destino do débito. Outras informações, aqui, orientação ao MP pra implementar a quebra, Receita, comunicação à autoridade policial… Datado de 23 de fevereiro de 2016. Sergio Fernando Moro…

    — Decisão 5005896-77.2016.404.7000

    — Datada de 23 de fevereiro de 2016

    — Sessão judiciária do Paraná. 13a

    — Vara Federal de Curitiba.

    — Pedido de quebra de sigilo de dados bancários, fiscais e/ou telefônicos.

    — Requerente: Ministério Público Federal

    — Acusado: Luiz Inácio Lula da Silva e seguem-se mais ou menos 40 nomes. A partir daí o juiz [Moro] passsa a detalhar o pedido. Vou agora ao deferimento, que é o que interessa.

    — Defiro o requerido e decreto a quebra do sigilo bancário e fiscal de:

    LILS palestras, eventos e publicações (período 2011 a 2016)

    Instituto Luiz Inácio Lula da Silva (período 2005 a 2016)

    Luiz Inácio Lula da Silva (período 2003 a 2016)

    Marisa Letícia Lula da Silva (período 2003 a 2016)

    Fábio Luiz Lula da Silva (2004 a 2016)

    G4 entretenimento e tecnologia digital (2004 a 2016)

    BR4 participações ltda (2004 a 2016)

    Game Corp (2004 a 2016)

    LLF participações (período de 2004 a 2016)

    FFK participações ltda (2004 a 2016)

    Sandro Luiz Lula da Silva (2007 a 2016)

    Flex BR tecnologia ltda (2007 a 2016)

    Luiz Claudio Lula da Silva (2011 a 2016)

    Marcos Claudio Lula da Silva (2007 a 2016)

    Fernando Bittar (2004 a 2016)

    TV Araras ltda (2004 a 2016)

    Costinha assessoria empresarial ltda (2004 a 2016)

    M7 produções e comércio de equipamentos ltda (2004 a 2016)

    Jonas Leite Suassuna Filho (2004 a 2016)

    Editora Go ltda (2004 a 2016)

    Imobiliária Zarpar ltda (2004 a 2016)

    Go Games ltda (2004 a 2016)

    Zapt comércio e serviços ltda (2004 a 2016)

    Go [incompreensível] disco ltda (2004 a 2016)

    Banco Banca consultoria e projetos ltda (2004 a 2016)

    Go mídia participações ltda (2004 a 2016)

    Go Mobile produtos e serviços de tecnologia da informação (2004 a 2016)

    Go Clean projetos ambientais e energéticos ltda (2004 a 2016)

    Imobiliária Go ltda (2004 a 2016)

    PJA empreendimentos ltda (2004 a 2016)

    Nipo Sistema representação e lançamento (2004 a 2016)

    Paulo Tarcísio Okamoto (2004 a 2016)

    Oca 2 consultoria e gestão empresarial (2004 a 2016)

    Guadelupe comércio de roupas e assessórios ltda (2004 a 2016)

    José Filipi Junior (2006 a 2016)

    Instituto Diadema de Estudos Municipais (2006 a 2016)

    AFC3 engenharia ltda (2006 a 2016)

    Adriano Fernandes dos Anjos (2010 a 2011)

    Ignes dos Santos Irrigarai Neto (2010 a 2011)

    Fernandes dos Anjos e Porto Montagens de estruturas metálicas ltda (2010 a 2011)

    Elcio Pereira Vieira (2010 a 2016)

    Edvaldo Pereira Vieira (2010 a 2016)

    ***

    Sobre os dois últimos nomes da relação, vale explicar que Elcio é o caseiro do sítio de Atibaia do qual acusam Lula de ser dono e Edvaldo é o irmão dele, que nada tem que ver com o assunto.

    Segundo o instituto Lula, ambos foram procurados há poucos dias por quatro procuradores do Ministério Público. Os procuradores não tinham mandato, mas, assim mesmo, interrogaram os dois trabalhadores, que sentiram-se ameaçados.

    A primeira grande pergunta que se faz, é a seguinte: quem, diabos, deu poder de polícia para Globos, Folhas, Vejas e Estadões para atuarem conjuntamente com o Ministério Público, a Polícia Federal e, acima de todos, com o juiz Moro?

    A Globo, por exemplo, é alvo da Operação Zelotes e é acusada de sonegação de centenas e centenas de milhões de reais em impostos. Como pode agir como polícia ao lado de Sergio Moro e sua trupe?

    O número da decisão de Moro e a relação dos que terão os sigilos quebrados na 24a fase da Lava Jato, a ser desencadeada na semana que vem, comprova que dados sigilosos da Operação vêm sendo sistematicamente vazados para entes privados.

    O esquema é tão sofisticado que os vazadores colocam códigos nas cópias que distribuem para saberem que veículo vazou antes da hora, se houver vazamento.

    Surge, então, nova pergunta: qual é a finalidade de vazar uma decisão sigilosa da Justiça (com grande antecedência) para grupos privados de mídia? Seria para que fossem fustigando os alvos com matérias, deboches, acusações para que quando essa 24a fase da operação for desencadeada o público já esteja predisposto?

    Eis o que o Blog chama de PPA, a Polícia Política Antipetista cujo único objetivo é acusar e prender petistas sem julgamento, sem condenação, em um show midiático com objetivos meramente políticos, dos quais o combate à corrupção passa longe, apesar da retórica.

     

  88.  
     Quem são os responsáveis

     

     Quem são os responsáveis pelo ódio que avança: um 1964 em câmera lenta 26/02/2016 Por conspícuo e impávido jonalista Rodrigo Vianna Não é exagero afirmar que estamos em meio à maior ofensiva conservadora no Brasil, desde 1964.(…)A tabelinha mídia/Judiciário avança e aperta o torniquete. Estamos diante de um 1964 em câmera lenta. E não há outro caminho, a não ser enfrentar as ameaças.(…)Quando o caldo entornar de vez, cada um pagará sua cota por levar o país para um clima de confrontação e ódio. Por enquanto, eles comemoram, porque só um lado bate.Em breve, talvez, essa gente vai perceber que quem apanha sem parar não esquece jamais os nomes de seus algozes.A história vai dar o troco. Não tenham dúvidas. FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.revistaforum.com.br/rodrigovianna/palavra-minha/37769/

  89. a crise jurídica precisa de uma solução imediata
    Estancar parte da crise política – jurídica passa pela necessária nomeação de Lula para um cargo de ministro de estado, de preferência para a Casa Civil. Assim todas as investigações a seu respeito deverão ser conduzidas pelo PGR e tramitarem no STF, reduzindo a tensão crescente em Curitiba e São Paulo, bem como o vazamento diuturno de informações à imprensa, que só retroalimentam a besta que tomou conta das ruas. Lula também poderá nesta função trazer mais calma ao ambiente político.
    Ao mesmo tempo, Dilma terá que fazer uma mudança chave em postos relacionados à área jurídica. Adams não serve mais no cargo de AGU. Além do desgaste pelo tempo na função, falta força para defender políticas públicas, tais como os acordos de leniência (inexplicavelmente parados), bem como o momento exige um jurista com nome mais “pesado” na área. O ministro da justiça então, chega a ser irritante. Cardoso já era considerado fraco sem a crise atual. Neste momento, sua falta de liderança, a falta de expressividade no meio jurídico e a ausência de interlocução com personalidades do MPF e do Judiciário, sem contar a falácia de usar o argumento republicano para fugir de qualquer contenda, chegaram ao limite da responsabilidade da Presidenta. FHC nesta área deu aula aos presidentes petistas, sempre teve total atenção à area jurídica, para evitar que fosse uma fonte de crise política.
    A partir do momento em que conseguir resolver parte da crise jurídica (fabricada em boa parte pela inapetência do governo para lidar com tal área estratégica no tempo atual), será então possível começar a destravar as outras áreas, todas em compasso de espera diante desta crise político judiciária.

  90. Ultimamente is textos do

    Ultimamente is textos do Nassif são apocalípticos. Não sei os outros, Nassif, mas eu já entendi que você nào gosta da Dilma.

    Não precisa tanto esforço.

    1. Reconheça! Dilma é

      Reconheça! Dilma é difícil.

      Você sabe aquele chefe no serviço  público, centralizador, q não  confia em ninguém, transforma o ambiente de de trabalho em um enorme lenga-lenga porque não decidir nada p não se comprometer? Esse é Dilma. E ainda pegou um frouxo preguiçoso p guro. Só podia dar nisso.

  91. Tesxto acima

    Meu comentário é simples. O grande problema que enfrentamos é a liberdade que se deu aos juízes e procuradores para investigar uma parte daquilo que deve ser investigado. O país esta parado, não concordo com a afirmação de que o pais não vai ser paralisado. Acho que o governo é mal admistrado, pois o PT está sendo escurraçado da face da terra e não temos mais esperar para agir. Todo este trabalho que está sendo feito principalmente pela lava jato foi muito bem orquestrado e agora muito mais pela total orquestração com a midia. O PT já está totalmente desmoralizado e não acredito que a Dilma com o discurso de que tudo pode ser investigado va resolver o problema. Realmente precisamos acabar com isto logo pois a eleição pra presidente é só em 2018. Gostaria de deixar uma proposta. Vamos participar mais da política. Não adianta ir para a rua. Porque nesta votação do congresso sobre o pré sal não existiu manisfetação em Brasília? Não sei, mas acho que existe algo muito estranho em tudo que está acontecendo. Por fim nós estamso pagando muito caro.

  92. Contra o caos, só um homem de envergadura: um estadista.

    A verdade é que o PT está dizimado. Não tem mais apoio dos seus seguidores de classe média. Digo, aquele pessoal que acreditava na esquerda está descrente. A sociedade guinou à direita. Não digo que se tornou conservadora, mas um pouco mais de direita. Os conservadores fazem muito barulho com seu radicalismo e são, na sua maioria, pautados pelo seguidismo, mas é tão tosco e ridículo que só faz vergonha.

    Voltando para esquerda, as pessoas com compromisso e responsabilidade social não têm mais partido. Ah, tanto o liberal quanto o cidadão de esquerda, não radical, querem um mundo melhor e mais progressista. Basicamente o primeiro não acredita muito na intervenção do estado, mas todos querem o mesmo objetivo.

    Agora, analisando os extremistas: o esquerdista quer aniquilar a livre iniciativa, as liberdades, quer estado máximo e totalmente burocrático. Um estado com muitas castas: uma espécie de luta de castas. Enquanto os conservadores de direita querem a escravidão de volta. Querem estado mínimo para os pobres e máximo para eles. Pois bem, os conservadores de direita são bem representados pelas famílias donas da imprensa e pelas castas da burocracia.

    Dito isto, é notório que temos uma sociedade dividida. Desse jeito somos reféns dos três piores vilões: imprensa, burocratas e políticos. Estes últimos seriam nossos representantes, mas não respeitam uma sociedade desorganizada e fragmentada. Pior, uma sociedade que deixa os extremistas fazerem palco.

    Então, ou se enfrenta o problema ou entraremos em um caos maior, pois já estamos no caos jurídico-burocrático. Sim, a solução não passa  por aqueles que deram causa ao problema: Aécio, Cardozo, Dilma, extremistas e, sobretudo, pelos concurseiros-burocratas-encastelados. Assim, a solução para o problema são justamente os dois únicos estadistas que temos. Eles são capazes de mandar os cães calarem. Um para cada extremista. Portanto, está na hora do Sr. Lula procurar o senhor FHC e colocar o país nos eixos.

  93. É O TEMPO POLÍTICO DO PT QUE ESTÁ SE ESGOTANDO.

    Roberto Romano no JRNews: telejornal q num dia entrevista pessoa com um ponto de vista,e anuncia q no dia seguinte haverá entrevista com ponto de vista oposto.O vídeo deve ir a ao ar no site daqui a 24 horas, suponho. R.R. geralmente tem reflexões muito boas, a se pensar. Um deles é q um certo partido tudo fez e faz pra ter só um líder, q “tira do colete” (sic.) e empurra candi-datura X ou Y, e não mais se discute com bases,no máximo é um debate pró-forma.Lideranças emergentes a nível nacional (Tarso Genro, Ciro Gomes, etc)são bruscamente impedidos. É O TEMPO POLÍTICO DO PT QUE ESTÁ SE ESGOTANDO.

    1. O TEMPO DE DILMA ESTÁ SE ESGOTANDO

      É verdade. O tempo de Dilma está se esgotando pois ela só fica até 2018, quando seu mandato termina, e não poderá se candidatar para um terceiro mandato. 

       

  94. O inimigo oculto e um antídoto chamado pacto social

    O inimigo oculto e um antídoto chamado pacto social

    Em épocas pretéritas se falava em pacto social, e isso nunca se concretizava, pois as forças produtivas nacionais e os trabalhadores estavam em lados opostos.

    Agora estamos, trabalhadores e empresários nacionais, sob fogo cerrado.

    É chegada a hora, ou há uma união inédita que se contraponha a esta tentativa de nos roubarem o país, ou não haverá nada a ser partilhado, nem pão, nem terra, nem país, nem dignidade, nem nada.

    Breves considerações.

    Quando Lula estabeleceu a estratégia lulinha paz e amor, seus adversários que também eram, em parte, seus parceiros, eram as grandes empresas brasileiras, representativas do capital produtivo, que lograra se fazer poder numa aliança com a classe trabalhadora representada por seu líder.

    Estas grandes empresas nacionais, apesar de sua contrariedade com a priorização do projeto social, entenderam a necessidade da efetivação de um acordo nos moldes em que proposto, pois precisavam que a calma e a tranquilidade voltassem ao mercado (ao seu mercado), para assim poderem desenvolver suas atividades e seus planos de expansão, num cenário em que se estavam estabelecendo novas correlações de força e entabulados inéditos acordos políticos.

    Eis, em breves linhas, a explicação do acerto daquela estratégia frente a conjuntura então delineada.

    Feitas estas considerações e, nos transportando para o atual cenário, Pergunta-se? Porque esta mesma estratégia resulta totalmente inexitosa em sua tentativa de pacificação, na atual cena politico econômica.

    A  resposta é simples.

    No caso, a  briga é outra e outros são os personagens, com o devido reparo que, ao que parece, ainda não há uma clara compreensão desta situação, nem por parte do governo nem pelos demais componentes do setor produtivo, trabalhadores e empresários.

    Trata-se de coisa simples, no atual cenário o adversário (aparentemente oculto) não quer paz nem tranquilidade, portanto, não adianta Dilma apostar nessa estratégia.

    Explico.

    É que, desta vez é o capital rentista internacional que esta promovendo a desestabilização interna (inimigo, em tese, oculto), para que se desajuste o setor produtivo nacional e que se acirre a contraposição capital trabalho.

    Para atingir seus objetivos, além de incentivar e promover, através de setores (político-midiáticos) comprometidos com sua estratégia, uma crescente desestabilização social, interessa  a este grupo econômico que primeiro haja uma grande depreciação no valor das empresas nacionais, bem como a retirada do mercado de setores internos com suficiente poder econômico para competirem com os produtos das empresas por eles controladas.

    Assim, se eles obtiverem sucesso, logo veremos as nossas empresas serem vendidas a preços irrisórios e assistiremos as gigantes americanas da construção civil e do setor petrolífero, aterrissarem em nosso país, tomando conta do mercado bilionário da construção pesada e da extração de nossas riquezas naturais.

    E, que não se enganem os liberais de plantão, apoiando este verdadeiro saque que se esta tentando fazer no patrimônio nacional, pois ninguém esta a salvo de tais predadores.

    Percam as ilusões, nenhum setor será poupado, nem a grande indústria, nem os conglomerados educacionais, de comunicação e serviços, e, por óbvio, menos ainda, o mais rentável , o setor financeiro nacional  e agroindústria.

    Os grandes  bancos que se preparem, a prosseguir esta estratégia de terra arrasada em relação as forças produtivas nacionais,  eles serão os próximos, logo depois dos setores da indústria pesada.

    O BTG Pactual, não foi um mero recado, foi um teste e, ao mesmo tempo uma confirmação, não há nenhum empresário grande o suficiente que não possa ser atingido de forma letal em sua atividade econômica.

    Neste ponto, chegamos a uma imponderável  encruzilhada.

    Por paradoxal que seja, nas atuais circunstancias, novamente é posta a necessidade da união deste setor empresarial ameaçado, com o governo que ai esta, à semelhança de 2002 e 2006..

    E o motivo é simples.

    A aliança selada entre a oposição golpista de Aécio Serra Alckmin e outros tucanos e demos, com a referida estratégia expropriatória externa, esta escancarada.

    Resta fechada, portanto, esta saída ao setor produtivo nacional.

    Por outro lado, ainda que sejam grandes as críticas a este governo, eles sabem que a proposta desenvolvimentista nacional ainda esta mantida, não há surpresas, sendo a tônica a conciliação, e a coalizão a regra, fatos estes que permitiram que houvesse uma certa simbiose e êxito, na conjunção entre um capital extremamente ambicioso  com um governo alinhado à uma tendência de bem estar social.

    A descoberta do pré-sal e suas imensas potencialidades, num setor estratégico  que move trilhões de dólares, quebrou este pacto.

    E, a quebra deste acordo com o governo, por parte deste setor empresarial, e sua aliança com o capitalismo produtivo e rentista norte americano, foi o maior erro a que a grande indústria nacional poderia ter incorrido.

    Não compreenderam que com estes novos negociadores, não haviam regras nem acordos a serem respeitados e, assim que foram usados, no momento seguinte foram descartados e, agora estão sendo destruídos.

    Descobriram que, quem controla a mídia, controla o grande cenário, mas, tardiamente se deram conta que não estavam mais no controle.

    Aliás, a grande mídia, na busca do controle absoluto, ao se ver, ainda que minimamente ameaçada pelos pequenos blogs na internet, não hesita em usar toda sua força de coerção para anular estes pequenos baluartes de resistência à suas pretensões monopolistas e hegemônicas.

    Pois bem.

    Ainda que possa haver pequenas variações, o cenário, em linhas gerais, é este.

    Com efeito, isto, a princípio é algo que nos traz sentimentos de quase impotência, para enfrentarmos com êxito esta formidável máquina de moer toda forma de oposição ao seu poder que se pretende absoluto.

    O cerco esta se fechando, e a semelhança da trilogia Senhor dos Anéis, a era dos homens pode estar chegando ao seu término.

    Mas, antes que desça esta negra cortina sobre nosso mundo, talvez tenhamos forças para um último embate, mas isso não pode ser feito somente por um grupo senão por toda a coletividade.

    Sabemos também, que uma eventual saída somente se dará através de um efetivo enfrentamento destas forças, que tem a mídia por seu braço mais robusto.

    Desta forma, o governo, os trabalhadores e o empresariado nacional, de forma conjunta, primeiro precisam dar nome aos bois, para que todos saibam quem é o verdadeiro inimigo, quem lhe protege, e a quem interessa o atual desmonte das grandes empresas brasileiras.

    Deve ficar absolutamente claro que é o capital rentista internacional e suas grandes empresas transnacionais, em conluio com políticos entreguistas e setores definidos da elite econômica e midiática, que buscam se apropriar do setor produtivo nacional, sendo que, para isso, não hesitarão em usar todo seu dinheiro falso e seus executivos, políticos e mercenários, pagos com moedas de Judas.

    Esse é o inimigo a ser derrotado.  

    Mas, neste movimento, queira ou não, o governo, o PT, o PC do B e as demais forças progressistas, vão precisar defender, não só as empresas estatais, mas também as empresas nacionais privadas e suas conquistas, pois elas também são parte indissociável do progresso social e econômico alcançado nestes últimos anos…  são igualmente responsáveis pela melhora na vida da parcela pobre da população brasileira e estão igualmente sob ataque neste momento.

    Faço um novo parenteses.

    Entendam, neste momento o que podemos buscar é um estado do bem estar, não uma nova experiência socialista, cuja tentativa, vã, na atual conjuntura, seria feita sob uma tragédia social e humanitária sem precedentes.

    Em épocas pretéritas se falava em pacto social, e isso nunca se concretizava, pois as forças produtivas nacionais e os trabalhadores estavam em lados opostos.

    Agora estamos, trabalhadores e empresários nacionais, sob fogo cerrado.

    É chegada a hora, ou há uma união inédita que se contraponha a esta tentativa de nos roubarem o país, ou não haverá nada a ser partilhado, nem pão, nem terra, nem país, nem dignidade, nem nada.

     

      1. Respondi seu comentário e o comentário acima virou post

         

        Alexandre Weber – Santos -SP (sábado, 27/02/2016 às 12:10),

        Duas observações. Fiz um rápido comentário à resposta que você me deu lá no meu comentário para o Junior50, aqui neste post “O tempo político de Dilma está se esgotando” de sexta-feira, 26/02/2016 às 19:03. Com 202 comentários, o comentário do Junior50, enviado sexta-feira, 26/02/2016 às 18:49, é próximo do trigésimo nesta primeira página.

        E observo que o comentário acima do SergioMedeirosR enviado sábado, 27/02/2016 às 04:07, foi transformado no post “O inimigo oculto e o pacto social, por Sergio Medeiros” de sábado, 27/02/2016 às 10:25, aqui no blog de Luis Nassif e que pode ser visto no seguinte endereço:

        https://jornalggn.com.br/fora-pauta/o-inimigo-oculto-e-o-pacto-social-por-sergio-medeiros

        Enfim, pacto social, governo de coalisão, proposta de união nacional têm aspectos sedutores e são idéias que permanecem sempre como algo não só plausível como desejável. No entanto, em uma sociedade democrática fundada em partidos políticos, essas propostas são a própria negação da prática política democrática. Em tempo de guerra onde o inimigo é comum e conhecido de todos, os pactos tornam-se realidade.

        Em um mundo normal, em que a crise é situação corriqueira e em que cada lado apresenta uma solução diferente, a realização do pacto precisaria que todos conhecessem o bem comum, o interesse maior da nação. Se todos conhecem o bem comum, não haverá como realizar ajustes, acordos, conchavos, barganhas para produzir a composição de interesses divergentes, pois não haverá como aparecer interesses divergentes. Todos os interesses são direcionados de modo a satisfazer o interesse maior da nação. Não sendo conhecido o interesse maior da nação, não há norte a não ser aquele estabelecido pela maioria, ainda assim após um processo exaustivo de composição.

        Sob o aspecto de eficiência a democracia não é um bom regime.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 28/02/2016

  95. Dilma interessa à ‘direita’, o resto é propaganda ideológica.

    Peça 5 – acrescentar a ‘lei antiterrorismo’ encomendada pelo Sistema Financeiro Internacional encaminhada pelo executivo e aprovada no Congresso que promove a radicalização policial e judiciaria contra os movimentos socias.

    No final da eleição, antes de Dilma tomar posse começou a zoeira de que não iam deixar ela tomar posse. Ela fez o que a ‘direita’ quis, antes mesmo de tomar posse restringiu o acesso ao seguro desemprego quando o aumento do desemprego já se anunciava. Tomou posse e anunciou o minstério com Kátia Abreu e Joaquim Levy. E foi daí ladeira abaixo!

    Nesse ano as grandes ações de Dilma são a “Reforma” de previdencia, lei ‘antiterrorismo’ e entrega do pré-sal. Isso não é o programa da ‘oposição’  de ‘direita’? Dilma até 2018 é o melhor dos mundos para a ‘oposiçao’ de direita. Ora se Dilma leva adiante o programa do grande capital financeiro (da ‘oposição de direita’) e deixa a culpa da crise econômica e da destruição de todos os direitos trabalhistas e do setor público no imaginário popular com a esquerda, para que a ‘oposição’ de direita vai querer pegar a ‘batata quente’ (o governo) agora? Para ficar com o custo da ‘impopularidade’? Ele é a presidente que direita sempre sonhou! Quem está sendo destruido é a Esquerda. Ai, meu caro a ‘direita’ oficial fica uns vinte anos no poder.

    O resto é jogo de cena que vai ser levado até 2018 para acabar com a Esquerda e não com a Dilma.

  96. não vou percorrer os já 200 e tantos pra ver se cortaram

    o que está se esgotando é o PT. Pessoalizar é um dos erros que o GGN cai também. Tarso Genro (que não amo) numa entrevista anteonte diz isto: o projeto do PT se esgotou.

    1. Ao GGN: A blogosfera alternativa (a q difere da grande mídia)

      acho triste a dualidade pq é cair no jogo da blogosfera oposta.Ambas são de uma unanimidade arrasadora (Que não se confun da ficar na coluna do meio).Os leitores e comentaristas:os mesmos, falam as mesmas coisas,concordam com os textos da administração de cada blog,em suma:não ampliam a leitura,a audiência,fecham-se em si mesmos.Não são todos os blogs,até pq conheço poucos. Esta postagem tb é uma sintética mesmice e pode ser cortada (não tem relação com o tema título, mas aí tá outra limitação: postagens estritamente sobre temas títulos é uma maneira de se fechar ainda mais (um personagem de Gorki,em A Mãe, diante de seus juízes, grita que tudo está ligado). Ao GGN.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador