O xadrez do enfrentamento da Lava Jato

Vamos começar nosso xadrez de hoje explicando porque há um enfrentamento da Lava Jato contra seus mentores e porque o STF (Supremo Tribunal Federal) terá que assumir atitudes mais duras daqui por diante.

Primeiro, uma leitura mais detida da medida cautelar do Ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal) (http://migre.me/tkGYi)

Lance 1 – a condenação da radicalização da Lava Jato por Teori e Janot.

Não foi meramente um pedido de recolhimento dos dados para análise. Foi uma condenação dura do estilo Sérgio Moro.

(…) Embora a interceptação telefônica tenha sido aparentemente voltada a pessoas que não ostentavam prerrogativa de foro por função, o conteúdo das conversas – cujo sigilo, ao que consta, foi levantado incontinenti, sem nenhuma das cautelas exigidas em lei – passou por análise que evidentemente não competia ao juízo reclamado.

 (…) No caso em exame, não tendo havido prévia decisão desta Corte sobre a cisão ou não da investigação ou da ação relativamente aos fatos indicados, envolvendo autoridades (…) fica delineada, nesse juízo de cognição sumária, quando menos, a concreta probabilidade de violação da competência prevista no art. 102, I, b, da Constituição da República.

 (…) Cumpre enfatizar que não se adianta aqui qualquer juízo sobre a legitimidade ou não da interceptação telefônica em si mesma, tema que não está em causa. O que se infirma é a divulgação pública das conversas interceptadas da forma como ocorreu, imediata, sem levar em consideração que a prova sequer fora apropriada à sua única finalidade constitucional legítima (“para fins de investigação criminal ou instrução processual penal”), muito menos submetida a um contraditório mínimo.

(…)A esta altura, há de se reconhecer, são irreversíveis os efeitos práticos decorrentes da indevida divulgação das conversações telefônicas interceptadas. Ainda assim, cabe deferir o pedido no sentido de sustar imediatamente os efeitos futuros que ainda possam dela decorrer e, com isso, evitar ou minimizar os potencialmente nefastos efeitos jurídicos da divulgação, seja no que diz respeito ao comprometimento da validade da prova colhida, seja até mesmo quanto a eventuais consequências no plano da responsabilidade civil, disciplinar ou criminal.

Depois, a nota do PGR Rodrigo Janot, contra a radicalização e o voluntarismo:

(..) Nenhum de nós, por mais lúcido e clarividente que seja, é capaz de sozinho e ao largo do processo institucional apontar saídas que nos conduzam a um futuro melhor.

(…) institucionalizaremos os valores republicanos, democráticos e do estado de direito, ou afundaremos o país em um perigoso jogo de poder que nada há de agregar à construção da cidadania e da civilidade?

(…) O país precisa, mais do que nunca, de que o Ministério Público cumpra fielmente o seu destino nesse momento crucial, e, para tanto, precisamos de coletivamente compreender três verdades intuitivas: a primeira, o desafio da nossa hora é o de combater a impunidade; a segunda, o Ministério Público não tem ideologia nem partido, de modo que nosso único guia deve encontrar-se no texto da Constituição da República e nas leis; a terceira, devemos manter aceso nosso sentimento de unidade, sem cizânias personalistas ou arroubos das idiossincrasias individuais. 

(…) Não podemos permitir que as paixões das ruas encontrem guarida entre as nossas hostes. Somos Ministério Público. A sociedade favoreceu-nos, na Constituição, com as prerrogativas necessárias para nos mantermos alheios aos interesses da política partidária e até para a defendermos de seus desatinos em certas ocasiões. Se não compreendermos isso, estaremos não só insuflando os sentimentos desordenados que fermentam as paixões do povo, como também traindo a nossa missão e a nossa própria essência.

Os dois movimentos foram de alerta para a Lava Jato, denotando que havia saído do prumo.

Lance 2 – O juiz Sérgio Moro afrontou novamente o STF.

A censura pública de Teori fez com que o juiz Sérgio Moro pagasse para ver. Ontem, ordenou sigilo total nas tais planilhas da Odebrecht. Mas as planilhas já tinham vazado há dois dias, conforme pesquisa minuciosa feita por Marcelo Zelic, Vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-SP e Coordenador do Projeto Armazém Memória.

Zoelick começou sua pesquisa pelo CNPJ de Aécio, descrito no documento vazado.

O 3º resultado ITEM n. 43 – UOL é o endereço dos uploads do Fernando Rodrigues. O upload foi feito 2 dias atrás.

O documento em pdf traz o conjunto que a PF enviou para ser incluído nos autos, com as capas de rosto e conteúdo. O Ministro Eugênio Aragão afirmou que tomaria atitude ante qualquer “cheiro de vazamento”.  No caso, não é cheiro: a origem do documento é da própria Polícia Federal. Mas o número 1320 pode indicar que o vazamento se deu pelo próprio juízo. “O que me parece mais lógico, uma vez que a numeração existe a lápis só depois de ser incorporada ao processo”, explica Marcelo.

De qualquer maneira, de dois, um: ou a Polícia Federal ou o juiz Sérgio Moro, qualquer um dos dois afrontando o novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão – que ameaçou medidas contra vazamentos – e o Ministro Teori Zavascki, que censurou publicamente um juiz que se considerava perto da divindade.

Mais que isso, as planilhas divulgadas visaram espalhar confusão na opinião pública, na medida em que não identificava o que seriam contribuições oficiais de pagamento de propinas. Qual o sentido de espalhar suspeitas sobre 200 políticos, sem identificar o que era contribuição normal de campanha?

Para desafiar dois poderes constituídos – o STF e o PGR – a Lava Jato contava com o clamor da turba. Não foi por coincidência, o desafio ao STF veio acompanhado de movimentos de aliados da Lava Jato nas redes sociais – dentre os quais jornalistas claramente identificados com a operação – estimulando atos de represália contra o Ministro Teori.

Todos esses movimentos, mais as ameaças explícitas ao Ministro Teori mostraram que a Lava Jato se transformou em um trem desgovernado, julgando que o apoio da opinião pública seria suficiente para sobrepô-la ao próprio STF.

Consequência – o fim da Operação Pilatos

A partir de agora, rompe-se definitivamente a blindagem que sustentava a operação. Ela continuará sendo garantida apenas por grupos de ultradireita.

Uma coisa era afrontar um governo frágil, que sequer sabia se defender. Outra é investir contra outros dois poderes fortalecidos, o STF e a PGR.

A decisão de Teori acaba com a Operação Pilatos do STF – que consistia em todos lavarem a mão e transferirem para as massas os julgamentos de Jesus e Barrabás. Foi assim com Rosa Weber, depois com o pleno, depois com Edson Fachin, depois novamente com Rosa Weber, no caso da competência para o caso do sítio de Atibaia.

Com a posição firme de Teori e as afrontas de Moro e da Lava Jato, as ameaças virtuais e físicas, não haverá mais como Ministros do STF, o PGR e o Ministro da Justiça manterem a Operação Pilatos. O STF terá que se pronunciar, condenando ou absolvendo Jesus, Barrabás ou a malta e se posicionando em relação à Lava Jato.

Como escrevi dias atrás, não haverá necessidade de muito tempo para se entender o que se passou nos porões da operação e em qual momento houve o rompimento entre a Lava Jato e a PGR.

No início, havia o monitoramento constante para que a Lava Jato não saísse do prumo. Não é fácil administrar esse imenso poder de mexer com o psicossocial de todo um país e transformar procuradores e delegados em celebridades e em missionários evengelizadores

Quando se criam ondas desse tamanho, cavalga-las exige um conhecimento de situação, um amadurecimento que muitas vezes não se encontra nem em políticos, delegados ou procuradores experimentados.

Deslumbraram-se na Lava Jato e, em determinado momento aparentemente fugiram do controle de Janot, até então o principal estimulador dessa escalada. Ontem, uma repórter do Estadão narrou o episódio inacreditável de sua casa invadida por Policiais e Perocuradores da Lava Jato (clique aqui) meramente por ter aparecido seu nome em algum momento. A perda de rumo fez com que partissem para prisões indiscriminadas, desmoralizando a operação.

Foi necessário que figuras referenciais do Ministério Público – como Cláudio Fonteles – viessem em socorro do PGR, alertando para os desvios e para os riscos de perda de controle sobre o próprio MPF, para que o Alto Comando acordasse. Não haverá como Moro deixar de responder a um inquérito penal e administrativo, ou proximamente ou assim que o caldeirão da Lava Jato esfriar um pouco mais.

A terceira frente de desgaste será o Congresso, depois da operação ter envolvido irresponsavelmente 200 parlamentares na lista de suspeitos.

Espera-se que Janot consiga demover os procuradores da vendeta contra a Odebrecht. Destruir uma empresa de tal relevância, meramente como exibição de músculos, será um desserviço irreparável contra o país.

Luis Nassif

149 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O momento

    Deslumbraram-se na Lava Jato e, em determinado momento aparentemente fugiram do controle de Janot, até então o principal estimulador dessa escalada.

     

    Qual seria exatamente esse momento? 

     

    Quando pegaram Lula?

  2. mas, exatamente, o que a força tarefa ganha?

    Nassif,

    também estava calculando quem ganhava com o vazamento. gostei de ver a direita acusar o golpe. o jornal nacional calou a respeito. mas quem vazou ganha o que? qual a vantagem de confrontar o stf, a pgr, o ministério e ainda a oposição toda que surfava na lava jato?

    derrubada a dilma, a oposição, transformada em nova maioria, não pode votar leis que acabem por desossar o judiciário? parte substancial dos manifestantes não são exatamente pró moro. são anti pt e não vão ficar muito decepcionados se a lava jato perder ímpeto após a queda de dilma. basta ver as pesquisas sobre os manifestantes e como as denúncias contra o governo de sp não aparecem nas manifestações ‘anti corrupção’. 

     

    até a folha noticiou que derrubar a dilma parece ser o caminho mais curto para encurtar a lava jato. e, portanto, desdentar a força tarefa. o que eles ganharam, afinal? parece, para mim, haver mais de uma defecção interna.

     

     

  3. Você está certo

    de que há, realmente, um enfrentamento no interior da Lava-Jato?

    E, principalmente, entre o MPF e a Odebrecht?

    Pergunto porque, apesar da estridência da nota do MPF, o comunicado da Odebrecht me pareceu definitivo. Não consigo conceber que uma empresa desse porte e com essa expertise tenha dado uma barriga ou se precipitado. Sem chances.

    O que parece é que estão negociando (talvez já esteja até avançado) e o MPF tá despistando enquanto o acordo – que é gigantesco, porquanto envolve mais de duas dezenas de executivos e muitos negócios em muitos países – está sendo feito.

    Não acredito absolutamente na versão difundida na esquerda de que a nota do MPF significaria um recuo na delação por supostamente envolver políticos da oposição. Tem cara de wishful thinking. A Lava-Jato já mostrou que não tem problema em expor políticos oposicionistas em nome do objetivo maior que é Lula e o governo do PT. Eu disse expor. Investigar já são outros 500.

    Agora se você tiver inside information de que existe mesmo um conflito entre Odebrecht e MPF posso passar a considerar essa outra perspectiva.

    Você tem?

    1. 1) ninguem considerou ate

      1) ninguem considerou ate aqui a hipotese de tentar-se, com a publicidade indevida, anular a lista como prova antes que ela subisse pro STF e saisse das maos de Moro/MPF-PR.

      2) a lista como prova amarraria a negociaçao com a Odebrecht, pois impossivel direcionar apenas ao PT com mençoes tao claras aos demais.

      Queria me socorrer de colegas processualistas para entender melhor os desdobramentos. Esta mais com cara de estrategia juridica que de ofensiva midiatica, pois o efeito no campo da opiniao foi justamento no sentido de tirar o foco do governo.

  4. Operação Mãos Limpas

    Por coincidência ou não, escrevi um post no Viomundo e foi deletado, mas o nome “Mãos Limpas”, pelo que aconteceu na Itália, antes, durante e depois, lembra mesmo “Pilatos”.

    Ou seja, o julgamento foi público, com juízes literalmente “lavando as mãos” as regras ou códigos do processo jurídico. 

    Acabei de ler um artigo no Conjur, vale a pena:

    FREIO DE ARRUMAÇÃO
    Decisão de Teori na “lava jato” pode ser renascimento do processo penal

  5. A oposição enche a internet

    A oposição enche a internet de mentiras ao afirmar que LULA prepara um golpe comunista.

    Tão primário, querer ganhar qualquer coisa mentindo não é o caminho para uma NAÇÃO!

    O GOLPE ESTÁ ALICERÇADO PELO PIG E SUAS MEIAS VERDADES.

    O tratamento chulo em frente a casa do Teori indica perda civilizatória na qual o Brasil poderá entrar caso essa crise se aprofunde mais.

    E juristas e membros poderiam ao menos evitar que a prestimosa OAB, que quer apresentar um novo pedido impeachment, será que um não basta?

    Ela acha que o país pode viver dentro SANHA LACERDISTA, que dizia que: ganhando não governará?

    Que OAB é essa?

    Lacerdista?

  6. Acordos

       Uma empresa pode trabalhar acordos, tanto de leniência, quanto de colaboração nas investigações, com a instancia que melhor lhe aprouver , trata-se de estratégia de defesa, perder nas inferiores ( Provinciais ), até ser condenado as galés ( em 1a instancia ), e ao mesmo tempo continuar negociando com instancias superiores.

        Tambem é obvio, que nestes casos, quem é “passado para trás” ( policiais, procuradores, juiz ), ainda mais quando já elevados a personalidades, embevecidos em sua vaidade, sentindo-se os mais poderosos da Terra, vão reagir com todas as armas possiveis, principalmente a midia, só tem um problema : a midia que os elevou, pode abandona-los, pois entre os 316 agora envolvidos nas “planilhas”, muitos deles contam com o irrestrito apoio deste setor .

        A publicação das planilhas, teve como objetivo colocar “todo mundo no rolo” – ameaça MESMO, como tambem sustar qualquer tipo de acordo que estava sendo trabalhado, há meses, com a Odebrecht.

        Quem tem que colocar o freio na boca destes vestais de CWB, e seus associados, é o PGR e o STF, pois eles cometeram crime, continuado, provado, alem de ameaçar as instituições.

    1. concordo. mas o que eles

      concordo. mas o que eles ganharam efetivamente colocando todo mundo no mesmo rolo? Praticamente queimaram a possibilidade de uma delaçao dirigida ao PT. So me ocorre a tentativa justamente de anular a lista como prova antes que ela subisse ao STF.

  7. As listas não são conclusivas

    Não é possível afirmar que as listas tratam de pagamentos ilegais. Assim seu vazamento apenas corrobora com a estratégia traçada pelo Moro de tratar doações legais como indícios de corrupção. 

    Além disto o estardalhaço promovido poderá fazer crescer junto à população o mito da “corrupção generalizada” que em nada ajudará na solução da crise e abrirá junto a população brechas para a consolidação de “saídas” fascitas.

  8. Se as planilhas já tinham

    Se as planilhas já tinham vazado dois dias antes da medida cautelar do Teori, como isso caracteriza uma nova afronta do Moro ao STF? 

    1. Antes, durante ou depois?

      O link de  Fernando Rodrigues é de dois dias atrás (dia 22). A decisão de Teori é também do dia 22 à noite.

      Restaria saber o horário da disponibilização do vazamento no UOL, se antes, durante ou depois da notícia da decisão de Teori…

      Também, como dito, nos documentos constam duas numerações, uma à lápis, e outra à caneta, além de capas do Inquérito Policial.

      A numeração à caneta, ao que tudo indica, é a sequência dos autos do inquérito.

      A operação que apreendeu esses documentos é de fevereiro.

      Logo, não se conhece a data de quando essa lista foi vazada do IP para o “jornalista”, mas se sabe, com certeza, que foi em algum momento DEPOIS do ato de juntada desses documentos no IP.

      Também é certa a data de quando estes documentos foram disponibilizados no UOL, no caso, NO MESMO DIA da decisão de Teori. Seria interessante descobrir se foi logo depois de a decisão de Teori ter sido disponibilizada no site do STF e/ou publicada a notícia…

      1. Ok, mas pareceu-me que o

        Ok, mas pareceu-me que o texto afirmava que o vazamento teria ocorrido antes da decisão do Teori. De qualquer forma, sequer se pode descartar a possibilidade que a posição do Teori já fosse conhecida pela lava-jato antes mesmo da sua divulgação.

      2. o mistério maior é descobrir

        o mistério maior é descobrir quem vazou e porque e por qual motivo 

        foi parar nas mãos do rodrigues, esse ser tão espécial onde dorme toda especulação….

  9. Existe um ângulo

    no qual podemos, talvez, verificar um grave erro cometido pela Lava-Jato.

    Falo da decisão do Zavascki.

    Se tivessem deixado o Lula mudar de foro e o processo “subir” para o Teori não haveria absolutamente nenhuma necessidade de o STF se debruçar sobre o trabalho do juiz Moro, como aliás o tribunal vinha sistematicamente se recusando a fazer.

    No entanto, nessa jogada de All In que foi primeiro a divulgação dos grampos e depois a decisão do Gilmar eles praticamente OBRIGARAM a corte a se debruçar sobre as ações de Moro e, depois destes movimentos, ações altamente polêmicas. Digo obrigaram muito entre aspas porque essa análise dependeu da coragem e do destemor de Teori quando outros, os Pilatos, se mostraram acovardados e imorais. 

    Por isso, Salve Teori!

    É de todo modo um claro exemplo de hubris da Lava-Jato que causou uma complicação absolutamente denecessária. Porque do jeito que vai o impiti Lava-Jato do Cunha, eles poderiam apostar que o Lula ministro não duraria nem um mês, quando o processo naturalmente voltaria para Curitiba e poderiam fazer o que quisessem com ele.

    Sob esse ângulo é simplesmente exata a observação do Nassif de que a operação se tornou um trem desgovernado e perdeu a fineza de estratégia que a marcou até aqui.

    Só faço um reparo: se é verdade que, como disseram os investigadores, o PGR deu autorização para a divulgação dos grampos, o erro – ou a hubris – foi também do seu Janot. O que só reforça a percepção de que é ele o capitão do golpe.

    A prova do pudim virá rapidamente depois da Semana Santa em duas etapas. Uma no STF, com o julgamento pelo plenário tanto da liminar de Gilmar quanto das críticas de Teori. E a segunda na PGR: Janot vai realmente abrir inquérito contra Dilma com base nos grampos?

    Se abrir podemos entender que o capitão continua sendo ele e que esse racha é uma pantomima como tudo o mais. Aliás, a quantidade de falsidades, mentiras e pantomimas está tão insportavelmente grande no espaço público que as vezes tudo o que a gente quer é que esse governo caia logo para que tenhamos algum momento de paz.

    É claro que é um sentimento egoísta e impraticável. Mas nem por isso menos real.

    1.  
       
      Creio que isso tem muito

       

       

      Creio que isso tem muito a ver com teoria que o Nassif relatou sobre as táticas nazistas de ataque maciço e a resistência de Stalingrado, não sei se você leu? Assim, a LavaJato (Moro, PGR, etc) teria feito isso propositadamente em parceria com a mídia para criar um clima de revolta para acelerar o processo de impeachment e desistimular resistência de políticos na base de Dilma e ao mesmo tempo minar a capacidade de apoio popular a Lula e Dilma.

      Ou seja o impeachment tem que sair rápido porque apostaram tudo nisso.  Porém, num ponto, o ataque deu errado, porque as manifestações em favor do governo foram muito grandes, embora o datafolha e a imprensa tentassem minimizar e, nos meios acadêmicos, intelectuais e nos movimentos sociais a defesa ao estado democrático de direito e contra o golpe está crescendo muito. A esquerda que estaa muito fragmentada também está se unindo, não para defender o PT, Lula ou Dilma, mas porque acordou e está vendo que defender o governo hoje representa uma defesa da própria esquerda como um todo, apesar de suas diferenças.

      Porém, no caso do Congresso, não sei se a LavaJato conseguiu seu intento ou não (de fazer uma debandada da base aliada), isso só poderemos ver um pouco mais adiante.

      O que eu sempre digo é, temos que levar um grande número de pessoas para as ruas. A extrema direita está jogando todas suas cartas numa desfecho rápido, mas se levarmos muita gente para rua, isso pode fazer o compasso do Congresso atrasar e o atraso desgasta os empresários que estão dando suporte financeiro para os movimentos contra o governo. Então é uma luta contra o tempo onde cada um está pondo as cartas na mesa ao mesmo tempo que guardam seus “coringas”.

      Estou apostando que Dilma fica, porque o Temmer deve estar deslumbrado achando que conseguirá se manter no poder se a Dilma cair. Não se manterá, cairá muito mais rápido e jogará sua biografia na lama como traidor e será apunhalado pelo próprio PSDB com quem dança a valsa perigosa dos traidores.

    2. Concordo com tudo o que vc

      Concordo com tudo o que vc pontuou no seu comentario. So nao sei se Janot abrir inquerito seria a prova do pudim. Abrir inquerito nao significa oferecer denuncia. Pode ser usado como um alibi de isençao à PGR neste momento de polarizaçao tao forte, em que sofre muita pressao.

    3. “tudo o que a gente quer é

      “tudo o que a gente quer é que esse governo caia logo para que tenhamos algum momento de paz.”

      Só se for a paz dos cemitérios.

      Meu caro: a tua análise é boa como geradora de mais elementos para a reflexão.

      Agora, explicitar sentimentos de derrota antecipada !!! É o fim da picada.

      1. É verdade!

        Jorge, concordo exatamente com o que você pensa. Acontece que uma derrota da Democracia é péssimo para a grande maioria da população, que não se dá conta o que significa a tomada de poder, tendo personagens como Serra, Temer, Arminio Fraga, Gilmar Mendes, Aécio Cunha Neves, etc, à frente dos destinos do Brasil, que querem que voltemos a ser uma republiqueta de bananas –  sem nenhum direito trabalhista, previdenciário, de estudar, de ter qualidade de vida, com a entrega de nossas riquezas como o Pré-Sal, da Amazônia, etc ,e ainda de uma forma Golpista como essa com o apoio de parte do Judiciário, que deveria ser neutro e somente cumprir a Constituição. Isso para mim é aterrador!! Prevejo tempos tenebrosos! A Da. Globo que adora malhar, caluniar, tentar destruir os governos trabalhistas do PT, se acaso completarem o Golpe, mesmo com a desgraça grangeando pelo Brasil inteiro, se calarão e dirão que daqui para frente será muito melhor.  Valha-nos Deus!!!  Com certeza, a partir daí não teremos mais blogs alternativos como o do Nassif e de outros bravos guerreiros como, PHA, Azena, Rodrigo Viana, Paulo Nogueira, entre outros. A luta é fundamental! Não podemos desistir jamais! É o que esses golpistas desejam  de nós todos – confundir, amedrontar, reprimir, violentar nossos direitos. Lembrando que com os projetos desenvolvidos pelo PT – todos sem exceção foram beneficiados de uma forma ou de outra. Até os fascistas agem de forma violenta e inconscientemente – pelo medo pregado por meio da Mídia Ologopilzada e parte do Judiciário.

  10.  
    Nassif, eu concordo com

     

    Nassif, eu concordo com quase tudo da sua análise, mas tenho a mesma dúvida que outro comentárista do tópico, a respeito de que realmente a LavaJato não está fazendo um acordo de delação com a Oderbrecht, porque quando dos rumores sobre a delação do Delcídio o PGR Rodrigo Janot, também desconversou e depois a delação foi confirmada.

    Porém, algo me chamou atenção numa publicação do Paulo Nogueira no Diário do Centro do mundo e não sei se você tomou conhecimento. O relato me pareceu até macabro e se a fonte do Paulo Nogueira que ele retrata apenas como “X” for fidedigna pode estar acontecendo tanto o enfrentamento que você falou ou uma reação de brios muito forte por parte da família Oderbrecht contra a LavaJato.

    A matéria conta que o pai do Marcelo Oderbrecht teria procurado um dos donos da Globo o Sr. João Roberto Marinho, pedindo ajuda para o filho preso (Marcelo Oderbrecht) e que este respondeu “Fala para o Marcelo entregar o Lula que a gente ajuda.”.

    Parece coisa de filme de psicopata, mas daí que pode ter acontecido uma das duas coisas (se o relato for verdadeiro) a Oderbrecht partindo para delação por não ver outra saída para escapar da sanha da Lava Jato ou partindo para o enfrentamento, coisa de brios mesmo, apostando que a LavaJato vai cair pela própria arrogância.

    Não estou conseguindo colar o link da matéria do Paulo Nogueira, mas o nome é: O DESESPERO DE EMÍLIO ODERBRECHT.

    Acho que seria interessante você ler, se por acaso ainda não tenha conhecimento. Abraço.

  11. A Lava Rato está amordaçada

    A Lava Rato está amordaçada pelo MPF, MJ e STF igual cachorro pitbull com fucinheira.

    No congresso, globo news, assim  como nas trevas, ainda sai alguma contração e manadas das suas réplicas.

    Doravante têm que se reproduzir objetos reais e provas processuais sem vazamentos.

    A desgraça da nação não é uma riqueza inesgotável

  12. ótima análise!
    embrenhar-se

    ótima análise!

    embrenhar-se nessa selva de infamias forjadas

    pela lava-jato é mesmo complicado…

    daí a louvação ao seiu artrigo, pela coragem de aprofindar-se

    nesse jogo tão complexo….

    donde se conclui cada vez mais que as forças democráticas

    devem unir esforços para resistir a essa força direitista que

    açula  semntimentos de barbárie…

  13. Nassif, não é possível que um

    Nassif, não é possível que um congresso tão sujo faça o impeachment de uma presidenta que nem clipe da mesa do escritório rouba. Eu não consigo aceitar isso. Seria uma inversão total. 

  14. “Dilma must go”

    Foi o que alardeou a Economist ontem, tornando explicita a mensagem que desde junho de 2013 orienta a ação da oposição a partir do seu verdadeiro comando central.

    É um mantra que vem sendo recitado há cinco anos para a Siria, o que diz muito a respeito da disposição com que esse objetivo será perseguido por aqui e explica a surreal lavagem cerebral a que nossa população está sendo submetida por uma mídia cuja virulencia é igualmente inimaginável  e que vem transpondo sem hesitação qualquer limites moral ou legal. 

    De minha parte, confesso que o xadrez se tornou complexo demais para arriscar um posicionamento.

    Precisamos urgentemente recompor uma agenda de resistencia ao que vem pela frente, o que não necessariamente implica em apoiar Lula e Dilma, ambos responsáveis diretos por esse desastre que vivenciamos em nosso país.

    Estão dispostos a aumentar as concessões para permanecer no poder. Talvez seja melhor mesmo se retirarem de cena se o preço pelo poder for o de jogar a responsabilidade pela destruição de nossa economia e soberania nas costas da esquerda que dizem representar.

    1. Dilma must go é meusovo

      Não é hora de mimimi sobre quem é responsável sobre a destruição de nossa economia e soberania.

      A rigor, se formos atrás dos responsáveis, passam muito longe de Dilma e, especialmente, de Lula.

      Ambos só lutaram, num campo totalmente minado, por prover o mínimo de condições de vida para a sobrevivência do povo brasileiro.

      E quando falo povo não falo de nós.

      Só faltava essa: numa hora em que é preciso reunir esforços para lutar, desesperadamente, para manter a democracia, começam a aparecer “justiceiros” pelo lado da esquerda..

      Neste momento, a permanência de Dilma na Presidência da República é o foco da luta de todos os democratas, da centro-direita à extrema-esquerda.

      Depois do desastre, que espera-se não acontecer, virao longas trevas e não é a extrema-esquerda sozinha que irá nos salvar

       

      1. Como eu falei, não é um posicionamento, apenas reflexões

        Mas como em rio de paixões os reflexivos devem nadar de costas, compartilho mais algumas com voces na esperança de amenizar um pouco minha angustia com o momento atual

        Como social-democrata das antigas, à la Sanders, pergunto:

        O que poderíamos aprender com a Argentina dos Kirchner, que em terreno tão ou mais minado que o nosso ganhou batalhas duríssimas contra a mídia, os ruralistas e o sistema financeiro internacional?

        Que lições poderíamos aprender com o próprio Sanders, que em poucos meses conseguiu enraizar um movimento de transformação política repetindo até perder a voz uma agenda simples de cinco pontos que hoje qualquer criança americana de cinco anos saberia reproduzir de cor?

        Quem aceitou praticar uma politica de concessões praticamente ilimitada, preservando o que existia de pior na nossa política e economia?

        Quem trouxe para dentro do governo o cavalo de Tróia chamado Levy para jogar nas chamas da recessão o capital político e apoio popular a durissimas penas sustentado durante a campanha de 2014? Pior, entregando junto a dignidade, e transformando-se imediatamente numa traidora das esperanças nela depositada?

        Quem aceitou praticar durante uma década inteira juros e cambio que asfixiaram nossa industria, como que apenas preparando-a para o golpe final da maior recessão da nossa história?

        Quem assistiu impassível durante anos a dobradinha mídia/PF violar sistematicamente direitos individuais através de sucessivos vazamentos seletivos?

        Quem aceitou subsidiar os fundos de investimento que controlam nosso ensino superior ao mesmo tempo em que deixou apodrecer as Universidades públicas?

        Quem manteve o sistema de saúde a míngua para que os juros extorsivos cobrados pelos rentistas pudessem ser pagos?

        Será que o que restou agora não é apenas um poder de direito, enquanto o poder de fato foi todo transferido ao inimigo? Que futuro podemos esperar de um governo cuja sobrevivencia depende de algumas dezenas de parlamentares mercenários do PMDB?

        A quem será debitado o custo politico, econômico e social da resistência, à esquerda ou a direita, que controla toda a narrativa consumida pela sociedade?

        Por isso minha sensação é de que o golpe já aconteceu, só resta agora resolver a contradição entre um golpe já executado mais ainda não formalizado.

        Mas tomara que eu esteja errado, apenas não tenho os conhecimentos necessários para enxergar o verdadeiro jogo que está sendo jogado, e que sim, ainda seja possível reverter o golpe, tanto o de fato quanto o de direito.

      2. brilhanrte, jorge….
        desviar

        brilhanrte, jorge….

        desviar do principal, é suicídio…

        é preciso unir  todas as forças contra o golpe,

        o resto é diversionismo, papo furado que só beneficia os golpistas…

         

      1. Acrescento dois nomes à sua
        Acrescento dois nomes à sua lista: de George Soros, maestro e financiador de contra-revoluções coloridas pelo mundo, e o de seu mais notório boneco local, Arminio Fraga. Esses, mais que todos, querem Lula e Dilma fora do Planalto. E trabalham para a morte (literal ou política, pouco lhes importa) de quaisquer ameaças ao seu desvairado poderio que jamais hesita em transformar países inteiros em pilhas de entulho. Diferença, aqui as bombas caem das togas, e os foguetes, das estrelas dos sheriffs.

    2. E o que seria bom para o

      E o que seria bom para o país? Quais polpticos trabalharam mais pela civilização desde país que Lula e Dilma? A conspiração ora em curso tem origem externa, assim como nas “primaveras árabes”. Dominar esse paisão é preciso, é urgente para os estados unidos e europa ( minúsculos) ou achas que eles querem o nosso desenvolvimento, nossa soberania? Eles invadiram o país com suas empresas ,mas não o governo. Estão com o … apertado com o que Lula e Dilma conseguiram realizar em apenas 13 anos. 13 anos . E os miltares sabem disso. Nosa fraqueza é uma elite subornável e subordinada ( Darcy Ribeiro) e digo eu,  traidora do país que  gerou, sustenta e protege. 

    3. lucidez

      Voce  é lucido ate o segundo paragrafo, depois é justo o contrario,o objetivo é destruir a pais e a soberania nacional para

      entregar o Brasil como pais-factoria.

    4. lucidez

      Voce  é lucido ate o segundo paragrafo, depois é justo o contrario,o objetivo é destruir a pais e a soberania nacional para

      entregar o Brasil como pais-factoria.

  15. Por que o STF não põe o pedido de afastamento de Cunha na pauta?

    Por que o STF não põe o pedido de afastamento de Cunha na pauta?

    A PGR pediu ao STF o afastamento imediato de Eduardo Cunha (PMDB) do cargo de presidente da Câmara e/ou do cargo de Deputado em dezembro. INCRIVELMENTE, decorridos TRES MESES, o STF não põe o pedido na pauta para julgamento do plenário, uma vez que Teori não tomou a decisão de forma monocrática.

    Que tal o GGN tratar do assunto, Luis Nassif?

    1. Não existe assunto!
      O que existe é separação de PODERES.
      STF não tem PODER para afastar Cunha.

      Quem afasta Cunha é o Congresso! Ou melhor, a Câmara!
      Tufo o diferente disto, é GOLPE.

      E somos contra GOLPES, não somos?

      1. Que bela defesa de um bandido que obstrui a Justiça, hein rapaz?

        Que bela defesa de um bandido que obstrui a Justiça, hein rapaz?

        E você ainda tem a cara de pau de falar em separação de poderes, com a p… do judiciário impedindo o executivo de nomear um ministro de estado, e a p… do legislativo querendo derrubar o executivo com base na vontade de centenas de corruptos que lá habitam?

        Ora, vá catar coquinhos ou pentear macacos, à sua escolha. Passar bem.

        1. Golpista safado

          Mas…perai.
          Se vc NÃO acredita na democracia, porque não defende a ruptura TOTAL?

          No fundo é apenas um covarde e muito semelhante aos coxinhas. Farinha do mesmo saco.

  16. Jogo complicadíssimo
    O MPF diz que não está negociando acordo de delação com a Odebrecht .Diz também que o fato de a imprensa ter noticiado o fato stravês de comunicado da empresa (que não divulgado aqui no blog) fere diretamente a lei que trata das delações premiadas, que exigem sigilo. Odebrecht emitiu novo comunicado.

     

    1. Não há estatura cívica e moral.

      Não há controle porque falta a quem compete controlar estatura civica e moral para exercer as atribuições do cargo para que foi nomeado. Falam tanto e tanto denunciam “…os políticos….” mas a podridão e a pequenez estão no judiciário, MP e PF e outras estruturas degradadas da Alta Burocracia do Estado que em vez de voltadas ao interesse público estão, cada vez mais, voltadas para dentro de si mesmas e a caminho de cada um valorizar e prezar apenas a sua própria individualidade, na medida do tom que sua imagem apresenta, projetada no JN. Afundaram-se nas inconsistências de suas próprias vaidades e extrema dificuldade de auto percepção de suas, outrora, dignas funções. Está mais do que claro que instituições da República não é lugar para abrigar concurseiros.

      1. Autonomia sem limites e finalidades

        Tanto é verdade, que o que mais pleiteiam, e cada vez mais é a tão almejada Autonomia sem limites e sem Hierarquia. Este atributo lhes confere o poder de defender seus interesses corporativos, acima do Interesse Püblico. Daí, porque apoiados nesta prerrogativa enveredaram pelo mundo político, muito mais, que pela defesa dos Princípios Constitucionais vigentes.

      2. Aí vc chegou no ponto
        Que eu queria abordar.

        O controle era ELIANA CALMON, a corregedora, que não teve apoio de ninguém Por aqui.
        Depois do trauma que foi ELIANA CALMON, colocaram quem lá?
        Humberto Martins! Quem é Humberto Martins? É um Bon Vivant sem qualquer conhecimento jurídico e, principalmente, sem vontade de se meter em nada.

        Sabe porque Não apoiaram Eliana? Por ideologia!

        Aí vem a pergunta, podem reclamar?
        Quem tem atuação E CRÍTICA ideológica pode reclamar?

  17. Tenho minhas convicções

    Tenho minhas convicções formadas sobre a Lava Jato:

    1. É uma operação montada nos EUA. Ninguém no Brasil tem cérebro pra isso, uma vez que envolveu tempo e dinheiro, bem como avançados conhecimentos de psicologia social;

    2. As técnicas de envolvimento da mídia são de guerra mesmo, no melhor estilo nazista. Goebbels deve estar orgulhoso ;

    3. Os mentores escolheram a dedo um juiz (Moro) que é ao mesmo tempo ingênuo o suficiente para ser passível de manipulação, mas não tolo o suficiente para ignorar como causar estragos políticos;

    4. Esse esquema tem pelo menos uns 6 anos. Começou com a eleição de 2010, ou antes, mas não sei quando;

    5. Vejo dois movimentos: o primeiro era capturar o Judiciário, o que teve início com o Mensalão, quando ficou claro que a maioria dos juízes não resistiram aos holofotes;

    6. Depois de capturar o Judiciário a mídia está usando-o para capturar o Legislativo;

    7. Pra mim os vazamentos são um instrumento de captura do Legislativo. Visam informar de quão poderoso é o armamento do inimigo;

    8. O caso da Míriam Dutra (se comprovado), mostra que a Rede Globo utiliza qualquer arma ao seu alcance para manter políticos reféns.

    9. É obvio que a Rede Globo é quinta-coluna a serviço dos EUA;

    10. Se a Globo conseguir seu intento  Moro vira persona non grata (até porque sabe demais) em dois meses. Vai ser trucidado. A Lava Jato morre dentro de três meses. 

    11. Depois de tudo, duvido que os midiotas marchadeiros se deem conta de que foram enganados.

    1. “7. Pra mim os vazamentos são

      “7. Pra mim os vazamentos são um instrumento de captura do Legislativo. Visam informar de quão poderoso é o armamento do inimigo”:

      (Concordo com tudo, comentando so isso.)

      A planilha com 200 nomes ridiculariza a operacao inteirinha.  Ela nao tem inteligencia nenhuma, so nomes e valores.  A maior parte deles vai estar devidamente declarada, como todos veremos mais tarde.  Entao…  qual a razao de a levar ao publico sem investigacao nenhuma a respeito de absolutamente nada sobre ela?

      So ha uma resposta:  Moro e PF realmente sao burros o bastantes que acham que vao derrubar 200 parlamentares baseados nela!

    2. Obama não me engana.

      Marcos K, concordo com você, que essa operação foi montada pelos serviços de segurança dos EUA, provavelmente em 2010 ou mesmo antes. Motivo: um professor de inglês que estava num restaurante viu dois personagens com cara de gringos (camisas de mangas curtas, gravatas e sapatos de solado grosso). Conversavam baixo, mas ele captou pedaços do diálogo: Coisas como “assim que o dinheiro chegar, deve ser distribuído imediatamente, não podemos atrasar”.. Um diálogo assim entre dois estrangeiros no Brasil enquanto se escancara a tentativa de golpe, e dados os antecedentes do Governo dos Estados Unidos entre o final do século XIX, todo o século XX e início deste século XXI, para mim, um pingo é letra.

       

    3. O Imperio do Caos

      Hoje  para o Imperio a base principal sera a Argentina de Macri (400 empresarios com Obama nesta viajem)

      Mar del Plata foi a derotta do ALCA (alcarajo!)

      Eles querem debilitar e mesmo quebrar o Brasil ( e suas perspectivas estrategicas) para converter-o em

      pais-factorias . Eles querram mesmo “se apoderar da Amazonia”, e fazer do Brasil um pais dividido.

      O Imperio nao gosta de grandes paises,  nascem pretençoes de grande, eles preferem do tamanho da Argentina

       e com mais “fundo europeio  e de classe media” na mentalidade. O Brasil nao tem outra escolha que seguir

      uma politica de soberania continental (PatriaGrande) e de soberania nacional forte  no plano economico, defesa,

      educaçao democratica e patriotica.

       

    4. Golpe

      Sim, essa é a estrutura básica, me parece. Que ganhou momento a partir do momento que Dilma violou a Carta aos Brasileiros e derrubou os juros, mas que já estava operando desde o mensalão.

    5. O Imperio do Caos

      Hoje  para o Imperio a base principal sera a Argentina de Macri (400 empresarios com Obama nesta viajem)

      Mar del Plata foi a derotta do ALCA (alcarajo!)

      Eles querem debilitar e mesmo quebrar o Brasil ( e suas perspectivas estrategicas) para converter-o em

      pais-feitoria . Eles querram mesmo “se apoderar da Amazonia”, e fazer do Brasil um pais dividido.

      O Imperio nao gosta de grandes paises,  nascem pretençoes de grande, eles preferem do tamanho da Argentina

       e com mais “fundo europeio  e de classe media” na mentalidade. O Brasil nao tem outra escolha que seguir

      uma politica de soberania continental (PatriaGrande) e de soberania nacional forte  no plano economico, defesa,

      educaçao democratica e patriotica.

       

  18. E cunha? Até quando o destino

    E cunha? Até quando o destino do Brasil estará nas mãos deste homem?

    Mateus 27:16-26
     
    16 Naquela ocasião, tinham eles um preso muito conhecido, chamado Barrabás.
    17 Estando, pois, o povo reunido, perguntou-lhes Pilatos: A quem quereis que eu vos solte, a Barrabás ou a Jesus, chamado Cristo?
    18 Porque sabia que, por inveja, o tinham entregado.
    19 E, estando ele no tribunal, sua mulher mandou dizer-lhe: Não te envolvas com esse justo; porque hoje, em sonho, muito sofri por seu respeito.
    20 Mas os principais sacerdotes e os anciãos persuadiram o povo a que pedisse Barrabás e fizesse morrer Jesus.
    21 De novo, perguntou-lhes o governador: Qual dos dois quereis que eu vos solte? Responderam eles: Barrabás!
    22 Replicou-lhes Pilatos: Que farei, então, de Jesus, chamado Cristo? Seja crucificado! Responderam todos.
    23 Que mal fez ele? Perguntou Pilatos. Porém cada vez clamavam mais: Seja crucificado!
    24 Vendo Pilatos que nada conseguia, antes, pelo contrário, aumentava o tumulto, mandando vir água, lavou as mãos perante o povo, dizendo: Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!
    25 E o povo todo respondeu: Caia sobre nós o seu sangue e sobre nossos filhos! 26 Então, Pilatos lhes soltou Barrabás; e, após haver açoitado a Jesus, entregou-o para ser crucificado.

    1. Atualizando a história

      Nos dias atuais, são muitos Pilatos e muitos Barrabás. A cabeça de João Batista foi entregue no “domínio do fato e  na literatura jurídica”. O Jesus continua na luta. A justiça romana não mudou nada, pelo menos aqui.

      O capitulo 7 de Matheus é uma visão clara do que estamos vivendo.

      E o 23 , vs. 24  diz. ” Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo.”

  19. Muito boa a análise do

    Muito boa a análise do Nassif.

    E sinto próximo do fim a operação “mani sporchi” encetada por moro (letra em minúsculo propositalmente)

     

  20. A situação da divisão “casa
    A situação da divisão “casa grande e senzala” do País chegou a tal ponto de clareza e intransigência que já não será possível pactos como foi o Lulismo.

    Por outro lado, o mundo carece de lideranças – Bauman explica muito bem esse vazio – no Brasil, a musculatura de personalidades marcantes fica na dependência direta da Globo, tal como fizeram com Moro na criação do mito, ou na destruição do mito Lula.

    Quem teria a competência de se sobrepor à nossa mídia hegemônica?

    A grande reação contra o direcionamento ao golpe foi quando inadvertidamente chegaram com seus cavalos muito perto do rei, com as esdrúxulas e criminosas condução coercitiva determinada por Moro e o pedido de prisão dos promotores de São Paulo.

    Essa movimentação açodada provocou a conhecida defesa no jogo de Xadrez que é cercar com os peões, o rei, para protegê-lo.

    Esse movimento possibilitou que as demais peças do tabuleiro de recompusessem.

    Esse movimento de defesa dos peões, trouxe o esperado equilíbrio ao jogo o que chamou a atenção interna e internacional para o tabuleiro brasileiro.

    Com o jogo equilibrado, nenhuma das partes terá condições de aplicar o cheque-mate, menos ainda de desistir da contenda.

    O alongamento de disputas é conhecido nesse mundo atual, principalmente em Países sem maturidade democrática.

    Teriam os poderes constituídos e as nossas instituições democráticas maturidade para definitivamente quebrarem o paradigma da “casa grande e senzala ” e fazer surgir um Brasil novo e mais unido?

    1. Tudo o que se vê agora com

      Tudo o que se vê agora com este movimento golpista é exatamente a reação da Casa Grande a um Brasil novo que surgiu.

      E esta reação procura reinstalar o poder absoluto do patrimonialismo neo-coronelista que existia antes e que foi detonado pelo avanço econômico modernizador e pelo grande progresso social. O Brasil novo estava ocupando o luggar do velho Brasil que agora se revolta, baseado nas superestruturas arcaicas que sobreviveram incólumes ao avanço do país: Mídia e Justiça.

      O Brasil novo que surgiu foi baseado em dois pilares: Primeiro pilar, os governos do Partido dos Trabalhadores. Segundo pilar, a Constituição de 1988. Se o golpismo vencer, não vai se conformar em acabar com o Partido dos Trabalhadores, apenas. Ele vai acabar também com a Constituição Cidadã de 1988. 

      1. ótima análise….
        ouvi isso

        ótima análise….

        ouvi isso ontem dos professores no encontro da unicamp contra o golpe…

        tem vídeo de uma matéria públicada aqui ontem…

        não ponho o link  porque ,mei sistema não cola – o link…

        em suma,. os dessdobramentos do golpé podem ser mais terriveis do que se imagina…

        os professores interpretaram o tal programa do pmdb divuigado pélo temer ano passado…

        e alertaram para necessidade de união de todos os democratas

        contra o golpe, para evitar essas infamias defendidas pelos golpístas…

        alertaram tb para o perigo do diversionismo, os golpístas jogam assuintos como  o parlamentarismo

        para debate que não tem, muito a ver com, o momento polítitico,

        apenas para desviar do fundamentasl, o próprio golpe…

         

    2. dificil

      esse fenomeno de clivagem social e radicalizaçao via bolhas de rede social é mundial. Ao seguir apenas noticiosos cuja linha editorial agrada a nos fregueses, grosso modo passamos a ouvir apenas os melhores pontos dos nossos e os piores dos adversarios. A bilis gerada nesse processo tranforma adversarios em inimigos.

      Penso, penso, e realmente nao sei como combater esse processo de radicalizaçao, que leva a impossibilidade de moderados (nao satisfazem o gosto do publico de hoje) e de grandes composiçoes como o lulismo. Levam porrada dos dois extremos – mais articulados, militantes e vocais que o centro.

       

    3. Estava claro

      Sempre esteve claro para mim, e sobre isso já opinei várias vezes, quando o Moro decidisse prender o Lula, e o ensaio foi feito naquela operação desastrada da condução coercitiva foi o suficiente para despertar o líder que ele sempre foi, e para a “desgraça” do Moro, Gilmar, MPF, PF, à partir desse momento viram que Lula nunca esteve morto.

      A sequencia das reações que vieram extrapolaram tudo o que eles poderiam imaginar.

      Lula conseguiu dar mais unidade as forças, sindicais, movimentos sociais, CNBB, juristas (mais de 6 mil), apoios de autoridade e governantes internacionais, até imprensa conservadoras dos principais países da Europa, reportagem primorosa da Al Jazeera etc. , mesmo ele não sendo preso. Imaginem se cometerem o suicídio de prendê-lo. Ai será guerra total

      Se mesmo assim insistirem, e o Moro mostrou sua personalidade desajustada –  sente-se unjido pelo poder divino que tem uma missão a cumprir e pelo que já se noticiou sobre ele, eu chego a conclusão que a única coisa que ele fez na vida quando assumiu o cargo de juiz aos vinte quatro anos ( é impensável um sujeito assumir esse cargo com essa idade e dar certo, sem experiência de vida nenhuma) foi concentrar-se nos trabalhos da “Operação Mãos Limpas”. É tudo o que sei desse indvíduo como “Obra Acadêmica”, e por sinal, alvo de várias críticas de jornalistas sérios, como Mino Carta. Como juiz de fato em atividade foi o condutor da “Operação Banestado”, que estavam ali dentro figuras gordas do tucanto e o inacreditável Youssef ( tenho comigo que esse cara sempre trabalhou para o Moro) que não foi preso naquela época e nem agora -, o movimento popular e as instituições de peso no país que já se declararam contra o golpe, poderá desencadear um princípio de levante popular, e minha intuição diz que neste caso, com o fracasso das intituições, STF, PGR, MPF, PF, as Forças Armadas entrarão para por ordem na casa e manterão a ordem constitucional, ou seja, apoio ao governo.

      Será a maneira mais oportuna das Forças Armadas se redimirem do fiasco golpista que seus atecessores patrocinaram no passado e desta vez estar ao lado da democracia e do povo.

  21. Um ponto importante que senti
    Um ponto importante que senti falta na sua análise, Nassif, foi a manifestação dos 6 mil juristas a favor de Dilma, na última 3a feira. Penso que ali se traçou uma linha muito clara entre a legalidade e a ilegalidade, não tanto para o povo ou para militância, mas principalmente para os ministros acovardados do STJ e STF, além da imprensa estrangeira.
    Ali também se enunciou claramente a palavra que nunca deve ser dita: GOLPE.
    Juízes, juristas, ministros em geral são muito zelosos de sua reputação e absurdamente sensíveis a críticas. Não falo de sociopatas como Moro ou de ditadores corruptos como Gilmar, esses pouco se importam. Mas deve doer ao sujeito que chegou no topo da carreira jurídica ser tachado de golpista ou covarde por seus pares, pelas pessoas que mais admira.

    1. exatamente

      fiz a mesma leitura do evento. O alvo era o STF em especial e a comunidade jurídica em geral. Ainda mais depois do vexame da OAB (ainda bem que minha carteira esta suspensa por morar fora – nao dou 1 centavo). Vejo o mico em que se tornou o evento do Gilmar em Lisboa como sintoma de que esse tipo de ataque à narrativa do golpe tem surtido efeito.

      Ainda sobre a OAB, foi decepcionante. Apoio a Dilma nao (corte de classe), mas esperava ou que lavassem as maos ou sentassem em cima da questao ate a politica definir claramente vencedor e perdedor e partirem so para a foto da comemoraçao. Nao esperava que fossem sujar as maos e emprestar o prestigio (??) tao cedo na briga.

      Mais impressionante ainda eh essa declaraçao de quererem dar retaguarda à fragilidade juridica do pedido atual, apresentando novo pedido de impeachment. Imagino que com base nos fraquissimos grampos, delcidios, whatever… Bom, mais importante que o conteudo é a sinalizaçao. Nao sao apenas agentes passivos que aderem o golpe. Estao dizendo que se Dilma ganhar essa parada é melhor saber que a guerra juridica sera permanente ate o fim. Ou seja, que nao vai governar. Que vai passar os meses a contar 171 votos na camara de novo e de novo.

      Dose!

      1. o dia seguinte

            Você coloca um ponto importante. Como será o governo Dilma se resistir ao golpe? Acho que passamos por um umbral em que não há mais volta, mas isso é bom. Não precisamos lastimar a falência do clientelismo, do cinismo da realpolitik, do esquemão do PMDB que sempre leva o seu, independentemente de quem esteja no governo – é esta a aberração que nos consome, enfim.

            Uma nova forma de fazer política e de mediar interesses é a saída. Os partidos faliram desde de junho de 2013, o que temos aí são fantasmas, zumbis que fedem circulando no meio dos vivos, de um povo que anseia por crescimento e mudança. Mudança agora de fato, não a forjada por um novo Collor. A sociedade organizada tem que ter a participação incentivada e ativa na governabilidade, participação direta e para ontem. As instituições terão que se remodelar porque o modelo antigo já deu, foram expostos todos os vícios, não tem volta. Pior, qualquer remendo  vai desabar sobre nossas cabeças um pouco mais adiante, de uma forma que eu não quero nem imaginar. Houve uma ruptura e gangrena não se cura, extirpa-se.

        1. No plano das ideia concordo

          No plano das ideia concordo em gênero, numero e grau. O problema eh que na realidade qualquer mudança institucional hoje sera pra pior com a democracia representativa que temos. Quem tinha melhor qualidade, melhores quadros? A Assembleia Constituinte que nos deu a CRFB 88 ou o Congresso atual?

          Fora os contextos diferentes: aquela era uma época de saído do arbítrio e de afirmação de direitos. Hoje é o contrário: ha um backlash conservador contra os progressos em direitos sociais e econômicos. Qualquer mudança aqui eh pra pior tb.

          Pelo que vemos com Judiciário e MP, nem concurso publico eh garantia de quadros de qualidade global, que garanta visão mais sofisticada de mundo e suas complexidades, engrenagens intrincadas… aprovam otimos decoradores de apostila e frequentadores de maratonas de cursinhos.

          Por isso, ate 2a ordem, me agarro a Constituição de 88 com todas as forças, por mais defeitos que tenha. E à ordem institucional e democrática por ela inaugurada. Eh isso que esta em risco agora. Se se muda – de fato – com essa facilidade os artigos sobre a Presidência, que dira direitos econômicos e sociais de interesses difusos e desorganizados.

      2. o dia seguinte

            Você coloca um ponto importante. Como será o governo Dilma se resistir ao golpe? Acho que passamos por um umbral em que não há mais volta, mas isso é bom. Não precisamos lastimar a falência do clientelismo, do cinismo da realpolitik, do esquemão do PMDB que sempre leva o seu, independentemente de quem esteja no governo – é esta a aberração que nos consome, enfim.

            Uma nova forma de fazer política e de mediar interesses é a saída. Os partidos faliram desde de junho de 2013, o que temos aí são fantasmas, zumbis que fedem circulando no meio dos vivos, de um povo que anseia por crescimento e mudança. Mudança agora de fato, não a forjada por um novo Collor. A sociedade organizada tem que ter a participação incentivada e ativa na governabilidade, participação direta e para ontem. As instituições terão que se remodelar porque o modelo antigo já deu, foram expostos todos os vícios, não tem volta. Pior, qualquer remendo  vai desabar sobre nossas cabeças um pouco mais adiante, de uma forma que eu não quero nem imaginar. Houve uma ruptura e gangrena não se cura, extirpa-se.

  22. Sinto, mas o que me parece é

    Sinto, mas o que me parece é um primeiro movimento para controlar a Lava Jato, uma vez que ela atingiu o objetivo. Governo inviabilizado, com impeachment batendo às portas, e liderança histórica com imagem destruída. Outro detalhe: isso aconteceu no momento em que a Lava Jato ameaça avançar sobre partidos de oposição.

  23. O que a Lista revela de verdade

    NASSIF!!!

    Com essa relação de nomes de envolvidos, de todos ou quase todos os partidos políticos, e em especial do PSDB e da oposição, se revela o fato mais óbvio.

    Que Lula não é e nunca foi “chefe” de qualquer esquema de corrupção “do PT” contra a Petrobras ou qualquer outra coisa parecida.

    Como um castelo de cartas, se desfaz a fantasia de que o PT especificamente fosse uma “organização criminosa”. O problema da corrupção era e é SISTÊMICO, do sistema de brechas permitido pelo financiamento empresarial de campanhas, cuja prática era defendida entre outros por… Eduardo Cunha e Aécio Neves.

    Ou existe uma inscrição no DNA desse partido, de que suas doações são sempre do “mal” e as dos outros são “do bem”? Um tal maniqueísmo sugere prejulgamento e preconceito, onde deveria existir a mais firme imparcialidade.

    Assim, a solução passa necessariamente por uma Reforma Política, a ser proposta como Dilma Roussef propôs: através de um PLEBISCITO DEMOCRÁTICO. Dilma, que aliás também não aparece na lista, encaminhou uma reforma política séria, que foi combatida por Eduardo Cunha e principalmente pela Rede Globo. Então, o jogo agora está zerado e não há mais clima para Golpe de Estado por “impeachment”.

    PS1: o caso do “mensalão”, na AP 470 foi a mesma coisa: fenômeno de caixa 2, crime eleitoral. Com essas revelações, se compreende melhor o financiamento privado de campanhas e agora se tem uma situação melhor para uma eventual revisão criminal.

     

    1. Carmem Lúcia

      né? Confesso que, embora não acredite mais, realmente, nas instituições, especialmente no Supremo, ainda me deixei enganar pelos boatos de que Carmen Lúcia fosse crítica a Moro.

      Vã expectativa. Estamos fodidos. O rol dos ministros francamente favoráveis ao arbítrio acaba de subir para 5: Celso,Gilmar, Toffoli, Weber, Carmen…. 

      Como tenho dito, a resistência terá de ser extra-constitucional

  24. O Lula blindava a Lava Jato

    Quem sempre blindou a Lava Jato foi o Lula com seu discurso sobre o “Republicanismo” no MPF e PF. 

    Apesar dos indícios de que ele poderia ser o grande alvo da “Lava Jato”, o Lula nunca foi para o enfrentamento contra esta operação. Principalmente porque tinha consciência de não ter envolvimento direto com o que estava sendo investigado. Quando o Lula percebeu que ele seria envolvido utilizando-se de mentiras como a propriedade do Triplex e da chácara, e, em última instância, com a própria teoria do domínio dos fatos. Quando ele percebeu, no momento em que foi sequestrado, o grau de virulência da mídia e dos que conduziam esta operação, ele foi para o enfrentamento e, desta forma, alinhou grandes setores da sociedade no combate aos desmandos da Lava Jato.

    Daqui para frente o lidar com os Ministérios Públicos, com a PF e com setores partidarizados dos judiciários estaduais e federal, será muito diferente. O Lula e outros pessoas importantes do mundo político e jurídico perceberam que se deixarem estas instituições soltas entraremos num regime de exceção.

    1. Antes tarde do que nunca essa

      Antes tarde do que nunca essa reação do Lula, que inclusive estimulou a Dilma a sair do imobilismo e partir para o enfrentamento. O tom conciliador e concessivo estava sendo interpretado até pelos que defendem o governo, como uma mostra de fraqueza e covardia.

  25. Odebrecht/ Catta Preta
    Nassif,

    O que me chamou a atenção ontem foi a negativa dura do MP quanto a delação da Odebrecht nos termos que ela propôs. O que seria a verdadeira revolução nesse processo, mostrando como funcionam o financiamento de campanha e a corrupção no país.

    Em consonância, lembrei-me do episódio da advogada Catta Preta, lançado por você a um tempo atrás. Uma advogada inexpressiva no mundo jurídico, que de repente começa a receber milhões.

    Será que o MP/Moro só aceitam delações que forem em termos e advogados que lhe favoreçam?

    No episódio da advogada, há de se ressaltar que quando Eduardo Cunha a quis convocar para CPI e ver suas movimentações bancárias, apareceu um delator contra ele. E não creio que o Cunha queria ver a entrada de dinheiro em sua conta, sim o contrário.

    Abraço

    1. Leva-Jato o final

      É o início do fim da Leva-Jato como a conhecemos. Após explorar e culpar o governo, começam a aparecer denúncias contra os ídolos coxinhas.

      Além da delação da Odebrecht, tem também a do Pedro Correa, que ninguém quer aceitar.

      Essa é a Leva-Jato do Tucanistão/PR, da rede bosta e da editora fechol

    2. Leva-Jato o final

      É o início do fim da Leva-Jato como a conhecemos. Após explorar e culpar o governo, começam a aparecer denúncias contra os ídolos coxinhas.

      Além da delação da Odebrecht, tem também a do Pedro Correa, que ninguém quer aceitar.

      Essa é a Leva-Jato do Tucanistão/PR, da rede bosta e da editora fechol

  26. A lista de 200 foi

    A lista de 200 foi nitidamente intimidação aos parlamentares que votarão pelo impeachment. 

    O juiz do Sul deixa claro o jogo. A lista foi uma chantagem e os valores serão considerados legais ou ilegais , investigados ou não segundo os interesses do juiz. 

  27. A OUTRA FACE DA

    A OUTRA FACE DA MOEDA..

     

    ATUALMENTE A QUEM INTERESSA DESARMAR A OPERAÇÃO LAVA JATO?

    ACREDITO QUE SEJA DE MAIOR INTERESSE DAQUELES QUE ATÉ ENTÃO ESTÃO BLINDADOS PELO MORO (FHC, AÉCIO, SERRA, PSDB, DEM, TEMER, ETC..).

    OS GOLPISTAS, TODOS – ALÉM DESSES ACIMA, INCLUI-SE: REDE GLOBO, ESTADÃO, VEJA, FOLHA, GILMAR MENDES, TOFFOLI, ETC, TEM COMO CERTO O IMPEACHMENT DA DILMA.. AFINAL TAMBÉM LÁ TEMOS UMA QUADRILHA DE GOLPISTAS..

    NÃO SEI SE ESSA ATITUDE AGORA VINDA DO MINISTRO TEORI TEM COMO PANO DE FUNDO A LEGALIDADE.. APENAS (??).. MAS TUDO PODE ESTAR MUITO BEM ARTICULADO PARA ABAFAR O LAVA JATO A PARTIR DO MOMENTO QUE COMEÇARAM A ENCONTRAR OS RATOS GOLPISTAS NAS INVESTIGAÇÕES..

     

    QUERO SER OTIMISTA E ACHAR QUE O STF VAI FAZER CUMPRIR A LEI E A CONSTITUIÇÃO.. 

    MAS…ANALISANDO TODO O SISTEMA MONTADO PELOS GOLPISTAS NO CONGRESSO, TCU, PGR, PF, STE, STF, ETC.. .

    ME RESERVO O DIREITO DE NÃO ACREDITAR EM PAPAI NOEL..

     

     

  28. Nassif contra Nassif
    Xadrez é sempre ótimo. Inda mais este, de decifrar o momento político atual. Mas aí, agora, jogam Nassif, balizando um Jah not desta semana, contra um Nassif que, rigoroso e inegável, viu o Jah not da semana de 13 a 18/03. Ausente, irresponsável, e sem controle do partidarismo rompedor das garantias individuais por parte do seu MP. O qual representa. O texto dele, amplamente divulgado, deixou claro ser seu tom apaziguador mas negociativo, não evidenciando controle, cidadania ou crença democrática. Evidencia sim medo, intimidação e bajulação. Com aquela tal história de ‘melhor momento em mil anos’ , ora solerte e inteiramente cifrada ( juízo meu ), aos seus ‘cães de guerra’. É , caro Nassif ( o desta semana ), o Jah not e os seus mezzo subordinados, todos excludentes da Odebrecht, só consegue convencer a você… Em tempo, sabe que caberia até a exceção do avocamento interno e administrativo, de todo instrumental de inquérito e processo do MP das Araucárias, à PGR dele, a si?

    1. Não convenceu não. O elogio

      Não convenceu não. O elogio foi para ver se ele se anima e atravessa o Rubicão de volta para o lado da constituição.

  29. foi a rua

    caro jornalista, tudo começou a virar com Lula ministro. Janot, Moro, PF e toda a canalha PSDB/PMDB foram vorazes na tentativa de derrubada política (através da via ilegal jurídica) do pixuleco. a questão é que se alguém tinha dúvidas de que Lula é o maior líder popular da nossa história, se quebrou (Getúlio esteve montado numa ditadura e teve seu DIP pra ser mais amado) . completamente acuado, Lula teve que ser Lula (PHA no seu Conversa Afiada cantou essa pedra) e a multidão que o ama invadiu as ruas dos 27 estados. as fotos dessa imensa massa vermelha na Paulista  criou um desespero geral do golpismo. derrubar Dilma caçando Lula (objetivo antigo) passou a ser de urgência urgentíssima. o problema é que a imensa multidão vermelha (devidamente municiada de informações por jornalistas independentes sob comando dos grandes  Luis Nassif, Mino Carta, PHA dentre outros que juntos possuem um mega público com imensa capilaridade) se tornou um viral impressionante, fazendo com que os atos de Moro batessem na cara de toda a canalha golpista. os grampos multiplicaram a maré Lulista de maneira acachapante. a rua manda. a rua sempre mandou em todo o mundo (por isso que os comunistas jamais deixaram que ela existisse; por isso que o fascismo clássico de Mussolini e Hitler tiveram na rua a força pra retroalimentação do poder ditadatorial; Vargas foi as nuvens com a rua, foi golpeado em 45 pela falta dela, reentronado por ela e depois carregado para os braços da história dentro de um caixão com uma massa alucinada por uma dor dilacerante). os golpistas foram expusos pela rua no fatídico dia 13,  perdendo completamente a legitimidade. um golpe sem rua se mostrou uma catástrofe na medida em que a mídia independente continuou sua pregação republicana: foi um câncer invasivo e metastático no cérebro do golpe. e aí  é que a rua vermelha não deu ré mesmo, mas se multiplicou na virtualidade da web. restou para Janot (após esquentamento pirotécnico do grampo) tentar reconstruir a sua história ou ir pra lata do lixo. o Moro vaza jato tentou dizer pra rua que pau que bate em chico…mandou listas queimantes em PDF (quá quá quá) jogando no esgoto a canalha com uma ruma de gente junto. o desespero toma conta: Moro exige sigilo sobre o que vazou em PDF rsrsrsrsrs foi a cornetada do Teoriza? foi o espírito republicano do Janot Churchil que surgiu como mandado divino de Dom Sebastião? rsrsrsrs foi a rua atiçada por um líder inpressionantemente carismático e uma mídia independente, brilhante e viral, tudo junto e misturado. é nóis!    

  30. foi a rua

    caro jornalista, tudo começou a virar com Lula ministro. Janot, Moro, PF e toda a canalha PSDB/PMDB foram vorazes na tentativa de derrubada política (através da via ilegal jurídica) do pixuleco. a questão é que se alguém tinha dúvidas de que Lula é o maior líder popular da nossa história, se quebrou (Getúlio esteve montado numa ditadura e teve seu DIP pra ser mais amado) . completamente acuado, Lula teve que ser Lula (PHA no seu Conversa Afiada cantou essa pedra) e a multidão que o ama invadiu as ruas dos 27 estados. as fotos dessa imensa massa vermelha na Paulista  criou um desespero geral do golpismo. derrubar Dilma caçando Lula (objetivo antigo) passou a ser de urgência urgentíssima. o problema é que a imensa multidão vermelha (devidamente municiada de informações por jornalistas independentes sob comando dos grandes  Luis Nassif, Mino Carta, PHA dentre outros que juntos possuem um mega público com imensa capilaridade) se tornou um viral impressionante, fazendo com que os atos de Moro batessem na cara de toda a canalha golpista. os grampos multiplicaram a maré Lulista de maneira acachapante. a rua manda. a rua sempre mandou em todo o mundo (por isso que os comunistas jamais deixaram que ela existisse; por isso que o fascismo clássico de Mussolini e Hitler tiveram na rua a força pra retroalimentação do poder ditadatorial; Vargas foi as nuvens com a rua, foi golpeado em 45 pela falta dela, reentronado por ela e depois carregado para os braços da história dentro de um caixão com uma massa alucinada por uma dor dilacerante). os golpistas foram expusos pela rua no fatídico dia 13,  perdendo completamente a legitimidade. um golpe sem rua se mostrou uma catástrofe na medida em que a mídia independente continuou sua pregação republicana: foi um câncer invasivo e metastático no cérebro do golpe. e aí  é que a rua vermelha não deu ré mesmo, mas se multiplicou na virtualidade da web. restou para Janot (após esquentamento pirotécnico do grampo) tentar reconstruir a sua história ou ir pra lata do lixo. o Moro vaza jato tentou dizer pra rua que pau que bate em chico…mandou listas queimantes em PDF (quá quá quá) jogando no esgoto a canalha com uma ruma de gente junto. o desespero toma conta: Moro exige sigilo sobre o que vazou em PDF rsrsrsrsrs foi a cornetada do Teoriza? foi o espírito republicano do Janot Churchil que surgiu como mandado divino de Dom Sebastião? rsrsrsrs foi a rua atiçada por um líder inpressionantemente carismático e uma mídia independente, brilhante e viral, tudo junto e misturado. é nóis!    

  31. Obama esteve em Cuba, onde

    Obama esteve em Cuba, onde foi friamente recebido, como vimos no abraço recusado pelo Castro!!! Esteve na Argentina, onde uma frase me chamou a atençao: “O BRASIL VAI SAIR DESTA CRISE, de modo eficaz”. Quanto a Lista da Odebrecht, Obama esteve em Cuba, onde foi friamente recebido, como vimos no abraço recusado do Castro!!! Foi a Argentina, onde uma frase dele chamou a minha atençao: “O Brasil vai sair desta crise de forma EFICAZ”, muito oportuno e suspeito esta sua visita no caldeirao politico, dias antes o PGR JANOT foi a França participar de um evento americano, ontem as cabeças do Golpe se reuniram em Portugal….estranhas coincidências!!! Quanto a lista da Odebrecht, ou alguem traiu (PF) o MoroGlobo e vazou a lista sem o seu conhecimento, ou talvez seja o ultimo golpe do agonizante Moro, Globo,Cia e seus amestrados da PF,MPF, PGR porque sabe que a casa caiu pra todos!!! Tentar forçar o desespero no Congresso Nacional para aprovarem rapidamente o IMPEACHMENT da Presidente Dilma. teoria da conspiraçao, pois o grandissimo ALVO é e era o GRANDE LULA, que eles nao conseguiram e nem vao , pois acordaram o GIGANTE!!!,

  32. Obama esteve em Cuba, onde

    Obama esteve em Cuba, onde foi friamente recebido, como vimos no abraço recusado pelo Castro!!! Esteve na Argentina, onde uma frase me chamou a atençao: “O BRASIL VAI SAIR DESTA CRISE, de modo eficaz”. Quanto a Lista da Odebrecht, Obama esteve em Cuba, onde foi friamente recebido, como vimos no abraço recusado do Castro!!! Foi a Argentina, onde uma frase dele chamou a minha atençao: “O Brasil vai sair desta crise de forma EFICAZ”, muito oportuno e suspeito esta sua visita no caldeirao politico, dias antes o PGR JANOT foi a França participar de um evento americano, ontem as cabeças do Golpe se reuniram em Portugal….estranhas coincidências!!! Quanto a lista da Odebrecht, ou alguem traiu (PF) o MoroGlobo e vazou a lista sem o seu conhecimento, ou talvez seja o ultimo golpe do agonizante Moro, Globo,Cia e seus amestrados da PF,MPF, PGR porque sabe que a casa caiu pra todos!!! Tentar forçar o desespero no Congresso Nacional para aprovarem rapidamente o IMPEACHMENT da Presidente Dilma. teoria da conspiraçao, pois o grandissimo ALVO é e era o GRANDE LULA, que eles nao conseguiram e nem vao , pois acordaram o GIGANTE!!!,

  33.  
    Impeachment sem crime.
    Um

     

    Impeachment sem crime.

    Um golpe descarado.

    Vergonha nacional e internacional.

    Um golpe com apoio do Judiciário e da Globo.

    Os golpistas não se importam de figurar na história do Brasil como traidores.

    Estão com os bolsos cheios, só isso importa a eles.

    Irresponsáveis e hipócritas.

    O POVO NÃO PODE TOLERAR ISSO.

     

  34. Tacada de mestre?
    Ou tô
    Tacada de mestre?
    Ou tô enganado?. A lista foi divulgada. Então não serve como prova.
    Contém ainda algumas páginas que não foram, propositadamente, divulgadas.

  35. A Lista vazou agora para provocar a debanda do PMDB

    NAssif, porque vazou a lista agora? Vamospensar um pouco !

    A lista saiu agora, porque Moro segue ordens. Ordens vindas dos EUA. Vaza agora , para provocar um medo maior. O impedimento na câmara é a bola da vez. Mas o impedimento depende do PMDB. Com esta lista, o PMDB, e outros partidos menores, com medo do que pode vir, irão embarcar de vez no golpe pelo impedimento, e bloquear a lava-jato logo depois. E Moro? Ele tb se livra de um processo e  já terá  lugar garantido pelos EUA, em algum lugar. A lava-jato pra ele é apenas um detalhe já. 

  36. A Lista vazou agora para provocar a debanda do PMDB

    NAssif, porque vazou a lista agora? Vamospensar um pouco !

    A lista saiu agora, porque Moro segue ordens. Ordens vindas dos EUA. Vaza agora , para provocar um medo maior. O impedimento na câmara é a bola da vez. Mas o impedimento depende do PMDB. Com esta lista, o PMDB, e outros partidos menores, com medo do que pode vir, irão embarcar de vez no golpe pelo impedimento, e bloquear a lava-jato logo depois. E Moro? Ele tb se livra de um processo e  já terá  lugar garantido pelos EUA, em algum lugar. A lava-jato pra ele é apenas um detalhe já. 

  37. Notícias (comentários,

    Notícias (comentários, informações) e a novela de nosso cotidiano se enreredaram como um jogo de xadrez e, aqui, parece que se está deixando de lado a visão da tabuleiro. Digo-o porque, como espectador, literalmente, as informações parecem não mais coincidir com o que todavia está. Ora, se se pode realizar uma analogia com o xadrez, e é interessante a imagem, devemos nela explorar com melhor detalhamento.

    Tratam-se de dois lados e de uma batalha que é instestina ao Poder Executivo da República. Podemos considerar os reis como o Lula e o Janot: por um lado, o primeiro sempre foi o alvo, por outro, Janot desde o início poderia ter mais bem (neutro?) se disposto, em relação a uma demonstração de “sem partido e ideologia”. E o que mudou, com um discurso de pré-pascoa onde a batalha, por forças maiores, teve de ser contida? Não será uma reelaboração estratégica das peças? OK, Nassif, suas fontes e seu conhecimento são “poderosas”, mas para um cidadão-leitor comum, parece que o texto vem para tentar acalmar todos os ânimos e dar um sentido de que agora as coisas andarão mais nos trilhos.

    Dizer que Janot deu um pito e que foi, ele próprio, pego nas surpreendentes incoerências do grupo de Curitiba parece estar longe de uma realidade e ser, bem mais, uma vontade espiritual. Então, a sensação é de que o jogo está a plena, com os dois reis praticamente de frente e que as ações, todas elas, agora, são as derradeiras para o fim da batalha. Acreditar em um empate também é onírico…

    Não dá para ignorar, em tudo isso, que não conseguiram encarcerar o Lula e que, neste episódio, as forças armadas no aeroporto se mostrou no tabuleiro. Não dá para ignorar que em qualquer país sério, um juíz e qualquer “autoridade” que provoque um transtorno social (e falo apenas dos últimos movimentos, quae culminam com os grampos à presidente publicizados), seja somente repreendido (e siga mantendo todo o poder de fogo que dispõem um juíz e a turba que o rodeia); não seremos um país se a presidente não se reuniu com as Forças Armadas e a Inteligência para discutir e elaborar estratégias e planos para conter a pressão da violência que se mostra em todos os cantos. A meu ver, é impensável que os militares sejam inertes ou condescendentes com tudo isso. Mais pareceria, sendo um sonhador, que este grupo está estruturado e respeitando as normas: entrará no tabuleiro quando e se se fizer necessário, mas não como uma entidade independente ou autônoma, senão para manter e agir conforme as leis e prerrogativas de suas funções, em conjunto com os demais “poderes”.

    Então, o xadrez. São estes aqueles os reis no tabuleiro. Dilma e Moro são rainhas. PT e a “força tarefa”, os bispos. Cavalos e Torres fazem-se pelo Legislativo e o STF. Os peões, a população rebuliça. Sobre todos, como mãos que tentam manipular as peças, a mídia golpista e a internet. Os brancos, pelo Governo, depois de muitos ataques (dois anos sistematicamente), parecem reagir. Os pretos, pelo golpe, a higienização corruptiva, depois de tanto atacar e verem-se tão cheios de campos vazios, parecem ter se assutado com uma reação. Longe de acabar o jogo, longe da paz que neste texto se esboça, as peças estão se reorganizando e, quem mais se move (ou para onde os holofotes se dirigem), agora, são os cavalos e as torres. Lembrando que STF e legislativo não são homogêneos (Delcídio, por exemplo, quando fala com liberdade menciona que tem “ministros” do STF sob a maior consideração; já quando fala com restrição de liberdade e para delatar, registram-se apenas peças brancas).

    É um jogo duro. Corrosivo. Mas sejamos francos, de toda batalha insana se extrai um tanto de lucidez. É fato e patético que o Governo Progressista do PT, por exemplo, simplesmente se acovardou (várias oportunidades!) de lutar as derradeiras batalhas políticas: sistema financeiro e mídia. Tá colhendo os frutos.

     

     

  38. Nassif, li no DCM ou

    Nassif, li no DCM ou Viomundo, que a familia Odebrecht esta defendendo com unhas dentes Marcelo. Como ele so faz delaçao se entregar todos, talvez a propria Odebrecht tenha divulgado a lista.

  39. jogo de cena e o jogo sujo

    Caro Nassif,

    Neste jogo de xadrez, Moro é o rei que se move como rainha, a peça que se move fora das regras, com poder absoluto.

    O comentário de Kennedy Alencar desnudou o jogo sujo por baixo do jogo de cena. O vazamento da planilha da Odebrecht, bem como a operação contra ela, tem como objetivo intimidar os congressitas a votar o impeachment, oferecendo Dilma à execração pública no circo midiático, imolada pelo acusadíssimo Cunha.

    Isso mostra que Moro pouco se importa com o jogo de cena de Janot, ou com pudor jurídico de Teori e demais juristas. A Lava a Jato, reajustou a estratégia rapidamente: ainda que perca Lula neste momento, está muito próxima de derrubar Dilma primeiro para pegar Lula em seguida.

    A questão hoje é o que poderia reverter a marcha inexorável do impeachment no Congresso?

    Creio que o fator Lula no governo chegou tarde demais e, para piorar, foi posto em cheque pelo partidarismo jurídico-midiático. Ao mesmo tempo o Congresso intimidado pela Lava Jato votará com o “partido” que conduz o país hoje, na esperança de salvarem-se alguns.

    O poder, todo o poder, está com Moro. Algo pode detê-lo?

     

  40. o xadrez político visto das bases

    na resistência ao cerco da Democracia há dois grandes grupos:

    1 – governistas. foco na defesa do Governo e de Lula. formado por governistas, PT, CUT, MST e os velhos movimentos sociais (centralizados e homogêneos). proposta: reedição do pacto social lulista de conciliação. modo de ação: negociação de cúpula respaldada por manifestações de rua;

    2 – independentes. foco na defesa da Democracia. formado por MTST, independentes e os novos movimentos sociais (descentralizados e heterogêneos). proposta: ampliação e aprofundamento da Democracia. modo de ação: manifestações de rua e ascensão das lutas populares em todos os níveis.

    (há um terceiro setor, a extrema esquerda. de baixa densidade não se constitui num grupo social. formado por setores do PSOL, o PSTU e outras organizações menores. supõe que o acirramento da crise conduzirá ao questionamento do regime e do próprio sistema).

    para os governistas a frente ampla deve ser contra o impeachment. não tem nenhuma proposta para o pós impeachment. não consideram que foram os erros estratégicos do lulismo, somados a inércia tática de Dilma em seu segundo mandato, que fizeram a crise sair do controle, dando aos golpistas as condições para assumirem a iniciativa. supõe ser possível resgatar o “lulinha paz e amor”, numa nova versão da “Carta ao Povo Brasileiro”. daí Dilma propor e sancionar a “Lei Anti Terrorismo”, vetar a auditoria na dívida pública e encaminhar medidas de “ajuste fiscal” penalizando a maioria da população(reforma da previdência, limitação de gastos públicos, demissão de funcionários públicos).

    a extrema-esquerda permanece isolada, refratária a qualquer composição. esperando a chegada do espectro de 1917…

    os independentes postulam que a luta é pela Democracia. uma Democracia frágil, limitada e insuficiente que se mostrou incapaz de resistir ao assalto às suas instituições. por isto é preciso ampliá-la e aprofundá-la. a bandeira da luta pela Democracia é mais unificadora, e mais correta, que centra na defesa do governo e de Lula. afirmam que no momento nada é mais importante do que a queda definitiva do Estado Democrático de Direito. Ditadura nunca mais! supõe que com ou sem impeachment, a crise veio para ficar. não haverá estabilidade social e desenvolvimento econômico num governo conduzido por Temer, Aécio e Serra. tampouco com Dilma. rompido o cerco à Democracia, a luta continua.

    a encruzilhada histórica nos aponta dois rumos:

    1. o autoritário, com a implantação de um estado de exceção;

    2. o democrático, com a refundação da República e a reconstrução da Democracia. convocação de novas eleições (Presidência e Congresso): sem financiamento empresarial, com candidaturas  independentes de partido, com mecanismos de controle popular do mandato.

    .

  41. Há sólidos elementos

    Há sólidos elementos probatórios para pedir o afastamento do juiz Moro e sua prisão em função de inúmeras ilegalidades cometidas, a maior delas o grampo ilegal da presidenta Dilma e seu vazamento igualmente ilegal e imoral.

    Da mesma forma, tanto os procuradores quanto os policiais federais de Curitiba da operação lava-jato já demonstraram seu envolvimento em ilegalidades como vazamentos, comícios políticos, show midiático, atuação partidária seletiva, ação de sequestro do ex-presidente Lula – tudo isso já deveria ter resultado em afastamento de TODA a equipe da PF e de procuradores, resultando em alguns anos de cadeia para cada um deles. Não se pode justificar o combate à corrupção com práticas de ilegalidades e quebra das garantias constitucionais e ataque à segurança nacional e aos interesses estratégicos do Brasil.

    Da mesma forma, os donos da Rede Globo, diretores e editores e comentaristas dessa emissora já deveria estar respondendo na justiça por inúmeras práticas de ilegalidades, abuso de poder, mau uso de uma concessão pública, incitação ao ódio, a negação ao estado democrático de direito e agressão diária e contumaz à democracia. Há um total abuso de poder por parte da Globo e demais emissoras sem que as autoridades constituídas tomem qualquer providência. Imaginem se a presidenta Dilma resolvesse convocar cadeia de rádio e TV diariamente durante várias vezes ao dia para responder aos ataques de que tem sido vítima praticamente sem direito de defesa? Todos diriam que ela estaria abusando do seu poder – logo a presidenta que foi eleita por 54 milhões de cidadãos e que tem a missão de garantir a governabilidade para o bem geral da Nação. A Globo age de forma irresponsável, como poder paralelo que não foi eleito por ninguém, destruindo imagens de lideranças políticas do governo, blindando os políticos de direita amigos da emissora e insuflando o nosso povo. Ora, quem deu esse poder a Rede Globo?

    Está na hora dos poderes constituídos no Brasil assumirem suas atribuições e não aceitarem mais a chantagem feita pela mídia, que tem lado, tem partido, tem interesses econômicos, sempre ligados à minoria rica interna e externa. O juiz Moro e a novela da lava-jato só existem em função deste poder paralelo da mídia, que processa a informação a seu modo e de modo a introjetar determinados chavões na cabeça das pessoas menos avisadas. Estes milhares que de repente se tornaram fascistas, intolerantes e cheios de ódio às camisas vermelhas, ao PT e a Lula não nasceram do nada, mas de uma ação midiática espetaculosa calculadamente construída para detonar um projeto de governo e criar a possibilidade de derrubada da democracia, com todos os limites do sistema vigente no Brasil. Não é em vão que emergem como alternativas figuras como Bolsonoro, um fascista de carteirinha, o juiz Moro, figura até então desconhecida do povo brasileiro, sem qualquer ligação com os movimentos em luta pelas conquistas democráticas e sociais do nosso povo. A Globo e afins querem apagar a história e as identidades políticas e culturais do nosso povo porque elas (Globo, Folha, Veja, Band) têm uma história que precisa ser esquecida, ligada ao golpismo, à ditadura, aos grupos econômicos, ao agronegócio, enfim, aos interesses de minorias que nos exploram.

    Oxalá, a resistência democrática que começa a ganhar força consiga impedir o golpe em curso no brasil.

  42. um grande líder, uma mídia independente e a rua


    caro jornalista, tudo começou a virar com Lula ministro. Janot, Moro, PF e toda a canalha PSDB/PMDB foram vorazes na tentativa de derrubada política (através da via ilegal jurídica) do pixuleco. a questão é que se alguém tinha dúvidas de que Lula é o maior líder popular da nossa história, se quebrou (Getúlio esteve montado numa ditadura e teve seu DIP pra ser mais amado) . completamente acuado, Lula teve que ser Lula (PHA e Mino Carta cantaram essa pedra) e a multidão que o ama invadiu as ruas dos 27 estados. as fotos dessa imensa massa vermelha na Paulista  criaram um desespero geral do golpismo. derrubar Dilma caçando Lula (objetivo antigo) passou a ser de urgência urgentíssima. o problema é que a imensa multidão vermelha (devidamente municiada de informações por jornalistas independentes sob comando dos grandes  Luis Nassif, Mino Carta, PHA dentre outros que juntos possuem um mega público com imensa capilaridade) se tornou um viral impressionante, fazendo com que os atos de Moro batessem na cara de toda a canalha golpista. os grampos multiplicaram a maré Lulista de maneira acachapante. a rua manda. a rua sempre mandou em todo o mundo. os golpistas foram expusos pela rua no fatídico dia 13,  perdendo completamente a legitimidade. um golpe sem rua se mostrou uma catástrofe na medida em que a mídia independente continuou sua pregação republicana: foi um câncer invasivo e metastático no cérebro do golpe. e aí  é que a rua vermelha não deu ré mesmo, mas se multiplicou na virtualidade da web. restou para Janot (após esquentamento pirotécnico do grampo) tentar reconstruir a sua história ou ir pra lata do lixo. o Moro vaza jato tentou dizer pra rua que pau que bate em chico…mandou listas queimantes em PDF  jogando no esgoto a canalha com uma ruma de gente junto. o desespero toma conta: Moro exige sigilo sobre o que vazou em PDF rsrsrsrsrs foi a cornetada do Teoriza? foi o espírito republicano do Janot Churchill que surgiu como mandado divino de Dom Sebastião?  foi a rua atiçada por um líder inpressionantemente carismático e uma mídia independente, brilhante e viral, tudo junto e misturado. é nóis!

  43. #MeuPrimeiroGolpe
    Estamos promovendo a campanha #MeuPrimeiroGolpe, para que pessoas possam livremente manifestar opiniões a respeito de suas experiências pessoais, tanto em relação à presente tentativa, quanto às experiências passadas. Visite facebook.com/MeuPrimeiroGolpe , use a HashtagUse a Hashtag e espalhe sua história
    https://www.facebook.com/MeuPrimeiroGolpe
    #MeuPrimeiroGolpe    

     

  44. Entristecido

    É o único sentimento que resta ao se ler este texto, principalmente vindo de quem veio.

    Por que falar em “vazamento” de lista, se a mesma foi anexada aos autos como de resto praticamente todo material apreendido pela PF da Lava-Jato, que sempre primou pela publicidade dos processos, uma premissa constitucional.

    Por que não aceitar uma cláusula pétrea de nossa Constituição e gande avanço democrático conseguido, Artigo quinto, Das Garantias Fundamentais do Cidadão, “LX – a lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando a defesa da intimidade ou o interesse social o exigirem;”

    E aí alguém que de diz de um grupo defensor de direitos humanoscomo o “Tortura Nunca Mais”  tenta dizer que as pessoas cujos nomes estão incluídos num ato processual NÂO tem o direito de que isso se torne público ?  Ou seja, ele defende que a justiça possa e deva agir nas sombras, nos subterrâneos. ? Ora meu amigo, todos que foram torturados no período de excessão no Brasil o foram sob processo judicial aos quais NÃO foi dada a publicidade que a Democracia demanda.

    Realmente, é muito triste, também, que se culpe a publicidade dos atos judiciais pela disseminação parcial que a mídia faz deles. E ela o faz, não há duvida. Mas pedir sigilo sobre atos processuais porque a mídia é parcial é apenas tentar corrigir um erro com outro.

    Retroceder ao avanço democrático que é a garantia constitucional da publicidade da justiça garantida em nossa constituição simplesmente porque não conseguimos, por falta de vontade política, colocar  em prática outro avanço constitucional, a democratização dos meios de comunicação, nada mais é do que abrir mão de dois direitos.

    A boa luta tem que ser pela democratização da informação, e não pela ocultação dos processos judiciais.

    Ou será que alguém aqui gostaria de ser, ou estar sendo processado sob sigilo de justiça.

    Você, Nassif, apenas como exemplo, foi processado recentemente por um Ministro do Supremo, gostaria que o Juiz tivesse decretado sigilo, e nem você mesmo nem seus advogados pudessem se pronunciar sobre o processo publicamente ?

    Pensem nisso.

     

     

    1. não é o foco do artigo

      O que fizemos foi levantar a hipocrisia deste juiz que de seu juizo é vazado para a imprensa e ele depois declara sigilo. É evidente como disse o Nassif que ele trucou 12 em cima do STF. A discussão não é sobre o sigilo e sim o significado do gesto de vazar o documento. O vazamento com tantos políticos colocou uma ameaça no ar para todos e assim muitos aí ficam emparedados para votar pelo impeachement da DIlma e a favor do golpe.

      Pense nisso meu caro, num momento como esse a democratização do acesso aos pocessos já está atropelada e não hpa espaço para esta discussão em um ambiente onde tudo tem sido muito calculado por parte dos golpistas.

    1. Aponta o que?

      Essa lista é cortina de fumaça. Não aponta nada. Mistura pato com ganso para confundir o inimigo porque estão se desentendendo, sob ataque e a casa curitibana está caindo. Deram passos maiores que as pernas e subiram onde não deviam. Agora sabem que vão puxar a escada e a rataiada tá na base do salve-se quem puder. Nem o Bonner quis revelar a lista em nome do respeito à privacidade republicana e do “bom jornalismo”. kkkkkkk

  45. Impunidade

    O que se busca aqui é impunidade e os que vendem impunidade estão em alvoroço.

    Não têm inocente aqui, a guerra pela grana dos processados será feroz e sem quartel.

    Se não chegarem a um acordo rápido, muitos irão ficar pelo caminho, vítimas de sua própria cupidez.

    Agora, a Dilma colocando as reservas internacionais do Brasil sob a supervisão e discricionariedade da Casa Civil foi um golpe de mestre, chega a dar dó da posição em que estão os que prometeram o que não tinham, erro capital.

    A grana grossa do governo escapou pelo meio dos dedos, sobrou as empresas que também estão se defendendo, pelo visto no final os que estavam sob os holofotes irão pagar o pato.

    Ideologia, Marx, Engels, Hegel, HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA! HA!

    Batedores de carteira, de quinta, diga-se de passagem.

  46. Preto no Branco em “Brancas & Pretas”

    Enquanto LN analisa o movimento das peças no xadrez político, só pra prevenir, POVO NAS RUAS para avisar e garantir que Não Vai Ter Golpe e CADEIAS DE RÁDIO E TV para informar o país e estabelecer o contraditório com o monopólio midiático da Casa Grande.

    A garantia é essa, enquanto movimentam-se as peças do jogo de xadrez paraguaio e LN tenta identificar no tabuleiro, “quem não é quem” em brancas e pretas. 

    Vai que numa dessas, com a Rainha distraída em análises com o Bispo, na Torre de Marfim, derrubam o Rei e ganham o jogo.

    Garantir para não lamentar, enquanto o jogo é estudado e o Lula pescado.   

  47. Somatório de pensamentos: a crise acabou

    Li o texto. Muito bom. Li alguns comentários muito bons também.

    O que penso influenciado pelo somatório dos comentários me conduz a avaliar as jogadas:

    (1) Janot vai a um evento internacional em seguida solta uma nota mais branda e civilizatória. Ele estava falando ao resto do mundo, usando exemplos internacionais inclusive;

    (2) Gilmar e outros golpistas vão a um evento internacional. Ainda não sabemos qual a ação posterior deles;

    (3) Teori peita a meninada. Rosa, Fux endorsam Moro e Fachim lava as mãos;

    (4) Rola essa planilha da lava jato. Estranho. A Odebrecht facilitou que encontrassem. Só pode;

    (5) Não dá para acreditar que Lula tá fazendo tricô enquanto tudo isso acontece;

    (6) Obama circula da América. Encerra o último foco da guerra fria: Cuba. Vai à Argentina dá umas diretrizes. E para cá? “Vai sair da crise de forma eficaz”. Tem uma senha aí.

    Minha opinião: o golpe acabou. A comunidade internacional negociou com Lula. Os peixes pequenos dessa guerra são meros operadores que serão esquecidos: Moro, os procuradores e delegados quem nem sabemos os nomes. Todos serão esquecidos como os ex ministros do stf assim o foram. Quem assistiu a última coletiva da lava jato morreu de vergonha com o personalismo infantil da meninada.

    Agora, cabe aos estadistas a tarefa de manter a ordem e estabelecer os rumos: tudo indica que rumos mais liberais. Sai os amadores Cardozo e Mercadante e entra Lula e o Ministro Aragão. São estadistas que conseguem negociar saídas. Por isso, Moro queria Lula preso. Ele queria transferir o protagonismo para o sistema jurídico-burocrático, mas ninguém confia em gente assim? Nem o mercado produtivo nacional e tão pouco a comunidade capitalista (financista ou produtiva) internacional.

    A única incógnita seria o mercado financeiro nacional: nosso oligopólio de bancos. Gente como Armínio Fraga não senta na mesa da comunidade internacional.

    Pois bem, o a comunidade internacional queria Eduardo Campos como presidente. Um estadista para manter a ordem interna e cooperar com o establishment mundial. Moro entende disso? A meninada da lava jato? Os ministros do stf? Com o texto civilizatório de Janot, ele se candidata. Mesmo assim passa longe demais de um Lula, FHC ou Eduardo Campos.

    Finalmente, tudo isso é para dizer que o golpe foi implodido pela comunidade internacional com, certamente, a negociação de Lula com o próprio Obama: uma espécie de rendição condicional. Os atores que serão escalados para apagar o incêndio serão os candidatos em 2018. Por isso, aguardem ver Serra negociando o fim da crise.

    P.S.: Nassif, você tem grandeza!! #SomostodosNassif!!

  48. Mas que turma de picaretas

    Que bagunça!

    E depois ainda havia gente dizendo que “pelo menos as nossas instituições estão funcionando bem”. Ainda bem que se calaram. O que vemos agora é uma clara desavença dentro do próprio judiciário. O pitbull, treinado para morder corruptos, está mordendo todo mundo. O carteiro, a visita, o homem que lê a luz, e o da água também, o encanador, o jardineiro, o vendedor de biblias… e agora está atacando as pessoas da família.

    O judiciário entrou no samba. Logo teremos interceptações dos telefones do Teori e do Janot. Sabe-se lá o que vamos ouvir. “Pátria amada, devassada, salve, salve!” Ontém li que o ministro Gilmar aproveitou o recesso para dar uma palestrinha em Portugal. Óbviamente, fazer um troco e de quebra desanuviar a mente. Numa época destas, quando mais se precisa do trabalho do ministro, ele foi dar uma voltinha na Europa para explicar o que não interessa a nenhum europeu. Não é máximo?

    Pior, me disseram que esses recessos são habituais e frequentes. Apenas não sabíamos deles porque o foco não estava sobre o supremo, mas que esta vagabundagem tem feito parte do cardápio por anos a fio. É, talvez Moro deva grampear esses ministros. Se é que já não fez…

  49. Qual é temer e qual é

    Qual é temer e qual é Moro?

    Uma gosta de dá GOLPE e o outro de ganhar medalha, observem o mês e data……..

  50. Segredo de Polichinelo

    Nassif: não sei se este texto irá alem da “seletiva” de seu blog. Mas, insisto no caso.

    Ou o Verdugo de Curitiva é uma Doidivana, travestido de Justiceiro e a mando de membros superiores do Judiciário, ou trata-se de um agente de governos estrangeiros. Senão, ambos.

    Como mostra a grande mídia (que ele não desmente), dados tidos por “segredo de Justiça” viram arroz de festa em todos os noticiáios sensacionalistas e alarmistas. Saidas de sua unidade jurídica e sob sua guarda.

    Inclusive, coisas que estrapolam sua competência judicial.

    E age livre, leve e solto, com aquele perfil angelical, consagrado pelos noticiósos. Parece ciente de sua imunicade, como se esta lhe viesse dos Céus e fosse outorgada pelo próprio Todo Poderoso.

    De auxílio, conta com a gurizada da Promotoria, sob as asas da PGR, e os politiqueiros da Polícia Federal, esta mesma aque, possivelmente, tem grampeado até conversas do Santo Papa.

    A troco do quê? De varrer radicalmente a Corrupção brasileira? Se esta for a solução buscada ou diria que ele é um Rocinante a procura de Quixote.

    A troco do quê? repetindo. De desequilibrar um governo que ele não gosta e que jurou ódio visceral a sua idelologia de redistribuir os ganhos em favor dos menos favorecidos? Se for este o intento eu diria que é um reles e vulgar terrorista.

    A troco do quê? finalmente. Quebrar as maiores empresas brasileiras, especial a Petrobras, para que, com a desestabilização política e econômica possam certos políticos brasileiros cumprirem promessas de campanha a seus patrocinadores do exterior, especialmente na questão do pré-Sal? Para mim, juntando os dois porquês anteriores, apostaria nesta hipótese.

    O ministro Teori, agora, parece um ponto luminoso numa Corte onde a maioria silenciosa esta acovardade e os da minoria politizada fazem da Casa ora balcão de negócios, imitando o Legislativo, ora vomitando impropérios contra aqueles que não são de seu partido de sua eleição.

    O novo ministro da Justiça, parece outra iluminação, tão exposto às piranhas da sua instituição quanto o outro no STF.

    São eles pequenos pontos de luz, com algum poder de clarear, dentro de suas esferas de atuação. Mas, as vezes impotentes contra esse Juiz que é uma mera ponta de iceberg.

    E se tiraramos as hipóteses que levantei, então teremos que levar o douto Juiz ao divã, ressuscitarmos Freud e tentar algumas sessões de análise… Até porque, a questão não é mais de jogo de xadrez. É de xadrez, propriamente dito.

     

  51. A “lista” da chantagem e o anti-juiz

    A “lista” já cumpriu  o seu papel, colocou todo o mundo político/empresarial em sobressalto. Foi um petisco que o juiz-mor lançou, um alerta: ou vocês prosseguem com o impeachment, ou “toda nudez será revelada”. Esse cara já deixou de ser juiz há muito tempo! Afronta o Estado Democrático de Direito, afronta nossas instituições, lança o país inteiro em uma aventura golpista e ri na cara do perigo… A ele só interessa botar seu bloco na rua e botar pra quebrar! Com a sacolejada que o Brasil deu no golpismo, ele tinha que tirar uma carta da manga e foi o que fez. Acha que ele vai parar? Duvido! Respaldado pelos globotomizados midiotas e pela Rede Goebbels, ele circula com a desenvoltura de um elefante sobre uma cristaleira, passa detonando tudo! Vamos ver se o pleno do STF vai ter a coragem e a decência do nosso Ministro Teori (eu acredito que a maioria é comprometida com o povo e com a democracia) e vamos ver como reagirão o PGR e o Ministro da Justiça. Eu acredito que o golpismo perdeu muita força, com a intelectualidade e os trabalhadores unidos para derrotá-lo. Mas, depois que o núcleo duro do golpe foi à Europa e enfiou o rabinho entre as pernas… Acuadas, as bestas podem revidar com fúria! Aguardemos.

  52. uma das características das


    uma das características das ideias  autoritarias e totalitárias

    é manipular as massas quie odeiam partidos…

    e esse vazamento tem a ideia de desagregar o sistema político e

    açular o animos dos que odeiam a política e os políticos,.partidos, etc,

    isto é, os tais coxinhas, que atuam com ideias individualistas acima de tudo,

    sem um projeto de naçãp, os quais, ingenuamente, cairao nas

    mãos desses fascistas e, no limite, nazistas……

  53. Enquanto isso mais uma

    Enquanto isso mais uma Ministra do STF se corrompe – é isso mesmo, se corrompe – recebendo prêmio e homenagem da Rede Globo, uma empresa privada envolvida em escabrosas transações mundo a fora, com empresas fantasmas e off shores fajutas pra ninguém botar defeito.

    Ou essa Carmem Lúcia é uma tonta, absolutamente desinformada do que acontece no país, ou é mais uma sonsa se passando por juíza. Uma vergonha isso! Em país decente algum do mundou um integrante de suprema corte aceitaria prêmio de uma entidade que chafurda na lama da mais absoluta desonestidade, e que, se não bastasse, trama contra a democracia sob as barbas de um judiciário acovardado, como bem disse Lula, ou azeitado com tais rapapés, digo eu.

    Ah, para encerrar, parece que o Temer desistiu de compor a caravana da ilegalidade, formada pelo empresário Gilmar Mendes para vender o golpe em Portugal. Depois que nossos primos desistiram de embarcar na onda, o vice decorativo parece que pensou melhor e resolveu ficar por aqui mesmo, tentando salvar um golpe que faz água por todos os lados.

    #QUEREMOSDEMOCRACIASEMPRE.

    1. Zuleica

      Sempre ouvimos falar que em concurso para juiz, tirano os poucos cérebros brilhantes de sempre, só passa se for filho de juiz, neto de juiz, sobrinho de juiz e outros potentados laços familiares com a lei. Se isso é verdade, a grande maioria desse pessoal entrou pela janela da vergonha, sem competência técnica nem moral.  Explicaria muita coisa errada.

  54. Uma hipótese de trabalho

    digamos assim.

    E se o vazamento da lista da Odebrecht, concomitante com a nota da empresa, foi um estratagema da PF, em acordo com MO, para evitar a determinação do MPF de forçar uma delação política e dirigida?

    E se foi essa determinação o que causou mal-estar entre o PGR e o MPF de Curitiba?

    Diante da reação da Globo e do Moro essa hipótese está a cada hora me parecendo mais e mais plausível.

    Restava agora esse governo fraco e ruim usar o que ainda lhe resta de voz pública para colocar em cheque as intenções do MPF e sair em socorro do Odebrecht, que afinal está jogando do lado deles né.

    Mas esse governo é muito ruim. Ainda não ouvi um pio de ninguém a esse respeito. Quando virem, o Odebrecht tá contando dos fins de semana imaginários  em Atibaia e só

  55. Quando a Lei vai para um lado e a Economia para outro…

    O argumento: a Lava Jato está paralisando a Economia.Interessante ponto de vista em que o respeito às leis e a punição a infratores façam mal à Economia. Cafageste, para dizer o mínimo.

    Me lembro de um teólogo americano que dizia “Ciência e Fé caracterizam-se pela busca da Verdade. Quando Ciência e Fé apontam para lados opostos, ou estamos diante de Ciência sem Ética, ou estamos diante de Fé Cega”. Acho que vale para cá. A Economia anda graças ao respeito aos contratos, que garantem a previsibilidade dos comportamentos. Rasgue-se a Lei e os contratos e a Economia sai pelo ralo. Não é o que vivemos aqui? Claro que é.

    (bom, né, quando a gente tem repertório para fazer outras analogias que não aquelas boçalidades sobre nazismo – outro dia teve uma dessas aqui, comparando a Batalha de Stalingrado, momento épico do povo russo com o cerco da Justiça a esse governo demente. Puta desrespeito ao bravo povo russo. Nassif raramente desceu tão baixo)

     

  56. Golpe na veia.

    Um vazamento com objetivo de constranger deputados que ousarem votar contra o impeachmente, mesmo se sabendo da notória ilegalidade deste

  57. delação tem que ter o Lula

      É um absurdo,um autoritarismo feudal, um juiz impor a um sujeito, que esta com a corda no pescoço ,uma delação premiada que tem constar o nome do Lula ou Dilma senão ela de nada vale pro juiz, o sujeito, com certeza, vai falar qualquer coisa, falaria até contra a mãe dele, isso cabe ao Delcidio e ao Marcelo Odebrech entre outros, esta investigação perdeu credibilidade, mas infelizmente até a Suprema Corte(STF) é golpista, irão violentar a Justiça.

     Outra coisa que queria comentar, que esta passando despercebido, é quem defende o governo Dilma ou critica a imprensa, esta sendo afastado da midia pela Globo, veja os casos de Jô Soares e Monica Iozze, quem defende o governo é afastado, é a manipulação da midia.

    Temo que uma prisão do Lula, irá colocar o país num caos, só os militares para conter a revolta, e  eles indo para rua , talvez gostem do poder…

  58. delação tem que ter o Lula

      É um absurdo,um autoritarismo feudal, um juiz impor a um sujeito, que esta com a corda no pescoço ,uma delação premiada que tem constar o nome do Lula ou Dilma senão ela de nada vale pro juiz, o sujeito, com certeza, vai falar qualquer coisa, falaria até contra a mãe dele, isso cabe ao Delcidio e ao Marcelo Odebrech entre outros, esta investigação perdeu credibilidade, mas infelizmente até a Suprema Corte(STF) é golpista, irão violentar a Justiça.

     Outra coisa que queria comentar, que esta passando despercebido, é quem defende o governo Dilma ou critica a imprensa, esta sendo afastado da midia pela Globo, veja os casos de Jô Soares e Monica Iozze, quem defende o governo é afastado, é a manipulação da midia.

    Temo que uma prisão do Lula, irá colocar o país num caos, só os militares para conter a revolta, e  eles indo para rua , talvez gostem do poder…

  59. Revoltante precaridade da instituições

    O caríssimo precário sistema

    O chamado sistema democrático, em todo o mundo, possui uma máquina gigantesca e caríssima, custeada por quem produz riquezas, por quem trabalha. Lógico. No sideral custo dessa estrutura a pretexto de garantir e preservar segurança, liberdades, justiça, trabalho, saúde, educação e outras mais, estão inclusos, gigantescos custos das forças armadas, teoricamente, prontas para combater inimigos externos e internos. Afinal, o planeta capitalista sempre teve  bandoleiros dispostos à assaltar a riqueza alheia. O Iraque e Líbia, que o digam.

    Mas, apesar desse complexo e caríssimo aparato, pago pelo povo – pasmem – deixa amplo espaço para tresloucados, no mundo todo. Aqui no Brasil, integrantes da turma de preto, já com grandes débitos a acertarem com Deus nas próximas reencarnações, raivosos, decidem punir a presidente Dilma/PT por conta da Comissão da Verdade. Inacreditável. Por certo que fizeram pacto com o Demônio que o assunto de torturas, assassinatos, desaparecimentos, sequestros e terrorismos praticados nos tempos da ditadura militar não deveriam ser revistos.

    Essa turma de preto, com agentes em toda a sociedade, pública e privada, sedentos de vingança, passaram para o jogo brutal nazifascista em junho de 2013, botando nas ruas, milhares de seus integrantes, em coordenadas gigantescas badernas pelas grandes capitais. Mandaram recado à legítima presidenta Dilma Rousseff que iriam tira-la do Poder, no peito na marra. Daí em diante, tudo fica muito claro. Encaixa nos inacreditáveis comportamentos da Justiça, MP, AGU, Congresso e a grande mídia “livre”, a pretexto de caça a corruptos, em direcionadas ações contra a Petrobras, visando na verdade, o desmantelamento da  economia Dilma/PT, provocando siderais prejuízos públicos e privados, com interrupções de importantíssimas obras em estado adiantados, fazendo milhares de demitidos e de falências.

    Tudo indica que faz parte dessa gigantesca traição à Pátria, amplas privatizações, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Eletrobras, CEDAE, SABESP, e outras mais, a preços de bananas, padrão FHC/PSDB, fazendo e milhares e milhares de desempregados e de falidos por todo o Brasil. Se essa tragédia acontecer, teremos aqui uma sangrenta e mortífera guerra civil, padrão  Iraque, Líbia e Síria. Com toda a certeza desse mundo.

    Em resumo, todo o caríssimo aparato, vendido ao povo como garantia da ordem institucional, outra vez, não está operando como deveria. A olhos vistos estamos caminhando para desmantelamento da Nação, caminhando para o golpe. Outra vez, as forças do mal, prosseguem livres e desimpedidos de sideral entrega nossas riquezas, expondo nossa Nação e nosso povo, as consequentes barbaridades e horrores, que virão. Só que desta vez, em nova embalagem diferente do 1º de abril de 1964, de terríveis lembranças. Agora, a nova tragédia que vai sendo montada, nada menor que das ditaduras militares, sob o comando da poderosa turma de preto.

    Voltando ao que interessa, há que indagar, afinal, para que serve a gigantesca estrutura pública, econômica, política, judicial e militar, se nas horas que o Brasil mais precisa, nada fazem para impedir que a Nação seja empurrada para o caos econômico e a desordem. Em junho de 2013, apesar da grande crise do sistema capitalista mundial, com milhares de falências e desempregados no primeiro mundo, aqui no Brasil, a economia Dilma/PT ia muito bem, com as classes “B”, “C” e ‘D”, comprando e consumindo de tudo, como nunca antes visto. Era uma economia confiante e de pleno emprego. Em apenas dois anos a turma de preto, a pretexto de caça a corruptos exclusivamente na Petrobras, junto com Justiça, MP, AGU, Congresso e a grande mídia “livre,  foi capaz de jogar nossa economia na mixórdia de hoje. Como é inoperante a democracia capitalista, de instituições impotentes, corruptas, caríssimas, frágeis e ineficazes. E ainda dizem que o ser humano é inteligente. 

  60. Sérgio TITANIC Moro

    Ele bateu num Iceberg chamado Mossack Fonseca

    Empresa que a Golpista utiliza para sonegar.

    A partir daí apenas tentativas de reverter a merda feita ou seja quanto mais mexe, mais fede.

     

    Agora a Odebrecht definitivamente entrou na guerra.

    Uma empresa deste porte, não perde guerra, só entra para ganhar.

    Tenho certeza que os podres do Banestado e inumeros outros podres da Guantanamo de Curitiba vão aparecer.

     

  61. MPF DIZ NÃO QUERER DELAÇÃO DA ODEBRECHT

    “MPF DIZ NÃO QUERER DELAÇÃO DA ODEBRECHT

    Anúncio foi feito no dia em que vazou uma lista com nomes de 200 políticos que supostamente receberam propina da construtora – a grande maioria da oposição; em nota, o Ministério Público Federal diz que o fato de a Odebrecht ter divulgado a intenção de fazer o acordo fere diretamente a lei que trata das delações premiadas, que exige sigilo, e que a suposta intenção da empresa não é suficiente para apagar os indícios de obstrução da Justiça observados pelos procuradores durante as investigações” (Jornal 247); então partindo do pressuposto conforme o texto: “Mas o número 1320 pode indicar que o vazamento se deu pelo próprio juízo. “O que me parece mais lógico, uma vez que a numeração existe a lápis só depois de ser incorporada ao processo”, explica Marcelo. De qualquer maneira, de dois, um: ou a Polícia Federal ou o juiz Sérgio Moro, qualquer um dos dois afrontando o novo Ministro da Justiça Eugênio Aragão – que ameaçou medidas contra vazamentos – e o Ministro Teori Zavascki, que censurou publicamente um juiz que se considerava perto da divindade”, é de clareza solar que esta operação está viciada, pois atropelam a Constituição Federal quando é para incriminar petistas e se unem quando é para proteger simpatizantes, haja vista, que diante do exposto, tais documentos vazados foram de forma proposital e combinada como manobra de proteção aos simpatizantes.  Valendo lembrar que o Juiz Sérgio Moro quando descobriu que o maior desvio da Lava Jato, os 16 bilhões da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, envolviam somente o PSDB, PP E PSB, ele atribuiu a culpa a defuntos e realizou um julgamento dia 22 de abril de 2015 em absoluto segredo, implicando apenas uns gatos pingados, sem citar nenhum político, dando o caso por encerrado.  A imprensa ocultou. Não se combate a corrupção com tamanha parcialidade de alguns juízes e membros do ministério público, a justiça deve ser aplicada a todos. Penso que, se há um sincronismo entre MPF, PF e MORO para investigar e condenar uns e “não vem ao caso” outros,  o governo deve agir imediatamente trocando esta equipe da PF, uma vez que os procuradores de Curitiba disseram que não investigam pessoas e sim fatos ( desde que envolvam somente petitas ou da base do governo federal). Este sincronismo deve ser quebrado, pois até agora, ao que me parece, está sendo nocivo ao povo brasileiro na sua maior parte. Acreditaria nestes combatentes da corrupção brasileira se estes mesmos procuradores do Paraná juntamente com o  Juiz Sérgio Moro atuassem para reabrir o caso BANESTADO, uma vez que ele era o Juiz e Alberto Youssef o doleiro do esquema milionário de corrupção  e que o fato também ocorreu no Paraná. Coincidência ou não, o esquema envolvia pessoas do PSDB e ninguém foi preso ou tiveram suas biografias anuladas pela grande mídia.

  62. Lula foi a principal novidade

    Lula foi a principal novidade do jogo. Sua presença acendeu o ódio do que são contra o governo mas também acendeu a esperança tanto de quem apoia o governo e principalmente de quem não apoia o governo mas não aceita o golpe.

    O episódio da lista mostrou que é um golpe. Com a Globo não mostrando a lista que não tinha o nome da Dilma e do Lula ficou fácil mostrar que tudo não passa de um golpe.

    Assim a reação das ruas, das universidades, dos juristas, da periferia esta deixando a turma do golpe com as barbas de molho.

    Agora o governo enfrenta os oposiocionistas mandando embora tardiamente indicados de notórios oposiocionistas como Eduardo cunha e o próprio Temer. Tem que ser assim é do governo ok, se é oposição fica sem cargo. Porque Dilma foi eleita para por no governo quem pensa ou aceita a forma de governo da Dilma, do PT. se quer governar como tucano espere para 2018.

    A mudança do ministro da Fazenda, da Justiça e da Casa Cil foram passos importante. É pena que Lula ainda não pode tomar posse como ministro, algo que se acontecer será só no mês que vem. Mas mesmo assim a sua movimentação é sentida no planalto. 

    E depois a noite as várias manifestações a favor da democracia, e no outro lado as várias manifestações de ódio e intolerância por tudo que possa ser ligado ao PT desde de uma simples roupa de criança, de uma bicicleta na cor vermelha.

    O mais importante é se Dilma continuar, o que parece ser o mais viável no momento, o governo tem que atender aos que estão garantido seu mandado: Lula, os universitários, os artistas, os sindicatos, o mst, enfim a parte da sociedade mais a esquerda. Tem que organizar uma política mais voltada para as demandas da esquerda. Claro depois de manter seu mandato.

     

    1. O medo tomando conta do povo

      Heitor 

      Qualquer análise da confusa (muito clara) política brasileira, especialmente, a partir das gigantes impunes badernas de 2013, quando resolveram partir para o tudo ou nada, não pode deixar de levar em conta a bandeira nazifascista da turma de preto, de ódio e vingança, deixando a população dividida, cautelosa, distante e acovardada.

  63. Provavelmente, quem vazou,

    Provavelmente, quem vazou, estava contando que as planilhas aumentariam o desespero de Eduardo Cunha e seus amigos. Aliados de Dilma, também ficariam com medo e se converteriam. Por consequência, câmara e senado acelerariam o golpe, e em seguida transformariam a PGR e o STF em alvos.  De sobra, o ingênuo público do Jornal Nacional,  ficaria com a impressão de que a “República de Curitiba” é isenta. 

    1. 500 Bilhões de Dólares e o preço dos homens

      A lista da Odebrecht é secreta, mas como temos três poderes no Brasil, é de se supor que tenha três anexos – Executivo – Legislativo e Judiciário.

      Como os que são funcionários públicos não são freiras Carmelitas e o histórico de corrupção nos três poderes da Nação brasileira é amplo, largo e irrestrito, e como os 500 Bilhões de Dólares compram milhares de homens, é de se supor que anexos aos corruptos do legislativo já divulgados se somem corruptos dos outros dois poderes. Expeculação, mas não sem uma lógica financeira, da grana que não foi parar ainda nas mãos dos que nos querem saquear e estão com pressa em receber, não autorize.

      Chantagem barata de afanadores de quinta, mas que põe a pulga atrás da orelha de muita gente pelo visto e deixa sem ação grande parte dos que apareciam até agora.

      Por enquanto, com firmeza e determinação, só a Dilma, que conta com o apoio das forças armadas, é claro.

  64. Nevoeiro

    Ao ler os comentarios, fica a impressão de que ha muita informação, muitas pistas, mas muita coisa ainda não esta clara nesse tabuleiro. 

    Não aposto minhas fichas no PGR. Ele conduziu a Lava Jato até aqui e deu uma recuada no momento. Coisa pouca porque sabe o que vem pela frente.

    O Juiz Sérgio Moro pode ser tudo isso que analisamos. Pode ser muito menos do que muitos estão acreditando.

    O STF pareceu por um momento meio distraido, agora recuperou o protagosnimo. Mas o STF esta muito dividido sobre a questão do impeachment. Mesmo que tal resvale na ilegalidade. Metade deseja a queda do governo, metade parece que avança um passo e em seguida, retrocede por medo da opinião publicada. De la, tudo podera acontecer.

    Agora veremos como ficam as acusações contra Aécio Neves, que apesar de bem mais sérias que as acusações a Lula, não geram abertura de inquérito, Cunha ainda na presidência da Câmara e a delação da Odebrechet. Em breve também teremos ecos da delação de Mônica Moura. 

    O tabuleiro ainda não esta claro, não sabemos quem vai ganhar. Mas eles também não.

     

  65. LUGAR DE CORRUPTO É NA CADEIA!

    INVESTIGAR, JULGAR E PUNIR TODOS OS CORRUPTOS: do PT, do PSDB, do PP, do PMDB…os Corruptores empresários, lobistas, doleiros, empreiteiros, banqueiros, multinacionais…os policiais, promotores, juízes corruptos…a RBS, a GLOBO… etc, etc… 
    CHEGA DE HIPOCRISIA E DE CINISMO! 
    ACABAR COM O MONOPÓLIO/OLIGOPÓLIO DA MÍDIA JÁ!
    JUSTIÇA REPUBLICANA JÁ!
    REFORMA CONSTITUCIONAL DO SISTEMA POLÍTICO JÁ!

    1. Combate ao roubo

      Pellizzari

      Tentar reduzir as escandalosas desigualdades existentes no mundo, decorrentes do desonesto modelo econômico, adequado a todo tipo de privilégios e roubalheiras de variadas naturezas, seria uma forma de tentar reduzir a gatunagem.

      Sabe-se que a natureza do sistema capitalista não é justa, nem ética, nem honesta. Toda riqueza é elaborada pelo trabalhador que fica com muito pouco do que produz, salvo minorias de trabalhadores especializados e ou privilegiados. A quase totalidade da riqueza produzida vai parar nas mãos dos donos dos meios de produção e do capital, em detrimentos de quem as produziu. Por essa razão, massas de trabalhadores permanecem na pobreza, nos bairros pobres e nas favelas, apesar da sideral riqueza gerada de todos os tipos e naturezas. Não é possível acumular muito dinheiro sem retirar de quem os produziu. Para tanto, existem mil mecanismos “legais”.

      Entretanto, visando complicar bastante a vida dos ladrões, abaixo, algumas providências a serem implantadas, em conjunto ou isoladas:

      1)    Total transparência tributária e bancária de todo cidadão, pessoa física e jurídica, sem exceção alguma. A gerência dessa transparência deveria ficar a cargo de uma polícia especializada e acima de qualquer suspeita;

      2)    Substituir por cartões magnéticos bancários, emitidos pelo Banco Central, toda moeda em circulação. A partir daí, as práticas das corrupções, propinas, sonegações de impostos, tráficos, contrabandos e outras desonestidades mais, ficariam bastante fáceis de serem detectadas;

      3)    Instituir o Imposto Roubalheira do Dinheiro Público – IRDP. O montante de grana roubada, devidamente corrigida e atualizada, não estornada aos cofres públicos em breve tempo, seria cobrada de todas as empresas privadas e pessoas jurídicas, proporcionalmente, na razão direta de seu lucro líquido anual (por exemplo);

      4)    Todo projeto, compras e serviços teria que constar o nome dos envolvidos, desde diretores até chefes, engenheiros, secretárias, técnicos, etc. A partir daí, todos os envolvidos estariam proporcionalmente solidários a responderem com os próprios bens, por qualquer roubalheira encontrada, independente das demais punições.

       

       

       

  66. No Xadrez,há lance de sacrifício. Outra analogia: No judô,também

    O GGN Nassif não sei se pensou em lance de sacrifício. P. ex., o discurso de ontem de Lula foi uma tragédia, levou água ao moinho do golpe [Não à-toa foi reprisado infinitas vezes pelo sistema Globo].Sim, é golpe.Mas acho q,desde o 1º instante,a população admiraria, talvez relevaria(e esvaziaria um pouco as manifestações anti )se  Lula dissesse q,foi,sim,um deslize,uma tentação a q qsqr humanos somos passíveis.No popular:seria coisa de homem e de mu lher com H e M.[Ou vamos tapar sol com peneira,num equivocado mantra”pra não fazer o jogo da direita” ?? ]

  67. os dois lances na postagem anterior:

    o 1º lance não foi lance de sacrifício (isto é, jogar simulando perder pra fazer um lance de avanço mais à frente), foi sacrifício e tentativa de suicídio, a emoção do momento levou assessorias e Lula a dizer bobagens.

    o 2º lance seria, sim, de sacrifício: errar, reconhecer erro, perder pra, mais à frente, reconquistar posição mais favorável

  68. Não sei como acabar a

    Não sei como acabar a corrupção, mas quero dizer do respeito que tenho pelo bico de tucanos.

    Uma lista pressupõe que Aécio é corrupto, ladrão, criminoso e golpista – é inadmissível dizer isso sem provas.

    É preciso ter cautela republicana – já disseram que ele teve envolvimento em quatro delações premiadas, e até um carregamento de cocaina seria dele – não signfica que houve indícios de crime – e este cliente não tem qualquer acusação formal aceita pelo ministério público.

    Dizem: Nossas instituições que investigam o governo e o Lula funcionam com ética e a justiça é apartidária – os vazamentos seletivos e abusos na divulgação de grampos não autorizados são legais para Rede Globo. 

    Porque tenho respeito pelo bico de tucanos? – o ministro Gilmar afirmou que o impeachment é previsto pela constituição – Nada mais justo que retirar do poder a presidenta da república eleita legitimamente nas urnas: No congresso, a casa do povo, já não é difícil de conseguir votação em justificativas de 342 deputados corruptos.

  69. Tereza Cruvinel, a melhor

    Tereza Cruvinel, a melhor análise de todas:”Definitivamente, a narrativa está saindo do script original. 

    Está se caracterizando a existência de um “sistema” de financiamento da política a partir do Estado mas não um financiamento público transparente e lícito. Tal sistema se baseia no financiamento pelo Estado a partir dos contratos com grandes empresas fornecedoras, e nele os operadores de dentro e fora do Estado embolsam uma boa parte. Baruscos e companhia. Um sistema que gera e realimenta a corrupção, qualquer que seja o partido no poder.

    Esta verdade não interessa à Lava Jato e aos que dela se valeram para fomentar a crise. Não interessa ao “sistema”. 

    Mas é a partir dela que poderemos realmente passar o sistema político a limpo para o bem da democracia.  Se ele for mantido,  mesmo com Lula defenestrado da cena política, Dilma afastada e o PT banido para a terra do mal, mesmo com as empreiteiras sangradas, abrindo espaço para empresas estrangeiras, outras crises virão.

    A palavra do momento é acordão. Faz-se o impeachment e na poeira todos escapam. Com isso, as ruas não podem concordar. Nem as que estão contra Dilma, nem as que combatem o golpe.

  70. Tereza Cruvinel, a melhor

    Tereza Cruvinel, a melhor análise de todas:”Definitivamente, a narrativa está saindo do script original. 

    Está se caracterizando a existência de um “sistema” de financiamento da política a partir do Estado mas não um financiamento público transparente e lícito. Tal sistema se baseia no financiamento pelo Estado a partir dos contratos com grandes empresas fornecedoras, e nele os operadores de dentro e fora do Estado embolsam uma boa parte. Baruscos e companhia. Um sistema que gera e realimenta a corrupção, qualquer que seja o partido no poder.

    Esta verdade não interessa à Lava Jato e aos que dela se valeram para fomentar a crise. Não interessa ao “sistema”. 

    Mas é a partir dela que poderemos realmente passar o sistema político a limpo para o bem da democracia.  Se ele for mantido,  mesmo com Lula defenestrado da cena política, Dilma afastada e o PT banido para a terra do mal, mesmo com as empreiteiras sangradas, abrindo espaço para empresas estrangeiras, outras crises virão.

    A palavra do momento é acordão. Faz-se o impeachment e na poeira todos escapam. Com isso, as ruas não podem concordar. Nem as que estão contra Dilma, nem as que combatem o golpe.

  71. arquitetura do caos

    últimos acontecimentos da crise exigem alerta:

    – agressão ao Cardeal de S. Paulo por uma mulher agindo incoerentemente;

    – vazamento do listão da Odebrecht e da delação de Pedro Correa, seguidas de informações sobre uma nova lista ainda mais arrasadora;

    – capa bombástica da revista Veja prontamente desmentida pela Embaixada Italiana.

    a operação Lava Jato está fora de controle. começa a se evidenciar uma outra operação subjacente, desde sempre a operação principal, sendo desta a Lava Jato nada mais que cortina de fumaça, com seu plano indo além da prisão de Lula e do golpe contra o governo.

    a dinâmica social desencadeada pela inesperada força da resistência ao ataque à Democracia levou a erros de execução da fase final da Lava Jato, indicando que os reais formuladores e seus objetivos estão alhures.

    há um “Alto Comando”, mas quem é e onde está de fato o “Comando Central”?

    no sinistro quebra cabeças onde faltavam várias peças, algo começa a se revelar… o tempo não parece estar do lado deles. se todos já admitem nenhuma ficção dar conta de acompanhar a realidade da crise brasileira, há também possibilidade das teorias da conspiração se tornarem obsoletas?

    .

     

    1. Alto comando e figuras de proa, quem seriam?

      Nassif, não dá para fazr um organograma do golpe, com o Janot, Serra, Fraga, Gilmar, Cunha, Aécio, FHC e outros menos cotados.

      Um gráfico ligando pontos, com conexões, hierarquias e buracos vazios, onde se pode colocar a Banca Internacional, as Corporações, Máfia e o que mais couber.

      A Globo e as outras mídias, com as mídias internacionais suspeitas Economist, NY Times, FR e outros que conspiram contra o Brasil.

      O quadro é complexo, mas penso que com a colaboração dos comentaristas, muitas ligações seriam desveladas. 

      Pessoal  do GGN mãos a obras.

  72. Não vai ter Golpe!!!

    O PMDB é uma caixa de pandora, vai, vai,vai e nunva vai…

    O processo vai do congresso para o senado e fica…

    Ou então votam o impeachment e o governo mesmo assim continua. Pois a Dilma não é  o Collor.

  73. A única coisa que importa,

    A única coisa que importa, nesse momento, é se a Dilma tem o apoio das forças armadas. Se ela, até agora,  não cometeu e nem tem demonstrado interesse em cometer nenhum auto de autoritarismo em desrespeito à Constituição, ao Povo ou ao Estado Democrático de Direito, então, o exército tem a obrigação moral de aceitar o seu comando e, que, se, no último caso, for necessário, fazer o uso da força e prender todos os golpistas envolvidos.

    Em nenhum momento o governo usou violência  contra sua população, em nenhum dos protestos  houve represssão dos Estado, pelo contrário, a Dilma até defendeu o direito de manisfetação como um direito democrático, e só pediu que fossem pacíficos. A opinião pública mundial  não a vê como a vilã da história, como uma ditadora cruel e enraivecida contra a população, pelo contrário, ela tem demonstrado toda tranquilidade de consiciência e, no fundo, eu espero que ela tenha certeza de que as forças armadas já cometeram um erro no passado, torturaram-na quando jovem e não vão torturá-la novamente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador