Obrigado, direita!, por Rafael Castilho

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Obrigado, direita!

Por Rafael Castilho*

Obrigado, direita por mostrar tão nitidamente a sua face mais destrutiva e violenta.

Obrigado, direita por tornar visíveis os seus preconceitos e o desejo de restauração das velhas hierarquias.

Obrigado por deixar a olho nu o seu autoritarismo. Por mostrar o seu desprezo pelas escolhas alheias. Por desconsiderar uma visão de mundo que não seja a de vocês.

Obrigado por nos xingar de desinformados, ignorantes, acomodados, preguiçosos, corruptos. Obrigado por não nos acolher e nos deixar de fora deste camarote VIP eleitoral onde só entra quem se supõe mais esclarecido e iluminado que os outros.

Senhores reacionários, agradeço por defenderem tão explicitamente a ditadura militar e a tortura. Ficou muito mais fácil para identificar o real projeto político de vocês e encorajou muito mais as nossas escolhas.

Damos graças aos eleitores conservadores que despejam ódio nos fóruns de internet. Vocês explicitaram tudo aquilo que fica oculto numa candidatura oficial e escancararam os desejos mais inconfessáveis.


Agradecemos até mesmo as perseguições. Os ataques de fúria. As agressões físicas em praça pública aos companheiros que usavam camiseta vermelha. Foi bom que vocês fizeram isso antes da eleição. Pensando bem, até que vocês foram honestos. Normalmente as candidaturas nos afagam e depois do pleito nos enchem de porrada. Vocês não! Já nos dão mostras grátis do tamanho da opressão que iríamos sofrer. Prometem justamente o que iriam cumprir.

Obrigado direita pela Guerra Fria requentada. Por mostrar como vocês estão atrasados. Que não superaram nem o fim da escravidão, que dirá a ameaça de “golpe comunista”. Obrigado por defender tão ardorosamente o neoliberalismo. Ficou mais fácil perceber qual seria o nosso futuro olhando para as grandes economias, agora decadentes, sem potencial econômico e sem vitalidade social.

Obrigado por criticarem tanto os programas sociais. Ficou fácil perceber o egoísmo e indiferença de vocês frente à fome e a miséria.

Direitona, obrigado por revelarem ao grande público estes humoristas yuppies tão ruins. Que reivindicam o direito de fazer piada sobre qualquer barbaridade, violência e exploração. Por serem emissários, através de suas “piadas”, do preconceito e do servilismo de vocês. Por não deixarem oculto o desejo de reestabelecer os velhos privilégios e colocar novamente os negros, as mulheres, os gays e os pobres em seu “devido lugar”.

Obrigado por resgatarem alguns antigos “astros do rock”. O problema é que eles ressurgiram meio carcomidos e caquéticos. Fazendo Cover de si mesmos. Muito bobos e imaturos, mas foi legal perceber como a mídia pode colocar as pessoas no esquecimento ou dar uma canja final, desde que os palhaços estejam dispostos a servir o rei.

Obrigado, direita pelas machetes, noticias e capas escandalosas. Por não deixar nenhuma dúvida que não há nada na velha imprensa que não seja entreguismo e interesses corporativos.

Aliás, obrigado por divulgarem em capa aquela foto da Dilma presa, encaminhada para a tortura nos porões da ditadura. Eu sei que a intenção de vocês era escandalizar a sociedade e causar pânico. Mas vocês humanizaram ainda mais a figura da presidenta. Mostraram ao grande público uma Dilma jovem, corajosa e combativa, que inspira milhões de pessoas que não se conformam diante da injustiça. Agora, aquela imagem ficou eternizada e se tornou uma grande bandeira.

Por tudo isso que foi dito, agradecemos muito a direita!

Seremos eternamente gratos por não nos roubar ilusões e fazer com que a gente entenda de uma vez por todas que não se pode confiar em vocês nem um tantinho assim, nada!

Porque nunca estivemos tão unidos e tão fortes. Porque a truculência de vocês nos mobilizou e nos fez agir.

Vocês aproximaram todos aqueles que não fecham com este discurso violento, rancoroso, preconceituoso, homofóbico e cruel.

Nos unimos num fraterno abraço. Um abraço tão gostoso que promete durar décadas.

Dessa vez, o crédito pela vitória não será de nenhuma aliança espúria com vocês. Pois vocês tiveram que arrancar a máscara, sujar a mão de graxa para no final das contas engolir mais uma derrota.

*Rafael Castilho é sociólogo da FESPSP, Pós-Graduado em Política e Relações Internacionais e em Gestão Pública pela FESPSP. É Consultor e Coordenador de Projetos da FESPSP.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

59 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns, Castilho. Sem a


    Parabéns, Castilho. Sem a sua capacidade de escrever tão bem eu compartilhei sempre esta certeza: os trogloditas da direita rasgaram a fantasia e expuseram aquilo que eles realmente são. O ódio deles é irracional e incontrolável e nasce nas profundesas confusa e tumultuada de seus seres onde eles revelam, até sem se darem conta, a pequenez natureza deles..

  2. A kidia sai pequinininha

    A kidia sai pequinininha dessas eleições o psdb e associados esse tem um encontro com a Historia, outrro orgão que não conseguiu mostrar eficiencia foi o tse, amanhã ira divulgar que tantas pessoas foram presas fazendo boca de urna, trabalhadores que ganham 20 reais por um dia de trabalho e não influencim em nada as eleições mas que fecha os olhos para o poder economico que tem poder de fogo e manipulação, nem vou citar a reportagem  sobre a insegurança das urnas e as propagandas infantis e fora do contexto; comentaristas de tv babando feiro cachorros loucos e com osn olhos esbugalhados mais uma vez tentando nos vender o seu peixe estragado e o veneno escorrendo de varias colunas de jornais, foi uma eleição em que perderam todo o pudor e o bom senso, mas tambem com o candidato que tinham que defender só assim mesmo, pelo visto mais um comentario que não vai aparecer, o problema é que eu já estou de saco cheio.

  3. Sensacional!

    Este foi o maior legado dessa eleição. Como as coisas ficaram claras, como ficou fácil de compreender porque o Brasil tem tanta miséria ( econômica e cultural). Mas tem de agradecer mesmo! No momento que a gente consegue perceber que toda essa miséria tem um motivo de ser na ação das pessoas que cultivam e alimentam esta miséria. Sinto que toda mente do brasileiro acorda mais clara depois dessa eleição principalmente porque a direita (aquela que nunca admite, nem sequer quer ser chamada de direita) finalmente revelou o que pensa, sem censura, sem timidez. O resultado é que eles são poucos e felizmente o seu pensamento é minoria no grosso caldo cultural do Brasil muito, mas muito mais, rico que a bobagem “shopping center” dos tolos mauricinhos aecistas!!

    Viva!!

  4. Obrigado…

    Obrigado pelos primeiros aplausos do debate de ontem, que me remeteram a quinta série, quando Aécio infantilmente ‘humilhou’ a Dilma sem argumento nenhum, mas dizendo que ela ‘não conhecia o Congresso Nacional’ e a direita infantil na arquibancada só faltou mandar um “viiiiisshhhhhh”. Deixou claro que não são argumentos e nem propostas que levam-nos ao delírio, mas sim o ódio e a disseminação do mesmo, puro e simplesmente.

    1. Pois é, Raul…

      A Dilma com sua sabedoria conhece bem o Congresso. Agora quem se formou nesse Congresso, de maioria notadamente de criaturas inescrupulosas, foi Aécio. Aliás, Aéssim tem demonstrado que apendeu bem a lição, que começou participando de comícios com seu avô. Com certeza é um PHD em como iludir os incautos com seus discursos. Teve escola!

  5. Obrigado por um artigo tão

    Obrigado por um artigo tão bom, sensato e verdadeiro.

     

    Resume do que nos livramos, a direita e seu ódio contra o diferente e um mínimo de justiça e igualdade social que seja.

     

    Dilma 13 no Domingo, a esperança vai vencer o ódio.

  6. avestruz consegue…..

    Maravilha Rafael, obrigado pela sua postagem. Muito discurso, muitas falsas verdades, muito escapísmo da verdadeira realidade que qualquer pessoa medianamente imformada sabe : A ” zelite” não quer perder seu status, quer a continuação de uma sociedade que não existe mais, o mundo esta passando por mudanças  avassaladoras e não tem retorno , mas, aqueles que segundo o “ILUMINADO FHC” representam  os brasileiros muito bem informados, continuam  com suas iluminadas  cabecinhas enfiadas ate os ombros nos buracos da vida – se a avestruz consegue ….

  7. tenho o mesmo sentimento em


    tenho o mesmo sentimento em relação a isso.

    depois que vi um vídeo de uma passeata tucana

    comparada a outra de dilma,

    percebi a diferença de comportamento.

    o tomm é nitidamente diferente.

    os tucanos exalando  ódio, os dilmistas serenos,

    justificando com palavras suaves suas preferencias.

    é assustador esse comportante gritante dos tucanos.

    como explicar esse desespero?

  8. Amanhã ha de ser outro dia

    Eh, a direita mostrou a sua cara. E os velhos conservadores enrustidos, também. Foi impressionante o numero de “esqueletos” que sairam dos armarios. Pela primeira vez, desde a primeira eleição de Lula, virei “petralha” para a ala tucana da familia. Mais como a vida é uma roda-viva, amanhã ha de ser outro dia !

  9. Sem reparos. Só elogios.

    Sem reparos. Só elogios. Ajuda a melhorar a imagem dos sociólogos, bastante maculada pelo Príncipe “Amore Mio” por, dentre tantas incongruências, trazer as suas próprias corrupções encrustradas no estado para inculpar sucessores. Com a maior desfaçatez acena o slogan ou discurso da mudança na mesma bandeira da compra da reeleição a 200 mil cada voto.

  10. Bom texto. Exatamente no
    Bom texto. Exatamente no sentido do que costumo comentar: se rentistas, midia golpista, fanáticos religiosos e neuróticos de guerra fria dizem que eh ruim, eh porque eh bom; se eles dizem que eh bom, eu estranho.

  11. Nessas eleições, a direita

    Nessas eleições, a direita perdeu a vergonha. Saiu, nua, babando de raiva e ódio anti-PT. Alguns eleitores pró-Aécio chegaram a admitir que preferiam um golpe militar, mas na impossibilidade, aceitam Aécio. Na internet bufaram, xingaram, destilaram ódio.  Nas ruas, bradavam contra a presidenta e seu partido. Mas como sabemos o ódio não leva a nada, ou melhor, até prejudica quem o sente. Temo que muitos queiram cometer suicídio ou sair matando petistas depois do resultado de amanhã…

  12. Tem mais uma.

    Obrigado a direita de colocar a sua própria face fazendo com que mesmo aqueles que são de uma esquerda mais “revolucionária” quando chegarem as urnas vão de 13. Depois vão falar que não votaram, mas na hora H….

  13. máscaras caíram

    Como sempre, eleição difícil, muita mentira, muita baixaria do lado da direita. Mas desta vez as coisas ficaram mais claras. Estou na classe média e moro num bairro valorizado. Hoje fui ao supermercado, aquele de gente feliz, e uma  senhora na fila do caixa, desesperada procurando a última Veja. Depois ficou num papo horrível com a caixa, que era direita pão com ovo. No final murmurou, é os pobres estão comprando muito! É minha senhora, está difícil suportar que os pobres não estão mais tão pobres.

  14. Parabéns!

    Parabéns pelo excelente texto. Sinto-me com a alma lavada. Pessoas como você ajudam e muito a confiarmos em um amanhã melhor. Muito obrigado e que Deus lhe abençoe hoje e sempre. Viva a nossa Presidenta Dilma!

  15. Texto PERFEITO, mas é imprudência já ter publicado

    Texto MARAVILHOSO, mas que pela forma como foi redigido só deveria ser publicado domingo à noite, depois do resultado. Eu ia compartilhar de imediato, mas vou deixar para amanhã. A vida me ensinou a nunca comemorar nem um segundo antes do apito final.

    1. Eu também. principalmente com

      Eu também. principalmente com uma urna que não permite recontagem, pesquisas mostrando o coiso na frente, e a bolsa fechando em alta na 6a feira. muita coincidência.

  16. Uma pergunta simples, a

    Uma pergunta simples, a esquerda não é truculenta?

     

    Na minha opinião é sim. Não é difícil ver alguém da esquerda destilando ódio à classe média. Não é difícil ver aqui no blog comentários de petistas tão ou mais pesados do que os comentários dos anti-petistas.

    Tem gente que teria orgasmos se vissem as pessoas de classe média amarradas sendo açoitadas até a pele verter sangue, de preferência morrendo de forma bastante dolorosa..

    Eu sou um exemplo do tipo de pessoa que muitos queriam ver sendo torturados ou até assassinados. Sou de São Paulo, estudei em colégio particular a vida toda, tenho meu emprego num nível de gestão médio, sou branco e de olhos claros. Sim, sou o etereótipo da classe média.

    Não importa que eu defenda uma vida digna para as pessoas menos favorecidas, que defenda uma saúde pública decente. Na cabeça dos esquerdistas eu sou a direita burguesa, que causa atraso nesse país, que oprime os pobres, que é responsável pelo que se publica na imprensa.

     

    Desculpe gente, não tenho jornais, não tenho culpa de não ter sido pobre, não tenho culpa de ter nascido de olhos claros. Vocês estão mirando no grupo errado.

     

    O grupo que vocês deviam mirar são as grandes empresas, o 1% mais rico do país, os donos dos canais de mídia, o PMDB, que é o símbolo do atraso, que com Sarney e companhia exploram a dependência do povo.

     

    Não voto no PT mais (já fui eleitor sim), pois ele governa para as grandes empresas (benefícios para montadoras que no Brasil tem a maior margem de lucro do planeta por exemplo), e se associa ao que tem de pior na política (Collor, que foi presidente impedido, Sarney, que entregou o Maranhão pior do que quando assumiu, Maluf, que todo mundo sabe o quanto rouba), passando mão na cabeça daqueles que de fato exploraram o povo. Fazem isso com a justificativa que os fins justificam os meios, mas na minha opinião, não justificam.

     

    E claro, o PT direciona este ódio à classe média (discurso da Marilena Chauí em convenção do PT que está disponível na internet mostra muito bem isso), pois é um grupo que não tem força nem para atacar nem para se defender, e fazer cortina de fumaça.

     

    Podem me xingar a vontade agora.

     

    E por fim, o PT não tem coragem de bater mais forte no PSDB e nos que aponta como vilões. Isso na minha opinião indica que tem telhado de vidro.

     

    1. Vc defende “vida digna” para os menos favorecidos?? kkkkk

      Cético, eu também sou SP, cor branca, escola particular, universidade federal, inglês fluente, renda acima 10 salários. Enfim, classe média.

      A diferença (além dos olhos claros…) é a absoluta certeza e consciência de que o projeto neoliberal é nefasto para o país.

      O PSDB é retrocesso total, significa a vitória de um projeto que – de cara – exclui milhões de brasileiros, os pobres, os trabalhadores. Não há nenhuma proposta real para eles. 

      O PT já conhecemos: um governo de centro-esquerda, defensor do capital, mas de orientação social-democrata, que busca melhorar a vida da maioria da população.

      É por essas e outras (muitas outras) que, ao contrário de você, voto DILMA 13.

      Essa é a situação. Agora, diante do quadro eleitoral que temos hoje, não há como ter dúvidas. O único voto possível é DILMA 13.

      E qualquer cidadão que, assim como você, votar “nulo, branco ou Aécio”, por “picuinha” com o PT, não passa de um fascistóide, coxinha, miquinho-adestrado-da-direita!!!

       

       

    2. Comentario interessante,
      Sao

      Comentario interessante,

      Sao criticas pertinentes e construtivas, sobre pt bem como sobre os mitos e estereotipos que compoe o imaginario de uma parte do eleitorado de esquerda.

      O voto na Dilma se justifica para evitar o pior, mas esta claro que ainda estamos longe do ideal de governo que precisamos pra ter uma verdadeira (r)evoluçao social e humana no Brasil.

      É preciso buscar uma superaçao do atual modelo de governança do pt, nao um retrocesso.

      No entanto a julgar pelo resultado das eleiçoes legislativas… sei nao… pra onde é que estamos indo?

    3. Eu não xingarei vc, mas

      Eu não xingarei vc, mas exatamente como vc, tenho olhos azuis e sou filha de fazendeiro.  Pequeno, mas respeitado.Só gostaria de ressaltar algo, na minha familia o pobre sempre foi mt bem tratado e jamais houve diferença entre brancos e negros. Pode ser essa a nossa grande diferença. Ressaltarei tb que vc não sabe de nada como era a saúde tempos atrás. Aqui na cidade onde vivo, em 1985 só havia 1 posto de Saúde e agora são mais de 30. Tratamentos caros, como o meu pai fez contra um câncer, só no dinheiro e agora mais de 90% dos tratamentos são feitos pelo SUS, assim como os transplantes e tratamentos p/ Aidéticos. As campanhas de vacinação eliminaram praticamente todas as doenças da infância.Não quero dizer que tudo foi feito pelo PT, mas que foi grandemente implantado nos governos petistas, foi mesmo.Mas vc nunca soube disto, não é? É influenciado pelas reporcagens feitas pelas TVs, mostrando algumas filas. É antigamente não haviam filas, pois não havia atendimento,  e as pessoas morriam quietinhas em suas casas. O PT se associa ao pior que tem na política! Vc por acaso sabe em qual partido o PSDB se associou? Ao PFL, atual DEM, partido que apoiava a ditadura e que perseguiu muitos dos criadores do PSDB. Não sei se vc conhece como funciona a política nossa? Talvez não, ou saberia que um partido que não faz coligações não tem nenhum dos seus projetos aprovados. Que durante a crise, que ainda passamos, o PT teve de colaborar com as montadoras sim, pq o que ele não queria de modo algum era o desemprego, e elas feliz ou infelizmente empregam muitos. O lucro excessivo das montadoras foi o preço que os antigos governantes aceitaram para trazê-las p/ o Brasil e não tem nada a ver com o PT. Sempre foi assim.S/ a taxação das grandes fortunas, piode tirar o cavalinho da chuva, jamais acontecerá com esta mídia que temos, fora os deputados eleitos com o dinheiro dela e que só estão lá para barrarem qualquer tentativa neste sentido e até de uma lei que dê maior democracia a essa mesma mídia. Se não tivermos a sociedade junto, e peço a sua participação, nada acontece no Brasil, nenhuma mudança mais profunda ocorrerá. E o PSDB não tem nenhuma “vocação” para mudar o que está aí há 500 anos. Espero ter trazido alguma luz p/ vc. E obrigado, se ler.

  17. Obrigado esquerda, por não

    Obrigado esquerda, por não saber nem o que é direita.

    O objetivo é tirar o pt do poder e prender os quadrilheiros do pt.

    Depois tirar o psdb do poder e prender os quadrilheiros do psdb.

    Depois o país pode eleger alguém de direita e fazer este país ser o que é o seu destino, um grande país desenvolvido.

    1. Questão de ordem

      Até que sua proposta não é de todo ruim, Aliança. Vamos por partes, como diria Jack: Primeiro reeleger Dilma, que é a candidatura menos pior; depois tirar a parte ruim do governo e do PT (boa) julgar e prender; depois dar a mesma cobertura aos quadrilheiros da dita “oposição”, sem blindagem da imprensa amiga, julgar e prender também; seguir tentando melhorar este ex-império colonial escravista e inserí-lo no primeiro mundão. Gostei, só vamos alterar a ordem por questão pragmática. Gostei.

    2. Sabe nada inocente

      Aliança Liberal, você que não sabe nada da direita, principalmente da diretira Brasileira, oligarca, atrasada, medíocre, que nem capitalismo sabe fazer, pois joga contra o capitalismo de massa, a construção de classes médias fortes, com seu foco a atendimento aos amigos do Rei.   Sobre essa questão dos petralhas, retirando os que foram beneficados pelo assalto dos governos tucanos e o privilegio nas grandes jogadas como  Banestado, Privatizaçãos, criadores do Mensalão sem serem condenados e etc, mostra apenas que os adeptos ideologicamente pela nossa direita são  ou muito tolos  ou extremamente desonestos, pois até o doleiro pivo nas materias desse GIBI que vocês leem (VEJA) operou e inciou sua carreira com Ricardo Sergio e FHC, sem contatar que na delação premiada colocou o Sergio Guerra ex-presidente do PSDB na roda também.      Saiba também que esse desonesto grupo Abril só faz esse papel ridículo contra o PT, por que Lula querendo ser republicando não aceitou as cantadas do falecido chefe mal caratér mor (Civita) para comprar opoio da Abril atravês da reversão da distribuição das verbas publicitarias do governo e da compra de material didatica, que na epoca de FHC privilegiavam o grupo Abril. Se Lula fosse mal caráter como FHC teria soltado o dinheiro e hoje seria o ídolo da direitra brasileira, com sua reinvenção do mercado de massa brasileiro.  Por último, nos poupe dessa conversa de corrupção, você não está no País das Maravilhas e não é a Alice, nossa direita ´bancos, grupos de midia, fundos de ” investimentos”, empresários e etc) é uma das mais desonestas do mundo…

      1. “você que não sabe nada da

        “você que não sabe nada da direita” pelo contrário eu sei bem o que é direita e o que você descreve é um espantalho retórico para odiar.

        O que existe muito é o anti petismo,e outra frequentemente quem é contra a corrupção esta triste não pelo prejuizo que causa a corrupção ao país, mas pq não é ele que ta levando.

        Eu tenho diversos amigos que se dizem de esquerda que desejam o melhor para este país apenas estão iludidos com os meios para se obter este fim, na verdade são “utilitaristas”,  por que nunca tiveram oportunidade de conhecer a ideologia se é que se pode dizer desta forma , a ideologia de direita.

        Quer saber das propostas “da direita”, leia a DSI, doutrina social da igreja (católica).

    3. Até que enfim um post que

      Até que enfim um post que faça sentido. Vários posts utópicos que cegam o que o povo não quer enxergar. A corrupção vem de todos os partidos e quem votou contra o PT ( minha opinião) queria tira-lo do poder pois a máquina do estado já está viciada há 12 anos. Isto aconteceu tb quando o PSDB estava no poder há um tempo e sim eu votei no Lula pelo mesmo motivo que votei em Aécio. Isto faz bem para a máquina do estado e faz valer o sentido da palavra Democracia. Não existe governo que consiga sustentar qualquer programa social sem ter uma economia estável, que atraia investimentos e empregos. E isto o PT não está fazendo, pelo contrário. Não defendo qualquer partido político aqui, defendo uma vida melhor para todo o país em todas as classes socias!!!!!!!

  18. direita “gente boa”

    Tenho muitos amigos de direita. Individualmente são gente boa.

    Mas a maioria tem um viés autoritário e um complexo de inferioridade que procuram compensar com arrogância.

    Esses acreditam que devem dar a primazia a quem aparenta ser mais rico. Se o carro do indivíduo é uma suv montada no Brasil, a do colega que é inglesa merece a preferência no trânsito. Se o “doutor” tem um Porsche, morre de inveja do outro que anda de Ferrari. Isso em qualquer degrau da pirâmide. Pouco importa se a “Doutora” ostenta uma bolsa Hermés tenha roubado e matado para conseguir o seu crachá, a importante é ela “sorry periferia”.

    Penso que isso vem da idade média quando só não passava fome os aulicos do rei. 

  19. Na veia

    O Castilho está correto na maior parte do que fala. Um conservador, religioso, assumido como eu, não tem tido outra alternativa senão escolher a menos danosa das candidaturas, isto desde 1989. Assim como outros aqui, estamos ansiando pela  aparição de uma direita na qual se possa votar. Por enquanto, infelizmente o quadro lembra a Europa das décadas de vinte e trinta do século passado, pela virulência e agressividade. Xô nazismo ! Sem volta ao passado escroto do colonialismo escravista deste país. Continuemos no avanço das conquistas sociais.Domingo é fé em Deus e 13 para afastar a sombra do fascismo dissimulado.

  20. O que salta aos olhos a

    O que salta aos olhos a diferença entre direita X esquerda, são os comicios realizados pelas duas campanhas.

    Nos comicios do Aécio, completamente monocrômatico, era clara a ausência total de negros, e brancos mais humildes. 

    Ao contrário dos comicios da Dilma, que era um mosaico de cores de todos os matizes, representando 100% da população brasileira, e isso faz muita diferença.

    Como um partido que pretende governar um país com 202 milhões de habitantes, 51% sendo negros, não ter base e raizes populares.

    Se o PSDB pretende alguns dia chegar ao poder, ele terá que se reinventar e se afastar dessa direita reacionária.

    Se não fizer isso terá o mesmo destino do DEM. 

     

  21. O que salta aos olhos a

    O que salta aos olhos a diferença entre direita X esquerda, são os comicios realizados pelas duas campanhas.

    Nos comicios do Aécio, completamente monocrômatico, era clara a ausência total de negros, e brancos mais humildes. 

    Ao contrário dos comicios da Dilma, que era um mosaico de cores de todos os matizes, representando 100% da população brasileira, e isso faz muita diferença.

    Como um partido que pretende governar um país com 202 milhões de habitantes, 51% sendo negros, não ter base e raizes populares.

    Se o PSDB pretende alguns dia chegar ao poder, ele terá que se reinventar e se afastar dessa direita reacionária.

    Se não fizer isso terá o mesmo destino do DEM. 

     

  22. Querido amigo, Rafael

    Querido amigo, Rafael Castilho!

    Concordo com seu texto, mas prefiro compartilhá-lo após a apuração das urnas.

    Infelizmente, a direita nestes dois dias, está distribuindo capas da Veja em todos os terminais de ônibus e Metrôs, Brasil afora, o PIG está à vontade pois o TSE é composto por esta direita que você descreve e só toma providências contra o nosso lado, o que poderá alterar o resultado das urnas.

    13eijão procê.

  23. Estamos assistindo fatos

    Estamos assistindo fatos importantes na Historia do país, essa pesquisa da cnt não é sem motivo, é para influenciar , essa  pichação é a bolinha de papel 2.0, o agressor se transforma e vitima, os orgão de fiscalização das eleições são anacronicos e obsoletos, as urnas não são essas maravilha que tentam vender ao eleitor, já vi resultados estapafurdios de terceiro colocado aparecendo em primeiro disparado em poucas horas e todos comentaristas politicos que matraqueiam sem  parar estranhamente se calaram; essa estranha  forma de anunciar o resultado; essas eleições vão passar para a Historia; tem um cheiro forte de podre no ar .

     

  24. “DE NADA PELA DIREITA”

    TEXTO CONFORTAMENTE PERFEITO NA TOTAL PERCEPÇÃO DE UM JOGO VAZIO.

    A DESPEITO DE SE TER DITO TUDO, FOI POUCO!

    PARABÉNS!

    É DILMA!

  25. Perfeito!

    Parabéns Rafael Castilho pelo brilhante texto que você escreveu. Certamente com todos os indícios que a direita desse nosso país nos mostrou, foi uma forma de nos “abrir os olhos” em busca de caminhos melhores.

     

  26. Obrigada direita, por nos

    Obrigada direita, por nos colocar ainda mais à esquerda! 

    Espero e torço para que, mesmo com todos os déspotas eleitos para câmara e senado, possamos seguir na nossa luta por uma sociedade mais justa e igualitária.

  27. OBRIGADO

     

    OBRIGADO por estigmatizar direita e esquerda e separar ainda mais um povo que ao invez de se unir e buscar o melhor caminho, se encazulem em dogmas esquerda e direitistas, afinal só é possivel 100% de um ou de outro.

    OBRIGADO por plantar sua semente da separação e discordia,

    Parabens por acreditar que ser de direita ou esquerda lhe torne INCAPAZ de evoluir alem disso! que não existe nada de ruim em um e tudo em outro. 

    PARABENS por mostrar o caminho da evolução…

  28. Não precisa agradecer!

    Não precisa agradecer nada! Afinal de contas, Direita e Esquerda são duas irmãs siamesas; nasceram juntas e só vivem porque o sangue de uma corre no corpo da outra…. As duas são filhas de uma mesma mãe, a bem intencionada (mas meio tonta) Dona Cegueira, e do mesmo pai, o inflexível e rigoroso Sr Fanatismo, que nunca conseguem fazer nada senão estimular a briga entre as duas irmãs… Mas elas são muito unidas; uma não vive sem a outra!! Quem sofre é o seu outro irmão, o tímido ‘Povo’. Pobre menino; vive no meio desta briga familiar e sofre muito pois os seus pais, responsáveis por gerenciar a casa, só conseguem defender a posição das irmãs Direita e Esquerda e se esquecem das reais necessidades do pobre Povo…. uma pena!

  29. Artigo

    Parabens pelo seu artigo. É exatamente este o meu sentimento. Eu nem iria votar na Dilma, apenas pela alternância de poder. Após a truculência da Revista Veja, abracei a causa da Dilma. A direitona mostrou a sua cara e me fez decidir em favor da liberdade e da democracia. Hoje eu vejo o quanto a Presidente Dilma é decente. Se eu estivesse no lugar dela a revista Veja já estaria fechada, porque é inadmissível uma atitude tão mal intencionada como a da revista.

    Um abraço e estaremos sempre juntos em prol de um Brasil mais afetuoso.

  30. Falso bom-mocismo e mau-cratismo latente

    Esquerda… o que seria de nós, pobres mortais, sem a sua benevolência?

    E o que dizer de seus representantes: estes últimos paladinos da justiça social; detentores da verdade absoluta?

    Falam em nome dos negros(eu sou um deles) sem sequer questioná-los se de fato os representam.

    Falam em nome dos pobres, quando na verdade querem apenas se perpetuar no poder mantendo-os na condição de miseráveis.

    Mas a esquerda é boazinha, o demônio é a Direita. Ou, pelo menos, assim quer que acreditemos o benevolente coordenador de projetos da FESP; que ao invés de se preocupar em lecionar ou qualquer outra coisa relacionada à educação, está mais preocupado com sua agenda esquerdista, bolivariana, com a lavagem cerebral e doutrinação ideológica.

    Graças a D´us eu saí desse lixo de faculdade: antro de playboys metidos a comunistas, acéfalos que querem ser de esquerda para parecerem legais/aceitos e maconheiros… O abacateiro tb deve ser grato por não estar mais por ali!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador