Os dilemas de Alckmin: a posse de apartamento em condomínio com 5 piscinas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Quanto mais o governo do Estado de S.Paulo vai negando a crise hídrica, mais o seu porta-voz e representante vai sendo observado. Se a questão da água é tratada como um capricho de S.Pedro para atacar S.Paulo, a posse de apartamento em condomínio com 5 piscinas e lavagem de área comum três vezes por semana passa a ser um fardo. O apartamento em questão é do governador Geraldo Alckmin e o dilema também. Leia a pequena matéria de Chico Felitti na Folha.

da Folha

Condomínio onde Alckmin tem apartamento mantém 5 piscinas cheias

por Chico Felitti

Caso o governador Geraldo Alckmin (PSDB) decida trocar o Palácio dos Bandeirantes, onde vive, pelo lugar em que viveu antes do cargo, terá um dilema hídrico a enfrentar.

O condomínio Torres do Morumbi, onde fica seu apartamento de 125 m2, mantém cinco piscinas cheias, uma para cada torre residencial, e tem funcionários lavando o chão três vezes por semana.

  Chico Felitti/Folhapress  
Duas das piscinas do prédio do governador
Duas das piscinas do prédio do governador

A administração do prédio diz que a água da limpeza é reaproveitada da chuva.

O governo do Estado afirma que o apartamento, declarado como bem de Alckmin para a eleição de 2014, está alugado. 

Chico Felitti escreve para a Folha há sete anos, desde que estudava jornalismo e ciências sociais. Foi repórter da coluna ‘Mônica Bergamo’, dos cadernos ‘Folhateen’ e ‘Vitrine’ e da ‘revista sãopaulo’. Já trabalhou para o jornal “O Estado de S. Paulo”, para os sites “Glamurama”, “Chic – Glória Kalil” e para revistas como a “Simples”, “SET”, “Top” e “Galileu”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

40 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esquece o governo de SP

    Os caras sem fazer nada durante 4 anos, levaram a eleição “fácil”, com 60% dos votos.

    Com certeza absoluta o PSDB faz um excelente governo para SP.

    Por isto esquece as críticas, a população aprovou tudo.

    E com a eleição de Aécio, a tendência é “melhorar” a governabilidade. 

  2. Igual a marido traído, nos

    Igual a marido traído, nos governos do PSDB a população é a ultima a saber. O engraçado é que muitos se sentem confortáveis com isso.

  3. Caro Nassif e demais
    Mas como

    Caro Nassif e demais

    Mas como você são chatos, essas coisas nunca acontece com os tucanos e seus seguidores.

    Deve ser falha de reportagem.Deveriam estar perseguindo petistas, descobrir, por exemplo, prego enferrujado, na Transposição de São Francisco, e querer processar o PT. Daria espaço para vários dias na grande mídia.

    Saudações

  4. ! ! ! ! !

    O que me impressiona mesmo é como uma pessoa que se dedicou a atividades publicas nesses anos com um salario de 20 mil por mes consegue comprar esses imoveis a casa do Serra entao nem se fala !

    1. Um apartamento de 125 metros

      Um apartamento de 125 metros quadrados no Morumbi? O que tem de extraordinario? São cinco piscinas para cinco predios, portanto uma por predio, há milhares de predios de apartamentos em S.Paulo com piscina, não entendi onde quer chegar o artigo, não pode ter piscina? Quando foram feitas não faltava agua.  Matéria idiota.

      1. Contas e mais contas.

        Conforme citado o digníssimo governador ganha em torno de R$ 20 mil por mês. Vamos dizer que ele gaste metade e metade ele coloque em aplicações.Um apartamento de 125 m² no Torres do Morumbi custa a módica quantia de R$1.100.000,00 o que dá mais ou menos 110 meses daquela aplicação que falamos, então são mais de 9 anos.

        São estas coisas que não se explica nos políticos brasileiros. Alckmin deveria vir a público dizer tintin por tintin como adquiriu este imóvel já que ele é um funcionário público pago pelo povo. Bens incompatíveis com a função deve sim ser explicados pormenorizadamente.  Mas em São Paulo é só gritar: ” Fora PT” que a turma debanda culpando o Lula e depois vai beber água mineral francesa…

        1. Que escândalo!
          Um cidadão de 60 anos que ganha 20k por mês comprou um ape de 1 milhão!

          Vc tem alguma noção de dinheiro? Se você ganhar um salário desses, consegue financiar um imóvel desse valor até mesmo na Caixa.

          Isso sem considerar que o Alckmin não é exatamente um cidadão de origem pobre. Insinuar que o cara é corrupto por causa de um apartamento de um milhão é bisonho.

      1. 125 m2 ou 186 m2, nenhuma

        125 m2 ou 186 m2, nenhuma importância. São regiões distintas o que, acredito, resulta em preços diferentes por m2. De qq forma, nada de excepcional com a propriedade desses imóveis. Do Lula e do Alckmin. Aliás, os bens declarados sempre estão compatíveis (salvo raras exceções) com as condições financeiras dos declarantes. Somente chama minha atençao quando o patrimônio declarado é muito aquém da condição socio-econômica do declarante.

  5. O ap tá alugado e a água é coletada

     

    Nada mais óbvio, lógico e compreensível que o dito apartamento esteja alugado posto que sua excia, o governador, dispõe do palácio para morar, de modo que a informação só teria mérito no contexto se estivesse fechado porque aí não haveria consumo de água por parte de moradores.

    Outra notícia também muiiiiiiiito interessante é a que dá a entender que a água utiiizada é coletada direto da chuva, mas como fica se não há chuvas?

    1. Se o predio não tem poço

      Se o predio não tem poço artesiano a agua é da Sabesp mas só se enche uma vez por ano ou até periodos maiores, a agua recirculada na piscina é a mesma, não vejo o que a piscina desse predio tem de especial há mais de 50 mil piscinas em São Paulo, inclusive de residencias onde só mora uma familia.

  6. Bom dia,
    Posso estar

    Bom dia,

    Posso estar enganado, o que não seria novidade, mas se levarmos em conta que não estamos em um período de chuvas torrenciais, imagino que este condomínio disponha de um imenso reservatório para água da chuva; só assim para lavar a área comum tres vezes por semana! 🙂

    Vamos lá, não votei no PSDB, acho um tremendo engodo o tema do abastecimento de água ganhar mais espaço na mídia depois do primeiro turno das eleições, mas acho que a matéria exagera: o Alckimin é o síndico do condomínio? Pelo que entendi, ele é proprietário de um apartamento e não mora lá. Qual é o dilema?

    Abraços!

     

  7. Gozado, eu nunca ouvi falar

    Gozado, eu nunca ouvi falar de chao sendo lavado 3 vezes por semana na minha vida, exceto por expacos publicos como restaurantes por exemplo, que tem que ser lavados todo dia. Isso nao existe e ta com cara de fofoca ou defeito do portugues mesmo.

    Esse “lavados” da reportagem eh “mopped” e o portugues nao tem palavra, nao eh isso?  Alguem sabe?

    1. Talvez seja “só” uma vez por

      Talvez seja “só” uma vez por semana, mas com certeza é lavado, provavelmente com aquelas máquinas de água sob pressão. Em muitos condomínios, se os moradores não virem a água escorrendo irão reclamar com o síndico que os empregados estão descuidando da limpeza das áreas comuns.

    2. Né mopped não, Ivan.

      Né mopped não, Ivan. Geralmente é a popular vassoura d’ água, isto é, a sujeira vai sendo empurrada com a força do jato da mangueira. Quando há mais “consciência “, pelo menos é empregada uma vassoura verdadeira para ajudar . E isso acontece em qualquer lugar onde haja água  farta na torneira, independente do nível de renda.

      Mop uso eu, que conheci o danado na Europa (chique, não ?).

  8. Jornalismo de qualidade!
    Vamos lá:

    Eu tenho uma piscina em casa. Sabe quanta água ela consome? Zero. Água de piscina é tratada com produtos químicos e não precisa ser renovada. Mesmo a eventual evaporação de água é mais do que reposta com água de chuva. Mesmo com estiagens. Logo, essa “acusação” é patética.

    Quanto à lavagem de áreas comuns, concordo com a crítica. Mas esse é um problema cultural aqui no Brasil. Não aprendemos ainda que não devemos dar banho em carros e calçadas. Isso acontece em praticamente todos os prédios aqui no Rio, por exemplo.

    1. Todas as pessoas preparadas, informadas e cultas

      do Brasil, bem sabem que os culpados da falta da água em SP são os pobres, desinformados e despreparados que usam água em excesso nas suas favelas.

    2. Falácia.

      Eu também tenho piscina em casa e acredito ser de muita má fé do comentarista dizer que não precisa ser renovada.

      Vamos ao assunto em tela. Aquelas piscinas do condomìnio mostrado são grandes algo em torno de 50 m² por isto a área de evaporação é maior o que faz com que perca em média com estas temperaturas de 30º C, 200 litros/dia, multiplicado por 5 dá 1.000 litros/dia em média. Em uma semana são 7.000 litros, em um mês são 30.000 litros.

      Você se esqueceu de um detalhe que é a drenagem porque nestas épocas de seca tem muita fuligem e poeira obrigando a ser feita pelo menos uma vez por semana e ai são mais 2.000 litros em média que deverão ser repostos. Contando então para 5 piscinas chegamos a um gasto de 10.000 litros por semana. Some e teremos 17.000 litros de água destas piscinas que deverão ser respostos. 

      Sua tirada que é reposto com água da chuva ficou muito hilária nesta época…rsrs.

      1. Com relação à evaporação,
        Com relação à evaporação, nunca precisei colocar água nova pra repor, mas aqui de fato não tem a seca de SP. E mesmo se precisasse, o consumo seria pouco significativo. Sua conta de 30k litros é equivalente a menos de um dia de banho dos moradores de apenas um dos blocos do condomínio.

        O dreno pra limpeza dos filtros realmente precisa ser feito. Mas imagino que um condomínio desse tamanho possa perfeitamente reaproveitar essa água para, por exemplo, irrigação. É só deixar o nível de cloro cair pra não prejudicar as plantas. A não ser, é claro, que vocês também achem criminoso o condomínio ter plantas…

        Em resumo, a matéria continua sendo patética. As piscinas não consomem água de forma significativa.

        1. Mas acho que tenho que desenhar…

          Caro comentarista Ozzy ( naõ verificado).

          Quando drenamos eu não me referia a água que vai fora, esta meu caro, esta vai retornar a nossa querida natureza que é muito sábia. Eu estou falando da água que deve ser reposta para completar o nível…

          Sua alusão ao equivalente dia também é uma piada de mal gosto, pois quando pensamos em consumo eu penso no pessoal dos bairros mais afastados que não tem nem água pra beber e quicá para tomar um mísero banho…

          Pouco significativa são as piscinas, ai  voce esculachou de vez, uma piscina de 50 m² tem algo em torno de 40.000 litros de água, levando em conta que cada ser humano consuma 1,5 litros por dia (bebendo e não tomando banho!) significa água para consumo humano de quase 900 pessoas em 30 dias agora multiplique por 50.000 (quantidade estimada de piscinas deste porte na capital) teremos água suficiente para matar a sede de 3.704.000 pessoas em um ano.

  9. Têm é mais é que se …

    Na boa… paulista que votou em Geraldo e agora está salivando pra votar em Aécio tem mais é que passar por isso, não são eles os mais bem informados e politizados eleitores do Brasil?

    Aproveitem a festa da falta de água e se refresquem tomando água mineral francesa lendo as filosofias de Aécio e os textos de FHC, enquanto rogam ao deus da Opus Dai pra que tenha peninha deles e mande um temporal.

    E podem escrever: quando essa joça estourar de verdade a mídia vai centrar fogo na cidade de São Paulo e arranjar um jeito de encaixar Haddad nessa sacanagem deles.

    Tem uma hora que bate um cansaço, você tentar alertar as pessoas e só ouvir o seguinte:

    “o PT só tem ladrão”

    “o PT colocou uma quadrilha na Petrobrás”

    “O mensalão do PT foi o maior escândalo da era republicana”

    “Só tenho um celular devido às privatizações das teles”

    “os ladrões da Petrobrás estão roubando meus impostos”

    “A Friboi do lulinha tá mandando dinheiro pra Cuba”

    “Dilma é uma terrorista” (nessa desconversam quando você pergunta e esclarece que é e foi o vice de Aécio, na cabecinha “intelectualizada por Bonner” deles, POLOP ou VPR são siglas de aplicativos de iphones).

  10. Bobagem

    Reportagem de segunda categoria, não devia estar aqui.

    Tenho vontade de saber realmente qual foi a realização do alkimim, de verdade, para justificar os votos que teve, de preferencia de um eleitor informado que votou nele porque sabe o que lel fez. Por favor.

    que fez o alkimim? alem de provocar esta terrivel falta de agua que atormenta o horizonte do paulistano, é claro.

    1. O que ele fez ?

      Privatizou toda a infra estrutura do estado mais rico da federaçao ,cobra os mais altos tributos estaduais ,agora se ocupa em desmontar o sistema estadual de ensino desestimulando com um salario risivel a contrataçao de novos professores, terceriza o atendimento de saúde com clinicas particulares conveniadas ,assim nao precisa construir hospitais nem contratar medicos .

      Se eleito for Aécio autorizara a contrataçao das cias de mercenarios americanas para administrarem as PMs ? 

      1. “Se eleito for Aécio

        “Se eleito for Aécio autorizara a contrataçao das cias de mercenarios americanas para administrarem as PMs ? 

        Se Dilma for eleita vai autorizar a contratação das forças armadas Cubanas para administrar o país, ops ela já faz isso.

        1. Forças armadas cubanas? Jura

          Forças armadas cubanas? Jura ? Correndo comprar uma cama mais alta para me esconder embaixo dela com meus cachorros…

          Às vezes esse blog é divertido.

  11. Agora que o pior governador

    Agora que o pior governador de todos os tempos está eleito, a Folha lança uma matéria desse naipe. Hipócritas e safados!

  12. Euraka!  Tenho certeza

    Euraka!  Tenho certeza absoluta que Alkimin, como bom governador que eh, vai responder com Medidas Urgentes Em Seu Edificio.

    E vai sair na propria folha, claro.

    1. Depoe contra a falha de Sao

      Depoe contra a falha de Sao Paulo, especialmente porque ta com cara de “parte 1” de uma futura Acao Exemplar Do Picole de Xuxu em seu edificio Para O Bem Da Populacao.

      Nao contra LNOL, de maneira nenhuma.  Aqui eh repercussao e debate, nao eh armacao.

  13. As descupas que os psddistas


    As descupas que os psddistas usam para suas orgias com dinheiro público, são simplesmente estúpidas, como estúpidos são os classe medianos que votam nesses sobegadores, excludentes, gatunos e terceirizantes das gatunices. Não vejo, onde moro, votos em aécio, como não via em osmarina(a nova banqueira-bancada). Essas pesquisas deve, estar sendo feitas em sp e paraná de sp. Mas, como as urnas, são do tse, comitê tucano…muita m…pode air dali, como foi no primeiro turno, com milhares de urnas apresentando o mesmo problema quando o voto era para Dilma. Por que ninguém viu esse problema nos votos do aócio? Por quê? A CIA explica direitinho.

  14. PROJETO: LONAS PLÁSTICAS CONTRA A SECA
    Rio de Janeiro, 20 outubro de 2014 PROJETO: LONAS PLASTICAS CONTRA A SECA Caros amigos (as) não posso ver os meus irmãos paulistas sofrendo com a falta da água. No nordeste o povo aproveita água da chuva direcionando da sua casa,, do teto, para a cisterna, por que o governo de SP, não cria corredores de lonas plasticas para direcionar água da chuva para o Sistema Cantareira fazendo artérias para irrigar o sistema? Devemos  aproveitar cada gota de chuva que cair em SP. Não podemos perder esse bem tão precioso, isso é uma ideia de quem, quer ajudar o povo paulista, se eu estiver falando besteira me perdoem, só quero ajudar o meus irmãos paulistas.   Atenciosamente:
    Cláudio José, um amigo do povo e da paz. 

  15. Essa imprensa PIG, após a

    Essa imprensa PIG, após a reeleição, (do homem da GESTÂO) , vem a público com os seus jornalistas/colonistas falar da falta de água em São Paulo. Os paulistas podem se redimir dessa reeleição e demonstrar indignação pela falta de GESTÃO do Alckimin e Serra, Na eleição de domingo  podem e devem demonstrar tudo aquilo que Estadão, Folha e Globo esconderam dos paulistanos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador