Os personagens do terceiro turno

Os próximos quatro anos terão três personagens principais: Dilma e o PT; Aécio e o PSDB; e os grupos de mídia.

No discurso de celebração da vitória, Dilma Rousseff fez duas afirmações importantes.

A primeira, a promessa de, no segundo governo, convocar a sociedade civil, associações, movimentos, para construírem juntos as políticas públicas. Mencionou expressamente a indústria. E mencionou expressamente a palavra união.

A segunda, a constatação de que em eleições apertadas há mais possibilidade de mudanças do que nas vitórias folgadas.

No primeiro governo, a falta de experiência e o excesso de otimismo – com os níveis recordes iniciais de aprovação e o bom momento da economia – fizeram Dilma descuidar do dia a dia da política e da necessidade de montar Ministérios fortes. E se recusar a mudar um estilo desastroso de administrar a economia e a política.

Agora, com a vitória apertada, uma situação econômica desconfortável pela frente, a explicitação dos seus vícios de gestão e a ameaça do terceiro turno – com os desdobramentos do caso Paulo Roberto Costa – ela não terá nenhuma alternativa fora a de fazer um governo exemplar.

Além disso, terá que dar uma resposta definitiva à corrupção e à instrumentalização das estatais.

Os novos tempos bicudos também exigirão mudanças profundas no PT. Em dezesseis anos de poder, tornou-se um partido acomodado com as pompas e os cargos e sem nenhuma presença institucional na vida pública brasileira.

***

No campo da oposição, a campanha de Aécio Neves promoveu uma transmutação no candidato. Entrou na campanha o bon vivant e saiu dela o político. Com seu discurso aceitando a derrota e defendendo a unificação nacional finalmente comportou-se à altura do seu avô Tancredo Neves.

Nos próximos quatro anos, haverá dois caminhos para o PSDB. O primeiro, se Aécio aceitar que a oposição se constrói no dia a dia, com críticas, sim, mas com ideias, princípios, modelos de governança, promovendo as boas administrações tucanas e apostando na pacificação nacional e na luta política dentro das regras do jogo..

Seu principal adversário – José Serra – se valerá do único caminho que conhece: o golpismo, o uso de dossiês, a parceria infame com veículos de mídia.

Outro candidato que poderia competir com Aécio para 2018 seria o governador paulista Geraldo Alckmin. Quando a crise da água explodir em sua plenitude afogará Alckmin na sua incompetência.

***

O terceiro personagem – os grupos de mídia – dificilmente recuarão da revanche do terceiro turno.

Tome-se o caso da revista Veja. Faltando dois dias para as eleições solta uma capa rocambolesca com afirmações fictícias, em um verdadeiro atentado à democracia. Desrespeitou a ordem do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), concedendo direito de resposta a Dilma e atacou o Ministro que autorizou a ação. Depois, publicou a nota desrespeitando a exigência de que fosse no mesmo lugar do ataque.

Recuou quando encontrou pela frente um Procurador corajoso – Eugênio Aragão – que ameaçou-a com R$ 500 mil de multa por hora de atraso na retificação. O gesto de Aragão – o primeiro a não se curvar ao poder de chantagem da revista – foi definitivo para romper uma parceria da revista com os poderes da República que envergonharia qualquer país civilizado.

Luis Nassif

101 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Como sempre Nassif o eterno

    Como sempre Nassif o eterno otimista em relação ao PSDB, o mesmo que acreditava na “refundação” do PSDB após a derrota do Serra em 2010…

    É muita ingenuidade achar que um político cheio de vícios como Aécio Neves tenha mudado para melhor após estas eleições. Da mesma maneira, o PSDB vai continuar em sua jornada à irrelevância, protegido pela Globo (que é a única parte da mídia tradicional que realmente conta; sem a Globo a Veja é nada). Aliás, não seria surpresa se Alckmin conseguir sair candidato em 2018, com sua retumbante vitória conseguida agora em 2014.

    Resta saber agora se Dilma aprendeu que não basta um controle remoto para enfrentar o partido da mídia, e se o PT vai acordar de sua inoperância e começar a enfrentar a Globo, começando pela defesa bastante atrasada dos injustamente condenados pela AP470. Aliás, isso me lembra dois outros inimigos do PT e do povo brasileiro em geral a serem combatidos de frente: o judiciário de Moro e Gilmar Mendes (entre muitos outros), e o ministério público de Roberto Gurgel e Demóstenes Torres (também entre muitos outros).

  2. Terceiro turno serão as Reformas

    O Terceiro turno serão as reformas. As reformas irão jogar água fria na fervura da oposição golpista. A Tributária principalmente, que impede o país de se tornar competitivo internacionalmente na área econômica  (desde que foi promulgada a Constituinte de 88 os valores de crescimento de PIB foram pífios, salvo raras excessões.) .

    O Congresso tem barrado a Reforma constituicional pedida por Dilma. Para driblar este impasse, bastaria votar uma única cláusula Constituinte que desse autonomia estadual para legislar sobre tributação. Isto esvaziaria a pauta do Congresso, e livraria o Governo do ônus de ter de negociar item a item com uma “base aliada” hostil e fisiológica, além de sair muito mais barato para o Governo sairia também para o país.

  3. Quem quiser que acredite que

    Quem quiser que acredite que esses personagens vão se cmportar com civilidade, depois de doze anos não espero muito deles, vão ficar quietos por um tempo até arrumar mais escandalo para chamar de seu e conforme o tempo paasse e as eleições se aproximem mais raivosos ficarão, é um filme velho que se repetirá, e a reforma politica só sai com muita pressão popular não vão abrir mão de p´rivilegios facilmente,

  4. OS ANÕES DE CPI CONSEGUIRÃO EXTORQUIR MAIS UNZINHO?

    OS ANÕES DE CPI CONSEGUIRÃO EXTORQUIR MAIS UNZINHO?

    Leonel Brizola, sempre que perdia uma eleição, reconhecia a derrota e agradecia e elogiava o povo que o derrotara, dizendo-o sábio.

    Agora uma cena: o “reizinho” Aécio, certo da vitória, posa, da sacada do palácio, com a “rainha” e os dois “herdeiros do trono”, exibindo assim ao reino a “família real”.

    Outra cena: na cerimônia da derrota vê-se um “reizinho” rancoroso e contrariado com aqueles que considera “seus súditos”, que lhe negaram apoio, o povo mineiro..

    Aécio Neves é o “político” que sai de uma campanha derrotado e NÃO AGRADECE aos eleitores da própria base eleitoral, no caso Minas Gerais, ao mesmo tempo (incrível) agradece expressamente aos eleitores de outro “reino”, São Paulo. O povo mineiro não esquecerá esta ofensa jamais.

    É muita condescendência dizer que se comportou à altura do POLÍTICO Tancredo Neves, que revira no túmulo com tal comparação, com tamanho disparate. Brincadeira: o playboy está mais para José Sarney, e o povo mineiro, em sua maioria, adoraria vê-lo mudar-se para o seu “Amapá”.

    Agora, destronado na própria terra, vai se juntar aos anões de CPI Álvaro Dias, José Agripino e outros, na tentativa de derrubar a presidenta pela via do golpe aberto, já anunciado pelo suplente de anão José Aníbal, ao citar o grande golpista Carlos Lacerda..

    Encontrará de frente,mais uma vez, nesta sua tentativa golpista, não só o povo mineiro, mas todo o povo brasileiro.

    E será derrotado mais uma vez.

    1. ??
      Nossa rapaz, em que momento ele se dirigiu a SP pra agradecer? Preste atenção no contexto das falas antes de se pronunciar, o SP que ele citou na mensagem foi o da bíblia, São Paulo (Paulo de Tarso). E reconheceu sim a derrota, no momento em que ligou para a presidenta e no palanque a chamou de reeleita. Isso, suponho eu, que seja aceitar a derrota. Como imaginei, militantes dos dois lados querem separar o país, tanto os do PSDB com esse discurso de ódio e xenofobia, como os do PT com esse negocio de nós e eles. Devemos parar com isso e lutar por melhorias para todos. Espero que a presidenta tenha entendido o recado e faça isso. E não foi por votar em Aecio que eu quero que ela fracasse, pelo contrario, quero meu país crescendo. Pense assim vc também e pare de citar esposa e filhos, isso não tem nada a ver com política.

  5. Ditador

    É o que Aecio Neves, ao lado da irmã, sempre foi em Minas. Com derrotas no Rio e em Minas, Aecio deveria tentar a sorte em Sao Paulo. Mas nós sabemos o que seria na prática a votaçao artificial que teve dos paulistas. Se Dilma tiver coragem prá valer o futuro imediato do psdb é o nanismo, tamanho conveniente à estatura moral e politica dos seus principais nomes. Mas ao ver a presidenta ontem no jornal nacional, metade da minha expectativa foi pelo ralo.

    1. ditador
      O Brasil é muito conservador e complexo para caber dentro dos nossos desejos e expectativas. O ex presidente Lula passou quatro anos tentando não sofrer um impeachment, não satisfez nossas expectativas mas conseguiu mudar a cara do país. São Paulo colocou no senado José serra e aloisio nunes,
      o Paraná colocou Álvaro dias, Tasso jereissati veio também, todos com a promessa de bater sem dó no governo. Outro inimigo é o Eduardo Cunha do PMDB do rio que disse que vai ser o presidente da câmara. Dias muito difíceispara uma presidenta progressista.

  6. Sem chances para sorrir

    Com a vitória conferida no primeiro turno, e a vitória paulista de Aécio, Serra retomará o protagonismo sem deixar pedra sobre pedra, nem absolutamente espaço para ninguém. Os barões da mídia continuarão a ser o que tem sido: “principes” a exercerem seus poderes ditatoriais mediante o uso da opinião de um numeroso exercito de despeitados.

    A vitória do último domingo tem certo cheiro de derrota. Não somente do PT; mas do Brasil. Teremos outro Governo Sarney pelos próximos quatro anos?

    1. vitória gigantesca
      Uma vitória contra a midia hegemônica e desonesta e os insensatos que acreditam piamente nela, contra a gigantesca pressão dos mercados nacional e internacional pelo pré sal e contra os interesses dos EUA é uma vitória gigantesca.

  7. Black monday

    Existe Brasil depois de eleições. Fomos afortunados com Lula no pós FHC. O lider sindicalista se apresentou como o estadista que o Brasil pedia de longa data. Muito se deve a seu antecessor, dono de super ego incensado pelos feitos acadêmicos e por imprensa corrupta, que se vale de colaboradores ávidos pelo brilho das opiniões favoráveis. FHC surfou no ” deixar fazer” e estado mínimo, agravando todas históricas carências brasileiras.Também deve a  José Dirceu, o proscrito lider estudantil que enfrentou os milicos raivosos. Dirceu com sua habilidade adquirida nos tempos de política estudantil pavimentou o caminho de Lula para o poder. Também deve a Dima, sua gerente, a superar crises de abastecimento de energia e a dirigir esforços de governo onde mais necessário.Ajudando seu brilho próprio, Lula também foi agraciado pelo maior feito econômico do Brasil, a descoberta do petróleo do pré-sal. O segundo governo de Dilma se inicia em outra conjuntura astral. Nossas históricas carências mitigadas nestes últimos anos de expansão econômica mundial, quase pleno emprego e auto estima em evolução. Podera ser melhor se não existisse o PIG. O exito do processo eleitoral será superadado pelo enfrentamento de novos desafios, muito diferentes dos útimos anos. Temos que passar por ajustes mais finos, sem retrocesso, evoluir num mundo de maior concorrência e menores oportunidades. A resposta aos novos desafios desta feita depende tanto dos mandatários eleitos como de seus adversários, mirando sempre no bem comum. O crescimento de Aécio Neves pode ser decisivo. 

  8. Está faltando um, Nassif!

    Nassif só se esqueceu da personagem mais importante: Lula. Com um discurso à militância, o homem mudou a campanha de Dilma, tornando-a verdadeiramente política; sem isso, não haveria a reação da presidenta ao golpe da inVeja, que quebrou as pernas do golpe do jn (com a ajuda inestimável, claro, do próprio Nassif, muitíssimo obrigado! ).

    1. É a mais nova balela do
      É a mais nova balela do mercado.

      Adianta pouco – ou quase nada – ter um bom ministério sem um bom sistema de jogo.

      O que precisa antes de qualquer outra coisa entao é o objetivo futuro, o projeto e o planejamento.

      Quatro ans atrás teciam consideráveis loas a participação do Gerdau no ministério. O que aconteceu depois disso?

      Não há quem seja capaz de elaborar e montar uma boa sequência de ações e atividades factíveis e um pouco ousadas.

      Prevalece a gambiarra, o deslumbramento tolo, o “deixa comigo que eu resolvo”.

        1. O ideal é combinar os dois.
          O ideal é combinar os dois.

          Mas o plano antecede os nomes que são como peças de um tabuleiro.

          A estratégia está acima deles. Supõe definir objetivos de longo prazo pelas lideranças politicas com mandato eletivo, por exemplo.

      1. “Sistema de jogo ” ?
        Prezado

        “Sistema de jogo ” ?

        Prezado colega internauta Chico Preto ,então se tivermos um “bom sistema de jogo ”  poderemos  escalar um time de “pernas de pau ” ?

        Não concordo respeitosamente.

        1. Se você convocar o Mestre
          Se você convocar o Mestre Telê para treinar um grupo com pernas de pau certamente nao chegará longe.

          Agora, veja bem: um ótimo treinador é difícil de se encontrar. Ótimos jogadores, não.

          Não é a toa que vez ou outra times pequenos surpreendem e aqueles cheios de medalhões naufragam.

  9. Na minha opinião, Nassif está

    Na minha opinião, Nassif está completamente equivocado sobre o Aécio. O cara já era, ficou dependente dos votos de SP, tá na mão dos tucanos de SP. Sem falar que, se já era apagado no Senado, será mais ainda. Aécio é um filhinho de papai vagabundo, presa fácil para os tubarões do PSDB de SP. O abraço de luto recebido de Serra é prova disso. Serra deu os pêsames a Aécio por sua morte política, quando Aécio tentou se aproximar, Serra recuou, soltando um risinho maldoso. Aécio é um molequinho pra esses caras.

    Essa eleição promoveu movimentos tectônicos na geopolítica nacional com a vitória petista de MG, o “território cordial” da política brasileira. MG sempre foi indicativo de tendências, há sim um Brasil poalrizado entre Norte-Nordeste e Sul-Centro-Oeste-Sudeste, e MG é o território de transição. A radicalização do discurso anti-nordestino(que é o núcleo do discurso direitista, focado no antagonismo trabalho(muito caro aos paulistas e sulistas) vs vagabundo sustentado pelo bolsa família, afastou MG desse bloco.

    Com o auxílio do governo federal, um bom governo Pimentel pode transformar MG em uma nova Bahia, expandindo o front petista até as fronteiras com SP. Esses movimentos foram reflexo da radicalização do antagonismo, Aécio, um administrador dos mais incompetentes, só conseguiu governar MG graças a sua habilidade política, seu comportamento moderado, característica típica dos políticos mineiros. Com a radicalização, MG teve que optar entre um ou outro, e acabou ficando com o petismo, aderindo ao bloco já consolidado no nordeste. São Paulo está cercado, a coesão do bloco direitista é feita pelo aprofundamento do discurso, chegando aos níveis fascistas que percebemos em SP, onde apoiadores do petismo são insultados e agredidos. Esse aprofundamento com vistas à coesão fortalece a posição entre os já convertidos(como SP, PR, SC)mas afasta os moderados.

    A política moderada de Aécio cedeu aos radicais e foi engolido por ela, por isso o risinho maldoso de Serra. Se considerarmos os movimentos de junho, essa eleição foi de fato revolucionária, pois nada menos que 3 presidenciáveis acabaram politicamente mortos: Aécio, Marina e Campos. 2018 está de portas abertas.

     

     

  10. Faltou acrescentar o quarto e
    Faltou acrescentar o quarto e mais importante: o PMDB.

    Incrivelmente é como se este nao existisse colado aos passos do antecessor e da atual.

    Em tempo, o Vice é o correspondente da Globo no planalto.

  11. Aecio ?????
    Na segunda aqui em BH da imensa frota de carros panfletados pro Aecio,rarearam ,praticamente sumiram,assim como seus apoiadores e defensores.Aecio cresceu não por suas qualidades,nem angariou simpatizantes ou seguidores como se pensa que tentam coloca-lo como uma nova liderança.Ele virou simbolo do odio,do sentimento anti petista implantado diuturnamente durante anos pela mídia.Como ele não deu certo no dia seguinte estava descartado.Estão falando de Um Aecio que não existe,pergunte a qualquer jornalista mineiro ou os funcionarios publicos mineiros,em especial ao pessoal da policia civil.Ele foi uma bolha que estourou,uma bolha que vinha inflada pela midia mineira,a censura e com a competencia da irmã em dedtruir adversarios.

    1. Acho, Otaviani, que o Nassif

      Acho, Otaviani, que o Nassif devia te ouvir com atenção, e ter muito cuidado com este entusiasmo com o Aécio Neves. Às vezes é difícil a pessoa deixar de ser quem é para se transformar em uma outra pessoa. Parece um pouco a história do escorpião, que trai e ataca por instinto. Talvez Nassif , o Aécio seja só esse aí dito pelo Otaviano e por muitas outras pessoas que o viram de perto, sem enganação.

      1. Nassif às vezes se faz de ingênuo, o q ele nao é

        Ele tá cansado de saber que um candidato com o passado de Aécio só se sustenta no anti-petismo. Quando incomodar Serra ou Alckmin vao chover dossiês. E um mau caráter daqueles nao muda. E ainda há o caso do helicóptero dos Perela, que se for investigado deve respingar nele. 

        Mas o Nassif gosta de posar de isento. E adora esse tom de quem “dá conselhos” e quer determinar qual é o rumo que a presidenta ELEITA (nao foi ele o candidato…) deverá seguir. 

        Fico impressionada, nem 2 dias se passaram depois da eleiçao, e essa enxurrada de tópicos sobre reformulaçoes do PT, mudanças de rumo, etc. E uma invasao de novos comentaristas nao cadastrados, todos com esse discurso. Que interessa sobretudo à mídia. Ela é que está querendo decretar que tipo de diálogo a Dilma deve fazer: quer que seja com ela, mídia, que seja esquecido todo o comportamento torpe dela. 

  12. Seo Nassif Poliana, eu creio

    Seo Nassif Poliana, eu creio que o seu otimismo com relação ao ´netinho´ do vovê Tancredo não tem nenhuma base, pois o menino do Rio tem histórico constrangedor.

  13. “…a campanha de Aécio Neves

    “…a campanha de Aécio Neves promoveu uma transmutação no candidato. Entrou na campanha o bon vivant e saiu dela …”

    …um bon vivant frustado.

    A transmutação do ausente ex-governador de Minas começou com algumas medidas pré-campanha. Fez plástica para parecer o Aecinho de antigamente e tirar o ar de cansado. Casou e planejou o nascimento dos lindos gêmeos(puxaram a mãe) para acontecer em plena campanha. Tudo isso para dar um ar de bom moço e garoto ordeiro da tradicional família mineira.

    Armou um aparato jurídico para tentar conter na internet as revelações sobre seus atos. Enfim, tentou fazer em nível nacional o que fez quando governador em relação aos que o criticavam na mídia local.. Falhou por dois motivos: 1)a mídia serrista em outras eras já tinha deixado escapar alguns de seus pecados.2) A mídia alternativa e militantes da internet não deixaram passar em branco seus atos em verões passados, apesar das pressões.

    A pergunta que fica é a seguinte: conseguirá  Aécio manter a linha durante os próximos quatro anos? Ficará de vara curta nesse período? Lembrando que Serra ficará na cola no senado pronto para lhe dar uma rasteira.

     

  14. Que tal uma análise da

    Que tal uma análise da eleição a partir dos fatores que levaram vencedor a vitória e não dos fatores que levaram o perdedor a “vitória”.

    Esta foi a mais importante e histórica vitória das forças nacionalistas e de esquerda do Brasil por três fatores:

    . em 54 Vargas foi levado ao suicidio num momento semelhante e em 64 João Goulart foi deposto por um golpe militar nas mesmas cricunstâncias: a afirmação do país, a distribuição de renda e o domínio sobre suas riquezas.

    . o outro fator foi a maturidade da esquerda que soube se unir, apesar das diferenças, num momento crucial em que era importante manter as conquistas e enfrentar forças econômicas, conservadoras, retrógadas e poderosas que fariam o país retornar a sua condição de dependência. Com essa esquerda vieram movimentos populares e representantes de periferia que haviam perdido contato com os governos petistas.

    . a se destacar o renascimento da militância petista. O partido continua fortissimo como legenda e manteve, mesmo no inacreditável estado de São Paulo, os seus 30% histórico

    Então, chore mídia e chore Psdb com os seus cínicos Aécio, Alckmim, FHC e Serra. Chore representantes do Judiciário, da Polícia Política Federal e de igrejas que são mais aglomerações políticas do que religiosas. Desta vez soubemos nos desvencilhar destes detritos do atraso pela inteligência, coragem e decência.

     

    .

    1. Isso mesmo!
      Nunca é demais

      Isso mesmo!

      Nunca é demais ressaltar: fujamos do script. Não sejamos pautados por eles. As palavras tèm poder, elas podem criar uma realidade. Nada de país dividido, os números mostram que sul e sudeste, numeficamente, deram mais votos aDilma que o norte e nordeste. Nada de repercutir terceiro turno. Falemos de reforma política, de constituinte exclusiva; da necessidade de impressão dos votos (não é porque ganhamos que passamos a acreditar nas urnas eletrônicas); do marco regulatório da imprensa, da democratização dos meios de comunicação. Há uma militância qualificada disposta a ir pra rua a qualquer momento e ajudar à presidente a governar esse país. Vigiemos, mas não sejamos pautados por eles. 

      1. Clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap, clap

        Céus, estou com as maos doendo de tanto bater palmas para você. Bravos, falou e disse. 

         

  15. Minha opinião

    Haverá uma briga fraticida entre Aécio, Serra e Alckimin pela vaga em 2018. Não acredito que Lula volte. Então, se o Pimentel fizer um bom governo em Minas e o Haddad conseguir se reeleger, teremos dois candidatos naturais a vaga de Dilma.

    Nassif, e aquela cadeira do STF, o Sérgio Moro, rodou?  Afinal de contas, se o Aécio ganha com certeza ele iria pra lá pelos bons serviços prestados

    1. Me pergunto por que o PT,

      Me pergunto por que o PT, indiretamente, não põe lenha nessa fogueira de vaidades no ninho tucano?

      Basta ser cooperativo (mas nem tanto) com Alckmin neste fiasco da Cantareira que os outros dois (Serra e Aécio) vão tentar miná-lo ante a possibilidade de sua popularidade aumentar.

      Quanto a Serra vs Aécio, lembrem-se que ambos estarão juntos com convivência forçada no Senado. Basta puxar a sardinha para o Estado de MG, afagando Aécio para despertar ciúmes no Serra.

      Será que dá?

  16. Para mim o grande personagem

    Para mim o grande personagem dessa eleição foi Merval Pereira. Comparo-o ao Inspetor Chefe Dreyfus perseguidor frustrado no filme: A Pantera Cor de Rosa

  17. Parabéns, Nassif!! Vencemos

    Parabéns, Nassif!! Vencemos mais uma batalha mas a guerra ainda não terminou. A luta pela democratização dos meios de comunicação só estará consumada após o fechamento de Veja e da Folha de S.Paulo e da estatização da Rede Globo, bandeiras que acredito serão cumpridas no segundo mandato da presidenta Dilma! Em frente!

    1. Maluco?

      Falando em estatização de orgão de imprensa? Este senhor é totalmente maluco e reforça o argumento de “Venezuelizar” o Brasil. Que isso? Vamos olhar o maior pais democrático do mundo, os Estados Unidos, lá tem todo tipo de critica dos orgãos de imprensa, e não existe isso de estatizar. Que absurdo!!!!

      1. Maior país democrático do mundo? Com Patriot Act e tudo?

        Ora, ora. Maior império do mundo, OK, Democrático nao. 

        Agora, concordo que nao dá para estatizar a Globo. Mas fechar a Veja dá, basta deixar de derramar dinheiro na Editora Abril. 

  18. Um estilo desastroso de administrar a economia

    Não tenho como qualificar se a condução política dela é ruim ou não. Aliás, nem tenho como avaliar se os esforços sociais deram certo ou não. De fato ainda ontem afirmei que se alguém disser que o bolsa família é esmola então empréstimo do BNDES e aumento de Procurador e Fiscal da Receita também o são. Não critico os nordestinos por votarem no PT, se a região não está mais abandonada, e cresceu mais que o resto do país, acho natural a grande vitória do PT naquela região, sem problema.

    Estarrecedor é achar que um estilo desastroso de administrar economia não precisa de mudança (como muitos aqui acham), ou que os paulistas deveriam votar felizes da vida em um governo absolutamente inerte em termos econômicos nos últimos 4 anos.

    De fato quando a Dilma diz que não entende o sucesso do PSDB em São Paulo, afirmo que estou com ela, ver um governo tão incompetente e desgastado como o do Alckmin ser reeleito é dose p/elefante. SÓ QUE ISTO SE APLICA A ELA TAMBÉM !!!

    Aliás é engraçado o Delfim falar que a Dilma recebeu um voto de confiança agora e que cabe a todos colaborar. Que tipo de colaboração? Ver o patético Mantega em um episódio absolutamente ridículo ontem falando que a política econômina dele (?!?!) foi aprovada? Aliás, péssima fala do Aécio ao propor conciliação. Houve um projeto vencedor, a bola está na quadra da Dilma e é ela que tem que sacar. Outro absurdo é se falar em impeachment. Ela terá que governar até o fim. A coloboração dos 50 milhões de eleitores da oposição é cumprir a lei, e aguardar 4 anos até ter a chance de rediscutir um governo que, pelo menos no período 2010-2014, foi de regular para ruim. Discordo do Delfim, voto de confiança foi em 2010, agora é cobrar geral.

    PS: Curiosa a menção do Nassif, tenho minhas dúvidas se o próprio Aécio usou um termo tão forte como estilo desastroso de administrar a economia…

    1. (In) Compreensão conjuntural

      Nas entrevistas de ontem ficou evidente que elá está perdidinha com relação a condução da economia, continua com o discurso eleitoral da “crise externa”, etc., o mesmo blá blá blá de sempre.

      A fala do Mantega então …. sem comentários.

      E quando a repórter da Record (olha, não foi da Globo!) perguntou sobre SP, ficou brabinha, não era a pergunta que ela queria ouvir, retrucou falando do NE, discurso de união é só discurso mesmo.

      Mas não adianta questionar isso aqui cara, se colocar uma porta escrita PT dando entrevista eles vão aplaudir!

      Infelizmente, parece que vem mais do mesmo, coitado  de nosso País,

      Tomara que eu esteja enganado.

       

  19.  O Poder judiciário está

     O Poder judiciário está completamente demoralizado pelo fato de não punir a editora abril que simplesmente desconsiderou sua ordem.

    1. Esse é um ponto importante

      O judiciário brasileiro está completamente desmoralizado. Colocou-se como capacho da mídia e como cúmplice da corrupção desbragada dos governos tucanos.

      Uma reforma no judiciário é importantíssima, mas eu não tenho muitas esperanças. O judiciário é o mais corrupto dos três poderes e não tem nenhum controle externo, estando completamente dominado pelo corporativismo mais execrável.

      A democracia brasileira não tem um poder judiciário à sua altura.

      1. Judiciário corrupto

        Os seis últimos ministros foram indicados pela posição, inclusive o Dias Tofoli ex PT.

         

        Abraços amigo e abra o olho, não seja ingênuo. 

  20. Nao Senhor! Nao mesmo!
    Esta fazendo o maior crime politico da avaliacao.
    Entra o candidato playboy a presidencia da republica do Brasil e sai o politico. Qual eh a Republica que o senhor fala a republica das bananas!
    Nao nao mesmo. Nao a minha Republica.
    O maior crime politico atual eh querer imputar a casa grande na senzala. Auto lah senhor!
    Entao podemos considerar que Aecio Neves agora esta fazendo juz ao Brasao familiar dos NEVES, quanta tradicao da casa grande. Como Tancredo Neves fosse uma referencia politica da mais pura cepa brasileira. Nao foi o grande politico, foi um articulador politico regular. Nem pode esquecer que o Sr Aecio foi conduzido ao meio politico pela maos da ditadura e os torturadores, onde trabalhava seu pai e levou a registra lo no congresso nacional brasileiro como funcionario aos 17 anos e seu tio por parte de pai tem tambem sua historia. Esta eh a tradicional familia mineira? Honestamente faz um favor!
    A tradicao das cortes e das familias
    A tradicao dos coroneis e das familias
    A tradicao dos politicos e das familias
    A tradicao das senzalas e das familias da casa grande.
    Que tristeza!
    Um deputado federal que nao fez nada e so dava orgulho ao pai. E com a morte do Tancredo recebeu a diretoria estatal aos 25 anos do presidente.
    Quanto orgulho senhor! Ainda de ter uma carteira oficial da policia de minas.
    Quanta influencia e beneficio recebeu este menino da politica brasileira e sua TRADICAO FAMILIAR.
    Quantas e quantos brasileiros esperam uma, uma unica oportunidade para toda a vida.
    Nao ha regras doutor.
    Receber concessoes de radio, teve, jornal como beneficio politico da forma de fazer pokitica brasileira, senhor, senhor dah licenca.
    Foi um gestor mediocre como governador e foi gerado este monstro pela midia em sua criacao $$$$.
    Foi um governador que utilizou orcamento da Educacao e Saude para outros fins. Contratou de forma ilegal pessoal e professores para educacao e depois abandonou.
    Utilizou como eh tradicao FAMILIAR a maquina publica para construcao irregular de aeroportos em beneficio proprio e familiar.
    Utilizar verbas publicas como governador para distribuir as suas proprias emprensas de comunicacao eh um roubo.
    Empregar a familia no governo.
    Foi um senador vazio e inutil no senado e suas propostas nao foram nadas importantes e autoral. Tanto que nao se debate politicamente.
    Senhor o problema nao foi o bafometro nao. Foi o Aecio beber, dirigir fora de seu estado normal e a vida dos outros. Irresponsavel .
    Agora Aecio reconhecer a derrota, o senhor acredita, dah um telefonema para Dilma e o senhor absolve toda uma memoria e historia do homem que nem sorri natural.
    Ele eh um Canalha.
    Que definicao de politico brasileiro o senhor tem.
    que posso dizer do honesto.
    Nao Senhor. O meu conceito de politico brasileiro vai alem.
    Talvez seja esta minha posicao junto ao movimento de junho 2013.
    Somos anonimos. Ser nao identificado.
    Ideias e pensamentos nada mais alem do visual e concreto.

    1. Parabéns, merece virar post!

      Parabéns, merece virar post! (mas compreenda o Nassif, ele é sempre muito generoso, esperando com isso que as pessoas melhorem!)

    2. João, seu resumo do sr. Neves

      João, seu resumo do sr. Neves neto é perfeito.

      Nunca entendi (nem engoli) esta reverência toda que se prestava ao “doutor” Tancredo. Um daqueles que não precisou sair dqui nem foi cassado pela ditadura, pois sempre foi um “deles”.

      O que assombra é assitir constantemente o excelente jornalista Nassif, que comanda o melhor blog político (na minha modesta opinião) a “suavizar” os desmandos e absurdos do ex-governador.

      Acho que jamais entenderei isso…

    3. Político e partido covardes !!

      Esta eleição mostrou um candidato e uma candidatura programática COVARDES por prometer manter todas as conquistas e programas sociais dos governos do PT num contexto em que seu partido e seu eleitorado sempre demonstraram contrariedade e discordâncias, inclusive no âmbito judicial. Nem a UDN ousou tanto !! Esta foi a eleição mais bizarra da história onde, p.ex., o eleitor da oposição se cala constrangido qdo perguntado se concorda em manter o Bolsa Família, as cotas sociais, o direito das domésticas, o ProUni etc. que constam do programa de seu candidato. E ainda assim escutamos que a oposição saiu grande destas eleições??? Não entendo como isto foi e vem sendo pouco observado nas análises destas eleições, como um dos momentos mais ufanos da história política brasileira, onde a oposição covardemente contradiz seus ideais e aprova tudo o que a situação fez somente como estratégia eleitoral. Isto posto, poderíamos afirmar que o PT foi reconduzido ao poder com 100% dos votos válidos, pois 100% dos teus programas estavam presentes na disputa ?? Quem afinal saiu grande e saiu pequeno nas eleições?

       

  21. Merval Pereira o Inspetor Dreyfus

    O persongam dessas leições para mim foi o Merval Pereira. Comparo-o ao Inspetor Dreyfus do filme A Pantra Cor de Rosa, eterno frustrado perseguidor do Cluseau, no caso dele o PT.

  22. Uma pequena correção

    “Em dezesseis anos de poder, tornou-se um partido acomodado com as pompas e os cargos e sem nenhuma presença institucional na vida pública brasileira.”

    Pelo que me consta nem sequer completou doze anos inteiros no poder!

    Ou estou enganado???

  23. Merval dá a senha para o impeachment

    Publicado em 28/10/2014

    Dividir ao meio significa uma Guerra Civil, seguida de Secessão​.

    Sugestão de Valdira de Holanda no Twitter

     

    No Ataulfo Merval de Paiva (do ABC do C Af), ao dar a senha para o impeachment: “crises institucionais já programadas”.

    Ou seja, o Golpe já está em curso.

    Precisa desenhar ou quer que explique ?

     

    Ao vencedor, os problemas

     

    (…)

    Temos, portanto, crises econômicas, políticas e institucionais já programadas, e pouca capacidade negociadora da presidente para enfrentá-las, pelo que apresentou até agora, e mesmo na hora de seu discurso de vencedora. Sua impaciência com os militantes poderia ser até folclórica, se não tivesse permitido os gritos de guerra contra a imprensa profissional independente, na figura da Rede Globo, com um sorrisinho no canto da boca, enquanto o presidente do partido, Rui Falcão, fazia o sinal de positivo.

    (…)

    Leia a íntegra aqui.

    (Clique aqui para ouvir, com raro prazer, o coro “o povo não é bobo” que interrompeu a presidenta; e, aqui, singela homenagem ao William Bonner, na GloboNews, onde se diz que o nordestino é bovino. E não deixe de votar no “Nao e Sim”: a Globo estimula o preconceito?).

    E o editorial do Globo, na mesma linha: dividir o país ao meio, conflagrá-lo, abrir uma Guerra Civil, da Secessão para retirar a legitimidade de uma vitória incontestável, gigantesca.

    (Clique aqui para ver o que é, de fato, uma vitória apertada):

     

    A mensagem das urnas

     

    (…)

    O desenho esboçado no primeiro turno, com a divisão do país em dois grandes blocos, recebeu traços mais fortes: grosso modo, o Norte-Nordeste perfilado ao PT, o Sudeste-Sul-Centro/Oeste com a oposição. Fica evidente que o país que produz e paga impostos — pesados, ressalte-se — deseja o PT longe do Planalto, enquanto aquele Brasil cuja população se beneficia dos lautos programas sociais — não só o Bolsa Família —, financiados pelos impostos, não quer mudanças em Brasília, por óbvias razões.

    (…)

    Paulo Henrique Amorim

    1. Não existe pais dividido

      Sou de Santos, do estado de São Paulo e garanto que os 38% dos votos conseguidos pela Dilma, quase 40% do total, seriam muito mais se não fosse a coerção que os empregadores, a gente do dinheiro e dona dos negócios e dos empregos, não tivesse exercícido sobre seus funcionários, ameaçando-os de serem estigmatizados.

      Não foi nem um, nem dois relatos, de funcionários de lojas, bares, condomínios e pequenas indústrias que chegaram a meus ouvidos, de patrões que proibiram seus empregados de falar bem da Dilma e do PT.

      Logo, se com estas ameaças e com o domínio do PSDB na maior cidade com prefeitura gerida por este partido, a coisa está neste pé, imagino o que não ocorreu no resto do Estado.

      Não temos um Brasil dividido, por mais que a mídia insista nesta tecla, já quebraram a cara para valer na eleição e vão se esborrachar de vez se continuarem a insistir nisto.

      Este pessoal, que teve seus privilégios inconfessáveis contrariados pelos que emergiram para a cidadania no Brasil, nunca mais os terão de volta, está na hora de crescerem e assumirem o que são e partirem para a luta.

  24. Enigma, eles não tem sêde?

     Meus amigos,mudo o foco para pedir que alguèm me esclareça,inocente que sou. Senhores não entendo como uma população como a de São Paulo possa ter dado uma votação tão expressiva ao psdb. Eu e minha familia,amigos e outros que conheço,jamais votaria em alguém que nos privasse de agua por mais de um dia. A não ser que tenha acontecido um acidente ou catástrofe. Como podem agradecer a alguém que lhes tire por mais de 6 mêses?Acho que algo de grave aconteceu ,estranho ao processo e que tem que ser investigado profundamente. Ou então que apareça uma explicação plausível e convincente. Isso não pode ser máscarado pela vitória da Dilma. Quem souber que me explique.

  25. Como palpiteiro mor, vou dar um pitaco nesta aqui

    Dilma, faz a reforma ministerial com 14 pastas e 72 secretarias.

    Coloca o foco do seu governo na identificação, encaminhamentoe e providências  sobre os grandes temas. Os setenta e dois mais importantes para o povo e a nação, assim, não será por falta de objeto que a oposição poderá deixar de apresentar propostas e idéias para o bem do país.

    Continuar a governar de improviso não lhe socorrerá nos momentos em que as crises e os problemas estruturais estiverem em suas fases mais agudas. A natureza é impessoal e tem sua própria lógica, tai a seca que assola o Brasil para não me deixar mentindo sozinho nesta, bem como, o mal existe e está sempre a espreita. negar a existência dos interesses poderosos  que governam o mundo e tem uma agenda conflitante com a do Brasil, é extrema ingenuidade.

    Estrela, Norte e Rumo é o necessário e suficiente para nos colocar de pé no concerto das nações e afirmar com orgulho nossa soberania.

    Nunca é tarde para mudar e uma caminhada de mil léguas começa sempre com o primeiro passo.

  26. Não foi denunciada a

    Não foi denunciada a insistente chantagem do mercado financeiro, querendo impor o seu modo de governar para a presidenta depois da vitória.

    Vai o meu recado para os seus espias.

    Parasítas e saqueadores: parem de atemorizar as nossas vidas, vocês as perderam!!! 

    O procedimento da chantagem continua na mídia, representando os seus patrões ocultos das mudanças que o Aécio prometia; e agora estamos desobrigados – Dilma as rejeitou claramente e nos deu sua própria medida em seus pontos de governo.

    O país era seus, mas por fraude. Pagaremos os juros, entretanto, não o entregaremos mais nas suas mãos.

    Chega de emboscada. Desistam das suas mudanças de alteza que cairam abaixo.

    Dilma não tem que lhes dar satisfações; e, por favor, deixem de a perseguir para que ela possa governar para o povo.

     

  27. Nassif, não existe terceiro

    Nassif, não existe terceiro turno, existe governo. A eleição acabou. Não devemos dar trela a esse tipo de conversa golpista.

     

    Quanto ao PIG, PSDB e cia, farão o que sempre fazem, talvez mais. Mas será, no final, mais do mesmo (ou muito mais do mesmo).

     

    O que importa é Dilma ouvir mais, ouvir Lula inclusive. Não sei se ela ouviu bem no primeiro governo e em função da teoria do controle remoto dela e da covardia do PT, quase o Brasil se perdeu.

     

  28. Sou cética.

    Nassif. Para o meu azar, não compartilho do seu otimismo em relação a Aécio. Ele escolheu embarcar na canoa do ódio ao PT. Não propôs nada, só surfou nessa onda e nela cresceu. Por que mudaria de agora em diante.???A oposição surfou na sabotagem da Veja, e dela se beneficiou. Foram os aecistas, seus robos, que difundiram a noticia falsa da morte do doleiro. Por que mudariam seu comportamento agora, quando seus jagunços na midia cogitam o golpe???  

  29. Personagens do 3° Turno

    Olá Nassif,  desculpe pela informação aos comentaristas, pelas contas que efetuei, me parece que a matematica que aprendi no Colegio Marista de Poços ainda está valendo e que por isso deve concordar que nenhum dos candidatos foi escolhido pela maioria dos Brasileiros. A Vencedora teve 38,4% dos votos dos eleitores, se considerarmos que existem mais ou menos 143 Milhoes de eleitores, logo, nenhum candidato representa de fato e todos sabem porque.

    Corrupção, desmandos, saude tão precaria que ao inves de salvar mata de raiva, educação? sem palavras, acho que ainda necessitamos de um lider politico que olhe para o povo, o País é generoso demais com todo tipo de gentalha, precisamos de gente nova, precisamos de acabar com premiação a grupos que se escondem em movimentos sociais e sindicais para se aproveitarem das sobras.  Precisamos de um novo estilo e modelo de governo, precisamos de Democracia onde o povo tenha    Voz e seja Respeitado.  

  30. Esssa nossa mídia é muito

    Esssa nossa mídia é muito burra. São quatro derrotas, posso até deixar por três, porque na primeira ela não estava muito empenhada, mas as outras três foram retumbantes, não faltou esforço, foi empenho total, mas foi derrotada. Não me venham com esse mimimi de que a vitória da Dilma foi apertada, foi por pouco, tentando diminuir a legitimidade da sua vitória. A imprensa bandida foi derrotada mais uma vez e ponto final, mesmo que fosse apenas por 1 (um) voto a mais, estaria derrotada. É a imprensa que é oposição neste país, disto ninguém tem mais dúvida, a oposição propriamente dita não é nada sem o apoio total dela. Esta oposição nem de longe lembra o PT quando oposição. O PT que chegou lá, impôs sua presença APESAR da mídia. Fico p. quando dizem que o Lula chegou lá com o apoio da imprensa, mentira. O Lula chegou lá com o apoio de alguns jornalistas, mas de seus patrões, nunca! Agora, que se essa imprensa cair de quatro não se levanta mais, não levanta, pois se com essas táticas terroristas durante quatro mandatos não conseguiu tirar o PT de lá, e ela nem pára para pensar onde é que está errando, então ela merece pastar mesmo, e grama seca. 

  31. Quero ver eles segurarem a

    Quero ver eles segurarem a onda de Jaques Wagner 2018!

    Pulsos e mais pulsos cortados,  talmud no terreiro!

    Esse é o Brasil!

  32. Desculpe Nassif, mas repetir essas coisas é fazer o jogo deles

    NÃO existe terceiro turno, NÃO existe país dividido, o que existe é DEMOCRACIA. Ficar repetindo esses chavões da direita que deseja transformar o Brasil em Venezuela é ruim, porque dá legitimidade à idéia, ainda que criticando. Temos de REPUDIAR com veemência esses conceitos subdesenvolvidos, coisa de terceiro mundo, que a direita brasileira representa de forma perfeita.

    1. Concordo, não tem essa balela

      Concordo, não tem essa balela de 3º turno. Dilma venceu a eleição, o poder está em suas mãos, e ela deve exercer esse poder sem medo, como tem certeza que o fará. Só espero que seja bem MENOS conciliadora do que no 1º mandato, porque isso seria interpretado como fraqueza. Quem não se conforma que vá p/ Miami fazer companhia ao Lobão. Ele foi, não foi ?

  33. turno3

    Petroleiro da Petrobras aposentado há dez anos após árdua labuta, quero cumprimentar a lucidez do Luis Nassif no seu artigo do terceiro turno. Votei e elegemos  a presidenta Dilma pela sua conduta ilibada e principalmente, pela sua opção de governar para os pobres e desvalidos. Doravante serei o primeiro a cobrar dela a apuração de todos os delitos cometidos na administração do PT em nome do financiamento eleitoral, enriquecimento pessoal, suborno empresarial, concorrências viciadas etc. Conheço alguns poucos membros de partidos punidos, alguns pouco operadores e intermediários idem, mas nem sequer um corruptor preso nos momentos mais recentes. Eles existem ou não? Desde Getúlio até a Dilma, pouquíssimos – raros mesmo-,  corruptores foram julgados e punidos, sob o argumento de que cairia a metade da república se isso ocorrer. Que a metade caia. É muito mais necessário dar satisfação a sociedade no combate a impunidade, para que possamos criar corporações que eduquem, como fazemos dando bons exemplos aos nossos filhos.  Presidenta apure tudo que ganharás de fato a estima de todos os eleitores independente das suas cores partidárias, além dos que como eu a elegeram. 

    Comoveu ver a postura da minha filha antes de cumprir o dever cívico de votar, também na Dilma e no PT sério, quando postou, nas redes sociais, um retrato seu, com o nariz coberto com uma bola vermelha mimetizando a aparência de palhaço (sem quaisquer ofensas aos sérios palhaços que divertem meus netos), revoltada por votar num projeto de governo eivado de erros, mais ainda com conteúdo social maior, na opinião dela e da maioria, que o programa do adversário.

    Sobre as mudanças estruturais necessárias o que o Nassif  já escreveu não preciso redundar. Sobre segurança pública a presidenta precisa começar ontem, a sua proposta eleitoral, pois dói perdermos amigos e familiares por morte matada, além e, principalmente, da morte dos filhos  dos mais pobres que optaram pela delinquência, pelo o tráfico, muitos dos quais por falta absoluta de opções,  oportunidades e de políticas públicas. Pouco me importa se a responsabilidade é Federal, Estadual ou Municipal. Tem que haver alternativas práticas que minimizem a insegurança que vivemos.

    Quero parabenizar os legislativos eleitos independentes dos partidos. Gostaria de ver mais Romários, Tiriricas, Josés Serras, Ottos Alencares, Marcelos Freixos, Cristovãos Buarques etc., todos de quaisquer partidos, morando nas comunidades que os elegeram, vivenciando o sofrimento e a alegria das populações que os elegeram.  Gostaria de escolas públicas decentes com meus maiores ídolos os professores (todos principalmente os da escola primária), bem remunerados além dos enfermeiros assistentes sociais etc., ao invés de ver Magistrados que copõem o Judiciário, até os aposentados, já bem aquinhoados de salários em relação aos demais,  ganhando auxílio residência de quase cinco mil reais. Gostaria de ver mais médicos,  labutando num único emprego ao cuidar da poulação carente com salários dignos, como os dos Juízes, Promotores, Senadores, Deputados etc., todos transmitindo boa educação e saúde preventiva para a população mais carente. As carreiras citadas, além de outras olvidadas teriam que ser de Estado, conforme proposição do senador Cristóvão Buarque.  Repudio veementemente a conduta vergonhosa de alguns médicos que nas redes sociais exorbitaram chamando a presidenta, antes da eleição, de anta e outros substantivos depreciativos, e repudio-os  também,   ao conclamar a população, após eleição, pelo impeachment da presidenta, num chamamento golpista e antidemocrático, muito pior que o lacerdismo inconsequente pós Getúlio, que levou a nação ao golpe militar, que tanto desonrou  as forças armadas brasileiras do indianista e militar Cândido Rondon, cujo lema para os índios era: “morrer se for preciso. Matar nunca.” Gostaria de ver slogans deste tipo estampados pelos médicos nas redes sociais (falei só dos médicos pois li nas redes sociais muitos se identificando como tal. Se foram farsantes minhas apologias a categoria). Médico para mim é o representante mais próximo de Deus (de quaisquer religiões) na face da terra, cujo objetivo maior é salvar vida conforme ensinamentos do grego  Lárissa Hipócrates, considerado o pai da medicina. Os médicos de qualquer partido ou vertente têm minha admiração exceto os malcriados.

    Na reforma política não quero saber se o voto é distrital ou distrital misto ou o diabo a quatro. O nome é somenos importante. Quero ver é a população dos diferentes rincões, bairros, zona eleitoral, etc., realmente representadas, ao invés de dos filhos, netos bisnetos de políticos  cujo único mérito foi a ascendência. Falamos tanto em meritocracia e elegemos esses cidadãos. Vejam nos seus Estados quantos desses bem aquinhoados existem, que nunca exerceram outro labor além do político. O judiciário e o executivo também está abarrotado de bons funcionários filhos, netos, genros e o diabo de  autoridades. Basta! Sou favorável a meritocracia tão decantada em verso e prosa desde que as bases iniciais sejam iguais.

    Finalmente quero ver os executores da corrupção na Petrobras como Paulo Roberto, mulher, genros e filhas (cujo mau exemplo foi dado pelo pai delinquente) além dos doleiros tipo Youssef etc, presos, devolvendo o dinheiro roubado,  por denegrir a imagem da maior empresa que ajudei a construir, ao desonrar a maioria dos seus empregados sérios, que poderia estar vivendo o seu melhor momento com a “grande descoberta”das imensas jazidas do Pré-Sal (sou geólogo que trabalha neste mister), que é algo muito grande e que pode e poderá enriquecer a nação a resolver (utopia) ou pelo menos minorar, substancialmente, o sofrimento da população carente, nos seus aspectos deficitários de educação, saúde, previdência etc. O benefício da delação premiada, na minha opinião, deve ser somente na atenuação de cada pena. Falei de atenuação não de qualquer  remissão.

    Em nome do Brasil maior solicito, humildemente (não estou imitando a Dilma), aos 50% dos eleitores que votaram no PSDB, que tem grandes valores, principalmente ao hoje representante maior, senador Aécio Neves e ao pretérito, o sociólogo e presidente Fernando Henrique, que comecem desde já uma oposição proativa, tão necessária na execução e fiscalização do novo governo que se inicia, aplaudindo os acertos e, principalmente, apontando e denunciando os seus erros, que, certamente, ocorrerão. Creio ser este o caminho civilizado de quem perde a eleição, e essa será, na minha convicção, é  a melhor maneira de se ter candidatos a alternância de poder que o País tão necessita, em nome da renovação e da boa governança.

     “Alea jacta est.

  34. o que o psdb tem a oferecer ?

    o que o psdb tem a oferecer ? vimos em mg o efeito do choque de gestão de aecio, em sp a incopetencia dos tucanos de sp, que parece só tem odio a oferecer. O psdb deveria abandonar os dogmas neoliberais, mas ao indicar arminio fraga como homen forte, só mostra maior devoção xiita ao deus mercado. Só resta aos tucanos a parceria com a midia, e à midia tambem só resta abraçar os tucanos, lembrando dos anuncios e das assinaturas compradas pelo governo, só a midia pra esconder a crise da agua, da segurança, da saude e educação dos governos tucanos. (é tudo a mesma sopa), como diz pha não fosse o pig os tucanos não passavam de resende, eu acrescento não passavam de pinda

  35. Nassif, o PSDB diminuiu

    Nassif, o PSDB diminuiu nessas eleições,  cresceu em SP conservador, pura e simplesmente, mas será q após 2 ou 3 anos de crise hidrica isso se manterá? Acho q não, ou seja vai perder sua ultima fortaleza, e o PMDB assumirá a oposição.

    1. Durante a Gloriosa, as

      Durante a Gloriosa, as esquerdas beravam  que o nordeste só  era voto de cabresto e SP era o centro dos avanços políticos. Golbery semore dizia que se quisesse chegar ao poder, teria que inverter a forma de conquistar votos e de percepção das coiisas. E não é que ele, acertou mais uma, sem jamais ter errado nenhuma

      1. Durante a “gloriosa” (com

        Durante a “gloriosa” (com aspas e minúscula) ninguém berrava, que ninguém era besta.

        A não ser nos porões da rua Tutóia e similares.

  36. ta certo que é governo de

    ta certo que é governo de coalizao, que é necessario acomodar varios interesses, mas colocar katia abreu no min agricultura é um tapa na cara da esquerda e dos movimentos sociais, assim como banqueiros nas pastas economicas,      

    espero tambem que esse discurso de união e reconciliação não se refira a regulação da midia , se repetir 2010 vai ser um grande erro, depois não reclame se a esquerda abandonar e fazer oposição cerrada 

  37. Penso que se existir uma

    Penso que se existir uma definição objetiva para os traços hostis da economia eliminaria-se-ia os espaços para o debate a presidente com vinculos ideológicos.

    Ao final desta eleição vitoriosa de Dilma, os trabalhadores transcreveram nos votos a grande contribuição de seu “modelo autêntico” no período 2011/2014: a realidade transformada em “valor” monetário. Ele é o resultado de instituições públicas que puderam criar a maquina da interatividade do desenvolvimento trabalhista com uma unidade central, de tal modo que possibilitou ao Estado parte da gestão temporal do Brasil. Este processo que é o resultado do valor do trabalho, no contexto público, é ameaça ao capitalismo e a auto realização do bancos. Cabia ao candidato da banca se opor a essas características espaciais do valor, com a tese de mudanças neoliberais; em cuja natureza externa o financismo cursa a origem das riquezas com índices marginais, cola o seu valor especulativo, e consagra-se para a sociedade como propulsor do dinheiro novo.  Entretanto, essa tese de atrofiar a necessidade de trabalhar, que vem varando os tempos com as mesmas técnicas do investimento e juros obrigatórios, vai ter que esperar o término da renovação de mandato que saiu das urnas. Espero que venha surgir já na disputa da eleição de 2018 o detalhamento deste “modelo autêntico”, avançado como uma memória científica; a rigor, traduzido para “modelo de originalidade” – em projeção atual no tempo, ele é o futuro. O tema econômico, hoje entre as posições extremas dos candidatos, não passará de um divertido debate da capitação reflexiva do valor do crescimento a ser institucionalizado como organização social. O eleitor de lá se vê somente no lado positivo do trabalho, para a plataforma de unidade nacional, com qualquer governo. 

     

  38. Só melhora quem reconhece os erros

    Neste segundo mandato, Dilma vai ter a chance de abrir novos caminhos para fortalecer a República. É preciso perceber que não existe, verdadeiramente, avanços em repetir práticas passadas. E justificá-las por esse passado. Mas, ter a coragem e a habilidade política para fazer melhor e diferente.

    1. Dilma foi reeleita por conta

      Dilma foi reeleita por conta do seu modelo vitorioso de desenvolvimento, refiro-me a exteriorização dos avanços do trabalhador com a produção.

      O produto do trabalho é a exteriorização ativa. 

      Outro caminho diferente é o de alienação da exteriorização, que é a atividade do PSDB.

  39. Será que não tem nenhum

    Será que não tem nenhum petista para perguntar  lá no Senado para pedir que o Aloisio diga quais são os links petistas que fizeram todo este esgoto que ele coloca pela boca neste momento da tribuna acusando o PT?

  40. Parabéns. Ao procurador

    Parabéns. Ao procurador Eugênio Aragao  pela coragem de enfrentar a abril. Que sirva de exemplo para outros. Abril se sente acima da lei. Basta de mídia acima da lei.

    1. Parabéns ao grande procurador.


      Grande Nassif,PNogueira,Mino Carta deveriam encabeçao o movimento “Reforma da Critica” no cartel midiatico brasileiro que faz barganhismo sendo um panfleto politico de um lado só. Exigir/cobrar da Dilma para que consiga uma “CONCESSAO” do cartel midiatico e lance o LEI PARA TODOS.O PSDB escrrega e terceiriza a culpa de seus crimes.As construtoras tem cara.O banco Rural tem e ta presa.Festejam apenas a prisao do  pobre Genoino pelo dominio do fato enquanto temos todos os grandes  fatos sob dominio.

  41. buenos
    se as cassandras

    buenos

    se as cassandras trombeteiam tempos bicudos de crises sistêmicas das mais diversas ordens multifatoriais retroalimentadas pela intrincada explosiva justaposição de eventos múltiplos simultâneos fortuitos em escala vulcânica de desordem catártica causada pelo acaso e necessidade próprio da objetiva natureza das coisas… 

    e se, por outro lado mais do mesmo

    a presidenta dilma já deu provas robustas insofismáveis intransitivas inexoráveis de que é ruim de just time quando no olho do furacão ou quando não há furacão, tanto faz… e já deu provas também de que confunde a sábia arte de manejar o poder quando no poder com o exercício pleno absoluto do poder; o que era uma mítica quimera histórica até mesmo nos tempos fundadores dos reis absolutos franceses…

    modos que, tamo frito!

    haja conciliação e união e modulação de todos – lula, joao santana, pt, temer, aécio, fhc, seu nassif, carvalho, os baianos e quem mais se somar – para carregar o poste pesado sem quebrar a nação de vidro fino multifacetado…

  42. Mais 4 anos de mediocridade!

    A vitória da Dilma, mesmo que apertada, não fara o Governo ser menos medíocre do que foi nos últimos quatro anos. Além disso, o foco do combate à corrupção na Petrobrás vai permitir que as outras estatais bem aparelhadas pelos quadros do PT, vão continuar sangrando para ajudar o caixa do partido. A revista Carta Capital, a Veja das esquerdas, continuará ganhando os gordos patrocínios estatais para falar bem do Governo.

    Enfim, a economia continuará andando de lado e até a grande conquista dos trabalhadores, o fim da hipernflação, está ameaçada por esse Governo incompetente, que namora com empregos públicos e com medidas insuficientes para gerar o crescimento necessário para o País.

    1. Cacilda! Governo medíocre?

      Pode nao ter sido o ideal, mas defendeu os trabalhadores, evitou que a crise caísse sobre eles, incluiu milhoes de pessoas, criou o programa Mais Médicos que levou saúde para gente que nao tinha cuidados médicos. E ficam esses papagaios falando em governo medíocre. 

    2. Vai no site da super

      Vai no site da super competente Sabesp e veja quem faz parte do Conselho e depois volte aqui e vamos conversar sobre aparelhamento de estatais. Tolinho cego…

  43. O momento econômico exige

    O momento econômico exige cautela. A Dilma foi eleita. A disputa eleitoral se encerrou.

    O momento das vaidades políticas e dos interesses secundários de políticos alpinistas, dará lugar neste início de governo, a outro tipo de discussão, que afeta a todos.

    Afeta em primeiro lugar, os investidores, e emprersarios e setores da economia que atravessam dificuldades macro e micro econômicas. Em segundo lugar, num horizonte mais largo, serão afetados os trabalhadores, já que atualmente o desemprego é de míseros 4.9%. Sem falar nos consumidores que esperam a continuidade do controle inflacionário.

    A discussão que afeta a todos sem excessão é, a de qual será o Plano Estratégico a ser construído para manter e ampliar os bons fundamentos da economia, dando prioridade aos setores mais afetados, especialmente à indústria.

    Esses atores econômicos, necessitam de sinalização do rumo da economia a ser tomado e, a Dilma já sinalizou a disposição de construir uma nova tragetória econômica ouvindo a todos e, em particular os setores mais afetados pela falta de crescimento e endividamento acumulado na esteira da capacidade ociosa.

    São esses atores econômicos, os responsáveis pelo financiamento das campanhas dos caciques políticos que  perderam, agora precisam dialogar com o planalto e discutir no congresso uma saída sustentável para a economia. 

    Portanto, a Presidente já se abriu ao diálogo, reconhecendo a necessidade da construção de um novo cenário econômico, que contemple a participação de todos os atores econômicos visando, a consolidação de uma Plano Econômico sustemntável a médio e longo prazos, sem abrir mão da inclusão social e dos direitos  e conquistas dos trabalhadores, enfim da melhoria da qualidade de vida.

    Não acredito que seja o momento para os golpistas botarem as manguinhas de fora, pelo simples fato de que os seus financiadores têm agora, outras prioridades emergenciais de ordem econômico-financeira.

    É um simples cálculo de custo e benefício feito pelos atores econômicos. É mais custoso bancar uma política golpista neste momento, sem se ter noção de seu desdobramento, do que procurar o governo para buscar uam solução que exige urgência e pragmatismo. 

    Se o encaminhamento deste tema for bem conduzido, a Dilma terá pelo menos por dois anos, uma certa tranquilidade para governar. 

    Os políticos estarão a serviço dos interesses mais imediatos desses atores econômicos, não havendo espaço por enquanto, para discussões políticas de cunho partidário, a não ser, aquela oposição de conveniência que bem conhecemos, do toma lá, da cá. 

     

     

     

     

  44. Como ativar a lei de meios

    É preciso aproveitar a oportunidade dada pela Veja em sua recente ação criminosa nas eleições para acioná-la na Justiça (pode ser o PT, ou os blogs sujos, ou um coletivo de pessoas) e, assim, criar um caso concreto na Justiça a fim de solicitar à mesma um Mandado de Injunção para que o parágrafo 5 do artigo 220 da CF seja regulamentado, cumprindo-se assim o que o mesmo determina: que não haja monopólio nem oligopólio nas comunicações. Tem que ser um movimento grande, bem articulado entre vários movimentos sociais, a fim de criar uma verdadeira onda de exigência de uma verdadeira liberdade de expressão, com grande pluralidade. Só assim se criará um ambiente propício à lei dos meios de comunicação tão almejada, pois o Congresso jamais fará isso sem enorme pressão. Um excelente advogado poderia ser o porta-voz desta ação, por exemplo, o Konder Comparato, ou outro de igual estirpe. Mas com estardalhaço! Pessoal do lado de fora do STF exigindo lei de meios, fora veja, etc. Vale menos o ato jurídico em si (que muitos advogados certamente irão dizer ser inútil, ou não cabível) do que o “burburinho” assim causado. 

  45. A mídia opera milagres

    Quanto a habilidade de Aécio eu nunca duvidei. Ele sempre me passou a ideia de alguém que encomenda a sova e depois vai visitar o pobre coitado no hospital para lhe oferecer apoio e prestar solidariedade.

    A prova disso, é a forma como governou Minas, com o Anastasia cuidando do Varejo, a irmã silenciando o atacado e ele pousando bonito para foto – entre uma noitada e outra no Leblon, Floripa, etc.

    Ou alguém acha que os dois aeroportos familiares são exceções? E suas companhias como o Perrela, o Tolentino, Quedo, Clésio, etc. não representam nada?

    O cara é bãããooo de diálogo.

    E a mídia, definitivamente, opera milagres.

     

  46. Crescimento

    Nasci, fui criado e educado no extremo sul do Brasil, na cidade de Rio Grande, a mais antiga do Rio Grande do Sul. Cidade que até 12 anos atrás era conhecida pelo fato de já ter sido importante. Teve teatros onde se apresentavam as companhias europeias, e, situando-se à beira-mar, uma pujante indústria de pesca. Desde pequeno convivi com as palavras crise e pacote, que se sucediam nas notícias. Até rezava, pedindo a Deus que nos ajudasse a sair da famigerada crise, porém só o que via era o fechamento das fábricas, a falência de produtores rurais e um comércio cada vez mais fraco. Então, o Lula resolveu incentivar a indústria naval e as coisas mudaram, Vieram os estaleiros,  as indústrias metalúrgicas, a construçãode edifícios, casa populares, shoppings e as listas de vagas de empregos. Hoje, quem quer trabalhar, tem vaga.  Para mim isto é crescimento. Fazer crescer as regiões distantes do centro do País é que é difícil. São Paulo cresce por inércia, não tem como não crescer, pois as sedes das grandes empresas estão lá.  Um Governo precisa distribuir o crescimento pelas regiões e dimimuir as desigualdades para minimizar o inchaço das metrópoles, reduzir a violência e melhorar a saúde das pessoas e o trânsito. Em tempo, não sou filiado a nenhum partido político, mas para mim não serve a política do quanto pior melhor. Quero que todos os governantes tenham sucesso, porque tenho certeza que será muito melhor para todos, Quero um lugar em que meus filhos e netos possam viver e trabalhar. Não creio que o ódio seja um bom conselheiro. 

  47. politica

    luis,

     

    desde pequeno me acostumei a ver seus comentarios nos telejornais quando ainda na bandeirantes e outros, vivo a 12 anos nos EUA e continuo lendo voce  como pricipio de isonomia em comentarios inteligentes e coerentes assim foi desde o primeiro governo de lula , amigo voce e um jornalista impar neste meio tao sujo e cheio de pouca vergonha, ve e um deste s que nos orgulhamos de ser brasileiro e jornalista.

    continue sempre fiel a seus principios parabens

     

    alexandre

  48. Os novos valores
    E continuam sem investigações o mensalão do PSDB, o avião do E. Campos, o jatinho do Álvaro Dias e a corrupção em torno do metro de S. Paulo. A Veja faz o serviço sujo pro PSDB e o colunista vem dizer que o Aécio tá à altura do avô! Pobre Tancredo! Pobre Arraes! Pobre imprensa. Pobre de nós. Força Dilma!

  49. A eleição de Dilma é fato consumado, queiram ou não!

    Nassif,

    Terceiro turno coisa nenhuma! Se há descontentes com o resultado da reeleição de DIlma, paciência para eles. Afinal, os votos dados à oposição valem mais ou são mais legítimos do que os dados a DILMA? Pelo fato de a votação de Aécio ter sido esmagadora, em São Paulo, o resultado final da eleição tem que ser modificado? Os paulistas têm o direito de votar em quem quiser, mas seus votos só podem definir sozinhos a eleição para governador do estado.

    Eles elegeram Alckmin e se querem que prevaleça a sua decisão perante a maioria do eleitorado brasileiro em relação a Aécio, que o coloquem no lugar de Alckmin e lhe deem o cargo de governador do estado! São Paulo não é o Brasil, ele é apenas mais um estado da união e não interessa sem têm a maior economia do país! Nesse caso, parabéns para eles!

    Por outro lado,os paulistas e, aparentemente, em maior caso os paulistanos deveriam se preocupar agora é com o problema da estiagem e do colapso do sistema de abastecimento da capital do estado, que é algo que lhes vai atingir em cheio! Em relação a isso, cobrem dos tucanos, tão sabiamente escolhidos por eles ao longo de todos esses anos, por esse acontecimento! Ou a culpa pela falta d’água e de planejamento nessa área e nossa – do Brasil como um todo? Se no final das contas, sentirem-se ludibriados por não saberem de fato o que ocorria nas entranhas de seu estado, exijam satisfações de quem os enganou.

    Por isso dou um recado a quem quer que seja os defensores de um “terceiro turno”. Primeiro à oposição, se vocês não conseguiram convencer a maioria do eleitorado que eram a melhor escolha, não pensem que vão conseguir isso á força. Vocês estão redondamente enganados! Em segundo lugar, um recado a este conluio capetaneado pela família Marinho, fiquem cientes de que alienados não são os brasileiros, talvez nas terras dos Bandeirantes sejam a maioria, mas no Brasil como um todo a realidade é outra. Se pensam que vão reverter o resultado legítimo deflagrado pelas urnas, ledo engano de vocês. As ruas já lhes deram um recado, mas podem lhes dar um ainda maior, é só provocarem. Já não estamos mais nos anos 60 e, com toda segurança, não deixaremos a democracia ser usurpada por um bando de aproveitadores novamente! 

    Não compartilho com a ideia de divisão do Brasil, no entanto, se querem ser os donos da razão, lancem um movimento para criar “A REPÚBLICA INDEPENDENTE DE SÃO PAULO” e elejam quem quiser para lhes governar. Ou então, vão para Miami, pois lá Aécio venceu com mais de 90 por cento dos votos. Caso contrário, tenham mais competência na elaboração de um projeto de governo que convençam a maioria a votar em seus candidatos, pois os que não votaram em vocês são muito mais consciente das melhorias alcançadas ao longo desses 12 anos do que aqueles que votaram maciçamente em seus candidatos!

    O Brasil é maior do que qualquer estado da federação!  E na democracia, a vontade da MAIORIA é SOBERANA!!!

    1. Se endurecer, fascismo foge.

      Marcelo Macêdo, apesar da tragédia que foi para o PT a eleição no estado de São Paulo, há aqui mais de um terço do eleitorado que em caso de golpe, não hesitará em terçar armas com esse bando de vagabundos, mentirosos, racistas e reacionários. O fascismo teve uma eventual maioria neste estado, mas não tem machos para nos enfrentar no braço e no laço. Amém.

  50. Midia instiga o 3º turno

    Manchete do jornal O Vale – em São José dos Campos

    “REDES SOCIAIS SÃO PALCO DO TERCEIRO TURNO DAS ELEIÇÕES”.

    A própria midia é a principal fomentadora para forçar um terceiro turno. Terceiro turno é golpe…..

     

     

     

     

  51. convergir

    Entre os grandes o que conta é o compadrio.

    Não acredito que interessa a Globo o clima de tanto pior, melhor.

    Ela recuou no caso da capa da veja no derradeiro momento porque o calculo foi consultado.

    Pelo menos pelos proximos tres anos a convergencia da midia sera favoravel ao governo.

    Resta ao governo aproveitar isto, ou não.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador