Os precedentes perigosos da Lava Jato

Há algo de errado na forma como a Operação Lava Jato está sendo conduzida pela Força Tarefa e pelo juiz Sérgio Moro.

Havia uma impotência no ar, pela maneira absurda com que foram interrompidas a Operação Satiagraha – que investigava o banqueiro Daniel Dantas – e a Operação Castelo de Areia – que flagrou corrupção da Camargo Correia em São Paulo.

Aliás, os vazamentos seletivos da Polícia Federal contra o PT e o governo são uma represália pela maneira como o governo Lula liquidou com a Satiagraha e com os funcionários públicos que ousaram enfrentar o poder econômico.

***

No início, envolvidos até o pescoço com a luta partidária, os grupos de mídia blindaram o juiz Sérgio Moro e a Força Tarefa. A dimensão dos escândalos apurados fortaleceu ainda mais o trabalho dos investigadores.

Montou-se, então, uma parceria entre delegados, procuradores e mídia que transformou a Lava Jato em um bólido incontrolável, atropelando todos os princípios de prudência e de respeito a direitos individuais.

***

Tome-se o caso do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

O usual é se decretar a prisão preventiva de quem se prepara para fugir do país. Cerveró foi preso quando voltava de uma viagem. Acusam-no (sem provas) de possuir um patrimônio de US$ 40 milhões no exterior. É preso sob a acusação de sacar R$ 400 mil de um plano de previdência e de transferir três imóveis para filhos.

***

Procuradores vão para a Suíça e declaram ao correspondente que estão atrás de provas contra determinada construtora. Não é que encontraram provas: apenas estão atrás de provas, que podem ser encontradas ou não. E isso vira notícia.

***

O jogo se desenvolve em duas frentes.

A primeira é a dos balões de ensaio. Delegados e procuradores passam qualquer boato para a imprensa, sai a notícia sem nenhuma informação consistente e, com base nela, abre-se o inquérito. O mero aparecimento do nome de suspeitos, pessoas física ou empresas, e o alarido da mídia, intimida juízes, desembargadores e Ministros do STF, que acabam deixando o juiz Moro sem nenhum freio.

***

Aparentemente toda a investigação está se dando em cima de delação premiada, seguindo um roteiro complicado.

Mantém-se várias pessoas presas por prazo indeterminado. Só tem expectativa de sair quem aderir ao instituto da delação. Quase todas as delações têm como advogado Beatriz Cattapreta cujo escritório, aliás, é indicado por PFs para réus inclinados a delatar..

Nas sessões de delação comparecem apenas o juiz Moro, delegados, procuradores e a advogada. As delações são dirigidas.

Os réus ficam presos por tempo indeterminado, sob ameaça de serem conduzidos para presídios comuns. E só tem expectativa de liberdade quem aceitar as regras do jogo, “Laranja” do doleiro Alberto Yousseff, com 68 anos e problemas cardíacos, João Procópio está preso desde março em um presídio comum. Reincidente – depois do acordo de delação no caso Banestado – Yousseff conseguiu reduzir sua pena para cinco anos.

No começo do ano, ainda havia algum pudor: delegados e procuradores negavam que prendessem pessoas para forçá-las à delação. De novembro para cá, assume-se publicamente a tática.

***

Há riscos nessa falta de limites.

O primeiro, dos inquéritos serem insuficientes e passarem a sensação de impunidade. O segundo, de criar o precedentes de conferir a qualquer juiz de primeira instância o direito de sair prendendo.

Luis Nassif

133 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “…o governo Lula liquidou

    “…o governo Lula liquidou com a Satiagraha…”

    Análise feita com antolho, quem liquidou as operações citadas foi o STF, e os federais, assim como os membros do MP são a elite do fucionalismo, são anti-PT.

    Como sempre, a culpa é do Lula/Dilma/PT. DNA tucano é ‘flórida’.

     

    1. Maniqueísmo acéfalo mais

      Maniqueísmo acéfalo mais recorrente. Por que qualquer um contra as barbaridades que estamos vendo são tucanos? O que uma coisa tem a ver com a outra???

  2. Socorro!

    Apesar de leiga para comentar esses assuntos, há muito que tenho percebido todas essas incongruências apontadas pelo Nassif!   Um sentimento de impotência e indignação tem me acometido ao assistir o modo primitivo e cruel como esse processo vem sendo conduzido. A sensação é que estamos na idade da pedra. Repito o que tenho comentado: Não acredito na “turma do Paraná”. A quem pedir socorro? A mídia está aí para dar respaldo absoluto a todas essas arbitrariedades!

    1. Coitados

      Realmente,

      Gerentes devolvendo 500 milhoes de dólares, construtoras envolvidas em rombos de bilhões… Você e o Nassif estão indignados com o que afinal. Estão com dó dos caras? Acredita na inocência deles? Façam-me o favor…Não só já foram encontradas provas, como já foi devolvida parte dos bilhões roubados. E vocês vem falar que é invenção da PF e mídia.

      1. Invenção?

        Não há invenção nenhuma. Mas também fico indignada com as arbitrariedades cometidas nesse processo. Primeiro porque não sabemos quais são os políticos envolvidos. Segundo, porque forçar os indiciados a delatarem faz com que delatem culpados e inocentes. Terceiro porque essas arbitrariedades são ilegais e, no fim, toda a operação será anulada nas instâncias superiores, como aconteceu com a Satiagraha e a Castelo de Areia e tudo ficará por isso mesmo. A sensação de impotência diante das roubalheiras só vai aumentar. Para mim, pessoalmente, não é suficiente ver algumas pessoas bem de vida pegarem alguns meses ou anos de cadeia, em cela especial.

      2. Não se trata de acreditar em

        Não se trata de acreditar em “inocência deles”. Já ouviu falar em “presunção de inocência”? É a base da justiça de todo país civilizado. Eu não acredito em nada. Muito menos na mídia.

        Não é questão de crer ou não crer. O que se precisa é que respeitando todos os direitos, a polícia tenha as provas, o MP abra o processo e o judiciário julgue com direto a ampla defesa.

        Não esse negócio de primeiro ter uma tese, tipo “toda estatal é um bandalheira, todo político é ladrão” e depois sair por aí procurando prova que endosse o que se crê. E pior, colocar indivíduos, culpados ou não, eu não sei, em confinamento, pressioná-los para arrancar à fórcips exatamente o que se crê.

        Essa “crença” toda não tem nada a ver com justiça. É a “religião do udenismo”, da qual voce parece ser devoto, e da qual a mídia é o templo sagrado

    1. Tucano cego como sempre

      Zanchetta,

      Engano seu, este governo federal deixa a Operação rolar, é difeerente da tua turma, a da tucanada pilantra prá xuxu, que não deixava nenhuma operação acontecer, tinha o engavetador sempre a postos e a PF literalmente sustentada pela PF.

      Eu não sei por qual motivo os tucanos não são capazes de olhar prá trás, para o próprio rabo, parece que nenhum de vocês leu o Privataria Tucana. O seu líder FHC, o maior de todos os lesa-pátrias, é um desmemoriado que morrerá sentindo uma inveja colossal de Lula, será que aquele pedido prá sair pela porta dos fundos fez tão mal assim àquele pilantra corruptaçoaçoaço fantasiado de sociólogo?

      Quando FHC se achava, resolveu aceitar o convite do Hard Talk, excelente programa da BBC, e o que aconteceu ? Pancada do início a fim, o homem ficou do tamanho de uma mosca, boa parte do seu governo foi literalmente vomitada pelo entrevistador e o pilantraço lá, nas cordas rezando para o programa acabar. Não era o JN. Tem no You Tube.

    2. Voce é burro mesmo, einh,

      Voce é burro mesmo, einh, Zuretta? Se “enterrarem o Lava a Jato” é porque está chegando no topo das empreiteiras. Primeiro porque no Brasil não existe corruptor, só corrompido. Assim como quem come o gay não é gay, só quem dá.

      Segundo porque as empreiteiras são grandes anunciantes do pig, e até o governo tem medo de que paralize as obras de infraestrutura.

      A pizza, se houver, é por aí. Onde já se viu alguma operação abafa para salvar petista dar certo no Brasil? Isso é “forum previlegiado” de tucano

  3. Lava Jato

    Só uma pergunta.

    Esse pessoal que está preso ou detido é inocente?

    Eles também não sabem de nada?

    Deixemos de ser hipócritas.

    Havia uma roubalheira na Petrobras.

    Quando os detidos perceberam que no caso Mensalão só sobrou de fato para o Marcos Valério resolveram falar.

    1. Presta atenção, João

      Presta atenção, João Paiva

      Tem muita gente presa que é culpada realmente. Inclusive o Youssef que vai sair de fina, porque aceitou incriminar o PT e alterar o rumo das eleições (lembra da Veja). Dedou o PT e está preso em condições especiais e já, já vai sair  livre. É disso que se trata.

      O Costa está na casa dele e o promotor que cuida do caso declarou no Estadão “que não aceita delação premiada do que já foi dito”. Não parece processo da inquisição? Ou em outras palavras , se você não inventar um novo bode expiatório vai ficar na cadeia.

      Deveriam perguntar pra ele se vale incriminar tucano. Mas como a imprensa é tucana, este tipo de pergunta está fora de questão.

  4. “No começo do ano, ainda

    “No começo do ano, ainda havia algum pudor: delegados e procuradores negavam que prendessem pessoas para forçá-las à delação. De novembro para cá, assume-se publicamente a tática.”

    Parece o “afogamento” conduzido pelos militares norte americanos: é uma tortura, mas todo mundo nega.

    1. Satiagraha II

      Bom dia.

      Paulo Cezar (sex, 23/01/2015 – 08:21):
      — “Quem “liquidou Com A Satiagraha” Foi O Governo Lula Ou Foi Gilmar Mendes ????”
      Ambos, caro Paulo Cesar. O jagunção fez o que lhe cabia: prejudicou as investigações e, claro, o país. Lula, ao contrário, não lhe fez o devido. Capitulou e entregou o país à inflexão do neo-judicialismo. Mas concordo com você. O “mérito” é do jagunção. O pecado de Lula não foi por ação. Ao contrário. Sucumbiu à Casa Grande. De novo.

      1. Ai são outros CAUSOS!! O Lula

        Ai são outros CAUSOS!! O Lula cedeu às pressões chantagistas do Gilmar Dantas associado ao Demóstenes torres na farsa do “grampo sem áudio” e fez o que entendeu que devia fazer, afastando o aparentemente honrado Delegado Paulo Lacerda. Errou? Errou feio! Mas não foi ele que bloqueou as apurações e determinou a anulação das provas nem tampouco deu dois HCs Cangurú ao bandido condenado. Mas, mesmo que tivesse ele concorrido para melar toda a operação não cabe a PULISSA fazer retaliação de p… nenhuma. Puliça tem que realizar as suas obrigações nos limites de suas atribuições definidas em LEI. Assim como o Juiz Moro, sendo tucano ou corinthiano, quando vai exercer a função judicante pela qual é muito bem remunerado com dinheiro público, fora os extras, tem que despir-se de suas preferencias ideológicas e atuar dentro dos limites que a lei obriga. Não se pode aceitar a continuidade dessa ESCULHAMBAÇÃO institucional que está se disseminando no país por conta do voluntarismo desses servidores. Se eles, juizes, puliça e tantos outros não precisam cumrpria a lei, quem precisa?

    2. quem foi que removeu o lacerda da pf,

      e o mandou para portugal de navio. como prêmio?

      seria o presidente da república ou o gm?

      só pode ser piada. todo mundo sabe como o esquema das empreiteiras funciona, mas uns tem coragem de vir aqui querer justificar o fim das investigações.

      era tão mais fácil o pt se esquivar desse tipo de coisa. e manter a capacidade de poder apontar o rabo preso dos outros. agora que aparece o próprio rabo, no meio do caminho não vale.

      se tivesse um comando nesse governo para colocar as coisas nos eixos, quem sabe não poderiam sair uns nomes tucanos nos vazamentos. mas a coisa tá mais pra casa da mãe joana. tipo bunda de china, qualquer um passa a mão.

  5. Quem liquidou o que, cara pálida?

    Caro Nassif. 

     

    Não entendi esse trecho, ou vc afirma que hpuve interferencia do Governo na empulhação ocorrida na referida operação de PF?

     

    “Aliás, os vazamentos seletivos da Polícia Federal contra o PT e o governo são uma represália pela maneira como o governo Lula liquidou com a Satiagraha e com os funcionários públicos que ousaram enfrentar o poder econômico.”

     

    E, mesmo que houvesse verossimilhança nesse entendimento atribuido à PF, onde está escrito que qualquer delegado ou agente público pode sair por ai desviando-se das obrigações que lhe cabem conforme as atribuições do cargo definidas em LEI? Que p…… de represália seria essa? Quem escolheu a carreira de “puliça” tem que cumprir as funções que a lei lhes determina, e ponto final. Se quiser fazer jogo político que se inscreva num partido e tente ser indicado para uma candidatura qualquer que lhe permita realizar esse sonho. Já estou de saco cheio de ver tudo quanto é neguinho fazendo politica ao seu bel prazer e ganhado salário de cargo público. Já chega dessa palhaçada. 

  6. Tudo no Paraná!

    Foi feito um buraquinho no Brasil, onde botaram um canudinho para “sugar” (como diz o Aecim).

    O buraco e o canudinho estão no Paraná. Começou com o Banestado e as contas CC5, na época tucana, com a abertura indiscriminada de remessas para o exterior. Tem muito graúdo envolvido.

    Há que selar esse buraco e trazer de volta o dinheiro.

    1. PT

      O povo teve a chance de trocar de governo e consequentemente começar as prisões dos grandes,mas agora com o PT ainda,desistam que os grandes não vão ser demitidos ou presos.

      Só uma guerra civil ou golpe militar,neste momento.

      1. Você deve estar de

        Você deve estar de brincadeira.

        Qual foi o grande que foi preso durante os governos anteriores ao do PT?

        Seria no governo do Aecinho do mensalão tucano e outras estrepolias, no qual seriam presos os grandes?

        Você não acompanhou a vida política nacional nas últimas décadas?

        Privataria, compra de votos para aprovar a reeleição? Nada?

        Caso seja de seu interesse pesquisar e confirmar, foram os governos do PT que instrumentalizaram o Governo para combater a corrupção.

      2. As razões do Povo…
        http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2014/05/26/tem-saudade-do-fantasma-fhc-lembra-do-que-ele-fez/

        Para os muito jovens pois não acompanharam à época;
        Para os não tão jovens, como eu, pois podem ter esquecido;
        Para os de memória seletiva;
        Para todos nós:

        Neste link acima algumas das razões para recondução dos candidatos do PT ao governo federal.

        Fácil de entender; as imagens falam por si. E são manchetes e capas, ou seja, estão nos arquivos sérios disponíveis.

        Para bom entendedor…

  7. Ele se jacta de estar repetindo a Operações Mãos Limpas

    Ele(Moro) se jacta de estar repetindo a Operações Mãos Limpas, uma idéia fixa que ele rumina há anos, talvez quando ainda era estagiário do PSDB. Depois que o parque industrial brasileiro for pro ralo chamem o doutorizinho engomado para dar de comer a milhões de brasileiros desempregados por conta dessa insanidade que, é claro, não quer justiça e muito menos resolver o problema da corrupção que, nesse pais, tem a ver com um sistema que propõe isso e que a zelite não quer mudar de jeito sim, enfim, o que querem mesmo não é lavar o Brasil numa Lava Jato e sim vingança contra uma agremiação partidária, e o que estamos vendo é o Brasil sendo varrido para bem longe do rol dos paises desenvolvidos, quem sabe assim ele(Moro) ajudará a eleger o nosso  “impoluto”  Silvio Berlusconi para salvar este país da corrupção,..,,hummm….talvez ele próprio possa ser esse tal “Mãos Limpas….” kikikiki

    http://josecarloslima80.blogspot.com.br/

  8. Lui Nassif

    Em um pais que a pessoa que possui um ensino superior, ser politico ou costa quente. tem preveligio de desfrutar de uma prisão diferenciada. Para mim um mero leigo no assunto, que estudou tem que ter uma tratmento diferenciado sim, muito mais duro, porque dizem que os semi analfabetos não entendem de nada. Ai vem a questão quem tem um diploma sabe o uqe esta fazendo, no meu ponto de vista este povo que esta envolvido tem que ficar preso para o resto da vida. a sensação de impunidade leva-os a roubar tanto e fazer toda uma nação pagar por isso. Chega de ditatura Civil, chega de pão e circo. Nos de estradas, educação, impostos dignos. Tem tirrar estes mal elemntos do poder fazer uma lavagem geral. Ou muda esta politicagem e jogo de poder ou vamos afundar. 

  9. Na falta de tudo e qualquer

    Na falta de tudo e qualquer coisa que faça parecer um processo jurídico regular, volta o nome de José Dirceu às rotativas…

    Agora a chacrinha ganha novo ânimo.

    Está claríssimo o esforço da imprensa golpista em transformar os empreiteiros em vítimas dos “achaques” dos políííticos…

    Não: eles são os corruptores: CORRUPTORES! Eles compram eleições. Eles aliciam funcionários.

      1. Ok. Lembre-se também que quem

        Ok. Lembre-se também que quem paga escolhe música, ok?

        Enquanto for permitido que empresas despejem dinheiro em campanhas isso não para. E a tendência é ficar cada vez mais caro.

        Gilmar Mendes está sentado em cima da ação da OAB que visa extinguir essa deformação da democracia para beneficiar o pt, o pt, o pt? É isso?

        Agora, na regra atual pode ter dinheiro de empresas. Então todos os partidos podem pegar dinheiro, menos o pt, o pt, o pt? É isso?

        De novo: esses empreiteiros não são vítimas, não. São corruptores! Corruptores!

        1. Em tempo: quero saber –

          Em tempo: quero saber – segundo a “tioria” em vigor – quanto os deputados da oposição ganham pra votar contra o governo. Afinal, a oposição também coleta dinheiro das empresas, não?

  10. PRECEDENTES PERIGOSOS DA LAVA A JATO

           O candidato Garotinho quando entrevistado questionou sobre fraudes da Rede Globo. A Jornalista da Globo falou: “a Globo não está em questão agora”. É interessante, numa campanha a Governador do Estado tudo está em questão menos os meios de comunicação. Todo esse absurdo deve ser combatido e até levado ao conhecimento dos órgãos internacionais, pois se acontece com Diretores de Poderosas empresas, imagine com o pé-de-chinelo. 

    1. Não vão querer comprar uma briga com a Globo né

      Não vão querer comprar uma briga com a Globo né, o Sérgio Moro foi quem, como assessor de Rosa Weber, preparou o voto e pôs na boca da ministra para condenar Dirceu: Provas não há, mas a literatura me manda condenar então eu condeno…,kikiki…Issso(esse voto) beira o deboche mas quem está mesmo sorrindo de orelha a orelha a orelha é o Tio Sam e suas empresas, de petroleiras a empreiteiras, todas de olho no nosso mercado após o conluio midiático penal varrer a engenharia nacional e suas empresas, assunto que tem sido muito bem colocado aqui por André Araújo, o qual tem apontado que mundo afora, por questão estratégica, nestes casos sempre se puniu os culpados mas se salvando as empresas, os exemplos são muitos, sendo o mais recentes os casos Altsom e Simens do caso trensalão tucano um esquema de corrupção cujos políticos envolvidos, por serem tucanos, viraram pó, ninguém tem notícia….De forma que, pelo que se  Altsom e Simens continua mais vivas e atuantes do que nunca….o que querem mesmo, é destruir esse pais a pretexto de estarem acabando com a corrupção, pasmem, mas mantendo intacto esse judiciário prá lá de corrupto, mas mantendo também a forma de indicação dos conselheiros aos tribunais de contas estaduais…mas não punindo o enriquecimento ilícito….enfim, não sei mesmo como querem acabar com a corrupção….será que querem mesmo o o que querem é preservar a lavagem de dinheiro  e a sonegação fiscal….pelas Globos e cias….

  11. Apesar do querem em que

    Apesar do querem em que acreditemos o Brasil não está dividido em apenas 2 grupos, PT e PSDB.  Existem brasileros que possuem opnião própria. O Sr Nassif critica a condução da Lava Jato, mas fica a pergunta: Com as leis que temos no Brasil, com infinitos recursos e burocracia absurda, como condenar os corruptos? Observemos que já se articula entre os advogados das empresas estratégias para anular o processo (e não para provar a inocância). Após a delação premiada de diretor da BR e de empreiteira envolvida no caso esiste alguem que duvide da culpa destes senhores? A grande questão aqui é saber se o esquema chegava ou não ao Palácio do Planalto, se eles sabiam ou não e se existem provas robustas contra eles. Se for provado que existe participação da Presidente Dilma, cumpra-se a lei,caso contrário devemos respeitar o resultado das urnas. Não sejamos ingênuos, a corrupção existe no Brasil desde Pedro Alvares Cabral e não tem partido político ou ideologia.

    1. SE PEGAR COM A MÃO NA MASSA VÃO DIZER QUE É “GOLPISMO”

      SE ATÉ O MENSALÃO O NASSIF FALOU QUE FOI GOLPISMO, PODE PROVAR À VONTADE QUE O GOVERNO EXTORQUIU AS EMPRESAS PARA FINANCIAS SUAS CAMPANHAS QUE O BLOG VAI FALAR QUE É GOLPISMO… “JE SUIS PIG”, NÉ NASSIF…

  12. Finalmente, Nassif

    Há tempos, tenho achado a forma desse processo muito estranha e – por outro lado – a postura das “autoridades” judiciárias e/ou juristas muito aquém do que se esperaria…em um país sério !

  13. Furos

    fechando com o tema do Nassif sobre o Judiciário Carioca, e juntando com a Satiagraha, basta uma coleção de pequenos furos processuais ou nebulosos imperceptíveis no judicialês do inquérito para que tudo fique anulado em segunda instância. Tudo combinado com a defesa.

    Vida que segue.

  14. Precedente perigoso, pra mim,

    Precedente perigoso, pra mim, foi a AP 470 de seu começo ao seu fim. De lá pra cá, tudo  passou a ser permitido. Daí, termos juízes que se pretendem deuses, tanto ao receber uma multa de trânsito quanto a determinar prisões, vazamentos seletivos, coações e qualquer outra coisa que lhes venha à cabeça. Sempre foi dito aqui mesmo, por diversos comentaristas, que as ações do stf no dito (e não provado) mensalão iriam permitir isso mesmo: qq juiz, de qq instância, em qq comarca passaria a atuar conforme seu juízos (ou falta de).

  15. é o estado de exceção em

    é o estado de exceção em pleno

    regime supostamente demorático.

    essa é a matéria que eu esperava

    há tempos sobre esse assunto.

    vazamentos, fundamentalismo – uma úni ca visão de mundo.

    um conluio evidente entre algins membros do judiciário  e

    agentes com os tucanos e a grande mídia dita goplísta.

    isso vem ocorrendo desde 2003…

    agora apenas se repete.

    essa recorrencia naturalizaou-se.

    ficou fácil para esse conluio agir impunemente,

    pela força hegemonica na economia e na grande mídia.

    ai de quem reaja a esses absurdos.

    é uma luta quase épica.

  16. banditismo

    caro nassif

    a questão não é mais “há riscos”.

    de fato, existe um aparelhamento de determinados setores do estado por autocratas que operam à margem da lei, ou das leis, tais como policiais civis, militares e federais; promotores, procuradores e juízes, todos acobertados pela mídia oligopolizada avessa à democracia.

    as condutas desse sérgio moro e suas parcerias, elas são, no mínimo,  as responsáveis pelos vazamentos seletivos de acusações falsas; prisões arbitrárias e toda sorte de ilegalidades, e o ministro da justiça derramando-se em risadinhas de canastrão mexicano?

    esse país não tem chefe de estado?

    onde ela está? em versailles?

    uma quadrilha de funcionários de alto escalão, associada com a mídia corporativa e com suporte de potência estrangeira: uma quinta coluna ameaça a auto-determinação do brasil, e a chefe de estado, recentemente reeleita, jurou, quando reepossada, DEFENDER O BRASIL e impor a todos a Constituição Federal.

    1. EXTORSÃO OFICIAL

      O GOVERNO EXTORQUIU BILHÕES DAS EMPREITEIRASPAR FINANCIAR AS CAMPANHAS DE 2006, 2010 E 1014  E ALGUNS VÊM AQUI DIZER QUE A INVESTIGAÇÃO É “GOLPISMO TUCANO”… SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO

      1. prove!

        prove!

        falar bobagens desse calão baseadas em manchetes da mídia corporativa, mas sem apresentar uma única prova é tipico dos neo-jumentos, ilustrados pelos “repasse essa informação” das redes sociais.

    2. E, me parece, que determinou

      E, me parece, que determinou a permanencia do Zé Cardozo, Tucano, Quinta Coluna. Ou seja, permanecerá vago o Ministério da Justiça que tem a atribuição, competencia e OBRIGAÇÃO de observar o cumprimento das atribuições da PF por parte dos servidores dessa corporação. Cada um faz o que quer. Delegado Bruno monta espetáculo cenografico com material apreendido, um bando de aloprados invade o escritório da Presidencia da Republica na Av. Paulista, ninho do Tucanistão e agora criam uma nova “Republica do Galeão” em Curitiba para produzir resultados politico partidário declarado abertamente até no tal do Facebook. Assiste-se a uma verdadeira ESCULHAMBAÇÃO institucional e o povo fica a perguntar para que elegeu governantes que prometeram fazer valer os seus direitos. Vc tem razão. Onde está o representante eleito encarregado das atribuições de Chefia do Estado?

  17. Ai ai, eu me divirto com as

    Ai ai, eu me divirto com as pedaladas que a miltância tem que dar para defender o indefensável…

    Os presos são milionários, contrataram as maiores bancas de advogados, mas são retratados aqui como coitadinhos hipossuficientes diante dos malvados delegados e juiz…

     

      1. Até onde vai a falta de

        Até onde vai a falta de honestidade intelectual dos militontos… O que tem a ver uma coisa com a outra!!?

        Onde foi que vc me viu defender tortura aqui!!??

        A delação é uma das mais modernas formas de investigação, recomendada pela ONU, UNODC e por tratados os quais o Brasil é signatário…  Não tem tortura nenhuma, não tem violacao de direito individual nenhum.

        Se fossem os tucanos que estivessem indo em cana vcs estariam delirando, mas como sao os espertalhoes indicados pelo governo vcs ficam de mimimi

         

    1. Vai se divertindo. E não se

      Vai se divertindo. E não se esqueça de defender o preceito constitucional de que até prova em contrário todos são inocentes perante a lei. E que promotor tucano, delegado tucano, imprensa tucana e militantes tucanos estão aí para cumprir a lei e respeitar preceitos constitucionais e não para forjar provas para derrubar governos legalmente eleitos pela maioria dos votos da população brasileira.

      1. “mimimi tucano tucano

        “mimimi tucano tucano tucano”

        “golpe golpe golpe”

        À falta de argumentos sólidos, é só o que resta à militäncia online repetir, feito papagaios… Sobre os desvios bilionários, silencio absoluto (som de grilos ao fundo)

        Pena que vcs convencem apenas uns aos outros…. Ja reparou a quantidade de comentarista que sumiu aqui do blog, e sempre os mesmos que aparecem pra defender o governo??

    2. Que coitadinhos?

      Independente da riqueza dos criminosos, o que o texto combate é o modus operandi da delação premiada.

      A delação PREMIADA está sendo utilizada como prêmio para a delação e para o avanço nas investigações da PF.

      Se basta delatar para reduzir o tempo de cadeia (de mais de 200 para 5), então, diga-me o que queres ouvir e eu cantarei a bel prazer. Qualquer preso, com este prêmio em vista, solta os nomes que os delegados quiserem.

      1. “Qualquer preso, com este

        “Qualquer preso, com este prêmio em vista, solta os nomes que os delegados quiserem”

        Será mesmo? Voce ja leu os inqueritos para saber?

        Ou está opinando de orelhada, de ouvir dizer?

        Os delatores já firmaram acordos nos quais se comprometeram a devolver centenas de milhoes de reais.

        Os corruptores (empreiteiras) foram em cana tambem.

        Ta todo mundo com medo de ser o novo Marcos Valerio. Como sao um bando de espertalhoes, cada um cuida de salvar a sua pele.

        E é MENTIRA isso que os blogs de esquerda estao dizendo, que basta entregar o nome de alguem pra ferrar a vida do cara!! É necessário apontar PROVAS, A lei 12850 é EXPRESSA NESSE SENTIDO, leiam, estudem antes de dizer bobagens:

        Art. 4, § 16.  Nenhuma sentença condenatória será proferida com fundamento apenas nas declarações de agente colaborador.

        Ísso é o obvio, mas à militancia nao interessa informar, mas sim salvar a pele dos companheiros.

        Triste ver no que se transformou o partido

         

        http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12850.htm

        1. Aquela capa da veja, p. ex.

          “É necessário apontar PROVAS, A lei 12850 é EXPRESSA NESSE SENTIDO, leiam, estudem antes de dizer bobagens.”

          Aquela capa da veja, p. ex., é um primor de delação premiada do Youssef, aliás, corrigida após a delação inicial…

          Então, é NESSE SENTIDO que o alerta é dado: você quer um nome político, um nome de político eu te dou. Agora, se é verdade ou mentira, se tem provas ou não, não importa muito. A mídia (veja, folha, estadao, globo, etc) faz o trabalhinho sujo, basta citar o nome.

          No mais, a investigação, a devolução de valores, a prisão de diretores corruptos, tem todo o apoio.

          Mas, é muito triste saber que os acordos facilitarão a vida dos delatores e que eles conseguirão tirar lucro de tudo isso. Alguns, cumprirão pena de 3 anos, sairão e encontrarão esposas e filhos nos imóveis milionários que entraram nos acordos…

          A propósito, a grita da militância contra a delação premiada se baseia justamente na lei que você citou. Sempre estão pedindo que sim, condenem, usem a delação, mas que, por favor, exibam as provas antes.

           

      2. Nossa!

        Meu Deus, o individuo não sabe que para obter o benefício a delação tem que ser comprovada, tem que gerar provas de que algo ilegal ocorreu. Porque escrevem se nada sabem? Há dezenas por aqui desfilando esta mesma ignorância, por favor, estudem as leis do país em que vivem, depois façam sua militância.

        1. Vc quis ser engraçadinho e

          Vc quis ser engraçadinho e irônico, mas é exatamente isso que está acontecendo: a militância está indo no efeito manada, repetindo as bobagens que alguns pretensos esclarecidos disseram primeiro.

          1. Ironias?!?!?!

            Caríssimo, não há graça nem ironias em meu comentário, com o qual você concorda, diga-se. Talvez você pudesse apontá-las, se puder. Cordialmente.

        2. Ai, ai…Releiam, ó

          Ai, ai…

          Releiam, ó criaturas:

          “O jogo se desenvolve em duas frentes.

          A primeira é a dos balões de ensaio. Delegados e procuradores passam qualquer boato para a imprensa, sai a notícia sem nenhuma informação consistente e, com base nela, abre-se o inquérito. O mero aparecimento do nome de suspeitos, pessoas física ou empresas, e o alarido da mídia, intimida juízes, desembargadores e Ministros do STF, que acabam deixando o juiz Moro sem nenhum freio.”

          Quem foi que disse, portanto, que alguma comprovação é necessária para criar o clima de linchamento na imprensa, o mesmo, aliás, que envolveu o “julgamento” da ação penal 470?

          No final os empreiteiros se safam nos tribunais superiores, pois os advogados vão apontar furos no processo, ao passo que na política a chacrinha continua… Belo serviço de diversionismo…

          Enquanto isso vocês ficam acreditando que os eleitores da situação estão “defendendo” os corruptores…

          Só rindo.

          Mas chega a ser triste ver a crueldade desses donos da comunicação com o rebanho deles. Eles machucam mesmo o cérebro sem dó nem piedade.

          1. Militância não consegue compreender textos simples.

            Caríssima criatura, releia meu comentário e poderá notar que se trata de DELAÇÃO PREMIADA, nada tem a ver com o trecho ao qual você se referiu. Como eu disse, estude, qualquer coisa, mas estude um pouco criatura.

    3. EXTORQUIDOS PELO GOVERNO

      OS MILITANTES NÃO FALAM QUE AS EMPRESAS FORAM VÍTIMAS EXTORQUIDAS PELO GOVERNO PARA QUE PAGASSEM AS PROPINAS PARA NÃO PERDEREM SEUS CONTRATOS OU TEREM OS PAGAMENTOS RETIDOS.

      SE TIVESSEM DENUNCIADO O GOVERNO E NÃO ADERIDO À CORRUPÇÃO, COMO TERIAM EVOLUÍDO ESSES FATOS?

      QUEREM JOGAR A CORTINA DE FUMAÇA SOBRE A INVESTIGAÇÃO, DIZENDO QUE É “GOLPISMO DA MÍDIA” POIS LOGO ELA CHEGARÁ NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E SUA “CHEFA”. E O MAIOR AGENTE DESSA “DESCONSTRUÇÃO” DA INVESTIGAÇÃO É O AUTOR DO BLOG, QUE PODE DIZER “JE SUIS PIG”.

    4. Ai ai, eu me divirto com as II

      Concordo plenamente com o comentário feito sobre como os presos aqui nesse país de.. “me engana que eu gosto”,são retratados aqui como coitadinhos.

      Em qualquer outro lugar sério do mundo já estariam condenados,no japão fosse descoberto tamanho assalto já teriam sido cometidos vários haraquiris.

      Infelizmente nesse país,tanto situação como oposição tem sua torcida organizada como as de times de futebol que nos tentam induzir por suas mensagens subliminares colocadas em seus noticiarios,blogs,matérias,entrevistas e etc, e como povo pouco politizados que somos, deixamos nos levar somente pelo que está a nossa frente e não somos capazes de ver o jogo sorrateiro que é feito para que tudo continue sendo levado da mesma maneira..é triste mais quem sabe um dia isso mude,e ao invés de desejos partidarios pessoais,o país e seu povo estejam acima de qualquer interesse ou partido politico.

      É triste ver que tanto nesse caso lava jato,quanto entre outros escandalos que acontecem pelo País afora,seja no envolvimento de situação quanto de oposição o que acontece mesmo é que a parte politica sempre leva vantagem sobre a justiça e assim as coisas vão caminhado da mesma forma..enquanto o povo realmente não acordar,mais acordar verdadeiramente e não essa balela de o gigante acordou que foi somente uma nuvem de fumaça..Na hora que o povo realmente ver o poder que tem em mãos,ai sim,teremos reforma politica e as demais que poderão ser o começo de um novo caminho a ser trilhado,enquanto isso não acontece,muitos outros escandalos irão acontecer,irão parecer nos noticiarios,teremos vários blogs dando seu pitaco..mais tudo conforme sua camisa de time politico organizado que esteja sendo usado por baixo de suas roupas de formadores de opinião.

       

  18. Noutro pais os envolvidos já teriam

    Noutro pais os envolvidos já teriam sido condenados e as empresas poupadas. Mas aqui usam isso para exposição publicidade contra o governo. Dou um doce para adivinhar quem perde com isso.

  19. “Em Roma, era permitido que

    “Em Roma, era permitido que um cidadão acusasse outro, isso era conforme ao espírito da república, em que cada cidadão deve ter, para o bem público, um zelo sem limites, em que cada cidadão deve ter nas mãos todos os direitos da pátria. Seguiram-se, sob os imperadores, as máximas da república: e logo se viu surgir um gênero funesto de homens, um bando de delatores. Quem quer que tivesse muitos defeitos e muitos talentos, uma alma muito baixa e um espírito ambicioso buscava um criminoso cuja condenação pudesse agradar ao príncipe: era o caminho para chegar às horas e à riqueza, algo que não vemos entre nós.

     

    Temos hoje uma lei admirável, é a que determina que o príncipe, coroado para fazer executar as leis, aponte um oficial em cada tribunal, para perseguir em seu nome todos os crimes: de sorte que a função dos delatores é desconhecida em nosso meio. E se se suspeitar que esse vingador público abuse do seu ministério, ele será obrigado a dar o nome do seu denunciante.” (DO ESPÍRITO DAS LEIS, Montesquieu, Martin Claret,  2ª reimpressão -2011, p. 97)

     

    A proliferação das delações acarretou a degradação política de Roma e, provavelmente por causa disto, a instituição era proibida na França de Montesquieu. Não creio que os delatores farão bem ao Brasil, especialmente se eles forem coagidos a falar para poder salvar seus próprios traseiros. 

    1. Em Roma…

      Prezado Fábio, boa tarde!

      O problema NUNCA está nas instituições, mas sim nas pessoas que a compõe em determinado momento histórico.

      Seu apontamento para a degradação romana, pode conter verdade, mas não explica tudo, já que muitos fatores contribuem para a derrocada de uma instituição, seja um clube ou uma nação.

      O instrumento da delação, no contexto moderno, tem auxiliado a muitas nações, sairem de armadilhas ditas culturais, que sedimentam a corrupção. Veja o caso da Itália, com a já historicamente conhecida e reconhecida “Operação Mãos Limpas”, que diminuiu significativamente a influência da Máfia Italiana, no país. Nos EUA, tal instrumento já colocou muitos criminosos de renome atrás das grades. O mecanismo pode não ser perfeito, mas isso, também se dá em razão do fator humano (somos uma PRAGA mesmo!).

      A opção, é deixarmos hordas de criminosos escaparem impunes (principalmente nos altos escalões), por falta de provas diretas contra eles, e que MUITAS vezes só podem ser obtidas dessa maneira.

      Paciência; Dos males, o menor!

      1. Peraí, quer dizer que a

        Peraí, quer dizer que a sociedade paga altos salários aos policiais e o MP para fazerem investigações e tudo o que eles produzem são delações premiadas? A coisa é muito pior do que pensei; valeim-se, São Jorge!

        Outra coisa: a Itália pode ter diminuído a influência da máfia no país, mas aumentou a da máfia midiática e acabou parindo um Berlusconi. Pelo jeito, o mundo não tem jeito né?

  20. É demais

    É complicado…bilhões desviados…aparelhamento púbico visível e invisível…provas…documentos…delações premiadas. E o senhor vem dizer que tudo isso é invenção da mídia? Meu Deus!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O senhor é o rei das teses conspiratórias brasileiras. Sabe pq tudo vira notícia na lava jato? Pq é grande demais…é muita gente graúda envolvida…acha que esta investigação se baseia só em depoimentos? O senhor é mesmo inocente. A nossa presidente diz que foi “ela que mandou investigar tudo” e o senhor diz que tudo é invenção…e ai, quem tem razão? A verdade é uma só…não vai aocntecer nada com ninguém…vai tudo virar pizza…e confesso que estou preocupado é com inflação, IR, IPVA, IPTU e o preço da batata que já está a R$ 6,00. E nada do senhor comentar o que dona Dilma disse na campanha e fez no primeiro mês de mandato. A esqueci…é tudo culpa da mídia que inventa tudo.

    1. É ISSO AÍ ! NASSIF DIZ “JE SUIS PIG”!

      MUITO BEM DITO! TUDO QUE O ESTE BLOG FALOU QUE ERA GOLPISMO DA MÍDIA SE PROVOU A MAIS ABSOLUTA VERDADE! É AQUI QUE SE COZINHA A MENTE DOS DESAVISADOS, COMO FALOU O COMENTARISTA “COZINHADO”. É AQUI A VERDADEIRA MÍDIA MANIPULADORA DA VERDADE DOS FATOS.

      É AQUI QUE SE DEFENDE A COMPRA DE PASADENA, QUE SE “DESCONTRÓI” O JOAQUIM BARBOSA, QUE SE ENALTECE O LEVANDOWSKI E O BARROSO, QUE SE FALA QUE O JOSÉ DIRCEU NÃO CHEFIOU A QUADRILHA DO MENSALÃO. FALA ATÉ QUE O MENSALÃO FOI “FARSA DA MÍDIA”…

      O AUTOR PODE FALAR: “JE SUIS PIG”!

    2. Concordo com teu pensamento.

      Concordo com teu pensamento. A questão é, lado impar e lado par. Midia golpista, midia correta, PIG e outras invencionices. O caso é: PT, Lula e Dilma foram, assim como, PSDB, FHC, Serra, Alkimin, e qualquer outro membro dos poderes podres, Legislativo, executivo e Judiciario, os mais bandidos e desonestos pessoas que nunca se importaram com o povo. 

  21. O Lava Jato está provocando cócegas no Tio Sam….

    Ontem recebi no whathsApp da familia uma corrente que manda as pessoas boicotarem os postos BR da Petrobrás, substituindo-os pelos da Shel, Esso, Ipiranga, Texaco…Por coincidência eu estava pesquisando sobre a ingerência de interesses estrangeiros(às vezes aliados aos inimigos internos) no sentido de detonar a indústria e nacional e empresas como a Petrobrás. Na história,  nem sempre lembrada nos livros didáticos,  temos o caso do Delmiro Gouveia que, após ser assassinado, teve sua fábrica comprada por ingleses que, é claro, soltaram uma bomba em cima e jogaram-na nas águas da Cachoeira Paulo Afonso. Assim abriam as portas para produtos estrangeiros. Pesquisei mais e vi que já ali pelos idos de 1840 os EUA fazem o mesmo que hoje e portanto tem know para detonar dominar a nossa economia transformando-nos em meros consumidores de seus produtos, de forma que o Lava Jato está provocando cócegas no Tio Sam….

    Revolta da Balaiada no Maranhão

    Revolta da Balaiada no MaranhãoLuís Alves de Lima e Silva, o Barão de Caxias, foi o militar que liderou as forças imperiais contra a Balaiada 

    A abdicação ao trono por D. Pedro I, em 1831, provocada pela crise política entre ele e os ricos fazendeiros, gerou a formação do período regencial no Brasil, que aconteceu entre os anos de 1831 e 1840. Esse período ficou marcado pela ausência de um imperador no controle político e também pelas rebeliões provinciais que aconteceram em diversas províncias. Sabinada, Farroupilha, Cabanagem e Balaiada foram as quatro mais conhecidas revoltas contra o governo regente.

    A Balaiada (1838 -1841) foi um movimento de caráter popular no Maranhão que se destacou durante o período regencial. Liderada pelo vaqueiro Raimundo Gomes, por Manuel dos Anjos Ferreira (fabricante de cestas de balaio, o que inspirou o nome da revolta) e pelo negro Cosme Bento, a população maranhense se uniu em 1838 contra os problemas sociais da região.

    A crise econômica provocada pela concorrência com o algodão dos Estados Unidos no mercado internacional juntamente à pobreza que assolava a região foram os motivos que incentivaram a população a lutar por melhores condições de vida. As populações de baixa renda juntamente aos escravos formaram a base que compôs o movimento. Além deles, uma camada de profissionais urbanos (bem-te-vis) descontentes com o governo regencial também participou da luta popular.

    Em busca de seus objetivos, os revoltosos chegaram a controlar o poder na região da Vila de Caxias, importante centro urbano da província do Maranhão, e ameaçaram controlar a cidade de São Luís. Entretanto, a falta de estrutura financeira e de estratégia política contribuiu para que os líderes da Balaiada enfrentassem dificuldades de permanecer no poder.

    Aproveitando a desorganização do movimento, as forças imperiais nomearam para combater os revoltos o coronel Luís Alves de Lima e Silva, que utilizou seu poderio militar, mobilizando um grupo de 8 mil homens para derrotar a Balaiada. Assim, muitos dos envolvidos foram presos e alguns foram mortos, como foi o caso do vaqueiro Cosme Bento que foi condenado à forca em 1842. Por outro lado, Lima e Silva recebeu o título deBarão de Caxias em homenagem aos seus serviços prestados na província do Maranhão.

    Por Fabrício Santos
    Graduado em História

     

     

    http://www.escolakids.com/revolta-da-balaiada-no-maranhao.htm

  22. Prisão

    Estes magistrados de 1ª instância ,pela lei do país estariam impedidos de mandar prender bandidos? Imagine-se um ladrão pé de chinelo impetrando recursos em liberdade até a última instância.Deveras inverossímil.A verdade é que na Operação Lava Jato , o juiz Moro , os procuradores e a PF estão lidando com delinquentes, conforme já afirmou o PGR . 

    “O segundo, de criar o precedentes de conferir a qualquer juiz de primeira instância o direito de sair prendendo.”

  23. Artigo do Nassif

    Como estão os milhares de jovens, que ajudei em sua formação técnica, voltados para a área nava / Off-Shore, a elês,

    passavamos à importancia de ser competente em suas atribuições, COMPETÊNCIA DO BEM. Como estão eles e

    suas familias, vendo e ouvindo os competentes reporteres falando sobre a operação lava-jato, condenando sumariamente

    pessoas envolvidas essa e a compêtencia do MAL. 

    Onde anda nossa Suplema Corte?

  24. Nassif, não tem retaliação da

    Nassif, não tem retaliação da PF porque o Lula fez isso ou aquilo. É a banda tucana que corre solta na “gestão” Zé Cardoso. Esqueceu a campanha dos delegados no Facebook?

    A República do Paraná é a fortaleza do golpe. Não é coincidência que é o estado do vestal do neoudenismo, o Alváro “galã” Dias. Creio que a estratégia que era mais disfarçada se torna mais escancarada porque realmente a Dilma e a Graça Foster não tem rabo preso. Ao contrário dos tucanos graúdos.

    Não interessa a eles pegarem meia-dúzia de políticos da base aliada, do PMDB ao PSD. A Dilma até acharia bom. Por isso, talvez, ela deixa correr solto o carnaval dos tucanos da PF. É por isso que matém o Zé Cardoso!

    A estratégia agora, como voce apontou em posts anteriores, é adotar o “método mensalão”. Um jeito de pegar petistas e livrar os corruptores. Como foi feito com muita competência livrando o Dantas e pegando o Dirceu.

    Mas está tão dificil de chegar na cúpula do planalto que eles estão “requetando” o Dirceu. Na impossibilidade de impeachar a Dilma, impeacham o Lula retroativamente. De qualquer forma, a bagunça é boa para travar investimentos. O que pode detonar a Dilma é a economia

    1. Nassif, não tem retaliação II

      Juliano Santos (sex, 23/01/2015 – 10:15):
      “… É a banda tucana que corre solta na “gestão” Zé Cardoso. Esqueceu a campanha dos delegados no Facebook?…”.
      Bom dia. Isso mesmo, Juliano Santos. Iria falar sobre a famigerada OCC, quando li seu Post. Nada mais sintomático da falta de honestidade e de profissionalismo, para dizer o mínimo. Uma Organização, à margem da Lei, dentro da Polícia de Elite? Qual o limite? Não parece existir.
      E o Helipóptero? Fora o aparelho, ninguém está preso.

  25. JOSÉ DIRCEU

    Prezado Jornalista

     

    Finalmente pegaram o Sr todo poderoso José Dirceu > Coordenador da CORRUPÇÃO da PETROBRÁS. A JUSTIÇA, apesar de extremamente LENTA > TARDA mas NÂO FALHA>

     

    1. Pegaram, é?
      Este esquema e

      Pegaram, é?

      Este esquema e seus comandantes vêm desde o escândalo do Banestado em 2001, no governo FHC…Dirceu era o coordenador la, também?

      Seu cérebro foi cozido pela mídia em fogo brando…

  26. Amordaçados e os acovardados.

    Amordaçado e com medo, e a impressão que tive da matéria, lembro que estamos lidando com quadrilha muito bem infiltrado nos poderes maiores desse pais, e a impressão é que querem acelerar para punir menas pessoas e não alcançar os lideres da quadrilha e assim não resolver a nossa doença no caráter dos grandes gestores desse grande pais. Só lembrando que um grande chefe de quadrilha nos EUA foi preso por sonegação de impostos. Mas o que mais esta incomodando é que as análise dos grandes jornais e os jornalistas as vezes não tão grande e a ansiedade para ponto final, e a análise dos casos já sabido sendo que acredito que os jornalistas tem muito mais para contribuir com essa sociedade muito mau tratado.

  27. Alguns pitacos:
     
    1.

    Alguns pitacos:

     

    1. “…Cattapreta cujo escritório, aliás, é indicado por PFs para réus inclinados a delatar..”

    Ônus da prova cabe a quem acusa. Portanto, prove. Não basta dizer “tenho uma fonte, que não revelarei, que me disse assim e assado…”

     

    2. “As delações são dirigidas.” Mais uma vez. Provas. No texto não há qualquer prova de que as delações são dirigidas.

    Com base em que se afirma isso? Na palavra dos advogados, tão somente? No caso de Daniel Dantas e cia ltda., este mesmo blog colocou no liquidificador réu, advogado. Inclusive, muitas acusações foram lançadas contra a integridade de seus advogados.

    Pois é. Agora, como a investigação atinge o outro lado, basta deixar a coerência de lado…

     

    3.  “O segundo, de criar o precedentes de conferir a qualquer juiz de primeira instância o direito de sair prendendo”.

    O Juiz do caso decretou a prisão de alguém que tem direito ao foro privilegiado? Por que juizes de primeiro grau não podem determinar a prisão de um cidadão comum? Onde está a vedação legal?

    Ocorreu prisão ilegal sem qualquer fundamento? Basta recorrer e, se o caso, mover uma ação contra o Estado. Ao que me consta, todos os envolvidos têm advogados bastante competentes.

     

    4. Lamentável é a posição de muitos aqui de retratar bandidos como “mocinhos inocentes perseguidos por uma imprensa e juiz malvado”… Estou começando a ficar com dó dessa laia toda. Como irão aproveitar a dinheirama toda sem serem importunados?? Que injustiça, viu…  

     

  28. Comentário bem simplista ao

    Comentário bem simplista ao estilo papo de botequim às 3 da madrugada com todo mundo bêbado.

    Quando aparecer e vazar na operação lava jato tucano bicudo e graúdo, a mídia vai dá por encerrada a operação, dizendo que houve falha no processo.

    É claro que isso é papo de botequim !

  29. Prender para investigar era

    Prender para investigar era só na ditadura, mas na volúpia de se atingir o governo petista, recorre-se ao slogan invisível: QUE SE EXPLODA A DEMOCRACIA. Ninguém é contra que se investigue a corrupção, desde que se demonstre na prática que se quer acabar com ela, não com um partido político. Notem que os que hoje gritam contra a corrupção na Petrobras, são os mesmos que, nas sórdidas privatarias tucanas, só não entregaram a empresa aos gringos, por Lula ter vencido as eleições em 2002.  Vale lembrar, que naquela época, a “grande imprensa” era conivente com as patifarias tucanas, dando o aval a todo tipo de trambique, desmandos e roubalheiras. Hipocrisia é a palavra correta para esse tipo de atitude. Eles querem apenas a alternância de poder pra que os seus apadrinhados tucanos e C&A, tenham carta branca pra “administrar” a corrupção. Aí, não tenham dúvidas, O HAITI SERÁ AQUI.

    1. Suspeitos

      Na terra do Tio SAM acontece isso:

      “O presidente da Assembleia do Estado de Nova York Sheldon Silver foi preso nesta quinta-feira (22) pelo FBI por suspeita de corrupção, segundo publicação do jornal “New York Times”.

  30. Precedente Lava-Jato – Luiz Nassif

    Li o artigo “conspiratório” do sr. Luiz Nassif. Também comecei a ler os muitos comentários que foram feitos a esse respeito. Me lembrei que há muitos anos atrás, ainda no governo FHC, um jornalista de nome Paulo Francis – abro um espaço aqui para deixar bem claro que não simpatizava com ele ou suas ideias reacionárias – mas, este jornalista, disse em um programa, que os diretores da Petrobrás mandavam milhões de reais para contas no exterior, desviados da empresa. Foi processado. Reza a lenda que o infarte que o matou foi pela precupação gerada pelo processo, que queria arrancar não sei quantos milhões dele. Desde a época da ditadura militar, sempre ouvi falar sobre a corrupção na Petrobrás. Ela não é nova. Como uma parte das empreiteiras envolvidas também estão em escândalos de corrupção desde a ditadura militar.

    Ver nestes fatos uma “conspiração”, seja da oposição, seja da PF, seja de um juiz, seja dos EUA, da imprensa, me parece absolutamente sem sentido. Se alguém está usando este fato para tentar derrubar este ou aquele governo, uma coiisa precisa ficar bem clara: nada disso seria possível se essa “robalheira” realmente não estivesse acontecendo.

    Isto daqui, virou “terra de ninguém”. E nós estamos aqui impotentes, sem poder fazer nada. Ah, o voto é uma saída? Votar em quem? As passeatas e os protestos são uma saída? Com esta violência infiltrada para desmoralizar, fica difícil. Não há conspiração. O que existe é uma cultura da corrupção que chegou ao seu ápice. O que vai acontecer daqui para frente? Acho que nem mesmo Deus sabe nos dizer!

  31. Outro “BUG” (posto aki, pelo Contato não se recebe resposta):

    Equipe GGN,recentemente(pois fenômeno é recentíssimo)já contatei vocês p/Contato e 1 vez p/um comentário de posts recentes:Continua a haver eventual postagem/comment encadeada,porém não recebo aviso p/email.Tenho certeza de q marco “Enviar-me comentário quando houver”.Uma amostra é esta,não recebi notificador sobre Marly no link: https://jornalggn.com.br/noticia/multimidia-do-dia-486 Tais ocorrências não havia de pouco tempo pra cá(Outro caso recente,q já citara,foi um comentário q Anna Dutra fizera e q só vi por acaso -acaso,pois,quase sempre,não vou olhar se me deram zero ou 5 estrelinhas(Escrevo sob seu post-título p/ estar sendo dos mais visitados e acompanhados p/ vc mesmo,ou p/ Equipe).

  32. Operação lava a jato

    Nota-se por parte de algumas pessoas ligadas à imprensa a imensa vontade de colocar panos mornos, quando da apuração de falcatruas cometidas pelos mais diferentes bandidos, ligados aos mais diferentes partidos políticos, ou seja, alguns tentam livrar os partidos da direita, outros os da esquerda. Poucas são as vozes que se levantam pela apuração e punição destes bandidos, que dilapidam o patrimônio público em detrimento da população mais carente, que por sua vez está mais preocupada com o que pode levar de vantagem nas esmola que o governo dá pelo planos de assistência social. Somos todos bandidos, diferentes são as quantias que levamos.

  33. FORAM PRESOS LAVA A JATO

         Foram presos Diretores de poderosas empresas. Mas é interessante saber que Paulo Roberto Costa já devolveu 23 milhões de dólares que recebeu da empreiteira Odebrecht (depositados na Suíça) e o dono da empresa nem foi mencionado. E os donos da Guterres?.  E os donos de todas as empreiteira envolvidas?

         Estão protegendo “gente nossa”.

  34. Os Precedentes perigosos da Lava Jato

    Quando na história desse país, se viu gente graúda, por atacado, sendo presos? Seguir os “ritos processuais”, é fundamental, legal e importante, porém essa gente não tem respeito pelos cidadões comuns, que somos chamados por eles meramente de “povo”.  Se por trás dessa operação, tem gente com outros interesses, que se investigue e sejam punidos. Mas o importante é que apresente a Nação, os basidores da nossa política e, quem se dizia diferente, se mostrou igual ou pior.

    1. erro de português

      Prezado amigo,

      É importante que você verifique, pelo menos leia, o que foi escrito. NÃO é cidadões, acho que o correto é cidadãos.

  35. O que faz a ignorância política.

    O certo é que os engravatados, nó perfeito, enormes salas, ganhando do estado e muito bem , e com seu bmw na garagem, lêem e vêem o pig, recebem a revistinha do esgoto sem pagar assinatura, aposto, e portanto “sabem” que tudo de ruim se deve ao pt; e querem salvar o mundo. Ingênuos de tudo.

    Cavaram e de lá só saiu gente de outros partido e um punhado de empreiteiros ( que surpresa!). Os delatores insistem em não delatar quem “deveria” ser delatado. Picareta, ninguem apontou o Dirceu! E como ficam estes que conhecem a política internacional com as lições diárias do jabour de do waak? E o incentivo diário do pig “naquela direção”? Como chegar aos bandidos que queremos se como sempre não há provas? Com fica a nossa “presunsão de culpa” (do pt)?

    Resultado, os engravatados estão sendo manejados pelo pig. Estão na cadeia dirigentes das maiores construturas do país e o destaque é que a petrobrás é que é bandida. É coisa de imprensa bandida deste país que esquecem os grandes empresários presos e com suas manchetes de predadores buscam destruir a imagem uma empresa que sempre odiaram.É um caso único de empresa de sucesso, crescendo e do povo que é bandida. Empresa bandida, é possível? Nas manchetes é. Se pudessem a petrobrás já estaria na cadeia.

    Será que não percebem que estão chutando contra as próprias redes?

     

  36. Ao que parece, para nós

    Ao que parece, para nós pobres recebedores das verdadeiras falcatruas que envolvem a política nacional, existe uma clara intenção de desmoralizar as investigações em curso. Se vão pegar PT,PSDB, PMDB, PCdoB, Dem e outros mais que peguem. O que nós, pobres coitados, hoje não aguentamos mais notar que ¨honrados cidadãos que há 30 anos pobres, hoje ostentam riquezas inimagináveis, conseguidas de formas ditas honestas¨ e pior, existem pessoas que nos querem convencer que é verdade.

     

  37. “Aliás, os vazamentos

    “Aliás, os vazamentos seeletivos da Polícia Federal contra o PT e o governo são uma represália pela maneira como o governo Lula liquidou com a Satiagraha e com os funcionários públicos que ousaram enfrentar o poder economico”.

    Se o texto acima estivesse inserido em postagem do AA, do leonidas ou autor semelhante nem mereceria comentário. Mas, saindo do computador do Luis Nassif, causa estupefação, salvo tenha seu autor informações que os demais mortais não disponha.

    Até onde se sabe, quem enterrou a “Operação Satiagraha”, que investigava o bandido-banqueiro Daniel Dantas, foi o STF – Supremo Tribunal Federal – e não o Executivo Federal.

    Acho que fica difícil acreditar no Luis Nassif depois de mais essa derrapada anti-petista e anti-Lula. A menos que prove sua acusação.

    1. “Até onde se sabe, quem

      “Até onde se sabe, quem enterrou a “Operação Satiagraha”, que investigava o bandido-banqueiro Daniel Dantas, foi o STF – Supremo Tribunal Federal – e não o Executivo Federal”:

      Nao, Dirval.  Foi o governo mesmo, foi TODO MUNDO em posicao de poder:  ja esqueceu da escandalosa CPI e como ela terminou?

      Nao achei aqui no site, abaixo os links de referencia.  Repito o que disse:  a PF tem razao de sobra pra estar espumando de raiva com TODO MUNDO em Brasilia e eu concordo com eles.  Protogenes tambem.

      https://outrapolitica.wordpress.com/2008/11/16/lula-satiagraha-e-a-real-politik/

      http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2008/09/luis-nassif-lula-satiagraha-e-real.html

  38. PML: Trata-se de uma (Nova) Metodologia

    Assisti a uma entrevista do Fausto de Sanctis, que é da mesma Escola do Moro.

    Por ser um Pioneiro na (Nova) Metodologia, De Sanctis não conseguiu Sucesso, tendo sido derrubado (“Promovido” a Desembargador que cuida de Aposentados/Previdência) pelo Daniel Dantas (Banco Opportunity).

    Este Material é importante para se entender como funciona esta Nova Metodologia, onde o “uso” da Imprensa/Opinião Pública, da Teoria dos Jogos e das Prisões Preventivas busca levar ao Instrumento da Delação Premiada.

    Em tempo:

    O Fausto de Sanctis falhou ao não “deslegitimar” o STF.

    Ao contrário, este “trabalho” está sendo bem feito pelo Moro.

    Basta ler as “notícias” diárias na Grande Mídia (Mervais e Veja), onde se tenta esta “Deslegitimação” do STF (“A Dilma vai nomear uma Maioria Petista nos Próximos 4 Anos”).

    http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/em-2016-pt-tera-indicado-10-dos-11-ministros-do-stf

    No momento em que as investigações sobre o petrolão avançam e mais autoridades com foro privilegiado são mencionadas pelos delatores do caso, a reeleição da presidente Dilma Rousseff permitirá a ela indicar mais cinco nomes para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). A partir de 2016, o único integrante do STF não indicado por um presidente petista será Gilmar Mendes. Se permanecer no cargo até a aposentadoria compulsória, ele deixará a corte em 2025. 

    Os Links e materiais estão em Ordem Didática.

    – Precedente: O Juiz Fausto de Sanctis:

    http://www.conjur.com.br/2014-dez-14/entrevista-fausto-sanctis-desembargador-trf-regiao

    A virada para o século XXI trouxe, no campo penal, um nítido rebaixamento do direito de defesa em nome do combate ao crescimento do crime organizado. Assim como nos Estados Unidos, os direitos civis foram relativizados depois do atentado contra as torres gêmeas, no Brasil o que se vê é uma releitura do que sejam as garantias individuais e os direitos fundamentais de cada um. 

    O trabalho do juiz Sergio Moro, maestro da “lava jato”, tem um precedente no noticiário recente e no campo ideológico: os processos julgados pelo juiz federal paulista Fausto De Sanctis, atualmente desembargador.

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-trincheira-de-fausto-de-sanctis

    Na Operação Satiagraha, que investigou os negócios do banqueiro, ele bateu de frente com o então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que revogou por duas vezes mandados de prisão de Sanctis contra Dantas. O então juiz sofreu 18 processos disciplinares e foi bombardeado com suspeitas de instalar grampos clandestinos no gabinete de Mendes – o que, constatou-se depois, não era verdade. 

    – Artigo do Gaspari: Ele levanta a Bola, mas para mostrar os “Méritos” da Metodologia do Moro.

    http://oglobo.globo.com/opiniao/ha-dez-anos-juiz-moro-disse-tudo-14891717

    O que ele quer fazer, e como quer fazer, parece uma questão aberta. Em 2004, Moro publicou um artigo intitulado “Considerações sobre a Operação Mani Pulite” na revista CEJ, do Conselho da Justiça Federal. Está tudo lá.

    – Artigo do PML – Paulo Moreira Leite que descreve parte da Nova Metodologia:

    http://paulomoreiraleite.com/2015/01/16/escandalo-pronto-para-servir/

    O Paulo aponta os “perigos” da Metodologia do Moro, que, para ser bem sucedida, precisa “Deslegitimar” as Instituições Políticas do País.

    Analisa também a necessidade de se “Manipular” a Opinião Pública, através da Grande Mídia (Globo/Folha/Veja & Similares).

    No caso da Itália, culminou com a Eleição do Berlusconi…

    – Aplicação da Teoria dos Jogos/Dilema dos Prisioneiros (Muito usada em Negociações, Licitações Públicas e Cartéis e Interrogatórios de Delação Premiada)

    http://www.cienciadaestrategia.com.br/teoriadosjogos/capitulo.asp?cap=m6

    O que é o Dilema dos Prisioneiros     

     

    O Dilema dos Prisioneiros é um jogo muito famoso que representa bem o dilema entre cooperar e trair [NOTA 1]. Resumidamente, a estória é a seguinte. Dois suspeitos, A e B, são presos pela polícia. A polícia não tem provas suficientes para os condenar, então separa os prisioneiros em salas diferentes e oferece a ambos o mesmo acordo:

    1. Se um dos prisioneiros confessar (trair o outro) e o outro permanecer em silêncio, o que confessou sai livre enquanto o cúmplice silencioso cumpre 10 anos.
    2. Se ambos ficarem em silêncio (colaborarem um com ou outro), a polícia só pode condená-los a 1 ano cada um.
    3. Se ambos confessarem (traírem o comparsa), cada um leva 5 anos de cadeia.

    Cada prisioneiro faz a decisão sem saber a escolha do outro – eles não podem conversar. Como o prisioneiro vai reagir? Existe algum decisão racional a tomar? Qual seria a sua decisão?

     

  39. Políticos ladrões

    Inevitavelmente toda a tentativa de democracia no Brasil acaba evoluindo para uma ditadura.

    É o dna, não há o que se possa fazer.

    Revelados os fatos, será questão de tempo para deflagrar a desinsetização.

    Não é só o PT que tem o que contar.

    E desta vez o povo irá às ruas.

  40. Essa ação é completamente

    Essa ação é completamente nula, não se pode usar da prisão preventiva para a extração de delações dos investigados.

    1. PRISÃO PREVENTIVA NÃO OBRIGA À DELAÇÃO PREMIADA!

      Está havendo uma confusão quanto a prisão preventiva ser fator intimidativo para que se faça a delação premiada: há milhares de presos preventivamente que não fazem delação premiada, embora ela exista há muito tempo.

      Em primeiro lugar a ladrãozada do Petrolão está aderindo porque sabe que as provas são irrefutáveis, pois não tem cabimento comprovar tanto dinheiro como ganho honestamente.

      Em segundo lugar, com certeza,  o exemplo do Mensalão deve estar sendo levado em conta, onde o verdadeiro chefe ficou impune, livre e solto, enquanto seus subalternos foram presos (embora tenha sido feito um trabalho pela tropa de choque do governo, dentro do STF, para livrar pelo menos os políticos mais importantes da prisão em regime fechado).

      No caso do Mensalão, pelo menos os dois “Sés” devem ter levado em conta o fator ideológico para não dedurar o chefe; no Petrolão o fator ideológico inexiste, há apenas o fator “ladrológico”!

      É totalmente legal o que está sendo feito e não fosse assim os famosos ladrões “Padrão Fifa” continuariam eternamente impunes!

      A delação premiada com o advento na Lei 9.807/99

       

       

      Delação premiada. Lei 9.807/99.

      Por meio da Lei 8.072/90, que trata dos crimes hediondos, foi adotado no ordenamento jurídico brasileiro o instituto da delação premiada, cujo objetivo é possibilitar a desarticulação de quadrilhas, bandos e organizações criminosas, facilitando a investigação criminal e evitando a prática de novos crimes por tais grupos.

      Além da citada lei que inaugurou a normativização da delação premiada no Brasil, atualmente o instituto encontra-se previsto em diversos instrumentos legais, dentre os quais: Código Penal (arts. e 159, §4º, e 288, p.u.), Lei do Crime Organizado – nº 9.034/05 (art. 6º), Lei dos Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional – nº 7.492/86 (art. 25, §2º), Lei dos Crimes de Lavagem de Capitais – nº 9.613/88 (art. 1º, §5º), Lei dos Crimes contra a Ordem Tributária e Econômica – nº 8.137/90 (art. 16, p.u.), Lei de Proteção a vítimas e testemunhas – nº 9.807/99 (art. 14), Nova Lei de Drogas – nº 11.343/06 (art. 41), e, mais recentemente, na Lei que trata do Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência – nº 12.529/2011 (art. 86).

      Consoante conceitua Nucci, a delação premiada:

      “(…) significa a possibilidade de se reduzir a pena do criminoso que entregar o(s) comparsa(s). É o ‘dedurismo’ oficializado, que, apesar de moralmente criticável, deve ser incentivado em face do aumento contínuo do crime organizado. É um mal necessário, pois trata-se da forma mais eficaz de se quebrar a espinha dorsal das quadrilhas, permitindo que um de seus membros possa se arrepender, entregando a atividade dos demais e proporcionando ao Estado resultados positivos no combate à criminalidade.”[1]

      O instituto da delação premiada ocorre, portanto, quando o indiciado/acusado imputa a autoria do crime a um terceiro, coautor ou partícipe. E não só isso. Também é possível a sua ocorrência quando o sujeito investigado ou processado, de maneira voluntária, fornece às autoridades informações a respeito das práticas delituosas promovidas pelo grupo criminoso, permitindo a localização da vítima ou a recuperação do produto do crime.

      Diz-se indiciado ou acusado o delator em virtude de o instituto da delação poder se dar durante a fase de inquérito policial ou mesmo na fase processual, quando já está em curso a ação penal. Na prática, é mais comum ocorrer na fase inquisitiva, pois é nessa etapa que o delator se faz mais útil, sendo capaz de fornecer ao órgão acusador mais elementos da materialidade e da autoria do crime para consubstanciar a denúncia.

      Também chamada de confissão delatória, a delação se difere da confissão em razão desta se referir à autoincriminação, enquanto aquela representa a imputação do fato criminoso a terceiros.

      2 – Natureza jurídica

      Basicamente, a delação premiada se perfaz num acordo entre o Ministério Público e o acusado, onde este recebe uma vantagem em troca das informações que fornecerá ao parquet. Quanto mais informação for dada por aquele que delata, maior será o benefício a ele proporcionado.

      Como benefício ao delator temos a substituição, redução ou isenção da pena, ou mesmo o estabelecimento de regime penitenciário menos gravoso, a depender da legislação aplicável ao caso.

      Sendo assim, a natureza da delação premiada variará conforme a situação do caso concreto, podendo ser, por exemplo, uma causa de diminuição de pena, incidente na terceira etapa do sistema trifásico de aplicação da pena, ou uma causa extinção da punibilidade, pois pode resultar na concessão do perdão judicial, nos termos do art. 13 da Lei 9.807/99, abaixo transcrito:

      “Art. 13. Poderá o juiz, de ofício ou a requerimento das partes, conceder o perdão judicial e a conseqüente extinção da punibilidade ao acusado que, sendo primário, tenha colaborado efetiva e voluntariamente com a investigação e o processo criminal, desde que dessa colaboração tenha resultado:

      I – a identificação dos demais co-autores ou partícipes da ação criminosa;

      II – a localização da vítima com a sua integridade física preservada;

      III – a recuperação total ou parcial do produto do crime.

      Parágrafo único. A concessão do perdão judicial levará em conta a personalidade do beneficiado e a natureza, circunstâncias, gravidade e repercussão social do fato criminoso.”

      Além disso, a delação premiada também tem um viés processual, posto valer como meio de prova na instrução processual penal.

      Nesses casos, importante salientar que a delação não deverá servir como prova absoluta contra aquele que está sendo delatado. O instituto apenas servirá como indicador da materialidade e da autoria do crime, devendo o processo ser instruído com outras provas que corroborem as informações apresentadas pelo delator.

      Se assim não fosse, tal instituto serviria tão somente como uma forma de o delator conseguir um benefício a todo custo, mesmo que para isso tivesse que atribuir a autoria da conduta delituosa a quem é inocente.

      3 – Alcance normativo e a Lei 9.807/99.

       Antes da edição da Lei 9.807/99, que regula o Sistema de Proteção a vítimas e testemunhas, a delação premiada era aplicável somente aos tipos penais descritos nas leis especiais que previam tal instituto. Porém, com o advento da referida norma, esse benefício foi estendido a todos os tipos penais, posto que neste diploma não foi ressalvada a aplicação do instituto a nenhum crime específico.

      Apesar de parte da doutrina defender que a Lei 9.807/99 teria sido editada tendo como foco o tipo penal previsto no art. 159 do CP, qual seja, extorsão mediante seqüestro, a posição majoritária entende que a aplicação da delação premiada passou a ser geral e irrestrita, uma vez que tal instrumento normativo não especificou expressamente para quais tipos penais estaria destinado.

      Rogério Greco, ao tratar da possibilidade de concessão do perdão judicial, prevista no art. 13 da Lei 9.807/99, decorrente da delação premiada, afirmou:

      “Pela redação do mencionado art. 13, tudo indica que a lei teve em mira o delito de extorsão mediante seqüestro, previsto no art. 159 do Código Penal, uma vez que todos os seus incisos a ele se parecem amoldar. Contudo, vozes abalizadas em nossa doutrina já se levantaram no sentido de afirmar que, na verdade, a lei não limitou a sua aplicação ao crime de extorsão mediante seqüestro, podendo o perdão judicial ser concedido não somente nesta, mas em qualquer outra infração penal, cujos requisitos elencados pelo art. 13 da Lei nº 9.807/99 possam ser preenchidos.”[2]

      Ora, não havendo ressalva expressa, não pode o aplicador do direito interpretar a norma penal mais benéfica restritivamente. Segundo o próprio Greco, “havendo dúvida em matéria de interpretação, deve esta ser resolvida em benefício do agente (in dúbio pro reo)”[3]. Portanto, desde que a Lei nº 9.807/99 entrou em vigor, resta claro que a aplicação da delação premiada não está limitada a tipos penais específicos.

      Essa ampliação no âmbito de incidência da delação premiada era medida necessária, uma vez que não faz sentido o benefício se restringir apenas a certos delitos quando se tem em vista que a mens legis é proporcionar ao Estado uma melhor aplicação da lei penal, facilitando a persecutio criminis, e um conseqüente controle da criminalidade.

      Por mais que se discuta a respeito da eticidade do instituto, já que se exige uma postura “imoral e antiética” do delator para com seus comparsas, é inegável que a medida contribui na busca do esclarecimento do crime. A aplicação do instituto não só facilita o trabalho das autoridades policiais e a instrução probatória, como também acelera a solução do litígio penal.

      E ainda, cabe dizer que o Estado, ao adotar o uso da delação premiada, não está atestando a sua ineficiência na persecução criminal, mas sim aperfeiçoando os instrumentos que possui para alcançar, o mais rápido e da melhor maneira possível, a verdade real.

      Ademais, os efeitos benéficos dessa medida alcançam tanto o acusado quanto à sociedade, que luta contra a impunidade e pela redução da criminalidade no país.      

      Por essa razão que é defensável e louvável a utilização da delação premiada em qualquer delito, sem restrição.

      4 – Conclusão.

      Portanto, não havendo justificativa para limitar a aplicação do instituto da delação premiada, a Lei 9.807/99 veio atender aos anseios da população, tornando legal a posição doutrinária que entendia ser possível a extensão dos efeitos da delação premiada a todos os tipos penais.

       

      1. Completamente ERRADO, não há

        Completamente ERRADO, não há qualquer confusão, pois o próprio MPF já se manifestou no sentido de que as prisões preventivas estãos endo utilizadas para extrair delações dos investigados:

         

        DELAÇÃO FORÇADA

        Professores criticam parecer sobre prisões preventivas na “lava jato”

        ImprimirEnviar por email1620472

         

        28 de novembro de 2014, 14p6

        Por Pedro Canário

        parecer do Ministério Público em que é pedida a manutenção da prisão preventiva dos réus para influenciá-los a “colaborar na apuração” vem causando preocupação em quem entende do assunto. Professores ouvidos pela ConJur a respeito do assunto foram unânimes em, além de discordar do posicionamento do procurador do caso, afirmar que seu entendimento viola as leis penais e a Constituição Federal.

        Esse parecer foi dado em Habeas Corpus impetrados por réus investigados pela operação “lava jato”, conduzida pelo Ministério Público Federal em Curitiba. É nessa operação que se apuram denúncias de que diretores da Petrobras cobravam aditivos financeiros de empreiteiras durante a assinatura de grandes contratos.

        Os HCs foram impetrados no Tribunal Regional Federal da 4ª Região contra a transformação de prisões temporárias em prisões preventivas. O desembargador federal João Pedro Gebran Neto negou os pedidos de liminar e suas decisões foram depois mantidas pelo Superior Tribunal de Justiça.

        Foi no mérito dos pedidos de HC que o procurador da República Manoel Pastana (foto), que atua em casos penais no TRF-4, opinou pela manutenção das prisões preventivas. Segundo ele, “a conveniência da instrução criminal” se mostra presente “na possibilidade de a segregação influenciá-lo [o réu] na vontade de colaborar na apuração de responsabilidade”, conforme reveloureportagem da ConJur publicada na quinta-feira (27/11).

        Embora tenha causado antipatia em operadores do Direito, o procurador Pastana afirma que jamais defendeu a prisão provisória como forma de forçar os investigados a confessar, ou colaborar com a investigação. “O que sustentei foi a prisão preventiva como forma de corroborar a delação premiada. Isso é diferente de ‘forçar a confissão’, mesmo porque a delação é um instituto legal, previsto em diversos textos de leis.”

        A questão já virou motivo de preocupação no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. O conselheiro federal Guilherme Batochio pediu que a entidade “adote as medidas cabíveis contra quem de direito” e se manifeste publicamente sobre o que ele classifica como “supina ilegalidade, consubstanciada na instrumentalização da prisão processual para o fim de se arrancar confissões ou delações premiadas”.

        O presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, afirma que o Plenário da entidade haverá de se manifestar sobre o tema para tirar uma posição institucional. “O compromisso da OAB há de ser sempre com o respeito ao devido processo legal e à presunção de inocência, em todo e qualquer caso, pois estes são princípios constitucionais”, diz o advogado.

        Os advogados que trabalham para defender os réus da “lava jato” ficaram perplexos com o parecer. A manobra de prender os acusados para força-los a delatar outros envolvidos no caso já era comentada entre eles há bastante tempo. Foi inclusive denunciada pelo criminalista Alberto Zacharias Toronem entrevista à ConJur. O que chamou a atenção de todos foi o procurador escrever isso em um parecer e enviá-lo ao tribunal.

        A mesma perplexidade demonstrou o advogado Aury Lopes Jr. (foto), doutor em processo penal e professor da matéria na PUC do Rio Grande do Sul. Segundo ele, o episódio é mais um exemplo da “degeneração das prisões cautelares”, que vêm sendo usadas “como um meio de constrangimento situacional para obtenção de confissões ou delações premiadas, que posteriormente serão usadas como provas”.

        “Ou seja, uma releitura do modelo medieval, em que se prendia para torturar, com a tortura se obtinha a confissão, e, posteriormente usava-se a confissão como a rainha das provas”, diz.

        Para o jurista Miguel Reale Junior, professor da USP e penalista renomado, o Ministério Público “erra ao justificar o pedido nessa perspectiva”. “A prisão preventiva não pode se justificar como instrumento de pressão para ser feita delação”, comentou.

        Lenio Streck (foto), hoje professor e advogado, mas que tem uma carreira de mais de 20 anos no Ministério Público do Rio Grande do Sul, concorda. Streck, que é, também, um dos maiores estudiosos de processo penal do país, disse à ConJur que a situação “parece coisa de filme policial tipo Charles Bronson” — em referência ao intérprete do protagonista do clássico filme B de ação Desejo de Matar, no qual um arquiteto, depois de ver sua família assassinada e o sistema falhar em punir os culpados, resolve tomar para si a responsabilidade de matar os assassinos.

        O procurador Manoel Pastana, autor do parecer, defendeu suas posições em entrevista à ConJur. Ele disse que a delação premiada é uma figura nova no Direito Penal brasileiro, e por isso exige novas soluções. É o artigo 312 do Código de Processo Penal que fala na “conveniência da instrução criminal”, e o procurador entende que o “encorajamento à confissão” pode ser enquadrada nesse “conceito amplo”.

        Lenio Streck discorda veementemente. Com essa interpretação, comenta Lenio, “o procurador acrescentou nova hipótese ao artigo 312 do CPP e acabou com a presunção de inocência”. “A polícia e o MP não conseguem provas sem delação? Querem inverter o ônus da prova? Caímos na república da responsabilidade objetiva-penal? Bronson era ficção, mas o procurador Pastana é realidade. Eis a questão que assusta”.

        O que mais preocupa o professorGeraldo Prado (foto), catedrático de Direito Processual Penal da UFRJ, é o fato de um membro do Ministério Público ter defendido tal interpretação. É que o MP, quando atua em segundo grau, faz o papel de fiscal da lei e “tem a função de velar pelo fiel cumprimento da Constituição”, afirma Prado.

        Prado também se preocupa com o fato de questões como essa terem o potencial de comprometer toda a investigação, de cuja importância ninguém duvida. “No lugar de defender a ordem constitucional, que presume inocente o acusado e o protege contra iniciativas que visam constranger a produzir confissões — que podem não corresponder à verdade, como está provado na boa literatura  — o MPF prega o emprego da prisão provisória como método destinado a burlar a garantia que tem o dever de resguardar. Iniciativas do gênero desacreditam o processo penal e, ao contrário do que postula o MPF, podem levar ao comprometimento da própria investigação.”

         

      2. Stanislaw “esqueceu” que

        Stanislaw “esqueceu” que coagir delações dos investigados não é um dos pressupsotos que legitimam a decretação da prisão preventiva:

         

        “Art. 312.  A prisão preventiva poderá ser decretada como garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal, ou para assegurar a aplicação da lei penal, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria. 

        Parágrafo único.  A prisão preventiva também poderá ser decretada em caso de descumprimento de qualquer das obrigações impostas por força de outras medidas cautelares (art. 282, § 4o).” (NR) 

        “Art. 313.  Nos termos do art. 312 deste Código, será admitida a decretação da prisão preventiva: 

        I – nos crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade máxima superior a 4 (quatro) anos; 

        II – se tiver sido condenado por outro crime doloso, em sentença transitada em julgado, ressalvado o disposto no inciso I do caput do art. 64 do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal; 

        III – se o crime envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, criança, adolescente, idoso, enfermo ou pessoa com deficiência, para garantir a execução das medidas protetivas de urgência; 

        IV – (revogado). 

        Parágrafo único.  Também será admitida a prisão preventiva quando houver dúvida sobre a identidade civil da pessoa ou quando esta não fornecer elementos suficientes para esclarecê-la, devendo o preso ser colocado imediatamente em liberdade após a identificação, salvo se outra hipótese recomendar a manutenção da medida.” (NR) 

  41. Nassif, se a PF esta se

    Nassif, se a PF esta se vingando com a LavaJato por causa da Satiagraha, eu estou com eles e nao fiz segredo disso.

    Esse nao eh o problema.  O problema eh delegados de merda direcionarem por razao partidaria e especificamente ao PT e ao governo de Dilma o que voce classificou como “real politik” aa epoca.  Alias, basta lembrar que ja teve delegado de merda supondo trocar a diretoria da Petrobras (!).

    Em Brasilia tava TODO MUNDO envolvido.

    Os tucanoides hemorroides da policia eh que sao o problema.

    JUMENTOS, TAVA TODO MUNDO ENVOLVIDO, INCLUSIVE SEU PARTIDO.

    Vai tirando o cavalinho da chuva a respeito do governo, ok?

  42. Nassif. Pode ser que eu
    Nassif. Pode ser que eu esteja enganado , mas o interesse neste assunto já está se esgotando.
    É o que eu sinto nas rodas de amigos.
    Ninguem mas fala neste assunto. Uma coisa ou putra. Sem muita empolgaçao.

    1. Já deu!!!

      Agora soltam   delações feitas ano passado. Assunto esgotando e foi do nada para lugar nenhum. Infelizamente a galera do Paraná quer ficar na mídia. Fazer o que né? Mais um show pirotécnico

       

    2. gg:
      Acho que voce não

      gg:

      Acho que voce não enterdeu bem a coisa.

      Este assunto não é para empolgar ninguém.

      Quem empolga é espetáculo. Não é esse o caso.

      Para ficar fácil a convivência, separe os amigos

      destes assuntos.

  43. TODOS

    É CLARO QUE PRECISA SE INVESTIGAR A TODOS,MAS A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR É PORQUE NÃO SE INVESTIGA OS TUCANOS ????????????????????????????????????

    1. O erro não  é por nunca ter

      O erro não  é por nunca ter investigado antes, mas se quebrar essa tradição de não investigar, o que contribuiu  para essa turma roubarem, dado que, sem essa possibilidade no horinzonte nunca teriam feito nada.

  44. Limites

    “Há riscos nessa falta de limites”.

    Limites já foram sim ultrapassados pela corrupção endêmica que assola este país, em todas as esferas, em cada esquina voce vivencia ou escuta uma historinha sobre, não precisamos de “PIGs” para ter conhecimento,

    Ótimo texto em apoio a impunidade.

      1. Também poderia se investigar

        Também poderia se investigar o carlos z. Correria-se o risco de não se encontrar NADA.

        . Nem dentro, nem fora. Da cabeça.

      2. Saco responder a “fofocas” e “informações” como esta

        ( Aspas também significam, como aqui, chamar atenção –  e, sem provas, não passam de fofocas e de informações: triste o nível de educação do país pra gente tger que deixar tal obs.).O que á ouvi de “informações” convictamente ditas (se se for questonar, veremos que é só por ouvir dizer, por terceiros e quartas fontes – “Quem conta um conto aumenta um ponto” , diz um ditado popular. Dia desses minha dentista (classe média, folheia Veja, vê J Nacional, soube que na TV portuguesa, et etc) me pergunta por que a filha de Dilma não vem a público ou a prórpia Dilma desmentir que não tem X fazendas, não tem Usina, não issso, não aquilo. Lulinha: Do que procurei ler em diversas fontes (é essencial ler as de direita também, mas não recomendo pra quem não estiver seguro de si, nem que tenha pouco senso de curiosidade e de questionamentos). NUNCA vi provas de Lulinha riquíssimo da noite pro dia, o máximo são indícios, insinuações, mentiras.

      3. A Pergunta que não quer calar
        A Pergunta que não quer calar é: porque o Mensalão do PT foi julgado rapidinho e com estardalhaço e o Mensalão Mineiro envolvendo o Eduardo Azeredo está sendo vergonhosamente postergado para que o crime prescreva? E veja que o Mensalão Tucano aconteceu primeiro e com os mesmos operadores que o do PT. São 2 pesos e 800 medidas, como já disse a Presidenta Dilma enquanto Candidata, de nosso judiciário.

    1. Se quer mesmo conhecer o que

      Se quer mesmo conhecer o que é corrupção vá para Angola e outros  africanos ou até mesmo na Argentina, que irás saber  disto com mais propriedade.

  45. Lava a Jato

    Quererem justificar toda essa gigantesca corrupção na Petrobrás dizendo que já havia autrora e quererem transformar todo este triste episódio da história brasileira em questão política é o mesmo que quererem legitimar essa criiminalidade toda não só na Petrobrás como também nos outros setores da administração pública federal atual.

    Que país é este????????

     

    1. Não se faça de inocente  ou

      Não se faça de inocente  ou beócio.

      Ninguém quer justificar nada.

      O que se quer é que a justiça  dos “moros”

      e dos moras seja feita dentro dos preceitos

      legais para que não aconteça o que aconteceu

      a Satiagraha e a dezenas de outros casos

      conhecidissimos a quem procura se informar

      em fontes isentas e honestas. 

      Onde já se viu manter-se presas pessoas com

      um fim único de surripiar  a forceps informações

      muitas vezes inverídicas, no intuito de incriminar

      opositores políticos.  Será que enxergar o óbvio

      é tão difícil assim…

  46. O ladrão tucano e o velho conhecido juíz.

    O Youssef declaradamente ladrão tucano, poi vem roubando des dos anos 90, e é a terceira vez que Moro se embrenha com o ladão do tucanato paranaense, na primeira o juíz foi até testemunha de defesa do balaio tucano, meio bilhão das prefeituras de Maringá e Londrina, rola no MP até hoje, será que alguém algum dia acha esse processo de altas plumagens? Depois o ladrão tucano foi pego no escandalo do Banestado, coisa de altissimas plumagens, aí o velho conhecido juíz fez delação premiadíssima e o ladrão tucano foi solto novamente, e o prcesso rola de gaveta em gaveta desde então, agora ele foi pego de novo roubando, para não perder o costume,  é claro que devia roubar com nojo, e quem está fazendo a delação é o velho conhecido juíz, que aliás divide o travesseiro com sua respeitadíssima esposa, assessora jurídica do governo tucano, que trabalha para os Arns, vice do governo tucano e que cujo escritório está assessorando os réus tucanos da LAVA JATO, enfim alguém consegue acreditar que isso aí não virou um viveiro de tucanos, e está cheirando mais que o volume morto da Cantareira. Isso que tanto no Banestado como agora na LavaJato as investigações da PF declaradamente tucana pelo face, dizem a boca pequena, começaram com contrabando de diamante e ouro, e sabe-se lá por que resbalam em penas e vivam outra coisa totalmente diferente, será que tem algum senador de alta plumagem que possa explicar o que acontece?

  47. O Brasil está sem oposição democrática.

    A verdade é que, a oposição é tão ruim em todos os aspectos, principalmente o relativo ao projeto de Brasil, que o Brasil não tem oposição democrática, legal e legítimia.

    Então tornam-se oposição órgãos do executivo e do judiciário alinhados à corrente ideológica neoliberal e a grande imprensa.

    É só o governo petista sair que volta a ser tudo como antes, sem domínio do fato e garantias legais e constitucionais garantidas de forma até mesmo excessiva.

    At.

  48. pequeno reparo

    Nassif,

    Atente para o acordo de delação premiado que finalmente veio à luz. A pena do doleiro não foi reduzida para cinco anos. Apenas ele poderá cumprir “apenas” cinco anos em regime fechado, e com muitas outras consequências. E mais, dentro das características do instituto delação premiada, o quanto delatado há de necessariamente ser útil e demonstrável para a persecução penal.

    Forte abraço

    Parabéns pelo excelente trabalho.

  49. Nassif, concordo com você de
    Nassif, concordo com você de que os precedentes são perigosos, mesmo assim quero ver onde esse rio vai dar.Os exemplos citados por você e mais as CPIs dos bingos, Cachoeira, Petrobrás recente e todos os engavetamentos da era FHC mostram que tudo que depende do governo, políticos ou STF não vai para a frente.Não temos oposição organizada, as instâncias superiores da justiça são cegas apenas quando convém e a imprensa que quer puxar os escândalos quer apenas enfraquecer o PT, não há compromisso com o Brasil.O jogo político está acabando com o país e a exposição exagerada parece ser a única forma de atingir esses malandros que se aproveitam há anos do Estado brasileiro.Triste é saber que quando os homens públicos que deveriam zelar pelo nosso patrimônio forem denunciados a justiça brasileira vai amolecer. Foi assim com o suposto mensalão, a tigrada vai presa (como deveria ser), mas os políticos que deram aval para o negócio já estão soltos e podendo atuar nas sombras. Segue o filme.

  50. Delação

    Só quem e contra este procedimento é quem tem algo a perder ou ser denunciada. A Justiça brasileira é uma das causas desta bandalheira que esta ai, só quem defende este estado de coisas é quem esta levando vantagem, e ainda tem jornalistas que defendem este sistema podre e corupto.

  51. Reclamam que a justiça não

    Reclamam que a justiça não funciona, quando alguém usa de todas as possibilidades dela para prender CRIMINOSOS o povo reclama, se o Brasil não está acostumado com estes procedimentos é sinal que estão certos, porque o que o Brasil está acostumado é com a impunidade.

  52. robalheira

    Isso é só a ponta do Iceberg,quero ver quando a PF entrar para investigar o BNDS e a ELETROBRAS ai é que a cobra vai fumar.

  53. operação macuco

    Pergunta que não quer se calar por que o governo lula engavetou a operação macuco a mãe de todas as corrupçoes no Brasil. Mistério escabroso. Políticos no Brasil são todos corruptos?  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador