Os programas sociais e o Brasil invisível

Sugerido por Sérgio Saraiva

Da Folha

Lá no Brasil invisível
 
Vinicius Torres Freire
 
Em uma viagem pelo interior mais pobrezinho do Nordeste, este jornalista deu com uma cena que então parecia meio exótica. Crianças alimentadas, numa barulheira alegre, lotavam um ônibus escolar amarelo como aqueles de filme americano, mas estalando de novo.
 
De onde saíra aquilo? Na lataria, estava escrito: “Programa Caminho da Escola – Governo Federal”. O jornalista confessa com vergonha que até este ano jamais ouvira falar do “Caminho da Escola”. Além do mais, tende a desconfiar de que alguns desses programas com nomes marqueteiros sejam ficções, que existam apenas naquelas cerimônias cafonas de anúncios oficiais.
 
O “Caminho da Escola”, porém, financiou quase 26 mil ônibus desde 2009, em mais de 4.700 cidades. Digamos que os ônibus carreguem 40 crianças cada um (deve ser mais). Dá mais de 1 milhão de crianças. Conhecendo a falta de dinheiro e as distâncias das escolas nos fundões do país, isso faz uma diferença enorme.
 
Daqui do centro rico de São Paulo, o Brasil, esse país longínquo, e muitas ações do governo parecem invisíveis. Quase ninguém “daqui” dá muita bola para programas populares dos governos do PT até que o povo miúdo apareça satisfeito em pesquisas eleitorais.

 
Juntos, tais programas afetam a vida de dezenas de milhões de pessoas, tanto faz a qualidade dessas políticas, umas melhores, outras nem tanto, embora nenhuma delas seja nem de longe tão ruim quanto a política econômica.
 
Quem “daqui” conhece o Programa Crescer (Programa Nacional de Microcrédito)? Existia desde 2005, foi reformado por Dilma Rousseff em 2011, quando passou a contar com crédito direcionado e juro baixo, ora negativo (5%, abaixo da inflação).
 
O Crescer já financiou o negociozinho de 3,5 milhões de pessoas, um terço delas recipientes de Bolsa Família. Tem uma versão rural, mais antiga, mas vitaminada nos governos do PT, o Pronaf, que ofereceu crédito a juro real ainda mais baixo a 2,2 milhões de agricultores pequenos na safra 2012/13.
 
O Pronatec já é mais falado, mas pouco conhecido (até mesmo pelo governo, que só agora começou a fazer uma avaliação de resultados). Irmão mais novo e em geral grátis do universitário Prouni, trata-se de um conjunto variadíssimo de ações que procura oferecer cursos profissionalizantes e técnicos (ensino médio).
 
Desde sua criação, foram mais de 5 milhões de matrículas (há evidências esparsas de grande evasão, de uns 20%, mas ainda falta estatística séria). A maioria das vagas é reservada para os mais deserdados dos brasileiros.
 
Reportagem desta Folha mostrou que os 13 mil médicos do Mais Médicos devem estar ao alcance de cerca de 46 milhões de pessoas no ano que vem. Não é uma política ampla de saúde, está claro. Mas, outra vez, vai resolver muito problema de muita gente deserdada desta terra.
 
O Minha Casa, Minha Vida já entregou 1,32 milhão de casas; tem mais 1,6 milhão contratadas. Beneficia 4,6 milhões de pessoas.
 
Junte-se a isso tudo as já manjadas transferências sociais, em dinheiro, crescentes em valor e cobertura. É muita gente “de lá” beneficiada. Goste-se ou não do conjunto da obra, o efeito social e político é enorme.
 
A gente “daqui” precisa visitar mais o Brasil.
 
Vinicius Torres Freire está na Folha desde 1991. Foi secretário de Redação, editor de ‘Dinheiro’, ‘Opinião’, ‘Ciência’, ‘Educação’ e correspondente em Paris. Em sua coluna, aborda temas políticos e econômicos. Escreve de terça a sexta e aos domingos
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Da Folha????????

    Parece que o problema de “comunicabilidade” do governo acabou.

    Parece que o problema do “imobilismo” do governo acabou.

    Estranho.

  2. Caro Nassif e demais
    Esse não

    Caro Nassif e demais

    Esse não é o Brasil invicivel, esse é o Brasil real, fruto dos processos econômicos e politicos dos últimos 513 anos, que a mídia procura, como cumplice e participante tornar invisivel.

    Os governos Lula/Dilma mostra que há um povo, que produz a riqueza, que sobrevive a todas tirânias seculares.

    Os governos casa grandes, para esse povo invisivel existe, é é massacrante e meticuloso, nas suas perversidades de classe dominante.

    Saudações

  3. Governo Social versus Neoliberal

    É realmente estranho que a Folha desnude as diferenças entre um governo social e um neoliberal…

    Será que estão dizendo não tentem o golpe com os coxinhas porque a população invisível deste país está satisfeita e silenciosamente sendo atendida pelo governo social da Dilma????

    Mas, como vencer nas urnas um governo que cuida da maioria da população carente de tudo por séculos????

  4. O que doi é que até pessoas (

    O que doi é que até pessoas ( amigos..) de perfil digamos progressista  não tem ideia  ou

    preferem não citar  tais programas, vivem chorando e reclamando da imobilidade do 

    governo  comprando “barulho dos ressentidos. Realmente acham que o Brasil é  São Paulo

    fora daqui nada existe.

  5. Lendo isso na falha de sp!

    “Além do mais, tende a desconfiar de que alguns desses programas com nomes marqueteiros sejam ficções, que existam apenas naquelas cerimônias cafonas de anúncios oficiais.” Isso foi para deixar o otavinho alegrinho, e salvar o empreguinho.

    Mas o resto… Explicando para a paulistada do por que tem gente que acha os governos de PT bons. E que eles são milhões. E que vão votar de novo na Dilma. Que horror!

    E o poder da aritmética: leitores da falha são milhares. Atendidos pelos programas citados são milhões.

    Mas por que na falha? Tá precisando de mais $$$ do tal governo do PT? Os frias estão com algum problema ($$$$ pessoal) para resolver?

    Logo saberemos.

    1. O Vinicius veio em socorro

      O Vinicius veio em socorro dos leitores da Falha, caro Leonel. É preciso explicar aos coxinhas porque, apesar do Brasil estar uma m., dos petistas serem um bando de “mensaleiros’, o povão continua apoiando o governo e votando no PT. Senão eles entram em barafunda. 

  6. Li ontem o artigo e achei

    Li ontem o artigo e achei fantástico, pena não ter email de alguns conhecidos retrógrados para repassar. Mas faço uma observação, a doação de veículos tem de ser devidamente monitorada por no mínimo duas razões: o uso que prefeituras fazem e grana para manutenção. Deu o primeiro problema o veículo é abandonado- as prefeituras arrumam um milhão de argumentos.

  7. Vinicius Torres Freire

    Não só neste artigo, VTF tem mostrado na “Folha” equilíbrio admirável. Reconhece no está mal, sempre, no entanto, realçando que não está tudo para acabar.

    Mas, no artigo aqui postado, realça um dos quadros negativistas de oposição e mídia que mais me enfurece. Não estarem enxergando o Brasil para além das grandes capitais. A obrigatoriedade de andar por aí, tratando de agropecuária, me faz reconhecer detalhes impressionantes de mudança.

    Quantas pessoas, neste interior, não me dizem impedidos de comprrender os índices, as crises, os desgovernos. E é assim que vejo cada pequena ou média cidade que visito. Foi o que Vinícius, precisou reconhecer.

  8. – Aqui em Araranguá-SC vejo

    – Aqui em Araranguá-SC vejo os ônibus do programa federal levando as crianças para aula, uma cidade com transporte coletivo e vias precárias.

    – A pouco tempo atrás a cidade não tratava seu esgoto, com dinheiro federal hj caminha para 50% de tratamento e já esta disponível a verba para os outros 50%.

    – Uma importante ponte sobre o principal rio da cidade também foi construída com auxílio federal.

    – Em 2012 foi eleito pela primeira vez um prefeito do PT, porém até o momento não se vê mudanças, o que há são muitos boatos sobre falta de pagamento aos funcionários entre outros espalhados por adversários políticos. São poucas as mudanças aparentes, espero um progresso nós próximos meses (não estou muito otimista).

  9. Vídeos institucionais deste programa de ônibus escolares.

    Vídeos institucionais deste programa de ônibus escolares.

    O interessante é que não se limitaram simplesmente a financiar a compra de ônibus escolares pelas prefeituras. Buscaram desenvolver modelos de ônibus, em 3 tamanhos, que pudessem trafegar nas precárias estradas de terra no meio rural. Isso para que os veículos pudessem chegar próximo à residência dos estudantes. Veículos normais não poderiam trafegar nestas condições quebrando facilmente e aí continuaria o mesmo problema, com os estudantes tendo de caminhar longas distâncias até o ponto de ônibus. Daí vem a diferença de quem passou por esta dificuldade na infância de um burocrata de escritório. Para o burocrata a solução é simples, basta oferecer qualquer tipo ônibus que o problema de transporte escolar em meio rural está resolvido. Para quem passou pela dificuldade sabe que ônibus comum não consegue andar por estradas de terra, no período das chuvas e nem cruzar córregos para chegar à residência dos alunos.

    http://www.caminhodaescola.com.br/onibus-escolar/videos

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=w9fr-1e35Rw#t=133%5D

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=mGv_LCpLYaE%5D

    Aqui um vídeo de um dos fabricantes destes micro ônibus falando das modificações de projeto necessarias para atender às necessidades de tráfego em estradas de péssima conservação.

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=b0GDa0-p0G8%5D

  10. Pois é. Quantos programas do

    Pois é. Quantos programas do Governo Federal são deliberadamente OMITIDOS pela mídia/imprensa? Hoje moro no interior e vejo os ônibus circulando levando as crianças para escola. 

  11. Já que o STF está

    Já que o STF está reescrevendo a constituição, quem sabe não dão uma força para a oposição e reinstituem o voto censitário.

    Só assim a UDN volta a ganhar eleição no Brasil. Apesar de deterem grande fatia do poder, judiciário, legislativo e pig, eles querem a caneta e a chave do cofre

  12. sobra sempre pro Mantega…

    “Juntos, tais programas afetam a vida de dezenas de milhões de pessoas, tanto faz a qualidade dessas políticas, umas melhores, outras nem tanto, embora nenhuma delas seja nem de longe tão ruim quanto a política econômica.”

    Deve ser leitor do painel econômico do Nassif 🙂

  13. Os programas estão escondidos por culpa da comunicação.

    O problema do governo é a comunicação. Seus programas são mau divulgados. Enquanto isso do outro lado, ficam enchendo o rabo da globo de dinheiro pra sentar o pau.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador