Os riscos da banalização da prisão preventiva

A banalização da prisão preventiva e a insensibilidade em relação aos impactos das investigações sobre a economia estão levando o país a uma situação de risco.

Não tenho a menor razão para ter simpatia pelo banqueiro André Esteves, muito pelo contrário. E espero que as investigações sobre o CARF revelem seus métodos.

Mas a autorização para sua prisão pelo Ministro Teori Zavaski a pedido do Procurador Geral da República Rodrigo Janot por conta de um mera gravação de conversa de Delcídio do Amaral comprova a perda de rumo de duas pessoas centrais para manter o equilíbrio no aparato repressivo. Ainda mais em uma quadra de profundo vácuo de poder no Executivo.

O álibi do PGR de que a prisão visou impedir que atrapalhe as investigações vale para qualquer situação e qualquer personagem. É álibi genérico. A prisão serviu apenas para demonstração de músculos.

***

A votação da prisão, além disso, demonstrou mais uma vez os malefícios da exposição pública dos votos dos Ministros promovendo o desejo de protagonismo por parte de alguns deles.

Escolhem a frase de efeito que permita dar o lide para a mídia. Jogam para a torcida sabendo que a cobertura sempre privilegia o folclórico em detrimento do conteúdo.

A Ministra Carmen Lúcia tem se esmerado nessas boutades que eventualmente podem indicar um espírito irônico, mas, para leitores mais acurados, é a tentativa do chamado efeito leite condensado, visando recobrir um bolo de pouca consistência.

Sua conclamação ao Judiciário como última trincheira da moralidade, é de um messianismo que se aceita em juízes jovens, de primeira instância, não em quem integra o mais alto tribunal do país.

É um acinte ao próprio STF, aliás, que deveria zelar pelo equilíbrio institucional, ainda mais em uma quadra de crise sistêmica como a atual. E em uma votação que o coloca em confronto com outro poder, o Senado. Em vez do cuidado político, o exibicionismo.

***

Não apenas isso.

Valendo-se da anomia total do Executivo, deixou-se de lado qualquer veleidade de reduzir os impactos econômicos dessas operações.

A Lava Jato ajudou a destruir um setor onde o país tinha excelência, das empreiteiras. Não se trata de livrar quem cometeu crime, mas de cuidados básicos para penalizar acionistas e executivos sem comprometer as empresas, os empregos e os ativos tecnológicos. Nada disso pesou. Avançou-se sobre um setor que gerava empregos, tecnologia com a gana de uma britadeira.

Agora, no caso Pactual-André Esteves, corre-se risco semelhante, ainda mais em um setor – o financeiro – em que as expectativas têm impacto direto sobre a solidez das empresas.

Esteves é um banqueiro ousado com ramificações em todos os partidos e com todas as lideranças, de Lula a Aécio, dos economistas do Real aos governadores petistas.

Tem sob sua supervisão, hoje em dia, operações relevantes para a retomada dos investimentos.

Sua prisão com base nas declarações de Delcídio não tem lógica. Que se abrisse um processo, um inquérito. Mas decretar a prisão preventiva com base em meras conversas de terceiros, com todas as implicações sobre as operações tocadas por ele, é de uma arrogância ímpar.

A informação que circula em Brasília de que Teori autorizou escuta no telefone de Delcídio Amaral – e flagrou conversas entre ele e Ministros do Supremo – é uma demonstração clara de para onde está caminhando o país do grampo.

É momento mais que oportuno para que as figuras referenciais do STF ajudem a colocar um pouco de bom senso no debate.

Luis Nassif

185 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No passado o alibi de

    No passado o alibi de “”resiteencia à prisão” servia para execução de suspeitos pela Policia.

    Agora surgi mais um alibi gurada chiva, serve para qualquer prisão basta dizer que o preso “estava atrapalhando as investigações”, causa “onibus” onde cabe qualquer coisa.

    1. Exato, André Araújo.

      Exato, André Araújo. Entretanto, o terrível é que não bastam só atos concretos para balizar essas prisões antecipadas: juízos subjetivos com base em ilações também são utilizadas. Algo como “ele( o indiciado) tem potencial de atrapalhar as investigações”. Na realidade, o intento é extrair delações premiadas. 

      Não tenho formação em Direito, mas será necessário tal atributo para afirmar que isso é um absurdo?

    1. Aí também já é demais. Ainda

      Aí também já é demais. Ainda que Delcídio tenha ido pedir qualquer coisa aos ministros, estes o receberam sem saber o motivo; provavelmente porque era um senador. Eles não teriam como impedir que Delcídio fosse até eles com essa intenção. Gravar essas conversas é absurdo; se isso aconteceu, espero sinceramente que tenha sido à revelia de Moro e Janot. Espero, mais ainda, que o STF tome as providências cabíveis.

  2. Palhaçada

    Não tenho nemhuma simpatia pelo senador Delcídio Amaral, muito pelo contrário. Tenho muito simpatia pelo jornalista Luis Nassif – meu Cândido -, mas tem textos dele que me desconcerta. Este é um deles. O argumento que ele usa para defender o banqueiro André Esteves não serve para os demais que foram presos, por que?

    Para mim o maior problema da Operação lava jato é que investigar corrupção antes de 2003…não vem ao caso!

    Quanta a frasista do STF, conheço outros e outras muito menos ruins.

    Quanto ao judiciário…reafirmo pela 96453856329466 vez:

    É o mais corrupto dos poderes. 

     

  3. Figuras referenciais do STF??????

     

    Figuras referenciais do STF???????

     

    Mas quem Nassif????

    Dos onze só me vem a mente 1 ou mesmo mais 2 vai, que não tem forças para reagir sozinho a isso que está aí pois já esta com cara de cansado, um quase apanhou do lutador de MMA num jugamento anterior. A ala feminina não conta pois você já deu um exemplo no texto acima, a outra não precisa das provas apenas da literatura. Dos senhores um foi colocado alí para defender os seus amigos de família real, global e outros brilhantes e destruir os adversários, outro esta precupado com o gel do cabelo, por isso acha que consegue matar a bola no peito, outro, mais novinho já mostrou que é um dos fracos, que foi se abrigar na toga de outro, como você disse em um post lá atrás.

    Só aí já são 5 que não se enquadram na expressão “Figuras referenciais do STF”, temos mais seis então… e não são nada promissores a maioria deles.

    Desiste Nassif, o país esta sem comando, não temos executivo, o legislativo esta em frangalhos e como mostrou ontém na votação no Senado com medo até da própria sombra, quem governa o país é o Judiciário.

    Veja você a falta que faz um político estadista com uma equipe de governo do mesmo nível numa hora dessas. Não!, ela nunca foi, nem é, nem será!

    Estão acabando com a economia nacional e onde esta a comandante em chefe e seus ministros, certamente se escondendo de batedores de panelas.

    Antes, apenas achava que o PHA estava de brincadeira, mas agora acredito que, realmente, o barbudo de vai passar o Natal na cadeia, se não for este ano será ano que vem.

    []s

  4. vassoura da corrupção

    Nassif,

    Aí está, imagino que à vista de todos, o resultado da estúpida condução da LavaJato, a megaconfraria de delatores que permite troca de conteúdo de delações sem qualquer problema, como se fosse algo inteiramente normal.

    A insegurança gerada pela lamentável atuação do lamentável juiz e dos também lamentáveis procuradores é um dos fatores que estimulou este festival de reações principalmente defensivas por parte de tanta gente ao mesmo tempo, políticos, grandes empresários, diretores de empresas, etc…

    A Operação se arrasta há quase dois anos, já tendo causado um fantástico prejuízo $$$ ao patropi, prejuízo dezenas de vezes maior que aquele inventado para encaixar no balanço da Petrobras ( quando o grupelho tentar esclarecer os ditos 6 bilhões de reais, algo que nunca teve a decência de fazer, pode ser que venha a ter razão) , parece estar sem rumo definido ( irá em cima de Preciado ? Se for, tem que ir com a mesma gana que vai em cima de Lula, e lá na frente encontrará zezinho da moóca) e acaba de ganhar um rol de gente já devidamente pendurado no pincel.

    E o patropi, como é que fica ? Ah, isto não é o mais importante, o que interessa é varrer a corrupção do país. Muito bem.

  5. A prisão, no sentido de

    A prisão, no sentido de encarceramento, é o último estágio de uma Ação Penal caso o réu seja condenado. Daí porque as ditas prisões preventivas ou cautelares serem exceções, não regras. E por uma razão óbvia: ser confinado a viver dias ou meses em celas infectas em convivência com mais pessoas, situação que acaba com a privacidade até para atos mais íntimos, já é um castigo. Se eventualmente “lá na frente” essa pessoa for isentada de culpa ou mesmo só condenada a regimes diversos do “fechado”, como compensá-la pela humilhação, pelo sofrimento?

    Isto posto, se pode afirmar que essas delações premiadas feitas a rodo na chamada Operação lava a Jato nada tiveram de espontâneas. O vetor impulsionador foram os encarceramentos antecipados que fragilizam e fragilizariam qualquer ser humano. Para ser mais direto: tortura. 

    Aos princípios fundamentais do Estado de Direito Democrático não se pode antepor nada.  Antes, valores religiosos, interesses econômicos, poder militar, eram predecessores  dos direitos e garantias das pessoas. Graças ao processo civilizatório isso ficou, ou deveria ficar, como página virada. 

    No caso específico do Brasil o combate a corrupção na área pública está servindo de álibi para justificar excessos e extrapolações em detrimento de algo bem mais importante e fundamental. Por esse diapasão, a diferença entre o clamor da plebe pedindo redução de maioridade penal, pena de morte, execução de marginais, difere da ação das instituições responsáveis pelo combate à corrupção, no caso o aparato policial, o Ministério Público e o Poder Judiciário apenas por uma questão de escala e formalidade. Ambas as esferas olvidam da hierarquia de princípios. 

    O inaceitável é o Poder Judiciário através da sua mais alta corte coonestar esses absurdos que certamente não passarão incólumes pelo juízo inevitável da História. 

     

    1. Cadeia

      Engraçado, não vejo aqui ninguém defendendo os milhares que estão presos em celas nojentas e absurdamente lotadas, sem julgamento adequado, ou aguardando julgamento há anos, ou ainda aqueles presos injustamente, seja por serem inocentes ou até mesmo por crimes famélicos. Agora no caso de banqueiros, querem que a constituição seja aplicada em sua plenitude? Pois é, é por isso que esse páis está acabando. Uns dias na cadeia podem fazer esses rapazes de fino trato e elegância repensarem seus atos. Esta ação pode ser teatro, pode ser mentira, pode ser tudo, está gerando problemas econômicos? Com certeza! Mas pode apostar que a corrupção que nunca é descoberta gera tanto, ou mais problemas, no entanto acho interessante ver um político ou banqueiro se borrando de medo, ou dando uma voltinha em alguma cela por aí, quem sabe assim eles não pensam em respeitar um povo que sofre tanto, o povo que eles tanto desprezam. 

      1. De minha parte, defendo

        De minha parte, defendo princípios e não as pessoas de per si exatamente porque eles são por essência universais: independem das origens e das condições do ser humano. Entretanto, por uma questão de honestidade me obrigo a concordar contigo no que tange só virem à baila as críticas das  iniquidades quando há notórios e notáveis envolvidos. 

      2. Mentira. Tem muita gente

        Mentira. Tem muita gente fazendo isso pelo país inteiro; muitos advogados populares trabalhando até  de graça. Aliás, quem trabalha defendendo direitos humanos no Brasil é chamado de quê? De defensor de bandido, tal como estào fazendo agora. À direita não tem nada a ensinar nesse quesito. Se é para comparar, porque será que o partido que defendia essas causas é o criminoso e o partido que autoriza chacinas policiais e faz acordos com o PCC não é investigado?

  6. o STF não deve mudar a decisão

    O Nassif no final do texto conclama às “figuras referenciais do STF” para um bom senso nesse debate. Não vejo possibilidade e vou tentar resumir a partir da minha experiência profissional em acompanhar de perto o STF em matéria penal há mais de uma década.

    Indo à composição da 1a Turma (a 2a Turma por unanimidade referendou – e lá celso de mello e gilmar mendes EM MATÉRIA PENAL poderiam ir contra a corrente, mas, cada um por seus motivos, talvez mais ideológicos do que jurídicos, já referendaram)

    Ministro Marco Aurélio – na área penal costuma ir contra a maré (exceção da AP 470) e já se manifestou na mídia no sentido de que não houve justiçamento. É vaidoso e dificilmente muda de opinião.

    Ministro Luiz Fux – tem se mostrado extremamente conservador em matéria penal – ele próprio sofreu um assalto violento com sua família na sua residência em Copacana/RJ há vários anos. Já tem origem conservadora e na área penal, com esse histórico, não muda de posição, a posição é pró-punição e de mitigação de garantias processuais fundamentais.

    Ministro Roberto Barroso – representa o quanto as indicações de Lula/Dilma para o STF se ressentem de alguém especializado  na área penal para contra-balancear o STF, trazendo a dogmática para dentro do tribunal e afastando a sanha punitivista (moralismo midiático) que ganhou corpo na AP 470. O processo penal (direito penal) tem dogmática própria e, sem medo de errar, o único ministro um pouco mais afeito à ela era Sepúlveda Pertence. De resto, contando as nomeações de FHC, Lula e DIlma, rigorosamente nenhum ministro tem origem na dogmática penal. Barroso é libertário (progressista), mas sua pouquíssima familiaridade com a dogmática penal (e processual penal) lhe coloca, infelizmente, muito pertdo do Min. Fux nesse campo. Pode surpreender devido a ser de boa-fé e ter carárter para ir contra a corrente (como nos infringentes da AP 470), não acredito.

    Ministro Edson Fachin – muito similar a crítica ao Min Barroso. É progressista e garantista na área dos direitos civis-constitucionais, mas muito pouco familiarizado com a dogmática penal em vigor, conforme demonstrou no caso da descriminalização da posse de droga e em alguns outros casos penais em que já se manifestou. Como o Min Barroso pode surpreender apenas por possuir boa-fé, mas talvez lhe falte a coragem devido à sua recente nomeação e a politização cínica feita pela direita.

    Ministra Rosa Weber – possui a boa-fé dos Mins Barroso e Fachin, mas além de padecer do grave vício que todo o STF suporta na área penal (falta de alguém oriundo da academia, ou mesmo experimentado), claramente se deixa levar pela mídia (como na Ap 470). Na área penal tem se mostrado conservadora.

    ]

     

     

    1. Alex, voce que é do ramo, o

      Alex, voce que é do ramo, o que, provavelmente, vai acontecer com Delcídio ?

      Ele ficará preso até ser julgado, no caso, pelo STF  ?

      Provavelmente, ele será cassado em breve e ai, o processo volta para a primeira instância ?

      Já há um monte de boatos dizendo que a “única” saída para o Senador seria fazer a “salvadora” delação premiada.

      1. a 2a Turma tomou uma medida

        a 2a Turma tomou uma medida de força menos jurídica e mais corporativista e moralista. A tendência é manter. Para se chegar nos ministros da 1a turma tem que se chegar no pleno. Para isso exsitem questões processuais. A súmula 606 (antiga) veda Habeas Corpus contra o min relator e a turma. Os ministros celso de mello e marco aurélio admitem superar a súmula para, processualmente, examinar a coação ilegal. Assim, ou se impetra um HC dessa decisão da 2a turma para o pleno, e se discute se seria o caso de superar a súmula, ou então se faz um pedido de revogação de prisão ao min Teori, ele negando monocraticamente impetra-se HC direto para o Pleno (acho mais viável de ser conhecido do que contra a turma).

        Em se mantendo a prisão do senador nesse momento (acaso se entenda pelo não cabimento do HC ao pleno) acredito que ele fique preso preventivamente algum tempo. Contudo existe um detalhe extremamente importante quanto ao crime cometido e que será observado na fase próxima do processo de oferecimento e recebimento da denúncia. O PGR quando pediu a prisão tipificou o delito no art. 2o, paragrafo 1o da lei 12850/13 (organizações criminosas), e não no art. 2o caput. Ou seja, o senador e o banqueiro não pertencem a uma organização criminosa (inexiste por exemplo descrição de divisão de tarefas, que é essencial para tipificar esse delito), mas sim estariam apenas embaraçando as investigações que recaem sobre uma organização criminosa. Além disso a organização criminosa deve ser constituída para a prática de um número indeterminado de crimes, e, no caso a decisão do Min Teori deixa evidente que eles teriam agido para especificamente embaraçar a delação do Cerveró. Ou seja, sendo um único crime o visado (impedir uma única delação, de um único réu) resta mais eviente ainda que não se trata (quanto ao senador e banqueiro) de uma organização criminosa.

        Como o PGR é o titular da ação penal no STF a qualificação jurídica é dele, e tudo indica que será esse crime de embaraço e não o de organizações criminosas a acusação. 

        Ocorre que a princípio essa conduta do embaraço é ATÍPICA (não é crime) pq a lei fala em embaraçar investigação, não processo judicial em curso. Na área penal a interpretação é restritiva (em favor do réu), daí existe forte doutrina dizendo não ocorrer esse crime quando embaraçar no processo judicial já em curso (o Cerveró já foi condenado) – O efeito será o recebimento da denúncia por um crime equivalente do Código Penal, saindo da lei 12850/13, e, nesse caso, a prisão perderá totalmente a sua pouca legitimidade que lhe resta e muito provavelmente o senador e o banqueiro serão soltos.

                                                                                  

        1. tem uma outra quesão que está

          tem uma outra quesão que está sendo discutida no meio jurídico. Como se tratava, em tese, de prisão em flagrante (na verdade conseguiram inventar um novo gênero de prisão, flagrante misturado com preventiva) o Pacto de São José da Costa Rica manda realizar a audiência de custódia (já implementada no Brasil e reconhecida pelo próprio STF como devida ao acusado) Esse ato inexistiu, e, em tese, poderia ensejar um pedido de relaxamento de prisão devido a ilegalidade da prisão nesse ponto.

  7. Estamos de braços cruzados

    Estamos de braços cruzados assistindo no Brasil um modelo de unidade nacional burlando a constituição, e tornando uma realidade a destruição do poder de sustentação do Estado.

    Enquanto senador, banqueiro e empresários estratégicos para o país são retirados de suas funções legitimas, vemos o aparato meramente repressivo do poder governamental desrepresentar os interesses do povo na economia e no parlamento. 

    Nada pode ser mais absurdo ao espírito da Constituição Nacional do que substituir o Sufrágio Universal por investidura hierarquica, a qual entende ser superior à própria materialização da nação, de que afinal é tão só uma autoridade que está paralisando a supremacia das responsabilidades pelas vidas da sociedade.

    Quem deveria contribuir com a paz e a segurança do povo, intencionalmente, está servindo para convulcionar estes propósitos. 

  8. Muito mais grave do que a

    Muito mais grave do que a fala do senador é o rasgo da CF pelo STF, apoiado pelo Senado. Nós ficamos sem seguridade constitucional!…..

    Socorro presidenta!….Mobilize o povo, as Forças Armadas e ponha os pingos nos ís neste País!….

  9. É o “quanto pior melhor”

    É o “quanto pior melhor” ganhando cada vez mais espaço. E f..da-se o mundo, que eu não me chamo Raimundo…

    Quem vai se ferrar mesmo serão os inocentes de sempre, os f…didos de sempre: os mais pobres, os mais desvalidos. Ou seja, a maioria, que não tem ideia do que tá rolando, e só sobrevive naquela base do milagre e da luta cotidiana, sem nada que lhe ajude além disso, porque o Estado, que deveria servir a essa maioria que mais precisa, está em outra, como sempre. Está com os outros poucos.

    O resto, a minoria, se vira muito bem, confortavelmente, com alguns momentos passageiros de agruras para os bodes expiatórios. Esses que pela primeira vez vão para as cadeias brasileiras.

  10. De alguns poucos anos, aos dias de hoje,

    devemos nos precaver dos “ditames” de uma Constituição que emana da vontade de, apenas, 11 pessoas as quais criam novas leis de acordo com “seus momentos”.

  11. Putz….

    Depois desses atos do STF e Senado, o Brasil virou a terra do salve-se quem puder. Não há CF!….Voltamos ao banditismo. Valei-nos Lampiões!….

  12. Ridícula a Carmem Lúcia

    Ridícula a Carmem Lúcia bradando no plenário o mote “os corruptos não passarão” mesmo se sabendo que Aécio passou, o Cunha passou, Azeredo e tantos outros aliados da mídia passaram e passarão. Na verdade estamos diante da aplicação, inclusive pelo STF, do Direito Penal do Inimigo(https://jornalggn.com.br/resultados?g=direito%20penal%20do%20inimigo), isso é muito grave. Sobre DPI publicamos no GGN uma série de artigos, leia-os e entenderás pq esses leões e leões rugem os dentes para petistas e, diante de tucanos e aliados da mídia se mostram como feras desdentadas.

    E ainda há quem pense que isso seja republicanismo, como assim se as Instituições são controladas, de forma absoluta, pelo baronato da mídia e seus aliados, duvidodo que no mundo existe uma elite mais burra e atrasada que a de Pindorama, nao é possível que noutra parte do mundo  a  classe dominante de um país, conduzida por um poder midiático pernóstico e partidarizado, faça  das tripas corações a economia e as Instituições afundem por questões como a de vigança política, pois aqui estão nesse caminho, mesmo que isso signifique a ruina recaia também sobre as cabeças deles mesmo, tenho a impressão de que somente em situação de guerra civil brota esse tipo de sentimento fratricida.

    Posso estar enganando, mas dizem meus botões que o nosso sistema midiático-penal, está construindo as condições emocionais e subjetivas para uma guerra civil neste pais, ou será que desconhecem que é Instituições fracas pq solapadas pelo poderes  religioso, midiático, político e econômico, apoiados por corporações estrangeiras interessadas no butim, são o começo para situações como a da Síria fragmentada pelo ódio, mas se parecem cegos, como pode um grupo de nababos como é o caso dessas turminhas do STF terem poder de afrontar a CF sem que sejam contidos, acorda cambada de inconsequentes.

  13. De fato, a prisão preventiva

    De fato, a prisão preventiva já é banalizada no Brasil para os pobres há muito tempo. Tanto que o CNJ implantou as audiências de custódia para “enfrentar” o fato criado pelo sistema judicial do país que mantém cerca de 400 mil pessoas encarceradas sem julgamento. 

    A novidade é que agora a prisão preventiva se banaliza para o lado de um partido cuja origem é na classe trabalhadora. Nada a ver ou tudo a ver, a depender de que lê isso. Mas é visível como políticos de outros partidos são privilegiados com o devido processo legal, inclusive pelo STF.

    Quem pensou que sistema judicial é neutro e imparcial, perdeu a viagem. Mas não chega exatamente a ser um aparelho da burguesia e do capital. Serve a interesses próprios que, em determinadas conjunturas, se combinam com interesses outros. No momento, por exemplo, o capital “nacional” não é poupado por agir como capital. Corrupção, diga-se de passagem, é de interesse do capital e nào do Estado ou da política. Os capitalistas, espertos que são, vão aprender a lição rapidinho: jamais se aproximarão da esquerda novamente e esta voltará a ser o que era: um bando de revolucionários sem revolução.

    Não deixa de ser triste saber que a democracia no Brasil ainda está restrita apenas ao processo eleitoral, o que é muita coisa, mas não é suficiente como podemos ver. Na verdade, esse é um problema latinoamericano.

  14. Prisão temporária

    Nassif, a prisão do banqueiro André Esteves e do assessor Diogo Ferreira foi temporária (prazo de 05 dias). Só foi (expressamente) preventiva a prisão do advogado Edson Ribeiro.

  15. Só posso chegar a conclusão

    Só posso chegar a conclusão que todas as instituições do país, TODAS, estão caindo de podre, ao final aqueles que todos xingam e querem defenestrar são os mais honestos, o Brasil precisa de um reset, começar do zero; acabar com esse mosntrengo que é a tv justiça, pelo menos com os ministros-estrelas-professores, o Lula errou em todas as indicações empobrecendo o que já não era lá grande cois, e a Dilma tambem não foi muito feliz, onde isso vai chegar?? Só Deus sabe.

    1. Antes de ser indicado ao STF,

      Antes de ser indicado ao STF, Barroso era tido e havido como “o” constitucionalista. Cheguei a ouvir de juízes que alguém como ele jamais seria indicado por um governo petista. Eis que dois anos depois de ouvir isso, aconteceu. Então, o que foi que mudou?

    2. Apenas uma correção: Lula e

      Apenas uma correção: Lula e Dilma não indicaram nenhum membro para o STF. Na verdade, eles apenas confirmaram a indicação feita corporativamente pelos próprios juizes. Neste caso, são praticamente obrigados a confirmar a primeira indicação para não “desagradar” os juizes, o que poderia ter um impacto ainda pior.

  16. Retaliação

    Se não for uma retaliação aos senadores, por não concordarem com o ajuste do judiciário… Óbvio que estamos na essência das confabulações. Um terreno pantanoso, diga-se, esse de confabular se juízes a seu bel-prazer saem a emitir mandados de prisão preventiva e/ou temporária. Aliás, esse dacroniano ativismo do judiciário há muito tem de ser ponderado pelos contrapesos de um senado saudável. Mas o nosso senado é covarde. Contra uma turma do Stf, uma turma de cinco!, 81 senadores deram aval para que seja irrestrita a ponderação do poder judiciário. E que se esboroe a harmonia entre os poderes… O Stf é o guardião da Constituição, não um transformador de um léxico próprio aos interesses de um judiciário tão viciado quanto os outros poderes da República. Tão fisiológico quanto um tribunal de contas. Afinal, é por indicação política a feitura da suprema corte.

     

  17. Porta arrombada
    Para mim o discurso palanquista da ministra tem mais haver com o horror de ter visto a porta arrombada: a ultima trincheira já esta ocupada.
    Para mim, um leigo, a cena da reunião dos ministros do stf era caricatural demais assim como o ministro luis fux falando ontem sobre a grandesa de termos um legislativo rebaixado.
    Só falta chegar quem vai mandar no quarteirão.

  18. O Parlamento acoelhou-se

    O Parlamento acoelhou-se diante da decisão do Judiciário.

    Premido pela opinião pública, deu um tiro no próprio pé.

    Há muitos deputados e senadores acusados de ilícitos e agora qualquer um deles pode ir para a cadeia, uma vez que a imunidade foi pro espaço e não se entende a legalidade da interpretação da CF pelo STF.

  19. Concordo com o Nassif
    A

    Concordo com o Nassif

    A impáfia de certo ministros como a da carmen lúcia, a leniência dos defensores (nada arguem sob a conduta e os juízos de valores externados dos ministros) e o distanciamento do governo através do seu pífio ministro da justiça colocam o país em perigo sim, perigo de rompimento institucional e perigo de paralizia econômica….

  20. Grampo Ilegal ?

    “…para onde está caminhando o país do grampo.”

    Nassif, não entendi. Um grampo autorizado por um ministro do STF seria ilegal ?

    1. Fabio, deixa eu completar o

      Fabio, deixa eu completar o seu racionio. 

      Depois de tanta cara de pau do lider do governo no senado, mostrando para todos a que nivel de conluio chegou este governo, ou melhor desgorveno, como o STF deveria agir? Passando a mão na cabeça de criminosos como fez no final do julgamento do mensalão? E assumir que participa do conjunto da obra?

      Para mim e para a maioria esmagadora dos brasileiro, esta faltando o STF agir como o mesmo rigor contra este quadrilha de bandidos, que age contra o cidadão comum. É conferir o caso do Lewandowshi e o pescador de camarões.

      1. O único governo citado

        O único governo citado indiretamente nas gravações foi o governo FHC.

        Delcídio foi diretor da Petrobras no governo FHC e Paulo Roberto Costa era seu subordinado, conforme havia sido delatado por Barusco, a corupção na Petrobras vem de muito antes dos governos petistas, inclusive FHC admite em seu livro que foi avisado.

        O banqueiro que supostamente financiaria o suborno foi padrinho de casamento de Aécio e patrocinou sua lua de mel, isso sem mencionar que Aécio foi o candidato que teve o seu apoio.

        1. governo citado

          Paulo,

          é que para o Joaquim, isso não vem ao caso………….

          pra ele-joaquim-………………… corruptos só tem no PT.

          1. Meu caro corruptos existem e

            Meu caro corruptos existem e sempre existiram, desde que o mundo é mundo. Porém eles prosperam e proliferam quando não há altenancia no poder.

            A democracia precisa desta alternancia. Nunca votei no FHC, porém tenho que reconhecer que no seu governo, diferços problemas, que estavam escondidos ( esqueletos no armario ) por uma inflação descontroladas, foram corrigidos a contra gosto inclusive do proprio PT, ai sim demagogia pura.

            Infelizmente, iludido pelo discurso de etica, votei em Lula e me arependo amargamente. Pois acreditava, como ainda acredito que a unica coisa que o pais precisa é de seriedade. Erros sempre existirão eles fazem parte da natureza humana. Mas oque estamos vendo agora é o resultado da maxima que os fins justificam os meios. Maquiavel estaria ruborizado.

            Talvez por ter visto um Pais que vocês  mais jovem nunca viram, que fora o eixo rio- são paulo não existia nem meios de transporte, em que a maioria das capitais dos estados não tinha luz e água, não por falta de chuva, mas sim por total falta de infraestutura, fica dificil acreditar que o nivel de corrupção erra igual, pois se o fosse não teriamos nem uma Itaupu.

          2. “Meu caro corruptos existem e

            “Meu caro corruptos existem e sempre existiram, desde que o mundo é mundo. Porém eles prosperam e proliferam quando não há altenancia no poder.” . . . . Então será por isso que São Paulo se converteu neste ninho de ratos ?

        2. ESTÁ TUDO CONTAMINADO!

          Meu prezado, infelizmente, está tudo contaminado!

          Até a oposição está tremendo na base com a operação Lava Jato, Sergio Moro, PF, MPF, STF.

          Como pode um país continuar convivendo com uma situação onde Presidente da República, ex-Presidente da República, Presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Presidente da Câmara Federal, líder do governo no Senado Federal, vários Senadores da Repúlica, vários Deputados Federais, governadores, prefeitos, assessores e diretores de empresas estatais, vários dos maiores empresários nacionais etc, uns investigados por corrupção, outros sendo processados, outros presos, outros já condenados?

          Pior ainda, com uma situação econômica crítica, onde o desemprego e a inflação não param de subir?

    2. Grampo autorizado tende a ser

      Grampo autorizado tende a ser legal, já o não autorizado e captado na forma que foi este a que agora tratamos, não pode ser definido como legal ou ilegal apenas sob o enfoque do o como foi conseguido, o enfoque que rege a legalidade é outro, não é o como é captado, e sim para que vai ser usado. Se for usado como prova para eu me defender de uma acusação tudo bem pode ser usado como uma peça válida, mas não será válida para se usar em peça de acusação . . . . é isso.

  21. O surreal é que o próprio

    O surreal é que o próprio judiciário, por sua mais alta instância, foi vítima da república da grampolândia cujo controle rigoroso deveria cuidar.

    Vivemos o auge da hegemônia polícia/mídia, as duas tem suas pautas particulares que nada tem a ver com os interesses do país  já que buscam a desastabilização institucional para obter ganhos políticos e financeiros.

    E o comércio de vazamentos? só agora que atingiu ministros do STF deram-se conta de que é ruim?

    Temo que o STF não esteja entendendo o que se passa no país e caia no messianismo de botequim.  

  22. Vida Inocente

    A carreira de Juiz não é um assunto para qualquer um. Não basta contar com sólidos conhecimentos do Direito, da constituição e das não poucas jurisprudências que se tem acumulado ao longo da vida republicana do Brasil.

    Considerando a quantidade de faculdades de direito (mais que todo o restante do mundo, como antes comentado), que gera um enorme “mercado”, que apenas é sustentado pelos litígios entre nós cidadãos (será que precisamos ser tão brigões assim?), e ainda, considerando os milhões de processos acumulados nas prateleiras do judiciário local, estadual e federal, podemos imaginar a dura vida laboral de um Juiz de Direito.

    Também, nestes anos recentes, pela falta de uma reforma política, vivemos num sistema legislativo carregado de partidos, coligações e bancadas, como uma torre de babel, que dificulta a construção da nação. Esse vácuo cria então um novo espaço para o judiciário, cada vez mais atuante na política brasileira. Finalmente, some-se a corrupção endêmica no Brasil, desde sempre, e que é facilitada pelo sentimento popular de “Gerson” e também pela falta de uma reforma política (financiamento de campanhas).

    Com tudo isso, o STF é composto por juristas que chegaram por diferentes caminhos: alguns por muito mérito profissional e experiência (as “figuras referenciais” citadas pelo Nassif); alguns por mérito político – embora claramente posicionado contra o Governo atual; alguns oportunistas ou alpinistas funcionais (são vários) e, também, por gente angelical e inocente, como é, em minha opinião, o caso da Ministra Carmem Lúcia.

    No Plano Político: Carmem Lúcia fez a sua carreira com muito trabalho e dedicação, mas dentro de uma cápsula. Fazer carreira jurídica em Minas Gerais, um Estado com mídia e judiciário silenciados pelos tucanos, onde nada parecia acontecer, somente podiam fazer carreira três tipos principais de Juiz, em sentido figurativo: a) aquele que ajuda a fazer desaparecer um helicóptero; b) aquele que finge que não vê nada dentro do helicóptero, e c) aquele que nem sequer sabe que houve um helicóptero.

    No Plano Pessoal: A Ministra Carmem Lúcia é solteira e sem filhos. Num país onde alguns dos maiores focos de discussão são a corrupção e a família (com tudo o que isso simboliza: educação dos filhos, adoção, o assunto dos “gêneros”, etc.), a Ministra não parece contar com experiência política ou pessoal suficiente.

    No Plano Social: De boa família e bons colégios, a Ministra parece não ter conhecido de perto as agruras do povo brasileiro. A Ministra teria percebido que aquela frase da esperança vencendo o medo é para os milhões de brasileiros que ascenderam de vida, nos recentes governos, e não para gente como ela.

    Tem um filme “Onde os fracos não têm vez”, que retrataria muito bem esta situação. A Ministra estaria bem em algum país escandinavo. Aqui no Brasil, parece bem mais complicado.

    1. O dinheiro fala muito alto

      Eu acrescentaria algo que voce não voce não mencionou.

      A  carreira no judiciário é muito bem remunerada, por isso interessa a todos aqueles que querem ter um bom padrão de vida (quem não quer! ) mesmo que não tenha o minimo talento para a ciencia das leis.

      Por isso vemos hoje juizes sem a menor cerimônia em atitudes pouco condizentes com o carga.

      Sou um pequena estoria: Meu  pai foi socio de uma padaria à muito anos atras, e ficou escandalizado quando soube que um cliente usual que tomava uns cervejas no balção era juiz. Para ele mesmo no final de semana não era condizente com a posição do mesmo.

       

  23. Mas quem vai fazer isso

    Mas quem vai fazer isso Nassif ?

    Três pessoas teriam essa condição, Lewandowiski, Barroso e Marco Aurélio. Ou será que vai sobrar para o Fux ?

    Ou para nenhum deles né, o que é bem o mais provável.

     

  24. prefiro a miséria à indecencia….

    Parece-me oportunista criticar a decisão do STF em prender temporariamente um Senador e um Banqueiro, ainda mais porque se deu por unanimidade  ,por Ministros de gabarito, os mesmos que têm recebido constantes elogios nos demais trabalhos no tribunal constitucional. Ora, não são as consequencias na Economia ou na Politica que devem pautar as decisoes do Judiciario, pois do contrario não poderiamos falar em imparcialidade. Se a prisão de marginais travestidos de Politicos ou Banqueiros redundar em falencia de nosso país, arregaçaria as mangas satisfeito para reconstruir um País decente e igual.

  25. Não há duas verdades!!!

    Não entendo;

    Todos querem uma justiça mais atuante e, no momento em que ela prende, é porque ela está atuando.

    O modo inapelável e incontestável em que foi realizada a prisão do senador Dulcídio esta semana, foi ao meu modo de ver uma das melhores coisas que conteceu em nossa justiça, instituição tão colocada em xeque ultimamente, nos ultimos anos.

    Não importa quem seja, se cometeu ou se há suspeita de que tenha cometido crime, tem de ser preso sim!!!!!

    Na gravação de Delcídio há clara e objetivamente uma rota de fuga e um planejamento para se fugir da justiça. 

    Acho, e me oponho novamente a visão deturpada do Nassif que banalização é um infrator de colarinho branco fugir para outro país e aí sim banalizar nossa justiça.

    1. “Não importa quem seja, se

      “Não importa quem seja, se cometeu ou se há suspeita de que tenha cometido crime, tem de ser preso sim!!!!!”

      Esse é o problema. A “suspeita” é um termo muito amplo.

      Isso é típico das ditaduras.

      E quando a suspeita chegar a voce, seus amigos, e seus familiares ? Ai tem que prender também ? Ai voce vai concordar ?

      Ou só vai concordar quando a “suspeita” for contra seus inimigos políticos ou quem voce não gosta ?

      Se o Senador citou Ministros do STF com os quais teria conversado, não há ai também uma suspeita ? Da mesma forma que citou o Estevez ? Por que então os Ministros também não estão presos, segundo a sua lógica ? Ou voce admite que o seu argumento é inconsistente ?

       

  26. Vivemos em um regime

    Vivemos em um regime democrático de direito (pelo menos em tese), e nesse sistema deve-se respeitar a participação e de todos e também a submissão de todos ao império da lei.

    Ou seja, a lei deve ser aplicada a todos.

    Prisões como a que ocorreu agora são decretadas todos os dias, já há muito tempo, atingindo pessoas desconhecidas.

    A operação lava jato, afora os supostos excessos cometidos, está tornando público um sistema de corrupção altamente organizado e enraizado nos poderes públicos, responsável por gerar enorme prejuízo aos cofres públicos, a fim de proporcionar o enriquecimento de poucos.

    Nesse contexto, ao sopesarmos a suposta banalização da prisão preventiva (o que, ao meu ver, não ocorreu) com o sucateamento do Estado por uma rede de corrupção que se instalou no país, creio que a suposta banalização da prisão seja o menor dos problemas enfrentados pela sociedade.

    A degradação do caráter chegou a um ponto tal que hoje em dia perdeu-se a vergonha para a prática de atos ilícitos de forma escancarada.

    Vejam por exemplo o caso do presidente da câmara, mesmo após a confirmação de que ele possui contas não declaradas no exterior com valores incompatíveis com a rende que recebe, ele ainda permanece no cargo como se nada houvesse acontecido.

    O que esperar de uma nação dessa? Onde as principais figuras políticas são a todo tempo alvo de escândalos de corrupção?

    Sinceramente, como já fora dito  por um ilustre brasileiro, chegará um tempo em que o homem sentirá vergonha de ser honesto, pois no meio de uma sociedade corrupta, aquele que se comporta diferente é como se fosse o errado da situação.

    Choremos então a suposta banalização da prisão, enquanto a caravana passa.

  27. os riscos da banalização da prisão preventiva

    Nassif, “A Lava Jato ajudou a destruir um setor onde o país tinha excelência, das empreiteiras.”,

    Não basta escrever no computador e colher frutos do que se escreve, ande pelas ruas, veja o país pela visão de quem recebe ou não mais um salário mínimo para ter certeza se foi culpa de quem criou ou de quem está tentando moralizar o que ainda pode ser moralizado.

    Poderiam ter pensado nas consequencias dos atos os que fizeram os acordos com a Petrobras para lucrarem cada vez mais e não apenas olharem o prórpio umbigo. Gente boa e competente tem em qualquer empresa, assim como gente ruim e inescrupulosa.  

  28. Lembrei do filme

    Numa cena do filme “os intocaveis” o detetive (Kevin Costner) que prendeu Al Capone fala particularmente com o juiz, que em seguida troca o juri por suspeita de estarem todos comprados.

    Após o julgamento quando perguntado sobre o que convenceu o juiz a trocar o juri, ele respondeu: “eu disse a ele que o nome dele tambem estava na agenda”.

     

     

  29. Eu quero que vá até o fim e

    Eu quero que vá até o fim e com DELAÇÃO PREMIADA PARA QUE PEGUE TODOS – TODA A REPÚBLICA SE PUDER!

    E agora vou ficar de olho na carmem por que senão, parafraseando a ministra A DOR DE BARRIGA VAI VENCER A DOR DE CABEÇA….

  30. operação lava jato

    A STF está corretissimo bandido tem que ser preso, e o proprio STF foi citado por eles, se não agisse do jeito que agiu seria conivente, é assim que deve ser, politico ou não, de colarinho branco ou não, bandido é bandido, tem que ser pego e punido severamente, aplausos para o STF.

    1. Ministro do Supremo não é

      Ministro do Supremo não é delegado de polícia, STF deve ser guardião da Constituição

      Parece que foram perdidas as referências do papel das instituições.

      Se um Ministro do Supremo se julga no direito de dar uma pedalada para justificar uma prisão, o PM da esquina também se julgará no direito de praticar a sua  justiça, dessa forma todo o aparato constitucional que deve reger a democracia vai se esvaindo pouco a pouco

    2. Se não agisse do jeito que

      Se não agisse do jeito que agiu, sabe-se lá que tipo de conversas seriam gravadas entre o senador e alguns ministros do STF.

      Entendeu?

  31. O Capitalismo do Compadrio e a Velhinha de Taubaté

    Essas empreiteiras só se tornaram “referência” em tecnologia e geração de empregos em virtude do Capitalismo do Compadrio existente em nosso país. Caso houvesse concorrência séria nas licitações públicas, é pouco provável que todas elas estivessem aí ricas e famosas. As licitações da Petrobras são o exemplo acabado dessa prática. Infelizmente alguém tem que pagar o pato (desemprego e desaceleração da economia). O Delcídio se comportou como um criminoso comum e o André Esteves como o financiador do “cala a bouca” do Cerveró, cuja delação premiada irá criar sérios embaraços para a Dilma (Pasedena). Achar que essa galera solta iria ficar quietinha depois da prisão do Delcídio, é a mesma coisa que acreditar na Velhinha de Taubaté. Como tudo na vida tem um lado positivo e outro negativo, a Operação Lava-Jato tem seu lado negativo: as paralisias política e econômica.

    1. Que coisa, quer dizer então

      Que coisa, quer dizer então que se houvesse concorrencias as empreiteiras não seriam ricas e isso seria bom ?

      Quantas empresas no mundo vc acredita que têm capacidade de construir uma refinaria de petréleo ?

      O setor de infra-estrutura, por só só, por suas caracteristicas, não permite tanta concorrencia assim, não é uma loja de colchão, uma farmácia, que vemos a cada esquina.

      1. Os fins justificam os meios

        Entendo que só a ampla, irrestrita e REGULADA concorrência podem dar resultados eficazes, inclusive abrindo o país para a concorrência estrangeira. No passado, quando se comprava plataformas de petróleo em Cingapura, porque eram melhores, mais baratas e construídas em menos tempo, discursos xenófobos diziam que “os empregos tinham que ser gerados aqui”. Depois desse discurso fora da comtemporaneidade, estamos entendendo seu real significado. É aquela velha máxima: rouba-se mas faz-se, consequentemente, os fins justificam os meios.

    2. É, só no nosso país que

      É, só no nosso país que existe esse capitalismo de compadrio. Nos EUA, por exemplo, de maneira alguma o orçamento da defesa é elevado porque muitos dos políticos mais influentes, incluindo ex-presidentes, são acionistas de empresas bélicas.

      Vai estudar, burrão.

      1. Falta de educação

        A indústria bélica do país mais rico, mais influente e poderoso militarmente do mundo é um assunto à parte. Estamos falando de infraestrutura e não da indústria bélica, que possui peculiaridades óbvias. Por favor não chame as pessoas de burras, porque ninguém nasce burro ou se torna burro. As pessoas são menos ou mais ignorantes, dependendo da quantidade de conhecimento que adquirem ao longo de suas vidas.     

        1. Ah, entendi, “não vem ao

          Ah, entendi, “não vem ao caso”!

          Era de se esperar!

          E a indústria bélica norte-americana é “apenas” o núcleo dinâmico do desenvolvimento daquele país, quem você acha que inventou a internet, meio pelo qual você dissemina suas asneiras?

          Algumas palavrinhas que você provavelmente nunca ouviu em sua vida: investimento público, política fiscal, desenvolvimentismo, seja via orçamento militar americano, seja por meio de obras públicas no Brasil, é a mesma coisa.

          Mais uma vez, vá estudar, burrão!

          1. Remédio

            Contra a ignorância só há um remédio: conhecimento. Vá estudar você e se torne menos ignorante, arrogante e mal educado. Aliás, aqueles que realmente têm conhecimento (verdadeiro) não chamam os outros burros.  

          2. Remédio que você nunca

            Remédio que você nunca tomou.

            Vários tópicos narrando o “crony capitalism” dos EUA, tem até ranking da The Economist.

            Além de estudar, vá se informar, burrão!

    3. Empreiteiras bandidas

      Basta ver o acidente condenado pela Onu em Minas. Engenharia de quinta categoria.

      Vivem de delapidar o Brasil, escravizar o povo e roubar o Estado.

      Já vão tarde.

  32. Moralidade

    Deveras tendencioso, esse exto, Sr. Nassif. Um homem da sua envergadura deveria saber a diferença entre

    o conveniente e o correto. Tenho a convicção, com base nos fatos conhecidos, que o STF agiu acertadamente.

    Quanto a questão da Lava Jato, convenhamos, tentar justificar as bandalheiras praticadas pelas empreiteiras

    com a queda da empregabilidade é ressucitar Maquiavel. 

    1. Quem dizer então que o STF

      Quem dizer então que o STF deve agir por conveniências ?

      E Maquiavel é um dos grandes escritores da história, qual é o problema ? Melhor usarmos os escritos de Kuzze ?

    2. Vale a pena ler o post do

      Vale a pena ler o post do blog Tijolaço: “Tales Faria: PF teria áudios de Delcídio falando com Ministros do STF. É o estado policial”.

    3. João Carlos

      O Ilustríssimo conhece a Constituição Federal ? Não conhece não, jamais se interessou por ela, não é ? E se soubesse interpretar textos , veria que o sr. Nassif está defendendo a Constituição, não os bandidos.

  33. Lava jato e desdobramentos

    Não se trata de banalizar o instituto da prisão preventiva. No caso especifico, entendeu o STF ser necessária, a fim de evitar que o ilustre banqueiro prejudique a investigação destruindo provas, ação que já foi intencionada por outro grande empresário preso em fase anterior da operação Lava Jato. Os fatos são inegavelmente gravíssimos, uma vez que coloca em cheque a credibilidade do membros da mais alta corte da Nação.

    Quanto às declarações da ministra Carmem Lúcia, cabe lembrar que além  de magistrada, também é cidadã. Tem  sim que defender a única instituição que ainda inspira a confiança do cidadão comum, o Judiciário. Diferentemente do Senado da República que tentou, mais uma vez, se esconder num processo  promiscuo de votação secreta,  para a manutenção da prisão de um de seus membros, na tentativa de anular uma decisão judicial

    Defender a preservação de empresas e empregos quando há uma sangria generalizada de recursos para o enriquecimento de corruptos enquanto os serviços públicos se mostram ineficientes, é um ato hipócrita. Essas empresas poderão se reerguer se seus acionistas realmente tiverem um interesse, e com isso voltar a gerar empregos. Ainda que não haja interesse de se recuperarem, outras poderão perfeitamente assumir papel de destaque nesse cenário pois técnicas e tecnologia estão em contínuo aprimoramento. 

    O cidadão comum não quer mais assistir a sujeira ser varrida para debaixo do tapete da hipocrisia e da falsidade ideológica de políticos e empresários inescrupulosos. É chegada a hora de passar o país e suas instituições a limpo e promover um verdadeiro e duradouro desenvolvimento, com distribuição real de riquezas e fornecimento de serviços eficientes, resgatando o orgulho e o sentimento patriótico dos brasileiros e brasileiras.

     

     

     

    1. confiança no juciciário???

      Alvaro ….

      vc tem confiança no judiciário????

      eu não tenho.

      é corporativista, elitista, seletista, e corrupto!!!!

  34. Muito cuidado nas ruas ao ouvir uma sirene. …
    De agora em diante, se você estiver preso num engarrafamento e não conseguir sair da frente dos puliças…..Você será legalmente colocado na jaula!!@
    Se liga!

  35. Banalização da preventiva

    Caro Nassif;

    A banalização não vem da preventiva, ela é simplesmente o efeito da causa de tão estarrecedor  método de corrupção sistematizada por um partido, que se locupletou dos cargos, empresas etc e tal; com intuito de se perpetuar no poder.

    É indefensável, que os meliantes. Sim e repito meliantes estavam de forma quadrilheira tentando atrapalhar e impedir o curso natural de uma investigação policial.

    Banalização é o furto, o assassinato, o desvio do dinheiro público. Deveria por via de regra sim ser banal, prender político, banqueiro, jornalista, presidentes, pedreiros, comentaristas. 

    Já se imaginou, se o método petralhista de governo se perpetuasse por mais digamos duas legislaturas? Existe dúvida que a  metodologia não seria de uma republiqueta de quinta categoria, como uma Veneazuela, Bolívia, Equador ou países periféricos da Africa?

  36. Lavajato

    Bom dia!

    E se….

    Como o celular do Senador Deucidio estava grampeado pela PF, 

    possivel terá ligações e gravações que o mesmo fez para os ministros do supremo.

    Conversa que ele citou em gravação do audio com o filho do Cerveró. “Que ja tinha conversado, com ciclano e beltrano….”

    Será que um dia, saberemos o que foi conversado? Será que algum funcionário público disponibilizará essa conversa para o bem do Brasil? Hehehehe… é só esperar… teremos mais graúdos envolvidos…

    Apesar do lamaçal, o país saíra mellhor com todas estas descobertas que estavam debaixo do tapete…

     

     

     

     

  37. E se fosse contra o PSDB

    Novamente fico decepcionado com a postura do LN, justamente quando parecia que estava mudando para a imparcialidade.

    Gostaria de ver o comentário dele se o preso fosse, por exemplo, o José Serra,  o patrocinador fosse a Siemens e o delito, que ele gosta tanto de levantar, fosse sobre o metro de SP.

    A limpeza tem que ser feita, e a justiça está começando a fazer o dever de casa. 

    Quem sabe, no futuro as mesmas atitudes também atijam os propagados desmandos do PSDB, então veremos a postura do LN!

    1. Prezado
      o banqueiro em

      Prezado

      o banqueiro em questão é firmemente ligado ao PSDB, foi um dos responsáveis pelo meu conflito com a Folha e é um dos envolvidos nos esquemas do CARF – sem que nenhum jornal noticie. A questão em jogo são as circunstâncias, os objetivos e a motivação da prisão, seja ele, o Serra ou o Lula.

      1. É Nassif

        é impressionante como boa de nossa sociedade jacta-se opinando em devaneio desdém as considerações de outros, inclusive supondo uma futurologia descabida.

        Será que essas pessoas não conseguem ver que amanhã ele pode estar sendo “conduzido a perda da liberdade” por uma atitude, não de um ministro do STF, mas do investigador de policia, do delegado ou de um simples “PM”.

        Acho que talvez nesse momento se darão conta de que isso é barbarie e não simples retórica.

        Parabéns LN! Alertar sobre esses princípios nunca é demais.

    2. Em nenhum momento o Nassif

      Em nenhum momento o Nassif defendeu a impunidade de quem cometeu ilegalidades, mas a maneira irresponsável com que essa espetacularização do Judiciário vem conduzindo esses procedimentos, atropelando direitos e garantias fundamentais e sem o mínimo de responsabilidade quanto a seus efeitos sobre a economia brasileira.

      Nos EUA, pra ficar em um exemplo, isso seria impensável.

      A aliança entre a corrupta mídia corporativa e o Judiciário(instituição mais corrupta do Brasil)é responsável pela manipulação dessa massa de imbecis que acredita nas “boas intenções” desse surrado discursinho falso moralista da UDN. É a mesma mídia que elevava figuras como Demóstenes Torres ao posto de “mosqueteiro da ética”.

      “limpar o país” por meio da narrativa criada pela mídia corporativa(pois é ela quem escreve o roteiro do showzinho Judiciário)é limpar com bosta.

      E os imbecis batendo palmas!

  38. QUE PAIS É ESSE?

    Pela primeira vez se ve um politico em pleno mandato preso. deveria haver pelo menos mais uns cem. fala-se em milhoes desviados do nosso bolso, da nossa saude , de nossa segurança, dinheiro suado de todo o povo. e ai muitos vem falar de prisão ilegal, banalizção…..

    `É muita hipocrisia

  39. Só e só

    Somente tomaram essa decisão porque foram citados “como susceptíveis de serem influenciados”.

    Basta ver a frase da Ministra Carmem Lúcia:”o escárnio venceu o cinísmo”.

  40. É o fim de um ciclo…

    Vale a pena assistir ao filme “A Queda”, porque mostra exatamente isso: as horas finais de um grande aparato burocrático corrupto e, no caso, assassino, É uma mistura de loucura, negação da realidade, delírio. É o poder apodrecido, caindo sem disfarces. E não há mais o que disfarçar. Todos viraram caricaturas de si mesmos, tudo está caricato. Os atores principais deste grotesco espetáculo não têm  compromisso com nada além a própria sobrevivência. E os coadjuvantes tentam um discurso que soa como puro charlatanismo. Não há mais poder central porque o poder se esfacelou. Não sobrou nem oposição.

    Não há dúvida de que o que vivemos é extremamente parecido. O Rei está nu. O butim foi grande. Levaremos uma década para limpar a sujeira. E isso, obrigatoriamente, passará por mudar o modelo vigente de Estado Grande, a mentalidade do privilégio. Duro, quando até economistas defendem o privilégio, na forma de protecionismo aos “grandes” ou “campeões”, cujo crescimento deve ser bancado pelo trabalho de toda a sociedade. No Brasil, os economistas keynesianos e desenvolvimentistas são as vestais desse sistema injusto, cujo sintoma colateral é o abastecimento dos dutos da corrupção.

    1. Pois é, ao contrário de

      Pois é, ao contrário de governos neoliberais, como FHC, Menem, Fujimori, Salinas e outros exemplos de probidade.

      A diferença é que em fases desenvolvimentistas algo é construído. 

       

    2. Quando alguém fala assim como

      Quando alguém fala assim como você fico na dúvida: sobrou alguma coisa ou nada mesmo? Se não sobrou nada, como você diz, então até Moro, a PF e o MPF estão agindo com interesses escusos. Se sobrou, espero que não sejam eles as sobras. E digo porque.

      Essa semana uma pessoa que conheço precisou ir ao Juizado das Relações de Consumo fazer uma queixa; aliás, eu orientei que assim o fizesse. Ela me contou que quando estava lá sentiu um medo enorme e pensou em desistir, se arrependeu de ter ido, pois tinha medo da justiça. E eu perguntei: medo de quê? Claro que ela não sabia a diferença entre a justiça civel e a criminal, mas enfim, me espantou o medo. Depois, pensando no assunto, lembrei eu também sempre tive medo da justiça e da polícia. O que nós temos em comum: a cor da pele. A maioria dos cidadãos tem medo da justiça não por serem criminosos, mas por motivos que nem mesmo sabem explicar. Se você já teve que fazer um BO numa delegacia, sabe do que estou falando.

      Não é o Judiciário e nem o MP que vão redimir o país porque, a meu ver, eles fazem parte disso aí que você fala e não sobra nada. Então teremos que reiventar o Brasil. E não digo isso porque condeno as investigações como um todo, claro que não. Afinal de contas, é para isso que pagamos os salários de juízes e promotores. Mas da forma como está sendo conduzida, o grande perigo é levar um pequeno grupo a privilégios absolutos, fazendo o país regredir séculos.

      Colocar a culpa nos economistas keynesianos foi triste. O capitalismo é corrupto, seja ele keynesiano, friedmaniano, ou qualquer outra denominação. Talvez o novo Brasil também precise apagar essas mentiras propagadas pelos liberais, ou entào não haverá nada de novo debaixo do sol.

  41. Realmente, a cada prisão

    Realmente, a cada prisão dessas o país pára. Investimentos são cortados e empregos são perdidos. Fora a imagem do governo e do país, que fica meio desfocada na foto oficial. O ideal era quando todos roubavam em paz e o país estava bombando. É como uma pessoa que não faz exames preventivos. Vai que o sujeito descobre um câncer. Vai ter de operar, depois fazer quimioterapia, vai parar a vida e ter uma porção de efeitos colaterais. E o câncer ainda pode voltar, tendo que repetir tudo isso de novo. O ideal é a pessoa nunca descobrir o câncer, pois afinal se ele não for diagnosticado, não poderá fazer nenhum mal àquela pessoa. 

    1. Não, o ideal é matar o câncer

      Não, o ideal é matar o câncer matando o paciente junto. E o médico no caso é a ´corrupta mídia corporativa, pois é ela quem conduz a narrativa seguida pelo Judiciário para “livrar o Brasil da corrupção”, discursinho surrado SEMPRE utilizado para derrubar governos desenvolvimentistas.

      Ler um livrinho de história de vez em quando seria bom.

      1. Mais respeito, menos deboche

        “Ler um livrinho de história”. Para começar a conversa, não use diminutivos sintéticos, meu caro, porque é um pejorativo e vulgariza o discurso. Respeito ao debatedor é sinal de grandeza moral; segundo, livros de história trazem Duque de Caxias como herói e Princesa Isabel como heroína abolicionista e Tiradentes como mártir da inconfidência, entre outras tantas mentiras seculares, assim, prefiro me ater ao que vejo, indubitavelmente, a tentativa de justificar 13 anos de saques ao erário sob a desculpe de que os fins justificam os meios. Prove o contrário.

        1. Você se refere aos

          Você se refere aos livrinhos(com muito diminutivo, para denotar seu nível de leitura)que você lê, não confunda, há livros de história de verdade, bem diferentes do padrão com o qual você está acostumado. 

          Procure ler algo além da Veja uma vez na sua vida, assim você aprenderá que sua indignação seletiva com saques ao erário não é novidade, esse moralismo hipócrita é recorrente na história brasileira(UDN, conhece?).

          Até imagino seu perfil de moralista indignado: eleitor do Aécio, sempre votou no PSDB, mas se afirma “apartidário”.

          Acertei?

          1. Além de tudo presunçoso
            Não, errou feio. Votei no Lula 4 vezes e duas na Marina (Com quem irei ana próxima eleição, com muito gosto e a mente sã. Quanto à leitura, sou professor de língua portuguesa e literatura e meu mestrado foi justamente sobre a revista veja e carta capital, onde defendi a tese de que ambas têm exatamente o mesmo caráter, o que foi aprovado com louvor pela banca. Inclusive, meu doutorado em linguística seguirá na mesma linha. E vc? Quais suas qualificações? O que vc já publicou?

          2. Acertei no “apartidário”,

            Acertei no “apartidário”, tinha esquecido do “petista arrependido”, outro perfil recorrente dos trolls do blog.

            E professor de língua portuguesa?

            Quanto à leitura, sou professor de língua portuguesa e literatura e meu mestrado foi justamente sobre a revista veja e carta capital, onde defendi a tese de que ambas têm exatamente o mesmo caráter, o que foi aprovado com louvor pela banca. Inclusive, meu doutorado em linguística seguirá na mesma linha.

            O fenômeno do ondismo, vício de linguagem comum naqueles que não possuem o domínio da linguagem, como o senhor Carlos Lancks, o professor semi-analfabeto.

            a tese de que ambas têm exatamente o mesmo caráter, o que foi aprovado com louvor pela banca. 

            A tese foi aprovado com louvor, professor?

            Já ouviu falar em concordância?

            É professor de língua portuguesa ou despachante aduaneiro? rsrsrsrs

        2. Exatamente, Carlos. Mas não

          Exatamente, Carlos. Mas não se assuste, mandar “estudar história”  é típico desse tipo de discussão na internet. Quando a ideologia se sobrepõe aos fatos, a pessoa tende a não aceitar que foi enganada durante 13 anos por aqueles que se apresentavam como salvadores ou corretos. Tenho vários amigos assim também. E ai de mim se argumentar com eles usando fatos históricos, sejam eles descritos em livros ou não. Dirão que você não entendeu o que leu, ou simplesmente que leu os livros errados. O muro de Berlim caiu quando eu fazia faculdade, e embora as imagens fossem bastante claras do que estava havendo na Alemanha, eu tinha um colega de classe que dizia que não era bem assim, pois “eu tinha visto as imagens na Globo”. Atualmente tenho um amigo que diz que as ações da Petrobras se desvalorizaram desse jeito somente por causa do preço do petróleo e das sacanagens que os americanos fazem com nossa bolsa, não tendo qualquer relação com a roubalheira perpetrada contra a empresa.

          1. Quais fatos históricos?
            O

            Quais fatos históricos?

            O fato que países como os EUA só se desenvolveram por meio de forte intervenção estatal na economia, sendo que os EUA, até hoje, tem como núcleo dinâmico de seu desenvolvimento os gastos públicos do setor de defesa?

            Esse é o fato histórico, matador de aula ignorante, já ouviu falar em Alexander Hamilton e Escola Americana?FDR e New Deal?

            Claro que não, não passou na Globo, fonte do “conhecimento” histórico do matador de aulas vagabundo.

            Seu comentário confirma, seu “conhecimento” histórico sobre a queda do muro de Berlim advém das “imagens batsante claras” que você assistiu na tela da Globo. Os eventos que culminaram na reunificação da Alemanha(país com desenvolvido modelo de bem-estar social, algo repudiado pelo analfabeto neoliberal que você é)são complexos e dependem do conhecimento da história daquele país, cuja devida compreensão obviamente não é possível sentando a bunda no sofá e assistindo o Jornal Nacional.

             

      2. Então….vou explicar de

        Então….vou explicar de novo. A gente tem que deixar o câncer lá dentro. Ele nunca vai aparecer e nada de ruim vai acontecer ao organismo. Eu gosto de medicina, mas fugia das aulas de história. Dei azar de ler livros e textos que falavam de governos desenvolvimentistas de países como Coreia do Norte, China, Cuba e mais recentemente Venezuela. Acho que por lá esses governos devem ter dado certo, mas as informações que chegam aqui pra nós são filtradas pela CIA e por Walt Disney, então a gente fica com a impressão que deu tudo meio errado. Mas possivelmente eu li os livros errados. Ainda tenho tempo de acertar, sou apenas um garoto novinho….

        1. Matou as aulas de “medicina”

          Matou as aulas de “medicina” também, nenhum médico recomenda curar a doença matando o paciente.

          Sobre as aulas de história, assunto sobre o qual você confessa sua ignorância(uma redundância, é perceptível), há também livros sobre nações desenvolvimentistas, como um país chamado Estados Unidos da América, não sei se você já ouviu falar. Recomendo a leitura dos livros de história econômica dos EUA do professor Douglass North, de quem você nunca deve ter ouvido falar, o cara só ganhou um prêmio Nobel por isso.

          Há também o clássico “Chutando a Escada”, de Ha-Joon Chang, um matador de aulas vagabundo provavelmente nunca ouviu falar desse economista coreano, cujo livro foi muito elogiado por gente como o Joseph Stiglitz, outro economista prêmio Nobel sobre quem um matador de aulas sem vergonha nunca ouviu falar.

          Vá estudar, burrão.

  42. Apesar de hereditárias, as

    Apesar de hereditárias, as capitanias não eram propriedades privadas dos donatários, já que a legítima propriedade das terras era atributo do Estado. Hereditário era tão-somente o poder do donatário de administrar a capitania como província do Estado.

    A Carta de Doação era um documento pelo qual o governo português cedia ao donatário uma ou mais capitanias, a administração sobre ela e suas rendas e o poder legal para interpretar e ministrar a lei. A capitania doada era intransferível e indivisível. Geralmente, só com a morte do donatário – também intitulado governador – a posse da capitania e os direitos sobre ela eram transferidos para o filho mais velho, que passava a ser o novo donatário, com direito aos títulos a que fazia jús. Pela Carta de Doação os atos do donatário só poderiam ser julgados pelo rei, e só em caso de traição à Coroa a capitania lhe seria tomada.

       O sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil não obteve o mesmo sucesso que alcançara nas ilhas atlânticas. Somente duas prosperaram, não obstante, o espirito da coisa prevaleceu e se ramificou por todo território nacional e os frutos disto foi a monstruosa burocracia encracalada em todos os níveis da administração.

    Mas, com tantas suspeitas e acusações que recaem sobre congressistas – algumas dezenas deles estão sendo investigados na Lava Jato – por que a prisão de um parlamentar é algo tão raro?

    Isto ocorre porque no Brasil os parlamentares se blindaram de tal maneira que a ilha da impunidade se estabeleceu, muita vez protegendo o felizardo que mesmo considerado publicamente criminoso fica ao largo da justiça que alcança o sujeito ordinário desta nação.

    Um a mais ou a menos que diferença faz?

    Com um déficit de 244 mil vagas no sistema penitenciário, o Brasil já conta com 615.933 presos. Destes, 39% estão em situação provisória, aguardando julgamento. É o que mostra um levantamento feito pelo G1 com base em dados fornecidos pelos governos dos 26 estados e do Distrito Federal referentes a maio deste ano.

  43. Mesmo com pirotecnia, esta

    Mesmo com pirotecnia, esta idéia não se sustenta, se não fossem presos estariam roubando, corrompendo, fugindo, o importante é a ação! Em um país sério a máfia já estaria toda presa e as estrelas seriam os juizes, procuradores, promotores e delegados! 

    1. Na mosca, Nassif, trás dois Mccallan 25

      Parece até que o Nassif quer que a Dilma assuma o comando da quadrilha e ponha ordem no barraco.

      Nada disso, estes caras não representam o Brasil que dá certo e beneficia seu povo e a Nação.

      A apuração tem de ocorrer, doa a quem doer.

  44. A história e suas

    A história e suas interpretações dão margem para muitas dúvidas. Como um acusado pode negar suas próprias palavras gravadas, ainda que de forma ilegal? Como os ministros do STF podem ignorar que suas reações estão diretamente ligadas a um constrangimento público ou que se tornou público por uma PF que não tem norte nem respeito à  hierarquia? Como é que ficamos nós, que a tudo assistimos, que julgamento estes senhores esperam da opinião pública? Não quero dizer a opinião pública publicada, mas a real opinião de cidadãos comuns. Como explicar que o banqueiro padrinho e amigo de Aécio foi preso com tanta deferência? E que pode ser solto em até 5 dias? Acredito que muitos de nós, já sem paciência com globos, fatos e versões  seletivas,  não podemos ignorar e não ignoramos porque nos informamos, ligamos os elos dessa trama terrível, os elos que levam aos governos anteriores de Itamar Franco e FHC. Foi por conta de uma Petrobrás, a qual denunciara, que Paulo Francis foi processado e morreu de desgosto. Escândalo originado no governo FHC, o decadente imoral de um cinismo e escárnio que a polyana elitizada Carmem Lúcia não enxerga, pobrezinha. Se fosse sério, todos que foram citados, incluindo Eduardo Paes, que já está numa reportagem para lá de escandalosa, todos deveriam ser investigados. Se Delcídio está preso (sem que seja defensável sua postura), outros também deveriam estar (todos os citados estão sob suspeição) para que não atrapalhassem as investigações. Isso incluiria parte considerável da PF, tropa sem dono e sem rumo. A não ser que o comando irregular esteja com Moro, fato igualmente grave. O Brasil está virando um salve-se quem puder.

  45. Devemos nos lembrar… que o

    Devemos nos lembrar… que o sistema financeiro internacional sempre utilizou da máquina americana para causar golpes pelo mundo todo através da CIA… Tudo o que representa-se independência ou autonomia do sistema financeiro internacional foi colocado por eles através da máquina americana como grupo terrorista potencial para o povo americano, com uma visão de mundo totalmente capitalista, mundo idealizado e comandado por eles. Daí o problema com Cuba, os golpes militares na América Latina e tudo mais… Devemos pensar que a máquina americana está sequestrada desde tempos anteriores… e sustentada pela ganância e lobotomização do povo americano. Esses dias mesmos vi uma imagem de OBama sorrindo e cumprimentando Kadafi, para depois possibilitar sua captura e morte a sangue frio nas ruas da Líbia, por grupos extermistas. EUA, ou melhor o estado sequestrado por grupos financeiros, acabaram com a paz e equilibrio na região e tudo por petróleo. Primeiro dizem que os países não têm democracia, pois os recursos não vão para o sistema financeiro mundial e portanto para eles, e depois invadem sem miserircódio ou remorso; utilizando da opinião pública manipulada e do orçamento do estado sequestrado. E logo após, com a manipulação do congresso americano financiado por eles, ordenam a destruição e a caça. Sabendo disso, não podemos ser inocentes ao ponto de acreditar que tudo o que vem ocorrendo no BRasil não tenha as maos do sistema financeiro mundial. Pois o Brasil vinha crescendo e se tornando independente do mercado financeiro mundial sem precisar baixar a cabeça e poderia ser um péssimo exemplo para os outros países que gostariam de ter independência dos sugadores engravatados. O PSDB provavelmente é representante destes mega-investidores no Brasil e não é por acaso que estão sitiando São Paulo a dezenas de anos. Lembrando que com a quase destruição da Petrobrás, mega investidores como George Soros, comprou milhões de ações a preço de banana. Infelizmente, como dizia Janio Quadros em sua carta de renuncia: “Desejei um Brasil para os brasileiros, afrontando, nesse sonho, a corrupção, a mentira e a covardia que subordinam os interesses gerais aos apetites e às ambições de grupos ou indivíduos, inclusive, do exterior.”

  46. prisões preventivas

    sou   a favor  sim;…  diga-me com quem andas e te direis quem és;

    o país ta mudando.    falta é acabar com o foro ´privilegiado com urgencia  e  aumento expressivo da pena para corruptos e corruptores.

     

    adilson amadei

  47. Estranho

    Não sei se concordo com o Nassif.

    Minha primeira reação às recentes prisões foi de apoio. Mas reconheço que esta reação tem muito mais de emocional do que de racional. Afinal Delcídio é o primeiro “tucano” preso e André Esteves o primeiro banqueiro bilionário preso neste país; além de ter pago as passagens de Aécio e de sua “noiva” para seu casamento nos EUA. Depõe ainda contra os dois as circunstâncias em que os fatos incriminadores vieram à tona.

    O texto do Nassif, entretanto, está me fazendo refletir, embora não tenha ainda certeza se concordo ou não com ele.

    O que acho estranho é a quantidade de gente que apareceu aqui, muitos acho que pela primeira vez, se manifestando enfaticamente contra o Nassif. Parece-me um comportamento semelhante ao de linchamento, do tipo daquele apoiado por Rachel Sherazade.

    Mesmo, eventualmente em desacordo com o Nassif, me incomoda mais o comportamento de turba que o post parece ter desencadeado.

     

    1. Faço o mesmo caminho sobre o caso.

      e como sempre me incomodo ler nos comentários coisas típicas dos blogs de abril/globo/uol…

      Dá a impressão que os tempos atuais acordaram o que tem de pior na alma brasileira.

  48. Uma monarquia juridica

    Uma monarquia juridica estaria comandando, com força ABSOLUTA, nova forma de Estado, é isto?

    O que vemos cada vez mais  caro a liberdade pode significar que:

    1 – Cada passo da justiça é acompanhado de um avanço correspondente a prisão passiva do direito, e este seguro a todo tempo determina os resultados necessários das fases da divisão de poderes. 

    2 – Sobre condições definidas pela delação premiada, os vazamentos seletivos se expressam concomitantemente como uma constituição medieval; aqui seria a república inter-governada com o contrapeso da mídia.

    3 – Os fatos já demonstram um período de manufatura juridica imposta como estrutura constitucional.

    Finalmente a força que criaram estará conquistando para o mercado mundial uma industria semi-feudal – moderno respresentativo de escutas e operações policiais que produziram materialmente um Estado novo?

    A mim isto parece uma comissão de gestores no último lugar da hierarquia de um poder, cujo desenvolvimento era exclusivamente dos políticos.

  49. Ora, ora…
    Chega de
    Ora, ora…
    Chega de melindres Nassif. O que de fato tem levado o país a este caos é exatamente os membros desta e de outras quadrilhas que estão sendo presos. Algumas delas até mimetizam partidos políticos. Mas na verdade, seu negócio é o crime.
    Tráfico (de drogas, de armas, de pessoas etc) também gera empregos, renda e eleva oPIB, mas nem por isto podem ser admitidos.
    Jogando para o público ou não, estando alguns ministros “articulados” ou não, o fato é que mais alguns bandidos estão presos.
    Este é um momento de ação e não de discussões bizantinas que só obnubilam o nu e o cru dos fatos.

  50. Se a questão é

    Se a questão é verdadeiramente  a justiça e o combate a corrupção,  como se explica o senador Perrella, dono do helicóptero flagrado com meia tonelada de cocaína, estar solto,  serelepe e tranquilão votando pela manutenção da prisão do colega. Ou  o deputado Eduardo Cunha fazer ameaças abertas e  interferir escancaradamente na sua investigação e permanecer solto, presidindo a camara e tacando terror… Ou o senador Cássio Cunha Lima, que ja foi cassado pelo TSE por abuso de dinheiro publico e protagonizou a historia do dinheiro voador na Operação Concord, estar solto e se sentir tão confortavel em pregar ética no senado; Ou por que afinal não investigaram as denúncias bastante robustas contra Aécio feitas por Youssef . E o pior, por que nenhum deles teme ser pego pela justiça mesmo com esse histórico?

    O ponto é que para decretar a prisão de um senador a justificativa/fundamentação deveria ter sido impecável, inquestionável, irrefutável e não essa ginástica que a gente viu. O problema é o STF atentar contra a interdependência dos poderes, desequilibrando as funções; é a flexibilização dos direitos fundamentais; é a aplcação de um processo penal de exceção para um determinado grupo; o problema é essa justiça seletiva e partidária; o problema é esse cheiro de golpe hondurenho no ar…

    1. Com certeza…

      Você se esqueceu ainda do Renam Calheiros, com várias denúncias, ao lado de Eduardo Cunha, e comanda o Senado, aliado da Dilma. Por que será, não?

  51. Vejo que existem dois

    Vejo que existem dois caminhos nessa questão. O primeiro é o mais fácil. Entrar de cabeça no Fla-Flu. Discutir na arquibancada se o Esteves é banqueiro do PT ou do PSDB. O pig omite que ele financiou a lua-de-mel do Aécio, e eu do meu lado não quero saber se ele visitou o Lula no hospital.

    E o Delcídio? Agora é do PT, mas quando operava na Petrobrás era do PSDB. Mas o pig quer a novela no capítulo em que ele já está no PT e continuou operando. E aí, em reação, dá-lhe matérias em blogs motrando os podres do Delcídio em eras tucanas.

    (Eu até acho que a coisa pega mais para o outro lado. No grampo ele cita o Serra e em nenhum momento o Lula. E também fica claríssimo que o esquema Paulo Roberto Costa tem base firme na era FHC. Só que não é isso que está em discussão) 

    O outro caminho é mais dificil. Exige calma e menos paixão. Todos vibram com a prisão do Delcídio, o Fla e o Flu. Um porque ele é o líder do governo e carrega a sigla mágica no peito, a do PT. O outro porque é um tucano no ninho do PT e quer vender a Petrobrás junto com o Serra. Mas e o trauma de se prender um senador assim desse jeito? Para perplexidade do meio jurídico aquele que em primeiro lugar lê a constituição e depois opina?

    O mesmo raciocínio vale para o Esteves. Lua-de-mel ou hospital? Seja qual narrativa que se sobreponha, fato é que está claro a fragildade da base legal para sua prisão imediata.

    Esse Fla-Flu está caminhando para um empate sem gols em que os dois estarão elimandos. E o estado policial é campeão no tapetão

     

    1. Muito bem argumentado

      Alguns comentários bastante sensatos estã fazendo com que progressivamente eu reveja minha posição inicial.

      Infelizmente, o Fla-Flu é contagiante. E, quando você vê, já está sentado na arquibancada junto à sua torcida.

       

  52. Como as Estrelas-do-mar ..

    Conta-se uma parábola, desculpe se for imprecisa, que um homem todos os dias ia à praia para devolver, ainda vivas, as estrelas-do-mar que eram jogadas pelas ondas e iriam perecer sob o sol escaldante. Sua rotina diária começava com essa “obrigação”. Dia após dia, mes após mes, ano após ano. Uma pessoa, vendo ele proceder dessa forma, questionou-o do por que de tal ação, ao que respondeu que, se não fizesse isso, elas morreriam debaixo do sol, devido à desidratação iminente. O observador disse da nulidade de sua ação. Imagine, voce aqui nesse pedaço de praia, preocupado com essa banalidade. No mundo inteiro existem milhares de quilômetros de praias, em todas elas devem ter estrelas-do-mar nas areias e voce preocupado com essas poucas daqui. Isso é um absurdo! Ao que o missionário respondeu: vá dizer para aquela que eu acabei de jogar na água, ainda viva, se ela acha um absurdo.

    Tudo isso para relacionar ao que foi dito: Prefiro reconstruir o país do zero a conviver com o que temos visto. Na verdade, quem diz que vamos reconstruir do zero deverá estar amparado por algumas garantias de conforto e segurança que o seu “zero” proporciona. O que acontece que é o zero das pessoas são diferentes. Para um é abrir mão de uma “viagenzinha” a mais para outros, mais afortunados, um outro mimo mais valioso. Para a grande massa de trabalhadores que veem seus empregos irem pelo ralo,sob a insensibilidade de pessoas bem formadas e bem pagas e que poderiam fazer de forma diferente, é ver seu filho necessitar de uma prato de comida e ele não poder atender. Para outros, menos afortunados ainda, pode significar a morte.

    A corrupção é nojenta, é endêmica e, no Brasil, é “desde sempre”. A atenção ao mais necessitado, a geração de milhões empregos, o crescimento da economia, é recente, não é generalizada e é muito, muito desejável.

    Por mim, preferia salvar umas estrelas-do-mar a mais, mesmo que fossem poucas, mesmo que fossem num pequeno pedaço de praia.

  53. Como as Estrelas-do-mar ..

    Conta-se uma parábola, desculpe se for imprecisa, que um homem todos os dias ia à praia para devolver, ainda vivas, as estrelas-do-mar que eram jogadas pelas ondas e iriam perecer sob o sol escaldante. Sua rotina diária começava com essa “obrigação”. Dia após dia, mes após mes, ano após ano. Uma pessoa, vendo ele proceder dessa forma, questionou-o do por que de tal ação, ao que respondeu que, se não fizesse isso, elas morreriam debaixo do sol, devido à desidratação iminente. O observador disse da nulidade de sua ação. Imagine, voce aqui nesse pedaço de praia, preocupado com essa banalidade. No mundo inteiro existem milhares de quilômetros de praias, em todas elas devem ter estrelas-do-mar nas areias e voce preocupado com essas poucas daqui. Isso é um absurdo! Ao que o missionário respondeu: vá dizer para aquela que eu acabei de jogar na água, ainda viva, se ela acha um absurdo.

    Tudo isso para relacionar ao que foi dito: Prefiro reconstruir o país do zero a conviver com o que temos visto. Na verdade, quem diz que vamos reconstruir do zero deverá estar amparado por algumas garantias de conforto e segurança que o seu “zero” proporciona. O que acontece que é o zero das pessoas são diferentes. Para um é abrir mão de uma “viagenzinha” a mais para outros, mais afortunados, um outro mimo mais valioso. Para a grande massa de trabalhadores que veem seus empregos irem pelo ralo,sob a insensibilidade de pessoas bem formadas e bem pagas e que poderiam fazer de forma diferente, é ver seu filho necessitar de uma prato de comida e ele não poder atender. Para outros, menos afortunados ainda, pode significar a morte.

    A corrupção é nojenta, é endêmica e, no Brasil, é “desde sempre”. A atenção ao mais necessitado, a geração de milhões empregos, o crescimento da economia, é recente, não é generalizada e é muito, muito desejável.

    Por mim, preferia salvar umas estrelas-do-mar a mais, mesmo que fossem poucas, mesmo que fossem num pequeno pedaço de praia.

  54. “A cobertura sempre

    “A cobertura sempre privilegia o folclórico em detrimento do conteudo” Caro Nassif, jornalistazinhos sempre gostaram das fofocas, das informações de cocheira, que os fizessem se sentir como parte da turminha, da “diretoria”. Todavia sempre evitaram publicá-las, uma por não terem provas, outra por abalarem estruturas ou reputações, com palavras vazias de autores cuja reputação própria não garante nenhuma presunção de verdade. Agora a moda é publicar esses fuxicos e abandonar o jornalismo investigativo ou qualquer preocupação de checagem e aprofundamento que “dê trabalho”.  É com profundo pesar que a verdade, após estar desaparecida por tanto tempo, pode ser declarada morta na imprensa nacional.

    Por outro lado, figuras basilares da justiça estão usando brisas sonoras para levar senadores à cadeia. Como você, também não defendo o mal feito, mas a diferença muitas vezes se dá na gradação do ato:  de aplicação da justiça para uma ditadura de fato do poder judiciário. Essa correria de fim de ano parece realmente um timing que interessa ao golpismo.

  55. Essa pluralidade…

    Essa pluralidade de opiniões dos leitores assusta.

    Mostra, claramente, que se o fundo do poço estiver distante, corremos o sério risco de desorganização social.

    Como disse anteriormente: Continuam” brincando de dar errado com o Brasil”e, nós, pagadores de impostos somos os únicos a perder, e claro, o Brasil.

    Esse “embrolho todo”, evidência o  “desespero dos companheiros” de tentar salvar a pele nas próximas eleições.

    Tudo é de mentirinha.

    As verdades: arbitrariedades que assustam o mundo organizado, desrespeito à Constituição,

     

     

     

     

     

  56. Um STF

    Um STF que tem um partidário (só um?) do PSDB e um primo do maior corrupto da história do Brasil

    Um STF quase que totalmente desintelectualizado

    Um STF cujo único Ministro negro na sua história pediu pra sair, porque não aguentou sabe-se lá o que? (e todo mundo sabe o porque)

    Um STF cujos ministros foram citados em gravações como “facilitadores”

    Isso só pra exemplos 

    who watches the watchmen?

     

    http://www.criticaconstitucional.com/o-grande-jurista/

  57. PRISÂO PREVENTIVA ATÉ O DIA DO JULGAMENTO

    Tem que ficar preso até o dia do julgamento. 

    Não faltarão motivos para esse tipo de gente ficar presa.

    1. Ok, eu acho que vc roubou

      Ok, eu acho que vc roubou minna bicicleta… pode ir indo pro xadrez e aguarda por lá enquanto eu vou descolar as provas, tá? No dia do julgamento, se não tiver nada cê vai pra casa e eu digo sinto muito pra vc, ok?

      1. Concordo contigo, Cristina,

        Concordo contigo, Cristina, em gênero, número e grau. Chega dessa onda que assola o País, de que todos são culpados até que se prove o contrário.

        E se o indivíduo for inocente quem paga por sua vida e de sua família destruídos? O Estado? os juízes que decretaram essa prisão?

        1. Tá nojento isso! E, essa Lava

          Tá nojento isso! E, essa Lava Jato já chegou num ponto que não dá como saber quem faturou mais nesse esquema; se foram os denunciados, os que foram presos preventivamente, os juízes ou os promotores, a PF…. Qdo mais nojento fica mais aparece gente suja dando lição de moral. È certo que qq um que esteja interessado em politizar essa LavaJato, tá faturando muito mais do que qq delatado.

      2. Deixa ele preso até confessar

        Deixa ele preso até confessar que roubou a bicicleta, depois você acerta um acordo de delação pra ele explicar a participação do filho do Lula.

      3. Nada de desculpas

        Diga que o filho estava com ela e ameace prendê-lo. Pronto. ela confessa o que você quizer, que é claro traduz a verdade verdadeira, ela roubou a bicicleta, e ainda aponta quem você não gosta como parceira. Fácil. Desculpas, nunca.

    2. voce verdadeiramente apoia

      voce verdadeiramente apoia esta ideia, para os seus ou para si mesma, se eventualmente fores envolvida em uma situacao que talvez, talvez, confugurasse um crime??? Aceitaria de bom grado, ficar presa preventivamente, ate que seu caso fosse julgado? Mesmo sabendo que certamente nao tivesses cometido crime, que poderias facilmente comprovar, mas que isso so seria feito durante o julgamento, dali ha 2 , 3 anos apos? E voce la, preventivamente presa, para ao final do julgamento, concluirem pela sua inocencia? Bonito isso. Pena que voce so deseje isso para os outros.

  58. Agora a ditadura neoliberal

    Agora a ditadura neoliberal está mesmo decolando. Como se não bastassem os grandes empresários que condenam “os que votam com o estômago”, temos o maior guru jurídico do grupo a falar que “a adoção de determinadas políticas públicas hoje com finalidade exclusivamente eleitoral é uma moderna compra de votos”. As políticas de promoção social como “bolsa família” e “minha casa, minha vida” estão condenadas por pelo menos 1/12 do Supremo Tribunal Federal, que assim ameaça tornar a doutrina neoliberal e seu capiitalismo desenfreado numa carta bem mais importante que a Constituição. O pior é que todos os homens comuns estão envenenados pela mídia e hoje serão capazes de dar razão a um indivíduo como esse.

    1. O neoliberalismo(leia-se,

      O neoliberalismo(leia-se, capital financeiro internacional)cooptou o Judiciário e, na falta de votos, está tentando implementar seu modelo via Pinochets togados.

      Lembro da questão do IPTU em São Paulo, quando o Haddad queria elevar as alíquotas dos mais ricos e o Judiciário proibiu, chegou no STF e o ministro Joaquim Barbosa determinou que havia outras maneiras de equilibrar o orçamento, o corte de gastos, por exemplo.

      É isso, a competência constitucional do Executivo em elaborar o orçamento não existe mais, agora são os iluminados togados, do alto de sua sapiência e sem contar com um mísero voto, que vão decidir tudo.

      E a classe mérdia batendo palmas.

      1. Por quê o Barbosinha não fez

        Por quê o Barbosinha não fez sacrifício e aceitou reduzir seus vencimentos? muito pelo contrário veio com a tese que magistrado aqui ganha pouco e deveria ganhar mais.

  59. Promiscuidade nos três poderes.

    A relação dos três poderes no Brasil é promiscua e isso ficou claro na arapongem ao senador do PT.O STF agiu rapidamente,pois sentiu a credibilidade estava sendo afetada.Fazer o que se é somente esse o caminho que temos a seguir.Agora tentar defender o senador não faz sentido.

     

  60. Do Empório do DireitoPara

    Do Empório do DireitoPara (não) entender a prisão de um Senador pelo STFPor Rômulo de Andrade Moreira e Alexandre Morais da RosaSe o Senador Delcídio do Amaral praticou ou não as condutas descritas na decisão que “decretou sua prisão em flagrante” somente o devido processo legal irá apontar. Somos professores de Processo Penal e acreditamos em duas questões preliminares a partir da defesa intransigente da Constituição: a) Senadores devem ser investigados e punidos caso cometam crimes; b) não é permitida a prisão preventiva dos Senadores. Não se trata de gostar ou não dos dispositivos constitucionais, pois se assim acolhermos, quando a regra constitucional não nos fosse conveniente, poderíamos, simplesmente, modificar o sentido normativos por contextos, tidos por nós mesmos, e no caso o STF, graves? A gravidade, na linha de Carl Schmitt, autorizaria a decisão do “Soberano Constitucional” de suspender os dispositivos constitucionais, instaurando-se a exceção? Abrimos espaço para em nome da finalidade justificar o que não se autoriza? Seria uma faceta do ativismo?Acabamos de ver um dos exemplos de como não deve decidir uma Suprema Corte em um Estado Democrático de Direito e como não devem cinco Ministros agir por emoção. É muito preocupante quando o Supremo Tribunal Federal determina a prisão de um Senador da República contrariando explicitamente a Constituição, afrontando a soberania popular e o poder constituinte originário. Obviamente que o Senador não tem imunidade absoluta, mas tem. Di-lo a Constituição e é preciso que se respeite o art. 53 da Lei. Nada justifica uma tal teratológica decisão, nem a corrupção, nem crime de lavagem de dinheiro, nem integrar organização criminosa ou outras tantas outras “iniquidades”, como disse a Ministra Cármen Lúcia, ao acompanhar o voto do Ministro Teori Zavascki.Em suas decisões, a Suprema Corte deveria observar (e não tem feito) as normas constitucionais (e, eventualmente, se for o caso, as convencionais. É um dever republicano. É isso que esperamos dos Ministros. Não esperamos vindita, nem arroubos, nem frases de efeito, nem indignações inflamadas e retóricas. Deixemos isso para políticos populistas e programas policiais!A Constituição da República é muito clara: “desde a expedição do diploma, os membros do Congresso Nacional não poderão ser presos, salvo em flagrante de crime inafiançável.” (art. 53, § 2º, da Constituição Federal).Quais são os crimes inafiançáveis referidos na decisão do Ministro Teori Zavascki? Aprende-se nos primeiros anos da Faculdade de Direito, por mais medíocre que seja o Professor de Processo Penal, serem eles o racismo (não a injúria racial), a tortura, o tráfico ilícito de drogas, o terrorismo, os definidos como crimes hediondos, o genocídio e os praticados por grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrático, nos termos do art. 5º., XLII e XLIII da Constituição da República. Quais destes crimes o Senador da República praticou? Na decisão não está escrito. Devemos aguardar a denúncia.Citou-se na decisão o art. 324, IV do Código de Processo Penal. Mero malabarismo que, obviamente, não se admitiria nem em uma decisão de um Juiz pretor (se ainda existissem no Brasil tais figuras), quanto mais de um Ministro do Supremo Tribunal Federal de quem se espera “notável saber jurídico”. Este artigo só seria aplicável ao caso se fosse possível a decretação, ao menos em tese, da prisão preventiva do Senador, o que não é, pois, como vimos acima, ele tem imunidade formal dada pela Constituição da República, pelo Constituinte originário (aliás, ao longo da referida decisão são citados artigos do Código de Processo Penal que estão justamente no Capítulo III, do Título IX, que trata da Prisão Preventiva). Dito de outra forma, a invocação do art. 324, IV, do CPP, somente poderia ocorrer se o pressuposto – decretação da prisão preventiva – fosse possível.Logo, o art. 324, IV do Código de Processo Penal não serve para estabelecer o conceito de inafiançabilidade, para efeito de excepcionar o art. 53 da Constituição da República. Trata-se apenas de um impedimento para a concessão da liberdade provisória com fiança. Mas isso é óbvio!!!! Um crime não se torna, ao menos no Brasil, inafiançável porque estão presentes os requisitos da prisão preventiva. Assim decidindo o Supremo Tribunal Federal acabou aditando a Constituição para prever um sem número de novos casos de inafiançabilidade. Ainda mais que o caput do art. 313, ao contrário da redação anterior à reforma de 2008, não mais limita a decretação da prisão preventiva, aos crimes dolosos. Portanto, ainda que em tese, até o autor de um crime culposo (se envolver violência doméstica e familiar contra a mulher, por exemplo) pode ser preso preventivamente (inciso IV).Mas ainda há coisa pior, muito mais grave, se é que é possível. Utiliza-se como elemento fático para fundamentar a decisão uma gravação feita por um dos interlocutores do Senador, presente ao seu espaço, ou seja, uma escuta ambiental não autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, único órgão do Judiciário que poderia fazê-lo, tendo em vista que se tratava de alguém detentor de prerrogativa de foro junto à Suprema Corte. Ora, sabemos que este tipo de ato investigatório invasivo da privacidade é admitido no processo penal brasileiro de forma excepcional (Lei nº. 12.850/13), mas sempre, e necessariamente, a partir de ordem judicial, o que não foi o caso. Sequer a Comissão Parlamentar de Inquérito teria tal poder, nada obstante o art. 58 da Constituição da República.Tratou-se, portanto, de uma prova obtida ilicitamente! Escancaradamente ilícita. Mais ilícita impossível! Jamais poderia ser utilizada contra alguém. A favor sim, nunca contra. Isso é elementar. O resto é querer punir por punir, “exemplarmente”, como disse o Ministro Celso de Mello, ao referendar a decisão do Ministro Teori Zavascki. Sem contar a possível gravação conveniente dada a entrega posterior para fins de troca na delação premiada homologada, sequer pelo interlocutor da gravação, mas por terceiro, com os riscos do induzimento e surpresa. Aliás, o STF no julgamento da Ação Penal n. 307-DF, deixou dito o Min. Celso de Mello: “A gravação de conversa com terceiros, feita através de fita magnética, sem o conhecimento de um dos sujeitos da relação dialógica, não pode ser contra este utilizada pelo Estado em juízo, uma vez que esse procedimento precisamente por realizar-se de modo sub-reptício, envolve quebra evidente de privacidade, sendo, em consequência, nula a eficácia jurídica da prova coligida por esse meio. (…) A gravação de diálogos privados, quando executados com total desconhecimento de um dos seus partícipes, apresenta-se eivada de absoluta desvalia, especialmente quando o órgão de acusação penal postula, com base nela, a prolação de um decreto condenatório.”É até muito compreensível que os Ministros tenham se sentido ofendidos com o diálogo captado ilegalmente, mas completamente inadmissível que tais Magistrados tenham sido levados pela emoção a ponto de rasgarem a Constituição que prometeram cumprir. E nosso papel de professores de Direito é, com as vênias de praxe, apontar o nosso desacordo.Será que eles avaliaram o precedente que acabaram criando quando, por exemplo, admitiram uma escuta ambiental clandestina para legitimar a prisão preventiva ou a prisão em flagrante? Se assim foi para um Senador da República, assim será para um ladrão de uma sandália de borracha no valor de R$ 16 ou de 15 bombons artesanais no valor de R$ 30 ou mesmo de dois sabonetes líquidos íntimos, no valor de R$ 48, já que estes, segundo o mesmo Supremo Tribunal Federal, praticaram crimes (Habeas Corpus nºs. 123734, 123533 e 123108, respectivamente).Uma última observação: se houve prisão em flagrante, não era o caso do preso ser apresentado imediatamente ao Ministro Teori Zavascki para a audiência de custódia, como determina a Convenção Americana sobre Direitos Humanos? Assim entendeu o próprio Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental nº. 347.Calmon de Passos escreveu o seguinte: “a crítica ao positivismo e o incentivo ou ênfase no papel criador do intérprete, que é também aplicador do direito, tem o grave inconveniente de ser um despistamento ideológico. Na verdade, uma regressão. Esquecemo-nos, nós, juristas, que não trabalhamos com assertivas controláveis mediante a contraprova empírica. Nosso saber só se legitima pela fundamentação racional (técnica, política e ética) de nossas conclusões. Se não nos submetermos à disciplina da ciência do Direito e aos limites que o sistema jurídico positivo impõe, estaremos nos tornando criadores originais do direito que editamos ou aplicamos; consequentemente, nos deslegitimamos por nos atribuirmos o que numa democracia é inaceitável – a condição de deuses (se somos pouco modestos) – ou nos tornamos traidores de nosso compromisso democrático (se temos vocação para déspotas).[1]Então, escolham Ministros da 2ª. Turma do Supremo Tribunal Federal: ao ignorarem a Constituição da República, os senhores e senhoras arvoraram-se em instaurar e decidir em exceção, no mais lídimo ativismo. É a nossa reflexão como Professores de Processo Penal que cumprem a Constituição e manifestam o desconforto em face da constitucional regra da Liberdade de Expressão.Salve-se quem puder e confira, agora, sempre, se o seu interlocutor não está gravando! Vale, vale tudo…[1] Direito, poder, justiça e processo – Julgando os que nos julgam, Rio de Janeiro: Forense, 1999, p. 61.

     

    Tags

  61. Ai, ai, ai sr. Reginaldo

    Ai,ai,ai, sr. Reginaldo, acima das paixões, das vinditas e da barbárie, estão : A constituição, as Leis e o direito ao contraditório.

    Evidências, presunções, fatos, mesmos que incontestes, são elementos de qualquer processo.

    Não alimente o fogo do retorno à “Barbarie”, com sugestão de  “ritos sumaríssimos !!!

    Estamos numa democracia, até prova em contrário.

     

    1. Estamos…

      “Estamos numa democracia, até prova em contrário.”

      Luizz,

      Isso que estamos não é uma democracia no seu sentido original, mas um arremedo, uma avacalhação ainda não canibal a la Idi Amim Dada mas com muitas nuances inspiradas nele e seus domínios.

      Isso que digo não é em favor de corruptos e corruptores tais quais os referenciados no Post, mas é o que percebo estar havendo de cabo a rabo no País, enfim, nós do andar de baixo estamos sendo levados à deriva, passivamente…

  62. Se o Senado não cumpre com

    Se o Senado não cumpre com suas funções, cabe ao eleitor votar em senadores que cumpram, e não a soberania do voto popular ser surrupiada por instituições que não foram submetidas ao sufrágio popular.

  63. As vezes isto chega a ser demais.

    Cada um faz seu papel para o qual é pago, ou seja, ninguém trabalha de graça, nem relógio. Entretanto deveria haver um mínimo de coerência quando se trata de lidar com o certo e o errado. Na inquisição católica pouco importava se o sujeito era ou não tido como herege, se a igreja julgava que ele era inconveniente para o “status quo” condenava-o a fogueira e pronto. Então vejamos: “O senador Dúlcidio revolve de forma leviana e amadorística ligar para o filho de Cerveró para propor uma extração do mesmo da justiça e confiná-lo na Espanha com a ajuda de advogados e banqueiros”. Isto é mera ligação sem importância??? Quem entregou a fita gravada é o filho do Cerveró e não um policial federal e isto não é relevante??? Então o prejuízo das empreiteiras envoltas no caso do petrolão por acaso não prejudicavam as demais que não participavam do esquema do propinoduto? E os funcionários das demais empresas que muitas vezes foram dispensados por falta de trabalho? Ou só existem as empresas de construção civil envolvidas na lava-jato? E este banqueiro é o único do país? Então se me permite o raciocínio se você detém grande parte dos negócios que envolvem o governo você é intocável? Nossa, como disse no inicio cada um faz seu papel para o qual é pago, mas as vezes isto chega a ser demais. 

  64. Os fins justificam os meios,

    Os fins justificam os meios, ou os meios justificam os fins?

    Será que os ministros do STF teriam agido assim se o esperto do senador não os tivesse citado?

    Todos tem interesses, obscuros ou não. Uma vez vi uma palestra de um professor de direito dizendo que é impossível ser totalmente imparcial, porque todos carregamos experiências únicas que interferem no nosso discernimento, nas nossas escolhas. Que o STF tem interesses, tem. Se são obscuros ou não, é que são elas/eles. 

  65. Hummmm !!!!!!!!

    ….se o Delcidio fizer a delação premiada……..

     

        Isso ta parecendo aquela estorinha:

     

    Cadê o queijo que tava aqui ?????     

    Cachorro cade o culpado, se falar vai passear, opa !…foi o gato.     Gato cade o culpado, se falar vai dormir, opa !…foi o rato !

    Rato,…..Você é o culpado ?….eu não !;…. o culpado é queijo que tava ai !!!!

     

  66. da lama ao caos

    quebraram-se os paradigmas mas as análises permanecem aprisionadas em modelos obsoletos.

    o setor dominante no Brasil estilhaçou-se numa inescrupulosa briga de gangues patrimonialistas duelando pelo poder do Estado, pela posse do patrimônio público e a subserviência internacional.

    neste vale-tudo Povo e Nação serão os grandes perdedores. avançamos no rumo de nos tornarmos um Estado falido, uma Nação inviável, instituições corrompidas, sociedade patológica, relações pessoais disfuncionais, indivíduos em colapso…

    uma devastada terra de ninguém esterilizada pela lama tóxica da Vale. o colapso não apenas de um modelo econômico e político, mas de todo um modo de viver.

    das ondas sombrias sob as quais agora perecemos são os secundaristas de SP que estão emergindo. com eles que devemos caminhar. a eles devemos nosso improvável futuro.

  67. O discarado absorvendo a
    O discarado absorvendo a (des)inteligência das massas e virando-as contra elas próprias:                                                                                                                               “ 25 de nov: “É importante q todos se lembrem q tudo o q diz respeito à Operação Lava Jato está diretamente ligado ao Palácio do Planalto” – Aécio”. MANIPULADOR!!!  25 de nov:  “Sem o consentimento do Palácio do Planalto, seria impossível montar um esquema dessa complexidade” – Aécio”.

    1. Quem bancou a lua de mel

      Quem bancou a lua de mel desse cinico incorrigível foi o André Esteves e o Youssef delatou ele no esquema de Furnas, mas para o morojá não vem ao caso.

  68. No tópico há um troll

    No tópico há um troll postando vários comentários, com o mesmo conteúdo, mas com nomes diferentes, que está pedindo para a moderação puxar a descarga.

  69. to survive

    We gotta make a change

    It’s time for us as a people

    to start makin’ some changes

    Let’s change the way we eat

    let’s change the way we live

    and let’s change the way we treat each other

    You see the old way wasn’t working

    so it’s on us to do

    what we gotta do, to survive

     

    2Pac

     

  70. Por isso não vai mudar tão cedo, né!?

    Risco de banalização é os camabu! Pô, desse jeito, com uma política e justiça dessa, só no dia de são nunca, de tarde…

    Historicamente falando, o único problema é que, apesar das evidẽncias de mensalão para tudo que é lado – caso alstom, banestado, a temerária gestão do senador mineiro quando governador, o processo de privatização do fhc, e quetais…; o que se está fazendo é uma limpa a partir do pt.

  71. Prisão preventiva

    Excelente análise, Nassif. E digo isso com a experiência de vários anos exercendo o cargo de Promotor de Justiça Criminal. Sei que sou uma exceção no meio de uma maioria “linha dura”. Mas, tenho certeza, o apoio que se empresta à prisão do banqueiro está maia relacionada ao antipetismo. Também não tenho a menor simpatia por banqueiro, mas não vejo fundamento suficiente para justificar a prisão de André Esteves, descretada pelo STF. O mais lamentável – e perigoso – é que esse tribunal tem agido em sintonia com o pensamento da grande mídia. Tem-se a impressão que eles, os ministros, têm receio de desagradar os meios de comunicação. Quando  esses não divulgam à exustão  – ou até mesmo pressionam – dificilmente o STF age com tanta eficiência.  Espero que ao menos a história traga às futuras gerações essa claudicante atuação da nossa “Suprema Corte”.

  72. Agora um pergunta que não

    Agora um pergunta que não calar! Se o Procurador Geral da República Rodrigo Janot por conta de uma mera gravação de conversa pediu ao Ministro Teori Zavaski a prisão do banqueiro André Esteves por ele ter sido citado na gravação.Entao por que o Procurador também não pede a prisão dos ministro citados na gravação ou então a suspensão do relator do caso o ministro Teori Zavaski por que ele também foi citado.

  73. A Pergunta que não quer Calar

    Agora um pergunta que não calar! Se o Procurador Geral da República Rodrigo Janot por conta de uma mera gravação de conversa pediu ao Ministro Teori Zavaski a prisão do banqueiro André Esteves por ele ter sido citado na gravação.Entao por que o Procurador também não pede a prisão dos ministro citados na gravação ou então a suspensão do relator do caso o ministro Teori Zavaski por que ele também foi citado.

  74. ótimo artigo.
    a questão é a

    ótimo artigo.

    a questão é a banalização.

    já li que a prisão é ilegal.

    tb é óbvio que o delcídio pisou na bola, feio.

    mas a atitude da ministra carmem lúcia demonstra que o stf

    parece que agiu como se estivesse se defendendo…

    de quê?

  75. Porque as pessoas que aprovam

    Porque as pessoas que aprovam a PEC da bengala (que é uma ampliação de mandato oportunista e antidemocrática) desaprovam com ódio  ampliações de mandato na Venezuela, que são exatamente a mesma coisa? E tudo respaldado por  “supremos” defensores da lei. Novelas mexicanas tem enredos melhores que isso. 

     

  76. Simples

    Vamos ficar no simples!

    A constituição é clara que o senador não devia ser preso.

    Quer complicar, tudo bem; prenda o senador e depois… Dá o que deu e de difícil conserto. E agora… Temos um ploblema muitissimo maior.

    Acho que nossa salvação é a constituição. Sem ela…

  77. Governos fazem o

    Governos fazem o seguinte:

    —- prestam serviços diretos:

    segurança, saúde educação, regulação da atividade econômica, justiça, planejamento de longo prazo, projeto de nação.

    —- indiretos:

    concessões de modais de transporte de exploração economica estratégica (petróleo, minas, telecomunicações, etc), obras.

    —- Dão dinheiro:

    — Para pobres:

    programas sociais, programas de fomento a educação, de redução da desigualdade, de moradia.

    — Para indústria:

    subsidios, financiamentos para ampliação, para exportação pelo BNDES, renúncias fiscais, subsidios a pesquisas, sistema S.

    — Para os bancos:

    Financia a divida interna e externa mediante o estabelecimento soberano e conjuntural da taxa de juros.

    Para isso cobram uma taxa admnistrativa legal, que é o custeio da maquina pública.

    E existe uma taxa caixa dois que SEMPRE EXISTIU que financia partidos, pessoas, amantes, contas na suíça, igrejas, representados todos pelos seus deputados e senadores eleitos.

    Ao invés da pauta de pais abordar a reforma política, que poderia reduzir ou limitar esse caixa dois, escolheram um judas para malhar, o PT que segundo o pensamento dominante, é o responsável pelos alicerces da corrupção desde que o Pero vaz de caminha pediu emprego para um  parente na carta ao rei de Portugal. Certamente ele era do PT. 

    Ao conseguir-se a exterminação do PT vai continuar tudo na mesma, o PMDB talvez com o nome de Partido Ético Nacional, vai apoiar o mafioso de proa do momento. Nada de reforma política. 

    O executivo hoje para fazer as funções tem que fugir do stf e do ministerio publico, abrir as pernas para os estados e municípios, sucumbir as chantagens do legislativo, garantir a fidelidade partidária, isso tudo sem contrariar a lei de responsabilidade fiscal, o velho testamento, os interesses dos EUA, dos sem terra dos latifundiarios e da imprensa marrom. Se eu sou a Dilma, eu escolhia meus alvos a dedo e lambia com uma rajada só.

  78. Prisão de Andrezinho

       Não sou um fã dele, mas que trata-se de uma pessoa competente não se deve negar, como Amaral, Bumlai e outros menos cotados, passeou por varios partidos – “banqueiro, financista” NÂO tem fidelidade politica ou ideológica, nem investidor pequeno e/ou médio tem este tipo de doença – dinheiro & poder não estão nem ai, se existe “esquerda” ou “direita” , ambos espectros politicos precisam de dinheiro, quem discute ideologia é academico.

        Esta prisão pode gerar mais desemprego, mais desenvestimento, do que a dos empreiteiros, bloqueia financiamentos externos, mexe com o cambio, já mexeu com ADRs, fez oscilar para baixo os bonus emitidos por TODAS as empresas brasileiras no exterior ( o BTG é lider nestas emissões ), até empreiteiras internacionais e fundos de risco de estrutura, que estavam interessados na nova lei de licitações, e /ou debentures de infraestrutura, refluiram – na linguagem do mercado: foi para analise conjuntural – foram para a “espera”, quase eterna.

         Segunda – feira, vai dar para ver , na liquidação/renovação dos contratos cambiais, futuros e de swap, o quanto esta precificada esta prisão.

         P.S.: Caro Luis, será que do BTG , vão aprofundar até DD, PA, RS ???????, afinal tem muito “esqueleto” neste amplo armário.

  79. Navegando

    Acabo de ver vários posts abordando o momento turbulento da política, da economia e da justiça. Percebe-se subliminarmente que há uma intenção propositada de convencer os leitores da existência de um movimento coordenado com fins  de montar este cenário de instabilidade. A imprensa tradicional, a oposição partidária, a justiça e setores conservadores da sociedade em geral supostamente estariam estrapolando as regras institucionais.O barco enfrenta tempestades com ondas gigantescas, correndo o sério risco de adernar.Muitos estamos temerosos de um naufrágio.A nave Brasil ainda não foi devidamente reformada nos estaleiros da democracia.Temos um governo fraco e um congresso dirigido por indivíduos sobre os quais não se pode fazer os melhores elogios.O que podemos esperar?

  80. Se esses irresponsáveis do

    Se esses irresponsáveis do judiciário quebrarem o país quero ver quem lhes pagará os gordíssimos salários que recebem do sofrido povo brasileiro! A Chevron?

  81. Espera aí, não tem ninguem

    Espera aí, não tem ninguem aqui acreditando que um Moro ou um de seus Missionários vai chegar e perguntar para Delcídio, “Escuta, mas teve mesmo algum roubo no governo FHC?” . . . “O Serra tá mesmo envolvido nesta coisa de Pasadena e da África?”   Ingenuidade tem limite, a coisa que até agora vazou de depoimento é que Delcidio quis saber como votaram alguns Senadores mais proximos a ele e que tambem foi Dilma quem contratou Cerveró para o posto na Petrobras . . .

  82. O Grau de importância…

    Reconheço os dilemas que envolveram esta prisão!

    Mas acredito que para o BRASIL esta prisão É A MAIS SIGNIFICATIVA!

    Por que pela primeira vez em que os 2 lados da moeda estarão sentados diante da justiça!

    Delcídio esteva na Petrobrás como PSDB e conheceu cerveró, paulo roberto, peças importantes neste esquema de corrupção!

    Se participar da delação premiada e serviços de proteção para sua família, acredito que PODERÁ CONTRIBUIR MUITO PARA VERDADEIRAMENTE PASSAR O BRASIL A LIMPO!

    Se há petistas que roubaram, que sejam julgados, o que NÃO PODE MAIS É ESSA JUSTIÇA MANCA, CAOLHA!

    O Supremo estará nú, não pderá se esconder e poderemos OLHAR OLHO NO OLHO DO STF.
    Se ele fugir de sua ISONOMIA perante os partidos, será SEM VOLTA!

    A esquerda SEMPRE RECLAMOU DA JUSTIÇA e  a oportunidade apareceu de um jeito torto!

    Fazer pressão para que o STF JULGUE COM A MÁXIMA RETIDÃO POSSÍVEL e possa punir TODOS quer seja do PT ou PSDB!

      1. Pior que pode!

        Inacreditável, mas é!

        Cerveró estava delatando o período FHC onde se conheceram, das turbinas da alston do apagão do cerra!

        Ele foi preso tentando sumir com esse passado!

        Se ele já fez essa burrada, ele poderia pelo menos consertar e CONTAR TUDO QUE SABE E VIU…

        Terá feito ele coisa QUE NENHUM PETISTA CONSEGUIU!

        Ele entrará para a história deste pais, não por ser o primeiro senador preso, mas pela contribuição para o FIM DA CORRUPÇÃO DESTE PAIS!

        O pais subirá de patamar!

  83. As altas Cortes existem, não
    As altas Cortes existem, não só pelo aspecto jurídico, mas principalmente dentro de uma responsabilidade política, como instância maior da instituição judicial – um dos poderes da República – para serem o ponto de equilíbrio e não para desequilibrar a vida na sociedade.

    Suas decisões não devem ser tomadas simplesmente pelo olhar técnico jurídico. Deve incluir responsabilidade social e política, e como tal não pode desorganizar as atividades do país.

    O STF sabe que a corrupção mo País é endêmica. Por esse fato, julgar apenas setores provoca um insanável desequilíbrio nas relações de poder.

  84. Nassif
    A banalização está em toda a sociedade.

    Por óbvio que, quando ela atinge as instituições da República o problema se agrava.

    Há vários estudos, inclusive apresentados ou formulados pelos comentaristas desse blog de Nassif neste sentido.

    O debate sobre a judicialização e o Estado Policialesco, por exemplo, já contou com inúmeros post, não sendo nenhuma novidade para os leitores atentos que se tratava de um jogo de cartas marcadas, apenas com data indefinida.

    Essa condição está ocorrendo em todo o mundo e é fruto fragmentação da vida nesta sociedade que prioriza a individualização de forma isolacionista e, por isso mesmo dividida e segregadora, líquida e sem forma como diz Bauman, cuja consequência seria, como está sendo, o esgarçamento da democracia – como governo cujo poder é exercido pelo povo, de forma direta ou indireta através de seus representantes escolhidos em eleições livres.

    À partir da banalização da vida em sociedade, as pessoas passam a se preocupar consigo próprio, dando pouca importância a qualquer noção de coletividade – condição “sine qua non” de qualquer democracia.

    Essa situação é determinante para o enfraquecimento do poder pelo povo e nesse vácuo surge os grupos mais organizados que passam a exercer influência determinante nos ditames do País.

    Com a perda do controle civil pela população, os poderes legislativo e executivo se tornam balcões de negociatas e passam a atender aos interesses individualizados, abrindo um abismo na representatividade.

    Com a desorganização surge o judiciário, até então o poder moderador no “chek and balances”, e se torna o protagonista nas decisões que orientam a vida na sociedade, desvirtuando o conceito original de democracia.

    Esse desequilíbrio que permite a judicialização exige a massificação da “comunicação” em assuntos jurídicos, criando e reforçando a própria ideia da necessidade desse Estado judicialesco.

    A fragilidade das instituições aumenta a sensação de insegurança o que favorece a demanda por leis cada vez mais draconianas, fazendo surgir uma Promotoria Pública e Polícias mastodontes e sem controle social e um poder judiciário protagonista principal; de fato um enorme risco para a sociedade e para a democracia.

  85. Missa Dia 13, em memória.

    já se foi o tempo que – em nosso sistema partidário-eleitoral – achei que era alienação anular voto.Já se foi o tempo que preferi me enturmar na turma disso ou daquilo,

    Nas filigranas jurídicas bem brasileiras (uso termos de Ivan de Union, lá dos USA), a Direção do PT, dessa vez (ufa ) agiu certo (seria a Direção Nacional tão babaca, e pouco assessorada em interpretações jurídicas? ).

    Voto Frankenstein: há que se catar gente nesse ou naquele partido pra se votar e propagandear, fazer campanha. Tem traumatizado que até hoje tá no DEM (pelo menos uns anos atrás, nem queria voltar da Suécia). Missa Dia 13 em memória. A Irmandade, em peso, confirma presença.

  86. Se o André Esteves tivesse financiado

    Se o André Esteves tivesse financiado a lua de mel do presidente Lula o que os vigaristas travestidos de jornalistas estariam dizendo?

  87. Se tudo correr bem, logo isso

    Se tudo correr bem, logo isso aqui vai virar uma imensa Casa Verde e os alienistas, Teori e Janot, serão os últimos a entrarem e fechar a porta.

  88. Seria o Michael Moro ou o Moro jackson?

    Não importa, o que importa é que ele é o dançarino do ano. É como anda a Justiça na vara de Guantánamo.

    1. Seguro de vida

      Mata-se por muito menos  por ai.

      Não se engane, entre protagonistas, acessores e cúmplices estão tubarões psicopatas que nadam em águas turvas.

      Se fosse eu, teria uns Hds como moeda de chantagem, mas não é como alguns banqueiros e empreiteiros já fazem?

      Além de não ser pego, estes caras têm de sobreviver.

        1. Esteves

          O interessante é que pensei hoje de manhã sobre esta peculiaridade, não com o Delcídio, mas com o Esteves.

          Sabe que conclusão cheguei? Que um Esteves da vida  não aparece do nada, não surge como geração expontânea no seio da sociedade, ele, o Delcídio e outros como o Aécio, representam grupos com interesses que vão muito além do Brasil.

          O jogo do poder de uma nação que está entre as cinco maiores do planeta é de outro nível, dúvido que não existam acessorias com o que existe de melhor em AI, IA e HPC por trás destas delações ou coisas que as valham.

          A Dilma têm de estar de olho vivo, pois prescinto tempos quentes por ai, estamos longe ainda, na minha opinião, do deslinde deste enrosco.

          O diálogo franco e a firme disposição de negorciarmos me parece, de longe, a melhor alternativa para o povo e a nação.

  89. Eu vejo muitos falando em

    Eu vejo muitos falando em respeito à constituição, mas se os próprios juizes não a respeitam nem na hora de receberem seus salários recheados de auxílios, ultrapassando, e muito, o teto constitucional, o que mais se pode esperar desses magistrados? 

  90. A prisão do senador
    Delcídio e seu assessor não são idiotas… O advogado do prisioneiro não é idiota… O filho do prisioneiro não é idiota… O banqueiro não é idiota…

    Eu, que sou um completo idiota, entendi que o evento, entre tantos não idiotas, foi um cristalino registro, quase inacreditável, de uma tentativa de queima de arquivo de alguém que SABE DEMAIS e que, desesperado, avisou seu filho aflito, que informou o STF para protegê-lo de uma quadrilha… Ou algum idiota acredita que o prisioneiro, que não é idiota, chegaria ao Paraguai e a seguir, vivo em Espanha?

    A questão agora é não deixar o país parar. Esse é um colossal desafio político e econômico. Será fácil? Não. Mas ao menos nos reergueremos com uma dimensão mais efetiva de quem somos. Esse é um argumento moral? Sim. É uma busca pela ética? É. Apesar de complexo, creio que seja o melhor caminho.

    1. A versão atual da democracia em jogo

      Papo reto, o processo democrático hoje no planeta escolhe entre dois grupos que furtam o Estado, os que  se elegem prometendo distribuir a grana para os pobres que lhes apoiam e os que se elegem para distribuir a grana aos que irão financiá-los nas campanhas com dinheiro e mídia, para depois receberem com acréscimos e lucros o “investido nos candidatos”.

      Nem uma palavra sobre projeto de Nação e bem estar geral da população.

      Dai a falta de projeto de governo, tanto da oposição, como do executivo. Não precisa, não foram eleitos para isto e se mudarem discurso e prática depois de eleitos sofrem o risco de serem apeados do poder.

      Para alterar isto têm de mudar a versão de Democracia que roda no Brasil, ou, sairmos para um projeto de governo autoritário, como o da China por exemplo.

      Forças ocultas, para terem poder real, têm de permanecer ocultas, os smartphones acabaram com os segredos e a net colocou a última pá de terra. 

      Projetos de nação não serão mais secretos e do conhecimento de círculos restritos que se garantiam com figuras em posições chaves do governo.

      Projetos de nação terão de passar por discussões “OPEN”,  como estas aqui do blog, onde cada um expõe seus pontos de vista para o cotejo dos demais, com isto conseguindo o consenso da maioria para apoiar suas idéias, que como toda solução de compromisso, embute perdas e ganhos para o povo e a Nação.

      No pain, no gain.

      Como levar nossas elites atuais a realizarem isto, é que é a grande incógnita.

      Sugestões?

    2. Espanholas

      ESPANHOLAS

       

       

      I.

       

      Ah… Espanholas!… Perdi a conta de tantas que senti… Ah… Espanholas de Itália, de Portugal, do Brasil e de Espanha, que seria o destino do fugitivo do Paraguai, de Curitiba, na quase fantasia de um senador brasileiro, tucano-petista, e também de um jovem banqueiro, considerado um gênio, mas que acabou em Bangu… Quem indicou o gerente da Petrobras, com cidadania espanhola, com aquele olhar cubista de Picasso?… Quem indicou o diretor, chefe do gerente cubista, naqueles idos do nosso sociólogo mor, aquele príncipe que desfilava garbosamente pelas ruas de Paris? Quem introduziu o vampiro da Mooca nessa história? E qual foi o papel do primo do vampiro quando comandava o Júlio, o baiano? Teria sido o Renan, das Alagoas? Ou, talvez, o Cunha dos altares de Guanabara? Teria sido o pecuarista, mui amigo de todos ou, talvez, o banqueiro preso e sócio do Arida, que comprou a Cemig que financiou os bicudos, por quase uma década?… Ah… Espanholas…

       

      II. FLOR DE CASTELA

      by Ramiro Conceição

       

      Quando foi a última vez

      que subi aquela escada

      que  dava no terraço da casa

      onde às vezes namorávamos?

      Lembro-me das chuvas, dos sóis,

      das flores do teu jardim suspenso.

      Lembro-me do vento e do relento.

       

      Éramos bonitos

      porque sinceros

      quando olhávamos

      de lá, de cima,

      a cidade a crescer

      em torno…de nós.

       

      Era bonito quando se colocava

      o nosso medo a secar no varal,

      quando se mandava os sonhos

      brincarem sozinhos debaixo do sol,

      quando se fazia o pão e se deixava

      a massa a descansar sobre a mesa,

      quando  nas redondezas se procurava

      madeira à lareira, quando  com  vinho

      se sorria… à beleza.

       

      Eras bonita. Se quisesses,

      poderias citar de repente

      uma página de Cervantes.

       

      Eras e és flor de Castela

      a tilintar…   castanholas.

      Eras e és…    espanhola.

       

      Quando foi a última vez

      que desci aquela escada,

      atravessei a sala,

      abri a porta e saí…      

      pra nunca mais?

       

       

       

      III.

      https://www.youtube.com/watch?v=emIakv7dwZ4

       

  91. Prezado Nassif, não tenho

    Prezado Nassif, não tenho dúvida alguma que a obsessão persecutória de Sergio Moro, que teve a triste colaboração do então isento Teori Zavascki, home que atéesta semana era motivo de miha admiração, nos remete aos mais sombrios porões da ditadura. Foi uma semana triste para o Brasil. Talvez movido pela vaidade, o ministro Teori simplesmente rasgou a Constituição ao autorizar a inadmissível prisão do senador Delcidio Amaral, em uma afronta jurídica jamais presenciada neste país. Neste tsunami de arbitrariedades, foi preso ainda o banqueiro Andre Esteves, um capitalista feroz, mas que sempre agiu dentro das regras do jogo. Com o encarceramento destas duas perigosas ameaças à sociedade, o PIG ressurgiu com toda a sua força, enquanto nós, a sociedade civil assistimos atônitos a ese avanço fascista. Onde iremos chegar?

  92. O escárnio das Instituições

    Esta semana  mais uma demonstração de poder. Não tenho nenhuma simpatia por um oportunista político como Delcídio,
    que só se filiou ao PT por conveniência.Que só chegou a liderança porque o  
    consideravam palátavel  aos inimigos, em nome da governabilidade. Isto é
    imperdoável, eu  já cansei desta tal de governabilidade. Não tenho simpatias por
    Esteves que segundo a mídia foi  um estagiário que se torna bilionário em tão
    poucos anos. Será que foi ele mesmo, ou ele é apenas o testa de ferro de algo
    maior.  Delcidio e Esteves  não foram presos pelos mal feitos que porventura
    tenham cometido, mas sim porque ofenderam homens poderosos, que começam a fazer
    política, legislar, investigar, condenar  e ao final julgar. O poder judiciário
     deveria julgar, mantendo uma distância segura da política, da polícia e do
    criminoso, isto é  deveria se  manter cego para não desequilibrar a balança da
    justiça. Porém o que vi nesta última semana foram   
    discursos midiáticos e  políticos e um discurso de poderosos ofendidos.   
    Lavar a propria  honra e  o próprio nome usando um poder publico outorgado não
    está correto. E que para o escárnio da Instituição, se aproveitam deste momento
    midiático para desferir ataques contra o pais. Numa tentativa de atacar
    um partido, destroem  a história do país e nos  chamam a todos nós de
    idiotas. O discurso  resumiu as últimas décadas  quando o país mais se
    desenvolveu num amontoado de palavras para agradar a um lado da contenda.  
    Quando juízes declaram abertamente sua posição política,  eticamente deveriam
    se retirar de qualquer julgamento envolvendo seus desafetos políticos. Mas o que
    se vê é que estes juizes não apenas se manifestam como  usam seus poderes para
    julgar seus desafetos.  Não se incomodam de  participar de reuniões
    suspeitas com Cunha e outros para atacar o poder executivo e a democracia.
    E subitamente, do nada, recolocam algo  que já havia sido  julgado em
    julgamento novamente, as contas eleitorais. Aos incautos eu lembro que algo
    transitado em julgado  não pode  voltar a ser julgado apenas porque um juiz
    assim o quiz. O juiz não é a lei, ele deve seguir a lei. Ainda nesta
    semana  juizes fazem palestras e pode-se dizer até mesmo campanha para atacar a
    presidência, mas de forma cinica negam que estão dizendo o que estão dizendo.
    Observem que eu falo do ataque a um outro poder da república , eles atacam a
    presidência e não apenas a  presidente.

    Os proprios juizes afirmam que o que se tem nos aúdios, deste triste episódio,
    são bravatas e mentiras para se convencer alguém a fazer ou não fazer alguma
    coisa. Se um estelionatário iniciar um golpe mas não o concretizar, o que se
    pode dizer é que a figura é um estelionatário  o que  é eticamente
    condenável, mas não é crime, pois não existe materialidade.  Se
    são mentiras e bravatas caluniosas, o crime é
    calúnia e difamação ou quem sabe um pedido de direito de resposta. Afinal o que
    mais temos numa certa imprensa são bravatas e mentiras. Eu me pergunto qual a
    materialidade do crime? Quanto ao banqueiro, o alegado crime é o vazamento  de
    uma delação premiada. Oras bolas,  todos os dias eu vejo vazamentos, que na
    mídia são chamados  de furo ou  exclusividade. Todos os dias eu vejo na mídia
    algo que será dito na proxima delação premiada. Todo dia eu vejo na mídia que
    fulano ou beltrano estão preocupados com o que vai ser delatado. Todo dia na
    midia eu vejo ilações, mentiras , meias verdades, e muitas e muitas omissões .
    Mas ainda não vi nenhuma prisão preventiva decretada a nenhum jornalista.  Me
    parece que sem a tal fuga, sem o depósito de tal dinheiro, sem o tal avião  não
    se tem materialidade criminal. O que se tem é uma escuta cuja legalidade é no
    mínimo discutível.  E o judiciário parece estar criando toda uma jurisprudência
     nova que permitirá que qualquer suspeita que chegue a alguma autoridade
    policial pode acabar nas páginas de jornais. Lembrem que esta quebra já foi
    motivo para linchamentos  morais e até físicos. A publicidade que foi dada à
    Escola de Base , condenou a priori e destruiu a vida de um casal probo. Portanto
    aos que batem palmas para os vazamentos( seletivos), cuidado pois seus direitos
    podem ser violados. O sigilo quebrado não se justifica  pois influencia
    julgamentos.

    Não se enganem, pois eu gostaria que Delcidio e o banqueiro fossem condenados
    de fato pelos crimes que porventura tenham cometido, mas isto dentro da lei.
    Eu me pergunto porque os problemas no CARF  não são relevantes no caso Esteves, ou porque a
    Zelotes simplesmente se transformou  em outra coisa. Ou talvez a Zelotes  tenha
    se transformado na mesma coisa, isto é,  de vazamento em vazamento  vamos causar
    o linchamento moral ( ou quem sabe até fisico) do ex-presidente Lula. E agora no questionamento de Delcidio um policial ou procurador, apresenta a Delcídio o que os jornais dizem ( e foi negado ) por Lula.  O que a opinião de Lula sobre as ações de Delcidio tem de relevante neste processo.?  Talvez preparando a pressão para uma delação premiada. Aliás se é legal constranger, prender ,pressionar, comprar ( com promessas de liberdade) uma delação premiada, porque o contrário é crime?

  93. Perguntas indolores

    A gravação de Bernardo não foi editada e é filha única? Se sim, como é que no instante seguinte à prisão do Delcídio a imprensa toda alardeou um “mensalinho” de R$ 50 mil que seria pago à família de Cerveró… e o tal “mensalinho” não aparece na gravação, que foi vazada em seguida?

    Que caminhos & escaninhos percorreu a gravação nos vinte dias entre sua produção e sua revelação?

    Se Bernardo foi suficientemente sagaz para gravar uma reunião em 4 de novembro, jamais teria sido sagaz antes ou depois disso? Que outras conversas & assuntos & interlocutores poderia ele ter gravado? 

    Por que razão Bernardo produziria provas contra o próprio pai, além daquelas já de conhecimento da PF?

    E, last not least,

     

     

    Alguém já viu enterro de anão, cabeça de bacalhau, imprensa imparcial ou tucano preso?

     

  94. Àqueles que tem olhos mas não querem enxergar

    Não, não, não Nassif. A prisão preventiva tem suas razões, e uma delas é afastar o indivíduo da possibilidade de realizar conxavos e de atrapalhar as investigações. Se Eduardo Cunha tivesse sido preso, o processo para a sua condenação política já estaria possivelmente concluído. E há mais: o indivíduo, à ferro nas galés, fica muito mais propenso a delatar seus cúmplices. Não é o caso de Dirceu e talvez não seja o do ex-tesoureiro do PT, mas esta é uma questão que se resume à quantidade pressão que se aplica no tempo. E o tempo opera maravilhas na mente dos reclusos.

    Dirceu, embora seja duro na queda, fatalmente sentirá um dia a saudade incontrolável de um bom gole de whisky. Talvez agora, na noite do natal, solitário em sua cela, venha a lembrar de seus “companheiros”, e é possivel que também imagine como estarão e o que estarão fazendo naquele momento.

    Convenhamos que por mais determinado que o sujeito seja, ele não é estúpido. Saberá medir o preço de seu silêncio, assim como isto será medido pelo ex-tesoureiro do PT. E na medida em que as pedras da muralha forem caindo, a paisagem se revelará. E eu tenho certeza Nassif, que voce se arrependerá de um dia ter defendido o PT. Isto acontecerá por auto raciocínio ou por imposição daqueles que o lêem, mas haverá um sentimento implacável que irá cobrá-lo pela sua falta de visão.

     

  95. CANA…Essa Convidada Inesperada…

    Infelizmente é mais uma análise equivocada do nosso caro Nassif. Nassif, a prisão não foi banalizada; ela simplesmente chegou para pessoas que, até então, passavam incólumes por ela. SÓ.

     

    No mais, nem caras “curtos” como o Rovai acreditam mais em certas MALUQUICES petistas:

     

    “O PT vem perdendo a vergonha há algum tempo e nesse período alguns petistas perderam completamente o senso de ridículo.

    Depois da prisão de Delcídio, líder do governo no Senado, vários militantes passaram a dizer que o senador que está no partido desde 2002 na verdade era um tucano enrustido.

    Assim fica fácil.

    Depois de 13 anos filiado, de ter sido senador por dois mandatos, candidato a governador do seu estado por duas vezes, de ter se tornado líder do governo no Senado, de ter sido presidente de CPI, descobre-se que ele não é tão assim do partido.

    É compreensível que boa parte da base mais à esquerda e mais programática não goste de Delcídio. E que não o considere assim tão petista. E muito mais um oportunista. Mas entre achar isso e ter coragem de sair dizendo isso por aí para se defender das malandragens que ele fez, aí já é demais.

    Delcídio é do PT e ponto final.

    E por isso mesmo a bancada do partido no Senado, com duas exceções, tentou fazer com que a manutenção da sua prisão fosse derrubada na sessão de ontem.

    Além disso, a despeito da nota dura assinada por Rui Falcão, Delcídio ainda não foi expulso do PT.

    E nesses casos, aqueles que respeitam sua militância deveriam deixar de fazer de conta que foram enganados por um espertalhão e buscar entender porque a legenda que ajudaram a construir se tornou um porto seguro para este tipo de bandido.

    O que Delcídio tentou operar foi algo de organização criminosa. Quem monta esquema de fuga para bandido com recursos de corrupção não age sozinho. E até por isso, o banqueiro André Esteves também está preso.

    Isso não quer dizer que o PT estivesse envolvido na operação. Aliás, não é gente do PT que Delcídio cita entre os que poderiam ajudá-lo. Ele diz que iria conversar com Renan e Michel (presidente do Senado e vice-presidente da República, do PMDB) para buscar interlocução com outros ministros do STF.

    Mas mesmo assim o PT e seus militantes têm obrigação de tratar esse caso Delcídio como paradigmático. E para que isso ocorra não se deve tapar o sol com a peneira.

    Deve-se reconhecer que o líder do governo no Senado era uma liderança importante do partido e criar mecanismos claros para impedir que isso continue a ocorrer. E em momentos como esses é preciso radicalizar.

    Não basta dizer que aqueles que forem pegos fazendo o que Delcídio fez serão expulsos. Porque até na máfia isso acontece.

    É preciso construir mecanismos para que novos Delcídios não tenham interesse em se filiar ao PT. Porque o partido criou mecanismo duros para combater qualquer tipo de desvio.

    Não se pode ter medo de pecar por excesso num momento como o atual.

    É melhor o excesso do que a leniência. A leniência e o discurso fajuto de que não é bem assim levaram o PT a uma situação humilhante. E próxima do fim.

    E por isso mesmo ou o PT assume seus pecados e muda suas regras ou não será mais uma legenda importante no espectro político a partir das próximas eleições.

    O tempo para a mudança já está na prorrogação.

    E tem gente fazendo de conta que o jogo está só começando.”

    1. Sr Furtado
          O seu foco é

      Sr Furtado

          O seu foco é tão grande no PT, que parece não ver os problemas deste ato insano. O que temos é, sem duvida,  uma conversa mafiosa e o planejamento de um fuga criminosa. Há sem duvida a falta de ética e atos que devem ser investigados. Mas o que mais me dá medo  é que não foram presos  de fato por seus atos mas sim porque   juizes togados,  se sentiram ofendidos, inventaram um flagrante, prenderam um Senador ( contra o principio constitucional), e usaram do microfone publico para fazer ataques a um unico partido. Como se pode ter um flagrante de um  fato ocorrido  no dia 4 de novembro , isto é há vários dias. Por outro lado de que vale  uma gravação não periciada e sem valor legal para prender um senador da republica e um empresário. Em uma investigação bem feita, este acontecimento seria mantido em sigilo  e investigado  mais profundamente para se ter provas materiais contra  os mafiosos. Não pense que gosto de Delcidio, acho  que ele deve enfrentar uma investigação e um julgamento, porém sua prisão foi muito além disto.  Quem não lembra que Daniel Dantas  teve um video divulgado de um ato criminoso, isto é o  o suborno . Entretanto  quem foi preso foi  o investigador( Protogenes) e sua condenação mantida por  este mesmo supremo que agora considera esta gravação legal.  Sendo ou nao do PT Delcidio deveria ser preso pelos seus crimes, e tudo isto deveria seguir os tramites legais. Pois no momento eu estou com medo, pois a justiça parece não ser mais cega e como cidadão eu temo , pois já vivi o arbitrio , Já vivenciei um tempo onde se prendia simplesmente porque se podia.E esta frase foi falada por um juiza do supremo quando do mensalão. Ela apenas disse que mesmo sem materialidade das provas ela condenava e prendia simplesmente porque podia. Espero sr Furtado que não chegue o meu o seu , o nosso dia .

      Quanto ao o que senhor diz sobre o PT cabe muito bem no PSDB, no PMDB  também. Estou cansado de termos dirigidos apenas para um partido que tem sem duvida o menor numero de envolvidos no Lava a Jato. Não vejo ninguem falar do PP do PMDB e muito menos do pior deles , o intocavel PSDB.. Nem mesmo provas como a do helicoptero, ou as tantas coletadas até mesmo pela policia como Furnas  ou no livro PRivataria Tucana  levaram a expulsão de membros destes partidos ou autocritica. Na verdade   continuam de braços dados com  Agripino Maia  Paulinho da Força e porque não com Cunha.

      1. Uma coisa é certa; sou povo e continuo votando no PT.

        Afinal, estão há mais de um ano (muito mais, desde o que chamaram mensalão) tentando reunir algo concreto que justifique pelo menos uma intimação a Lula, mas não conseguem.

        Prendem baseado em ilações, como forma de  obrigar a falar verdades e mentiras buscando alimentar uma imprensa contrária ao desenvolvimento social, e que se esmera em ocultar os avanços que tivemos no governo do PT.

        Tentam paralisar nossa economia, sitiando as grandes empresas tentando criar atalhos para a entrada de grupos estrangeiros. Estes grupos de juízes, polícias, imprensa, não representam o povo brasileiro.

        Sou PT, cada vez mais. Fiquem certos que mesmo que por “lei” tentem de alguma forma impedir o PT de participar de pleitos. o PT irá ser decisivo na definição de quem irá governar o país. Aliás, quanto a isso, sou realista em afirmar que neste momento não identifico quem será, porém tenho certeza quanto a quem NÃO será e a quem nunca daremos as rédeas de nosso país.

         

         

         

         

  96. O cabelo da bailarina

    Esta é a imagem que me vem: o circo pegando fogo e alguns preocupados em pentear o cabelo da bailarina. 

    Delcidio escancara a armação, entrega o jogo da maneira mais obvia e ainda tem gente que quer discutir se foi flagrante ou não, se isto legitima ou desclassifica a prisão preventiva, se a gravação pode ou não pode.

    Resta alguma dúvida de que o senador foi desonesto? Resta alguma dúvida que ele queria esconder malfeitos? Penso que não. 

    Resta alguma duvida que houve algum excesso do STF? Penso que também não. Mas quando a desfaçatez atinge niveis senatoriais não dá pra perder tempo com migalhas. A lei sempre permite uma entorce na entrelinhas e a entorce neste caso só prejudica um ladrão confesso (alguém tem dúvida? ).

    Agora é obvio que abro espaço dizendo isto, para os que se divertem em desclassificar os superficias que não enxergam que se nao cuidamos do cabelo da bailarina hj, amanhã o cabelo a ser podado será o nosso.

    Nesse caso a desfaçatez é tanta que prefiro correr o risco. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador