Os tradutores das gravações dos ativistas no RJ, por José Ribamar Bessa Freire

Enviado por sergio r

Do Terra Magazine

Mídia usa tradutores da polícia para criminalizar movimentos sociais
 
POR JOSÉ RIBAMAR BESSA FREIRE

Terroristas liderados pela badalante Sininho planejavam tocar fogo no Rio de Janeiro e fazer do Maracanã uma gigantesca fogueira junina para impedir a realização da Copa do Mundo 2014. O plano diabólico foi descoberto a tempo pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI) que identificou os incendiários, decodificou suas mensagens em linguagem cifrada e prendeu a quadrilha, impedindo a transformação do Rio numa Faixa de Gaza. Está tudo gravado pela Polícia.

Foi com base nessas gravações registradas no inquérito policial que o ínclito juiz da 27ª Vara Criminal, Flávio Itabaiana, determinou a prisão dos vândalos. Com estardalhaço, a mídia detalhou o esquema do terror, que consistia em incendiar o prédio da Câmara Municipal, matar policiais, fabricar bombas e explosivos caseiros, quebrar bancos, atacar estádios e até desmoralizar a Seleção Brasileira, contando com a leniência do Felipão e o financiamento de algumas entidades, como os sindicatos de professores, de petroleiros e da saúde (Sepe, Sindpetro e Sindprev) do Rio.

Como é que soubemos de tudo isso? Autorizada pelo juiz, a polícia grampeou telefones e começou a monitorar emails dos terroristas há mais de um ano. As mensagens gravadas, aparentemente inocentes, mencionavam “livro”, “caneta”, “aula”, “apostila”, “caderno” e “prova”. O Serviço de Inteligência da Polícia desconfiou dos grampeados, alguns deles professores ou estudantes: “Eles sabiam que estavam sendo monitorados e, por isso, passaram a chamar coquetéis molotovs de ‘pisca-pisca’ ou ´drinques’; bombas de ‘livros’; e ouriços  de ‘canetas’. ” (O Globo 21/7).

Tá ligado?

Os nossos sherlocks queimaram a mufa, mas qual Champollion com a Pedra de Roseta decifraram a linguagem esotérica usada pelos ativistas, embora por razões de segurança nunca revelaram seu método. O resultado está no relatório de duas mil páginas, mantido prudentemente inacessível aos acusados e a seus advogados, mas escancarado aos jornais que divulgaram mensagens dos vândalos. Bendito o país cujas instituições – Policia, Judiciário e  mídia – se unem em defesa da ordem pública!  O Taquiprati acessou o relatório por telepatia e registrou o seguinte diálogo:

Camila Jourdan (ativista, professora da Uerj) – Oi, Bom Dia. Não esquece que hoje tem prova, leva pra aula livro, caderno e caneta.

Igor D Icarahy –  Tou ligado. Hoje vai fazer calor.

Camila – Depois da aula, a gente toma uns drinques no bar.

Mensagem estranha, muito estranha, não é  não? Uma leitura ingênua, ao pé da letra, não percebe que os dois estavam planejando quebrar bancos e tocar fogo em caixas eletrônicos. Mas os brilhantes tradutores da polícia sacaram que bom dia =  bomba diasfixia; prova = enfrentamento com a polícia; aula = passeata, enquanto bar = agência bancária, fazer calor, evidentemente, significa tocar fogo, tou ligado é vou à manifestação e caneta é mesmo ouriço, aquela peça feita de vergalhões e pregos usada nos protestos. Era dessa forma que os baderneiros se comunicavam.

Faltava identificar a origem da bufunfa, “o ouro de Moscou” dos velhos tempos, que hoje é negado pelo Putin, um mão-de-vaca. Com destemor, O Globodenunciou em letras garrafais “A Conexão Sindical” que financia os manifestantes com “dinheiro, transporte, carro de som e alimentação”. Registrou telefonema em que “Sininho pede a um integrante do Sepe cem quentinhas para um ato”. (22/07). Informou ainda que “Sininho liderou a organização das manifestações, não apenas no Rio, mas também em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Porto Alegre (RS). Também tinha a função de arrecadar e distribuir recursos”(21/07).

Este alerta à pátria foi sem dúvida alguma uma contribuição corajosa da inteligência policial e do Globo, que divulgou declarações do candidato a presidente da República, Aécio Neves, apoiando firmemente a prisão dos baderneiros, o que serviu para desviar o debate sobre o tema secundário do aecioporto construído na fazenda de seu tio com recursos públicos.

O outro lado

O que O Globo não revelou, mas nós soubemos através de leitura mediúnica do relatório policial, é que a ação de Elisa Quadros, a Super-Sininho, não se limitou à presença aos mesmo tempo nas três capitais mencionadas, mas foi ela que originou o misterioso “apagão” por seis minutos da seleção brasileira no jogo contra a Alemanha. Acontece que o movimento “Não vai ter copa”, quando se viu derrotado mudou o objetivo para “Não vai ter hexa”. Tem um telefonema antes do jogo contra a Colômbia de Sininho para o Capitão Gancho, codinome do zagueiro Zuñiga:

Sininho – Compañero, acuerdate de las Farc. Dale leña en la tercera vértebra, que me encargo de hablar con  el gran rey de España.

Capitão Gancho – Tranquilo, Campanita! Su merced puede confiar. No te olvides de mi “calentita”.

Zuñiga recebeu a “quentinha” das mãos da própria Sininho, a Campanita,  e em seguida fez o que todo mundo viu na televisão. Depois disso, disfarçada com óculos escuros, Sininho, a fada da baderna, entrou sorrateiramente na Granja Comary, em Teresópolis, onde desestabilizou psicologicamente todos os jogadores da seleção brasileira. Sua presença teria sido facilitada pelo “gran rey de España” que segundo as técnicas clássicas de criptografia usadas pela Polícia seria nada mais nada menos que Felipón.

Ou você acredita nesta última história, ou não leva a sério nenhuma delas. Há quem ache que se trata de invenção, esquecendo que a Polícia do Rio tem uma tradição de leitura de intenções delituosas. No Arquivo Nacional, no Fundo Polícia da Corte, encontrei um documento que registra a prisão de um índio, em 1831, por “estar numa atitude de quem estava pensando em roubar”. Embora não tenha conseguido ler as intenções,  entre outros, dos assassinos da dona do Restaurante Guimas, a polícia usou seu faro para prender, pelo menos, quem estaria pensando em fazer baderna.

O desembargador Siro Darlan foi um dos que não caiu nessa conversa e concedeu habeas-corpus liberando os presos, no que contou com o apoio de várias instituições como OAB, ABI, Anistia Internacional, Justiça Global, Grupo Tortura Nunca Mais (GTNM) e Rede Nacional de Advogados e Advogadas Populares (RENAP).

– A ordem de prisão, baseada em ilações e conjecturas, carece de fundamentação legal – sentenciou o desembargador. Para ele, “a prisão cautelar é medida excepcional que deve ser decretada apenas quando aparada pelos requisitos legais, em observância ao princípio constitucional da presunção de inocência”. Desmoralizou assim as interpretações fantasiosas de grampos telefônicos consideradas pura xaropada e o depoimento à polícia da única testemunha, uma fofoqueira preterida pelo namorado, que teve enorme espaço nos jornais.

Os ativistas, já em liberdade, acham com razão que a mídia reproduz relatórios policiais sem qualquer senso crítico. Em troca do acesso, às vezes com exclusividade, de dados protegidos por “segredo de justiça”, os jornais publicam como verdades acabadas as versões policiais, sem checar com outras versões e sem ouvir o outro lado. Em consequência, acabam criminalizando os movimentos sociais e negando o direito à livre manifestação.

Não se coloca ninguém no paredão sem chance de defesa. A mídia não publicou uma única linha, sequer uma só palavra, com explicações dos acusados, tratados como criminosos, mas que podem ser vistos também como “jovens que, embora se possa discordar dos seus métodos de atuação política, acreditam em um país melhor”, como quer o advogado Patrick Mariano.

Preciso saber o que a mídia me negou, ou seja, o que minha colega da UERJ tem a dizer sobre as acusações da polícia, porque se “livro” for mesmo “bomba” para incendiar bancos, quero manifestar meu desacordo, ainda que reconheça que há livros que são verdadeiras bombas. Mas se “livro” for apenas “livro”, quero somar meu grito ao dela. Afinal, até onde sei, quem quebrou bancos não foi a Sininho e a Camila. Foram  banqueiros como Daniel Dantas, Ângelo Calmon de Sá, Edemar Cid Ferreira, Carlos Eduardo Schahin, acusados de fraudes e evasão fiscal, todos eles em liberdade e que tiveram amplo direito de defesa com espaço na mídia.

 

Redação

63 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o inquérito do incêndio do Reichstag?

    Cade o Martinus Van der Lubbe? Só falte ele!

    “A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa”…  Karl Marx

      1. Ui!

        Pois é, o barbudo incomoda?

        Não gostou do Reichstag? Tenta o caso Lindenberg ou Sacco & Vanzetti (guardada as devidas proporções) É preciso um bode expiatório!

  2. As agencias bancarias

    As agencias bancarias detonadas, as lojas de viculos arrebentadas, os onibus incendiados não são “”ILAÇÕES”” e nem suposições, são realidades, tampouco o rojão que matou o fotografo foi uma imaginação da Policia,  os fechamentos de ruas e avenidas, as vidraças do Itamaraty apedrejadas não foram delirios policiais, foram realidades

    Os Black Blocks

    existem ou são uma miragem? Deve ser uma invenção da Policia do Rio, nós e que somos trouxas em acreditar.

    E vem com essa bobagem do 7 x 1 para desviar o assunto, como se todos fossemos debeis mentais.

      1. Quem usou a palavra

        Quem usou a palavra “manifestante” foi voce, nao ele.  E nao foi por acidente, eh porque voce eh Black Bloc e nao mero “manifestante”.

    1. “.. débeis mentais…’

      … bueno, lendo certos comentários… deixa prá lá… todo Motta tem seu comentário, digo, dia, de leonidas…

    2. Caro Motta Araújo

      Parabéns!

      Eu venho repetindo isso por mais de cem comentários…

      E te digo mais, eu presenciei e tenho até filmada uma ação dos mascarados atirando rojões contra a polícia (que muito mais tarde reagiu desproporcionalmente). A ação dos “manifestantes pacifistas” foi orquestrada! Disso não tenho dúvidas, pelo sincronismo e pelo posicionamento escolhido pelos “pacifistas” torna-se nítida a intenção e o planejamento.

      Não tenho como saber quem eram os “pacifistas” que atacaram a malvada PM RJ e muito menos estabelecer uma conexão com esses acusados.

      Mas os tumultos existiram sim, foram tramados, premeditados, organizados e executados com toda uma coordenação central. Repetindo, eu não tenho a menor dúvida. Então, como sabemos (e tem muito pseudo-esquerdista aqui que confunde militância política com terrorismo), alguém é responsável por esses tumultos organizados.

      E está fora de cogitações qualquer forma de arbítrio na prisão de quem planeja atos contra a integridade e segurança.

      Se, como uma legião de néscios vêm dizendo aqui nos blogs, não se pode prender alguém antes do fato consumado, então todos os departamentos de inteligência e prevenção de crimes (juntamente com os dispositivos legais de escutas telefônicas) deveriam ser abolidos. O que é, naturalmente, um absurdo!

  3. Já deu

    “Nesse mato tem coelho…”

    Reivindicavam, todos, uma ação bem conduzida por forças da Inteligência para identificar os responsáveis pelos recorrentes atos insanos dos baderneiros metropolitanos de plantão.

    Por que, agora, estão sendo transformados em mártires da truculência e do despreparo das equipes de investigação pelos virulentos blogs de direita e de esquerda que estão defendendo, fervorosamente, os insignes representantes dos coloridos “Movimentos Sociais?”.

    É uma tinhosa escalada para, mais tarde, “bater” no Governo Federal e apontá-lo como o Comandante-em-chefe dos atos contra a combalida “Democracia”, representada pela galera do dramalhão mexicano e das passionais e desemboladas chifradas amorosas  –  Black Blocks – que, aqui, na minha região, são representados por bonecos com balaclavas e são usados para espantar pardais e outros passaralhos das hortas e do pomares mais “humirdes”?

     

  4. e vai seguindo a procissão…

    Senhor! Oh Senhor da minha razão, ideologia e dos meus motivos, não permita que outros veículos pesados trafeguem por estes caminhos frágeis repletos de prejuízos e destruição

  5. clap clap

    Excelente texto. Parabéns ao autor. Esses xerloques de araque merecem. Problema é que, a essa altura estão tentando decodificá-lo pra saber que ato terrorista o autor está preparando…

    Com uma polícia dessas, do que mais precisamos?

  6. É, são todos anjinhos. Parece

    É, são todos anjinhos. Parece que as manifestações foram sempre bem pacíficas. Quem defende esses idiotas ou é ingênuo ou concorda com a tática burra anarquista deles. E o “movimento social” (qual? quem representam? o que querem?) está sendo criminalizado…por favor…São pessoas que cometeram crimes (segundo o MP e Polícia) e estão sendo processadas. E quanto aos sindicatos, acho perfeitamente possível que tenham dado dinheiro sim. Sou filiado a um cuja direção (ligada ao PSOL, Conlutas) certamente seria capaz de dar dinheiro pra esses imbecis. Aliás, torraram nosso dinheiro com out-doors contra a copa.

  7. Exceto a parte sobre a seleção…

    Os relatos do Jose Ribamar, excetuando as ilações sobre o episódio Zúniga, Felipão, etc, têm 99,9% de veracidade, e “todas” as provas altamente confiáveis, pois comprovadas por peritos independentes, e policiais da área de inteligencia da P.M carioca, estão á disposição, de quem quiser verificar.

    Partindo desta premissa, nenhuma pessoa minimamente conciente, terá dúvidas, do que estes jovens “sabem de nada, inocentes” comandados por sindicatos incendiários e partidos políticos extremistas, quase conseguiram fazer.

    E aí surge um desembargador “abestado” e concede liberdade a estes inimigos da sociedade civil e ordeira.

    1. Desse jeito, vamos ter um

      Desse jeito, vamos ter um Estado à imagem e semelhança daquele retratado no filme Minority Report. Pensando bem, acho melhor a polícia prender você e eu antes que cometamos algum crime. Vai que…

  8. Movimentos Sociais?

    Um cadá ver não bastou? Quantos seriam necessários? 150? Não leio nada que já começa chamando criminosos de “movimentos sociais”. NADA!

    1. Pensei que em um Estado de

      Pensei que em um Estado de direito ninguém seria criminoso enquanto não fosse julgado e declarado culpado de algum crime.

  9. Democracia é assim

    Justiça prende, justiça solta, uns defendem outros criminalizão. Graças ao PT o Brasile é o país mais democarata do mundo. Se em apenas 12 anos o Partido dos trabalhadores fez tanto, imaginem nos próximos 12 anos, 4 com Dilma e 8 com o Lula.

  10. Só uma pergunta aos

    Só uma pergunta aos defensores das atividades da Sininho e companhia: se no episódio Riocentro os militares com suas bombas tivessem sido detectados a prisão tinha que ser preventiva ou não?

      1. Rojão assassino!

        Os dois rapazes que manusearam o rojão que matou o cinegrafista, teve quando presos, a presença da moça em defesa enfática dos mesmos. Eles usaram o artefato assassino. A que grupo  de ativistas eles pertencem?  Há os que comandam e os que executam. 

        1. Ah, entendi. Essa é a prova.

          Ah, entendi. Essa é a prova. Irrefutável! Ou deveria dizer, “elementar, minha cara Marly.”

          1. Os rojões…

            Elementar ou não, meu caro Helton, recentemente soubemos de duas mortes por conta desses rojões.O menino sul americano ( não recordo o país) que foi morto por um rojão atirado por um torcedor do Coríntians. E aqui no Rio, o do cinegrafista que foi explodido por um rojão. Daí, a meu ver, quem porta esses tipos de explosivos, está assumindo o risco de ferir ou matar seu semelhante.   

        2. Fogos d artifício, vendidos legalmente, sao perigosos explosivos

          Haja! Vocês jogaram o senso de justiça para o escambau. Estao defendendo o indefensável. Amanhã, se o arbítrio atingir vocês também, nao chorem, tá? 

  11. Diferentemente do que saiu no

    Diferentemente do que saiu no blog não foi apenas uma testemunha que serviu de prova para as prisões. Existem várias gravações dentro do conjunto probatório contra esse grupo que pelo visto se achava acima da lei. As gravações claramente demonstram articulação para, no mínimo, manifestações violentas. As gravações aliadas a testemunhos de desertores do grupo evidentemente que servem como provas para que haja um processo muito bem feito. E as prisões foram totalmente providenciais ou seria melhor que houvesse quebra-quebra no dia da final da copa ?

    1. “…para, no mínimo, manifestações violentas”…

      … e para, no máximo, o que seria?… melhor nem responder, quem sabe até um outro avião da Malásia que por aqui andasse perdido… bueno, deixa prá lá: todo Daniel tem seu comentário, digo, dia de Motta.

      1. É que manifestação violenta

        É que manifestação violenta seria um quebra-quebra de leve com a policia. Coisa muito pior foi a depredação de patrimonio, de bancos, de concessionárias, a queima de onibus e culminando com a morte de uma pessoa.

        Não que não possa haver erros da polícia ou do judiciário, mas fazer defesa cega dessa turma é que não dá. Claramente haviam ações organizadas com o objetivo de cometer crimes.

  12. Para ter uma idéia do

    Para ter uma idéia do ridículo do inquérito: Mikhail Bakunin, revolucionário morto em 1876 é suspeito.

    “”Do pouco que li, posso dizer que esse processo é uma obra de literatura fantástica de má qualidade”, definiu Camila, em entrevista à Folha, no sábado (26), dois dias após conquistar sua liberdade provisória.

    Ela cita o teórico do anarquismo Mikhail Bakunin, ao falar sobre a fragilidade do inquérito. Em mensagens interceptadas pela polícia, Bakunin era citado por um manifestante e, a partir daí, o filósofo russo, morto em 1876, passou a figurar nos autos como potencial suspeito.”

    http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/07/1492074-acusada-de-articular-atos-violentos-professora-diz-que-inquerito-e-ficcao.shtml

     

    1. Bom, após 68 foi Sófocles…

      Aconselho a leitura do Festival da Besteira que Assola o País. Com a diferença que, naquela época, ninguém de esquerda aplaudia aquilo e agora… 

  13. Cabos eleitorais involuntários do Aécio?

    O Lindbergh Farias e a direção nacional do PT, cientes que a defesa das prisões representa perda de votos na esquerda, manifestaram repúdio.

    Já na blogosfera, é um tal de culto ao “Santo Santana”, do tipo “só o horário eleitoral salva”, que só mostra o quanto o partido se distanciou das ruas, do diálogo com os movimentos sociais, e se apóia unicamento nos métodos dos partidos “tradicionais”, marquetagem e muito $$$ vindo dos financiadores.

    As pesquisas já mostraram o quanto será duro o 2° turno. Ao invés de cautela, o que se vê é um esforço para perder o 1.5, 2% de votos do PSOL, PSTU, etc. que Dilma pode precisar pra vencer Aécio. Se for Campos/Marina os contendores, pode esquecer.

    1. Inocente,

      ainda acredita em segundo turno. Depois dos aeroportos, transferência de dinheiro do Estado de Minas Gerais, para a Rádio Arco Iris (Aécio); Tentativa de suborno em Pernambuco (Dudu “Sonhático” Traíra), a Dilma liquida a fatura em 05 de outubro,

       

      PS.: O pior dos cenarios pode acontecer ainda: O Aécio jogar a toalha, e Serra assumir a candidatura tucana, e o Dudu acabar com menos voto que o pastor.

    2. Voltou o troll disfarçado

      Entrou no Blog na época das manifestaçoes para bater no PT e responsabilizar o Partido por tudo. No início do Programa Mais Médicos, tentou ser contra, e depois virou de lado, quando viu que nao estava agradando. Passou um bom tempo distante e volta agora com esse papo. O PT REPUDIOU O ARBÍTRIO! E se há petistas na Blogosfera que estao confundindo censura a esses movimentos com defesa do arbítrio, nao sao todos, nem creio que seja a maioria. PASSA FORA, TAGUTI! 

    1. Você com a mesma opinião dos papagaios da Globo

      E não fica nem um pouco com vergonha, faz questão de mostrar quem formou sua opinião sobre o episódio.

        1. E quem disse que esses presos sao BlackBostas?

          Você tem provas disso? Arre! E ainda que fossem, teriam que ser presos em flagrante ou com provas reais, nao com gravaçoes em que livro = bomba… 

          1. Nao nego q possam ser culpados. O q digo é q tá havendo arbítrio

            Os métodos q estao sendo usados (prender com um pretexto e depois enquadrar noutra coisa, usar as prisoes para obter provas, coletar coisas sem mandado, autos secretos, nao disponibilizados aos advogados, etc) nao sao válidos. E essas conversas gravadas no máximo podem ser indícios de culpabilidade, nao provam nada. Uma coisa é a probabilidade de serem culpados. Outra muito diferente é culpa estabelecida por meios válidos. Ou vamos inaugurar o reinado da presunçao de culpa no lugar da presunçao de inocência? É de novo a teoria do “domínio do fato”? Nao quero um “patriot act” aqui. 

  14. Eu não acredito

    Eu não acredito que o setor de inteligencia da policia seja capaz de fazer esse tipo de interpretação. Não acrediro que sejam essas as provas para as prisões. Deve haver outros indicios. O MP não pode ser tão estupido assim. E vamos deixar de hipocresia, pois não se trata de criminalizar movimentos sociais. Perguntem aos Sem Terra como se faz caminhadas com milhares de pessoas sem que ninguem seja preventivamente preso. O fato é que essa moçada de classe media  não tem respeito por nada nem por ninguem. Incendiar onibus, depredar predios publicos, lojas, não é direito a manifestação, é vandalismo. E vandalismo é crime.

  15. Me desculpem os defensores

    Me desculpem os defensores dos acusados, mas o diálogo abaixo, se verdadeiro, confirma a versão da polícia ou são dois loucos conversando:

    ” … Camila Jourdan (ativista, professora da Uerj) – Oi, Bom Dia. Não esquece que hoje tem prova, leva pra aula livro, caderno e caneta.

    Igor D Icarahy –  Tou ligado. Hoje vai fazer calor.

    Camila – Depois da aula, a gente toma uns drinques no bar. …”

    A conclusão que eu chegaria, saindo do papo dos loucos, é que se fizesse frio não era para levar livro, caderno e caneta.

    1. Vamos aos fatos: depois que a

      Vamos aos fatos: depois que a Polícia tomou tais medidas, o movimento, dito “social”, não conseguiu quebrar mais nada… das duas uma: ou não era esse pessoal que quebrava, e quem quebrava tá quietinho no canto esperando a chuva passar, ou… Bem, se depender de alguns aqui, pode voltar a quebrar tudo, pois é movimento, dito “social”.

       

  16. Movimentos dessa natureza

    Movimentos dessa natureza buscam ferir o establishment , desestabilizá-lo e promover mudanças. O que pretendem mudar , o que desejam substituir , o que pretendem colocar no lugar… a soldo de quem ?

  17. “jovens que, embora se possa

    “jovens que, embora se possa discordar dos seus métodos de atuação política, acreditam em um país melhor”

    O problema é que os “métodos” são depredar patrimônio público e privado, incendiar onibus e lixeiras, e atacar policiais. Então enquanto eu discordo, a policia aplica o código penal, que a maneira da polícia “discordar”.

    O método violento de ação política está lá descrito nas páginas dos Black blocs, e em bom português, não em mensagens cifradas.

    E a articulação entre os BBs e esse tal FIP me parece evidente. Não sei se a ponto de constituitir “formação de quadrilha” tendo como lideres a Sininha e CIA. A polícia diz que sim, a o MP diz que prova. Estão aí os advogados, um monte deles para refutar.

    Olha eu ouvi ontem alguns aúdios que vazaram para o Fantástico. Concordo que não são sufcientes para estabelecer a culpa de forma definitiva. De fato, a polícia deve estar cometendo alguns erros de interpretação. Não é como nas conversas entre traficantes, em que os policiais já conhecem todos os códigos.

    Mas uma coisa eu entendi bem, sem código algum. Um ativista diz a outra para “abortar a missão, pois a polícia pegou todo mundo”. Isso para mim é português bem claro

    1. praticamente toda escuta

      praticamente toda escuta telefônica é objeto de ‘interpretação’ por parte da polícia, são poucas as que já demonstram de plano uma atividade delituosa, já que quem está envolvido quase sempre usa artifícios para se comunicar, lembrando que a lei de escutas é de 1996, já tendo havido tempo suficiente para os ‘suspeitos’ não se incriminarem expressivamente.

      Assim, como vc coloca, será no processo penal, com a obrigação do MP provar, que se terá ou não uma condenação. Se houve excesso de interpretação, não tendo as ‘conclusões’ da polícia e MP amparo no restante dos indícios/provas, a defesa terá que ter a chance de apontar o erro, e o juiz, com base na presunção de inocência, deverá, se isso for demonstrado, absolver.

      Quanto ao uso, em prisão cautelar, dessas ‘interpretações’, isso tb é rotineiramente feito, devendo se questionar eventual abuso de poder ou ilegalidade por habeas corpus, como o que gerou agora a liberdade dos ‘ativistas’. O hc será concedido se a interpretação for grosseira, se for apenas dúbia, apenas o processo poderá definir.

      em relação à matéria do fantástico de ontem tb vi, e afora o pouco de credibilidade da rede globo, partindo da premissa que ela divulgou o que consta no IPL, os diálogos ali mostram, ao menos por indícios de prova, um liame orquestrado para cometer crimes, como lesão corporal e danos. Se não foi isso, ou se foi um ato isolado na praça saens pena, sem vínculo com uma estabilidade delitiva, caberá à fase de instrução, com ampla defesa, se aprofundar.

      quanto ao acesso do IPL pelas defesas acho difício acreditar que, com denúncia recebida e o levantamento do sigilo, ainda existe resistência para acesso. Se ocorre, um HC ou uma reclamação ao STF, nesses casos de mero acesso, resolveria rapidamente. Sendo que apenas procedimentos findos, de acordo com a súmula vinculante, devem ser disponibilizados. Se existem outras medidas cautelares em andamento, como escutas, essas não são, por óbvio, disponibilizadas.

       

      1. Vou ter que concordar.  Os

        Vou ter que concordar.  Os indicios estavam la.  E nao eh porque eu vi o Fantastico.

        Eh porque nem a policia brasileira conseguiria a facanha de apontar quase 30 BB’s e estar errada em todos.

        Repetindo mais uma vez:  esse processo NAO EH A RESPEITO DE MANIFESTANTES E MILITANTES.  EH A RESPEITO DE BLACK BLOCS.

        BB’s NAO sao manifestantes.  Sao parasitas.

  18. Isto é a tática dos cagões

    Isto é a tática dos cagões BBs. Procurar ridicularizar a polícia. Esquecem eles que os delegados de policia de hoje tem mais preparo intelectual do que qualquer manifestante boboca. E que ninguem é trouxa.

    Transparece deste episódio, a surpresa que os BBs tiveram  com as investigações bem conduzidas pela policia. Transparece mais ainda o terror juvenil destes jovens, que descobriram do pior modo, que o estado não age como seus pais e os perdoa.

    1. Ops.. antes que a professora

      Ops.. antes que a professora me coloque de castigo, corrijo: As crianças estavaM só brincando…

      Ah.. aproveitando… dada a indignação de alguns e do autor da postagem, pergunto: estes áudios são das brincadeiras da garotada ou foram fabricados?

  19. Não sei porque ainda venho

    Não sei porque ainda venho ler essas explicações esfarrapadas para justificar chamar esse povo de ativistas de  movimentos sociais. Prefro a história de Llli Carabina à história em capítulos de Sininho. Para mim, chega, já deu. Fui!

  20. Usar a Inteligência ou a truculência física. O que queremos?

    Usar a Inteligência ou a truculência física. O que queremos?

    Me desculpe o autor do texto, mas acho muito pouco provável que não se tenha provas suficientes contra estes manifestantes. O plano de segurança para a copa, já estava em ação à muito tempo. Com as manifestações do ano passado a secretaria de segurança colocou a inteligência à postos. E neste caso, a Sininho e sua trupe deram mole e foram pegos.

    A falta de apoio para estes manifestantes por parte da população, se dá pelo fato do quebra-quebra fazer parte das ações. Podemos sim, reinvindicar nossas carências de forma pacífica e no voto certo.

    Quebrar patrimônio público já é um erro.

    E quebrar patrimônio Privado é um erro maior ainda. 

    Vamos lutar por:

    Uma melhor distribuição de renda;

    Por uma melhor educação. Mas com educação!!

    Por uma melhor saúde. Mas sem insanidades!!

    ANTES O PROBLEMA ERA A VIOLÊNCIA DESPROPORCINAL DA PM. AGORA A INTELIGÊNCIA NÃO É TÃO INTELIGENTE ASSIM.

    GOSTARIA DE SABER O QUE QUEREMOS?

     

     

     

  21. Essa, quase, unidade (ia

    Essa, quase, unidade (ia dizer unanimidade, mas…) petista embobrece, cada vez mais esse espaço, que já foi usado para debates mais pluralistas.

     

    Quando perco tempo (e é perda, mesmo) lendo os comentários (até qundo aguento) vai consolidando a sensação de que mudou, muito. Para pior.

     

    Está indo no caminha da veja: pessoas escrevendo para pessoas que pensam iguais. Não mudam muita coisa, mas ficam satisfeitas e com sensação de que etão contribuindo para “um pais, mundo, universo, infinito melhor”.

    1. Na falta de argumento, vai este mesmo, né?

      “Essa, quase, unidade (ia dizer unanimidade, mas…) petista embobrece, cada vez mais esse espaço, que já foi usado para debates mais pluralistas.”

      Na falta de argumento, vai este mesmo, né?

  22. Único condenado pelos protestos de 2013 é morador de rua

    Lincoln Secco: Único condenado pelos protestos de 2013 é morador de rua

    publicado em 28 de julho de 2014 às 20:44

    Rafael Braga Vieira - anistia internacional

    Preso há 1,1 ano em Bangu 5, Rafael Braga Vieira não possui amigos influentes que o defendam

     Acusação contra ativistas é novela de baixa qualidade

    Lincoln Secco, especial para o Viomundo

    Rafael Braga Vieira, de 25 anos, foi preso no dia 20 de junho de 2013, no Rio de Janeiro, durante os protestos que sacudiram o Brasil naquele ano. Ele não adotava tática black bloc. Ele não pertence a uma organização anarquista. Não possui amigos influentes que o defendam, pois é morador de rua.

    Não se ouviu o Ministro da Injustiça dizer que o inquérito foi forjado. É que até para se lembrar de um acusado é preciso que ele seja bem nascido, com nível superior, preferencialmente branco  e com uma rede de amigos solidários. A grande imprensa e seus áulicos preferiram fazer uma novela de baixa qualidade para acusar “pessoas mais interessantes” como Sininho, Camila e seus “seguidores”. Sem esquecer que  aquelas ativistas são igualmente vítimas da desinformação midiática e da mentalidade fascista de muitos policiais.

    Aliás, pessoas como o Ministro e outros políticos graúdos não se solidarizaram nem mesmo com os condenados do seu partido. Se não ajudam aos amigos, o que  dizer dos outros? Mas veremos muita gente (de Direita ou não) escrever que Rafael é terrorista ou que não devia estar ali, já que nada tinha a ver com protestos. Como se protestar também  fosse crime. Bem, Rafael morava ali… Na rua.

    A língua da direita

    Uma série de articulistas, tradutores, professores de Filosofia, jornalistas, celebridades (ou candidatos a), disputa um mercado de Direita. Os anos do PT no poder unificaram a linguagem (na verdade, vitupérios) de corruptos reais contra a “corrupção”.

    Foi assim que  surgiram pérolas como o livro (sic) “Lula minha Anta”. Achincalhar Lula se tornou um esporte nacional. Mas isso não é uma novidade. O baixo calão imperava na imprensa do I Reinado. E durante o Governo Eleito de Getúlio Vargas bastava ler o jornalista Carlos Lacerda para encontrar as figuras de linguagem do humor negro… Mas só uns poucos eleitos escreviam.

    O que a internet trouxe, ao lado de muitos bons poetas e escritores iniciantes, é a exposição semmoderação de indivíduos que antes ficavam esquecidos nos quartos de seus preconceitos. Sua expressão dura alguns segundos, felizmente, mas exala o odor fétido da língua simplificada do fascismo. Tais atitudes fizeram com que os Sites políticos ficassem em guetos sem que o debate democrático florescesse. As pessoas só elogiam seus iguais e falam mal dos diferentes.

    A violação da língua pelas massas virtuais

    Todavia, órgãos de esquerda também não estão livres disso. Em todos os lugares virtuais em que é possível expressar ódio com a confortável mediação de um computador ou sob o anonimato os argumentos fenecem e sobram os adjetivos. Pessoas ditas de esquerda apoiam com palavras covardes as ações policiais de perseguição política simplesmente porque atingem seus “adversários”. Assim, nomes como Sininho, Fabio Hideki, Celso Lusvarghi, Camila Jourdan e tantas outras são comparadas a terroristas por neopetistas e tucanos recém-casados.

    Em desrespeito, diga-se de passagem, à própria posição oficial do PT, que se solidarizou com os presos e as presas.

    Algumas pessoas simplesmente desqualificam até quem os defende. Utilizam termos como “idiotice”. Perguntam-se “Quem esse sujeito pensa que é?”. Repetem: “Deixe de dizer bobagem”; “Masturbação sociológica”. E usam o sinal interrogativo e as aspas diante da profissão de um comentarista.

    Humor

    Recorrem ao humor negro com a desfaçatez dos racistas. O humor negro é o que o nome diz: humor contra os negros. Felizmente, Rafael não acessa a internet e não lerá tais insultos que sempre ouviu cara a cara. Afinal, ele é negro. E alguns de nós sabemos o que isso significa.

    Recentemente, um dos jornalistas convertidos ao neolulismo, tentou ridicularizar a militante Sininho. Mas do alto de seu poder midiático ele não percebeu o quanto era baixo para seus leitores mais sérios…

    Certa vez, no Instituto Goethe, em São Paulo, Sergio Paulo Rouanet fazia uma conferência. De repente foi interrompido asperamente por um ouvinte que reclamava para o humor um caráter libertário universal. Rouanet ouviu, pensou e replicou: não era libertário o riso das massas nazistas diante das piadas de Hitler.

    Decerto, há humor libertário. É aquele que ridiculariza a opressão e não os oprimidos. Mas em geral este humor é produzido gratuitamente pela própria Direita. A professora Camila Jourdan disse a um aluno: “Não esqueça os livros”. Na conversa grampeada (!) pela PM a conclusão só pode ser que ela se referia de modo cifrado a bombas. A literatura fantástica de baixa qualidade, como ela mesma disse, impera entre os néscios da repressão.

    Receita

    Junte uns livros de Bakunin como provas, o nome do delegado que conduz o inquérito contra os ativistas sociais e um ou dois namorados traídos que “denunciaram” seus desafetos. Acrescente canetas, livros e avaliações semestrais da conversa da professora Camila Jourdan e teremos uma bela piada. Tudo bem que não tão engraçada. Em tempo: o delegado tem o nome de Thiers, o carrasco da Comuna de Paris.

    Fascismo

    A maior prova de que caminhamos para o fascismo é a linguagem dos fascistas, conscientes ou não. Eles exultam com a prisão de pessoas inocentes e se refestelam com o falso discurso contra ricos, classe média e tudo o mais… O fascismo em suas muitas formas históricas tem uma característica imprescindível: ele não se impõe sem o acordo prévio das massas em defesa da Ordem. Mesmo que tal Ordem se volte contra elas próprias.

    Alguns (vide reportagem insultuosa da Globo News) já acusam militantes de ter torcido contra a seleção brasileira. Acredito que nem precisarão das velhas tradições da esquerda para chegar ao “nacional-socialismo”. Irão adiante sem o socialismo mesmo.

    Diante desses heróis de teclado e alcaguetes virtuais é melhor escolher bem as palavras.

    Lincoln Secco é professor de História Contemporânea da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras da USP.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador