Papuda: um jogo que compromete o Ministério Público do DF

Veja tem uma velha tradição de reportagens em parceria com Carlinhos Cachoeira. Todas as denúncias levantadas pela CPMI de Cachoeira caíram no vazio.

É muito provável que a seqüência de fotos proibidas sobre Papuda, divulgadas na última edição da revista, tenham a mesma origem de tantas jogadas articuladas por Cachoeira.

Os promotores do Distrito Federal deviam levar em conta que sua atuação em dobradinha com a revista afeta a imagem não apenas deles, mas de toda a corporação. O enorme esforço para divulgar um MP cidadão vai por água abaixo com essas jogadas que envolvem a revista parceira de Cachoeira, os procuradores, o juiz da Vara de Execuções e o colega procurador e presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Uma reportagem que provocou desconfiança até entre jornais parceiros da revista passa a ser endossada automaticamente pelos bravos procuradores.

O agravante é que esse jogo de cena arbitrário e inconsequente se dá em cima de adversários caídos. A única coisa que conseguem com essas jogadas é criar uma aura de heroísmo e tornar críveis as versões conspiratórias sobre a AP 470.

 

Do G1

MP volta a pedir transferência de presos do mensalão por ‘regalias’
 
Reportagens apontaram privilégios a Delúbio e Dirceu em presídios do DF.
Não há previsão para Justiça decidir sobre transferência a prisão federal.
Mariana Oliveira
 
Do G1, em Brasília
 
O Ministério Público do Distrito Federal voltou a pedir à Vara de Execuções Penais de Brasília a transferência para presídios federais dos condenados no processo do mensalão que estão em presídios do Distrito Federal, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares.
 
No mês passado, o MP já havia feito o mesmo pedido no fim do mês passado em razão de denúncias de supostas “regalias”. Os promotores se basearam em reportagens que apontaram visitas em horários não permitidos e alimentação diferenciada.
 
Após o pedido do MP, o juiz da VEP Bruno Ribeiro pediu informações ao Governo do Distrito Federal antes de tomar uma decisão. As informações já foram enviadas pelo governador Agnelo Queiroz, que negou regalias. Ribeiro mandou a resposta para análise do MP e, ao se manifestar na última sexta-feira (14), a Promotoria voltou a pedir a prisão federal. O processo foi enviado para manifestação da Defensoria Pública e, quando retornar, o magistrado deve decidir sobre o caso.
 
No parecer enviado na semana passada, o MP sustenta que o tratamento privilegiado dos condenados do mensalão causa revolta nos demais presos e gera instabilidade no sistema prisional, podendo acarretar em problema de segurança nas penitenciárias.
saiba mais
 
‘Tratamento diferenciado’
 
No documento anterior, o MP já havia apontado que o “bom funcionamento do sistema prisional fica comprometido em razão da instabilidade gerada pelo tratamento diferenciado” aos presos do mensalão.
 
Na visão dos promotores, há “ingerência indevida” da Subsecretaria do Sistema Penitenciário do DF (Sesipe) “sobretudo” após o ingresso dos condenados do processo do mensalão no sistema prisional local.
 
Em resposta, o governador Agnelo Queiroz disse que o Distrito Federal “têm plenas condições de custodiar quaisquer presos provisórios […] assegurando a todos plena integridade física e moral, como total isonomia”.
 
Em outro trecho, o governador diz que, em seu questionamento, o juiz Bruno Ribeiro não anexou qualquer informação em relação às supostas irregularidades. Depois, levantou suspeitas sobre a conduta dele no caso.
 
“Impõe-se consignar a completa ausência de qualquer ingerência de natureza política na administração do sistema penitenciário do Distrito Federal, afigurando-se grave aleivosia afirmação despida de qualquer indício de prática de atos ilegais e ilegítimos, a merecer a devida apuração pelos órgãos correicionais competentes”, afirmou o ofício assinado pelo governador.
 
Uso de celular
 
A Vara de Execuções Penais do DF investiga se Dirceu teria falado ao celular no dia 6 de janeiro, de dentro do Complexo Penitenciário da Papuda, com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração do estado da Bahia, James Correia. Os dois negam as denúncias.
 
Depois da suspeita, a Vara suspendeu a análise de benefícios a Dirceu. Em meio ao recesso judiciário, o ministro Ricardo Lewandowski determinou que a Justiça do DF voltasse a analisar o pedido de trabalho porque não havia indícios de uso do celular. Depois, Joaquim Barbosa revogou a decisão.
Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há quanto tempo eu venho

    Há quanto tempo eu venho avisando aqui sobre os podres do MP?

    Todo dia há novas notícias desse tipo de abuso, de atuação partidária e seletiva, de investigações engavetadas para os amigos ou abertas e vazadas contra adversários políticos.

    Esse tipo de conduta é regra dentro do MP, não é exceção. Essa história de “linha de frente no combate ao crime” é uma imagem criada pela mídia e vendida aos incautos.

    1. Não só Charlie. Aqui em São

      Não só Charlie. Aqui em São Paulo, foi o promotor Igor que assassinou a mulher grávida, depois inventou uma história fantasiosa de sequestro que não pegou, mas ele está solto, dizem que pelas bandas do RS. Depois teve aquele Tales, que nem sequer tinha estabilidade, mas não se sabe se foi punido, nem que tenha perdido o cargo, após assassinar, à queima roupa, por motivo fútil, um jovem num condomínio de Bertioga. Também aqui foi que aquele De Grandis engavetou os pedidos de investigação dos propinoduteiros tucanos, vindos da Suiça, mais de 2 anos. Não se vê nada que recebam mínima punição, muito menos que são presos, ao contrário, são protegidos pelos pares. 

  2. A materia livre do Correio Brasiliense diz:
     A Asspen aponta, no documento encaminhado ao CNMP, uma “conduta atípica” das promotoras “desde a entrada no sistema penitenciário do DF dos presos da Ação Penal 470”. Relata que a visitação especial a presos com pecualiaridades acontecia há décadas no sistema, o que reforçava a segurança necessária. Depois que, a pedido do MP, o expediente foi suspenso sem exceção, muitos familiares não têm se arriscado a visitar os parentes, alega a entidade. A restrição, segundo o documento, tem repercussão negativa na rotina prisional, afetando a tranquilidade do sistema do DF, entre os melhores do país.

    Outro ponto criticado pela associação é a divulgação, por parte das promotoras, do pedido que o MP mandou à Vara de Execuções Penais, no último dia 25, com perguntas sobre suposto tratamento diferenciado conferido a mensaleiros no sistema prisional. “Tais questionamentos se mostram absolutamente transcendentais, até porque se baseiam em notícias da ‘mídia’”, diz o documento de 10 páginas encaminhado ao CNMP. 

    A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aquihttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2014/03/15/interna_politica,417603/conselho-nacional-do-mp-avalia-pedido-para-afastar-promotoras-do-df.shtml

  3. A maior caixa preta do Brasil

    Antecipadamente me desculpo pela insistência, mas não dá pra ficar calado diante de mais um descalabro do nobre Ministério Público. Perguntas sem resposta: onde estava o Ministério Público quando ocorreu a parceria Demóstenes / Cachoeira em 2009? onde estava o ministério público diante do cartel que rolou livre, leve e solto na locomotiva da nação, o estado dos bandeirantes? Ah, sim, para esta pergunta tem resposta, o Sr Procurador de Grandis estava ocupado arquivando em pasta errada uma denúncia vinda da Suíça. Onde está o Ministério Público que permite que uma desmiolada faça apologia dos justiceiros em uma rede de televisão? Quem controla o Ministério Público? Ministério Público e Judiciário decidem polticamente, sempre favoravelmente aos conservadores,  questões que dizem respeito aos interesses da cidadania e da democracia. Até quando?

    1. Até quando? Até alguém ter

      Até quando? Até alguém ter coragem e extinguir esse MP, que não serve à sociedade e peitar uma reforma do judiciário, com ampla participação popular. Até lá, vamos continuar alimentando o monstro (foi o próprio criador do MP que disse isso, não estou inventando nada) e ficar assistindo esses deboches.

  4. eles querem e a imagem

    é pura medida politiqueira o que o juiz que e a promotoria  mais o barbosão é a imagem do jose dirceu algemado e com uniforme de presidiario, sou leigo em direito mas depois de julgado na hora da transferencia o preso é algemado o natan donadon foi ao congresso algemado. é canalhice das brabas

  5. O MP poderia nos esclarecer

    O MP poderia nos esclarecer qual é o grande perigo que o Dirceu e o Delúbio oferecem à sociedade para que sejam trancados numa penitenciária de segurança máxima. Porque esse negócio de que eles comeram isso ou aquilo parece fofoquinha de escola fundamental: “Fessora, o Zezinho comeu lanche na sala de aula. “. Essas promotoras não tem mais o que que fazer? É o cúmulo o povo pagar essas promotoras para elas gastarem seus dias de expedientes atrás do que o Dirceu e o Delúbio comeram, ora vão procurar o que fazer sô! E parem de fazer média para o Joaquim.

  6. Eles querem criar um clima

    Eles querem criar um clima entre os detentos para que se rebelem e aconteça alguma coisa com os presos da AP. 470. Se acontecer algo, esperam que haja manifestação contra as arbitrariedades e consulsão social. Tentarão de tudo para melar a copa e as eleições.

    PS.: está prevista falta d’água em plena Copa aqui em São Paulo.

    1. Sim, por isso esse papo de

      Sim, por isso esse papo de pedido de transferência para um presídio Federal; aí alegam que não vão transferir para simular boa vontade com os petistas e tá feita a cama. É banditismo master.

  7. O que estamos esperando?

    Lula afirmou que iria se pronunciar depois de encerrado o julgamento do “mensalão” e, até agora, nada. Completo silêncio também do Sr. ministro da Justiça, dos demais ministros do STF e da OAB!
    O que poderemos, então, fazer contra o ativismo de alguns, com poder para exercer livremente a sua perversa perseguição política e o silêncio, mais ou menos omisso ou cúmplice de outros – sobretudo dos membros e dirigentes de entidades que tinham a obrigação constitucional de zelar pelo respeito às instituições?
    Diante das irregularidades das prisões na Papuda e dos recentes riscos dos presos serem transferidos para um presídio federal, como poderemos atuar ou apelar para que ao menos o direito ao regime semi-aberto seja respeitado?
    O que poderemos fazer para interpelar Lula sobre o seu silêncio e pedir-lhe que se pronuncie, cumprindo, afinal, o que prometeu?
    O que poderemos fazer para interpelar o Sr. ministro da Justiça?
    O que poderemos fazer para interpelar os demais ministros do STF?
    O que poderemos fazer para interpelar a OAB?
    Não se trata aqui de uma questão partidária mas de uma questão institucional.
    Que fato político mais grave ocorre, hoje, no Brasil do que o não cumprimento dos direitos legais dos prisioneiros da Papuda? 
    Ou temos de continuar assistindo a tudo isso apenas com o sentimento de nossa impotência?

  8. Isso aí já virou bagunça; o

    Isso aí já virou bagunça; o duro é que o MP que já tem essa fama maravilhosa, arrastou pro lixo o STF. Cada vez fica mais evidente a fraude que o Judiciário armou para trancar essas pessoas, DE QUALQUER JEITO. Até a substituição de um juiz por um da quadrilha para facilitar a canalhice foi feita na cara do país inteiro. Podiam ter inventado um crime qq e trancado os desafetos de uma vez, sem gastar uma fortuna com a simualçao de julgamento que, de quebra deixou e, cada dia que passa deixa mais ainda, os ministros da Corte numa situação insustentável.  A essas alturas, só um néscio de pai e mãe ainda não percebeu o que está acontecendo. 

    Só lembrando que manifestantes de PSOL e PSTU foram indiciados no RS com base na teoria do domínio do fato. Ainda bem que foram eles mesmos que pediram isso, senão a culpa ia ser do PT. Ah, e foi por obra e graça do MP que as ruas defenderam com tanto ardor em junho.  Vamos ver se os advogados ativistas e a OAB, vão se mexer pq até agora, NADA.

  9. As 6 papudas, e o dinheiro das multas

    As papudas, que não têm o que fazer, não param de inventar fofocas. Com isso, ninguém fala nas multas, e fico com uma dúvida: se eles pagaram aquela extorsão monumental que sabemos antes do fim da aberração, como fica a situação depois que foram absolvidos de uma imputação cada. Dirceu foi absolvido do crime de quadrilha e JP Cunha do crime de lavagem de dinheiro. Estes crimes não estavam na base do cáculo das multas ? Não teriam que devolver dinheiro para eles, no lugar de os estarem perseguindo ? 

    1. Tb tinha essa dúvida e o

      Tb tinha essa dúvida e o Alessandre explicou que no caso da Quadrilha não havia multa ( lei anterior; agora tem ) a lavagem de dinheiro, eu não sei.

      1. Estranho …

        Mas, se não tinha multa para quadrilha, de onde teria saído esse cálculo de valor tão alto para Dirceu, mais de um milhão de reais ? Não se vê para ninguém multas tão altas assim, geralmente vê-se apreensão dos bens obtidos por crimes, como nesse caso de hoje, da prisão dos doleiros, desse Yussef, e outros.

        1. As multas foram pesadíssimas

          As multas foram pesadíssimas mesmo, assim como as penas fixadas. Tudo nessa foi anormal. Não foi um ponto fora da curva, foi uma insanidade.

  10. Já está irremediavelmente comprometido

    Caro Nassif

    Tanto o Ministério Púyblico quanto o Judiciário estão afundados e desa´parecidos num mar de lama, digo, esgoto.

    Muitos fatos lançam sérias suspeições sobre a honestidade de parcela significativa de promotores, procuradores e juízes.

    Todavia, essas instituições, corporativamente, não punem, sequer investigam, de onde conclui-se, que exintem muitos podres aslém dos já sabidos.

    É o famoso: não te investigo, não me investiga.

    Daí as viagens semestrais de juizes e procuradores à ‘disney’ ….

  11. Isso é ou não ditadura midiática

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=kgeKE-fCQdg%5D

    As procuradoras malandronas, que integram a força-tarefa formada por Barbosa no MP para que Barbosa possa ferrar seus desafetos politicos na Papuda.,,,ah isso é não é ditadura,…sim uma ditadura de caráter midiático..,,.o povo brasileiro está tendo uma rara experiência que nenhum outro povo teve: O de experimentar uma ferrenha ditadura midiática que, como toda e qualquer ditadura, tem um lado,…fala Mino Carta,,,fala enquanto isso for possível pois, pelo andar da carruagem logo logo a liberdade de expressão será suspensa em respeito aos castigos que devem ser impostos a Dirceu, nomeado pela Veja como inimigo número 1 do Brasil, essa mesma ditadura midiática não vê nenhum erro no fato de José Roberto Arruda continuar solto, e outros da Casa Grande….Numa ponta essa procuradoras malandronas, na ponta de cá o Juiz Bruno Ribeiro, garoto de recado de Joaquim Barbosa que, como sabemos, foi de tudo nesse julgamento: De acusador a carrasco passando por relator, assim ele acumulou todas as funções, escondeu dos demais juizes provas da inocência dos réus(vide inquérito 2474, uma espécie de AP 470 paralela, sobre a qual Barbosa decretou sigilo para jogar prá lá, por exemplo, coisas que comprometessem, por exemplo, o bilionário Daniel Dantas,..),,,e finalmente Barbosa está acumulando a função de carrasco e, de quebra, tem ganhado simpatia perante às massas ignaras que, como sabemos, adora uma ditadurazinha, até mesmo por não saber do que se trata, uma vez que segue como gado rumo ao matadouro.,,

  12. Acho que o Ministério Público

    Acho que o Ministério Público do jeito que está hoje deveria ser extinto. O que há é um bando de pessoas ganhando mais do que produzem em termos de justiça e que se matam para aparecer em qualquer coisa que envolva mídia.

    Poderia ser dado um tempo e constituir outro órgão com a mesma finalidade, mas que funcionasse com regras que o mantivessem sem viés partidário e o mais longe possível da mídia.

  13. é permitido?

    Não faz muito tempo em que concorrida confraternização com churrasco piscina TV musica foi postada no face, era o evento em cadeia publica do Paraná.

  14. José Dirceu, por sí só, já é

    José Dirceu, por sí só, já é GRANDE. Agora, com toda essa fúria CONTRA ÊLE…transformaram-no  em UM MANDELA.

    Acredito que ainda será PRESIDENTE DO BRASIL…desde que venenos não passem a “integrar receitas”, na Papuda… 🙁

    Creio, também, que se isso acontecer…O BICHO VAI PEGAR.

    Seria altamente recomendável…A GLOBO TER O DARF, PAGO, PARA MOSTRAR. E JB RESERVAR PASSAGEM PARA MIAMI…COM A SUA CORTE.

    Somos TODOS JOSÉ DIRCEU.

  15. Acho que o post que fala

    Acho que o post que fala sobre o primitivismo que está a toda no Brasil, explica muito bem o que acontece com os réus do “mensalão”. Além da farsa que foi o “julgamento”, com tudo que sabemos e já foi comentado, acho que o judiciário adotou o lema “a luta continua”, até conseguirem uma reação realmente grande por parte dos apenados e nossa mesmo. O pessoal da trincheira foi agredido. As crueldades contra Dirceu são diárias. A incerteza quanto a Genoíno permanece. Isso vai prosseguir até as eleições, pelo menos. Estão tentando de tudo para nos levar à exasperação e uma hora vão conseguir. Ainda bem que tem cada vez menos leitores/espectadores e influência menor ainda, tanto é que perderam 3 eleições seguidas e devem perder mais uma.

  16. seinão,

    mas estou até achando que é melhor suas transferências, temo pelas suas vidas; se o objetivo da Veja é constranger, derrepente,o tiro dado, poderá a sair pela culatra.

  17. Tá tudo errado, começando

    Tá tudo errado, começando pelo fato desses presos, como Dirceu e Genoíno, não estarem com seus direitos garantidos quanto ao regime da prisão. Também podemos considerar que eles poderiam estar presos em seu estado de origem, que é São Paulo. A família de Genoíno, por exemplo, tem que alugar imóvel, caríssimo, como são todos os imóveis em Brasília, pra poder ficar próxima do seu parente, tão doente, e pobre, afinal não se trata de um parlamentar cheio da grana como Agripino Maia, como Caiado, por exemplo. A imprensa só contribui para que José Dirceu, principalmente ele, seja excrado, tido como o maior bandido do mundo. Se estou vendo a BAND, e saio para as outras televisões, em todas o assunto mensalão, conjugado com o nome de Dirceu, está na pauta. A tv Globo, já se sabe ser das piores em matéria de ódio expelido diariamente, mas, cá pra nós, a Tv Cultura não fica pra trás nessa matéria. Ontem fui até ela na hora do jornal da noite, e vi um dos comentaristas se referindo ao julgamento, como tido sido muito justo, etc., e ao lado dele se encontrava o tal Marco Villa, que, pior que muitos, parece ter, um dia, entrado numa briga pessoal com José Dirceu. O homem fala com tanta fúria que nem esconde seu lado, que é dos tucanos.

     

     

  18. ” A única coisa que conseguem

    ” A única coisa que conseguem com essas jogadas é criar uma aura de heroísmo e tornar críveis as versões conspiratórias sobre a AP 470.”

    Só para os incautos, Nassif. Os onze juízes se pautaram pelos autos, e até Lewandovsky e Toffoli condenaram os petistas em vários crimes.

    1. Condenaram por que não

      Condenaram por que não tiveram acesso às provas deliberadamente escondidas pelo batman em outro processo… Essa história ainda não acabou.

  19. Quanto mais eles judiam dos

    Quanto mais eles judiam dos presos, mais a credibilidade deles vai pelo ralo e mais o PT se fortalece! Joaquim Barbosa vai estar nos livros de história em péssimas companhias!

  20. Papuda: um jogo que compromete o Ministério Público do DF

    Os MP precisa manter o jogo.

    Para os leitores deste blog e de outros abertos a uma discussão civilizada, parece obvio a injustiça cometida.

    MAs para muitos, politicos, lideranças empresariais, professores e até advogados, muitos formadores de opinião o que tem liderança em clubes de serviços, na comunidade, nas igrejas, etc., o STF foi o máximo e o Barbosa mostrou como se lida com corruptos neste país.

    Com esta gente, entrar em uma discussão mais civilizada, mais isenta ou imparcial, é tempo perdido.

    São alimentados diariamente por uma imprensa que comanda o jogo, que sabe que é jogo, um jogo marcado.

    E assim todos sustentam a farsa, e alimentam a firme e inquestionável opinião de uma torcida que pode virar o jogo maior, o jogo da grande final, lá em outubro de 2014.

    Para os Juízes e Promotores que apitam este jogo marcado, o grosso da torcida está aplaudindo a sua atuação.

    Mas, de repente, alguem pode surgir, e dizer: O Rei está nú.

  21.  
    se esses caras do mp fazem

     

    se esses caras do mp fazem parte de uma quadrilha por que será que ainda estão por aí tão livre,leve e soltos?

    freud ou a história patrimonialista brasileira explicam?  – remember raymundo faoro, “Donos do Poder”…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador