Petrobras é saco de pancadas brasileiro, afirma analista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Sugerido por Paulo S Coelho

Mais um analista com a conclusão de que que a Petrobrás está escandalosamente barata. Em Inglês, no ‘seeking alpha’.

Do Seeking Alpha

Por Barklie Estes

O saco de pancadas brasileiro

Fonte: Google Finance

Resumo

  • Recentes quedas dos preços do petróleo tiveram um efeito mais suave na Indústria de previsões.
  • As preocupações de a Petrobras potencialmente violar as cláusulas do contrato são exageradas.
  • As ações ordinárias da PBR estão repugnantemente desvalorizadas.

A Titan brasileira de petróleo Petrrobras (NYSE: PBR ) teve seu preço das ações derrotado nos últimos meses, despencando a um preço atual de US $ 6,28 (a partir de 16 dezembro). As razões para isso incluem o aumento do risco no país decorrentes da reeleição da presidente populista Dilma Rousseff, um real (a moeda) que vem se enfraquecendo em relação ao dólar, as preocupações de receita de colapso dos preços do petróleo, um escândalo de corrupção, a preocupação sobre a capacidade da empresa de atender a sua dívida, e um acumulado impulso descendente sobre o preço das ações. Choques de preços não são novidade para a Petrobras (veja abaixo), e eu vou tentar resolver e quantificar todas as preocupações acima, a fim de determinar se uma reação exagerada do mercado está na mão.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. .

    Finalmente conseguiram tornar a Petrobrás massa de manobra e objeto de jogo do capital especulativo internacional. 

    Parabéns a todos os protagonistas da “elite” brasileira.

    1. Prezado Toni
      Desde a sua

      Prezado Toni

      Desde a sua criação a empresa sempre foi “lesada” e nunca passou por um processo de higienização; uma hora isto teria que chegar. Esta limpeza é sempre dolorida, mas enxergo que ela sairá fortalecida desta tormenta. Concordo que a sua desvalorização é um jogo de abutres do rentismo, mas não creio que vencerão esta disputa. Nosso problema perto da que os Russos estão passado é troco.

      Abração

    2. Caro Toni
      Concordo com o

      Caro Toni

      Concordo com o Mario, a Dilma que seja esperta, faça disso um arrastão e detone com toda a podridão que há não só na Petrobras, mas em todos setores da economia, que de entrevistas coletivas, sempre coletivas nunca neste ou naquela mídia, que esclareça. 

      Que de a volta, que vire a mesa, é isso que espero dela e do PT.

      Momento fantástico este.

      Saudações

  2. Desvalorizada

    Paulo,

    Não é a peimeira vez que um comentarista do Seeking Alpha reconhece todo este imbroglio com a PBR como exagerado.

    Empresa reconhecida internacionalmente como titã, ser cotada em bolsa a 30% de seu valor patrimonial é o fim, como diz a matéria, é empresa que está repugnantemente desvalorizada.

    Em conversa com um  jornalista estrangeiro, ele disse não compreender como tanta gente ( que se diz brasileira) joga para o desastre da Petrobras, empresa de tantos méritos na sua área de atuação, algo que ele nunca viu na vida.

    Só posso desejar o completo fracasso àqueles que têm se esmerado em atitudes que possam prejuidicar ao máximo a gigantesca empresa brasileira. 

     

    1. Só posso desejar o completo

      Só posso desejar o completo fracasso àqueles que têm se esmerado em atitudes que possam prejuidicar ao máximo a gigantesca empresa brasileira.

       

      E cobrar até o ultimo cetil dos responsaveis por esta situação repugnante que se encontra a titã companhia de petroleo brasileira.

      Que os responsaveis, todos eles, sejam punidos exemplarmente e que se corrija imediatamente a fragilidade administrativa que deixou exposta a sanha de aventureiros gananciosos, a companhia que inumeros politicos oportunistas venderam para a opinião publica como se o pretroleo fosse nosso.

      A bem da verdade, de quem realmente é a petrobras?

      1. Oportunidade ímpar

        Conde,

        É isto, punição a todos os envolvidos em ilícitos ligados à Petrobras.

        Em minha opinião, punir os envolvidos é apenas uma fase, o mais importante seriam as providências para a depuração do atual sistema de Licitações e contratações. Sem isto, de pouco adianta punir A ou B,  pois o sistema capenga continuará dando as oportunidades que dá para as vantagens indevidas, e nas tres esferas de governo.

        Seria ótimo que as pessoas começassem a compreender isto, que a Lava Jato deu uma oportunidade ímpar “prá limpar a área”, e a oportunidade está passando batida.. 

         

         

        1. Concordo que todos os

          Concordo que todos os envolvidos têm de ser punidos exemplarmente. A depuração mais importante, a meu ver, passa pela extinção de cargos políticos na empresa. A mudança de critérios para a extração de petróleo no Brasil também foi um erro. A Petrobrás não tem recursos suficientes para atuar em todos as áreas juntamente com outras empresas. Estamos voltando à época da Petrossauro, de que falava Roberto Campos.

  3. direita entreguista

    ele já ouviu falar nela? historicamente sempre foi esse o seu comportamento , que ele dê uma olhada nas privatizações de FFHHCC e seus comparsas..

  4. Estou que nem louco correndo

    Estou que nem louco correndo atrás de todos os leitores da Veja e O Globo que eu conheço que tem ações da Petrobrás. Ofereço 1 Real a dúzia e eles vendem. É agora que eu vou ficar rico

  5. Petrobrás, o Banespa de amanhã

       Está em curso o processo de desvalorização e desgaste da imagem da Petrobrás visando sua privatização. É algo semelhante ao processo de preparação de terreno para a privatização do Banespa. E o atual governo petista age de maneira semelhante ao governo Fleury, facilita a vida da mída golpista com o aparelhamento da empresa e práticas tucanas, acreditando que ” se a oposição pode cometer irregularidades, eu também posso”. Se não bastasse toda esta ingenuidade, ainda há o agravante de atualmente aumentar a proporção da de mão de obra terceirizada no Sistema Petrobrás em  80% de cargos terceirizados. Isto cria uma enorme  facilidade para a privatização. Ou seja, os governos petistas estão dando continuidade a um processo iniciado nos governos tucanos, no qual criam uma facilidade cada vez maior para a privatização da empresa. Dá até para pensar que esta briga de partidos é apenas de fachada e que ambas legendas buscam chegar a um mesmo resultado.

  6. Site bacana esse aí.
    Como de

    Site bacana esse aí.

    Como de resto todo esse pessoal que adora ensinar os outros a ganhar dinheiro no market ao invé dele mesmo ganhar.

    Há dois meses atrás ele colocava a Petrobras em xeque, achava que só a eleição de Aécio salvava a companhia. Agora acha que está barata demais.

     

  7. Impossível saber se é verdade

    Ontem a Graça Foster disse que nem em 700 dias seria possível garantir que não haverá alguma picaretagem descoberta na empresa. Então pronto, é impossível saber se ela está barata ou não…

    1. Somente uma empresa que tenha

      Somente uma empresa que tenha um só sócio e um só funcionário (o prórpio dono) é possível saber que não há picaretagem.

      Nunca ouviste historinhas de firmas em que o irmão roubou do irmão, que o filho ….. e por aí vai.

  8. repugna-me mais é esse jogo

    repugna-me mais é esse jogo macabro de certa elite

    brasileira – ancorados no pig-tucanato etc e tal – avalizando interesses internacionais.

     

  9. Já ficou claro que pouco  tem

    Já ficou claro que pouco  tem haver com corrupção de fato, mas muito é  para  derrubar as ações para se comprar toda petrobras, como já deixou induzido Dilma. .  O mesmo acontecerá com a Caixa se deixar de ser estatal, fazendo com que apareçam casos que talvez estejam ocorrendo agora e que nunca irá aparecer se continuar totalmente estatal.

    =============

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/mercadoaberto/2014/12/1565131-governo-estuda-abertura-de-capital-da-caixa-para-2016.shtml

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador