PIB encerra quarto trimestre com crescimento de 0,3%

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

Jornal GGN – O PIB (Produto Interno Bruto) apurado no quarto trimestre de 2014 cresceu 0,3%, levando-se em consideração a série com ajuste sazonal, em relação ao visto no terceiro trimestre, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A Agropecuária teve expansão de 1,8%, a Indústria manteve-se praticamente estável (-0,1%) e os Serviços cresceram 0,3%.

No segmento de Serviços, o crescimento foi puxado por serviços de informação (1,4%), intermediação financeira e seguros (1,3%) e outros serviços (1,0%). Atividades imobiliárias (0,7%) e comércio (0,6%) também registraram expansão. Já as atividades de transporte, armazenagem e correio (0,0%) e administração, saúde e educação pública (-0,1%) mantiveram-se estáveis no período.

Dentre os subsetores que formam a Indústria, eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana (1,8%) e construção civil (0,9%) cresceram no período. A extrativa mineral (0,0%) manteve estabilidade em relação ao trimestre anterior. Já a indústria de transformação sofreu queda (-1,6%).

Pela ótica do gasto, a despesa de consumo das famílias cresceu 1,1% em relação ao trimestre anterior. Por outro lado, tanto a formação bruta de capital fixo (-0,4%) quanto a despesa de consumo do governo (-0,6%) recuaram. No setor externo, as exportações (-12,3%) e as importações (-5,5%) de bens e serviços caíram em relação ao terceiro trimestre.

Já a comparação com o quarto trimestre de 2013 mostra que o PIB variou -0,2%, sendo que o valor adicionado a preços básicos variou -0,2%, e os impostos sobre produtos -0,6%. A Indústria recuou (-1,9%), enquanto os Serviços (0,4%) e a Agropecuária (1,2%) tiveram variação positiva.

Dentre as atividades econômicas, a Agropecuária teve expansão de 1,2% e a Indústria apresentou queda (-1,9%). Nesse contexto, a indústria de transformação foi o destaque negativo (-5,4%). A construção civil e a Eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana apresentaram redução no volume do valor adicionado (-2,3% e -5,9%, respectivamente). Já a extrativa mineral cresceu 9,7% em relação ao quarto trimestre de 2013.

O valor adicionado de Serviços cresceu 0,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, com destaque para atividades imobiliárias (3,0%) e serviços de informação (1,9%). Também apresentaram resultado positivo as atividades de intermediação financeira e seguros (1,3%), outros serviços (1,1%) e transporte, armazenagem e correio (0,8%). No comércio (atacadista e varejista), houve queda de -2,9%. A atividade de administração, saúde e educação pública manteve-se praticamente estável, com variação de -0,1%.

Dentre os componentes da demanda interna, a formação bruta de capital fixo recuou (-5,8%). A despesa de consumo das famílias cresceu 1,3%, enquanto que a despesa de consumo do governo variou em -0,2%. Já no setor externo, as exportações (-10,7%) e as importações (-4,4%) de bens e serviços apresentaram queda.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador