Pizzolato deve cumprir pena no Distrito Federal ou em Santa Catarina

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Por André Richter

O ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato deverá ficar preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, ou em outro presídio localizado em Santa Catarina, estado de origem dele, se a defesa assim optar. Pizzolato teve a extradição para o Brasil autorizada hoje (24) pelo governo italiano. De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Brasil terá 20 dias para definir a logística para transferir Pizzolato. A data de início para a contagem do prazo será informada pelo governo italiano à representação brasileira em Roma. O prazo foi definido no tratado de extradição entre os dois países.

Pizzolato, que tem cidadania italiana, foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 12 anos e sete meses de prisão, por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, o processo do mensalão, mas fugiu para a Itália com passaporte falso. Ele foi detido em fevereiro de 2014, em Maranello, por causa da documentação irregular. Em fevereiro último, a Corte de Cassação de Roma reverteu uma decisão do Tribunal de Bolonha e autorizou a extradição do brasileiro. A decisão final coube ao Ministério da Justiça da Itália.

Em entrevista coletiva, a PGR confirmou que, além de pedir a garantia de que Pizzolato ficará preso em um presídio que lhe garanta condições dignas, o governo italiano pediu que ele tenha direito à assistência consular. Por ser cidadão italiano, a embaixada da Itália no Brasil poderá monitorar se as garantias serão cumpridas. Outros condenados no processo do mensalão também ficaram presos no Presídio da Papuda.

A procuradoria, o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União e o Ministério  das Relações Exteriores atuaram de forma conjunta para conseguir a extradição. O caso do ex-diretor é a primeira extradição de um nacional, autorizada pelo governo italiano, para o Brasil.

O secretário de Cooperação Internacional da PGR, Vladmir Aras, considerou a autorização da extradição uma decisão histórica, que frustrou a expectativa de juristas brasileiros. Antes da decisão do governo italiano, especialistas avaliaram que a Itália não poderia extraditar Pizzolato, devido à dupla cidadania. “O Estado italiano compreendeu as razões apresentadas pelo Brasil, de que nós tínhamos condições de receber o extraditando para que aqui ele cumprisse a pena determinada pelo STF”, declarou.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olha o Barbosa aí genteeeeeeeee!

    Fazendo contas……12anos e 7meses = 151 meses…… dividido por 6 = 25 m ou +- 2 anos …….. considerando 11meses de cana na italia, daqui a 1ano (04/2016)  vai para o semi-aberto…..tempo ramanescente 126meses ……+-….novamente dividido por 6 = 21m……portanto em 01/2018 vi para o regime aberto……sem colonia penal….isso significa “domiciliar”……….vai pra casa e acabou a historia………ah! não…não…….a 1ª progressão exige pagamento da multa fixada pelo STF em 1,338 milhão de reales……….se não inventarem de cobrar tbem as despesas de diligencias com a fuga. Complicado, não?……..Olha só o que o Joaquim Barbosa fez. Tudo isso por causa de uns 300 mil de propina….2º o STF.

     

  2. o amor é cego

    só no Brasil, mesmo. Julgamento político, sim, mas…e só? As barganhas nos parlamentos são trocas de juras de amor. Superhomens não cedem, de bolsos limpos. Isso é triste, ainda mais pra um partido formado também por ex guerrilheiros sobreviventes que baixaram a guarda na informação e segurança interna. Persistirá o discurso da pureza e da negação, do vitimismo, persistirá. Até mesmo o texto de uma mensagem para o partido se amofina, diz que a renovação profunda não é bem assim, patati-patatá (séculos atrás, numa palestra, em POA, já me decepcionara – não de todo, a fé continua — com o vaselinismo de um de seus líderes. Claro: pior é a desilusão total. Mas já passou da hora de trocar de óculos, pessoal.

  3. O Brasil está perdido!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    “A procuradoria, o Ministério da Justiça, a Advocacia-Geral da União e o Ministério  das Relações Exteriores atuaram de forma conjunta para conseguir a extradição.”

    Como sempre o governo dando munição para seus inimigos, mais uma vez, massacrá-lo, sem dó nem piedade. Haja incompetência, subserviência e covardia!!!

    E, por causa desta covardia do governo e do PT, quem sofrerá é o Pizzolatto e sua família, que não serão deixados em paz, um minuto sequer! O coitado sairá da prisão (se sair) um bagaço fisíca e psicologicamente. Esta história da acompanhamento pela embaixada da Itália, não passa de balela para aliviar a consciência por tanta covardia. Como está dificíl de viver no Brasil, onde o que impera é a injustiça, o preconceito e o ódio.

    1. Concordo totalmente!!!Como

      Concordo totalmente!!!Como que da embaixada do Brasil já foi parar na Mídia? ou seja, o  PT esta cercado de inimigos?  e  endosso  sobre a covardia de deixar sangrar seus  companheiros.Cadê os deputados   e Senadores do PT pra abrir a boca e falar o que de verdade ocorreu  quando Pizzolato era presidente do BB? A história  da Previ por ex!!!!Os desempregados  do BB com a lorota da demissão  voluntária do governo  FHA , muitos até  hoje desempregados.

  4. Não ocorreram desvios no Visanet

    Miguel do Rosário

    “(…) A aprovação da extradição de Henrique Pizzolato ao Brasil faz a Ação Penal 470 voltar ao centro da agenda política nacional. Ou nem tanto, já que o noticiário sobre o mensalão ficou um tanto cansativo, ainda mais porque há outros escândalos mais quentes em pauta.

    Entretanto, o caso Pizzolato é um capítulo fundamental nesta triste farsa que foi o julgamento do mensalão. Num vídeo preparado pelo jornalista Raimundo Pereira, em conjunto com o escritor Fernando Morais, a denúncia mais dura é feita justamente contra a condenação de Pizzolato pelo desvio de R$ 73 milhões do Visanet.

    Pereira e Morais fizeram 5 vídeos explicativos sobre o mensalão. O capítulo sobre Pizzolato é o quinto e último, intitulado “A maior mentira de todas”.

    Fernando Morais explica que o desvio não ocorreu, que os recusos da Visanet eram privados e monitorados por uma entidade privada, e que Pizzolato não era o responsável pela gestão desses recursos e, portanto, não poderia desviá-los.

    Pizzolato foi condenado com base na presença de sua assinatura em documentos internos, relativos ao Visanet, em que outros três diretores do BB também assinaram. Os documentos não eram autorizativos, mas simples memorandos, então não podiam ter determinado o desvio. E porque só Pizzolato foi indiciado, se havia outras assinaturas?

    Pior, o desvio não ocorreu. Os R$ 73 milhões do Visanet foram efetivamente aplicados em publicidade. Boa parte desse dinheiro terminou, naturalmente, em mãos da Globo. Já publicamos inúmeros documentos provando isso.

    O dinheiro que pagou o caixa 2 do PT veio dos empréstimos do Banco Rural e BMG, ou possivelmente de outras doações ocultas, mas não do BB.

    No entanto, a narrativa do mensalão precisava que o dinheiro viesse do BB e houvesse um petista no BB responsável por esse desvio. Então forçaram a barra e conseguiram provar um absurdo.

    O então presidente do STF, Ayres Brito, fez um inflamado discurso em que defendia que a Visanet fazia parte do “sistema público nacional”, porque seu nome jurídico no Brasil começava com “Companhia Brasileira”. Eu escrevi sobre esse momento de humor sombrio do nosso Judiciário no post “O dia em que Ayres Brito tomou LSD“.

    Pizzolato também foi condenado pelo Bônus de Volume pago às agências de Marcos Valério, sendo que o bônus é um pagamento feito pelas emissoras de TV às agências, sem que o Banco do Brasil tenha qualquer controle sobre isso. A mídia nunca explicou isso ao público. Pior, não contou ao público que uma das testemunhas de defesa de Pizzolato foi um importante diretor da Globo, Otavio Florisbal, criador do Bônus de Volume no Brasil. Floribal declarou, em juízo, que o bônus de volume dado pelos veículos de comunicação à DNA, no caso Visanet, durante o período no qual Pizzolato era diretor de marketing do BB, era regular, perfeitamente legal, constituindo uma relação puramente privada entre mídias e agências. Esse depoimento, no entanto, se manteve escondido da mídia durante todo o julgamento.

    Aliás, durante o julgamento, toda informação que ajudasse a defesa era escondida, por Joaquim Barbosa, em primeiro lugar, e pela mídia, em segundo. Os documentos relativos ao inquérito 2474, por exemplo, que traziam provas redundantes da inocência de Pizzolato foi mantido em segredo por Joaquim Barbosa, do próprio Pizzolato durante todo o processo de aceitação da denúncia pelo STF. Pior, ocultados até mesmo aos outros ministros do STF!

    Num debate em plenário, alguns ministros questionam a razão de Barbosa ter mantido o inquérito 2474 em sigilo, e ele gagueja, mexe as mãos freneticamente, e não consegue responder. O inquérito 2474 continha, entre seus documentos, por exemplo, o Laudo 2828, que provava que Pizzolato não era o funcionário responsável pela gestão do Visanet no momento em que teriam ocorrido os desvios (que na verdade sequer ocorreram).

    Tanto não ocorreram desvios no Visanet que o Banco do Brasil nunca os cobrou. O Globo ainda tentou uma manobra de marketing, bem depois da condenação, dizendo que o BB iria cobrar os recursos desviados. Era mentira, para variar. Nunca houve essa cobrança, porque não houve os desvios. O dinheiro foi gasto em publicidade, inclusive no patrocínio de um seminário de juízes do qual Joaquim Barbosa participou(…)”

     

    Assista ao vídeo, segue link para texto na íntegra

    http://www.ocafezinho.com/2015/04/24/a-alta-velocidade-da-politica-brasileira/

  5. SC não queremos o

    SC não queremos o quadrilheiro, se os crimes pelos quais Pizzolato foi condenado pela mais alta corte do país, o STF, são de alçada federam, que o bandido cumpra pena na papuda, Distrito Federal.

  6.  
    – Ótima notícia!
    – Ótima

     

    – Ótima notícia!

    – Ótima notícia, senhor Matuto?!

    ‘O que é isso, companheiro?!’
    – Sim, reafirmo:
    ótima, sensacional, espetacular, lapidar, pedagógica… Notícia!
    – Senhor Matuto, não diga que o senhor foi…
    Cooptado pelas forças fascigolpistas?
    As mesmas forças corruptas e do atraso que o senhor tanto condena!
    – Não entendi, dileto Oráculo de Delphos!
    – Senhor Matuto, o senhor quer ver o companheiro Henrique Pizzolato sob os holofotes do PIG atrás das grades?
    – Longe de mim, conspícuo oráculo!
    – Agora, sou eu que não estou entendendo ‘bulhufas’!
    – Tão inteligente,  astuto, ‘rodado’…
    – “Intonci”, explica, matuto enigmático!
    – Companheiro Oráculo de Delphos, agora, “não tem pra onde correr”:
    O Banco do Brasil será obrigado a informar à nação brasileira se “o dinheiro da empresa VisaNet Internacional é privado ou se é dinheiro público (sic) surrupiado do Banco do Brasil”!
    E por estar, agora, na Petrobras, o senhor [Aldemir] Bendine ainda tem muito a declarar!
    “Simbora!”
    – Que susto, matuto!
    – Que alegria, solidário, generoso, solícito, impávido e sapiente Oráculo de Delphos!

     

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’ – e amigo, de longos séculos (!?), do fabuloso (idem sic) Oráculo de Delphos!
    Feira de Santana, Bahia
    República de ‘Nois’ Bananas

     

     

     

     

  7. Eu não tenho mais dúvidas

    Trata-se de uma conspiração planetária para acabar com o PT.

    Única maneira encontrada pelas forças conservadoras de todo mundo para evitar que o lulismo, depois de revolucionar a sociedade brasileira em poucos anos, se espalhe pelo mundo e faça a tão revolução sonhada pelos trabalhadores há mais de um século.

  8. Pena: Doze anos e sete

    Pena: Doze anos e sete meses
    Corte: Superior Tribunal Federal – STF
    Crime: Corrupçào ativa, peculato e formação de quadrilha.
    Agravantes: Fuga, falsidade ideológica, falsificação de documentos e crime fiscal entre outros.

    O cara rouba, falsifica documentos, vende seu patrimônio no Brasil e compra 3 apartamentos na Espanha, viaja com o passaporte do irmão morto e os militontos ainda o defendem? Que completa inversão de valores.

    Para um militonto fanático um petista só será corrupto quando reconhecer em cartório com firma reconhecida e três testemunhas que roubou.

     

     

    1. Você é burro por livre

      Você é burro por livre arbítrio né ? Ou então faz parte dos demotucanos que estão loucos para voltar ao poder e roubar a vontade, sem preocupações, com total blindagem da TV,MP e Justiça.

    2. Não acho que as pessoas que

      Não acho que as pessoas que defendem o Pizzolato aqui sejam petistas. Se são, não participam muito da vida interna do partido, e não percebem o profundo mal que a direção reformista do PT faz ao partido, à esquerda, e às lutas dos trabalhadores.

  9. Globo ja esta com seus

    Globo ja esta com seus holofotes em prontidão para espera-lo no Aeroporto e humilha-lo mais ainda até a Papuda!!!!

     Inclusive  já falaram  que  vão ficar em cima  pro  prazo   de  20 dias não  ser prorrogado!!!!

  10. FALA PIZZOLATO!!!

    Pizzolato,

    Seja digno na sua volta.

    Faça uma “delação premiada” e entregue o Daniel Dantas, o grande financiados do Marcos Valério.

    Quem sabe você não ganha um HC do Gilmar?

  11. O cara é tão honesto que,
    O cara é tão honesto que, muito antes do esquema ser desmascarado, já tinha os documentos falsificados do irmão morto.
    Por que um cidadão de bem, que faça tudo certo, falsifica passaporte trocando de identidade com um irmão já falecido?
    A pelegada ainda defende!
    É caso extremo de vergonha alheia, vai ser burro lá longe!
    Rindo de baldes!!!!!!

  12. História Paralela

    Houve uma mistura de assuntos diferentes: o chamado mensalão, que eu acredito na inocência de todos os envolvidos (foi Caixa 2); e o relativo à fuga do Pizzolato (recepção de propina do Valério em 2005; separação da esposa em 2006 – para facilitar a transferência patrimonial; passaporte em nome do irmão – desde 2008; o patrimônio respeitável do Pizzolato – com 11 imóveis, um deles avaliado em R$4 milhões; e etc.). Vicentinho emitiu comentários de desafogo que representam o sentimento de alguns de nós. Parece mais com o perfil de Vargas (recentemente excluído do partido) que com Dirceu ou Genoíno.

    1. Alexis, já divergimos neste

      Alexis, já divergimos neste ponto noutras ocasiões e, com todo o respeito, continuaremos divergindo. Tenho o enriquecimento ilícito como um crime hediondo. Sou indignado com esses prefeitos e parentes de gestores publicos que aumentam seu patrimonio da noite pro dia e de forma inexplicável. Como foi a evolução patrimonial do Pizzolato? Em que data ele assumiu o cargo no Visanet onde nem tinha poder de decisão e muito menos acesso aos recursos? Em 2003 o casal adquiriu parte destes bens, ele já estava no Visanet, a esposa era arquiteta, enfim, só quero que as coisas sejam como elas são e não como pareçam ser. Se ele recebeu alguma grana por  por fora, não teria sido noutro esquema, o do Daniel Dantas, que  Barbosa engavetou para proteger o banqueiro amigo da midia? A Globo propina  BV pro Pizzolato. O que está provado é que Pizzolato não retirou 70 milhoes do BB como afirmou Gilmar Dantas na maior cara de pau. Sobre os bens de Pizzolato:

      http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=76496

  13. Pizzolato não tinha acesso sobre os recursos Visanet

    Tucanos que tinham poder de decisão no Visanet foram retirados da ação

    Pizzolato não tinha acesso sobre os recursos Visanet

    ”(…)

    Pizzolato foi condenado porque a acusação disse que era “pessoalmente” responsável pelo esquema. Ele é que teria comandado um suposto desvio de R$ 73,8 milhões para o PT. Definia antecipações para a agencia DNA, que mandava o dinheiro para o PT. Segundo os ministros que o condenaram, “Pitzolato” (aos poucos a gente vê o tipo de associação que se pode fazer com italianizações, não é mesmo? Seria uma associação de italianos com a máfia?) manipulava recursos públicos, que “pertenciam ao Banco do Brasil”, usando a empresa Visanet.
    Tudo isso é falso, errado, e não para em pé. Mas está lá, no tribunal, e pode levar Pitzolato para a cadeia.

    Vamos devagar para explicar direito. Está provado nos autos da ação penal que Pitzolato (será que estavam falando em pizza, sinônimo de impunidade?) não assinou nenhuma das notas que determinaram os pagamentos de R$ 73,8 milhões. Eram quatro notas, de valores variados.

    Nenhuma tem seu autógrafo.

    Duas notas foram assinados por um diretor chamado Leo Batista de Oliveira. Outras duas, por Douglas Macedo. Não há a assinatura de Pitzolato nos documentos. Nenhuma vez. Descobriu-se, apenas em 2012, em pleno julgamento, que eles estavam sendo investigados secretamente, em outro inquérito que ninguém sabe que rumo tomou porque, até hoje, continua secreto.

    Ao menos por enquanto, aqueles que a justo título eram os únicos que poderiam ser chamados de responsáveis “pessoalmente” pelo pagamento, não correm o risco de enfrentar uma pena de prisão prolongada, como Pitzolato pode ter de enfrentar, caso não seja possível, nessa dificílima, duríssima fase de recursos, convencer ministros a reexaminaras “contradições, omissões e obscuridades” do acordão que resume a condenação(…)’
     

    http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/321356_A+INOCENCIA+PROVADA+DE+PIZZOLATO

  14. E o outro condenado?

    Vai haver reciprocidade?

    Quando o Brasil vai devolver o condenado italiano, ou melhor ‘o dissidente’, pra encontrar com sua justiça e provar que é inocente?

  15. Pizzolato não precisava ser

    Pizzolato não precisava ser um bandido pra ter fugido do Brasil. Ele precisou, sim, primeiro ver como a justiça no Brasil não funcionava, enquanto seus amigos estavam sendo massacrados pela mídia, em conluio com a PGR, ávida em aparecer como salvadora da Pátria. Fez Pizzolato o que qualquer um faria ao se ver encurralado, porém com chances de ser ouvido por um tribunal imparcial e justo. 

    Restasaber se Pizzolato retoranará com a mesma pena ou se a ela será imposta mais uma a se sobrepor à primeira. É provável que sim, afinal o homem era do PT, e o PT, como sabemos, não pode sair do foco.Ontem foi Vaccari, depois a cunhada, agora Pizzolato, e tem nesse ínterin Palocci, etc. O que não se tem, de jeito nenhum, é o desdobramento daquela denúncia de Youssef, com vídeo e tudo, contra Aécio. O que já esqueceram completamente é que uma aeronave brasileira, transportando meia tonelada de cocaína, que movimentou um batalhão de policiais federais, também com aeronave e carros, sumiu do mapa só porque o dono do aviãozinho era amigo de Aécio, o cheirador de pó. Vai ver que a droga ainda está serivndo a ele, daí sua loucura nos últimos dias. 

    Quanto ao mensalão tucano, bem…, isso aí é invenção; não deve ser levado a sério. 

  16. Brasiliano Ipocrisia INFETTA a Società Italiana

    Prezados, Apresento o documento “Brasiliano Ipocrisia INFETTA a Società Italiana”, https://pt.scribd.com/doc/263094084/Brasiliano-Ipocrisia-INFETTA-a-… , onde estamos fazendo uma relação entre a Hipocrisia Brasileira e a Hipocrisia utilizada pelo Brasil e pela Itália quanto a utilização de tratado internacional sobre corrupção para respaldar a decisão da Itália de extraditar um Cidadão Italiano, que foi condenado por um Tribunal de Exceção, uma vez que, não foi, não é, e nem será sua Responsabilidade JULGAR Cidadãos Brasileiros Comuns por Crime Comuns. Este documento começa com sua tradução do Português para o Italiano feita com o uso de tradutor ON LINE, por isso, passível de pouca qualidade, contudo, o documento original em português também é apresentado. Tal, partiu-se da premissa de que o mesmo seria divulgado para Italianos. Abraços, Plinio Marcos

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador