Produção do pré-sal supera 470 mil barris por dia

Sugerido por Mário de Oliveira

Do Jornal do Brasil

Produção no pré-sal bate novo recorde e supera 470 mil barris por dia

A Petrobras informa que a produção de petróleo nos campos operados pela companhia, na chamada Província Pré-Sal, nas Bacias de Santos e Campos, superou, no último dia 11 de maio, o patamar de 470 mil barris de petróleo por dia (bpd), o que representa um novo recorde de produção diário.Esse patamar foi atingido com a produção de 24 poços, sendo nove provenientes da Bacia de Santos. Com isso, a produtividade média por poço no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos alcançou 28 mil barris de petróleo por dia (bpd), um aumento de quase 30% em comparação com fevereiro de 2013, quando foi alcançado o recorde de produção diária de 300 mil bpd.

Esse resultado se deve à entrada em operação, no último dia 9 de maio, do poço 7-LL-22D-RJS. Esse poço, com vazão atual de 31 mil bpd, está interligado ao FPSO (navio-plataforma) Cidade de Paraty, no campo de Lula, através de uma Boia de Sustentação de Riser (BSR).  Por meio dessa tecnologia pioneira, o trecho ascendente das tubulações de produção é sustentado por uma boia submersa. Trata-se do terceiro poço interligado utilizando a tecnologia BSR e o primeiro conectado ao FPSO Cidade de Paraty.

A primeira boia, instalada no FPSO Cidade de São Paulo, no campo de Sapinhoá, já possui dois poços em produção. O primeiro poço interligado vem apresentando desempenho acima da média e mantém-se como o melhor poço produtor do país, com produção de aproximadamente 36 mil bpd. O segundo poço desta BSR foi interligado no início de abril e está produzindo 35 mil bpd. A instalação da terceira boia, também no FPSO Cidade de São Paulo, e da quarta boia, no FPSO Cidade de Paraty, foram concluídas em abril e maio, respectivamente.

O FPSO Cidade de São Paulo produz atualmente cerca de 100 mil bpd, com três poços, e o FPSO Cidade de Paraty, cerca de 60 mil bpd, com dois poços.

Ao longo dos próximos meses, novos poços serão interligados aos FPSOs Cidade de São Paulo e Cidade de Paraty por meio das BSRs, garantindo a continuidade do crescimento sustentável da produção do pré-sal, com o atingimento da capacidade máxima de produção dessas plataformas – que é de 120 mil bpd -, ainda no terceiro trimestre.

O campo de Lula é operado pela Petrobras (65%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda (25%) e a Petrogal Brasil S.A. (10%). O campo de Sapinhoá é operado pela Petrobras (45%), em parceria com a BG E&P Brasil Ltda. (30%) e a Repsol Sinopec Brasil S.A. (25%).

Redação

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Toda hora ouvimos falar de

    Toda hora ouvimos falar de dois novos recordes:

    1 – Recorde de produção do pré-sal.

    2 – Recorde de baixa da Cantareira.

    Eu prefiro o primeiro.

      1. É o cara que não toma banho

        É o cara que não toma banho há 60 anos?

        Se vai ser governador, eu não sei. Mas que pode ganhar uma grana dando palestras em SP, isso é certo.

  2. Essa notícia não vai dar no JN

    Não vai circular e vai cair no esquecimento.: Pq isso não circula, ah se fosse o infrográfico onde o  PT figurasse como o campeão da corrupção, ai sim, iria bombar, como se sabe, o campeão é o PSDB, o PT é lanterninha, mas o povo pensa o contrário disso.. não podemos fazer nada para nos contrapor a esse poderoso aparato midiático-penal que, além de distorcer a realidade colocou as principais lideranças do PT atrás das grades sem que tenham cometido qualquer crime, aliás, cometeram o crime de tirar FHC do poder em 2002

  3. Será que agora vão conseguir,

    Será que agora vão conseguir, depois deste pequeno desenho no texto, entender sobre a dídida da Petrobras.

    Vou desenhar mais um pouco.

    Investimentohttp://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/a-seta-para-a-direita_318-8504.jpg gasto (dívida)  http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/a-seta-para-a-direita_318-8504.jpgprodução http://cdns2.freepik.com/fotos-gratis/a-seta-para-a-direita_318-8504.jpglucro.

  4. Ok, mas quando é que o preço

    Ok, mas quando é que o preço da gasosa, assim como acontece em todos os países grandes produtores de petróleo, vai ficar num patamar combatível? Ou, como acontece com os carros-carroças, vamos continuar pagando uma das gasolinas mais caras do mundo? 

    1. Adorei a passagem: “Ok, mas

      Adorei a passagem: “Ok, mas quando é que o preço da gasosa, assim como acontece em todos os países grandes produtores de petróleo, vai ficar num patamar combatível?

      Sim, combatível contra o país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador