PT quer estender investigação da CPI da Petrobras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Partido quer investigar também o período FHC. O presidente da Câmara Eduardo Cunha resiste
 
Coordenação da bancada do PT em reunião com o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams
 
Jornal GGN – A CPI da Petrobras na Câmara dos Deputados já inicia novos focos e formas de investigação. Enquanto os partidos da oposição sugeriram diversas convocações de donos de empreiteiras e políticos petistas, o PT quer ouvir cinco pessoas, antes de definir os novos rumos da Comissão. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), resiste.
 
Nesta segunda-feira (02), o partido protocolou requerimentos para conversar com o ex-diretor da Agência Nacionalo do Petróleo (ANP), David Zylbersztajn; o ex-presidente da Sete Brasil, que presta serviços de sonda para a Petrobras, Luiz Eduardo Carneiro, e o presidente do banco BTG Pactual, André Esteves. O objetivo é abrir para assuntos pouco explorados e/ou explicados.
 
“Sugerimos convocações cirúrgicas porque temos que primeiro juntar a documentação que não consta do relatório aprovado no ano passado na CPI mista”, afirmou o deputado Afonso Florence (PT-BA). Luiz Eduardo Carneiro, por exemplo, poderá contribuir para explicar os negócios do banco com a estatal na África. 
 
Da Petrobras, os petistas querem ouvir o ex-gerente de Serviços da Petrobras, Pedro Barusco, e o ex-diretor da área internacional Renato Duque. Com esses depoimentos, o PT quer estender as investigações ao governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
 
Esses cinco seriam os convocados a depor na CPI. Os convites para prestar esclarecimentos seriam para o presidente da Petrobras, Aldemir Bendine, e os ex-presidentes Sergio Grabielli e Graça Foster.
 
Cunha e a oposição, por outro lado, defendem que não se mude o pedido inicial da CPI, que é o de investigar as irregularidades na estatal a partir de 2005.  O PSOL, PSDB e PSB solicitaram convocações com empreiteiros. 
 
“Não há nenhum óbice a que haja ampliação, desde que haja conexão. O que nós não podemos fazer é retroagir para tirar o foco desse esquema criminoso que foi instalado no governo do PT, quando um dos servidores da Petrobras disse que recebeu propina em 1997″, disse o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP).
 
A oposição protocolou pedidos de convocação do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (PT); do presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho; e de políticos do PT, como José Dirceu, Delúbio Soares, João Vaccari e o ex-tesoureiro da presidente, Edinho Silva.
 
Com informações do Valor Econômico e Agência Câmara.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

65 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se

    Se não investigar o período FHC, verdadeira caixa preta mantida pela mídia, pela PF, pelo MPF, pela PGR e pela justiça em todos os níveis, a CPI estará, apenas, fazendo política partidária, tentando o terceiro turno. Nasce eticamente morta e sem nenhuma credibilidade. Quem não deve, não teme, mas não parece ser esse o caso do  próprio FHC, do seu partido oficial, o PSDB e do extraoficial, a ´”grande” mídia oligopolizada. 

  2. Para uma análise coerente do

    Para uma análise coerente do volume da roubalheira na Petrobras, sugiro que se crie  o indicador: US$ anual roubado/Barril de Petroleo produzido no período.

  3. Para uma análise coerente do

    Para uma análise coerente do volume da roubalheira na Petrobras, sugiro que se crie  o indicador: US$ anual roubado/Barril de Petroleo produzido no período.

  4. Uma pena

    Como falou o André Araújo, parece que muitas dessas situações já teriam prescrito.

    Acredito que deverá sobrar daqui uma lição, válida para toda a classe política.

    1. Mesmo que os crimes estejam

      Mesmo que os crimes estejam prescritos, e ninguem seja preso, é muito importante p/ tirar a bandeira de santinhos,  das mãos desses tucanos safados.

  5. O Juiz do PSDB, o Moro, deixa

    O Juiz do PSDB, o Moro, deixa claro aos candidatos à delação premiada que o primeiro documento que ele EXIGE, em caso de denúncias envolvendo tucanos, é o atestado de óbito. 

  6. O Juiz do PSDB, Sergio Moro,

    O Juiz do PSDB, Sergio Moro, deixa claro aos candidatos à Delação Premiada que, em caso de denuncias envolvendo tucanos, é INDISPENSÁVEL a apresentação do ATESTADO DE ÓBITO.

  7. O período dos generais – que

    O período dos generais – que foi quando as grandes empreiteriras nasceram e consolidaram  – deve ser repleto também de informações interessantes. Por que não propõem recuar até lá?

  8. A CPI é para investigar

    A CPI é para investigar Corrupção na Petrobrás, que é uma causa específica?

    Ou é para investigar corrupção petista na Petrobrás? 

    Se é CPI da Petrobras, como de fato é, então é para se investigar tudo sobre corrupção, inclusive se ouve corrupção antes de FHC.

    Qual é o medo da tucanada, de que se descubra que no seu governo a roubalheira na petroleira era maior que nos governos petistas?

    Se apenas para investigar a corrupção na era era petista, então que se mude o nome e o objeto da CPI. Que tal “CPI contra o PT” ?

    Fica mais claro e transparente assim.

     

    Edivaldo Dias de Oliveira

     

  9. A CPI é para investigar

    A CPI é para investigar Corrupção na Petrobrás, que é uma causa específica?

    Ou é para investigar corrupção petista na Petrobrás? 

    Se é CPI da Petrobras, como de fato é, então é para se investigar tudo sobre corrupção, inclusive se ouve corrupção antes de FHC.

    Qual é o medo da tucanada, de que se descubra que no seu governo a roubalheira na petroleira era maior que nos governos petistas?

    Se apenas para investigar a corrupção na era era petista, então que se mude o nome e o objeto da CPI. Que tal “CPI contra o PT” ?

    Fica mais claro e transparente assim.

     

    Edivaldo Dias de Oliveira

     

  10. Sem noção

    O PT está mais perdido que cego em tiroteio.

    Os petistas, talvez por se relacionarem apenas com a militância fanática, imagina que ainda tem alguma reserva moral que o torna o defensor da moralidade pública, que quer investigar tudo.

    Besteira. Foi-se. Perdeu, playboy.

    Essa jogada política, esse diversionismo, para tirar o foco da investigação já pegou mal. Se acham que havia coisa errada, e havia, porque não investigaram antes ? Tiveram a companhia a seu dispor por 12 anos.

    No mais, mesmo se investigarem daqui até Getúlio Vargas e demonstrarem que em sessenta anos a companhia foi assaltada por políticos corruptos, qual seria a solução ? Privatizá-la ? Mas não é isso que o PT não quer ?

    O único jeito para o PT limpar sua barra é investigar o que tem que ser investigado e punir quem tem que ser punido. Mas continuo com minha opinião que, se o PT quiser cortar na carne nesse caso da Petrobras, terá que arrancar o coração do partido fora.

    1. Desculpas esfarrapadas

      Que desculpinha mais esfarrapada para impedir que se investigue verdadeiramente os fatos.

      Desviar o foco como se os acusados admitem que começaram o esquma de corrupção naquele período.

      Não estamos falando de inventar do nada a inclusão do período FHC, trata-se das datas citadas pelos acusados quando os esquemas foram armados e começaram a operar, mantendo-se de lá para cá, sendo desbaratados somante agora, NESTE GOVERNO.

      É impressionante como esses tucanos falam com a maior cara de pau que ELES não devem ser investigados NUNCA.

      Praticamente dizem que roubam sim, mas que ninguém deve impedir que isso seja feito nem revelar o quanto são ladrões.

      É uma cara de pau impressionante, fruto certamente da blindagem da mídia que dá a essas aves de mau agouro a sensação de quem licença para roubar e direito de cobrar dos outros aquilo que recusam para si mesmos.

      CARA DE PAU!!!

      1. Desculpas ridículas!!!

        Isso mesmo Ruy, não se lembram que a facilidade foi criada justamente no governo FHC, com a flexibização da legislação que permitiu à Petrobrás, contratar sem ter que licitar com os rigores da Lei 8666/93.

        Foi justamente esse velho gagá (FHC) que permitiu, mancomunado com o maior acolhedor de Habeas Corpus do STF, que se flexibilizasse a lei e que nunca investigou NADA em seu governo (vide solução encontrada para os escândalos da SUDAM e SUDENE).

        Como diz PHA: “Não fosse o PIG, esses tucanos de SP não passavam de Resende”.

        1. Pizza

          Correto, o FHC flexibilizou, e o PT adorou, usufruiu desta brecha por 12 anos. E se não fosse o MPF e a PF, que o Governo queria tolir enfiando a PEC 137 e que graças ao apelo popular não foi aprovada, continuariam usufruindo ainda por um bom tempo, já que o maior esquema de corrupção que se tem notícia não seria investigado com o afinco necessário. Ou você acha que seria, a partir do momento que descobrissem o envolvimento da cúpula do partido do governo, recebendo sua porcentagem do roubo pra financiar suas bases e campanhas eleitorais, e sabe-se lá mais o que? Sim, Dilma enche a boca pra falar que só o Governo dela que investiga, e que ela deu autorização pra investigar, mas a PF e o MPF graças a Deus ainda são orgão independentes, de Estado, e ainda não necessitam de autorização de Presidente nenhum pra fazer seu trabalho. Dilma não mandou investigar nada, seria um tiro no pé, seu interesse é contrário a isso, haja visto o tamanho do desgaste enfrentado neste mandato em função do escândalo. Quanto mais se investiga mais seu partido, e consequentemente ela e seu mentor, se queimam. Sim, deve-se investigar o período FHC, mas porque não investigou antes? Teve longos 12 anos pra isso, mas quer investigar agora que perdeu o boquinha de se irrigar com dinheiro público a partir das estatais. O interesse do governo nisso tudo nada mais é que desviar o foco, tratar o caso como se todos fossem farinha do mesmo saco, e com ela fazer uma bela de uma pizza, resta só saber qual o recheio.

          1. Pizza com Caviar?

            Quantos Malandros foram demitidos da Petrobras em função da Lava Jato, Cristiano?
            Aponte um pelo menos!
            Pelo que vimos da Abreu e Lima, quem comandava a roubalheira por lá era o PSDB, o PSB e o PP.
            Óbvio que sob as barbas do Lula e do PT.
            Uma década depois de perder osso os tucanos ainda continuavam roendo.
            O Noblat escreveu artigo desancando o Lula e a Dilma.
            E fez uma revelação que é mais que uma confissão: o Eduardo Campos lhe confidenciou TRÊS defeitos capitais na nossa Presidenta. Vamos ao terceiro: “Ela tem horror à Política Pequena. Horror!”.
            Isso explica o pq do surpreendente rompimento do Dudu e sua desinteressada parceria com o Aécio, que pelo visto deve ‘adorar’ a Política Pequena.
            Agora sabemos que essa ´Pequena´ custava só 10 milhões pros amarelos e mais 10 pros azuis.
            Uma merreca. Não entendo pq a Dilma teria que se horrorizar com isso.

             

        2. Pizza

          Correto, o FHC flexibilizou, e o PT adorou, usufruiu desta brecha por 12 anos. E se não fosse o MPF e a PF, que o Governo queria tolir enfiando a PEC 137 e que graças ao apelo popular não foi aprovada, continuariam usufruindo ainda por um bom tempo, já que o maior esquema de corrupção que se tem notícia não seria investigado com o afinco necessário. Ou você acha que seria, a partir do momento que descobrissem o envolvimento da cúpula do partido do governo, recebendo sua porcentagem do roubo pra financiar suas bases e campanhas eleitorais, e sabe-se lá mais o que? Sim, Dilma enche a boca pra falar que só o Governo dela que investiga, e que ela deu autorização pra investigar, mas a PF e o MPF graças a Deus ainda são orgão independentes, de Estado, e ainda não necessitam de autorização de Presidente nenhum pra fazer seu trabalho. Dilma não mandou investigar nada, seria um tiro no pé, seu interesse é contrário a isso, haja visto o tamanho do desgaste enfrentado neste mandato em função do escândalo. Quanto mais se investiga mais seu partido, e consequentemente ela e seu mentor, se queimam. Sim, deve-se investigar o período FHC, mas porque não investigou antes? Teve longos 12 anos pra isso, mas quer investigar agora que perdeu o boquinha de se irrigar com dinheiro público a partir das estatais. O interesse do governo nisso tudo nada mais é que desviar o foco, tratar o caso como se todos fossem farinha do mesmo saco, e com ela fazer uma bela de uma pizza, resta só saber qual o recheio.

          1. Meu caro Cristiano

            Meu caro Cristiano Peixoto, 

            Primeiro as concordâncias: os petistas, nos quais me incluo, não devem, sob pena de incorrerem em incoerência alegarem a flexibilização feita no governo FHC dado que nunca a desfizeram. Nisso concordo contigo. Um a zero para ti, 0 x 1

            Segundo, as divergências: 

            1) Sobre a PEC 137: o interesse não era, nunca foi do governo, e sim da classe dos delegados de polícia judiciária(Federais e estaduais). Placar: 1 x 1.

            2) […..]mas a PF e o MPF graças a Deus ainda são orgão independentes, de Estado, e ainda não necessitam de autorização de Preside….

            O MP é sim independente, mas a Polícia Federal, NÃO! Esta é subordinada ao Ministro da Justiça. Está inserida na estrutura do Poder Executivo. Foi nos governos petistas que essa polícia, sucateada e desprestigiada nos governos FHC, começou a exercer seu papel a contento. Basta ver as estatísticas operacionais. Não vou poupar tua preguiça. Vai lá no site da PF e confere.

            Placar 2 x 1 

            3) Não se pode tirar conclusão nenhuma ainda dado que NEM DENUNCIAS foram feitas. A operaçao ainda está na fase preliminar. De efetiva, só as prisões arbitrárias e a la Gestapo dos donos das empresas. Só hoje o Junot mandou a lista de politicos que PODEM ser investigados ou denunciados. Por que, então, esses teus xiliques? Calma, vamos aguardar o resultado final. Pode aparecer políticos do PT? Pode. Como pode, e deve, aparecer de todos os partidos. 

            Resumindo: não fixe seu compreensível ódio só no PT. Não tem ninguém santo nessa estória.

            Resultado final : 3 x 1 

             

          2. Tem um problema aí

            Vocês tem alguma dificuldade em entender que a Polícia Federal é tembém, constitucionalmente, a polícia judiciária da União, assim como as polícias civis são as polícias judiciárias dos estados.

            Assim como as Civis estão, admistrativamente ligadas aos governadores e as secretarias de Segurança Pública a Federal está administrativamente ligada os MJ, que, por lei é obrigado a mantê-las, treiná-las, etc

            Mas, como polícia judiciária, a PF, assim como as civs devem atender as requisições do Judiciário e dos Ministérios Públicos e não aos Ministros e Sercretários. Que inclusive não tem nenhum poder para interferir em ordens judiciais.

             

          3. Escrevi alguma coisa em

            Escrevi alguma coisa em contrário? Talvez tua capacidade de apreensão esteja prejudicada. 

            As ditas polícias judiciárias não o são APENAS quando atendem requisições do Judiciário. É do seu escopo (leit motiv) agir a partir de qualquer ilícito penal. Daí investigam, abrem inquéritos(se for o caso) e os remete para o Ministério Público. O que efetivamente não é o caso das PMs que só atuam como polícia ostensiva-preventiva.

            Cumprir ordens judiciais, ou seja, emanadas de outro Poder, não quebram o liame hierárquico com o Executivo.Continuam subordinadas, operacional e funcionalmente, aos chefes do Poder Executivo Federal e Estadual respectivamente.

            Aí algum desavisado arguiria: “ah, mas eles não podem desobeder uma autoridade do Judiciário”. Ora, não só elas, polícias, como todos nós dado que uma determinação judicial tem força de Lei e ninguém pode descumprí-la. Daí desnecessária essa tua observação final. 

             

          4. Nada a ver

            A PF tem autonomia operacional e funcional. 

            Sequer precisa se reportar ao MJ. 

            Tome como exemplo o caso do Escritório da Presidência em SP e da Rose. o MJ foi avisado no momento em que o escritório foi invadido pela PF do que estava acontecendo.

            VocÊ tem que ler a 9266 e se inteirar do que é a PF.

          5. Concluo reafirmando: tu estás

            Concluo reafirmando: tu estás esquivocado. Vou te dar ainda uma chance.

            A Lei 9.266, de 15 de março de 1996 trata apenas da REORGANIZAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL E FIXA REMUNERAÇÕES DOS CARGOS QUE A INTEGRAM. Mesmo assim, no seu artigo 2º-A(alterado pela Lei 13.037, de 02.12.2014) ela reitera a vinculação ao Ministério da Justiça. Mais: reforça esse liame quando complementa com a expressão FUNDADA NA HIERARQUIA E DISCIPLINA. 

             A Polícia Federal, órgão permanente de Estado, organizado e mantido pela União, para o exercício de suas competências previstas no § 1º do art. 144 da Constituição Federal, fundada na hierarquia e disciplina, é integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça.      

            http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13047.htm#art1

            A tua obsessão ocasionada pelas simpatias(ou mais propriamente, antipatias ao PT) te leva a deduzções erradas, se não mesmas absurdas. Deixo de lado até o aspecto formal, este de uma clareza incoteste, quanto a essa subordinação aludida, e apelo para a lógica. 

            Seria possível se deixar independente, ou mesmo só autônoma, uma organização em armas? Que na sua própria configuração institucional prevê seus fundamentos na hierarquia e disciplina? Observe que essa singularidade só cabem para as polícias e as forças armadas. Por que será? Tire tuas conclusões. 

            Parece óbvio que para o exercício das suas funções, até por dever de ofício, ela não necessita de autorização de ninguém. Só nesse sentido ela é “autonoma”. No exemplo citado, se ela tinha conhecimento que havia indícios de crimes no ambiente do Escritório da Presidêcia em São Paulo, era sua OBRIGAÇÂO investigar. E assím se repete para todas as suas operações. 

            Pode até ser que no futuro se dê essa autonomia sem aspas das ditas polícias judiciárias. Por enquanto elas continuam vinculadas hierarquicamente as poderes executivos estaduais e federais. 

          6. Engraçada a lógica desse

            Engraçada a lógica desse pessoal. FHC tirou os mecanismos de controle que existiam e agiu ativamente para impedir quaisquer investigações. Aparelhou o Ministério Público, a Polícia Federal e com o apoio da imprensa (que não foi de graça), deixou ampliarem-se os esquemas de corrupção que já existiam e formar-se novos, agora com um esquema de financiamento de partidos que irrigou o PSDB, PSB, PMDB e todos os partidos aliados do FHC, alguns que se mantiveram na oposição e outros que entraram na base do governo de Lula e depois de Dilma, sempre fazendo chantagem e ameaçando juntar-se à imprensa que bombardeia diuturnamente (e não é de graça) tanto Lula quanto Dilma.

            Aí você vem aqui e diz que o FHC fez tudo isso, mas quer que deixemos para lá, nem comentemos. Quer fazer passar que Lula e Dilma, que apesar do esquema de chantagem e pressões feito pelo esquema montado pelo FHC e fundamentado no financiamento privado de campanha, que o PT tenta eliminar e o PSDB faz tudo para manter, bem ou mal chegaram a um ponto onde as próprias instituições que o PSDB aparelhou passaram a ter condições de investigar a corrupção, esses devem ser culpados e atacados.

            Mais uma vez os tucanos insistem que eles podem roubar à vontade e que devem ser protegidos e sua corrupção escondida, como se todos fossem idiotas a ponto de achar que somente o PT deve ser investigado e o PSDB é imune em suas roubalheiras.

            A cara de pau desses bicudos é impressionante! Bem se vê porquê eles escolheram como símbolo uma ave que não enxerga o próprio rabo.

             

          7. Ruy,

            O que se tem até agora é um depoimento do Barusco dizendo que o esquema de superfaturamento começou em 1997, entre empreiteiras e funcionários da Petrobras, não se falou nada sobre envolvimento de políticos ou de partidos políticos nessa época. O esquema de irrigação de partidos, segundo o próprio delator, teria início em 2004, Governo Lula. O que se tem por enquanto é isso, o resto é pura ilação. Não tem nada até agora que ligue este esquema ao FHC, tudo isso que você descreveu vem muito mais da sua vontade, da maneira enviezada que os fanáticos normalmente interpretam os fatos, do que de dados reais. E mesmo que depois se descubra que você estava correto, que o FHC iniciou este esquema, isso não exime o PT de absolutamente nada, pelo contrário só piora, teria pego o esquema pronto e ao invés de denunciar e arrasar politicamente o adversário, não, gostou tanto que multiplicou as cifras. Entenda que nós não estamos falando de caso de corrupção de um político ou outro, que você expulsa do partido e tá tudo certo (André Vargas). Isso é muito maior, envolve o alto escalão do partido, e talvez no mínimo a conivência da Presidente da República e/ou do Santo Lula.  A própria Dilma não saber de onde vem o farto dinheiro da campanha dela demonstra muita falta de noção da realidade, e quem foge tanto assim da realidade não poderia nunca estar no cargo que ela ocupa. Bem, o resultado do país está aí pra provar, talvez ela realmente tenha sido feita de boba nessa história toda. E o Lula heim, será que também foi feito de bobo pelo próprio partido? De novo (Mensalão)?

    2. Vc é um dos que tem medo ?

      Vc é um dos que tem medo ? Pelo jeito parece…Os srs. não vivem dizendo que quem não deve, não teme ? Vá dormir…

    3. Essa tucanada cansada de

      Essa tucanada cansada de apanhar do PT deve usar viseira, aquela que cavalos usam, pois só enxergam na frente PRIVATIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO, não conseguem enxergar outra solução. Se alguns que estavam na Petrobras fizeram caca, investigue e puna quem fez errado e coloque outro no lugar para fazer certo ou acham que são todos corruptos na Petrobras? Isso deve derivar da visão do próprio partido deles o PSDB. E vocês sabem que mesmo que alguns no PT agiram mal, ainda é o melhor partido que temos, sabem que a grande maioria dos petistas são pessoas confiáveis, generalizam as culpas apenas para se sentirem melhor dentro daquela meleca que é o PSDB.

      1. Concordo

        Concordo com tudo que você disse quando a tucanada, e penso o mesmo da petezada. 

        Tá bom assim ???

        Eu opino aqui como cidadão e não como militante.

        1. alguem me diga

          este Jose Carlos Brandes é uma ave nova aqui no pedaço???
          diz que não é tucano, mas tem as cores de tucano, penas de tucano e bico de tucano……….

           

  11. Apenas li os depoimentos do

    Apenas li os depoimentos do Barusco. O que é importante, neste momento, é ler a(s) Denuncia(s) do MPF contra Barusco. Onde está(ão)?

  12. Fácil, fácil… se há

    Fácil, fácil… se há resistências, o PT que tenha a brilhante idéia de abrir outra CPI com essa finalidade específica de investigar o que a oposição se recusa, não é assim que o PSDB faz, vão abrindo CPIs em cima de CPIs? Vamos PT, comece a colher as assinaturas. Se na Câmara não der certo, abra no Senado, uai!

  13. PT jogue o jogo da semântica, pra que estender?basta não reduzir

       A malandragem começa por aí, não existe ampliação nenhuma, a CPI é pra esclarecer o que houve com a petrobrás, os malandros é que querem limitar e dão pinta de que têm muito a esconder.  Preshtenção PT, vcs deixam eles enrrolarem valendo-se do tradicional tucanês, pode não parecer importante mas é, tanto pra batalha da comunicação como para o andamento da burocracia lá no congresso.

    1. Bem

      Pelo menos os novos donos do puteiro podiam ter pedido um exame de virgindade a época.

      Comer o estoque durante doze anos e depois reclamar da procedência é que não fica bem. 

  14. Alguns jornais já informam a

    Alguns jornais já informam a inclusão de Renam Calheiros, Eduardo Cunha e de Tião Viana, governador do Acre, na tão aguardada lista do Ministério Público.

    Nenhuma supresa com relação a Renam e Eduardo.Agora Tião Viana……Mesmo assim ainda lhe dou o benefício da dúvida. Se for só por contribuiçao de campanha, por que só ele? Há indícios tão fortes assim(de corrupção) para abrir inquérito? 

    Claro que será um prato cheio para a mídia. É uma das figuras históricas do PT. Por enquanto, insisto, apenas a delação(que não vale como prova) de um surrupiador de dinheiro alheio.

    1. Não é mal sinal, se divulgaram talvez não tenham nada pior

        Tião viana, que não deve ser pré julgado diga-se de passagem, é considerado por muitos um alien dentro do partido e a bronca deve ficar esfera estadual, pra Dilma não é ruim, mostra que o PT não foi protegido, se esse foi o petista mais graúdo que Janot conseguiu arrumar qualquer golpe fica mais difícil, vamos esperar pra ver se se confirma, o problema é se os outros dois citados quiserem descontar na Dilma que não tem nada com isso.

      1. Bingo, Gão. Dizem os

        Bingo, Gão. Dizem os jornalões fuxiqueiros que Eduardo está revoltado contra  o governo. O porquê, não sei. Na mesma linha, Renam já devolveu ao Planalto a MP que tratava do aumento de tributos. Está brabo.

        Tudo sobra para o PT e o governo. Só falta colocarem na conta de ambos as explosões solares, a erupção desse vulcão no Chile e a enchente no Acre.

        1. JB Costa sou seu admirador,

          JB Costa sou seu admirador, ou seja gosto das suas intervenções, parabéns. Gostaria que você lesse a matéria que irei colocar abaixo. Creio que o único metodo de Dilma vencer essa batalha é está do lado daqueles que votaram nela.  Preste atenção na data em que a matéria foi escrita, parece que foi hoje.

          http://atosefatos2014.blogspot.com.br/2015/03/carl-marx-diz-presidenta-dilma-historia.html?spref=fb

           

          1. Muito pertinente o artigo.

            Muito pertinente o artigo. Substitua “comunistas” por “petistas”, “bolivarianos”, “esquerdopatas”……..Realmente, a preconização de Karl Marx até hoje tem sido corroborada pelos fatos. Ela(história) pela primeira vez acontece como tragédia, a segunda(em diante) como farsa.

            O que temos hoje no Brasil. 

  15. O Congresso era um convento

    O Congresso era um convento de freiras até ser invadido pelos bárbaros petistas.

    E FHC é o primeiro e único brasileiro canonizado em vida.

     

     

  16. Esse partido só pensa

    Esse partido só pensa nisso…se gabam de ganhar a eleição mas governar fica em segundo plano, amam é apontar os dedos. Ganhou pra que? Pra investigar o FHC? Ou governa com todas as responsabilidades que isto implica ou pega o boné, vira oposição e comeca a investigar tudo o que quiser. Já não tem base aliada, ao invés de reunir os petistas pra oferecer bons projetos a população o PT coloca toda a articulação em prol de investigar FHC. Isso interessa ao PT ou a população? Traz renda e emprego para o povo oprimido invesigar o FHC? Isso agora virou prioridade da República, pobre povo brasileiro…

  17. O importante agora é gritar

    O importante agora é gritar pega ladrão e sumir na confusão.

    O que faz o Adams aí na foto? Advogado do PT ou da União? Assunto de governo? Quem paga os honorários?

    Esse é o problema, para o PT,  partido e Estado sãor uma coisa só! 

    E eles acham que não tem nada demais! Entenderam como trataram a “nossa deles” Petrobrás?

    Adivinhem  o que os amigos do povo querem? É um Estado prá chamar de seu, principalmente as benesses que os impostos pagam!

    1. Prezado, 
      É por isso que a

      Prezado, 

      É por isso que a credibilidade de vocês é ZERO! A foto é de outro evento. Nada a ver com Operação lava a Jato.

      A obsessão de vocês já caso para psiquiatria.

      1. Sério?Então fizeram uma

        Sério?

        Então fizeram uma reportagem sobra a Lava Jato com foto de outro evento e eu sou obrigado a saber?

        O Nassif que corrija!

        Além do mais quando a Dna. Marisa meteu a estrela do PT no Alvorada qual foi a mensagem?

        Já imaginaram se fosse um Tucano no mesmo lugar?

        É isso aí!

         

         

         

  18. Investiguem mesmo

    Que investiguem mesmo e que se houver culpados que se puna, quem quer que seja, é isso que a população quer.

    Só espero que se houver culpados – se, porque ainda nada foi provado contra nem a favor –  que aceitem, que não comece a tentar virar o jogo com as majadísimas “golpe da mídia”, “STF comprado”, etc, apenas aceitem a decisão da justiça e admitam seus erros.

     

  19. Direita

    O fato é um só e já está repetitivo. A direita não se conforma em ficar 12 anos fora do governo e vendo o atual melhorando as condições do país que na visão deles deveria ser simplesmente um alinhado (escravo) do capital internacional.

    Promovem a insegurança institucional no país via mídia comprada e corrupta. O governo tem sua culpa por não agir de forma mais enfática contra as denúncias e absurdos vindos diariamente nos meios de comunicação.

    Eduardo Cunha e Renan Calheiros devem estar preocupados e, caso as investigações que devem ser abertas pelo Dr. Janot sigam em frente, devem pender para o outro lado, pois fudido, fudido e meio.

    A direita, exemplarmente representada por FHC, Serra, Alckmin, Aécio e demais asseclas sabem que se as investigações invadirem anos anteriores a 2003 os promotores poderão puxar um “fio de novelo”, pois estão sujos até a alma com compra de votos, privatizações, evasão de divisas, etc.

    Torço e espero que o ministro Zavaski publique os nomes dos envolvidos, pelo menos daqueles que tiverem inquérito aberto, para que a população saiba quem são e dê a eles nas próximas eleições o merecido “reconhecimento”, caso não sejam cassados.

  20. Brandes: se te informares


    Brandes: se te informares melhor, não tiveres preguiça ou não fores cabo eleitoral do psdb, darias menos vergonha de escrever o que escreveste. Nasceste o ano passado? Está mais do que provado que a mídia está defendo o dela, tu e o país que se explodam para a corrupta imprensa. Corrupção sempre foi muito alta no país, prinicplamete nas privatizações que a corrupta mídia escondeu. A imprensa quer botar no governo,os corruptos que ela defende, simples. Não a toa, a globo proibiu de mencionarem fhc nas suas reportagens, ta super blindado, mas muito rico.. Tem que ser muito malandro, muito analfa político para achar que a mídia combate corrupção, já que é sujeito ativo dela desde que a globo nasceu, apoiando golpes, ajudando a matar jovens que amavam o país. Feio, para a imprensa e anlafas políticos dominados por ela, é amar seu país. Por isso, digo, estamos vivendo a era dos ratos.

  21. … penso que com uma medida

    PT quer estender investigação da CPI da Petrobras

    buenos

    … penso que com uma medida cívica moralizante de esforço concentrado dos nobres políticos seja perfeitamente possível também investigar, nos anos 30’s e 40’s, o Escândalo do Petróleo concatenado com o Racismo Infantil de Monteiro Lobato… tudo no mesmo balaio processual investigativo dos nobres deputados e senadores da República Escatológica Fim dos Tempos…

  22. Que mal há em investigar?

    A delação, tão festejada, deu conta do início “dos trabalhos”, qual seja, o ano de 1997 do bravíssimo Sergio Motta. Por que não investigar? Quem sai perdendo com a limpeza geral? Que moral o Cunha tem para negar a investigação de quem quer que seja? A CPI é para investigar ou para condenar? Ora, não vejo como se pode ter o descaramento de se pregar a intenção de extirpar a corrupção com um bisturí tão afiado. Se a CPI não o fizer, a História vai fazer. Os maiores problemas de falta de caráter na administração do Brasil datam de 45 anos para cá. Medo infundado (ou ingenuidade de minha parte?)

     

  23. Que mal há em investigar?

    A delação, tão festejada, deu conta do início “dos trabalhos”, qual seja, o ano de 1997 do bravíssimo Sergio Motta. Por que não investigar? Quem sai perdendo com a limpeza geral? Que moral o Cunha tem para negar a investigação de quem quer que seja? A CPI é para investigar ou para condenar? Ora, não vejo como se pode ter o descaramento de se pregar a intenção de extirpar a corrupção com um bisturí tão afiado. Se a CPI não o fizer, a História vai fazer. Os maiores problemas de falta de caráter na administração do Brasil datam de 45 anos para cá. Medo infundado (ou ingenuidade de minha parte?)

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador