Santander diz que vai punir responsáveis por comunicado contra reeleição de Dilma

 

Enviado por Assis Ribeiro

Da Rede Brasil Atual

Santander afirma que vai punir responsáveis por comunicado contra Dilma

Presidente do banco diz que já foram prestados esclarecimentos a autoridades e à própria presidenta Dilma. Sindicato vai denunciar ‘gestão temerária’

O presidente do Santander, Emilio Botín, afirmou neste domingo (27) que a instituição já se desculpou por um comunicado enviado na semana passada pelo banco a clientes no Brasil com renda superior a R$ 10 mil e que dizia que uma eventual reeleição da presidente Dilma Rousseff poderia ter efeitos negativos para a economia. Botín esclareceu que o texto “não é do banco”, mas de um analista que o elaborou e enviou “sem consultar” seus superiores. Ele declarou que a divisão brasileira do banco tomou “as medidas cabíveis”, sem especificá-las. Segundo Botín, o presidente do banco no Brasil, Jésus Zabalza, já prestou esclarecimentos a autoridades e à presidenta Dilma.

Em contraponto ao comunicado de cunho político-partidário, Botín reafirmou hoje sua aposta no Brasil e garantiu que continuará a investir no país. A afirmação foi feita no Rio de Janeiro, em entrevista coletiva por ocasião da apresentação da plataforma educativa MiríadaX, patrocinada pelo banco e pela também espanhola Telefônica.

O banco também enviou comunicado informando aos seus clientes que a mensagem anterior não reflete a postura da instituição. Depois da trapalhada, o Santander enfrenta uma crise de imagem, especialmente nas redes sociais, com mensagens críticas à sua postura no país, por seu alto lucro, pela postura com funcionários e até por mau atendimento. A prefeitura de Osasco, por exemplo, rescindiu contrato que tinha para pagamento de tributos municipais e indicará nova instituição aos munícipes em 30 dias.

Acompanhando a posição de Botín, o presidente da Telefônica, César Alierta, também colocou panos quentes na situação: “O Brasil vai ter um crescimento espetacular. Os governantes deste país fizeram um trabalho espetacular. O Brasil passou a ser uma referência mundial. Os brasileiros têm que estar orgulhosos”. Os executivos disseram que estão “convencidos de que o futuro do Brasil é espetacular”.

Alierta lembrou que as duas companhias decidiram investir no Brasil quando o clima econômico não era propício. “Se há duas companhias que investiram no Brasil somos o Santander e a Telefônica. Investimos quando ninguém queria investir. Quando Lula (o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva) ganhou as eleições (em 2002) e todos queriam vender, e nós investimos”, ressaltou Alierta.

Botín ressaltou que o Banco Santander investiu US$ 27 bilhões no país e o classificou como “um objetivo prioritário” para sua empresa, que obtém no Brasil 20% de seu lucro total. “Continuamos investindo e incentivando todo mundo para que invista no Brasil”, afirmou.

Gestão temerária

O Sindicato dos Bancários de São Paulo informou na sexta-feira (25) que fará reclamação formal a Botín, contra a gestão do presidente da instituição espanhola no Brasil, Jésus Zabalza. De acordo com a diretora-executiva da entidade Rita Berlofa, a “atuação alarmista” do banco em pleno ambiente eleitoral brasileiro não é um caso isolado, mas parte de um conjunto de práticas que permite classificar a gestão do Santander no país de “temerária”.

Redação

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quem avisa amigo é

    O banco espanhol Santander conseguiu prever e avisar seus clientes a respeito da crise espanhola?

    Do aumento do desemprego na Espanha e na Europa?

    Ou só aqui no Brasil que aparece essas “visões” estilo mãe Dinah?

  2. munição

    Se demitir alguém ,os trolls terão munição para abastecer as redes com postagens do tipo ” executivo do santander é demitido ao falar a verdade sobre o governo do PT “

    1. Claro que não vão demitir

      Claro que não vão demitir ninguém. A declaração é protocolar. Foi tudo culpa de um “analista” e fica por isso mesmo.

      E pode até mesmo ser de fato precipitação de um funcionário mais empolgado.

      Parte do jogo.

  3. O Aócio já está condenando o

    O Aócio já está condenando o pedido de demissão no Santander, feito pelo Lula e PT. É que ele sabe que isso não funciona. Ela já faz isso ha mais de doze anos em Minas, ou melhor, no Aocioquistão. Para funcionar tem que PRENDER e deixar o sujeito INCOMUNICÁVEL. E, se for JORNAL, tem que EMPASTELAR (NOVOJORNAL)

  4. O nome do responsável se

    O nome do responsável se chama Emílio Botin e sua família.

    Agora pedem a demissão do sub do sub.

    Conciliar sempre !

    A emenda ficará pior que o soneto.

     

     

     

     

     

     

     

  5. candidato dos banqueiros

    O alarmismo do Santander apenas escancara uma coisa: a preferência dos banqueiros por Aécio Neves. O rentismo deseja ardentemente que ele seja eleito para que a economia brasileira fique tão forte quanto a da Espanha e da Grécia.

  6. Vai sobrar pro funcionário

    Estas insstituições gostam de ficar de bem com todo mundo e se alguém dis algo polêmico é punido, alertado, etc…

    Eles não bancam a posição mesmo que tenha razão. É a típica postura de centro, em cima do muro.

  7. é um absurdo, o texto apenas

    é um absurdo, o texto apenas reproduz o que o mercado está dizendo. Queriam que o Santander disse o que: a “economia vai bem, invista seu dinheiro em empresas públicas, tudo vai melhor se a Dilma ganhar”

    Essa intervenção branda do governo é um descalabro.

    1. E se fosse o contrário?

      Por exemplo: se o Banco do Brasil, Caixa Federal ou Bndes te enviasse uma cartinha sugerindo que com provável vitória de algum dos candidatos da oposição seria melhor reavaliar tuas decisões? Seria normal em um período de campanha eleitoral?

      1. CEF e BB fazem isso SEMPRE


        Chegadinho, vou fingir que vc não sabe, então digo: cef e bb fazem isso em TODAS as eleições! Campanha massiva para o PT, internamente, com dinheiro de TODOS. Cansei de receber e-mail de superintendente, diretores, disparados a todos, orientando a não votar na oposição. Isso sim é crime.

    2. O que queremos

      O que queremos é que o Santander cumpra a LEI eleitoral e não faça comentários nem contra e nem a favor de nenhum candidato.

      Explicando de novo porque parece que seu entendimento é difícil (por limitação ou má fé):

      É A LEI

      Instituições financeiras não podem influir no processo eleitoral.

      Então eles deveriam fazer como todos os demais e

      CUMPRIR A LEI

      Não deve falar nada a favor nem contra e muito menos enviar comunicados aos clientes atacando nem favorecendo nenhum dos candidatos a nenhum dos cargos.

      Entendeu o está de má-fé?

      É só CUMPRIR A LEI.

      É isso que queremos.

      E não é pedir demais.

    3. Sr. Altran. O Banco poderia

      Sr. Altran. O Banco poderia fazer a analise que quisesse, prever o deslocamentoda crosta terrestre se assim quisesse, mas jamais poderia citar o nome da presidente do pais ou de qualquer outro candidato. Isso é antietico e panfletario. Uma coisa é voce dizer que a economia esta assim, assado e  aconselhar seus clientes a melhor maneira de investir. Isso é legitimo. Outra coisa, porem, é tentar influenciar o voto do cliente.  Nem na budega de seu Valdemar, se adota esse tipo de pratica … Seu Valdemar sabe que cliente não é massa de manobra e por isso deve ser respeitado.   

    4. Prezado Altran,
      Não faça aos

      Prezado Altran,

      Não faça aos outros o que não queres que façam com ti. A falta de ética do funcionário do banco em externar suas opiniões pessoais e pior ainda utilizar das condições e estrutura do banco para veicular suas convicções e orientações politicas travestidas de conselhos financeirosm, deve ser punida como seriam punidos servidores públicos que se utilizam do cargo para manifestar opiniões pessoais ou aferir ganhos. Como servidor público federal e sem candidato a presidente, me da nojo esta situação.

  8. Tenho conta salário neste

    Tenho conta salário neste banco. Acabo de abrir uma reclamação sobre essa baixaria que o banco fez. Ameacei encerrar minha conta, que já tenho a mais de 10 anos! Me prometeram enviar uma retratação. Vamos ver!

  9. Infelizmente, recebo

    Infelizmente, recebo diariamente boletins de uma corretora de valores mobiliários, cujo conteúdo não difere muito dessas mesmas tolices catastrofistas anti-governistas do banco Santander (que vem de um país falido, lembre-se).

  10. Mensagem enviada ao Satãder
    Uma vez que os consultores econômicos transformaram o banco em palanque de campanha eleitoral, não é de estranhar que as ações do Santander não parem de cair… Será que um coisa não está relacionada à outra? Há bancos bem melhor posicionados no Ibovespa que não torcem tanto por ninguém. Só por eles mesmos. Essa pode não ser uma boa especulação, mas certamente é melhor do que a dos cabos eleitorais travestidos de “economistas” do banco. Gostaria que meus investimentos estivessem em melhores mãos, e acredito que a matriz também. Cordialmente, pequeno acionista Santander 

     

  11. Presidente da Telefônica debochando do país

    Acompanhando a posição de Botín, o presidente da Telefônica, César Alierta, também colocou panos quentes na situação: “O Brasil vai ter um crescimento espetacular. Os governantes deste país fizeram um trabalho espetacular. O Brasil passou a ser uma referência mundial. Os brasileiros têm que estar orgulhosos”. Os executivos disseram que estão “convencidos de que o futuro do Brasil é espetacular”.

    Parece piada. E é. O cara deve ter se matado de rir depois falar isso.

    O governo que se incomoda com artigo do Financial Times agora ataca analista de Banco de segunda linha. Impressionante o grau de insegurança.

    O Lula em 2006 foi mais pichado que o capeta, ninguém viu o cara tomando atitudes que beiram o ridículo.

    Já não é mais direita ou esquerda, intervenção na economia ou não, é ser estadista. Pelo amor de Deus, essa senhora não é isso. Como ela rebaixa a Presidência da República a briguinha com repórter e economista. Inacreditável.

    Se o Campos ou o Aécio são estadistas, é outra história, veremos depois…

     

    1. Acorda governo/PT !

      LC,

      Levar uma cacetada e fingir que não dói…é o que você propõe – nos dos outros é refresco.

      Imagina alguém mal dizendo um parente seu, por exemplo sua esposa ou filha. Se ficar quieto e não reagir daqui a pouco o bairro todo, o Maracanã  vão dizer que é verdade e você será responsabilizado por não tentar reverter no início, pois agora “Inês é morta”!

      O Financial Times começou há dois anos a fofocar inverdades, e com base nele, JN,Globo, Veja, jornais SP, M.Leitoõs. Jaboures, Sardembergs  mal disseram o que podiam, e o governo aceitou e deixou rolar…..Hoje percebe-se que a atitude complacente criou o ‘Não vai ter Copa”; “falta de credibilidade dos empresärios” ( que preferem a China, mas têm o mote para criticar); “o desemprego e a inflação estão em alta “;  e outros sentimentos para agradar os coxinhas e dar notícias no PIG.

      Tudo por conta do governo/PT apanharem e “não se incomodarem”….deu no que deu !

      Acorda governo e Pt –  “porrada” neles,sim!

  12. Baixe o spread

    Independente do pedido de desculpas, e do discurso falacioso de que vai continuar investindo no Brasil (investindo em quê?), creio que o ilustre Botin tem uma contribuição mais pragmática para fazer: baixe o spread, como prometeu quando chegou ao Brasil. Simples.

     

  13. Santander cresceu graças ao apoio aos franquistas!!!!

    o banco Santander junto com o Bilbao e Viscaya devem muito de sua força ao franquismo, pois durante a guerra civil espanhola esses dois bancos e que agiram como agentes financeiros de Franco, tanto para pagamentos de armas, como para recebimento de recursos.  Em gratidão aos serviços prestados, Franco deu esclusividade aos 02 bancos na espanha, fechando para outros bancos estrangeiros, isso até a metade da decada de 80!

     

    portanto, o Santander apoiar a direita contra governos de esquerda, mesmo esquerda de fachada como o do PT, e da natureza desse banco!

     

     

  14. Vá para a espanha falida, com

    Vá para a espanha falida, com taxa de desemprego de quase 25%. E tem vira-lata que concorda em ser mandado por um banco espanhol que, lá na espanha, está quase falido e qu ajudou a falir o país espanhol. Ser vira-lata, para alguns, parece que se tornou profissão.

  15. O Povo Aumenta…

    Nassif: temos que ponderar o “affair Santander”, primeiramente porque o plano veio de fora. Os tupiniquins indignados não ousariam, frontalmente, tanto assim. 

    A trama nasceu no âmbito da CIA, que apresentou os informes preliminares tanto ao Banco Mundial, ao seu presidente Jim Yong King (não se iludam com o nome), como ao Fundo Monetário Internacional, à sua presidente Christine Legarde, que decidiram que os ataques ao BRICSs começariam pelo Brasil, em ano de eleição.

    A esta altura corria um zumzum que Putin poderia ter seu avião “acidentado” quando sobrevoasse a Croácia, “justiçado” na volta da reunião que culminou com a criação de um banco internacional diferente dos “irmãos siameses” (FMI/Banco Mundial). Os outros que aguardassem, cada qual a seu tempo e modo. 

    A coisa tenderia piorar com a fuga da Alemanha, segundo relatório dos espiões plantados no próprio governo germânico, de que Merkel & Cia. se bandeariam para a instituição financeira recém criada pelos “emergentes”.

    Como a situação do Santander pelo resto do mundo não é das melhores, dizem, prometeram “bonificações extraordinárias” na zona do euro para que ele plantasse o boato no Brasil.

    Comenta-se à boca miúda que Don Emilio prontamente aceitou e, de lá da Cantábria, informou diretamente a Javier e Jésus, pessoas de sua inteira confiança.

    A bem da verdade, o grupo aposta no Brasil, não no seu atual governo.

    De fonte não tão fidedigna, a conversa também circulou “an passant” pela FEBRABAN onde, dos seus mais de 120 membros, menos de 7 reprovaram a intenção.

    O resto da galera adorou, já que estão sofrendo com a queda dos juros exorbitantes que cobravam e com redução dos excessivos privilégios que gozavam.

    Bateu saudade dos tempos que faziam a farra com o dinheiro dos outros e ainda eram socorridos pelo PROER, com valores a fundo perdido.

    Dariam “armas e munição” a oposição e, de lambuja, agradariam seus investidores nacionais e estrangeiros.

    Agora, a aplicabilidade do plano. Alguns funcionários daquela instituição seriam recrutados como “inocentes úteis” e, discretamente, incentivados a “sujar as mãos”.

    Dando certo, promoções. Senão, vão para a rua com gordo prêmio pelo caixa 2.

    Na verdade, o Santander não “investe” no Brasil. Ele “investe” sobre o Brasil, em botim de larga escala, como todo banco que se preza.

    Essa agora em parceria com a Telefônica merece um “ai tem!”.

    Sabemos que a dona Telefônica, cansada de “explorar” a telefonia brasileira, vendeu o que recebeu de graça, fechou a mochila e escafedeu-se.

    E só agora  lembrou de participar de “plataforma educacional”, com este “MiríadeX”.

    Como “x” representa incógnita bem podemos traduzir a intenção como “dez mil incógnitas – educacionais”.

    E como “incógnita” também representa “maracutaia”, fica no imaginário de cada um o objetivo do plano nesta boa aplicação, já que o governo está investindo maciçamente no setor.

    O contribuinte que se cuide com mais esta benevolência dos espanhóis Santander/Telefônica.

    E vale o bordão —“o Povo aumenta, mas não inventa”.

  16. Esse sujeito que redigiu o

    Esse sujeito que redigiu o tal informe foi colocado de castigo sem comer sobremesa. É assim que são tratadas as crianças que não aprendem que não se fala o que se pensa das pessoas na frente delas. Só pelas costas.

    O maluco achou que era para espalhar para o público externo tudo que os executivos do banco conversam entre si, eu einh? Que mico. Vê lá se lá no banco dos Setubal dariam uma mancada dessas?

    1. “O maluco achou que era para

      “O maluco achou que era para espalhar para o público externo tudo que os executivos do banco conversam entre si, eu einh?”:

      Naaaaooooo.  Nao foi coincidencia que isso nos chegou exatamente aa hora do Empiricus, Juliano.

      Alguem quer apostar que o canalha eh assinante?

      E que o banco nao o despediu porra nenhuma?

  17. Agora ?
    Viram que a casa caiu

    Agora ?

    Viram que a casa caiu vão tomar providências.

    Mentira !

    Vão  demitir o aspone, do aspone, do aspone e irão dizer que tomaram providência.

    Quero ver demitir o CEO, que a Dilma disse que conhece bem.

    Parafraseando o vosso rei, por que não se calam !

  18. Itaú e Bradesco

    Tirando o insuspeito (sic!) interesse do Itaú na política brasileira (não só da política econômica), não sei se o  Santander conseguiria fazer como o Bradesco faz, ficar caladinho no xadrez da política,  costume herdado do banqueiro Lázaro Brandão.

    Se bem que o alto conselho do Banco fica sempre alerta  a qualquer refluxo da política econômica do PT.

    Mas adorou a ascensão das classes C e D e o seu poder de compra aumentado, visto a sua influência nesses setores, como os perfis das contas, tipos de financimentos e créditos e a localização das agências. E é claro, sem deixar de lado o péssimo serviço de atendimento a esse cliente mais simples.

  19. parece que os bancários fazem

    parece que os bancários fazem campanha para o pessoal fechar suas contas no satãder.

    se os movimentos sociais e os sindicatos se unirem, a coisa vai pegar porque partre é pouco ms o todo deve ser um volume bem grandinho,né.

    já vi alguns vídeos no you tube com queixas contra “erros” do satãder contra os clientes – uma dentista denuncia que uma dívida PAGA há anos o satãder evoluiu  para um valor de mais de vinte mil reais, é mole?

  20. Voltem pra Espanha, incompetentes

    Santander e Telefonica/Vivo deveriam enfiar o rabo entre as pernas pelo enorme desserviço prestado aos clientes e até aos não clientes dessas empresas aqui no Brasil. Que seus executivos embarquem na primeira nau a caminho da Espanha e vão fazer companhia ao ex-rei caçador de elefantes. Inúteis.

  21. Não tem do que reclamar

    Lucro líquido Santander Brasil S.A.:
    2003: 74 milhões
    2013: 5.848 milhões
    Fonte: BMFBovespa

    Acho que não faz muito sentido eles reclamarem do Brasil. Será que eles também conseguiram isso na Espanha?

  22. não mate o mensageiro, não a mensagem ?

    Assim cada dia que passa Dilma se aproxima da ditadura que a prendeu ao destruir a liberdade das pessoas e empresas de falar. Justo era Dom Pedro II que mesmo antes de perder a monarquia não perseguia nem incomodava a liberdade do povo e das empresas.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador