“São Paulo tem condições de se tornar uma Xangai”, defende Haddad

Jornal GGN – Segundo o prefeito Fernando Haddad o investimento per capita de São Paulo é metade do que é realizado nas maiores cidades da região Sudeste do Brasil, como Belo Horizonte, Vitória e Rio de Janeiro. Para resolver essa questão a prefeitura iniciou, nesse primeiro ano de sua gestão, medidas de redução de gastos, além de propostas para melhorar a entrada no caixa do governo municipal. 

O prefeito da capital paulista recebeu a equipe do Jornal GGN na última quinta-feira (17). Durante a entrevista, fez um breve diagnóstico das contas públicas e dos desafios enfrentados no seu primeiro ano de gestão.

Dentre as primeiras medidas tomadas em 2013, para equacionar as contas, está a repactuação de contratos com fornecedores do município, o que resultou em uma economia de meio bilhão de reais no primeiro ano. A segunda medida, foi a criação de uma Controladoria-Geral do Município, nos moldes da Controladoria-Geral da União.

O órgão foi instituído para analisar secretarias e departamentos do município à procura de irregularidades. Foi graças ao trabalho da Controladoria que, em outubro do ano passado, foi desmantelado o esquema de corrupção envolvendo fiscais que atuavam na área de cobrança do Imposto Sobre Serviço (ISS). Com isso, a arrecadação municipal do ISS aumentou em 42% nos últimos meses.

A revisão da planta genérica de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) também estava nos planos da prefeitura, mas foi barrada por uma liminar protocolada no Tribunal de Justiça de São Paulo pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). O prefeito alegou que, até agora, tanto a Fiesp quanto o próprio Tribunal de Justiça de São Paulo não convidaram a prefeitura para justificar o reajuste pensado por sua gestão. Com o aumento do IPTU a prefeitura esperava incrementar a sua arrecadação anual em 800 milhões de reais, o que não será mais possível em 2014.

A quarta medida de equação das contas públicas planejada pela prefeitura seria o parcelamento da dívida dos precatórios em 15 anos, aprovada no Congresso Nacional. Entretanto o Supremo Tribunal Federal declarou o parcelamento inconstitucional prejudicando não apenas a cidade de São Paulo, mas todos os municípios do país. Precatórios são dívidas herdadas de gestões anteriores. São Paulo deve atualmente 18 bilhões em precatórios, valor considerado impossível pelo prefeito de ser pago de uma só vez por São Paulo, com um orçamento anual da ordem de 40 bilhões de reais.

Apesar dos imbróglios de início da gestão, o prefeito se mostrou confiante lembrando que a cidade tem, a seu favor, os recursos ofertados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.

http://www.youtube.com/watch?v=sXR_QMFGUmI height:394]

O prefeito destacou que São Paulo tem condições de se tornar uma Xangai, a maior cidade da China. Mas isso é atrapalhado pelo que chamou de “poder econômico”.

“Quem está envolvido com a máfia dos fiscais? Não é o poder econômico? Quem corrompeu os fiscais? O poder econômico que ganha dinheiro na cidade. (…) Quem impediu o reajuste do IPTU? O poder economico.  Então você vê que não há compreensão do esforço que tem que ser feito para colocar a cidade no compasso”, avaliou.

Segundo Haddad, através do planejamento a cidade tem como alavancar seus investimentos dos atuais 3,7 bilhões para até 7 bilhões ao ano. Por outro lado, lamentou o fato de nenhum grande grupo midiático ter destacado o anúncio de 50 mil empregos na Zona Leste da cidade oferecidos por um grupo empresarial após o município sancionar uma lei de incentivos fiscais que zeram tributos de empresas, universidades e hospitais que se instalarem na região.

“Isso é uma revolução na mobilidade da cidade. Serão 50 mil pessoas que não vão mais ter que pegar transporte de massa para chegar ao seu posto de trabalho, e não saiu uma linha sobre o assunto em nenhum jornal”, enfatizou.

http://www.youtube.com/watch?v=WoZIAaT7ZuU height:394]

Haddad apontou como exemplos de políticas sociais aplicadas no seu primeiro ano de gestão o fim da progressão automática nas escolas municipais e a criação da “fila social” para as creches. “Toda a criança abaixo da linha da pobreza tem vaga garantida em creches do município de São Paulo”, destacou.

Outras medidas de impacto de curto prazo apresentadas pelo prefeito foram o aumento de linhas exclusivas para os ônibus e a redução do tempo de espera nas filas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2013, a SPTrans registrou acréscimo de 46% da velocidade de ônibus na cidade.

“Isso representa quatro horas por semana. Eu brincava outro dia com o presidente da CUT [Central Única dos Trabalhadores] dizendo ‘vocês estão desde 1988 querendo reduzir a jornada de trabalho de 44 horas [semanais] para 40 [horas semanais]’, nós devolvemos em seis meses quatro horas de trabalho para o paulistano com uma medida simples de mobilidade”.

Quanto a redução das filas no SUS, Haddad contou que ocorreu uma queda de 15% do tempo de médio de espera por uma consulta, o que foi possível graças à criação de uma rotina de ligações para os usuários do sistema de saúde para confirmarem a ida nas consultas marcadas. “Se ele [o paciente] não confirma, eu puxo a fila. Só com essa gestão da fila e a abertura de 700 leitos na rede Hora Certa fizemos pela primeira vez a fila diminuir sendo que antes ela vinha aumentando 25% ao ano”, lembrou.

http://www.youtube.com/watch?v=BXdwR87ygNY height:394]

Em relação as ações municipais para acabar com a “Cracolândia”, Haddad explicou que uma equipe da prefeitura passou seis meses avaliando como enfrentar o problema “sem disparar um tiro, sem jogar uma bomba, sem um cassetete, sem ninguém apanhar”.

O plano criado, que envolve a oferta de emprego, salário e moradia para usuários de craque, conseguiu, somente nos primeiros três dias de ação, retirar pacificamente 300 pessoas das ruas. Saiba mais na matéria “Tem que quebrar a ordem“, como funciona o programa.

http://www.youtube.com/watch?v=00N86xHXYJw height:394]

Para melhorar a análise dos dados que chegam todos os dias até a prefeitura, Haddad iniciou no ano passado a implantação do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec), criado dentro do Ministério da Educação nos oito anos que dirigiu a pasta como ministro. “Hoje eu tenho praticamente online as informações do que está acontecendo nos equipamentos públicos”, explicou.

Quando questionado sobre o movimento das manifestações de junho e os debates por democracia participativa iniciados por grupos de direitos sociais, Haddad respondeu que o incentivo a participação pública na sua gestão é tida como fundamental, destacando como exemplo a criação do Conselho das Cidades, realizada através da escolha de 1 mil conselheiros com eleições diretas que envolveram a participação de 120 mil paulistanos, além da revitalização dos conselhos da saúde.

O prefeito destacou que estão se esforçando para melhorar a comunicação com os paulistanos e admite que existe a necessidade de criar maiores formas de interação com a sociedade.

“Os problemas estão se tornando cada vez mais complexos e cada vez mais difíceis de serem resolvidos e comunicados. Então se eu tiver canais de comunicação, e aí as redes sociais também têm papel importante, acabo criando um ambiente mais propício para o debate”, considerou.

http://www.youtube.com/watch?v=nf7z0UiNz24 height:394

Transparência

A Controladoria-Geral do Município (CGM) tem o mesmo poder da Controladoria-Geral da União, ou seja, o chefe da CGM não submete seu plano de trabalho à avaliação de Haddad, podendo agir da maneira que considerar melhor para o combate à corrupção, mesmo que tenha que investigar as ações do próprio prefeito. Haddad destacou também que em nenhum momento sua gestão se opôs a abertura de uma CPI do Transporte.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=HiSNfolU5lg height:394

“O caixa do sistema [de transporte de ônibus é administrado pela SPTrans, pela prefeitura, não pelos concessionários. Então ninguém tem dúvida sobre a receita. A dúvida é sobre a margem de lucro dos empresários, sobre as despesas. Por isso que, na minha opinião, só com a contratação da auditoria internacional nós vamos desnudar de uma vez por todas essa questão e vamos deixar claro as margens de lucro para a sociedade discutir”, justificou.

Por conta das manifestações de junho, a prefeitura suspendeu a licitação para a concessão de empresas de ônibus no município e, em seguida, abriu o edital de contratação de uma auditoria internacional. Segundo o prefeito, quatro grandes empresas de análise se credenciaram, dentre elas a Deloitte, KPMG e a Ernst & Young.

Quem ganhar, terá acesso ao banco de dados de todo o sistema de transporte da metrópole e, somente após a entrega do relatório final à prefeitura, Haddad reabrirá a renovação de contratos.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=b9NDthzNlnU height:394

Haddad concluiu a entrevista destacando que a impossibilidade de aumentar o IPTU, como a prefeitura havia planejado, impactará negativamente em obras pensadas para 2014.

O aumento de 800 milhões de reais aguardados pela prefeitura seriam aplicados como contrapartida dos 8 bilhões assinados como repasse da União ao município de São Paulo para projetos de infraestrutura.

“Para a construção de uma creche, por exemplo, o Ministério da Educação não repassa verba para a desapropriação, daí eu preciso de receita própria. Então, o dinheiro que eu precisaria para desapropriar eu não vou ter. Daí, não vou perder apenas o recurso do IPTU, e não há quem explique para a Fiesp que o prejuízo não é de 800 milhões e sim de bilhões de reais”, argumentou.

[video:http://www.youtube.com/watch?v=CSUZOuOi76Y height:394

Redação

88 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Esse é o ponto!

      Pois é André,

      É o início do que nós almejamos, não? A blogosfera produzindo seu próprio conteúdo e vivendo menos de apenas repercurtir a velha mídia.

      Parabéns ao Nassif !

  1. Temos prefeito

    Confirmado: Belas Artes voltará a funcionar

    Tradicional cinema vai ganhar investimento para voltar a funcionar; novidade ainda deve ser anunciada oficialmente

    reprodução preserva sp

    reprodução preserva sp

    O cinema, um dos mais tradicionais da cidade, deixou saudades ao fechar as portas em 2011, principalmente por acabar com projetos como o “Noitão”.

    O prefeito Fernando Haddad confirmou em conversa com o Catraca Livre que a Caixa Econômica Federal vai financiar a recuperação e a volta das atividades do Cine Belas Artes, um dos mais tradicionais cinemas de São Paulo – fechado desde 2011 após anos de dificuldades financeiras. A novidade deve ser oficialmente anunciada no começo da próxima semana, como parte das comemorações do aniversário da cidade.

    O plano da prefeitura é também revitalizar a Passagem Literária da Consolação, transformando todo o pedaço em um novo polo cultural para os paulistanos.

     

  2. 2014 é ano de eleições

    Que tal usar isso contra os adversários:

    “Haddad concluiu a entrevista destacando que a impossibilidade de aumentar o IPTU, como a prefeitura havia planejado, impactará negativamente em obras pensadas para 2014.”

    ou o PT vai ter medo de expor a “base aliada”?

    1. Se o PT fosse…

      Se o PT não fosse o partido comtemplativo e contemporativo que é, mas o PPS por exemplo, essa chantagem da FIESP em conluio com a justiça elite branca de SP estaria no dia seguinte na mídia e em folhetins nas ruas, praças, shoppings, escolas e pontos de ônibus, aos milhares.

      1. Racismo ao contrário

        Hoje, o que estou vendo é um racismo ao contrário, é o Branco que é culpadode toda as mazelas de toda a mizéria dos negros. Será? Minha família veio da italia, no sex 19. vieram trabalhar nas fazendas, em minas gerais, sofreram muito, trabalharam muito. Todos tem sua residência, comprada com suor, criaram seus filhos, com suor. Eu, que sou branco, tambem, aos 9, engraxava sapato nas ruas, aos 11 limpei mesa de restaurante, junto com meu pai, que era garçom. Paguei meus estudos, consegui dar uma vida dígna para minha familia, nunca ninguem me deu nada.

        Veja o caso de um negro famoso, o Ministro Joaquim Barbosa, idem, veja a vida de luta deste homem. è o chefe do Poder judiciário, tem o mesmo nível de poder do presidente da república. e é negro.

        Agora culpar os outros por sua incompetência, é muito fácil. Trabalhei em vários bancos e  grandes empresas, tinha inúmeros colegas negros, com altos cargos, e dai que eram negros.  Eles estudaram, ralaram e como eu, cuidavam de suass familias. O problema no Brasil, não é a cor, é se voce tem ou não dinheiro.

        Da mesma forma que tem negros em situação dificil, tem nordestinos, brancos, etc. a Mizéria não tem cor.

        Cada um recebe por seu esforço pessoal e familiar.

    2. Por mais que a ideia do IPTU

      Por mais que a ideia do IPTU fosse boa, não me parece sensato chegar em época de eleição e dizer algo como “a gente queria aumentar os impostos mas o outro lado não deixou”.

  3. Fonoaudiologia.

    Se você reparar bem, a fonoaudióloga do Alckmin e do Skaf são a mesma pessoa. Mesma pronúncia, mesmo sotaque, até as vozes são idênticas. As caras são parecidas, então, devem ser um daqueles acidentes de DNA. Cara de um, focinho do outro. Ao que parece, a re-re-re-reeleição de Alckmin não são favas contadas. Há dificuldades e dificuldades no ar. Se o PSDB perder em São Paulo, acaba. O PIG todo sabe disso, por isso essa campanha sem freios contra a gestão de Fernando Haddad. Aliás, eu nem queria que ele fosse tratado por “Haddad”, pelo fato de seu nome ser confundido facilmente com “Kassab”. Mas se for chamado de “Fernando”, vai ficar pior, muito pior. Então, é melhor Haddad mesmo.

    O TCM já embargou os corredores de ônibus (????), o TJ suspendeu o aumento do IPTU (em 2009, por que a FIESP não tomou as mesmas medidas???), querem amarrar as mãos e os pés do prefeito Haddad e jogá-lo no Rio Tietê com uma bola de ferro atada ao corpo, para ver se ele escapa. Barbosa, num gesto supremo de canalhice, manteve o efeito suspensivo do reajustamento do IPTU, feito com base na lei aprovada por Kassab e que garantiu o aumento de 2009. Um peso, duas medidas. A medida da canalhice de um lado, a dosimetria do golpe do outro. Vamos todos para cima do Skaf. Quando ele for cobrado pelos problemas de Saúde do país (não aprovação da CPMF) e da falta de creches e mobilidade em São Paulo, Skaf vai Skafeder-se. E ainda usa o dinheiro da FIESP (arrecadado pela União) para se promover em anúncios de TV.

  4. Faltou jogo de cintura

    O Haddad tomou algumas medidas muito úteis para a cidade e é um planejador inteligente. No entanto, do ponto de vista político, ele é muito inábil. Seu comportamento durante as manifestações de junho e sua falta de capacidade de negociar com o “poder econômico”, na minha opinião, tiraram todo o brilho de “homem novo” com que ele chegou ao poder em 2012. Pra mim, ele corre o risco de ser mais uma Marta Suplicy, que tomou medidas realmente muito boas, mas hoje é muito mais lembrada por sua falta de jogo de cintura.

  5. não cumpriu nada que prometeu

    Obrigado prefeito por tormar minha vida mais difícil ! 

    Alem de não cumprir nenhuma promessa de campanha, está adotando o mesmo caminho que a Marta-taxa, o contribuinte tem que pagar mais!. 

    Talvez seja essa a intenção de ampliar os corredores de onibus, que as faixas foram pintadas de qualquer jeito, somente para falar que fizeram. A intenção é multar mais e arrecadar mais ! Em vez de fazer saneamento na prefeitura, acabar com as frades e propinas é mais facil aumentar IPTU e impostos dos contribuintes.

    Onde estão os semaforos inteligentes, basta qualquer chuva para pararem. Todo dia chove e todos os dias os semaforos da av Bras Leme param !  Para os onibus andarem mais rápido e fluirem melhor, os semaforos tem que funcionar direito. Não adianta tirar taxista da faixa de onibus se o mesmo para a cada esquina.

     Em Dezembro ficou impossivel sair da Zona Norte de SP, pois devido o movimento do centro, demorasse horas, pois fizeram as faixas de onibus sem criterio nenhum e sem estudar o impacto. Se não é para andar de carro na cidade, porque o governo federal continua dando estímulo fiscal para a montadoras produzirem e venderem mais ? 

     Sem contar que o asfalto está pessimo ! Ninguem fala, mas 50 % da arrecadação do IPVA vai para a prefeitura, não fica todo com o estado . Pagamos caro para andar em ruas totalmente esburacadas e gastarmos com mecanicos ! 

    Obrigado prefeito Haddad, por piorar minha vida

    1. Quer dizer que o Haddad

      Quer dizer que o Haddad aprontou tudo isso com vc em apenas 1 ano?

      Quando Haddad assumiu a CET estava sucateada, não havia peças de reposição para os semáforos. Teve então que abrir licitação e agora está começando a trocar os equipamentos. São milhares e isso vai demorar meses, anos, para concluir.

      E já que seu problema é o carro, que tal deixá-lo na garagem e usar os ônibus nessas “faixas pintadas nas ruas” ? Eu fiz o teste, ganhei 40 minutos cravados da minha casa ao trabalho.Vila Sônia-Berrini. O único problema que tenho é quando tenho que usar os trens da CPTM (Estaduais né?) e eles estão parados, quebrados.

      Quanto a qualidade do asfalto me lembro bem que a mídia pauliustana, rádios e tvs, cansavam de dizer que o ex-prefeito Kassab estava recapeando todas as ruas de SP, “Algo nunca feito antes”. Pois é…

      Outra informação que vc NÃO tem. Quem está querendo tirar os taxistas das faixas de ônibus é o Ministério Público de SP, que parece estar querendo assumir o papel do executivo no Brasil…

    2. Pode ficar tranquilo

      Fique tranquilo que vai piorar ainda mais; isso nem por culpa do prefeito, que não passa de um jovem teórico que nem tem noção do cargo que ocupa, mas sim por culpa do eleitor que ficou preocupado com a feiura do Serra e elegeu esse elefante branco…

      1.   Antes o problema do Serra

          Antes o problema do Serra fosse a feiúra. É o caráter, mesmo – ou da corrupção que envolve tudo que o cerca você prefere não saber?

  6. Inicialmente, parabenizo os

    Inicialmente, parabenizo os profissionais do portal pela excelente matéria. 

    Antecipo um futuro brilhante para essa rapaz na política. Será uma lástima se ele não progredir e chegar à presidência da República. É jovem, antenado, simpático, sereno, educado, competente e com visão ampla da coisa Pública. 

    Por essa potencialidade é que sofre o bombardeio da mídia compromissada e de alguns nichos políticos e empresariais. Se o PT quiser mesmo ter vida longa tem que investir nele, hoje o seu melhor quadro. 

     

  7. A Fiesp não paga IPTU.

    Ainda tem mais essa: a pobrezinha da Fiesp é isenta do pagamento do IPTU. O PT deveria divulgar essa calhordice. [PS: alguém confirma essa informação? Ela me foi passada por um amigo de SP.]

  8. alcaide-mor da cidadela maior

    é o alcaide-mor da cidadela maior “Líbano milenar é aqui” conversando com o povo, devendo satisfação pública e responsabilidade republicana, explicitando e discutindo programas de gestão, ações administrativas, políticas públicas diretamente, sem edição publieditorial a gosto, com o cidadão online sem a intermediação tutelar auto-instituída “de povo de maior incapaz” das despachantes cartoriais retóricas trombetas mediocráticas assopradas a toque de caixa pela burguesia i/letrada econômica CONTROLAR para melhor roubar o erário, quando isperta imoral ilícita instrumentaliza e manipula o papel da imprensa lacaia coluna diária dobrada ser/vil, por excelência de mercado “é tudo mercado mermão”, a de ser um veículo midiático produtor de mitos: o redator de imprensa que parte de um conceito e procura uma forma para esse conceito e o que produz então realmente, mas realmente… como diria chacrinha quem não comunica se estrumbica são fatos míticos e não o que os fatos deveriam ser na democracia direta de código aberto: os fatos são subversivos!

     

  9. Os comunistas culpam sempre o

    Os comunistas culpam sempre o poder economico, {e o poder economico que faz um pais crescer, se o poder economico paga propina é porque os politicos criam dificuldades e vendem facilidades e aceitam dinheiro pras campanhas eleitorais devendo favores, são os poltiicos que levam o poder economico para dento da politica, mas o prefeito culpa o poder economico brasileiro mas se esquece que o partido dele é o mais corrupto da historia politica brasileira, agora pra economizar dinheiro o prefeito quer aumentar impostos, porque não para de dar dinheiro pras ONGs suspeita, midia ninja, não existe amor em sp entre outros grupos que levam dinheiro facil da prefeitura, haddad é mais um demagogo, só isso que ele é. 

    1. Os Comunistas?
      O que ele

      Os Comunistas?

      O que ele disse é que  “O tipo de poder econômico ATUAL IMPEDE a ampliação da ECONOMIA”, que eles são burros! Seria como o empresário que aumenta os preços e ganha mais por unidade do que aquele vendendo mais barato ganha pela quantidade, só que terá empregar mais o que aumentará o consumo! É a famosa Roda da Economia!

      Reduzindo a capacidade de investimento DISTRIBUTIVO reduz a massa de consumidores. Pode ser pouco, mas veja o exemplo ca Cracolândia. 300 usuários tem custos sobre os impostos, mas os proprietários dos imóveis naquela região terão ganhos, o comércio terá ganhos e serão mais 300 CONSUMIDORES!

      Esse negócio de “Os comunistas” JÁ ERA!

    2. UM DOS MACAQUINHOS DO NASSIF ?

      UM DOS MACAQUINHOS DO NASSIF ?

      De cara diz o cidadão Dara: “Os comunistas….”.

      Estamos diante de mais um dos macaquinhos sem banana do Nassif ?

      ________________________________________________________________

      “A indústria do anticomunismo e a experiência dos cinco macaquinhos

      Eram cinco macaquinhos, uma escada e, no alto, um cacho de bananas. Cada vez que um macaquinho tentava subir a escada, todos eles recebiam um banho de água fria. Com o tempo, sempre que um macaquinho ameaçava subir a escada, era contido pelos demais.

      Aí tiraram as bananas do alto da escada. Um a um foram trocados os macaquinhos originais. O novo na turma tentava subir a escada e imediatamente era contido pelos demais. Passava um tempo, entrava na nova rotina.

      Quando o quinto macaquinho original foi substituído, na memória coletiva não existiam mais bananas. Mas permaneciam os controles internos para impedir qualquer macaquinho de subir a escada.”

      Transcrito do artigo Para melhor entender os amuos de FHC com Joaquim Barbosa
      em https://jornalggn.com.br/noticia/para-melhor-entender-os-amuos-de-fhc-com
      Autor: Luis Nassif

      ________________________________________________________________

    3. corrupção

      não existe diferenÇa entre esse ou aquele partido. Corrupto todos são só que existe tantas coisas nesse meio que desconhecemos por exemplo porque a midia não divulga  com a mesma enfase que foi divulgado o mensalão do pt o desvio de 4 bilhões da saude em MG no governo de AECIO NEVES, procura saber. Poe que na época do fernando HENRIQUE ele pagou DEPUTADOS para mudar a constituição federal para ser reeleitos e tantas outras coisa como esse roubo nos trens de SP. Ai me pergunto se fosse o PT a noticia seria a maior corrução da historia do pais. Então hoje tento analisar ,procurar para depois ficar falando o que voce fala. ESTA NA HORA DE NÓS BRASILEIROS SER MAIS POLITIZADOS  SABER VOTAR, PROCURAR VER AQUELES QUEM NÓS VOTAMOS  E VER SE ESTA FAZENDO ALGO. A VERDADE QUE NENHUM FAZ NADA PELO POVO BRASILEIRO . E QUANDO FOR METER O PAU EM SÓ UM METE EM TODOS .NÓS TEMOS QUE ENTENDER QUE REALMENTE EXISTEM  GRUPOS QUE NÃO QUEREM QUE ESSE PAIS MUDE O PORQUE NÓS  NÃO SABEMOS. 

    4. DARA, VOCÊ ESTÁ NESTA AINDA DO COMUNISMO?

      Dara, não acredito.

      Você está ainda nesta do comunismo? Este filme é das décadas de 50 e 60, passado pelo Tio Sam, para golpes militares em todo a América do Sul e intervenções em todo o mundo. Com este historinha de comunismo, derrubaram um governo legítimo, o de João Goulart.

      Ah, sai desta!

      Agora, estamos diante de um governo socialista, que busca o equilíbrio social, mas não combate, de forma alguma, o empresariado, pois este é parceiro da produção. Tanto um como o outro, seja o trabalhador, seja o empresário, não podem querer se destruir, mas colaborarem entre si, para que o mundo seja melhor.

      A crítica do Prefeito é neste sentido. O empresariado, com a ação contra o IPTU, dificultou a vida do trabalhador, máxime na construção de creches e na execução de obras para a Mobilidade Pública, pensando apenas nos seus lucros. E isto, infelizmente, é uma pedra no caminho da melhoria da produção, pois a melhoria das condições de vida do trabalhador é o suporte também da melhoria da produção,  que é, em última análise, a aspiração do empresariado, cego infelizmente pelos desejsos políticos de Skaf, em se tornar governador.

      A mídia terrorista transformou a AP 470, que era um caso de caixa dois ( errado também) no maior escândalo de corrupção da história do Brasil. E você embarcou nesta história. Não vamos discutir novamente esta história.

      Falar em corrupção, que tal, Dara, ler o Príncipe da Privataria, ou ainda conhecer melhor os escaminhos da questão do Tremsalão, ou mergulhar melhor sobre o Mensalão Tucano, impropriamente chamado de mineiro – o povo de Minas nada tem a ver com isto.

       

       

    5. Os comunistas culpam sempre o…

      Só pela forma da criatura pronunciar-se, já se tem ideia do tipo.

      Cuidado DARA, com os comunistas (sic). Ai nova, hein?

      Sim, mas, segundo a fábula, os comunistas, quando existiam, “comiam” criancinhas.

      Cuidado com os netinhos… DARA!

  10. Nassif
    Atualmente o poder

    Nassif

    Atualmente o poder economico é o pig, que bate no pt o dia inteiro.

    O trabalho do haddad será reconhecido nessas eleições, pois é o povo que vota…

    1. Tenho medo que não
      O Prefeito

      Tenho medo que não

      O Prefeito tem que  reconhecer os claros erros que esta cometendo( transito e IPTU), alem de capacidade criativa para sair da mesmice ( saudades da Erundina)

      Sua popularidade se aproxima do Pitta mesmo tendo sido o cara que desvendou a mafia dos fiscais que devoravam a prefeitura há anos.  Para vencer o PIB não adianta só boas intenções

        1. Eu e o Mário não temos medo!

          Medo não é uma palavra que um cidadão deve revelar.

          Temos que enfrentar as situações.

          Sei que o Prefeito agiu corretamente em relação ao IPTU.

          Sei que também está  tentando corrigir a questão da mobilidade urbana, com corredores de ônibus. Essas situações são resultantes de décadas de abandono. E não haverá soluções imediatistas, mas devem ser iniciadas. Se mal compreendidas não podem devem ser obstáculos para a continuidade de um programa.

          É claro que um ônibus carrega passageiros igual a mais de trinta veículos de passeios. Então, nesta situação, logicamente, há necessidade de dar ao transporte coletivo maior prioridade.

          fazer para que o povo melhor o avalie.

          Há que se esperar. Dar tempo ao tempo.

          Na época da eleição, Lula certamente irá ao povo, como sempre fez. E sendo um líder extraordinário, o único que existe em nosso País, dará conta do recado.

          Ele nunca teve medo.

          E não  vale a pena ter medo.

          Há que se ter coragem.

  11. Alckmin/PSDB-Skaf/PMDB fazem São Paulo perder 8 bilhões em obras

    Alckmin/PSDB-Skaf/PMDB fazem São Paulo perder 8 bilhões em obras

    A ação nefasta de Geraldo Alckmin e Paulo Skaf, candidatos do PSDB/PMDB/FIESP a governador, fizeram São Paulo perder 8 bilhões de reais em obras e serviços do Governo Federal em São Paulo.

    E fizeram isto em benefício deles próprios, Alckmin e Skaf, e dos seus vizinhos ricaços e mesquinhos do Morumbi, Higienopolis e outros bairros de luxo, para que continuassem a pagar IPTU como se suas mansões valessem muito menos do que realmente valem.

    E para malefício dos aposentados e dos pobres da Zona Leste e outros bairros da periferia, que não conseguiram ver reduzidos ou congelados o IPTU dos seus imóveis de baixo valor. Pessoas humildes que seriam os maiores beneficiários das creches, escolas, hospitais e outras tantas obras e serviços públicos.

    A respeito deste assunto, isto é o que tem de mais relevante, inteligivel e pedagógico a ser dito, e repetido, para a população de São Paulo neste ano de eleições: 

    Alckmin/PSDB-Skaf/PMDB fizeram São Paulo perder 8 bilhões em obras e serviços para população mais humilde.

  12. Precatórios e aumento de impostos

    Se o dignissimo sr pai do prefeito tivesse algum precatório para receber da prefeitura, queria ver ele explicar que o mesmo deveria esperar mais QUINZE ANOS.

    Será que ele faria isso?

    É fácil dizer que não tem dinheiro e que os credores devem esperar!

    Ou então, vamos aumentar os impostos, e gastar novamente onde não tem necessidade(?) Que se danem os que tiverem alguma coisa para receber, vamos gastar onde dá voto!

    Esse é o PT. Sempre reclamam da falta de dinheiro, que precisam aumentar a arrecadação, e o Sr. Hadad só não esta colocando a culpa de tudo que está acontecendo no Kassab, porque este está de namoro político com a Sra. Dilma.

    Alguém duvida que o aumento do IPTU seria para promover, com obras, a reeleição da Sra. Dilma, como fez a Sra. Marta com o túnel da Faria Lima?

    O que mais falta neste país é uma oposição construtiva, que mostre ao povo os bastidores da política, para que aprendam votar em quem realmente pode trabalhar pela melhoria das condições de vida da população.

    1. ESSA QUESTÃO DOS PRECATÓRIOS SEMPRE FOI ASSIM

      RMCARDIERI

       

      Estude um pouco e você verá que esta questão dos precatórios vem de longa história. E nenhum prefeito irá fazer o milagre da multiplicação de pães.

      Sou advogado e sei que os credores têm razão. Mas se não há condições, como pagar?

      Você não pode esquecer que as dívidas são oriundas de administrações anteriores e se acumularam ao longo do tempo tornando-se impagáveis. É fácil ao STF dizer que tem que pagar integralmente e mandar ainda construir cheches para todas as crianças na capital paulista. O difícil  é encontrar recursos para cumprir com adimplemento de dívidas de administrações anteriores.

      Não é questão de fazer economia. Simplesmente 18 bilhões pagos de uma única vez irão paralisar todos os serviços públicos e transformar a cidade em um caos. Já estamos em uma situação difícilíma. Era importante pensar menos em política e buscar soluções, mediante a compreensão e colaboração.

      Vejo, v. gratia, como bons olhos, a compreensão de Akckimin quanto ao programa social  para a solução da Cracolândia. Não é  porque temos preferências políticas que não  devamos ser republicamos como se comporta maravilhosamente a presidente Dilma, não deixando de repassar verbas para estados e municípios onde a oposição governa.

      Temos que deixar de lado nossas diferenças e buscar soluções para o povo.  O poder é  do povo e ele quem irá decidir sobre o seu futuro.

  13. prefeito

    Este prefeito conseguiu acabar comigo fechando a feira da madrugada e agora depois de reformada estão vendendo tudo para quem pagar mais….PT nunca mais…ladrões descarados…

      1.   E isso é verdade.
          O lugar

          E isso é verdade.

          O lugar era um paiol, mas se pegasse fogo e morresse gente imagina QUEM eles culpariam? Enfim, dependendo da cabeça da pessoa, o PT é culpado por fazer e também por não fazer.

  14. recompensa para invasor vira moda

    No Brasil, a Constituição garante a propriedade privada, ou não?

    se a propriedade é privada, tem dono, então quando um grupo,organizado, invade a propriedade privada, qual deveria ser a atitude dos governantes, policia, etc. impedir, ou não?

    agora esta pegando moda, se voce retira o invasor, tem que indeniza-lo, então esta se premiando o crime. é muito ´facil, enche um ônibus, alias, vários ônibus de invasores, e invadem um prédio (delcaração de uma lider de invasores, que tinha um carro de alto luxo, eta no youtube).

    ai eu pergunto ao ilustre prefeito, quanto a prefeitura esta gastando em bolsa aluguel, aluguel social. etc.

    e é justo pagar alguel, para invasores, enquanto ,na cidade de São Paulo, existem milhões de cidadãos, trabalhadores, que gastam uma parte razoavel do seu suor, com alguel. é justo.

    então quero ler, a constituição: todos são iguais perante a lei… se isto fosse verdade, todos os que pagam aluguel, deveriam receber uma casa, e enquanto isto não acontecer, ter seus alugueis pagos pelo governo (nos)

    Quanto mais se der moleza pra estas pessoa, mais serão atraidos. vejo isto na prática , pois aqui no campo limpo, e prox a gionavi gronchi, tem duas invasoes recentes, com milhares de barraquinhos. legal. acho que vou entrar nesta tambem, se todos são iguais, tambem quero um pedaço

     

    1. A PROPRIEDADE TEM FINS SOCIAIS

      Uma coisa que os conservadores como você ainda não compreenderam é que, desde a CF de 1988, a propriedade tem finalidades sociais.

      Devem, assim, dentro do perímetro urbano servir de moradia para os cidadãos.

      Ora, os problemas sociais que o Brasil enfrenta, máxime infernizada pela ausência da democracia no período ditatorial, não devem impedir que governos socialistas, que buscam o equilíbrio social, de procurar amenizar  o sofrimento daqueles que não tem um teto sequer para servir de abrigo.

      E tendo a propriedade fins sociais, nada mais justo do que, se necessário, desapropriá-la para propiciar  àqueles que necessitam um teto para morar.

      Agora, estamos em uma democracia. Se o povo pensar como você, está  fácil. No ano que vem haverá eleições.

      Mas certamente,  o povo não pensa como você, pois a grande maioria de nossos trabalhadores agora estão sendo valorizados e milhares de pessoas que viviam na pobreza extrema estão dela saindo. O pais, hoje, é um dos poucos que tem um índice de 5,7% de desemprego,  ou seja, está em uma situação privilegiada.

      Estamos ou não melhorando? 

      Deixe de ser egoísta. Pense no  seu próximo. Temos que melhorar a vida de todos os brasileiros. Um pouco de compaixão e solidariedade não faz mal a ninguém.

      1. Como não foi possível dar-lhe

        Como não foi possível dar-lhe 5 estrelinhas, Edward, escrevo essa réplica para parabenizá-lo pelo excelente comentário. Esses conservadores não passam de uns egoístas insensíveis. 

        1. JB, OBRIGADO

          Hoje, parece, que uma turba de adeptos do conservadorismo resolveu invadir com comentários este blog, que é, ao meu ver, imparcial. Aqui buscamos a verdade, doa a quem doer. E tenho lido, inclusive, críticas contundentes ao governo, mas, ao lado, a defesa dele. Neste debate de idéias, aproximamos melhor da verdade, pois ela, a verdade, é muito difícil de ser conhecida.

          Drummond, em uma de suas brilhantes composições, falou sobre a verdade e a viu – vale a pena refletir sobre ela: 

          A VERDADE DIVIDIDA

          A porta da verdade estava aberta
          mas só deixava passar
          meia pessoa de cada vez.

          Assim não era possível atingir toda a verdade,
          porque a meia pessoa que entrava
          só conseguia o perfil de meia verdade.
          E sua segunda metade
          voltava igualmente com meio perfil.
          E os meios perfis não coincidiam.

          Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
          Chegaram ao lugar luminoso
          onde a verdade esplendia os seus fogos.
          Era dividida em duas metades
          diferentes uma da outra.

          Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
          Nenhuma das duas era perfeitamente bela.
          E era preciso optar. Cada um optou
          conforme seu capricho, sua ilusão, sua miopia.

           

           

  15. recompensa para invasor vira moda

    No Brasil, a Constituição garante a propriedade privada, ou não?

    se a propriedade é privada, tem dono, então quando um grupo,organizado, invade a propriedade privada, qual deveria ser a atitude dos governantes, policia, etc. impedir, ou não?

    agora esta pegando moda, se voce retira o invasor, tem que indeniza-lo, então esta se premiando o crime. é muito ´facil, enche um ônibus, alias, vários ônibus de invasores, e invadem um prédio (delcaração de uma lider de invasores, que tinha um carro de alto luxo, eta no youtube).

    ai eu pergunto ao ilustre prefeito, quanto a prefeitura esta gastando em bolsa aluguel, aluguel social. etc.

    e é justo pagar alguel, para invasores, enquanto ,na cidade de São Paulo, existem milhões de cidadãos, trabalhadores, que gastam uma parte razoavel do seu suor, com alguel. é justo.

    então quero ler, a constituição: todos são iguais perante a lei… se isto fosse verdade, todos os que pagam aluguel, deveriam receber uma casa, e enquanto isto não acontecer, ter seus alugueis pagos pelo governo (nos)

    Quanto mais se der moleza pra estas pessoa, mais serão atraidos. vejo isto na prática , pois aqui no campo limpo, e prox a gionavi gronchi, tem duas invasoes recentes, com milhares de barraquinhos. legal. acho que vou entrar nesta tambem, se todos são iguais, tambem quero um pedaço

     

    1.   Você se espantaria se

        Você se espantaria se soubesse quem é que tem encabeçado essas invasões recentes. Melhor vocÊ não procurar saber: seu coração tucano talvez não suportasse.

  16. Ele não poderia falhar, mas………

    Eleição vem ai e a tucanada esta respirando aliviada.

    Toda fez que cruzo a Vital Brasil e passo do lado da estação do Metro Butantã, ou pego a Ascendino Reis vindo da Borges Lagoa, observo até que ponto uma medida correta pode ser um desastre quando mal planeja. Isto sem falar na 23 parada e as faixas vazias.

    Adéque logo estas faixas para somente horarios de pico antes que sua popularidade fique ainda mais baixa

    1. “Toda fez que cruzo a Vital

      “Toda fez que cruzo a Vital Brasil e passo do lado da estação do Metro Butantã”

        Prezado, moro na região há oito anos, uso transporte público e VI o quanto melhorou a situação.

        Claro que o metrô segue imbatível em eficiência – mesmo superfaturado, sucateado e “concedido” – mas o querido governo PSDBista de nosso estado não curte muito investir em metrô.

  17. PARAÍSO dos Crakeiros

    Certamente com a Bolsa Crack, toda população de rua de todo e todos os crakeiros do Brasil estão na estrada, rumo para São Paulo, para o Paraíso do Crack, q tem um prefeitinho q paga 450 reais, mais hotel para todos os tipos de orgias, ACORDA POVO POIS NÓS Q PAGAMOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. O PIOR CEGO É AQUELE QUE ENXERGA, MAS NÃO QUER VER

      Dizem que “ o pior cego é aquele que enxerga, mas não quer ver”

      Diz, ainda, Eliardo Alves, que ” o pior cego não é aquele que não vê, e sim aquele que finge não enxergar, o pior surdo o que finge não ouvir, o pior mudo ,o que não admite,e  a pior mentira é enganar à si próprioO

      Ora, não acredito que você não esteja enxergando que esta é a melhor saída para o povo brasileiro. Os viciados que estavam aguardando o dia da sua morte, prostados nas sarjetas, sujeitos às intempéries,  sofrendo, máxime em ver, cada dia a mais, sua autoestima submergir, afunda, e sua dignidade inexistir, devem ser auxiliados para tentarem sair daquela situação.

      E você sabia que este programa tem razão de ser.

      Ah, bolsa Crack, na verdade, é um programa do PSDB, do governo Alckmim.

      O programa do prefeito Haddad é outro. É o braços aberto. Tem a mesma finalidade,que é a recuperação do viciado, que é uma vítima e não um criminoso.

      Temos que ter, na verdade, um pouco de solidariedade e compaixão, apoiando iniciativas como esta. Seja do governo socialista,como Haddad, seja de um conservador, como Alckmin.

       

    2. paraiso do crack

      O cara mal tem o dinheiro da pedra ….vc quer que ele pegue passagem de onibus ou “”””carona””” de outro crackeiro  e venha para são paulo morar na boca ? Da onde você tirou este tipo de raciocínio ?

  18. Fernando Haddad

    O PT precisa realmente de cara nova e bem lavada. Taí o “cara” que administra e bem a maior cidade da américa latina. Isso não é pouco. Isso é uma realidade. Só não vê  um monte de burocratas e tecnocrats de plantão.

    Competência é para poucos. Haddad será o futuro governador de São Paulo.

    Quem viver verá!

  19. O bolsa craque e muito triste
    O bolsa craque e muito triste em quanto famílias lutam para tira z filhos do vicio o prefeito paga para eles usarem em vez de tratar primeiro e depois socializar o viciado ele esta estimulando eles a usar NAO tem lógica este bolsa craque invista em locais decentes que eles vao se tratar mostre que o lugar tem tudo de para eles se recuperarem ai sim você prefeito terá resultado deste jeito a abordagem só fica legal mais o vicio continua a maioria dos casos necessita de internação e por fina socializacao e acompanhamento pisiquiatrico em alguns caso ate o fim da vida prefeito para de inventar ou tampar o sol com a peneira que sera melhor a populacao vai reconhecer medidas que visam o cidadao NAO voto

  20. “Cortamos custeio”

    Logo no primeiro vídeo já percebo a incoerência da fala do Sr. Prefeito. Como se corta custeio? Criando 4 novas secretarias e uma subprefeitura para acomodar aliados? A previsão é estes cargos causem um impacto de cerca de R$ 17 milhões ao ano na folha de pagamento da prefeitura. Então fica a dica: governar é para poucos.

  21. Qual a marca

    O PT e o PCdoB precisam tornar a amaior floresta de concreto da américa latina mais brasileira e mais humana.

    A cidade de São Paulo tem instintos patrimonialistas conservadores concentrados nas mãos de pouco mais de uma centena de pessoas.

    Portanto, fazer a lei funcionar onde historicamente plano diretor algum teve êxito será o mesmo que fazer aquilo que o Rio de Janeiro fez no início do século XX com Rodrgues Alves (1902/1906).

    A reformulação paulista é mais que necessária, mas é preciso pulso político para alterar velhas estruturas.

  22. Se Haddad fracassa, a cidade fracassa (e a culpa é da cidade)

    Quem acreditou no Serra? No Kassab? No Maluf? No Pitta? Quem é que acha, ainda, que foi apenas com seu próprio esforço (sic) que comprou seu automóvel para entupir a cidade? Infelizmente, é a velha briga nietzscheana entre o orgulho e a memória (“foi desse jeito”/”não, não foi”). Os Calligaris da vida escreviam, há alguns anos, que a cidade estava um caos e que o negócio era sonhar (só esqueceu de dizer que parte da frustração se transforma em imagens, sonhos…). De repente, o pastel de feira não cobre os problemas de uma cidade em que meteram a mão! Quem foi que meteu a mão? E agora, com uma cidade falida (chegamos ao status nova-iorquino da década de 1970, felicitem-se!), alguém tenta resolver… Não, não pode. Entre a teimosia e a ansiedade, ninguém pode mexer na cidade, ninguém pode mudar esse modo de vida assassino. E lá foi o Haddad mexer no IPTU e fazer com que quem tem mais pague mais (não seria assim uma ótima proposta para o IR de todo mundo???). Iludidos pelo pastel de feira, agora os mesmos abraçaram a ideia de “injustiça” do IPTU. Ah, veio da Fiesp a ideia? Lamento, Boilesen não me representa.

    Sinceramente, se o Haddad não conseguir mudar muita coisa por aqui, eu não o culpo. A cidade não tem nada de mente aberta e cosmopolitismo. É o “dilema de Ibsen”: quando a cidade funciona por meio de vícios, torná-la decente é uma ameaça para quem mora nela. Você é bom, Haddad, pode ter certeza.

  23. Despeito !

    O Nassif entrevistou o Haddad – ótima entrevista !  Um belo conteúdo para diversos temas atuais que devem ser discutidos aqui no blog.

    O que estamos vendo nos comentários do blog é que um monte de paulistas reacionários, elitistas ou simplesmente bairristas extremosos e radicais, por não gostarem de nada que lembre PT, Lula, Dilma, Bolsa-família, Social, Universidades, Petrobras,empregos……estão espumando de raiva pois o prefeito-poste que o GRANDE CERRA ia engolir, está, via internet e blogs sujos, mostrando que SAMPA tem luz .  Foi só quebrar alguns comportamentos seculares que os resultados começaram a aparecer.

    Mas não, o paulista que tem o seu BMW fica P da vida de estar no engarrafamento e fica mais tri- P da vida quando vê o ônibus do marmita passando ao lado na faixa exclusiva – são os sinais do tempo, que em outros países já chegou há decadas e aqui precisou de um “Cara” para tirar o atraso proposital e criminosamente elitista que precisa manter uma escravidão que faça o esforço braçal para que o intelectual ganhe dinheiro. Com a chegada da computação, a inteligêncuia=ia e a criatividade se alojou na máquina e cada vez mais os filhos dos lixeiros sabem operá-la, e inflam o mercado dos intelectuais, que não negociam “um bom para todos “,  e  promovem reações adversas, chulas, magoadas e bobinhas.

  24. Grande Haddad, o sabe tudo…

    Gostaria imensamente que ele desse nome ao “PODER ECÔNOMICO”, aí sim poderemos saber quantos políticos de São Paulo pertencem à este “PODER”.

  25. E a rede pública de educação?

    O Haddad é muito, muito bom.

    Não gostei muito da gestão dele no MEC, mas agora na Prefeitura está sabendo o que fazer, em termos de planejamento para melhorar a cidade. Eu não acredito que seja permanente esta má avaliação dele. Quando os resultados começarem a aparecer, os votos virão.

    A maior omissão desta entrevista é sobre a educação pública. Haddad fala em Xangai, mas esta metrópole possui os melhores índices educacionais do mundo. E, pelo visto, a educação de SP continuará rumando em piloto automático, ceifando oportunidades acadêmicas e profissionais de mais uma geração de paulistanos.

    Não que seja culpa dele (era quando estava no MEC). Em todo Município falta dinheiro para garantir uma qualidade mínima necessária, mesmo no mais rico do país. Talvez seja mais uma mostra de que a questão do financiamento do ensino é a mais fundamental a ser discutida.

  26. Nassif, Tá feia a coisa

    Nassif, 

    Tá feia a coisa hein?!? Uma excelente entrevista, com o Haddad mostrando ao que veio, desmascarando sem dó nem piedade quem atravanca o desenvolvimento de São Paulo. Aí,  seu blog vira um inferno, os comentários mais parecem os que se vê lá no tio rei. Isso só tem uma explicação, a oposição já sabe quem será o candidato do PT à presidencia em 2018 e já tá mandando seus cães amestrados invadir tudo, querem acabar com o Hadad já. Se eu fosse dono do blog, deixaria de ser republicano e espantava esse bando que baixou por aqui hoje. Credo!

  27. O pig  vive cobrando

    O pig  vive cobrando honestidade alheia, mas,no fundo, o pig não gosta de gente honesta como Haddad. 

    O pig gosta mesmo de gente sofisticada que possui conta secreta nos paraísos fiscais. Contudo, o din-din  que irriga as contas secretadas foram roubados dos cofres públicos. 

  28. Parabéns ao GGN

    Caros,

    Prestigiem os conteúdos inéditos (como este)  produzidos pelo GGN compartilhando-os suas redes.

    É importante para que eles atinjam mais e mais pessoas.

     

  29. São Paulo pode ser uma Xangai?

    Pode, basta começar por atravessar a cidade com largas vias urbanas e com sobreniveis, já começaria a ficar parecida….mas não tem nem dinheiro para investimentos por causa de 0,30 centavos na condução….Mais mentiras. Por que damos ouvidos???

    1. Não é isso, não é verdade?

      Henrique, você sabe que nao é a questão dos trinta centavos na condução. Inclusive, não haverá majoração no corrente ano na tarifa dos ônibus.. Aparentemente, a diferença na tarifa não poderia pesar tanto, mas são milhões e milhões de passagens no decorrer do ano. É realmente muito dinheiro..

      E Haddad contratou uma auditoria para levantar o preço da tarifa. Ele vai por o dedo na ferida.

      Já o fez, criando a Controladoria Municipal, que permanentemente e com autonomia irá levantar as irregularidades praticadas pela administração municipal. Com isto, a arrecadação do ISS já melhorou quinhentos milhões de reais no decorrer deste ano.

      E você sabe, perfeitamente, que há 18 bilhões de dívida, em precatório, sendo cobrado da Prefeitura e que o STF, sempre o STF,  entende que a dívida não pode ser parcelada, mesmo com  legislação constitucional permitindo.Mesmo que pessoas insinuem que as declarações do alcaide sejam mentirosas, a verdade está nas ruas há muito tempo. E basta você conferir nos TJSP e poderá conferir a série enorme de precatórios a serem pagos.

      Os investimentos, para melhoria da mobilidade urbana, irão ser feitos, com o auxílio do governo federal. Todos estes problemas, Henrique, são de décadas e décadas, que não têm condições de serem corrigidos de imediato. É uma questão que envolve também muito tempo para ser corrigido.

      O importante é Haddad ter começado a fazer as mudanças.  Precisou ter muita coragem.

      Confio no prefeito. Ao final do mandato, teremos resultados surpreendentes.

       

       

       

       

  30. Nota 10 para o primeiro ano da Gestão Haddad.

    Haddad é a melhor revelação da última safra de prefeitos brasileiros. Haddad demonstra lucidez, competência, criatividade, honestidade e profundo conhecimento sobre a cidade que administra. São Paulo está de parabéns, pois conta com um líder que realmente busca o bem estar para seus cidadãos e que não tem medo de ousar na incessante busca por melhores soluções para equacionar os enormes e graves problemas historicamente acumulados pela cidade. Nota 10 para o primeiro ano da Gestão Haddad.

  31. Interessante

    Interessante e importante ouvir o governante.

    Propostas boas, em sua maioria.

    Mas, não entendo o porquê de insistir tanto no aumento do IPTU? Há outras possibilidades para o prefeito.

    Seria importante que os governos do DF e outros Estados estudassem as propostas de Haddad. Mesmo governantes que são do mesmo partido não possuem o cuidado que ele tem.

    1. Aumento de IPTU

       

      Você comprou uma casa por 120 mil reais em 1980 e hoje ela vale 500 mil ou mais valorizou mais de 400% e tá regulando um ajuste de 40% no IPTU?

      1. Aumento de IPTU

        Ha que se levar em conta o aumento da renda familiar de quem ocupa um imovel, nao da para simplesmente aumentar o IPTU  porque seu imovel valorizou, individualmente nao somos responsaveis pelo crescimento e valorizacao da regiao onde se habita ha anos, logo nao da para aplicar a valorizacao sobre imoveis habitados, para estes , e necessario levar em conta a renda do proprietario, ja para quem adquire um imovel novo ou usado a valorizacao devera ser aplicada no IPTU

        1. Levar em conta.

          Cara Vellinha, procure ler na íntegra, a proposta para o IPTU, de São Paulo, para o ano fiscal de 2014, e aí você verá que a Câmara aprovou a aplicação de um reajuste, aprovado na gestão Kassab em 2009, e adiada para entrar em ação, neste ano, e as únicas mudanças que a adm. municipal atual acrescentou, seria um aumento para os imóveis de áreas nobres, em imóveis comerciais e em imóveis alugados, e em troca, diminuiria e até isentaria as residencias da periferia.

  32. Argumentos para que?

    Gastei um tempão para redigir um comentário, afinal, moro em SP e conheço prataticamente todas as grandes cidades do mundo. Desisti e resolvi apenas resumir a minha opinião em uma frase ” Haddad é um cara de pau ” argumentar é perda de tempo. Isso  uma pena!

      1. “cidadão do mundo”

         

        ARGUMENTOS…..SÓ ALGUNS PORQUE NÃO ASSISTI TODOS OS VIDEOS:

        1- Um Prefeito que diz que São Paulo pode seu uma Shanghai, ou não conhece Shanghai, ou não conhece SP ou está tentando enrolar trouxa. A infraestrutura da cidade chinesa é absurdamente maior que a nossa, no ritmo deles levaríamos uns 20 anos para chegar lá, como nosso ritmo deve ser  uns 10% do deles. Daí agora é só fazer conta.

         

        2- Os tais corredores de ônibus que ele espalhou pela cidade, alguns um incrível exemplo da mais pura falta de inteligência, logicamente melhorou a vida de muitas pessoas. Agora vamos pensar….

        a) Melhorou a vida de quem anda de ônibus mas piorou a de quem anda de carro, como ele diz que melhorou a vida do trabalhador, imagino que para ele só quem anda de ônibus é  trabalhador, uma bobagem. Ele pode até ter melhorado a vida do trabalhador que vai e volta apinhado em ônibus, mas o “jenio” não fez nada para melhorar o transporte público, ampliar a quantidade de ônibus, fazer bolsões de estacionamento etc., logo….. O Pior de tudo é que, São Paulo, como cidade de negócios, precisa se locomover de carro e isso piorou muito, o que certamente terá efeito financeiro e de empregos como consequência. Só que esta conta ele não faz.

        2- Quanto ao incentivo à Zona Leste,  pode até ser  bom. Só que aquele lado da cidade já é o que mais cresce  há muitos anos, o que ele fez vai no máximo manter a tendência. Quanto a ele reclamar da imprensa, essa já é a parte imbecil da história, políticos do PT se especializaram em promessas futuras, haja visto o pré-sal. Além disso, com o Nassif disse em outro post, espremendo, estatísticas revelam qualquer coisa.

        3- Crak,  quando ele fala que conseguiu com o novo programa dele retirar 300 viciados daquele mundo ( como se isso fosse já um fato) , acho que ele se superou como cara de pau. Veja, se ele mesmo diz que o universo de viciados é de 60.000, o que  o programa dele fez foi  nada, em 60.000 certamente bem mais de 300 por semana saem ou entram para este mundo com ou sem programa nenhum. Para mim discurso dele sobre o assunto foi uma pérola de cafajestice, não falou como gestor, falou como padre ou político atrás de votos. Muitas cidades no mundo tem uma política dura contra os viciados e não têm os problemas de criminalidade que temos. Na Shanghai que ele não conhece e  erroneamente colocou com um objetivo para São Paulo, quem é pego com drogas MORRE. Inclusive isso vem escrito no visto de entrada para a China.

        4- Dizer que a FIESP é a culpada pelo não aumento do IPTU e tentar jogar o “Poder Econômico que ganha dinheiro em SP” contra os  “Os interesses dos pobres e trabalhadores  de  São Paulo”… o nome disso é Canalhice de Políticos de Republiquetas de bananas  Latino Americanas. Primeiro que há Máfias em Prefeituras por todo o Brasil, é só a Polícia e a Justiça agirem e por esta turma na cadeia que isso diminui muito. Só que infelizmente o Partido do Prefeito não concorda muito com esta tese, se concordassem aprovariam lei duríssimas contra corruptos, mas isso eles nem cogitam. Por isso, nem da para acreditar que ele não vai tirar os ladrões que estão lá e por outros, alinhados com a turma dele.

        5- A Prefeitura está retornando para a cidade Praças e Logradouros. Isso é simplesmente MENTIRA.

        Eu teria mais uma infinidade de argumento para afirmar que este Prefeito é um perdido, mas deixa pra lá, vão acabar me taxando de Tucano. E eu sou só um aposentado que mora em São Paulo, que ganha cada vez menos falando de um xarope que acha que eu tenho que pagar mais IPTU para cobrir o de quem não paga, que  não pode mais passear na minha cidade por medo de ser morto por algum maluco como os que povoam a praça perto da minha casa. UMA BANANA PARA ESTE PREFEITO.

        1.   Douglas, parabéns pela

            Douglas, parabéns pela argumentação, que te põe a anos-luz de analfabetos funcionais como aquela Karin. Vamos lá:

           

            1 – O  Haddad está falando de POTENCIALIDADE. É ÓBVIO que não é ele que vai fazer tudo sozinho, mas cabe ao prefeito (qualquer um) ser o INDUTOR. Depois de várias e péssimas administrações, finalmente chega um que parece GOSTAR da cidade. Na questão de SP falida, ele lembra o prefeito de NY Ed Koch, que nos anos 70 chamou a responsabilidade para si de revitalizar a cidade. Ou é isso ou ficar choramingando que SP não tem jeito;

            2 – Em NY (de novo) quem faz negócio ou usa táxi ou vai de metrô, não fica passeando de carrinho por aí. O metrô é responsabilidade do governo do ESTADO, que o paulistano bovinamente desconhece, achando bonito 1km de metrô a mais por ano. Cabe à PREFEITURA (você deve saber disso) gerir os ônibus, e ÔNIBUS MAIS RÁPIDO significa TRABALHADOR QUE CHEGA NA HORA E ESTÁ MAIS DESCANSADO PARA TRABALHAR MELHOR. Isso para você não tem a ver com negócio ou vocÊ acha que aquele pessoal dentro dos ônibus fica apenas passeando pela cidade?

            2 (de novo?) – o incentivo à ZL é para CRIAR EMPREGO LÁ. Para CRIAR EMPREGO. Cada habitante que morar lá que passar a TRABALHAR LÁ é UM A MENOS para encher metrô e mesmo AS RUAS, se ele tiver CARRO. ENTENDEU como isso acaba beneficiando toda a cidade?

            Adendo: pare de ler só a Veja. A Petrobras já produz 300.000 POR DIA no Pré-sal, NÃO TEM NADA de promessa futura, já é REALIDADE.

            3 – Existe UM CAMINHÃO DE EXEMPLOS para mostrar que repressão pura e simples NÃO FUNCIONA. Ele está tentando algo DIFERENTE, que PODE OU NÃO funcionar. O que você sugere, matar todos os viciados?

            4 – SIM, a FIESP tem culpa no cartório. O SKAF (conhece?) se empenhou pessoalmente em derrubar o novo IPTU até via Brasília, e não foi só ele. Quanto aos corruptos, você PROVAVELMENTE SABE que o Judiciário é poder AUTÔNOMO, não é controlado pelo PT. Ademais, o Haddad instituiu a Controladoria do Município, órgão que desvendou a MÁFIA DO ISS. Isso você não sabe ou não interessa lembrar?

            Não vou te taxar (nem tachar) de tucano, mas por que vocÊ não cobra providências do seu governador? Política de segurança é COMPETÊNCIA ESTADUAL, então é responsabilidade DELE se vocÊ tem medo de ser morto pelos malucos que moram na praça perto de sua casa. OU DO ALCKMIN VOCÊ ACHA QUE NÃO PRECISA COBRAR NADA?

            Sem mais.

           

           

           

        2. Cadê os argumentos ?

          Prezado, você deve ser um destes aposentados esclerosados, que não aceitam o “novo” representado pelo Prefeito de São Paulo, que revolucionou a administração, que só governava para os ricos e residentes da zona sul da cidade, e para preservar os bens adquiridos sem pagar os impostos justos, pelos aposentados e pela maioria dos que vivem de renda proveniente de alugueis em imóveis de alto padrão, porem não pagam o IPTU, e com isso, sacrificam os mais pobres.

          Rebaterei, um a um seus pobres argumentos:

           1) Em Xangai, não existe aposentadoria por conta do Estado. Lá só aposenta-se, quem tem previdencia privada;

          2) Naturalmente você não anda de ônibus, e se andar, sacrifica os que pagam, pois circula gratuita, e indevidamente, prejudicando a quem precisa trabalhar e ter tempo para viver, e está conseguindo, com menos tempo, dentro dos ônibus;

          3) Os primeiros 300 viciados e dependentes do crack, retirados sem o uso da fôrça, pelos serviços sociais da Prefeitura, é o 1º degrau desta revolução sem armas, o que nenhum prefeito anterior sequer tentou fazer;

          4) Elogiar a FIESP, é confessar ser uma pessoa que não conhece a camarilha do Paulo Skaff, cujo maior interesse, é confinar os pobres paulistanos a um gueto, e separa-los da eleite(um conselho: na próxima eleição, vote no Skaff, assim ele terá 11 votos, pois os outros 10, são dos seus familiares;

          5) Defina “mentira” depois de visitar as novas praças e ruas revitalizadas, pela atual administração;

          Finalizando: Bananas para você, que é macaco de auditório oposicionista.

           

    1. Seriedade e comprometimento

      Caro amigo.. este site, bem se vé que é de pessoas serias e comprometidas com as coisas do interesse público e da maioria da populaçao.. independente de partidos..  veja o nível de comentarios que as pessoas postam aqui..    ok  

      tenha um bom dia

  33. Isentos de IPTU?

    Pessoal, participei de uma tensa discussãa outro dia sobre o pagamento de IPTU na cidade de São Paulo, em que alguns colegas diziam que Bancos, Shoppings, Clubes e igrejas não pagam IPTU. Alguém poderia confirmar isso?

    1. Imunidade tributária

      As igrejas gozam de imunidade tributária por conta de disposição da Constituição Federal ( art. 15O, inciso IV, letra b). É, assim, vedado aos entes estatais, ou seja, a União, o Estado e ao Município instituir impostos sobre templos religiosos, portanto, não se pode cobrar o IPTU das igrejas.

      Desconheço a legislação do municipio de São Paulo, mas como incentivo podem haver leis que isentem ( não é o caso de imunidade) entidades assistenciais ou até atividades necessárias ao Município ou distrito desde que haja interesse publico,

       

    2. Quem paga imposto.

      Companheiro, não procede a informação, de que os bancos, os shoppings não pagam impostos. Alguns clubes e associações, assim como igrejas e estádios e ginásios de esportes, desde que façam trabalhos sociais nas comunidades onde atuam, porem o que é injusto, é que os imóveis de alto padrão e os grandes proprietários de imóveis comerciais e de aluguel, pagam menos que os moradores de pequenas residencias da periferia(pelo menos em Sampa) quando pagam, pois a maioria sonega e/ou entra com recursos na justiça, e protelam indefinidamente o pagamento. 

  34. Rolezinho num Shopping de Miami

    Eis a tradução das palavras do Prefeito Haddad

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/paulo-zolin-haddad-da-parque-ao-povo-serra-deu-parque-a-globo.html

    http://www.viomundo.com.br/politica/com-apoio-do-psdb-ptb-governo-alckmin-cria-novas-taxas.html

    http://www.redebrasilatual.com.br/blogs/helena/2014/01/iptu-de-barbosa-em-miami-sobe-37-mas-ai-tudo-bem-7109.html

    Denúncias

    Paulo Zolin: Haddad dá parque ao povo; Serra deu parque à Globo

    publicado em 25 de dezembro de 2013 às 16:27

     

    Eis a traduçnao das palavras do Prefeito Haddad

  35. Quebrar a ordem

    O Prefeito Fernando Haddad acertou de cara, em dar a entrevista exclusiva para um blog sério como GGN.

    Agora, uma medida muito legal e de interesse público, que o prefeito poderia tomar, seria mudar os horários de partidas de futebol aqui em São Paulo, se fizesse isso daria uma demonstração inequívoca que quer realmente quebrar a ordem.

  36. As leis que não pegaram

    Nas administrações anteriores, da prefeitura de São Paulo, tivemos o Serra, tomando uma medida importantíssima para a população de São Paulo, que foi obrigar os feirantes a venderem bananas por quilo, mas infelizmente a lei não pegou. KKKK

    Já o prefeito Gilberto Kassab aprovou duas leis tão importantes quanto a do Serra: 
    1- Proibio os feirantes de gritarem na feira, também não pegou

    2- Aprovou uma lei que determinava que o horário das feiras iriam até as doze horas. Não pegou também kkkk

    Estas foram as participações dos dois prefeitos anteriores ao prefeito Fernando Haddad, quer dizer, em um ano ele fez muito mais do que os dois prefeitos anteriores. E creio que fará muito mais, pois tem capacidade para isso, mesmo tendo que encarar os Saads, Skafs, Globo, Band, Estadão, Folha, Abril e tantos outros adversários fortes economicamente. Por falar em adversário, ninguém fala nada da campanha antecipada do Skaf, usando a condição de presidente da Fiesp e fazendo propaganda descaradamente? ah se fosse o PT.

    1. Que tal, apostarmos em

      A julgar-se pela economia que o Prefeito Haddad conseguiu fazer, com uns poucos atos corajosos e até anti-populares, em apenas um ano, mesmo contra todo um esquema viciado herdado de adms. anteriores(e de funcs.que não poderiam ser dispensados) bastaria que a Câmara de Vereadores apenas legislasse( e não participasse dos esquemas)e que os diversos tribunais de justiça, não resolvessem administrar a cidade, sem terem obtido este direito pelo voto, e que a elite, pagasse os impostos devidos e não sonegassem deixando acarga tributária, apenas para os pobres. 

  37. Se a juristrocracia deixar né

     

     

    Luiza Tonelli: STF e mídia estão nos conduzindo a uma juristocracia

     

    Genoino pagar a multa não significa “assumir” que é culpado

    por Maria Luiza Tonelli

    Estamos vivendo, há tempos, um processo galopante de judicialização da política. Nesse contexto, o discurso e os debates políticos começam a tomar a forma de uma linguagem jurídica, substituindo a linguagem política. Tanto os que pretendem vencer nos tribunais o que não conseguem nas urnas como os que representam a a maioria apelam para o discurso jurídico nesse processo de verdadeira tribunalização da democracia.

    O paradoxo está no fato de que a linguagem do Direito, que não é a da política, necessita de conhecimento técnico. Questões jurídicas, ou seja, do Direito, são questões técnicas. Portanto, não se trata de uma questão de opinião, mas de interpretação. Mas a judicialização galopante nesses tempos de criminalização da política parece estar formando um país de “operadores do Direito”. Sem conhecimento de causa, deita-se falação a respeito questões das quais se desconhece.

    O introito acima presta-se à critica a respeito do debate sobre o pagamento da multa imposta a Genoino em decorrência da sua condenação pelo crime de corrupção ativa, já transitado em julgado.

    É compreensível que as pessoas que não têm conhecimento jurídico fiquem indignadas com a obrigação de Genoino, um político que em toda a sua vida não acumulou patrimônio e que jamais teve seu nome ligado a qualquer indício de corrupção, ao pagamento da multa que hoje já passa de 600 mil reais no prazo de 10 dias.

    O que não é compreensível é o fato de a imprensa e os blogs não informarem aos leitores sobre o significado da multa imposta a um condenado pela justiça, dando margem a julgamentos ora sob critérios morais, ora sob critérios políticos, quando a questão deve ser analisada sob critérios jurídicos. Ou temos uma imprensa cujo jornalismo é rasteiro, de péssima qualidade, ou a questão é de má-fé mesmo, apenas para servir como mais um pretexto de disputa política.

    Portanto, ao leitor deveria ser esclarecido que não cabe a um condenado a opção de não pagar a multa. No caso de Genoino, embora não tenha como arcar com o montante que lhe foi imposto, cumpre pagar. Caso não pague no prazo, a pena não se extingue. Genoino foi condenado a cumprir a pena privativa de liberdade e a pena de multa. Pagar não significa “assumir” a culpa, pelo simples fato de que foi considerado culpado. Por isso foi condenado. Se é justo ou não é outra questão. Achar que pagar a multa é assumir a culpa seria o mesmo que achar que ao entregar-se à justiça Genoino assumiu que é culpado.

    Portanto, o ato de solidariedade a Genoino no sentido de arrecadar doações significa ajudá-lo a cumprir uma obrigação que ele tem com a Justiça e que não terminaria após o cumprimento do tempo da sua pena privativa de liberdade, caso o pagamento da multa não seja quitado. Repetindo: a multa é uma pena pecuniária. Uma pena que tem que ser cumprida. É disso que se trata.

    Decisões judiciais devem ser cumpridas, porque são questões legais. Se achamos que são injustas que mudemos as leis através da política. Aí sim, estaremos no campo da democracia e da opinião. É pelo exercício da política que aprofundaremos a democracia, o regime da instituição de direitos.

    O poder emana do povo e é exercido através de representantes eleitos. Por isso a democracia é o regime, ou sistema político, da soberania popular.

    Juízes não representam o povo, pois não são agentes públicos eleitos. Aos juízes compete julgar de acordo com as regras constitucionais e leis que são criadas pelo parlamento, em nome do povo soberano.

    Diante de tudo o que foi exposto, é bom que comecemos a pensar sobre o que está acontecendo neste país. É preciso que se crie uma cultura dos direitos, sem a qual não existe verdadeira democracia. O discurso do Direito é não pode substituir o discurso da política. É isso o que interessa à direita. Não é por acaso que a parceria entre a mídia hegemônica e o STF estão nos conduzindo a uma juristocracia. Compete aos poderes políticos, principalmente ao poder Legislativo, retomar as rédeas da política. É a democracia que está em jogo.

    Maria Luiza Tonelli é advogada, professora, mestre e doutora em Filosofia pela USP.

    Leia também:

    Patrick Mariano: “A decisão de não transferir Genoino é ilegal, arbitrária e desumana”

     

     

  38. Pérola.

    A pérola do dia: 

    “…Entretanto o Supremo Tribunal Federal declarou o parcelamento inconstitucional prejudicando não apenas a cidade de São Paulo, mas todos os municípios do país. Precatórios são dívidas herdadas de gestões anteriores. São Paulo deve atualmente 18 bilhões em precatórios, valor considerado impossível pelo prefeito de ser pago de uma só vez por São Paulo, com um orçamento anual da ordem de 40 bilhões de reais…”

    Defende-se o devedor em detrimento do credor, maravilha! Não consigo imaginar uma inversão de valores mais perversa do que esta. O STF está certíssimo, não é porque condenou alguns gatunos da elite petista que deve ser criticado sempre.  E daí que a dívida é antiga? Não interessa quem é o prefeito, a dívida é do município e deve ser paga. Vai prejudicar todos os munícipes? Ora, eles são o município, quando um município deve são seus cidadãos que devem. E porque afinal alguém quer ser prefeito de um município endividado até o pescoço? Ninguém obrigou o Sr. Haddad a candidatar-se. Ele que trate de resolver os problemas de São Paulo, é sua obrigação, não nos faz nenhum favor.

    O problema do transporte público em São Paulo só tem uma solução: morar perto do trabalho, o resto é maquiagem, tinta, apenas desperdício de tinta, paliativo que em 1 ou 2 anos perde o efeito, assim como o que está fazendo na cracolândia, paliativo equivocado que estranhamente não é criticado pelos “progressistas” regressistas que tanto taxaram de higienistas medidas como estas tomadas por outras administrações. O “poder econômico”, entidade fantástica e imaginária barrou o aumento do IPTU! Ótimo, seja lá o que for isso, nos salvou de um assalto!

    E eu que pensei que era impossível um prefeito ser pior que o Kassab, que o Pitta, que a Marta, enfim, esperemos que melhore no resto de seu mandato, e que tenha vindo para governar e não para ser cabo eleitoral do PT. Ou que mude de ramo de trabalho e compre uma fábrica de tintas.

      1. vc acha que ele é o pior.


        Não ele não é o pior,mais não é o melhor, São Paulo ou qual Estado da Federação Deveria ter apenas 4 partido pos só assim diminuiria a quantidade de corrupição que existe dentro do Pais, Lamento esta historia do que o PT é um partido salvador Hoje 90% dos politico estão envolvido em corrupição ativa ou passiva, isso sem contar com o disperdicio de dinheiro que todos realmente todos os politicos sem esseção, faz desse pais algo lamentavel, portanto nehum politico pode ser considerado maelhor ou pior são tudo farinha do mesmo saco, apesar que saco tem mais utilidades do que eles, já que eles não prestão nenhum favor para os Brasileiro são pago e muito bem pagos para roubar agente.

  39. “São Paulo tem condições de se tornar uma Xangai”

    O entrevistador (Nassif) deveria ter perguntado o que ele quis dizer quando falou isso.

    O que seria “se tornar” uma Xangai? 

    Quando eu ouço falar em Xangai me lembro de ser um centro financeiro mundial e de ter prédios modernos apenas…

    1. Xangai não é apenas…

      Caro Bruno, Xangai não é apenas um centro financeiro mundial, e nem um emaranhado de edifícios modernos e bem cuidados.

      Ela é uma cidade administrada em favor de seus habitantes, e em favor de quem investe lá, que em troca de seus pesados impostos, têm a mais avançada infra-estrutura do planeta, e lá, nenhuma ONG ou representação empresarial, “mete o bedelho” na administração pública, tampouco o Poder Judiciário “avança” contra as decisões das suas Câmaras de Representantes, algo parecido com as nossas Câmaras de Vereadores, e a formação dos seus funcionários públicos, é a de servir à comunidade, e não ao setor empresarial.

      E a maior diferença, é que os encarregados de gerir a cidade, uma espécie de secretários daqui, são profissionais recrutados no mercado, e que sendo bem remunerados, não são facilmente subornados, nem têm ligações partidárias com o Prefeito da cidade, a quem obedecem cegamente, no cumprimento das metas estabelecidas, e a quem respondem constantemente, pelo cumprimento ou não de suas tarefas, assumidas em contrato, como se a Prefeitura, fosse uma empresa.

  40. O Haddad soa nas entrevistas

    O Haddad soa nas entrevistas e nas poucas ações que tem sido noticiadas pela Velha Imprensa, como um petista da ideologia clássica. Não deixou seu programa ser contaminado pelas alianças da governabilidade, e está sofrendo oposição (justa) nas ruas que balançaram no mês de junho, e injusta nos órgãos de governo, com suas liminares e sustações preventivas dos projetos e obras.

    Apesar de tantas derrotas provisórias na execucao dos projetos, está pavimentando uma vitória ideológica na geração que vê sua conduta. Eu mesmo voltei a ter confiança de que é possivel um governo de esquerda que não preste continência às velhas oligarquias patrimonialistas. A cada oposição que o Haddad sofre da maquina publica de direita, mais orgulho de ter votado nele, e mais confiança de que a batalha vale a pena, e de que a distincao entre direita e esquerda é ainda mais clara do que o jurista Norberto Bobbio poderia imaginar.

  41. Lembrando que,  o contrato de

    Lembrando que,  o contrato de  refinacinamento com a  União,  consome  3 bilhões do  Orçamento Municipal, esse contrato é  extorsivo, a  dívida foi criada por títulos emitidos por Maluf,  e é paga religiosamente pelo Governo Paulistano, desde 2000  já  foram pagos  24 bilhões (até 2012),  a  dívida inicialmente era de 11,3bi,  já pagamos  24 bi e  devemos  60 bilhões.  O sr   Prefeito deveria fazer  uso de  dispositivos  constitucionais, suspender o pagamento dessa  dívida e  fazer  uma auditoria,  embora  essa  história já rendeu 3 CPIs.  Por outro,  lado poderia também esforçar-se para a cobrança da  Dívida Ativa (impostos a receber),  são  mais de  52 bilhões  que a Prefeitura  tem a receber,  que tal  dar  uma  “prensa” no pessoal da  Prrocuradoria Municipale  e executar quem tá devedno bilhoes?  Ah,  esqueci,  mas  esse povo que  deve tributos  contribui pra campanha eleitoral,  não dá pra ser  ingrato com  eles.  Xangai? Aquela cidade que  já foi  a número 1 do PISA?  

  42. Projeção política

    Caro Nassif,

    leio diariamente o seu blog, sempre com assuntos interessantes.

    Não sou de São Paulo, mas resido no grande ABC há quase 14 anos. O que vejo é a prefeitura de São Paulo se tornando meramente trampolim eleitoral de políticos interesseiros e carreiristas, sem a mínima preocupação com os reais problemas da cidade. São Paulo merece mais que isto.

    A entrevista é muito esclarecedora. Espero que o Sr. Haddad não esmoreça e continue sua gestão com fé e determinação. É de políticos corajosos, competentes e idôneos que este país precisa.

     

  43. Além de tornar S.Paulo uma Shangai

    Além de querer tornar S.Paulo uma Shangai, o prefeito também exclui aposentados de seus planos de salários, assim nos tornaríamos os funcionários com menor valor pago como a China que exporta seus produtos a valores irrisórios à custa de baixos salários a seus operários.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador