Sem pesos e sem medidas, apenas corpos

Ainda nem esfriou e o corpo do cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Ilídio Andrade, de 49 anos, que teve morte encefálica diagnosticada nesta segunda-feira (10) em decorrência dos ferimentos de uma explosão de um rojão durante manifestação no Rio de Janeiro, está sendo usado – infelizmente – para alimentar o discurso fascista contra os protestos. A morte de um ser humano, obviamente, não pode ser reduzida, relativizada ou amenizada. Os culpados devem ser submetidos à lei e punidos como tal. Mas a relativização não pode, do mesmo modo, acontecer às avessas: a vida do cinegrafista tem tanta importância quanto às vítimas da Polícia, seja no Rio ou em São Paulo.

Um crime não justifica o outro; mas também não anula o outro. O corpo do cinegrafista da Band esteve estendido no mesmo chão onde estiveram os de Fernando da Silva Candido, ator, cantor e fundador do Cinema de Guerrilha da Baixada – grupo responsável pela produção de filmes de baixo orçamento e oficinas para jovens da periferia do Rio de Janeiro. Ele morreu no dia 31 de julho do ano passado por problemas respiratórios causados pela inalação de gases lacrimogêneo e de pimenta durante um protesto no centro do Rio, no dia 20 de junho.


A diretora teatral, atriz e poetisa Gleise Nana, de 33 anos, morreu em novembro do ano passado, depois de ter 35% do corpo queimados num incêndio no seu apartamento, no Parque Paulicéia, em Duque de Caixas, no dia 18 de outubro. Nana, que era militante em movimentos sociais e que esteve presente nas manifestações, chegou a denunciar mensagens agressivas que recebeu de um policial militar na Internet. Não são casos isolados. Há centenas de relatos de abusos, perseguições e violência que acontecem na calada da noite. Um PM foi flagrado trocando o uniforme por roupas comuns na madrugada do Rio, ao lado de uma viatura sem emblema da PM. P2s infiltrados em protestos, insuflando as manifestações e colaborando com o caos.

Em São Paulo, uma jornalista da Folha foi atingida no rosto por uma bala de borracha da Polícia e por pouco não perdeu a visão. A imagem do rosto jovem ensanguentado mudou o discurso da mídia, até então favorável à repressão policial. Mesma sorte da repórter não teve o fotógrafo Sérgio Andrade Silva, de 31 anos, que perdeu a visão de um dos olhos durante manifestação no dia 13 de junho, em São Paulo. Agora, ele processa o Estado. No mesmo dia, a polícia iniciou o conflito com os manifestantes do MPL, atirando balas de borracha e bombas de gás e de efeito moral em gente desarmada. Ninguém me contou: eu estava lá e fui alvejado ao lado de dois repórteres do Estado de S. Paulo e de um repórter da Globo, que pedia calma inutilmente aos PMs.

Uma revisão honesta dos fatos que vêm se desenrolando desde junho do ano passado mostra que há vítimas desde então – inclusive com mortes. O diferencial, agora, não está na morte de um inocente – repito, o crime deve submetido à lei –, mas na autoria: saindo das mãos de um, ao que dizem, Black Bloc, e não da PM. Era tudo o que queria o discurso fascista, fetichista da militarização e subversor da democracia. Não, eles não estão preocupados com a família do inocente cinegrafista morto. Eles queriam apenas um fato para embasar tudo o que eles já defendiam, mas que estava deslegitimado pela corriqueira e – comprovada – violência policial.

Eles não estão preocupados com a vida. Se estivessem, teriam se manifestado na eclosão da violência policial a olhos vistos – comprovada em relatos, fotos, vídeos. Teriam lamentado e reagido à morte dos manifestantes. Teriam dado coro ao crime de Estado cometido, diariamente, pela polícia. Mas calaram-se quando foi conveniente. Calaram-se quando as provas iam no sentido contrário das falácias que defendem. Mas agora, com a tradicional hipocrisia conservadora, descolada da realidade, que analisa o mundo a partir do recorte de jornais manipuladores, voltam à carga. Cheios de si, cheios de “verdades”.

Quem usa o sangue inocente de um pai de família, morto por mãos civis, para “cobrir” as outras mortes, feitas pelas mãos da polícia, não está a favor da vida ou da democracia. Está apenas escolhendo o lado onde vai sujar as mãos de sangue. Não deveríamos estar contando corpos e apontando de saíram os tiros que alvejaram as vítimas, para saber “quem matou mais”. Mas em se tratando de um jogo de esconde-esconde fascista, que tenta fazer de conta que a polícia não é uma entidade programada para matar pretos e pobres, exumar os corpos é fundamental.

Redação

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Demorô… ou não?
    Eis  porque

    Demorô… ou não?

    Eis  porque as coisas chegaram ao nível em que estão hoje em dia. Há um discurso justificador para todas as ações pútridas que estão seno relaizada  por aí.

    Um monte de bandido queima ônibus? Depressinha chega um esquerdóide deitando falação acerca das agruras que a população passa pela falta de transporte público gratuito e de qualidade…

    Um monte de bandido  invade fazendas? Depressinha chega um esquerdóide deitando falação acerca da necessidade de uma reforma agrária, naquele discurso fajuto que nem eles mesmos mais acreditam, e por aí vai.

    Parodiando aquele aforismo acerca dos baianos (de autoria, parece-me, de Otávio Mangabeira): pense numa defesa absurda… para as esquerdas, há sempre um discurso justificador.

    1. Direitóide é uma coisa, Black Bloc é a mesma coisa

      Meu caro, isso é obra de direitoide. Onde você viu a esquerda que pensa declarar-se a favor de Black Bloc? A esquerda que apóia Black Bloc é aliada da direita, é a extrema esquerda de braços dados com a extrema direita.

      Pense numa baderna da direita como golpe de Estado, traição da Constituição, ou assassinato e tortura de adversário político, e encontrará sempre direitoides praticando os crimes e defendendo os criminosos.

       

  2. Parodiando o velho ditado, pela milésima vez

    Dois errados não fazem um certo. E três errados, quatro errados, cinco errados, mil errados não fazem um certo.

  3. Filosofia de esquerda tipo importação..

    É… essa filosofia que ainda não notou que a “guerra” é pela legitimidade na defesa do cidadão. Se agir igual a PM, violenta e inconsequente, se torna tão ilegítima quanto ela.

     

    Sacaram filósofos?

  4. MENTIRA dizer que se está

    MENTIRA dizer que se está criminalizando os protestos com as críticas à ação dos malafamados Black Blocs.

    Protesto é uma coisa, a ação violenta dessas sinistras figuras encapuzadas é outra completamente diferente.

    NÃO ESCONDA A VIOLÊNCIA DOS BLACK BLOCS ATRÁS DO DIREITO DE MANIFESTAÇÃO. Isso é uma atitude deplorável.

    Não é porque existem outras tragédias que essa tenha menor importância.

    As pessoas que insuflam a violência desses grupos protofascistas são os verdadeiros criminosos que mataram o cinegrafista.

    E essas pessoas fazem isso para usar esses grupos violentos como MASSA DE MANOBRA.

      1. Eu também assino embaixo.
        É

        Eu também assino embaixo.

        É triste ver a versão da Globo ser comprada por tantos progressistas. Foram os black blocks mesmo?

        É triste escutar tantas vezes a palavra terrorismo – usada nos últimos tempos por governos conservadores para criminalizar diversos movimentos sociais – ser usada por tantos comentaristas que respeito aqui e em outros blogs.

        A POLÌCIA TEM QUE SABER LIDAR DE FORMA  FIRME MAS DEMOCRÀTICA COM QUALQUER TIPO DE MOVIMENTO SOCIAL.

        reproduzo comentário que coloquei em outros blogs

        “Não está provado ainda que o rapaz participa do black block!

        O cinegrafista da band não foi o único a morrer naquele dia, um senhor que voltava do trabalho foi atropelado por um ônibus ao tentar fugir da confusão.

        Gostemos ou não dos black blocks, a polícia tem que ter treinamento para lidar com eles; provocar o tumulto é vitória para os black blocks que afirmam a violência estrutural do estado e de um de seus braços armados, a PM.

        Os black blocks estão vencendo tb quando nos transformam, nós da esquerda, em defensores da repressão policial e legal, quando mostram que, não importa quem está no governo, a resposta é a mesma.”

    1. ruy,
       
      caia na realidade.
      de

      ruy,

       

      caia na realidade.

      de onde vc afirma que quem estava com os rojões eram Black Blocs? Que bloco havia?

      Eram manifestantes a esmo, nada que caracterizasse black bloc.

      O debate racional acabou com governistas, estão que nem a direita. Aliás, martelam as mesmas inconsistências da Globo.

      1. “Black bloc não é um grupo, é

        “Black bloc não é um grupo, é uma tática”.

        O suspeito estava do lados dos manifestantes. Pode até ser um agente infiltrado, mas usava a tática black bloc. Portanto, era um black bloc.

  5. “Eles queriam apenas um fato

    “Eles queriam apenas um fato para embasar tudo o que eles já defendiam, mas que estava deslegitimado pela corriqueira e – comprovada – violência policial.”

    Desculpe mas isso e uma falácia pra justificar o injustificável.

    Violência policial sempre existiu escondida nas periferias e sempre foi ignorada pela imprensa, pelo judiciário, por todos os poderes contituidos que apenas se movem quando alguem de classe média é vítima. Lembram do publicitário vítima de policiais durante uma abordagem? O governador enviou um representante para pedir desculpas para a família, algo impensável se fosse alguém da periferia.

    Isso posto, não justifica que jovens de classe média repitam a violência indiscriminada cometida pela polícia. Me desculpe o autor de texto, mas esses black blocks não diferem em nada de torcida organizada ou de gang de bairro, eles precisam apenas de um motivo pra externalizar a violência latente que está em seus integrantes. Pro cara da gang o motivo é a gang do outro bairro; pro torcedor, a torcida do outro time; pro black block, a copa, a corrupção ou “tudo o que está aí”.

    O sujeito que levou o rojão não é muito diferente do policial que atira bomba de gás contra a multidão, aliás é pior, quando um cara acende um rojão e joga no chão não é um cara que está se “defendendo do inimigo” ele não está se importando onde ou em quem aquilo iria estourar se na cabeça de um policial, de outro manifestante ou de um cinegrafista, essa pessoa só quer o caos, só isso.

    Não há propósito em sua violência, é a violência pela violência, o caos pelo caos, é contra “tudo o que está aí”. Um protesto que é contra tudo, é contra nada, ou contra todos.

  6. Vfolência

    Não consigo entender o propósito deste texto. misturar qualquer tipo de violência para relativizar este assassinato com autores conhecidos e determinados. É levar nada a lugar nenhum. Este foi um ato criminoso de terrorismo com resultado do assassinato do profissional da imprensa. Violência gratuita suficientemente documentada para subsidiar a mais enérgica reprimenda da justiça.

    1. “Não consigo entender o

      “Não consigo entender o propósito deste texto”:

      “Eles (o PIG) não estão preocupados com a vida. Se estivessem, teriam se manifestado na eclosão da violência policial a olhos vistos – comprovada em relatos, fotos, vídeos. Teriam lamentado e reagido à morte dos manifestantes. Teriam dado coro ao crime de Estado cometido, diariamente, pela polícia. Mas calaram-se quando foi conveniente. Calaram-se quando as provas iam no sentido contrário das falácias que defendem. Mas agora, com a tradicional hipocrisia conservadora, descolada da realidade, que analisa o mundo a partir do recorte de jornais manipuladores, voltam à carga.”

       

  7. Engraçado que ninguém fala

    Engraçado que ninguém fala das pessoas que ficaram feridas, passageiros comuns, quando aqueles retardados fantasiados invadiram a Central do Brasil. Na globo apareceu por cinco segundos uma imagem de uma mulher saindo numa maca com a locutora falando que foram 5 ou 6 feridos, é possível que tenham sido muitos mais. Nenhum reporter foi lá ver quem eram nem como estavam.

    Tivemos que aturar as declarações solenes de representantes da OAB (quem?), Abert e outras mais, repudiando a violência sobre o cinegrafista. E a violência cometida sobre as pessoas comuns não merece ser relatada, repudiada? Ninguém comenta que um artefato igual ao que matou o cinegrafista foi lançado no meio da multidão na Central e que poderia ter machucado ou morto gente inocente. Isso não é violência? Parece que povo não dá notícia. A polícia é que é violenta.

    Violência maior que depredar e jogar bombas é o desprezo pelas pessoas. Quinhentas mil pessoas, segundo a prefeitura, ficaram sem condução, sem ter como voltar para casa, sem contar com o estresse com a situação toda. E esses partidecos de esquerda que se dizem socialistas ainda ficam fazendo proselitismo, falando de manifestações pacíficas. Não é de se estranhar que não tenham votos.

     

  8. Esse texto é um lixo

    Voltamos à Lei de Talião: Olho por olho, dente por dente, o que querem mesmo esses loucos ensandecidos, kd os valentões black blocs egipcios, pq será que sumiram depois de entregarem o pais aos milicos de quem foram meras marionetes, que texto lamentável

  9. Esse texto é de uma falsidade

    Esse texto é de uma falsidade alarmante.

    E ele confunde a cabeça de muitos. Tanto é que vc lê aqui protestos de gente à direita e à esquerda.

    E isso acontece pq os Black Blocs não tem ideologia alguma. Eles são “neutros” na politica mas atívissimos na violência e vandalismo.  Esse é o propósito. Esta é a finalidade. Quebrar, matar e depois assistir na TV.

    O autor do texto mistura no mesmo balaio coisas completamente diferentes: Manifestantes e Black Blocs.

    Os manifestantes (os poucos que ainda topam participar disso) são os primeiros a debandar quando começa a ação irrefreável dos BBs.

    Qualquer idiota sabe que hoje em dia, participar de um “protesto” desses é duplamente perigoso. Vc pode ser atingido pela PM ou pelos vândalos.

    Os BBs conseguiram um feito que nem os militares na época da ditadura conseguiram: Eles liquidaram com o direito democrático de protestar. Eles desmobilizaram politicamente quase todo mundo.

    O brasileiro farto de tanta violência dificilmente voltará ás ruas (mesmo que um dia isso seja extremamente necessario). A politica foi transformada numa guerra sangunária e sem sentido justamente em um dos períodos mais democráticos de nossa história.

    Não é que o facebook foi para as ruas. As ruas é que se transformaram em um grande facebook. Cada um publica as suas demandas. E se não há entendimento, parte-se logo para a agressão, usando-se avatares (máscaras) para proteger a real identidade.

    Basta. O brasileiro troca os 0,20 centavos por um pouco de paz.

  10. o nível dos comentários aqui

    o nível dos comentários aqui já está indo ralo abaixo. Já tem gente falando que o PSTU apoia os Black Blocs quando foi notória a polêmica que este partido travou ao criticá-los. Gente falando que o Freixo está por trás dos Black Blocs, simplesmente reproduzindo instantaneamente o que o tão criticado PiG diz.

    A grande maioria aqui nunca nem sequer foi a uma manifestação para ver como se comporta a polícia e como se comportam os Black Blocs, apenas veem as imagens que o PiG produz e seleciona aquilo que lhes serve e o que não serve. Muitas vezes creio que o interesse da maioria dos comentadores da blogosfera é que a Velha Midia seja substituida por uma Nova Midia, mas que as estruturas se mantenham todas iguais, que um dia o Jornal Nacional fale bem do Lula e do Bolsa Familia, esse será o dia glorioso para estas pessoas. Mudar as estruturas e a lógica da comunicação na sociedade, isso não é “pragmático”.

    Houveram muitas mortes desde Junho de 2013. Todas devem ser lamentadas e todos os responsáveis devem ser devidamente processados. As manifestações públicas devem seguir, especialmente aquelas com pautas claras e legítimas, como o aumento do preço do transporte público que todos sabemos servir apenas aos interesses das máfias do transporte que atuam em todas as grandes cidades do país. Quem, por acaso, é a favor destas máfias, que no Rio estão em contato direto com as milicias e que em São Paulo assassinam sindicalistas ano sim ano não?

    Será que é melhor esquercer tudo isso e se importar apenas com as eleições? Quantas décadas mais de PT no poder serão necessários para mudar essas estruturas velhas de poder e violência no país? Será que realmente há interesse em mudar estas coisas, ou isso é secundário? Seria interessante ouvir uma proposta, uma planilha, um programa de verdade do partido que não versasse apenas sobre superávit primario, sobre poder de consumo, sobre Copa do Mundo, mas que falasse o que o partido acha de como vai a democracia no país. Que planos tem para a participação do povo, que planos tem para acabar com uma forma de política que domina desde o transporte até a moradia até a segurança pública. Como mudar as coisas de verdade e não apenas nos números? O povo que ganha Bolsa Familia, ganharam também em participação democrática, ganharam meios de mudar seu próprio mundo, ou estão reféns de um programa de governo?

    1. “o nível dos comentários aqui

      “o nível dos comentários aqui já está indo ralo abaixo.”

      E o pior é que depois da publicação do seu caiu mais ainda.

      Mas o pior não são os comentários, mas o post, que eu considero uma das coisas mais canalhas que eu já li ultimamente. Que autoridade tem esse Mário Bentes ele pra vir aqui justificar um crime praticamente esclarecido  com base em outros crimes supostamente cometidos por policiais. Quais são as provas que ele tem desses casos que ele alega? E mesmo que fossem todos comprovados, justificam o crime cometido pelo falso tatuador e seu comparsa?

       

       

    2. e o nível de coerência?

      Vejo muitos como você alertar para a manipulação midiática e reproduzir o discurso dessa mesma mídia, em especial a Globo.

      Questiona o governo atual como se fosse um jornalista da Globo – que sabe as respostas, mas faz questão de perguntar como se o governo não soubesse responder. Quem propôs o plebiscito? Foi o governo federal na pessoa da presidenta ou foi a velha direita que está no poder? Quem é que luta há tempos por uma reforma políltica? Quem incentiva o transporte público e a mobilidade urbana? Quem criou um programa para vinda de médicos para atuarem em municípios onde nenhum médico brasileiro quis por o pé?

      Quando fala do bolsa-família demonstra tamanha falta de desconhecimento típico de quem só assiste o Jornal Nacional. Esquece que é um programa de referência mundial e que desejam que seja copiado em outros países (não, não sai na Globo). Esquece que aumentou a frequencia das crianças na escola (não, não saiu na Globo). Esquece que os beneficiários ganharam mais dignidade do que com as habituais cestas básicas (não, não saiu na Globo).

      A resposta para a pergunta “Quantas décadas mais de PT no poder serão necessários para mudar essas estruturas velhas de poder e violência no país?” é assista menos a Globo ou a faça de forma crítica, pois a Globo não manipula apenas as manifestações, mas toda a política de uma maneira geral. A sua pergunta é a confissão clara de quem já foi pego pela grande mídia que imputa ao PT todos males que acontecem. Até o que é responsabilidade de prefeitos e governadores cai no colo do PT. Não demora muito e algum jornalista da velha mídia vai dizer que a culpa da morte do jornalista também é do PT.

  11. O Ódio

    A Cristiana do blog alertou para o ódio que existe nas manifestações, com ou sem black blocs. 

    Só é surpresa este ódio para quem não participa ativamente da vida política das cidades, aqui em Santos, nos protestos contra os aumentos de tarifas realizados na Câmara Municipal pelos manifestantes, há vários anos atrás ele já estava presente e forte.

    É a válvula de escape da população oprimida, desprezada, manipulada, explorada, usada e esquecida por políticos e funcionários públicos que só pensam em seus interesses e em como se locupletar com a coisa pública.

    A China, com sua política de extermínio dos corruptos mostra o caminho das pedras para bloquear isto.

    1. Exemplo?

      Belo exemplo a China…

      Uma ditadura que pra manter o poder mudou de comunista para capitalista, mas os problemas da maioria da população continuam os mesmos de sempre.

  12. Fui o primeiro a denunciar!

    Este pessoal não está se importando com quem irá morrer e muito menos com quantos. É uma operação orquestrada a mais de 2 anos. Envolve uma parte ampla de nossa sociedade escondida por trás de todas as manifestações. Muitas destas manifestações que até parecem desligadas, não são! Estão todas articuladas dentro de um projeto. É um reprise de 64!

    A questão, é se conseguirão exito. Vai piorar muito ainda! A mídia incitará revolta até as eleições.  O principal objetivo é derrubar o PT e mudar toda a politica externa brasileira. Retirar o braço protetor sobre os países da América Latina e afastar o Brasil dos Bricks, voltando ao julgo dos EUA. Tem muita gente de peso no meio desta operação, tanto dentro da politica como na área Social e de formação de opinião.

    Um dos objetivos é impor o Parlamentarismo e impedir que por qualquer um trabalhador volte a ter acesso ao poder!

    Para este propósito existe uma rede enorme se articulação para minar todos os caminhos de apoio ao PT. O maior desejo desta turma é caçar os direitos políticos da maioria dos lideres do PT. A Dilma não pode fazer nada! Qualquer coisa que disser será usada contra ela. Responsabilidades de Governadores serão atribuídas a ela e ao PT.

    Ainda irão atacar muito a Petrobras, tudo que está acontecendo com a Petrobras me foi contado a 2 anos, com tudo que aconteceu no país, inclusive a queda de Eike Batista, como simbolo para a sociedade escolha seu lado!

    1. Ingerência estrangeira

      Egito, Ucrânia, fronteira sírio-turca, Cuba e Tailândia – Como o ‘ocidente’ fabrica ‘movimentos de oposição’ (I)

      http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=a3b1c195e3033e5086eb7482c0942e4a&cod=13202

       

      Egito, Ucrânia, fronteira sírio-turca, Cuba e Tailândia – Como o ‘ocidente’ fabrica ‘movimentos de oposição’ (II)

      http://www.patrialatina.com.br/editorias.php?idprog=b0a3f2a0d6f86051e6ab6c49d6d99e75&cod=13201

       

  13. “Você aí que está pensando ou

    “Você aí que está pensando ou dizendo que o primeiro morto nas manifestações foi o cinegrafista Santiago Ilídio Andrade: você é muito mal informado.

    Antes morreram, pelo menos:

    1. a gari Cleonice Vieira de Moraes, em Belém (PA), vítima do gás lacrimogêneo lançado pela polícia militar;

    2. 13 mortos na favela Nova Holanda, no Complexo da Maré (RJ) – neste caso, a imprensa sequer se deu ao trabalho de informar todos os nomes;

    3. o estudante Marcos Delefrate, de 18 anos, em Ribeirão Preto (SP), atropelado por um carro que furou um bloqueio de manifestantes;

    4. Valdinete Rodrigues Pereira e Maria Aparecida, atropeladas em protesto na BR-251, no distrito de Campos Lindos, em Cristalina (GO);

    5. Douglas Henrique de Oliveira, de 21 anos, que caiu do viaduto José Alencar, em Belo Horizonte (MG), por ter sido acuado pela polícia militar;

    6. o marceneiro Igor Oliveira da Silva, de 16 anos, atropelado por um caminhão que fugia de uma manifestação, numa ciclovia próxima à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, na altura de Guarujá (SP);

    7. Paulo Patrick, de 14 anos, atropelado por um táxi durante manifestação em Teresina (PI);

    8. Fernando da Silva Cândido, ator, por inalação de gás lançado pela polícia, no Rio de Janeiro.

    9. o senhor que foi atropelado por um ônibus, ao tentar fugir da polícia, na mesma manifestação em que o cinegrafista Santiago foi atingido – sobre esta outra vítima, nenhuma linha na imprensa. Chamava-se Tasman Amaral Accioly e era vendedor ambulante.

    Por Eduardo Sterzi”

    1. Concordo que o auê da mídia

      Concordo que o auê da mídia foi maior nesse caso do câmera assassinado por manifestantes, e que todas essas mortes são lamentáveis. Mas há em alguns casos desses acima, que conheço, não exatamente homicídio. Em BH, o jovem não estava “acuado pela polícia”, que ainda não estava na área: infelizmente, ele tentou saltar de uma pista do viaduto para o outro, mas o vão era maior e ele caiu. E no caso dos atropelamentos, não só a polícia é a culpada, mas também manifestantes que empregam violência, fazendo as pessoas correrem. Sempre critiquei a violência policial, mas não dá pra compactuar com a violência de manifestantes. “Dois errados não fazem um certo”, pela enésima vez…

  14. Nestas dias e nessas agora

    Nestas dias e nessas agora horas mais proximas ver a esquerda sem rumo e sem nenhum grupo sabendo onde dar a martelada fica proximo do comico para nao dizer do ridiculo. Ansiosamente esperando Ivan the Union  para o tempero….KKKKKKKKKKKKKKKKK

     

  15. Baderna é contra a democracia

    O texto é o elogio do lumpenclassemdiano, o lixo da classe média. Black Blocs e Black Cloaks, os primeiros baderneiros das ruas e os segundos baderneiros do Direito pátrio, irmãos na estupidez e má-fé, são a parte mais visível do lumpenclassemediano. Ambos são desertos morais; ambos são inimigos do Povo; ambos primam pela ignorância; ambos têm de ser contidos, pois inimigos da Democracia (tanto sacrifício para o país melhorar e o que se vê é a emergência desse lixo putrefato). Esses baderneiros, como outros no passado, querem o mal do Brasil para o bem deles próprios. Como diria a Globo, outro lixo, Black Blocs, Black Cloaks e os golpistas do passado, tudo a ver (ou farinhas do mesmo saco).

    PS 1: cloaks porque se parece com cloaca que diz muito dessa gente.

    PS 2: perplexos, chegamos ao ponto de movimento “revolucionário” no Brasil articular-se pelo “Face” de ter denominação em inglês! PQP.

  16. Votar em texto longo

    Não entendo o porquê de não se conseguir votar nos textos longos. Votar neles deveria ser facultado a todos, por várias razões. Eis duas: (1) é democrático, e este tem sido um blog democrático. (2) Sinaliza a opinião dos leitores do blog modulada pelas várias vertentes que o post enseja. Ademais, não custa nada ao blog. Fica a sugestão.

  17. Os patifes sabem , como ninguém, simular a indiginação.

    Patife.

    Basta essa palavra para qualificar este texto. Não é preciso mais porque não há mais nele, só a tentativa calhorda de confundir. De evadir da necessária responsabilização. 

    Com a verborragia dos malandros e a mesma ardilosidade dos salafrários em distorcer e misturar fatos tenta fazer crer aos incautos que os homicidas lamentam por suas vítimas.

    Não, não são os fascistas que estão contra os protestos, até porque há muito tais manifestações deixaram de ser protestos para se tornar um show de bestalidades. Há muito que o direito de manifestação foi usurpado por uma horda de irresponsáveis que, sob o pretexto de defender causas justas, o usam para dar vazão a sua selvageria.

    São os consequentes que abominam o uso da violência como forma de ação política na vigência de um Estado democrático de direito que se encontram agora estarrecidos diante de um cadáver há tanto tempo anunciado.

    Quanto aos homicidas, estes sempre têm uma justificativa, ou várias, para seus atos sujos, para suas mãos sujas. Sujas de sangue, neste caso. 

    Não seriam patifes se não as tivessem.

  18. Este texto ignora os inocentes
    Um texto de ódio niilista.
    A questão é resumida ao combate contra o sistema (representado pela polícia).
    E os inocentes? Onde entram na história?
    Quem se importa com o vendedor que vive de comissão e tem seu ganha-pão fechado antes da hora?
    Quem se importa com o trabalhador que quer ir para casa e não consegue?
    E o pequeno comerciante que emprega algumas dezenas de assalariados e fica impedido de vender?
    “Nossa luta é por eles!” Dirão.
    Ninguém pediu.
    É muito fácil assumir o papel de defensor dos oprimidos e acordar ao meio dia do dia seguinte pensando nas curtidas que as fotos enviadas às redes sociais proporcionaram.
    Mais difícil é chegar em casa depois da meia noite, pois o transporte foi impedido e acordar às 4 ou 5 da manhã para ganhar o pão.
    E ouvir na TV que as manifestações “democráticas” estão lutando pelos direitos dele/dela.

    1. Esse texto É PELOS inocentes!

      Quem tem se importado com o senhor que morreu ao ser atropelado por um ônibus enquanto fugia das bombas de gás soltadas pela polícia no mesmo dia em que o cinegrafista foi ferido? Quem tem se importado com os incontáveis feriados e mortos pelas mãos da PM nas manifestações? Esse texto é exatamente por eles, então, se você não percebe a presença desses inocentes no texto, não soube interpretar o objetivo do mesmo!

       

      E as manifestação são SIM pela democracia. Se você acha que vive num país perfeito e que não precisamos nos mexer, já é outra história……..

  19. Hipocrisia da Globo

    Tudo um jogo de cartas marcadas: Apesar desta morte que a Globo hipocritamente lamenta, o que vai continuar ocorrendo mesmo é a emissora continuar insuflando as massas, ao passar pela portaria do prédio por acaso vi aquela moça da cara de air bag do jornal das onze apresentar transimissão ao vivo de um protesto de uma ‘multidão” de umas 70 pessoas que a Grobo disse que eram 300. Golpista safados serão sempre golpistas safados, os cadávares são enterrados, que venham os próximos, o que interessa é cavucar votos e, eles não vem, que venha a ditadura, simples assim

  20. Esses idiotas já foram usados
    Esses idiotas já foram usados para forjar um suposto caos num País que ostenta pleno emprego e indicadores sociais em progressiva melhora, agora serão usados para criminalizar os movimentos sociais. A direita sem votos e sem militância encontrou os seus bate estacas.

    1. País que ostenta pleno

      País que ostenta pleno emprego e indicadores sociais em progressiva melhora?

      Primeiro de tudo é importante discernir sobre dois termos cruciais (comumente usado como tendo o mesmo significado para enganar os troxas): crescimento e desenvolvimento. O Brasil passa sim por um CRESCIMENTO econômico, não acompanhado por um DESENVOLVIMENTO, que entraria nesse caso os índicis sociais e as condições de sobrevivência da população. Que ao contrário, pelo menos no meu estado, temos definhado em termos de segurança e saúde pública.

      Logo, o desenvolvimento não acompanha o crescimento..

    2. É  por  pensamentos como

      É  por  pensamentos como estes que confundem crescimento e desenvolvimento e que justificam atos de desumanidade e crueldade com “bons números” e “índices positivos”. Bem-estar social pode divergir de ideias mais restritas sobre Desenvolvimento, quando estas últimas se limitam a análise em elementos de crescimento economico, como Produto Interno Bruto, Renda per Capita e nível de industrialização de uma sociedade. Claro que tais fatores podem vir a integrar condições positivas para contribuir para o bem-estar das pessoas, todavia crescimento econômico por si só não significa qualidade de vida para uma sociedade. É preciso que aja a conversão destas conquistas em melhoria de vida para as pessoas, para que desfrutem de melhor saúde, educação de qualidade, distribuição equilibrada de renda, etc (PNUD, 2013). Temos bons números, ótimo! Mas devemos querer também um bem viver, uma sociedade melhor e isso meu caro, não se vê em dados, índices e taxas mas em qualidade de vida.

  21. Quem vai para uma

    Quem vai para uma manifestação com black bloc já sabe que vai ter conflito. E as tropas policiais vão usar gás de pimenta ou gás lacrimogeneo. No caso mais extremo usarão balas de borracha (em São Paulo, sem qualquer protesto da mídia, a policia portou arma de fogo na última manifestação).  Os black blocs é que dão o tom do noticiário das manifestações. E os grupos de manifestantes pacíficos se acomodaram com este grupo violento que é o que gera mídia nos protestos.

    Não é estranho que o advogado de um chefe de milicia se apresente para defender um black bloc preso? Psol, Pstu, Rede e grupos políticos organizados até agora tem se acomodado por que querem  fazer crescer o movimento das ruas. Que se reorganizem e façam protestos coerentes com suas bases, sejam elas de que tamanho forem. 

     

  22. Só acho que ao invés de

    Só acho que ao invés de depredarem o patrimônio público, as lojas, cidadãos e policiais, deveriam ir protestar lá em frente a casa de Dilma ou seja lá quem for. Garanto que uma só noite 70 pessoas jogando ovos nos muros das residências DOS VERDADEIROS INIMIGOS E LADRÕES, num instante as reivindicações passariam a ser ouvidas. Mas é isso que eles querem mesmo, colocar um grupo contra o outro, assim os verdadeiros alvos nunca serão atingidos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador