Sem registro da OAB, Barbosa terá que recorrer à Justiça, torcendo para não encontrar outro Barbosa

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal rejeitou um pedido de Joaquim Barbosa, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal de ter direito a registro para exercer a advocacia. Ibanez Rocha, presidente da OAB-DF indeferiu o registro alegando que a conduta do ex-ministro feriu a ética profissional e citou dois desagravos feitos pela entidade em defesa de advogados que foram ofendidos por ele.

Um dos ofendidos por Barbosa foi o ex-ministro Maurício Correa, já falecido e que foi acusado por ele de usar o prestígio como ex-ministro para ações que transitavam no STF. O outro alvo de Barbosa foi o advogado José Geraldo Grossi, que teria sido ofendido pelo ex-ministro quando presidente do STF que afirmou haver um conluio de advogados para defender os mensaleiros.

A OAB já notificou Joaquim Barbosa da decisão de seu presidente. Agora, o ex-ministro terá que recorrer à comissão de seleção para pedir que o despacho de Ibanez Rocha seja anulado. Outra opção de Barbosa será recorrer à Justiça para ter direito ao registro da Ordem.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

156 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ha, ha, ha… quem mandou JB

    Ha, ha, ha… quem mandou JB hostilizar, humilhar e prender advogados quando era o supremo ministro num supremo pedestal do Supremo Tribunal Federal? Bem feito. A OAB fez bem em mandar ele para a roça, afinal quando era um supremíssimo juiz supremo ele se mostrou bom de coice. Ha, ha, ha…

  2. Aplaudo de pé a OAB DF

    Não esperava que este dia chegasse tão depressa.

    Sou advogado com 44 anos de profissão e aplaudo, de pé, o gesto da OAB DF.  Nós, advogados, estamos cansados de ser maltratados por magistrados que pensam ser o dono do poder – ser a lei, que deve emanar do povo.

    É maravilhoso ver que ainda existe esperança neste País.

    Bravos, OAB, bravos!

  3. Roda-viva

    “Mas eis que chega a roda-viva
    E carrega o destino pra lá
    Roda mundo, roda-gigante
    Roda-moinho, roda pião
    O tempo rodou num instante
    Nas voltas do meu coração.”

  4. Caçada (Chico Buarque de Holanda)

     

     

     

    Não conheço seu nome ou paradeiro
    Adivinho seu rastro e cheiro
    Vou armado de dentes e coragem
    Vou morder sua carne selvagem

    Varo a noite sem cochilar, aflito
    Amanheço imitando o seu grito
    Me aproximo rondando a sua toca
    E ao me ver você me provoca

    Você canta a sua agonia louca
    Água me borbulha na boca
    Minha presa rugindo sua raça
    Pernas se debatendo e o seu fervor

    Hoje é o dia da graça,
    hoje é o dia da caça e do caçador

    Eu me espicho no espaço feito um gato
    Pra pegar você, bicho do mato
    Saciar a sua avidez mestiça
    Que ao me ver se encolhe e me atiça

    E num mesmo impulso me expulsa e abraça
    Nossas peles grudando de suor

    Hoje é o dia da graça,
    hoje é o dia da caça e do caçador

    De tocaia fico a espreitar a fera
    Logo dou-lhe o bote certeiro
    Já conheço seu dorso de gazela
    Cavalo brabo montado em pelo

    Dominante, não se desembaraça
    Ofegante, é dona do seu senhor

    Hoje é o dia da graça,
    hoje é o dia da caça e do caçador

     

  5. Em quase tudo que se faz não

    Em quase tudo que se faz não basta experiência profissional, é também preciso experiência de vida. Se o nosso ex-batman tivesse um pingo disso e não se revelasse aquela pessoa que revelou ser, talvez não estivesse passando por esta humilhação agora.

  6. Pelo que entendi, o

    Pelo que entendi, o verdadeiro trabalho do JB foi garantir que o financiador do mensalão não aparecesse. Essa história de a AOB não lhe conceder lincença, convenhamos, é piada para criança e eleitor idiota dormir, além de uma represália tardia ao grande ministro, ooops, ex-ministro.

    Em tempo, imagino a montanha de dinheiro que o banqueiro condenado já não repassou aos políticos deste país, já nessas eleições?!

  7. Tem gente com saudades dele…

    Quem anda com saudades do JB é o ARNALDO JABOUR.

    Colunista Arnaldo Jabor prevê o fim dos tempos caso a presidente Dilma Rousseff consiga se reeleger

     

    O que acontecerá com o Brasil se a Dilma for eleita?

    Aqui vai a lista:

    A catástrofe anunciada vai chegar pelo desejo teimoso de governar um país capitalista com métodos “socialistas”. Os “meios” errados nos levarão a “fins” errados. Como não haverá outra “reeleição”, o PT no governo vai adotar medidas bolivarianas tropicais, na “linha justa” da Venezuela, Argentina e outros.

    Dilma já diz que vai controlar a mídia, economicamente, como faz a Cristina na Argentina. Quando o programa do PT diz: “Combater o monopólio dos meios eletrônicos de informação, cultura e entretenimento”, leia-se, como um velho petista deixou escapar: “Eliminar o esterco da cultura internacional e a ‘irresponsabilidade’ da mídia conservadora”. Poderão, enfim, pôr em prática a velha frase de Stalin: “As ideias são mais poderosas do que as armas. Nós não permitimos que nossos inimigos tenham armas, porque deveríamos permitir que tenham ideias?”.

    As agências reguladoras serão mais esvaziadas do que já foram, para o governo PT ter mais controle sobre a vida do País. Também para “controlar”, serão criados os “conselhos” de consulta direta à população, disfarce de “sovietes” como na Rússia de Stalin.

    O inútil Mercosul continuará dominado pela ideologia bolivariana e “cristiniana”. Continuaremos a evitar acordos bilaterais, a não ser com países irrelevantes (do “terceiro mundo”) como tarefa para o emasculado Itamaraty, hoje controlado pelo assessor internacional de Dilma, Marco Aurélio Garcia. Ou seja, continuaremos a ser um “anão diplomático” irrelevante, como muito acertadamente nos apelidou o Ministério do Exterior de Israel.

    Continuaremos a “defender” o Estado Islâmico e outros terroristas do “terceiro mundo”, porque afinal eles são contra os Estados Unidos, “inimigo principal” dos bolcheviques que amavam o Bush e tratam o grande Obama como um “neguinho pernóstico”.

    Os governos estaduais de oposição serão boicotados sistematicamente, receberão poucas verbas, como aconteceu em S. Paulo.

    Junto ao “patrimonialismo de Estado”, os velhos caciques do “patrimonialismo privado” ficarão babando de felicidade, como Sarney, Renan “et caterva” voltarão de mãos dadas com Dilma e sua turminha de brizolistas e bolcheviques.

    Os gastos públicos jamais serão cortados, e aumentarão muito, como já formulou a presidenta.

    O Banco Central vai virar um tamborete usado pela Dilma, como ela também já declarou: “Como deixar independente o BC?”.

    A Inflação vai continuar crescendo, pois eles não ligam para a “inflação neoliberal”.

    Quanto aos crimes de corrupção e até a morte de Celso Daniel serão ignorados, pois, como afirma o PT, são “meias-verdades e mentiras, sobre supostos crimes sem comprovação…”.

    Em vez de necessárias privatizações ou “concessões”, a tendência é de reestatização do que puderem. A sociedade e os empresários que constroem o País continuarão a ser olhados como suspeitos.

    Manipularão as contas públicas com o descaro de “revolucionários” – em 2015, as contas vão explodir. Mas ela vai nomear outro “pau-mandado” como o Mantega. Aguardem.

    Nenhuma reforma será feita no Estado infestado de petistas, que criarão normas e macetes para continuar nas boquinhas para sempre.

    A reforma da Previdência não existirá, pois, segundo o PT, “ela não é necessária, pois exageram muito sobre sua crise”, não havendo nenhum “rombo” no orçamento. Só de 52 bilhões.

    A Lei de Responsabilidade Fiscal será desmoralizada por medidas atenuantes – prefeitos e governadores têm direito de gastar mais do que arrecadam, porque a corrupção não pode ficar à mercê de regras da época “neoliberal”. Da reforma política e tributária ninguém cogita.

    Nossa maior doença – o Estado canceroso – será ignorada e terá uma recaída talvez fatal; mas, se voltar a inflação, tudo bem, pois, segundo eles, isso não é um grande problema na política de “desenvolvimento”.

    Certas leis “chatas” serão ignoradas, como a lei que proíbe reforma agrária em terras invadidas ilegalmente, que já foi esquecida de propósito.

    Aliás, a evidente tolerância com os ataques do MST (o Stedile já declarou que se Dilma não vencer, “vamos fazer uma guerra”) mostra que, além de financiá-los, este governo quer mantê-los unidos e fiéis, como uma espécie de “guarda pretoriana”, como a guarda revolucionária dos “aiatolás” do Irã.

    A arrogância e cobiça do PT aumentarão. As 30 mil boquinhas de “militantes” dentro do Estado vão crescer, pois consideram a vitória uma “tomada de poder”. Se Dilma for eleita, teremos um governo de vingança contra a oposição, que ousou contestá-la. Haverá o triunfo “existencial” dos comunas livres para agir e, como eles não sabem fazer nada, tudo farão para avacalhar o sistema capitalista no País, em nome de uma revolução imaginária. As bestas ficarão inteligentes, os incompetentes ficarão mais autoconfiantes na fabricação de desastres. Os corruptos da Petrobrás, do próprio TCU, das inúmeras ONGs falsas vão comemorar. Ninguém será punido – Joaquim Barbosa foi uma nuvem passageira.

    Nesta eleição, não se trata apenas de substituir um nome por outro. Não é Fla x Flu. Não. O grave é que tramam uma mutação dentro do Estado democrático. Para isso, topam tudo: calúnias, números mentirosos, alianças com a direita mais maléfica.

    E, claro, eles têm seus exércitos de eleitores: os homens e as mulheres pobres do País que não puderam estudar, que não leem jornais, que não sabem nada. Parafraseando alguém (Stalin ou Hitler?) – “que sorte para os ditadores (ou populistas) que os homens não pensem”.

    Toda sua propaganda até agora se acomodou à compreensão dos menos inteligentes: “Quanto maior a mentira, maior é a chance de ela ser acreditada” – esta é do velho nazista.

    O programa do PT é um plano de guerra. Essa gente não larga o osso. Eles odeiam a democracia e se consideram os “sujeitos”, os agentes heroicos da História. Nós somos, como eles falam, a “massa atrasada”.

    É isso aí. Tenho vontade de registrar este texto em cartório, para depois mostrar aos eleitores da Dilma. Se ela for eleita.

     

    1. Nooossssaaaa. Que qui esse cara andô fumando?

      Uma perguntinha: Ele é o ghost-writer do Professor Hariovaldo ou é o contrário?

      Só faltou chamá-la de búlgara usurpadora teleguiada desde Pyongyang. 

      Hahaha!

      Ganhei meu dia mais uma vez. Ver o desespero deste abilolado não tem preço.

    2. O que vai acontecer se dilma

      O que vai acontecer se dilma for reeleita?

      A resposta certa é simples: a oposição vai rebaixar mais ainda o debate político. Jabor e outros vão cuidar bem disso para satisfazer nossa elite venezuelana. Quando desatam essa falação de chavismo, stalin, fidel, chiiii, não tem mais volta!

  8. Pensando bem…

    Por outro lado, seria muito legal ver esse senhor na barra de um tribunal ou então numa sala de audiências, tendo que se comportar, sem poder gritar, ter seus chiliques, esculhambar todo mundo, sem poder fazer suas perorações de moralismo raso. Sendo obrigado a respeitar e tratar com civilidade educada os magistrados, os advogados das partes contrárias, os membros do MP e os demais serventuários.

    Tinham filmar e transmitir em cadeia nacional. Seria hilário e ao mesmo tempo pedagógico. 

    Um documentário-faroeste-comédia. Título: “O vingador desceu à planície”

  9. .

    Da mesma forma que Joaquim Barbosa negou permissão de trabalho a Zé Dirceu, argumentando que seria um arranjozinho entre amigos, qualquer permissão para ele atuar como advogado, sem os devidos trâmites e averiguações de seu comportamento ético, atitudes e decisões tomadas, só pode ser interpretada como arranjozinho corporativo. Ele agora tem que seguir o caminho que achou como correto para seus réus sem defesa.

  10. Chegou a hora de mostrar que podemos ser livres da lei do talião

    Mahatma Ghandi dizia que: “com esta história de olho por olho, em breve iremos ter um mundo de caolhos e desdentados”.

    Não seria a hora de sermos tolerantes, com os que foram/estão intolerantes? Creio que é assim que se prega melhor a tolerância…

    1. Uma coisa é ser tolerante…

      Outra bem diferente é ser trouxa.

      Ninguém está falando em arrancar um olho ou um dente do Barbosa.

      Nem ao menos em fazer uma injustiça com ele, mentindo e enganando para prejudicá-lo injustamente por puro oportunismo pessoal, como ele fez com os réus da farsa do mensalão, que ele condenou injustamente apenas para se promover.

      Aliás nem se está defendendo que ele seja tratado com a grossura e descortesia com que tratava as outras pessoas (embora eu pessoalmente ache que isso deveria ser feito).

      O que se fala aqui é em fazê-lo arcar com as consequências de suas própris atitudes. Por ter agido de forma antiética quando juiz, não merece receber o registro da OAB. Veja que não sou eu quem diz isso. É a entidade. Como leigo, parece-me justo que alguém que desmereceu e desprezou a entidade de forma tão grosseira como ele fez, não venha a fazer parte dessa entidade. No mínimo a entidade deve tratá-lo da mesma forma como ele a tratou.

      Seria injusto sim que ele não fosse responsabilizado pelos seus prórpios atos.

      1. Entendo sua queixa

        A lei do talião  não quer dizer que se vá de fato arrancar dentes ou olhos. É dar o mesmo tratamento. Muitas vezes quando ouço os gritos de justiça de ofendidos ou atacados, quase sempre a impressão que tenho é que o sentimento por trás significa: “vingança, vingança”. 

        Coloco esta questão, porque o mundo cada vez mais nivela as atitudes por baixo e para baixo. Um mundo nivelado por baixo, está fadado a baixarias. Vingar-se de JB não nos levará a consertar o passado. Gostaria mesmo era que os petistas e mesmo peessedebistas não precisassem recorrer a expedientes como os que se tornaram conhecidos como mensalão. 

        O mundo piora a cada dia, é porque a intolerância só aumenta. Reclama-se dos programas tipo BBB, mas o que se costuma fazer é colocar no paredão, a quem se tem aversão. 

        O fim de instituições (sociedades, povos, culturas, empresas), ao longo da história sempre tem dois fatores, que tem crescido muito: concentração de poder/riqueza para poucos e fragmentação/divisão das bases. 

        Não tenho dúvidas que em muito breve, não só no Brasil, mas em especial aqui, por causa da provável crise do desabastecimento hídrico no sudeste, ter-se-á que praticarmos a tolerância. Não é maldição isto.

        1. Ele prestou a prova da OAB? Essa é a condiçao p/ o registro

          Se tiver prestado e a OAB negar aí vc teria razao. Por que ele deveria “merecer” o registro sem se submeter às condiçoes a que todos têm que se submeter? 

  11. DESCONSTRUÇÃO (Chico Buarque)

    Bateu na sua mulher quando ainda era mínimo…

    Pegou o seu diploma e se sentiu messiânico…

    Atravessou o planalto com seu passo tímido…

    Subiu no Judiciário qual se fosse máquina….

    Ergueu no STF uma barreira sólida…

    Partiu para Alemanha a mitigar as cólicas…

    Voltou com muita raiva pra prender políticos…

    E condenou Dirceu como se fosse único…

    Genoino com Delúbio num desenho sórdido…

    Comprou casa em Miami como aristocrático…!

    Dançou e gargalhou como se ouvisse música

    Saiu do STF qual se fosse um pássaro

    Querendo trabalhar como advogado autônomo

    Solicitou na Ordem parecer jurídico

    Fizeram-no sentir como cubano médico

    E se acabou no chão feito um pacote flácido
    Agonizou no meio do passeio público
     

  12. Exame da OAB nele!!!
    Duvido

    Exame da OAB nele!!!

    Duvido que ele passe na primeira fase.

    O cara é um parlapatão, enganador. Duvido que na vida tenha lido um livro completo.

    Agora se a OAB DF afrouxar para ele, o que tenho a certeza de que não ocorrerá,  vai dar revolução.

    sds

    Genaro

     

    1. Exame OAB nele!!!

      Concordo Genaro. O cara é fajuto. Durante o Mensalão só contava estórias, não citava jurisprudência, se citava uma lei era lei que não se aplicava. Fajutísssimo!

       

    2. Pedido negado

      Espero que às outras instituições sérias também façam o mesmo que a OAB do DF. O  arrogante , insolente, grosso, tirano e mal educado Barbosão passou 20 anos na profissão,segundo os seus colegas,  a metade do tempo ficou de licença, nunca foi magistrado, foi um péssimo professor de Direito,  notório saber não possuía, na corte suprema foi usado pela mídia para desmoralizar o maior partido de todos os tempos o PT, se utilizando de uma lei nazista, passando por cima da “indubio pro reu” para levar a cadeia injustamente os políticos  que não mataram e nem roubaram; não houve provas cabais para condená-los mas mesmo assim resolveu contrariar a lei se considerando acima do bem e do mal, em um patamar intransponível,como um carrasco; mergulhou fundo liquidando a moral  de gente que por todo o tempo  defendia um ideal, como Genuíno e Dirceu. Os grande juristas, advogados, doutores em Direito, cidadãos bem informados, filósofos, jornalistas sérios e éticos, etc, foram categoricamente contra a postura absurda do Barbosão que fez um pífio trabalho no STF, diferente do Roberto Barroso um ministro elegante, ético, nteligente e justo. o Barbosão já está sendo defenestrado pela mídia que o instigou. A Lei do Retorno está agindo, ele não escapa das leis que regem o universo. 

       

    3. Pedido sumariamente negado

      Excelente a postura da OAB, espero que as outras também façam a mesma coisa. O Barbosão no STF fez um péssimo trabalho. A sua conduta foi extremamente insolente, mal educada, grossa, arrogante,com os seus pares, violento com as palavras, arbitrário, deselegante e desequilibrada. Como ministro fez uma atuação pífia, contrariou a Carta Magna, passou por coma de princípios basilares, no caso do Mensalão não foi justo, tratou os políticos como marginais, se utilizou de uma lei nazista,  não obedeceu o “indubio pro reo” e condenou Dirceu e Genuíno como um carrasco, um malfeitor. Segundo os grandes juristas, escritores, doutores em Direito, advogados, jornalistas sérios, cidadãos informados, estudiosos, filósofos etc, o Barbosão não foi justo, não tem notório saber, nunca foi um magistrado, portanto não tinha experiência como juíz mas foi empurrado pela mídia que queria acabar com o maior partido da história do Brsil, o PT. Esta mesma mídia que muitas vezes destruiu governos, aniquilou presidentes outrora, fará o mesmo com o Barbosão: será defenestrado, jogado ao lixo. A Lei do Retorno, às leis que regem o universo estão operando contra o raivoso Barbosão. Infeliz de quem precisar de algum servidor público do Judiciário como o juíz, está liquidado. 

  13. Brabosão, Na Sarjeta. Efeito MCard: Não Tem Preço

    Boa tarde.

    Brabosão, Fux; com este pessoal, só vai na carteirada. Notório saber jurídico é para os fracos.

  14. Longe de mim querer defender,

    Longe de mim querer defender, JB mas isso é um absurdo! A OAB foi uma das maiores responsáveis pelo crescimento de Joaquim Barbosa com sua omissão cúmplice. Todo mundo deu linha para o cara e agora, ninguém quer saber dele. O herói, agora não serve ao STF, ao CNJ, OAB… onde é que estavam todos esses éticos enquanto JB detonava o ordenamento jurídico? Que moral tem a OAB para dar lições? E, qual é o problema em receber críticas? Se a OAB não consegue lidar com críticas de forma republicana, a coisa tá feia mesmo…. Ficou ofendida? Processe, debata, denuncie publicamente, sei lá… se vire… mas indeferir o registro de um profissional, impedindo-o de exercer suas atividades é abominável. Se a OAB não tem qq pudor em exercer, escancaradamente, seus poderes de Corporação de Ofício contra um presidente aposentado do STF, imaginem o que sofrem os bacharéis. 

    Tá vendo aí, Ministro, JB… era o que todo mundo aqui nesse blog dizia desde o início da farsa da AP 470; assim que não precisassem mais dos seus serviços, o descarte seria imediato. Recorra a justiça e torça para que o Sr. não tenha feito escola e possa encontrar um magistrado equilibrado e independente como o Ministro Ricardo Lewandowski.

      1. Eu não sei o que aconteceu e

        Eu não sei o que aconteceu e nem o que ele está pleiteando, sergio. Achei, uma humilhação desnecessária, isso aí.

        1. Cristina, Respeito Vossa Visão Sobre o Caso

          Boa dia.
          Mas não consigo esquecer um avião do Poder Público, em pleno XV de Novembro, transportando os “petraglias”, dentre eles, um cardiopata, correndo sério risco de morte, para delírio dos “nazimidiáticos” e deste desalmado senhor. Aquilo, sim, foi humilhação, tripudiação e espetacularizaçao. Este senhor está só pagando. E ainda tem o repórter, a quem ele “mandou chafurdar na lama”. O repórter atendeu. Está chafurdando, mas com a vida do Torquemada. Axé. Axé pouco.

    1. Oras, Cristina, a resposta

      Oras, Cristina, a resposta está em seu próprio comentário:não é mais ministro do STF, não serve mais. Simples!

      Eu já estou com a pipoca para me divertir com a desgraça deste senhor, vai ser mais engraçado do que o Demóstenes, cuja desgraça me proporcionou muito divertimento e alegria!

      1. Eu estou mais pela

        Eu estou mais pela ponderações dela.  A OAB regionais, nos ultimos 20 anos, virou um cabide da politica dos grandes escritórios. 

        Vamos devagar com estas reações de aplausos emotivos …Não me convence nem um pouco esta atitude de hoje… 

      2. Ela foi ponderada exata/ aí, mostrou espírito de justiça

        Nao concordo com ela pelos motivos já expostos: tb seria injusto ele receber o registro sem passar pelas condiçoes a que todos os formados em Direito têm que passar para tê-lo, ou seja, fazer a prova da OAB. Mas, se ele a tiver feito, a Cristiana tem toda a razao, ARBÍTRIO NEM CONTRA OS ARBITRÁRIOS… Arbítrio é um perigo para todos. 

        1. Meu comentário foi com base

          Meu comentário foi com base na postagem. A justificativa que a OAB deu para o indeferimento da inscrição foi ” OAB-DF indeferiu o registro alegando que a conduta do ex-ministro feriu a ética profissional …” qq outra razão para o indeferimento não consta do post e, portanto, não tenho como comentar. JB só pode ferir a ética profissional, se for profissional da área; eu não tenho como ferir a ética médica pq não sou médica. Se JB feriu a ética profissional, em vários momentos, ainda de acordo com a postagem, a OAB só se manifesta, agora? Ou seja, seguiria ferindo a “ética” enquanto tivesse poder e, prejudicando pessoas até o momento em que sua postura ditatorial ficasse evidente a ponto de ninguém querer acolhê-lo em seus quadros. O que a OAB quer é distância de JB pq sabe, como a torcida do Flamengo que seu nome entrará para a História de maneira vergonhosa. Qtas vezes, aqui mesmo nesse blog, exigimos que a OAB se manifestasse com relação aos desmandos de JB? Enquanto o golpe do judiciário estava dando certo, todo mundo adulava JB, agora que a casa caiu, ninguém quer colocar a letra dele na lista.

          1. O teu comentário só reforça a tese de que não é inscrição

            Muito bem observado, inclusive. O que significa que Barbosa foi tratado como alguém que, em algum momento, já deveria ter sido inscrito nos quadros da OAB. Não é caso de inscrição, propriamente, que é quando a pessoa requer pela primeira vez um número da OAB.

            Aliás, é lógico isso, tanto que o moitvo alegado não é causa de indeferimento de inscrição. Não consta no art. 8º da Lei nº 8.906/1994.

      3. Sem rancor, bjs. 
        Minha

        Sem rancor, bjs. 

        Minha questão ( aproveito para responder tb ao Ivan ) é que fiquemos nessa queda de braço que não vai nos levar a lugar algum. Se JB era advogado e por conta de seu trabalho no MP ou como magistrado, teve o exercício da advocacia suspenso e, deseja advogar, novamente, não vejo pq alegar atitudes dele, enquanto magistrado para impedi-lo. Para mim, isso soa como vingança. Ferrar a vida de JB não vai ter o condão de reparar o que fizeram aos nossos companheiros.

    2. Cristiana

      concordo com seus argumentos, apesar de entender que a essa altura JB não precisa mais de grana pra nada..a OAB depois de Faoro virou um samba do criolo doido..a reserva de mercado da prova da OAB é uma vergonha, quem deveria fazer é o MEC que comporia uma banca de alto nivel para elaboração e correção das provas..aqui no grotão que moro, cidade pequena, ela inaugurou sua sede mes passado que discrepa com tanto luxo,,

    3. Cristiana, gosto do espírito do seu comentário, mas …

      Ele por acaso tem DIREITO ao registro? Fez a prova da OAB? Se fez, e a OAB está negando o registro, vc tem razao. Se nao fez, nao vejo por que deveria receber condiçoes de exceçao para receber o registro. Milhoes de pessoas formadas em Direito nao podem exercer por nao ter passado na prova. Ele que faça a prova… 

      1. Filhotinha rsrs, leia a notícia de vez em quando, que tal?

        O motivo do indeferimento do pedido de inscrição foi que Barbosa agravou dois advogados. Isso foi considerado incompatível com o exercício da advocacia (alguma coisa contra a ética profissional). Não teve nada a ver com o exame da ordem, até porque, Barbosa já deve ter sido inscrito na OAB em algum momento de sua vida. O que ele provavelmente estava pedindo era a reativação da sua inscrição.

        A OAB tem um sentimento de classe muito grande, a despeito da competição entre os advogados no mercado. A pior coisa que Barbosa fez na carreira de ministro do STF foi tratar mal os advogados e se indispor com a OAB. Esse é um erro primário.

        No entanto, não considero a decisão consistente. Barbosa não foi condenado por crime infamante, que é o que a lei diz que não caracteriza a idoneidade moral exigida para a inscrição. Se bem que a lei não é clara quanto a isso. No entanto, uma das regras básicas de hermenêutica é que a nos informa que regras restritivas de direitos devem ser interpretadas de forma restrita, não extensiva. Se a lei só elencou um fato como caracterizador de inidoneidade moral, não cabe alargar o rol de hipóteses.

        É justamente por isso que eu vislumbro a possibilidade de não ser o caso de inscrição, propriamente, mas sim de reativação de uma inscrição anterior ou antiga. E aí sim, outras situações podem gerar o indeferimento do pedido.

        1. Vc IMAGINA q seja apenas reativaçao? A imaginaçao é livre…

          Onde está escrito isso NO TEXTO DA NOTÍCIA q vc me acusa de nao ter lido? Ora vá pastar, Argolo, nao tenho mais paciência para a sua má fé. 

          1. Bedel desinformado os leitores do blog

            Você conhece exatamente qual a natureza do pedido que foi indeferido?

            É bastante evidente que não se trata de inscrição. É claro que a aprovação no Exame da Ordem é requisito para a inscrição e isso não foi alegado como fundamento da decisão que indeferiu o pedido. Se não foi, como consta na matéria acima, muito provavelmente se deve ao fato de Barbosa já ter sido um dia inscrito na OAB e o pedido se trata de reativação da inscrição ou algo parecido. Ou isso ou então a hipótese que resta é a de Barbosa ter sido recentemente aprovado em algum Exame da Ordem, o que não foi noticiado pela imprensa. Neste último caso, muito improvável, a decisão é ainda mais inconsistente, pois não havia motivos para duvidar de sua idoneidade moral pelo que aconteceu.

          2. Se ele já era advogado em

            Se ele já era advogado em 1970, não precisava de exame da Ordem, bastava o diploma para se inscrever.

        2. Argolo, O QUE SIGNIFICA “O

          Argolo, O QUE SIGNIFICA “O que ele provavelmente estava pedindo era a reativação da sua inscrição”????????????

          Nao ta enxergando que assunto sindicalinho-de-merda esta infiltrando uma discussao nacional???

          Se eh que eu entendi:  ninguem se prestou a esclarecer ate agora o que essa “inscricao em OAB” significa, e duvido muitissimo que ela tenha validade -e ate existencia- em outros paises.  Se eh normal assim porque os advogados do blog nao nos dizem o que isso significa?  “Inscricao em OAB” significa que a OABosta tem autoridade sobre diplomas universitarios (nao confio em uma unica notinha de Barbosa mas nao eh o assunto) ou que a OBA tem autoridade pra lhe dizer que eles nao o querem em sua compania e que ele va “exercer sua profissao” nos quintos dos infernos porque se depender deles ele vai esperar ate o inferno congelar?

          Tem advogado no blog pra analizar tecnicamente o mimimi, gente?

        1. “Muito provavelmente se deve”, é? Imaginaçao é livre 2

          Chega, Argolo. Nao tenho paciência para as suas baboseiras e má-fé. Vá se danar. 

    4. Cristiana, longe de mim

      Cristiana, longe de mim “defender” posicoes da OAB, eu sou quase tao advogadofobo quanto juizofobo.  Quase.  Alem disso, essa vaca ja a, pron, tou, com a politica do Brasil.

      Mas nao ha razao ainda para pensar que a OAB nao fez uma decisao tecnica estritamente fundamentada, e ela NAO tem a ver com personalidade mas com documentacao extensiva de reclamacoes sobre o tratamento que Barbosa dispensou aos ilustres.

      E se teste psicologico ou prova de psicopatia contassem…  ficava bem pior.

      Para os arquivos:  eu nunca ouvi falar antes de um promotor nao ser advogado.  Entao o assunto ficou meio perdido pra mim com um veto da OAB.  O QUE?

      Eu vetaria Barbosa com arco e flexas, nao me entenda mal.  Mas o assunto de “registro” nao faz sentido em outros paises e ainda nao sei do que se trata.  Pela primeira vez na vida dou o beneficio da duvida aa vacaiada da OAB!

       

       

      *(No mais, quem com ferro fere da bom dia a cavalo.  Barbosa esta esperando O QUE da OAB que eu nao entendi ainda?)

      1. Para fins de concurso publico

        Para fins de concurso publico basta ser formado em Direito, não precisa ter inscrição na Ordem.

        Nos EUA e na maioria dos paises o sistema é parecido, é preciso uma inscrição na entidade dos advogados, nos EUA é a American Bar Association.

  15. OLHA AÍ PIG, OLHA AÍ! (Chico Buarque)

    Chega estampado
    Manchete, retrato
    Com capa de Batman
    Legenda e as iniciais
    Eu não entendo essa gente
    Seu moço!
    Fazendo alvoroço demais
    Barbosão na foto
    Acho que tá sério
    Acho que tá doido
    sem poder advogar
    Desde o começo eu não disse
    Seu PIG!
    Você disse que chegava lá
    Olha aí! Olha aí!

    Olha aí!
    Ai o seu guri, olha aí
    Olha aí!
    E o seu guri!…(3x)

  16. barbosão está sendo devorado

    barbosão está sendo devorado pela própria

    raiva que expeliu

    e todo o ódio que escrachou

    contra todo mundo.

    paga o preço do domínio do fato.

    pelo domínio do fato da sociedade…

     

  17. Um dia é da caça…

    Barbosa não está em seus melhores dias. Até hoje não entendi sua debandada do STF. Sair do STF para ter pedido de inscrição indeferido pela OAB. Que fiasco. Constrangedor. Momento pré-depressivo de Barbosa ou quase isso.

    1. Barbosa não saiu, mas foi

      Barbosa não saiu, mas foi saído, não é assim que funciona o Judiciário brasileiro?Falam pra juízes que aprontaram alguma pedir pra se aposentar?Até parece que alguém abandona uma posição de ministro do STF só porque estava “desiludido”.

      Monta um escritório com ele, Argola, você assina. Poderia se chamar “Mensalão Advogados” rsrsrsrsrsr

  18. “Apesar do Você…”

    “Inda pago pra ver / O jardim florescer / Qual você não queria / Você vai se amargar / Vendo o dia raiar / Sem lhe pedir licença / E eu vou morrer de rir / Que esse dia há de vir / Antes do que você pensa” — Chico Buarque de Holanda.

     

    Nassif: concordo que não seja deferido o pedido do Dr. Joaquim Barbosa para o exercício da advocacia.

    Não faz muito, ele disse que a os da classe não passávamos de vagabundos. Aderiu?

    Isto sem falar das ofensas e constrangimentos de foi protagonista, quando esteve no STF, especialmente como presidente da Corte.

    Sua aversão (ou alergia?) à classe é fato notório.

    Com isto não se estaria negando a ele o sagradp direito da labuta, para lecionar e dar palestras e pareceres e outras “cosinhas” mais do direito, que tem o “domínio do fato”. Tal, rende muita grana, seja dólar ou euros.

    Sem falar de sua intenção nada secreta de ser um político de carreira, em qualquer cargo eletivo.

    Vai ganhar muito mais que a grande maioria dos que frequentam a classe que ele considera desprezível.

    Diz a Bíblia que “aquele que fere pela espada, perece pela espada”.

    E o popular — “quem planta vento colhe tempestade!”

    O Dr. Joaquim plantou ciclones e há de colher os destroços.

    Assino em baixo a negação do Dr. Ibanez Rocha. Se preciso, também faço semelhante requerimento, pelo indeferimento do pedido.

    Que vá o Dr. Joaquim cantar noutra freguesia. Quem sabe, em Miami?

     

    PS: minha manifestação não guarda qualquer relacionamento com o julgamento do mensalão.

  19. Caraca, para um ególatra, que

    Caraca, para um ególatra, que não admite ser contrariado em nada como o joaquim barbosa,  o mundo caiu.

    Nem a OAB tão desprezada e vilipendiada por ele enquanto presidente do STF o quer entre os seus pares.

     

    JB parece que está virando um pária, ninguém o quer por perto ou ao lado.

     

    Agora que não tem o poder da toga de justiceiro,  devia  pedir socorro aos jornalistas do PIG que o colocaram num pedestal enquanto ele tinha alguma serventia para atacar e tentar destruir o PT e o projeto de governo de inclusão social de Lula e Dilma.

     

    Nada como um dia, ou alguns meses depois do outro.

  20. Sou Advogado paulista e

    Sou Advogado paulista e aplaudo em pé essa decisão histórica da OAB/DF, mostraram coerência,  dignidade e honra ao negar registro a esse ex-ministro,  que tripudiou o quanto quis sobre as prerrogativas da categoria.

    Sábio ditado popular diz: se quiser conhecer de verdade a natureza de um ser humano, dê-lhe dinheiro e poder.

    Deram poder ao Joaquim Barbosa e a prepotência e arrogância se revelaram em sua plenitude.

    Agora a fatura pelos seus desmandos está exposta em praça pública, merecidamente.

    Ganhei o dia hoje com essa decisão da OAB/DF.

  21. Agora, para quem ainda tinha

    Agora, para quem ainda tinha dúvidas, depois de tudo que fez, Barbosa ter o carão de pedir registro na OAB, mostra o quão estúpido e sem noção ele realmente é.

  22. Agora que ele não tem poder

    Agora que ele não tem poder nenhum é fácil enfrentá-lo. Herois são os que ousaram denunciar suas arbitrariedades quando ele era presidante do STF e cavalgava a mídia. Viva Jânio de Freitas, Paulo Moreira Leite e o doutor Luís Fernando Pacheco. Viva os herois José Genoino, José Dirceu e Delúbio Soares, cujo sacrifício silencioso e sumbissão às penas injustas garantiram estabilidade e (assim espero) reeleição ao governo popular democrático.

    1. João, a OAB enfrentou Joaquim

      João, a OAB enfrentou Joaquim Barbosa sim.

      Claro que a OAB não pode dizer o que pensa, mas dentro dos limites éticos e legais a OAB se manifestou várias vezes contra as arbitrariedades do Barbosão!

      1. Manifestou-se de forma

        Manifestou-se de forma sindical, quando advogados foram agredidos. Quando ele atravancou o trabalho de Lewandowski com suas chicanas, quando agrediu Lewandowski, quando em conluio com o então presidente Ayres Britto invocou a teoria do domínio do fato para condenar sem provas, quando sonegou informações do inquérito 2474 e quando, ao ser proferida a absolvição da acusação de formação de quadrilha, abusou do cargo de presidente para censurar a decisão soberana do plenário, a OAB vergonhosamente CALOU-SE.

        A Presidência da República nada poderia fazer.

        O congresso, como representante minoritário do povo e detentor do direito de cassação dos ministros do STF, poderia e deveria ao menos censurá-lo, mas CALOU-SE.

        A imprensa primeiro o empoderou sem limites. Depois, quando agredida nos episódios do repórter Felipe Recondo e Ricardo Noblat, se defendeu também de forma sindical. Jamais fez uma apuração dos vícios fatais da AP470.

        Este calhorda delinquente intimidou o país, e ficou por isso mesmo. Agora que não tem mais poder, sofre pequenas vinganças que serão inócuas.

        O que o marginal Joaquim Barbosa e suas vítimas merecem é uma Comissão da Verdade que passe toda a AP470 a limpo e conceda indenizações aos que foram injustiçados torturados pelo silêncio da sociedade.

         

  23. G. Vandré ” .,.. è a volta do

    G. Vandré ” .,.. è a volta do cipó de aroeira,

                            no lombo de quem mandou dar” !

  24. Esses heróis da midia

    Esses heróis da midia velhaca!!!! Conseguem ser tão medíocres quanto ela. O negócio dessa gente é bancar ser o que não é porque nunca teve capacidade própria para sê-lo. São fantochões criados pela corrupta mídia e não passam disso.pois,  è só perder o cargo de supremo e o herói vai pro saco(alguns ainda respiram),vide, collor, serra,, demóstenes, arruda e tais. A corrupta mídia suga toda a dignidade deles e, depois que eles perdem o poder, ela os descarta. Não confio na oab, no tse, no mp, em nenhum órgão aparelhado pelos bicudos e que trabalha para a mídia. O indigno inquisidor, agora chafurda por direitos que ele mesmo desdenhou.

     

  25. Não sou daqueles que se

    Não sou daqueles que se refestelam com as desgraças de outros. Mas para Joaquim Barbosa vou fazer uma exceção. 

    Começo pelo dito: nada melhor que um dia atrás do outro. Joaquim Barbosa nos anos dourados de presidente do STF se comprazeu em detratar, humilhar, depreciar e debochar de terceiros. A começar pelos réus da AP 470 e seus advogados; os pares; associações de juízes; a OAB e advogados. Ah, sim, ia esquecendo: e jornalistas.

    Essa esnobada da OAB para cima dele também evoca o ditado: quem com ferro fere com ferro será ferido.

    Agora no ostrascismo e ignorado até pelos antigos, e falsos, aliados na mídia, Barbosa completa o ciclo: do zero a infinito e deste ao zero novamente.

     

    1. Barbosa vai ter que desculpar

      Mas, passamos dois anos atormentados por esse sujeito. Companheiros foram injustiçados e encarcerados.

      Enquanto os tucanos estão todos livres. Não vou amolecer não, nem por educação (pelo menos hoje), até passar a raiva

      1. Todo castigo é pouco

        Desejo que, se ele recorrer à justiça, que o seu processo fique engavetado por décadas como os de milhões de brasileiros, cidadãos comuns.  Fico torcendo meu caro Alexis que a sua raiva não passe tão cedo, assim como a minha não passará.

    1. membros da justiça não podem advogar

      pra evitar que ocorram conflitos de interesses. pode registrar mas tem que suspender o registro enquanto for da justiça.

  26. Decisão Magnifica

    A OAB/DF está parabéns, que decisão magnifica tomada neste momento, é obvio que será derrubada, mas agora ele entederá o que é urbanidade. 

  27. Está provado! A Advocacia é o topo da carreira jurídica.

    Como muito bem ensinado por muitos dos meus excelentes professores, a Advocacia é o topo da carreira jurídica. Depois de julgar, analisar, “mandar prender e soltar”, aposentar, descansar, enfim, depois de tudo, o homem deseja para sí exercer a nobre profissão de advogado até o fim dos seus dias. E viva a Advocacia meus queridos colegas Advogados e Advogadas !!!! 

    1. O ministro luis fux (que

      O ministro luis fux (que parece que perdeu os superpoderes de ” matar no peito ” )   não está conseguindo nem resolver seus problemas familiares, pois a OAB/RJ barrou a subida da sua filhota através do seu elevado Q.I. (o popular Quem Indicou e no caso foi o seu papai !  ) para Desembargadora da Justiça do Estado do Rio de Janeiro (mesmo sem experiência jurídica ) com certeza não vai ter interesse,  nem tempo disponível para acudir seu colega de estripulias jurídicas do STF, ora caído em desgraça pública e na boca do povaréu.

       

      Nada como um dia depois do outro, benvindo a planície barbosão, agora acho que nem o merval pereira ou o jabor vão querer bater um papo com voce, perdeu a validade e a utilidade para eles.

       

      A vida é dura.

  28. Escrupulos

    Claro que de vez em quando jogo fora meus escrúpulos e rio de uma desgraça, não devia.

    Mas alguem já jogou escrúpulos fora em uma situação  muitissimo mais séria, não foi?

    Então, rio.

  29. Barbosa

    Dois pontos a defender: 

    1º. Barbosa não precisa fazer o Eame da Ordem, pois como retroagem apenas para beficiar o réu, por direito adquirido a Carteira tá na mão(?).

    2º. De acordo com o Estatuto da OAB, lei 8906/94, e também do Código de Ética e Disciplina, e também do Regulamento Geral, Barbosa é indigno de exercer a advocacia, pois praticou os atos mais nefasto contra a Ordem quando se achava, isso mesmo, se achava…superior aos advogados quando Min. do STF.

    PS. Eu nem sabia, se soubesse, quem entraria era eu, com pedido de impunação.

    Manoel Pinheiro

    OAB-Ce 25011 .

  30. O protagonista de ” O
    O protagonista de ” O ESTRANHO NO NINHO ” deve ter todo o direito de praticar o ” JUS ESPERNIANDIS ” ; após a eleição praticará também o ” ThomamusNaBhunda”!!!!! Vivas ao Brasil, ao Lula e a Dilma!!!!!

  31.  
    Seria uma boa alternativa o

     

    Seria uma boa alternativa o joaquim baboso fazer o vestibulinho da OAB ? Por causa de quê, formulo tal inquerição? Eu mesmo me proponho tentar responder.

    Vejamos. O senhor Joaquim Barbosa, é um cabra que carrega no lombo, grande e volumoso pacote de complexos.

    Creio, que o próprio senhor Carl Gustav Jung. Psicanalista de mão cheia e largo coturno. Mestre na arte de destrinchar complexos, picuinhas e absoluta falta de educação e civilidade. Por certo, se ainda mourejasse entre nós, o mestre encontraria enormes deficuldades para produzir algum diagnóstico que servisse para encapsular tão amargo e indigesto personagem.

    Em sendo assim. Recomendaria ao ilustre destrambelhado, retirar-se. Mundando-se para Miami. Cidade onde adquiriu apartamento. Ao se instalar naquele maravilhoso e barato burgo onde niguém o conhece. Trataria de comprar uma licença para advogar por lá mesmo. Em qualquer esquina há uma universidade, coisa que por lá abunda. E, por preço módico, especialmente pra quem tem empresa registrada nos esteites, pode-se facilmente adquirir um “paper”. Aliás, o Serra, deve lhe fornecer boas dicas a respeito.

    Bem, isso resolvido. Vai cuidar da tua vida longe da gente. Se possível, leva a Maria Osmarina contigo. Nos deixe, que já não aguentamos mais ver tua cara de enfezado, pensa ainda enganar quem com a carranca?….

    Orlando

     

  32. OAB

    Enquanto a OAB do DF não concede a inscrição ao ex-Ministro Barbosa por falta de idoneidade moral, a OAB SP não cassa a inscrição do Jose Dirceu (incrição 90792 Ativo).Que tal de idoneidade moral é esta?

    1. Ache me as palavras “falta de

      Ache me as palavras “falta de idoneidade moral” no texto.  Barbosa nao tem, nunca teve.  Mas esse nao eh o assunto do post.

    2. o registro de José Dirceu

      o registro de José Dirceu não é cassado porque não foi o advogado que foi julgado, mas, no caso do ignóbil Barbosa, foi como Juiz, representante da lei que ela cometeu os abusos, pra não se falar que o mensalão não passou de uma farsa

      1. É isso que ele precisa, motivos para que apareça…

        Depois a mídia o vitimaliza… não duvido que os dados já não estão sendo jogados para reerter a situação, que para mim, não será nehuma surpresa.

  33. Alguém já explicou que quando

    Alguém já explicou que quando está na justiça o registro é suspenso. Se entendi, ele pediu para “reativar” o mesmo. É claro que vai conseguir e tal. Mas ver o sr. Joaquim Barbosa ser publicamente rechaçado por sua entidade de classe… não tem preço mesmo. Mas o melhor mesmo é que não vi nenhum pigal sair em sua defesa.

  34. Se não fosse por essa notícia

    Se não fosse por essa notícia a gente nem ouviria falar do sucessor de Ruy Barbosa: o Rey Barbosa, ora deposto e rapidamente no ostracismo. Foi cumprida a Missão do Mensalão. Ponto final. A não ser que ele volte depois como candidato a algo, mas aí teria chances para um cargo subalterno de deputado, senador, essas coisas… El Supremo não vai topar.

  35. Gente, só um esclarecimento

    Se o Barbosão já era inscrito na OAB e está pedindo só a reativação da inscrição, não precisa fazer o exame de ordem. Além disso, quem é oriundo da Magistratura é dispensado do exame de ordem.

        1. Tem razão

          É atividade jurídica. Três anos, no mínimo, para os dois cargos, promotor de justiça e juiz de direito. O normal é que seja advocacia, mas enfim. Podem ser outras atividades. Isso foi alterado em 2004 pela EC nº 45. Antes, não existia essa exigência.

  36. Chá de guatambu
    Se ele não

    Chá de guatambu

    Se ele não arrumar nada melhor, poderá vir para meu sítio: tenho uma boa enxada de “três libras”, com cabo de guatambu.

  37. Inidoneidade moral

    O motivo da impugnação se deu por causa da alegada ausência de idoneidade moral, que é um dos requisitos exigidos para se obter a inscrição nos quadros da OAB. O conceito de idoneidade moral, a princípio, é objetivo, elencado pelo próprio Estatuto da OAB. Contudo, há milhares de decisões pelo indeferimento de inscrição como base em interpretações subjetivas daquilo que os conselheiros entendem por inidoneidade moral. No caso de impugnação monocrática do pedido inicial, cabe recurso para uma das Câmaras da respectiva Secção. No caso de  manutenção do indeferimento, cabe recurso para o pleno da Secção, devendo o pedido ser aprovado por no mínimo 2/3 de todos os conselheiros estaduais.Caso a decisão pelo indeferimernto seja mantida, ainda cabe recurso para o Conselho Federal.  O Joaquim Barbosa irá se submeter a isso?

    Uma alternativa seria o JB valer-se de um mandado de segurança perante o Judiciário e aí a própria OAB poderá alegar em sua defesa que o JB primeiramente deverá esgotar as vias administrativas antes de se socorrer do Judiciário. A ver…

     

  38. Eu gostaria de saber.o
    Eu gostaria de saber.o seguinte que não foi informado em qualquer lugar.

    Para receber a carteira da OAB basta pedir a OAB?
    Como se deu este processos?
    Barbosa fez prova?

    Esse negou o registro não quer dizer negou a carteirada?

  39. Algumas leis da física servem

    Algumas leis da física servem para pautar a vida humana.

    Em toda ação, você terá uma reação em sentido contrário com igual força.

    No caso do Barbosa as forças contrárias serão muito maiores.

    É claro que a sua epiderme também contará, ou digamos, será lembrada no subconsciente de cada um que tiver de tomar uma decisão.

    Estarei eu enganado ?

    1. A lei deve ser cumprida. Ponto.

      Caro silvahenrique, a meu ver não se trata de rancor e retaliação. O caso é que, para efetuar a inscrição de advogado, a OAB tem que atender o que indica a lei, no caso específico o inciso VI do Art. 8º da Lei 8906/94 (Estatuto da Advocacia e OAB); ali se vê que é exigida “idoneidade moral”. Assim, caso a instância da OAB entenda que o postulante não tem a citada qualificação, é obrigatório que negue a inscrição. Óbvio que há possibilidades de recursos administrativos e judiciais, e, se nos mesmos for adotado outro entendimento (o de que o pretendente atende à exigência), a inscrição será feita. Por outro lado, e falando agora quanto ao aspecto político, é bom que aconteça o que está acontecendo, para que eventuais futuros presidentes do STF se conscientizem de outro ponto da mesma Lei (Art. 6º): o de que o advogado não é inferior ou subordinado ao magistrado, e ambos se devem, reciprocamente, respeito e consideração. E foi justamente pela falta de respeito e consideração a diversos advogados, como tais, e à categoria como um todo é que o Joaquim Barbosa foi considerado, pela OAB do DF, moralmente inidôneo para o exercício da advocacia.

  40. Ole, ole, ola.. esse dia vai chegar

    Nem nos meus melhores delirios de criança tangidos pelas dificuldades e pela fome poderia imaginar que essa sociedade chegaria a um dia destes!!!!

    do you hear people sing?

     

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0CB4Q3ywwAA&url=http%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3DZf71gy3uME4&ei=Q0ErVMPdJtLksASx1IDYBA&usg=AFQjCNGz9RGqUM4cSX9ueh7R6BDsgVn1Pg&sig2=L_JmuE-i-bOfMNNxxNwZKw

     

    Para todos que tem um objetivo e um sonho na vida.

  41. Agora aguente

    Naõ vai dar em nada. Ele vai acabar conseguindo o que quer. Porém, acho otimo que esse senhor tenha que passar por esse vexame. A OAB deve ter motivos que os mortais comuns desconhecem. Não creio que seja uma simples vingança “olho por olho”. Além daquilo que foi publico e notorio, o ex minsitro deve ter feito os advogados comer o pão que o diabo amassou. Então agora aguente.  

    1. Sem esaa frescura de q é
      Sem esaa frescura de q é negro ou perseguido ou q cumpriu cota racial o fato é q esse joaquim é uma figura asclerosa. Como ele pode chingar um advogado e acusa lo de usar sua imfluencia de ex ministro do supremo e agora quer usar o mesmo expediente? Quer dizer que o mauricio correia era mal carater? E o joaquim nao é? Porque? Esse joaquim é um cara de pau

  42. Pensei que vocês pensavam que

    Pensei que vocês pensavam que ele seria candidato a Presidente da República.

    Marina Silva e Barbosa sentindo na pele o que é o ódio petista.

    1.   Já olhou debaixo da suam

        Já olhou debaixo da suam mesa pra ver se tem algum petista???

       

        Pelamordedeus, é muita paranóia… a OAB, petista???

  43. Uma pequena explicação:
    Antes

    Uma pequena explicação:

    Antes de 1994 o bacharel em direito tinha duas opções para assegurar sua carteira.

    Praticava por um período certo e determinado em algum escritório ou Fórum, aí era só fazer o requerimento e a vermelhinha tava na mão.

    Se não encontrasse vaga em nenhum desses locais, bastava se submeter à Prova da Ordem, que naqueles idos não era difícil, e fica desnecessário dizer o porquê. Tá aí logo acima.

    Com a publicação da lei 8906/94, estatuto da advocacia, lei federal, quem já era bacharel antes, adquiriu o direito, e basta com isso, caso a OAB negue, pleitear judicialmente e pronto. (ato jurídico perfeito, coisa julgada e o direito adquirido não há controvérsia – tá na CRFB)

    Então Barbosa pode ingressar em juízo pedindo a carteira.

    É falácia dizer que magistrado não precisa fazer o exame. Não tem exceções, nem na lei, e nem no regulamento.

    Magistrados ou promotores de justiça que já foram inscritos na OAB, quando assumiram seus cargos públicos tornaram-se imcompatíveis com o exercício da advocacia, perdendo asim o seu número de inscrição.

    Caso queiram voltar a advogar, esses citados têm que se desimcompatibilizar do serviço público. Aí é quando entra um novo pedido de inscrição, pois o antigo se perdeu quando do ingresso no cargo.

    O único requisito que será observado novamente é se o o pretendente fez ou não o exame para poder ter sua habilitação deferida, objetivamente falando.

    Mas aí será analisada a vida pregressa do interessado pois ele pode, nesse lapso temporal, ter praticado algum ato contrário aos preceitos da advocacia, pode ter contrariado por algum motivo o RG ou o CED (Regulamto geral e Código de Ética e Disciplina ou até mesmo a Lei Federal 8906/94).

    O pedido de Barbosa é perfeitamente negável. (todos sabem o motivo).

    Tripudiou da advocacia na mais alta Corte de Justiça(?) do País.

    Merece o ostracismo e o vácuo.

    Manoel Pinheiro

    OAB-CE 25011

     

     

  44. Bobagem em que o racismo…

    mesmo que inconsciente é um dos fatores motivadores dessa medida arbitrária e mesquinha somente justificável para causar um constrangimento, tal como estão fazendo com MARINA: “esse neguinho precisa conhecer o seu lugar.”

    Embora seja público que não concorde e tenha sempre denunciado a forma e justificativa para a nomeação do Dr. Joaquim ao STF – uma cota racial – como uma medida paternalista e demagógica, em que poderes do estado agiram de forma irresponsável adotando políticas públicas de cunho racial legitimando a crença ´racial´ a título de uma exemplaridade ´racial´, cujos resultados, todos sabemos, mais prejudicou do que ajudou aos afro-brasileiros, abreviando a carreira do jovem jurista quando ainda não estava preparado para a Corte Alta na qual já chegou com uma presumida inferioridade do tal notório saber jurídico, essa decisão da OAB/DF é absurda e não se sustentará nas fases recursais ou num simples mandado de segurança.

    Os critérios para a OAB sonegar o registro ou mesmo cassar um registro não pode ser a simples atribuição de ausência de ´ideoneidade moral´ sem uma robusta fundamentação a quem, submetido aos trâmites constitucionais foi indicado, sabatinado e nomeado Ministro do Supremo e na condição de um dentre onze membros do colegiado, foi eleito por seus pares e exerceu a Presidência da mais Alta Corte do qual renunciou de livre e espontânea vontade alegando razões de foro íntimo.

    Portanto, se desejavam isso, eis uma injusta perseguição política que o ex-Ministro Joaquim poderá exibir ao mundo em sua biografia de vítima do racismo através de uma autarquia federal que é a OAB. Além de, caso queira, tem direito a obtenção de uma robusta indenização por danos morais contra essa atitude arbitrária que produz lesão ao patrimônio moral dele. Basta ver a repercussão aqui no Portal, com centenas de manifestações, a maioria cáusticas e que foram motivadas por essa medida injusta e ilegal. 

    1. Militão, disfarça, diz que está contundido e pede pra sair.

      O Militão, com essa pose toda democrática, quer inverter o X da questão. O número imaginário vira real, o real vira imaginário. Mas considerações matemáticas à parte, Militão milita na extrema direita não é de hoje. Meu caro, na extrema direita, só Garrincha, o Eterno. Os outros, que queimem no Inferno.

       

  45. Ainda jovem, cansei de

    Ainda jovem, cansei de escutar minha mãe aconselhar meus outros irmão e a mim: “Quem semeia ventos, colhe tempestades…” 

  46. Mas já queria advogar? Mal

    Mas já queria advogar? Mal saiu do STF e já queria registro? Para um ex-ministro do STF (e paladino da ética)  uma quarentena não seria importante?

  47. Todos aguardamos ansiosos a

    Todos aguardamos ansiosos a manifestação do imortal MERVAL PEREIRA em apoio ao Dr.Barbosa, de quem foi porta voz informal por meses. Solidariedade nessas horas é privilegio dos grandes homens, alo, alo, Dr.Merval, a palavra é sua.

  48. Corretíssima a postura da

    Corretíssima a postura da OAB. Barbosa tanto desenrou à Magistratura quanto ofendeu os Advogados. Sem equilíbrio emocional, desonrará a advocacia.

  49. Penso que os advogados

    Penso que os advogados brasileiros, unidos no órgão máximo de regulação de sua atividade que é a OAB, demonstraram e, de forma claríssima, não desejar tal figura integrando seus quadros e, muito menos, exercendo a profissão valendo-se de suposto tráfico de influências, decorrente do desempenho anterior de privilegiado cargo no judiciário nacional ! 

  50. Não concordo com essa
    Não concordo com essa decisão! Tudo isso prova que ele por ser honesto incomodou muita gente…inclusive do Governo…e agora querem puní lo por ter sido contra a corrupção. País podre! Suzi Camargo.

    1. Barbosa honesto?

      Se ele fosse honesto mesmo teria levado a julgamento os mensaleiros do psdb! Teria declarado o apartamento que comprou nos EUA! Ele foi honesto ou usou o seu cargo pra fazer politica contra um partido e a favor de outro?

  51. QUARENTENA

    Joaquim Barbosa está na quarentena, por força do disposto no artigo 95, inciso V, da Constituição Federal, que veda o exercício do magistrado, até 3 anos após o seu afastamento do Poder Judiciário.

    A respeito da quarentena, Joaquim Barbosa, quando ministro do STF decidiu que ela se extende a todos os membros do escritório em que atua o ex-magistrado.

    Maiores detelhes:

    http://www.conjur.com.br/2013-out-09/ministro-joaquim-barbosa-suspende-liminar-mantem-quarentena-oab

  52. Ignorância é fogo

    Como tem gente ignorante. “Ele ofendeu parte dos advogados, então não tem idoneidade moral”. Vocês sabem o que é idoneidade moral? O conceito? O que ele tem a ver com dizer que há, como de fato há, advogados salafrários. Aliás, ele nem restringiu isso aos advogados, estendeu também aos Magistrados. Os processos disciplinares na OAB e nos Tribunais retratam um pouco da veracidade do que ele afirmou, embora diversas condutas, não só ilegais, mas também imorais, sequer sejam objeto de apuração. 

    Também tem a turma do “queria ver ele se submter a um exame de ordem”. Primeiro, foi o própria Conselho Federal da OAB, no Provimento nº. 143/2011, dispensou esta exigência para Magistrados e membros do MP. Além disso, tem que ser muito ignorante para achar que um ex-ministro do STF, com mestrado e doutorado, que foi Procurador da República, não conseguiria passar nessa provinha, que só elimina mesmo quem é muito ruim. Leiam os votos dele, vejam as discussões jurídicas que ele travou no Plenário e pensem quantos de vocês teriam conhecimento para isso. 

     

    1. “vejam as discussões

      “vejam as discussões jurídicas que ele travou no Plenário “

       

      Era justamente isso que eu estava pensando: quantas vezes ele se perdeu nos próprios pensamentos, literalmente TRAVOU em plenário. 

      A prova da OAB de hoje … sei não se o JB passaria, hein,,,

      obs: não pode usar assessor pra fazer a prova.

       

    2. “vejam as discussões

      “vejam as discussões jurídicas que ele travou no Plenário “

       

      Era justamente isso que eu estava pensando: quantas vezes ele se perdeu nos próprios pensamentos, literalmente TRAVOU em plenário. 

      A prova da OAB de hoje … sei não se o JB passaria, hein,,,

      obs: não pode usar assessor pra fazer a prova.

       

    3. Exatamente…

      Perfeito o comentário. Pelo post do Nassif, até parece que o Barbosa estariareceoso de se submeter ao exame da OAB.

      Parace piada. Totalmente sem propósito.

  53. Tentativa de barrar registro de Joaquim Barb feriu regra da OAB

    O presidente da OAB-DF, Ibaneis Rocha, solicitou a impugnação do pedido do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal para ter registro de advogado.

    Mas a atitude de Ibaneis Rocha fere o Provimento 138 do Conselho Nacional da Ordem, que proíbe a atuação de seus diretores, membros honorários vitalícios ou conselheiros perante qualquer órgão da entidade. Segundo a regra, o descumprimento configura “utilização de influência indevida”.

    Depois de ter feito críticas generalizadas à classe, é natural que pareça estranho ou até mesmo contraditório ver Joaquim Barbosa querer agora fazer parte dela. Mas será que sua atitude o qualifica como alguém “moralmente inidôneo”?

    Para Reginaldo de Castro, se Joaquim Barbosa usou de sua autoridade enquanto ministro do Supremo Tribunal Federal de forma abusiva, deveria ter sido questionado concretamente por tais atitudes, mas tentar negá-lo o direito de exercer a profissão com base em tais argumentos parece mais uma tentativa de “fazer Justiça com as próprias mãos”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador