Sem reserva técnica, Alto Tietê caminha para o esgotamento total

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – O Cantareira já foi. Agora chegou a vez do segundo maior manancial paulista que, sem volume morto para utilização. O Alto Tietê não tem reserva técnica, nem plano de uso, nem racionamento, caminhando célere para o esgotamento total dos recursos hídricos. Esta é a realidade do estado de São Paulo e a matéria é do Estadão.

do Estadão

Sem chuva, água do Alto Tietê só dura mais 2 meses

Fabio Leite

Segundo maior manancial paulista, com 521 bilhões de litros, está com 8,5% da capacidade; represas não têm volume morto para usar

SÃO PAULO – Enquanto os governos federal e paulista discutem a exploração de mais água do volume morto do Sistema Cantareira, o segundo maior manancial que abastece a Grande São Paulo caminha para o esgotamento, operando a pleno vapor e sem ter uma “reserva estratégica” no fundo de suas barragens. O Sistema Alto Tietê atingiu nesta terça-feira, 21, 8,5% da capacidade e, caso as chuvas não voltem com força, os reservatórios podem secar completamente em menos de dois meses, antes da água do Cantareira. 

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o Alto Tietê tem capacidade para 521 bilhões de litros, atrás apenas do Cantareira em volume máximo de armazenamento entre os seis sistemas que abastecem a Grande São Paulo. Isso significa que nesta terça-feira as cinco barragens que formam o manancial localizado entre as cidades de Salesópolis e Suzano somavam 44,3 bilhões de litros, quantidade que não chega à metade da segunda cota do volume morto do Cantareira, de 106 bilhões de litros. Há um ano, o nível do Alto Tietê era de 52,8%.

Daniel Teixeira/Estadão
Biritiba Mirim. Sabesp decidiu romper um dique para ampliar a vazão de água do sistema

Embora tenha registrado um volume de chuvas abaixo da média em quase todos os meses deste ano – a exceção foi setembro -, a crise do Alto Tietê foi agravada pela exploração máxima da capacidade do manancial em pleno período de estiagem. Isso ocorreu porque, ao lado do Sistema Guarapiranga, o Alto Tietê tem sido utilizado pela Sabesp desde janeiro para socorrer bairros da capital antes atendidos pelo Cantareira.

Hoje, segundo a Sabesp, cerca de 1 milhão de pessoas que eram atendidas pelo Cantareira em bairros da zona leste da capital, como Aricanduva, Cangaíba, Penha, Sapopemba e Tatuapé, recebem água do Alto Tietê, cuja área de cobertura saltou para mais de 4 milhões de pessoas.

Esse “socorro” ao Cantareira só foi possível porque, em fevereiro deste ano, o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), órgão regulador dos mananciais paulistas, autorizou, em plena crise, o aumento de 10 mil para 15 mil litros por segundo a vazão máxima para produção de água na estação de tratamento Taiaçupeba, em Suzano.

Depois disso, a Sabesp tem operado o manancial próximo da capacidade máxima, enquanto o nível dos reservatórios vem caindo diariamente. 

O Ministério Público Estadual (MPE) investiga se a crise no Alto Tietê está relacionada a uma suposta superexploração dos reservatórios do manancial. Em junho, o Estado revelou que o nível de armazenamento das represas do Alto Tietê caiu em uma velocidade maior que a do Cantareira. 

À época, a Sabesp negou que houvesse crise no manancial. Em julho, contudo, a empresa divulgou que havia feito estudos para captar água do volume morto do Alto Tietê. “Caso seja necessário, o levantamento mostra que a partir de agosto a companhia poderá acessar 10 bilhões de litros da represa Biritiba-Mirim. E a partir de novembro poderão ser captados 15 bilhões de litros da Represa Jundiaí”, informou a Sabesp.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A crise ainda vai piorar

    por que eles também já estão sugando a guarapiranga e o sistema rio grande para abastecer zonas antes abastecidas pela cantareira. Logo a crise vai se alastrar para um número inimaginável de cidades e pessoas.

  2. Uma pergunta escatológica:

    Como farão suas necessidades fisiológicas os paulistas, quando não houver água? Ou haverá rodízio de privadas como se faz com os automóveis?

    1. Evidentemente… ou melhor:

      Evidentemente… ou melhor: naturalmente, nós, paulistanos e paulistas continuaremos a fazer nossas necessidades.

      Por conta de uma inescapável condição biológica.

      Mas o produto interno bruto das tais necessidades, estamos pensando em recolher, juntar em caçambas e despejá-lo todo na entrada do Palácio do Governo. Ou na frente do condomínio, onde reside o glorioso Picolé de Xuxu. Nossos técnicos calculam duas mil toneladas diárias. Devem bastar, creio. 

      1. Acho muito justo o local de

        Acho muito justo o local de despejo do PIB das necessidades. Só espero que poupem as urnas desse despejo.

        Tenho parentes próximos que moram em São Paulo, infelizmente não posso enviar água para socorrê-los porque já estamos sofrendo racionamento também em MG.

  3. essa crise pode ter o mesmo

    essa crise pode ter o mesmo efeito politico que o apagão ? com as torneiras secas em pleno verão, mesmo com chuvas e tudo,   o já inevitavel racionamento pode se estender por muitos meses ainda, ai alckmin não adianta culpar onu, dilma, são pedro,   vai ter que mostrar sua capacidade , alias uma  pergunta pros tucanos, o que é pior ? ficar sem energia ou sem agua ?

  4. Ninguem comentou a foto e o

    Ninguem comentou a foto e o que ela fala:

    “Biritiba Mirim. Sabesp decidiu romper um dique para ampliar a vazão de água do sistema”

    Isso foi legal????

    Alguem sabe?  Alguem sabe se a Ana permitiu e se existe papelada de documentacao pra isso?

    1. sabe a casa da mãe joana??

      aqui é assim, a ‘otoridade’ manda e o resto obedece.

      as consequencias juridicas só serão vistas depois, se aparecer alguma ação.

      1. Eu nunca ouvi falar de um

        Eu nunca ouvi falar de um dique ser destruido e ninguem jamais ter ouvido falado nisso antes de meses DEPOIS do fato…

        Como disse o Nassif…  Sao Paulo virou buraco negro gerencial.

  5. De acordo com o que já

    De acordo com o que já falou:

    Aníbal ataca presidente da ANA: “vagabundo”

    essa do Estadão é mais uma notícia VAGABUNDA…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador