Sérgio Moro quer justificativa para indicação de agente público como testemunha

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Da Agência Brasil

Por André Richter
 

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, pediu hoje (30) que os advogados do presidente da UTC, Ricardo Pessoa, justifiquem a necessidade de indicar ministros e parlamentares para depor como testemunhas de defesa nas ações a que o executivo responde.

Ontem (29), ao apresentar defesa preliminar à 13ª Vara Federal em Curitiba, os advogados de Pessoa, que está preso, arrolaram como testemunhas os deputados federais Arlindo Chinaglia (PT-SP), Paulo Pereira da Silva (SD-SP), Jutahy Júnior (PSDB-BA) e Arnaldo Jardim (PPS-SP), que está licenciado, além do ministro da Defesa, Jaques Wagner, e do ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo.

Por determinação do juiz, a defesa de Ricardo Pessoa deverá, em cinco dias, esclarecer a relevância do depoimento das pessoas indicadas e informar se os agentes públicos arrolados têm conhecimento dos desvios na Petrobras ou se podem esclarecer algo a respeito.

Segundo Moro, o processo judicial não pode gerar constrangimento a agentes públicos sem relação com a investigação. “Há possibilidade de que tais testemunhas tenham sido arroladas apenas com propósitos meramente abonatórios, o que não seria justificável, pois testemunha é quem sabe fatos relevantes para o julgamento, ou seja, deve ter conhecimento sobre fatos que são objeto da imputação.”

Na segunda-feira (26), a defesa de Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, que também está preso, pediu à Justiça Federal que a presidenta Dilma Rousseff fosse intimada como testemunha de defesa. Posteriormente, os defensores de Cerveró retiraram o pedido. 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Irresponsável dos grandes

    Nassif,

    Este celerado, bonequinho de luxo da oposição, não faz outra coisa que não seja postergar aquilo que lhe cabe, encaminhar as denúncias que existem contra os respectivos envolvidos.

    O poodle já está há praticamente onze meses no noticiário, e até agora não conseguiu denunciar ninguém; salvo engano, ele e sua equipe não mostraram qualquer prova documental a respeito do obtido nas delações premiadas, ou será que valerá apenas a palavra do delator ?

    Só uma coisa está garantida, o prejuízo que este irresponsável dos grandes causará ao país, no mínimo 1% do PIB, além de provocar a quebradeira de diversas empresas brasileiras de engenharia – o fulano tem que ser admirador de FHC, lesa pátria bem maior que o juiz de porta de cadeia, que também é outro, só que menor. Se fosse minimamente inteligente, já teria visto como o USA lida com este tipo de questão.

    O irresponsável demonstra, e isto há muitos anos, não ter qualquer compromisso com a coisa pública, é talhado para ser o Homem do Ano dos Marinho,

     

    1. então, conforme o texto

      a defesa está apresentando a defesa preliminar, no processo aberto.

      não há como fazer omelete sem quebrar os ovos. como tu pretendes que se elimine a corrupção. será na base da boa vontade de quem sangra o Brasil a tanto tempo??

      prender meia dúzia de bagrinhos e deixar os patrões de fora? como na satiagraha?

        1. Coisa com coisa

          Nira,

          Gostaria que você pinçasse o trecho em que eu possa ter sugerido que a Lava Jato devesse correr solta, além do mais, não preciso de pretexto prá nada.

          Como você também é inscrita no blog, pode ir à minha página para achar, dentre os inúmeros comentários que fiz sobre o assunto, quem sabe você encontra, copia e cola e arremessa em resposta ao meu comentário.

          Num assunto prá lá de espinhoso como este, interpretação coreta do texto é fundamental para o debate.

          Ao menos se estará falando coisa com coisa.

          1.  
            Alfredo,
              ” Só uma coisa

             

            Alfredo,

              ” Só uma coisa está garantida, o prejuízo que este irresponsável dos grandes causará ao país, no mínimo 1% do PIB, além de provocar a quebradeira de diversas empresas brasileiras de engenharia “

            Acima o trecho que me pareceu afirmar que a investigação causará prejuízo ao PIB. Pode-se questionar, de preferência com base jurídica, os métodos do juiz ou a possível morosidade da investigação. Daí a questioná-la por prejuízo ao PIB ou às empreiteiras ? Elas que trabalhassem dentro da lei.

            Sinto, mas não faz meu gênero arremessar (?) nada em resposta a comentários de blogs.

             

          2. Zefini

            Nira,

            A investigação, muito mal feita, causará um enorme prejuízo ao país, isto é absolutamente certo, e tal prejuízo só poderá aumentar, a depender das atitudes do Judiciário neste caso- até agora, nenhuma atitude coerente.

            Quanto ao prejuízo às empreiteiras, que logo sejam, ou tivessem sido avaliados is fatos que envolvem dcada uma delas, e elas que paguem o valor estabelecido, mas não é o que ocorre, ainda nem chamaram as duas maiores, piada de péssimo gosto, pois já deu tempo para ambas sumirem com o que foi possível em termos de documentação.

            Sempre fui contrário a prisões,  o que interessa é o pagamento da multa ou devolução do bem, a depender da situação. No escândalo do INSS, ninguém quis saber de devolver a $$$, preferiram a cadeia, mas o brasileirinho gosta mesmo é de ver o pilantra preso, de bolso $$$ cheio mas preso.

            Sobre trabalhar dentro da lei, eu posso te afirmar que era, ou melhor, continua sendo impossível, pois o juiz ignorante prá xuxu não sabe nada de nada, então ficará tudo como dantes no quartel de abrantes. O espaço para que o rito das licitações públicas e execução de seus objetos fosse revisto, zefini. 

             

          3. Se os prejuizos provocados

            Se os prejuizos provocados pelo cartel foi da ordem de 4,5 bilhões de reais, o rombo que será provocado na economia por causa desse processo feito mais para vendetta do que para justiça,  poderá ultrapassar a cifra de meio trilhão de reais, aliás, mais que isso, uma vez que, pois que investimentos estão sendo cancelados, empreiteiras indo pro buraco, a engenharia nacional virando pó, o Tio Sam está sorrindo de orelha a orelha. Conforme nos tem apontado o André Araújo, em situações como essa os EUA, por questão estratégica, se preocuparam antes de tudo em preservar suas empresas e seus empregos. A Altstom e a Siemens envolvidas no trensalão tucano estão vivinhas da silva. E aqui os brasileiros querem passsar o rodo e mandar tudo pro espaço, que blz…

          4. Muito bom Avatar

            Os tontos acham que este juiz bicudo está realmente interessado em combater a corrupção. Se está a um ano nesta investigação e até agora só apresentou denucias vazias é por que ele tem apenas um alvo, o PT. E parece que ainda não surgiu nada de concreto contra a Dilma, Lula ou PT. Então vai levando em banho maria. Deve ter muitas provas contra corruptos de plantão, mas isto não interessa a ele. Interessa apenas derrubar a Dilma e destruir o PT. E se for necessário, destroi a Petrobrás e o PIB brasileiro nesta missão. Afinal, para quem queria entregar a Petrobras na calada da note de mão beijadas ao mercado internacional, destrui-la nesta missão sagrada anti PT não pesa nem um pouco na conciência destes tucanos de merda.

          5. Clap, clap, clap!
            Ulisses e Alfredo, muitas ★★★★★★★★★★★★ para vocês. Esta matilha está a depreciar os ativos – nossos ativos – para entregá-los a preço de banana aos carniceiros. E há quem aplauda os ritos. Na AP 470 não houve gritaria quando a ponderação desapareceu por completo. Agora propugnam por cautela, provas substanciais, etc. Eu penso que a delação premiada é o apanágio da preguiça; mas se a idéia é acelerar o processo, acho que eu perdi alguma coisa…

      1. Leigo total

        Frederico,

        Eu, leigo total e morando há anos nas areias da praia de Copacabana, considero 11 meses um tempo mais do que suficiente para que já tivessem ocorido algumas denúncias.

        Se irão quebrar alguns ou muitos  ovos, paciência, isto não é preocupação decente, danem-se os envolvidos.

        Você possivelmente entende como perfeitamente normal, nadica de nada em relação à Odebrecht e AGutierrez depois de onze meses, defender este palhaço fantasiado de juiz não é pouca coisa.

        Meu amigo, a justiça brasileira é o maior de todos os tumores, e aí está ela a comprovar o fato, e assim deixar passar, repito, a maior de todas as oportunidades que o país já teve para rever, de ponta a ponta, todo o rito de Licitações públicas e a execução de seus respectivos Objetos. Esta oportunidade já foi devidamente minada, jogada no lixo por este desclassificado deste juiz. 

        Hoje, graças ao seu ídolo, ninguém atesta medição alguma de serviços executados, está rudo paralisado, e sabe por qual motivo ? Poque ninguém quer ser acordado no dia seguinte pela PF por suspeita de irregularidades- se você não sabe, suspeita não é nada até que a mesma seja comprovada, e foi por suspeita de irregularidade que o TVU paralisou 42 obras públicas de uma vez só, e e e ? Das 42, 12 tinham lógica, mas foram paralisadas 42 – o Judiciátrio, o TCU é um fenômeno, até porque não é ele quem paga a desmobilização e mobilização de cada obra, coisa baratinha $$$

        A maioria, infelizmente, não tem a menor idéia a respeito do assunto, apenas acha que sabe.

        Sobre a Satiagraha, acredito que a sua memória esteja falhando, ou será que DDantas era empregadinho de alguém, na sua opinião ? E quanto à imprensa, é toda igual, contra o governo de DRousseff e uma gentileza só, quando é o contrário, taí a crise hídrica de SP que nenhum deles foi capaz de citicar. 

    2. Meu querido

      Juiz não faz denúncia, quem faz a deúncia ao juiz, ou à justiça, é o Ministério Público.

      Se o juiz aceitar a denúncia, prossegue o processo, ouvindo-se as testemunhas.

      Estamos neste ponto, entendeu ? 

      Por isso testemunhas dos 39 que já foram denunciados estão sendo arroladas. Ou você queria que o Juiz julgasse sem ouvir sequer as testemunhas de defesa ?

      Quanto ao conteúdo das delações, que NINGUÈM daqui sabe o que contém, não tem interesse nenhum prá você e nem pro juiz, elas são informações que ajudarão ( ou não ) a PF e o MPF a chegar a outros envolvidos e, se forem comprovadas, serão ajuntadas a outras denúncias de novos envolvidos.

      Talvez nunca você, nem eu, saibamos o que contém as delações. Mas, pelo visto, você parece que acredita naquilo que a mídia diz estar nas delações.

      É incrível que algumas pessoas ainda acreditem na mídia deste país, como você.

      1. Palermas

        Alex,

        Já disse que sou leigo, quem faz o quê, pouco importa, desde que façam.

        Se você acredita que, onze meses depois, isto tudo está normal, beleza, vivas prá justicia que não serve realmente prá nada, a não ser para atrapalhar.

        O teu blábláblá é típico de advoguês, ou seja, não serve prá coisa nenhuma. O fato concreto, aquilo que adevogado ignora, é que está tudo parado, pois ninguém é doido para atsestar medição de serviços com esta caça às bruxas que está aí.

        O juiz não passa de um pilantra emburrecido a atender inteesses, é um poodle. Quanto às delações, se não estiverem ancoradas em prova documental, bye bye, e os palermas que acreditam nisto tudo continuarão sentados, Código Penal no colo, esperando pela Odebrecht e AGutierrez.  

        1. Elelê

          O que você quer que o juiz faça ?

          Que atropele o direito de defesa ?

          Que julgue, condene ou absolva, sem ouvir a defesa ?

          Ou você acha que o juiz deveria não aceitar a denúncia porque o crime é  tão grande que é injulgável ?

          Você é uma piada.

           

          1. Fantástico

            Conforme eu disse, não faltarão iluminados para bater palmas para este juiz irresponsável.

            11 meses sentado em cima da Operação, e vosmecê a dizer que ele não quis atropelar o direito de defesa, que fantástico.

            Mais fantástico ainda, e que você resolveu esquecer, é o fato de o energúmeno pau mandado querer delação que lhe agrade – “esta eu já conheço, agora eu quero outra”, e ninguém reage a esta imbecilidade autoritária e confessa.

            Só mesmo um palerma, prá ficar acreditando num poodle como aquele. 

            Inté.

          2. Para os tontos que ainda acreditam neste tucano juiz.

            http://tijolaco.com.br/blog/?p=24455

             

            Petrobras, a sangria

            30 de janeiro de 2015 | 16:12 Autor: Fernando Brito

            sangria

            A condução da chamada “Operação Lava-Jato” segue um criterioso roteiro.

            Não se trata de dizer que não houve crimes na Petrobras e que este foi grossa roubalheira, fique claro.

            Mas salta aos olhos que tudo está sendo conduzido com o mais escandaloso propósito de sangrar, até o máximo possível, a empresa e o governo.

            Estamos ao sabor do “será que disse; será que não disse” há meses.

            Há gente presa – há quase três meses – e, embora eu não nutra a menor simpatia por dirigentes de empreiteiras, vai se configurando um quadro absolutamente anti-jurídico de manter sob prisão quem não admitir confessar verdades ou falsidades.

            90 dias em cana fazem muita gente chamar urubu de meu louro, não é?

            Ainda mais se ao ladrão se oferece a possibilidade de ser poupado no Credo, como Barrabás, se apontar não o polegar, mas o indicador, na direção “certa”.

            Chegamos ao ponto em que o juiz Sérgio Moro diz que só poderia soltá-los se todos os contratos das empresas com  governos “em todos os três âmbitos federativos” sejam suspensos e se parem todas as obras públicas de vulto no País, independente de haver qualquer suspeita sobre elas, exceto o fato de quem as executa.

            Qualquer um que tenha a mínima noção de Direito sente arrepios ao ver este nível de discricionarismo. Até, para ser justo, o Reinaldo Azevedo.

            O Ministério Público, enquanto isso, dedicou-se arduamente  às suas férias de janeiro, sem dar prosseguimento ao seu dever de denunciar os acusados.

            Vai-se esticando a novela e, agora, com a ajuda luxuosa da própria direção da Petrobras que, na tentativa de mostrar-se “transparente” ao mercado só consegue fazer com que a opinião pública já não confie em uma empresa que, como nenhuma outra, é essencial para o país.

            Há um evidente processo de sangramento político e econômico da Petrobras, e às sangrias só há uma coisa a fazer: estancá-las.

            A direção da empresa – sem nenhum sinal ou denúncia de falta de honradez pessoal de seus integrantes, já o disse antes – está se mostrando incapaz disso.

            Quer fazer “democracia” onde o que se exige é comando.

            Nenhuma empresa do mundo resiste a isso e não é possível, em nome do Brasil, deixar que o tecnicismo amador deixe de enxergar que esta é uma questão política.

            Exemplos vêm às dúzias.

            Exemplo: a  Petrobras “pode” deixar de pagar dividendos aos acionistas, uma das manchetes da semana.

            Ora, o pagamento de dividendos não é obrigatório e pode deixar de ser feito quando a conjuntura o exige. E tome exigência da conjuntura do mercado de petróleo com queda de 60% nos preços em três meses. Mas se não há decisão de suprimi-los, porque anunciar o “pode”? O pode está na lei, ora.

            O outro fato escandaloso que é suprimido pela mídia é o de que toda a operação de furto na empresa se deu – tenham havido conexões políticas ou não –  por funcionários de carreira, não por “estranhos” aos quadros da companhia, o que mostra mais um problema estrutural que conjuntural de governança.

            É preciso entender que a gestão de uma grande empresa é política.

            A teimosia é diferente do estoicismo.

            Sobretudo nos resultados que produz.

             

          3. Alfredo, os 11 meses estão
            Alfredo, os 11 meses estão justificados no post do Tijolaço que o Ulisses anexou em resposta. É para sangrar, enfraquecer, minar … Quem vigia o Judiciário no Brasil? Onde estão os mecanismos de controle e gestão? São servidores públicos… Onde está o processo retido por pedido de vistas há 300 dias? Quem pode fazê-lo retornar à pauta em tempo razoável, que atenda aos interesses do País? Cansativo.

  2. Na ante-véspera da eleição

    Na ante-véspera da eleição para a presidência da Câmara, em jogada ensaiada, o ínclito juiz da Operação Lava-(nem tão a)-Jato mais  a Globo, dão um jeito de agitar em rede nacional o nome de Arlindo Chinaglia como alguém que seria chamado a ser testemunha no processo.  Além de Chinaglia, há também deputado tucano, Jutahy Júnior (PSDB-BA), deputado solidariedade (Paulo Pereira da Silva (SD-SP)), e o indefectível PPS (Arnaldo Jardim (PPS-SP)). A Globo, no entanto, só cita Chinaglia, como quem não quer nada, e sabemos bem o que eles querem.

    Uma forcinha na candidatura “(im)poluta” de Eduardo Cunha.

  3. Nao foi um “agente publico”

    Nao foi um “agente publico” quem passou do lado dos investigadores pro lado do traficante no causo do helicoptero de 450 quilos de cocaina dos Perrelas?

    Que falta faz um Moro em Minas!

    1. Nas barbas do Moro

      Nas barbas do Dr. Moro, a família “enojada” continua aprontando

      30 de janeiro de 2015 | 10:12 Autor: Fernando Brito    cheque

      Lembram da história do ladrão “convertido” Paulo Roberto Costa, sobre o “estar enojado” e ter se arrependido em defesa dos valores familiares?

      Pois não é que a família Barrabás, agora santificada e protegida em acordos de  delação premiada, por seu caráter redimido, que lhe dá o direito de acusar qualquer um, continua aprontando, nas barbas do Dr. Sérgio Moro?

      Graças a um erro da funcionária Catia Nunes Cavalcante, da agência carioca do Bradesco, que esbarrou na tecla errada e tascou mais três zeros num cheque administrativo de R$ 500 mil pedido por uma das filhas do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, Arianna Azevedo Costa Bachmann, ficamos sabendo que a moça continua fazendo altos negócios.

      Porque, afinal, quem está com bens bloqueados e tem dinheiro para pedir de sua conta bancária dois cheques de R$ 500 mil e R$150 mil.

      Como o cheque foi emitido errado e a goela é grande, Arianna reteve o documento e está sendo processada para devolvê-lo ao banco.

      Mas, francamente, você acha que alguém recebe um cheque de 500 mil reais e não percebe na hora que está escrito mil vezes mais?

      Que a funcionária, que preenche num terminal – daqueles, inclusive, que têm teclas de três zeros – dezenas de cheques todo dia tem “comido mosca”, vá lá. Uma fez um funcionário do antigo Banerj errou a digitação de um número e foram parar dois mil reais a mais na conta de minha mãe. Claro, devolvidos imediatamente.

      Mas que essa moça, com os bens bloqueados, movimente na sua conta pessoal uma quantia de R$ 650 mil é o “ó”, não é, Dr. Moro?

      De onde veio essa grana? De salário? Do cofrinho? Do tal baú escondido no quintal da casa?

      Foi fruto de sua atividade de corretagem? Será que ela vendeu o Taj Mahal?

      A família Costa é uma organização criminosa, que foi previamente perdoada pelos nossos doutos procuradores do Ministério Público e o seu patriarca é tratado como o oráculo de onde vem a verdade e a honradez.

      Mas aí, descobre-se que a filha do enojado, em plena virada do ano, numa situação em que deveria estar dependendo até dos parentes para comprar um tender bolinha para o reveillon, saca R$ 650 mil em cheques administrativos de sua conta.

      E como um dos cheques vem errado, com R$ 500 milhões em lugar de R$ 500 mil, ainda retém o documento, quem sabe para ver se tirava mais algum também disso.

      E o Ministério Público, com o Dr. Moro, oferecendo casa, comida e roupa lavada para a família honrada apontar todos os desonestos da Petrobras.

      Viva o Brasil!

       

      1. Pelo que li rapidamente teria
        Pelo que li rapidamente teria sido resgate de plano de previdência.
        Mas o que realmente começa a causar espécie são os “equívocos ” do Bradesco, cada vez mais estranhos. Esse dos 3 zeros, aquele comunicado ao Coafi envolvendo o Cervero, ,até agora mal explicada.
        Fico pensando na gritaria se fosse o Itaú.

  4. O que o juiz quer descobrir já está presumido

    A partir da apresentação do rol de testemunhas, já existe uma presunção relativa de que as testemunhas têm conhecimento de fatos que interessam à ação penal. Se isso irá se confirmar ou não, é no depoimento que se terá como saber. O que o juiz Moro quer fazer não tem sentido nenhum.

    Se a estratégia da defesa tem outros propósitos, como mandar “recados” para a cúpula do governo ou para alguns setores políticos, isso igualmente não muda nada. O que eu percebo é a tentativa de Moro de evitar a menor possibilidade de que a competência de julgar o processo se transfira para o STF. E as chances disso acontecer aumentam quando políticos são chamados para depor. Ele, sabendo disso, age para evitar os depoimentos, o que seria um claro cerceamento de defesa.

  5. O show do Moro e cia não pode parar

    O show do Moro e cia não pode parar, o que ele tem a ver com intenções de testemunhas, aliás, pode um juiz intimidar testemunhas? Enfim, o show não pode parar.  Quanto ao processo que pode por fim ao financiameneto privado o Gilmar Mendes não devolveu até agora, quer dizer, alterar esse sistema que alimenta a corrupção ninguém quer. Senhores juizes, dirijam-se ao brilhos dos holofotes por favor

  6. o juiz presume, não

    o juiz presume, não investiga, não prova, prende e espera que o denuncaido denuncie os outros.

    o delator trai tudo e a todos para sair-se bem, livrar-se de uma pena maior,

    sob orientação do juiz que dizem ser atucanado.

    muito fácil. não requer nenhuma habilidade.

    tudo isso, sem provas, ampliado pela grande  mídia conluiada,

    vira verdade, servirá como prova

    a teoria dos jogos, a matemática a serviço dos lesa-pátrias?

    alguém pode aprofundar isso?

    ou deve ser  só evidente jogo político e conluio com intereses hegemonicos

    na sociedade, como a grande mídia e o capitalismo selvagem,

    financeiririzador, com interesses evidentes internacionais

    que pretendem privatizar a petrobrás..

  7.  
    … O “juiz” ‘Sérgio Moro

     

    … O “juiz” ‘Sérgio Moro no PSDB [e a esposa advogada tucana também]’ somente confia nas “fontes” do PIG!

     

    E nos “assessores” do Palácio do Planalto!

     

    E, quiçá, em algum ‘áudio sem grampo’ do picareta Eduardo Cunha!

     

    Ah esse ‘golpe jurídico-midiático’ ainda ora em curso está agonizando!…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador