Sininho tem prisão preventiva decretada

 

Jornal GGN – A Justiça do Rio decretou a prisão preventiva da manifestante Elisa Quadros Pinto, a Sininho. Ela teria descumprido a medida cautelar imposta pelo habeas corpus ao participar de nova manifestação popular. “O descumprimento de uma das medidas cautelares impostas aos réus em substituição à prisão demonstra que a aplicação das referidas medidas cautelares se mostra insuficiente e inadequada para garantia da ordem pública”, disse a decisão.

Enviado por Giovane Borges

Justiça decreta prisão preventiva de Sininho

Do O Dia

Ativista e mais dois réus que respondem por formação de quadrilha participaram de manifestação, descumprindo medidas cautelares concedidas por habeas corpus

Rio – A ativista Elisa Quadros Pinto (conhecida como Sininho) teve a prisão preventiva decretada nesta quarta-feira pelo descumprimento de medida cautelar imposta por um habeas corpus concedido em agosto pela 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. Ela ganhou liberdade sob algumas condições, entre elas o impedimento de participar de manifestações. A decisão foi do juiz da 27ª Vara Criminal da Capital, Flavio Itabaiana.

Ativista Sininho, ao sair da prisão no Complexo de Gericinó, em Bangu; manifestante voltou a ter prisão preventiva decretada após descumprir medidas cautelaresFoto:  Sandro Vox / Agência O Dia 

Além de Sininho, tiveram a prisão preventiva decretada, pelos mesmos motivos, os ativistas Igor Mendes da Silva e Karlayne Moraes da Silva Pinheiro (vulgo Moa). No dia 15 de outubro, os réus estiveram em um protesto na Cinelândia, em frente à Câmara de Vereadores, de acordo com investigações da Polícia Civil.

“O descumprimento de uma das medidas cautelares impostas aos réus em substituição à prisão demonstra que a aplicação das referidas medidas cautelares se mostra insuficiente e inadequada para garantia da ordem pública, tendo em vista que os acusados insistem em encontrar os mesmos estímulos para a prática de atos da mesma natureza daqueles que estão proibidos”, disse o magistrado em sua decisão.

Até o momento, três mandados de prisão já foram expedidos. Igor Mendes da Silva foi intimado e está preso. As demais rés já são consideradas foragidas.

Vinte e três ativistas respondem por formação de quadrilha

Os três, e mais 20 denunciados, respondem pelo crime de formação de quadrilha armada. Em agosto, a 7ª Câmara Criminal concedeu habeas corpus aos réus, permitindo que eles aguardem em liberdade o julgamento da ação penal. Entre as medidas cautelares que devem ser cumpridas, estão o comparecimento regular ao juízo e a proibição de participar de manifestações. Eles também não poderão se ausentar do país.

 

Redação

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Museu das Grandes Novidades.

    Capilé. Fora do Eixo. Mídia Ninja. Sininho. 20 Centavos. Passe livre…

    O acervo do Museu das Grandes Novidades nunca para de crescer.

     

  2. Sininho queria ser

    Sininho queria ser celebridade e conseguiu. Mas dificilmente ela irá de prisioneira a presidenta da república. Entre Sininho baderneira de 2013 e a jovem a Dilma Rousseff politizada em 1969 há um abismo maior do que as décadas que separam ambas. Ha, ha, ha… 

    1. Aposto que os reacinários de

      Aposto que os reacinários de 64 pensavam da mesma forma quando os grupos ditos “terroristas” atuavam na clandestinidade. 

      Sei que os tempos são outros, mas as posturas de alguns são bem mais parecidas do que gostariam que fossem.

    2. Entre a Dilma de 1969 e a

      Entre a Dilma de 1969 e a Sininho de 2013, fico com a Dilma de 1969.

      Entre a Sininho de hoje e a Dilma de hoje, mesmo com um milhão de oportunidades, escolheria a Sininho em todas.

  3. E o tal Marcello Reis desfila

    E o tal Marcello Reis desfila no congresso e na internet, difamando, injuriando, caluniando….porque o martelo da justiça bate em um e amacia o outro?

  4. Sinho pensa que o seu badalo

    Sinho pensa que o seu badalo é maior e mais renossante que os badalos dos pobres e negros. Ela “se acha”. Acredita na impunidade, mesmo sendo tão ou mais arruaceira que muito malandro escolado. Prendê-la, embora seja algo que ela curta pra ter visibilidade, é um estímulo a todos que desejam a paz e o direito e de ir e vir do cidadão, afinal essa sujeita, ao se reunir ao seu bando nos vários tumultos havidos, chega se destacar pela violência praticada, ou por ela comandada. A prisão dela tem que servir como exemplo.

  5. Dilma x Sininho

    Dilma e sininho tem histórias parecidas, acho apenas que sininho atacou alvos sem distinção, sem foco. Atacou de tudo, placas de trânsito, lojas de bolsas, bancas de jornal, óticas, abrigos de pontos de ônibus, sinais e pardais de velocidade, palácios de governo, assembléias, carros de vendedores ambulantes, carrinhos de pipoca, ônibus, todos eram seus inimigos, assim como suas reinvincações abrangiam um leque tão amplo, tudo, que sem foco passou a ser nada.

    1. kkkk
      Dilma e sininho tem

      kkkk

      Dilma e sininho tem histórias parecidas!KKKKKKKKKKKK

      Vou mais longe: Tá na hora da sininho parar de “torturar”

      a gente e voltar para a terra do nunca.Essa galera já cansou.

  6. Caramba! De novo, essa

    Caramba! De novo, essa estória? Pô descumprir medida cautelar e colocar a cara super manjada em uma manifestação é piada, né? Fica parecendo provocação. Foi presa de bobeira… Vai dar trabalho aos advogados ativistas. Os presídios já não tem mais onde colocar gente; melhor deixar a Sininho em casa…

    1. (Foi so falta de experiencia

      (Foi so falta de experiencia mesmo, Cristiana.  A lei nos EUA pra todos -e no Brasil so pra pobres- eh muito clara.)

  7. São de arrepiar os

    São de arrepiar os comentários dessa gente “progressista”.

    Muita gente aqui  a favor de um absurdo desse que é impedir direito constitucional de manifestação.

    Interditos proibitórios eram com frequencia usados contra militantes de movimentos sociais. Agora temos a pura e simples proibição de participar de manifestação, sob pena de prisão. E os “progressistas” aplaudem. E depois ainda ficam com medo da direita na rua.

    É muita incoerência, ajudam a ccriminalizar e tirar a esquerda da rua, e depois se surpreendem quando a direita toma conta dela.

    1. O resto

      Leo,

      Ao menos leia o texto do post.

      Se a pessoa concorda com os termos de uma Medida Cautelar, que trate de cumpri-los, duvido que a manifestante tenha sido coagida a assinar o tal documento. Não é possível espera algumma coisa de quem não consegue cumprir um acordo. 

      O resto é blábláblá 

      1. Alfredo,
         
        Um pouco de

        Alfredo,

         

        Um pouco de realidade. Quam concorda com uma medida cautelar que a impede de manifestar?

        Uma coisa é aceitar, para não ficar preso, outra é concordar.

        Os advogados dizem que não se tratava de manifestação, mas um ato.

        De qualquer forma, a desobediência civil é mais que saudável numa situações dessa. Vamos avançar na democracia, não retroceder.

        1. “Quam concorda com uma medida

          “Quam concorda com uma medida cautelar que a impede de manifestar?”:

          O reu que a assina.  Esse eh quem.

          E nao adianta me jogar outros assuntos no pedaco, nao estou interessado.  Que eh inconstitucional eh evidente, ainda mais com as “provas” que apresentaram contra ela mas isso eh outro assunto. Assinou, tem que fazer ou vai em cana, ponto final, e isso vale pra qualquer um nos EUA ou so pra pobres no Brasil.

      2. Meu caro, você sabe porque

        Meu caro, você sabe porque ela foi presa?

        Por ter participado desse evento: https://www.facebook.com/ColetivoDeMidiaIndependente/posts/341021006087348

        O que pode ser considerado uma manifestação? qualquer coisa que esteja relacionada com politica pode ser considerada uma manifestação? e mais, porque raios o estado pode decretar em uma sociedade dita democratica que uma pessoa deixe de participar de politica?

        Aceitar uma arbitrariedade dessa é absurdo. Assim como é absurdo o caso recente do Eduardo Braga, que teve um destino bem parecido com a SIninho:
        http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-11-22/morador-de-rua-preso-por-protestos-e-punido-apos-foto-com-critica-ao-estado.html

        A mensagem da “Justiça” é bem clara: fiquem bem quietinhos, não participem de nada relacionado a politica. 

        Não dá pra concordar com isso. Independente de discordar dos métodos de Sininho e seja lá quem for.
         

        1. Medida Cautelar

          Pinguim,

          Obrigado pelo retorno.

          Me parece que o conceito de manifestação popular já ganhou consenso quanto aos seus limites, consenso que jamais atingirá os 100%, é claro.

          Se o contido na Medida Cautelar é um insulto, imagina-se que  o advogado da manifestante de araque, a OAB e outros teriam se manifestado, como sempre o fazem.

          Assim como você, sou inteiramente contra abusos de autoridade, algo bem mais frequente do que as pessoas possam imaginar, é como o andar de seu patropi ainda funciona.

          A mulher do post, per si inexpressiva, manifestante do vento, deveria estar contente por não estar trancafiada, pois qualquer um conhece pessoas que, por muito menos, estão ruminando atrás das grades, somos o terveiro do mundo no assunto. Se a pauta da manifestante tivesse substância, a conversa teria outro rumo.  

    2. Sou obrigado a concordar com

      Sou obrigado a concordar com o Leo V. É inconstitucional que se proíba cidadão de se manifestar politicamente. Ou ela fica presa ou em liberdade com seus direitos de cidadã preservados.

      Agora o acordo sendo exdrúxulo tem culpa também do advogado dela. Ele deveria ter estabelicido que o tal ato teria que ser com a tal tática Black bloc. É fácil para a polícia identificar quando é, porque tudo é feito amadoristicamente. 

      E enquanto isso o tal “revoltado” facista faz estilionato é agride representantes do povo. A situação está ruim mesmo

  8. Sem rumo

    Nassif,

    Como diz uma amiga, “vamos combinar”.

    Todos deveriam ignorar esta idiota, afinal, quem é Sininho ? Ao que me consta, somente um idiota tamanho família é capaz de se preocupar com a figurinha fácil que conseguiu os tais minutos de fama.

    Se agride a lei, que prendam-na e pronto, sem dar espaço para qualquer tipo de publicidade. Não é compreensível dar destaque a uma debilóide sem rumo.

  9. Como o José Eduardo Cardozo é um inútil

    Foi preciso o ex-ministro da Justiça (Tarso Genro) para desbaratar os planos dos Black Blocks.

    Foi a polícia do Rio Grande Do Sul (com a participação da carioca) que prendeu os postulantes a terroristas que pretendiam espalhar o caos detonando bombas na final da Copa do Mundo.

    Tarso Genro é um injustiçado, a história o valorizará.

  10. Como esta idiota acreditou em

    Como esta idiota acreditou em intenções democráticas na “criação” daquela balbúrdia de junho de 2013, e deixou-se ser manchete da Revista Lixo ?

     Nenhum movimento popular, socialista e nacionalista terá o apoio da porca mídia, e terá uma reportagemcom informações positivas , isso é uma coisa primária, ela teria que saber  .

    Coitada !!

     

  11. A prisão de

    A prisão de Sininho

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-prisao-de-sininho/inShare

    Postado em 04 dez 2014por :

    Ela

    Ela

     

    O juiz Flavio Itabaiana determinou a prisão preventiva de Elisa de Quadros Sanzi (a Sininho) e mais dois ativistas: Igor Pereira D’Icarahy e Karlayne Moraes da Silva Pinheiro. A justificativa é que os três teriam participado de uma manifestação no dia 15 de outubro e portanto descumprido as medidas cautelares impostas pelo habeas corpus que os libertou da cadeia há alguns meses. Os três fazem parte de um grupo de 23 pessoas acusadas de formação de quadrilha para atuação em protestos violentos.

    Sininho desde o início é acusada de liderar o grupo.

    A defesa dos ativistas alega que eles não participaram de uma manifestação e sim de um ato cultural para celebrar um ano do protesto que resultou na prisão deles e de vários outros manifestantes naquele mesmo local (Cinelândia) e data.

    Igor já está preso. Sininho e Karlayane são consideradas foragidas até o momento.

    A maior preocupação do juiz Itabaiana é que os manifestantes estariam insistindo em “encontrar os mesmos estímulos para a prática de atos da mesma natureza daqueles que estão proibidos.” Vamos ver se entendi bem. A preocupação é que retomem atos de ‘vandalismo’? Não se pode manter alguém preso por um presumível ato futuro. Ou estão proibidos de se manifestar? Isso é inconstitucional. O novo pedido de prisão soa tão arbitrário, senão mais, que o primeiro.

    Vamos retomar uma questão polêmica: o que é vandalismo e o que é violência. Existe violência contra ‘não pessoas’? E ir a uma manifestação portando uma pistola na cintura não é um ato de vandalismo?

    As manifestações de 2013 tiveram como ingrediente extra as práticas adotadas por black blocs para manifestar-se: o ataque a símbolos do capitalismo. Quebrar uma vidraça fere tanto quanto a violência praticada contra a população? A literatura recente de estudiosos do fenômeno (sobretudo de Francis Dupuis-Déri) e os estudos da socióloga Esther Solano nos remetem constantemente a essas indagações.

    Para além da compreensão acadêmica, relato por experiência própria. Nas dezenas de manifestações que acompanhei nos últimos anos, nunca presenciei um ato de agressão contra cidadãos, contra outros manifestantes, contra qualquer pessoa que tivesse partido de adeptos da tática. Nunca. Policiais foram agredidos? Ocorreram casos na forma de reação e a polícia sempre pode ser vista como uma corporação e não o policial individualmente. Isso é ainda mais polêmico e não quero entrar no detalhe.

    Vamos falar do outro lado da moeda. Tenho acompanhado também as manifestações puxadas pelos setores conservadores. Aqueles que condenam o tal vandalismo. Pois bem, os manifestantes dessas marchas (Da Família e similares) não empunham uma única pedra, não acertam nem um pontapé no cesto de lixo, mas partem para o ataque físico a pessoas de opinião contrária.

    Vão para a agressão em questão de segundos. Xingam, estapeiam, socam, rasgam a camiseta ou a bandeira do ‘oponente’. Gays são perseguidos e agredidos. Qualquer um que esteja trajando uma camiseta vermelha corre sério risco. Estudantes do Largo São Francisco que procuraram ser irreverentes só não foram linchados pelos fascistas porque os colegas da imprensa fizemos um cerco intimidador com as câmeras.

    E o que dizer da postura da polícia que acompanha as manifestações? Por que ela age com tamanha truculência atirando suas bombas e balas de borracha e distribuindo cassetadas quando uma porta de vidro é quebrada mas age com tamanha leniência quando manifestantes perfumadinhos agridem um outro cidadão? Não foram poucas as situações que presenciei em que o agredido é que foi violentamente afastado pela polícia, sofrendo ainda mais insultos.

    Essa desproporção irá durar até quando? Esses manifestantes não serão investigados, enquadrados e suspensos de participarem de futuros protestos?

    Se a Sininho representa um perigo para a sociedade e deve ser matida em cárcere, que dizer do Lobo Mau que sobe no caminhão de som e incita seus seguidores carecas munidos de socos ingleses a expulsarem quem pensa de modo diverso?

  12. Negação do direito de

    Negação do direito de manifestação.  

    Armação para prender e manter presos quem se opõe ao sistema.

    Pior que 68, quando pelo menos os caras não eram hipócritas e assumiam o que faziam.

     

  13. Medida cautelar X desrespeito

    Não importam mais direitos constitucionais. Um juiz pode restringir direitos constitucionais como parte de “acordo” de medida cautelar ? Estão prendendo a menina porque ela estava em uma manifestação!!!! Então é isso que vocês estão defendendo? Quem faz manifestação ser preso?! Huummm com o pessoal daqui com essa opinião, e com as investigações da lava-jato que vai cada vez mais fundo (ao que parece), como será essa transição por aqui?  Na Itália, na operação mãos limpas, quem assumiu foi Berlusconi. Gente, peço mais calma e reflexão antes de sair julgando uma menina que aparece na mídia porque estava em manifestação. Manifestação é o caminho que temos!!!!!! Obs.: ficar acusando a menina de estar querendo chamar atenção é presunçoso, leviano e covarde na minha opinião. 

  14. Via – Eduardo Viveiros de

    Via – Eduardo Viveiros de Castro (Antropólogo)

    “A Globo, através do G1, “informa” que três pessoas estão sendo acusadas de descumprir medida cautelar que as proibiam de participar de atos políticos de protesto. Isto porque estiveram presentes ao evento cultural realizado na Cinelândia no dia 15 de outubro passado. Estive lá, entre outros convidados, como palestrante, para dar uma aula pública sobre direitos dos índios na CF. Não foi um ato de protesto – não houve violência, nem bloqueio de ruas, nem “perturbação da ordem pública”. O evento foi plenamente anunciado pelas redes sociais, e não foi objeto de qualquer proibição por parte das autoridades constituídas. Se foi um ato político ele o foi como todo ato humano. Essas ordens de prisão contra os três ativistas estão baseadas em uma interpretação maliciosa da natureza do evento. Protesto veementemente aqui contra essa evidência – mais uma – de que voltamos a viver num regime autoritário”.

  15. O caso Sininho

    Acho que a Sininho e os outros estão pagando um preço alto pelo que fizeram. No caso da Sininho, por ser ambiciosa, ela desperta antipatia por uma parcela dos que condenam as manifestações. Tornou-se a anti-heroina desses. Bom, ainda que discorde da forma como protagonizaram as manifestações, acho que eles não são, a priori, nenhum perigo à sociedade. Tem a morte do cinegrafista da Band, claro, mas ainda sim, eles estão sendo tratados com muita dureza. Quando vê-se tanta gente por ai, que roubou milhões do povo brasileiro, à solta, tranquila, bebendo seus vinhos… Realmente, a justiça brasileira é sempre muito dura com os que não têm “retaguarda” e muito conivente com os peixes grandes. 

  16. Manifestação é uma coisa. . .

    Manifestação é uma coisa, baderna é outra. Havia elementos pagos nessas manifestações, como os dois rapazes que foram presos por soltar um foguete na cabeça de um repórter, o que o levou à morte. Se, comprovado que ela fazia parte dessa quadrilha que pagava manifestantes deve ser presa sim, e mofar um bom tempo na cadeia. Manifestações tem que ser expontâneas, pacíficas e livres, e não com elementos pagos, com violência e com depredações ao patrimônio público.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador