Sobre amigas e bancos, por Roseli Martins Coelho

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Logo que se transformou em principal candidata do PSB, Marina Silva tratou de apresentar Neca Setubal como uma das coordenadores de seu programa político, e também como grande amiga. Nestes tempos de inúmeros textos na mídia tradicional e na internet cobrindo tudo que diz respeito às eleições de 2014, já existe informação suficiente sobre essa nova celebridade política para sabemos, por exemplo, que ela passou pelo curso de Ciências Sociais da USP, e que se apresenta como “educadora”. No entanto, o dado a respeito de Neca Setubal mais mencionado nos diversos meios de comunicação é a sua condição de proprietária de parcela de ações do Banco Itaú.

A campanha de Dilma, evidentemente, tratou de destacar a amizade entre Marina e Neca, com detalhes sobre a aliança entre a candidata e a acionista de um grande banco, sobretudo aqueles referentes a doações generosas.  Imediatamente, ferozes jornalistas da mídia tradicional passaram a classificar as referências à fortuna de Neca Setubal como perseguição pessoal, denunciando uma suposta campanha petista para “desconstruir Marina” através de “ataques” à vida pessoal da amiga. Mas não é apenas a  imprensa assumidamente anti-petista que insiste que não é adequado explorar o pertencimento de Neca Setubal ao Itaú. Em primeiro lugar, dizem alguns observadores neutros,  ela não participa dos assuntos do banco, e além disso tem carreira própria como educadora e dirigente de ONG da área de educação. Acreditam que bater nessa tecla é descabido e injusto para com uma pessoa que, como qualquer outra, tem o inalienável  direito cívico de participar da vida política independentemente da sua fortuna.

Afinal, é incorreto, ou injusto, referir-se a Neca Setubal como “banqueira”?, Ou “herdeira”? Ou, ainda, como “rentista” ou “acionista”? Ocorre que a própria candidata Marina Silva, ao propor a independência do Banco Central,  trouxe para o primeiro plano do debate político nacional a condição de “banqueira” de sua amiga.

É no mínimo exótico que uma personalidade política identificada há décadas com as  causas ambientalistas venha prontamente a público, assim que assumiu sua candidatura, propor a independência do Banco Central. Onde exatamente, ao longo de sua militância na defesa das florestas, dos rios e das populações ribeirinhas, Marina Silva se deu conta das virtudes de um Banco Central independente?

A partir daí — ou seja, da explicitação do plano de colocar o Banco Central numa redoma  blindada contra as decisões de um poder político democraticamente eleito pelos cidadãos e,  consequentemente, de torná-lo inteiramente acessível às determinações do mercado financeiro — Marina Silva atraiu todos os olhares do Brasil eleitoral para a verdadeira inserção profissional e econômica de sua amiga Neca Setubal. 

É essa realidade que levou a grande imprensa, inclusive publicações de outros países, a destacar a dimensão da fortuna de Neca Setubal. O leitor brasileiro é informado em sites dedicados ao “big bussiness” e em grandes jornais, que Neca Setubal tem uma fortuna líquida de 1 bilhão de reais, ou 428 milhões de dólares. Ou, ainda, que recebeu 56 milhões de reais em dividendos nos últimos quatro anos. Ao mesmo tempo, as publicações alternativas, mas não apenas estas,  passaram a especular como seria a relação de uma chefe do poder executivo central com o maior banco do país levando em consideração  não apenas os estreitos laços de amizadade com uma das herdeiras do banco, mas também  a expressiva dívida já vencida que o Itaú tem para com a Receita Federal.  

A acionista do Itaú, por sua vez, participou com empenho  na consolidação de sua reputação de proprietária de uma grande fortuna ligado ao capital financeiro quando, entre outras manifestações, afirmou que “o mercado é contra Dilma”. E para que não restassem dúvidas, usou sua condição de  “insider” para declarar que “o mercado está apostando em Marina”.

A amiga e colaboradora de Marina Silva assumiu sua condição de integrante plena da burguesia ligada aos bancos e, ao mesmo tempo, destacou sua situação de colaboradora privilegiada de uma candidata com chances reais de vencer a eleição presidencial.

Na realidade é essa condição de proprietária-acionista de um grande banco que faz dela uma das principais colaboradora de Marina Silva. Fosse ela uma simples educadora —  como as que esbanjam competência e dedicação e podem ser encontradas em dezenas de outras instituições respeitadas — Neca Setubal não teria capturado a atenção da militante das causas ambientalistas e nem teria o lugar de principal colaboradora-amiga da atual candidata. 

Profa. Dra. Roseli Martins Coelho é docente da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP)

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

45 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Teve até um jornalista de

    Teve até um jornalista de esgoto escrevendo que a banqueira da Dilma está na cadeia, referindo-se a uma simples funcionária do Banco Rural, Kátia Rabelo, como se banqueira como a Neca fosse. E tem coragem de usar o termo “maldosamente” como se o texto todo assim não o fosse além de destituído de clareza e lógica como esse da Dra. Roseli Martins Coelho. Um dia os de araque aprenderão a respeitar os leitores fazendo prevalecer os fatos, não suas vontades.

    1. Esse é o nível e o padrão de

      Esse é o nível e o padrão de reflexo condicionado anti-pt.

      Marina agora está chorando de novo dizendo que a dilma e o pt são isso e aquilo e que quem passou fome não ai acabar com o bolsa família.

      Ora, dizer que vai manter a política social do lula e dilma porém com a política econômica do psdb ou é ilusão ou é demagogia pura de quem virou a casaca. Nos dois casos e retrocesso.

  2. Isto sem contar a dívida que

    Isto sem contar a dívida que a instituição ITAU, da qual esta Neca é acionista, tem com a Receita Federal. Só por este motivo o apoio desta figura já pode ser considerado para lá de suspeito.

    Acredito que qualquer politico decente recusaria este tipo de relação que é mais do que um apoio, é um patrocínio com claros interesses econômicos.

    Já disso antes e repito: esta Marina não é uma candidata decente.É claramente a pior opção.

    A chance que esta Marina tem de ser eleita deve-se exclusivamente ao fato do brasileiro, não importa a classe social, côr, religião ou o que quer que seja, ser um ignorante político e ecnômico.

     

  3. Sonegou? Apoie a oposição.

    A Dra. Roseli, em poucas palavra,s contou a história desta eleição. Só no final da apuração veremos se nosso povo se tornou tão canalha quanto sua própria imprensa.

  4. Sem rumo…

        È evidente que Neca tem o direito de participar de qualquer campanha,eleitoral ou não. O que é questionável , a fragilidade de Marina diante da estrutura da ¨secretária¨. A disparidade social e econômica entre as duas é gritante,e salta aos olhos. E ai a questão; manda quem pode ,obedece quem tem juizo ou, é mais fraco. Marina está sendo manipulada por Neca, Feldman, seu vice, financiadores,dono de apartamento, eventos… 

    1. Somente  discordo da

      Somente  discordo da manipulação.  A candidata sabe, sempre soube, do empreendimento em que se meteu. E  sequer acho que é a fraquinha no meio de tubarões. Faz tempo que o dinheiro capturou a causa ambiental. Ambientalistas e barões endam de mãos dadas. Por exemplo: D. Neca, o Itaú e o Gianetti participam de ONGs do ramo (a candidata e seu Leal da Natura, idem). Idealismo? Duvido. Agora estão juntos pra eleger a “a primeira presidente sócioambiental do planeta”.  Há manipulados nessa história? Certamente. São eleitores.

    2. Falta de escrúpulos com o povo

      Esclareçam o avião de campanha do PSB antes de mais nada.

      Ou dão razão aos que falam que  uso de caixa dois para a eleição é justificável.

      Triste política brasielira que têm de se curvar a candidatos de tão baixo nível.

  5. Ligações perigosas.

    O controverso dono do apê de Marina.

    de Miguel do Rosário.

    Agora a Marina Silva vai chorar como nunca.

    Vai falar que é mentira, boato, baixaria.

    Vai convocar milhares de coxinhas para rebaterem as supostas inverdades.

    Vai querer censurar os blogs.

    Mas não posso fazer nada. Tenho que informar aos leitores, sempre trazendo documentos e links.

    Desde o início achei estranho que Marina Silva se hospedasse no apartamento de um milionário como Carlos Henrique Ribeiro do Valle.

    Não quero demonizar ninguém. Como jornalista, já entrevistei muitos fazendeiros e empresários. Tem gente boa e honesta em todos os setores.

    Eu achei estranho porque não combinava com Marina, ou assim eu supunha, ingenuamente.

    O dono do apartamento é proprietário de um grupo, o RVM, que possui vários postos de gasolina; uma distribuidora de combustível (Petronac); e fazendas em Minas, Mato Grosso e Pará (segundo a Folha).

    É filiado ao DEM, o partido mais à direita do espectro político.

    Nada menos ambientalista e menos “nova política”.

    A troco de que um sujeito com esse perfil emprestaria, de graça, um apartamento à Marina Silva?

    Essa é uma pergunta que não posso responder. Mas fui pesquisar sobre o homem e suas empresas.

    E descobri que ele, a Petronac, e um de seus postos, o Saema Auto Posto, foram condenados pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região por adulteração de combustível.

    Segundo a Polícia Federal, vários postos situados em Minas Gerais, abastecidos pela Petronac, adulteravam combustível.

    A decisão judicial, em última instância, sem mais direito à apelação, está aqui.

    A Petronac também foi acusada de fraudar uma licitação em Marília, interior de São Paulo. Um dos documentos do Tribunal de Contas de SP pode ser baixado aqui.

    A Petronac tem uma briga constante contra a Petrobrás para avançar mais no setor de distribuição de combustível. As duas disputam licitações para fornecer combustível a prefeituras, Brasil a fora.

    Provavelmente é por isso ele apoia Marina, porque a Petrobrás atrapalha a sua vida. Ele tem razões pessoais para odiar o monopólio do petróleo.

    As invenctivas de Marina contra a Petrobrás devem soar como música aos ouvidos de Carlos Henrique Ribeiro do Valle.

    É seu direito democrático pensar assim. Assim como é emprestar seu apartamento à Marina.

    Mas é também direito democrático fundamental do brasileiro conhecer melhor em quem irá votar.

    Como o candidato ganha a vida? Como mora?

    Já sabemos que o instituto Marina, que sustenta a candidata, recebeu R$ 1 milhão de Neca Setúbal, herdeira do Itaú, ou 83% de todo o valor arrecadado pelo instituto nos últimos anos.

    Depois fomos informados que Marina Silva mora no apartamento de um dono de postos de combustível e fazendeiro, cujas  empresas respondem processos por adulteração de combustível e fraude em licitações.

    Essa é a “nova política”.

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=21308

  6. Ótima colocação!

    Excelente texto, coloca as protagonistas Neca e Marina no seu devido lugar, sócia finaceira e ideologicamente da burguesia financeira!

  7. Bom argumento. Acrescento –

    Bom argumento. Acrescento – qual “educadora” tem como doar 3 milhoes para campanhas? Doou 800 e tantos mil diretamente pro Instituto da Marina. E oustros 2 milhoes e pouco para candidatos da Rede embutidos no PSB. Convenhamos, 3 mihoes de doação… para uma “educadora”? Um professor pleno de Harvard levaria uns 10 anos para ganhar isso, bruto. Para doar? Nem pensar. Neca vive de banco, gasta como banco, investe como banco, fala como banco. E não é banco. Tá bom. Focinho de porco, rabo de porco, pé de porco e não é porco – é feijoada, então.

  8. Eleitorice disseminada pela míRdia desequilibrada e Demo_cracia

    Tiririca, Russomano e Maluf lideram em São Paulo. Garotinho, no Rio.´´Alvaro Dias, no PR…

    Esta é a qualidade do eleitotário formado e deformado pela míRdia de uma nota só.

    Nosso piano de mídia tem 7 oitavas de teclas, todas tocando Ré (maior!), sem Dó (ou qq. outra mais), sem chance de Sol…

    A míRdia parece estar vencendo. Destruindo a política. Só não teve uma vitória total porque há ainda 2 resistentes de peso (Lula e Dilam) em que sua artilharia ainda não foi capaz de destruir. Mas o resto já dá sinais de arrasado.

    Escrevi aqui uma longa lista de absurdos miRdiáticos mas deletei, por desnecessário ser alongar o tetxo.

    Deixo apenas a menção de que o horário eleitoral (e a democracia) estão ameaçados pelas milhares de horas e fontes diárias de campanha (e anti-campanha) unilateral contra alguns minutos despedaçados em inserções que poucos ouvem ou vêem.

    Hoje destacam que Sarney diz que “até Lula perde sua aura de invencibilidade”. Não é be isso, a tática aprendida pela míRdia é simplesmente bloquear Lula, não falar dele, nem publicar o que ele fala. Simples, pois o que aparece para o eleitrouxa é apenas e tão somente o que a míRdia publica, já que poucos se informam no que resta.

    Este eleitocil que gosta de apertar polegares para cima e republicar as sandices informacionalmente paracriminosas que recebem nas redes sociais de eleitobacas que não percebem o quanto estarão afetando seu próprio país com “tudo isto que está aí” … há séculos.

    Que estão contribuindo exatamente com seus algozes, emdetrimento de quem, masi uma vez, das poucas que temos em nossa História, de (continuar a) mudar para melhor.

    Qual o nosso principal problema? Saúde? Educação? Segurança? Saneamento? Renda? Políticos? Judiciário? Falta de democracia? 

    Já pensei e naveguei em tudo isso, mas creio cada vez mais que nosso problema maior é informação. É a (in)capacidade de percepção e interpretação dos fatos. O domínio tão massacrante de qualquer tema para ajuste a interesses exclusivos, não coletivos.

    Não estou falando de acabar com a Globo, Folha, OESP, Abril Band, etc. Mas de ter, necessaria e EQUILIBRADAMENTE, suas contrapartes, em muitos níveis e tons. 

    Alguém irá dizer: “mas vc é sabido e os outros são eleitoiotas, né?”

    Lógico que não. Aqui mesmo neste blog há conhecidos casos de colegas que têm opiniões e posições diversas dos demais (uma certa maioria). Mas pelo menos não estão desinformados ou deformados, pois têm acesso e discutem o mesmo que os demais. 

    São assim porque têm valores, crenças e princípios diversos, o que é um direito deles. Quando debatem pra valer (fatos e argumentos), tipicamente perdem e se perdem. Mas preservam seu direito de opinião.

    O que é inaceitável é uma pesquisa (certo, do Ibope…) constatar que a candidata Dilma é “mais ligada aos bancos”, do que Marina e Aécio. Aí é vesguice estrábica giratória! pulsante Ou que o PT (onde certamente há corruptos) é o partido mais corrupto da História (meus deeeuses!) Ou que a corrupção foi “inaugurada” por eles no Brasil (e não exposta!”).

    Pior: crêem que tirá-los do poder (federal) irá “acabar” com a corrupção (que é profunda, larga e historicamente praticada exatamente por seus adversários, que precisam voltar exaamente por estarem começando a ficar sufocados.

    Um eleitóbil que defende uma Petrobrás em mãos privadas não tem sequer noção do que são seus interesses pessoais (e coletivos), oferecendo-os a pessoas e grupos que alé de estarem privilegiadamente bem, não dão a mínima para eles, os eleitorantes.

    Que podendo avaliar os resultados efetivos de ações passadas na História longínqua ou recente, ou as evidências de compeência e clareza de propósitos de candidatos sob sua livre escolha, dão preferência aqueles que fizeram ou representam aqueles que toruxeram resultados mais nefasto. Que não exibem sinais de competência comparada, ou de duvidosas propostas, preferindo votar em aspectos pessoais (seja lá quais forem) do que por aquilo que podem FAZER pelo país, inclusive ignorando em uma lista, A única candidaa que, efetiva e comprovadamente JÁ FEZ.

    Embora necessário, mais importante do que criticar os candidatos do “Atraso, o retorno” é conscientizar este eleitoanalfa (político) é que tem que ser abordado e esclarecido. Que, ciente e consciente dos fatos, vote com seus princípios, crenças e valores (e interesses legítimos).

    Mas que não votem pela ignorância.

    Construída!

     

    1. Caro Eleitor que nada tem de trouxa

      Acrescente aí à sua lista as “maravilha” Marconi Perillo e Ronaldo Caiado que são praticamente imbatíveis em meu Goiás.

  9. focar também e mais na subjetividade. É tarefa difícil.

    Neca apoiou campanha de Haddad?Lula deveria ser mostrado com maior intensidade ao lado de Dilma,ele tem historico de pobreza e persis- tência.Menos circunspecto,mais leve,paz e amor,Dilma sem forçar tanto o sorriso.Assim deixaria adversária mais na retranca,falando sozinha, sem se vitimizar tanto.Carta Capítal deu virada, reporta excessos de campanha na edição que finda hoje com uma Marina simpática em visita a uma creche (CC percebeu que a capa de uma Marina em close, raivosa e sisuda tem efeito não desejável, muito arriscado. Levar internet de 25 Mbps a uns 80 ou 90 % da população parece campanha de qq outro político que se converte de véspera. O povo esquece realizações.

  10. o perdão das dívidas de alguns…

    será a chave que abrirá a porta para a nova política

    quanto as investigações em andamento, voltarão para as gavetas do tempo, como acontecia com FHC

  11. esse texto deveria ser

    esse texto deveria ser rpercutido com “alta intensidade”, como diria a dona marina, na internet.

    concordo com os que creem que o meio ambintalista está impregnado de interesses financeios.

    li um texto dia desses que dizia que

    o capitalismo ,atual passou

    a financeirizar a economia e

    açambarcar a política para realizar seus objetivos,

    utilizando-se de um tática  no mínimo curiosa.

    para alcançar a sua estratégia máxima,

    cria mecanismos e contrapartidas

    ditas menores, digamos,

    para atender esses segmentos que poderiam

    atrapalhar o caminho dos capitalistas

    em busca dessa estratégia de dominação mundial…

    assim, eles levam a parte do leão

    e esses segmentos como o ambientalismo

     levam  uma partezinha do todo pra bebeficiá-lo e apaziguá-lo.

    nessa matérianque li, tinha até um dado que acho exagerado, mas que compartilho.

    dizem que o banco mundial estimula o bolsa família, por exemplo,  justamente com os mesmos interesses.

    isto é, um pouquinho para muitos, e

    o muito, o quase tudo para o um por cento da população mais rica.

    mas a ideia de que o capitalismo fornece

    algo em termos sociais para levar o principal,

    obviamente, não é nova,

    pois o tal o “welfare state”

    começou pela pressão da esquerda europeia

    (chegada ao movimento marxista e ainda sob o regime comunista sovietico)

    em seus países pra a implantação de benefícios sociais.

    o que é difícil de entender é a candidata

    marina radicalizar tanto em

    defesa dessa estratégia de dominação capitalista atual,

    cuja hegemonia é evidente na europa, onde a

    crise é bastante severa –

    na espanha soube que

    aumentou de 50 para 60 por cento o número dos jovens

    que não conseguem emprego.

    é o caos.

    então acho que fala-se muito em

    bugigangas e quinquilharias sobre tudo

    e esquece-se do principal,

    que é o caos proposto pela equipe

    economica da dona marina.

    como diria a maioria que será

    despedaçada por esta política

    infernal marinesca:

    companheiro, tome juízo,

    só banqueiro terá o paraíso!

    é a economia política,

    o resto é purpurina!

    por que proibir a crítica

    a tal da dona marina?!

     

     

     

    a candidata marin  mantém

    incoerencia e contradição entre a sua prática na carreira como ambientalista

    e agora como defensora dos interesses dos bancos privados e da financeirização da economia com os prováveis aumentos dos juros para beneficar esse setor.

    a questão essencial como já repeti vária vezes aqui é a proposta neonliberal praticamente copiada pelo jeito da europa , onde a crise rola feia desde 2008, com desemprego e crescimento zero ou negativo.

  12. mas, confesso…

    tem horas que desisto e passo a torcer para que haja um retrocesso mesmo, para que tudo aquilo que aconteceu no tempo de  FHC volte a acontecer, simplesmente para que alguns sintam como foi doloroso

    povo que não leva a política a sério e que se deixa levar por golpistas e pelos que passam a sonhar depois de ter ganho o primeiro milhão  merece sentir e descobrir quem é que paga

    1. quanto ao Banco Central…

      lembrei-me da época que caí nas garras desse mesmo Itaú, completamente dependente de crédito

      pasmem com a resposta que obtive:

      “infelizmente não podemos fazer nada, porque o senhor perdeu o controle de suas dívidas”

       

      não seria o mesmo controle que agora querem tirar do governo?

       

      coisas que devemos pensar sempre

    2. se é pra confessar…

      uma amiga politizada (de Porto Alegre) me disse se não seria melhor que Dilma não levase essa. (Em silêncio, coincidiu com o q eu já pensara: pode ser uma vitória de Pirro, pra qq uma, 2015 e 2016 segundo alguns mai acessíveis analitas, linguagem mais acesível, não que não haja profundidade, prevêem muitas dificuldades nesses próximos anos. Creio que Nassif tocou nalguns pontos em seu Porque apóio Dilma, ao qual novamente remeto pra uma releitura mais atenta e crítica). Me arvorei a ver dilemas e dúvidas naquele seu texto que tem o méirto de não ser fanatizante, de ser realista. Ao contrário de crentes que grassam o blog, desrespeitando outros comentaristas que não demonstrarem tamanha euforia.

        1. salva-se uma alma, grato peregrino

          acho q vc é dos raros que não passam direto sobre minha obra literária e algumas opiniões (se me estendo e escorrego em prolixidades inadequadas, desleixadas, até, reconheço, é por me sentir em mesa de bar, que aqui não é. fico mais no multimidia do dia onde já te vi também. bom encontrar pessoas com outros assuntos, não é a quantidade que importa. meus escorregões acho que têm correspondentes em várias postagens que constrangem quem apareça um pouco fora da linha, quanto mais de uma linha aparentemente mais aprofundada. algumas de minhas poucae potagens têm duplo sentido, uma pra efeito externo, outra pra eu curtir a reação do efeito externo. uma espécie de humor safado.

  13. Candidata

    Roseli,

    Esta candidata é, como se diz por aí, louca de pedra.

    Apresenta um programa de governo num dia, no dia seguinte não suportou a pressão de Silas Malafaia e alterou o texto, só para agradar ao pastor das arábias, 

    Diz que pretende um Banco Central independente, ou seja, o pior dos mundos, DR diz que aquela idéia é absurda, então Marina faz aquele choro fingido, choro de puta, pede para o PGR proibir a adversária mostrando que aquela idéia é uma asneira só, e o PGR interpreta o pedido como correto, ou seja, é o primeiro PGR censor do país,

    Anunciou que irá alterar a CLT, a adversária novamente reage à estupidez e lá vem a Veja defender a maluca,

    Tem um avião – fantasma que, em condições normais, já teria mandado a candidatura dela, ou melhor, de qualquer candidato pro inferno,

    Em SP, fica instalada di gratis no apartamento de um milionário com um histórico daqueles na Justiça, histórico mais sujo que pau de galinheiro, 

    Afirmou que as reservas de 40 bilhões de barris são um mal necessário, 4 trilhões de dólares brutos passaram a ser considerados um mal necessário,

    Afirmou que o país utilizará energia a partir das hidrelétricas já existentes, e incentivará as energias solar, eólica e etanol, ou seja, é apagão prá valer à vista,  

    Acaba de afirmar que a Lei dos Royalties precisa ser alterada, mas não explicou a razão – em tudo o que se refere ao “mal necessário”, a moça se comporta como uma marionte,

    Tudo isto saiu na imprensa, mas a maluca entende que ninguém pode criticá-la, é o fim; há dois dias conseguiu o impensável, censurar um blog de opinião que só repete e opina a respeito do que ela própria fala, com zero ofensa,

    Além do rol de asneiras acima, ainda tem a coordenadora de campanha que atende pelo nome de Neca marineca, educadora que não fala de educação, mas de Banco Central independente, e nem mesmo esta aberração – educadora pedindo por independência do BC, se pode comentar, caso contrário a menina marina chora,

    A cada vez que a candidata do avião abre a boca, lá vem mais uma preciosa colaboração para o Febeapá- Festival de Besteiras que assolam o País, livro em várias edições, que o grande Stanislau Ponte Preta produziu até o seu precoce final de vida,

    Se perguntarem a ela por onde anda o marido, notório e expressivo contrabandista de madeira apanhado pela Justiça, estou certo a candidata se dissolverá em lágrimas,

    Como a infeliz não pode abrir a boca, o seu comitê de campanha orientou, em ótima idéia, a acreana sempre sem ter o que falar para um chororô permanente – se disserem que a calcinha dela é preta, e não branca, ela chora, e por ai vai,

    Como esta anta tem que ter muitos peixes graúdos, nacionais e internacionais, extremamente interessados em sua vitória, ela consegue se manter viva na campanha,

    Fico a imaginar qual seria o resultado prático de um presidente que tem por hábito fazer num dia e desfazer no outro, que chora a cada momento em que é contrariado, que não tem a menor agilidade mental para lidar com as inevitáveis pressões que o cargo provoca em quem o ocupa, haja vista o envelhecimento arrasador que todos, inclusive os militares, sofreram durante os anos em que estiveram à frente de tudo.

    Se, em minha opinião, com o mineirim aviador seria muito ruim, já com a acreana seria um desastre irreversível, exatamente o inverso de JK-um retrocesso de cinquenta anos em cinco.  

  14. Quem doa para o Instituto

    Quem doa para o Instituto Marina Silva parece que todo mundo já sabe, afinal, parece que a doação foi devidamente declarada.

    Que tal agora tentar descobrir quem banca o Institulo Lula e o Instituto FHC.

    Missão para os grandes cidadãos, exemplos de civismo e patriotismo deste espaço democrático.

    Ô povo hipócrita que gosta de se auto enganar, viu. Com certeza prefeririam que a Neca Setubal estivesse escondida.

    1. Doação

      Luis,

      Para o expressivo Instituto FHC, as fontes de $$$ sempre foram variadas.

      Já o Instituto Lula é ene vezes mais modesto. Este metalúrgico é mesmo estranho, é (ou foi) o maior cachê do planeta para palestra – 500 mil dólares cada, tinha fila de gente querendo e ele abriu mão, preferindo fazer aquilo que gosta, política. 

      Camarada esquisito.

      Quanto à educadora, ninguém questionaria se ela se apresentasse como tal, ou mesmo como amiga da candidata. Se doasse alguns milhões para a campanha, e daí?

      Acontece que a educadora, por circunstância da vida herdeira do maior banco privado brasileiro, um grupo financeiro que é declaradamente contrário ao governo atual, optou por anunciar a independência do BC,  

      Você é um troll danado, por aqui você não tem qualquer futuro.

        1. Resposta

          Luis,

          Hoje, não estou perdendo tempo, mas me distraindo com um troll que não é analfabeto.

          Imaginei que você soubesse quem financia quem, pois é assunto que sempre esteve presente na mídia – não cabe dúvida prá muitos, inclusive prá você.  

          Se a a dúvida persisitir, o que não acredito, vá ao Google e pronto, “seus pobremas se acabam”, como dizia o programa humorístico..

  15. E tem mais, o maninho da

    E tem mais, o maninho da simpática educadora, Roberto Setubal, presidente do banco, deu declarações de apoio entusiasmado à dita cuja. Sem esquecer de assim como sua irmã, dizer que o mercado (com M maiúsculo) não aguenta mais a Dilma.

    Coincidência? Ele deu essa declaração enquanto engenheiro (tem o diploma) e não banqueiro? Assim como a dona Neca é cordenadora da Marina “enquanto educadora”, mas jamais como herdeira do Itaú?

  16. Como comentei em outro post,

    Como comentei em outro post, não se questiona a contribuição de Neca Setúbal à melhoria da qualidade da educação pública brasileira.  Ela preside 2 ONGs que atuam na área de educação, Fundação Tide Setúbal e Cenpec, sendo a última na área de advocacy. Ambas produzem conteúdo inovador e relevante, e mantém diálogo consistente com escolas, comunidades periféricas, academia e gestores públicos (ver aqui e aqui). Assim, não compactuo com as críticas rasteiras à sua pessoa, ao estilo “Danilo Gentile”.

    Acontece que Neca não se colocou na campanha como educadora ou socióloga. Esse foi seu ponto fraco. Expôs-se desnecessariamente ao se posicionar como formuladora do plano de governo e representante do “mercado”. Não tem  competência para exercer a 1ª função, nem representatividade para a 2ª, já que não atua na área. E aí, meu amigo, como em política não há vácuo, quem não tem conteúdo vira bucha de canhão.

    Neca é uma inocente útil do projeto predador de financistas e outros abutres que apoiam Marina Silva (outra inocente útil), mas que não mostram a cara. Sua presença na campanha evidencia o improviso que é o projeto de governo do PSB. Vulnerável, portanto, a todo tipo de manipulação.

    1. mcn e juliano: melhor do que longos e herméticos posts

      É isso que precisa no blog, + do que complexas análises com referências de economistas e teóricos cujos nomes a gente nunca imaginava existirem, nem o comum dos cidadãos que visitarem o blog, nem aos cadastrados e não-cadastrados. Não q análises aprofundadas não sejam importantes(mas tb podem ser enganadoras:não podemos concordar com aquilo que desconhecemos,a não ser que reverenciemos o que…não entendemos, às vezes aceitamos p/ de inferioridade diante de títulos disso e daquilo que os assinam. Q podem ser equvocados,tanto quanto simpista e propagandístico comentário ). Piadas e menosprezos à adversária e cia. mostram mais arrogâcia do que conquistam novos votos,e até afastam.

  17. A “grande contribuição da

    A “grande contribuição da NECA para a educação brasileira” é puro Blá-blá-blá !!!!  Assim como é puro blá-blá-bla a sua candidata ‘bláblárínica’ que fala uma coisa de manhã, outra à tarde, e outra á noite. O importante para a FAMIGLIA de BANQUEIROS da NECA é manter o controle sobre a COLÔNIA HEREDITÀRIA do ‘breZeew’, e o resto, como diz o PHA citando Nelson Rodrigues é LUAR DE PAQUETÁ.

     

    “O BRASIL PARA TODOS não pasa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÂO – O que passa na REDE GLOBO DE SONEGAÇÃO é um braZil-Zil-Zil apra TOLOS”

  18. Muito pior de que a

    Muito pior de que a “herdeira” Neca como papagaio de pirata da Marina é a aparição de Gilberto Gil na mesma condição.

    Durante anos, manifestei, neste blog,  criticas em relação a estranha politica  dos governos petistas, escolhendo uma pessoa com inclinações politicas a direita para dirigir o ministerio da cultura.

    Fui classificado como patruheiro ideologico, apesar de sempre defender tambem o direito a liberdade de todos na escolha de suas ideologias.

    Apenas nunca entendi um ministro da cultura de direita num governo popular.

    Foi o primeiro da historia.

    Grande parte das dificuldades que sofre o governo para se reeleger tem origem nesse grave engano.

    Em pleno seculo XXI seria absolutamente ridiculo perder o meu tempo e o dos outros falando sobre a importancia da cultura no desenvolvimento intelectual do povo.

    Mas uma atividade cultural ampla e autentica seria a maneira mais direta de dar intrumentos ao povo para se proteger da manipulação total da informação a que foi submetido.

    O que fez o ministerio da cultura?

    Nada. Tentou apenas mudar a lei de direito autoral, para “distribuir” musica comercial pela internet, e apresentar tal ação como  o “grande projeto cultural do pais”.

    A juventude afastada da cultura ficou escutando sertanejo universitario, no pais do Tom e do Pixinguinha.

    E uma juventude que escuta sertanejo universitario so pode mesmo achar que a Marina veio da floresta para salvar a humanidade e que “acabar com a Copa” resolveria todos os problemas do pais.

    Na semana, o Nassif informou, no blog, que o Juca ( não sei de que ),o papagaio de pirata do Gilberto Gil, é quem esta fazendo o plano de governo da Dilma para a area cultural.

    Era so o que faltava.

     

  19. Não tenho a menor dúvida…

    Na realidade é essa condição de proprietária-acionista de um grande banco que faz dela uma das principais colaboradora de Marina Silva.

    Não tenho a menor dúvida que Mrs Setúbal está na campanha de Marina como um cavalo de tróia do mercado, cuja tropa dele saltará para o cumprimento do que está escrito, isto é, “o que se fez, isso se fará, de modo que não há nada de novo debaixo do sol”. Após Helena, é esperar a inundação que virá.

     

  20. Como faz falta um Plinio e seu eco-capitalista, calmo e didático

    Muitíssima falta faz a calma do respeitável Plínio(mesmo nalgumas opções q não mancham conjunto de sua contribuição).Até por isso,não só pela idade,seu falar pausado e muito tranquilo,verdadeiro,nada sisudo,arvorando sarcasmos,permite maior contribuição e alcance,+pedagógico em debate em rede nacional.Repito,repito:Mudem o sorriso não tão convincente de Dilma.Marina,p/acreditar e se acreditar a si própria deve ter altíssima auto-estima,o q leva a autoritarismos(cuja possibilidade Nassif tb. vê aumentada por Dilma em 2º mandato ! ). E não descartemos uma reviravolta c/ Aécio no 2.ºturno X Dilma. Releiam com o máximo de senso crítico o Porque Apóio Dilma, do Nassif.

    1. Há manipulados em toda história eleitoral

      um participante disse isso mais abaixo. Disse pela metade. Incluo o “toda”. Sem manipulações, num grau ou noutro, uma eleição se perde.O momento eleitoral exige.Quem é ou banca pureza e santidade que não entre na corrida.Deixem seus adeptos espernearem.Marina teve a sabedoria de se por neutra no 2º turno pasado,ali intelectuais e militantes experientes da cúpula so nao enxergram provavelmente por muita autosuficiência.Claro que,agora,é fácil voltar no tempo e eu meter esta observação aqui.Quem não teve surepresa foi um intelectual do porte de um Ricardo Antunes (que apóia Genro, a grande dúvida é o seu posicionamento no 2º turno), mas… já em… 2010 ele dizia q Marina não é surpresa.

  21. gente, uma curiosidade…

    gente, uma curiosidade… alguém sabe dizer como era o programa da marina nas eleições de 2010 em comparação com o atual? mesmo sendo pv antes e psb agora, a candidata é a mesma… ela já indicava essa importância para a independência do banco central?

  22. Lá vem o PT.
    Descendo na

    Lá vem o PT.

    Descendo na eleição da Marina…

    Taca-le pau nessa ex-companheira, PT!

    Taca-le pau, PT!

    Taca-le pau! Taca-le pau! Taca-le pau!

    Mazé o PT véio!

  23. Santa Hipocrisia !

    Vem cá, se esqueceram que o vice do Lula era o mega-empresário da industria textil José Alencar ? Os petistas criticaram a escolha de Lula de um vice ligado ao grande capital ? Alguém demonstrou preocupação com essa proximidade danosa ?

    E O Henrique Meirelles no BC? Direto do Banco de Boston, mais banqueiro americanizado que dona Neca. Algum petista arrancou os cabelos com essa proximidade nefasta com o grande capital ?

    Santa hipocrisia ! Se querem coerência com um governo de Esquerda apoiem Luciana Genro do PSOL. Que o resto, Dilma, Marina e Aécio são farinha que não presta pra fazer hóstia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador