Teori suspende depoimentos da Lava Jato para Janot “retomar as rédeas” da operação

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou, nesta quarta-feira (15), a suspensão dos depoimentos da Operação Lava Jato que estavam agendados para os próximos dias. A decisão atendeu ao pedido do procurador-geral da República Rodrigo Janot. Segundo O Globo, Janot quer “retomar as rédeas” das apurações que envolvem esquemas de corrupção na Petrobras, em clara “demonstração de queda de braço entre o Ministério Público e a Polícia Federal”, avaliou o Estadão.

O pedido de Janot, segundo O Globo, teria sido motivado por “divergência nas estratégias de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público”. A ideia é que, durante o período de suspensão, que deve perdurar até a semana que vem, a PGR tente reorganizar os trabalhos e estabelecer quem deve ser ouvido e quando – papel que, até então, era desempenhado pela Polícia Federal.

O Estadão publicou que investigadores que acompanham a Lava Jato disseram que o MPF quer colocar um “freio de arrumação” nos trabalhos. “O pedido de Janot é visto nos bastidores como uma queda de braço entre Polícia Federal e Ministério Público. Para atender o pedido do PGR, Zavascki cita decisões do início de março, no momento da abertura dos inquéritos de políticos investigados na Lava Jato. Na ocasião, apontou que Janot era o ‘condutor incontestável das investigações’. O aval de Zavascki reforça a premissa de que é a PGR que comanda a investigação. Por este entendimento, caberia ao MPF – e não à PF – decidir, por exemplo, a ordem dos depoimentos, quais oitivas devem ser realizadas, local e outras medidas.”

A decisão de Zavascki não menciona quem seriam os depoentes desta semana, se investigados ou testemunhas. Na próxima semana, já com a ordem refeita pelos procuradores que cuidam da Lava-Jato, os depoimentos serão retomados. 

“Em outros inquéritos, as defesas dos investigados entraram com recursos no STF pedindo o arquivamento do caso, por falta de indícios suficientes. Zavascki pediu para a PF devolver os autos desses inquéritos ao tribunal, para que a decisão possa ser tomada. Estão nessa situação, por exemplo, Edison Lobão, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney e o senador Antonio Anastasia (PSDB)”, publicou O Globo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se ficarem dando corta à PF

    Se ficarem dando corta à PF os Policiais primeiro enforcarão o MPF e depois começarão a pisotear o Congresso, a Presidência da República, o STF, STJ, TST, TSE e até o STM.

    Na estrutura constitucional brasileiro o Policial é um subalterno, como tal deve ser tratado pelas autoridades.  Se as asas dele crescer, devem ser aparadas dentro do rigor da Lei (inclusive com demissão a bem do serviço público).  

    1. Exatamente!
       
      Aliás a

      Exatamente!

       

      Aliás a situação chega a este ponto jsutamente pela ausência de demissões! Sem demissão, não tem como organizar nem uma bodega.

    2. É isso. Expressaram

      É isso. Expressaram direitinho suas pretensões (e tb às do MP) na faixa que carregaram na manifestação de 15/03, onde até o STF tinha que sair do caminho. Se os poderes da República,  definidos na Constituição,  não prestarem atenção e tratarem de por as necessárias rédeas, de cortar as asas dessa turma,  o “trator” passa po cima de todos.

  2. “A decisão de Zavascki não

    “A decisão de Zavascki não menciona quem seriam os depoentes desta semana, se investigados ou testemunhas”:

    Pessoas que acusaram tucanos.  Isso  eh trabalho pra Janot.

  3. E saber que isso tudo está

    E saber que isso tudo está sob o comando do Zé Cardoso…

    Com um ministro da justiça desses, ninguem precisa de inimigos…

    Esse governo do PT é hilário…

    1. e não terá sido por falta de avisos…

      agora vão entrar numa, os lavajateiros, de tentar nos convencer, e a sociedade, de que isto vai afetar toda polícia federal, quando em verdade é apenas uma tentativa de botar ordem, de acabar com a bagunça de distribuir os depoimentos para que coincidam com os escândalos da mídia

  4. Pulga atrás da orelha

    O MPF nâo tem poupado o gonverno em nada, mas tucanos e outos tem sido beneficiados. Em tempos de golpe declarado, o que realmente pode aflorar daí? Muito estranho!

     

  5. Vacari

    Então tá. O obscuro juiz mandou buscar o Vacari. Cana. Com a suspensão determinada pelo Supremo o Vacari por uma semana, não fala. Solta? Não, põe no freezer. E o Dirceu vão prender agora ou daqui a pouco? Porque o Lula, o ditador do Paraná já mandou buscar:

    [video:https://youtu.be/2sjKAb7yFpU%5D 

  6. O que está acontecendo, nesse

    O que está acontecendo, nesse momento, é a tentativa de Janot e seus “tuiuius” de tornarem a PF uma polícia subordinada ao MP. Eles ficaram muito assustados quando a PEC 37 quase passou (caiu apenas pelas circunstancias de maio de 2013), e resolveram partir para o contra-ataque.

    O MP tenta há anos isso via Legislativo (tornar a PF sua subordinada), mas nunca conseguiu, pois os parlamentares não sáo idiotas.

    A estratégia do MPF então tem sido conseguir no “tapetão” o que não conseguiu por lei, ou seja, com o auxílio da cúpula do Judiciário, que também há anos se dedica a salvar a pele dos figurões encrencados pela PF (Satiagraha, Castelo de Areia, Boi Barrica etc)..

    De maneira totalmente inovadora, sem respaldo no CPP e no próprio Regimento Interno do STF, o min Teori inventou que os delegados da PF não podem mais sequer peticionar ao STF. Pior, que a presidencia da investigação cabe ao PGR!!

    Isso é ilegal, fere o CPP, e o parlamento já rejeitou no passado!

    Contra isso é que a PF está se insurgindo, pois se essa decisão se consolidar, TODA INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NO BRASIL SERÁ COMANDADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO!!! Esse é o projeto de poder deles. Uma investigação comandada por quem acusa, por quem é parte no processo acusatório.

    Parece justo? Parece democrático?

    OAB, Defensoria e AGU estão do lado da PF. Por que será?

    Sugiro aos articulistas de esquerda deixarem um pouco a bile de lado, abrirem os olhos e enxergarem quem vai ganhar caso a PF deixe de poder comandar as investigações (como sempre fez), e se torne mera cumpridora de ordens do MPF.

     

     

    1. Otima sugestao!
      Por outro

      Otima sugestao!

      Por outro lado, sugiro aos mais aa direita vazarem quais eram os proximos nomes a serem “gentilmente entrevistados”.

      A PF que abra os olhos a respeito de delatores de tucanos de uma vez.

    2. A investigação deve, sim, ser

      A investigação deve, sim, ser comandada pelo delegado de polícia responsável pelo inquérito e investigará aventando todas as hipóteses científicas que poderão vir a inocentar alguns e culpabilizar outros que sequer eram suspeitos no início da investigação. Se o Ministério Público desconfia de algum malfeito, que peça à polícia que instaure um inquérito para apurar a veracidade de sua desconfiança, mas não queira de modo algum dirigir as investigações sobre o caso, porque isto é tarefa do delegado. A polícia ao trabalhar subordinada ao Ministério Público estará trabalhando apenas para tentar, antes de mais nada, buscar provas de culpabilidade, como aconteceu no processo do Mensalão, e tenderá a desprezar ou mesmo escamotear provas evidentes de proveito da defes e outras linhas de investigação, que se trilhadas até inocentariam réus. Foi no Mensalão que se impôs o autoritarismo da mídia subjugando e estrangulando a Justiça brasileira com promessas de holofotes e causando a partir daí uma espécie de derrocada de todo o sistema jurídico que está ansiando por reagir e reequilibrar-se. O Brasil é um país muito grande e sua justiça não pode se curvar a frivolidades midiáticas, a mídia é inconsequente e muitas vezes mentirosas, como sempre se soube. Temos visto de tudo, nesta escandolosa fase de justiça-espetáculo que atravessamos. Os senhores delegados, não deveriam jamais se curvar à usurpação de seus direitos e prerrogativas pelo Ministério Público. 

    3. Na boa para mim, PF perdeu a

      Na boa para mim, PF perdeu a vergonha com seus delegados fazendo campanha pró aecio,e ofendendo a Dilma.

      e olha que a policia federal na era Lula já foi motivo de voto ao PT.

  7. Viva a descentralização!

    E olha que estamos apenas começando a combater a corrupção… Não sou dos maiores admiradores do PT mas tenho que reconhecer que esse negócio de desaparelhar o estado, de “cortar na própria carne” e de respeitar as instituições democráticas está funcionando bem. Claro que há quem sinta falta de um poder absoluto no Executivo, e até que zoe do PT se furtar a impor um poder central, mas até que os poderes institucionais – MP e PF, por exemplo – entrem num acordo, até que se acomodem, ainda veremos diversas “quedas de braço”. A gente no Brasil, por razões históricas, remotas e recentes, tem a cultura da centralização, mania de fazer da figura do presidente do Executivo um tipo de superherói que tudo pode. Mas cultura vai mudando, aos poucos.

  8. Humm, retomar o processo nos

    Humm, retomar o processo nos do Anastasia, Roseana Sarney e Lobão. Dá para limpar a barra deles, Janot? Porque a do Aécio, conforme o proprio procurador está facil: o Daré morreu.

  9. Que coisa mais estranha

    Estranhíssimo. O Ministério Público tomar as rédeas da investigação. Ficaram várias dúvidas pairando no ar.

  10. Depois que deixaram o PT

    Depois que deixaram o PT sangrando nas ruas…agora ele decidiu “seguir uma ordem de investigação”.

    Agora que ficou escancarado que fazem reuniões com delegados e jornalistas através do artigo do Janio e o desabafo do advogado de Dirceu. ele quer conduzir,sei.

  11. Um dos argumentos utilizado,

    Um dos argumentos utilizado, creio por um delegado que vi em uma entrevista no PIG, que o Vaccari era investigado num caso de uma cooperativa.

    Pode isso?

    Se não há sentença, não poderia ser o pressuposto para uma prisão!

  12. tudo normal…

    ou quando acontece é preciso botar ordem

    e não entrem numa de que é para beneficiar políticos, porque não é, muito pelo contrário

    porque não há ordem quando não se contentam com o comum para o que pretendem

    e também porque sempre acontece o seguinte:

    da pizza chegar antes do pedido, e quando você identifica quem pediu, ela já foi devolvida

     

    radicalizam, não se contentam com o comum, e fica todo mundo com fome de justiça

    1. alto lá, peregrino…………………….tá bom

      você está querendo dizer que é a nossa polícia tucana que tem os ingredientes da pizza?

      – pois então

       

  13. A polícia federal perdeu

    A polícia federal perdeu muito com esses delegados da lava jato. Suas atitudes politiqueira e parciais foram por demais sórdidas. Espero que o procurador aja com bril evitando que essa mídia que se alegra quando acusa o PT. Tudo que extremo não é perfeito. Esse juiz moro manda prender como um ditador, é preciso que conselho nacional de justiça investigue também as atitudes desse juiz. Não confio em juiz que aparece na globo recebendo prêmio… os vazamentos nas eleições já fizeram deixaram nesse processo as dúvidas. Eu ainda quero acreditar na justiça brasileira, desde que ela seja imparcial e aja dentro da lei.

  14. Uma pergunta apenas

    Aquela arma de assalto, uma arma de guerra, conduzida pelo cana escoltando um idoso algemado com as mãos às costas, junto com outros três canas, ela seria usada num ambiente urbano, de alta densidade populacional,  no caso de uma possível agressão  do detido, por alguém de uma turba ensandecida que quisesse linchá-lo tal o ódio que se tem insuflado neste País pela mídia?

    Quantas casualidades (colateral damage), usando a terminologia do patrão, haveriam?

    O Estatuto do Idoso, ou quando nada, o da proteção de animais, hoje equiparados a filhos, membros da família de muita gente boa, a ele não se aplicaria para conferir-lhe alguma dignidade?

    O sujeito estava foragido? Sendo procurado por algum crime vindouro? Pelo que me consta nem julgado ele foi, exceto pela mídia e os abestalhados seguidores da scheirarola ou coisa que o valha do faroeste paranaense, terra do tão sumido cara de botox.

    Ao ver a cena de ontem, sinceramente, tive o mesmo asco de quando vi o que restou do corpo de Julião arrastado pelas ruas de pedra pelos jipes da ditadura. E pensar que lutamos tanto para que o arbítrio fosse banido deste querido País….

    Ah!  minha inolvidável D. Judith, ex-petista, que chamou para a mídia o papel de oposição e que se tornou neste rio caudaloso de ódio, que pode, por um triz qualquer, descambar para uma luta fratricida, numa guerra civil? Como diria Bob Dylan;-how do you feel?

    Tudo isto para uma retomada de poder daqueles protegidos da mídia porca, num ambiente político judicializado, que, pelo voto popular, não tiveram competência para apresentar um projeto sério, alternativo, de um País melhor, e, agora, com sua especialidade de sempre, querem destruí-lo, tornando-o terra arrasada, expondo-o  à sanha da banca internacional. A garganta deve estar muito seca após 12 anos….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador