Uma crônica da TeleSur sobre Julio, estudante mexicano assassinado em Iguala

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Reportagem da TeleSur sobre o caso Ayotzinapa e o desaparecimento de 43 normalistas. Julio César Mondragón Fontes, estudante da escola normal rural de Ayotzinapa, perdeu a vida no massacre de Iguala. Ele não foi entregue a qualquer grupo criminoso, como supostamente aconteceu com seus 43 companheiros que desapareceram. Ele foi preso, torturado e executado no local pela polícia municipal.

O enviado especial da TeleSur ao México, Rodrigo Hernández, que evidencia, com esta crônica, como a família do estudante vive esta perda.

Julio era do povoado San Miguel Tecomatlan, no estado do México, e cresceu sob os ensinamentos de sua mãe Afrodita Mondragón Fontes em uma casa modesta.

“Não é justo que mexicanos façam isso a seu próprio povo”, reclamam os familiares.

Ele cursava o primeiro ano acadêmico na Escola Normal Rural “Ramón Isidro Burgos” de Ayotzinapa, localizada na localidade de Tixtla, centro de Guerrero e, na noite de sexta-feira, 26, se dispôs a lutar junto com seus companheiros manifestantes contra a atribuição de lugares para escolas rurais por parte do governo de Guerrero, na véspera da comemoração do massacre de Tlatelolco (1968).

A família de Julio César, como muitas no México, tentam lembrá-lo como o jovem trabalhador, estudioso e carinhoso que foi. Um amante do campo, onde aproveitou sua infância e adolescência junto a primos, tios e avós.

http://www.youtube.com/watch?v=CmlLPQqrF8g width:700 height:395

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cansei de ler gente por todos

    Cansei de ler gente por todos os lados cantando o México em ventos e prosas!  O PIB mexicano….e o PIB mexicano….. não paravam de recitar!  Oras, PIB em alta nunca foi sinônimo de país  rico, educado, sem graves problemas sociais…..  E adianta o PIB do México estar em alta se o dinheiro vai para um único homem??  A verdade é que o México se tornou um quintal americano; um espelho para os EUA, igual ao de Branca de Neve…..e toda vez que os EUA se  olha no espelho, o México responde: não…não existe mais nada, só você!!  Faz tempo que o México mergulhou numa guerra social e numa guerra com o narcotráfico, sem fim e sem tréguas.  E, como bem sabemos, numa guerra, a primeira vítima é sempre a verdade. E nessas horas, quem tem qualquer poder, vira Rei e faz o que bem entende com vidas humanas….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador