Uma elite que combate Bolsa Família, mas não se acanha em usar mordomias do Estado

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Ana Helena Tavares

O bolsa-madame e o bolsa-família

Do QTMD? (Quem tem medo da democracia?)

Um grupo de mulheres de deputados reúne-se num chá oferecido por uma delas. O convidado de honra é Eduardo Cunha. No cardápio, um pedido para que volte um benefício que garante às madames passagens de graça para acompanhar os maridos.

O que isso diz sobre a sociedade brasileira? Machismo em alto grau partindo de mulheres. Hipocrisia de uma elite carcomida que combate políticas públicas para os mais pobres, mas não se acanha em usar e abusar das mordomias do Estado.

A uma ex-catadora de papelão, que se tornou presidente da Petrobrás, não é permitido roubar. Se roubou ou não pouco importa. Não é com isso que as madames bem-nascidas estão preocupadas. Ela simplesmente não pode roubar. Os maridos iluminados podem.

Num mundo em que todos comam, onde todas as classes, cores e credos sejam julgados da mesma maneira, como madame poderá ser madame? Como aeroportos poderão ter o vazio sepulcral dos lugares reservados a privilegiados?

É dolorosamente atual a frase de Raymundo Faoro: “Eles querem um país de 20 milhões de habitantes e uma democracia sem povo”. E como dói constatar que, depois de tantas lutas por direitos iguais, elas também querem isso.

Não são todas, é claro, para alívio da nação, mas a composição do Congresso que toma posse neste domingo, 1º de fevereiro de 2015, não deixa dúvidas quanto ao caráter conservador, machista, preconceituoso, da maior parte da sociedade brasileira.

O dinheiro pode ser livre – para quem convém que seja livre. Seres humanos têm que viver presos. Presos à moral alheia, presos a dogmas. E, aqueles que “não deram certo”, presos a grades. Quiçá, mortos.

Num país de senzalas inconfessas, não é de se espantar que distintas senhoras não se contentem em viver à custa de homens. Querem mamar nas tetas do erário. Não lhes envergonha em nada receber o “bolsa-madame”. Faz parte da nossa tradição secular.
Se forem vistas por aí em alguma passeata contra a roubalheira na Petrobras e contra o bolsa-família, dirão que estão lutando para salvar o Brasil. E serão capa da maior revista semanal, como já foi o “caçador de marajás”. A honestidade dos que dizem lutar contra a corrupção me comove.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mordomias para esposas dos deputados federais

    Quero saber quem são as senhoras que desejam viajar de avião as custad o erário.

    O povo tem que saber quem são os deputados que votaram pela promessa das esposas

    terem direito a passagem aérea por conta do povo!

    1. O povo, ora o povo…

      O povo não sabe de nada, e nem mesmo sabe que não sabe. Se soubesse não mudava nada: veja quem foi o deputado mais votado no RJ. Veja quantos votos Feliciano e Coronel telhada tiveram em SP.

      Quando os boyzinhos e boyzinhas do Facebook foram às ruas em 2013 pra derrubar o Governo Federal, a mídia disse que era “o povo nas ruas”, tentando mudar o país.

      E teve gente que acreditou…

  2. Elite ?

    Essa “elite” sem noção (egolotra)  é o que mais me doi em um Pais de tantas desigualdades. Quantas vezes ja vi gente da “alta” criticando o bolsa familia, mas mamando no erario sem nenhum problema. E ainda colocavam os filhos, sobrinhos, afilhados em cargos bem pagos, também se aproveitando do povo, o qual criticam facilmente. 

    As madames além de sem noção parace que ainda vivem na idade da pedra lascada. Coitadas. Eduardo Cunha é isso ai. Prometeu fundos e mundos a toda esse baixo clero que votou nele. 

  3. Muitas vezes o sujeito nem é da elite. . .

    Há poucas semanas atrás encontrei em Maringá-PR, um colega que não via há algum tempo e ele desembestou a falar mal do PT. “Criticou tanto o Aécio e agora está seguindo o programa de governo dele”; “Dilma gastou dinheiro irresponsavelmente e agora vem com esse aumento de impostos”; “Tem que reduzir esses programas sociais”. Mudando de conversa disse que ia tirar férias e ia para a Alemanha. Eu lhe perguntei porque Alemanha especificamente e não Europa: Itália, França, Espanha, etc. e ele respondeu: “É porque eu tenho um filho que estuda engenharia e está passando um ano na Alemanha, no “Ciência sem Fronteiras”.  Daí eu tive que lhe falar: “Bonito né, critica o Bolsa Família e o filho no Ciência Sem Fronteiras”. O cara deu uma risada na maior cara de pau como resposta.

    Muitas vezes o sujeito nem é da elite, como se diz no Paraná: “Tem uma casinha meia boca, um carrinho meia boca, um salário meia boca e se acha da elite e que tem de ter raiva de pobres.

  4. elas e eles querem

    elas e eles querem privilégios, mais patrimonios, e o resto que se lasque!!!!

     espírito mais conservador, impossível!!!

    parecem aquelas tias antigas da república velha,

    submissas ao coronelismo violento…

  5. DA “BOLSA TRANSPORTE IDOSO” NINGUÉM RECLAMA

    O mesmo sujeito e Ipanema e Leblon, por exemplo, que mete o pau na bolsa-família aceita e usa  diariamente, não mensalmente, o bolsa transporte idoso, pois não pagam metro, onibus, etc.

    Enquanto isso, centenas de jovens e pessoas de meia-idade  desempregados viajam mais de 1 hora pegando trem, onibus, metro com dinheiro do próprio bolso aventurando-se em entrevistas incertasnum bar, obra de construção ou hotel de Ipanema ou Leblon, ao custo de mais dez reais, pra depois levar um chute na bunda, sem conseguir o trabalho;

  6. ao vencedor as batatas

        Certa vez vi dois mendigos lutando por uma garrafa de álcool, depois soube que o perdedor da garrafa de álcool na porrada matou o outro à traição,  enquanto este dormia,  a facadas, Os comunistas na Guerra Civil Espanhola afastaram da luta anti franquista os anarquistas  e os soldados dos batalhões internacionais e fragilizados perderam a guerra. Foi o apoio dos trabalhadores qualificados e consumistas da  Europa que levou à derrocada dos partidos comunistas e , de certa forma, do próprio comunismo. 

        Em suma, as mulheres dos deputados são, na sua essência, meros exemplos da personalidade egoísta humana. O capitalismo foi inovador ao  perceber,  ao instigar, o egoismo do padeiro por perceber que a sociedade,  em tese, poderia ser beneficiada. Na nossa época,  é tabu pretender distribuir riquezas aos pobres, porque se apregoa que sua pobreza vem de sua indolência e falta de empreendedorismo. A consequência é que as elites sentem-se lesadas por medidas que retirem nacos mínimos de suas posses.O pesamento hegemônico é o famoso mote machadiano “ao vencedor as batatas”.

       O deputado Eduardo Cunha foi menosprezado pela presidenta, porém não pelos  seus pares, porque sabia e sabe como agradá-los, Há certo messianismo na esquerda, o que a fragiliza. Em suma, deve-se reconhecer o poder da pequena burguesia tal como a direita sabe reconhecer, No congresso os deputados  são, na maioria,  da pequena e alta burguesia. Sendo pragmático,  ao distribuir passagens aéreas grátis muitas medidas em prol dos pobres podem ser aprovadas sem coerção.

  7. helloooooooooooo……….aco

    helloooooooooooo……….acorda pra cuspir!!  quer viajar de graça?  Vá trabalhar de comissária.  Mas a falta de vergonha na cara é assustadora.   Essas senhoras são do couro grosso mesmo. 

  8. Quais são os maridos?

    Seria interessante elencar com qual deputado cada uma delas é casada. Já seria uma boa referência de como é o caráter de seus respectivos maridos.

    1. Boa!!

      Sempre temos algum internauta aí com capacidade de identificar pessoas (no caso, as senhoras da foto) e associar ao marido político. Será uma lista bem interessante…

  9. Eduardo Cunha se reune com as dondocas inimigas do Bolsa Famili
     Eduardo Cunha se reune com as dondocas inimigas do Bolsa Familia,,,..hum,,tá faltando empregada doméstica e mão de obra barata e desempregados na praça

  10. Gente… Novidade nenhuma

    Gente… Novidade nenhuma nisso. Afinal o que são os emprestimos do BNDES e os incetivos da Lei Renaut? Só agora a indignação? Desde que o Brasil é Brasil que aqui tudo está a serviço da elite, seja a socioeconomica ou a intelectual (a qual você Nassif faz parte e tenho certeza que assim como Chico Buarque não terá problema nenhum  em conseguir incentivos fiscais, por motivos obvios… rss). O triste é que nada muda… Acho que nossa ultima esperança se foi, tambem se conrromperam… ” Virei as costas para os dominantes qquando vi o que agora eles chamam de dominar: barganhar e pechinchar pelo poder – com a canalha!” Nietzche.

     

  11. Bolsa Família

    Quando os maus governantes se conscientizarem que a indução ao povo a ser um mero povoador de seres humanos,e que isso só trouxe:fome,miséria,desmatamentos.E pensando eles ,de se beneficiar dessa formação de povos,sem moradia,sem ter como trabalhar Etc.Abarrotaram penitenciárias.Não pensaram eles que eles também sofreriam!Não contaram com a mãe natureza,onde tudo tem seu lugar,com seus ciclos,suas correntes.Portanto: CONTROLE DE NATALIDADE=A EDUCAÇÃO= ESCOLARIZAÇÃO=VIDA SAUDÁVEL A TODOS!DIFERENTE DISSO=SUPERLOTAÇÃO=DESTRUIÇÃO=FIM DE CIVILIZAÇÃO!!!

  12. Quando os maus governantes se

    Quando os maus governantes se conscientizarem que a indução ao povo a ser um mero povoador de seres humanos,e que isso só trouxe:fome,miséria,desmatamentos.E pensando eles ,de se beneficiar dessa formação de povos,sem moradia,sem ter como trabalhar Etc.Abarrotaram penitenciárias.Não pensaram eles que eles também sofreriam!Não contaram com a mãe natureza,onde tudo tem seu lugar,com seus ciclos,suas correntes.Portanto: CONTROLE DE NATALIDADE=A EDUCAÇÃO= ESCOLARIZAÇÃO=VIDA SAUDÁVEL A TODOS!DIFERENTE DISSO=SUPERLOTAÇÃO=DESTRUIÇÃO=FIM DE FINALIZAÇÃO!!!!!!

  13. Uma pela outra

    Não concordo com a atitude delas! Mas também não concordo com a justificativa que porque foi catadora de lixo e roubou! Desculpa as duas atitudes são desprezíveis e igualmente repugnantes!!!!

    1. Olá! Acredito que vc não

      Olá! Acredito que vc não tenha entendido a referência que o texto fez. Nele não esta dito que é lícito ou que uma catadora pode ser ladra. A referência se deu no sentido de que quando é descoberto que uma catadora rouba (advinda de uma classe social menos favorecia), se torna algo feio e repugnante; mas e quando isto acontece com seus maridos (de classe social abastada)? Por que o bolsa família é um crime contra a pátria, pois se utiliza recursos públicos para sustentar “vagabundos”, ou seja, que todos pagam para sustentar este projeto, o qual gera desocupados; mas elas querem se utilizar da mesma verba pública para viajar gratuitamente de avisão (por que o grátis delas, é pago por alguém. Adivinha quem…)? A referência foi dada devido a incorência dos discursos. Ter subsidio do governo para se alimentar, é vagabundagem, mas elas viajarem gratuitamente com recursos do governo, é diferente. Quando outro rouba é feio, mas quando são seus maridos… ai “sacomé, neh…”. De fato, ambos são repugnantes, como bem dissestes. Abraço.

  14. Não vou  defender o

    Não vou  defender o idenfensavel: senhoras desocupadas, loucas para acabar com bolsa família e querendo sua bolsa avião. Porém, acusar todas mulheres que não trabalham fora de casa de boas vidas que vivem à custa de homens, é tremendamente ofensivo à maioria das mulheres que, por algum motivo pessoal, escolheram cuidar de marido e filhos. Isso não as faz fúteis, nem inúteis. Elas são, apenas, diferentes de você.

  15. Madames

    As madames brasileiras só querem causar e aparecer na mídia. Acho repugnante elas quererem usar o direito de viajar de graça, por ser esposas de homens público, como também acho hediondo uma pessoa de origem humilde ao chegar no alto escalão querer também assaltar o erário. Ainda vivemos num sistema feudal onde os bobos da corte trabalham para sustentarem dois tipos de cânceres existentes no Brasil: os políticos que sugam o erário e os acomodados que ficam felizes de receberem sem contribuirem para a Nação (não estou falando dos dependentes do Bolsa Família).

  16. Ninguém tem o “direito” de roubar

    Pfv, nem a catadora, nem a ex catadora, nem a filhinha de papai e nem a madame. Nenhuma delas deveriam roubar. Não sei se foi a intenção, mas do jeito q tá escrito parece ok a ex-catadora roubar, mas as madames não. Quem rouba dinheiro público, tá roubando dos hospitais, das escolas, das policias e é responsável pela morte de milhares de pessoas nos corredores dos hospitais. NINGUÉM PODE ROUBAR.

      1. Vocês precisam saber
        Vocês precisam saber interpreta textos corretamente. O autor criticou a hipocrisia de alguns que acham que podem tudo ate roubar enquanto que na outra ponta se fazem de éticos.

      2. Do jeito que está escrito…

        “Se roubou ou não pouco importa. Não é com isso que as madames bem-nascidas estão preocupadas. Ela simplesmente não pode roubar. Os maridos iluminados podem”.

        Será difícil interpretar que o que escrevi é que para as “madames bem-nascidas” alguns btêm o direito de roubar e outros não?

  17. FORA DA LEI

    CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE ABOMINAM A CORRUPÇÃO FALAM MAU DO GOVERNO ODEIAM O PT MAS CONFESSAM NA CARA DURA QUE DARIM PROPINA PARA NÃO SER MULTADO, JÁ QUE A GRANDE MAIORIA SE ACHAM ACIMA DA LEI E DA ORDEM UM BOM EXEMPLO É VER NO TRANSITO AS PESSOAS COM SEUS CARRÕES DESRESPEITANDO A LEI DE TODAS AS FORMAS MAS PARA ELES ISSO É COMPLETAMENTE NORMAL NÃO HA NADA DE ERRADO NISSO SÃO ESSAS PESSOAS QUE PENSAM EXATAMENTE COMO ESTAS MADAMES AI.

  18. Idiotice pura

    Acho essa elite brasileira de uma hipocrisia e burrice únicas.

    Exploda-se o povo. Que fiquem sem casa, alimento, educação, saúde e lazer. Mas quando essa “nata” podre sai com seus carrões e sofrem assaltos dos mais variados, reclamam.

    Fiquem sabendo que somente um país mais justo e homogêneo permitirá reduzirmos os índices de violência, claro acompanhado de uma política de segurança adequada. Não acabaremos com a violência dando borrachada no povo.

    Quando olhamos uma Alemanha, Inglaterra ou outro país onde os níveis de violência são bem inferiores, vemos que a diferença entre ricos e pobres não é, nem de perto, tão absurda como aqui.

    1. Uma elite que combate bolsa familia.

      Companheiro, vivo no Canada e entendo bem dos exemplos de paises  qual voce relatou.  Concordo plenamente com o seu incisivo comentario.  A melhor distribuicao de renda faria com que houvesse melhorias  na condicao do povo em geral . O rico ( e suas madames)  elistista brasileiro nao pode reclamar de nada se nao tem consciencia moral e nao pratica justica social.  Soh em um pai(h)s mais solidario e que puna a corrupcao ou mesmo o indicio dela com a remocao imediata do cargo publico – e com pena carceraria – haveria alguma possibilidade do Brasil ser um grande pais. D’outra materia o povo serah sempre tratado de idiota e de aproveitador, enquanto elas disfarcam e roubam.  Moral vem de familiae me parece que os ricos tem a moral que de tudo podem por foram avalizados pelos seus pais para assim ser.

  19. É o movimento atual

    Não me arrisco a dizer que conseguem, mas tudo indica que sairão vitoriosas.

    Afinal, a cada dia uma nova prebenda é ofertada. Auxilio moradia já virou ‘necessidade’, por quê as ‘primeiras damas’ não conseguirão?

    Quem pode rouba um naco do Estado.

     

  20. Isto é uma vergonha!

    Este Sr. Eduardo Cunha é um tipo que se presta a tudo pelo poder. Até em ouvir o pedido imoral destas senhoras. Trabalhamos o ano inteiro para poder viajar uma vez com a família enquanto estas madames querem viajar de graça. 

  21. Mas elas aceitarão uma doméstica ao lado, no avião?

    Vamos considerar. O pedido dessas madames é de uma corrupção didática. “Como assaltar o estado dentro da Lei”. Ora, elas são corruptas, por isso casaram-se com homens corruptos, que hoje são parlamentares. Simples assim.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador