Veja e sua reportagem em “off” para ataques a Dirceu

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Enviado por alfredo machado

A revista-modelo

do Brasil 247

Sem provas e em “off”, Veja aponta regalia de Dirceu

:

 

Reportagem deste fim de semana sobre José Dirceu, por quem Veja nutre um estranho fascínio, é mais um exemplo da esculhambação da imprensa e da Justiça no País; todo o texto está ancorado em relatos de supostos servidores da Papuda que teriam falado sem se identificar, o que configura o chamado “off” no jornalismo; essas “fontes” teriam dito que Dirceu vem tendo direito a picanha e lanches do McDonald’s na Papuda, além de um podólogo para tratar uma unha encravada; reportagem de Veja será usada numa manobra para enviar Dirceu a um presídio de segurança máxima, contrariando a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal, que lhe garante o regime semiaberto

15 DE MARÇO DE 2014 ÀS 07:29

247 – A revista Veja, que já invadiu um quarto de hotel em Brasília, numa operação feita em parceria com o bicheiro Carlos Cachoeira, entrega, neste fim de semana, mais uma armação jornalística a seus leitores, com o objetivo de manipular o Poder Judiciário. O alvo, mais uma vez, é o ex-ministro José Dirceu, por quem Veja nutre um estranho fascínio, tantas as capas que lhe foram dedicadas. Desta vez, a reportagem trata de supostos privilégios que Dirceu estaria recebendo na Papuda.

Em resumo, os privilégios seriam picanha, lanches do McDonald’s, visitas fora de horário e acesso a um podólogo, para tratar uma unha encravada. As provas… bem, as provas, elas não existem. Todo o texto de Veja está ancorado em declarações em “off” de supostos servidores da Papuda. Ou seja: supostas fontes que se mantêm no anonimato. “Nas últimas semanas, VEJA ouviu funcionários da Papuda que, sob a condição de anonimato, revelaram detalhes do regime especial a que estão submetidos os mensaleiros. ‘Aqui já teve até picanha e peixada feitas exclusivamente pra eles’, conta um servidor”, diz um trecho da reportagem.

Notícias desse naipe, sem nenhuma comprovação factual, atingem seus objetivos. Foi a suspeita de uso de um celular no presídio, lançada na imprensa mas negada por uma sindicância interna, que impediu a análise do pedido de trabalho externo de José Dirceu. Foi também uma nota sobre uma feijoada o argumento usado pelo juiz Bruno Ribeiro, filho de um dirigente do PSDB no Distrito Federal, para mandar Delúbio Soares de volta para a Papuda.

Com a capa desta semana, Veja tem alguns objetivos. Um deles é garantir a volta de José Genoino à prisão. “Numa conversa entreouvida por um servidor, um médico que atendia Genoino revelou ter escutado do próprio petista a admissão de que deixara de tomar alguns remédios para provocar uma arritmia cardíaca e, assim, poder pleitear a prisão domiciliar”, diz Veja. A prova? Mais uma vez, uma “conversa entreouvida”.

No caso de Dirceu, o que move a publicação é mais grave. Veja pretende manipular a Justiça para que um réu condenado ao semiaberto e recentemente inocentado da acusação de formação de quadrilha seja enviado a um presídio de segurança máxima – o que contraria a própria decisão do Supremo Tribunal Federal. “A Justiça está analisando um pedido do Ministério Público para que, diante da impossibilidade de controlar os privilégios concedidos aos mensaleiros pelo governo petista de Brasília, todos eles sejam transferidos para um presídio federal.”

Nos próximos dias, o Brasil saberá se uma reportagem da insuspeita Veja, em off, será acolhida como prova pelo Poder Judiciário. Esculhambação? Sim, esculhambação total.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

35 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Na verdade, se alguns dos

    Na verdade, se alguns dos réus do mensalão estão detidos em suas cidades de origem, por que José Dirceu não poderia ficar em São Paulo? Ele, como Genoíno, por exemplo, ficaram na Papuda porque esses trogloditas, tipo JB, querem que os petistas se lasquem, e uma das maneiras de maltratá-los mais é que permaneçam em Brasília, pra isso mesmo: pra que a repercussão de fofocas seja mais frequente, ou mesmo para que pelas fofocas Dorceu seja encaminhado para uma prisão de segurança máxima. Não faz nenhum sentido uma coisa dessas, mas como nada fez sentido desde sempre em relação a esse homem, tudo já parece normal. O que não se concebe é que essa gente sinta tanto ódio de José Dirceu. É um ódio doentio, que se espalhou. Quem não gosta dele não são somente esses, mas um bando de gente que lê a imprensa golpista, e que não tem o menor senso crítico. 

     

  2. Onde está a OAB? Onde estão

    Onde está a OAB? Onde estão os Ministros do Supremo que assistem calados a tantos abusos contra uma pessoa indefesa, trancafiada num presídio e impedida até de falar? Até quando vão todos se esconder de suas responsabilidades diante desse massacre contra o Zé Dirceu ?

  3. “provas… bem, as provas,

    “provas… bem, as provas, elas não existem. Todo o texto de Veja está ancorado em declarações em “off” de supostos servidores da Papuda”:

    Pro supremo brasileiro ta otimo.  A ultima vez que me interessei nesses mijados, eles estavam “fazendo investigacoes” das condicoes presidiarias do presidio petista.

    Por conta propria, aparentemente. Se um juiz -qualquer juiz- dos Estados Unidos se intrometesse com qualquer executivo penal hoje e agora (por mais baixo clero que fosse esse executivo penal), ele estaria sem emprego e processado.

  4. Mulher traída

     O sentimento da Veja com relação ao Dirceu se assemelha a um amor não correspondido e daqueles bem ressentidos. Impressionante. Qualquer pessoa com um mínimo de bom senso já percebeu o quanto há de ressentimento da Veja com relação ao Dirceu.Tá pior do que mulher traída.

  5. A coisa é tão ridícula…

      que se de fato dirceu cumprisse a pena à que foi condenado poderia ter acesso à esses “privilégios”, macdonalds, picanha e visitas onde  ele fosse trabalhar e ninguém tinha nada com isso.

  6. Até quando vão permitir que

    Até quando vão permitir que esse “esgoto” continue circulando??? Liberdade de Imprensa tem limite!

     

     

  7. Comentário.

    O raciocínio de “defesa” (fica assim por enquanto…) da reportagem é: você não tem como provar que estamos mentindo; nós estamos publicando; logo, é verdade. A pressuposição é que se eles, da Veja,  escreveram, a outra parte, Dirceu, tem que provar que não é nada disso – incrível, mas é assim.

    Vocês se lembram da fábula fabulosa da fuga da prisão de segurança máxima, do Marcola e companhia? Pois então. O cara, incomunicável, consegue tinta e serra pra fazer o plano funcionar. Quem deu a tinta? Quem deu a serra? Nada. A investigação foi real ou forjada, quem fiscaliza? Real ou não, motivo para endurecerem mais com ele. Separemos as coisas: que ele seja perigoso, dentro das atuais regras, ok; mas daí aceitar qualquer coisa que justifique um endurecimento vai longe; afinal, significa que qualquer um – o Marcola, você ou eu -, ao gosto daquele que investiga e daquele que julga, pode determinar quem você é. Sua palavra não vale nada, a impossibiidade de provar que a acusação é falsa é privilégio para o acusador (falácia: se você não provar que o que digo é falso, então, é verdadeiro o que eu digo), é o “sistema” que diz quem você é. Isso lembra bastante Foucault, a propósito. Meu chute: “vamos criar uma situação, jogar pra imprensa e ver como a opinião pública reage”.

    O mentirão 470 é público e notório; porém, os seus efeitos jurídicos permanecem, sob a morosidade dos ritos processuais, na criação da personalidade criminosa, de acordo com o interesse que a ele se vincula. Não é o ato em si que cria o criminoso, mas o processo. É Joseph K. precisando provar que é inocente de algo que nem sabe o que é.

    São tantos os fios soltos que aparecem situações estranhas, como a do ex-desembargador que, em um artigo para uma revista, colocou-se em posição crítica à vaquinha feita para Dirceu e Genoíno, pois a vaquinha retirava o teor punitivo em pecúnio ao condenado! E o mesmo ex-desembargador, em outros momentos, colocava em dúvida o mentirão 470. Em defesa à posição do autor do referido artigo, digo que este coloca a questão da insolvência e caducidade da multa imposta ao réu.

    Em off, uma fonte da PF me disse que o Carlinhos Cachoeira pautaria a Veja, via Policarpo Junior, dada uma vinculação que não se consubstanciava apenas entre jornalista e fonte.

  8. Se fosse aquele STF sem Teori

    Se fosse aquele STF sem Teori e Barroso, seguramente que bastaria que a revis, ops, perdão, que o panfleto chamado “Veja” sugerisse que teria ouvido de um taxista, que teria ouvido de um passageiro, que teria ouvido de sua funcionaria, que teria ouvido do pedreiro da sua casa, que por sua vez teria ouvido do dono da mercearia da esquina, e pronto, estava tudo muito bom. Provar o quê, além disto?

    O problema é que a administração das execuções penais parece que não passa pelo colegiado do STF. Apenas Barbosa, o carrasco ressentido, e seus juízes escolhidos a dedo, é que têm decidido a questão.

    O pior mesmo é saber que ainda sobrevive no Brasil um panfleto do mais baixo nível circulando ainda com alguma influência sobre os poderes constituídos. Isto sim, é de arrepiar, pois contraria a mais singela noção de democracia, já tão castigada neste Brasil de charlatães da mídia, senhores de engenho, latifundiários e eternos serviçais das elites dominantes.

    ô novela que não acaba!

  9. ONDE ESTÃO OS SENADORES E DEPUTADOS DO PT?

    Jamais gostaria de fazer esta pergunta.

    Penso que os representantes legais eleitos pelo PT já deveriam, há muito tempo, protestarem contra esta armação que está levando Dirceu, Delúbil e Genoíno a tratamento, que era de regime semi-aberto, ao regime fechado. Ainda mais cruel,  com previsão para decreto de prisão de segurança máxima, que é, conhecimento notório, destinada aos piores e mais violentos bandidos do País.

    Até quando a CUT vai fazer de conta que não é com ela?

    Temos aí três homens que foram perseguidos e, Genoíno, este torturado pelo regime ditatorial e que lutaram bravamente pela liberdade em nosso País.

    Todos eles possuem antecedentes criminais excelentes, tanto na vida pública como na particular. Mas, porém, todavia, contudo são tratados pela mídia brasileira – máxime esta revista –  como grandes criminosos, envolvidos no “maior” escândalo do País.

    Ora, repito: ONDE ESTÃO OS SENADORES, OS DEPUTADOS, OS SINDICATOS, A CUT, O MST, AS  ONGS, enfim todos aqueles que se dizia COMPANHEIROS para  estes heróis brasileiros – para mim serão sempre heróis – ONDE ESTÃO?

    É necessário abrir as comportas. Bater pesado nos responsáveis por esta perseguição insana. Pelo menos protestarem em todas as sessões do Congresso. Em todas as reuniões dos sindicatos. Em todas as reuniões da CUT e manifestações do MST. Há que se fazer isto. E é o mínimo que estamos esperando. Ou serão  todos também vendilhões do templo?

  10. A Naspers deve estar preocupada com a Abril

    Acho que até a Naspers deve estar preocupada com o fascismo da Veja.

    A Veja está à direita dos Boers, que já assimilaram e até cooptaram o CNA de Mandela e partiram para ganhar dinheiro com as classes emergentes africanas.

    Provavelmente queriam fazer o mesmo no Brasil, se a Abril deixasse…

  11. A VEJA não me preocupa mais.

    A VEJA não me preocupa mais. Está numa “peínha” de nada para acabar, desaparecer, falir. O encalhe nas bancas e supermercados é digno de nota. Resta-lhe apenas seus séquito de fanáticos- reacionários-fascistas e os coitados nas salas de espera de consultórios e hospitais. 
    A propósito, ela forma com os médicos elitistas um duo perfeito. 

    Sobre José Dirceu: não me é nada estranha a hipótese de colocá-lo em situação de risco só para eliminá-lo fisicamente. O clima de radicalismo político contribui para que essa hipótese terrível a cada dia se mostre menos absurda e passe para provável. 

    Nunca na história do Brasil um ser humano foi tão odiado. 

    1. Essa campanha de ódio contra o PT tende a se aprofundar

      A tática é levar a popualação a sentir um ódio mortal contra o PT, enquanto isso mensalão tucano(esse sim criminoso pq usou recursos públicos em seu esquema de caixa 2 eleitoral, o que não foi o caso dos petistas, uma vez que o Visanet não é público) dorme no gavetão de Barbosa, conforme já denunciou o ministro Barroso, relator do caso.

  12. “Veja mente” é redundância, tautologia, pleonasmo vicioso.

    O problema é que a manipulação da justiça, dos leitores e da sociedade é muito mais sério que português ruim.

  13. Resposta à Publicação

    Os interessados (José Dirceu, PT ou sei lá mais quem) tem que processar a revista. É o mínimo que podem fazer. Se for verdade, que a informação da revista mereça destaque. Se for mentira (o que é provável), que a revista pague as consequências.

    Tem que fazer como o Lulinha.Não adianta agir como a Maria do Rosário com relação ao Joselito: apenas publicar um desmentido e tudo fico por isso mesmo sem consequências.

    A cada reportagem tendenciosa os atingidos se calam e isso dá mais munição para a revista.

  14. A cena da ravena do filme do filme Bastardos Inglórios

    Quando leio mais uma notícia sobre repórtagens cafajestes como esta, o gosto de sangue me vem a boca e a cena  da ravena do filme Bastardos Inglórios, do Tarantino, me gruda na mente. Eu, no papel do Urso.

  15. off

    em OFF porque?

    está faltando dinheiro para pagar a luz?

    isso o governo já resolveu: continua pagando anúncios de orgãos oficiais para a revistinha.

    a perseguição rasteira da Óia  ao Dirceu, Delúbio, Genoino e Pizzolato a presidenta  resolveu com maior facilidade:

    usou o controle remoto.

    …………………………..

    3 horas da manhã tem formula um no plim plim. não percam. imagem na globobo narração pelo rádio.

     

  16. Uma das coisas que me deixa

    Uma das coisas que me deixa mais satisfeita nos finais de semana é verificar que a Veja sobra aos montes nas bancas. Bom… enquanto isso o Blog do José Dirceu está bombando de mensagens de parabéns pelo seu aniversário que é amanhã.

  17. e por falar em falta de

    e por falar em falta de provas, a afirmação abaixo e um non sense sem limites, pois para ir para um prisão de segurança maxima e necessario mais que uma materia de revista!  esse post parece ser sim uma ação de defesa do comportamento do Dirceu!

    “Veja pretende manipular a Justiça para que um réu condenado ao semiaberto e recentemente inocentado da acusação de formação de quadrilha seja enviado a um presídio de segurança máxima”

     

    isso e apenas expeculação de fã!

  18. e por falar em falta de

    e por falar em falta de provas, a afirmação abaixo e um non sense sem limites, pois para ir para um prisão de segurança maxima e necessario mais que uma materia de revista!  esse post parece ser sim uma ação de defesa do comportamento do Dirceu!

    “Veja pretende manipular a Justiça para que um réu condenado ao semiaberto e recentemente inocentado da acusação de formação de quadrilha seja enviado a um presídio de segurança máxima”

     

    isso e apenas expeculação de fã!

  19. Eu invejo os que tem coragem

    Eu invejo os que tem coragem suficiente para ficarem omissos diante de tudo isso que estamos assistindo. Por paradoxal que possa parecer, como é necessário coragem para ser um covarde. OAB anda muito ocupada com os coxinhas para dar atenção ao que se passa na sua cara. Na verdade, parece que usa os coxinhas para, futuramente, alegar esse empenho como justificativa para sua cumplicidade criminosa. 

    Amanhã é aniversário de José Dirceu ( aliás, já é hoje ); ontem completou 4 meses preso, ilegalmente; hoje a Trincheira da Resistência sai da frente do STF; o objetivo era a conquista definitiva ao semiaberto; ainda assim, ontem, os entrincheirados receberam a “visita” de 9 pessoas em seis carros, numa tentativa de intimidação.

    A vantagem nisso tudo é que fica claro para um número cada vez maior de pessoas, o tipo de liderança que é José Dirceu e o qto ele incomoda os tais poderosos que, querem rifá-lo como o grande poderoso. Ora, nunca vi poderoso incomodando-se com poderoso. A questão é que o poder de José Dirceu é outro é esse poder que deixa todos os que tentam derrubá-lo, na friagem.

    Eu nem falo nada… JD e os outros estão presos? Estão… Mas estão presos ilegalmente, quase um sequestro; para mantê-los presos, o presidente do STF e o Sancho Pança da VEP, cometem um crime atrás do outro; ficam reféns da mídia, cada vez mais e carregam o Judiciário inteiro, junto com eles para o limbo. MPF ou o que sobrou dele, já nem abre mais boca… Saldo do mensalão para o Midiciário: Mídia enxovalhada e sistema judiciário completamente, desacreditado. Saldo do mensalão para o PT: Os “maiores facínoras” que esse País já viu, conseguiram absolvição do crime de quadrilha e lavagem de dinheiro; sucesso absoluto nas campanhas de arrecadação; a primeira interpelação contra um ministro do STF por populares, aumento do número de filiados e simpatizantes e, a maior de todas as conquistas, cada dia que passa maiores esses homens ficam pq nem MPF/Mídia e STF JUNTOS conseguiram derrubá-los e cada vez fica mais evidente a armação que tentaram para golpear a Nação. E, por alguma razão, esses homens precisavam estar trancados para que o golpe fosse um sucesso.

    Vamos ver se o STF e o juiz da VEP emplacarão mais um mico. A Veja, já deu a ordem, vamos ver se os magistrados vão cumprir.

    1. Eu ia comentar isso, mas vi

      Eu ia comentar isso, mas vi que você já tinha comentado: Escolheram justamente a data do aniversário do Dirceu para publicar a matéria. Imagino até que já estivesse tudo pronto. É um grau de crueldade, inconcebível. Como conseguem descer tão baixo? E, no final das contas, a única privilegiada é a própria revista, que consegue até foto de preso dentro da Papuda.

  20. Nenhuma novidade: Os escravocratas de sempre em ação

    Talvez as pessoas não perceberam,  mas a Veja voltou àquela antiga linha editorial a la Cachoeira, será que o redator-chefe voltou a trabalhar, em off, claro. Quanto a Dirceu, o que está sendo privilégio é ele(Dirceu) continuar vivo e, se não conseguem matá-lo fisicamente, um presídio de segurança máxima seria uma forma de matá-lo civilmente. É a velha mentalidade escravista de nossa elite, da mídia e do Judiciário. Fala Mino

    [video:http://www.youtube.com/watch?v=kgeKE-fCQdg%5D

  21. Não consigo externar meus

    Não consigo externar meus pensamentos sobre essa imprensa maldita,mas nos ultimos dias tenho desejado que essa maldita morra,e fico pensando como será a noite dessas pessoas,que males poderiam se abater sobre eles?que tipo de punição merecem pessoas que usam dessa prática? praticam assassinato e torturas a luz do dia,na maior ilegalidade  legalizada,jamais vista.Espero que um dia provem do seu proprio veneno!sinto uma dor esquesita e uma sensação de impotencia do caralho…vou parar por aqui,estou chorando..

  22. O cunhado do irmão de um

    O cunhado do irmão de um amigo meu que tem uma namorada que trabalha no Macdonalds disse que seu colega de trabalho Alceu mandou entregar dois BigMacs na Papuda com certeza foram parar nas mãos de Dirceu.

  23. Blog esvaziado: uma sugestão

    Nassif e equipe,

    acho que é urgente colocar algumas regras e divulgá-las com estardalhaço sobre a participação neste blog.

    Restringir o número de comentários pela mesma pessoa, seria uma alternativa, por exemplo: É um saco as praticamente conversas  e “debates” entre os mesmos internautas, seja num post-matriz só, ou seja pelos diversos posts-matriz. Tomam conta do blog, e isso acho que afugenta outros que poderiam colaborar (ou voltarem).

    Noto, também, que alguns bons comentadores, participantes desapareceram, sumiram – talvez pelo motivo aqui apontado.

    saudações,

     

  24. Matar impunemente

    Eles conseguem o que mais de 20 anos de ditadura não conseguiram. Sistematicamente e à margem da lei e do direito trituram Zé Dirceu além dos limites humanamente suportáveis. Tudo isso em um regime que se considera de plenas liberdades democráticas.  Zé Dirceu tornou-se refém de juízes claramente com instintos facistas e tão desumanos quantos os juízes das cortes nazistas de Hitler.  O objetivo por trás das mentes doentias que açambarcaram o Judiciário é o mesmo do famigerado Fleury. Mudaram apenas os métodos e os instrumentos.

  25. VEJA só que como VEJA mente

    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-asp/1013567_633640943313319_1787516652_n.jpg

    A Revista do BOIMATE, nunca perdoou quem se opôs aos seus criadores de “OFF”.

    É o caso dos BANDIDOS CACHOEIRA E DEMOSTENES que editavam, sempre em “OFF” , a revista que rolavaasbostas deles em troca sabe deus de quê?. ONDE ANDA O ‘FAMOSÍSSIMO’ JORNALISTA (?)  CANETA?

    Estaria o CANETA rolando alguma coisa em “OFF” com outros bandidos do tipo Cachoeira e Demostenes na tentativa de desqualçificar ainda mais o JOSÉ DIRCEU?

    PORQUE FARIAM ISSO?

    VEJAM O LINK ACIMA E ABAIXO:

    https://fbcdn-sphotos-f-a.akamaihd.net/hphotos-ak-asp/1013567_633640943313319_1787516652_n.jpg

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador