Venezuela: ausência de modelo viável de desenvolvimento

Por Gunter Zibell – SP

Comentários ao post “O resultado das eleições municipais na Venezuela

Seria bom comparar a diferença destas municipais (6,5%) com as municipais anteriores, comparar com as últimas presidenciais não faz sentido, posto que são dinâmicas eleitorais diferentes.

Por que não comentar que o oficialismo perdeu agora a prefeitura de Barinas (reduto de Chávez)? E que a oposição ganhou nas 5 cidades mais populosas?

Por que não comentar que a diferença nas presidenciais de 2012 foi de 11%? (em 2006, 26%; em 2013, 1,6%. Quanto será em 2018?)

OK, comemorar 210 prefeituras. Por que não falar que em 2008 foram 260?

E assim caminha a informação parcial…

****

Olha, mas eu não estou nem aí para o que a grande mídia fala (e talvez nem mais a Globovision seja oposição, parece que mudou o controlador nos últimos meses).

O ponto é que se trata de duas sequências diferentes – e paralelas – de tendências de curto prazo.

Uma para eleições presidenciais (26% de diferença em 2006, 11% em 2012, 1,5% em 2013 – ???? em 2018)

Outra para eleições municipais (260 prefeitos do governismo em 2008, 210 em 2013, ??? em 2018)

Se uma eventual blogosfera não contempla essas questões, fica com que credibilidade?

Comparar tendências municipais a federais não é feito para o Brasil, porque fazê-lo para a Venezuela? Porque foi o único número que combinava com o discurso?

O interessante não é ser “espelho” de algo equivocado, no caso a grande mídia de lá e de cá, mas retratar mais fielmente os fatos.

Sei lá, pra mim não tem importância a política da Venezuela, só acho que seria melhor enxergar as coisas de modo mais holístico e abrangente, não fazer um artigo pinçando os aspectos positivos só para um lado, é meio como evitar dizer que o rei está nu.

Como você diz, a ausência de programas sociais e iniciativas do tipo era um grave problema. A situação local anterior (e atual oposição) era completamente cega a respeito nos anos 1990.

Só que daqui para a frente teremos a ausência de modelo viável de desenvolvimento como um problema. O populismo cambial e de congelamento de preços levará ao quê?

E ninguém lembra que a Constituição Venezuelana tem o instituto do recall. Será aplicado em 2016?

****

Mas será que o modelo da Venezuela é “socialista”? Se fosse não seriam necessários decretos? As estatais fixariam seus preços. Há muitos “toques” políticos misturados. Do populismo econômico ao discurso religioso, lá se usa de tudo.

Alguma coisa da confusão econômica no Brasil de 1986 a 1993 talvez ocorra por lá. Não que seja igual, não digo isso. Só que elementos podem se repetir sim. Desabastecimento e inflação, por exemplo.

Concordo que achar análises confiáveis sobre a Venezuela não é fácil. São todas muito apaixonadas e polarizadas.

E também falta que se aborde lá a questão da criminalidade. O grande aumento de violência urbana na última década não combina com o discurso triunfalista. e isso assusta inclusive à classe média baixa.

Redação

62 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      1. Selma G, será patrulha

        Selma G, será patrulha daquilo que não acompanha o discurso único?

        Note que o comentário foi feito porque o post é das 18:00 de ontem e o primeiro comentário só surgiu às 07:00 de hoje.

        E já que é tão ‘chavista’, leia o texto que sugeri, que também é pró-Chavez.

         

    1. E na sua opinião, em relação

      E na sua opinião, em relação a 2008, cresceu ou caiu?

      Qual a população dos municípios da oposição em 2008 e qual a de 2013?

      1. Perderam plays

        Na minha opinição aconteceu o seguinte

        Fez 210 prefeituras do país, o que equivale a 76% dos postos em disputa.

        também ganhou a maioria das prefeituras no estado governado pelo opositor capriles

        Na minha opinião isso se chama goleada

        Na minha opinião a eleição anterior tinha sido uma goleada maior,  ainda na minha opinião Chavez perdeu o plebiscito de 2007 mas chaves ganhou tudo o que veio em seguida, as previsões das mães dinás da direita não se confirmam, ouvimos isso aqui no Brasil e na Venezuela  é a mesma coisa, agora vai, no final se dão mal.

          E tem mais, Capriles fez campanha tentando parecer seguidor do chaves percebendo que Maduro ainda é novidade , como em todo lugar o que não falta é mané, tem gente que vai na onda, quem não acredita e vota sabe que tá votando num farsante, mas Maduro ainda tem muito tempo pra mostrar quem é quem.

            Se por ventura um direitista ganhar como aconteceu no chile por vacilo da esquerda, na eleição seguinte dificilmente se mantém, o fracasso da direita é um fenômeno global, só se mantém por golpes como em Honduras.

          Mas pra tornar esses posts mais úteis, vamos mostrar quem a direita quer no comando pela américa latina, gente como Capriles, participou do golpe de estado contra o chaves, invadiu embaixadas estrangeiras, foi preso por tudo isso, se livrou do processo depois que o procurador geral que cuidava do caso foi literalmente explodido junto com seu carro no melhor estilo máfia, essa é a direita, por aqui também tem gente sumindo, inclusive blogueiros, seres que a direita detesta enquanto adora as globoVisions golpistas, pra quem tiver estômago a coisa vai mais além

        http://www.globalresearch.ca/o-jogo-perigoso-de-henrique-capriles-e-da-oposicao-venezuelana/5331951

        http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/27872/50+verdades+sobre+henrique+capriles+candidato+opositor+a+presidencia+da+venezuela.shtml

        Na Colômbia adoravam o Uribe cria de ninguém menos que Pablo Escobar, mas é melhor nem falar de pó.

        O sonho da direita é retornar ao “paraíso perdido” de 15 anos atrás quando eles reinavam, paraíso da máfia é claro.

        1. Na Colômbia o presidente

          Na Colômbia o presidente agora é o Santos. Que assinou tratados com Humala Ollanta (que nem mais é citado como ‘progressista’ em posts.)

          Mas se você está tão convicto do sucesso do PSUV em 2018, ótimo.

           

  1. A manchete da Globonews sobre

    A manchete da Globonews sobre as eleições da Venezuela foi a seguinte: “Maduro perde eleição nas principais cidades da Venezuela”

    Porque só os contra pode recorrer a este tipo de manipulação? Conheço da Venezuela só o que a imprensa brasileira fala e só pelo post de ontem eu vi a análise  da eleição sobre um outro ângulo.

    1. Não tem manipulação nenhuma,

      Não tem manipulação nenhuma, o chavismo perdeu as eleições em Caracas, Maracaibo , na propria cidade onde Chavez nasceu e onde a familia Chavez domina politicamente  e em mais tres cidades das cinco maiores da Venezuela, portanto perdeu nas CINCO maiores cidades do Pais, onde está a manipulação?

      1. Manipulador é você Motta

        Veja o seu texto manipulado: “perdeu as eleições em Caracas, Maracaibo (2)….., e em mais três cidades das cinco maiores da Venezuela (2 + 3 =5)…. portanto perdeu nas CINCO maiores cidades do Pais”

        Então a notícia manipulada por você poderia ser: “Maduro não ganhou em nenhuma cidade grande da Venezuela”

        A notícia real foi: A oposição, que venceu em 46 municípios nas eleições de 2008, manteve o controle das dois maiores cidades da Venezuela, Caracas e Maracaibo, e conquistou o controle de ao menos quatro capitais estaduais atualmente nas mãos de partidários do governo.

        1. Além do mais, caro Alexis, é

          Além do mais, caro Alexis, é bom lembrarmos que há pouco tempo atrás, a oposição aqui no Brasil tinha as três maiores cidades do país, São Paulo com Serra/Kassab, Rio com Cesar Maia e BH com Pimenta da Veiga (senão me engano).

          Em pleno governo Lula! O que isso quis dizer? Nada, o pig fez muito bariulho, mas os demotucanos continuaram minguando.

          1. Mas o PIG não fez barulho

            Mas o PIG não fez barulho também, nas eleições de 2012, a respeito das eleições em Salvador (*), Recife, Fortaleza, Belém (*), Manaus (*), BH. O “PIG” poderia divulgar isso tudo como ‘insucesso’ do governismo nas duas regiões que mais deram, percentualmente, votos a Dilma. (*) ‘demotucanos’, nas demais ‘nova oposição’.

            Porto Alegre é com PDT que não é aliado fiel do PT. Rio de Janeiro é Paes que ainda não apoia o candidato estadual do PT.

            Então, não necessariamente é importante. Senão o ‘PIG’ exploraria isso. Ou é importante e como SP é a ‘joia da coroa’ das prefeituras, e a única grande capital solidamente pró-PT, o PIG comenta que a popularidade de Haddad não é tão alta como se esperava.

            Enfim, menos. Chegou um tempo de parar de dar tanta atenção à mídia, senão fica um discurso autocentrado e às vezes até contraditório.

          2. Como você está feliz com  a

            Como você está feliz com  a prorrogação da obrigatoriedade dos airbags…

  2. E em 2050, ou 2100?

    Ganhar por pouca ou muita diferença não irá mudar o conceito político de quem condena a priori o governo venezuelano, como muitos neste blog. Aqui no Brasil a Dilma ganha por pouca diferença, mas já está bom demais para muitos de nós e, ainda, considerando que às vezes o PT também perde em grandes estados e/ou capitais, como Minas Gerais e São Paulo. No Brasil o PT governa, embora a sua representação em municípios, estados e no legislativo, seja proporcionalmente muito menor que a do partido socialista na Venezuela. Foi um grande triunfo sim!

  3. GZ

    Gunter, me admira Vc repisar descontentamento sobre análise de estatística, como se difícil fosse manipulá-las conforme a necessidade do “analista”. Tão fácil, isso. Aqui, a cada uma dessas ditas pesquisas presidenciáveis a mídia faz um contorcionismo danado para esconder o óbvio, sempre com um mas, um porém, um senão… Faz assim, não, menino! Abrs.

    1. Oi Nonato,
      Você leu o post de

      Oi Nonato,

      Você leu o post de ontem, do Tijolaço?

      Nele se compara uma eleição para prefeituras, com 6,5% de ‘folga’ para o PSUV com os 1,5% de vantagem nas presidenciais.

      Só que ambos os resultados são inferiores que os obtidos em 2008.

      Eu não estou nem contente nem descontente com os fatos, apenas acho que se blogosfera quer credibilidade, não deve fazer o mesmo contorcionismo, certo?

      A evolução recente para os três níveis de governo lá são em curvas paralelas decrescentes para o oficialismo. Ok que ainda todos acima de 50%. Mas comparar um ponto de uma curva com um ponto de outra curva (não a mesma curva em seu passado) é desinformação.

      Abrs.

       

       

  4. Olhando o mundo com óculos Rainbow

    Agora está explicado: O Gunter, como é costumeiro, subordina os aspectos políticos e a verdade dos fatos a sua particular militância Gay

     

    América Latina 15 de Agosto de 2013•19p6 • atualizado às 20p2

    Venezuela: Maduro acusa Capriles de ser cúmplice de rede de prostituição gay

    O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou o seu principal opositor, Henrique Capriles, de ser cúmplice de uma rede de prostituição de gays e travestis. Segundo a denúncia, um importante assessor do ex-candidato presidencial da oposição estaria à frente de uma rede que explora gays e travestis dedicados à prostituição.

          1. Não ví nenhuma homofobia no

            Não ví nenhuma homofobia no comentário. Isso é coisa dos trolls que ficam espreitando os comentários dos outros para tentar atacá-los, sempre através de seu “modus operandi” formado pela mentira, insídia e má-fé.

            Discordodo autor do comentário quando diz que o Gunter está limitando sua análise à óptica da sua conhecida militância pelos direitos dos gays. Ele não faz isso nos demais posts dele e este não é exceção. Mas não acho que a opinião expressa pelo comentarista, mesmo que errada (em minha opinião) tenha sido motivada por homofobia.

            Os conhecidos trolls Zanchetta e ARENA (o Aliança Renovadora Nacional) estão é forçando a barra (por má-fé)para atacar o comentarista, apenas por ser alguém que não compartilha da doutrina que eles querem impor na marra neste blog.

  5. O título da matéria e os dados

    Venezuela: PIB cresce 5,5% em 2012 – economia – geral – Estadão

    economia.estadao.com.br/…/economia-geral,venezuela-pib-cresce-55-em…‎27/12/2012 – A economia da Venezuela cresceu 5,5% em 2012, segundo dados preliminares divulgados hoje pelo banco central. O resultado mostra uma …

    Cepal: Venezuela, Equador e Brasil lideram redução da pobreza na …

    jornalggn.com.br/…/cepal-venezuela-equador-e-brasil-lideram-reducao-…‎há 5 dias – Luis Nassif Online Posts recentes … Brasil, Venezuela e Equador lideram redução da pobreza na América Latina …. imagem de Assis Ribeiro.

     

  6. O problema do governo Maduro

    O problema do governo Maduro reside justamente no tipo de liderança que Chavez forjou ao longo dos tempos.

    Eu sou um grande admirador de Chavez, mas vamos combinar que o seu sucesso se creditou ao tom caudilhesco, quase messiânico de sua liderança. Ele se via imbuído de uma missão, cheia de simbolismos, cheia de retóricas grandiosas, e colocou-se acima das instituições venezuelanas. 

    Verifique-se que eu não estou me referindo pejorativamente ao “colocou-se acima das instituições venezuelanas”. Na Venezuela, tanto quanto no Brasil, as instituições democráticas são um tanto antidemocráticas. Só ver o que aconteceu com o PT aqui, que tentou seguir direitinho as regras do jogo e parte cada vez mais para a centro-direita.

    Ser “institucional” na maioria dos países da América Latina é isto: lidar com regras imobilizantes, com Congressos cheio de coronéis e semi-ditadores regionais, com uma grande mídia vinculada majoritariamente a um anti-projeto nacional, de subdesenvolvimento vinculado aos EUA mesmo, e o caminho mais fácil sempre foi “cair nas teias”, sob a justificativa de que nada poderia ser feito, como, de novo, vemos aqui no Brasil.

    Ontem um texto de Slavoj Zizek, sobre Mandela, é claro: a celebração universal de sua liderança é um atestado que o líder sul-africano incomodou pouco as elites globais. Este mesmo adágio pode se referir a Lula e Chavez: um é celebrado pelo capitalismo financeiro transnacional com o seu Bolsa Família e seu desenvolvimentismo sem sair da linha que o mercado traçou, “The Man”, segundo Obama, enquanto o outro é detestado com o seu “socialismo do século XXI”.

    O melhor de tudo é que Chavez não precisou ser um Mugabe, ou um Vargas, para promover as mudanças em seu país. Deixou a imprensa livre (só ver a ira e a virulência das TV’s venezuelanas para ver que Chavez nunca censurou a imprensa), mas ao mesmo tempo fomentou e transformou em governista a TV estatal; nunca se afastou do caminho das eleições, promovendo as eleições mais limpas do mundo, conforme Jimmy Carter, e as liberdades democráticas foram plenamente garantidas.

    Então, o tom “acima das instituições” a que me refiro, é ter optado pelo apoio popular, por incentivar movimentos sociais, pela guerra retórica contra as elites, ao contrário do tradicional negociar e acomodar elites regionais no governo, em prol da estabilidade institucional. Sua escolha não foi fácil, levou uma tentativa de golpe, mas ao fim seu partido cresceu cada vez mais sob sua liderança. E se tornou um referencial contra o argumento dos que propalam que nada pode ser feito, se o partido não detém maioria no Congresso (e nem adianta argumentar que AGORA o PSUV tem maioria; estou falando de 1998, quando a realidade não era lá muito fácil para Chavez).

    Porque digo, então, que o problema é o tipo de liderança que Chavez forjou?

    Porque para tanto, é preciso de carisma, ter uma retórica muito boa, uma liderança incontestável, o que não vejo em Maduro. O maior desafio do Chavismo é sobreviver sem Chavez agora. Tanto que Maduro está enfrentando dificuldades para enfrentar o boicote que a elite faz ao seu governo, com o clássico da falta de suprimentos, coisa que Chavez contornava com um pé nas costas.

    Então, é até compreensível a queda de votos que o PSUV teve. Creio que a maioria da população venezuelana ainda esteja com o partido, mas, já que não existe no horizonte nenhuma liderança carismática como Chavez, que se coloque acima das instituições, eles terão que começar desde já procurar modos de se institucionalizar mais, mas sem cair nas teias da governabilidade sem critérios, que conhecemos tão bem. 

    1. Destaque para a fase pós Chaves

      A morte de Chaves colocou um político de menor envergadura para comandar o movimento popular na Venezuela. Ao tirar a figura do caudilho Chaves, naturalmente que o jogo político ficou mais limitado ao confronto de idéias e programas. Acho surpreendente que o PSUV dirigido por Nicolas Maduro, embora com boicote do comércio direitista, tenha conseguido manter a vantagem sobre os poderosos adversários. Venezuela, afortunadamente, não parece depender apenas de Chaves.

  7. Os fatos objetivo sobre a

    Os fatos objetivo sobre a Venezuela são:

     

    1.O cambio paralelo é dez vezes maior que o oficial.

    2.O pais não tem crédito internacional algum, não tem rating algum, não se trata de nota baixa, não tem nenhum rating  como risco de crédito está pior que paises africanos pobres como Camarões.

    3.As tres refinarias construidas pelas multinacionais e nacionalizados em 1982 estão sucateadas e a metade da gasolina consumida na Venezuela é hoje importada dos EUA. Obviamente Chavez em 14 anos de poder não construiu nenhuma refinaria nova.

    4.A PDVSA, outrora a maior petrolifera da America Latina, está hoje uma quebrada, parte dela foi entregue aos militares para deixa-los quietos. a PDVSA emprega cinco vezes mais pessoal que em 2002, quando Chavez fez o primeiro expurgo de engenheiros de petroloe, a Venezuela tinha 9.000 enegenheiros de petroleo, hoje quase todos no exterior. Depois do expurgo de 2002 foram feitos mais três expurgos, hoje o nivel de pessoal técnico da PDVSA e extremamente baixo, a empresa antes de Chavez nunca foi afetada pela politica, hoje é o maior reduto do aparalhismo chavistam não consegue explorar as novas reservas do Orinoco, 100% entregues a empresas estrangeiras, a maior das quais a Chevron que é a maior concessionaria do campo do Orinoco..

    5.A economia foi destruida com a estatização de 2.300 empresas, algumas sem nenhuma logica, omo a AgroIsleña, uma rede de lojas de ferramentas para jardinagem, plantas, vasos, etc. Em cada empresa nacionalizada puseram

    como empregados a galera chavista, na média de 5 empregados para cada vaga que existia antes. As empresas nacionalizadas estão todas quebradas e sucateadas.

    6.A maioria dos empresarios venezuelanos em todos os setores já foi embora da Venzuela.

    7.O ano passado ocorreram 1.300 sequestros em Caracas, os sequestradores sabem quanto o sequestrado tem no banco, mostram até o extrato da conta. A taxa de criminalidade em Caracas é a maior do planeta.

    8.um terço da produção de petroleo da Venezuela, que não aumentou desde que Chavez chegou ao poder, vai para a China sem produdir nenhum centavo de receita. A China já pagou adiantado pelas remessas de petroleo pelos proximos DEZ ANOS, entregou US$48 bilhões à Venzuela por conta de petroleo.

    9.O BNDES tem na Venezuela US$7 bilhões de créditos que só por milagre um dia vai receber.

    É esse regime de hospicio que alguns aqui defendem como se quase metade dos eleitores da Venezuela fosse a “”elite branca e reacionaria” e não o povo que não aguenta mais tanta demagogia e qualquer pessoa com o minimo de informação sabe que os votos chavistas são em grande parte resultado de coação, há crença absoluta no povão que o Governo sabe em quem o eleitor vota e como amaioria dos empregos depende do governo todo mundo tem medo, o voto na Venezuela exige a inserção da carteira de RG, muitos pensam que fica registrado em quem o eleitor

    votou. Com tudo isso o chavismo não conseguiu metade dos votos.

    1. Cálculos de nível AA, como nas sábias agências especulativas

      não explicam como a venezuela, altamente dependente de sua industria petroleira, cresce mais de 5% nos fazendo inveja.

  8. Para entender o que acontece

    Para entender o que acontece com a Venezuela tem que entender o foro de São Paulo, que faz o planejamento estratégico politico das esquerdas no continente.

    O que acontece na venezuela não é um caso isolado faz parte de um conjunto de ações coordenadas e planejadas com o intuito de dominar o poder na América Latina.

    Quem financia e coordena as campanhas da esquerda no continente é o foro de São Paulo, os eleitos ficam devendo favores e compromissos frequentemente em oposição ao interesse do país.

    Ate aqui não é um problema criar um bloco politico internacional, o problema é a aposta no socialismo como solução para os problemas do continente.

    O primeiro dogma do socialismo é o fim da propriedade privada dos meios de produção, por isso o viés estatista, fazer crescer o estado ate que toda a atividade produtora esteja em suas mâos, fazer os bancos estatais crescerem ate que todo o sistema financeiro seja estatal.

    O problema é que o socialismo é inviável e esta destinado ao fracasso, e os lideres socialistas sabem disso, o que eles desejam é criar uma superestrutura estatal, uma sociedade corporativista estatal, onde uma elite burocrática explora a nação, e eles serão esta elite.

     

     

     

     

      1. Beco sem saída.

        O caso da Ucrânia é emblemático. Por um lado aderir a UE e suas “condições”, por outro estreitar relaçõescom a Rússia e suas “condições”! Situação complicada. Mas uma coisa é certa, ambosestão de olho no gás ucraniano.

      1. Não se engane Zanchetta eles

        Não se engane Zanchetta eles sabem bem o que é o socialismo, querem é fazer parte da elite  burocratica estatal.

        Veja se faz algum sentido trocar um sistema corporativista privado por um corporativismo estatal. Pior dos mundo é unir poder econômico com poder politico, não tem pra onde o povo correr.

  9. Estou pasmo com a falta de

    Estou pasmo com a falta de argumentação deste comentário promovido a post.

    Provavelmente a causa é justamente ter sido escrito como um comentário em meio a um debate e ao ser promovido a post ter perdido parte do contexto.

    Como eu não lí o póst original e nem vi o comentário em seu contexto inicial, tive um choque com a falta de argumentação.

    Ora, o Gunter sabe muito bem que se pode chegar a conclusões positivas e negativa conforme se analisa os dados, principalmente quando se observa apenas uma parte das informações. Pelo histórico dele concluo que havia um úmero muito grande de citações de dados positivos e ele quis colocar uma seleção de dados negativos e as conclusões parciais e falsas que se poderia tirar deles, provavelmente com intuito de mostrar um lado diferente da questão.

    Acontece que como post, o texto ficou muito ruim, parecendo uma daquelas forçações de barra feitas pelos trolls do blog, o que absolutamente NÃO é o caso do Gunter.

    Comparar a diferença de votação do Chaves com a do Maduro é tão ou mais disparatado do que comparar a diferença de votação entre as eleições gerais e as municipais na Venezuela. Isso porque quem concorreu não foi o Chaves e a eleição de 2013 foi realizada apenas após um ano da eleição de 2012, mas sem a liderança de Chaves e sem sua presença física. Como dizer então que se trata de uma “sequência de tendência de curto prazo”? O raciocínio que indica não comparar as eleições gerais com as locais também indica não comparar a votação de Chaves com a de Maduro.

    Pontos negativos podem ser pinçados de um lado e de outro, isso não é novidade, aliás a essência da trollagem no blog é de pinçar dados parciais e fazer afirmações falaciosas sobre eles. É verdade que muitas vezes os trolls recorrem a mentiras grosseiras, mas aí já é um resultado da incompetência deles (sejamos honestos, um sujeito inteligente e capaz não vai se sujeitar a trabalhar como troll profissional – segunda atividade mais degradante do ser humano, atrás apenas dos assessores tucanos – nem precisa fazer trollagem para amenizar seus recalques e frustrações pessoais) e do modus operandi tucano (que é baseado no tripé mentira, insídia e ausência de escrúpulos). O fato é que o PSUV teve uma votação muito boa, que se não indica uma tendência de crescimento e muito menos esmaga a oposição, tampouco pode ser encarado como indício de crise para o chavismo na Venezuela, antes pelo contrário, se indica alguma coisa é uma consolidação do PSUV em um momento quando muitos reacionários acalentavam a ilusão de que a falta de Chaves seria o fim do seu partido e do movimento que leva seu nome.

    1. Precisa ver o post original,

      Precisa ver o post original, claro:

      http://www.jornalggn.com.br/noticia/o-resultado-das-eleicoes-municipais-na-venezuela

      A partir daí é que se pode imaginar se há crise para o chavismo ou não.

      E não compare Chavez com Maduro, mas Chavez 2008 e Chavez 2012. Pronto.

      E você acertou. A ‘análise’ do post original era viesada e levava a autoengano. 

      O que a oposição esperava agora, para 2013, pode acontecer em 2018. O PSUV já está em sua terceira queda sucessiva, se isso mais a insegurança pública mais as menores expectativas de crescimento econômico agora não acendem o ‘sinal amarelo’, o que o fará?

       

      1. E não compare Chavez com

        E não compare Chavez com Maduro, mas Chavez 2008 e Chavez 2012. Pronto.

        26% de diferença em 2006, 11% em 2012
         

        Vamos então comparar Chaves com Chaves.

        Acho que uma diferença de 11% é bastante substancial, 26% que é extremamente alta. Pegamos dois pontos e comparamos, se o segundo é menorque o primeiro isso define uma crise?

        Veja, não estou afirmando que o chavismo não esteja em crise. Não tenho dados sobre a venezuela que me permitam dizer isso. Estou comentando apenas os dados que você sugeriu comentar.

        Vencer por 11% estando doente e com vários períodos de ausência para tratamento é uma façanha. Eleger seu sucessor depois de morto também. As reduções na diferença de votação são esperadas nesse contexto. A ausência faz perder votos, a doença faz perder votos (gera insegurança que espanta os eleitores) e a participação do Chaves, doente, na campanha eleitoral não pode ter sido tão efetiva quanto se ele estivesse sadio, como era o caso de seu adversário.

        Não levar em conta essas questões pode conduzir a conclusões enganosas.

        Acredito que possa haver outros fatores a considerar e que levem a sua conclusão de crise no chavismo, mas os fatores apontados em minha opinião são insuficientes para uma conclusão.

    2. esse parece ser o

      esse parece ser o comentarista mais radical do blog… é uma pena que haja radicais desta categoria aqui, o debate perde, como se tucanos fossem demonios e petistas santos… o comentarista parece ter sofrido lobotomia..valew!

      1. O Blog está cheio de trolls

        O Blog está cheio de trolls que só fazem postar provocações e mentiras, mas você considera que eu é que sou o radical.

        Interessante.

        Acontece que a única coisa que pode me destacar dos demais comentaristas é o fato de que eu não trato trolls como comentaristas genuinos e denuncio a jogada dessa praga digital. Os trolls claro ficam pocessos comigo, pois estrago o disfarce deles e abordo um ponto que eles não querem discutir: a questão das postagens feitas de má-fé.

        Se isso te incomoda, ótimo. É para incomodar mesmo. O incômodo leva à reflexão e o que a trollagem menos quer é a reflexão sobre o comportamento das pessoas em um debate.

        No mais, tenho minhas próprias opiniões políoticas e as expressos no blog. Não para provocar ninguém, mas para abrir minhas posições ao debate. Se você está incomodado com minha forma de ver o contexto político, ótimo também, pois é sinal que meu texto não é vazio e que eu assumo minhas opiniões. Meu objetivo não é agradar ninguém, mas colocar o que eu penso de forma clara e honesta. Isso com certez não agrada a todo mundo, assim como o conteúdo de minhas opiniões também não agrada. Mas é assim mesmo, se agradasse a todos teria alguma coisa errada

        Agora que eu esclareci minha posição, conte-me qual é a sua? O que pretende no blog? Sou só eu que te incomodo ou você acha o mesmo de todos que pensam diferente de você? Por que você usa um pseudônimo em vez de seu próprio nome? Tem vergonha do nome que tem ou quer ficar livre para criticar as pessoas sem ser criticado? Não acha que esconder seu nome o coloca já de saída em uma posição de pouca credibilidade porque antes mesmo de escrever preocupa-se em esconder-se atrás de um aparente anonimato permitido pela web?

  10. Gente: é

    Gente: é impressionante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Se a direita ganha uma cidade, é uma vitória. Se a esquerda perde uma cidade, é derrota!!!!!! Haja paciencia!!!!!!! Vitória é ter MAIORIA! Se o chavismo desaparecer em 2050, desapareceu! Mas, em 2013, ele GANHOU, mesmo não tendo as maiores cidades. E sejamos francos, sp é a maior cidade e tem o governo que tem!!!! A direita, para a mídia e justiça, é a salvação do mundo, mas os homenageados pela história no século XX, nunca são de direita.

  11. Gunter, eu entendi que o

    Gunter, eu entendi que o enfoque do post que provocou sua resposta foi outro. Não vi pelo lado do triunfalismo eleitoral do “oficialismo”, que de fato não houve.

    O post mostra que as espectativas criadas pela mídia brasileira foram frustadas, como sempre. E até eu, gato escaldado com o pig, estava certo que o Chavismo ia sofrer uma derrota retumbante.

    Estava convencido de que Maduro, atropelado pelas armadilhas da economia globalizada, sem o poder de liderança de Chavez, não teria respaldo nem do núcleo duro de sustençao do chavismo.

    Pode até ser que ‘a politica cambial populista e o congelamento de preços’ acabe afetando também esse estrato da população, mas ainda não é o caso. E a reclamação procedente no post é que o pig sempre nos passa uma cenário totalmente errado do momento politico da Venezuela

    1. Eu não estou ocupado com a

      Eu não estou ocupado com a mídia brasileira, Juliano. Não dou importância nenhuma a ela. 

      O que eu quis dizer no outro post:

      – a comparação feita naquela post é indevida.

      – desde 2008 houve uma queda dos resultados do PSUV, ainda que fiquem acima de 50%.  (Mesmo resultados abaixo de 50% podem dar maioria legislativa para o PSUV, em função do sistema distrital lá adotado.)

      – houve crescimento da economia lá em 2012 como houve no Brasil em 1986. O que virá depois?

      Pode ser que as expectativas negativas que você e a mídia têm (apesar de motivações opostas) se confirmem em 2016 ou 2018.

  12. Tributo à Venezuela

    Venezuela é o país mais democrático da América do Sul. Chavez foi um dos maiores governantes da história da América Latina e seu legado se perpetuará por gerações. O povo o adora e isto está se refletindo na gestão de Nícolas Maduro. Chavez se tornou o guia espiritual da América Latina e deve ser visto como exemplo para o mundo. Do paraíso, Chavez certamente está intercedendo por cada cidadão venezuelano e latino-americano. Há provas disto, como a mensagem passada a Maduro por um pássaro e por sua incrível imagem descoberta nas construções do metrô de Caracas.

    1. http://twittervenezuela.co/pr

      http://twittervenezuela.co/profiles/blogs/70-millones-pago-victor-vargas?xg_source=activity

      Mansão em Palm Veach comprada por 70 milhões de dolares por Victor Vargas Irausquin, dono do Banco Ocidental de Descuentos de Maracaibo e presidente da Associação dos Bancos da Venzuela, chamado de “”o banqueiro de Chavez”,

      lider da boliburguesia, a elite chavista que é infinitamente mais corrupta e pior do que a tradicional elite venezuelana, já emigrada, ninguem é louco de morar na Venezuela se puder mora em outro lugar, o chavismo transformou um dos paises outrora mais ricos do mundo em uma mega favela afundando a cada dia, a empresa privada praticamente acabou a não ser que seja ligada ao regime, 90% da população depende do governo, nem o petroleo sustenta mais essa economia fracassada, o unico pais que dá credito é o Brasil, por afinidade ideologica, a conta se espeta no contribuinte brasileiro.

      1. Merreca

        Perto dos US$ 500 milhões que o PSDB, com o Serra, tungou do estado nos trens em São Paulo (só neste caso) os US$ 70 milhões do Irausquin é uma merreca e não vi voce reclamar disso e das privatitizações (que foi um roubo muito maior) e aconteceram no nosso país.

        1.  O PSDB é um horror, em nada

           O PSDB é um horror, em nada melhora a situação da Venezuela e o Victor Vargas não tem só a casa de Palm Beach, tem muito mais, bilhões mais, tem dois Boeings só para transportar cavolos de polo.

    2. eu nao sei o que me deixa

      eu nao sei o que me deixa mais estarrecido

      Um lunatico postar algo como o texto acima, ou ter lunaticos avaliando isso a ponto de conceder estrelas…

      kkkkkkkkkkkkk

  13. Forçadas e inexistentes correlações

    FORÇADAS E INEXISTENTES CORRELAÇÕES – Analisar eleições municipais e estaduais é bastante interessante, desde que se compare as mesmas com as anteriores eleições municipais e estaduais. Principalmente na Venezuela onde as eleições municipais, estaduais e nacional, bem como a eleição para os parlamentos, acontece em datas completamente diferentes.

     

    A eleição atual na Venezuela diz pouca coisa sobre a situação nacional, no máximo confirma que o país é extremamente polarizado e que assim permanecerá durante bom período de tempo. Qualquer inferência sobre a conjuntura nacional venezuelana, feita a partir das eleições municipais, é ampla, geral e irrestritamente precária. Não tem serventia nenhuma!

     

    Já imaginaram tecer comentários a respeito das eleições presidenciais brasileiras com base nas eleições municipais? A correlação existente entre estes dois processos é próxima de zero…

     

    Quando o Partido dos Trabalhadores venceu pela primeira vez a disputa presidencial, em 2002, detinha apenas o oitavo lugar em número de prefeituras. Certamente algum “gênio” da ciência política poderia ter dito, logo após as eleições municipais do ano 2000, que o PT jamais chegaria ao Palácio do Planalto! Ora, isto seria uma sonora e rematada bobagem. E porque seria?

     

    Primeiro porque o dado que tem importância e relevância em análises sobre eleições municipais, estaduais e para os parlamentos é o número de VOTOS obtidos pelas agremiações partidárias, não o número de prefeituras ou de governos estaduais. O PMDB tem hoje o maior número de prefeituras do Brasil, em seguida vem o PSDB e depois o PT. Mas na verdade o partido que mais votos fez em todo o território nacional, na eleição municipal de 2012, foi o Partido dos Trabalhadores.

     

    E, segundo, porque como já foi dito e explicado, não há essa correlação direta entre número de votos ou de prefeituras com a questão da disputa nacional. E isto vale para o Brasil, para a Venezuela, para a Argentina ou para qualquer outro país.

     

    Ora, aqui em Pindorama, a título de exemplo, das 03 maiores cidades do país, o PT apenas venceu em São Paulo. O PT nunca venceu uma única eleição municipal sequer no Rio de Janeiro ou em Salvador! Mais do que isto, aqui em Pindorama, dos 05 Estados mais poderosos economicamente, o PT venceu apenas no Rio Grande do Sul. O PT jamais venceu uma única eleição estadual sequer em São Paulo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro ou no Paraná!

     

    E o que isto quer dizer?

     

    A rigor, e em matéria de disputa nacional, não quer dizer absolutamente nada. Não quer dizer rigorosamente nada. Ou quer dizer, no máximo, que em que pese o fato de o PT jamais ter vencido tais ou quais eleições municipais ou estaduais, este fato não impediu o partido de vencer três eleições presidenciais consecutivas (com reais possibilidades de vencer pela quarta vez…).

     

    Ou seja, a correlação forçada que uns e outros tentam construir cai por terra num piscar d’olhos.

     

    Por fim, o missivista cita a possibilidade da feitura do referendo revogatório, em 2016, e pergunta se o mesmo vai ou não ocorrer. Vai ocorrer se a oposição conseguir coletar as assinaturas necessárias para tanto. Não é automático! A oposição consegue as assinaturas, com fez em 2004, e o referendo será feito. Se não conseguir as assinaturas mínimas necessárias, obviamente o referendo não existirá. E isto é absolutamente normal, diga-se de passagem.

  14. Bem a Venezuela esta um caos

    Bem a Venezuela esta um caos e como ja era previsivel esta fadada a mergulhar na mediocridade onde voce só vê muros pintados com trabalhadores olhando para o infinito e sorrisos idiotas na face

    Na esquerdolandia latina a coisa funciona assim:

    Muito populismo, um lider messianico ( se possivel fardado ) 1 cadaver ( item importantissimo ) e muita retorica com cartazes e poster + grafites do lider de plantao + defunto em tudo quando é lugar

    A nossa esquerda é tao inutil que ao contrario da esquerda Russa e Chinesa ( e a exemplo de nossa pseudo direita ) é ladra, corrupta, INCOMPETENTE e nao tem noçao alguma de como fazer um pais funcionar

    Acham que gerir uma naçao é algo parecido com uma ONG onde garantindo um prato de sopa por dia ta tudo bem

    Uma naçao é coisa seria, envolve compromisso com politica de estado voltado a dotar ela de condiçoes de andar sobre suas proprias pernas isso implica em pesquisas e muita verba para desenvolver o parque industrial e a ciencia do pais.

    Mas aqui só ha ufanismo pelego, e na Venezuela isso esta sendo posto em pratica em doses cavalares logo teremos uma Cuba gigante rs

  15. apenas para contextualizar

    Como particpei do debate que deu origem ao post, gostaria de contextualizar que argumentava com o Gunter a ausência de parametros para se analisar a Venezuela e a falta que uma mídia isenta e imparcial nesta história.

  16. Olha o país em frangalhos da

    Olha o país em frangalhos da Venezuela, segundo AA e Aliança Liberal: Venezuela é o país menos desigual da América Latina, segundo o relatório da ONU-Habitat de 2012, com coeficiente 0,41. Já os EUA, pátria amada deles, chegou a 0,39.

    Mas distribuição de renda não importa, né MottaAraujo? O que interessa é a paz dos mercados, é o ambiente econômico para os grandes empresários e especuladores internacionais encherem as burras de dinheiro, bem como a manutenção de uma petro-burguesia venezuelana que vivia mais em Miami do que em Caracas.

    É tão grande a má vontade da mídia nacional e internacional com a Venezuela, que só mesmo na ONU, ou em sites e blogs de esquerda para ter esta informação, que está escondida escondida..porque será?

     

    1. Dependendo do ano da última

      Dependendo do ano da última pesquisa, os EUA já ultrapassaram a Venezuela em desigualdade, não vai demorar ultrapassar o Brasil também…

      1. Porisso é que há uma enoreme

        Porisso é que há uma enoreme fila na porta dos Consulados da Venezuela, todo mundo quer ir para lá e nos Consulados americanos não tem niguem, é um pais horroroso, ninguem quer nem conhecer.

  17. A Venezuela não está bem, mas muito melhor que antes de Chávez.

    Inflação: 1997 (100%) 2012 (20%)

    Desemprego: 1998 (14%) 2012 (6,8%)

    Crescimento da produção agrícola: 1988-1998 (5%) 1998-2012 (150%)

    Dívida pública: 1998 (49%) 2012 (28%)

    Além de outras conquistas sociais reconhecidas (maior salário mínimo do continente, menor índice de gini) a imprensa do país é muito mais pluralista que a brasileira.

    A doença holandesa também poderia ser chamada de doença venezuelana, a quantidade de capitais na economia do país sempre gerou estrangulamentos (fuga de capitais nos momentos de queda do petróleo).

    Porém a CEPAL reconhece que o problema jamais foi encarado tão seriamente quanto no Bolivarianismo, o PIB não-petroleiro cresceu mais que a economia do país e os investimentos em infra-estrutura também.

     

     

    1. Boa tentativa de salvar a

      Boa tentativa de salvar a pele dos parasitas bolivarianos , demagogos , corruptos e totalitarios…rs

      Na verdade a Venezuela de antes nunca foi criterio para comparaçao de NADA quando a analise é feita de forma isenta

      A Venezuela de ” antes ” era um nojo e absolutamente corrupta, misterio nenhum nisso.

      A coisa era tao feia e asquerosa que um militar golpista e lunatico, conivente com nepotismo e de viés absolutamente totalitario foi visto como algo bom por parte do povo venezuelano

      A tragédia do regime instaurdo por esse militar golpista e lunatico nao reside na comparaçao do que a Venezuela foi ” Antes ” ao menos de minha parte o ponto JAMAIS foi esse.

      E sim o que ela é HOJE

      Não era necessario nenhuma medida demagoga, totalitaria, ufanista, delirante e de concentraçao de poder como foi feito antes , durante e depois do governo do Sr Chavez para que a Venezuela alcançasse um padrao semelhante ( em termos de ajuda aos desamparados ) que tem agora.

      A questao é simples o homem tinha fome de poder, era totalitario e destruiu a naçao para poder ( nao ajudar o povo ) ele poderia ter feito isso sem os delirios que desmontaram a naçao venezuelana

      Mas sabe como é , na america latina lutar para combater a pobreza sempre represnta o mesmo que o culto à um lider messianico que aparelha o estado e constroi ( as custas do interesse da naçao ) ferramentas para perpetuaçao no poder

      Para dar casa, comida, educaçao e segurança nao é necessario ser um palhaçao totalitario , golpista e delirante como foi Chavez e seu herdeiro atual

      Basta vergonha na cara para dotar a naçao de segurança juridica e politica para o crescimento economico.

      Mas sabe como é né?

      É a maldição do populismo barato a sina deste continente…rs 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador