Vice de Aécio diz que experiência do PT em eleger ‘poste’ não deu certo

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O candidato a vice-presidente Aloysio Nunes (PSDB) disse que a experiência do PT em eleger “postes” não deu certo nem na capital paulista, com Fernando Haddad (PT), nem no governo federal, com a presidente Dilma Rousseff (PT). Citando a má avaliação do governo dos dois petistas, o senador afirmou que por mais que o ex-presidente Lula se esforce, este ano, o cenário apresenta-se mais favorável à vitória do correligionário Aécio Neves.

Aloysio disparou a sentença em entrevista exclusiva publicada pelo Diário do Grande ABC nesta sexta-feira (25). O tucano elencou as fragilidades da política econômica nacional e citou as pesquisas de intenções de voto que colocam Dilma como lider em rejeição entre os principais postulantes à Presidência. “Há desgaste da presidente”, apontou.

Questionado sobre como o PSDB planeja se infiltrar em territórios tradicionalmente petistas, como a região do ABC paulista, Aloysio disse que o eleitorado hoje não segue essa linha de pensamento.

“Não subestimo a força do PT, é bem estruturado, tem gente de valor, adversário respeitável. Encontrei, inclusive, o Lula em campanha em Palmital (interior do Estado). Ele está em plena forma. (…) E temos orgulho do Fernando Henrique nas nossas fileiras. Mas eles não são candidatos. E a experiência do poste não deu certo. Não deu certo na Capital de São Paulo e nem em Brasília. O prefeito Fernando Haddad faz gestão absolutamente caótica. O grau de rejeição está se aproximando ao índice do Celso Pitta (morto em 2009) em seu pior momento. E a Dilma é promessa não realizada. O Lula vai se esforçar, mas não é candidato”, explanou.

Embora o candidato Aécio Neves esteja estagnado nas pesquisas eleitorais desde maio, Aloysio apostou que, ainda assim, o perfil do presidenciável e o cenário atual o colocam em vantagem. 

“O (José) Serra (PSDB, hoje candidato ao Senado) enfrentou eleição presidencial (de 2010) em condições extremamente adversas: com economia bombando, o então presidente Lula com gestão bem avaliada, e desejo patente de continuidade. Ele apresentou candidata cuja biografia era em grande parte página em branco, mas a qual ele atribuía grande gestora e o povo confiou. Desta vez, as condições são diferentes. O governo é mal avaliado, economia está num momento ruim, evolução do PIB inferior ao crescimento da população, portanto renda per capita diminuindo, inflação alta e desejo de mudança veemente.

Acrescento também o prestígio do governador Geraldo Alckmin (PSDB, na corrida pela reeleição). Todas as pesquisas apontam em torno de 50% de intenções de voto. A presença do Serra dá consistência à campanha. Temos aliança ampla (nove partidos). E excelente candidato (Aécio): jovem, com carreira sólida, bem construída. Grande parte atribuída ao esforço dele. Não é poste dirigido por alguém. Ele abriu caminho como deputado federal, presidente da Câmara, governador bem avaliado em dois mandatos consecutivos. Essas condições positivas se manifestam em todo o Estado e aqui na região também”, pontuou.

A pesquisa Ibope divulgada nesta semana mostra que José Serra, em 2010, era um adversário ligeiramente mais perigoso para Dilma do que Aécio Neves. Nessa fase da campanha, naquele ano, Serra tinha preferência de 34% do eleitorado, ante 39% da petista. Hoje, a presidente tem 38%, enquanto Aécio está na casa dos 20% há dois meses.

Clique aqui para ler a entrevista na íntegra.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. As vezes um pouco de fanfarronice faz bem

    O sr. Aloysio 300 mil parece ser o único quadro do PSDB que não pensa duas vezes em tirar o demônio do peito e falar abertamente sobre suas convicções neoliberais, privatistas, neocolonialistas e conservadoras.

    Já outros quadros como o Zé Vampirão e até mesmo o próprio THC ficam enrolando, fazendo firula, tentando agradar… São uns coitados.

    Precisamos de perfis tão combativos quanto o Aloysio 300 mil, à esquerda, ocupando cargos no governo federal, afinal Mercadante, Zé, Gleisi, Hibernardo e tantos outros “postes” não dizem a que vem ao mundo, aí complica. E incluo a presidenta nisso. Não que o seu governo seja “despótico”, como já cheguei a ler de alguns extremistas, mas creio ser “acomodado” com a herança do gov. Lula na questão da “prestação de contas ao povo”, se assim podemos dizer.

    Vale lembrar que um fator potencializador de sucesso do gov. Lula foi a capacidade do ex-presidente de jogar pra plateia, mesmo com o PiG jogando contra como sempre fez, quando a pessoa é combativa é outra história…

  2. do blog Tijolaço

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=19387

    O discurso udenista de Aécio fica nu na praça

     A nova matéria da Folha sobre as trampolinagens com dinheiro público do candidato tucano – embora seja incompleta porque  este blog já mostrou aqui que o Governo de Minas prevê, no Orçamento, a possibilidade de pagar mais R$ 3,5 milhões ao tio de Aécio pelo terreno do aeroporto – tem mais significado pelo que representa politicamente do que pela denúncia, em si.

    Está claro que o jornal está publicando “aos poucos”  cada detalhe sórdido de um dos negócios do baronato Neves que, na internet, já estão bem mais expostos.

    O asfaltamento aeroporto de Montezuma, cidadezinha de sete mil habitantes onde Aécio tem negócios, por exemplo, sai hoje discretamente em O Globo, três dias depois de revelado neste Tijolaço.

    E ainda sem uma palavra sobre o estranhíssimo usucapião de 950 hectares de terras públicas (o que é vedado pela Constituição – obtidos pelo pai de Aécio e agora herdados por ele e sua irmã, confirmado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, numa decisão por 5 a 4 e contra o voto do relator.

    Como também ainda não se falou sobre o inacreditável preço da obra,  muito mais cara que qualquer outra assemelhada, com valores suficientes para construir um aeroporto comercial de pequeno porte.

    Cede ou tarde, pelo jornais ou pelas novas possibilidades de comunicação que temos hoje, todos estes fatos chegarão ao conhecimento geral.

    E o que fará Aécio Neves, cujo único programa de campanha é o udenismo moralista que apregoa?

    Não é possível saber o que motivou a matéria da Folha.

    Supor que é obra de Serra é possível e compatível com o ódio do tucano paulista, mas é também um suicídio coletivo.

    O fato é que Aécio, que já não decolava nas pesquisas, teve as asas severamente cortadas.

    Daqui a pouco aparece quem usava a pista, a de terra e a asfaltada.

    Já há, sem trocadilho, uma pista: o video que mostra a decolagem,ainda no cascalho, do Cesna prefixo PT-IRO, da Wanmix, empresa de Daniel Wandeley, doadora de campanha do PSDB, do PSB e do PV, e que forneceu o concreto para a construção da Cidade Administrativa Tancredo Neves, a maior obra do Governo Aécio.

    O silêncio sobre Minas foi rompido.

    O silêncio, agora, é de Aécio.

     

    1. Um partido ainda pode trocar

      Um partido ainda pode trocar de candidato a esta altura dos acontecimentos? Porque se isto for possível, dá até pra começar a imaginar algumas coisas, dado o fato de a folha, como toda a imprensa paulista, é serrista até os ossos. Em todo caso, o vice do neto de Tancredo e Dona Risoleta é um boca suja ligado a cerra. Será que é por aí?

  3. Não fico mais indignado nem

    Não fico mais indignado nem espantado.

    Já me acostumei com a ideia de ler bobagens cínicas vinda dos tucanos.

    É interessante… Aécio luta para levar a eleição par ao 2º turno…

    E se continuar desse jeito no 1º turno ele dança e não elege tucano em Minas.

    Haddad ganhou em São Paulo, território tucano, em plana campanha do mensalão.

    Haddad ganhou do “o mais preparado”… o cara que saiu da eleição a presidência com 43 milhões de votos…

    Achou que podia se reeleger… a gestão do “mais preparado” foi tão medíocre que perdeu para um “mensaleiro”…

    Se não fosse a imprensa venal familiar não existia mais PSDB.

    Querem ver um tucano preso?

    – Vá ao Zoológico!

  4. Nem com a mídia fazendo

    Nem com a mídia fazendo campanha pra eles 24 horas por dia a oposição consegue subir. O que temos no Brasil político hoje é um cenário de destruição. Esta destruição foi realizada pela mídia, em sua campanha diária e obsessiva de difamação dos governantes petistas. A juventude de classe média por sua vez, acredita que o Brasil é uma m… porque compara com Miami e Orlando, onde agora todos vão tanto quanto iam pra Araruama antigamente. E assim vamos nós.

  5. deselegância de Aloysio e alienação

    O candidato a vice presidenete dos tucanos é mais uma razão para não se votar nessa chapa. Nessa entrevista, ele demonstra ausência de elegância quando menciona a palavra poste. Poste, na maioria dos casos, é sinal de progresso, algo que faltou  ao governo Aécio em Minas. Em em relação a Aécio, sobrou alienação em Aloysio ao não se indignar com o caso do aeroporto de Minas que, definitivamente, compromete a sua aparente imagem ética.

  6. Este “boca suja” deveria

    Este “boca suja” deveria lavar muito bem a boca antes de falar mal em Haddad. Não custa lembrar ao elemento que  em menos de um ano de governo, Haddad desarticulou a máfia do iss que atuou livre, leve e solta ao longo de oito anos das gestões cerra/caçabi. Os “postes” do PT iluminam, os postes tucanos sofrem apagão e, pasmem, até falta de água. Tucano bom é tucano sem mandato, bem longe dos cofres públicos.

  7. Serra é o poste, Aloyzio é o laranja e Aécio o vice

    Agora já sabemos que o poste do PSDB é Serryzio e Aécio não passa de um vice-poste…

    E também sabemos quem foi que espetou o aeroporto no poste e por que!

     

     

  8. Quem bem explica isso, é

    Quem bem explica isso, é nosso eterno Ariano Suassuna:

    O otimista é um tolo,
    O pessimista é um chato,
    Por isso sou um realista esperançoso.

    Curioso que o vice acabou de mostrar que otimista e pessimista, o que será que ele? Um tolo chato ou um chato tolo?

  9. Na boa, será que esses caras

    Na boa, será que esses caras acreditam mesmo no que dizem.

    Faltam menos de 90 dias para as eleições, para serem eleitos terão que conseguir 50%+1 dos votos válidos.

    Como eles pretendem conseguir tal façanha ?

    Qual a mágica ?

    Qual o deus que eles pedem ajuda para terem tanta confiança ?

    Qual a  macumba que frequentam ?

    Acho que essa turma do PSDB são bipolares, e eles estão na fase de extrema alegria e acreditam em tudo, até que podem ganhar as próximas eleições.

    Só pode.

    No dia 5 de outubro por voltas das 22;00hs eles irão cair na real e voltarão à realidade, ou seja, o mau humor.

  10. Aluisio da a dica:

    Na fala ele cita que José Serra enfrentou condições adversas, economia bombando,desejo de continuidade etc. Em seguida diz que hoje são condições adversas,traduzindo se o Serra fosse hoje o candidado teria maiores chances de vitoria. Será que teremos um substituto para Aecio?

    1. Estou dizendo isso faz tempo.

      Estou dizendo isso faz tempo. Aécio não vai ser candidato, por que esse pessoal do psdb de SP não vai deixar!

  11. Não deu certo, né? José Serra

    Não deu certo, né? José Serra que o diga. Perdeu pro primeiro poste, e depois pro segundo. Agora ele quer ganhar do Suplcy. Será que vai?

     

  12. O vice deveria estar no PT

    Este vice do Aécio deveria ser o vice da Dilma, pois ele tem um passado bem parecido com o da Dilma durante a ditamole militar. Agora vei querer pegar o voto da direita? NUNCA!  VOTO NULO NELES.

  13. O vice do Aécio Neves vai

    O vice do Aécio Neves vai gastar toda a grana roubada do Metrô na campanha ou vai salvar algum para manter seu padrão de vida após ficar sem mandato?

  14. Extremamente deselegante

    Hoje ela é a Presidente da República. Deveria pedir desculpas e se retratar imediatamente.

    “O (José) Serra (PSDB, hoje candidato ao Senado) enfrentou eleição presidencial (de 2010) em condições extremamente adversas: com economia bombando, o então presidente Lula com gestão bem avaliada, e desejo patente de continuidade. Ele apresentou candidata cuja biografia era em grande parte página em branco, mas a qual ele atribuía grande gestora e o povo confiou. Desta vez, as condições são diferentes. O governo é mal avaliado, economia está num momento ruim, evolução do PIB inferior ao crescimento da população, portanto renda per capita diminuindo, inflação alta e desejo de mudança veemente.

    Esse trecho acima é óbvio. Aliás, achar que o Aécio em um eventual segundo turno terá menos votos que o Serra em 2010 é uma piada, até pela rejeição estratosférica que ele tinha no RJ. Não tenho dúvida que mesmo o Campos (sem as conexões com o passado) se conseguir chegar terá grandes chances de ser eleito. Minha tese segue a mesma de sempre, p/Dilma é primeiro turno ou derrota…

  15. “Postes”

    E por falar em poste, como que vai aquele que está nos deixando sem transporte decente (metrô/trem) e sem água?

    E o poste da bolinha de papel?

    E o poste do aeroporto e helicóptero?

    E o poste de Goiás, junto com o Cachoeira? Aqui não tem água, mas lá tem Cachoeira…..

    E “os postes” que nos deixam sem segurança nenhuma na Capital? Também conhecido como Postes da Insegurança Militar….?

    1. Cadê a velha gana de defender

      Cadê a velha gana de defender que o Lula  iria ilumniar todo o Brasil colocando poste? Agora queres comparar poste com isso?

  16. KKKKKK !!!!!!!

    A inveja ataca até senhores idosos! Incompetente, rasteiro, haja vista seu comportamento com o blogueiro, sem falar dos comentários estranhos e feios que tenho lido a respeito de sua conduta na política, querer falar de um FERNANDO HADDAD? Lamento muito, mas mesmo lavando muito a boca com sanitária e lysoform não conseguirá!!!! Raposa velha e mal acostumada! Recolha-se à sua insignificância senhor Aloysio. Quem sabe de sua vida é o corajoso PILHA! Aliás, falando em corajoso, o senhor pode ter tido coragem para alguns atos, como tenho lido, mas seu jeito sempre me remeteu à imagem da covardia.

  17. O Vice tucano, não falo o

    O Vice tucano, não falo o nome, e ao contrário dele não sou chegado em falar baixaria, terá o papel de martelo, verbalizano tudo o que o partido gostaria de dizer, mais não fazem, porque eles são muito finos e elegantes para isso, eis então a serventia desse bocudo, dando vazão a um monte de absurdo que já flutua na rede e entre as hostes tucanas.

  18. É cultura dos Neves?

    Em 1983, o avô de Aécio, Tancredo Neves era governador de Minas e seu cunhado Múcio Tolontino era o prefeito de Cláudio. Nesta época já misturaram o público com o privado.

    Tancredo liberou verba do Estado de Minas para seu cunhado prefeito construir a pista de pouso de terra batida na cidade.

    O valor era de Cr$ 30.000.000,00 (cruzeiros, o dinheiro da época) equivalente a cerca de R$ 745 mil no dinheiro de hoje corrigido pelo IGP-DI. Nada mal para uma pista de terra.

    O prefeito Múcio pegou o dinheiro público e construiu a pista em sua própria fazenda particular, sem desapropriar.

    Em 2001 o Ministério Público Estadual abriu processo por improbidade administrativa, para reaver o dinheiro. O processo corre até hoje.

    Em 2008, o governador era Aécio Neves e desapropriou justamente estas terras de seu tio-avô Múcio onde estava esta pista para construir o aeroporto a 6km da fazenda do senador tucano, gastando R$ 14 milhões.

    Como se vê, a confusão do público com o privado na oligarquia dos Neves da Cunha vem de longe.

    A notícia veio do Estadão (que teve a gentileza de poupar o nome de Aécio no título e no subtítulo).

    1. Pois é, Erly. E o poste que o

      Pois é, Erly. E o poste que o Aécio quer eleger em Minas, o tal do Turista da Veiga? Porque pimenta ns olhos dos outros é refresco, né? Pois é.

  19. Se é isso que ele consegue

    Se é isso que ele consegue fazer em termos de análise, é melhor ficar quieto. Seu candidato não chega nem à Barra da Tijuca, mesmo saindo do Leblon.

  20. Nassif, você que é informado sobre bastidores..

    Seria bom um texto sobre o ninho tucano, já que em toda eleição há rasteira e fogo-amigo:

    1) Aloysio vice apaziguou serristas e aecistas? A julgar pelas fissuras de 2010 (o “empenho” de Aécio por Serra gerou o Dilmasia) e o “Privataria Tucana”, escrito por um ex-repórter do Estado de Minas, difícil acreditar nessa hipótese.

    2) Alckmin fecha com quem? Em 2006, também lidou com o “empenho” de Aécio, resultando no “Lulécio”, isto sem contar que não ganha muito com o mineiro Presidente, já que acaba com as chances de postular o Planalto em 2018. Será que o governador batalhará pelo “Edualdo”?

    3) Como fica a mídia paulista nessa quizilha (isso se existem) entre paulistas e mineiros tucanos?

  21. O sr. Aloysio, além da

    O sr. Aloysio, além da “estória” dos 300 mil, ainda está devendo à população (a) o que fazia na Europa durante seu exílio dourado e com o dinheiro de quem e (b) como foi o tal encontro com o Serra, em Paris, no início dos anos 70 (antes ou depois da queda do Allende?): o Serra teria ido buscar a sua parte? Enquanto não colocar em “pratos limpos” essas duas questões (entre tantas que o cercam), deve ficar de boca calada, pois, mesmo em silêncio é um estropício.

  22. O que teria dado certo, nas adms. PSDBistas ?

    Um político que se preze, deve respeitar os adversários, e jamais tentar denegrir o que seus adversários, e suas experiencias administrativas.

    Se o Aloysio Nunes acha, que os “postes”que o Lula ajudou a eleger, não foram experiencias bem sucedidas, .ele que mostre, pois de promessas, estamos até aqui.

    Será que ele chama de bem-sucedida, a adm. do Aécio Neves, como governo do Estado de Minas, com tantos escândalos vindo à tona agora ? E a situação do abastecimento de água do governo paulista ? E os repasses da União e da Prefeitura paulistana, que o governo paulista não estava entregando, à Santa Casa ?

  23. A entrevista dele foi antes

    A entrevista dele foi antes ou depois do aeroporto? Além disso, se o argumento dele se resume a esta falta de argumento baseado na teoria do poste, já pode dar por encerrada a campanha, com a vitória da Dilma e do Lula, mais uma vez. No horário eleitoral de TV, o Brasil vai conhecer melhor o que a mídia tucana escondeu nestes quatro anos. O poste vai brilhar e encantar o país, como aconteceu com a Copa das Copas, que, segundo os tucanos e sua mídia, seria um fiasco. Aguardemos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador