A mídia e o exercício da intolerância

Entrevista concedida à Fundação Perseu Abramo.

https://www.youtube.com/watch?v=43mUoORLaGk&feature=youtu.be

Luis Nassif

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Psicoloucos, e o Príncipe de Maquiavel.

    É tudo isso, muitíssimo bem colocado, mas também;

    http://www.psicoloucos.com/resenhas-e-resumos/resumo-o-principe-maquiavel

    Principalmente aqui na América Latina e outros países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, infelizmente volta e meia, aparecem os ditadores loucos e corruptos, fazendo de tudo que não presta para usurpar o poder.

    Estamos vivendo aqui no Brasil uma situação totalmente surrealista, com um pirata velho e corrupto, pondo fogo no país. Sendo seguido por todo tipo de  corruptos e loucos e colocando a culpa no PT, para atingir o governo atual, que respeita a democracia, mas não consegue governar devido a operação fogo a jato desencadeada pela horda selvagem.

    O sujeito golpista, como todo louco, não aguenta nem esperar 2018 mesmo porque sabe que se não for através de golpe, não tem condições nenhuma de voltar ao poder, nem mesmo com seu fantoche corrupto.

    Uma pessoa com mente sã caminha para frente e acompanha a ética de seu tempo, se for um intelectual até se adianta em ajudar o mundo a se direcionar para o bem de todos.

    Mas os ditadores desequilibrados, colocam fogo no mundo e põem a culpa nos outros, quando são confrontados em suas canalhices. (vide Nero).

    A seguir alguns tópicos da cartilha do velho pirata corrupto golpista e burro, que em pleno século 21, quer reinar como se estivesse no 14:

    …] depois de conquistado uma segunda vez, os territórios rebeldes não voltam a ser perdidos com a mesma facilidade. A própria rebelião faz com que o monarca se sinta inclinado a fortalecer sua posição punindo os rebeldes, desmascarando os suspeitos, revigorando seus pontos fracos.

    Quando se é conquistado um território de mesma região e língua, é mais fácil de dominá-lo do que se não os fosse, ainda mais se este povo não estiver habituado com a liberdade. O novo Príncipe deve extinguir toda a linhagem de seus antigos governantes, mas não pode deixar que haja divergência de costumes; deve também o Príncipe fazer a manutenção das leis e dos tributos.

    Disse Maquiavel: Note-se que é preciso tratar bem os homens ou então aniquilá-los. Eles se vingarão de pequenas injurias, mas não poderão vingar-se de agressões graves; por isso, só podemos injuriar alguém se não temermos sua vingança.

    Disse Maquiavel: … as guerras não podem se evitadas e que, quando adiadas, só trazem benefícios para o inimigo. . A guerra é inevitável, então, quando se tem a oportunidade de enfrentar o inimigo, deve-se enfrentá-lo, quanto mais se adia uma batalha, mais o inimigo fica preparado, portanto, adiar uma guerra só traz sempre prejuízos ao monarca.

    […] a cidade habituada à liberdade pode ser dominada mais facilmente por meio dos seus cidadãos do que de qualquer outra, desde se queira preservá-la.

    Quem se torna o senhor de uma cidade livre, e não aniquila, pode esperar ser destruído por ela, pois sempre haverá motivo para rebelião em nome da liberdade perdida e das suas eventuais tradições, que nem o curso do tempo nem os benefícios conseguem apagar.

    vo não sabe viver em liberdade.

    Nas repúblicas, por outro lado, há mais firmeza, brio, maior ódio, e desejo de vingança; não poderão abandonar a memória de sua antiga liberdade. Assim, o meio mais seguro de dominá-las será devastá-las, ou nelas habitar.

    Vale lembrar que não há nada mais difícil de executar e perigoso e manejar (e de êxito mais duvidoso) do que a instituição de uma nova ordem de coisas. Quem toma tal iniciativa suscita a inimizade de todos os que são beneficiados pela ordem antiga, e é defendido tibiamente por todos os que seriam beneficiados pela nova ordem alta de calor que se explica em parte pelo medo dos adversários, quem têm as leis do seu lado, e em parte pela incredulidade dos homens.

    E por aí vai. ..É só entrar no site e conferir… Qualquer semelhança, não é mera coincidência.

  2. desculpe, ainda não vi, mas… e na blogosfera alternativa ??…

    na blogosgfera de centro esquerda, ou de senso crítico mais abrangente (sim, porque a direita também tem senso crítico, de outro ângulo, e não raro predominam e avançam (vide Europa , vide aqui, etc). Já sei que é inválido qualquer comentário que não tenha lido (não basta ser lido, tem que ter atenção nesses tempos modernos… – Chaplin – de correrias, leituras em smartphones, tablets, ou por ouvir dizer, de segunda e terceira mãos).

  3. O novo David Nasser?

    De Merval Pereira, cada vez menos capaz de conter a verborragia e a ansiedade:

    02/08/2015 08:00

    “Por mais que os petistas e seus apaniguados nas redes sociais queiram transformar em grave ato terrorista a bomba caseira que atingiu a sede do Instituto Lula em São Paulo, é preciso ter cautela para caracterizá-lo dessa maneira”

    04/08/2015 08:00

    “Como se vê, já é possível perguntar e discutir se Lula vai ser preso, o que indica que são muitos os indícios que o envolvem com as empreiteiras do petrolão. Agora resta aguardar para ver se nossa democracia já está madura o suficiente para vermos com naturalidade, embora indignados, um ex-presidente da República sendo investigado por corrupção.”

    04/08/2015 11:22

    “Quando os procuradores dizem que o petrolão começou com o Zé Dirceu na Casa Civil, o caso se aproxima muito da presidente Dilma, que na época era Ministra das Minas e Energia, ao qual a Petrobras era subordinada. Não é possível que ela não soubesse  por que o Renato Duque foi nomeado diretor da empresa.”

    04/08/2015 13:22

    “As manifestações populares do dia 16 tendem a ser muito grandes. O panelaço do dia 6 durante o programa do PT na Tv, a prisão do Zé Dirceu, tudo isso vai influenciar os adversários do governo a irem para a rua. Diante de uma manifestação grandiosa, o Congresso e o TCU vão ouvir as ruas. Vai-se cliar (sic) um clima nas ruas de confronto com o governo e a partir daí, muita coisa vai ser decidida.”

    Merval estimula o clima de confronto nas ruas. A tentação de copiar a Venezuela é explícita. Os que defendem a manutenção da legalidade institucional são denominados por Merval de “apaniguados”. O objetivo é mesmo Lula, passando por cima de Dilma.  As instituições? Ora, as instituições…

    Houve um momento no Chile de 1973 em que as correntes defensoras do governo democrático assistiam a preparação do golpe à luz do dia. Alguns chegaram a ventilar organizarem-se para a defesa da legalidade. Foram acusados de radicais. O resultado foi o que se viu. O Brasil de hoje não é o Chile de 1973. Mas e os golpistas?

     

     

    1. Merval fala para convertidos

      O Merval fala pra convertidos. As suas palavras servem pra insuflar a mesma classe merda que infestou as ruas da paulistânia nas últimas manifestações.
      Não existe povão nessas manifestações. A coisa que mais influencia a maioria da população é o noticiário negativista e antipetista da Globo e asseclas. Não as palavras do Merdal.

      De qualquer forma, essa informação do PHA é crucial (http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/08/04/requiao-o-grande-capital-nao-quer-derrubar-a-dilma/)
       

      Veja abaixo uma seleção (não literal) das intervenções de Requião feita pelo jornalista Paulo Henrique Amorim. E edição de vídeo do debate.

      – Eu acreditava que o Lula era um intelectual orgânico. Mas descobri que não é. Ele foi um representante dos sindicatos para para intermediar os interesses do povo com o grande capital.

      – Um dia eu contei para o Lula como tratei a Comunicação no Paraná. Cortei todas as verbas de publicidade. Investi na tevê estatal, a TV Educativa, e fiz um acordo com Hugo Chávez para distribuir o sinal pela Telesur.

      – Lula ouviu, pareceu muito interessado, e me disse: vai ali e diga ao Dirceu.

      – Dirceu ouviu e disse, mas, Requião, o Governo já tem uma tevê: é a Globo.

      – Eles achavam que com o velho esquema do FHC, das verbas publicitárias do Governo, eles iam conquistar a Globo.

      1. David Nasser envenenava a

        David Nasser envenenava a população com o seu “Diário de um Repórter”, veiculado diariamente, poucos minutos antes do Repórter Esso o qual era transmitido todas as noites pela TV Tupi do Rio de Janeiro às 20:00 horas. O Repórter Esso, embora não transmitido em cadeia, era equivalente ao Jornal Nacional na época.

        Quando veio o golpe, grande parte da classe média (aquela que já possuía TV na época) saudou-o com alívio e alegria. Já tinham sofrido devidamente a lavagem cerebral com antecedência.

  4. Perfeito, Nassif

    O que você disse sobre a mídia é exatamente aquilo que penso, e vou além.

    O PH Amorim demonstrou no blog dele que a Globo está perdendo muito rápido a vantagem que tem para as outras emissoras. Se a tendência continuar, entre 2018 e 2022, o SBT ou a Record passarão a Globo na audiência, e o PIG cairá junto. Isso significa que esta pode ser a última chance que a emissora tem para derrubar o PT e eleger um representante de seus interesses. Tais interesses incluem a manutenção das maracutaias com a CBF e impedir o crescimento da Internet, TVs a cabo, Netflix, etc. Então, é até compreensível – mas não aceitável – que ela faça o “diabo” para conseguir isso.

    Portanto, vejo essa onda conservadora, como uma estratégia da velha mídia de dar espaço aos radicais de direita para que estes façam o trabalho sujo por ela. A intenção clara é de eleger um presidente em 2018 que atenda aos interesses do PIG. E os coxinhas, que pensam em fazer “história” ao vociferar e bater panelas, estão apenas sendo usados como marionetes.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador