Teste de azeite de oliva: pior resultado entre os quatro já realizados pela Proteste

A Proteste Associação de Consumidores testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro têm indícios de fraude contra o consumidor. Na análise sensorial, apenas oito delas apresentam qualidade de extravirgem. Sete são virgens. Uma das marcas avaliadas, Borges, cujo azeite era virgem, em lugar de extra virgem, como indicado na rotulagem, tentou obter censura prévia na justiça antes mesmo da divulgação dos resultados. O juiz Gustavo Coube de Carvalho, da Nona Vara do Fórum Central de São Paulo contudo, negou a liminar.

O juiz disse na sentença que não há previsão de censura prévia no ordenamento jurídico brasileiro, cabendo ao ofendido “o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem“, nos termos do art. 5º, incisos IV e V, da Constituição Federal.

De quatro testes que a Proteste já realizou com esse produto, este foi o que teve pior resultado, com o maior número de fraudes contra o consumidor. Foram detectados indícios de fraude nas marcas de azeite de oliva extravirgem: Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real. Os quatro produtos foram desclassificados do teste, pois não poder sequer ser considerados azeites. As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são os grandes atrativos desse produto, devido ao seu efeito benéfico à saúde. Mas para que o azeite mantenha suas características, é importante que ele não seja misturado a outras substâncias. Assim, as fraudes, além de serem um abuso contra o consumidor, podem reduzir ou até eliminar as qualidades benéficas para a saúde.

Os quatro, na verdade, são uma mistura de óleos refinados, com adição de outros óleos e gorduras. Em diversos parâmetros de análise, essas marcas apresentaram valores que não estão de acordo com a legislação vigente. Os testes realizados indicaram que os produtos não só apresentam falta de qualidade, como também apontaram a adição de óleos de sementes de oleaginosas, o que caracteriza a fraude.

Outros sete não chegam a cometer fraude como esses, mas também não podem ser vendidos como extravirgens. O consumidor paga mais caro acreditando estar comprando o melhor tipo de azeite e leva para casa um produto de qualidade inferior.

Não é a primeira vez que a Proteste detectou fraude nesse tipo de alimento e, novamente, vai notificar o Ministério Público, a Anvisa e o Ministério da Agricultura, exigindo fiscalização mais eficiente. Nos três testes anteriores, foram detectados problemas. Em 2002, foram avaliados os virgens tradicionais e foi encontrado fraude. Em 2007, a situação se repetiu com os extravirgens. Em 2009, uma marca se dizia ser extravirgem e não era. Isso demonstra que os fabricantes ainda não recebem a fiscalização necessária.

É considerado fraude quando o produto é comercializado fora das especificações estabelecidas por lei. Para as análises, foram considerados diversos parâmetros físico-químicos para detectar possíveis fraudes: espectrofotometria (presença de óleos refinados); quantidade de ceras, estigmastadieno, eritrodiol e uvaol (adição de óleos obtidos por extração com solventes); composição em ácidos graxos e esteróis (adição e identificação de outros óleos e gorduras); isômeros transoleicos, translinoleicos, translinolênicos e ECN42 (adição de outras gorduras vegetais).

Na análise sensorial, defeitos ficam óbvios

Para a análise sensorial, convidamos especialistas para avaliar a qualidade das amostras quanto ao aroma, à textura e ao sabor de acordo com parâmetros técnicos. Segundo a legislação, em azeites extravirgens não podem ser encontrados defeitos na análise sensorial. Nessa avaliação, apenas oito marcas tinham qualidade de azeite extravirgem de acordo com os especialistas. Entre as outras, sete tinham defeitos que, pela legislação, os caracterizavam como azeites virgens. São elas: Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata. As quatro marcas com problemas de fraude foram consideradas, pela análise sensorial, como azeites lampantes.

Para os especialistas, o produto mais apreciado foi o Olivas do Sul. Outros bem avaliados foram os azeites Cocinero e Carrefour.

Todas as marcas testadas foram: Olivas do Sul; Carrefour; Cardeal; Cocinero; Andorinha; La Violetera; Vila Flor; La Espanhola; Carbonell; Serrata; Beirão; Qualitá; Gallo; Pramesa; Borges; Tradição; Quinta da Aldeia; Figueira da Foz e Vila Real.

Entre as marcas testadas podem ser considerados extravirgem: (Olivas do Sul; Carrefour; Cardeal; Cocinero; Andorinha; La Violetera; Vila Flor; Qualitá); são virgens: (La Espanhola; Carbonell; Serrata; Beirão; Gallo; Pramesa; Borges); e são mistura de óleos refinados: (Tradição; Quinta da Aldeia; Figueira da Foz e Vila Real).

A Proteste também verificou que nem sempre vale a pena optar pelo mais caro. Preço e renome nem sempre são sinônimos de maior qualidade. O melhor do teste foi, de fato, o que custa mais caro entre os testados. Porém, a avaliação mostra que há outros produtos de boa qualidade que custam bem menos.

Data de validade difícil de ler

A maioria das marcas traz na rotulagem a data de fabricação, com exceção da Cocinero e La Violetera. Essa informação não é exigida por lei, mas a Proteste considera importante para que se possa optar pelo produto mais fresco. No caso da Cocinero, há o agravante de a data de validade não ser muito fácil de ler, assim como na do Borges.

Além disso, nenhum azeite testado informa o prazo de validade depois de aberto. E o Serrata é o único que não traz um telefone ou outra forma de contato com o serviço de atendimento ao consumidor (SAC) do fabricante.

Na avaliação do estado de conservação dos produtos, nenhum deles teve um mau desempenho, mas Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real tiveram resultado apenas “aceitável” nessa avaliação. E os mesmos, com exceção do Tradição, apresentaram problemas também nas medições que se referem à qualidade.

Redação

295 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E o consumidor q reclame ao bispo

    Mais uma vez é o consumidor o grande enganado. Vendem gato por lebre e ainda lucram. Que o MP tome precauções. 

    1. Que precaução?

      Armando (e Nassif), o PM público não tem que tomar precaução. Tem é que agir. Trata-se de crime de “lesa povo”, de “saude pública”, de “171”, de “roubo com abuso de poder”, com “fasidade ideológica” etc. E os re-vendedores também devem responder, solidariamente. Nem so de “mensalão” e de “trensalão” e de “ISSlão” deve viver os doutos fiscais da lei (custos legis). O pessoal, especialmente os da Rua Riachuelo, tem que começar imediatamente. Ou será que estão esperando o período eleitoral, para ajudar suas agremiações?

      1. Mais uma marca duvidosa

        Jcordeiro, concordo contigo.

        Recentemente comprei uma marca nova para testar e senti que me fizeram de trouxa. Não costumo permitir esse tipo de atitude ou covardias maiores, por isso sou de casa no MP e no Procon.
        Para o caso em questão, já fiz uma denúncia à ANVISA e gostaria de saber se você me sugere algo mais além do PROCON e MP.

        Note que para embasar minha denúncia a estes dois órgãos, terei que pagar por um teste em um laboratório confiável, pois até o momento tenho só o meu sensorial, que não costuma falhar.
        Alguma sugestão?

      2. fraude em azeites

        Décadas atrás milhares de pessoas ou morreram ou ficaram doentes na Espanha por fraude na elaboração de azeites. É urgente que a fiscalização de supermercados retire das pratileiras esses azeites fraudados e os responsáveis dessa fraude seram punidos assim como atuados os revendedores. Teremos de aguardar uma tragédia nessa área para agir?

         

         

    2. Testes dos azeites

      É sempre assim, caro Armando. Estão vendendo Gallo por lebre. 

      Já anotei as marcas p/ não mais compra-las.

      Edson P. de Oliveira

       

       

  2. A lei do mercado

    Nem esses que passaram são confiáveis. O tal lote pesquisado foi aprovado; mas nada impede que uma outra partida esteja malhada. Esta é que é a lei do mercado.

    Já tentei trocar de marca, mas é tudo a mesma mistura, mesmo; compra-se com a embalagem fechada. Atualmente (já há um bom tempo) compro só pelo preço.

    1. Concordo .

      Os azeites Serrata e Carbonel estão com o sabor diferente , estou pesquisando outras marcas mas está osso , não tem nenhum sabor , parece mesmo óleo refinado .

      1. Sugestão

        Eu uso o do Carrefour, tem bom paladar e o preço é bom pois a embalagem é de um litro. É vendido na rede Carrefour na Espanha e França na mesma embalagem de plástico de um litro e eu não senti diferença no sabor.

        1. O azeite PORTUCALE na minha

          O azeite PORTUCALE na minha opinião é o melhor. É de ótima qualidade. Consumo esse produto há anos, aqui não entra outro azeite. O fabricante tem respeito pelo consumidor e tem uma linha enorme de produtos. Nota 10 para esse azeite.

      2. azeite com gosto de azeite

        Oiii, só uma dica, prova o felippo Berio, tenho usado esse inclusive na minha produção de comida árabe e acho bem bom..abraços!

    2. Azeites famosos fraudados

      Sou português, apreciador de bons azeites e de há muito percebo alteração na qualidade, principalmente, nos azeites: portuguêses; italianos; espanhóis e gregos.porém, há que se tomar cuidado nessas denúncias por vezes pouco esclarecedoras por exemplo: o gallo tem diversos tipos de azeites, rótulo vermelho, o mais barato; verde; azul e preto o mais caro e isso não foi falado na matéria. O azeite gallo continua a ser uma marca respeitada em Portugal embora haja azeites bem melhores por lá. mas o que eu gostaria de alertar é às pessoas consumidoras de bons azeites a procurarem a identificação do código de barras na internet, por ex.: os primeiros quatro dígitos da esquerda pra direita refrem-se ao país de origem ou destino,  se o produto foi envasado na origem, no caso Portugal, o códigol é 5601 se no destino, no caso, Brasil, então o código é 7896, Para vocês certificarem-se disso sugiro, quando estiverem no supermercado, olharem no azeite gallo rótulo vermelho o que acabo de exemplificar. Quero concluir com isto que a malandragem se dá aqui e não lá e que  isso veio a ocorrer desde que a empresa gallo resolveu entregar a distribuição

      para empresas brasileiras.Isto de há muito vem acontecendo com vários azeites sejam eles portuguêses, espanhois , italianos ou gregos

      Espero ter  contribuido para que conclusões precipitadas não prejudiquem qualquer que seja a marca

      Antonio A. Anselmo

       

       

      1. Azeites de oliva

        Amigo Anselmo muito bom dia, gosto e sou apreciador de um bom azeite de oliva mas não tenho muito conhecimento a respeito, li a reportagem  sobre a denuncia da Proteste sobre as fraudes no azeite de oliva eu particularmente usava muito o Borges que se dizia extra mas éra apenas virgem como tambem o Serrata mas gostei  de seu  comentario e de agora em diante tomarei mais precaução na compra do meu azeite e vou dar preferencia ao Andorinha pois ainda penso que o azeite portugues é melhor que o espanhol,  afinal eu sou um descendente de portugueses, obrigado e um abraço!!

      2. Bom dia, Antonio Anselmo.

        Bom dia, Antonio Anselmo. Gostei da sua explicação, mas o azeite Gallo, que antigamente era o melhor à venda no Brasil e vinha enlatado de Portugal, está pisando na bola. Comprei um vidro de azeitonas dessa marca, descaroçadas. Quase quebrei um dente, uma das azeitonas ficou com um pedaço de caroço. Eu acho isso muito grave.

        1. Envasamento

          O gallo extra virgem que tenho aqui ê iniciado

          com código 789, envasamento no brasil.

          o Borges não eh 789. Portanto esse metodo

          pra mim não se aplica totalmente mas eh uma boa referência para evitar a fralde.

      3. Boa dica.

        O andorinha que comprei antes da divulgação do teste tem no código de barras as iniciais 5601, ufa.

        Obrigado e abraços. 

        Divulgaremos no facebook.

        1. O andorinha que comprei antes

          O andorinha que comprei antes da divulgação do teste tem no código de barras as iniciais 5601, ufa.

          Obrigado e abraços. 

          Divulgaremos no facebook.

          drigoeira

          …um andorinha só não faz verão

          nem uma salada saladinha

          bem temperadinha

          azeite vinagre

          sal pimenta

          e 1, 2, 3

          fogo!

           

           

        2. Código de Barras – Azeite Extra Virgem Andorinha

          Hoje, dia 20 de setembro/14, que observei o Código de Barras, Extra Virgem Andorinha, e, realmente notei, o início da numeração, que é 5601, e, tb digo UFA. E não troco o Andorinha, pois, tem o sabro da fruta. Uso o 0,5 % de acidez. Con certeza é o meu preferido.

           

          Agradeço o comentario, e, vejo, que não estou deixando de usar Andorinha por Gallo. (ou, trocando Gato por Lebre).

          Estou certo ?

           

          Paulo Roberto    (Ribeirão Preto – SP)

      4. Azeite extra tupiniquim

        Caro Aleixo, acho q pode me ajudar por seu profundo conhecimento no caso. À pouco comprei um azeite de marca DELEYDA de origem chilena extra virgem acidez 0,2% com uma garrafa muito bonita, porem com um sabor PÉSSIMO!! Um gosto de inseto triturado. Até retirei o produto da embalagem para verificar se tinha algum vestigio do bicho la dentro. Distribuido pela Casa Flora, o azeite tem uma apresentação exelente. Gostaria de saber se vc conhece e se pode ser um lote com problema ou se eles gostam de besouro mesmo!!!!!!! Desde ja agradeço.

        1. Acredito que tenha sido o lote

          O melhor azeite para mim é o também chileno Native, também de 0,2%. Mas a minha segunda opção é o Deleyda. Acho excelente o sabor desse azeite, bem frutado!

        2. azeite.
          Meu caro amigo.no azeite Deleya garrafa branca tem se mostrado um bom azeite. Pode ser que o mesmo estivesse com uma data mais antiga ou foi mal armazenado pelo distribuidor causando algum tipo de oxidação. Visite o site da Confraria do azeite. Tudo espetacular. Principalmente as informações. Abraços

        3. Oleo por oleo

          Entendo a sua preferenzia para qualquer azeite ou oleo. Aconselho, frente a tamanha capacidade de absorção intestinale um oleo facil de se achar e com otimo relacionamento custo-beneficio.

          Pode ser encontrado em qualquer posto de combustivel. Aconselho a Petrobras por motivos patrioticos. Unico inconveniente é que precisa levar um tanquesinho omologado, mas não se preocupe que é reciclavel. Melhor consumir o oleo do posto Petrobras cru . Se usado por cozinhar que seja no fogo baixo, de preferencia banhomaria e evite fumar. Bom apetite,

      5. Azeite

        Excelente informação sobre os codigos de barra identificadores da origem do envasamento do azeite! Nunca mais compro sem verificar. Tenho usado o Borges que pelos vistos tb nao anda grande coisa a nao ser no preço e comprei para experimentar o Figueira da Foz (pelo preço), mas realmente de azeite nao tem nada!

      6. Eu uso o Gallo. Não me

        Eu uso o Gallo. Não me importa que seja virgem ou extra vigem ou extra extra virgem. Só exijo que seja azeite. E mais nada. Algumas marcas nem tem gosto de azeite …

        1. Eu uso Gallo

          Querida  Maria .

                  Já houve no Brasil uma marca de oleo misturado Maria que tinha uma porcetagem de azeite e outro oleos , o tipo tinha muito mais sabor de azeite  que qualquer um dessas novas e antigas marcas de hj. pode ser que o Gallo que vc usa sendo o tipo ouro $20,00 dollar, seja um azeite decente puro , mas se forem os rotulos populares da marca duvido que contenha azeite extra virgem .

        2. IGNORANTE
          Pra você, típica pessoa “povão” merece colocar óleo de motor, da pior qualidade! Falar que não se importa com o azeite, só exige que seja azeite…
          1 – EXIGIR se escreve com G.
          2 – você, com esse modo de pensar, não pode exigir NADA! Por essa e outras vergonhas o brasileiro tem essa fama horrível!

      7. Agradecimento.

        Muito agradecida Antonio, pois sou consumidora do AZEITE GALLO. Principalmente aquelas edições extras, ” Colheita ao luar”, e outras.

         

         

         

      8. Azeite de boa qualidade

        Olá Antônio também sou amante de azeite e de todos o que eu mais me agrado com o paladar é o Gallo da embalagem verde, “Extra Virgem” que supostamente serviu de amostra para a pesquisa da ProTeste. No teste eles pesquisaram azeite com rótulo “EXtra Virgem”, na embalagem vermelha do Gallo é rotulado como “Virgem”. Gostaria de saber se você indica algum de boa qualidade e bom paladar

  3. Que coisa hein!

    O juiz disse na sentença que não há previsão de censura prévia no ordenamento jurídico brasileiro, cabendo ao ofendido “o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem”, nos termos do art. 5º, incisos IV e V, da Constituição Federal.

    Vale para biografia?

    em tempo: caros La Espanhola e Bosges nosso triangulo amoroso acaba aqui!

  4. Óleo de borra (sansa) de azeitonas

    Eu já comprei e devolvi ao supermercado Sondas um óleo grego de borra de azeitonas prensadas (sansa di oliva) vendido como azeite de oliva.

    É muito fácil enganar o consumidor brasileiro porque o produto quase sempre é importado e não há cultura nacional a respeito.

    A produção de azeite de oliva no Brasil é ainda irrisória frente ao alto consumo, embora o país tenha todas as condições de produzi-lo em quantidade e qualidade, até para exportação. A Europa é que não consegue mais aumentar a produção e importa do norte da África e do oriente médio.

    A colônia portuguesa conseguiu difundir o mito de que a oliveira não se adapta ao Brasil para manter o negócio.

    Conseguiu.

    1. colonização

      Pois é, né?

      Eu sou um: sempre acreditei que a oliveira não vingaria aqui na terra “onde se plantando tudo dá” e não sei nem por que? Não gosto disso.

      É por quê que diziam isso? A oliveira “pede” pouca água, é isso? Ou é porque “não gosta” de muito calor?

      Onde a oliveira vingaria por cá? Em quanto tempo começa a dar “pitomba”?

      1. Na verdade, há sim oliveiras

        Na verdade, há sim oliveiras produzindo no Brasil, mas em locais específicos e após muito melhoramento genético (há mais de 30 anos a EPAMIG trabalha nisso). Por exemplo, em Maria da Fé (sul de Minas, alto da montanha, região mais fria do estado). Só que a produção de azeite local (que existe e dizem que é delicioso) é muito baixa e os preços do produto final são simplesmente proibitivos para a maioria de nós, mortais devoradores de azeite. Se é questão de manter um mercado restrito ou se é realmente uma questão de necessidade de mais aprimoramento genético e de condições de cultivo, não sei responder.

        Tem produção também no sul do Brasil. Esse Olivas do Sul é nacional.

         

        http://www.epamig.br/index.php?option=com_content&task=view&id=58&Itemid=168

        Núcleo de Tecnologia:

        Núcleo Tecnológico EPAMIG Azeitona e Azeite

        PRINCIPAIS ATIVIDADES

        Pesquisas:

        Fruticultura: Marmelo, Figo, Amora-preta, Pêssego, Nectarina, Ameixa, Maçã e Uva

        Olivicultura: Melhoramento – caracterização de cultivares de oliveira, manejo filotécnico da oliveira, nutrição da oliveira, manejo das pragas e doenças da oliveira. Extração e avaliação de qualidade do azeite

        Olericultura: batata

        Serviços:

        Processamento de azeite virgem extra.

         HISTÓRICO

        A Fazenda Experimental de Maria da Fé (FEMF) possui área de 109 hectares, dos quais 30 hectares são de preservação permanente. A Fazenda detém infraestrutura em termos de casa de morada, escritórios, galpões de máquinas, frigorífico e viveiros de produção de mudas. A Fazenda possui viveiro com cerca de 150 espécies frutíferas.

        A FEMF foi doada na década de 1940 pelo senhor José Fabrício de Oliveira ao Ministério de Educação e Cultura, originalmente, com o objetivo de ser construída uma escola agrícola que pudesse atender aos filhos de agricultores da região.

        Posteriormente, a fazenda passou a ser responsabilidade, através de convênio, do Departamento de Fomento da Secretaria de Estado da Agricultura até 1972. O objetivo era estimular o desenvolvimento da agricultura regional, principalmente nas culturas de olerícolas como, batata e cenoura e frutas como, marmelo e pêssego.

        Com o Programa Integrado de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Pipaemg) iniciaram-se os trabalhos sistemáticos de pesquisa com diversas culturas. Em 1974 com a criação da EPAMIG, sua infraestrutura foi aprimorada, tornando-se pioneira no programa de melhoramento genético da batata. A FEMF foi projetada como uma das mais importantes unidades de pesquisa para melhoria da qualidade da batata-semente no Brasil. Atualmente, é reconhecida como Fazenda Experimental pioneira em pesquisas em olivicultura e extração de azeite virgem extra brasileiro.

         

        http://www.epamig.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1121

        CULTURA DA AZEITONA E EXTRAÇÃO DE AZEITE SÃO DESTAQUE EM DIA DE CAMPO DA EPAMIG

         

        Mudas de oliveira produzidas na Fazenda Experimental de Maria da Fé

                  No próximo dia 24 a  EPAMIG apresentará tecnologias para o cultivo e processamento da azeitona desenvolvidas no Núcleo Tecnológico Azeitona e Azeite em Maria da Fé, no Sul de Minas. No dia de campo Características agronômicas, manejo e processamento da oliveira pesquisadores da EPAMIG apresentarão resultados em seis estações de campo: características agronômicas (variedades indicadas para cultivo, preparo do solo); nutrição e adubação; manejo, controle de pragas e doenças da oliveira; extração do azeite de oliva e processo para elaboração de azeitonas de mesa.

        Os participantes poderão conhecer: equipamento para extração de azeite virgem extra, resultados de pesquisas de 80 variedades de oliveiras cultivadas na Fazenda Experimental de Maria da Fé, além de experimentos realizados pela EPAMIG sobre processo alternativo de conservação da azeitona. De acordo com a engenheira química do Núcleo Tecnológico, Rosalina Marangon, está em fase experimental o processo de conservação de diferentes variedades de oliveiras. “Estamos buscando minimizar a quantidade deaditivos químicos usados no processo convencional de conservação da azeitona”, disse. Rosalina explica que algumas variedades têm sabor mais amargo e, portanto, vão precisar de produtos para remoção do amargor. “A variedade Grappolo, por exemplo, necessita de uso da soda no processo. Já em outras variedades a soda não precisa ser utilizada. Depende da variedade e do tempo de fermentação”, explica. Também será mostrado passo a passo o curtimento da azeitona: colheita, transporte, lavagem, fermentação, salga e embalagem.

        O dia de campo sobre olivicultura conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Prefeitura Municipal de Maria da Fé e Associação de Olivicultores dos Contrafortes da Mantiqueira.

         

        Olivicultura em Minas Gerais

         

        A EPAMIG é pioneira nas pesquisas sobre a oliveira, especialmente na seleção de variedades mais adequadas às condições brasileiras e na produção de mudas de qualidade. As pesquisas sobre a oliveira estão concentradas na Fazenda Experimental de Maria da Fé com resultados promissores para o desenvolvimento da cultura no Brasil.

        A EPAMIG realiza também experimentos em várias regiões de Minas Gerais para testar a capacidade de uma coleção de clones de oliveira em condições diferentes de clima, água e solo. Um desses experimentos está na Fazenda Experimental de Acauã, em Leme do Prado (Vale do Jequitinhonha). Nesta unidade, foi realizado o plantio de 200 oliveiras e elas estão demonstrando resistência às condições adversas e se desenvolvendo e florescendo, apesar da pouca idade. “Os indícios são positivos”, afirma o pesquisador Adelson de Oliveira, responsável pelo experimento. Também na Fazenda Experimental de Araxá (Alto Paranaíba) foi iniciado experimento de oliveira com plantas 200 plantas em área de aproximadamente 5.000 m2. Em Piedade do Rio Grande, região de Barbacena, a oliveira tem sido testada em propriedade particular, através do consórcio oliveira, feijão e milho.  Também estão sendo testadas variedades de oliveira nos municípios: São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Jaíba e Caldas.

         

        http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/02/produtores-de-azeitona-do-sul-de-mg-estao-otimistas-com-colheita.html

        25/02/2013 07p2 – Atualizado em 25/02/2013 07p5

        Produtores de azeitona do sul de MG estão otimistas com a colheita

        Previsão é de uma produção bem superior à da safra passada.
        Produtores estão satisfeitos com o preço pago pelo azeite.
         

         

        Do Globo Rural

        5 comentários

        A colheita é feita entre os meses de janeiro e abril, dependendo da região e do amadurecimento das azeitonas. No sul de Minas Gerais, a colheita é toda manual.

        Newton Kraemer Litwinski cultiva oliveiras orgânicas desde 2008. São 4500 plantas em uma área de 10 hectares em Delfim Moreira. Quatro variedades são cultivadas em uma altitude que varia de 1100 a 1400 metros.

        Em Maria da Fé, a colheita também já começou. Na fazenda experimental da Epamig, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais, as oliveiras são maiores e é preciso utilizar até uma escada.

        De acordo com a Associação dos Produtores de Oliveiras, a região sul de Minas tem hoje cerca de 70 produtores de azeitonas. A região tem sido favorável para a cultura, tanto que a expectativa é triplicar a produção do ano passado. Em 2012, 25 toneladas de azeitonas foram produzidas, já neste ano a previsão é de 80 toneladas.

        Cerca de 95% da colheita são usados na produção de azeite, que neste ano deve chegar a 10 mil litros. O produtor tem recebido em média R$ 140 pelo litro do azeite.

        Nilton Caetano de Oliveira, presidente da Associação dos Produtores de Oliveira, a Assoolive, fala sobre o mercado e a produção. Confira a entrevista no vídeo com a reportagem completa.

         

        1. Conheci pessoalmente o Sr.

          Conheci pessoalmente o Sr. Litwinski sem querer 3 semanas atrás.

          Estava passando em um domingo por Delfin Moreira a caminho do Vale do Paraíba para um almoço e vi uma placa sobre morangos orgânicos há 200 m da entrada da cidade. Entrei para comprar e era a propriedade desse senhor.

          Acabei papeando mais de 1 hora com ele. É um desses loucos sonhadores que o Brasil tem de conversa irresístivel.

          Começou o projeto junto com a EPAMIG em 2008 ou 2009. Vem produzindo há algum tempo. O azeite dele é absolutamente puro e, detalhe, orgânico. A safra 2014 totalmente vendida. Os preços realmente são proibitivos porque a produção é baixa. 

          Você só consegue adquirir se participar da colheita das olivas. Precisa reservar antes para ver se há vaga para o ano que vem. Fica a dica do passeio.

          Depois disso, resolveu fazer uma cervejaria em Delfin Moreira (que deve ter uns 5 mil habitantes). Produz e engarrafa uma cerveja das melhores por lá (e o estabelecimento é lindo, serve chopp da bica para o copo.

          Além disso, ele e os agricultores da região tem um projeto de cultivar frutas e leguminosas orgânicas na cidade. Juntaram-se em uma associação e querem ser conhecidos com o maior pólo de orgânicos do Brasil.

          Fora que a cidade fica incrustada na Mantiqueira, linda.

          Gente que acredita no país.

          1. West, valeu pela dica! vou

            West, valeu pela dica! vou ver se faço esse passeio e participo da colheita no próximo ano…

          2. Participar da próxima colheita de azeitona

            Boa tarde! Sou adpeta aos produtos organicos,tenho tempo disponivel ,

            desejo participar das colheitas de azeitonas .                                 

                                                                                                                            Obrigada ,Renilda Guerra

                                                                                                                               

          3. Grande Dica !!

            Maravilhosa a dica !! 

            Já anotei para meu próximo passeio. 

            Acho que vou pra lá, produzir meus pães. Afinal, olhe só que delícia : bom pãp, bom azeite, um choppinho, frutas orgânicas pra sobremesa.. Tudo de bom ! 

            Obrigada por compartilhar sua descoberta .

             

            Abs

        2. Uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa

          Uma coisa é haver oliveiras produzindo.

          Outra coisa é abastecer um dos maiores mercados consumidores do mundo.

          Dezenas de vezes maior que Portugal ou Itália… e muito menos exigente…

      2. oliveiras

        Lá nos tempos de antanho o grupo Klabin, produtor de papel e celulose, tinha no Paraná pelos lados de Castro uma bela fazenda com oliveiras, não deram continuidade, lembro ter visitado o empreendimento e degustado as azeitonas. 

      3. Semi árido

        A oliveira é originária da bacia mediterrânea oriental e deveria se adaptar muito bem ao nosso semiárido. Gosta de clima seco, solo calcáreo e ar marinho. O que falta?

        1. Faltam horas-frio. A oliveira

          Faltam horas-frio. A oliveira gosta de tudo isso, mas se não tiver um número mínimo de horas de frio por ano, o que não há no semi-árido brasileiro, ela não produz.

        2. Falta o frio, Jura. a

          Falta o frio, Jura. a oliveira precisa de algum período de muito frio (geada). é o caso de Maria da Fé e dos países mediterrâneos.

          talvez nos altiplanos do Nordeste ela poderia frutificar…

      4. Azeite produzido no Brasil

        Não há oliveiras só em Maria da Fé. Elas existem também no sul do Brasil, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em zonas de altitude de São Paulo, além das regiões de Minas Gerais que estão acima de 900m sobre o nível do mar.

        No Rio Grande do Sul existem duas marcas que já estão em comércio, as quais são Prosperato (www.prosperato.com.br) e Olivas do Sul (www.olivasdosul.com.br), e posso atestar que ambos produtos são muito bons e os empresários pessoas muito  sérias.

        Sou especialista em gestão empresarial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e escrevi um artigo sobre a competitividade do azeite de oliva no Brasil. 

        É verdade que muitos dos azeites vendidos no Brasil são falsificados e só podemos combater isso com a informação e informação do consumidor, por que em muitas partes do mundo, inclusive nos EUA, os controles são falhos.

        Se quiserem maior informação sobre o assunto, procurem o livro do jornalista americano Tom Muller, que se chama “Extravirgindade, o sublime e escandaloso mundo do azeite de oliva”. Um livro bom e acessível para leigos, pois é escrito em linguagem jornalística.

         

      5. Oliveiras no Brasil

        Boa noite, Lucinei.

         

        Li sua dúvida a respeito das oliveiras e posso lhe dizer que em julho deste ano visitei uma plantação de oliveiras, muito lindas, de um verde especial e de cuja primeira safra, no ano passado, já havia sido feita a extração de algumas centenas de litros de azeite. Somente não me lembro o nome da cidade, mas estávamos passeando nos arredores de Poços de Caldas . Caso lhe interesse saber posso obter essa informação.

        Coloco-me ao seu dispor.

         

    2. Portugal responde por um

      Portugal responde por um pouco mais de 1% da produção mundial mas representa quase 50% dos azeites de oliva vendidos no Brasil. Realmente é algo muito curioso e que de certa forma faz sentido.

  5. Desses todos o meu preferido

    Desses todos o meu preferido é o Andorinha, acho o mais saboroso. Vou experimentar o Olivas do Sul, único nacional, mas nunca vi para vender.

  6. Carbonell e Gallo, quem diria…

    Carbonell e Gallo, os que eu considerava os melhores. Considerava.

    Mudo para Andorinha. 

    Carrefour, uma grande surpresa, assim como Qualitá. 

    1. Que absurdo!

      Há muito tempo que uso: Borges, Carbonell e Gallo e, na certeza que estava usando os MELHORES!  Como somos enganados! Também mudarei para o Andorinha. Pena que esse azeite brasileiro não seja fácil de encontrar. Eu por exemplo nunca vi.

      1. Marly
        A proteste, em 2005 fez

        Marly

        A proteste, em 2005 fez uma análise,tenho até a revista aqui em casa. Nessa época, o Borges era o apontado pelo proteste como melhor azeite e vencedor do teste.

        Eu creio que essas empresas se alternam em qualidade – o que é previsível.

        Realmente, percebo que o borges de hj não é nem sombra do que foi ha uns 8 anos! Nessa época o Cocinero foi reprovado no teste por ser uma fraude grosseira. No atual teste, o Cacinero foi apontado como extravirgem legitimo.

        É ilusão pensarmos que algumas marcas são melhores que outras.. Temos farta exemplificação em todo ramo produtivo. A induústria oscila de qualidade de acordo com mil fatores..

        O que penso é que – e fica a sugestão de debate ao nassif – devemos abrir uma discussão ampla e profunda sobre uma futura legislação de qualidade industrial. Sim, uma Lei de qualidade industrial, que apontaria limites e regras de produção para a indústria. Cada setor produtivo precisa de diretrizes, metas, e análise de resultados. Isso seria um grande tour de force para garantir a excelência dos produtos e serviços. Um desafio a socieade e aos legisladores, engeheiros, cientistas etc. Mobilizaria nossa sociedade e impulsionaria um amplo debate sobre qualidade, produção e rumos da economia, etc. faría muito bem ao nosso país engajar todo mundo nesse debate de qualidade de produção. talvez dai surgisse um salto de qualidade que precisamos para sermos competitivos, sustentáveis (no bom sentido..off marina) e tenhamos confiança para apostarmos em inovações tecnológicas.

         

  7. “Entre as marcas

    “Entre as marcas testadas podem ser considerados extravirgem: (Olivas do Sul; Carrefour; Cardeal; Cocinero; Andorinha; La Violetera; Vila Flor; Qualitá); são virgens: (La Espanhola; Carbonell; Serrata; Beirão; Gallo; Pramesa; Borges); e são mistura de óleos refinados: (Tradição; Quinta da Aldeia; Figueira da Foz e Vila Real)”.

     

    Já espalhei entre amigos e conhecidos, principalmente quanto aos que nem azeite são (vergonha). Muita gente, às vezes até com patologias de coração, consomem os produtos em busca de uma alimentação mais saudável. Empresas irresponsáveis.

  8. Azeites com bom

    Azeites com bom custos/beneficio: PIC NIC , Bom Dia, Solano todos portugues na faixa de 10 a 12 reais a lata de 1/2 litro. Na Cadeg do Rio é facil encontrar. São azeites extraidos de azeitonas maduras. Vale conferir..

  9. Putz !
    Hoje fiz compras no

    Putz !

    Hoje fiz compras no mercado Mundial aqui no RJ, o mais barato, pois só aceita pagamento à vista, e comprei 4 vidros do azeite Borges de 500ml. 

    Amanhã vou devolver, não quero nem papo, nem gracinha do gerente.

    Vou imprimir esta máteria e vou leva-la comigo. Se o gerente ficar cheio de  graça, eu esfrego na cara dele esses dados, e falo que o Nassif quem mandou. eh,eh,eh

    1. No mundial também

      Eu comprei foi do Gallo!

      Safado!

      Imitou aquele birrinho dosador do andorinha que num tá nem ejetando, ainda por cima!

      Tô na bronca, rsrs.

  10. Um outro caso de fraude que

    Um outro caso de fraude que deve voltar à pauta é a adição de água aos congelados.Principalmente o frango e os crustáceos de maneira geral. Agora, entra na roda, os químicos que retém água nas carnes vermelhas. E a fiscalização sanitária e a defesa do consumidor fingem-se de mortas. Parece até que os “fiscais” estão “levando algum”. É moda, né?????

  11. azeitam legal a fraude!

    azeitam legal a fraude!

    já li que entidades de controle de qualidade, origem, variedade, rótulo mantidas pelos próprios produtores e fabricantes para garantir certificação dos produtos e marcas etc e tal… a entidade reguladora de azeites de Portugal é suspeita pouco confiável e a da Espanha tem mais rigor e confiabillidade.

  12. Proteste

    Mais um trabalho da Proteste na efetiva defesa do consumidor. Toda vez que recebo a revista da Proteste com diversas informações úteis, vejo o quanto é irrisória a taxa anual que pago para ser sócio e apoiar esta associação. Muito bom!!!!!

  13. Estranho duas marcas

    Estranho duas marcas vinculadas a grandes redes de Varejo como Carrefour e Pão de Açucar (qualitá) estarem bem avaliados……Quem testa a Proteste?

    1. Empresas francesas

      As duas marcas que você menciona, pertencem a empresas francesas.  Ai, ai, ai, acabei de comprar o Andorinha.

      Alguém sabe se pode encontrar o “Olivas do Sul” no Rio?

        1. Como o extra virgem não deve

          Como o extra virgem não deve ir ao fogo, utiliza-se praticamente em saladas, talvez valha a pena pagar o preço. Vou tentar o Zona Sul apesar de achar o Zona Sul e o Pão de Açúcar, extremamente caros. Só em emergências! 

          1. Andorinha no pão feito pela colega aqui

            Nira, vou tentar o Olivas do Sul. Hoje comprei o Andorinha. Provei com pão feito por mim mesma. Um pão tipo focaccia que leva um pouquinho de alecrim picadinho. Realmente, como vários colegas comentaram, o Andorinha é gostoso. 

  14. Mistura de óleo de oliva

    Depois que se descobriu que o óleo de canola não tem sabor e é baratíssimo, são raros os azeites de oliva que podem ser considerados puros e de qualidade. Não tem o mesmo sabor dos óleos de oliva que provava na minha infância.

    1. Oleo de canola

      Deixei de usar óleo de canola depois que descobri que NÃO é uma planta bonitinha com o aparece na foto da embalagem, que CANOLA significa CANADIAN LOW OIL e que é ABSOLUTAMENTE transgenica. Da mesma forma, não uso mais derivados do trigo: óleo, polenta, farinhas, farelo, fuba, petiscos, etc. TUDO TEM O “T” DE TRANSGENICO na embalagem, exceto o da marca  LEVE “livre de transgenicos”. Óleo de soja nem pensar. Uso também o de girassol que não tem op “T” de transgenico.TUDO de milho é transgenico, incluindo as rações animais (talvez por isso eu tenha perdido dois cães com cancer e tenha tanta noticia de mortes de cães de amigos) Sei lá. Vou desviando destas porcarias que a gente encontra por ai……

      1. Olá eu pequei o meu litro de

        Olá eu pequei o meu litro de óleo de milho “Lisa” e não consegui encontrar o  “T”  de transgênico, olhei até com lupa, será que não vi ? dá uma dica onde posso encontrar esse  “T”. Obrigada. Ione

         

  15. Enganar o consumidor está na

    Enganar o consumidor está na cartilha da máxima obtenção do lucro, mesmo depois de revelada a fraude. Nos encontramos num período em que vemos as propagandas “bonitinhas” querendo maquiar seus produtos, duvidamos do fabricante e esse tenta passar uma imagem de “bom cidadão” adotando selos de sustentabilidade… Estamos mesmo ferrad@S

  16. olivas do sul

    olivas do sul, ainda é caro.

    mas foi o melhor que eu já experimentei.

    dá a impressão de que há grande controle de qualidade e respeito ao consumidor.

    para quem quer conhecer o verdadeiro sabor de um azeite de qualidade,

    vale a pena experimentar. (critica sem jabá. não conheço os produtores e não tive “vantagem” com esse comentário).

     

  17. minhas desculpas ao coccinero!

    eu sempre pensei que este sim era de qualidade duvidosa, e dava preferencia para o Gallo e Andorinha!  

    minhas sinceras desculpas aos argentinos!

  18. inconformado

    Não é possível que neste país ainda continuem a nos passar para tráz.

    Passou da hora de meter na cadeia estes malditos empresários sem escrupulos,confiscar seus bens

    pois estão colocando em risco a saude do consumidor e abusando da  fé da pública.

    Estas leis brasileiras necessitam de revisões,penas mais duras,mão de fero,mas parece que alguns politicos 

    estão comprometidos com toda esta esculhambação.Somos reféns de toda esta corja,que a meu ver deveriam receber pena de morte.Eu,como uma grande maioria dos brasileiro,estamos fartos de sermos tratados sem respeito.

  19. eheheheh

    Post surpreendente pela qtdde de comentafios.Parece demonstrar grande preocupacao com omegas. Consequenemente, por vias indiretas, parece indicar a idade media dos comentaristas do blog. Dentre os quais me iincluo

     

  20. Que decepção! Uso há muito

    Que decepção! Uso há muito tempo o Gallo(rótulo azul). Nunca pensei ser “corneado” assim tão fortemente. 

    Irei substituí-lo. A credibilidade de uma empresa é uma credencial máxima no mercado. Uma vez perdida ela nunca mais será a mesma.

    Ou detona(prova) os testes do PROTEST ou então perderá milhões de consumidores. 

  21. Até onde eu sei, a diferença

    Até onde eu sei, a diferença entre azeite virgem e extravirgem está no grau de acidez e isso afeta o sabor (para quem consegue distinguir a diferença). Apenas isso. Algumas pessoas pensam que diferença também se refere à prensagem (a frio ou não). Isso não é correto. Praticamente nenhum azeite português, extravirgem ou não, ainda é prensado a frio. Para o meu paladar, há azeites virgens muito melhores do que certos extravirgens, que embora menos ácidos mais parecem óleo de soja. Evidentemente, nada dessas observações justifica a fraude dos produtores. Em relação ao Gallo, bem… depois a marca foi comprada pela Gessy Lever passou a ser um azeite de segunda, extravirgem ou não. Triste.

    1. Multinacionais comprando empresas menores

      Agora entendi, a falsificação, pois quando a coca-cola(letra minúscula, porque não a respeito e odeio os seus objetivos escussos) comprou a del valle, olha no que deu. Esse suco virou a maior piada em termos de qualidade, agora parece corante e tem sabor de corante, fora que quase me matou quando bebi um com tanta química dentro. Isso depois que a dita cuja comprou, antes a qualidade era excepcional. COmo essas empresas fazem? COMPRAM MARCAS PEQUENAS  RENOMADAS,  E COLOCAM AS SUAS MISTURAS NO MEIO, E ACABOU A NOSSA  ALEGRIA. 

  22. Parabéns ao pessoal do OLIVAS

    Parabéns ao pessoal do OLIVAS DO SUL , COCINERO e CARREFOUR , que já coloquei em minha lista de compras .

    A honestidade foi recompensada .

    Já o senhor Borges , hein ! Que vergonha !

    Quer dizer , além de sem vergonha , quer ganhar na base do tapetão ! Filho da mãe …….

  23. Passando-se pelo que não é…

    E o Native, por quê não está na relação dos avaliados? É o que uso, porque tem o selo de produto orgânico! 

    1. Azeite Native

      Não só por ser orgânico, mas é o melhor sabor de todos os azeites que já experimentei até hoje. E olha que sempre pego um diferente!

  24. uma fonte de altíssima

    uma fonte de altíssima credibilidade me garantiu que o azeite Gallo que consumimos no Brasil tem uma grande percentagem de azeite chileno.dizem que é para agradar o paladar dos brasileiros: TRETA.

  25. “Na análise sensorial, apenas

    “Na análise sensorial, apenas oito delas apresentam qualidade de extravirgem. Sete são virgens.”

    Interessante esse teste sensorial de virgindades, será que vale para…

    Quando era criança existiam nos mercados umas latinhas de azeite. Mesmo nessa pequena quantidade eram caras. Abríamos a latinha fazendo dois furinhos em lados opostos para sair bem pouquinho. Para não entrar sujeira, colocávamos palitos de dente para proteger. Quando usávamos minha falava para usarmos gotinhas, só para dar um gosto. E aí é que está o detalhe, o gosto!

    O azeite, simplesmente azeite, sem adjetivos era translúcido com coloração levemente esverdeada e tinha um sabor característico. Esse sabor ficou marcado na minha memória como gosto de azeite. Eu, que não consigo diferenciar um “Romanée Conti” de um “Sangue de Boi”, não sinto sabor nenhum nesses virgens e extravirgens. Pra mim óleo vegetal e os tais “intocados” dão no mesmo.

    Um de meus pratos favoritos era ovo frito com a gema mole e arroz encharcado com o tal azeite. A quantidade extra que acrescentava era feita de maneira sorrateira, escondido de minha mãe. As vezes o produto acabava rápido, mas mesmo assim ela não desconfiava.

    Com a ditadura dos “virgens” nunca mais encontrei esse sabor inigualável da minha infância. Sei que essa falta de sofisticação do paladar choca muita gente. Nada contra quem consegue distinguir doçuras e acidez nos vinhos finos e azeites especiais, mas é que sabores e cheiros da infância são inesquecíveis.

    1. Azeites de Infância

      Olá, eu consegui encontrar o sabor dos azeites da infância nos azeites Portucale, Mondegão e Minha Aldeia, tente eles!!! O Portucale então tem o sabor perfeito dos azeites antigos 🙂

  26. oliva extra virgem

    Meus amigos, 

    o melhor azeite de oliva extra virgem prensado a frio, acidez 0,3% , é o chileno SL Sol Limari.

    Esta a venda no Zona Sul por menos de R$ 20,00 !!

    espetacular !!!

  27. Azeite bom

    O melhor é sempre procurar azeites embalados no local de origem (você pode encontrar essa informação na embalagem)……geralmente Espanha, Portugal, Itália e Grécia procuzem bons azeites pois a legislação sobre este produto é muito mais rígida, e a produção possui milhares de anos de tradição

  28. Como saber a autenticidade do teste

    Muito se fala sobre este teste,mas na matéria não há explicação de como foi feito e qual instituição a realizou. Testes sensoriais são subjetivos.

    Não deixarei de consumir e nem trocarei de marca até que sejam claras as regras utilizadas.

     

     

  29. Teste de azeite de oliva

    Uma precaução para evitar mais picaretagem com o azeite de oliva (lembrando que, desde a Antiguidade, o azeite é considerado o produto mais falsificado de todos e isso mostra a terrível verdade de que a tecnologia evolui, mas seu criador muito pouco): consultar o código de barras do produto e descartar qualquer um cujos primeiros números (da esquerda para a direita) sejam 789, que é o estabelecido por lei para todos os produtos fabricados e ou envasados no Brasil. Esses, por serem embalados aqui, são os mais sujeitos a adulteração.

  30. azeite de oliva extra virgem

    Se ninguém comprar eles vão ter que melhorar a qualidade ou parar de fabricar. Em países desenvolvidos é assim que se faz.

  31. Baixa acidez

    Os melhores azeites são os que apresentam menor acidez. Estou usando o AZAL com até 2%, paguei 12,90 no Extra, no Pão de açúcar encontrei com acidez até 1% por cerca de 22 reais. São super saborosos, vale cada centavo. Essa informação na embalagem é minúscula no rótulo sobre as propriedades nutricionais.

    A maioria dos azeites têm acidez até 5%.

    1. azeite extra virgem

      por  favor  gostaria de  saber se o azeite nova oliva é bom, porque  eu preciso faser  limpeza de vesicula e do figado , tem que  ser  azeite prensado a frio de  baixo   acides,tem que  ser  puríssimo mesmo, alguem pode  ajudar , att samuel

  32. Teste de Azeite de Oliva

    ´Há muito uso o Gallo e Borges…. ou melhor, usava.

    A melhor resposta que podemos dar a esses salafrários, é deixarmos de consumir seus produtos e mais, fazer uma grande divulgação a quantos pudermos (por exemplo via facebook) alertando e incentivando o não consumo dessas marcas.

    Essa gente só se conscientiza quando dói no bolso.

     

  33. Sabor e Aroma sumiram

    Gente,

    parece que tem gente aqui entendida. Por isso, inisto na pergunta do colega de comentários Luiz Gonzaga da Silva.

    Antes, resumo seu mui pertinente comentário:

     

    <<<“Na análise sensorial, apenas

    Luiz Gonzaga da Silva  07/11/2013

    “Na análise sensorial, apenas oito delas apresentam qualidade de extravirgem. Sete são virgens.”

    Quando era criança existiam nos mercados umas latinhas de azeite. Mesmo nessa pequena quantidade eram caras. Abríamos a latinha fazendo dois furinhos em lados opostos para sair bem pouquinho. Para não entrar sujeira, colocávamos palitos de dente para proteger. Quando usávamos minha falava para usarmos gotinhas, só para dar um gosto. E aí é que está o detalhe, o gosto!

    O azeite, simplesmente azeite, sem adjetivos era translúcido com coloração levemente esverdeada e tinha um sabor característico. Esse sabor ficou marcado na minha memória como gosto de azeite. Eu, que não consigo diferenciar um “Romanée Conti” de um “Sangue de Boi”, não sinto sabor nenhum nesses virgens e extravirgens.

    Com a ditadura dos “virgens” nunca mais encontrei esse sabor inigualável da minha infância. Sei que essa falta de sofisticação do paladar choca muita gente. Nada contra quem consegue distinguir doçuras e acidez nos vinhos finos e azeites especiais, mas é que sabores e cheiros da infância são inesquecíveis>>>.

     

    À atual falta de SABOR , reclamada pelo Luiz, acrescento a ausência de AROMA. Neste aspecto, os tais extravirgens e virgens não se diferenciam de um óleo de minho ou de canola e mesmo de amendoim e de algodão.

    Sabor e aroma dos antigos azeites me fazem falta, pois deixavam as saladas mais ricas e atraentes.

    Então, pergunto aos céus: O QUE ACONTECEU?

     

  34. OT

    Equipe, esse […] ver mais é muito chato. O link permante do antigo “minha página” sumiu?

     

    Atualizando: achei o link, está no campo “assunto”. 

     

  35. Idlle Class, pare de frescura

    Deixem de mimimi e façam como meus avós operários: comam com banha!

    ELES VIVERAM MAIS DE 100 ANOS E NADA ACONTECEU.

    Assim ensino a meus filhos, que repassaram a lição a meus netos, que são saudáveis e machos. Arre!

  36. azeite

    Valeu o alterta, e eu deixo de consumir sim qualquer produto que por alguma razão não passe em testes de qualidade e seja divulgado. Se  houver alguma duvida, que se defendam. O Gallo eu não quero mais. No momento estou com um azeite da  Taeq, segundo o rótulo é extra virgem  e orgânico. Ele é importado e distribuido pelo grupo Pão de Açucar., seviço de atendimento ao consumidor o800 152134  www.taec.com.br  Segundo a embalagem é produzido e embalado em Portugal. agora com uma lupa verifiquei que a acidez é 0,8 %. Vou entrar em contato e quando for ao mercado levo a lupa pra ler o  que é importante. Obrigada a quem divulga e a quem testa que eu espero tenham respeito. Fala sério !!! Esse é o Brasil de muitas leis e nenhum cumprimento..

     

    1. Estimado Amigo, bom Dia, Trabalho com azeites.

      Trabalho com Azeites de Oliva virgem Extra na España, e tenho acompanhado a evoluçãp do consumo de este produto no Brasil.

      Tambem temos visto que as grandes plataformas em buscar melhores preços são os responsáveis pela entrada no mercado Brasileiro de porcarias com denominação Azeite de Oliva.

      O que posso te esclarecer, é que por norma e lei de España na escala de acidez acima de 0,6 é considerado azeite Lampante ou seja para uso e queima, nãp para consumo Humano.

      Os de o,7 a cima são considerados lubrificantes industriais e tem que ter este fim.

       

      O Porque de tanta acodez, Itália Grecia e o Mesmo Portugal vem a España e compram a massa proveniente da extração do Extra virgem, e levam para suas plantas de processamento e extraem por um outro processo que se chama a quente.

      Resultado Viagem da massa, por mais de 600 km baixo temperaturas altas, fermentação na cisterna de caminhões, mais o processo a quente, a acidez dispara, e para rebaixar a acidez, metem oleos e disolventes, mas um azeite extraido do carosso da azeitona que se chama Orujo.

      Resumindo, Azeite de oliva virgem extra com acidez máxima de 0,1.5 ou 0,2% é caro ou caro fica com os impostos que o Brasil cobra ao entrar em seu território, mas é o unico produto comfiavel, resultante da coleta da azeitona pela madrugada das arvores, não coletando as azeitonas que cairam no chão um dia anterior.

      A Azeitona coletada da arvore na madrugada é prensada aou centrifugada a friu, e o resultante é um azeite de baixissima acidez, filtrado ou não depende de gosto, mas sem aditivos somente o suco da azeitona previamente coletada no dia e hora corretos.

      Espero ter elucidado algo sobre este milagre do Extra virgem no Brasil.

      Saude e paz

      Roberto Iranzo

  37. Azeite

    Nao sei como é feitos os teste e nem duvido da profissionalidade dos teste mas moro na Italia em um lugar onde se faz azeite e pelo que vi e conheço dos azeites descritos na materia nenhum se parece com o azeite feito aqui na Fattoria Del Torquatto a Sant’Omero que é de primeira qualidade,nao creio que ai teremos um azeite bom vendido em supermercado pois nem aqui na Italia isso é possivel uma vez que misturam o azeite com tudo pra confiar vc tem que comprar de quem planta e leva numa fatoria de confiança pra espremer e fazer o azeite que aqui chamam olio.

  38. A Colavita não foi testada?

    O azeite que uso é Colavita extra virgem , mas não consta na sua pesquisa, é um azeite extra virgem bom?

    Atenciosamente 

    Stella

  39. Teste azeite – café

    Parabéns pela teste, obrigado pelo trabalho. Por favor gostaria que a Proteste  também fizesse o teste no café, pois tenho conhecimento que é bem pior que o azeite, pois é triste ver essa máfia da torrefações, nos dando pra beber um bland de Cafe RAIS ou RIO, junto com fubá, palha molhada, entre outras coisas. Isso vai mexer na ferida. 

     

    Abraços.

  40. Singer

    Comprei a uns cinco anos , oferta leve duas pague uma   do supermercado Extra

    Oleo Extra,puro oleo de maquina de costura Singer (coisa de mecanico)

    Ja que a farinha de trigo e misturada,a mussarela ja nao e queijo

    e a pizza virou torta borrachuda fazer o que?

    O azeite  penso eu a quarenta anos passado era da

    Marca Bertoll i; numa ; rodela de tomate com oregano que delicia

    o cheiro ficava no ar,bons tempos.

    1. A farinha de trigo

      Você tem razão quanto a farinha de trigo. Uso a “Dona Benta” , considerada boa, mas percebo que ela está deixando bolos com a cor mais escura e não muito gostosos. Mussarela, não tem mais gosto. Alliás para mim não existe mais queijo decente para comprar. Nenhum me agrada. 

  41. Pesquisa

    Era interessante que os realizadores dessa pesquisa divulgassem a lista com o nome exato dos produtos de cada marca que foram pesquisados pois muitas marcas possuem mais de 1 tipo de azeite Extra virgem como o Gallo que possui 5 tipos e o Cardeal que possui 4 tipos, e não acredito que todos eles tenham sido pesquisados.

    O ideal seria ter pelo menos mais duas pesquisas realizadas por outras instituições para poder comparar os resultados. Eu ficaria mais atento sobre esse tema dos Azeites mas não segueria esse resultado como verdade definitiva.

  42. Fico me perguntando: se este

    Fico me perguntando: se este teste vem apresentando fraudes há alguns anos, como cita a reportagem, onde as autoridades competentes (ANVISA, Ministério da Agricultura…) vem falhando para que, ano após ano, os erros continuem? Já estamos tão acostumados a ver esta situação na política (tudo termina em pizza), queremos atitude, punições pesadas para que os próximos testes nos dêem melhores notícias!

  43. Borges

    Já imaginava que algo não estivesse bem com o azeite Borges. Vivo na Espanha e a qualidade desse mesmo azeite aqui é muito maior, nem precisa ser especialista pra notar, basta gostar de azeite. Eles obviamente exportam para o Brasil um azeite de pior qualidade, porque o brasileiro não usa tanto azeite e tende a não perceber a diferença. Total mau caratismo.

  44. Alimentos falsificados

    Olá Senhores(a)

    Bem, não é a primeira vez que somos enganados. Até porque permitimos o jeitinho brasileiro. E isso infelizmente foi parar na área mais importante de nossa vida, “aalimentação”. O que vamos fazer? Se cada pessoa que postou aqui ou mesmo que apenas leu, espalhar a notícia para seus amigos, e se propuser a ler os rótulos e a cobrar dessas empresas seriedade, então vamos começar um trabalho maravilhoso. Eu faço isso. Me dou ao trabalho de ler rótulos, de saber procedência e tudo mais e conto para todos os meus clientes. Esse é o diferencial do meu trabalho. Eu me importo e muito com o que consumo. P.s.: Mesmo utilizando o azeite somente para fins estéticos, a falsificação eu senti na pele, os misturados me deram alergia, até porque a soja é transgênica(outro mal miserável para nossa saúde), então optei pelos italianos mesmo, fazer o q? Vou testar essas marcas ditas extras, Se me der alergia saberei que tem mistura.

  45. Azeite Nacional

    Como é bom ver tantas pessoas interessadas e apaixonadas pelo azeite. Sou Eng. Agrônomo, pesquisador da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), fico locado na Fazenda Experimental de Maria da Fé, sul de MG e trabalho diretamente com pesquisas sobre a cultura da oliveira. Me coloco a disposição para aqueles que querem conhecer e saber um pouco mais sobre nosso trabalho e sobre o azeite produzido na região.

    Grande abraço a todos, parabéns a Proteste pela iniciativa e ao site por publicar a matéria. Precisamos cada vez mais estar atentos ao que levamos para dentro de nossas casas e colocamos em nossas mesas.

    Luiz Fernando de Oliveira da Silva

    Pesq. Epamig/Maria da Fé

  46. Azeites

    Onde estão os órgãos competentes para coibir este tipo de enganação. Certamente tem alguén(s) levando grana para fechar os olhos a mais esta corrupção no país da corrupção.

  47. Azeite Nacional

    Como é bom ver tantas pessoas interessadas e apaixonadas pelo azeite. Sou Eng. Agrônomo, pesquisador da EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais), fico locado na Fazenda Experimental de Maria da Fé, sul de MG e trabalho diretamente com pesquisas sobre a cultura da oliveira. Me coloco a disposição para aqueles que querem conhecer e saber um pouco mais sobre nosso trabalho e sobre o azeite produzido na região.

    Grande abraço a todos, parabéns a Proteste pela iniciativa e ao site por publicar a matéria. Precisamos cada vez mais estar atentos ao que levamos para dentro de nossas casas e colocamos em nossas mesas.

  48. Teste de azeite de oliva

              O Conselho Oleico Internacional (COI)1, classifica os azeites em virgem, extravirgem, lampântes, entre outros, somente através de seu percentual de acidez. No Brasil a ANVISA através da resolução nº 482 de 23 de setembro de 19992, estabeleceu para o azeite de oliva, a mesma classificação adotada pelo COI. Segundo essa classificação, azeite de oliva virgem deve possuir acidez máxima de 1 %, enquanto que para azeite classificado como extra virgem deve possuir acidez máxima de 0,8 %. Este percentual não é perceptível a nível organoléptico, ou seja, o percentual de acidez expresso nos rótulos não tem nenhuma interferência na análise sensorial do azeite, apenas indica o percentual de ácido graxo livre (ácido oleico livre) a cada 100 g de azeite. A concentração de ácido graxo livre (FFA) em azeite de oliva é somente encontrado através de analises químicas e sua determinação tem sido realizada empregando técnicas analíticas bastante sofisticadas, ou a titulação ácido-base, recomendada pelo COI.

              A análise sensorial avalia os parâmetros de qualidade referentes ao aroma, ao sabor e à textura de um azeite. Entre os azeites extravirgens não podem ser encontrados defeitos na análise sensorial. Se qualquer defeito ocorrer não quer dizer que o azeite classificado como extravirgem no rótulo seja virgem. Entretanto, as condições de processamento e de armazenamento podem afetar a qualidade do produto3, ocasionando a formação de ácido graxo livre em excesso o que resulta na deterioração do sabor do azeite e no decréscimo da vida útil4.

    Por isso, acredito que os defeitos acusados pela análise sensorial das sete marcas de azeite rotuladas como extravirgem (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são devidos a deterioração do sabor ocasionadas pelas condições inadequadas de armazenamento e transporte e isso não quer dizer que esses produtos não eram de fato extravirgens. Sinceramente, não creio que marcas tão tradicionais e respeitadas adulterem seus produtos.

    1International Olive Council, COI/T.15/NC.no.3. Rev.2,24 2006. http://www.internationaloliveoil.org/. Consulta realizada em 08/11/2013.

    2URL, http://www.anvisa.gov.br., Resolução nº 482, de 23 de setembro de 1999. Consulta realizada em 15/05/2011.

    3Pereira, J. A.; Casal, S., Bento, A. & Oliveira, M. B. P. P.. “Influence of olive storage period on oil quality of three portuguese cultivars of olea europea, cobrancüosa, madural, and verdeal transmontana”. J. Agric. Food Chem., 50 (22): 6335, 2002.

    4El-Abassy, R. M.; Donfack, P. & Arnulf, M.. “Rapid determination of free fatty acid in extra virgin olive oil by raman spectroscopy and multivariate analysis”. J. Am. Oil. Chem. Soc., 86 (6): 507, 2009.

  49. Adulteração de azeite de oliva

    Leite com formol e fezes, azeite de oliva sem azeitona, verduras e legumes com excesso de agrotóxico! que mais vamos continuar consumindo enquanto os bandidos ficam usufruindo do lucro ilícito? Eta Brasilzão!

  50. Azeites

    Adquiri um vidro do azeite “extra-virgem” Quinta D’Aldeia. Quando cheguei em casa e experimentei, logo percebi que não se tratava de azeite extra virgem (nem mesmo de azeite!!!). Me pareceu um daqueles azeites compostos, mas com percentual de óleo de soja bem maior!!! Encaminhei uma reclamação no site da engarrafadora, no Rio de Janeiro e nem sequer resposta obtive. Fiquei sem saber em qual órgão do governo denunciar (Anvisa???) e como denunciar. Um absurdo!!! Deveriam ir pra cadeia por falsificação!!! 

  51. Quem avalia?

    Do alto dos meus 65 anos e ja tendo visto de quase tudo, permito-se desconfiar de todos os avaliadores.

    Que, em geral, os avaliados – comércio, indústria, bancos, sserviços etc… – tentam nos enganar e levar vantagens, é sabido desde os tempos do onça.

    Mas fico em dúvida… Quem avalia os avaliadores?  Quem avalia a Pro-teste? (de quem fui assinante lá em seu início e me desencantei com as avaliações seletivas que ela fazia) Quem avalia o seletivo MP (que muitas vezes escolhe pelos holofotes ou pela ideologia onde se meter)

    A avaliação de produtos/marcas envolve muitos interesses. É algo que deveria ser feito, de forma permanente, por orgãos oficiais dos governos. 

  52. azeite

    Além de tudo o que foi dito,  a acidez deles é muito alta já tive que jogar fora (acidez 0,5) porque era impossível, molhar o pão e comer. Tudo indicava que havia sido adulterado. Comprei outra marca com acidez 0,3.e era igual. Esse eu consegui devolver no supermercado. No Brasil eles deitam e rolam. Cerca de 25 reais o litro, dá mais luicro que “batizar” gasolina. Pior que isso só mesmo pagar 40 reais por 60 MILILITROS de tinta para impressora, o que dá uns 420 reais o litro. Terceiro mundo é assim!.

  53. comprando gato por lebre

    Comprei varias garrafas de azeite Quinta´Daldeia e gostaria de saber o que fazer pois comprei gato por lebre, estou me sentindo enganada e receosa por saber que a qualificação e qualidade do produto não corresponde ao esperado e principalmente ao atribuido, me ajudem. Grata.

     

     

  54. Maravilha esse teste

    Graças a Deus que existe no Brasil instituições serias que prezam pela lizura daquelo que comemos, mesmo que muitas empresas tentam a qualquer custo em lezar a consumidor.

    Parabens para voces por prestar serviços de alta relevancia para nos os consumidores.

     

    Contem comigo 

    Graças a Paz 

     

    Jose Vicente da Silva

  55. E os outros azeites líderes de mercado?

    Assustador o desrespeito que a indústria alimentar tem conosco, mas ainda falta algumas marcas forte do mercado aí.

    como galo , ela já foi analisada?

    grato pela informação !

  56. Azeite

    Honestamente eu uso para salada o Toureiro que têm um sabor maravilhoso para salada e legumes em geral.

    Quando quero um Azeite realmente bom compro Azeite Grego na internet e chega em casa. O preço fica por lata de

    500ml R$20,00 +- mais vou te falar é muito diferente de tudo. E para cozinhar e usar para fazer comida, uso esses Ching Ling – Borges, Quinta da Coves, etc…

     

    Claro que para fritar batatinhas é o bom óleo de cozinha (Soja)…

    Gostaria muito de saber sobre o Bom e Velho Toureiro, queria saber de onde vem aquele sabor maravilhoso e odor também.

     

     

    Abraços

     

     

  57. Azeite falso

    Prezado Luís.

     

    Já estive na Espanha e por lá se usa somente óleo de oliva, para cozinhar, na salada, na mesa do restaurante, etc.

    Nos mercados é comum como se fosse óleo de soja por aqui, só separado por preço para os virgens e extra virgens.

    O que notei é que o azeite de lá é muito espesso e muito verde.

    Porque a diferença com o importado que vem de lá? Eu só uso Carbonell, mas tenho minhas desconfianças que eles batizam o óleo lá antes de exportar para o Brasil.

    Estou errado?

    Abraços.

    AR.

  58. Custo x Benefício

    Gostaria que o teste fosse realizado com o azeite extra virgem HOJIBLANCA. É um produto que consumo em grande quantidade e que tem um sabor que me fez desistir, bem como minha família, de outras marcas muito mais populares.

  59. Origem do azeite

    Prestar também atenção no Código de Barras todo código que inicia com o numero 789 é um produto engarrafado, fabricado ou misturado aqui no Brasil. Como exemplo se o codigo de barras iniciar com o numero 560 é português, cada país tem seu código.Veja sempre o codigo de barras para não comprar gato por lebre.

     

    1. Origem do azeite de Oliva

      Prezado Felippe Mello,

      A sua informação para mim  foi de muita importância.

      Certa vez, há muitos anos atrás, quando eu trabalhava com compressores, foi-me dito por um grande conhecedor de azeites, que eu nunca comprasse azeites “engarrafados” no Brasil porque poderiam ser “batizados” e eu sempre procurei fazer isto, ou seja, não comprar gato por lebre.

      Se for possível, você tem como me enviar outros códigos de barras?

      Agradeço pela informação.

       

      Atenciosamente,

       

      Pedro

  60. AZEITES VAGABUNDOS

    Está correto os azeites chamados de “extravirgens” passarem pelo crivo da vigilância, pois nossos principais pridutos de exportação (carnes e derivados principalmente) sofrem um crivo exagerado e, às vezes desmedido. Chega de porcaria. Vamos prestigiar azeites sulamericanos,  como o argentino Cocinero, que passou no teste de constatação de ser ou não extravirgem. em sua próxima compra leve a lista avaliada pela PROTESTE. NÃO COMPRE ÓLEO MASCARADO POR AZEITE EXTRAVIEGEM.

  61. Fraude de azeite

    Enquanto não houver punição para fraudes desse tipo, os pilantras proprietários das marcas vão continuar a vender gato por lebre, ou melhor azeite virgem como se fosse extra virgem no bilionário comércio de importação de óleos. Que os produtores e os comerciantes  inescrupulosos busquem o lucro mais fácil até que se entende; o que não dá para entender é a punição branda que não inibirá novas fraudes neste triste país onde impera a impunidade. 

  62. um dos melhores azeites do mercado

    O azeite DOM BORBA da cooperativa de Olivocultores de Borba é considerado pela comunidade internacional como um dos melhores do mundo. Distinguido em Jerusalém com a medalha PRESTIGE GOLD ENTRE 500 AZEITES DE 27 países .

    EXTRA-VIRGEM  confirmado pela INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA.

    Recem chegado ao Brasil com um crescimento de mercado acelerado, solicitou à proteste que se procedesse de imediato à sua análise fisico-quimica e nutricional, para efeito comparativo com os outros “azeites”.

    Deguste e veja a diferença !!!!!!!!

    João Duarte 

    Médico

    1. dinheiro vivo

      O azeite DOM BORBA da cooperativa de Olivocultores de Borba é considerado pela comunidade internacional como um dos melhores do mundo. Distinguido em Jerusalém com a medalha PRESTIGE GOLD ENTRE 500 AZEITES DE 27 países .

      EXTRA-VIRGEM  confirmado pela INSTITUTO SUPERIOR DE AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA.

      Recem chegado ao Brasil com um crescimento de mercado acelerado, solicitou à proteste que se procedesse de imediato à sua análise fisico-quimica e nutricional, para efeito comparativo com os outros “azeites”.

      Deguste e veja a diferença !!!!!!!!

      João Duarte 

      Médico

       

      17/12/2012 | 12:18 | Dinheiro Vivo      “está lá está cá

      Os olivicultores da zona de Borba, no Alentejo, colheram este ano azeitona para azeite de “boa qualidade”, embora prevendo um decréscimo de 60 por cento da produção em relação a 2011.

      O presidente da Cooperativa de Olivicultores de Borba, Diogo Sapatinha, explicou hoje à agência Lusa que a campanha deste ano está no final, prevendo-se uma produção que deve rondar um milhão de quilos de azeitona, o que vai corresponder a 145 mil litros de azeite.

      Diogo Sapatinha referiu que na campanha deste ano a cooperativa de Borba, uma das principais do Alentejo, está a produzir azeite de “excelente qualidade”.

      A Cooperativa de Borba produz azeite de qualidade com Denominação de Origem Protegida (DOP), tendo exportado este ano 16 por cento da produção de azeite engarrafado para o Brasil, Alemanha, Japão e Espanha, indicou o responsável.

      “Prevemos crescer 10 a 15 por cento na exportação, em 2013, nos países para onde já estamos a vender, sobretudo para o Brasil e Japão”, realçou.

      Diogo Sapatinha referiu que este ano as vendas de azeite engarrafado para o mercado nacional subiram 20 por cento, face a 2011, enquanto as vendas para o mercado externo subiram 110 por cento, também em relação a 2011.

      Fundada em 1951, a Cooperativa de Olivicultores de Borba, que produz a marca “Dom Borba”, tem cerca de mil associados e abrange vários concelhos dos distritos de Évora e Portalegre.

      Em 2013, a cooperativa vai vender todo o azeite embalado com a marca da empresa, além de começar a comercializar azeitona de conserva e pastas de azeitona.

      O azeite “Dom Borba” foi premiado em 2010 com uma medalha de ouro no concurso Terra Olivo 2010, em Jerusalém, Israel.

       

       

       

  63. CARREFOUR ?

    Desde quando CARREFOUR pode ser considerada marca ?  Como outras redes, adquiri grande quantidade de produtos, coloca o seu rotulo  e comercializa internamente.   Alguem já encontrou  Pão de Açúcar no Extra, Carrefour e vice-versa?  La Violetera, Coccinero, Gallo, Borges, etc. são sim marcas encontradas em qualquer região do Brasil.

  64. AZEITES NO BRASIL

    Todos ou em parte tem razão no comentario do azeite e oliveiras no Brasil.

    1º-Realmente a maioria dos azeites vendidos em nossos supermercados são meio duvidosos, o motivo principal:

    eles são importados e 90 % deles engarrafados aqui no país.

    2º- O problema passa tambem pela aicides, tem acides de 0.05 % e de 1,00% este último tem mais sabor, aqui não entra azeites com  maior acides, temos os azeites Gregos, Italianos , Espanhois e Portugueses com acides assima de 1,5% e até mais, só que  no paladar nacional não  teve acietação pois sõs tão fortes que chegam a “quiemar” no sabor, são de coloração verde bem escuro, realmente vai no gosto de cada um ( para mim são os preferidos) .

    3º- E por último é ficar de olho quem são os importadores e engarrafadores,o azeite Gallo e Cosinheiro originais na Espanha e Argentina são bem difeente ao que chega aqui no Brasil,são mais encorpados.

    Um abraço a todos.

     

  65. Um problema real e antigo.

    A maioria dos azeites comercializados no Brasil apesar de estarem escritos em seus rótulos, não são Extra virgens nesta classificação os azeites não pode apresentar nenhum defeito, apenas na Itália é aceito o gosto acético leve. A lei brasileira é idêntica a da união européia, porém como o próprio ministério da agricultura admite o maior problema é a falta de fiscalização. A maioria dos azeites comercializados por aqui nem podem ser considedos óleos de oliva, são conhecidos na Itália como lampantes, usados como combustíveis para lamparinas. E não possuem nenhuma propriedade benéfica para saude. Leiam o texto sobre o assunto no site do Instituto Agronômico em Campinas. Este ano nos dias 20 e 21 foi administrado pela segunda vez um curso de introdução a análise sensorial para o reconhecimento e identificação dos defeitos do azeite. O curso é conduzido por um prossional especialista no assunto com mais 28 anos de experiência na área. A texto no website do IAC, foi escrito na ocasião do curso em setembro do ano passado: http://www.iac.sp.gov.br/noticiasdetalhes.php?id=796.

  66. parabéns pela pesquisa

    Grata pelas informações, o que seria de nós se somente contassemos com os orgaos oficiais de fiscalização. Parabéns COCINERO, OLIVAS DO SUL.. estou divulgando.

    1. proteste!

      Parabéns pela pesquisa sobre os azeites, faltou apenas informar onde foram feitos os testes que identificaram as fraudes, etc.

      JorgeN

       

      os pro-testes com azeites extravirgens foram realizados no instituto royal com beagles, camundongos e baratas.

      infelizmente, os vândalos da rainha gaulesa luísa mel destruíram as planilhas de custo-benefício do prefeito haddad referentes à mobilidade urbana em sampa e junto foram também por água e fogo abaixo os resultados identificadores certificadores das fraudes azeitadas.

  67. Texto repetitivo

    Por favor, GGN, dê um prazo maior para os jornalistas escreverem. As informações no texto se repetem e estão muito desorganizadas, sinais de autor cansado e com pressa que não teve condições de revisar direito.

  68. Azeites

    No geral aqui em casa seguimos a regra do Palatium romano onde o azeite que servia o imperador vinha da provinvia da liuzitânia, Andorinha e o Vila Flôr (geralmente mais barato) são os que mais compramos, ambos aprovados no teste!

  69. Especialistas em azeite – temos alguns no Brasil

    Para quem mora no Rio de Janeiro e quer entender sobre azeite extra virgem, de verdade, aconselho as aulas do Marcelo Scofano na Estilo Gourmet

     http://www.estilogourmet.com.br/programacao/201311/eg_programacao_destaques_201311.html

    Marcelo é um dos pouquíssimos especialistas de azeite no Brasil.Vem se dedicando ao estudo deste e é  sommelier de azeites.

    Acabou de voltar de uma pós graduação na Espanha trazendo novidades e mais novidades.Ele também conhece pessoalmente as produções de azeites brasileiros e nos brinda com sabedorias sobre o sumo dourado da azeitona daqui e de alhures.

    Fica a dica.

    Um abraço

  70. Teste Azeite Extra virgem

    Alguma coisa de estranho tinha que ter mesmo, afinal azeite extra-virgem por R$9,00 (Borges) no supermercado (que tem margem de pelo menos 30%) não deve pagar nem o custo.

    Do jeito que vai, daqui a pouco vamos ter azeite extra-virgem chinês a R$5,00 !! (rs)   

    Mas faltou testar Azeite Grego (que dizem ser o melhor de todos).Os azeites gregos costumam ser pouco conhecidos no Brasil, principalmente devido ao preço.

    Aqui no Rio, nos supermercados a maioria é português ou espanhol, mas tem italiano também, porém em outra faixa de preço. Descubri uma novidade muito interessante que acabou de chegar no Brasil; Azeite Espartano, extra-virgem, 100% de azeitona Koroneiki, acidez 0,45, produzido na Lakonia. Para quem não conhece, é a melhor região da Grécia e o melhor tipo de azeitona com tradição milenar na produção de azeite. E o melhor, R$14,50 a gf de 500ml (+frete à partir do RJ) direto com  o importador. O único incoveniente é que tem que comprar no mínimo uma cx de 12un; mas vale a pena convidar os amigos, porque no supermercado, provavelmente, vai custar acima de R$20,00. Se alguém se interessar é só pedir por e-mail para [email protected]. Eu adorei.

     

    1. Comprei hoje 13 de Dezembro
      Comprei hoje 13 de Dezembro de 2015 uma garrafa de azeite “Espartano” supostamente virgem extra produzido e engarrafado na Lakonia e com sêlo de Denominação Geográfica Protegida. É uma fraude total. Aquilo não é azeite. É uma horrível mistura de óleos. Uma coisa horrível.

      Bom azeite é o EA Azeite Extra Virgem Portugues 30 Reais 500ml à venda no Supermarkt em São Conrado ou o Azeite da Herdade do Esporão 20 reais acho. O Gallo Extra Virgem rótulo verde melhorou muito desse o escândalo de 2013. Gosto também muito do azeite Gallo Colheita ao Luar, um excelente azeite a 30 reais 500ml no Supermarkt.

  71. azeites extra virgem

    Aprecio muito as materias e o porposito da “PROTEST” mas em referencia aos azeites virgens achei que os azeites examinados foram muito poucos não incluindo muitas marcas vendidos pelo Supermercado Zona Sul, eu mesma não costumo comprar no CArrefour porque em Ioanema onde moro tem exclusivamente Zona Sul.Sugiro que prossigam na pesquiza sobre muitas outras marcas. Atenciosamente Therezinha Barroso

    1. Embalagem Plástica

      Eu adoro Coccinero, mas só tenho encontrado na embalagem plástica. Compro assim mesmo, não acredito que deteriora o produto muito rápidamente, precisa de um tempo. Em casa uma garrafa de 500ml dura 30 dias.

  72. O azeite faz parte da

    O azeite faz parte da milagrosa e milenar dieta do mediterrâneo, e nós aqui entupindo nossas artérias pensando que estamos fazendo uso de produto original, pobre de nós.  Quero ver daqui alguns anos, os resultados dos alimentos trangênicos em nossas vidas.

     

  73. Quando falo em azeites

    Quando falo em azeites lembro-me sempre de duas coisinhas:

    1.  Pelos anos 60 era comum as pessoas fritarem alimentos com azeite de oliva. Isto não se faz mais, eu acho. O fato é que o antigo azeite, uma vez esquentando na panela, exalava em toda a casa um aroma espetcacular de azeit de verdade. É possível que não existissem azeites falsificados naqueles tempos. Hoje, pra sentir o cheiro de azeite puro tem sido difícil. Não conheço mais nenhum com esse aroma lega;

    2. Faz um bom tempo que vi uma reportagem na televisão sobre moradores, todos idosos, residentes numa ilha grega. Eles alegaram que seus jovens tinham que morar distantes porque nã ilha não havia escolas e empregos. Então esses idosos viviam cercados de oliveiras, e onde moravam colhiam os frutos e faziam artezanalmente o azeite, acondicionando-o em barris dentro de suas próprias casas. E foi mostrado como eles faziam comidas variadas com muito azeite. Por fim, o repórter concluiu que esses idosos tinham uma saúde admirável por consumirem bastante o zeite por eles fabricado. 

     

  74. Justiça proíbe informação ao consumidor

     

    O Globo on line

     

    Azeites: Borges consegue liminar que obriga Procon-RJ a tirar cartazes de supermercados

     

    
Cartazes fixados nas prateleiras dos mercados alertando sobre classificação dos azeites terá que ser retirado por determinação de liminar obtida por fabricante do azeite Borges
Foto: Terceiro / Divulgação

     

    RIO – A 5ª Vara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro acolheu, nesta sexta-feira, a medida cautelar, impetrada pela Borges Alimentos do Brasil – produtora e distribuidora dos azeites Borges – contra o Procon-RJ, determinando a imediata retirada das placas fixadas nas redes de varejos, em ação realizada pela entidade na segunda e terça-feira desta semana em supermercados do Rio e do Grande Rio. Apesar da ação ter sido impetrada pela Borges, a liminar beneficiada as outras seis marcas que tiveram a sua classificação como extravirgem desacreditada pelo levantamento da Proteste – Associação de Consumidores (Carbonell, Beirão, Gallo, La Española, Pramesa e Serrata).

    Em sua sentença, a juíza Roseli Nalin argumentou que a fixação de placas com advertência sobre a classificação do azeite extravirgem como virgem, de acordo com levantamento realizado pela Proteste, interferem drasticamente na atividade comercial, sem que, no entanto, tenha sido apresentado embasamento probatório que sustente tal medida, acrescentando também que é injustificável, já que não há nenhum risco para a saúde.

    Ainda segundo a sentença, o fato da Proteste, por acordo de confidencialidade, não revelar o laboratório responsável pelo teste fere o direito de defesa da empresa, afastando qualquer possibilidade de contestação.

    O Procon-RJ informa que ainda não foi notificado sobre a liminar e afirma que a ssim que o for tomará as medidas necessárias.

     

  75. Vocês preocupados com o

    Vocês preocupados com o azeite, mas viram o que aconteceu com o leite de côco?

    Pois é, a quantidade de coliformes fecais 1000 vezes maiores que o máximo admitido.

    Sabe o que empresa disse?

    Que não tem nada de errado, nós que é vimos o acento no lugar errado, que se tratava mesmo de leito de cocô!

    Pode isso? estou indignidado!

  76. fraude no azeite

    tenho 25 anos de casado,e sempre usei azeite gallo,com um tempo percerbi que a qualidade tinha caido,entao fiquei pulando de um pra outro ate conhecer la espanhola e agora fiquei muito puto.por favor qual e o melhor que possa comprar.la espanhola nunca mais. obrigado.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Compre o Native

      O Native importa um azeite chileno de acidez máxima 0,2%. O sabo é incrível. Toda vez compro uma marca diferente, mas nenhum chegou aos pés do Native

  77. Teste rápido para ver se o azeite não é dos piores

    Ponha na porta da geladeira.

    Um azeite mal refinado (températura muito alta) vai ter um monte de gorduras trans.

    Elas precipitam na dentro da garrafa e deixam o azeite turvo.

    O teste não garante que o azeite é original ou falsificado. Mas que não fará mal imediato a sua saúde.

    Só uma análise rigorosa em laboratório de renome poderá garantir que o azeite é azeite,

  78. E o “Terras de Camões”, ninguém sabe de nada?

    Terras de Camões é um dos óleos extravirgens mais baratos, que nem o Borges, que vem com “+40% grátis”.

    Só que quanto ao Borges, já descobriram que não era mesmo extravirgem…

    🙁

    1. TENHO MILES DE TONELADAS DE OLIO DE OLIVA PURO PRONTO PARA USO.

      tenho miles de toneladas  de oleo   de oliva extra virgem direto  da palestina   quem   estiver enteresado favor entrar em contato nesse email

      [email protected]      preço   7 mil dolares a tonelada  mil litros…

    2. TENHO MILES DE TONELADAS DE OLIO DE OLIVA PURO PRONTO PARA USO.

      tenho miles de toneladas  de oleo   de oliva extra virgem direto  da palestina   quem   estiver enteresado favor entrar em contato nesse email

      [email protected]      preço   7 mil dolares a tonelada  mil litros…    16 997125689

  79. Azeite de Oliva

    Antigamente comprava o Azeite Gallo e tinha um sabor delicioso, mas atualmente ele não tem gosto de nada e quando vou às compras, não quero nem passar por perto, de tanto horror que tomei. Costumo dizer que o Gallo virou galinha. Não entendo porque a qualidade caiu tanto. Vivo procurando um azeite que realmente tenha sabor, mas está difícil de encontrar.  Pode indicar uma marca de azeite extra virgem que realmente seja saborosa?

    Atenciosamente,

    Cleusa

  80. Isso acontece em todo o mundo!

    Estava comentando a respeito disso com um amigo aqui em Toronto, durante um aniversário há uma semana. Falei que não existem óleos puros mais (por um preço razoável) e que aqui no Canadá não tinha encontrado um óleo virgem que prestasse. Após o episódio li a respeito e constatei que está acontecendo no mundo inteiro! 

    Aqui está um link pra quem quiser ler (Em Inglês):

    http://www.canada.com/life/Extra+virgin+olive/2684297/story.html

     

  81. Azeites fraudulentos

    Tenho o Gallo e o La Espanhola ditos extravirgens (considerados pela Proteste apenas virgens) e o Quinta d’Aldeia dito extravirgem que nem azeite de oliva pode ser considerado, por ser composto de outros oleos e ate gorduras. Que posso fazer, se ja nao tenho a nota fiscal?

  82. Além de Extra Virgem é importante que o azeite extraído a a frio

    Morei muitos anos na Espanha, onde tinha uma amiga cuja mãe era dona de um olival. E com ela aprendi que o melhor azeite além de ser extra virgem tem que ser prensado/extraído a frio. Quando no rótolo não vem este lembrete: extraído a frio (ou prensado a frio) é que foi ao fogo para extrair o azeite dos frutos e aí, perdeu as propriedades mais importantes de sua qualidade para alimentação saudável.

  83. Azeite extra virgem

    Não acredito nestas matérias, pois hoje em dia qualquer um pode pagar aos corruptos órgãos governamentais de controle, para derrubar qualquer produto concorrente! Basta pagar bem $$$$$$! Tudo no Brasil é fraude hoje em dia, até as pesquisas de qualidade!

  84. Teste Com falta de informações fundamentais
    *****INFORMAÇÕES AUSENTES PODEM FAZER CONSUMIDOR CAIR EM ERRO **** Apos acessar as informações deste teste no site me dirigi a uma loja do supermercedo Carrefour (Loja Tatuapé- av Celso Garcia) para adquirir o Azeite da Marca Carrefour . Quando cheguei lá verifiquei que existiam azeites Carrefour com 3 procedencias (Portugal, Espanha e Italia) Na matéria não havia indicação do pais de procedencia dos azeites testados. Acessei o site da Proteste (www.proteste.org.br) e verifiquei que não exitia esta informação. Enviei um email para o Proteste e a resposta que eles enviaram é ;” as informações mais detalhadas do teste estão no site, porém, são retritas a associados.Por isso, gostaríamos de lhe convidar a fazer parte da nossa associação com um promocional de 3X de R$17,00, onde poderá contar com o recebimento das revistas, os nossos benefícios e um brinde de boas vindas.>Achei esta resposta uma afronta e não fiz a inscrição. O que eu pedi foi uma informação básica que deveria fazer parte do texto. (aliás em um teste recente de vinhos brancos esta informação fazia parte do texto) Verifiquei tambem que existe um site em Portugal (Proteste Deco) em formato muito semelhante ao daqui (imagino que talves sejam empresas do mesmo grupo), Eles fizeram um teste de azeites extra virgens (em agosto de 2013)vendidos no mercado portugues. Neste teste é informado o pais de procedencia assim como tamanho da embalagem etc. sem necessidade do usuario ser associado,
    Entrei no site RECLAME AQUI e verifiquei que quase que diariamente aparecem reclamações contra o Proteste Brasil relatando associados que recebem cobranças supostamente indevidas assim como não recebimento de brindes etc.
    Não contente com o ocorrido tentei resolver o problema com o Carrefour mas sem sucesso:
    Em 22/11/2013 abri uma consulta no SAC (on line) . Como não obtive qualquer resposta falei com o SAC via Email sem qualquer resposta
    Dia 25/11/2013 fiz nova consulta ao Sac On Line cobrando resposta a minha consulta inicial e a informação que eu recebi é de que eu a receberia em 48horas. Como não recebi resposta no dia 28/11/2013 fiz uma consulta ao SaC via 0800 e a atendente informou que passaria para outra pessoa. Depois de pouco tempo ela me informou quecomo a outra pessoa estava atndendo outra consulta ela retornaria via telefonema para a minha residencia e até agora continuo esperando.
    Eu acho que isto é um desrespeito ao consumidor. Tambem acredito que muita gente adquiriu o azeite Carrefour influenciado pelo teste sem reparar da existencia de 3 (ou mais) procedências

  85. NA CADEIA.

    A fraude foi comprovada e daí?  Enquanto não colocarem todo este pessoal na CADEIA  não vai adiantar nada. Eles vão ser condenados a pagar uma merreca de multinha e pronto, podem voltar a ganhar dinheiro passando o resto dos idiotas consumidores de  ” azeite ” brasileiros.  SEM CADEIA NÃO TEM CONCERTO. Esperem e verão a mesma notícia de azeites adulterados dentro de no máximo 6 meses. TEM DE RECOLHER AS FRAUDES DAS PRATELEIRAS E TOMAR CUIDADO, POIS CERTAMENTE ELAS PODEM VOLTAR PRO MESMO LUGAR COM UM RÓTULO DIFERENTE E ENGANOSO.    ( CADEIA ,CADEIA , CADEIA ) . SEM CADEIA NÃO EXISTE AZEITE EXTRA VIRGEM.

  86. Encontrei esta página por

    Encontrei esta página por acaso. Sou produtora / futura exportadora de azeite e para já o que posso dizer é: tenham atenção ao preço “quando a esmola é muita o pobre desconfia…”. Tudo encarece e muito o preço do litro de azeite (embalagens, transportes, taxas, etc, etc), portanto…

    E existem muito bons azeites que não dizem na rotulagem “extraído a frio”, talvez porque em Portugal a maioria são extraídos assim mesmo…

    E sim, as grandes marcas começam a ter estratégias de venda muito diversificadas…

    Boas Escolhas. Qualquer questão, disponham…

    Cecília (Portugal)

  87. Azeite “tipo” extra virgem
    Não sem espanto, quando fui comprar o Borges de costume, me deparei com um reluzente aviso na embalagem de todos os azeites ditos extra virgem alterados para TIPO EXTRA VIRGEM. Isso diz tudo, pois tudo nessa vida pode ser tipo isso ou tipo aquilo, mas virgem ou é ou não é. Não comprei nenhum!

    1. Original Borges era o argentino extravirgem…

      Cau

      “Azeite Chileno Extra Virgem de Oliva BORGEL , alguém conhece? Achei muito bom…”

      é flagrante corruptela do azeite azeitado “nacionalizado” BORGES… fuja já!

       

  88. Bons azeites

    Ainda o melhor deles é o Olivas do Sul, mas se querem comprar um bom azeite devem procurar um butique, onde só vendem extra virgem, e observar a data de envazamento também.

    Bons azeites: Olivera Ramos, Monte do Mouchão, Ouro Bailen, Colina de Garzon, Mykonos, Olivas do Sul, De Carlo Alho e tangerina, Paganini (limão e salsa). E os Vamozíssimos Oliviers & Co.

     

     

    abraços

  89. AZEITES

    Cocinero em embalagem de plástico? Tô fora! Azeites de marca de supermercado? Tô fora! O Proteste fazia uma promoção na década de 90, quando era oferecido como “brinde” para quem assinasse sua revista, uma câmera fotográfica.Fiz a assinatura, e ganhei o maior mico.A câmera era vagabundérrima. Fica a pergunta :

    Aquele Proteste é o mesmo que fez os “testes com os azeites?

    ESte link é do site que fez o teste? http://www.protestecomunicacao.com.br/BR_RDB_GLOB_VSA_int_1.asp?mktcode=UDPT00

    Há outro Proteste:

    http://www.proteste.org.br/institucional

     

    1. Cocinero extravirgem no conteúdo que importa

      Cocinero extravirgem, no conteúdo argentino, volume 500ml a R$. 9,50… tô dentro!

      Gallo fracionado ou […inflacionado] por “rótulos fraudes gourmet” pra inglês ver… tô fora!

    2. Proteste -Teste de Azeites Extra Virgem Cuidado

      Sr. José Adailton

      Se o sr. se interessar por  favor leia o comentario que eu fiz no dia 29/11/2013 que acho que confirma sua dúvidas

      De  lá para cá (29/11/2013) houveram 2 mudanças:

      1- Entrei com uma reclamação no Procon SP contra a Proteste 

       2- O Carrefour após varia tentativas respondeu a minha indagação. 

      Obrigado

      1. AZEITES 2

        Sr. Armando:

         

        Localizei seu comentário.Desse Proteste que vende assinatura de revista e dar “brinde” eu não compraria um carro usado.

         

  90. Cadê os responsáveis?

    Da pra saber quais são os fiscais resposaveis pelo controle.

    Ninguem controla quem deveria controlar?

    Não basta consultar um planilha de trabalho?

     

    Essa gente precisa ser expulsa do ramo, senão teremos mais dez anos de fraudes.

  91. Azeite extra virgem Olé

    Pessoal, sempre utilizei o azeite cocinero, mas não o achei no supermercado e comprei o azeite Olé extra virgem, o mesmo não está no teste, conhecem se ele realmente é bom?

    é desta marca: http://www.conservasole.com.br

    cliquem na LINHA CONDIMENTOS no lado esquerdo do site.

    não achei nada sobre o azeite olé no google.

  92. A Tabela

    Nassif,

    Use mais INFOGRÁFICOS… A tabela apresentada pela PROTESTE poderia ser utilizada para ilustrar muito bem esta reportagem, mesmo que adaptada do seu jeito. Dando créditos à fonte de dados não temos nada a perder em ciência, jornalismo ou informação!

  93. Porque o azeite não tem mais aquele cheirinho .

    Não existe azeite de boa qualidade no Brasil e pode confiar ou duvidar mas fora do Brasil também não tem.

    O azeite passou a ser tido e visto como algo bom para saúde mundial sendo influenciado ao uso diario mundialmente falando.E por conta disso ele esta sendo FALCIFICADO GERAL. No Brasil é aprovado e liberado vender 15% de puro azeite de oliva + 85% de soja,gosduras,etc dentro de um certo criterio??? duvidoso é claro.Sabe vc que nãp produzimos azeitonas ,então importamos e engarrafamos ,com os moldes desta aprovação que o nosso GOVERNO aprova ser vendido como azeite. 

    PORTANDO NÃO TEMOS AZEITE PURO ,NÃO IMPORTA A MARCA. AZEITE no Brasil virou um negoção para doto o mundo.Imagine a economia Brasileira “equilibrada `´do jeito que esta com +- 200milhões de pessoas, destas 85milhões usando azeite todo mês.

    Azeite puro neste Brasil é igual ao Leite e a Gasolina essa já é batizada é aprovada pela BR desde a fabricasão. Isso sem falar do chines que faz mulata sambando,capoeirista,gelo e suco com água filtrada,cocada,pé-de-moleque,etc

    É duro saber,dificil de acreditar,mas é a pura verdade sem mistura.

  94. azeite de oliva.
    como posso saber se o azeite que eu uso esta adulterado? pois não esta entre as marcas que mencionastes,a marca que tenho é Faisão, aguardo retorno….

    1. Azeite de Oliva

      O mehor é o óleo de coco COPARÁ, não compre azeite de oliva se quer ter uma boa saúde.
      O azeite de oliva para ser bom tem que ser:

      1 Azeite de Oliva

      2 Prensado a frio

      3 In vitro (escuro)

      4 Extra virgem

      Essas marcas nem são prensadas a frio, comprar elas pra que? (Pergunta retórica)

  95.  Tendo em vista esta

     Tendo em vista esta magistrosa pesquisa, onde esclarece e alerta a todos os consumidores, podemos concluir que os empresários não se preocupam com o bem estar dos consumidores. A falta de respeito é tão grande que chega a agredir e discumprir o CDC  com suas propagandas enganosas e fraudulentas, para obter lucros exorbitantes. Cabe agora ao ministério público, como fiscalizador das normas, punir as empresas.

  96. Equívoco

    A matéria acima traz o seguinte comentário:

    “Isso demonstra que os fabricantes ainda não recebem a fiscalização necessária.”

    A questão não é a fiscalização somente, mas a punição!

    Quando encontrarem um produto fora da conformidade, fecha a fábrica por 30dias, se for reiincidente, 60dias, depois 90dias e assim por diante.

    O fabricante só vai parar de fraudar quando ele for impedido de ser fraudador!

    Fecha a fábrica e dá de cara um prejuizo de 30dias sem poder trabalhar que ele aprende já que na próxima ele leva 60dias.

    1. Não concordo. O fabricante e

      Não concordo. O fabricante e responsáveis, sabendo desse tipo de punição, podem piorar ainda mais o produto para conseguir o retorno desses 30 dias que serão fechados (ou 60, 90 dias…). Falta é vergonha na cara e respeito com o consumidor. Fiscalização mensal ajudaria também.

      1. AZEITE

        AMIGO, ME PERDOE A INDISCRIÇAO MAS COM ESSE COMENTARIO QUE VOCE FEZ ME OCORRE A SEGUINTE DUVIDA SERA QUE O COMENTARISTA E FABRICANTE DE AZEITE OU ADVOGADO DOS MESMOS?

         

    2. Equívoco
      Bom dia!
      Estou pasma quando li esta matéria, sempre gostei de azeites”de nome”, como por exemplo o Borges, Seresta mas vejo que não existe punição para esses fraudadores. Enquanto não tomarem uma medida mais drástica eles continuarão produzindo seus produtos e isto é muito grave, esse tipo de fiscalização tem que ser mês a mês, pois afinal pagamos pelo preço alto e com impostos!!!!!.
      Vamos compartilhar esta matéria. Isto é uma vergonha!!.

  97. ISSO É BOM QUE ACONTEÇA,

    ISSO É BOM QUE ACONTEÇA, ASSIM OS BRASILEIROS ACORDAM E COMEÇAM A DAR VALOR PARA OS PRODUTOS AQUI FABRICADOS, POIS SOUBE QUE UM DOS MELHORES AZEITES DE OLIVA ESTA SENDO PRODUZIDO NO SUL DO PAÍS, MAS O POVO PREFERE A BANDEIRINHA INTERNACIONAL NO ROTULO, AI TOMA COMO AZEITE, GRAXA E SABE-SE O QUE MAIS ….KKKKKK É TRISTE MAS É A REALIDADE SOMOS AUTO SUFICIENTES EM DIVERSAS AREAS PRODUTIVAS E COM MUITA QUALIDADE, MAS EXPORTAMOS O BOM POR PREÇOS RIDICULOS, E PAGAMOS CARO NA IMPORTAÇÃO POR PRODUTOS FRAUDULENTOS MUITO INFERIORES!

  98. Azeite

    Nossa fiquei decepcionada com o resultado do azeite GALLO pois só comprava ele. Nas compras desse mês comprei o ANDORINHA gostei muito,quis comprar cocinero mas fiquei com receio quanto a embalagem e opitei por comprar o adorinha. Pórem vejo que ele foi bem na avaliação. 

  99. Faisão Real
    Uso a Marca Faisão Real, diz ser produto português, mas o sabor eh mt sutil ao de um azeite. Agora fikei com dúvidas qto ao produto… =/

  100. Azeite Falsificado

    E quando a proteste pretende fazer um novo teste?

    Isso deveria ser feito mensalmente já que os indícios de fraude são grandes!

     

  101. Azeite Cardeal

    Pena que não informaram a acidez dos azeites. Por exemplo o Cardeal tem de acidez 0,2 a 0,5. Será que faz alguma diferença? (Uso o de acidez 0,5).

  102. Azeite Tradição

    Mais de um ano do artigo e o azeite Tradição comprovadamente piorou muito.  Tem sabor horrivel a ponto de estragar o prato. 

  103. Dica para comprar Óleos de Olivia Premium

    Caros, Os óleos de oliva extra virgens  vendido na Brasil estão longe de terem as característica e os benefícios do verdadeiros óleos da oliva. Eu indico verificarem a Oleoteca do site Bottega Brasil. Comprei um óleo Premium deles, e agora não consigo mais tomar os disponíveis nos mercados. Agora conehcço um verdadeiro óleos de longe. Recomendo! 

    Percebi que a cultura dos grandes óleos  é similar a cultura dos grandes vinhos. Inclusive há os grand crus. 

  104. Azeite Andorinha

    Ola pessoal comprei uma lata de azeite Andorinha no supermercado Semar Uatuba S P , notei um sabor muito e ruim eacabou provocando mal estar. Suspeito de fraude grave, pois o azeite esta na promoção,péço ajuda.

  105. Esporão é o the best!!!

    Data venia, o azeite de oliva que, de fato, faz bem a saúde, deve atender aos seguintes requisitos:

    1- Extra-virgem2- Prensado a frio3- Em vidro4- Vidro escuro5- Produzido e embalado no seu respectivo país de origem.6- Baixa acidez  Portanto, o Olivas do Sul e tantos outros não são tão bons quanto parecem. Se não for em vidro escuro podem esquecer= já oxidou!!!

     

  106. BORGES NUNCA MAIS !!!

    Tomei conhecimento dessa matéria hoje (24/09/2014) e a sensação de ser ENGANADO é de indignação. Em minha casa, consumimos o azeite diariamente e sempre confiei na marca que anos atrás sempre se destacava como um dos melhores produtos em sua categoria, mas se deparar com essa informação é realmente uma VERGONHA !

    Coincidentemente, faz cerca de 4…5 meses que não adquiria, pois havia comentado com meus familiares justamente sobre uma desconfiança na qualidade do mesmo. Ele não fica pastoso após 48h na geladeira !! Façam o teste ! Das marcas populares, geralmente tb compro o Andorinha e do próprio Carrefour que sempre teve boa reputação em testes realizados, mas não distinguia a procedência do país. Vou prestar atenção agora. 

    Estou pensando seriamente em juntar todos os comprovantes de compra do azeite Borges que realizei após a divulgação desse teste (no site da NF paulista é fácil levantar os comprovantes), fazer um boletim de ocorrência e acionar esse fabricante na justiça.

    Creio que assim podemos contribuir para mudar alguma coisa.

    Obrigado a Proteste e punição aos fabricantes inescrupulosos !  

  107. comentarios

    Imprimi esta pagina para na hora de comprar azeite saber quem é quem em termos de qualidade e respeito ao consumidor, pois consumo este alimento diariamente e tinha duvidas porque os azeites são envasados no Brasil e ai é que o bicho pega em termos de adulteração de produto.

    Valeu Proteste por me auxiliar no esclarecimento.

    1. azeite fraude
      Pois eu já faço isso a anos pesquiso em artigos e publicações. Se algum produto usa de fraude uma vez é porque usa sempre. Essa empresa embora seja de alimentos se preocupa mais com o lucro do que com a qualidade do que vende. Esse tipo de empresa eu não confio nunca mais. E saiba que as pequenas empresas se portam de forma a levar o melhor para seus clientes. Vou retirar essas empresas das minhas compras. E ainda retiro todas as marcas filiadas a ela pois possuem a mesma política.

  108. O PROTESTE como sempre de

    O PROTESTE como sempre de parabéns pelo excelente trabalho!

    Agora os azeites, realmente estão uma vergonha (marcas que já foram boas, agora são ruins).

    Azeite bom se comia até com pão e vc sentia o SABOR e o AROMA de azeitonas.

    Agora não adianta escolher muito porque todos têm o mesmo sabor de ranço intragável ou insípido e o aroma desagradável de coisas velhas.

    Deve ser tudo o mesmo cartel, onde só muda mesmo a embalagem e o preço, o conteúdo é o mesmo (tiram do mesmo tonel).

    Façamos como os Argentinos, que NÃO usam azeite para nada, mas sim óleo de soja para temperar as saladas, e só!

    Êita povo feliz porque está livre dessa pseudocrença inútil.

     

     

      1. Óleo de soja é gordura trans

        Quem orientou vc sobre isso? Desde quando óleo de soja é gordura trans? Gordura trans é a tal da Gordura Vegetal Hidrogenada, um tipo de gordura proveniente de um processo industrial que transforma um óleo em uma forma barata e extremamente prejudicial à saúde, de gordura. Muito utilizada pela indústria de alimentos, pois além de baratear muito o produto, o torna mais atraente ao consumidor, tornado-o mais macio, crocante, sequinho é saboroso. Gordura trans é uma bomba para a suasse de sua artérias e de outros tantos órgãos. 

        Oleo de soja é o óleo extraído da soja, em tese um óleo muito bom para a saude. Não esteou entrando no mérito da soja transgênica.

        Procure se informar antes postar comentários. 

  109. Matéria publicada no dia 25/12/2013

    Boa tarde.

    Sou assessora de imprensa da Allfood e informo que houve um erro na matéria publicada no dia 25/12/2013, sobre Azeites.

    O azeite Tradição, do fabricante Azal (origem portuguesa) tem todos os certificados de pureza do produto (posso enviar o PDF que comprova isso).

    O azeite Tradição, que fala na matéria,é de outro fabricante.

    Favor adicionar esta informação no post, dizendo que o azeite Tradição não é do fabricante Azal. e sim de outro.

    Att.

    Melina.

  110. Azeite de oliva

    parabéns pelo teste. Por favor precisamos que voces continuem e não baixem a guarda para nimguem. Hoje vamos comprar e para nossa decepção não são mais extra virgem e sim tipo extra virgem. Só que os mesmo anteriormente se diziam extra virgem.  não sou um especialista mas, conseguimos sentir que o sabor não é bom. Tem um azeite com nome midas. Precisam verificar tambem. è grego e para meu paladar não é bom. Fraude acredito.

  111. Azeite Andorinha

    Observei que de algum tempo pra cá, o azeite Andorinha  é encontrado com 2 rótulos, um branco e outro dourado. Ocorre, que o dourado consta o local de envase, já no rótulo branco não. Por que não consta?    

  112. Teste dos azeites –

    Certamente por desconhecimento, o articulista omitiu uma informação importante: o azeite OLIVAS DO SUL, MELHOR COLOCADO NOS TESTES é o único produzido no Brasil! Exatamente, o Olivas do Sul tem sua plantação (cerca de 7.000 oliveiras jovens, a metade delas já produzindo) no município de CACHOEIRA DO SUL, no Rio Grande do Sul, paralelo 30°. A Olivas do Sul é pioneira na produção em escala comercial no Brasil e faz um trabalho admirável, com muito cuidado, técnica e pesquisa. Apesar de vender seu produto bem mais caro, tem ficado esgotado no mercado pouco tempo após a safra. A procura tem sido grande, mas a produção tem aumentado a cada ano. Novas oliveiras estão sendo plantadas e os resultados de  produtividade e precocidade tem sido muito bons. Na Europa as oliveiras produzem a partir dos seis anos, aqui em Cachoeira do Sul a partir de 3 1/2 anos .A OLIVAS DO SUL sem dúvida tem feito um ótimo trabalho e vai fazer história. Meu celular: 51 95 64 40 15

    1. Preço

      Vocês não tem custos e taxas de importação, tem mão de obra mais barata (comparado a europeus), menor custo de transporte, retorno mais rápido do investimento (precocidade) e ainda assim precisam vender o produto bem mais caro. O que estaria faltando para baixar esse preço? Escala?

    2. Procurei informações sobre o
      Procurei informações sobre o azeste de oliva da marca torezani e não vi E que o sabor nem parece Por favor respondam .ele é horrível

  113. Conhecer um pouco mais

    Nem sei como ainda tem gente que acredita em revistas e análises PROTESTE. Acreditar em revista que dá brindes para conseguir assinantes é de duvidar, já agora brindes da mais baixa qualidade, pelo menos em PT. Quem quiser ter um conhecimento mais vasto fica aqui um link para terem uma ideia mais alargada.

    http://www.casadoazeite.pt/AZEITE

    Já agora para quem não sabe existem grandes produtores em Portugal e  Espanha que não embalam e vendem toda a produção a granel para embaladores em Itália que os rotulão com nomes pomposos italianos. Só que estes produtores vão tendo a proteção da CEE e os embaladores são obrigados a pôr a proveniencia no rotulo ” Proveniente de produção europeia” quando exportam para outros continentes já não é obrigatório e pôem ” produto de Itália “.

    1. Proteste

      Está de parabéns a Proteste. A unica iniciativa para conter os lobistas descarados que por meio de mentiras e fraudes enganam o comsumidor leigo. Quem reclama certamente é porque deve ter algum “rabo preso””. Continuem assim turma da Proteste porque é através de vocês é que o povão consumidor pode se defender desses famigerados exploradores da boa fé alheia

  114. Sobre azeites

    Está de parabéns a Proteste. A unica iniciativa para conter os lobistas descarados que por meio de mentiras e fraudes enganam o comsumidor leigo. Quem reclama certamente é porque deve ter algum “rabo preso””. Continuem assim turma da Proteste porque é através de vocês é que o povão consumidor pode se defender desses famigerados exploradores da boa fé alheia

  115. Azeite Figueira da Foz

    O azeite Figueira da Foz tem gosto de óleo de carro, deixa um gosto muito estranho nas saladas o meu vou para de usar e ver se consigo mandar para analise!

     

  116. avaliação do azeite Quinta da Serra Verde

    Bom dia!

    Recentemente comprei em promoção o azeite extra virgem da marca Quinta da Serra Verde. Estranhei bastante o aroma e o sabor. Não se parece em nada com outras marcas, então suspendi imediatamente o consumo. Alguém conhece esta marca?

    1. Considerações a respeito do comentário de João Bacellar

      Sobre os comentários do Sr. João Bacellar a respeito do Azeite Quinta da Serra Verde, tenho a mesma opinião.

      Recentemente recebi de presente uma garrafa do citado azeite, e ao usá-lo pela primeira vez, achei o sabor horrível.

      O amigo que me presenteou, achou que estava me dando um azeite de primeira qualidade.

      Ao verificar o selo da garrafa notei que ele era importado, mas engarrafado pelo Supermercado Mundial, o que já achei negativo, pois foi manipulado aqui, embora produzido em Portugal e não se sabe se foi misturado com outros óleos ou não.

      O casco é  escuro, o que é recomendável para se manter um azeite sem perder a qualidade, e a acidez de .0,2 não acredito, pelo sabor desagradável, que chegou a irritar minha garganta. 

      Como, de todo azeite produzido no mundo, 40% é fraudado, como não seria aqui neste país sem lei?

      1. azeite

        compro sitematicamente esse azeite (quintq da serra verde)…o sabor é bem forte…é claro…é que o azeite é muito bom…pode compra sem medo…comprei, tomo faz tempos e estou vivo…ele é ótimo…e barato…

    2. azeite

      ESTE QUINTA DA SERRA VERDE QUINTA DA BOA VISTA E VARIOS OUTROS SAO (paraguaios) . CUIDADO,ISTO TEM CONIVENCIA COM ORGAOS QUE SE DIZEM FISCALIZADORES MAS NA VERDADE SOA PROTETORES DOS BANDIDOS QUE POE LIXO NA MESA DOA BRASILEIROS!

       

    3. Quinta da serra verde

      Este óleo (me recuso a chamá-lo de azeite) deve ser óleo de carro reciclado. Impossível fazer qualquer receita usando esta COISA!. Sabor e aroma muito desagradável. Nunca na minha vida comprei um azeite com características tão diferentes.

      QUanto ao comentário do colega que disse que é por que é puro, só tenho a lamentar.

  117. PROTESTE, poderiam testar
    PROTESTE, poderiam testar outros? Eu já usei o extra virgem da Börgel, não suspeitei de nada, mas li coisas não muito boas sobre ele. To usando o extra virgem da Primifutti que diz que é a primeira extração e acidez 0,3%, mas com tantas fraudes vai saber se é verdade. Outros tb que vcs poderiam testar é o De Cecco, Olitalia, Taeq.

    Pior notícia de todas é esse Borges, que decepção! E eu passei uns 3 anos comprando religiosamente esse azeite! Pra nunca mais viu!

  118. Azeitonas
    A minha grande dúvida, diante do crescimento do consumo de azeite de oliva, é se realmente há tantas azeitonas no mundo para dar suporte honesto a esta demanda.

  119. Cansei das surpresas dos azeites

    Eu sempre achei que azeite deveria ter sabor de azeitonas. Quando eu era moleque era Carbonell ou Gallo e sempre lembrava azeitonas. Um dia acabou-se, pode ser Andorinha, Gallo, Carbonell, Figueira da Foz, Torre de Belém… tanto faz: pode ter ou não ter o tal sabor de azeitonas. O extra virgem, quando é considerado bom, pelo menos para mim tem gosto de maça verde. Uma vez experimentei o Portucale num restaurante do Rio e comprei umas vinte latas, fui feliz por  mais de um ano. Comprei o mesmo Portucale num EXTRA e parecia óleo mineral: gosto de NADA! Hoje, compro no mercado e experimento com disposição para voltar e comprar vinte do mesmo lote se gostar, mas a última vez que achei um azeite que eu achasse bom foi há mais de três anos. Assim não dá para brincar, muito cansativo e emocionalmente desgastante. Devo ser ordinário querendo azeite com gosto de azeitona se o mundo refinado e chique gosta de extra virgem com sabor de maçã verde. Eu só queria uma desgraça de azeite de lata, comum como os que meus pais compravam nos anos setente e oitenta. Compro uma lata, chego em casa, furo, experimento e juro que nunca mais gasto um centavo com azeite… mas eu não aprendo! Quando vou ao Rascal experimentos os azeites das garrafas bonitinhas e acho todos inócuos. Em casa agora tenho OLIVE, Gallo, Serrata, Deleyda e Murano; o Deleyda é um extra virgem bom e o Murano é razoável, mas não são como eu queria, o resto é tudo porcaria, parece nujol ou canola, não tem gosto de nada.

    1. azeite…que saudade!!!!

      Boa Tarde!

       

      tenho a mesma opinião..

      hoje sinto que somos “trouxas” por comprar (e pagar caro) por um produto que “vende” ser verdadeiro e quando  constatamos que  se o azeite tem uma boa marca, mas o produto não condiz com a realidade.

      Vou disposta a comprar azeite, com gosto de azeitona, feito de azeitona prenssadas a frio com gosto delicioso que vem da azeitona, e na realidade me deparo com um produto que contem misturas de “óleos e até corantes”, não sabemos mais o que comemos….

      Por isso que os “chefes” nos massacram com o ensinamento que devemos cozinhar com azeite……realmente podemos cozinhar com azeite (levar o produto a altas temperaturas) pois se fossem azeite não seria possivel esta proeza…..

      final dos tempos……

       

      abraços

  120. azeites…que saudades!!!!

    Boa Tarde!

     

    tenho a mesma opinião..

    hoje sinto que somos “trouxas” por comprar (e pagar caro) por um produto que “vende” ser verdadeiro e quando  constatamos que  se o azeite tem uma boa marca, mas o produto não condiz com a realidade.

    Vou disposta a comprar azeite, com gosto de azeitona, feito de azeitona prenssadas a frio com gosto delicioso que vem da azeitona, e na realidade me deparo com um produto que contem misturas de “óleos e até corantes”, não sabemos mais o que comemos….

    Por isso que os “chefes” nos massacram com o ensinamento que devemos cozinhar com azeite……realmente podemos cozinhar com azeite (levar o produto a altas temperaturas) pois se fossem azeite não seria possivel esta proeza…..

    final dos tempos……

    abraços

  121. azeites…que saudades desse aroma e sabor…..

    Boa Tarde!

     

    tenho a mesma opinião..

    hoje sinto que somos “trouxas” por comprar (e pagar caro) por um produto que “vende” ser verdadeiro e quando  constatamos que  se o azeite tem uma boa marca, mas o produto não condiz com a realidade.

    Vou disposta a comprar azeite, com gosto de azeitona, feito de azeitona prenssadas a frio com gosto delicioso que vem da azeitona, e na realidade me deparo com um produto que contem misturas de “óleos e até corantes”, não sabemos mais o que comemos….

    Por isso que os “chefes” nos massacram com o ensinamento que devemos cozinhar com azeite……realmente podemos cozinhar com azeite (levar o produto a altas temperaturas) pois se fossem azeite não seria possivel esta proeza…..

    final dos tempos……

    abraços

     

  122. azeites…que saudades desse aroma e sabor…..

    Boa Tarde!

     

    tenho a mesma opinião..

    hoje sinto que somos “trouxas” por comprar (e pagar caro) por um produto que “vende” ser verdadeiro e quando  constatamos que  se o azeite tem uma boa marca, mas o produto não condiz com a realidade.

    Vou disposta a comprar azeite, com gosto de azeitona, feito de azeitona prenssadas a frio com gosto delicioso que vem da azeitona, e na realidade me deparo com um produto que contem misturas de “óleos e até corantes”, não sabemos mais o que comemos….

    Por isso que os “chefes” nos massacram com o ensinamento que devemos cozinhar com azeite……realmente podemos cozinhar com azeite (levar o produto a altas temperaturas) pois se fossem azeite não seria possivel esta proeza…..

    final dos tempos……

    abraços

     

  123. azeite extra virgem GALLO

    que decepção, há mais de 20 anos uso o Azeite EXTRA virgem  Gallo, e agora constato que fui enganado, roubado, e pondo minha sáude em risco já que sofri um infarto em fevereiro 2011, meus protestos de repúdio tanto ao fabricante como também a fiscalização que permite tal fraude, obrigado pela matéria acima e vou propagar contra esta marca que de EXTRA não tem nada

  124. Azeite Quita da Colina

    Se eu fosse seguir os resultados dos seus testes, eu ficaria na dúvida quanto à compra do Azeite Quinta da Colina. Já experimentei vários sabores de azeites e posso lhes dizer que, quanto ao sabor, ele tem melhor do que alguns famosos como Galo e Borges. A mim me interressa o sabor, sem ficar me abstendo a certas frescuras de analisadores. Eu recomendo este produto.

  125. dúvidas

    Mandei essa mesagem para a cocinero e andorinha, estou totalmente perdido em relaçao a azeite me ajudem! :Olá, comprei o azeite cocinero extra virgem por indicaçao de ser muito bom, mas fiquei com muitas dúvidas em relaçao ao produto, o mesmo nao tem cheiro nenhum de azeite, tem gosto amargo, cheirando o vidro há um leve cheiro de oléo de soja, fiquei decepcionado com o produto até o momento, nao tenho experiencia com azeites, quero começar a usar em saladas e temperos por recomendaçoes, por isso estou pedindo orientaçao, queria um azeite que houvesse aquele cheiro gostoso que empesteia a casa toda com cheiro de azeitonas, posso ter comprado errado o tipo, se tiverem outro que dê esse cheiro e aroma peço que me enviem uma amostra para poder provar e comprar regularmente, quero citar que tambem comprei outra marca e tammbem aconteceu a mesma coisa, da marca andorinha, e já mandei email sobre o assunto tambem, aí comprei uma lata do mais barato que havia no mercado de nome CARMELITA no qual, é um composto de soja e só 15% de azeite, e para minha surpresa, tem um cheiro maravilhoso e um aroma muito bom, aí vcs podem me dizer:” se achou seu aroma e cheiro bom, compre o carmelita”, mas se esse oléo citado tem só 15% de azeite e tem um ótimo aroma, o cocinero que é 100% extra virgem, deveria cheirar até lá na outra esquina da rua, certo? posso tambem estar errado por nao ter experiencia no assunto por isso estou pedindo orientaçao, quero comprar azeites realmente verdadeiros e de qualidade, e recebi informaçoes de que esse azeite cocinero tem muita qualidade, mas acho que nao estou sabendo comprar ou tem algo errado no produto, desculpe a longa mensagem e agradeço desde já qualquer informaçao.

  126. Azeite..Brasil
    Boa noite!
    Infelismente vivemos num pais de bandidos, onde há diversas
    propaganda enganosa,injustiça na maioria, principalmente em Goias, ondw ele deviam aer presos
    , e o Ministro da Justiça é um borra bosta, não faz nada para melhorar essas leis, feitas somente para trabalhador.Tenho vergonha desse País..
    só dá bandidos..e ninguem nem cobra do Ministro.

    At . Dario Anapolis Go

  127. gostaria q testassem o oleo

    gostaria q testassem o oleo de azeite do chefe, o cheiro é bem forte, porem tenho duvida se é legitimo ou se é aromatizado

  128. gosto diferente por região

    Algo que ninguem comentou aqui é que dependendo da região produzida o gosto do azeite se difere independente de sua pureza.

    Estamos acostumados com o gosto dos azeites espanhois e portugueses, os mais comercializados em nossa infancia.

    Os azeites, italianos, gregos, chilenos etc, possuem um gosto mais leve, o que pode confundir no momento do consumo.

    Assim vale lembrar que existem muitos azeites de diferentes sabores independente de sua pureza ou não.

    mas que o azeite Galo enganou todo mundo enganou!  saudades daquele azeite na lata!

  129. teste de azeite de oliva

    Já provei pelo menos 20 marcas de azeites comercializados no Brasil e digo sem sombra de dúvidas que os dois mais saborosos, independente de ser extra virgem ou não, são as marcas, Bom dia ( português ) e Carbonell ( Espanhol ). Falo apenas de sabor. Teve uma pessoa que postou que teve um infarto em 2011 e provavelmente foi por o azeite ter lhe enganado, pois não era extra virgem de verdade. Lógico que não, azeite é vegetal, portanto não tem colesterol. 

    1. Diz o Dr. Lair Ribeiro que

      Diz o Dr. Lair Ribeiro que dois motivos pelos quais que pessoas infartam é pelo consumo de cloreto de sódio (que é vendido no mercado como sal, mas não é integral) que contribui para instalação de processo inflamatórios nas veias e pelo consumo de óleos vegetais os quais nem deveriam entrar na nossa cozinha.

      1. “…óleos vegetais…”

        “…nem deveriam entrar na nossa cozinha.” no caso de óleos vegetais obtidos de sementes (cereais, girassol, soja e afins) que sendo submetidos a processos de refinação para liquefazer os óleos contidos nas sementes!!!

        Não é o caso do azeite (“de oliva”), que é obtido por simples prensagem do fruto (azeitona/oliva), sem qualquer ação externa de calor (a frio) – Azeitens Virgens .

        Quando em azeite se refere “refinado” isto refere-se apenas a um processo indução de calor sobre o fruto (azeitona/oliva) para, diminuindo a sua densidade de modo a  facilitar a extração do óleo por prensagem.

        O azeite resulta assim, apenas da decantação/separação simples – natural – do óleo e da água contidos no “suco” da azeitona e, como na verdade, o azeite acaba vindo sempre ao de cima… 😉

    2. Sabor do “Azeite” !!!
      Muito interessante seu comentário pois costumo comprar azeite não pelo grau de pureza ( virgem ) mas sim pelo sabor.
      Fiquei decepcionada pela marca Carbonell não cumprir o que promete no rótulo mas é inegável o delicioso sabor espanhol.
      Mesmo assim vou experimentar as marcas citadas como aprovadas e excelentes. Talvez me agrade o sabor pelo teor realmente controlado de acidez.
      Carbonell é delicioso mas depois dessa vou começar a dar um pouco de credibilidade a outras marcas.

    3. Azeite ou oleo

       

       

      Ja e commun a dieta LCHF onde 75% da dieta e de gorduras. Qualquer pessoa pode constatar por si que colesterol nao causa infartes. A literatura e imensa, So dar uma olhada no site de Diet Doctor e outros de Dietas Ketogenicas o que se achava esta errado. De qualquer forma um oleo nao vai causar um infarto. Poderia sim, envenenar!

  130. Teste de azeite
    A noticia publicada adultera a pesquisa publicada pela Proteste. A lista das que foram consideradas virgens e não extra virgens como dizia o rotulo não é a mesma da Proteste. Por exemplo, a Proteste diz que em teste do passado azeites como Gallo e Borges foram classificados como virgens mas que se recuperaram neste teste mais recente e classificados como extra virgens. Até por isso fica sem sentido a notícia dizendo que a Borges entrou com pedido de suspensão da divulgação do teste. Ou seja, noticia furada ou fraudulenta.

    1. Caro leitor, você está lendo,
      Caro leitor, você está lendo, em 2016, uma matéria que foi publicada no ano de 2013.
      Portanto, os resultados apresentados nesta matéria, são referentes aos testes realizados naquele ano, e não os testes realizados recentemente, 2016.
      Geralmente, no topo das páginas, vem a data de publicação da matéria. Justamente para não confundir o leitor.

  131. QUALIDADE

    BOM DIA!

     

    NÃO VI INFORMAÇOES DA MARCA QUINTA DA BOA VISTA ((WWW.OLIMA.COM.BR), E QUERO SABER SE O PRODUTO DEVE TER INFORMAÇOES COMO “PRESADO A FRIO”?

    SEM MAIS,

     

     

    SERGIO DIAS

  132. Azeites de Oliva
    Fiquei muito surpreso ao ler esse poust! Sou consumidor aciduo de azeites de oliva e acredido que cozinhar seja tbm uma forma de medicina preventiva. Me senti muito lesado enquando consumidor pois estou pagando por uma coisa e levando outra.. E com qualidade inferior! Gostaria de saber se existe algum tipo de atitude que consumidores possam tomar junto ao PROCOM por exemplo?

  133. DESABAFO

    CARACA MEU, SE NAO PRESTA, DEVERIA HAVER UMA FISCALIZAÇAO MAIS RIGIDA POR QUE DEIXAM CIRCULAR. SERA QUE TA ACONTECENDO A MESMA COISA DA CARNE POBRE? AFINAL EM QUE ACREDITAR, NINGUEM TA NEM AI PRA NOSSAS SAUDE, ACHO QUE E O FIM SO DEUS PODE NOS AJUDAR PODE CRER,.!!!!!!!!!!!!!

  134. Reclamação da Marca Quinta do CAIS

    eu sempre cozinho ou procuro ter um Azeite em casa, como a páscoa está ai e bolso mais magro que o Ovo de Páscoa, decidi comprar aquela latinha pequena de 6 reais em um mercado aqui na Bahia. oque mais me espantou foi a dencidade do Azeite, perde pouquinho para a dencidade do H2O.e  estou sentindo agora  depois de ter comido um gosto  estranho na Língua. ai eu pergunto aonde  realmente vamos parar nessa nesta côcÔ

  135. Dizer que “não pode ser

    Dizer que “não pode ser considerado azeite” é um erro de português.

    Azeite é simplesmente sinônimo de ÓLEO, não de óleo de oliva/azeitona. Até gordura animal é azeite. O correto é dizer que nem se tratam de óleo de azeitona. “Azeite de dendê” não vem de azeitona, e é azeite, para outro exemplo de óleo cujo termo popular também é mais arbitrariamente associado a esse sinônimo.

    1. Enganado

      Estás completamente enganado, azeite é só o que é feito de azeitona, dai o nome azeite. O Brasileiro que tem mania de chamar qualquer óleo de azeite por ignorância mesmo. Vais num dicionário e procura a palavra azeite, e vê o que diz. Entre os portugueses é até piada brasileiro falar “azeite de oliva”, se é azeite já se sabe que é de oliva, é retundante falar “azeite de oliva” como seria retundante falar “subir para cima” ou “sair para fora”.

  136. BÖRGEL Extra Virgem, presta ou não, jogo no lixo ou não?
    Tenho um vidro que atende todas as recomendações para se adquirir um azeite de boa qualidade, porém, não encontrei nada que ateste suas qualidades e especificações. Portanto, quero saber se devo jogar fora ou se é próprio para o consumo?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador