Ion de Andrade
Médico epidemiologista e professor universitário
[email protected]

Economia à chinesa, Estado de direito e potência do BRICS

Por Ion de Andrade

Razões profundas para a guerra que é movida contra o Brasil

A compra da Delta de Eduardo Cavendish pela Essentium espanhola por 450 milhões de reais encerra, no plano das consequências que gerou, uma primeira grande­ fase da Operação Lava Jato e permite enxergar o cenário do que produziu em sua totalidade.

Não vamos tecer, neste artigo, comentários sobre as intenções do Dr. Moro e do Ministério Público que atuam em equipe, mas dos resultados e significados, não no combate à corrupção, que já premiou o referido magistrado como personalidade do ano pela Rede Globo, mas nos resultados referentes à geopolítica atual considerando o Petróleo como bem estratégico, a mudança do eixo de poder mundial com os BRICS e os desdobramentos para o futuro do Brasil que são extraordinários e estão em risco.

Metodologicamente tentaremos enxergar nos resultados produzidos pela Operação Lava Jato, decorrentes dos seus controvertidos métodos que emprestaram significado político à Operação, a oportunidade para a atuação de forças contrárias ao Brasil a que denominaremos de Direita.

Senão, vejamos:

Durante um certo tempo muitos de nós acreditávamos que a Operação Lava Jato pretendia a derrubada do governo Dilma.

Após todos esses meses podemos concluir que a intenção que enxergávamos nunca foi essa. A Direita visou produzir como efeito colateral da Operação a desmoralização do governo. Buscou retirar-lhe a altivez e a desenvoltura, com o fito de torná-lo tímido e incapaz de levar adiante a sua missão estratégica, que diz respeito não somente ao Brasil mas também à construção da unidade latino-americana e a de sustentação de uma nova ordem internacional. Desnecessitando do golpe paraguaio produziu uma muito mais vantajosa mexicanização do governo. O governo sucumbiu tornando-se fraco e sem tônus.

A tentativa de golpe paraguaio poderia ter produzido efeito oposto fazendo emergir um governo mais forte e depurado, a derrubada do governo poderia dar lugar a um protagonismo militar que tampouco interessaria a essa direita ligada aos gringos. Seria uma preocupação nova no velho quintal… O medo do golpe, sim, foi usado, como mais um fator para instabilizar a política com o fantasma da derrocada da democracia.

Assim em primeiro lugar a Direita produziu um governo passivo perante a cena estratégica interna e externa, castrado quimicamente. Não o golpe paraguaio, mas a mexicanização do governo.

O outro alvo da direita tocou especificamente à questão estratégica do Petróleo. O objetivo aí só foi atingido parcialmente. O propósito era desmoralizar a Petrobrás ao ponto de torná-la alvo fácil ao desmembramento e à privatização, que chegaram a ser propostos, e de, numa mesma tacada, levar à falência as empresas nacionais pesadas detentoras de tecnologia, organização e experiência internacional, elementos cruciais para o exercício pleno da soberania de qualquer país.

A compra da Delta pela Essentium faz parte do lado negro desse cenário de desdentar o Brasil para os enfrentamentos estratégicos.

Se vierem os acordos de leniência e se as demais empresas resistirem os resultados terão sido minimizados. A Petrobrás ao que parece conseguiu emergir desse mar de sangue.

Então em segundo lugar, além de um governo fraco a Direita visou também produzir um país fraco, débil, incapaz economicamente de ficar de pé e despido de autonomia no setor do Petróleo, que começa a construir um Brasil novo.

O terceiro elemento tocou ao uso político pela Direita das prisões sistemáticas de empresários e políticos de forma explícita e sob humilhação pública, com ênfase para grandes empresários nacionais e personalidades nacionais do PT. Vejam bem, o que representam esses dois polos aparentemente distantes?

Vou explicar: O maior receio dos nossos irmãos do norte e da Direita que os representa aqui é que o Brasil se converta numa nova China. E o que é a China? Um país onde as grandes empresas prosperam e crescem por meio de vultosas e gigantescas encomendas estatais. O PAC é o primeiro ensaio desse modelo. Coincidentemente as empresas da Lava Jato são precisamente aquelas que poderiam permitir ao Brasil, de forma autônoma, alcançar dinâmica produtiva similar à da China. Mas o Brasil não é a China. Se esse modelo vitorioso pudesse ser implantado no Brasil isto estaria ocorrendo numa democracia de modelo ocidental. Estaríamos unindo o melhor do modelo asiático no plano econômico com o melhor do ocidente no plano político, orientando-nos aliás rumo a um Estado Social.

O terceiro elemento, portanto, é o de impedir ao Brasil o futuro extraordinário que ainda está em nossas mãos e que teria, caso se implantasse, gigantesco poder de influência no hemisfério ocidental e capacidade imensa de converter o nosso frágil Estado Social noutro muito mais pujante e comparável aos das mais avançadas democracia sociais da Europa em relativamente curto espaço de tempo.

Finalmente o quarto elemento é a emergência dos BRICS que mudam a geografia política e econômica do planeta.

O Banco dos BRICS é ameaça real às instituições de Bretton Woods, com ele inicia-se um novo ciclo econômico de caráter mundial e, pela primeira vez, para além da influência ocidental.

Enxergamos agora o que os nossos inimigos querem para nós: um governo fraco, um país anêmico e desdentado, uma economia caótica e desordenada onde o Estado e o grande empresariado não dialogam e não conseguem desenvolver sinergia para o desenvolvimento exponencial que pressentimos como possível e finalmente a quebra dos BRICS pela perda do Brasil.

É bom termos muita clareza disso tudo. É mostrando isso aos brasileiros que os entreguistas serão derrotados nas eleições que se aproximam.

Ion de Andrade

Médico epidemiologista e professor universitário

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Mas que viagem na maionaise.

    Mas que viagem na maionaise. A DIREITA são as empresas destruidas na Lava Jato, que interesse mega empresarios como Camargo Correia tem em serem destruidos, serão suicidas? Eles são a nata da Direita, então quem é essa Direita que quer acabar com as empreiteiras nacionais?

    O Brasil não tem nem remotamente qualquer semlehança com a China nem historicamente, nem culturalmente nem na tolerancia a condições de vida que chineses toleram e que no Brasil ninguem suportaria.

    A tese é absurda e esdruxula, é um delirio sem ancoragem na logica politica e historica.

    Ninguem de alguma importancia ou consequencia propos privatização da Petrobras, qual partido, força politica ou grupo

    de opinião com algum peso está propondo isso? A Petrobras está vendendo ativos no mundo inteiro em consequencia de suas finanças combalidas por seus proprios erros, duas refinarias mal projetadas que vão custas 50 bilhõs de dolares de mau investimento, não são os EUA que estão fazendo isso, é a direção petista da Petrobras.

    1. “Ninguem de alguma

      “Ninguem de alguma importancia ou consequencia propos privatização da Petrobras, qual partido, força politica ou grupo”

      Concordo! ÇERRA45 não tem nenhuma relevância. Nem seu vice em 2038, o fegacê…….viiiiiiiixe!

      Na surdina, Serra apresenta projeto que desobriga Petrobras de participar do pré-sal

      https://jornalggn.com.br/noticia/na-surdina-serra-apresenta-projeto-que-desobriga-petrobras-de-participar-do-pre-sal

      1. Desobrigar a Petrobrás de

        Desobrigar a Petrobrás de participar do pre-sal não é privatização da Petrobras, é uma decisão estrategica porque a Petrobras tem necessidade de recompor suas finanças e não pode investir tudo a que se propos quando essa decisão foi tomada em 2010. Muitas cabeças no Governo atual pensam da mesma forma. Toda empresa global tem na sua vida contextos onde pode investir muito e outros quando tem que desinvestir. São decisões empresariais e hoje há uma tendencia no Executivo e no Congresso de que a Petrobras deve ser dirigida como empresa e não como partido politico.

        A privatização do controle da Petrobras teria que ter aprovação do Congresso, algo que eu acho muito dificil.

    2. É a direita ligada ao

      É a direita ligada ao capitalismo financeiro internacional, muito próxima de partidos como o PSDB. É só estudar a história, esses grupos surgiram com a aproximação das elites políticas da República Velha com os financistas da City à partir do Funding Loan negociado por Campos Salles, e nunca mais deixaram de cooperar um com o outro, sempre financiando os intelectuais orgânicos do financismo internacional.

      Sobre grupos de opinião que defendem a privatização da Petrobrás, praticamente todos os grandes grupos de mídia nacionais. A oposição ferrenha à Petrobrás ou a qualquer iniciativa desenvolvimentista sempre foi o mote dessa direita ideológica.

      O Brasil possui sim muitas semelhanças com a China, e muitos interesses convergentes, principalmente quanto a reestruturação do sistema global de governança financeira.

    3. Será que o ilmo. sr. José

      Será que o ilmo. sr. José Serra e o FHC sabem o que o sr. pensa s/ a PETROBRAX ? O sr imagina que os americanos iriam “cair de boca” na empresa?  De modo nenhum ,a estratégia deles é outra, ir “comendo pelas beiradas”, com a preciosa  contribuição da mídia e de partidos políticos. O Brasil não é mais aquele de 1964 e eles dabem muito bem disso.  A hora certa chegará, pois não acredito que a direita possa cometer o mesmo erro da eleição passada. Algumas vezes te considero inteligente, em outras se faz de ingênuo, ou não quer dar o braço a torcer contra seu estimado isteites, e prefere culpar os brasileiros em tudo. Todos nós temos o nosso lado burro, de médico e de louco.

  2. Caro Ion de Andrade, obrigado

    Caro Ion de Andrade, obrigado por tornar tão sucinto os objetivos da campanha contra o Brasil. A construção do porto de Mariel e outras obras nos EUA foram a gota d’água que movimentou o tsuname. Só fico triste que temos um povo tão desprovido de conhecimento geopolítico. E a maior geradora desta desinformação é a Plimplim.

  3. Como é dificil acreditar que

    Como é dificil acreditar que brasileiros joguem contra os interesses nacionais.

    A que ponto chegou alguns membros da direita.

    Eles não pensam que o futuro e o bem estar dos seus descendentes dependem do sucesso e da prosperidade do nosso país ?

    Em que país viverão  os filhos, netos, bisnestos … desses vendilhões da pátria ?

  4. interesses escusos

    É verdade, ou pelo menos plausível a tese do post. Isto sempre foi o medo da superpotência do norte ( os estadunidenses – o único que exige ser chamado de americano, como se nós não fossemos): Que China e Rússia lhes peitassem de maneira incisiva. E quando se unem a estes dois países o Brasil, uma liderança sulamericana , a índia e a Africa do Sul, duas antigas colônias da ilha mãe que ousaram resistir as políticas escravagistas da ilha da rainha, apoiada por sua cria do além mar, a coisa começa a complicar. É sintomática a intervenção dos EUA em um assunto no qual nunca teve interesse: o futebol. hoje o esporte bretão, o qual o grande filho chama de soccer ( já que futebol lá, é uma adaptação violenta do rugbi) , virou assunto de estado e mais: Assunto de política mundial, guindada pelo interesse estadunidense de intervir nele. A tática é a mesma: Derruba-se uma estrutura corrupta e se lança uma nova , tão corrupta quanto subserviente. Esta tática é usada desde os tempos antigos e pode ser detectada com mais ênfase nas ocupações romanas, cujas políticas de governo das potências , ainda seguem. Os EUA fez isto no oriente médio inúmeras vezes. Na américa do sul, usou forças militares que tinham o papel de garantir a “ordem” enquanto os corruptos se refastelavam no dinheiro público. Na Europa pós primeira guerra, apoiou Hitler e Mussolini e as diversas guerras civis que por lá se instalavam, só se voltando contra o eixo , quando vislumbrou a vitória soviética. Apoiou Chiang Kai Chek, no golpe a Mao Tsé Tung. Apoiou a Al queda enquanto esta lhe serviu. Apoia as inúmeras guerras civis na Africa, tornando cada vez mais inóspito o territorio africano. E agora quer colocar as suas mãos imundas no futebol. Enquanto todos apoiam a operação dos EUA na FIFA, tenho muito a duvidar de suas boas intenções. Não nos esqueçamos que o futebol é muito forte politicamente e hoje se fortalece na China, enquanto a tempos é tradicional no Brasil. Já houve uma copa na Africa do Sul, outra no Brasil , a prósima será na Russia e a China se candidata a uma copa do mundo para 2026. Todos os países são da BRICS. O mais interessante é que a imprensa trata isto como uma facilidade da FIFA em atuar em países reconhecidamente corruptos, ou seja, igual a organização maior do futebol. Isto serve para se passar a imagem de que a corupção só se dá bem com a corrupção. Não divulgam, pois não interessa que a copa da frança em 98, sob a chefia de Michel Platini,pessoa reconhecidamente de idéias conservadoras, também teve corrupção, conforme delatado por um cartola estadunidense. Hoje o ex-craque francês é o principal opositor ao regime da FIFA. Interessante também, dizer que , embora conhecesse as formas corruptas de escolha, tanto os EUA, quanto a Inglaterra se candidataram ás sedes de 2022 e 2018 respectivamente. Estamos diante de mais um engôdo ardiloso do big brother do norte.

  5. Mas que….

    …. Conversa fiada…
    Uma da maiores imbecilidades que já li nos últimos tempos. Só perde para a tentativa de golpe paraguaio.
    Um governo fraco, sem estratégias e sem planos, é incapaz de uma ação de curto prazo, quem dirá a médio e longo prazo….
    Qual empresário daria um tiro no próprio pé a troco de nada?

    1. O que ?

        Se a HAL não conseguir se juntar a Baker & Hughes, ou a Schlumberger, ela vai para a falência, ela está mais “enrolada” com os rolos da PBR – junto a justiça americana – do que algumas empreitieiras brasileiras.

  6. Pais desdentado…

    Concordo com os questionamentos apresentados. Um páis desdentado, um governo fraco, além dos demais ítens levantados, são as estratégias que a direita reacionária financiada pelos americanos e cia estão tentando construir. Contudo, o governo tem à cada dia, anúncios de que pode mudar o jogo (CBF, Zelotes, HSBC e outros), mas, infelizmente, parece que não quer. Fazer o jogo dos financistas, aumentando ainda mais a taxa da Selic, definitaivamente não é o que nós que escolhemos este governo queremos. A não ser que Dilma tenha mudado de lado! Espero que não.

  7. Sobre a Delta. ..
    Se vem da Espanha. …é malandro.

    Depois do capital espanhol, neste país, normalmente antecede terra arrasada.
    Porque NORMALMENTE, é dinheiro sujo E QUE não precisa de muito retorno.
    Já imaginou vc concorrendo com empresa que não precisa de retorno?

    Mas a Delta não encaixa bem na teoria porque é empresa irrelevante.

    1. Nem tanto

        Pelo menos a Assignia ( Essentium no Brasil ), irá continuar as obras e pagar os funcionários da Delta – mas tem que ficar esperto, ou uma parte da grana pode escorrer por alguma “cachoeira”.

  8. Roma não foi feita em um dia

    Tudo isso apenas para que se realize a fantasia dos entreguistas de que estrangeiros, sim, é que são legais. E numa espécie de esquizofrenia coletiva, negar a própria nacionalidade.

    Embora parte desses entreguistas viva numa alienação alegre de si mesmos, creio que há quem sinta pelo menos certo conflito e até quem deseje se livrar da mentalidade de “fidalgo do império na colônia”. E se parar de fumar, por exemplo, já é algo dificil, imagine livrar-se de hábitos mais sutis de pensamento, menos tangíveis do que o fato de levar um cigarro à boca e acender. Claro que há quem deixe de fumar e, da mesma forma, quem consiga imaginar um Brasil pujante, independete, soberano “apesar de”, ou melhor, justamente por causa de nossas características culturais. Ou simplesmente por ser o Brasil o seu país.

    Assim, se colocar a razão acima da emoção, muitas vezes inconsciente, se apresenta como algo difícil, se mudar a si mesmo não tarefa fácil, aos que vivem o conflito de não gostar do próprio país daria para sugerir que pelo menos evitem transferir às próximas gerações suas esquizofrenias. Como quem não consegue deixar de fumar mas evita fumar na frente dos filhos. (Mas se puder largar o cigarro, melhor.)

     

    P.S.: Antes de alguém começar o blá, blá, blá de “economia globalizada”, lembro que que os EUA são um país. O Brasil, outro. Se fosse realmente globalizada, os EUA precisariam afirmar sua superioridade nacional sobre outros países? No entanto, há o Destino Manifesto nas palavras de Mitt Romney, em 2012 (ontem, praticamente): “Deus não criou este país para que fosse uma nação de seguidores. Os Estados Unidos não estão destinados a ser um dos vários poderes globais em equilíbrio. Os Estados Unidos devem conduzir o mundo ou outros o farão.” Como diz o Ziraldo, “o problema da globalização é que há os globalizantes e os globalizados”…

  9. Muito bom o texto. Para mim o

    Muito bom o texto. Para mim o Banco BRICS é o mais preocupante. Dede 2013 já estão trabalhando para isso. O líder do movimento Vem Pra Rua, moravam nos EUA e são ligados a ONGs americanas. De onde eles arranjam tanto dinheiro para fazer manifestações. Eles não querem derrubar Dilma, mas afinal o que eles querem?Por quebrar tantas empresas como Moro e seus companheiros. Até as empresas que serviram o nazismo foram recuperadas.

    A Rússia e o Brasil já perderam um pouco da força.

  10. Muito bom o texto. Para mim o

    Muito bom o texto. Para mim o Banco BRICS é o mais preocupante. Dede 2013 já estão trabalhando para isso. O líder do movimento Vem Pra Rua, moravam nos EUA e são ligados a ONGs americanas. De onde eles arranjam tanto dinheiro para fazer manifestações. Eles não querem derrubar Dilma, mas afinal o que eles querem?Por quebrar tantas empresas como Moro e seus companheiros. Até as empresas que serviram o nazismo foram recuperadas.

    A Rússia e o Brasil já perderam um pouco da força.

  11. A pista para entender que a

    A pista para entender que a Lava Jato está fortemente articulada com poderes americanos, que agora são tantos, públicos e privados, que nem se pode culpar apenas o governo americano, é exatamente a tremenda segurança nos atos absurdos que foram levados a efeito pelo juiz Moro e sua República do Paraná. Todo o mundo intelectual, jurídico e político no bom sentido do país, ficou perplexo e intimidado pela desenvoltura do menino do interior feito Interventor Geral do Brasil Para Assuntos Judiciais em segredo pelo Império. Um risinho de mofa esteve sempre no canto do rosto do juiz, que sabia que tinha para sua proteção o poder imperial e a rede de comunicação que em seu interesse domina toda a informação conservadora no país. Naõ há diferença entre a atuação da República do Paraná em relação à Lava Jato e a atuação do Ministério Público americano em relação ao “escândalo de corrupção” da Fifa. Ambos atuam políticamente visando o interessse de poderes americanos. Uma tem como meta desequilibrar permanentemente o Governo do Brasil, retirar-lhe poderes, enfraquecer sua política externa e deixá-lo sem possibilidade de arranque. A outra, tem como meta retirar a Copa do Mundo de 2018 da Rússia, país com que os EUA já se consideram em guerra há bom tempo e com o qual querem que a Europa também entre em guerra. Inclusive, parece que as duas operações foram fartamente abastecidas por dados da espionagem estadunidense, agora levada a tudo e a todos em qualquer latitude. Janot ainda não explicou de modo convincente o que foi fazer nos Estados Unidos em pleno dinamismo da Lava Jato.    

  12. Tá, tá, tá… porém engana-se

    Tá, tá, tá… porém engana-se redondamente quem imagina a Dilma como um governo fraco, frágil, como muitos já disseram diante de tudo isso que o País vem passando. Quem é melhor informada sobre tudo e todos neste País senão ela? Sobre o que estava acontecendo e o sobre o que poderia vir a acontecer. Já ouviram falar em estratégia? Ela é boa nisto. Se naquela hora de fervedouro ela saísse para a luta, o enfrentamento, fatalmente iria cair, se fosse tentar o diálogo, não seria ouvida por causa do dos paneleiros surdos e histéricos. Então, estratégicamente, recolheu o flap e se aquietou para governar e foi trabalhar, assim fez o Lula por várias vezes, enquanto a oposição latia, latia, ele não enfrentava, trabalhava aqui dentro e no exterior. Tem muita coisa que ela fez e está fazendo que a imprensa não divulga para dar a impressão de que ela está parada, fraca, vendo a banda passar. Não é verdade. Quando chegarmos lá na frente, com o País nos trilhos, o que ela está fazendo não tem jeito de não emergir e veremos uma Dilma forte, guerreira e vitoriosa, assim mesmo como ela é e a oposição ou direita ou entreguistas ou de qualquer jeito que quiserem nomear essa coisa inominável que tem ódio. Escutem… ela está passando.

      1. Todos os presidentes da

        Todos os presidentes da República são sabichões porque têm informações privilegiadas, mas saber não significa que têm provas para poderem agir, não significa que podem tudo por isso, porém significa que podem escolher onde podem colocar o pé para dar o próximo passo, pois têm uma visão dos fatos que nem sempre é a mesma que a nossa.

      2. Esqueceu?

        Que foi a Dilma, em abril  de 2012, portanto com 1 ano do primeiro mandato, quem afastou esses diretores corruptos, funcionários de carreira desde a época de 1970?  Esqueceu que o Sr. Barusco afirmou que as propinas começaram em 1996?  E não esqueça também que as maiores investigações e prisões nesse país estão acontecendo no governo dela. Como ela mesmo mencionou, nos governos anteriores tudo era engavetado e…  ESTÃO TODOS SOLTOS !!!   

  13. Que artigo ridículo, sem pé

    Que artigo ridículo, sem pé nem cabeça! Meras elucubrações, sem fundamento. Quem prejudicou a Petrobras foi nosso atual governo, que a aparelhou com a pior das intenções, qual seja, a de subtrair recursos para financiamento político. E também as empresas entraram no jogo, parte por medo de não fechar contratos, parte por malandragem mesmo. Conclusão: o autor do artigo quer imputar a culpa em uma dita “Direita” (“forças contrárias ao Brasil”) por ações e crimes de responsabilidade do governo e de empresas.

  14. Sandice tem limite

    Brizola redivivus… com pitadas de Chomsky, teorias da conspiração e sabe-se lá mais o quê. No século 19 a esquerda nasceu internacionalista, porque sabia que o capital sempre o foi. Em pleno século 21 ler pérolas do tipo “as empresas da Lava Jato são precisamente aquelas que poderiam permitir ao Brasil, de forma autônoma, alcançar dinâmica produtiva similar à da China” são de fazer corar qualquer pessoa dotada de bom senso e um mínimo de informação.

    1. A expressão “as empresas da

      A expressão “as empresas da Lava Jato são precisamente aquelas que poderiam permitir ao Brasil, de forma autônoma, alcançar dinâmica produtiva similar à da China” não é tão exagerada assim. Talvez seja um pouco temperada de fé nacionalista e uma pitada de otimismo, apenas. Mas está dentro de um horizonte possível de desdobramentos da realidade, o Brasil, se não fossem as amarras terríveis dos hegemonistas ocidentais e de seus colaboradores internos, seria em pouco tempo uma superpotência totalmente desenvolvida. Mas sua revolta com o artigo, esta sim, é inusitada.Você parece estar com nojo do artigo. Você, com o uso infalível de Chomsk como exemplo de antiamericanismo semi-lunático, tal como o faz os mestres (seus?) da propaganda e da guerra de informação estadunidense.  .

  15. Não há a não ser em teses

    Não há a não ser em teses conspirativas de baixo nivel “”uma Direita”” mundial, assim como não há uma só esquerda, um só PT ou um só Partido Comunista nem nos aureos tempos do mundo bipolar. A humanidade é multifacetada, é confusa, complexa, nem quando o conceito de “esquerda” e “direita” foi inventado na Assmbleia francesa da Revolução havia uma esquerda unida e uma direita unanime. São simplificações intlelectuais simplorias e simplistas.

    Na Segunda Guerra, imenso conflito, Hitler e Mussolini eram de Direita e Churchill tambem era e no entanto não era a mesma Direita. Tampouco era a mesma Direita entre Churchill e Roosevelt, este pressionou pela descollonização no pós-guerra para horror de Churchill, que não queria de jeito nenhum entregar a India para os indianos.

    Hoje no Brasil há varias Direitas, há sim uma direita nacionalista representada por parte do grande capital nacional e há

    uma direita globalista representada por executivos de multinacionais, advogados corporativos, parte da midia, parte

    dos rentstas, incorporadores imobiliarios,  publicitarios associados a agencias estrangeiras, um certa classe media alta

    profissional nas telecomunicações, informatica, entretenimento, importação de bens de luxo, consultorias.

    Há diferenças marcantes de interesses. A direita nacionalista prefere o Real desvalorizado por favorece a industria, a direita globalista prefere o cambio apreciado porque facilita as transações financeiras de arbitragem.

    As empresas vitimas da Lava Jato são nacionalistas porque não querem estrangeiros no seu quintal, a industria textil foi muito prejudicada pela China então não é uma Direita pro-China, é absolutamente ridiculo alguem vir aqui falar de Direita como se fosse uma coisa só. Há uma grande direita anti-globalista, anti-americana e ela se encontra no espectro partidario, no Brasil não há partidos com matizes ideologicos definidos portanto há nacionalistas no PSDB e há globalistas no PT. O Governo do PT financiou até o ultimo centavo o grupo JBS para que esse investisse bilhões de dolares nos EUA salvando lá empregos e empresas como Swift, Pilgrim´s Page etc. para grande satisfação do governo dos EUA. O governo do “”Poder Popular”” chavista entregou a gestão da maior reserva petrolifera do mundo, a da Franja do Orinoco, 290 bilhões de barris, para um ícone do capitalismo global, a americana CHEVRON, a mesma que Madame Kirchner entregou a gestão da YPF recem estatizada dando rasteira na espanhola Repsol.

    Então não há essa clareza de linhas ideologicas de uma só DIREITA, são multiplas direitas, depende do contexto, dos interesses e da ocasião, tem direitas virtuosas e esquerdas viciosas, os paulos roberto, cerverós e duques eram funcionarios de carreira da Petrobras, nacionalistas ferrenhos mas com contas lá fora, como ficamos? Eles são de direita ou de esquerda?

     

     

    1. Você está confuso André

      A sua crítica está fundamentada não na percepção de uma dinâmica inteligível dos interesses em jogo mas num cipoal intrincado de conceitos em que uns vão anulando os outros resultando numa capacidade de compreensão nula. Logo no início do artigo agreguei para ajudar na tarefa de pessoas como você, mas parece que foi sem sucesso, a razão de denominar genericamente de direita os interessados nos desdobramentos que eu expus. Poderia ter chamado de “forças contrárias ao Brasil”. Então em lugar de “Direita” substitua por “Forças contrárias ao Brasil”, isso poupará você da barafunda conceitual em que está mergulhado e está no texto como outro possível conceito.

      Não esqueça que o mundo real é composto de interesse e oportunidade. Isso cria viezes de tendência auto propulsoras que materializam contextos. Como a bactéria oportunista que penetra num tecido previamente lesado e alí desenvolve infecção.

      É por isto que se diz que em política não há coincidência. Ou que em política o que parece é. Porque o fluxo de interesses busca oportunidades e materializa conjunturas.

      Leia lentamente para não fazer críticas deselegantes sem necessidade.

      1. Meu caro Ion, se fiz critica

        Meu caro Ion, se fiz critica deselegante me perdoe, não foi intencional, não é nada pessoal e sim parte do propria

        dinamica do debate. Quando se fala em uma politica deliberada dos EUA para atingir o Brasil fico pensando como isso seria dificil nos dias de hoje, supondo que algum poder em Washington quisesse isso. O poder nos EUA está hoje fragmentado, ineficiente, um Congresso hostil à Presidencia, o Obama lutando para ficar com o pescoço à tona,

        não há uma frente unica de interesses como havia nos anos 50 por exemplo. Há multiplas frentes de interesse, não uma força centralizadora como um Nelson Rockefeller no periodo da Segunda Guerra (sua recente biografia UM AMIGO DO BRASILé otima) ou um John Foster Dulles ou um Henry Kissinger, personagens que eram uma sintese dos objetivos dos EUA em politica externa. Hoje Obama mal controla a Administração, apenas tenta sobreviver. Na Subsecretaria que cuida da America Latina temos uma senhora (Mrs.Jacobson) que mal conhece o Brasil e aqui é menos conhecida ainda, as relações com o Brasil são apenas protocolares, já fomos muito mais importantes em Washington e o

        o pouco de capital politico da Administração Obama mal dá para o gasto para os complexos problemas da Asia, para a America do Sul o Departamento de Estado não tem politica alguma, como é que vão querer controlar o Brasil?

        No Governo Bush havia um entendimento muito melhor com o primeiro Governo Lula, contexto em que colaborei em uma

        iniciativa antes da posse, hoje é publico, relatado no Wikileaks (https://wikileaks.org/cable/2004/03/04SAOPAULO493.html) em relatorio da Embaixada americana em Brasilia, a Embaixadora estava presente no evento,

        com uma reunião em minha casa entre a cupula do PT e o Subsecretario d Estado, havia naquele momento um genuino interesse do Governo Bush em estabelecr boas relações com o Governo Lula, com a resultante que o primeiro mandato foi um sucesso politico e economico, havia um casamento de interesses quase perfeito entre George Bush e Lula.

        Hoje não vejo nem um fiapo desse interesse no Governo Obama. O que acontece no Brasil não lhes interessa a minima,

        o que é uma pena, então não vejo essa conspiração para prejudicar ou beneficiar o Brasil, eles são simplesmente indiferentes. Não confundir mercado financeiro global com Estados Unidos, são dois poderes autonomos, há sim alguns interesses circunstancias com relação ao Brasil, por exemplo, a Halliburton tem na Petrobras seu maior cliente no pre-sal e tem todo interesse na independencia e saude da Petrobras, para eles é melhor que a Petrobras esteha presente como mandante em todos os poços. Mas isso são interesses localizados, não vejo porque alguma petrolifera tenha algum interesse em prejudicar a Petrobras em qualquer sentido, a Petrobras é grande cliente de de petroleo no exterior, compra de todos e as petroliferas a respeitam como bom cliente, ainda somos grandes importadores de cru e de gás,  a Petrobras é uma parceira no mercado mundial de petroleo, porque iriam prejudica-la? Então essas teorias são mais imaginarias que reais, se mudarem as regras de partilha algumas petroliferas poderão entrar em leilões de concessão, outras não, depende do plano de negocios de cada uma, a Shell é mais agressiva, a Exxon mais conservadora, a Chevron pega osso em paises complicados, os chineses fazem qualquer negocio e se lixam para poluição, cada petrolifera tem seu modelo, não há frente unica em relação a qualquer territorio de exploração.

        A geopolitica do petroleo mudou COMPLETAMENTE entre 1970 e hoje, 92% das reservas mundiais são de estatais,

        as majors preferem cada vez menos risco, inves de explorar diretamente preferem contratos de prestação de serviços onde há pouco ou nenhum risco, por exemplo gerir campos e cobrar uma taxa de administração, é o que faz a Chevron na Venezuela onde administra a maior reserva do mundo, no Orinoco. A mesma Chevron administra na Arabia Saudita a ARAMCO, a estatal saudita que tem o maior faturamento entre todas as petroliferas, 800 bilhões de dolares por ano,

        agora a Chevron pegou a gestão da YPF argentina, que a Cristina Kirchner tomou da Repsol. E pensar que essa mesma Chevron em 1927, então com o nome antigo de Standard Oil Co.of California descobriu que tinha petroleo na Arabia Saudita.

        Gosto de seus artigos e continuarei a comentar livremente, nos meus artigos aqui no blog o que mais tem é colegas me chamando de ignorante, burro, fala do que não sabe, já estou bem acostumado.

         

         

        1. A crítica é bem vinda

          Olá André,

          A crítica é bem vinda, e você deve fazê-la como achar melhor. A mim me cabe formar conceito e posso exprimir também. É o de menos. O problema é que você cria a realidade que você mesmo critica. Eu não falei de “direita mundial” ou em direita única, não falei em EUA, em esquerda, nada dsito. As forças que produziram o que desenvolvo no artigo e a que denominei de Direita, estão reunidas pelos interesses os mais diversos, econômicos e políticos e são nacionais e internacionais, você bem sabe.

          Então, da próxima vez ficaria honrado com uma crítica ao que eu escrevi. Mas se vc quiser fazer uma crítica a algum conceito próprio seu, fique à vontade a expressão é livre, mas por favor tenha o rigor de não atribuí-lo a mim, afinal a crítica deve ao menos fazer sentido.

           

           

    2. Talvez você esteja sendo

      Talvez você esteja sendo sincero, André. Neste caso, está completamente mal-informado e, consequentemente, enganado acerca da realidade. Quanto ao uso do classificativo “Direita” pelo articulista, ele mesmo adianta que se trata de uma designação arbitrária, não há como confundi-la com conceitos universalizados.

  16. Um texto elucidativo. Existem

    Um texto elucidativo. Existem interesses geopoliticos em manter o Brasil fraco e dependente. Com a chegada do PT ao poder se tentou, e ainda se persegue, a autossufiência econômica e politica ausentes em governos anteriores.

    São esclarecedoras as diversas ações empreendidas, sejam no plano interno com o Plano Nacional de Defesa e o reequipamento das FAs, e a consolidação do BRICS, o que incomoda os donos do mundo.

    Enganam-se os que pensam estar o governo fraco. Nesta hora se conhece os verdadeiros aliados de um projeto, que nasceu para vencer,deve o governo manter sua linha mestra de atuação e olhar pelo retrovisor aqueles que abandonaram o barco e ficaram à deriva esperando Godot. Ou os “marines” com seus portentosos porta aviões. Quem viver verá.

    Dilma não chegou ao cargo máximo da República por acaso. Ela é inteligente e determinada. O projeto de nação soberana e respeitável jamais será erodido por um bando de apátridas e inocentes(não tanto) úteis.

     

  17. Estratégias e resultados
    Esse artigo do Ion sintetiza perfeitamente os acontecimentos ntecimentos dos últimos meses…

    Não esqueçamos do acidente aéreo na reta final da eleição, urna suspeita e atitude suspeita do TSE (fácil manipular resultados da câmara), false flag “je suis Charlie” , false flag “avião comercial derrubado logo após fundação do banco dos BRIC”…

    Tudo isso e muito mais em menos de doze meses.

    John Kerry na Rússia conversando com Lagrov, quem sabe uma aproximação estratégica Washington & Irã.

    Mewdels que q tá “contesenu”?

    Só que a mídia latrina desinforma e deforma então… Sei lá…

  18. Mas quem patrocina a midia
    Concordo com a matéria porque esta muito evidente que os alvos sao sempre os mesmos : PT , Petrobras, Dirceu , Lula, Dilma, etc…
    Mas quem patrocina a enxurrada de notícias ruins na midia ? Globo, Estadao, Abril falam as mesmas coisas simultaneamente e a justiça brasileira esta totalmente politizada? Que esta bancando isso ? Banqueiros, Petrolíferas americanas, CIA ? Quem tem todo esse poder ?

  19. Julho de 2015

       Caros, ainda “esquerdistas”, preparem-se para :

        Explicações, dissertações, atos de contrição, psicanalise, alguns até cardiologistas, pois após Dilma recentemente no México ( não as declarações protocolares, mas as entrelinhas e as realidades ), o Czar Levy com a Lagardere em Nova York , fazendo as pazes com o IMF, ontem o Czar + M. Vieira (MRE) em convescote produtivo de calmaria com a OCDE, até com a assinatura de acordos, portanto fiquem preparados, sem crises ideológicas, para quando a Sra. Rousseff, retornar de sua “visita de trabalho” ( 30/06 ) de Washington.

  20. acredito que o plano dos

    acredito que o plano dos governos Lula e Dilma era que a partir  do pré-sal e da reativação da induistria naval, o Brasil poderia atingir outro patamar de desenvolvimento e melhoria das condições da população.

    Por isto a exclusividade da petrobrás no pré sal, o conteúdo nacional, os investimentos em escolas técnicas e ensino superior.

    Acredito que o  ia bem até os rentistas se rewoltarem no em 2012, quando  a selic foi baixada para 7.25% a.a e o goveno utilizou os bancos públicos para forçar os privados a baixarem os juros.

    De lá para cá, o que o Ion chama de direita acionou seus comandos, a começar pela globo e o resto da mídia, por que fora a globo, o resto é o resto mesmo.

    Primeiro tentaram mudar as coisa vencendo as eleições. para isto, apostaram tudo até o limite da irresponsabilidade, quando derrubaram um avião com um candidato teimoso e ruim de voto que se recusava a abrir mão da cabeça de chapa. A morte do teimoso levou a eleição ao segundo turno como eles queriam. Só que queriam o aócio e não a fantamarina. então nova campanha para desacreditar a seringueira e levar o aócio ao segundo turno. Objetivo conseguido, partiu-se para desmoralizaação da candidata do PT com um exécito de boateiros e robôs espalhando intrigas na internet.

    Como não deu, tornou-se  imprecindível destruir a petrobrás, que representa 17% do PIB brasileiro.

    Para isto, serve a lava jato e o moro e seus asseclas. Alguém acredita que estes sujeitos agem para acabar com a corrupção?

    Claro que não. Também não é derrubar a presidenbta, como diz o ION.

    O Objetivo da lava jato é quebrar a cadeia pré-sal- industria naval, levando junto as construtoras. é quebrar aquilo que o PT acreditou e apostou ser o futuro do nosso país, para que a “direita” retome o comando.

    Exemplo claro disto foi o caso da prisão da cunhada do vaccari, acusada de fazer depósitos na conta da irmã para lavar dinheiro, o juiz afirmou que era a cunhada que fazia os depósitos pois as imagens eram inequívocas, e, ao mesmo tempo, não mandou prender a irmão do aócio, citada pelo daltro youssef como recebedora de U$ 120 mil por m~es do esquema lista de furnas.

    Se quisessem mesmo combater a corrupção, o juiz deveria ter mandado prender a irmão do aócio, afinal, ela não tem foro privilegiado e foi delatada.

  21. Equivocado!

    Se alguém algum dia pensou em implantar no Brasil modelo parecido com o modelo chinês está completamente equivocado. Além das diferenças culturais já citadas acima, existe uma enorme (e bota enorme nisso) diferença de mercado e de conjuntura. Os chineses estão sentados sobre a maior acumulação de capital já realizado por um governo comunista, com trilhões de dólares investidos em dívida pública dos E.U.A. Tem um enorme mercado consumidor praticamente inexplorado até duas décadas atrás. Tem uma economia completamente voltada para a construção de infraestrutura e exportação de bens de consumo. E uma produção agrícola insuficiente para o consumo interno.

    No Brasil estamos sentados em um grande (e cada vez maior) dívida pública. Temos um mercado consumidor amarrado por baixos salários, mão de obra de baixa produtividade e baixo nível educacional. Temos uma economia voltada para o consumo interno e exportação de matérias primas e produtos agrícolas. Usar dívida pública para turbinar empresas (seja JBS, seja OAS ou Odebrecht) é não ter o menor respeito pelo dinheiro do contribuinte.

    O que foi mais prejudicial à Petrobrás: a operação Lava-Jato ou o endividamento a que ela foi forçada por não poder reajustar o preço dos combustíveis antes da eleição? A revelação do propinoduto implantado ou a decisão de tocar em frente a construção de uma refinaria no Nordeste mesmo sem a devida contrapartida da estatal venezuelana de petróleo?

    Óbvio que a Petrobrás, mal gerida, endividada, se torna a bola da vez para qualquer empresa que tenha interesse em ter negócios no Brasil na área de petróleo. Mas se a Petrobrás está nesta situação é devido a má gestão que vem sofrendo há anos e não por “interesses escusos” contra o Brasil.

    Desculpe-me Ion, mas seu artigo está mal fundamentado. Coloque todos os fatos e não somente aqueles que podem levar o leitor mais desavisado a conclusões errôneas.

  22. Erro do articulista Ion de Andrade sobre o ataque ao Brasil

    O Ion de Andrade está equivocado quanto à sua análise.

    O Brasil sofre um ataque da CIA desde 2013. Aqueles protestos ocorrerram ao mesmo tempo que os da Turquia. O presidente Erdogan denunciou que eram operações da CIA, contra o Brasil.

    Há alguns anos o Ministério Público Federal estreitou relações como FBI, relações que já eram antigas com a Polícia Federal (lembram das operações com DEA nos anos 90?).

    Os dados colhidos das manifestações de 2013 e 2014/2015 mostram que esses direitistas todos que lutam para derrubar o Governo estão recebendo direção central planejada pela CIA, através de fundações privadas, tradiconalmente usada pela inteligência americana.

    Os ataques incluem a Rússia, objetivando enfraquecer os BRICS.

    Juntando tudo isso, os ataques à Petrobras fazem parte disso, objetivando viabilizar a apropriação de nosso petroleo e destruir as nascentes multinacio nais brasileiras.

    O processo da Lava Jato é uma fabricação politica. Nunca existiu no Brasil um processo do fim do mundo como esse. O juiz é totalmente incompetente, pois crimes ocorridos em qualquer parte do país e do mundo foram incorporados pelo direitista e vaidoso Moro. A investigação é toda nula.

    Os objetivos são apenas políticos e econômicos, dentro da linha de ataque da CIA. Isso não signfica que não exista corrupção. Mas ela é de menor importância, tanto que deixaram todos os corruptos do PSDB e DEM de fora.

    Por isso essa investigação é dirigida contrta o Brasil.

    A grave das Polícia Militares de 2014 (estavam programadas em 14 Estados) fez parte desse ataque copntra o Governo também. Imaginem os quatorze principais Estados sem a Polícia Militar. 

    O Brasil precisa ter uma cooperação na área de segurança e inteligência com os BRICS, para nos defendermos desses ataques da CIA. E também precisa reformar a Constituição com o objetivo de criar a Força de Segurança Nacional e autorizar a nossa agência de inteligência a realizar interceptações telefônicas e telemáticas (onde já se viu uma agência de espionagem que não pode ‘espiar’).

     

    1. Se a CIA tivesse 1% da

      Se a CIA tivesse 1% da capacidade para fazer o que lhe atribuem eles ficariam felizes e teriam elementos para pedir mais verbas ao Congresso, pois estão perdendo influencia sobre o orçamento. Achar que a CIA vai mobilizar donas de casa na Avenida Paulista é demais, coisa de Laurel and Hardy ou Charles Chaplin, é fantasia demais.

  23. Sinceramente….

    pensar que os USA não dão a mínima para o Brasil.

    Por que, então, da espionagem da NSA no governo e também na Petrobrás? Talvez eles estavam atrás do cardápio do almoço da Dilma-Lula-Gabriele.

    Não pensar que os BRICS alteram a geopolítica? Cruz Credo que falácia. Não precisamos nem falar do rearmamento da Rússia e China e suas posições em detrimento de ações americanas em várias partes do mundo.

    Pensar que os chineses fazem qualquer negócio é desmentir o ditado: Negócio da China.

    Pensar que o Bush queria o melhor para o Brasil é imaginar as lobas amamentando os cordeiros.

    É claro que qualquer análise no âmbito micro, seja de que for, direita, esquerda, governos, organizações, instituições, etc.etc. vão apresentar inúmeras matizes de interesses. Todavia, há sempre os setores proeminentes. Ou alguém tem dúvida que o setor financeiro detém o controle político no Brasil e, somente não é maior, porque nesse segmento há duas empresas seculares, com atuação exemplar desde sempre em nichos como o agronegócio e habitação, confiáveis e com capilaridade e tamanho  que fazem frente aos demais conglomerados privados.

  24. ADMIRÁVEL LÓGICA GEOPOLÍTICA

    Congratulações ao autor pela admirável lógica demonstrada na avaliação geopolítica da conjuntura atual. A deplorável direita golpista, serviçal do imperialismo predatório, quer mesmo enfraquecer, desacreditar e desorganizar as nações capazes de contribuir para a construção de uma nova ordem mundial, que seja mais inclusiva, menos desumana e mais sustentável. Esclarecer e divulgar a verdade dos fatos e o significado dos eventos é crucial para o avanço da verdadeira democracia em nosso ameaçado planeta

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador