Papa é eleito personalidade do ano por revista gay dos EUA

Sugerido por Gunter Zibell – SP

Do G1

Revista gay escolhe Papa Francisco ‘personalidade do ano’ nos EUA
 
‘The Advocate’ celebrou a ‘mudança da retórica’ trazida pelo pontífice. Escolha foi divulgada no dia em que o Papa completou 77 anos. 
 
A tradicional revista americana pró-direitos dos gays “The Advocate” escolheu o Papa Francisco como sua “personalidade do ano” de 2013 nesta terça-feira (17), mesmo dia em que o pontífice argentino celebra seu aniversário de 77 anos.
 
A revista argumentou que concedeu a honraria ao Papa porque, ainda que ele se mantenha contrário ao casamento gay, seu pontificado demonstrou uma “profunda mudança na retórica (anti-gay) em relação a seus predecessores”.
 
A capa destaca uma frase de Francisco dada em entrevista em julho: “Se uma pessoa é gay e procura Deus e tem boa vontade, quem sou eu para julgar?”
 
A revista afirma que a organização gay católica “Equally Blessed” (Igualmente Abençoados) considerou a frase “algumas das mais encorajadoras palavras que um pontífice já disse sobre gays e lésbicas”.

 
À época, o Vaticano frisou que as palavras do Papa não mudavam a posição da Igreja Católica, de que as tendências homossexuais não são pecaminosas, mas os atos, são.
 
Ainda assim, a comunidade gay e muitos heterossexuais na Igreja saudaram o que viram como uma mudança de ênfase e um pedido para que a Igreja tenha mais compaixão e menos condenação.
 
A Advocate disse que ninguém deve “subestimar a capacidade de qualquer papa de convencer corações e mentes na abertura para pessoas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transexuais)”.
 
Na semana passada, a revista “Time” concedeu o mesmo prêmio ao Papa Francisco, elogiando o pontífice por ter mudado a mensagem da Igreja Católica em prol do perdão em vez da condenação.
 Reprodução)
Revista gay escolhe Papa Francisco ‘personalidade do ano’ nos EUA; foto põe símbolo de campanha pró-casamento gay no rosto do pontífice (Foto: Reprodução)

 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muita honra ou muita esperteza

    A notícia só pode ser chacota mesmo.

    Revista esportiva do clube de basquete de bairro na cidade de Macondo, no interior da Colômbia, escolhe Lionel Messi como personalidade do ano. Foi selecionada uma das melhores e encorajadoras frases do Messi em apoio ao basquete, ao dizer “se eu não jogasse futebol quem sabe eu jogaria basquete ou outra coisa”. A foto do Mesci será utilizada para campanha de arrecadação de fundos do time durante 2014. Na semana passada, o jornal da associação de costureiras do povoado “as Grimpas”, no interior de Haiti, já tinha concedido a Messi uma distinção similar pela linda combinação entre as meias e suas novas chuteiras. É claro que Messi não foi a receber o “diproma”.

     

  2. Símbolo no lugar errado

    Fico aqui imaginando como devem estar se sentindo os comentaristas aqui do Blog, que desceram o porrete no CHICO quando da sua indicação ao papado, sem um mínimo de conhecimento da sua pessoa e seu caráter

    Foi aqui acusado de Dedo-duro, Torturador e Benzer os voos da morte.

    É claro que a grande maioria continuará irredutível apedrejando tudo que é “sagrado”, porque são incapazes de discernir, mas creio que um número consideravel de comentaristas devem estar se penitenciando devido  as profundas mudanças na retórica vaticana e em seu até aqui exemplar comportameto.

    Dos que os apedrejavam a comunidade Gay foi a primeira a sentir o SEU AMOR  E RESPEITO  e honrosamente vem publicamente manifestar seu contentamento, mas com a sua já conhecida licenciosidade lhe faltaram com o respeito com que o CHICO os referencia, colocando-lhe na face um simbolo indevido.

     

    1. Não havia essa crítica

      Não havia essa crítica homogênea ao Papa Francisco dentre comunidade LGBT. Eu nunca critiquei e vi pouca gente criticar, vi é comentários de dúvida. Muito influenciada por duas falas de Bento 16 nos finais de 2010 e 2012.

      As acusações de colaboracionismo vieram de setores à esquerda.

       

    2. Foi aqui acusado de

      Foi aqui acusado de Dedo-duro, Torturador e Benzer os voos da morte.

      E mesmo que tenha sido, não impediria de ser “progressista” em outros temas, até porque a igreja normalmente compactuou com os “poderes terrenos” ao longo da história. Fora que sua escolha (como papa) pode ser interpretada como uma tentativa de “cair na real” ao perceber que sem mudança, a ICAR não vai muito longe.

      Resta saber até que ponto vai sua influência e capacidade para “reformar” a igreja, até porque, mesmo em países tradicionalmente católicos como nosso, o cristianismo deixou de ser monopólio do pessoal Vaticano, então parte do “problema” está BEM longe do alcance do Chico.

      Enquanto isso, as consequências da visão tradicional e conservadora de como o mundo deve funcionar continuam por aí:

      http://www.thewire.com/global/2013/12/uganda-passes-law-punishes-homosexuality-life-imprisonment/356365/

      Uganda’s New Anti-Homosexuality Law Was Inspired by American Activists 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador